Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin DESENVOLVIMENTO DE MODELO PARA A PRENSA DE FORJAMENTO DEMAG DE 8000 T INTERESSADO: VILLARES ROLLS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin DESENVOLVIMENTO DE MODELO PARA A PRENSA DE FORJAMENTO DEMAG DE 8000 T INTERESSADO: VILLARES ROLLS"

Transcrição

1 DESENVOLVIMENTO DE MODELO PARA A PRENSA DE FORJAMENTO DEMAG DE 8000 T INTERESSADO: VILLARES ROLLS SETEMBRO DE 2010

2 Introdução As colunas da prensa de forjamento de cilindros - DEMAG - de toneladas apresentaram folga progressiva entre a travessa superior e as porcas de fixação das colunas. Trata-se de uma prensa de 4 colunas com 20 metros de altura, destinada a forjamento de lingotes de até 230 t. O fenômeno ocorre nas duas colunas do lado do manipulador de lingotes e uma hipótese é a de que estaria havendo um escoamento das colunas ou das buchas devido a forjamento excêntrico no qual praticamente só duas colunas são fortemente solicitadas. Em vista desta ocorrência foi feita uma reforma na prensa, colocando-se reforços no apoio de sua travessa móvel, conseguindo-se assim diminuição das folgas e acionamento mais homogêneo, com melhor distribuição de esforços na travessa móvel. Entretanto, levantou-se e a necessidade de desenvolvimento de um trabalho de modelação da prensa visando conhecer os esforços desenvolvidos em sua estrutura, durante forjamento em diferentes condições, com variação de carga de forjamento, geometria de bigorna, geometria de lingote e seqüência de forjamento. O trabalho teria como objetivo estabelecer seqüências de passes de forjamento para diferentes geometrias de cilindro, diferentes geometrias de bigorna e limites de excentricidade permitidos em cada passe, etc. Metodologia Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado software Abaqus 6.9 de modelação não linear por elementos finitos para previsão das tensões desenvolvidas nas colunas, nas buchas e nas travessas da prensa DEMAG de 8000 t, dando sequência a trabalho iniciado em janeiro de 2009, constante de relatório 1. Para tanto foram necessários: 1) Levantamento das geometrias da craveira, chapéu e bigornas utilizados nas operações de recalque e forjamento; 2) Levantamento do esquema de forjamento das diversas geometrias de cilindros de laminação, geometria de lingotes, seqüência de passes atualmente utilizados, prática atual de forjamento excêntrico (cargas e excentricidades laterais e em profundidade normalmente utilizadas). 3) Visita à Villares Rolls para acompanhamento de operações de recalque e forjamento. Nessa visita foram observadas e fotografadas as operações de recalque e forjamento. 4) Consulta à bases de dados para obtenção de propriedades mecânicas a frio e a quente dos materiais forjados e dos materiais de construção mecânica utilizados na prensa, bigornas, craveira e chapéu. Inicialmente foi desenvolvido modelo de recalque do lingote de maior tonelagem, para regime de trabalho simétrico e assimétrico considerando a utilização da craveira e do chapéu. A Figura 1 mostra o modelo da prensa, do lingote, da craveira e do chapéu, desenvolvido em Solid-Works e importado para o programa Abaqus. 1 TSCHIPTSCHIN, A.P. - Análise de tensões em prensa de forjamento DEMAG de 8000 toneladas durante operação de forjamento de um back up roll (BUR) com diâmetro médio de 1890 mm Relatório elaborado para Gerdau Aços Especiais Brasil em janeiro de 2009.

3 Figura 1 Modelo da prensa Demag de 8000 t desenvolvido em Solidworks e transposto para o programa Abaqus. A Figura 2 mostra sequência de fotografias tiradas durante operação de recalque de um cilindro de back-up (BUR) de diâmetro médio de 1890 mm. Figura 2 Sequência de fotografias mostrando o posicionamento do lingote na prensa e diferentes momentos da operação de recalque, até sua finalização.

4 A Tabela 1 mostra as propriedades dos materiais utilizados no modelamento. Tabela 1 Propriedades dos materiais utilizados na modelação Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin Material E (GPa) LE (MPa) LR (MPa) µ Aço 1035 (colunas e travessas) ,3 Craveira e chapéu ,3 Lingote ,3 A modelação de recalque do lingote a temperatura de 1050 C, foi feita por um tempo de aproximadamente 20 min. Supôs-se operação da prensa em sua capacidade máxima, com atuação do booster nos três pistões A, B e C, para capacidade máxima de carga de t por pistão. Todas as Figuras apresentadas nos resultados correspondem a um tempo de recalque de 900 s (15 min), com altura do cilindro forjado de aproximadamente 2 m e diâmetro de aproximadamente 2,38 m. Para cada simulação foram feitas as leituras de tensão máxima no lingote, na craveira e no chapéu e as tensões nas colunas e nas travessas fixas e móvel. Para leitura de tensões nas colunas e nas travessas fixas e móvel, isolou-se somente a estrutura da prensa, medindo-se a distribuição de tensão de Von Mises somente nas partes estruturais da prensa. Foram avaliadas, também, as forças nos pistões A, B e C, mostrados na Figura 3, para os diferentes casos analisados. As modelações feitas e seus respectivos nomes encontram-se na Tabela 2. Pistão Pistão Pistão A B C Figura 3 Pistões A, B e C atuantes sobre a travessa móvel da prensa Tabela 2 Condições simuladas para o recalque do lingote Caso 1 Caso 2 Caso 3 Caso 4 Caso 5 Recalque simétrico Deslocamento de 140 mm na direção do manipulador Deslocamento de 420 mm na direção do manipulador Deslocamento de 140 mm na direção da cabine de controle Deslocamento de 420 mm na direção da cabine de controle

5 Resultados Caso 1 - Recalque simétrico A Figura 4 mostra a modelação da deformação plástica do lingote, durante operação de recalque simétrico. O gráfico mostra a deformação plástica equivalente PEEQ no lingote. Notase que as maiores deformações encontram-se na parte superior do lingote, particularmente na região do pescoço. Figura 4 Deformação plástica equivalente do lingote, durante operação de recalque. A Figura 5 mostra as tensões de Von Mises desenvolvidas no lingote e nas colunas da prensa durante as operações de recalque, em condições de operação simétrica, a saber, o eixo do lingote encontra-se exatamente no centro da craveira e do chapéu.

6 (a) (b) Figura 5 Tensões de Von Mises desenvolvidas no lingote, na craveira, no chapéu, nas travessas fixas e móvel e nas colunas, durante estágio avançado de operação de recalque simétrico. (a) vista geral; (b) corte em seção longitudinal pela linha axial mostrando somente a metade posterior da prensa. A Figura 6 mostra em detalhe o desenvolvimento das tensões de Von Mises nas travessas fixas e móvel e nas colunas, vistas por diferentes ângulos.

7 Figura 6 Operação de recalque simétrico. Tensões de Von Mises desenvolvidas nas travessas fixas e móvel e nas colunas, vistas por diferentes ângulos. As tensões de Von Mises desenvolvidas encontram-se abaixo de 70 MPa, valor crítico para operação da prensa, considerando um limite de escoamento de 280 MPa. Em seguida foram testadas diferentes condições de excentricidade visando estabelecer os limites operacionais da prensa.

8 Caso 2 - Recalque assimétrico na condição de deslocamento 140 mm na direção do manipulador A Figura 7 mostra as tensões de Von Mises para recalque assimétrico com deslocamento de 140 mm na direção do manipulador. Figura 7 Operação de recalque assimétrico com deslocamento de 140 mm na direção do manipulador. Tensões de Von Mises desenvolvidas nas travessas fixas e móvel e nas colunas, vistas por diferentes ângulos.

9 Caso 3 - Recalque assimétrico na condição de deslocamento 420 mm na direção do manipulador A Figura 8 mostra as tensões de Von Mises para recalque assimétrico com deslocamento de 420 mm na direção do manipulador. Figura 8 Operação de recalque assimétrico com deslocamento de 420 mm na direção do manipulador. Tensões de Von Mises desenvolvidas nas travessas fixas e móvel e nas colunas, vistas por diferentes ângulos.

10 Caso 4 - Recalque assimétrico com deslocamento 140 mm na direção da cabine de controle Figura 9 Operação de recalque assimétrico com deslocamento de 140 mm na direção da cabine de controle. Tensões de Von Mises desenvolvidas nas travessas fixas e móvel e nas colunas, vistas por diferentes ângulos.

11 Caso 5 - Recalque assimétrico com deslocamento de 420 mm na direção da cabine de controle Figura 10 Operação de recalque assimétrico com deslocamento de 420 mm na direção da cabine de controle. Tensões de Von Mises desenvolvidas nas travessas fixas e móvel e nas colunas, vistas por diferentes ângulos.

12 Forças nos pistões A, B, C A Figura 11 (a), (b) e (c) mostra as forças atuantes nos pistões A, B e C para os cinco casos estudados. (a) (b) (c) Figura 11 Forças atuantes nos pistões A, B e C durante recalque em cinco diferentes condições - Casos 1, 2, 3, 4 e 5. A Tabela 3 mostra as forças de reação nas colunas 1, 2, 3 e 4, para as cinco diferentes condições de modelação.

13 Tabela 3 Forças de reação nas colunas 1, 2, 3 e 4 em toneladas para as cinco condições de modelação. Coluna Simétrico (tf) 10% frente (tf) 30% frente (tf) 10% lado (tf) 30% lado (tf) 1 1,26E+03 1,05E+03 1,13E+03 1,26E+03 1,18E ,30E+03 1,12E+03 1,37E+03 1,26E+03 1,22E ,33E+03 1,16E+03 1,41E+03 1,47E+03 1,68E ,33E+03 1,11E+03 1,14E+03 1,43E+03 1,61E+03 Total 5,21E+03 4,43E+03 5,05E+03 5,43E+03 5,69E+03 Diâmetro do lingote (mm) 2,38E+03 2,38E+03 2,38E+03 2,38E+03 2,38E+03 Altura do lingote (mm) 2,07E+03 2,08E+03 2,09E+03 2,07E+03 2,07E+03 Discussão As tensões de Von Mises mais elevadas foram encontradas para os casos de forjamento assimétrico com deslocamento, na direção do manipulador, de 420 mm e forjamento assimétrico com deslocamento, na direção da cabine, de 420 mm, com respectivamente 175 MPa e 77 MPa. Provavelmente o deslocamento de 420 mm na direção do manipulador causa um braço de alavanca de grande porte sobre as colunas da frente, indicando que esta condição não deva ser usada. Esse resultado sugere que o forjamento do esboço do cilindro com o lingote na horizontal, seguro pelo manipulador, em que parte do cilindro de laminação fica no ar, como ilustrado na Figura 12, pode ser muito crítico. Nesse caso somente a parte posterior da bigorna exerce o esforço de forjamento, elevando muito a tensão nas colunas de trás. Figura 12 Fotografia do forjamento de um cilindro seguro pelo manipulador, em que parte do cilindro se encontra fora da bigorna, com esforços deslocados para trás.

14 Quanto às forças de reação nas colunas observa-se que são iguais para o caso de recalque simétrico e desiguais para recalque assimétrico. O deslocamento na direção do manipulador de 30% causou elevação da força nas colunas 2 e 3 para 1370 tf e 1410 tf, enquanto o deslocamento na direção da cabine causou aumento das forças de reação para 1680 tf e 1610 tf. Nota-se também que em nenhuma das condições a força total nas colunas ultrapassou 6000 tf. Quanto às forças nos pistões, chama a atenção que a força no pistão C se eleva para 2600 tf, quando o forjamento ocorre com deslocamento na direção da cabine de 30%. Essa força é muito próxima do limite admissível pela prensa, indicando que esta condição de trabalho não deve ser utilizada. O mesmo ocorre com o deslocamento na direção do manipulador embora a força atuante no pistão atinja um valor menor de 2150 tf. Deve-se considerar que o acoplamento entre as travessas e as colunas é feito por meio de buchas e que as tensões aqui calculadas não levam em conta efeitos concentradores de tensão devidos à geometria e entalhes eventualmente presentes nesses acoplamentos Conclusões 1. O modelo utilizado para cálculo por elementos finitos das tensões atuantes nas colunas da prensa e forças atuantes nos pistões mostrou-se consistente. As forças de reação e as forças atuantes nos pistões foram compatíveis com a capacidade da prensa. 2. Deslocamentos de 420 mm na direção do manipulador se mostraram mais críticos que deslocamentos de 420 mm na direção da cabine de controle. Ambos levam a tensões nas colunas maiores que 50 MPa. Entretanto os deslocamentos na direção do manipulador causam elevação da tensão de Von Mises para valores muito altos, próximos a 175 MPa. A força exercida no pistão C, de 2600 tf, foi muito elevada próxima do limite máximo admissível de 2650 tf, para o caso em que houve deslocamento na direção da cabine de controle. 3. Deslocamentos na direção da cabine de 140 mm não causam aumento acentuado de tensões nas colunas. Já o deslocamento de 140 mm na direção do manipulador aumenta a tensão nas colunas da frente para 77 MPa. André Paulo Tschiptschin Newton K. Fukumasu

Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin ANÁLISE DE FRATURA DE CILINDRO BACK-UP DE LAMINAÇÃO

Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin ANÁLISE DE FRATURA DE CILINDRO BACK-UP DE LAMINAÇÃO ANÁLISE DE FRATURA DE CILINDRO BACK-UP DE LAMINAÇÃO SETEMBRO DE 2010 Introdução Um cilindro de laminação sofreu fratura em serviço, na região do pescoço, como mostram as Figuras 1 a 3. Figura 1- Cilindro

Leia mais

Figura 4.1: a)elemento Sólido Tetraédrico Parabólico. b)elemento Sólido Tetraédrico Linear.

Figura 4.1: a)elemento Sólido Tetraédrico Parabólico. b)elemento Sólido Tetraédrico Linear. 4 Método Numérico Foi utilizado o método dos elementos finitos como ferramenta de simulação com a finalidade de compreender e avaliar a resposta do tubo, elemento estrutural da bancada de teste utilizada

Leia mais

6 Análise e Discussão de Resultados

6 Análise e Discussão de Resultados 6 Análise e Discussão de Resultados Neste capítulo são apresentados os resultados das simulações 3D para tubos base com diferentes furações considerando cenários extremos que poderiam levar ao colapso

Leia mais

3. Materiais e Métodos

3. Materiais e Métodos 34 3. Materiais e Métodos A literatura apresenta vários trabalhos que adotam o método de elementos finitos para análise da distribuição de tensões em diversos equipamentos, elementos de máquinas, peças

Leia mais

ANÁLISE ESTRUTURAL DE PISTÕES AXIAIS DE MÁQUINAS TIPO SWASHPLATE UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

ANÁLISE ESTRUTURAL DE PISTÕES AXIAIS DE MÁQUINAS TIPO SWASHPLATE UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ANÁLISE ESTRUTURAL DE PISTÕES AXIAIS DE MÁQUINAS TIPO SWASHPLATE UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS Fernando de Azevedo Silva fazevedo@feg.unesp.br João Zangrandi Filho joaozan@feg.unesp.br Resumo.

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA NA OTIMIZAÇÃO DE PROJETOS DE MECANISMOS DE VÁLVULA GAVETA*

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA NA OTIMIZAÇÃO DE PROJETOS DE MECANISMOS DE VÁLVULA GAVETA* A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA NA OTIMIZAÇÃO DE PROJETOS DE MECANISMOS DE VÁLVULA GAVETA* Lucas Breder Teixeira 1 Rubens Alves Freire 2 Fabrício Júnior Silva 3 Maurício dos Santos 4

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1. Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1. Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02 LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1 Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02 Prof: Diego R. Alba 1. O macaco AB é usado para corrigir a viga defletida DE conforme a figura. Se a força compressiva

Leia mais

5 Simulação Numérica e Validação Experimental

5 Simulação Numérica e Validação Experimental 118 5 Simulação Numérica e Validação Experimental 5.1 Introdução A simulação pelo Método dos Elementos Finitos (MEF) é cada vez mais útil na engenharia estrutural (FIALHO,2002), devido à grande capacidade

Leia mais

4 Modelo Constitutivo de Drucker-Prager para materiais rochosos

4 Modelo Constitutivo de Drucker-Prager para materiais rochosos 4 Modelo Constitutivo de Drucker-Prager para materiais rochosos Os modelos constitutivos são parte essencial nas análises de distribuição de tensões e deformações em problemas complexos de Engenharia Geotécnica.

Leia mais

Quarta Lista de Exercícios

Quarta Lista de Exercícios Universidade Católica de Petrópolis Disciplina: Resitência dos Materiais I Prof.: Paulo César Ferreira Quarta Lista de Exercícios 1. O tubo de aço (E s = 210 GPa) tem núcleo de alumínio (E a = 69 GPa)

Leia mais

Mecânica dos Sólidos I Lista de exercícios I Barras e treliças

Mecânica dos Sólidos I Lista de exercícios I Barras e treliças Mecânica dos Sólidos I Lista de exercícios I arras e treliças (1)Uma biela consiste em três barras de aço de 6.25 mm de espessura e 31.25mm de largura, conforme esquematizado na figura. Durante a montagem,

Leia mais

Conteúdo. Resistência dos Materiais. Prof. Peterson Jaeger. 3. Concentração de tensões de tração. APOSTILA Versão 2013

Conteúdo. Resistência dos Materiais. Prof. Peterson Jaeger. 3. Concentração de tensões de tração. APOSTILA Versão 2013 Resistência dos Materiais APOSTILA Versão 2013 Prof. Peterson Jaeger Conteúdo 1. Propriedades mecânicas dos materiais 2. Deformação 3. Concentração de tensões de tração 4. Torção 1 A resistência de um

Leia mais

Figura Elemento Solid 187 3D [20].

Figura Elemento Solid 187 3D [20]. 4 Modelagem numérica Neste capítulo são apresentados os parâmetros utilizados nos modelos numéricos, os quais são: condições de contorno, critérios de ruptura, tipo e ordem de malha. Foi usado o programa

Leia mais

4 Modelo Numérico Computacional

4 Modelo Numérico Computacional 4 Modelo Numérico Computacional 4.1. Introdução Neste capítulo serão descrito o modelo numérico utilizado, com descrição do elemento finito e as hipóteses nas quais se basearam. Os modelos numéricos aqui

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS Trabalho Final Grupo: Carlos Alexandre Campos Miranda Diego Franca

Leia mais

Modelagem Matemática de Laminação a frio de alumínio- Efeito do coeficiente de atrito sobre o Estado de Tensões

Modelagem Matemática de Laminação a frio de alumínio- Efeito do coeficiente de atrito sobre o Estado de Tensões VIII Encontro de Iniciação Científica do LFS 3-4 maio de 7, 2-25 Modelagem Matemática de Laminação a frio de alumínio- Efeito do coeficiente de atrito sobre o Estado de Tensões F. A. Fabozzi, R. M. Souza,

Leia mais

PILARES MISTOS COM PLACAS DE BASE ABERTAS SOLICITADOS À FLEXO-COMPRESSÃO COMPOSITE COLUMNS WITH OPEN BASE PLATE UNDER AXIAL LOADS AND BENDING

PILARES MISTOS COM PLACAS DE BASE ABERTAS SOLICITADOS À FLEXO-COMPRESSÃO COMPOSITE COLUMNS WITH OPEN BASE PLATE UNDER AXIAL LOADS AND BENDING 9º Congresso Nacional de Mecânica Experimental Aveiro, 15-17 de Out., 2014 PILARES MISTOS COM PLACAS DE BASE ABERTAS SOLICITADOS À FLEXO-COMPRESSÃO COMPOSITE COLUMNS WITH OPEN BASE PLATE UNDER AXIAL LOADS

Leia mais

Atuadores e Sistemas Pneumáticos

Atuadores e Sistemas Pneumáticos Atuadores e Sistemas Pneumáticos Aula 3 e 4 Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Atuadores Pneumáticos Classificação Atuador Linear (Movimento Linear): Cilindro de Simples

Leia mais

Análise Teórico-experimental de Prateleiras Miscelâneas

Análise Teórico-experimental de Prateleiras Miscelâneas Análise Teórico-experimental de Prateleiras Miscelâneas Ricardo Ferreira Severo Eng o. Mecânico, Mestre em Engenharia. Professor e pesquisador na Faculdade Horizontina (FAHOR). Email: .

Leia mais

Prof. Willyan Machado Giufrida. Torção Deformação por torção de um eixo circular

Prof. Willyan Machado Giufrida. Torção Deformação por torção de um eixo circular Torção Deformação por torção de um eixo circular Torque: É um movimento que tende a torcer um elemento em torno do seu eixo tangencial -Quando o torque é aplicado os círculos e retas longitudinais originais

Leia mais

METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA. Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA. Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 15 METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Processos de conformação Processos mecânicos Processos metalúrgicos Processos de conformação

Leia mais

Engenharia de Telecomunicações Projeto Final de Mecânica dos Sólidos

Engenharia de Telecomunicações Projeto Final de Mecânica dos Sólidos Engenharia de Telecomunicações Projeto Final de Mecânica dos Sólidos Para todas as questões, utilize os valores de F1 e F2 indicados. Sugerimos uso do programa FTOOL para realização dos cálculos intermediários.

Leia mais

4 Simulação do processo de corte pelo método dos elementos finitos

4 Simulação do processo de corte pelo método dos elementos finitos 4 Simulação do processo de corte pelo método dos elementos finitos O principal objetivo desta dissertação foi simular o processo de corte através de um programa de elementos finitos comercial Abaqus. Inicialmente,

Leia mais

2 Fundamentos para a avaliação de integridade de dutos com perdas de espessura e reparados com materiais compósitos

2 Fundamentos para a avaliação de integridade de dutos com perdas de espessura e reparados com materiais compósitos 2 Fundamentos para a avaliação de integridade de dutos com perdas de espessura e reparados com materiais compósitos Este capítulo apresenta um resumo dos fundamentos básicos de avaliação de dutos com e

Leia mais

6 Comparação, avaliação e discussão dos resultados

6 Comparação, avaliação e discussão dos resultados 6 Comparação, avaliação e discussão dos resultados Neste capítulo faz-se uma avaliação comparativa entre os resultados numéricos, analíticos e experimentais encontrados para cada geometria de espécime

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA MÁQUINA DE ENSAIO DE IMPACTO CHARPY

DESENVOLVIMENTO DE UMA MÁQUINA DE ENSAIO DE IMPACTO CHARPY DESENVOLVIMENTO DE UMA MÁQUINA DE ENSAIO DE IMPACTO CHARPY Suellen Cristine Meira (1) ;Orlando Francisco Ferreira Neto (2), Philip Otávio Geraldo Beuker (3), Heitor Otacílio Nogueira Altino (4), Janaína

Leia mais

Professor: José Junio Lopes

Professor: José Junio Lopes A - Deformação normal Professor: José Junio Lopes Lista de Exercício - Aula 3 TENSÃO E DEFORMAÇÃO 1 - Ex 2.3. - A barra rígida é sustentada por um pino em A e pelos cabos BD e CE. Se a carga P aplicada

Leia mais

MECÂNICA DOS SÓLIDOS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS. Prof. Dr. Daniel Caetano

MECÂNICA DOS SÓLIDOS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS. Prof. Dr. Daniel Caetano MECÂNICA DOS SÓLIDOS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Conhecer o comportamento dos materiais na tração e compressão Compreender o gráfico de tensão x deformação

Leia mais

3 Estudo experimental

3 Estudo experimental 3 Estudo experimental Neste capítulo são apresentadas as características dos pilares concebidos para permitir a variação do cobrimento das armaduras, o concreto utilizado, a instrumentação, os sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE ESTRUTURAL TRABALHO DE ELEMENTOS FINITOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE ESTRUTURAL TRABALHO DE ELEMENTOS FINITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE ESTRUTURAL TRABALHO DE ELEMENTOS FINITOS ESTUDO DA ESTRUTURA DE UM CHASSI DE TAMBOR DE UM TRANSPORTADOR DE CORREIA

Leia mais

7 Análise Método dos Elementos Finitos

7 Análise Método dos Elementos Finitos 168 7 Análise Método dos Elementos Finitos No presente capítulo estão apresentados os resultados da análise do problema geotécnico ilustrado no capítulo 5 realizada a partir do método dos elementos finitos.

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Eng. Mecânica, Produção UNIME 2016.1 Lauro de Freitas, Março, 2016. 3 Torção Conteúdo Introdução Cargas de Torção em Eixos Circulares Torque Puro Devido a Tensões Internas Componentes

Leia mais

6 Análise de Aterros Via MEF

6 Análise de Aterros Via MEF 101 6 Análise de Aterros Via MEF Geometricamente os aterros são estruturas muito simples. No entanto, o material envolvido pode variar amplamente, variando de argilas moles, argilas compactadas ou rochas

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 44 3 Material e Procedimento Experimental 3.1 Material O material adotado neste trabalho foi um aço estrutural de alta resistência mecânica e baixa liga, classificado pela IACS (International Association

Leia mais

DEFORMAÇÃO NORMAL e DEFORMAÇÃO POR CISALHAMENTO

DEFORMAÇÃO NORMAL e DEFORMAÇÃO POR CISALHAMENTO DEFORMAÇÃO NORMAL e DEFORMAÇÃO POR CISALHAMENTO 1) A barra rígida é sustentada por um pino em A e pelos cabos BD e CE. Se a carga P aplicada à viga provocar um deslocamento de 10 mm para baixo na extremidade

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS LISTA DE EXERCÍCIOS Torção 1º SEM./2001 1) O eixo circular BC é vazado e tem diâmetros interno e externo de 90 mm e 120 mm, respectivamente. Os eixo AB e CD são maciços, com diâmetro

Leia mais

AULA 4 Materiais de Construção II

AULA 4 Materiais de Construção II AULA 4 Materiais de Construção II Introdução Para a construção, as propriedades que interessam considerar aos metais são várias, concretamente, a aparência, densidade, dilatação e condutibilidade térmica,

Leia mais

4 Validação do uso do programa ABAQUS

4 Validação do uso do programa ABAQUS 4 Validação do uso do programa ABAQUS Os resultados de simulações do programa numérico de elementos finitos ABAQUS foram verificados por meio de três exercícios de simulação numérica de casos da literatura.

Leia mais

Along. (50mm) 25% Custo (aço + Frete + impostos) R$ 1450,00/ton

Along. (50mm) 25% Custo (aço + Frete + impostos) R$ 1450,00/ton 1. Qual o valor das tensões principais para os tensores de tensão dados, segundo a simbologia utilizada na disciplina (vide matrizes abaixo)? Estados Valores de tensões em MPa Tensões Genéricas Tensões

Leia mais

Capítulo 3 Esforço Normal. 1ª. Questão

Capítulo 3 Esforço Normal. 1ª. Questão Capítulo 3 Esforço Normal 1ª. Questão A estaca da figura possui 60 mm de diâmetro e está submetida a uma carga de 20 kn. O solo tem a capacidade de resistir lateralmente, por meio de uma carga que varia

Leia mais

HIDROSTÁTICA. Priscila Alves

HIDROSTÁTICA. Priscila Alves HIDROSTÁTICA Priscila Alves priscila@demar.eel.usp.br OBJETIVOS Exemplos a respeito da Lei de Newton para viscosidade. Variação da pressão em função da altura. Estática dos fluidos. Atividade de fixação.

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Tecnologia Kopelrot

1 Introdução. 1.1 Tecnologia Kopelrot 1 Introdução O presente trabalho trata do projeto, construção e teste preliminar de um novo compressor rotativo, com a tecnologia Kopelrot. A tecnologia Kopelrot diz respeito à máquina de deslocamento

Leia mais

6 Análise Dinâmica. 6.1 Modelagem computacional

6 Análise Dinâmica. 6.1 Modelagem computacional 6 Análise Dinâmica O presente capítulo apresenta um estudo do comportamento dinâmico da coluna de aço estaiada, abrangendo análises modais para determinação da freqüência natural, com e sem protensão [32]

Leia mais

3 Programa Experimental

3 Programa Experimental 3 Programa Experimental 3.1. Considerações iniciais O estudo experimental desta pesquisa foi realizado no laboratório de estruturas e materiais (LEM) da PUC-Rio com o fim de analisar o comportamento de

Leia mais

Desenvolvimento de um Modelo de Contato de uma Superfície Idealmente Lisa Contra uma Rugosa pelo Método dos Elementos Finitos

Desenvolvimento de um Modelo de Contato de uma Superfície Idealmente Lisa Contra uma Rugosa pelo Método dos Elementos Finitos Desenvolvimento de um Modelo de Contato de uma Superfície Idealmente Lisa Contra uma Rugosa pelo Método dos Elementos Finitos Luiz Gustavo Del Bianchi da Silva Lima Cristian Camilo Viáfara Prof. Mário

Leia mais

Capítulo 2 MATERIAL E PROCEDIMENTO NUMÉRICO

Capítulo 2 MATERIAL E PROCEDIMENTO NUMÉRICO Capítulo 2 MATERIAL E PROCEDIMENTO NUMÉRICO - 19 - 2.1 Introdução O uso de estruturas tubulares tem crescido significativamente ao longo dos últimos anos, principalmente a partir da década de 70, buscando

Leia mais

DISPOSITIVO DE SEGURANÇA PARA MARRETA DE AÇO

DISPOSITIVO DE SEGURANÇA PARA MARRETA DE AÇO UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA FACULDADE DE ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA DISPOSITIVO DE SEGURANÇA PARA MARRETA DE AÇO DANIEL NASCIMENTO DE SOUZA FABIANO TADEU FAVERANI FELIPE DINIZ DIAS JOSÉ HENRIQUE SIMÕES

Leia mais

Flambagem PROF. ALEXANDRE A. CURY DEPARTAMENTO DE MECÂNICA APLICADA E COMPUTACIONAL

Flambagem PROF. ALEXANDRE A. CURY DEPARTAMENTO DE MECÂNICA APLICADA E COMPUTACIONAL ROF. ALEXANDRE A. CURY DEARTAMENTO DE MECÂNICA ALICADA E COMUTACIONAL O que é e por que estudar? Onde ocorre? Que fatores influenciam? Como evitar? or que, normalmente, é desejável que a diagonal das treliças

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina CEFET/SC Unidade Araranguá RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica Prof. Fernando H. Milanese, Dr. Eng. milanese@cefetsc.edu.br Conteúdo

Leia mais

7 Modelagem tridimensional do processo de corte em

7 Modelagem tridimensional do processo de corte em 7 Modelagem tridimensional do processo de corte em rocha Este capítulo descreve um modelo tridimensional do processo de corte em rocha e apresenta as análises dos resultados obtidos com a variação do refinamento

Leia mais

Propriedades mecânicas dos materiais

Propriedades mecânicas dos materiais Propriedades mecânicas dos materiais Ensaio de tração e compressão A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura. Essa propriedade é inerente

Leia mais

Análise de Elementos Finitos para Validação de Reforços Estruturais em Perfil I Metálicos para Pontes Ferroviárias Carlos Alberto Medeiros

Análise de Elementos Finitos para Validação de Reforços Estruturais em Perfil I Metálicos para Pontes Ferroviárias Carlos Alberto Medeiros Análise de Elementos Finitos para Validação de Reforços Estruturais em Perfil I Metálicos para Pontes Ferroviárias Carlos Alberto Medeiros Universidade de Mogi das Cruzes Departamento de Ciências Exatas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS MECÂNICA DOS SÓLIDOS I

LISTA DE EXERCÍCIOS MECÂNICA DOS SÓLIDOS I LISTA DE EXERCÍCIOS MECÂNICA DOS SÓLIDOS I A - Tensão Normal Média 1. Ex. 1.40. O bloco de concreto tem as dimensões mostradas na figura. Se o material falhar quando a tensão normal média atingir 0,840

Leia mais

PROJECTO DE UM DISPOSITIVO MECÂNICO PARA A REALIZAÇÃO DE ENSAIOS ESTÁTICOS E DINÂMICOS DE REFORÇOS ACETABULARES

PROJECTO DE UM DISPOSITIVO MECÂNICO PARA A REALIZAÇÃO DE ENSAIOS ESTÁTICOS E DINÂMICOS DE REFORÇOS ACETABULARES PROJECTO DE UM DISPOSITIVO MECÂNICO PARA A REALIZAÇÃO DE ENSAIOS ESTÁTICOS E DINÂMICOS DE REFORÇOS ACETABULARES P. M. A. Talaia*, C. Relvas*, L. Almeida**, J. Salgado** e J. A. Simões* * Departamento de

Leia mais

AULA 4 Materiais de Construção II

AULA 4 Materiais de Construção II Faculdade de Engenharia - Licenciatura em Engenharia Civil UL 4 Materiais de Construção II Capítulo ula 4 (Teórica/Prática) II ços para Construção Introdução Ensaios sobre os aços: 1) Ensaio de Tracção;

Leia mais

1ª Lista de exercícios Resistência dos Materiais IV Prof. Luciano Lima (Retirada do livro Resistência dos materiais, Beer & Russel, 3ª edição)

1ª Lista de exercícios Resistência dos Materiais IV Prof. Luciano Lima (Retirada do livro Resistência dos materiais, Beer & Russel, 3ª edição) 11.3 Duas barras rígidas AC e BC são conectadas a uma mola de constante k, como mostrado. Sabendo-se que a mola pode atuar tanto à tração quanto à compressão, determinar a carga crítica P cr para o sistema.

Leia mais

Mecânica dos Materiais Lista de Exercícios 1 (2015/1)

Mecânica dos Materiais Lista de Exercícios 1 (2015/1) Mecânica dos Materiais Lista de Exercícios 1 (2015/1) 1 Figura P3 1 2 Figura 1.1 Ainda considerando o engate de reboque do Problema 2, determine a força horizontal que deverá ocorrer na esfera se o reboque

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Eng. Wanderson S. Paris, MSc MÓDULO 18 TENSÃO TÉRMICA E CONCENTRAÇÃO DE TENSÕES. Tensão Térmica ü Mudança na temperatura pode provocar alterações nas dimensões de um material.

Leia mais

MINI-ESCAVADORA ROTATIVA. Engenharia Mecânica 4º ano ( nocturno ) Disciplina Projecto mecânico

MINI-ESCAVADORA ROTATIVA. Engenharia Mecânica 4º ano ( nocturno ) Disciplina Projecto mecânico MINI-ESCAVADORA ROTATIVA Engenharia Mecânica 4º ano ( nocturno ) Efectuado por: - Nelson Botelho Rosário, nº 8415 - Ricardo Seara, nº 7851 Disciplina Projecto mecânico Docentes: - Eng.º Costa e Sousa -

Leia mais

Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais

Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais Resistência dos Materiais I SLIDES 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Propriedades Mecânicas dos Materiais 2 3 Propriedades

Leia mais

2 Revisão Bibliográfica

2 Revisão Bibliográfica 2 Revisão Bibliográfica Estre capítulo visa apresentar o estado da arte da modelagem numérica do corte de metais e rochas utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF). Na literatura é encontrado um

Leia mais

MECSOL34 Mecânica dos Sólidos I

MECSOL34 Mecânica dos Sólidos I MECSOL34 Mecânica dos Sólidos I Curso Superior em Tecnologia Mecatrônica Industrial 3ª fase Prof.º Gleison Renan Inácio Sala 9 Bl 5 joinville.ifsc.edu.br/~gleison.renan Tópicos abordados Conceito de Tensão

Leia mais

Cilindro fechado 880 mm 971 mm mm mm Curso 500 mm 650 mm 850 mm mm. Valores calculados

Cilindro fechado 880 mm 971 mm mm mm Curso 500 mm 650 mm 850 mm mm. Valores calculados 81 Tabela 8.5 - Influência da posição vertical do mancal D VARIÁVEIS [mm] FORÇAS [N] ÂNGULOS [ ] P.D V F1 F2 F1+F2 ABE 150 217 246 182 316 481 878 144,8 131,6 150,5 170 220 583 187 190 407 773 144,8 131,6

Leia mais

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 10 SOLDAGEM Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Cálculo de tensões em juntas soldadas Terminologia Juntas soldadas: região da peça onde duas ou mais partes são unidas pela operação

Leia mais

2. Conformação mecânica: deformação plástica do material.

2. Conformação mecânica: deformação plástica do material. CONFORMAÇÃO (Mar 2007) 1. Processos de conformação podem ser classificados em: - processos de compressão direta (forjamento, laminação) - processos de compressão indireta (trefilação, extrusão, estampagem

Leia mais

7 Estruturas Submetidas a Sismos Reais e Artificias com Interação Solo-Estrutura

7 Estruturas Submetidas a Sismos Reais e Artificias com Interação Solo-Estrutura 167 7 Estruturas Submetidas a Sismos Reais e Artificias com Interação Solo-Estrutura Com a validação da formulação da análise no domínio do tempo no Capítulo 4, e com base no estudo em frequência realizado

Leia mais

Aula 10 - Laminação. Para ter acesso a esse material acesse:

Aula 10 - Laminação. Para ter acesso a esse material acesse: Aula 10 - Laminação Para ter acesso a esse material acesse: http://professores.chapeco.ifsc.edu.br/keli Classificação Processos de Fabricação Processos de Fabricação Com remoção de cavaco Sem remoção de

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS LIGAÇÕES - APOIOS. Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá

ESTRUTURAS METÁLICAS LIGAÇÕES - APOIOS. Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá ESTRUTURAS METÁLICAS LIGAÇÕES - APOIOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá LIGAÇÕES Edificações Ligações entre vigas; Ligações entre viga e coluna; Emenda de colunas; Emenda de vigas; Apoio de colunas;

Leia mais

Pressão Interna + Momento Fletor e Esforço Axial.

Pressão Interna + Momento Fletor e Esforço Axial. 3 Método Anaĺıtico Este capítulo apresenta o desenvolvimento analítico para determinação das tensões atuantes no tubo da bancada de ensaios descrita anteriormente, causadas pelos carregamentos de pressão

Leia mais

1) Qual propriedade de um material reproduz a lei de Hooke? Escrever a expressão que traduz a lei. 2) Um cilindro de 90,0 cm de comprimento (figura) está submetido a uma força de tração de 120 kn. Uma

Leia mais

CAPÍTULO 6 TRAÇÃO E COMPRESSÃO SIMPLES

CAPÍTULO 6 TRAÇÃO E COMPRESSÃO SIMPLES PÍTUO 6 TRÇÃO E OMPRESSÃO SIMPES 6.1 Um arame de alumínio, de 30 metros de comprimento, é submetido à uma tensão de tração de 700 Kgf/cm 2 ; determinar o alongamento do arame. De quantos graus seria necessário

Leia mais

Resistência dos Materiais. Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque

Resistência dos Materiais. Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque Definição de Torque Torque é o momento que tende a torcer a peça em torno de seu eixo longitudinal. Seu efeito é de interesse principal no projeto

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DO PROJETO DE MATRIZES DE FORJAMENTO A FRIO ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO NUMÉRICA POR ELEMENTOS FINITOS

OTIMIZAÇÃO DO PROJETO DE MATRIZES DE FORJAMENTO A FRIO ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO NUMÉRICA POR ELEMENTOS FINITOS 5 V CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO 14 a 17 de abril de 2009 - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil OTIMIZAÇÃO DO PROJETO DE MATRIZES DE FORJAMENTO A FRIO ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO NUMÉRICA

Leia mais

Capítulo 3: Propriedades mecânicas dos materiais

Capítulo 3: Propriedades mecânicas dos materiais Capítulo 3: Propriedades mecânicas dos materiais O ensaio de tração e compressão A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura. Essa propriedade

Leia mais

5 Análise experimental e numérica de membranas cilíndricas hiperelásticas

5 Análise experimental e numérica de membranas cilíndricas hiperelásticas 5 Análise experimental e numérica de membranas cilíndricas hiperelásticas 5.1. Análise experimental para aferição da formulação apresentada: Ensaio de tração e pressão interna uniforme em membranas cilíndricas

Leia mais

Estabilidade. Marcio Varela

Estabilidade. Marcio Varela Estabilidade Marcio Varela Esforços internos O objetivo principal deste módulo é estudar os esforços ou efeitos internos de forças que agem sobre um corpo. Os corpos considerados não são supostos perfeitamente

Leia mais

Carga axial. Princípio de Saint-Venant

Carga axial. Princípio de Saint-Venant Carga axial Princípio de Saint-Venant O princípio Saint-Venant afirma que a tensão e deformação localizadas nas regiões de aplicação de carga ou nos apoios tendem a nivelar-se a uma distância suficientemente

Leia mais

Aspectos Relevantes na Simulação do Tratamento Térmico

Aspectos Relevantes na Simulação do Tratamento Térmico Aspectos Relevantes na Simulação do Tratamento Térmico Metodologia Mariana Medeiros Comercial Pedro Stemler Engenharia Alisson Duarte Engenharia 14 de Março, 2018 SIXPRO Virtual&Practical Process contato@sixpro.pro

Leia mais

Diagrama Tensão Deformação 0,0000 0,0005 0,0010 0,0015 0,0020 0,0025

Diagrama Tensão Deformação 0,0000 0,0005 0,0010 0,0015 0,0020 0,0025 . Os dados de um teste tensão-deformação de uma cerâmica são fornecidos na tabela. A curva é linear entre a origem e o primeiro ponto. Construir o diagrama e determinar o módulo de elasticidade e o módulo

Leia mais

SIMULAÇÃO DE EMBUTIMENTO DE COPO QUADRADO UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

SIMULAÇÃO DE EMBUTIMENTO DE COPO QUADRADO UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS SIMULAÇÃO DE EMBUTIMENTO DE COPO QUADRADO UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS Felipe Ambone da Silva José Eduardo Gubaua Universidade Federal do Paraná, PGMEC, Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210

Leia mais

Exercícios de cargas axiais em barras rígidas - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP

Exercícios de cargas axiais em barras rígidas - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP São Paulo, dezembro de 015. 1. A barra rígida AC representa um muro de contenção de terra. Ela está apoiada em A e conectada ao tirante flexível BD em D. Esse tirante possui comprimento de 4 metros e módulo

Leia mais

6 Avaliação e Comparação dos Resultados com um Modelo Numérico

6 Avaliação e Comparação dos Resultados com um Modelo Numérico 6 Avaliação e Comparação dos Resultados com um Modelo Numérico 6.1. ntrodução Na Figura 6.1 se mostra um mosaico de 45 fotos tomadas com uma lente 5x (aumento de 50 vezes) no corpo de prova C2D-11 Foi

Leia mais

3 Modelagem numérica.

3 Modelagem numérica. 38 3 Modelagem numérica. Neste capítulo é apresentada a modelagem dos corpos de prova com defeito e sem defeito, através de análise empregando o método dos elementos finitos ou MEF, com a finalidade de

Leia mais

3 Programa Experimental

3 Programa Experimental 3 Programa Experimental 3.1. Características dos Pilares Foram ensaiados seis pilares com as características mostradas na Figura 3.1. Os pilares têm seção transversal retangular de 12,5 cm x 15 cm e altura

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Eng. Mecânica, Produção UNIME 2016.1 Lauro de Freitas, Maio, 2016. 5 Análise e projeto de vigas em flexão Conteúdo Introdução Diagramas de Força Cortante e Momento Fletor Problema

Leia mais

6 Resultado dos Ensaios de Caracterização Mecânica de Rocha

6 Resultado dos Ensaios de Caracterização Mecânica de Rocha 6 Resultado dos Ensaios de Caracterização Mecânica de Rocha A fim de caracterizar mecanicamente os blocos de afloramento de Botucatu, denominados A e B, foram realizados ensaios de tração indireta (ensaio

Leia mais

Tabela 1 Características gerais dos corpos de prova escolhidos. RI=Rocha intacta; ZD=Zona de dano; NF=Núcleo da falha

Tabela 1 Características gerais dos corpos de prova escolhidos. RI=Rocha intacta; ZD=Zona de dano; NF=Núcleo da falha 50 3 Material e método Este capítulo aborda os matérias e métodos utilizados neste estudo. Apresenta os corpos de prova utilizados, interpretação das imagens tomográficas e o método de construção do modelo

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul gracekellyq@yahoo.com.br Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II * ANÁLISE DE

Leia mais

O que é Resistência dos Materiais?

O que é Resistência dos Materiais? Roteiro de aula O que é Resistência dos Materiais? Definições Resistência x Rigidez Análise x Projeto Áreas de Aplicação Forças externas Esforços internos Elementos estruturais Hipóteses básicas Unidades

Leia mais

5 Descrição do modelo estrutural

5 Descrição do modelo estrutural 5 Descrição do modelo estrutural 5.1 Introdução No presente capítulo apresenta-se a descrição do modelo estrutural utilizado para avaliação do conforto humano. Trata-se de um modelo real formado por lajes

Leia mais

5 Resultados de Fadiga

5 Resultados de Fadiga 5 Resultados de Fadiga 5.1 Método Proposto A tensão alternada equivalente, calculada pela Eq. (3.1), se refere à tensão de von Mises cujos parâmetros de entrada são as componentes alternadas em cada ciclo.

Leia mais

Capítulo 2 Deformação

Capítulo 2 Deformação Capítulo 2 Deformação 2.1 O conceito de deformação Sob a ação de cargas externas, um corpo sofre mudanças de forma e de volume que são chamadas de deformação. Note as posições antes e depois de três segmentos

Leia mais

Aspectos Relevantes na Previsão do Forjamento

Aspectos Relevantes na Previsão do Forjamento Aspectos Relevantes na Previsão do Forjamento Parte I Rodrigo Lobenwein Comercial Alisson Duarte Engenharia 29 de Novembro, 2017 SIXPRO Virtual&Practical Process contato@sixpro.pro / www.sixpro.pro Copyright

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul gracekellyq@yahoo.com.br grace.ganharul@aedu.com Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Leia mais

7 Simulação numérica de prova de carga em placa sobre solo residual

7 Simulação numérica de prova de carga em placa sobre solo residual 7 Simulação numérica de prova de carga em placa sobre solo residual As análises feitas no capítulo 6 permitiram uma avaliação geral da capacidade de representação do comportamento mecânico de solos não

Leia mais

petroblog Santini Página 1 de 6

petroblog Santini Página 1 de 6 Requisitos para a execução de Análise de Tensões pelo Método de Elementos Finitos (MEF) Por Patrício e Freire - Petrobras 1- Escopo 1.1- Quando for necessária uma Análise de Tensões pelo Método de Elementos

Leia mais

TUTORIAL 7 LIGAÇÃO PARAFUSADA

TUTORIAL 7 LIGAÇÃO PARAFUSADA 1 TUTORIAL 7 LIGAÇÃO PARAFUSADA Determinar as tensões normais e de cisalhamento atuantes na barra chata com orifício circular, correspondente a ação do fuste do parafuso de fixação na parede do orifício

Leia mais

Execução: Engº Mecânico Automotivo Eduardo André Hentz Orientação: Prof. Dr. Ing. Lírio Schaeffer

Execução: Engº Mecânico Automotivo Eduardo André Hentz Orientação: Prof. Dr. Ing. Lírio Schaeffer SIMULAÇÃO DE UM PROCESSO DE FORJAMENTO UTILIZANDO O PROGRAMA LARSTRAN SHAPE Execução: Engº Mecânico Automotivo Eduardo André Hentz Orientação: Prof. Dr. Ing. Lírio Schaeffer 1. INTRODUÇÃO O investimento

Leia mais

PRÉMIO RICARDO TEIXEIRA DUARTE ª Circular Informação sobre o modelo físico e sobre os ensaios em plataforma sísmica

PRÉMIO RICARDO TEIXEIRA DUARTE ª Circular Informação sobre o modelo físico e sobre os ensaios em plataforma sísmica PRÉMIO RICARDO TEIXEIRA DUARTE 214 1ª Circular Informação sobre o modelo físico e sobre os ensaios em plataforma sísmica 1 Introdução O concurso Prémio Ricardo Teixeira Duarte (Concurso RTD) é uma iniciativa

Leia mais