ALBERTO VIEIRA INVESTIGADOR COORDENADOR DO CEHA. Funchal. 8 de Janeiro de 2007

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALBERTO VIEIRA INVESTIGADOR COORDENADOR DO CEHA. Funchal. 8 de Janeiro de 2007"

Transcrição

1 ALBERTO VIEIRA INVESTIGADOR COORDENADOR DO CEHA - RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE PLANO ACTIVIDADES 2007 Funchal. 8 de Janeiro de 2007 SECRETARIA REGIONAL DO TURISMO E CULTURA CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DO ATLÂNTICO

2 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS POR ALBERTO VIEIRA NO ANO DE 2006 Período de Janeiro a Dezembro

3 1.1. CONFERÊNCIAS/COMUNICAÇÕES 1. The Sugar Cane in the Atlantic. The Islands and the Expansion of the Culture and Technology in the XV And XX Centuries Globalization and Sweetness. The Diffusion of Sugarcane Culture and Cultural Change, organizado pela Universidade de Sofia 2. Centro y Periferia. La Proyección Política e Institucional hacia los Territórios Insulares de Portugal, La Laguna, CENTRO UNED. 3. As Cidades do Açúcar, 4. Fiscalidade e negócios açucareiros no espaço insular atlântico, in IV Seminário Internacional de História do Açúcar, organizado pelo CEHA 5. As relações históricas entre a Madeira e as Canárias, Conferência em EL Corte Inglês, Las Palmas de Gran Canaria. 6. As Cidades e o Vinho. O Funchal como Cidade do Vinho do Mundo Atlântico, 7. Técnicos e Enólogos Madeirenses que a História Ignorou (Séculos XIX-XX), in AS CIDADES DO VINHO, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO VINHO, organizado pelo CEHA 8. Cidades Portuárias. O Porto do Funchal e a história Atlântica. 9. Madeirenses Emigrantes (de colaboração com E. Janes) X Colóquio Internacional de História das Ilhas Atlânticas, Organização da Fundación Canaria Mapfre Guanarteme. 10. Açúcar e Tecnologia. O Papel das Ilhas, I Seminário de História do Açúcar: o Açúcar Antes e Depois de Colombo. Organização AIHCA e Academia de La Historia. 11. As Ilhas- Rotas de ir e Voltar, 12. As ilhas e o Sistema Atlântico- Reescrevendo a História das ilhas Atlânticas, in I Congresso Internacional de Estudos Atlânticos, organizado pelo Instituto Galego de Estudos Internacionais da Segurança e da Paz/Núcleo de Estudos Atlânticos.

4 1.2. CURSOS e Actividades de Formação 1. Outubro de 2005-Março de 2006: Master em Estudos Sociais e Políticos, organizado pelo Fórum Intercontinental/SRTC: Coordenação do Master, Leccionação da seguinte disciplina: História da Autonomia 2. 7 de Março- Formação sobre História da Madeira para os Professores do grupo de História, 2º e 3º Ciclos.

5 1.3. DESLOCAÇÕES E PARTICIPAÇÕES EM COLÓQUIOS 1. Março: Tokyo: Globalization and Sweetness. The Diffusion of Sugarcane Culture and Cultural Change, organizado pela Universidade de Sofia COMUNICAÇÃO: The Sugar Cane in the Atlantic. The Islands and the Expansion of the Culture and Technology in the Xv And Xx Centuries 2. 8 a 12 de Maio- Funchal: IV Seminário Internacional de História do Açúcar, organizado pelo CEHA MESA-REDONDA: As Cidades do Açúcar COMUNICAÇÃO: Fiscalidade e negócios açucareiros no espaço insular atlântico 3. 4 a 10 de Setembro de AS CIDADES DO VINHO, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO VINHO, organizado pelo CEHA COMUNICAÇÕES: As Cidades e o Vinho. O Funchal comocidade do Vinho do Mundo Atlântico Técnicos e Enólogos Madeirenses que a História Ignorou (Séculos XIX- XX) a 25 de Outubro-Las Palmas: X Colóquio Internacional de História das Ilhas Atlânticas, Organização da Fundación Canaria Mapfre Guanarteme. COMUNICAÇÃO: Cidades Portuárias. O Porto do Funchal e a E história Atlântica. Imigrantes Insulares(de colaboração com E. Janes) Julho- Santo Domingo: I Seminário de História do Açúcar: o Açúcar Antes e Depois de Colombo. Organização AIHCA e Academia de La Historia. COMUNICAÇÃO: Açúcar e Tecnologia. O Papel das Ilhas de Outubro. GALIZA: I Congresso Internacional de Estudos Atlânticos, organizado pelo Instituto Galego de Estudos Internacionais da Segurança e da Paz/Núcleo de Estudos Atlânticos. Participação na Mesa-redonda: Caminho de AMÉRICA: IDAS E VOLTAS

6 2. LIVROS E TEXTOS 2.1.TEXTOS Administração e direitos fiscais no Sector açucareiro. Madeira séculos XV a XX, in História do Açúcar. Fiscalidade, Metrologia, Vida Material e Património, pp.47-76, Edição do CEHA. As Cidades e o Vinho. O Funchal como Cidade do Vinho do Mundo Atlântico, in AS CIDADES DO VINHO, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO VINHO, editado pelo CEHA Técnicos e Enólogos Madeirenses que a História Ignorou (Séculos XIX-XX), in AS CIDADES DO VINHO, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO VINHO, editado pelo CEHA Os Municípios das Cidades Insulares Atlânticas. Séculos XV e XVI, in HISTÓRIA DO MUNICIPALISMO PODER LOCAL E PODER CENTRAL NO MUNDO IBÉRICO, editado pelo CEHA As ilhas e o Sistema Atlântico, in Joam Evans Pim, Essays on Atlantic Studies. Rediscovering the Atlantic Maze, Rianxo, IGESIP, 2006, As ilhas. Rotas de ir e voltar, Essays on Atlantic Studies. Rediscovering the Atlantic Maze, Rianxo, IGESIP, 2006, LIVROS O Bordado Madeira, edição de Bordal, Lda, 137 pp, ilustrado.

7 3. COORDENAÇÃO 3.1.COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS 8 a 12 de Maio- Funchal: IV Seminário Internacional de História do Açúcar, organizado pelo CEHA 4 a 10 de Setembro de AS CIDADES DO VINHO-II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO VINHO, organizado pelo CEHA 23 a 25 de Outubro-Las Palmas: X Colóquio Internacional de História das Ilhas Atlânticas, Organização da Fundación Canaria Mapfre Guanarteme Julho- Santo Domingo: I Seminário de História do Açúcar: o Açúcar Antes e Depois de Colombo. Organização AIHCA e Academia de La Historia LIVROS (de colaboração com Filipe dos Santos) História do Açúcar. Fiscalidade, Metrologia, Vida Material e Património, 621 pp, edição do CEHA. AS CIDADES DO VINHO, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO VINHO, editado pelo CEHA HISTÓRIA DO MUNICIPALISMO PODER LOCAL E PODER CENTRAL NO MUNDO IBÉRICO, editado pelo CEHA

8 3.3. PROJECTOS: DEVE e HAVER das Finanças da Madeira Coordenação do trabalho de levantamento de informação da imprensa periódica, realizado pelos seguintes licenciados: Nuno Miguel de Jesus e Freitas Alexandra Liliana Marinho Alves Bebiana José Andrade Vieira 3.4. COORDENAÇÃO de ESTÁGIO Licenciado Nélio Pão (desde Outubro de 2006)

9 3.3. INTERNET página do CEHA: Durante o ano procedeu-se a profundas alterações na página Web do CEHA, e acrescentaram-se novos dados. Página WEB da AIHCA Procedeu-se a uma profunda mudança da página, com acrescento de conteúdos e a publicação do primeiro boletim Base de dados Nesos, com sede no Madeira Tecnopolo: Obs.: Não obstante termos o encargo da coordenação científica desta base de dados, não recebemos qualquer informação por parte do Nesi, durante o ano de 2006, apenas alguns funcionários contactaram solicitando alguns apoios pontuais. Para além disso não recebemos o relatório de actividades de 2005, nem o plano para Penso que deve ser tomada uma posição, por quem de direito para rever o actual estado de coisas, uma vez que está em causa o nome do CEHA.

10 ELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2005 Actividades Já programadas e previstas para o ano de 2006 RELATÓRIO DE ACDADES DE 2005 CONFERÊNCIAS/COMUNICAÇÕES DESLOCAÇÕES E PARTICIPAÇÕES EM COLÓQUIOS 1.-PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO: AÇÚCAR : História Ciência e Técnica. Fevereiro/Março- estudos sobre a influência da tecnologia Madeirense no sul do Brasil Maio/Junho- estudo sobre a influência da Tecnologia Madeirense nas Caraíbas(Cuba e Santo Domingo) a 25 de Abril-Encuentro de Primavera de la Universidade de Cadiz en Puerto Santa Maria, Comunicação a apresentar: o Vinho Madeira de Abril-Funchal. Conferencia sobre a História do Vinho Madeira para Grupo de Produtores de Vinho de Itália, a cargo de Oicce Times, Rivista di Técnica, Enologia, Qualitá, Território a 12 de Maio. Comunicação: das Ilhas Jardin aos Jardins das Ilhas, in Congresso Internacional Jardins do Mundo, Funchal, DRAC dejunho- Simposio CUBA: HISTORIA Y NATURALEZA, participação com uma comunicação. 6-Junho/Julho- Curso na Universidad de Santo Domingo e trabalho de campo sobre os engenhos em Santo Domingo, organizado pela Universidad e Archivo del Estado da Republica Dominicana. 7.-Seminarios sobre História da Madeira para professores de História das Escolas do Estreito e Câmara de Lobos, Ponta de Sol. 8. Participação no Jurado da Tese de Genaro Rodriguez na Universidade de Valência.

11 LIVROS E TEXTOS TEXTOS Comunicações e conferencias aduzidas nos Colóquios e Seminários, referidos acima, e que serão incluídas nas actas dos mesmos. LIVROS O Bordado Madeira, edição em inglês a cargo de Bordal Lda A QUINTA DO TIL, edição Grupo Jorge Sá A FOTOBIOGRAFIA DE ALBERTO JOÃO JARDIM, Bertrand Editora, em preparação História da Cidade do Funchal: participação com parte sobre A ECONOMIA DE UMA CIDADE PORTUÁRIA, integrado nas comemorações dos 500 Anos, Ed. CMF

12 3.3. PROJECTOS: DEVE e HAVER das Finanças da Madeira Coordenação do trabalho de levantamento de informação da imprensa periódica, realizado pelos seguintes licenciados: Nuno Miguel de Jesus e Freitas Alexandra Liliana Marinho Alves 3.4. COORDENAÇÃO de ESTÁGIO Licenciado Nélio Pão (desde Outubro de 2006)

13 COORDENAÇÃO CIENTÍFICA PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO AÇÚCAR : História Ciência e Técnica. Fevereiro/Março- estudos sobre a influência da tecnologia Madeirense no sul do Brasil Maio/Junho- estudo sobre a influência da Tecnologia Madeirense nas Caraíbas(Cuba e Santo Domingo) LIVROS I Seminário de História do Açúcar: o Açúcar Antes e Depois de Colombo. Organização AIHCA e Academia de La Historia. INTERNET página do CEHA: Página WEB da AIHCA Base de dados Nesos, com sede no Madeira Tecnopolo:

14 Observação Final Temos ainda outras actividades, nomeadamente de participação em eventos fora da Madeira, ainda não programadas mas que esperamos nos próximos tempos ter a confirmação da sua realização. Pela incerteza da realização dos eventos não fazemos aqui referência, deixando para o próximo relatório de actividades a explanação completa de tudo isso.

ALBERTO VIEIRA INVESTIGADOR COORDENADOR DO CEHA. Funchal. 12 de Fevereiro de 2008

ALBERTO VIEIRA INVESTIGADOR COORDENADOR DO CEHA. Funchal. 12 de Fevereiro de 2008 ALBERTO VIEIRA INVESTIGADOR COORDENADOR DO CEHA - RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2007 - PLANO ACTIVIDADES 2008 Funchal. 12 de Fevereiro de 2008 SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CENTRO DE ESTUDOS

Leia mais

ALBERTO VIEIRA INVESTIGADOR COORDENADOR DO CEHA. Funchal. 31 de Janeiro de 2006

ALBERTO VIEIRA INVESTIGADOR COORDENADOR DO CEHA. Funchal. 31 de Janeiro de 2006 ALBERTO VIEIRA INVESTIGADOR COORDENADOR DO CEHA - RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2005 - PLANO ACTIVIDADES 2006 Funchal. 31 de Janeiro de 2006 SECRETARIA REGIONAL DO TURISMO E CULTURA CENTRO DE ESTUDOS DE

Leia mais

JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 15 de maio de 2013

JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 15 de maio de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 15 de maio de 2013 Série Sumário ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA MADEIRA Despacho n.º 90/2013 Autoriza a alteração orçamental correspondente à aplicação

Leia mais

PUBLICAÇÕES CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DO ATLÂNTICO

PUBLICAÇÕES CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DO ATLÂNTICO PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DO ATLÂNTICO O Centro de Estudos de História do Atlântico, criado pelo decreto legislativo regional nº.20/85, de 17 de Setembro, no âmbito da Secretaria Regional

Leia mais

ALBERTO VIEIRA RECOMENDAÇÕES A CAIXA DE AÇÚCAR NA MADEIRA COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO:

ALBERTO VIEIRA RECOMENDAÇÕES A CAIXA DE AÇÚCAR NA MADEIRA COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO: Rua dos Ferreiros, 165 9004-520 Funchal Telef (+351291)214970 Fax (+351291)223002 Email: ceha@madeira-edu.pt http://www.ceha-madeira.net/ http://www.madeira-edu.pt/ceha/ COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO: ALBERTO

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Correio eletrónico NUNO MANUEL CAMEJO CARRIÇO POUSINHO nunopousinho@gmail.com Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento

Leia mais

Equipa Editorial. Editorial Team

Equipa Editorial. Editorial Team Equipa Editorial Editorial Team EDITOR Ricardo Manuel Madruga da Costa Doutor em História pela Universidade dos Açores. Bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2006-2012).

Leia mais

Relatório e Contas da AIA-CTS 2014 e 2015

Relatório e Contas da AIA-CTS 2014 e 2015 Relatório e Contas da AIA-CTS 2014 e 2015 I. Relatório de Atividades A Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS) é uma associação científica de direito privado, sem fins lucrativos

Leia mais

Centro de Estudos de História do Atlântico

Centro de Estudos de História do Atlântico REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 1 Uma Perspectiva Histórica REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 1 Catálogo de Publicações Centro de Estudos de História do Atlântico Eduarda M. S. Gomes Petit Isabel Maria Freitas Valente

Leia mais

Sinopse curricular para divulgação na página do Centro de História

Sinopse curricular para divulgação na página do Centro de História Sinopse curricular para divulgação na página do Centro de História José Brissos HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Licenciatura em História, com distinção (16 valores), pela Faculdade de Letras da Universidade de

Leia mais

INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga CURRICULUM VITAE

INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga CURRICULUM VITAE INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga CURRICULUM VITAE Maria João Soares LISBOA, 2004 DADOS PESSOAIS Nome: Maria João Soares Nome completo: Maria

Leia mais

Títulos P.V.P. Preço 50%

Títulos P.V.P. Preço 50% Títulos P.V.P. Preço 50% A Atlantização Mítica do Éden. Novos Mundos, Novos Paraísos 3,50 A Construção do Teatro D. Maria Pia 11,50 A Epopeia Açórico-Madeirense (1746-1756) 9,00 A imagem da Donzela nas

Leia mais

INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE

INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE INVESTIGADORES INTEGRADOS DOUTORADOS (IID) 1. PRODUÇÃO CIENTÍFICA Critérios mínimos Cada investigador integrado deve cumprir, por triénio, três

Leia mais

Joana Cristina Beato RIBEIRO

Joana Cristina Beato RIBEIRO Joana Cristina Beato RIBEIRO Rua da Liberdade, nº 37 Reguengo da Parada 2500-314 Caldas da Rainha Portugal jbeatoribeiro16@gmail.com https://fcsh-unl.academia.edu/joanaribeiro Data de Nascimento: 9 de

Leia mais

CURRICULUM VITAE ALBERTO DA MOTA GOMES. Naturalidade Cidade da Praia, Ilha Santiago, República de Cabo Verde.

CURRICULUM VITAE ALBERTO DA MOTA GOMES. Naturalidade Cidade da Praia, Ilha Santiago, República de Cabo Verde. CURRICULUM VITAE ALBERTO DA MOTA GOMES 1. DADOS BIOGRÁFICOS Nome Alberto da Mota Gomes Naturalidade Cidade da Praia, Ilha Santiago, República de Cabo Verde. Data de Nascimento 6 de Março de 1935. Estado

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DAS COMISSÕES DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM Programa

ENCONTRO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DAS COMISSÕES DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM Programa Programa Dia 28 de novembro 2016 10h00 12h30m 14h00 14h30m Passeio Turístico Abertura do Secretariado Momento Cultural Sessão de Abertura Presidida por Miguel Albuquerque Presidente do Governo Regional

Leia mais

A distribuição do Homem no espaço insular madeirense no início do século XXI

A distribuição do Homem no espaço insular madeirense no início do século XXI III Colóquio Internacional INSULA III INSULA International Colloquium Para Além de Natureza /Artifício Beyond Nature /Artifice 8 12 November 2017 Funchal Madeira, Portugal UMa-CIERL A distribuição do Homem

Leia mais

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Rui de Ascensão Ferreira Cascão

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Rui de Ascensão Ferreira Cascão RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES 2002-2007 Rui de Ascensão Ferreira Cascão 1. Serviço docente Ano lectivo de 2002-2003 História Económica e Social (Licenciatura em Geografia). Seminário Sociedade e

Leia mais

JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 Série 3.º Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS Despacho n.º 48-B/GRH/2012 Designa em regime

Leia mais

Ano de Comissão de Protecção da Natureza Relatório Anual de Actividades. Sociedade de Geografia de Lisboa

Ano de Comissão de Protecção da Natureza Relatório Anual de Actividades. Sociedade de Geografia de Lisboa Comissão de Protecção da Natureza Relatório Anual de Actividades Ano de 2012 O ano iniciou-se com uma reunião ordinária, realizada em 12 de Janeiro, onde: - Foi aprovado o Plano Anual de Actividades; -

Leia mais

CENTRO DE QUÍMICA DA MADEIRA. Projectos de Investigação em Curso na área dos VINHOS MADEIRA * * *

CENTRO DE QUÍMICA DA MADEIRA. Projectos de Investigação em Curso na área dos VINHOS MADEIRA * * * CENTRO DE QUÍMICA DA MADEIRA Projectos de Investigação em Curso na área dos VINHOS MADEIRA Projecto IMPACT * * * Impacto das tecnologias de produção na qualidade do Vinho Madeira PARCEIROS: Madeira Wine

Leia mais

Equipa Editorial. Editorial Team

Equipa Editorial. Editorial Team Equipa Editorial Editorial Team EDITOR Ricardo Manuel Madruga da Costa Doutor em História pela Universidade dos Açores. Bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2006-2012).

Leia mais

CÂMARA HISPANO-PORTUGUESA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA. O seu Aliado no Mercado Ibérico

CÂMARA HISPANO-PORTUGUESA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA. O seu Aliado no Mercado Ibérico CÂMARA HISPANO-PORTUGUESA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA O seu Aliado no Mercado Ibérico A Câmara Hispano Portuguesa de Comércio e Indústria em Espanha (CHP) foi constituída no ano de 1970, como uma organização

Leia mais

CURRICULUM VITAE MARCO ANTÓNIO LINHARES ROSA. Angra do Heroísmo

CURRICULUM VITAE MARCO ANTÓNIO LINHARES ROSA. Angra do Heroísmo MARCO ANTÓNIO LINHARES ROSA Angra do Heroísmo JUNHO de 2011 1-IDENTIFICAÇÃO Nome: Naturalidade: Marco António Linhares Rosa Freguesia - Conceição Concelho - Angra do Heroísmo Data de nascimento: 07 de

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA Isabel Maria Henriques Ferreira da Mota Mónica de Oliveira

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA Isabel Maria Henriques Ferreira da Mota Mónica de Oliveira RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA 2001-2006 Isabel Maria Henriques Ferreira da Mota Mónica de Oliveira Nos termos do nº 2 do Artº 25 do Decreto Lei 448/79 de 13 de Novembro, do Estatuto

Leia mais

IV Madeira Island International Swim Marathon

IV Madeira Island International Swim Marathon PRESS KIT IV Madeira Island International Swim Marathon Este fim-de-semana o CNF leva a efeito o IV Madeira Island International Swim Marathon. Este evento internacional de natação de águas abertas que

Leia mais

MALHA URBANA Nº A Morfologia Urbana da Cidade do Funchal e os seus espaços públicos estruturates

MALHA URBANA Nº A Morfologia Urbana da Cidade do Funchal e os seus espaços públicos estruturates MALHA URBANA Nº 10 2010 217 A Morfologia Urbana da Cidade do Funchal e os seus espaços públicos estruturates Referências Bibliográficas Albarello, L. e outros. (1995). Práticas e métodos de investigação

Leia mais

Primeira sessão ordinária da Assembleia Municipal de vinte e sete de Outubro de dois mil e nove, após a instalação da Assembleia Municipal do

Primeira sessão ordinária da Assembleia Municipal de vinte e sete de Outubro de dois mil e nove, após a instalação da Assembleia Municipal do Primeira sessão ordinária da Assembleia Municipal de vinte e sete de Outubro de dois mil e nove, após a instalação da Assembleia Municipal do Funchal. --------------- Aos vinte e sete de Outubro de dois

Leia mais

CURRICULUM VITAE DE ANA PEREIRA FERREIRA. (Versão Portuguesa)

CURRICULUM VITAE DE ANA PEREIRA FERREIRA. (Versão Portuguesa) CURRICULUM VITAE DE ANA PEREIRA FERREIRA (Versão Portuguesa) NOME: ANA Cristina PEREIRA da Silva FERREIRA DATA DE NASCIMENTO: 06 de novembro de 1985 NATURALIDADE: S. Jorge de Arroios, Lisboa NACIONALIDADE:

Leia mais

CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Habilitações Académicas Experiência de investigação

CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Habilitações Académicas Experiência de investigação CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome: Patrícia Gomes Lucas Morada: Rua Luís Monteiro, nº20 2º Dto, 1900-310 Lisboa Data de nascimento: 03/09/1989 Telemóvel: 963282187 Email: patricia.gomes.lucas@hotmail.com

Leia mais

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ENCONTROS DE ARQUITECTURA, U R B A N I S M O E P A I S A G E M ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO coimbra Mosteiro de Santa Clara-a-Velha 14 de OUTUBRO de 2017 Este encontro nacional promove uma

Leia mais

XV Semana Europeia de Folclore

XV Semana Europeia de Folclore PROGRAMA 26 29 AGOSTO Auditório do Jardim Municipal Funchal 21h00 23h00 XV Semana Europeia de Folclore com a participação de Grupos Folclóricos regionais, nacionais e internacionais Projeto do Grupo de

Leia mais

CURRICULUM VITAE Carina Raquel Oliveira Cerqueira

CURRICULUM VITAE Carina Raquel Oliveira Cerqueira CURRICULUM VITAE Carina Raquel Oliveira Cerqueira 1. Dados biográficos Carina Raquel Oliveira Cerqueira Morada: Alameda Alberto Jerónimo Vieira, 60 4º Dt.º / 4400 704 Vila Nova de Gaia Telefone: 966 230

Leia mais

1 - OBRAS PUBLICADAS. 30 ANOS DE AUTONOMIA, , 2.ª edição revista, Assembleia Legislativa, Região Autónoma da Madeira, 2009.

1 - OBRAS PUBLICADAS. 30 ANOS DE AUTONOMIA, , 2.ª edição revista, Assembleia Legislativa, Região Autónoma da Madeira, 2009. 1 - OBRAS PUBLICADAS ROTEIROS REPUBLICANOS, MADEIRA, ed. Comissão Nacional para a Celebração dos 100 Anos da República, vol. 3, Diário de Notícias, Lisboa e Jornal de Notícias, Porto, lançamento a 31 de

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DE 29 DE MAIO DE 2015 Alínea b) do n.º 1 do Art.º 289.º do CÓDIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

ASSEMBLEIA GERAL DE 29 DE MAIO DE 2015 Alínea b) do n.º 1 do Art.º 289.º do CÓDIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS MESA DA ASSEMBLEIA GERAL BANIF BANCO INTERNACIONAL DO FUNCHAL, S.A. Sociedade Aberta Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Funchal Sede social: Rua de João Tavira, n.º 30, 9004-509, Funchal Capital social: 1.720.700.000,00

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Actividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2017 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2017... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

Curriculum vitae. 1997* Mestrado em Desenvolvimento Social e Económico em África, Centro de Estudos Africanos, ISCTE, Lisboa

Curriculum vitae. 1997* Mestrado em Desenvolvimento Social e Económico em África, Centro de Estudos Africanos, ISCTE, Lisboa Curriculum vitae 1. Dados Pessoais Nome: António Leão de Aguiar Cardoso Correia e Silva Data de Nascimento: 14 de Novembro de 1963 Naturalidade: Caboverdiana Morada: Palmarejo, Praia Categoria Profissional:

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Atividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2019 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2019... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA

DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA Novas perspetivas e exigências de um sistema integrado para sua promoção e proteção ENCONTRO NACIONAL DE AVALIAÇÃO Programa Provisório 28 DE NOVEMBRO 10h00 12h30 14h00 14h30

Leia mais

Relatório e Contas 2015

Relatório  e Contas 2015 Relatório e Contas 2015 Durante o ano de 2015 e na sequência do Plano de Actividades apresentado pelo Secretariado Regional para este período, a Delegação desenvolveu várias iniciativas que ao longo do

Leia mais

Entidades do Subsector Institucional da Administração Pública Regional da Madeira

Entidades do Subsector Institucional da Administração Pública Regional da Madeira Entidades do Subsector Institucional da Administração Pública Regional da Madeira 2015 As tabelas seguintes contêm a lista das entidades que, em 2015, integravam o subsector institucional da Administração

Leia mais

CURRICULUM VITAE 1 IDENTIFICAÇÃO 2 - GRAUS ACADÉMICOS 3 CARREIRA PROFISSIONAL 4- DISCIPLINA LECCIONADAS

CURRICULUM VITAE 1 IDENTIFICAÇÃO 2 - GRAUS ACADÉMICOS 3 CARREIRA PROFISSIONAL 4- DISCIPLINA LECCIONADAS CURRICULUM VITAE 1 IDENTIFICAÇÃO NOME: MARIA CLEMENTINA PEREIRA NUNES TEIXEIRA DOS SANTOS NATURALIDADE: Estarreja - Aveiro E-Mail: tina@fep.up.pt 2 - GRAUS ACADÉMICOS Doutoramento em Economia, concluído

Leia mais

Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira

Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira Vítor José Abreu Gouveia Club Sport Marítimo de São João Danilo Valério Rodrigues Nóbrega Club Sport Marítimo Hélder de Jesus Duarte Fernandes Club Sport Marítimo Hugo Dantas Silva S/Sub 23 Club Sport

Leia mais

Curriculum Vitae. 2012, desde sócio n.º 342 da Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES).

Curriculum Vitae. 2012, desde sócio n.º 342 da Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES). Nome: Bruno Alexandre Mareca Lopes Data de Nascimento: 13 de Maio de 1985 Nacionalidade: Portuguesa Naturalidade: Arraiolos, Évora, Portugal E-mail: bruno-lopes85@hotmail.com Curriculum Vitae Pertença

Leia mais

PAULO FERNANDO PEREIRA CAETANO MOREIRA CURRICULUM VITÆ PORTO

PAULO FERNANDO PEREIRA CAETANO MOREIRA CURRICULUM VITÆ PORTO PAULO FERNANDO PEREIRA CAETANO MOREIRA CURRICULUM VITÆ PORTO 2012 I. Identificação Nome: Data de Nascimento: 12 de Dezembro de 1970 Nacionalidade: Portuguesa Naturalidade: Campo Valongo Estado Civil: Casado

Leia mais

2º ESTÁGIO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA: CADETES A E INFANTIS [A e B]

2º ESTÁGIO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA: CADETES A E INFANTIS [A e B] 2º ESTÁGIO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA: CADETES A E INFANTIS [A e B] Funchal, 22 e 23 de Abril de 2017 Época Desportiva 2016/2017 Atualizado: 17 de Abril de 2017 1 ÍNDICE 1. Organização Pág. 2 2. Data Pág.

Leia mais

Curriculum Vitae. Dados pessoais. Nome: Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis. Contacto: Categoria Profissional

Curriculum Vitae. Dados pessoais. Nome: Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis. Contacto: Categoria Profissional Curriculum Vitae Enviado por Liliana 02Jul2007 Actualizado em 25Mar2014 Dados pessoais Nome: Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis Contacto: liliana@uma.pt Categoria Profissional Professora Auxiliar

Leia mais

Alberto Umbelino Gonçalves

Alberto Umbelino Gonçalves CÂMARA HISPANO-PORTUGUESA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA Alberto Umbelino Gonçalves Membro Conselho Executivo da CHP A Câmara Hispano Portuguesa de Comércio e Indústria em Espanha (CHP) foi constituída no ano

Leia mais

Doutoramento em Direito Público

Doutoramento em Direito Público Davide Argiolas Lisboa, 11 de janeiro de 2018 Habilitações académicas Doutoramento em Direito Público 2008-2015 Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Dissertação: «A Responsabilidade Civil Extracontratual

Leia mais

Geodiversidade e Património Geológico do concelho de Câmara de Lobos Elementos do Grupo: Lúcia Pássaro Maria Nelly Gouveia Sandra Gonçalves

Geodiversidade e Património Geológico do concelho de Câmara de Lobos Elementos do Grupo: Lúcia Pássaro Maria Nelly Gouveia Sandra Gonçalves CENTRO DE FORMAÇÃO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DA MADEIRA Geodiversidade e Geoengenharia do Arquipélago da Madeira Registo Escrito de Avaliação Projeto: 002141/2013/124 Curso: 2 Ação: 1 Data: 2 de dezembro

Leia mais

Rita Alexandra Borda de Água Mendonça Leite

Rita Alexandra Borda de Água Mendonça Leite 1 de 5 10-11-2010 11:34 PT EN Curriculum vitae quarta-feira, 10-32-2010 :: 11:32 Visão global Editar CV Rita Alexandra Borda de Água Mendonça Leite Terminar sessão Visão global 1. Dados pessoais Nome completo

Leia mais

Funchal SkyRace Funchal, 6 de Setembro de RESULTADOS Femininos - 24Km / 1530m D+

Funchal SkyRace Funchal, 6 de Setembro de RESULTADOS Femininos - 24Km / 1530m D+ Femininos - 24Km / 1530m D+ 1ª 105 F Lúcia Franco SEN-F AD Galomar 2:59:57 2ª 26 F Olívia Sousa SEN-F AD Galomar 3:21:50 3ª 63 F Nádia Meroni F40 3:52:42 4ª 47 F Luzia Camacho SEN-F BELEZA RARA 3:59:36

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA Recrutamento de pessoal docente especialmente contratado Aviso N.s 2/ESTIG/2015 Domínio técnico-científico de Contabilidade e Fiscalidade Ata N. 2 No dia dezanove de setembro de dois mil e dezasseis, nas

Leia mais

NEWSLETTER N.º 2/ Janeiro.2014

NEWSLETTER N.º 2/ Janeiro.2014 NEWSLETTER N.º 2/2014 15.Janeiro.2014 Eventos do CIDEHUS: 1) 1ªas Jornadas Para a Salvaguarda do Património Imaterial do Alentejo Local: Fórum Cultural Transfronteiriço Alandroal Data: 1.Fevereiro.2014

Leia mais

PLANO de ACTIVIDADES e ORÇAMENTO

PLANO de ACTIVIDADES e ORÇAMENTO PLANO de ACTIVIDADES e ORÇAMENTO 2016 Introdução Órgão Sociais Orientações estratégicas Plano Actividades 2016 Orçamento Cronograma Introdução O presente Plano de Actividades tem por objectivo apresentar

Leia mais

Notas Biográficas dos Autores

Notas Biográficas dos Autores BOAS PRÁTICAS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE MEMÓRIA, CIÊNCIA E PATRIMÓNIO 139 Notas Biográficas dos Autores Álvaro Garrido Álvaro Garrido é Professor Auxiliar da FEUC, onde coordena o Grupo de História Económica

Leia mais

"CURRICULUM VITAE" António Augusto Almeida Trabulo

CURRICULUM VITAE António Augusto Almeida Trabulo "CURRICULUM VITAE" de António Augusto Almeida Trabulo I-Identificação Nome: António Augusto Almeida Trabulo Natural da Freguesia de Santo Amaro Concelho de Vila Nova de Foz- Côa Nascido em: 23 de Novembro

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Informação Pessoal

CURRICULUM VITAE. Informação Pessoal CURRICULUM VITAE Informação Pessoal Nome: Luís Miguel Jerónimo Da Conceição Data Nascimento: 07/09/1976 Morada: Rua Santa-Justa Fracção A 8970-267 Martim Longo Naturalidade: Faro (Sé) Nacionalidade: Portuguesa

Leia mais

PLANO de ACTIVIDADES e ORÇAMENTO

PLANO de ACTIVIDADES e ORÇAMENTO PLANO de ACTIIDADES e ORÇAMENTO 2015 Introdução Órgão Sociais Orientações estratégicas Plano Actividades 2015 Orçamento Cronograma Introdução O presente Plano de Actividades tem por objectivo apresentar

Leia mais

ESBOÇO DO PROGRAMA DO XV SIMPÓSIO DE HISTÓRIA MARÍTIMA

ESBOÇO DO PROGRAMA DO XV SIMPÓSIO DE HISTÓRIA MARÍTIMA ESBOÇO DO PROGRAMA DO XV SIMPÓSIO DE HISTÓRIA MARÍTIMA 1º DIA 14 de Novembro terça-feira 09:30 Recepção aos Participantes 10:15 Sessão de Abertura Palavras do Presidente da Academia de Marinha, do Vice-Presidente

Leia mais

Relatório de Atividades Março a Dezembro de 2014

Relatório de Atividades Março a Dezembro de 2014 Relatório de Atividades Março a Dezembro de 2014 1 Índice 1. DECLARAÇÕES E COMUNICADOS PÚBLICOS... 2 2. ORGANIZAÇÃO DE ENCONTROS... 2 3. BOLETIM ICOM PORTUGAL, III SÉRIE... 2 4. CONSELHO CONSULTIVO DA

Leia mais

PONTO 7 DA ORDEM DO DIA Proceder à eleição dos membros do Conselho de Administração, incluindo a Comissão de Auditoria, para o triénio

PONTO 7 DA ORDEM DO DIA Proceder à eleição dos membros do Conselho de Administração, incluindo a Comissão de Auditoria, para o triénio ASSEMBLEIA GERAL DE ACCIONISTAS BANIF BANCO INTERNACIONAL DO FUNCHAL, SA Reunião de 26 de Agosto de 2015 (Continuação da reunião iniciada em 29 de Maio de 2015) PONTO 7 DA ORDEM DO DIA Proceder à eleição

Leia mais

NOTA BIOGRÁFICA Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar Eleito pela Coligação Juntos Pela Mudança (PPD/PSD.NC)

NOTA BIOGRÁFICA Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar Eleito pela Coligação Juntos Pela Mudança (PPD/PSD.NC) NOTA BIOGRÁFICA Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar Eleito pela Coligação Juntos Pela Mudança (PPD/PSD.NC) Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar, nascido a 30 de Março de 1970 em Caparica/Almada, casado,

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Novembro de 2016 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS Pág. 1/7

RELATÓRIO E CONTAS Pág. 1/7 RELATÓRIO E CONTAS 2008 Pág. 1/7 Durante o ano de 2008 e na sequência do Plano de Actividades apresentado pelo Secretariado Regional para este período, foram implementadas várias iniciativas que ao longo

Leia mais

LIVRO DO MÊS JANEIRO 2009 NOTAS BIOGRÁFICA E BIBLIOGRÁFICA DA AUTORA

LIVRO DO MÊS JANEIRO 2009 NOTAS BIOGRÁFICA E BIBLIOGRÁFICA DA AUTORA LIVRO DO MÊS JANEIRO 2009 NOTAS BIOGRÁFICA E BIBLIOGRÁFICA DA AUTORA Direcção de Serviços de Biblioteca e Documentação Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Tel: 217903024 Fax: 217903025 URL: http://biblioteca.iscte.pt

Leia mais

1. as Jornadas Técnico-Científicas do IPVC

1. as Jornadas Técnico-Científicas do IPVC 1. as Jornadas Técnico-Científicas do IPVC Grupo Disciplinar Ciências Psicológicas e Sociais 2015/2016 Paulo Rodrigues 10 de maio de 2017 Categoria Quem somos? Tipo de trabalho 100% 50% 40% 30% 20% Habilitações

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO E COOPERAÇÃO

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO E COOPERAÇÃO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO E COOPERAÇÃO Considerando que a ESCOLA PROFISSIONAL DE HOTELARIA E TURISMO DA MADEIRA EPHTM tem como objectivo dar resposta à necessidade de qualificar recursos humanos para o

Leia mais

CURRICULUM VITAE. (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO. Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE. (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO. Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA CURRICULUM VITAE (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA Mestre em Património Cultural (Universidade Católica Portuguesa, 2005) Licenciado em Direito

Leia mais

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Vítor Manuel Parreira Neto

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Vítor Manuel Parreira Neto RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES 2001-2006 Vítor Manuel Parreira Neto 1. Serviço docente Leccionou, nos anos lectivos de 2001-2002, 2002-2003, 2003-2004 e 2004-2005 a cadeira de História da Época Contemporânea.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. N. o DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B. n. o 54/90, de 5 de Setembro), no artigo 4.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. N. o DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B. n. o 54/90, de 5 de Setembro), no artigo 4. N. o 120 24-5-1999 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 2895 (Em contos) Distrito/Região Autónoma Município Freguesia Transferência Madeira... Calheta... Arco da Calheta... 13242 Calheta... 10051 Estreito da

Leia mais

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES DA PROFESSORA ASSOCIADA DE NOMEAÇÃO DEFINITIVA LEONTINA DOMINGOS VENTURA (Janeiro 2003/Janeiro 2008)

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES DA PROFESSORA ASSOCIADA DE NOMEAÇÃO DEFINITIVA LEONTINA DOMINGOS VENTURA (Janeiro 2003/Janeiro 2008) RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES DA PROFESSORA ASSOCIADA DE NOMEAÇÃO DEFINITIVA LEONTINA DOMINGOS VENTURA (Janeiro 2003/Janeiro 2008) 1. Actividade docente disciplinas No âmbito da actividade docente,

Leia mais

INVESTIR EM REPUBLICA DOMINICANA

INVESTIR EM REPUBLICA DOMINICANA Texto Quem Somos Missão A CCITPRD é uma Associação privada, sem fins lucrativos. A sua atividade centra-se, sobretudo, no estabelecimento de parcerias com empresas, organizações e profissionais especificamente

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS N. o 226 30 de Setembro de 2003 DIÁRIO DA REPÚBLICA II SÉRIE 14 745 Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida Despacho n. o 18 645/2003 (2. a série). Nos termos do artigo único do Decreto-Lei

Leia mais

X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação INVESTIGAR, AVALIAR, DESCENTRALIZAR

X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação INVESTIGAR, AVALIAR, DESCENTRALIZAR X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação INVESTIGAR, AVALIAR, DESCENTRALIZAR Bragança, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico 30 de Abril e 1 e 2 de Maio de 2009 Organização

Leia mais

Informação. Balanço da Atividade Parlamentar. III Sessão Legislativa da XI Legislatura. ( a )

Informação. Balanço da Atividade Parlamentar. III Sessão Legislativa da XI Legislatura. ( a ) Balanço da Atividade Parlamentar III Sessão Legislativa da XI Legislatura (01.10.2017 a 31.07.2018) No decurso da III Sessão Legislativa da XI Legislatura, no período decorrido entre 01 de outubro de 2017

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 20 de janeiro de Série. Número 11

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 20 de janeiro de Série. Número 11 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 20 de janeiro de 2016 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aviso n.º 8/2016 Consolidação definitiva

Leia mais

Relatório. Licença Sabática usufruída no ano de António Campar de Almeida

Relatório. Licença Sabática usufruída no ano de António Campar de Almeida Relatório Licença Sabática usufruída no ano de 2004-2005 António Campar de Almeida Professor Associado, do Grupo de Geografia Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra Osobjectivospropostosparaalicençasabáticaforam:

Leia mais

Dr. Rocha Andrade e Dr. Pedro Ferreira saíram da sala.

Dr. Rocha Andrade e Dr. Pedro Ferreira saíram da sala. REUNIÃO DO EXECUTIVO REUNIÃO ORDINÁRIA MINUTA Nº 11/2009 REUNIÃO Ordinária DE 20-05-2009 10:00 DELIBERAÇÕES APROVADAS EM MINUTA PARA PRODUÇÃO DE EFEITOS IMEDIATOS (NOS TERMOS DO Nº 3 E Nº 4 DO ARTº 92º

Leia mais

10:00 - Sessão Solene de Abertura

10:00 - Sessão Solene de Abertura 11 de Junho de 2015 10:00 - Sessão Solene de Abertura o Dr. Miguel Albuquerque Presidente do Governo Regional da Madeira o Senhor Dom António Carrilho Bispo da Diocese do Funchal o Dra. Andreia Cardoso

Leia mais

Curriculum vitae. Nascida a 13 de Julho de 1969, em Alvalade - Lisboa. 2. Percurso profissional na Faculdade de Direito de Lisboa

Curriculum vitae. Nascida a 13 de Julho de 1969, em Alvalade - Lisboa. 2. Percurso profissional na Faculdade de Direito de Lisboa MARIA RAQUEL ALEIXO ANTUNES REI Nascida a 13 de Julho de 1969, em Alvalade - Lisboa 1. Habilitações literárias - Licenciatura em Direito, na menção de Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito de Lisboa,

Leia mais

Associação de Atletismo R.A.Madeira

Associação de Atletismo R.A.Madeira Comunicado de Porto Moniz Jornada de: 10 de maio de 2015 1590039 12 000 m (Montanha) (Masc) 1º Manuel Faria 78V35 AJS 1 1 2 0 8 2º Leonardo Diogo 67V45 ZMM 1 1 2 3 6 3º Francisco Freitas 76V35 AJS 1 1

Leia mais

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES ANA FILIPA MORAIS ANTUNES FUNÇÃO Assistente da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023

Leia mais

Curriculum Vitae. Graus académicos Licenciatura em Geografia Faculdade de Letras Coimbra

Curriculum Vitae. Graus académicos Licenciatura em Geografia Faculdade de Letras Coimbra Curriculum Vitae Rui Manuel Missa Jacinto, Geógrafo. Técnico Assessor Principal na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, onde exerce as funções de Secretário Técnico do Programa

Leia mais

- Estágio da Licenciatura em História e Ciências Sociais - Ramo Educacional, na Escola Secundária Castêlo da Maia, no ano letivo

- Estágio da Licenciatura em História e Ciências Sociais - Ramo Educacional, na Escola Secundária Castêlo da Maia, no ano letivo MARIA MANUELA RIBEIRO OLIVEIRA 1. DADOS PESSOAIS Nascimento Lisboa, 8 de Fevereiro de 1971 Estado civil Solteira Morada Rua Frei Tomé Jesus, 16, 1700-215 Lisboa Telefone 963736563 E-mail: manuliva@gmail.com

Leia mais

Curriculum Vitae. Nome completo: João Miguel Romero Chagas Viegas Aleixo. Documento de identificação (Cartão de Cidadão): ZZ6

Curriculum Vitae. Nome completo: João Miguel Romero Chagas Viegas Aleixo. Documento de identificação (Cartão de Cidadão): ZZ6 Curriculum Vitae 1. Dados pessoais Nome completo: João Miguel Romero Chagas Viegas Aleixo Nome sob o qual publica: João Romero Chagas Aleixo Número de identificação fiscal (NIF): 222186666 Documento de

Leia mais

Associação de Atletismo R.A.Madeira

Associação de Atletismo R.A.Madeira Comunicado de Porto Santo Jornada de: sábado, 2 de Novembro de 2013 1390001 Meia Maratona (Fem) 1ª Raquel Freitas 81Sen IND 2 0 5 4 5 2ª Fabiana Gonçalves 86Sen OPTISE 2 1 0 4 8 3ª Blenda Corte 83Sen IND

Leia mais

Impactos sócio-económicos da conservação do Priolo em São Miguel. Joaquim Teodósio

Impactos sócio-económicos da conservação do Priolo em São Miguel. Joaquim Teodósio Impactos sócio-económicos da conservação do Priolo em São Miguel Joaquim Teodósio www.spea.pt 1 Quem somos? - Somos uma ONG de ambiente, criada em 1993, que trabalha para o estudo e conservação das aves

Leia mais

JOSÉ MARIA MENDES Secretário pessoal de António Champalimaud, que acompanhou no México e em França.

JOSÉ MARIA MENDES Secretário pessoal de António Champalimaud, que acompanhou no México e em França. JOSÉ MARIA MENDES CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome - MENDES, José Maria Nacionalidade - Portuguesa Data de nascimento - 4 de Maio de 1936 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 1996-2006 Solicitador em escritório

Leia mais

DE OPORTUNIDADES FINANCEIRAS DE I&DT

DE OPORTUNIDADES FINANCEIRAS DE I&DT Boletim WINETech 4 Agosto 2011 Editorial No seguimento dos serviços apresentados e acções realizadas durante os últimos meses, o projecto WINETech consolidou-se como um agente de referência no desenvolvimento

Leia mais

CURRICULUM VITAE I IDENTIFICAÇÃO PESSOAL II- HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

CURRICULUM VITAE I IDENTIFICAÇÃO PESSOAL II- HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Nome: Ana Isabel Guerra CURRICULUM VITAE I IDENTIFICAÇÃO PESSOAL II- HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto

Leia mais

CONCURSO DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO

CONCURSO DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIRECÇÃO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO EDUCATIVA CONCURSO DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO CONTRATAÇÃO

Leia mais

I Fórum de Turismo Litoral

I Fórum de Turismo Litoral A Encontro Internacional: Recursos, potencialidades e modelos turísticos, no Algarve, Baixo Alentejo e Província de Huelva I Fórum de Turismo Litoral Faro-Algarve, Sexta e Sábado, 24 e 25 de Abril de 2009

Leia mais

OPEN Natação da Madeira 12º Aniversário do Clube Escola O Liceu Funchal, 4 e 5 de Maio de 2018

OPEN Natação da Madeira 12º Aniversário do Clube Escola O Liceu Funchal, 4 e 5 de Maio de 2018 Prova 9 Masc., 400m Livres 13 anos e mais velhos 05/05/2018-9:30 Resultados Recordes Regionais Absoluto 3:58.51 FRANCO, Paulo Fragueiro CDN Faro 20/07/2009 Recordes Regionais 19 + 3:58.51 FRANCO, Paulo

Leia mais

Curriculum Vitae. Inês José

Curriculum Vitae. Inês José Curriculum Vitae Inês José Dezembro 2017 Índice 1. Dados Pessoais 2. Formação Académica 3. Atividade profissional e científica 4. Projetos 4.1. Participação em equipas de projetos de investigação 4.2.

Leia mais

Banca, Centros Financeiros Internacionais e Fiscalidade

Banca, Centros Financeiros Internacionais e Fiscalidade Instituto de Formação Bancária IFB The Portuguese Bank Training Institute Associação Portuguesa de Bancos 06 Julho 2006 Seminário Banca, Centros Financeiros Internacionais e Fiscalidade Pertinência A crescente

Leia mais

Ficha Informativa de Revista Novidade Reedição Reimpressão Nº Edição

Ficha Informativa de Revista Novidade Reedição Reimpressão Nº Edição Jul.Dez. 1996 SERVIÇO DE PUBLICAÇÕES Islenha 19 VERÍSSIMO, Nelson 624 Nº de Páginas 166pp. 08725004 Preço com IVA 12,00 11,43 Código de Barras Taxa de IVA 0,57 5% 500 gr SERVIÇO DE PUBLICAÇÕES Jan.Jun.

Leia mais