CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAIS FEDERAIS ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAIS FEDERAIS ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA"

Transcrição

1 1 Noções essenciais em morfologia (classes de palavras); 2 Noções essenciais sobre o verbo (morfologia verbal); 3 Sintaxe da oração; 4 Estudo do sujeito (características); 5 Vozes verbais (conversões); 6 Sintaxe de concordância verbal; 7 Sintaxe de regência verbal; 8 Emprego do acento grave (a crase); 9 Emprego dos sinais de pontuação (a virgula). CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAIS FEDERAIS ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Eficácia/Aplicabilidade das normas constitucionais. 2 Interpretação constitucional. 3 Princípios Fundamentais. 4 Direitos e Garantias Fundamentais. 5 Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. 6 Direitos Sociais. DIREITO CONSTITUCIONAL

2 7 Nacionalidade e Direitos Políticos). 8 Organização do Estado: Competências da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 9 Administração Pública. 10 Poder Legislativo: Processo Legislativo e Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária. 11 Poder Executivo: Atribuições e Responsabilidades do Presidente da República. 12 Poder Judiciário. 13 Funções Essenciais à Justiça: Ministério Público. 14 Controle de Constitucionalidade. 1 Administração pública: princípios básicos. DIREITO ADMINISTRATIVO 2 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 3 Serviços Públicos: conceito e princípios; delegação: concessão, permissão e autorização. 4 Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulação, revogação e convalidação; discricionariedade e vinculação. 5 Organização administrativa: administração direta e indireta; centralizada e descentralizada; autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 6 Órgãos públicos: conceito, natureza e classificação. 7 Processo administrativo (Lei n 9.784/99): das disposições gerais; dos direitos e deveres dos administrados. 8 Responsabilidade civil do Estado. 9 Lei n , de 2/6/92: das disposições gerais; dos atos de improbidade administrativa.

3 10 Licitação: conceito, objeto, finalidades e princípios, obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade, modalidades e tipos, inclusive Pregão na forma da Lei nº / Contratos Administrativos: conceito; características. Inexecução do contrato: rescisões e sanções. 12 Agentes públicos: conceito. 13 Lei 8.112/90: introdução. Provimento e vacância. Remoção, redistribuição e substituição. Direitos e vantagens. Acumulação remunerada. Regime Disciplinar. Regime Disciplinar - Processo Administrativo Disciplinar. 14 Lei /2006. DIREITO CIVIL 1 Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro: vigência da lei, aplicação da lei no tempo e no espaço, integração e interpretação. 2 Das Pessoas Naturais: personalidade, capacidade e ausência. 3 Das Pessoas Jurídicas: disposições gerais. 4 Dos Bens: bens imóveis; bens móveis; bens fungíveis e consumíveis; bens divisíveis; bens singulares e coletivos; bens públicos. 5 Negócio Jurídico. 6 Defeitos do Negócio Jurídico: erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão e fraude contra credores. 7 Simulação. 8 Reserva Mental. 9 Invalidades do Negócio Jurídico: nulidades absolutas e relativas. 10 Prescrição e Decadência. 11 Obrigações: conceito, obrigações de dar coisa certa, obrigações de dar coisa incerta, obrigações de fazer, obrigações de não fazer, obrigações alternativas, obrigações divisíveis e indivisíveis e obrigações solidárias; teoria geral do pagamento. 12 Contratos em Geral.

4 13 Responsabilidade Civil. 1 Noções introdutórias. Autonomia do direito processual. Fontes do Direito Processual Civil. 2 Equivalentes jurisdicionais. Autotutela. Autocomposição. Arbitragem. 3 Lei processual. O tempo e o curso do processo. 4 Princípios fundamentais da sistemática processual. 5 Estudo da jurisdição. Fins. Princípios. Características. Espécies. 6 Órgãos da jurisdição. DIREITO PROCESSUAL CIVIL 7 Funções essenciais à justiça. Ministério Público. Advocacia-Geral da União. Procuradoria-Geral do Estado. Advocacia. Defensoria Pública. Auxiliares da Justiça. 8 Competência. Conceito. Fontes. Momento. Critérios. Regras. Classificação. Incompetência relativa e absoluta. Modificação. Conflito. 9 Ação. Conceito. Acepções. Características. Elementos. Condições. Classificação. 10 Processo e pressupostos processuais. Noções gerais. Conceito e histórico. Sujeitos do processo. 11 Litisconsórcio. Conceito. Espécies. 12 Intervenção de terceiros. Assistência. Oposição. Denunciação da lide. Chamamento ao processo. Nomeação à autoria. 13 Atos processuais. Tempo. Lugar. Prazo. Forma de contagem. Preclusão. 14 Nulidades. Noções gerais. Formas de reconhecimento. 15 Procedimento ordinário comum. Petição inicial. Respostas do réu. Providências preliminares. Julgamento conforme o estado do processo. Audiência de instrução e julgamento. Teoria geral da prova. Provas em espécie. Sentença. Coisa julgada. 16 Procedimento sumário. Conceito. Hipóteses de admissibilidade. Atos processuais não admitidos. Aspectos recursais.

5 Procedimentos. 17 Meios de impugnação das decisões judiciais. Noções gerais. Conceito. Natureza jurídica. Princípios. Requisitos de admissibilidade. Procedimento. Efeitos. Prazos. Classificação. Juízo de admissibilidade dos recursos. 18 Recursos em espécie. Apelação. Embargos de declaração. Agravo. Embargos infringentes. Recurso especial e recurso extraordinário. 19 Execução. 20 Liquidação da sentença. Fase de liquidação. Espécies de liquidação. Procedimento. 21 Execução por quantia certa contra devedor solvente fundada em título executivo extrajudicial. 22 Embargos à execução. 23 Cumprimento de sentença. 24 Execução para entrega de coisa. 25 Execução das obrigações de fazer e não fazer. 26 Execução contra a Fazenda Pública. 27 Execução de prestação alimentícia. 28 Teoria geral do processo cautelar. 29 Cautelares em espécie. 30 Teoria geral dos procedimentos especiais. 31 Principais procedimentos especiais de jurisdição contenciosa. 32 Principais procedimentos especiais de jurisdição voluntária. 1 Dos princípios e fontes do Direito do Trabalho. DIREITO DO TRABALHO

6 2 Dos direitos constitucionais dos trabalhadores (art. 7º da CF/88). 3 Da relação de trabalho e da relação de emprego: trabalho eventual, trabalho temporário e trabalho avulso. 4 Dos sujeitos do contrato de trabalho stricto sensu: do empregado e do empregador: dos poderes do empregador no contrato de trabalho. 5 Do grupo econômico; da sucessão de empregadores; da responsabilidade solidária. 6 Do contrato individual de trabalho. 7 Da alteração do contrato de trabalho: alteração unilateral e bilateral; o jus variandi. 8 Da suspensão e interrupção do contrato de trabalho: caracterização e distinção. 9 Da rescisão do contrato de trabalho: das justas causas; da despedida indireta; da culpa recíproca; Do aviso prévio. 10 Da estabilidade e garantias provisórias de emprego: das formas de estabilidade; da despedida e da reintegração de empregado estável. 11 Da duração do trabalho; da jornada de trabalho; dos períodos de descanso; do intervalo para repouso e alimentação; do descanso semanal remunerado; do trabalho noturno e do trabalho extraordinário; do sistema de compensação de horas. 12 Do salário-mínimo: irredutibilidade e garantia. 13 Das férias: do direito a férias e da sua duração; da concessão e da época das férias; da remuneração e do abono de férias. 14 Do salário e da remuneração: conceito e distinções; composição do salário; modalidades de salário; formas e meios de pagamento do salário; 13º salário. 15 Da equiparação salarial; do princípio da igualdade de salário; Do FGTS. 16 Da prescrição e decadência. 17 Da segurança e medicina no trabalho: da CIPA; das atividades insalubres ou perigosas. 18 Da proteção ao trabalho do menor. 19 Da proteção ao trabalho da mulher; da estabilidade da gestante; da licença-maternidade. 20 Do direito coletivo do trabalho: da liberdade sindical da organização sindical: conceito de categoria; categoria diferenciada; das convenções e acordos coletivos de trabalho.

7 21 Do direito de greve; dos serviços essenciais. 22 Das comissões de Conciliação Prévia. 1 Da Justiça do Trabalho: organização e competência. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 2 Das Varas do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho: jurisdição e competência. 3 Dos serviços auxiliares da Justiça do Trabalho: das secretarias das Varas do Trabalho; dos distribuidores; dos oficiais de justiça e oficiais de justiça avaliadores. 4 Do Ministério Público do Trabalho: organização. 5 Do processo judiciário do trabalho: princípios gerais do processo trabalhista (aplicação subsidiária do CPC). 6 Dos atos, termos e prazos processuais. 7 Da distribuição. 8 Das custas e emolumentos. 9 Das partes e procuradores: do jus postulandi; da substituição e representação processuais; da assistência judiciária; dos honorários de advogado. 10 Das nulidades. 11 Das exceções. 12 Das audiências: de conciliação, de instrução e de julgamento; da notificação das partes; do arquivamento do processo; da revelia e confissão. 13 Das provas. 14 Dos dissídios individuais: da forma de reclamação e notificação; da reclamação escrita e verbal; da legitimidade para ajuizar. 15 Do procedimento ordinário e sumaríssimo.

8 16 Dos procedimentos especiais: inquérito para apuração de falta grave, ação rescisória e mandado de segurança. 17 Da sentença e da coisa julgada: da liquidação da sentença: por cálculo, por artigos e por arbitramento. 18 Dos dissídios coletivos: extensão, cumprimento e revisão da sentença normativa. 19 Da execução: execução provisória; execução por prestações sucessivas; execução contra a Fazenda Pública; execução contra a massa falida. 20 Da citação; do depósito da condenação e da nomeação de bens; do mandado e penhora; dos bens penhoráveis e impenhoráveis; da impenhorabilidade do bem de família (Lei no 8.009/1990). 21 Dos embargos à execução; da impugnação à sentença; dos embargos de terceiro. 22 Da praça e leilão; da arrematação; da remição; das custas na execução. 23 Dos recursos no processo do trabalho. 24 Processo Judicial Eletrônico - PJE: Lei no /2006; Resolução no 136/2014 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. 1 Processo penal eleitoral. DIREITO ELEITORAL 2 Teoria geral do direito penal eleitoral. 3 Principais crimes eleitorais. 4 Conceito e fontes. 5 Organização da justiça eleitoral: composição e competências. 6 Ministério Público Eleitoral: atribuições. 7 Alistamento eleitoral: Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no / Alistamento eleitoral: Ato e efeitos da inscrição.

9 9 Alistamento eleitoral: Segunda via. 10 Alistamento eleitoral: Transferência e encerramento. 11 Alistamento eleitoral: Delegados partidários perante o alistamento. 12 Alistamento eleitoral: Cancelamento e exclusão de eleitor. 13 Alistamento eleitoral: Revisão e correição eleitorais. 14 Alistamento eleitoral: Domicílio eleitoral. 15 Elegibilidade: Conceito e condições. 16 Inelegibilidade: Lei Complementar n 64/1990 e alterações posteriores (Inelegibilidade). 17 Inelegibilidade: Fatos geradores de inelegibilidade. 18 Inelegibilidade: Incompatibilidades, prazos e suspensão por decisão judicial dos efeitos da inelegibilidade. 19 Inelegibilidade: Inelegibilidade reflexa. 20 Sistema eleitoral: princípio majoritário e proporcional, representação proporcional, disposições gerais. 21 Processo Eleitoral: Coligações. 22 Processo Eleitoral: Convenções para escolha de candidatos. 23 Processo Eleitoral: Registro de candidatura: pedido, substituição, cancelamento. 24 Processo Eleitoral: Numeração atribuída aos candidatos; homonímia. 25 Arrecadação e aplicação de recursos nas campanhas eleitorais: vedações inerentes e sanções. 26 Arrecadação e aplicação de recursos nas campanhas eleitorais: Prestação de contas de campanha. 27 Propaganda Política: Propaganda partidária.

10 28 Propaganda Política: Propaganda Intrapartidária. 29 Propaganda Política: Propaganda eleitoral (conforme o Código Eleitoral e a Lei no 9.504/1997 e alterações posteriores). 30 Propaganda Política: Propaganda na imprensa escrita, no rádio, na televisão, na Internet e por outros meios. 31 Propaganda Política: Direito de resposta. 32 Propaganda Política: Condutas vedadas em campanhas eleitorais. 33 Propaganda Política: Propaganda eleitoral extemporânea e propaganda irregular (multa). 34 Partidos políticos (conforme a Constituição Federal, Código Eleitoral, Lei no 9.096/1995 e alterações posteriores): conceituação, destinação, liberdade e autonomia partidárias, natureza jurídica, criação e registro, caráter nacional, funcionamento parlamentar, programa, estatuto, filiação, fidelidade e disciplina partidárias, fusão, incorporação e extinção, finanças e contabilidade, prestação de contas e sanções dela decorrentes, fundo partidário. 35 Sistema eletrônico de votação e totalização dos votos. 36 Privilégios e garantias eleitorais: aspectos gerais, liberdade no exercício do sufrágio, fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes nas zonas rurais Lei no 6.091/1974 e alterações posteriores. 37 Diplomação dos eleitos: natureza jurídica, competência para diplomar e fiscalização. 38 Ações Eleitorais. 39 Recursos eleitorais. 1 Aplicação da lei penal. DIREITO PENAL 2 Princípios da legalidade do Direito Penal. 3 A lei penal no tempo e no espaço. 4 Tempo e lugar do crime.

11 5 Territorialidade e extraterritorialidade da lei penal. 6 Pena cumprida no estrangeiro. 7 Eficácia da sentença estrangeira. 8 Contagem de prazo. 9 Fraudes não computáveis da pena. 10 Interpretação da lei penal: Analogia. 11 Irretroatividade da lei penal. 12 O fato típico e seus elementos. 13 Tipicidade. 14 Crime consumado e tentado. 15 Desistência voluntária, arrependimento eficaz, arrependimento posterior e crime impossível. 16 Ilicitude e causas de exclusão. 17 Excesso punível. 18 Culpabilidade: Elementos e causas de exclusão. 19 Concurso de pessoas. 20 Concurso de crimes. 21 Teoria geral das penas: Penas em espécie. 22 Principais crimes contra a pessoa. 23 Principais crimes contra o patrimônio.

12 24 Principais crimes contra a administração pública. 1 Princípios aplicáveis ao direito processual penal. 2 Aplicação da lei processual no tempo, no espaço e em relação às pessoas. 3 Inquérito policial. 4 Princípios gerais e informadores do processo. 5 Tipos de processo penal e procedimentos processuais penais. 6 Ação penal. 7 Ação civil. 8 Jurisdição e Competência. 9 Questões e processos incidentes. 10 Prova. 11 Juiz, Ministério Público, acusado e defensor. 12 Assistentes e auxiliares da justiça. 13 Prisão, medidas cautelares e liberdade provisória. 14 Citações e intimações. 15 Processo e procedimentos. 16 Procedimento de crimes de responsabilidade de servidores públicos. DIREITO PROCESSUAL PENAL

13 17 Juizados Especiais Criminais. 18 Sentença e coisa julgada. 19 Prazos. 20 Características, princípios e contagem. 21 Nulidades. 22 Recursos em geral. 23 Habeas corpus e seu processo. 24 Disposições constitucionais aplicáveis ao direito processual penal.

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 3 Acentuação gráfica... 12 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28 Conjunção... 47 Emprego de tempos e modos verbais... 36 Vozes do verbo... 40

Leia mais

TST SUMÁRIO. Português. Intelecção de texto Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal...

TST SUMÁRIO. Português. Intelecção de texto Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... Português Intelecção de texto... 3 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Flexão nominal e verbal... 33/38 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...48 Emprego de tempos e modos

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto: coesão e coerência... 3 Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação...

Leia mais

TRT 24 SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 32

TRT 24 SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 32 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 19 Acentuação gráfica... 29 Flexão nominal e verbal... 32 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40 Emprego de tempos e modos verbais... 47 Vozes

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 18ª REGIÃO TJAA

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 18ª REGIÃO TJAA 1 Dos princípios e fontes do Direito do Trabalho. 2 Dos direitos constitucionais dos trabalhadores - direitos sociais (art. 7.ºda CF/88). CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 18ª REGIÃO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO 1 Ortografia oficial. 2 Acentuação gráfica. 3 Flexão nominal e verbal. 4 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 5 Emprego de tempos e modos verbais.. 6 Vozes do verbo. 7 Concordância nominal

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO AJAJ

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO AJAJ CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO AJAJ 1 Domínio da ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Emprego da acentuação

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 24ª REGIÃO TJAA

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 24ª REGIÃO TJAA 1 Da Justiça do Trabalho: organização e competência. 2 Das Varas do Trabalho e dos Tribunais Regionais do Trabalho: jurisdição e competência. CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 24ª REGIÃO

Leia mais

PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão

PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 19 Acentuação gráfica... 29 Flexão nominal e verbal... 32 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40 Emprego de tempos, modos e aspectos verbais...

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

TST SUMÁRIO. Português. Intelecção de texto Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal...

TST SUMÁRIO. Português. Intelecção de texto Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... Português Intelecção de texto... 3 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Flexão nominal e verbal... 33/38 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...48 Emprego de tempos e modos

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO TJPE TODOS OS CARGOS

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO TJPE TODOS OS CARGOS CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO TJPE TODOS OS CARGOS 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Acentuação gráfica. 3 Flexão

Leia mais

Ministério Público da União - MPU. Analista do MPU - Especialidade: Direito VOLUME 1. Língua Portuguesa. Acessibilidade. Ética no Serviço Público

Ministério Público da União - MPU. Analista do MPU - Especialidade: Direito VOLUME 1. Língua Portuguesa. Acessibilidade. Ética no Serviço Público Ministério Público da União - MPU Analista do MPU - Especialidade: Direito VOLUME 1 Língua Portuguesa 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2 Reconhecimento de tipos e gêneros

Leia mais

TRT SUMÁRIO. Português. Ortografia oficial Acentuação gráfica Homônimos e parônimos Flexão nominal e verbal...

TRT SUMÁRIO. Português. Ortografia oficial Acentuação gráfica Homônimos e parônimos Flexão nominal e verbal... Português Ortografia oficial... 15 Acentuação gráfica... 25 Homônimos e parônimos... 93 Flexão nominal e verbal...28/30/42 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...33 Advérbios... 40 Conjunções

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA EDITAL VERTICALIZADO MPU 2018 - ANALISTA DO MPU - ESPECIALIDADE: DIREITO CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados 2 Reconhecimento de tipos e

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - - LÍNGUA PORTUGUESA - 1 Ortografia oficial 2 Acentuação gráfica 3 Flexão nominal e verbal 4 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação Emprego de tempos, modos e aspectos verbais 5 6 Vozes do

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 3 Acentuação gráfica... 12 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28 Conjunção... 47 Emprego de tempos e modos verbais... 36 Vozes do verbo... 40

Leia mais

TRT SUMÁRIO. Português. Ortografia oficial Acentuação gráfica Homônimos e parônimos Flexão nominal e verbal...

TRT SUMÁRIO. Português. Ortografia oficial Acentuação gráfica Homônimos e parônimos Flexão nominal e verbal... Português Ortografia oficial... 15 Acentuação gráfica... 25 Homônimos e parônimos... 93 Flexão nominal e verbal...28/30/42 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...33 Advérbios... 40 Conjunções

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA DE ACORDO COM O EDITAL N 1, DE 24 DE NOVEMBRO DE 201, DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO, TRE-SP CONHECIMENTOS BÁSICOS

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 3 Acentuação gráfica... 12 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...28 Conjunção... 47 Emprego de tempos e modos verbais... 36 Vozes do verbo... 40

Leia mais

EDITAL VERTICALIZADO - TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA

EDITAL VERTICALIZADO - TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA CONCURSO DO TRT 4a REGIÃO - RIO GRANDE DO SUL EDITAL VERTICALIZADO - TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA CONHECIMENTOS BÁSICOS PORTUGUÊS Ortografia Oficial Acentuação Gráfica Flexão nominal e verbal

Leia mais

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 29

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 29 Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 29 INFORMAÇÕES Instituição: MPU - Ministério Público da União Banca Examinadora: Cebraspe (Cespe/UnB) Total de Vagas: 47 Remuneração: de R$7.260,41 a R$11.345,90

Leia mais

TRT-CAMPINAS SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Interpretação de texto Argumentação Pressupostos e subentendidos Níveis de linguagem...

TRT-CAMPINAS SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Interpretação de texto Argumentação Pressupostos e subentendidos Níveis de linguagem... Língua Portuguesa Interpretação de texto... 3 Argumentação... 6 Pressupostos e subentendidos... 6 Níveis de linguagem... 7 Articulação do texto: coesão e coerência... 11/100 Termos da oração... 57 Processos

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna... 6/3 Semântica:

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO - TRT 14 Região

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO - TRT 14 Região TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO - TRT 14 Região TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA VOLUME 1 CONHECIMENTOS GERAIS LÍNGUA PORTUGUESA Ortografia oficial.... 28 Acentuação gráfica.... 26 Flexão

Leia mais

ANALISTA JUDICIÁRIO OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR FEDERAL MATÉRIAS CONHECIMENTOS GERAIS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. LÍNGUA PORTUGUESA 2. REGIMENTO INTERNO 3. MATEMÁTICA 4. ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

Leia mais

MATÉRIAS CONHECIMENTOS GERAIS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. LÍNGUA PORTUGUESA 2. REGIMENTO INTERNO 3. MATEMÁTICA 4. ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA 5. DIREITO CONSTITUCIONAL 6. DIREITO ADMINISTRATIVO 7. DIREITO

Leia mais

MPU 2018 ANALISTA DO MPU - ESPECIALIDADE: DIREITO. CONHECIMENTOS BÁSICOS (50 Questões)

MPU 2018 ANALISTA DO MPU - ESPECIALIDADE: DIREITO. CONHECIMENTOS BÁSICOS (50 Questões) 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos

Leia mais

MATÉRIAS CONHECIMENTOS BÁSICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. LÍNGUA PORTUGUESA 2. REGIMENTO INTERNO 3. MATEMÁTICA 4. ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA 5. DIREITO CONSTITUCIONAL 6. DIREITO ADMINISTRATIVO 7.

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS 01 - Língua Portuguesa

CONHECIMENTOS GERAIS 01 - Língua Portuguesa 1 Interpretação de texto. 2 Argumentação. 3 Pressupostos e subentendidos. 4 Níveis de linguagem. 5 Articulação do texto: coesão e coerência. 6 Termos da oração. 7 Processos de coordenação e subordinação.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna...3 Semântica:

Leia mais

TRT 2ª Região Técnico Judiciário Área Administrativa

TRT 2ª Região Técnico Judiciário Área Administrativa Língua Portuguesa: 1. Interpretação de texto. 2. Argumentação. 3. Pressupostos e subentendidos. 4. Níveis de linguagem. 5. Articulação do texto: coesão e coerência. 6. Termos da oração. 7. Processos de

Leia mais

É um prazer estar aqui com vocês para apresentar o meu projeto de revisão de conteúdo jurídico TST Plus e TRT Plus.

É um prazer estar aqui com vocês para apresentar o meu projeto de revisão de conteúdo jurídico TST Plus e TRT Plus. Olá! Pessoal! Sejam bem vindos ao TST TRT PLUS! É um prazer estar aqui com vocês para apresentar o meu projeto de revisão de conteúdo jurídico TST Plus e TRT Plus. Nos últimos anos observei que há alunos

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa. Regimento Interno do TRT da 15ª região

CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa. Regimento Interno do TRT da 15ª região EDITAL VERTICALIZADO TRT 15º - Analista Judiciário - Área Administrativa - 2018 CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa 1 Interpretação de texto. 2 Argumentação. 3 Pressupostos e subentendidos. 4 Níveis

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto: coesão e coerência... 3 Termos da oração... 57 Processos de coordenação

Leia mais

TRT-CAMPINAS SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Interpretação de texto Argumentação Pressupostos e subentendidos Níveis de linguagem...

TRT-CAMPINAS SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Interpretação de texto Argumentação Pressupostos e subentendidos Níveis de linguagem... Língua Portuguesa Interpretação de texto... 3 Argumentação... 6 Pressupostos e subentendidos... 6 Níveis de linguagem... 7 Articulação do texto: coesão e coerência... 11/100 Termos da oração... 57 Processos

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO ANALISTA MPU ESPECIALIDADE: DIREITO LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO D R I LEI R II

EDITAL SISTEMATIZADO ANALISTA MPU ESPECIALIDADE: DIREITO LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO D R I LEI R II EDITAL SISTEMATIZADO ANALISTA MPU ESPECIALIDADE: DIREITO CONHECIMENTOS GERAIS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

Leia mais

Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região - São Paulo - TRT-2

Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região - São Paulo - TRT-2 Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região - São Paulo - TRT-2 Técnico Judiciário Área Administrativa VOLUME 1 Língua Portuguesa Interpretação de texto.... 1 Argumentação.... 2 Pressupostos e subentendidos....

Leia mais

EDITAL VERTICALIZADO

EDITAL VERTICALIZADO EDITAL VERTICALIZADO ANALISTA DO Desenvolvido com base no edital de 2018 -- -- MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE! PREPARAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MPU

Leia mais

ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA.

ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA. MATÉRIAS CONHECIMENTOS GERAIS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. LÍNGUA PORTUGUESA 2. REGIMENTO INTERNO 3. MATEMÁTICA 4. ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA 5. ORÇAMENTO PÚBLICO 6. DIREITO CONSTITUCIONAL 7. DIREITO

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRT ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA / EXECUÇÃO DE MANDADOS

CONTROLE DE CONTEÚDO TRT ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA / EXECUÇÃO DE MANDADOS CONTROLE DE CONTEÚDO TRT ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA / EXECUÇÃO DE MANDADOS 1 Ortografia oficial. PORTUGUÊS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Acentuação gráfica. 3

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRT 6ª REGIÃO PERNAMBUCO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA (TRT6 AJAJ)

CONTROLE DE CONTEÚDO TRT 6ª REGIÃO PERNAMBUCO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA (TRT6 AJAJ) CONTROLE DE CONTEÚDO TRT 6ª REGIÃO PERNAMBUCO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA (TRT6 AJAJ) 1 Emprego de tempos e modos verbais. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS 01 - Língua Portuguesa

CONHECIMENTOS GERAIS 01 - Língua Portuguesa EDITAL VERTICALIZADO TRT 1º - ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA - 2018 CONHECIMENTOS GERAIS 01 - Língua Portuguesa 1 Significação de palavras e expressões 2 Relações de sinonímia e de antonímia

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA

CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA 1 Compreensão e interpretação de textos. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Tipologia

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRT 6ª REGIÃO PERNAMBUCO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRT6 AJAA)

CONTROLE DE CONTEÚDO TRT 6ª REGIÃO PERNAMBUCO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRT6 AJAA) CONTROLE DE CONTEÚDO TRT 6ª REGIÃO PERNAMBUCO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRT6 AJAA) 1 Emprego de tempos e modos verbais. LÍNGUA PORTUGUESA 2 Flexão de verbos irregulares. 3 Pontuação. 4

Leia mais

EDITAL VERTICALIZADO MPU ANALISTA (DIREITO)

EDITAL VERTICALIZADO MPU ANALISTA (DIREITO) EDITAL VERTICALIZADO MPU ANALISTA (DIREITO) Olá, pessoal! Eu sou o Prof. Helder Moura. Deixarei as apresentações para você ver no site do LSEnsino. Link: https://goo.gl/ucltsu O nosso objetivo agora é

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL DO TRABALHO 12ª REGIÃO (TJAA - TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL DO TRABALHO 12ª REGIÃO (TJAA - TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL DO TRABALHO 12ª REGIÃO (TJAA - TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA) 1 Emprego de tempos e modos verbais. PORTUGUÊS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - ANALISTA DO MPU ÁREA DE ATIVIDADE: APOIO JURÍDICO ESPECIALIDADE: DIREITO

CONTROLE DE CONTEÚDO - ANALISTA DO MPU ÁREA DE ATIVIDADE: APOIO JURÍDICO ESPECIALIDADE: DIREITO 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. CONTROLE DE CONTEÚDO - ANALISTA DO MPU ÁREA DE ATIVIDADE: APOIO JURÍDICO ESPECIALIDADE: DIREITO

Leia mais

JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL

JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL Noções de Direito do Trabalho Analista Judiciário Área Administrativa Dos princípios e fontes do Direito do Trabalho. Dos direitos constitucionais dos trabalhadores

Leia mais

TRT 11 SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 32

TRT 11 SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 32 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 19 Acentuação gráfica... 29 Flexão nominal e verbal... 32 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40 Emprego de tempos e modos verbais... 47 Vozes

Leia mais

SUMÁRIo. 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PROCESSO DO TRABALHO, Introdução, Brasil, 21

SUMÁRIo. 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PROCESSO DO TRABALHO, Introdução, Brasil, 21 STJ00043434 SUMÁRIo Nota do coordenador, 15 1 FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS, 17 1.1 AutDdefesa, 17 1.2 Autocomposição, 17 1.3 Heterocomposição, 17 1.3.1 Mediação, 18 1.3.1.1 Comissões de

Leia mais

TRT SUMÁRIO. Português. Ortografia oficial Acentuação gráfica Homônimos e parônimos Flexão nominal e verbal...

TRT SUMÁRIO. Português. Ortografia oficial Acentuação gráfica Homônimos e parônimos Flexão nominal e verbal... Português Ortografia oficial... 15 Acentuação gráfica... 25 Homônimos e parônimos... 93 Flexão nominal e verbal...28/30/42 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação...33 Advérbios... 40 Conjunções

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem...3 Língua Portuguesa Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem...3 Articulação do texto: coesão e coerência... 11 Termos da oração. Processos de coordenação e

Leia mais

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 19 1.1. Da soberania popular... 19 1.2. Direitos políticos... 19 1.2.1. Do voto... 22 1.2.1.1. Características do voto... 22 1.2.2. Princípio da vedação

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna... 6/3 Semântica:

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRE-SP AJAA)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRE-SP AJAA) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRE-SP AJAA) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA 2 Acentuação

Leia mais

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 23 1.1. Da soberania popular... 23 1.2. Direitos políticos... 23 1.2.1. Do voto... 26 1.2.1.1. Características do voto... 26 1.3. Direito Eleitoral...

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

wwww.concursovirtual.com.b

wwww.concursovirtual.com.b Simulado Virtual para o TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Edital Virtual O Presidente da Comissão de Simulado torna pública a realização de Simulado Virtual para Ingresso no Quadro de Pessoal

Leia mais

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA 1.1. Organização da Justiça do Trabalho 1.1.1. Introdução 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho 1.1.3. Tribunais Regionais do Trabalho 1.1.4. Juízes

Leia mais

Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região/Ceará TRT-7

Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região/Ceará TRT-7 Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região/Ceará TRT-7 Analista Judiciário - Área Administrativa VOLUME 1 Língua Portuguesa 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2 Reconhecimento

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL DO TRABALHO 12ª REGIÃO AJAA

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL DO TRABALHO 12ª REGIÃO AJAA CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL DO TRABALHO 12ª REGIÃO AJAA 1 Emprego de tempos e modos verbais. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Flexão de verbos irregulares.

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 11ª REGIÃO TJAA

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 11ª REGIÃO TJAA CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 11ª REGIÃO TJAA 1 Ortografia oficial. PORTUGUÊS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Acentuação gráfica. 3 Flexão nominal e

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto;

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO PARA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ PROGRAMA DE ESTUDOS Cargo: Advogado LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR 1. Quanto à

Leia mais

Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região/Amazonas e Roraima TRT 11. Técnico Judiciário - Área Administrativa VOLUME 1

Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região/Amazonas e Roraima TRT 11. Técnico Judiciário - Área Administrativa VOLUME 1 Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região/Amazonas e Roraima TRT 11 Técnico Judiciário - Área Administrativa VOLUME 1 Língua Portuguesa Ortografia oficial.... 1 Acentuação gráfica.... 4 Flexão nominal

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA... 21 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 21 1.1.1. Introdução... 21 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 21 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

CONCURSO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA INFORMATIVO

CONCURSO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA INFORMATIVO CONCURSO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA INFORMATIVO Curso DSc REQUISITOS, EXPECTATIVA DE VAGAS NO PRÓXIMO CONCURSO

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS 01 - Língua Portuguesa

CONHECIMENTOS GERAIS 01 - Língua Portuguesa EDITAL VERTICALIZADO TRT 1º - TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA - 2018 CONHECIMENTOS GERAIS 01 - Língua Portuguesa 1 Significação de palavras e expressões 2 Relações de sinonímia e de antonímia 3

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 21 1.2 Direito estrangeiro... 24 1.3 Denominação... 27 1.4 Conceito... 27 1.5 Abrangência... 27 1.6 Autonomia...

Leia mais

- Língua Portuguesa -

- Língua Portuguesa - - Língua Portuguesa - 1 Ortografia oficial. 2 Acentuação gráfica. 3 Flexão nominal e verbal. 4 Pronomes: 5 emprego, 6 formas de tratamento 7 e colocação. 8 Emprego de tempos e modos verbais. 9 Vozes do

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 25 1.6 Autonomia...

Leia mais

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1 Direito Civil e Processual Civil DIREITO CIVIL 1. Direito das relações de consumo: Reparação dos danos; Práticas comerciais. 2. Locação de imóveis urbanos: locação residencial.

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas - TJ-AL

Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas - TJ-AL Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas - TJ-AL Analista Judiciário Área Oficial de Justiça Avaliador VOLUME 1 Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA (TRT2 AJAJ)

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA (TRT2 AJAJ) CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA (TRT2 AJAJ) 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES

Leia mais

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12 Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa Ortografia oficial... 3 Acentuação gráfica... 12 Flexão nominal e verbal... 15/18/29 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 20 Advérbios...

Leia mais

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Conteúdo Programático Anal Jud. Área Jud. Formas de solução de conflitos trabalhistas. Fontes do Direito Processual do Trabalho; Justiça do Trabalho: organização

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação 2007/1 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO ELEITORAL E PARTIDÁRIO Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna...3 Semântica:

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de texto... 3 Tipologia e gêneros textuais... 6 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República): aspectos gerais da redação

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO... 27

SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo... 27 A função administrativa... 27 Administração Pública... 28 Direito Administrativo: critérios para

Leia mais

Prefeitura do Município de Tejupá CNPJ /

Prefeitura do Município de Tejupá CNPJ / CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2016 EDITAL DE ERRATA Nº 07/2016 Valdomiro José Mota, Prefeito Municipal de Tejupá, Estado de São Paulo, torna público na forma prevista no artigo 37 da Constituição Federal, o Edital

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO... ANÁLISE DE CONTEÚDO... 21 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas... 21 2. Gráfico-Resumo... 24 1. DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 1. Agentes Públicos... 27 1.1. Disposições Gerais... 27 1.2. Cargo em Comissão...

Leia mais

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO Lei seca. Exercícios Código Civil CF. do Trabalho

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO Lei seca. Exercícios Código Civil CF. do Trabalho Manhã SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO 30 min Lei seca Lei seca Lei seca Lei seca Lei seca Exercícios Código Civil CF Administrativo CLT Código de 4 horas (leis esparsas) Processo Civil *todas

Leia mais

PRA PASSAR, TEM QUE SER FOCUS!

PRA PASSAR, TEM QUE SER FOCUS! PREPARAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MPU Você já pensou em prestar concurso para o Ministério Público da União? Se você adquiriu este e-book é porque é sim! Como é consenso entre todos os aprovados

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 27 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 27 1.1.1. Introdução... 27 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 28 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ EDITAL VERTICALIZADO MP CE ANALISTA MINISTERIAL - ÁREA DIREITO LÍNGUA PORTUGUESA ESTUDEI? QUESTÕES REVISÃO Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Homônimos e parônimos. Flexão nominal e verbal. Pronomes:

Leia mais

É um prazer estar aqui com vocês para apresentar o meu projeto de revisão de conteúdo jurídico TST Plus e TRT Plus.

É um prazer estar aqui com vocês para apresentar o meu projeto de revisão de conteúdo jurídico TST Plus e TRT Plus. Olá! Pessoal! Sejam bem vindos ao TST TRT PLUS! É um prazer estar aqui com vocês para apresentar o meu projeto de revisão de conteúdo jurídico TST Plus e TRT Plus. Nos últimos anos observei que há alunos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL Sumário 1 Da advocacia 2 Direitos do advogado 3 Inscrição na OAB e estágio 4 Sociedade de advogados 5 Advogado empregado 6 Honorários advocatícios 7 Incompatibilidade e impedimento 8 Ética e publicidade

Leia mais

TRT 11 SUMÁRIO. Português. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 32

TRT 11 SUMÁRIO. Português. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 32 Português Ortografia oficial... 19 Acentuação gráfica... 29 Flexão nominal e verbal... 32 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40 Emprego de tempos e modos verbais... 47 Vozes do verbo...

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 25 1.1.1. Introdução... 25 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 26 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

Conselho Federal da Ordem dos Advogados - OAB. Exame de Ordem Unificado. Direito Constitucional. Direitos Humanos

Conselho Federal da Ordem dos Advogados - OAB. Exame de Ordem Unificado. Direito Constitucional. Direitos Humanos Conselho Federal da Ordem dos Advogados - OAB Exame de Ordem Unificado Direito Constitucional 1. Constitucionalismo 1.1 Neoconstitucionalismo... 1 2.Direito Constitucional 2.1 Conceito 2.2 Natureza 2.3

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISTRITO FEDERAL - ANALISTA DE GESTÃO EDUCACIONAL ESPECIALIDADE DIREITO E LEGISLAÇÃO

CONTROLE DE CONTEÚDO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISTRITO FEDERAL - ANALISTA DE GESTÃO EDUCACIONAL ESPECIALIDADE DIREITO E LEGISLAÇÃO CONTROLE DE CONTEÚDO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISTRITO FEDERAL - ANALISTA DE GESTÃO EDUCACIONAL ESPECIALIDADE DIREITO E LEGISLAÇÃO 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento

Leia mais