O Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XI Amar ao próximo como a si mesmo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XI Amar ao próximo como a si mesmo"

Transcrição

1

2 O Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XI Amar ao próximo como a si mesmo

3 Item 3: Servo cruel ou Credor incompassivo

4

5

6

7

8

9 O que é uma parábola? Parábola é uma história que se conta tendo por finalidade um ensinamento moral. Cristo era um exímio contador de parábolas. (Sérgio Biagi Gregório).

10 Qual o elemento chave nesta parábola? A tônica desta parábola é o perdão. É extremamente fácil fazer teoria, propor soluções para os outros. E quando tivermos de aplicar a nós mesmos esses ensinamentos? Quanto nos custa de esforço e sacrifício? (Sérgio Biagi Gregório).

11

12 Cálculos 1 denário 4g de prata 1 talento 6000/denários 24,0kg de prata talentos x 6000/denários = (sessenta milhões de denários).

13 Cálculos 1 denário 4g de prata 1 talento 6000/denários 24,0kg de prata talentos x 6000/denários = (sessenta milhões de denários). 1 denário correspondia a um dia de trabalho O operário que ganhasse 1 denário/dia teria que trabalhar por volta de anos para juntar toda essa quantia.

14 Ideia principal: Os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca dos saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, para o tentar, propôslhe esta questão: - 'Mestre, qual o mandamento maior da lei?' - Jesus respondeu: 'Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. - Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.' (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40). (ESE, Cap. XI, item 1).

15 Lv 19,17-19: Não terás no teu coração ódio pelo teu irmão. [ ] Não te vingarás e não guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou Iahweh.

16 Mt 5,43-48: Ouvistes que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.' Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos. Com efeito, se amais aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também os publicanos a mesma coisa? E se saudais apenas os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem também os gentios a mesma coisa? Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.

17 Ideia principal: Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a Lei e os Profetas. (Mt 7,12). Tratai todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem. (Lc 6, 31). (ESE, Cap. XI, item 2).

18 No item 3, do cap. X Bem-aventurados os que são misericordiosos, ESE, Kardec analisa o trecho bíblico anterior ao passo do credor incompassivo, vale a pena mencioná-lo: Se contra vós pecou vosso irmão, ide fazerlhe sentir a falta em particular, a sós com ele; se vos atender, tereis ganho o vosso irmão. Então, aproximando-se dele, disse-lhe Pedro: 'Senhor, quantas vezes perdoarei a meu irmão, quando houver pecado contra mim? Até sete vezes?' Respondeu-lhe Jesus: 'Não vos digo que perdoeis até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes.' (Mt 18, )

19 Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome! Venha o teu reino! Faça-se a tua vontade, assim na Terra como no Céu. Dános o pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, como perdoamos aos que nos devem. Perdoa as nossas ofensas, como perdoamos aos que nos ofenderam. Não nos deixes entregues à tentação, mas livra-nos do mal. Assim seja. (Mt 6,9-13).

20 Da narrativa do credor incompassivo se destacam dois momentos: 1º pede perdão pela sua dívida 2º exige do outro o pagamento Qual foi o móvel dessas duas ações?

21 Da narrativa do credor incompassivo se destacam dois momentos: 1º pede perdão pela sua dívida 2º exige do outro o pagamento Qual foi o móvel dessas duas ações?

22 Instrução dos Espíritos O egoísmo 11. O egoísmo, chaga da Humanidade, tem que desaparecer da Terra, a cujo progresso moral obsta. Ao Espiritismo está reservada a tarefa de fazê-la ascender na hierarquia dos mundos.

23 O egoísmo é, pois, o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem apontar suas armas, dirigir suas forças, sua coragem. Digo: coragem, porque dela muito mais necessita cada um para vencer-se a si mesmo, do que para vencer os outros.

24 Que cada um, portanto, empregue todos os esforços a combatê-lo em si, certo de que esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho é o causador de todas as misérias do mundo terreno. É a negação da caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens.

25 Jesus vos deu o exemplo da caridade e Pôncio Pilatos o do egoísmo, pois, quando o primeiro, o Justo, vai percorrer as santas estações do seu martírio, o outro lava as mãos, dizendo: Que me importa! Animou-se a dizer aos judeus: Este homem é justo, por que o quereis crucificar? Entretanto, deixa que o conduzam ao suplício.

26 É a esse antagonismo entre a caridade e o egoísmo, à invasão do coração humano por essa chaga moral que se deve atribuir o fato de não haver ainda o Cristianismo desempenhado por completo a sua missão.

27 Cabem a vós, novos apóstolos da fé, que os Espíritos superiores esclarecem, o encargo e o dever de extirpar esse mal, a fim de dar ao Cristianismo toda a sua força e desobstruir o caminho dos pedrouços que lhe embaraçam a marcha.

28 Expulsai da Terra o egoísmo para que ela pos sa subir na escala dos mundos, porquanto já é tempo de a Humanidade envergar sua veste viril, para o que cumpre que primeiramente o expilais dos vossos corações. Emmanuel. (Paris, 1861.)

29 12. Se os homens se amassem com mútuo amor, mais bem praticada seria a caridade; mas, para isso, mister fora vos esforçásseis por largar essa couraça que vos cobre os corações, a fim de se tornarem eles mais sensíveis aos sofrimentos alheios.

30 A rigidez mata os bons sentimentos; o Cristo jamais se escusava; não repelia aquele que o buscava, fosse quem fosse: socorria a mulher adúltera, como o criminoso; nunca temeu que a sua reputação sofresse por isso. Quando o tomareis por modelo de todas as vossas ações? Se na Terra a caridade reinasse, o mau não imperaria nela; fugiria envergonhado; ocultar-se-ia, visto que em toda parte se acharia deslocado. O mal então desapareceria, ficai bem certos.

31 Começai vós por dar o exemplo; sede caridosos para com todos indistintamente; esforçai-vos por não atentar nos que vos olham com desdém e deixai a Deus o encargo de fazer toda a justiça, a Deus que todos os dias separa, no seu Reino, o joio do trigo.

32 O egoísmo é a negação da caridade. Ora, sem a caridade não haverá descanso para a sociedade humana. Digo mais: não haverá segurança. Com o egoísmo e o orgulho, que andam de mãos dadas, a vida será sempre uma carreira em que vencerá o mais esperto, uma luta de interesses, em que se calcarão aos pés as mais santas afeições, em que nem sequer os sagrados laços da família merecerão respeito. Pascal. (Sens, 1862.)

33

34

35

36

37 Lei de causa e efeito

38 A ação do mal pode ser rápida, mas ninguém sabe quanto tempo exigirá o serviço da reação, indispensável ao restabelecimento da harmonia soberana da vida, quebrada por nossas atitudes contrárias ao bem (Assistente Silas, em Ação e reação, psicografia Chico Xavier).

39 Mt 26,52: Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Jo 8,34: Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ap 20,12: [ ] E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

40 Referência bibliográfica KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capivari, SP: EME, Sérgio Biagi Gregório:

41 Imagens: Jesus: SermonOnTheMount.jpg/375px-Bloch-SermonOnTheMount.jpg O ESE Parábola credor incompassivo: Peso e medidas: %20%28Pesos%20e%20Medidas%29%20-%20Banco%20de%20Dados%20- %20Beta%20Estudos.htm Pássaro: O egoísmo: Kardec: todos-os-vicios-como-a-caridade-e-a-fonte-de-todas-as-virtudes-allan-kardec jpg Madre Tereza: Aristóteles: por-nos-proprios-mas-uma-desvairada-paixao-por-nos-proprios-aristoteles jpg Egoísmo não leva...:

42 Site: Versão 2

O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Evangelho Segundo o Espiritismo O Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XV Fora da caridade não há salvação A parábola do bom samaritano [O Espiritismo] Não diz: Fora do Espiritismo não há salvação, mas, com o Cristo: Fora da caridade

Leia mais

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento.

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Roteiro 2 Explicar o que caracteriza amor

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 9 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE PROGRESSO E TRABALHO EM NOSSAS VIDAS LEI DE PROGRESSO E CIVILIZAÇÃO 2ª. parte 9º. ENCONTRO

Leia mais

Evangelho. O bem em resposta ao mal / Amor ao próximo Mateus: 5:38-48

Evangelho. O bem em resposta ao mal / Amor ao próximo Mateus: 5:38-48 Evangelho O bem em resposta ao mal / Amor ao próximo Mateus: 5:38-48 Mateus 5 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer

Leia mais

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL Debate em 12/05/2012 http://www.gede.net.br OBJETIVO Perceber as Instruções do Evangelho como um caminho para a evolução; Avaliar a necessidade da prática do Evangelho

Leia mais

Maior Mandamento. CEEFA.2017 Roberto S. Adam

Maior Mandamento. CEEFA.2017 Roberto S. Adam Maior Mandamento CEEFA.2017 Roberto S. Adam Maior Mandamento Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba _ Estrutura _Definições _Reflexões _ Estrutura _Definições _Reflexões ESTRUTURA O EVANGELHO

Leia mais

As Várias Faces do Amor. Seminário em 16/02/2013 www.gede.net.br

As Várias Faces do Amor. Seminário em 16/02/2013 www.gede.net.br As Várias Faces do Amor Seminário em 16/02/2013 www.gede.net.br Objetivo: Melhorar o entendimento sobre o amor. Pontos a debater: 1) Definição; 2) AS religiões e o amor; 3) A lei maior; 4) Instrução de

Leia mais

O velho egoísmo humano é criador de cárceres tenebrosos. (ANDRÉ LUIZ, Obreiros da Vida Eterna, psicografa de Chico Xavier)

O velho egoísmo humano é criador de cárceres tenebrosos. (ANDRÉ LUIZ, Obreiros da Vida Eterna, psicografa de Chico Xavier) O egoísmo O velho egoísmo humano é criador de cárceres tenebrosos. (ANDRÉ LUIZ, Obreiros da Vida Eterna, psicografa de Chico Xavier) O Livro dos Espíritos Livro Terceiro Cap. XII Egoísmo q. 913 a 917.

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus OBJETIVO FEB EADE - Livro III - Módulo II Roteiro

Leia mais

Evangelho. O maior mandamento Mateus 22:34

Evangelho. O maior mandamento Mateus 22:34 Evangelho O maior mandamento Mateus 22:34 :34-40 40 Mateus 22 34 Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se 35 e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo

Leia mais

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Texto base Mateus 6:9-15 Vers. 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; Vers. 14 Porque, se perdoardes aos

Leia mais

Relações humanas. Reforma Íntima. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes

Relações humanas. Reforma Íntima. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Relações humanas Reforma Íntima Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Necessidade da vida social Homem nenhum possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas

Leia mais

Com as preocupações da vida e com nossos interesses esquecemos as necessidades de nossos semelhantes.

Com as preocupações da vida e com nossos interesses esquecemos as necessidades de nossos semelhantes. Com as preocupações da vida e com nossos interesses esquecemos as necessidades de nossos semelhantes. Quando Jesus andava pela terra alguém perguntou: Quem é o meu próximo? Desde 3.600 A.C. tem havido

Leia mais

LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A

LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A Orações próprias do VII Domingo do Tempo comum (Missal Romano, p. 401); Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VIII (Missal Romano, p. 483); Oração Eucarística

Leia mais

C & Q. "Ninguém possui meu Deus, mas

C & Q. Ninguém possui meu Deus, mas "Ninguém possui meu Deus, mas C & Q meu Deus possui a todos, inclusive a mim. Os deuses de todas as pessoas individuais possuem sempre todas as outras pessoas, inclusive a mim mesmo". C. G. Jung O Livro

Leia mais

AME-JF AULA Nº 07 DEC Continuação do Plano de Aula II CICLO B. Ilustração Inicial

AME-JF AULA Nº 07 DEC Continuação do Plano de Aula II CICLO B. Ilustração Inicial Ilustração Inicial Desenho nº 01 Pai Nosso, que estás nos céus. Quando Jesus começou a prece dominical, atendendo ao pedido dos apóstolos, o Mestre queria dizer-nos que Deus, acima de tudo, é nosso Pai.

Leia mais

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Roteiro 7 Objetivo Interpretar, à luz da Doutrina

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II. 1Jo 2.

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II. 1Jo 2. Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II 1Jo 2.7-11 Um dos assuntos mais deturpados e incompreendidos até mesmo

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

Roteiro 8 Os discípulos de Jesus

Roteiro 8 Os discípulos de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 8 Os discípulos de Jesus Objetivos Identificar as características

Leia mais

A Missão de Jesus. guia e modelo da Humanidade. Roteiro 4

A Missão de Jesus. guia e modelo da Humanidade. Roteiro 4 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 4 A Missão de Jesus guia e modelo da Humanidade Objetivos Explicar

Leia mais

Jesus à luz da visão espírita. CEEFA.2017 Roberto S. Adam

Jesus à luz da visão espírita. CEEFA.2017 Roberto S. Adam Jesus à luz da visão espírita CEEFA.2017 Roberto S. Adam Jesus à luz da visão espírita Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba _ Estrutura _Definições _Reflexões _ Estrutura _Definições _Reflexões

Leia mais

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades Área da Mediunidade ENCONTRO MICRORREGIONAL Fortaleza - CE 02-03/09/2017 Mediunidade Desafios e Possibilidades MEDIUNIDADE COMO FERRAMENTA PARA A BUSCA DE DEUS Mediunidade Qualidade da pessoa que, segundo

Leia mais

Fundamentação. Ensinos e Mandamentos de Jesus. Igreja em Gravataí. Seguindo seus passos...

Fundamentação. Ensinos e Mandamentos de Jesus. Igreja em Gravataí. Seguindo seus passos... Fundamentação 2018 Ensinos e Mandamentos de Jesus Igreja em Gravataí Seguindo seus passos... Discípulos 1ª Edição 2018 by Igreja em Gravataí. 1ª Edição, Março de 2018 Este material é baseado nos textos

Leia mais

No Caminho da Vontade de Deus

No Caminho da Vontade de Deus No Caminho da Vontade de Deus A Oração Que Produz Vitória A Oração Que Produz Benção Gênesis 18: 17-19 A ORAÇÃO QUE PRODUZ BENÇÃO Gênesis 18:17-19 E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

Nº 23 C 6º Domingo da Páscoa

Nº 23 C 6º Domingo da Páscoa Nº 23 C 6º Domingo da Páscoa - 1.5.2016 A paz de Cristo A paz de Cristo Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Tu nos dás a tua paz, Senhor Jesus, mas também nos convidas ao esforço de fazer a paz. Para

Leia mais

Centro Espírita Maria Angélica

Centro Espírita Maria Angélica Centro Espírita Maria Angélica Claudio C. Conti www.ccconti.com Não vim destruir a lei ESSE, Cap. I, item 1: Não penseis que eu tenha vindo destruiralei ouosprofetas: nãoosvimdestruir, mas cumpri-los:

Leia mais

Amar adeus CEIC ET

Amar adeus CEIC ET CEIC ET - 2016 4 Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6 E estas palavras, que hoje

Leia mais

As Várias Faces do Amor

As Várias Faces do Amor Grupo Espírita Legionários do Bem Março/2016 Claudio C. Conti www.ccconti.com As Várias Faces do Amor AMOR - Definição Dicionário Michaelis on-line " Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes

Leia mais

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdão, Senhor. «Amarás o Senhor teu Deus e o próximo como a ti mesmo» Leitura do Livro do Êxodo Ex 22, 20-26 Eis o que diz o Senhor: «Não prejudicarás o estrangeiro, nem o oprimirás,

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 12 O SIGNIFICADO DA LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA LEI MAIOR 1º. ENCONTRO

Leia mais

As Aflições como Bem-Aventuranças. Debate em 09/03/2013

As Aflições como Bem-Aventuranças. Debate em 09/03/2013 As Aflições como Bem-Aventuranças Debate em 09/03/2013 www.gede.net.br OBJETIVO Compreender a necessidade do auto conhecimento. Avaliar a auto responsabilidade no próprio desenvolvimento. Perceber a função

Leia mais

2a e 3a Cartas de João. Prof. GUILHERME WOOD. APOSTILA NO SITE:

2a e 3a Cartas de João. Prof. GUILHERME WOOD. APOSTILA NO SITE: 2a e 3a Cartas de João Prof. GUILHERME WOOD APOSTILA NO SITE: http://www.ibcu.org.br/apostilas/2ae3ajoao.pdf Segunda e Terceira Cartas de João Plano de Curso: Aula 1: O Autor e Suas Idéias Aula 2: Os Destinatários

Leia mais

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz ... estava João (Batista) outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois

Leia mais

13 DE JUNHO DE 2009 A PALAVRA DE ORDEM É: PERDOAR

13 DE JUNHO DE 2009 A PALAVRA DE ORDEM É: PERDOAR 13 DE JUNHO DE 2009 A PALAVRA DE ORDEM É: PERDOAR Quase sempre quando nos sentimos injuriados, nossa tendência é aumentar o fato que nos desagradou. Se fomos ofendidos por esse ou aquele motivo, quase

Leia mais

Capítulo 15 de "O Evangelho Segundo o Esiritismo, de Allan Kardec" - Fora da caridade não há salvação, itens 4 e 5, O MAIOR MANDAMENTO.

Capítulo 15 de O Evangelho Segundo o Esiritismo, de Allan Kardec - Fora da caridade não há salvação, itens 4 e 5, O MAIOR MANDAMENTO. Autor: André Martinez REFLEXÕES ESPÍRITAS: O Maior Mandamento Capítulo 15 de "O Evangelho Segundo o Esiritismo, de Allan Kardec" - Fora da caridade não há salvação, itens 4 e 5, O MAIOR MANDAMENTO. Este

Leia mais

Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição.

Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição. Autor: André Martinez REFLEXÕES ESPÍRITAS: Caracteres da perfeição - Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição. Esta reflexão

Leia mais

O Cristo consolador. Roteiro 1

O Cristo consolador. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, O Consolador Prometido por Jesus Módulo I Esperanças e Consolações Roteiro 1 O Cristo consolador Objetivo Explicar

Leia mais

Amando os nossos inimigos

Amando os nossos inimigos Amando os nossos inimigos Mateus 5.38 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. O que dizia a Lei : Levítico 24.13, 17-20 Deuteronômio 19.21 Era uma instrução aos juízes de Israel Mateus

Leia mais

3ª FEIRA 26 de fevereiro

3ª FEIRA 26 de fevereiro 3ª FEIRA 26 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

DOMINGO VI. «Não mandou a ninguém fazer o mal»

DOMINGO VI. «Não mandou a ninguém fazer o mal» 256 TEMPO COMUM LEITURA I Sir 15, 16-21 (15-20) «Não mandou a ninguém fazer o mal» Leitura do Livro de Ben-Sirá Se quiseres, guardarás os mandamentos: ser fiel depende da tua vontade. Deus pôs diante de

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Roteiro 7 Objetivo Fazer uma análise espírita das instruções

Leia mais

Grupo de estudo O Evangelho Segundo O Espiritismo

Grupo de estudo O Evangelho Segundo O Espiritismo Grupo de estudo O Evangelho Segundo O Espiritismo 6ª Reunião Capítulo 8: Bem-aventurados os que têm puro o coração 14 de setembro de 2018 Simplicidade e pureza de coração (01) Por que, do ponto de vista

Leia mais

Leitura do Livro do Êxodo

Leitura do Livro do Êxodo 339 DOMINGO XXX LEITURA I Ex 22, 20-26 Leitura do Livro do Êxodo «Se fizerdes algum mal à viúva e ao órfão, inflamar-se-á a minha ira contra vós» Eis o que diz o Senhor: «Não prejudicarás o estrangeiro,

Leia mais

A paz de Cristo A paz de Cristo

A paz de Cristo A paz de Cristo A paz de Cristo A paz de Cristo Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Tu nos dás a tua paz, Senhor Jesus, mas também nos convidas ao esforço de fazer a paz. Para fazer a paz, tu o disseste, Senhor, é preciso

Leia mais

Amar como Jesus amou Um dia uma criança me parou Olhou-me nos meus olhos a sorrir Caneta e papel na sua mão Tarefa escolar para cumprir E perguntou no meio de um sorriso O que é preciso para ser feliz?

Leia mais

"Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança.

Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança. "Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança. - Steve Jobs - "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam,

Leia mais

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO 22 NÃO SEPAREIS O QUE DEUS UNIU

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO 22 NÃO SEPAREIS O QUE DEUS UNIU EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO 22 NÃO SEPAREIS O QUE DEUS UNIU - Indissolubilidade do casamento - O divórcio INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO Lei do Homem Mutável As leis humanas transformam-se

Leia mais

Planejamento Geral para Crianças,Jovens e Idosos com Deficiência 2016 LDC OFICINA VALORES UNIVERSAIS

Planejamento Geral para Crianças,Jovens e Idosos com Deficiência 2016 LDC OFICINA VALORES UNIVERSAIS LAR DE DANIEL CRISTÓVÃO Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias Planejamento Geral para Crianças,Jovens e Idosos com Deficiência 2016

Leia mais

Orações Bíblicas da Missa

Orações Bíblicas da Missa Orações Bíblicas da Missa Cards que devem ser impressos e dobrados ao meio para ficar frente-everso, pois algumas orações começam em um card e continuam no card ao lado. Ideia original: Catholic Icing.

Leia mais

Tempo Comum - 24º Domingo Serra do Pilar, 17 setembro 2017

Tempo Comum - 24º Domingo Serra do Pilar, 17 setembro 2017 Tempo Comum - 24º Domingo Serra do Pilar, 17 setembro 2017 Irmãos: A Pessoa faz a Comunidade, mas não se reduz a ela. Porque a Pessoa tem um valor único e absoluto. Por isso mesmo, Jesus, o nosso Mestre,

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Objetivos Explicar o significado destas palavras

Leia mais

AUTA DE SOUZA CUR U S R O S : : N OÇÕES S B ÁS Á I S C I A C S A

AUTA DE SOUZA CUR U S R O S : : N OÇÕES S B ÁS Á I S C I A C S A CURSO: NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA EDITORA 1 / 12 Moisés e a 1º Grande Revelação 2 / 12 No Séc. 12 ac.libertou os Hebreus do Egito onde ficaram 500 anos como escravos. Conhecedor de toda a ciências

Leia mais

Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial.

Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial. Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial. Jesus introduziu outras ordenanças que deveriam ser praticadas pelos cristãos. O LAVA-PÉS Disse-lhe Jesus:

Leia mais

As epístolas de Paulo (1)

As epístolas de Paulo (1) FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 14 As epístolas de Paulo (1) Objetivos Assinalar características

Leia mais

Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo XVII, item 4.

Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo XVII, item 4. Tendo Jesus entrado em Jericó, passava pela cidade - e havia ali um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos e muito rico, - o qual, desejoso de ver a Jesus, para conhecê-lo, não o conseguia devido à

Leia mais

Objetivos. Destacar a importância e benefícios da prece. Identificar as características da prece.

Objetivos. Destacar a importância e benefícios da prece. Identificar as características da prece. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo III Os vícios e as virtudes Roteiro 5 Objetivos Destacar a importância

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

Fundamentos bíblicos comprovando ser a vontade de Deus que seus discípulos exerçam o ministério da capelania:

Fundamentos bíblicos comprovando ser a vontade de Deus que seus discípulos exerçam o ministério da capelania: Fundamentos bíblicos comprovando ser a vontade de Deus que seus discípulos exerçam o ministério da capelania: CAPELANIA EM GERAL: Mateus 25: 31 a 46 CAPELANIA JUDICIAL: em especial o vs. 37 de Mateus 25

Leia mais

PARÁBOLA DO MORDOMO DESONESTO (LUCAS, CAP. XVI, VV. 1-13)

PARÁBOLA DO MORDOMO DESONESTO (LUCAS, CAP. XVI, VV. 1-13) PARÁBOLA DO MORDOMO DESONESTO (LUCAS, CAP. XVI, VV. 1-13) Debate em 09/01/2010 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Aprimorar o entendimento da parábola contida em Lucas, Cap. XVI, vv. 1-13. Esta

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

O fardo e a cruz. A figura abaixo foi utilizada em uma lição para novos convertidos para ilustrar como o perdão do pecado ocorre:

O fardo e a cruz. A figura abaixo foi utilizada em uma lição para novos convertidos para ilustrar como o perdão do pecado ocorre: O fardo e a cruz Para nascer de novo, antes o homem precisa ter um encontro com a sua própria cruz. É necessário ao homem morrer para depois viver! É por isso que Jesus disse que não veio trazer paz, mas

Leia mais

1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20)

1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20) 1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20) A ninguém mandou agir como ímpio. Leitura do Livro do Eclesiástico 15,16-21 (Gr.15-20) 16Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus,

Leia mais

VIVENDO NA COMPAIXÃO. Semana temática EM BUSCA DA SABEDORIA. Luis Roberto Scholl

VIVENDO NA COMPAIXÃO. Semana temática EM BUSCA DA SABEDORIA. Luis Roberto Scholl VIVENDO NA COMPAIXÃO Semana temática EM BUSCA DA SABEDORIA Luis Roberto Scholl www.searadomestre.com.br O fim essencial do Espiritismo é tornar melhor os homens. Nele não se procure senão o que possa concorrer

Leia mais

Orgulho e egoísmo. As Dores da Alma. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

Orgulho e egoísmo. As Dores da Alma. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Orgulho e egoísmo As Dores da Alma Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Sobre a obra Em nossos apontamentos, denominamos os sete pecados capitais como as dores da alma. São

Leia mais

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34 Evangelho Renúncia Marcos 8:34 :34-38 38 Marcos 8 34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. 35

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO LIVRO DE PREPARO: Sinal Verde André Luiz/Chico Xavier Aula 1 Integração: Promover o acolhimento e a integração dos alunos Apresentar do Programa Aula 2 O que é o Centro Espírita Apresentar o Centro Espírita

Leia mais

A parábola dos dois caminhos

A parábola dos dois caminhos A parábola dos dois caminhos Tanto a porta larga quanto a porta estreita são acessadas por meio do nascimento: o nascimento natural é a porta larga que dá acesso ao caminho largo de perdição, e o novo

Leia mais

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdão, Senhor. Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Leitura da Profecia de Ezequiel Ez 18, 25-28 Eis o que diz o Senhor: «Vós dizeis: A maneira

Leia mais

Virtudes e imperfeições

Virtudes e imperfeições Virtudes e imperfeições Reforma íntima Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical? Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo.

Leia mais

A Dinâmica do Perdão. Elaboração: Antonio Nascimento

A Dinâmica do Perdão. Elaboração: Antonio Nascimento A Dinâmica do Perdão Elaboração: Antonio Nascimento www.searadomestre.com.br Ésquilo, poeta grego 500 ac "Enquanto dormimos a dor que não se dissipa cai gota a gota sobre nosso coração até que, em meio

Leia mais

1ª Leitura - Lv 19,

1ª Leitura - Lv 19, 1ª Leitura - Lv 19,1-2.11-18 Julga teu próximo conforme a justiça. Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.11-18 1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2 'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes:

Leia mais

Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;

Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; E, não tendo ele

Leia mais

Fabio Grigorio

Fabio Grigorio 07.07.13 Fabio Grigorio Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo

Leia mais

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI O CRISTO CONSOLADOR O JUGO DO CRISTO Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Compartilhar o que possuo com os outros (dividir)

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Compartilhar o que possuo com os outros (dividir) Plano de Aula 34 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 28/11/2016 Horário: 20h as 21h Título: Compartilhar

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos MARÇO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos CRISTIANISMO??... O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento.

Leia mais

Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo

Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo Em 2014 comemoramos os 150 anos de lançamento da obra que contém a essência do ensino moral de Jesus e serve de consolo para os adeptos de todas

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Sábado da 3ª Semana da Quaresma Ó Deus, alegrando

Leia mais

CEIA DO SENHOR. Fazei isto em memória de Mim.

CEIA DO SENHOR. Fazei isto em memória de Mim. CEIA DO SENHOR Fazei isto em memória de Mim. Perdão Senhor Jesus é o verdadeiro Cordeiro pascal Leitura do Livro do Êxodo Ex 12, 1-8.11-14 Naqueles dias, o Senhor disse a Moisés e a Aarão na terra do Egipto:

Leia mais

GRUPO DE DISCIPULADO

GRUPO DE DISCIPULADO Fazei como eu Fizer. Seja um exemplo, que as pessoas possam te imitar como você imita Cristo. Ação Social Compartilhando Amor. Dia 27 vamos levar sanduiches, Bombons, sucos e cafés para trabalhadores na

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quarta-feira da 5ª Semana da Quaresma Ó Deus de

Leia mais

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos.

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. As pessoas vivem despreocupadamente, acham que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. Qual é o dever do homem? De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos;

Leia mais

Mensagem 05/08 Data Pr. Fernando Leite UMA PREGAÇÃO: MARAVILHOSA

Mensagem 05/08 Data Pr. Fernando Leite UMA PREGAÇÃO: MARAVILHOSA Mensagem 05/08 Data 14.08.2011 Pr. Fernando Leite UMA PREGAÇÃO: MARAVILHOSA Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, Mt 7.28 porque ele as ensinava

Leia mais

O tema desta série tem origem numa conversa estabelecida entre Pedro e Jesus narrada em Mateus 18:21-22 sobre a questão do perdão.

O tema desta série tem origem numa conversa estabelecida entre Pedro e Jesus narrada em Mateus 18:21-22 sobre a questão do perdão. Introdução à série: O tema desta série tem origem numa conversa estabelecida entre Pedro e Jesus narrada em Mateus 18:21-22 sobre a questão do perdão. Ao ensinar sobre a disposição contínua de perdoar

Leia mais

Festa dos Mandamentos

Festa dos Mandamentos Festa dos Mandamentos VI Domingo do Tempo Comum 12 de Fevereiro de 2017 Paróquia da Sé Cântico Cristo Jesus, tu me chamaste. Eu te respondo, estou aqui. Tu me chamaste, pelo meu nome. Eu te respondo,

Leia mais

JESUS E SUA VIDA DE ORAÇÃO

JESUS E SUA VIDA DE ORAÇÃO JESUS E SUA VIDA DE ORAÇÃO O QUE SÃO EVANGELHOS SINÓTICOS? MATEUS, MARCOS E LUCAS Lucas Médico, historiador, viajante Acompanhava o apóstolo Paulo em suas viagens O evangelho Lucas foi o que mais enfatizou

Leia mais

PARÂMETROS ÚTEIS Meus bem-amados, não creais em qualquer Espírito; experimentai se os Espíritos são de Deus, porquanto muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. (João, 1ª Epístola, 4:1.) No desdobrar

Leia mais

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello COMUNHÃO CULTO PERDÃO PREGAÇÃO ADORAÇÃO AMOR ORAÇÃO MINISTÉRIO A comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello Leitura

Leia mais

4 - O propósito eterno de Deus

4 - O propósito eterno de Deus 4 - O propósito eterno de Deus 1) Qual o propósito de Deus quando criou o homem? Deus queria uma família de muitos homens semelhantes a Ele. "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme

Leia mais

O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária

O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária A maneira como olhamos ou mesmo deixamos de olhar para tais situações comunica algo... O auxílio aos

Leia mais

Amar o próximo como a si mesmo INDICE

Amar o próximo como a si mesmo INDICE Amar o próximo como a si mesmo INDICE O mandamento maior. Fazermos aos outros o que queiramos que os outros nos façam. Parábola dos credores e dos devedores 2 Dai a César o que é de César 3 INSTRUÇÕES

Leia mais

Centro Espírita. Fé, Esperança e Caridade. Informes. Vem ai!! Atualmente. Edição Especial de Aniversário. Pag.

Centro Espírita. Fé, Esperança e Caridade. Informes. Vem ai!! Atualmente.  Edição Especial de Aniversário. Pag. Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade www.feesperanca.ni.org.br Jul. 2017 Rua Bernardino de Mello, 1579 - Centro - N.I - Tel.: 2668-3070 Edição Especial de Aniversário Informes Reunião deliberativa

Leia mais

Ecologia Social Para um mundo de regeneração

Ecologia Social Para um mundo de regeneração AME Nova Friburgo Ecologia Social Para um mundo de regeneração Claudio C. Conti www.ccconti.com Ecologia Social Estudos Interdisciplinares de Psicossociologia e Ecologia Social www.eicos.psycho.ufrj.br

Leia mais

O FARISEU E O PUBLICANO

O FARISEU E O PUBLICANO FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensino por Parábolas O FARISEU E O PUBLICANO Roteiro 6 Objetivo Interpretar a parábola

Leia mais

Missa da Ceia do Senhor

Missa da Ceia do Senhor Missa da Ceia do Senhor Entrada 1: Venham comigo Vamos comer minha Páscoa Isto é meu corpo Isto também é meu sangue Eis o meu testamento Até que se cumpra o Reino de Deus 1. Todo dia é preciso lembrar

Leia mais