Aterramento, ruído e segurança

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aterramento, ruído e segurança"

Transcrição

1 Page 1 of 5 Aterramento, ruído e segurança Informação técnica para usuários de produtos de áudio profissional da Yamaha O aterramento inadequado pode criar risco mortal. Mesmo que não venha a causar perigo, os loops de terra são a causa mais comum de ruído ( hum ) da rede elétrica nos sistemas de áudio. Portanto, é útil aprender sobre aterramento, e usar esse conhecimento. O que é um loop de terra? Um loop de terra ( ground loop ) ocorre quando existe mais de um caminho de aterramento entre duas partes do equipamento. O caminho duplo forma o equivalente ao loop de uma antena, que muito eficientemente capta as correntes de interferência. A resistência dos terminais transformam essa corrente em flutuações de voltagem, e por causa disso a referência de terra no sistema deixa de ser estável, e o ruído aparece no sinal. Os loops de terra podem ser eliminados? Mesmo engenheiros de áudio experientes podem ter dificuldade em isolar os loops de terra. Às vezes, em equipamentos de áudio mal projetados (mesmo equipamentos caros), os loops de terra ocorrem dentro do chassis do equipamento, mesmo este possuindo entradas e saídas balanceadas. Nesse caso, pouco se pode fazer para eliminar o hum a menos que a fiação interna de aterramento seja refeita. Os equipamentos da Yamaha são projetados com muito cuidado em relação ao aterramento interno. Você deve evitar equipamentos de áudio profissional com conexões não balanceadas (a menos que todos os equipamentos estejam muito próximos, conectados à mesma linha da rede elétrica, e não sujeitos a campos fortes de indução da rede elétrica). Na verdade, se todas as conexões forem balanceadas e o equipamento tiver sido projetado e construído adequadamente, os loops de terra externos não induzirão ruído. Pelo fato dos equipamentos Yamaha serem menos suscetíveis a problemas com loops de terra, em geral é mais fácil e mais rápido colocá-los em operação. A Fig.1 ilustra uma situação típica de loop de terra. Dois equipamentos interconectados estão ligados a tomadas de energia em lugares separados, e o terceiro pino está aterrado em cada uma delas. O caminho do aterramento das tomadas e o caminho do aterramento pela blindagem do cabo formam um loop que pode captar interferência. Se o equipamento não tiver sido bem construído, essa corrente (que age como sinal) circulando pelo aterramento atravessa caminhos que não deveriam conter qualquer sinal. Essa corrente, por sua vez, modula o potencial da fiação de sinal e produz então ruídos e hum que não podem ser separadas facilmente do sinal propriamente dito, no equipamento afetado. O ruído, portanto, é amplificado junto com o sinal.

2 Page 2 of 5 O que fazer para evitar os loops de terra? Existem quatro abordagens para se tratar o aterramento em sistemas de áudio: ponto único, multi-ponto, flutuante, e blindagem telescópica. Cada uma tem vantagens específicas em diferentes tipos de sistemas. A Fig.2 ilustra o aterramento por ponto único. O aterramento do chassis de cada equipamento individual é conectado ao terra da tomada; o sinal de aterramento é ligado entre os equipamentos e conectado ao terra num ponto central. Essa configuração é muito eficaz para eliminar ruídos da rede elétrica e de chaveamento, mas é mais fácil usar em instalações permanentes. O aterramento por ponto único é muito usado em instalações de estúdio, e é também eficaz em fiações de racks individuais de equipamentos. No entanto, é quase impossível implementá-lo em sistemas de sonorização complexos e portáteis. A Yamaha não recomenda esse esquema em seus equipamentos de sonorização. O aterramento multi-ponto (Fig.3) é o encontrado em equipamentos com conexões não balanceadas nos quais o aterramento é ligado ao chassis. É um esquema muito simples na prática, mas não muito confiável, particularmente se a configuração do sistema é alterada freqüentemente. Os sistemas com aterramento multi-ponto que empregam circuitos balanceados com equipamentos projetados adequadamente em geral não apresentam problemas de ruído. Este esquema é adequado para a maioria dos equipamentos Yamaha. A Fig.4 mostra princípio do terra flutuante. Observe que o sinal de aterramento está completamente isolado do terra propriamente dito. este esquema é útil quando o terra contém ruído excessivo. No entanto, ele depende do estágio de entrada do equipamento rejeitar a interferência induzida nas blindagens dos cabos, e dessa forma é preciso que o circuito de entrada seja o melhor possível.

3 Page 3 of 5 A Fig.5 ilustra o princípio da blindagem telescópica. Este esquema é muito eficaz para eliminar loops de terra. Quando o ruído entra numa blindagem conectada apenas à terra, aquele ruído não pode entrar no caminho do sinal. Para implementar esse esquema é preciso ter linhas balanceadas e transformadores, uma vez que o aterramento não é compartilhado entre os equipamentos. Uma desvantagem é que os cabos podem não ser iguais, pois alguns podem ter a blindagem conectada em ambas as extremidades, e outros não, dependendo do equipamento, o que torna mais complicado a escolha dos cabos na montagem e desmontagem de sistemas portáteis. Aqui vai um resumo das regras básicas para ajudar na escolha de um esquema de aterramento: Identifique sub-sistemas ou ambientes de equipamentos que possam estar contidos numa blindagem eletrostática que se conecta ao terra. Conecte ao terra o aterramento de cada sub-sistema separado, num único ponto. Garanta o máximo isolamento nas conexões entre os sub-sistemas, usando conexões balanceadas com acoplamento a transformador. O aterramento não é essencial para evitar ruído - mas a segurança é outro assunto! Um equipamento não precisa estar aterrado para evitar a entrada de ruído no sistema. A principal razão para se aterrar os equipamentos de áudio é a segurança; o aterramento adequado pode evitar choques mortais. A segunda razão para aterrar um sistema que possua equipamentos alimentados por tensão AC é que, sob determinadas condições, um aterramento adequado pode reduzir a captação de ruído externo. Ainda que o aterramento adequado nem sempre possa reduzir a captação de ruído externo, um aterramento inadequado podem piorar a captação de ruído externo. O fio de aterramento do cabo de força conecta o chassis do equipamento ao fio da tomada que está conectado ao terra da instalação elétrica do prédio. Este aterramento, exigido por normas em qualquer lugar, pode contribuir para a existência de loops de terra (veja Fig.6).

4 Page 4 of 5 Evite a tentação de cortar o 3o pino Com apenas um caminho para o aterramento, não pode haver loop de terra. Poderia haver um loop de terra com um cabo de áudio unindo um mixer a um amplificador de potência? Sim! Uma conexão de aterramento através dos cabos de força e os chassis dos dois equipamentos completa o segundo caminho. Uma forma de cortar esse loop de terra é desconectar o terra da rede em um dos equipamentos, tipicamente no amplificador de potência, usando um adaptador de dois para três pinos. Deixando o terceiro pino do adaptador não conectado faz interromper o loop de terra, mas também remove o aterramento de proteção da rede elétrica. O sistema agora confia apenas no cabo de áudio para fornecer o aterramento, uma prática que pode ser arriscada. Lembre-se, esse tipo de loop de terra não causa necessariamente ruído, a menos que o equipamento possui conexões não balanceadas ou um aterramento interno inadequado. Em certas situações pode-se desconectar a blindagem do cabo de áudio em uma das extremidades (usualmente na saída), e assim eliminar o possível caminho da corrente do loop de terra. Numa linha balanceada, a blindagem não carrega sinal de áudio; ela protege contra ruídos estáticos e interferências de freqüências de radio, e continua a fazê-lo mesmo se desconectada numa das extremidades. Entretanto, não corte a blindagem de um cabo de microfone que carrega phantom power, pois isso cortará a alimentação do microfone. Interromper o aterramento numa das extremidades de um cabo não é uma solução prática para os problemas de loop de terra em sistemas portáteis porque isso requer cabos especiais. Alguns equipamentos profissionais possuem chaves de interrupção de aterramento ( ground lift ) mas entradas balanceadas. Os mixers e consoles da Yamaha não vêm mais com chave de ground lift pelas seguintes razões: possibilidade de uso errôneo aterramento interno é adequado e dispensa essa chave A interrupção do aterramento pode ser letal! A interrupção do aterramento pode parecer essencial quando vários cabos de áudio não balanceados ligam dois equipamentos, mas pelo menos uma das blindagens deve permanecer conectada em ambas as extremidades para manter o lado inferior da conexão de áudio. A chance de uma perda total da continuidade do aterramento faz dessa prática arriscada, para não dizer perigosa. Se você quiser evitar a

5 Page 5 of 5 interrupção do aterramento, tente amarrar os cabos bem juntos, o que reduz o efeito antena do loop de terra. Maximize a segurança e evite os ruídos de loops de terra Não interrompa o aterramento de segurança em qualquer equipamento, a menos que isso reduza significativamente o nível de ruído. Estabeleça um esquema que não requeira a interrupção do aterramento. NUNCA elimine o aterramento de segurança da rede elétrica num mixer ou outro tipo de equipamento que esteja conectado diretamente a microfones. Os microfones são prioridade no aterramento de segurança porque as pessoas que os seguram podem tocar em alguma parte aterrada no palco, inclusive o próprio piso molhado do palco... e então... Onde for possível, ligue todos os equipamentos num mesmo circuito da rede elétrica. Isso inclui a mesa de mixagem, processadores de efeitos, e instrumentos elétricos, tais como amplificadores de guitarra, teclados, etc. Isso não só reduz o potencial de ruído se ocorrer um loop de terra, mas também reduz o perigo de um choque elétrico. No sistema de distribuição de energia, sempre conecte iluminação, ar condicionado, motores, etc, a uma fase (ou circuito) diferente da que está sendo usada para os equipamentos de áudio.

Módulo de Expansão de Entradas de Encoder EEN2 SCA06

Módulo de Expansão de Entradas de Encoder EEN2 SCA06 Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Módulo de Expansão de Entradas de Encoder EEN2 SCA06 Guia de Instalação, Configuração e Operação Índice ÍNDICE 1 INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA...

Leia mais

Módulo de Expansão de Entrada de Encoder EEN1 SCA06

Módulo de Expansão de Entrada de Encoder EEN1 SCA06 Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Módulo de Expansão de Entrada de Encoder EEN1 SCA06 Guia de Instalação, Configuração e Operação Índice ÍNDICE 1 INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA...

Leia mais

O que você precisa saber sobre Direct Boxes

O que você precisa saber sobre Direct Boxes O que você precisa saber sobre Direct Boxes Autor: David Fernandes Recentemente um amigo me perguntou qual a diferença entre direct boxes ativos e passivos. Perguntou também em que caso é melhor usar um

Leia mais

@Box ATENUADOR VARIAVEL E INTERFACE BOX MANUAL DE INSTRUÇÕES

@Box ATENUADOR VARIAVEL E INTERFACE BOX MANUAL DE INSTRUÇÕES @Box ATENUADOR VARIAVEL E INTERFACE BOX MANUAL DE INSTRUÇÕES Índice Termo de garantia...4 Conteúdo da embalagem...4 Introdução...5 Controles...6 Ajuste inicial...8 Diagrama esquemático...9 Cabos de entrada

Leia mais

Manual do Usuário. MAIN POWER Módulo Fonte Módulo Disjuntor POR FAVOR, LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O PRODUTO

Manual do Usuário. MAIN POWER Módulo Fonte Módulo Disjuntor POR FAVOR, LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O PRODUTO Manual do Usuário MAIN POWER Módulo Fonte Módulo Disjuntor POR FAVOR, LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O PRODUTO Introdução O seu Módulo Fonte ou Módulo Disjuntor reúnem o que há de mais recente em tecnologia

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES Versão 1.0 Agosto 2016

MANUAL DE INSTRUÇÕES Versão 1.0 Agosto 2016 MANUAL DE INSTRUÇÕES Versão 1.0 Agosto 2016 ATENÇÃO! Para evitar a invalidação da garantia deste produto e para sua própria segurança, recomendamos que se leia este manual cuidadosamente antes de operar

Leia mais

Módulo 8 EA Isoladas - 12 Bits

Módulo 8 EA Isoladas - 12 Bits 1. Descrição do Produto O módulo de entrada analógico destina-se à conversão analógico-digital de sinais sob a forma de corrente ou tensão, presentes em cada um dos 8 canais de entrada, fornecidas por

Leia mais

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 27:

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 27: FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 27: SERVIÇOS DE SEGURANÇA Tabela 1. Os serviços de segurança são tratados na NBR 5410 nos itens indicados na Prescrições fundamentais

Leia mais

Installation Job Aid (Portugues do Brasil) for Avaya Virtual Services Platform 7000 Series

Installation Job Aid (Portugues do Brasil) for Avaya Virtual Services Platform 7000 Series Installation Job Aid (Portugues do Brasil) for Avaya Virtual Services Platform 7000 Series Para obter ajuda Release 10.3.1 NN47202-305-PT-BR Issue 02.02 May 2014 Para conhecer toda a linha de serviços

Leia mais

DMX LINK MANUAL DE OPERAÇÃO

DMX LINK MANUAL DE OPERAÇÃO DMX LINK MANUAL DE OPERAÇÃO INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Este equipamento foi desenvolvido para uso interno. Mantenha-o protegido contra umidade, respingos ou excesso de poeira e calor. Para prevenir fogo ou

Leia mais

ELT030. 2º Semestre-2016

ELT030. 2º Semestre-2016 ELT030 Instrumentação 2º Semestre-2016 Estrutura típica de um instrumento de medição Em geral, um instrumento de medição possui um elemento sensor ou transdutor, um tratamento de sinais e um elemento de

Leia mais

APRESENTAÇÃO DESCRIÇÃO

APRESENTAÇÃO DESCRIÇÃO APRESENTAÇÃO Obrigado pela preferência dos equipamentos Wireconex. Nosso objetivo é ofe DESCRIÇÃO A principal função de um Direct Box (DI) é transformar as características elétricas de nível de linha em

Leia mais

Controlador e Gerenciamento de Energia Reativa RPM-12

Controlador e Gerenciamento de Energia Reativa RPM-12 MATERIAIS ELÉTRICOS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL EM BAIXA TENSÃO Catálogo e Manual de Operação Especificações Técnicas Requisitos do sistema da rede de potência: O controlador é usado para controle de compensação

Leia mais

PROFISSIONAL POWER AMPLIFIERS IHR 400L

PROFISSIONAL POWER AMPLIFIERS IHR 400L IHR 400L PRECAUÇÕES IMPORTANTES ATENÇÃO: DEVEM SER SEGUIDOS TODOS OS PROCEDIMENTOS E PREUCAÇÕES DESCRITOS NESTE MANUAL. SE OS EQUIPAMENTOS NÃO FOREM DEVIDAMENTE ATERRADOS PODEM APRESENTAR RISCO DE CHOQUE

Leia mais

ALFAKITS A-30

ALFAKITS  A-30 KIT PLACA AMPLIFICADOR 30 W RMS MONO C/ PRÉ-AMPLIFICADOR Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT PLACA AMPLIFICADOR 30W RMS MONO com pré-amplificador Mod.A30 da ALFAKITS. Este manual procura

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES 2ª Edição (Agosto 2012)

MANUAL DE INSTRUÇÕES 2ª Edição (Agosto 2012) MANUAL DE INSTRUÇÕES 2ª Edição (Agosto 2012) TC-1 INSTRUMENTO PARA MEDIÇÃO DE TENSÃO E CORRENTE SUMÁRIO DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO PÁG. 1. INTRODUÇÃO 01 2. DESCRIÇÃO 01 3. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO 01 4.

Leia mais

SISTEMA DE MEDIÇÃO DESCRIÇÃO

SISTEMA DE MEDIÇÃO DESCRIÇÃO SISTEMA DE MEDIÇÃO Um sistema de medição é constituído de múltiplos componentes INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO FF TRANS. CSE-1 CSE-2 CSE-n CABOS CSI-1 CSI-n FONTES DE INTERFERÊNCIA Legenda: FF - Fenômeno físico

Leia mais

3 Amigos Falha identificada na Shuttle Valve Switch

3 Amigos Falha identificada na Shuttle Valve Switch Ação: Lâmpadas ABS, TC e HDC acesas. A causa de uma falha SVS não vem necessariamente do modulador. Moduladores de ABS não deve ser substituído desnecessariamente. Falhas fiação externa para o modulador

Leia mais

AVISO AVISO. Fascículo 10: Aterramento Elétrico O ATERRAMENTO E A PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS

AVISO AVISO. Fascículo 10: Aterramento Elétrico O ATERRAMENTO E A PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS Aterramento Elétrico PRODUÇÃO: POTÊNCIA EDUCAÇÃO AUTORES: HILTON MORENO E PAULO FERNANDES COSTA Fascículo 10: O ATERRAMENTO E A PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS 10. O ATERRAMENTO E OS DIVERSOS SISTEMAS

Leia mais

Módulo 32 ED 24 Vdc Opto

Módulo 32 ED 24 Vdc Opto Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, possui 32 pontos de entrada digital para tensão de 24 Vdc. O módulo é do tipo lógica positiva ( tipo `sink`) e destina-se ao uso com sensores com

Leia mais

DIMMER DMX FX4 MANUAL DE OPERAÇÃO

DIMMER DMX FX4 MANUAL DE OPERAÇÃO DIMMER DMX FX4 MANUAL DE OPERAÇÃO INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Este equipamento foi desenvolvido para uso interno. Mantenha-o protegido contra umidade, respingos ou excesso de poeira e calor. Para prevenir

Leia mais

PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1. Rafael Ruppenthal 2.

PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1. Rafael Ruppenthal 2. PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1 Rafael Ruppenthal 2. 1 Projeto de pesquisa realizado no curso de Engenharia Elétrica da Unijui 2 Aluno do curso de Engenharia Elétrica da Unijui Com o desenvolvimento

Leia mais

Notas de Aplicação. Recomendações Técnicas para instalação de CLP s. HI Tecnologia. Documento de acesso público

Notas de Aplicação. Recomendações Técnicas para instalação de CLP s. HI Tecnologia. Documento de acesso público Notas de Aplicação Recomendações Técnicas para instalação de CLP s HI Tecnologia Documento de acesso público ENA.0021 Versão 1.01 novembro-2013 HI Tecnologia Recomendações Técnicas para instalação de CLP

Leia mais

Eliminando os ruídos de áudio d 60 Hz (ART436)

Eliminando os ruídos de áudio d 60 Hz (ART436) Eliminando os ruídos de áudio d 60 Hz (ART436) Detalhes Escrito por Newton C Braga Os equipamentos que trabalham com sinais de áudio e que possuem grande sensibilidade estão sujeitos a captação de ruidos

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Modelo ESR 1600 INTRODUÇÃO Queremos parabenizá-lo por sua opção pela marca ETELJ. Você está adquirindo um resultado de anos de experiência em tecnologia. Sempre procuramos, em nosso

Leia mais

Instrumentação Eletrônica. Marcell Brenner

Instrumentação Eletrônica. Marcell Brenner Instrumentação Eletrônica Marcell Brenner AGENDA 1. Apresentação 2. Introdução 3. Conceitos 4. Soluções 2 APRESENTAÇÃO Compatibilidade Eletromagnética Consiste em uma metodologia de desenvolvimento visando

Leia mais

Fascículo. Capítulo V. Sistemas de aterramento Conceitos, sistemas não aterrados e solidamente aterrados. Curto-circuito para a seletividade

Fascículo. Capítulo V. Sistemas de aterramento Conceitos, sistemas não aterrados e solidamente aterrados. Curto-circuito para a seletividade 36 Fascículo Curto-circuito para a seletividade Capítulo V Sistemas de aterramento Conceitos, sistemas não aterrados e solidamente aterrados O objetivo deste tópico é auxiliar o(s) engenheiro(s) a decidir

Leia mais

Identificar e descrever as principais finalidades dos dispositivos de segurança.

Identificar e descrever as principais finalidades dos dispositivos de segurança. DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA 1. OBJETIVO Identificar e descrever as principais finalidades dos dispositivos de segurança. 2. ESTABILIZADORES O estabilizador conforme (Figura 1) é um equipamento que tem como

Leia mais

REPETIDOR DE SINAL HPC-C27

REPETIDOR DE SINAL HPC-C27 REPETIDOR DE SINAL HPC-C27 Um amplificador de sinal ou repetidor de telefone celular é um dispositivo usado para aumentar o sinal da rede de telefonia celular num local onde o sinal é fraco ou há queda

Leia mais

SISTEMA DE MEDIÇÃO DESCRIÇÃO

SISTEMA DE MEDIÇÃO DESCRIÇÃO SISTEMA DE MEDIÇÃO Um sistema de medição é constituído de múltiplos componentes INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO FF TRANS. CSE-1 CSE-2 CSE-n CABOS CSI-1 CSI-n FONTES DE INTERFERÊNCIA Legenda: FF - Fenômeno físico

Leia mais

#e-book 4 5 DICAS SOBRE SEGURANÇA EM SUA INSTALAÇÃO ELÉTRICA. Como garantir uma instalação elétrica segura.

#e-book 4 5 DICAS SOBRE SEGURANÇA EM SUA INSTALAÇÃO ELÉTRICA. Como garantir uma instalação elétrica segura. PREFÁCIO Levar um choque ao acionar o chuveiro, a luz caindo a todo o momento ou com oscilação, muitos equipamentos eletrônicos e falta de tomadas suficientes... Estes são fatos comuns em muitas residências,

Leia mais

CAPÍTULO IV SISTEMA DE PROTEÇÃO

CAPÍTULO IV SISTEMA DE PROTEÇÃO CAPÍTULO IV SISTEMA DE PROTEÇÃO PROFESSOR: SÉRGIO QUEIROZ DE ALMEIDA 1 CAPÍTULO IV SISTEMA DE PROTEÇÃO 4.2 ATERRAMENTO Para o bom funcionamento de um sistema elétrico, seja na área de potência ou na área

Leia mais

#e-book 8 Instalação elétrica Sua casa é segura?

#e-book 8 Instalação elétrica Sua casa é segura? PREFÁCIO Sua casa é segura quando o assunto é instalação elétrica? É de suma importância conhecer e adquirir produtos certificados e regulamentados a fim de proteger sua casa e sua família contra os perigos

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA THEOBOARD 03 CONFORME NORMAS DA NR-12

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA THEOBOARD 03 CONFORME NORMAS DA NR-12 MANUAL DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA THEOBOARD 03 CONFORME NORMAS DA NR-12 SINAIS DE ATENÇÃO! Atenção! Alta Voltagem 230/240V Atenção! Superfície quente! Vapor quente ou líquido. Atenção!

Leia mais

TC-1 INSTRUMENTO PARA MEDIÇÃO DE TENSÃO E CORRENTE

TC-1 INSTRUMENTO PARA MEDIÇÃO DE TENSÃO E CORRENTE MANUAL DE INSTRUÇÕES TC-1 INSTRUMENTO PARA MEDIÇÃO DE TENSÃO E CORRENTE SUMÁRIO DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO PÁG. 1. INTRODUÇÃO 01 2. DESCRIÇÃO 01 3. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO 01 4. UTILIZAÇÃO 02 5. INSTALAÇÃO

Leia mais

Resumo da segurança do usuário

Resumo da segurança do usuário Impressora em cores Phaser 7300 Resumo da segurança do usuário Sua impressora e os produtos de consumo recomendados foram projetados e testados para atender a exigências de segurança rígidas. A atenção

Leia mais

CHAVEADOR DMX MANUAL DE OPERAÇÃO

CHAVEADOR DMX MANUAL DE OPERAÇÃO CHAVEADOR DMX MANUAL DE OPERAÇÃO 1 1 - INSTRUÇÕES INICIAIS IMPORTANTE LEIA COM ATENÇÃO! Este equipamento foi desenvolvido para uso interno. Mantenha-o protegido de umidade, respingos ou excesso de poeira

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Eletricidade Instrumental Prof. Msc. Jean Carlos

Curso Técnico em Informática. Eletricidade Instrumental Prof. Msc. Jean Carlos Curso Técnico em Informática Eletricidade Instrumental 2012.2 Prof. Msc. Jean Carlos Eletricidade Instrumental Aula_17 Aterramento Aterramento é a ligação intencional de um condutor à terra. Em uma instalação

Leia mais

Utilização Eficiente de Canaletas Metálicas para a Prevenção de Problemas de Compatibilidade Eletromagnética em Instalações Elétricas

Utilização Eficiente de Canaletas Metálicas para a Prevenção de Problemas de Compatibilidade Eletromagnética em Instalações Elétricas Utilização Eficiente de Canaletas Metálicas para a Prevenção de Problemas de Compatibilidade Eletromagnética em Instalações Elétricas (EMField, short paper 02-2008) Ricardo L. Araújo*, Leonardo M. Ardjomand,

Leia mais

INVERSOR DE EMERGÊNCIA SLIM

INVERSOR DE EMERGÊNCIA SLIM INVERSOR DE EMERGÊNCIA SLIM O Inversor de Emergência SLIM trata-se de um dispositivo que deve ser acoplado juntamente com um reator, transformando as luminárias fluorescentes em sistemas de iluminação

Leia mais

INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA TS-01

INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA TS-01 INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA TS-01 SINAIS DE ATENÇÃO! Atenção! Alta Voltagem 230/240V Atenção! Superfície quente! Vapor quente ou líquido. Atenção! Peças em movimento Atenção! Trabalho

Leia mais

Sistema de Magneto de Baixa Tensão Aula 3

Sistema de Magneto de Baixa Tensão Aula 3 Sistema de Magneto de Baixa Tensão Aula 3 O sistema de ignição por magneto de alta tensão foi amplamente empregado por mais de meio século em aeronaves de motores convencionais e ainda é utilizado em aeronaves

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO MODELO:OPC-702

MANUAL DE INSTRUÇÃO MODELO:OPC-702 ORITRON MANUAL DE INSTRUÇÃO MODELO:OPC-702 ESTEREO/MONO BRIDGEABLE AMPLIFICADOR DE CARRO DE ALTA-POTENCIA FOR FAVOR LER ESTE MANUAL ANTES DA INSTALA(,AO E USAR ESTE AMPLHCADOR MANUAL MODULO AMPLIFICADOR

Leia mais

SMB1120 MANUAL DO USUÁRIO. Amplificador Multiuso 120W

SMB1120 MANUAL DO USUÁRIO. Amplificador Multiuso 120W MANUAL DO USUÁRIO SMB1120 Amplificador Multiuso 120W Seguir as instruções desse manual para obter melhores resultados e guardá-lo para futuras referências. 1 Sumário 1. Precauções de Segurança... 2 2.

Leia mais

Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR e atendem aos seguintes itens:

Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR e atendem aos seguintes itens: Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR- 5410 e atendem aos seguintes itens: a) Item 5.1.2.4.3 Fonte de separação 5.1.2.4.3.1 A fonte do circuito separado, consoante o estabelecido em 5.1.2.4.2,

Leia mais

PROJETOS / Automação Residencial

PROJETOS / Automação Residencial Imprimir PROJETOS / Automação Residencial 13/12/2007 09:17:27 Amplificador em ponte de 150W com o TDA7294 O circuito integrado TDA7294 da ST Microelectronics consiste de um amplificador de áudio analógico

Leia mais

1 INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO

1 INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO Sumário Capítulo 1 INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO... 3 1.1 Sobre este manual... 3 1.2 Instruções de segurança... 3 1.3 Instruções de instalação... 3 1.3.1 Fixação... 3 1.3.2 Proteção contra umidade... 4 1.3.3

Leia mais

Aprenda as melhores práticas para construir um completo sistema de teste automatizado

Aprenda as melhores práticas para construir um completo sistema de teste automatizado Aprenda as melhores práticas para construir um completo sistema de teste automatizado Renan Azevedo Engenheiro de Produto de Teste e Medição -Américas Aprenda as melhores práticas para construir um completo

Leia mais

PROJETOR DE LED SÉRIE KFL

PROJETOR DE LED SÉRIE KFL FICHA DE INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROJETOR DE LED SÉRIE KFL CUIDADO: PROJETOR DE LED SÉRIE KFL Antes de instalar, assegure-se de satisfazer as classificações de área, a falha em fazê-lo pode

Leia mais

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. UNIDADE 7 Blindagem e Aterramento do Cabeamento Estruturado

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. UNIDADE 7 Blindagem e Aterramento do Cabeamento Estruturado APRENDIZAGEM INDUSTRIAL UNIDADE 7 Blindagem e Aterramento do Cabeamento Estruturado Porque blindar ou aterrar? Quando um cabo é submetido a um campo eletromagnético, correntes e tensões são induzidas em

Leia mais

Instruções para montagem e instalação. Sensor de Inclinação EC2082

Instruções para montagem e instalação. Sensor de Inclinação EC2082 Instruções para montagem e instalação R Sensor de Inclinação EC2082 Instruções de segurança Esta descrição faz parte dos sensores. Contém textos e gráficos referentes à manipulação adequada do sensor.

Leia mais

NBE-M5-300 Conteúdo do pacote Termos de uso: dispositivo de radio Ubiquiti deve ser profissionalmente instalado. O cabo blindado Ethernet e o aterramento deve ser usado em condições de garantia. Visão

Leia mais

POWER IN. CHANGE ON. RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA PARA INSTALAÇÃO DE COMPRESSORES

POWER IN. CHANGE ON. RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA PARA INSTALAÇÃO DE COMPRESSORES POWER IN. CHANGE ON. RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA PARA INSTALAÇÃO DE COMPRESSORES RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA Recomendações Gerais: Somente pessoal capacitado pode realizar os procedimentos de diagnóstico

Leia mais

Cód.: Rev.: 00-09/11

Cód.: Rev.: 00-09/11 DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE Nome do Fabricante: DigiTech Endereço do Fabricante: 8760 S. Sandy Parkway Declara que o produto: Nome do produto: DigiVerb Opção de produto: todas (requer adaptador de energia

Leia mais

Introdução 5. Amplificador em coletor comum 6. Princípio de funcionamento 7

Introdução 5. Amplificador em coletor comum 6. Princípio de funcionamento 7 Sumário Introdução 5 Amplificador em coletor comum 6 Princípio de funcionamento 7 Parâmetros do estágio amplificador em coletor comum 10 Ganho de tensão 10 Ganho de corrente 10 Impedância de entrada 10

Leia mais

Manual de operação. Fonte de alimentação MT 0 300V 0 1A

Manual de operação. Fonte de alimentação MT 0 300V 0 1A Manual de operação Fonte de alimentação MT 0 300V 0 1A 1 Fonte de alimentação de tensão C.C. MT CUIDADO! ESTA FONTE DE ALIMENTAÇÃO PODE CAUSAR A MORTE MESMO ESTANDO DESLIGADA! LEIA ESTAS INSTRUÇÕES ATÉ

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES FONTE CARREGADOR DE BATERIA USINA Fonte Chaveada Usina Slim 150A/200A/250A-14,4V Antes de Efetuar qualquer ligação em sua fonte, leia atentamente o manual de instruções. Apresentação

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO WIRELESS MICROPHONE MK - UHF 408

MANUAL DO USUÁRIO WIRELESS MICROPHONE MK - UHF 408 MANUAL DO USUÁRIO WIRELESS MICROPHONE MK - UHF 408 Por favor, leia o Manual do Usuário antes de utilizar o produto e guarde-o para futuras pesquisas. CARACTERÍSTICAS - Desktop receptor e reforço de silenciamento,

Leia mais

1. Como funcionam os microfones

1. Como funcionam os microfones Page 1 of 9 1. Como funcionam os microfones Existem dois princípios operacionais usados nos microfones AKG: o dinâmico e o capacitivo. O microfone do tipo dinâmico consiste de um diafragma fino acoplado

Leia mais

INVERSOR DE EMERGÊNCIA

INVERSOR DE EMERGÊNCIA INVERSOR DE EMERGÊNCIA O Inversor de Emergência trata-se de um dispositivo que deve ser acoplado juntamente com um reator, transformando as luminárias fluorescentes em sistemas de iluminação normal e emergência.

Leia mais

PROFIBUS: Protetores de Transientes

PROFIBUS: Protetores de Transientes PROFIBUS: Protetores de Transientes INTRODUÇÃO O PROFIBUS é um protocolo digital utilizado em sistemas de controle, que permite a conexão com interoperabilidade de diversos equipamentos e fabricantes.

Leia mais

TRC-360 MANUAL DO USUÁRIO

TRC-360 MANUAL DO USUÁRIO TRC-360 MANUAL DO USUÁRIO CAIXA DE SOM AMPLIFICADA 200W ÍNDICE Prefacio...2 Conteúdo da Embalagem...2 Informações de segurança...3 Funções do Painel Frontal...4 Funções Painel Traseiro...6 Conexões do

Leia mais

Subsistemas e recomendações de projeto segundo NBR Segundo a ABNT os subsistemas do cabeamento, se subdividem conforme o desenho abaixo:

Subsistemas e recomendações de projeto segundo NBR Segundo a ABNT os subsistemas do cabeamento, se subdividem conforme o desenho abaixo: Subsistemas e recomendações de projeto segundo NBR 14565 Segundo a ABNT os subsistemas do cabeamento, se subdividem conforme o desenho abaixo: Projeto de rede secundária O desenvolvimento do projeto consiste

Leia mais

Segurança do usuário. Segurança elétrica. Impressora a laser Phaser 5500

Segurança do usuário. Segurança elétrica. Impressora a laser Phaser 5500 Segurança do usuário Sua impressora e os suprimentos recomendados foram projetados e testados para atender a exigências de segurança rígidas. A atenção às seguintes informações garantirá uma operação contínua

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Interfaces de E/S

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Interfaces de E/S Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Interfaces de E/S Heitor Medeiros Florencio Interfaces de Entrada e Saída Interfaces de E/S A seção

Leia mais

Catálogo de Produtos INDELETRA

Catálogo de Produtos INDELETRA Catálogo de Produtos INDELETRA Comercializamos uma série de produtos que irão facilitar o seu dia-a-dia, proporcionando-lhe tranquilidade e segurança aos equipamentos de sua empresa ou de sua residência,

Leia mais

BLACK BLUE WHITE BLACK BLUE WHITE - AC - AC - AC - AC 2 3 1 50/60 Hz - 3000VA 2 3 1 50/60 Hz - 3000VA CHANNEL B OUT B (2W min.) CHANNEL B OUT B (2W min.) BRIDGE STEREO BRIDGE (4W min.) AC FUSE 15A - 240VAC

Leia mais

Algumas dicas de soluções de problemas em PROFIBUS-DP

Algumas dicas de soluções de problemas em PROFIBUS-DP Algumas dicas de soluções de problemas em PROFIBUS-DP INTRODUÇÃO Apesar de muito simples, ainda vemos alguns detalhes (com o meio físico RS485) em campo que poderiam ser evitados e que poderiam diminuir

Leia mais

Temperatura Umidade Analisadores de Gases Pressão Elétrica MANUAL DE OPERAÇÃO FONTE DE ALTA TENSÃO HIPOT. MODELO : HY 120 KV 5 ma CC

Temperatura Umidade Analisadores de Gases Pressão Elétrica MANUAL DE OPERAÇÃO FONTE DE ALTA TENSÃO HIPOT. MODELO : HY 120 KV 5 ma CC MANUAL DE OPERAÇÃO FONTE DE ALTA TENSÃO HIPOT MODELO : HY 120 KV 5 ma CC INSTRUTEMP Instrumentos de Medição Ltda. Rua Fernandes Vieira, 156 São Paulo - SP CEP.: 03059-023 Fone : 11 3488-0200 CUIDADO :

Leia mais

28/10/2010 IFBA. CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE. Vitória da Conquista, 2010.

28/10/2010 IFBA. CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE. Vitória da Conquista, 2010. IFBA CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE Vitória da Conquista, 2010 1 a Parte Introdução Amplificador Diferencial 1 Amplificador Diferencial A fabricação

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO ACESSÓRIOS DESCONECTÁVEIS REFERÊNCIA ENERGIA

BOLETIM TÉCNICO ACESSÓRIOS DESCONECTÁVEIS REFERÊNCIA ENERGIA BOLETIM TÉCNICO DEFINIÇÃO: ACESSÓRIOS DESCONECTÁVEIS REFERÊNCIA ENERGIA Acessórios para cabos de média tensão podem ser organizados em : terminações internas ou externas, emendas e acessórios desconectáveis

Leia mais

Módulo 16 SD Relé NA Contato Seco

Módulo 16 SD Relé NA Contato Seco Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, possui 16 pontos de saída digital com contatos secos. Ideal para acionamento de cargas em corrente contínua ou alternada e para inserção no intertravamento

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES FONTE CARREGADOR DE BATERIA USINA Fonte Chaveada Usina 30A-14,4V Antes de Efetuar qualquer ligação em sua fonte, leia atentamente o manual de instruções. Apresentação Parabéns, você

Leia mais

SI INTERFACE EIA-232/ EIA-485

SI INTERFACE EIA-232/ EIA-485 MANUAL DO USUÁRIO SI-700 - INTERFACE EIA-232/ EIA-485 JUL / 05 SI-700 VERSÃO 1 TM FOUNDATION S I 7 0 0 M P smar www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta.

Leia mais

O aterramento é uma instalação imperativa em todos os equipamentos e sistemas elétricos visandosobretudo dar segurança aos usuários.

O aterramento é uma instalação imperativa em todos os equipamentos e sistemas elétricos visandosobretudo dar segurança aos usuários. ATERRAMENTO Hamilton N. R. Schaefer Depto de Física UFSC Florianópolis SC O aterramento é uma instalação imperativa em todos os equipamentos e sistemas elétricos visandosobretudo dar segurança aos usuários.

Leia mais

Segurança do usuário. Segurança elétrica. Impressora a laser em cores Phaser 7750

Segurança do usuário. Segurança elétrica. Impressora a laser em cores Phaser 7750 Segurança do usuário Sua impressora e os suprimentos recomendados foram projetados e testados para atender a exigências de segurança rígidas. A atenção às seguintes informações garantirá uma operação contínua

Leia mais

Entenda os parâmetros TCL (perda de conversão transversal) e TCTL (perda de transferência de conversão transversal)

Entenda os parâmetros TCL (perda de conversão transversal) e TCTL (perda de transferência de conversão transversal) 1 Entenda os parâmetros TCL (perda de conversão transversal) e TCTL (perda de transferência de conversão transversal) Por Dr. Paulo Marin, Engº. Há vários parâmetros elétricos de transmissão para cabo

Leia mais

A foto ilustra os modelos das fontes disponíveis.

A foto ilustra os modelos das fontes disponíveis. Descrição do Produto A Série Energy da Altus traz uma solução confiável para um dos pontos mais críticos em uma aplicação industrial: o fornecimento de alimentação para todos os dispositivos do sistema

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM ALTA TENSÃO. Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0042-A Horário: 2N ENCONTRO DE 02/04/2018

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM ALTA TENSÃO. Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0042-A Horário: 2N ENCONTRO DE 02/04/2018 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM ALTA TENSÃO Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0042-A Horário: 2N ENCONTRO DE 02/04/2018 1 1. SISTEMA ELÉTRICO é o conjunto de equipamentos e materiais necessários para transportar

Leia mais

Segurança Elétrica nas residências

Segurança Elétrica nas residências Segurança Elétrica nas residências Milhares de residências no Brasil não possuem uma instalação elétrica segura. A sua é uma delas? schneider-electric.com.br Onde estaríamos sem eletricidade? A eletricidade

Leia mais

DB6630. Amplificador Modular de Potência de Micropasso. Manual do usuário

DB6630. Amplificador Modular de Potência de Micropasso. Manual do usuário DB6630 Amplificador Modular de Potência de Micropasso Manual do usuário Tradução: Ivan Roberto Timochenko de Moraes Engenharia de aplicações Metaltex Janeiro de 2007 Rev 01 04/2012 TABELA DE CONTEÚDO SEÇÃO

Leia mais

www.ppa.com.br 0800 550 250 MOTOPPAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE AUTOMATIZADORES LTDA. Av. Dr. Labieno da Costa Machado, 3526 - Distrito Industrial - CEP 17400-000 - Garça - SP - Brasil BV MONTA CARGA Manual

Leia mais

Módulo 4 SA Universal Isolado

Módulo 4 SA Universal Isolado do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, possui 4 pontos de saídas analógicas isoladas no padrão tensão ou corrente. A foto mostra o produto montado sobre uma base para E/S analógicas com bornes

Leia mais

AMPLIFICADORES INTRODUÇÃO FIGURA DE RUÍDO GANHO POTÊNCIA MÁXIMA DE SAÍDA TIPOS DE AMPLIFICADORES PARA SINAIS DE TV

AMPLIFICADORES INTRODUÇÃO FIGURA DE RUÍDO GANHO POTÊNCIA MÁXIMA DE SAÍDA TIPOS DE AMPLIFICADORES PARA SINAIS DE TV 5.0 - INTRODUÇÃO Amplificadores são equipamentos utilizados para aumentar o nível de potência de sinais. Existem vários tipos de amplificadores, cada um otimizado para um tipo de uso. Por exemplo, para

Leia mais

Aterramento [4] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

Aterramento [4] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira Aterramento Instalações Elétricas e Medições para Sistemas de Informática INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PARA SISTEMAS DE INFORMÁTICA Antes de efetuarmos a instalação de um equipamento

Leia mais

AVISO: Não descarte este produto em lixo doméstico. Entregue-o a um ponto de coleta para reciclagem de aparelhos eletrônicos.

AVISO: Não descarte este produto em lixo doméstico. Entregue-o a um ponto de coleta para reciclagem de aparelhos eletrônicos. Garantia & Support Este produto é fornecido com garantia de um ano para problemas encontrados durante o uso normal. O mal uso ou Power Pods a abertura d a unidade invalidará esta garantia. Tudo, exceto

Leia mais

7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia.

7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia. 7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia. Em primeiro lugar é preciso esclarecer o que significa e para que serve o aterramento do sistema elétrico. Ao contrário do que é usual considerar,

Leia mais

Versão /09/2014. Manual do usuário. Mini Adaptador Powerline AV DHP-208AV/DHP-209AV

Versão /09/2014. Manual do usuário. Mini Adaptador Powerline AV DHP-208AV/DHP-209AV Versão 2.10 16/09/2014 Manual do usuário Mini Adaptador Powerline AV DHP-208AV/DHP-209AV Prefácio A D-Link reserva-se o direito de revisar esta publicação e fazer mudanças no seu conteúdo sem a obrigação

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS 1. APRESENTAÇÃO

1. APRESENTAÇÃO 2. CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS 1. APRESENTAÇÃO smart CCM 1. APRESENTAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Os Centros de Controle de Motores de Baixa Tensão, modelo smart CCM são unidades modulares padronizadas, desenvolvidas em conformidade com a norma IEC 61439, garantindo

Leia mais

StudentKeys 54 STK-54

StudentKeys 54 STK-54 StudentKeys 54 STK-54 Manual do Usuário Precauções Utilize somente a fonte de energia correta. Troque-a caso demonstre sinais de gasto e deterioramento, ou em caso de mau funcionamento; Também não desmonte

Leia mais

Companytec. Instalação do Conversor CBM 03

Companytec. Instalação do Conversor CBM 03 Companytec Instalação do Conversor CBM 03 1 2 CBM 03 Identificação: 1. Conector (CN1), onde serão instalados: o sinal de bico, o bloqueio e a alimentação do CBM; 2. Conector (CN2), onde serão ligados:

Leia mais

Prof. Filipe Ornelas

Prof. Filipe Ornelas Prof. Filipe Ornelas ICCRLRI Hardware de Redes Por onde seguem os sinais nas redes? 3 Meios de Transmissão ICORLI 4 Cabulagem 0Cabos eléctricos 0 Coaxiais 0 Entrançados 5 Cabulagem - Cabo Coaxial 0 Até

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES E CERTIFICADO DE GARANTIA AMPLIFICADOR DE POTÊNCIA PARA AUTOS ESPECIAL PARA GRAVES E SUBGRAVES

MANUAL DE INSTRUÇÕES E CERTIFICADO DE GARANTIA AMPLIFICADOR DE POTÊNCIA PARA AUTOS ESPECIAL PARA GRAVES E SUBGRAVES MANUAL DE INSTRUÇÕES E CERTIFICADO DE GARANTIA AMPLIFICADOR DE POTÊNCIA PARA AUTOS ESPECIAL PARA GRAVES E SUBGRAVES CARACTERÍSTICAS 1 - Estando conectado à saída para antena elétrica do autorádio toca-cds

Leia mais

Par Trançado e Cabo Coaxial

Par Trançado e Cabo Coaxial UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de 07/12/89 DOU de 11/12/89 Campus Torres Par Trançado e Cabo Coaxial Redes 1 Vitor

Leia mais

CONVERT UCC UNIDADE CONVERSORA CONTÍNUA

CONVERT UCC UNIDADE CONVERSORA CONTÍNUA CONVERT UCC UNIDADE CONVERSORA CONTÍNUA Mod.: CACC600245K Corrente de saída: 150A O equipamento CONVERT da TRACEL tem como objetivo converter tensões de corrente contínua, fornecendo energia estabilizada

Leia mais

bambozzi Manual de Instruções TR 250 Turbo II (60 Hz - 110/220 V) +55 (16) 3383

bambozzi Manual de Instruções TR 250 Turbo II (60 Hz - 110/220 V) +55 (16) 3383 A SSISTÊNCIAS T ÊCNICAS AUTORIZADAS acesse: www.bambozzi.com.br/assistencias.html ou ligue: +55 (16) 3383 3818 bambozzi Manual de Instruções BAMBOZZI SOLDAS LTDA. Rua Bambozzi, 522 Centro CEP 15990-668

Leia mais

Unidade elétrica central. Unidade elétrica central

Unidade elétrica central. Unidade elétrica central A unidade elétrica central se encontra no lado do passageiro, sob o porta-objetos no painel de instrumentos. Abra-a conforme as instruções: 1. Abra a tampa do porta-objetos no painel de instrumentos. A

Leia mais

Weidmüller Conexel do Brasil Ltda

Weidmüller Conexel do Brasil Ltda Weidmüller Klippon Connect - a eficiência extra no planejamento, instalação e operação de painéis. - Portfólio inovador de conectores para maior produtividade na construção de painéis. - A solução perfeita

Leia mais