FUNDAMENTOS DE MACROECONOMIA. Prof. Eliezer Lopes UNIDADE I BALANÇO DE PAGAMENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNDAMENTOS DE MACROECONOMIA. Prof. Eliezer Lopes UNIDADE I BALANÇO DE PAGAMENTOS"

Transcrição

1 FUNDAMENTOS DE MACROECONOMIA Prof. Eliezer Lopes UNIDADE I BALANÇO DE PAGAMENTOS

2 CONCEITOS BÁSICOS E PROBLEMAS DE MENSURAÇÃO Balanço de pagamentos é um registro contábil das transações de um país com o resto do mundo. BP de um país é um registro sistemático das transações econômicas entre residentes nacionais e residentes do resto do mundo num determinado período de tempo. registra a inumerável quantidade de transações que ocorrem entre indivíduos, empresas e governos de todo o mundo. todos os agentes: empresas, famílias e governo

3 TRANSAÇÃO ECONÔMICA INTERNACIONAL Uma transação econômica internacional é uma troca de valores, envolvendo a transferência de propriedade de bens, serviços, títulos, ações, dinheiro e outros ativos, de residentes de um país para residentes de outro. O BP deve cobrir todas as transações econômicas com estrangeiros e não apenas aquelas que se realizam através do mercado de câmbio. Algumas transações contabilizadas no BP podem não envolver o uso, nem implicar um fluxo, de moeda estrangeira.

4 RESIDÊNCIA Residência: em princípio associada ao local em que indivíduos, empresas e instituições realizam as suas transações (centro econômico de interesse). Exemplos de residentes: Empresas multinacionais e suas subsidiárias. Turistas, funcionários diplomáticos e pessoal militar em serviço no exterior, imigrantes temporários, estudantes ou indivíduos em tratamento médico em hospitais no exterior.

5 CLASSIFICAÇÃO Classificação pelo agente responsável pela transação (indivíduos, empresas, bancos, governo, etc.) ou pela natureza da transação (correntes ou de capital ou financeiras). Classificação por transações autônomas e transações compensatórias. Transações autônomas: exportações e importações, as transferências unilaterais e os investimentos diretos e de portfolio. Transações compensatórias: venda de reservas de moeda estrangeira pelos bancos centrais, operações de empréstimo junto a entidades internacionais ou a governos estrangeiros.

6 A NOVA ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS Em 1993 houve uma alteração no Manual de Balanço de Pagamentos do Fundo Monetário Internacional FMI com a publicação da 5ª edição. Neste documento, visando modernizar e padronizar o Balanço de Pagamentos de todos os países, várias mudanças foram propostas. A partir de 2001 o Banco Central passa a apresentar o BP do Brasil segundo os critérios da 5ª edição do Manual de Balanço de Pagamentos do FMI.

7 ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS 1. Balança comercial (FOB) 1.1 Exportações 1.2 Importações 2. Serviços 3. Rendas 4. Transferências unilaterais correntes 5. (= ) Transações correntes 6. Conta capital e financeira 6.1 Conta capital 6.2 Conta financeira Investimento direto (líquido) Investimentos em carteira Derivativos Outros investimentos 7. Erros e omissões 8. (= ) Resultado do balanço 9. Variação das reservas (= - 8)

8 CONTA CORRENTE E CONTA DE CAPITAL E FINANCEIRA Conta Corrente: exibe todos os fluxos de receitas e despesas que afetam diretamente a renda nacional presente. Mercadorias (Balança Comercial) Serviços (Balança de Serviços) Rendimentos de trabalho e investimentos (Rendas) Doações (Transferências unilaterais correntes) Conta de Capital e Financeira: registra os fluxos de todos os ativos internacionais que irão afetar a renda nacional futura.

9 CONTA CORRENTE E CONTA DE CAPITAL E FINANCEIRA A Conta Corrente subdivide-se em: balança comercial (BC) balança de serviços (BS) balanço de rendas (R) transferências unilaterais correntes (TU) Balanço de Transações Correntes: é o somatório dessas quatro subcontas. TC = BC + BS + R + TU

10 A BALANÇA COMERCIAL (BC) Balança Comercial: registra o intercâmbio de bens tangíveis, que são as exportações e importações de mercadorias. Seu saldo é dado pela diferença entre exportações (X) e importações (M): BC = X - M Há duas maneiras de contabilizar exportações e importações: FOB (free on board), que representa o valor de embarque da mercadoria, e CIF (cost, insurance and freight), que inclui, além do custo da mercadoria, os fretes e seguros relacionados ao transporte. Na balança comercial, tanto as exportações quanto as importações são registradas pelo valor FOB.

11 O BALANÇO DE SERVIÇOS Agrega transações com intangíveis de modo geral Viagens internacionais. Transportes. Seguros. Financeiros. Serviços de computação. Royalties e licenças. Aluguel de equipamentos. Serviços governamentais. Outros Serviços. ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS 1. Balança comercial (FOB) 1.1 Exportações 1.2 Importações 2. Serviços 3. Rendas 4. Transferências unilaterais correntes 5. (= ) Transações correntes 6. Conta capital e financeira 6.1 Conta capital 6.2 Conta financeira Investimento direto (líquido) Investimentos em carteira Derivativos Outros investimentos 7. Erros e omissões 8. Resultado do balanço 9. Variação das reservas (= - 8)

12 O BALANÇO DE RENDAS ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS O Balanço de Rendas, registra as remessas de renda de capitais estrangeiros e as receitas auferidas pelos capitais nacionais no exterior além das rendas de trabalho. Conta de Rendas compreende duas subcontas: Rendas de trabalho Renda de Investimentos 1. Balança comercial (FOB) 1.1 Exportações 1.2 Importações 2. Serviços 3. Rendas 4. Transferências unilaterais correntes 5. (= ) Transações correntes 6. Conta capital e financeira 6.1 Conta capital 6.2 Conta financeira Investimento direto (líquido) Investimentos em carteira Derivativos Outros investimentos 7. Erros e omissões 8. Resultado do balanço 9. Variação das reservas (= - 8)

13 BALANÇO DE RENDAS: RENDA DE INVESTIMENTOS Conta Renda de Investimentos corresponde à remuneração das diversas modalidades de investimentos que estão detalhadas na Conta Financeira (da Conta Capital e Financeira). Esta conta se desdobra em três subcontas: Renda de Investimentos Diretos, Renda de Investimentos em Carteira (ou portfolio) Renda de Outros Investimentos. As rendas de investimento correspondem a: lucros, juros e dividendos que remuneram os investimentos diretos, os empréstimos, as compras de títulos e ações registrados na Conta Capital e Financeira.

14 RENDA DE INVESTIMENTOS DIRETOS Subconta Renda de Investimentos Diretos registra: os lucros e dividendos relativos a participações no capital de empresas e os juros correspondentes aos empréstimos intercompanhias nas modalidades de empréstimos diretos e títulos de qualquer prazo. OBSERVAÇÃO: ganhos de capital que, pela sistemática antiga eram incluídos como renda, agora são reclassificados como investimento direto, passando a fazer parte da Conta Financeira.

15 RENDA DE INVESTIMENTOS EM CARTEIRA Subconta Renda de Investimentos em Carteira registra: lucros, dividendos e bonificações relativos às aplicações em ações; e juros correspondentes a aplicações em títulos de emissão doméstica (títulos da dívida interna pública, debêntures e outros títulos privados) e de emissão no exterior (como Bônus, Notes e Commercial Papers).

16 RENDA DE OUTROS INVESTIMENTOS Subconta Renda de Outros Investimentos abrange: os juros de créditos comerciais (de fornecedores - ou supplier credits - de empréstimos de agências governamentais, de organismos internacionais e de bancos privados); e os juros de depósitos e outros ativos e passivos. Nesta categoria incluem-se os juros de financiamento à importação e os juros sobre pagamento antecipado de exportações.

17 O BALANÇO DE TRANSFERÊNCIAS UNILATERAIS CORRENTES Representam pagamentos ou recebimentos, tanto em moeda quanto em bens, sem contrapartida. Transferências unilaterais em correntes - aquelas destinadas exclusivamente ao consumo corrente. Nas Transferências Unilaterais Correntes destacamse: recursos destinados a reparações de guerra, transferências de legados e heranças, donativos privados, doações, pagamentos de pensões a cidadãos nacionais residindo no exterior, e remessas enviadas por imigrantes que trabalham no exterior.

18 O BALANÇO DE CAPITAL E FINANCEIRO Duas novas contas: Conta Capital e Conta Financeira (CCF). Conta Capital Registra as transferências unilaterais de capital relacionadas com patrimônio de migrantes e a aquisição/alienação de bens não financeiros não produzidos, tais como cessão de direitos autorais e patentes. Conta Financeira - registra os fluxos decorrentes de transações internacionais com ativos e passivos financeiros entre residentes e não residentes. Abrange quatro grupos de fluxos: 1. Investimento Direto. 2. Investimento em Carteira. 3. Derivativos financeiros. 4. Outros Investimentos.

19 ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS 1. Balança comercial (FOB) 1.1 Exportações 1.2 Importações 2. Serviços 3. Rendas 4. Transferências unilaterais correntes 5. (= ) Transações correntes 6. Conta capital e financeira 6.1 Conta capital 6.2 Conta financeira Investimento direto (líquido) Investimentos em carteira Derivativos Outros investimentos 7. Erros e omissões 8. (= ) Resultado do balanço 9. Variação das reservas (= - 8)

20 CONTA FINANCEIRA: INVESTIMENTOS DIRETOS Investimentos Diretos compreendem ativos e passivos detidos por nacionais (ativos) e estrangeiros (passivos). participação no capital de empresas: incluem as aquisições totais ou parciais do capital social de empresas, os ganhos de capital relativos à alienação de bens, as conversões de obrigações e os recursos utilizados em privatizações de empresas estatais. empréstimos intercompanhias: compreendem os empréstimos diretos concedidos pelas matrizes a suas afiliadas ou mediante a colocação de títulos (sem distinção de prazo) e as amortizações de tais empréstimos.

21 CONTA FINANCEIRA: INVESTIMENTOS EM CARTEIRA Investimentos em Carteira: registram os fluxos de ativos e passivos constituídos pela emissão de títulos de crédito (ações e títulos de renda fixa), negociados em mercados secundários de papéis. Os componentes principais de investimentos em carteira são: títulos de participação no capital e títulos de dívida. Os títulos de dívida incluem bônus, notes e commercial papers.

22 CONTA FINANCEIRA: DERIVATIVOS FINANCEIROS Derivativos Financeiros: compreende os fluxos relativos à liquidação de haveres e obrigações decorrentes de operações de swaps, opções e futuros e os fluxos relativos a prêmios de opções. Essas operações eram antes alocadas na conta de "serviços" ou na conta de capitais de curto prazo.

23 CONTA FINANCEIRA: OUTROS INVESTIMENTOS Outros Investimentos: compreendem uma diversidade de outros instrumentos financeiros: empréstimos de curto e longo prazos, algumas modalidades de créditos comerciais, moeda em circulação e depósitos em moeda, o uso do crédito do FMI, os desembolsos desta instituição e as amortizações a ela pagas, outros empréstimos com objetivos de regularização de organizações internacionais e governamentais, subscrições de capital de organizações não-monetárias e diversas contas a receber e a pagar.

24 Erros e Omissões (EO) Em função de imperfeições na forma de registro das informações, nem sempre se consegue a necessária equivalência entre o total de créditos e o total de débitos do balanço de pagamentos. O lançamento ERROS E OMISSÕES é calculado para tornar nula a soma de débitos e créditos do balanço de pagamentos. ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS 1. Balança comercial (FOB) 1.1 Exportações 1.2 Importações 2. Serviços 3. Rendas 4. Transferências unilaterais correntes 5. (= ) Transações correntes 6. Conta capital e financeira 6.1 Conta capital 6.2 Conta financeira Investimento direto (líquido) Investimentos em carteira Derivativos Outros investimentos 7. Erros e omissões 8. Resultado do balanço 9. Variação das reservas (= - 8)

25 IDENTIDADES DO BALANÇO DE PAGAMENTOS Do ponto de vista contábil, A conta de transações correntes (TC) representa o somatório da balança comercial, da balança de serviços, do balanço de rendas e de transferências unilaterais correntes: 1. TC = BC + BS + R + TU

26 O RESULTADO DO BALANÇO PAGAMENTOS 2. BP = TC + CCF + EO A conta capital e financeira registra os investimentos, empréstimos, financiamentos e demais fluxos de capitais financeiros entre países. Somando o SALDO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS EM TRANSAÇÕES CORRENTES a CONTA CAPITAL E FINANCEIRA e considerando eventuais ERROS E OMISSÕES, chega-se ao SALDO TOTAL DO BALANÇO DE PAGAMENTOS ou RESULTADO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS. ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS 1. Balança comercial (FOB) 1.1 Exportações 1.2 Importações 2. Serviços 3. Rendas 4. Transferências unilaterais correntes 5. (= ) Transações correntes 6. Conta capital e financeira 6.1 Conta capital 6.2 Conta financeira Investimento direto (líquido) Investimentos em carteira Derivativos Outros investimentos 7. Erros e omissões 8. (= ) Resultado do balanço 9. Variação das reservas (= - 8)

27 Resultado do BP e Variação de Reservas A conta variação das reservas demonstra o resultado do BP, ou seja, mostra seu impacto sobre o nível de reservas, mas com o sinal trocado. O saldo total do balanço de pagamentos deve ser idêntico ao saldo da conta de Haveres da Autoridade Monetária (variação de reservas internacionais) com sinal trocado: BP = - HAM 3. HAM = - BP ou BP + HAM = 0

28 Discriminação Balança comercial (FOB) Serviços Rendas Transferências unilaterais correntes Transações correntes Conta capital e financeira Conta capital 1/ Conta financeira Investimento direto (líquido) Investimentos em carteira Derivativos Outros investimentos 2/ Erros e omissões Resultado do balanço Variação das reservas

29 Resultado do BP e Variação de Reservas um saldo negativo no balanço de pagamentos significa que, no período em questão, o país teve de utilizar parte de suas reservas para saldá-lo. Registra-se com sinal positivo o saldo da variação das reservas ou Haveres da Autoridade Monetária, o que significa um redução das reservas. BP = -10 => HAM = 10 (diminuição de reservas) um saldo positivo no balanço de pagamentos indica um aumento das reservas que se registra com sinal negativo na conta de Haveres da Autoridade Monetária. BP = 10 => HAM = -10 (aumento de reservas) Ou seja, um BP positivo implica em um HAM negativo

30 O PRINCÍPIO DAS PARTIDAS DOBRADAS Os registros de um BP são realizados com base no princípio contábil das partidas dobradas (a cada crédito corresponde um débito, e a cada lançamento a débito em uma conta ocorre um de crédito em outra). Portanto, do ponto de vista contábil, o total do BP é sempre zero ou o BP está sempre equilibrado (Resultado do BP + Haveres da A.M. = 0).

31 O PRINCÍPIO DAS PARTIDAS DOBRADAS Contas operacionais: correspondem às transações geradoras de pagamentos e recebimentos (Conta Corrente, Conta Capital e Financeira). As receitas de mercadorias, serviços, rendas e transferências; redução de ativos e aumento de passivos externos (entrada de capitais) constituem crédito. As despesas com mercadorias, serviços, rendas e transferências; aumento de ativos e redução de passivos externos (saída de capitais) constituem débito.

32 O PRINCÍPIO DAS PARTIDAS DOBRADAS Contas de caixa (Haveres da Autoridade Monetária): registram o movimento dos meios de pagamentos internacionais à disposição do país. Aumento reservas internacionais registrase com sinal negativo: Uma exportação (+) gera aumento de ativos externos (reservas, por exemplo) e, consequentemente para zerar o BP, o aumento de ativos externos (aumento de reservas internacionais) deve ter sinal negativo (-)

33 O PRINCÍPIO DAS PARTIDAS DOBRADAS Redução de reservas internacionais registra-se com sinal positivo: Uma importação (-) gera diminuição de ativos externos (reservas, por exemplo) e, consequentemente para zerar o BP, a redução de ativos externos (redução de reservas internacionais) deve ter sinal positivo (+)

34 A Contabilidade do Balanço de Pagamentos Exemplos dos lançamentos no balanço de pagamentos: Balança Comercial Exportações(à vista): crédito Haveres: débito Importações (à vista): débito Haveres: crédito Balança de Serviços Operação dá origem a entrada de recursos: crédito Haveres: débito Operação dá origem a saída de recursos: débito Haveres: crédito Balança de Rendas Operação dá origem a entrada de recursos: crédito Haveres: débito Operação dá origem a saída de recursos: débito Haveres: crédito

35 A Contabilidade do Balanço de Pagamentos Transferências Unilaterais (em divisas) Operação dá origem a entrada de recursos: crédito Haveres: débito Operação dá origem a saída de recursos: débito Haveres: crédito Conta capital e financeira Operação dá origem a entrada de recursos: crédito Haveres: débito Operação dá origem a saída de recursos: débito Haveres: crédito Haveres da Autoridade Monetária (Variação de Reservas) Redução das reservas: crédito Acréscimo das reservas: débito

36 Transações sem movimentação de divisas Quando a movimentação de divisas não existe, a contrapartida não ocorre na conta Haveres. Na operação lucros reinvestidos, o lançamento é feito a débito na conta rendas de capital. Contudo, como tal operação não gerou saída de divisas, a conta a ser creditada não pode ser a conta variação de reservas. A conta que então é creditada é a conta reinvestimentos, na conta financeira. Quando ocorrem doações recebidas em mercadorias, o lançamento é feito a crédito na conta Transferências unilaterais. Contudo, como tal operação não gerou entrada de divisas, a conta a ser debitada não pode ser a conta variação de reservas. A conta que então é debitada é a conta importações.

37 Transações sem movimentação de divisas Lucros reinvestidos Débito: rendas Crédito: reinvestimento Doações recebidas em mercadorias crédito: TU débito: importação Doações enviadas em mercadorias débito: TU crédito: exportação

38 Transações sem movimentação de divisas Importações financiadas Débito: importações Crédito: outros investimentos Exportações financiadas crédito: exportações débito: outros investimentos Juros refinanciados débito: rendas crédito: outros investimentos

39 Transações sem movimentação de divisas Amortizações refinanciadas Débito: outros investimentos Crédito: outros investimentos

40 Os Usos e Fontes de recursos do BP constituem forma alternativa de apresentar as contas externas, incluindo todos os itens do BP reorganizados, de forma a ilustrar como os recursos são supridos (Fontes) para atender às demandas de transações correntes e amortizações de empréstimos externos (Usos). USOS E FONTES

41 O balanço de pagamentos de acordo com o BPM5 tem a mesma cobertura da versão anterior, contemplando os mesmos lançamentos a débito e crédito. As diferenças residem, exclusivamente, nos critérios de classificação das transações e na nomenclatura das contas. As mais importantes alterações introduzidas na nova apresentação do balanço de pagamentos são: MANUAL BP5 X MANUAL BP4 a) introdução, na conta corrente, de clara distinção entre bens, serviços, renda e transferências correntes, com ênfase no maior detalhamento na classificação dos serviços;

42 MANUAL BP5 X MANUAL BP4 b) introdução da conta capital, que registra as transações relativas às transferências unilaterais de patrimônio de migrantes e a aquisição/alienação de bens não financeiros não produzidos (cessão de marcas e patentes); c) introdução da conta financeira, em substituição à antiga conta de capitais, para registrar as transações relativas à formação de ativos e passivos externos, como investimento direto, investimento em carteira, derivativos e outros investimentos. A conta financeira foi, portanto, estruturada de forma a evidenciar as transações ativas e passivas, as classes dos instrumentos financeiros de mercado e os prazos das transações;

43 MANUAL BP5 X MANUAL BP4 d) inclusão, no item investimentos diretos, dos empréstimos intercompanhia (empréstimos praticados entre empresas integrantes de mesmo grupo econômico), de qualquer prazo, nas modalidades de empréstimos diretos e colocação de títulos; e) reclassificação de todos os instrumentos de portfolio, inclusive bônus, notes e commercial papers, para a conta de investimentos em carteira; f) introdução de grupo específico para registro das operações com derivativos financeiros, anteriormente alocados na conta serviços e nos capitais a curto prazo; g) estruturação da conta de rendas de forma a evidenciar as receitas e despesas geradas por cada uma das modalidades de ativos e passivos externos contidas na conta financeira.

44 Balanço de pagamentos no Brasil US$ bilhõ es Discriminação Balança comercial (FOB) Serviços Rendas Transferências unilaterais correntes Transações correntes Conta capital e financeira Conta capital Conta financeira Investimento direto (líquido) Investimentos em carteira Derivativos Outros investimentos Erros e omissões Resultado do balanço Variação das reservas

45 Balanço de pagamentos US$ bilhõ es Discriminação Balança comercial (FOB) Serviços Rendas Transferências unilaterais correntes Transações correntes Conta capital e financeira Conta capital 1/ Conta financeira Investimento direto (líquido) Investimentos em carteira Derivativos Outros investimentos 2/ Erros e omissões Resultado do balanço Variação das reservas

46 US$ bilhões Milagre Econômico II PND Transações Correntes do Brasil: Ajuste Externo Planos de Estabilização Collor Itamar Plano Real Da Estabilização à Crise Externa II FHC Metas de Inflação e Câmbio Flutuante Lula Metas de Inflação e Câmbio Flutuante Balança comercial Conta corrente 0 Serviços Rendas -60 Balança Comercial Serviços Rendas Transf. Unilaterais Transações Correntes

47 US$ bilhões Transações Correntes do Brasil: Balança comercial Serviços Conta corrente Rendas -20 Balança Comercial Serviços Rendas Transf. Unilaterais Transações Correntes

48 US$ bilhões Transações Correntes do Brasil: Balança Comercial Serviços Rendas Transf. Unilaterais Transações Correntes

49 US$ bilhões Transações Correntes do Brasil: Balança Comercial Serviços Rendas Transf. Unilaterais Transações Correntes

50 US$ bilhões Transações Correntes do Brasil: % 6% Ajuste Externo Itamar II FHC Metas de Inflação e Câmbio Flutuante Lula Metas de Inflação e Câmbio Flutuante 4% Plano Real 2% Milagre Econômico II PND Planos de Estabilização Collor Da Estabilização à Crise Externa 0% -2% -4% -6% -8% BC/PIB BS/PIB R/PIB TU/PIB TC/PIB

51 EXERCÍCIOS 1. Considere os seguintes saldos, em unidades monetárias, para as contas dos Balanços de Pagamentos: Balanço comercial: - 700; Balanço de serviços: ; Balanço de rendas: ; Transferências unilaterais: ; Conta Capital: + 300; Investimento Direto: ; Investimento em Carteira: ; Derivativos: - 200; Outros investimentos na conta financeira = ; Erros e omissões: Considerando esses lançamentos, é correto afirmar que a conta Haveres da Autoridade Monetária apresentou saldo de: a) b) c) d) zero e)

52 Resolução: Somamos os saldos de todos os itens apresentados, pois eles correspondem exatamente aos itens do Balanço de Pagamentos como apresentados no quadro abaixo: Balança comercial -700 TRANSAÇÕES CORRENTES (I) Balança de serviços Rendas Transferências Unilaterais Conta capital +300 Investimento direto CONTA CAPITAL E FINANCEIRA (II) Investimento em carteira Derivativos -200 Outros investimentos ERROS E OMISSÕES (III) RESULTADO DO BP (=I + II + III) HAVERES DA AUTORIDADE MONETÁRIA (= - RESULTADO DO BP) 2100 Resultado do BP = = 2100 Como Haveres da Autoridade Monetária = BP Então, HAM = A resposta é o item e) 2.100

53 2. Num determinado país, ocorreram as seguintes transações com o exterior, no ano-calendário, em bilhões de unidades monetárias (u.m.): - Exportações de Mercadorias Importações de Mercadorias Fretes pagos Seguros pagos Juros remetidos Lucros remetidos Lucros reinvestidos Doações recebidas em mercadorias Empréstimos recebidos Investimentos diretos recebidos O balanço de pagamentos dessa economia, nesse ano, considerando-se que não houve erros e omissões na sua elaboração,deve registrar um saldo positivo de (em bilhões de u.m.): (A) 13. (B) 11. (C) 9. (D) 7. (E) 5.

54 RESOLUÇÃO: O quadro abaixo mostra os lançamentos das operações apresentadas na questão: Item Lançamentos Crédito Débito Exportações de Mercadorias BC, Exportações: +600 Haveres: -600 Importações de Mercadorias Haveres: +565 Importações: -565 Fretes pagos Haveres: +10 Serviços: -10 Seguros pagos Haveres: +5 Serviços: -5 Juros remetidos Haveres: +40 Rendas: -40 Lucros remetidos Haveres: +16 Rendas: -16 Lucros reinvestidos Investimentos diretos: +4 Rendas: -4 Doações recebidas em mercadorias T. unil: +2 Importações: -2 Empréstimos recebidos Emprestimos: +32 Haveres: -32 Investimentos diretos recebidos Investimentos Diretos: +13 Haveres: -13

55 Agrupamos os lançamentos nas contas do BP apresentado abaixo: TRANSAÇÕES CORRENTES (I) = a+ b+c+d = -40 Balança comercial (a) =33 Balança de serviços (b) -10-5=-15 Rendas (c) =-60 Transferências Unilaterais (d) 2 CONTA CAPITAL E FINANCEIRA (II)= e+ f + g + h 49 Conta capital (e) Investimento direto (f) Investimento em carteira (g) Outros investimentos (h) +32 ERROS E OMISSÕES (III) 0 RESULTADO DO BP (=I + II + III) =9 HAVERES DA AUTORIDADE MONETÁRIA (= - RESULTADO DO BP) -9 Como a conta de Transações Correntes apresentou saldo de -40 e a Conta Capital e Financeira teve saldo de 49, o BP apresentou saldo de 9. A resposta correta está no item c.

56 3. Uma economia realizou durante um ano as seguintes transações com o exterior: (a) Recebimento de doações humanitárias em moeda forte, no valor de US$ 1 bilhão. (b) Importações de mercadorias no valor FOB de US$ 7 bilhões. (c) Pagamento de US$ 13 bilhões em amortizações da dívida externa. (d) Pagamentos de juros da dívida externa no valor de US$ 5 bilhões. (e) Exportações de mercadorias no valor FOB de US$ 15 bilhões. (f) Recebimento de novos empréstimos e financiamento do exterior, no valor de US$ 16 bilhões. (g) Pagamentos de fretes internacionais no valor de US$ 3 bilhões. Balanço de pagamentos Discriminação Balança comercial (FOB) 8 Exportações Importações -7-7 Serviços -3-3 Rendas -5-5 Transferências unilaterais correntes (líquido) 1 1 Transações correntes 1 Conta capital e financeira 3 Conta capital 1/ 0 Conta financeira 3 Investimento direto (líquido) 0 Investimentos em carteira 0 Derivativos 0 Outros investimentos 2/ Erros e omissões 0 Resultado global do balanço 4 Variação de reservas ( - = aumento)

57 Balanço de pagamentos Discriminação Balança comercial (FOB) 8 Exportações Importações -7-7 Serviços -3-3 Rendas -5-5 Transferências unilaterais correntes (líquido) 1 1 Transações correntes 1 Conta capital e financeira 3 Conta capital 1/ 0 Conta financeira 3 Investimento direto (líquido) 0 Investimentos em carteira 0 Derivativos 0 Outros investimentos 2/ Erros e omissões 0 Resultado global do balanço 4 Variação de reservas ( - = aumento) Com base nas informações acima, julgue os itens que se seguem: a) O saldo do balanço em transações correntes é de US$ 1 bilhão. CERTO b) O saldo da conta financeira é de US$ -2 (menos dois) bilhões. ERRADO c) O saldo do balanço de pagamentos é de US$ 4 bilhões. CERTO d) O saldo do balanço de serviços é de US$ -3 (menos três) bilhões. CERTO

58 4. Julgue os itens subsequentes, relativos ao balanço de pagamentos. (...) No balanço de pagamentos brasileiro, os gastos com viagens internacionais dos brasileiros e os empréstimos concedidos pelo Banco Mundial são registrados, respectivamente, na balança de serviços e renda e na rubrica outros investimentos da conta financeira. CERTO (...) Caso uma empresa brasileira tenha financiado, por meio de um banco norte-americano, importações de matéria-prima no valor de US$ 2 milhões, esse montante deverá ser registrado como débito na balança de transações correntes e como crédito na conta capital e financeira. CERTO (...) Quando cidadãos norte-americanos adquirem ou aumentam o controle sobre uma empresa no Brasil, essa transação é contabilizada na conta financeira do balanço de pagamentos do brasil. CERTO (...) O saldo positivo no balanço de pagamentos num determinado período é igual ao volume de reservas, em moeda estrangeira, da economia. ERRADO

Aula 01 Balanço de Pagamentos e Contas Nacionais

Aula 01 Balanço de Pagamentos e Contas Nacionais Aula 01 Balanço de Pagamentos e Contas Nacionais 1. (ESAF- AFRF- 2005) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética (em unidades monetárias): Exportações de bens e serviços não fatores:

Leia mais

QUESTÕES. Conceitos da primeira (CP) com a segunda curva de Phillips (LP).

QUESTÕES. Conceitos da primeira (CP) com a segunda curva de Phillips (LP). QUESTÕES (Prova: CESPE - 2004 - Polícia Federal - Agente Federal da Polícia Federal - Nacional Disciplina: Economia - Assunto: Curva de Philips ) A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes agregados

Leia mais

MACROECONOMIA Prof. Marcelo Leandro Ferreira

MACROECONOMIA Prof. Marcelo Leandro Ferreira MACROECONOMIA Prof. Marcelo Leandro Ferreira Balanço de Pagamentos: a Conta de Transações Correntes, a Conta Capital e Financeira Aula 2 Programa: 2 Macroeconomia. 2.1 Contabilidade Nacional. 2.1.1 Os

Leia mais

BALANÇO DE PAGAMENTOS

BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇO DE PAGAMENTOS Dezembro/2013 24 de Janeiro de 2014 Os INFORMATIVOS ECONÔMICOS da Secretaria de Política Econômica (SPE) são elaborados a partir de dados de conhecimento público, cujas fontes primárias

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Fundamentos Macroeconômicos Parte 01. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Fundamentos Macroeconômicos Parte 01. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Fundamentos Macroeconômicos Parte 01 Prof. Alex Mendes 1. Residentes e não residentes 2. Meios internacionais de pagamento 3. Estrutura do Balanço de pagamentos BPM5 4. Estrutura

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Fundamentos Macroeconômicos Parte 02. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Fundamentos Macroeconômicos Parte 02. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Parte 02 Prof. Alex Mendes Balança Comercial Para o cálculo da Balança Comercial, utilizamos as exportações a preços FOB, já que as despesas com seguros e fretes estão incluídas

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Fundamentos Macroeconômicos Parte 03. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Fundamentos Macroeconômicos Parte 03. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Fundamentos Macroeconômicos Parte 03 Prof. Alex Mendes VI -Conta capital e financeira Conta capital: transferências unilaterais relacionadas com patrimônio de imigrantes e aquisição

Leia mais

Contabilidade Nacional e o Balanço de Pagamentos

Contabilidade Nacional e o Balanço de Pagamentos Contabilidade Nacional e o Balanço de Pagamentos Os Componentes do PIB PIB (Y) é a soma dos seguintes itens: Consumo Privado (C) Investimento (I) Despesas do Governo (G) Exportações Líquidas (EL) Y = C

Leia mais

Balanço de pagamentos. Reinaldo Gonçalves

Balanço de pagamentos. Reinaldo Gonçalves Balanço de pagamentos Reinaldo Gonçalves reinaldogoncalves1@gmail.com 1 Sumário 1. BOP: Definição 2. BOP: Estrutura básica 3. BOP: Determinantes de curto prazo 4. BOP: Brasil 5. Posição do investimento

Leia mais

ECONOMIA INTERNACIONAL: NOTAS DE AULA

ECONOMIA INTERNACIONAL: NOTAS DE AULA ECONOMIA INTERNACIONAL: NOTAS DE AULA 1 BALANÇO DE PAGAMENTOS E CONTAS NA- CIONAIS: CONCEITOS BÁSICOS 1.1 Contas Nacionais: Revisão 1.1.1 Economia Fechada Em uma economia sem governo, os agregados macroeconômicos

Leia mais

Balanço de Pagamentos

Balanço de Pagamentos Balanço de Pagamentos Maio/2018 25 de junho de 2018 Resumo dos Resultados Em maio de 2018, o superávit em Transações Correntes foi de US$ 0,7 bilhão, resultado inferior ao observado em maio de 2017 (US$

Leia mais

Balanço de pagamentos. Reinaldo Gonçalves

Balanço de pagamentos. Reinaldo Gonçalves Balanço de pagamentos Reinaldo Gonçalves reinaldogoncalves1@gmail.com 1 Sumário 1. BOP: Definição 2. BOP: Estrutura básica 3. BOP: Determinantes de curto prazo 4. BOP: Brasil 5. Posição do investimento

Leia mais

Balanço de Pagamentos

Balanço de Pagamentos Balanço de Pagamentos Setembro/2018 25 de outubro de 2018 Resumo dos Resultados Em setembro de 2018, o saldo em Transações Correntes foi de US$32 milhões, resultado inferior ao observado em setembro de

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Fundamentos Macroeconômicos Parte 04. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Fundamentos Macroeconômicos Parte 04. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Parte 04 Prof. Alex Mendes NOVO BALANÇO DE PAGAMENTOS BPM6 O BPM6 define o BP como a estatística macroeconômica que sumariza transações entre residentes e não residentes ao longo

Leia mais

Autores Geraldo Sandoval Góes Sérgio Ricardo de Brito Gadelha. Macroeconomia

Autores Geraldo Sandoval Góes Sérgio Ricardo de Brito Gadelha. Macroeconomia Autores Geraldo Sandoval Góes Sérgio Ricardo de Brito Gadelha Macroeconomia Salvador EDIÇÕES JUSPODIVM 2019 Capítulo 1 Balanço de Pagamentos Parte I A Metodologia da 4ª Edição do Manual do Balanço de Pagamentos

Leia mais

BALANÇO DE PAGAMENTOS

BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇO DE PAGAMENTOS SÍLVIA HELENA G. DE MIRANDA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA ESALQ-USP Outubro/2015 Piracicaba - SP 2 BIBLIOGRAFIA 1. Feijó, C. A. et al. Contabilidade Social.

Leia mais

A Economia Aberta ANATOMIA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS

A Economia Aberta ANATOMIA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS A Economia Aberta ANATOMIA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS 1 Enquadramento 1. A abordagem da economia aberta, permite-nos identificar no modelo keynesiano, a participação das importações e exportações de bens

Leia mais

Índice. Anexo 29 Empréstimos diretos de curto prazo passivos amortizações Distribuição por setor de atividade econômica

Índice. Anexo 29 Empréstimos diretos de curto prazo passivos amortizações Distribuição por setor de atividade econômica Índice Quadro I Balanço de pagamentos Quadro II Projeções do balanço de pagamentos Quadro III Balanço de pagamentos hiato financeiro Quadro IV Demonstrativo de variação de reservas internacionais projeções

Leia mais

Macroeconomia Alex Mendes

Macroeconomia Alex Mendes Macroeconomia Alex Mendes Balanço de pagamentos 1. Residentes e não residentes 2. Meios internacionais de pagamento 3. Estrutura do Balanço de pagamentos BPM5 4. Estrutura do BP BPM6 I CONCEITOS BÁSICOS

Leia mais

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 2

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 2 Teoria Econômica II: Macroeconomia Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 2 Registro de transações entre residentes e não-residentes. Contas do Balanço de Pagamentos Transações Correntes:

Leia mais

Aula 01 Balanço de Pagamentos e Contas Nacionais

Aula 01 Balanço de Pagamentos e Contas Nacionais Aula 01 Balanço de Pagamentos e Contas Nacionais 1. (ESAF- AFRF- 2005) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética (em unidades monetárias): Exportações de bens e serviços não fatores:

Leia mais

O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO EM JANEIRO DE 2003

O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO EM JANEIRO DE 2003 O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO EM JANEIRO DE 23 Os resultados do setor externo divulgados pelo Banco Central mostram contínua melhora na conta de Transações Correntes, cujo déficit acumulado no período

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE A NOVA METODOLOGIA DE APURAÇÃO

CONSIDERAÇÕES SOBRE A NOVA METODOLOGIA DE APURAÇÃO NOTA TÉCNICA CONSIDERAÇÕES SOBRE A NOVA METODOLOGIA DE APURAÇÃO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS Fernando J. Ribeiro Finalizado em 28/05/2015 O Banco Central do Brasil divulgou, no último mês de abril, uma nova

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS SOBRE BALANÇO DE PAGAMENTOS E NUMEROS ÍNDICE GABARITO Profa. Sílvia Miranda LES 0200 Contabilidade Social

LISTA DE EXERCICIOS SOBRE BALANÇO DE PAGAMENTOS E NUMEROS ÍNDICE GABARITO Profa. Sílvia Miranda LES 0200 Contabilidade Social LISTA DE EXERCICIOS SOBRE BALANÇO DE PAGAMENTOS E NUMEROS ÍNDICE GABARITO Profa. Sílvia Miranda LES 0200 Contabilidade Social Data: out/2016 1)Com base nos valores abaixo, diga qual é o saldo da balança

Leia mais

Balanço de Pagamentos

Balanço de Pagamentos Balanço de Pagamentos Abril/2015 26 de maio de 2015 Resumo dos Resultados Em abril de 2015, o déficit em Transações Correntes foi de US$ 6,9 bilhões, resultado superior ao observado em abril de 2014 (US$

Leia mais

O SETOR EXTERNO Bibliografia: capítulo 6 de Bacha (2004), p. 151 a 158; 165 a 175; 177 e 178. Aula 7

O SETOR EXTERNO Bibliografia: capítulo 6 de Bacha (2004), p. 151 a 158; 165 a 175; 177 e 178. Aula 7 O SETOR EXTERNO Bibliografia: capítulo 6 de Bacha (2004), p. 151 a 158; 165 a 175; 177 e 178 1 Setor externo e modelos econômicos O setor externo é um dos quatro agentes que compõem os modelos macroeconômicos.

Leia mais

Setor externo da economia

Setor externo da economia Setor externo da economia Introdução Nesta aula, você compreenderá como as contas nacionais registram as operações de compra e venda de ativos entre economias e como estas variáveis impactam a estrutura

Leia mais

O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO - ABRIL DE 2003

O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO - ABRIL DE 2003 O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO - ABRIL DE 3 O balanço de pagamentos expõe a continuidade nas dificuldades de financiamento, embora as principais fontes de financiamento (IDE, investimentos estrangeiros

Leia mais

CONTAS EXTERNAS: O Balanço de Pagamentos

CONTAS EXTERNAS: O Balanço de Pagamentos CONTAS EXTERNAS: O Balanço de Pagamentos Sílvia Helena G. de Miranda Prof. ESALQ/USP Outubro/2016 ROTEIRO DA AULA I - Conceitos básicos II Estrutura do Balanço de Pagamentos III Balanço de Pagamentos do

Leia mais

(6&2/$%5$6,/(,5$'($'0,1,675$d 23Ò%/,&$('((035(6$6 0(675$'2(;(&87,92(0*(67 2(035(6$5,$/ ',6&,3/,1$),1$1d$6,17(51$&,21$,6 352)(662552*e5,262%5(,5$

(6&2/$%5$6,/(,5$'($'0,1,675$d 23Ò%/,&$('((035(6$6 0(675$'2(;(&87,92(0*(67 2(035(6$5,$/ ',6&,3/,1$),1$1d$6,17(51$&,21$,6 352)(662552*e5,262%5(,5$ )81'$d 2*(7Ò/,29$5*$6 (6&2/$%5$6,/(,5$'($'0,1,675$d 23Ò%/,&$('((035(6$6 0(675$'2(;(&87,92(0*(67 2(035(6$5,$/ ',6&,3/,1$),1$1d$6,17(51$&,21$,6 352)(662552*e5,262%5(,5$ %3(5(*,0(6&$0%,$,6 Bibliografia: BACEN

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES 200 Contabilidade Social 6ª Lista de Exercícios Prof.ª Sílvia Miranda Outubro/2016

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES 200 Contabilidade Social 6ª Lista de Exercícios Prof.ª Sílvia Miranda Outubro/2016 ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES 200 Contabilidade Social 6ª Lista de Exercícios Prof.ª Sílvia Miranda Outubro/2016 1) Com base nos valores abaixo, diga qual é o saldo da balança

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS CAPÍTULO 29 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS 29.1 CONCEITO A demonstração das origens e aplicações de recursos é de elaboração e publicação obrigatórias para as sociedades anônimas. Entretanto,

Leia mais

Finanças Internacionais - Macroeconomia Aberta: Teoria, Aplicações e Políticas

Finanças Internacionais - Macroeconomia Aberta: Teoria, Aplicações e Políticas Finanças Internacionais - Macroeconomia Aberta: Teoria, Aplicações e Políticas Capítulo 2: Como medir as transações internacionais Cristina Terra Roteiro 1 O balanço de pagamentos Estrutura Descrição das

Leia mais

Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (Política Cambial)

Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (Política Cambial) Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2008 Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (Política Cambial) Eloi Martins Senhoras

Leia mais

DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO AGOSTO 2002

DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO AGOSTO 2002 DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO AGOSTO 22 Os dados de agosto do setor externo brasileiro mostram a persistência das dificuldades na atração de fluxos externos em todas as modalidades: investimento direto estrangeiro

Leia mais

Referência: Cap. 13 de Economia Internacional: Teoria e Política, 8ª. Edição Paul R. Krugman e Maurice Obstfeld

Referência: Cap. 13 de Economia Internacional: Teoria e Política, 8ª. Edição Paul R. Krugman e Maurice Obstfeld Referência: Cap. 13 de Economia Internacional: Teoria e Política, 8ª. Edição Paul R. Krugman e Maurice Obstfeld» Programa do curso» Breve revisão de conceitos Contas nacionais Contabilidade nacional nas

Leia mais

Macro e Economia. Bras. em Teoria e Exercícios (área 3) ANALISTA/BACEN Aula 00 Prof. Francisco Mariotti. Aula Demonstrativa. Olá!

Macro e Economia. Bras. em Teoria e Exercícios (área 3) ANALISTA/BACEN Aula 00 Prof. Francisco Mariotti. Aula Demonstrativa. Olá! Aula Demonstrativa Olá! Apresento a você o curso de Economia, no qual se incluem as disciplinas de Macroeconomia e Economia Brasileira voltados exclusivamente para a preparação para a prova de Analista

Leia mais

Prof. Esp. Salomão Soares

Prof. Esp. Salomão Soares Prof. Esp. Salomão Soares A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a

Leia mais

Economia. Funções do governo. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly.com

Economia. Funções do governo. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly.com Economia Funções do governo 1 Microeconomia Trata Da economia como um todo Níveis gerais de preço (inflação) Políticas de emprego de recursos Crescimento Desenvolvimento 2 Governo tem grande importância

Leia mais

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS S.A. Sede: Av. João XXI, LISBOA PORTUGAL Capital Social CRCL e NIF

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS S.A. Sede: Av. João XXI, LISBOA PORTUGAL Capital Social CRCL e NIF 1. Demonstração do Balanço [Demonstração da Posição Financeira] 1.1 Ativos Montante escriturado Caixa, saldos de caixa em bancos centrais e outros depósitos à ordem 5.15.15.197 Dinheiro em caixa 276.624.983

Leia mais

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos

Leia mais

Balanço de pagamentos

Balanço de pagamentos Balanço de pagamentos 1 Balanço de Pagamentos conceito e estrutura das principais contas Definição: registro contábil de todas as transações de um país com o resto do mundo. Envolve tanto transações com

Leia mais

TEMA 02 Capitalização Ao final da aula o aluno deve saber... TEMA 02.Empresas de Capitalização e a sua Contabilidade

TEMA 02 Capitalização Ao final da aula o aluno deve saber... TEMA 02.Empresas de Capitalização e a sua Contabilidade FEA-USP-EAC Curso de Graduação em Ciências Contábeis Disciplina: EAC0551 -Contabilidade e Análise de Balanços de Instituições Previdenciárias TEMA 02.Empresas de Capitalização e a sua Contabilidade Profa.

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS-AMBEV Versão : 1. Composição do Capital 1

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS-AMBEV Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 3 Balanço Patrimonial Passivo 5 Demonstração do Resultado 8 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 8. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 8. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Parte 8 Valter Ferreira 34.(AL-GO IADES 2019) O registro de um fato contábil em que a receita foi recebida antecipadamente, mas o fato gerador ainda não

Leia mais

Banco Santander, S.A. e empresas que compõem o Grupo Santander

Banco Santander, S.A. e empresas que compõem o Grupo Santander Banco Santander, S.A. e empresas que compõem o Grupo Santander Demonstrações Financeiras Consolidadas correspondentes ao exercício anual findo em 31 de dezembro de 2014, juntamente com o Relatório de Auditoria

Leia mais

6 - Balanço de Pagamentos

6 - Balanço de Pagamentos Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Ciências Econômicas Departamento de Ciências Econômicas ECO-2215 - Contabilidade Social Balanço de Pagamentos Estrutura da apresentação 1) Definição

Leia mais

Instrumentos de Política Macroeconômica

Instrumentos de Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Hildo Meirelles de Souza Filho Instrumentos da Política Macroeconômica Política Fiscal Política Monetária Política Cambial 1 1. Política Fiscal Gasto corrente do

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira. Capítulo 2 Balanço patrimonial

SUMÁRIO. Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira. Capítulo 2 Balanço patrimonial SUMÁRIO Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira 1.1 Introdução... 1 1.2 Objetivos da contabilidade... 1 1.3 Usuários e suas necessidades de informação... 2 1.4 Principais

Leia mais

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017:

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA: QUESTÕES DE REVISÃO 01) Uma Sociedade Empresária que possui um único estabelecimento apresentava, em 31.1.2017, após a apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ICMS,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASA NOVA - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASA NOVA - BA DIÁRIO OFICIAL PREFEITURA MUNICIPAL DE CASA NOVA - BA Sexta - feira 27 de Abril de 2018 Ano II Edição n 42 Caderno 02 Esta edição encontra-se disponível no site www.diariooficialba.com.br e garantido sua

Leia mais

b) Quais são os componentes do Investimento Agregado? A compra de ações constitui-se em Investimento, no sentido macroeconômico?

b) Quais são os componentes do Investimento Agregado? A compra de ações constitui-se em Investimento, no sentido macroeconômico? 1 1. Mostre como opera o fluxo circular de renda e como surge a identidade entre as três óticas de medição do resultado da atividade econômica de um país, conforme a Contabilidade Social. R: O fluxo circular

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio, xv 1 Panorama geral da contabilidade no mundo e no Brasil, 1

SUMÁRIO. Prefácio, xv 1 Panorama geral da contabilidade no mundo e no Brasil, 1 SUMÁRIO Prefácio, xv 1 Panorama geral da contabilidade no mundo e no Brasil, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Exemplos de utilização dos relatórios contábeis, 2 1.3 Impostos calculados com base nos relatórios contábeis,

Leia mais

CPC 03 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA. Prof. Ms. Mauricio F. Pocopetz

CPC 03 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA. Prof. Ms. Mauricio F. Pocopetz 1 CPC 03 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA Prof. Ms. Mauricio F. Pocopetz 2 INTRODUÇÃO Até 1994 Pouca importância ao Fluxo de Caixa por parte dos gestores; Altas taxas de inflação; Interferência da legislação

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ AMBEV S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ AMBEV S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 3 Balanço Patrimonial Passivo 5 Demonstração do Resultado 8 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

QUANTIFICANDO A RENDA NACIONAL

QUANTIFICANDO A RENDA NACIONAL LEITURA OBRIGATÓRIA CAPÍTULO 22 QUANTIFICANDO A RENDA NACIONAL Mankiw, N. Gregory Introdução à Economia: princípios de micro e macroeconomia, 2ª Edição. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, 2001 CAPÍTULO

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ AMBEV S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ AMBEV S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 3 Balanço Patrimonial Passivo 5 Demonstração do Resultado 8 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

Boletim de Estatísticas Mensal Setembro Banco de Cabo Verde

Boletim de Estatísticas Mensal Setembro Banco de Cabo Verde Setembro 2011 Banco de Cabo Verde Boletim de Estatísticas Mensal Setembro 2011 Banco de Cabo Verde 2011 1 Índice Sector Monetário 1.1 Síntese da Situação Monetária 5 1.2 Composição da Massa monetária (M2)

Leia mais

A Balança de Pagamentos

A Balança de Pagamentos A Balança de Pagamentos Importações e Exportações PORTUGAL Exportação Crédito MUNDO PORTUGAL Importação Débito MUNDO A BALANÇA DE PAGAMENTOS Balança de Pagamentos Balança Corrente Balança de Capital Balança

Leia mais

Diário Oficial. Índice do diário Outros. Prefeitura Municipal de Ribeira do Amparo. Outros - BALANÇO ANUAL Páginas:

Diário Oficial. Índice do diário Outros. Prefeitura Municipal de Ribeira do Amparo. Outros - BALANÇO ANUAL Páginas: Páginas: 48 Índice do diário Outros Outros - BALANÇO ANUAL 2015 Página 1 Outros Outros BALANÇO ANUAL 2015 - BA (Poder Executivo) DCA-Anexo I-AB Balanço Patrimonial - Ativo e Passivo Padrao Balanço Patrimonial

Leia mais

Banco Santander, S.A. e empresas do Grupo Santander

Banco Santander, S.A. e empresas do Grupo Santander Banco Santander, S.A. e empresas do Grupo Santander Demonstrações Financeiras Intermediárias Condensadas Consolidadas correspondentes ao trimestre findo em 31 de março de 2018 GRUPO SANTANDER BALANÇOS

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ AMBEV S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ AMBEV S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 3 Balanço Patrimonial Passivo 5 Demonstração do Resultado 8 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos

Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos LISTA DE CONTAS CONTÁBEIS Lei 6.404/76 Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio

Leia mais

VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (cap 3) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 INTERLIGAÇÃO DE BALANÇOS PATRIMONIAIS

Leia mais

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI AULA DEMONSTRATIVA

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI AULA DEMONSTRATIVA 1 AULA DEMONSTRATIVA Prezados (as) Estudantes, Apresentamos a vocês o curso regular de Economia voltado à preparação dos (as) candidatos (as) para a prova de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Leia mais

Conjuntura Macroeconômica Brasileira. Gabriel Coelho Squeff Técnico de Planejamento e Pesquisa Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas

Conjuntura Macroeconômica Brasileira. Gabriel Coelho Squeff Técnico de Planejamento e Pesquisa Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas Conjuntura Macroeconômica Brasileira Gabriel Coelho Squeff Técnico de Planejamento e Pesquisa Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas Nível de Atividade Definições IBGE (CN) Produto Interno Bruto

Leia mais

SISTEMA DE INQUÉRITOS TRIMESTRAIS E ANUAIS NOTAS DE PREENCHIMENTO

SISTEMA DE INQUÉRITOS TRIMESTRAIS E ANUAIS NOTAS DE PREENCHIMENTO Banco de Cabo Verde Área de Estatísticas do Sector Externo Departamento de Estudos Económicos e Estatísticas SISTEMA DE INQUÉRITOS TRIMESTRAIS E ANUAIS NOTAS DE PREENCHIMENTO Sistema de Inquéritos Trimestrais

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIAL

CONTABILIDADE SOCIAL CONTABILIDADE SOCIAL Reflexão: "A riqueza é um meio; os seres humanos são o objetivo." -- John F. Kennedy Contabilidade Social Prof. Volney Gouveia Estrutura central do SCN Constituídas por uma sequência

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ TEC TOY S.A. Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 3

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ TEC TOY S.A. Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 3 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 5 Demonstração do Resultado Abrangente 6 Demonstração do Fluxo de Caixa 7 Demonstração das Mutações

Leia mais

Características. P A S S I V O Origem dos recursos aplicados no Ativo

Características. P A S S I V O Origem dos recursos aplicados no Ativo Balanço Patrimonial conteúdo - características aplicação de recursos - Ativo origem de recursos - Passivo estrutura geral estrutura do Ativo estrutura do Passivo Características Principal demonstrativo

Leia mais

O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO - SETEMBRO DE 2002

O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO - SETEMBRO DE 2002 O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO - SETEMBRO DE 22 No mês de setembro, as transações correntes registraram novamente superávit (US$ 1,2 bilhões), diminuindo o déficit acumulado no ano para US$ 7,3 bilhões.

Leia mais

V. NOMENCLATURA DAS OPERAÇÕES CÓDIGOS. Movimento de regularização contabilística de lançamentos em conta corrente

V. NOMENCLATURA DAS OPERAÇÕES CÓDIGOS. Movimento de regularização contabilística de lançamentos em conta corrente Anexo à Instrução nº 21/2001 V. NOMENCLATURA DAS OPERAÇÕES CÓDIGOS 0. CÓDIGOS ESPECIAIS CÓDIGOS Operação desconhecida abaixo do limiar Movimento de regularização contabilística de descobertos em contas

Leia mais

VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (cap 3) EAC-106 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg.

Leia mais

Documento gerado em 06/04/ :56:55 Página 1 de 51

Documento gerado em 06/04/ :56:55 Página 1 de 51 DCA-Anexo I-AB Balanço Patrimonial - Ativo e Passivo Valores Balanço Patrimonial 31/12/2016 Ativo - Ativo - 1.0.0.0.0.00.00 - Ativo 10.568.805,07 1.1.0.0.0.00.00 - Ativo Circulante 3.019.212,51 1.1.1.0.0.00.00

Leia mais

SETOR EXTERNO EM JANEIRO DE 2004 EXCELENTES RESULTADOS EM TRANSAÇÕES CORRENTES

SETOR EXTERNO EM JANEIRO DE 2004 EXCELENTES RESULTADOS EM TRANSAÇÕES CORRENTES SETOR EXTERNO EM JANEIRO DE 24 EXCELENTES RESULTADOS EM TRANSAÇÕES CORRENTES E NO FLUXO DE CAPITAIS ESTRANGEIROS As transações correntes iniciaram 24 com um superávit de US$ 669 milhões. A balança comercial

Leia mais

Economia Auditor TCE-SC Aula 00 - Aula Demonstrativa Prof. Francisco Mariotti

Economia Auditor TCE-SC Aula 00 - Aula Demonstrativa Prof. Francisco Mariotti Aula Demonstrativa Olá! Apresento a vocês o curso de noções de economia do setor público e da regulação voltado exclusivamente à preparação para a prova de Auditor do Tribunal de Contas do Estado de Santa

Leia mais

SETOR EXTERNO EM MAIO DE 2002

SETOR EXTERNO EM MAIO DE 2002 SETOR EXTERNO EM MAIO DE 22 O PESO DA CONTA DE SERVIÇOS E RENDA Em maio de 22, o balanço de pagamentos mostrou um déficit em transações correntes abaixo daquele registrado em maio do ano passado. O resultado

Leia mais

Economia Auditor TCDF Aula 00 - Aula Demonstrativa Prof. Francisco Mariotti

Economia Auditor TCDF Aula 00 - Aula Demonstrativa Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula Demonstrativa Olá! Apresento a vocês o curso de noções de economia do setor público e da regulação voltado exclusivamente à preparação para a prova de Auditor do Tribunal

Leia mais

Sumário. ) Importações de Bens e de Serviços Não-Fatores (M nf

Sumário. ) Importações de Bens e de Serviços Não-Fatores (M nf Sumário CAPÍTULO 1 BALANÇO DE PAGAMENTOS... 1 1.1 Conceitos Introdutórios... 1 1.1.1 Definição... 1 1.1.2 Meios (formas) Internacionais de Pagamento... 3 1.1.3 Apresentação da Estrutura Antiga do Balanço

Leia mais

Sumário. Introdução. Patrimônio

Sumário. Introdução. Patrimônio Sumário Sumário Introdução 2 Objeto 3 Finalidade ou objetivo 4 Pessoas interessadas nas informações contábeis 5 Funções 6 Identificação dos aspectos patrimoniais 7 Campo de aplicação 8 Áreas ou ramos 9

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ FRAS-LE S.A. Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ FRAS-LE S.A. Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração do Fluxo de Caixa 6 Demonstração das Mutações

Leia mais

Oficina Técnica. Demonstrações dos Fluxos de Caixa. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

Oficina Técnica. Demonstrações dos Fluxos de Caixa. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

VII. NOMENCLATURA DAS OPERAÇÕES ÍNDICE TEMÁTICO

VII. NOMENCLATURA DAS OPERAÇÕES ÍNDICE TEMÁTICO Anexo à Instrução nº 21/2001 VII. NOMENCLATURA DAS OPERAÇÕES A ÍNDICE TEMÁTICO Abatimentos e devoluções - Mercadorias Acções, compra/venda de (ver em Investimento) Aceitação/entrega de notas com movimentação

Leia mais

ANEXO II INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO II. II INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES ÀS INFORMAÇÕES PERIÓDICAS PREVIAMENTE PUBLICADAS

ANEXO II INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO II. II INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES ÀS INFORMAÇÕES PERIÓDICAS PREVIAMENTE PUBLICADAS [Timbre de CNMV] Direção Geral de Mercados BANCO SANTADER, S.A. 2º SEMESTRE 2017 ANEXO II INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO 2 RELATÓRIO FINANCEIRO SEMESTRAL CORRESPONDENTE AO ANO DATA DO 31/12/2017 ENCERRAMENTO

Leia mais

CPC 02 EFEITO DAS MUDANÇAS NAS TAXAS DE CÂMBIO E CONVERSÃO DAS DF S. Prof. Mauricio Pocopetz

CPC 02 EFEITO DAS MUDANÇAS NAS TAXAS DE CÂMBIO E CONVERSÃO DAS DF S. Prof. Mauricio Pocopetz CPC 02 EFEITO DAS MUDANÇAS NAS TAXAS DE CÂMBIO E CONVERSÃO DAS DF S Prof. Mauricio Pocopetz OBJETIVO 1. Uma entidade pode manter atividades em moeda estrangeira de duas formas. Ela pode ter transações

Leia mais

Única (PU), Mensal (PM) Periódico(PP) Valores das contribuições. Provisões para desembolsos futuros

Única (PU), Mensal (PM) Periódico(PP) Valores das contribuições. Provisões para desembolsos futuros FEA- USP-EAC Curso de Graduação em Ciências Contábeis Disciplina: EAC0551 - Contabilidade e Análise de Balanços de Instituições Previdenciárias TEMA 02.01. Contabilidade Capitalização Valores das contribuições

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ GOL LINHAS AEREAS INTELIGENTES SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ GOL LINHAS AEREAS INTELIGENTES SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração do Fluxo de Caixa 6 Demonstração das Mutações

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ BANCO BRADESCO S.A. Versão : 2. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ BANCO BRADESCO S.A. Versão : 2. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2 DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/2016 - BANCO BRADESCO S.A. Versão : 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) 1 de 5 31/01/2015 14:52 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) estipula a Demonstração do Resultado do Exercício.

Leia mais

CONTAS DE RESULTADO OPERAÇÕES A VISTA A PRAZO RECEITA + CAIXA + DUPLICATAS A RECEBER DESPESA - CAIXA + CONTAS A PAGAR

CONTAS DE RESULTADO OPERAÇÕES A VISTA A PRAZO RECEITA + CAIXA + DUPLICATAS A RECEBER DESPESA - CAIXA + CONTAS A PAGAR 1/5 CONTAS DE RESULTADO RECEITAS As Receitas correspondem às vendas de produtos, mercadorias ou prestação de serviços. No Balanço Patrimonial, as receitas são refletidas através da entrada de dinheiro

Leia mais

BALANÇO DE PAGAMENTOS

BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇO DE PAGAMENTOS (PARTE 2) SÍLVIA HELENA G. DE MIRANDA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA ESALQ-USP Outubro/2015 Piracicaba - SP 2 BIBLIOGRAFIA 1. Feijó, C. A. et al. Contabilidade

Leia mais

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana Elaboração da DFC Método Direto A fim de possibilitar melhor entendimento, vamos desenvolver um exemplo passo a passo da montagem da DFC pelo método direto, tomando por base as informações a seguir: Balanço

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 2 Prof. Cláudio Alves Segundo o CPC 03, a apresentação da demonstração dos fluxos de caixa se assemelha bastante com a ditada

Leia mais

Caderno de Prova A01, Tipo 005

Caderno de Prova A01, Tipo 005 PROVA OBJETIVA P2 CONHECIMENTOS BÁSICOS Contabilidade Geral 1. Em 30/11/2017, a empresa TecnoBite, que atua no setor de revenda de computadores, apresentava a seguinte situação patrimonial: Caixa e Equivalentes

Leia mais

AULA 02: Balanço de pagamentos. Regimes cambiais.

AULA 02: Balanço de pagamentos. Regimes cambiais. AULA 02: Balanço de pagamentos. Regimes cambiais. Olá caros(as) amigos(as), Prosseguindo com o nosso curso de Economia para AFRFB, hoje, veremos o 2º assunto mais importante do curso: o Balanço de Pagamentos,

Leia mais

ANEXO II ENTIDADES DE CRÉDITOS 2º INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA CORRESONDENTE AO ANO 2015 DATA DO ENCERRAMENTO DO PERÍODO 31/12/2015

ANEXO II ENTIDADES DE CRÉDITOS 2º INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA CORRESONDENTE AO ANO 2015 DATA DO ENCERRAMENTO DO PERÍODO 31/12/2015 BANCO SANTANDER, S.A 2º SEMESTRE 2015 ANEXO II ENTIDADES DE CRÉDITOS 2º INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA CORRESONDENTE AO ANO 2015 DATA DO ENCERRAMENTO DO Razão Social: BANCO SANTANDER, S.A. I. DATOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais