O QUE TEM SE ESTUDADO SOBRE A OCORRÊNCIA DE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE TEM SE ESTUDADO SOBRE A OCORRÊNCIA DE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM"

Transcrição

1 1 O QUE TEM SE ESTUDADO SOBRE A OCORRÊNCIA DE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Aline Silva Reis* Daniela Neves Mendes** RESUMO: A enfermagem é considerada a categoria profissional, no ambiente de saúde, de maior exposição a acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes. O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar o que tem se estudado sobre acidente de trabalho com materiais perfurocortantes em profissionais de enfermagem. Esta pesquisa é de natureza exploratória, do tipo bibliográfica, cuja busca foi realizada por meio de base de dados e da biblioteca da Atualiza Cursos. A ocorrência dos acidentes com artigos perfurocortantes pode acarretar em conseqüências à saúde física e mental dos trabalhadores, desde a infecção pelo vírus da Hepatite B (HBV), Hepatite C (HCV), e AIDS (HIV), como a repercussões psicossociais com mudanças nas relações sociais, familiares e do trabalho. As agulhas foram apontadas como objetos causadores do maior número de acidentes. Diante disso, nota-se a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual e coletiva, da implementação de programas de prevenção e conscientização de práticas seguras e o incentivo a educação continuada. Palavras-chave: Acidente. Trabalho. Enfermagem. Material perfucortante. * Bacharel em Enfermagem, Pós-graduanda em Enfermagem do Trabalho Atualiza Pós-Graduação alynereis@hotmail.com ** Bacharel em Enfermagem, Pós-graduanda em Enfermagem do Trabalho Atualiza Pós-Graduação daninmendes@gmail.com

2 2 1. INTRODUÇÃO Os profissionais de enfermagem desempenham um trabalho de assistência direta e contínua ao paciente, expondo-se assim a inúmeros riscos ocupacionais causados por fatores químicos, físicos, mecânicos, biológicos, ergonômicos, dentre outros, o que podem acarretar em doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Dentre as categorias profissionais que atuam em ambientes de saúde, a enfermagem é considerada a de maior exposição a acidentes com materiais biológicos. Três fatores contribuem para essa vulnerabilidade: é o maior grupo nos serviços de saúde, é a categoria profissional que permanece mais tempo de trabalho em contato direto assistindo o paciente e é também a que desenvolve com mais freqüência procedimentos invasivos, atividade que expõe a riscos ocupacionais recorrentes. (SENAC, 2009). O termo risco é empregado no sentido de probabilidade de ocorrência de um dano à saúde. Existem diversos tipos de riscos presentes no ambiente de trabalho, que podem variar de acordo com o serviço produzido, podendo ser minimizados por medidas de proteção coletiva ou equipamentos de proteção individual. O Ministério da Saúde agrupa os riscos em cinco: físicos, químicos, biológicos, mecânicos e de acidentes, e o grupo de ergonômicos e psicossociais. (RIBEIRO, 2008) O reconhecimento do risco profissional define-se em prever situações ou eventos que poderão acarretar em perdas e danos, baseado em conhecimento prévio ou estimado com objetivo de adotar condutas para minimizar os riscos. Desta forma, o acidente corresponde a interferência do ambiente, instrumentos e máquinas no bem estar e na saúde do profissional. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2001). De acordo com a Lei 6.367/76, Acidente do trabalho será aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que causa a morte ou a redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. (CARVALHO, 2001)

3 3 Segundo o Ministério da Saúde (2006) acidente de trabalho inclui-se ainda o acidente ocorrido em qualquer situação em que o trabalhador esteja representando os interesses da empresa, bem como aquele ocorrido no trajeto entre a residência e o local de trabalho. Os acidentes com materiais perfurocortantes, no ambiente hospitalar, são freqüentes entre os profissionais da equipe de enfermagem, devido aos inúmeros materiais utilizados na execução de procedimentos, tais como: agulhas, cateteres, lâminas, frasco-ampolas, entre outros. O acidente de trabalho com instrumentos cortantes ocasiona alterações na estrutura física do profissional em virtude das perfurações e/ou cortes decorrentes de materiais desta natureza. Com efeito, pode ocasionar uma possível infecção pelo vírus da hepatite B, C e da AIDS, e também mudanças psicossociais em virtude da necessidade de acompanhamento sorológico. (LIMA; PINHEIRO; VIEIRA, 2007). A escolha da temática deu-se em razão da alta freqüência de acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes entre os profissionais de enfermagem, mesmo havendo equipamentos de proteção individual e coletiva. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo identificar e analisar o que tem se estudado sobre acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes em profissionais de enfermagem. 2. METODOLOGIA Este estudo é de natureza exploratória que visa proporcionar um maior conhecimento para o pesquisador acerca do assunto. Segundo Gil (2002), a pesquisa exploratória é uma leitura do material bibliográfico que tem por objetivo verificar em que medida a obra consultada interessa à pesquisa. O tipo de delineamento adotado neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, que é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

4 4 Para a seleção dos artigos foram estabelecidos critérios de inclusão como: artigos completos, publicados no idioma português, nos últimos dez anos em periódicos e referências disponíveis em base de dados eletrônicas Scientific Eletrnic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e na biblioteca da Atualiza Cursos. A coleta de dados, que ocorreu entre os meses de outubro de 2011 a dezembro de 2011, foi feita a partir dos seguintes descritores: acidente, trabalho, enfermagem, material perfucortante. Após a consulta na base de dados e leitura do resumo dos artigos, selecionou-se inicialmente 26, que estavam associados ao tema proposto. Posteriormente os textos foram analisados na íntegra e escolhidos apenas 10 artigos que nos auxiliaram na construção desta pesquisa. 3. DESENVOLVIMENTO O ambiente de trabalho hospitalar tem sido considerado insalubre, por conter pacientes portadores de diversas patologias infectocontagiosas e viabilizar muitos procedimentos que geram riscos de acidentes e doenças para os trabalhadores da saúde. Além de prover o cuidado básico, muitos são centros de ensino e pesquisa. Como resultado, existem riscos potenciais aos quais os trabalhadores hospitalares se expõem, dependendo da atividade que desenvolvem. (NISHIDE; BENATTI; ALEXANDRE, 2004). O Ministério da Saúde classifica os riscos em 5 tipos: Físicos (ruídos, vibração, pressões anormais, temperaturas extremas, radiação ionizante e não ionizante, infra e ultrassom, luminosidade e umidade); Químico (poeira, fumo, névoa, neblina, gases ou vapores); Mecânico (arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas, eletricidade, probabilidade de incêndios ou explosões); Ergonômicos (esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, posturas inadequadas, repetitividade, controle rígido de produtividade, trabalho em turno e noturno, jornada de trabalho prolongada); Psicossociais (pressão da chefia, acúmulo de tarefas, tarefas monótonas, tarefas perigosas, grau de atenção exigido) e Biológicos (parasitas, bactérias, vírus e outros microorganismos). (RIBEIRO, 2008).

5 5 As instituições hospitalares brasileiras começaram a se preocupar com a saúde dos trabalhadores no início da década de 70, quando os pesquisadores da Universidade de São Paulo enfocaram a saúde ocupacional de trabalhadores hospitalares. Historicamente, os profissionais de saúde não eram considerados como categoria profissional de alto risco para acidente de trabalho. A preocupação com os riscos biológicos surgiu somente a partir da epidemia do HIV/AIDS nos anos 80, onde foram estabelecidas normas para questões de seguranças no ambiente do trabalho. (NISHIDE; BENATTI; ALEXANDRE, 2004). No estudo de Marziale; Nishimura; Ferreira (2004), as agulhas foram objetos causadores do maior número de acidentes, entretanto merece destaque que não apenas a manipulação das agulhas, ou cateteres venosos, constituem risco, mas também a forma e o local de descarte do material perfurocortante. O que se confirma também na pesquisa de Nishide; Banatti; Alexandre (2004), que afirma que as agulhas aparecem como principal causa de acidente perfurante entre os trabalhadores de enfermagem (40%). Já em relação aos procedimentos que mais causam acidente com material perfurocortante, a análise de Ribeiro et al (2009) relata que a realização de glicemia capilar foi apontada como principal causa de acidentes no momento do reencape de agulhas. Também ocorreram acidentes associados a retirada de punção venosa por motivo de descuido ou distração, e na aspiração de medicação, que ocorreram situações de acidentes relacionadas à pressa e à emergência. De acordo a pesquisa de Nishide; Banatti; Alexandre (2004), entre as categorias de enfermagem acometidas por acidente de trabalho foi o auxiliar de enfermagem quem mais sofreu acidentes (48%), seguido pelo enfermeiro (43%) e técnico de enfermagem (39%). Contudo, segundo Vieira; Padilha (2008), é importante ressaltar que a ocorrência de acidentes de trabalho não está relacionada apenas ao nível de formação, mas também ao treinamento, capacitação e recursos materiais disponíveis.

6 6 Em relação aos motivos contribuintes para a ocorrência de acidentes de trabalho por perfurocortante, Oliveira; Gonçalves (2010) cita como principal a falta de atenção, seguido de má condições de trabalho, descuido, pressa e acaso/azar. A falta de atenção no planejamento e na execução das atividades, a não observância das normas de biossegurança, quer seja pela ausência ou pelo uso inadequado dos equipamentos de proteção, além da sobrecarga de atividades pelo número reduzido de profissionais para prestação do cuidado de enfermagem são fatores que estão associados ao potencial de risco para acidentes biológicos por material perfurocortante. (ALVES; PASSOS; TOCANTINS, 2005) Dentre os fluidos corporais, o sangue é reconhecido como o mais importante veículo de transmissão ocupacional dos vírus da Hepatite B (HBV), Hepatite C (HCV), e AIDS (HIV). Conforme os Centers for disease Control and Prevention CDC, o risco de contaminação ocupacional pelo HIV é de 0,3%, pelo vírus da Hepetite B é de 6% a 30%, e o risco de contaminação pela Hepatite C é de 0,5% a 2%. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2004). Simão et al (2010), acrescenta em seu estudo que quanto aos fluidos orgânicos envolvidos, foi possível verificar que o sangue esteve presente em 82,6% dos acidentes, seguido da urina em 8,7% e de outros fluidos em 8,7%. Quando ocorre um acidente com material biológico, o paciente-fonte deverá ser avaliado quanto à infecção pelo HIV, hepatite B e hepatite C, no momento da ocorrência do acidente. Caso a fonte seja conhecida, mas sem informação de seu status sorológico, é necessário orientar o profissional acidentado sobre a importância da realização dos exames HBsAg, Anti-HBc, Anti-HCV e Anti-HIV. Deve ser utilizado o teste rápido para HIV, sempre que disponível, junto com os exames acima especificados. Caso haja recusa ou impossibilidade de realizar os testes, considerar o diagnóstico médico, sintomas e história de situação de risco para aquisição de HIV, HBC e HCV. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006)

7 7 Em caso de acidente com material perfurocortante potencialmente contaminado pelo HIV inicia-se o esquema quimioprofilático conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. Antes do início do mesmo é necessário realizar algumas medidas: lavar a lesão com água corrente ou soro fisiológico (no caso de exposição de mucosas); notificar à chefia e à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH); realizar coleta de sangue imediata para sorologia pela CCIH, preservando o sigilo do trabalhador acidentado; notificar ao médico do trabalho para registro da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). (HINRICHSEN apud VIEIRA; PADILHA, 2008). As medidas adotadas frente ao acidente dependem da análise das características dos mesmos, ou seja, pelo volume de inoculação, profundidade da penetração da agulha ou objeto cortante, tipo e formato da agulha (a agulha oca possui maior risco) e a inoculação de sangue, títulos circulantes do paciente fonte e a relativa imunidade do trabalhador. (MARZIALE; NISHIMURA; FERREIRA, 2004). A consequência da exposição ocupacional aos patógenos transmitidos pelo sangue não esta somente relacionada a infecção. O acidente pode ainda desencadear repercussões psicossociais levando a mudanças nas relações sociais, familiares e de trabalho. (MARZIALE; NISHIMURA; FERREIRA, 2004). Lima; Pinheiro; Vieira (2007), relatam em seu estudo que a manifestação dos sentimentos de angústia, ansiedade, desespero, atenção e tristeza decorre do medo de terem sido, possivelmente, infectados pelo vírus HIV no primeiro momento e, depois, pelo da hepatite B e C, em detrimento de alterações contínuas no modo de viver, oriundas da infecção por estes vírus. Assim, a alteração no estilo de vida e a reflexão acerca do fato de estar infectado ou não provoca o afloramento de sentimentos e emoções. Muitas vezes os acidentes não são notificados e os profissionais não fazem os exames necessários. Alguns dos motivos que envolvem a falta de notificação é a burocracia, o stress e a insegurança. Quando ocorre um acidente há uma situação de stress muito grande, onde os profissionais de enfermagem se vêem preocupados com sua própria saúde, e para não se exporem para colegas e chefias, muitos preferem deixar passar despercebido o acidente, a se

8 8 submeterem a fazer exames laboratoriais e ficarem esperando por seis meses os resultados de exames para confirmarem se adquiriram ou não alguma patologia durante esse contato. (LIMA, 2003). Frente a gravidade da exposição dos profissionais de enfermagem a riscos de acidentes com materiais biológicos e suas possíveis conseqüências, faz-se necessário tomar medidas preventivas como normas e procedimentos seguros, tais como a adoção de uso de equipamento de proteção individual (EPI), vacinação e treinamentos. Os equipamentos de proteção individual constituem uma barreira protetora para o trabalhador. São eles: óculos, luvas, máscaras, roupas especiais e outros. Segundo Lima (2003), existem fatores que levam os profissionais da área da saúde a não usar as precauções universais para desenvolver suas ações e procedimentos, e quando ocorre algum acidente o mesmo não é notificado. Constantemente, durante a agitação do dia a dia, os profissionais de enfermagem, por vários motivos, deixam de usar os equipamentos de proteção individual (EPIs) e acabam se acidentando com material pérfuro-cortante facilitando o contato direto com sangue e/ou fluídos corporais dos pacientes. Nishide; Banatti; Alexandre (2004), relata que em relação à utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), no momento do acidente, 40% dos trabalhadores faziam uso e 60% não o utilizavam, observando então que os trabalhadores avaliam o procedimento e julgam a necessidade de uso do EPI, desvalorizando a eficácia do seu uso como medida preventiva dos acidentes ocupacionais. Este fato, confirma-se também no estudo de Ribeiro et al (2009), onde dentre os doze profissionais pesquisados que sofreram acidente, 75% referiram não usar EPI. Desta forma, a crescente preocupação com a transmissão de doença infectocontagiosa através de acidentes com materiais perfurocortantes fez com que, na maioria dos hospitais, sistemas de vigilância epidemiológica fossem criados. (MINISTÉRIO DE SAÚDE, 2004).

9 9 O Ministério do trabalho e emprego (MTE) instituiu a norma regulamentadora NR32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, que define a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde do trabalhador em serviços de saúde, principalmente voltados para os riscos a que estes profissionais estão expostos. (MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, 2005). Todos os casos de acidente com material biológico devem ser comunicados ao INSS por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e ao Ministério da Saúde por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), conforme previsto na Portaria n.º 777, de 28 de abril de 2004, do Ministério da Saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006). No estudo de Nishide; Benatti; Alexandre (2004), houve alta percentagem de casos de acidentes do trabalho (83%) não notificados. Os motivos alegados foram: acidente sem risco, contato de sangue, de fluido corpóreo ou de excreta em pele íntegra, muita burocracia, acidente não grave, desinteresse, medo, plantão corrido com intercorrências. 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS A análise dos artigos permitiu a identificação de que o principal material associado a ocorrência do acidente percutâneo são as agulhas, principalmente através do reencape das mesmas, e ainda que, em relação a categoria profissional, os auxiliares de enfermagem são os mais acometidos por exercerem na maior parte do tempo administração de medicamentos, curativos e outros procedimentos que os mantêm em constante contato com materiais perfurocortantes. A ocorrência dos acidentes com artigos perfurocortantes pode acarretar em conseqüências à saúde física e mental dos trabalhadores, tendo repercussões psicossociais com mudanças nas relações sociais, familiares e do trabalho. O cuidado na manipulação de materiais perfurocortantes é fundamental para evitar acidentes. Ressalta-se também a importância da utilização dos equipamentos de proteção

10 10 individual e coletiva, da implementação de programas de prevenção e conscientização de práticas seguras e o incentivo a educação continuada. A decisão de tomada de práticas seguras no exercício das atividades de enfermagem necessita ser bastante discutido pela equipe responsável pelas ações de educação continuada, apesar dos profissionais apresentarem certo conhecimento acerca deste tema. Trabalhar com atenção, concentração e cuidado devem ser medidas a serem tomadas a fim de minimizar ou reduzir os riscos de acidentes de trabalho. A falta de atenção, o estresse o cansaço, a fadiga, a tensão e o descuido dos profissionais são fatores oriundos da condição vivenciada no meio hospitalar o qual exige do profissional uma concentração redobrada por estarem prestando assistência hospitalar contínua. Contudo o equilíbrio emocional é imprescindível para a atuação da equipe de enfermagem de forma eficiente, com redução de riscos a saúde ocupacional.

11 11 ABSTRACT: Nursing is considered the professional category, environmental health, greater exposure to workplace accidents with sharps. The present study aims to identify and analyze what has been studied on accidents at work with sharps in nursing professionals. This research is exploratory in nature, like literature, whose search was performed using the database and updates the library of courses. The occurrence of accidents with sharp items can result in consequences to physical and mental health workers from infection with the hepatitis B virus (HBV), Hepatitis C virus (HCV) and AIDS (HIV) as the psychosocial effects with changes in social, family and work. The needles were identified as objects that cause the greatest number of accidents. Therefore, it is noted the importance of using personal protection equipment and collective implementation of prevention programs and awareness of security and encouraging continuing education Keywords: Accident. Labor. Nursing. Cutting Material.

12 12 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALVES, S.S.M.; PASSOS, J.P.; TOCANTINS, F.R. Acidentes com perfurocortantes em trabalhadores de enfermagem: uma questão de biossegurança. Rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2009 Jul/Set; 17(3): CARVALHO, G.M. Enfermagem do trabalho. São Paulo: EPU, GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002; Lima C, Cunha ICKO. Acidente com material pérfuro-cortante. Rev Enferm UNISA 2003; 4: LIMA, Fernanda Aragão; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa e VIEIRA, Neiva Francenely Cunha. Acidentes com material perfurocortante: conhecendo os sentimentos e as emoções dos profissionais de enfermagem. Esc. Anna Nery 2007 Jun; 11(2): MARZIALE, M.H.P.; RODRIGUES, C.M. A produção científica sobre os acidentes de trabalho com material perfurocortante entre trabalhadores de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2002 Jul/Ago; 10(4): MARZIALE, M.H.P.; NISHIMURA, K.Y.N; FERREIRA, M.M. Riscos de contaminação ocasionados por acidentes de trabalho com material perfurocortante entre trabalhadores de enfermagem. Rev Latino-Am Enfermagem. 2004; 12(1): Ministério da Saúde (BR). Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimento para os serviços de saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; Ministério da Saúde (BR). Recomendações para atendimento e acompanhamento de exposição ocupacional a material biológico: HIV e hepatite B e C. Brasília (DF); Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde do trabalhador protocolos de complexidade diferenciada: exposição a materiais biológicos. Brasília (DF); (Série A: Normas e Manuais Técnicos).

13 13 Ministério do Trabalho e Emprego (BR). Gabinete do Ministro. Portaria n 485, de 11 de novembro de Aprova a Norma Regulamentadora n 32 Segurança e Saúde no Trabalhado em Estabelecimento de Saúde. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 16 nov 2005: Seção 1. NISHIDE, V.M.; BENATTI, M.C.C.; ALEXANDRE, N.M.C. Ocorrência de acidente do trabalho em uma unidade de terapia intensiva. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2004 Mar/Abr; 12(2): OLIVEIRA, A.C.; GONÇALVES, J.A. Acidente ocupacional por material perfurocortante entre profissionais de saúde de um centro cirúrgico. Rev Esc Enferm USP 2010; 44(2): RIBEIRO, A.S. et al. Caracterização de acidente com material perfurocortante e a percepção da equipe de enfermagem. Cogitare Enferm 2009 Out/Dez; 14(4):660-6 RIBEIRO, M.C.S. Enfermagem do trabalho: fundamentos para a atenção à saúde dos trabalhadores. São Paulo: Martinari, SENAC, DN. Saúde e Prevenção de doenças. Rio de Janeiro: Senac Nacional, p. SIMÃO, S.A.F. et al. Acidentes de trabalho com material perfurcortante envolvendo profissionais de enfermagem de unidade de emergência hospitalar. Rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2010 Jul/Set; 18(3): VIEIRA, M.; PADILHA, M.I.C.S. O HIV e o trabalhador de enfermagem frente ao acidente com material perfurocortante. Rev Esc Enferm USP 2008; 42(4):

OS RISCOS COM PERFUROCORTANTES DURANTE A ASSISTÊNCIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

OS RISCOS COM PERFUROCORTANTES DURANTE A ASSISTÊNCIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE OS RISCOS COM PERFUROCORTANTES DURANTE A ASSISTÊNCIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE Ana Paula Santos Machado 1 Ana Paula Alexandre 2 Márcia Féldreman Nunes Gonzaga 3 Ana Paula Gomes Soares 4 Renan Sallazar Ferreira

Leia mais

Semana de Segurança e Saúde no Trabalho

Semana de Segurança e Saúde no Trabalho Semana de Segurança e Saúde no Trabalho CAMPANHA ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO - HUM PREVENÇÃO DE ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO Perfuro cortantes Os acidentes com materiais

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NOS ACIDENTES COM MATERIAIS BIOLÓGICOS

A UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NOS ACIDENTES COM MATERIAIS BIOLÓGICOS A UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NOS ACIDENTES COM MATERIAIS BIOLÓGICOS Juliana de Morais Calheiros ju.morais@outlook.com.br Ana Simone Silva do Nascimento aannasimone.2007@hotmail.com

Leia mais

Riscos Biológicos. Acidente Ocupacional com Material Biológico. HIV, HCV e HBV

Riscos Biológicos. Acidente Ocupacional com Material Biológico. HIV, HCV e HBV Riscos Biológicos Acidente Ocupacional com Material Biológico HIV, HCV e HBV Sistema de Vigilância Monitorar práticas existentes Cobertura vacinal Características dos acidentes Riscos de adoecimento Estabelecer

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO COM PERFUROCORTANTES EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM

ACIDENTES DE TRABALHO COM PERFUROCORTANTES EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ENFERMAGEM DO TRABALHO MICHELLE SILVA DOURADO DE ALMEIDA ACIDENTES DE TRABALHO COM PERFUROCORTANTES EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM SALVADOR 2012

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 10. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 10. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 10 Profª. Tatiane da Silva Campos Risco ocupacional HIV e hepatite B (HBV) e C (HCV) Exposição percutânea: instrumento perfurante e cortante (agulhas, bisturi, vidrarias);

Leia mais

C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a

C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a É o conjunto de ações para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a obtenção

Leia mais

ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO

ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO POTENCIALMENTE CONTAMINADO, ENVOLVENDO A EQUIPE DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA Nayara Frais de Andrade* Renata Karina Reis** Introdução Os trabalhadores

Leia mais

Jamille Guedes Monteiro Evangelista

Jamille Guedes Monteiro Evangelista CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES NO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI EM JUAZEIRO DO NORTE-CE. Jamille

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - : conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer

Leia mais

SLOGAM DA EMPRESA PPAP

SLOGAM DA EMPRESA PPAP PPAP Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes Baseado na NR 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde Portaria N 1.748 de 30 de Agosto de 2011. HOSPITAL (Colocar

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO FRENTE À EXPOSIÇÃO A AGENTES BIOLÓGICOS

ACIDENTES DE TRABALHO FRENTE À EXPOSIÇÃO A AGENTES BIOLÓGICOS ACIDENTES DE TRABALHO FRENTE À EXPOSIÇÃO A AGENTES BIOLÓGICOS DEFINIÇÕES! Saúde;! Trabalho;! Trabalhador;! Saúde do Trabalhador; !Acidentes de Trabalho: Segundo o Ministério da Previdência Social,ocorrem

Leia mais

INTEGRAÇÃOESTAGIÁRIOS

INTEGRAÇÃOESTAGIÁRIOS Grupo Hospitalar Conceição Gerencia de Recursos Humanos Saúde do Trabalhador INTEGRAÇÃOESTAGIÁRIOS Agosto 2016 Objetivos SESMT Serviço Especializado Segurança e Medicina do Trabalho -Prevenção de acidentes

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO FLUXOGRAMA DE CONDUTAS À ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES NA SALA DE VACINA EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

IMPLANTAÇÃO DO FLUXOGRAMA DE CONDUTAS À ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES NA SALA DE VACINA EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA IMPLANTAÇÃO DO FLUXOGRAMA DE CONDUTAS À ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES NA SALA DE VACINA EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria Adgeane Souza Brandão¹; Lindemberg da Silveira Rodrigues²;

Leia mais

OS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS BIOLÓGICOS ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

OS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS BIOLÓGICOS ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM OS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS BIOLÓGICOS ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Linda Concita Nunes Araújo lindaconcita@hotmail.com Ana Simone Silva do Nascimento aannasimone.2007@hotmail.com Juliana

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 9. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 9. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 9 Profª. Tatiane da Silva Campos ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES ambiente hospitalar: local insalubre, com características de divisão do trabalho que expõem o profissional;

Leia mais

BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE

BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE BIOSSEGURANÇA: Compreende um conjunto de AÇÕES destinadas a PREVENIR, CONTROLAR, MITIGAR, ou ELIMINAR os RISCOS inerentes às atividades que possam INTERFERIR ou COMPROMETER a qualidade

Leia mais

PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994

PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e CONSIDERANDO o disposto nos artigos 155 e 200, item VI, da Consolidação das

Leia mais

Avaliação da Saúde e Segurança dos Servidores *

Avaliação da Saúde e Segurança dos Servidores * Avaliação da Saúde e Segurança dos Servidores * Unidade: Prédio: Setor: Data: Informante: 1. o que você considera problema no ambiente de trabalho, com relação aos seguintes Riscos à Saúde: a.risco FÍSICOS

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE Suzana de Almeida Fráguas Simão 1, Zenith Rosa Silvino 2, Dirley Moreira Santos 3 RESUMO Objetivo: Analisar

Leia mais

Terezinha Vieira Porfírio de Souza (32) /(32) CEREST Ubá/ Minas Gerais

Terezinha Vieira Porfírio de Souza (32) /(32) CEREST Ubá/ Minas Gerais Síntese do Trabalho/Projeto Tema A Implantação do Fluxograma de conduta pós Acidente com Material Biológico e Perfurocortante nas Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá. Uma ação do

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde 1 CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ELABORAÇÃO DE PROTOCOLO MUNICIPAL PARA ATENDIMENTO AO PROFISSIONAL EXPOSTO A MATERIAL BIOLÓGICO: MUNICÍPIO DE

Leia mais

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA)

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA) Capítulo 4 Riscos ambientais empresariais Segundo o artigo 9.1.5 da Portaria n 25, de 29.12.94, do Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho, considera-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos

Leia mais

Biossegurança. Odontológico: para você!

Biossegurança. Odontológico: para você! Biossegurança no atendimento Odontológico: veja o que é importante para você! Transformando a Odontologia do Brasil. Aqui cuidamos da sua Saúde praticando a Biossegurança. Entenda como: Em todos os atendimentos

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Código: ILMD-SLM-POP.011 Revisão/Ano: 00/2018 Classificação SIGDA:

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Código: ILMD-SLM-POP.011 Revisão/Ano: 00/2018 Classificação SIGDA: PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05. REFERÊNCIAS 06. SIGLAS 07. CONDIÇÕES DE BIOSSEGURANÇA 08. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Mapa de Risco da Empresa :

Mapa de Risco da Empresa : Mapa de Risco da Empresa : Questionário auxiliar para elaboração do Mapa de Riscos Objetivos: A - O objetivo deste questionário é de reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO: ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO NOTIFICADOS NO SINAN

BOLETIM INFORMATIVO: ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO NOTIFICADOS NO SINAN BOLETIM INFORMATIVO: ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO NOTIFICADOS NO SINAN. SÉRIE HISTÓRICA NO ESTADO DE GOIÁS 2007/2010 CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR/CEREST GVSAST/SUVISA/SES/GO

Leia mais

Normas Regulamentadoras. Aline Santos

Normas Regulamentadoras. Aline Santos Normas Regulamentadoras Aline Santos Legislação Trabalhista Aspectos Históricos Decreto Lei nº 5.452 CLT. Neste decreto o capítulo V trata da Higiene e Segurança do Trabalho Portaria nº 3214. Regulamentou

Leia mais

Mapa de Risco da Empresa :

Mapa de Risco da Empresa : Mapa de Risco da Empresa : Questionário auxiliar para elaboração do Mapa de Riscos Objetivos: A - O objetivo deste questionário é de reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da

Leia mais

TRABALHO DO ENFERMEIRO: RISCOS OCUPACIONAIS E MEDIDAS DE PREVENÇÃO RELACIONADAS A HEPATITE B

TRABALHO DO ENFERMEIRO: RISCOS OCUPACIONAIS E MEDIDAS DE PREVENÇÃO RELACIONADAS A HEPATITE B TRABALHO DO ENFERMEIRO: RISCOS OCUPACIONAIS E MEDIDAS DE PREVENÇÃO RELACIONADAS A HEPATITE B Érica Dionisia de Lacerda¹; Cândida Mirna de Souza Alves² ¹Discentes da Universidade Federal de Campina Grande.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA MAPA DE RISCOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA MAPA DE RISCOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA MAPA DE RISCOS Autores: Professor: Cláudia Gonçalves de Azevedo Marina Damião Besteti Kallyu Manoel de Souza Luís Cláudio Lopes Outubro,

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ACOLHIMENTO: COMPLEXIDADE DO TRABALHO NA READAPTAÇÃO FUNCIONAL DO TRABALHADOR DO SERVIÇO DE SAÚDE DO SUS Regina

Leia mais

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros 09/05/2014 a 10/05/2014

Leia mais

Considerar todo material biológico como potencialmente infectante, independente do conhecimento da sorologia.

Considerar todo material biológico como potencialmente infectante, independente do conhecimento da sorologia. Prevenção de Acidentes de Trabalho com Material Biológico - ATMB Perder essa quantidade de sangue não vai matá-lo SAÚDE DO TRABALHADOR/HNSC Receber essa quantidade poderá matá-lo Prevenção de Acidentes

Leia mais

ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES ENTRE OS ENFERMEIROS NUMA MATERNIDADE

ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES ENTRE OS ENFERMEIROS NUMA MATERNIDADE ! "#$ " %'&)(*&)+,.- /10.2*&4365879&4/1:.+58;.2*=?5.@A2*3B;.- C)D 5.,.5FE)5.G.+ &4- (IHJ&?,.+ /?=)5.KA:.+5MLN&OHJ5F&4E)2*EOHJ&)(IHJ/)G.- D - ;./);.& ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES ENTRE OS ENFERMEIROS

Leia mais

Accidentes de trabajo del Perforar-corte con la participación biológica en profesionales del oficio de enfermera

Accidentes de trabajo del Perforar-corte con la participación biológica en profesionales del oficio de enfermera Ano 2 - Nº 2 - Fevereiro/Março de 2012 ACIDENTES DE TRABALHO COM PÉRFURO-CORTANTES ENVOLVENDO MATERIAL BIOLÓGICO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Perforate-cutting industrial accidents with involving biological

Leia mais

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SEGURANCADOTRABALHOBR.COM.BR O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Fique por dentro da área de SEGURANÇA DO TRABALHO. O PORTAL SEG BR você irá acessar tudo que ocorre no mercado. Veja notícias do

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROPOSIÇÃO DE AÇÕES INTERVENTIVAS MINIMIZADORAS DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRABALHO Francisca Euda Santana

Leia mais

BIOSSEGURANÇA EM CLASSES HOSPITALARES

BIOSSEGURANÇA EM CLASSES HOSPITALARES BIOSSEGURANÇA EM CLASSES HOSPITALARES Dra. Dulcelene de Sousa Melo Enfermeira do HC-UFG. Docente FEN-UFG Jeenna Louhanna Umbelina Spagnoli Enfermeira da SES-DF. Mestranda FEN-UFG Goiânia, 2015. PORTARIA

Leia mais

ACIDENTE OCUPACIONAL COM EXPOSIÇÃO À MATERIAL BIOLÓGICO EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE

ACIDENTE OCUPACIONAL COM EXPOSIÇÃO À MATERIAL BIOLÓGICO EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACIDENTE OCUPACIONAL COM EXPOSIÇÃO À MATERIAL BIOLÓGICO EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE Amanda Engers de Oliveira 1 ; Andréa de Siqueira Campos Lindenberg 2 1 - Estudante do Curso de Medicina da Universidade

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos CLASSIFICAÇÃO DE RISCO - risco indica a probabilidade de que um dano, um ferimento ou uma doença ocorra. - Avaliação de risco: é o processo

Leia mais

Desinfecção de alto nível: Desinfecção de médio nível: Desinfecção de baixo nível:

Desinfecção de alto nível: Desinfecção de médio nível: Desinfecção de baixo nível: LIMPEZA Consiste na remoção do Material Biológico; No material biológico se encontra a maior parte da carga microbiana; 1º Passo da Desinfecção e Esterilização; É feita com Detergente e Água; A desinfecção

Leia mais

Normas Regulamentadoras. Aline Santos

Normas Regulamentadoras. Aline Santos Normas Regulamentadoras Aline Santos Avisos 15/03 Atividade prática visitação ao laboratório de toxicologia (conta presença) SINAN IARC (download do quadro: http://www.compoundchem.com/wp- content/uploads/2015/10/a-rough-guide-to-iarc-carcinogen-

Leia mais

2,5 milhões de profissionais da área de saúde. Total de acidentes notificados correspondiam ao setor de saúde (2004)

2,5 milhões de profissionais da área de saúde. Total de acidentes notificados correspondiam ao setor de saúde (2004) 2,5 milhões de profissionais da área de saúde Total de 458.956 acidentes notificados 30.161 correspondiam ao setor de saúde (2004) 30% maior em relação a 2003, com 23.108 notificações PCMSO Qualquer edificação

Leia mais

2700 ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL A

2700 ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL A ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL - 2005 A 2011 INTRODUÇÃO Os hospitais são instituições de saúde que prestam

Leia mais

Disciplina de Saúde do Trabalho

Disciplina de Saúde do Trabalho Disciplina de Saúde do Trabalho Angelica dos Santos Vianna 10 e 11 fevereiro 2011 NORMAS REGULAMENTADORAS Ministério Trabalho e Emprego - CLT Aprovadas pela Portaria 3214 de 08/06/1978 33 NR Revogadas

Leia mais

Acidentes com materiais perfurocortantes e o profissional de enfermagem

Acidentes com materiais perfurocortantes e o profissional de enfermagem doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.102.392408 Acidentes com materiais perfurocortantes e o profissional de enfermagem Claudio Vieira de LIMA 1 Deivison R. PINTO 2 Maria Alzira RAMOS 3 1 Psicólogo,

Leia mais

O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENCAO DE ACIDENTES E PROMOCAO DE SAUDE DOS TRABALHADORES DE UM INSTITUTO MEDICO LEGAL.

O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENCAO DE ACIDENTES E PROMOCAO DE SAUDE DOS TRABALHADORES DE UM INSTITUTO MEDICO LEGAL. O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENCAO DE ACIDENTES E PROMOCAO DE SAUDE DOS TRABALHADORES DE UM INSTITUTO MEDICO LEGAL. TOMAS, VALDIRENE MENDES.;VAL, ILKA APARECIDA. Resumo: Trata-se de um estudo exploratório

Leia mais

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia Aula 204 EPIs e Mapas de Risco EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL De acordo com a NR-6 da Portaria Número 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministério

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ANTONIO REGINALDO BAIANO DE SOUSA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ANTONIO REGINALDO BAIANO DE SOUSA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ANTONIO REGINALDO BAIANO DE SOUSA PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO MARANHÃO FLORIANÓPOLIS (SC) 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Regina Helena Santos Amaral Dias

Regina Helena Santos Amaral Dias CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Trabalhadores de Enfermagem de uma Unidade de Pronto Atendimento em Cascavel, PR: Caracterização da situação imunológica

Leia mais

BIOSSEGURANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: O USO DOS EPIS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

BIOSSEGURANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: O USO DOS EPIS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE BIOSSEGURANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: O USO DOS EPIS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE Luana Joyce Alves Menezes 1 ; Luiza Raquel Almeida Silva 1 ; Brena Késia Saldanha 1 ; Liene Ribeiro de Lima 2

Leia mais

ACIDENTES OCUPACIONAIS COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES ENVOLVENDO A EQUIPE DE ENFERMAGEM: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ACIDENTES OCUPACIONAIS COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES ENVOLVENDO A EQUIPE DE ENFERMAGEM: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACIDENTES OCUPACIONAIS COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES ENVOLVENDO A EQUIPE DE ENFERMAGEM: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FIMCA; UNINTER Enfermeira (Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade, Curitiba PR).

Leia mais

Biossegurança no Contexto de Atenção à Saúde Enfa Profa Dra Renata Karina Reis

Biossegurança no Contexto de Atenção à Saúde Enfa Profa Dra Renata Karina Reis Disciplina: Urgência e Emergência em Enfermagem Biossegurança no Contexto de Atenção à Saúde Enfa Profa Dra Renata Karina Reis 2015 OBJETIVOS Aula expositiva-dialogada a partir vivências dos alunos Discutir

Leia mais

Segurança a e Saúde no Trabalho

Segurança a e Saúde no Trabalho Treinamento para membros da CIPA Objetivos: Fornecer aos participantes as noções básicas sobre acidentes e doenças ocupacionais decorrentes da exposição aos riscos existentes nos locais de trabalho CIPA:

Leia mais

Toda pessoa está sujeita a três modalidades de risco:

Toda pessoa está sujeita a três modalidades de risco: Toda pessoa está sujeita a três modalidades de risco: risco genérico a que se expõem todas as pessoas; Exemplo: acidentes de trânsito, na viagem de ida de casa para o trabalho, e vice-versa; risco especifico

Leia mais

Segurança no Trabalho

Segurança no Trabalho Apresentação Ronei Vagner Alves Técnico em Segurança no Trabalho 2007 Tecnólogo em Segurança no Trabalho 2012 Supervisor de Trabalho em Altura 2012 Supervisor de Espaço Confinado 2014 Prestador de serviços

Leia mais

PERFIL DOS TRABALHADORES ACIDENTADOS COM PERFURO- CORTANTES EM TRÊS LAGOAS

PERFIL DOS TRABALHADORES ACIDENTADOS COM PERFURO- CORTANTES EM TRÊS LAGOAS PERFIL DOS TRABALHADORES ACIDENTADOS COM PERFURO- CORTANTES EM TRÊS LAGOAS Valdir Fernandes Vieira Junior Graduando em Agronomia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Maria Angelina da Silva

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUANTO A IMPORTÂNCIA DA NOTIFICAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO EM

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 2155240 Luis Carlos de Lima Engenheiro de Segurança

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA 32 NR - 32

NORMA REGULAMENTADORA 32 NR - 32 NORMA REGULAMENTADORA 32 NR - 32 O enfoque para os trabalhadores da enfermagem Juliana Aquino NR-32... A norma regulamentadora 32, aponta as responsabilidades do empregador e os direitos do trabalhador

Leia mais

Como Implantar a NR 32 Aspectos Práticos para os Prestadores de Serviços de Saúde. Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes

Como Implantar a NR 32 Aspectos Práticos para os Prestadores de Serviços de Saúde. Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes Como Implantar a NR 32 Aspectos Práticos para os Prestadores de Serviços de Saúde Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes Noeli Martins Médica do trabalho PORTARIA MTE Nº 1.748, DE 30/08/11

Leia mais

09/03/2015. Profa Elaine C. S. Ovalle

09/03/2015. Profa Elaine C. S. Ovalle Introdução à Biossegurança Conceito A Biossegurança pode ser conceituada como um conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção,

Leia mais

RISCOS OCUPACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

RISCOS OCUPACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA RISCOS OCUPACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA GILVÂNYA MAGNA DANTAS PEIXOTO ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONÇA SUÊNIA SILVA DE MESQUITA XAVIER RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA

Leia mais

ARTIGO REVISÃO. Acidentes ocupacionais com material biológico: a atuação do enfermeiro do. trabalho

ARTIGO REVISÃO. Acidentes ocupacionais com material biológico: a atuação do enfermeiro do. trabalho ARTIGO REVISÃO Acidentes ocupacionais com material biológico: a atuação do enfermeiro do trabalho Occupational accidents with biological material: the role of occupational health nursing Aline da Rocha

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS SANTA ROSA DO SUL

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS SANTA ROSA DO SUL LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS SANTA ROSA DO SUL ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 1789080 Blumenau,03 de Agosto de 2015.

Leia mais

PREVENÇÃO DO RISCO BIOLÓGICO OCUPACIONAL

PREVENÇÃO DO RISCO BIOLÓGICO OCUPACIONAL PREVENÇÃO DO RISCO BIOLÓGICO OCUPACIONAL Rosely Moralez de Figueiredo Professor associado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos Brasil. Membro da Diretoria da Associação Paulista

Leia mais

Avaliação dos riscos e níveis de tolerância dos laboratórios do curso de agronomia do IFC - Campus Rio do Sul

Avaliação dos riscos e níveis de tolerância dos laboratórios do curso de agronomia do IFC - Campus Rio do Sul Avaliação dos riscos e níveis de tolerância dos laboratórios do curso de agronomia do IFC - Campus Rio do Sul Mateus Guilherme de SOUZA, aluno (a) do IFC Campus Rio do Sul, curso Técnico em Agropecuária,

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos Ambientais

SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos Ambientais SEGURANÇA DO TRABALHO Riscos Ambientais Riscos Profissionais Os riscos profissionais são decorrentes de condições inseguras, ou seja, das condições precárias de trabalho, capazes de afetar a segurança

Leia mais

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA. CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA. CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores O TEMPLO DA SAÚDE Nosso corpo é uma máquina perfeita, mas exige manutenção Saúde enquanto patrimônio do trabalhador

Leia mais

PROFISSIONAIS DA SAÚDE FRENTE AOS RISCOS BIOLÓGICOS PRESENTES NO AMBIENTE DE TRABALHO

PROFISSIONAIS DA SAÚDE FRENTE AOS RISCOS BIOLÓGICOS PRESENTES NO AMBIENTE DE TRABALHO PROFISSIONAIS DA SAÚDE FRENTE AOS RISCOS BIOLÓGICOS PRESENTES NO AMBIENTE DE TRABALHO Silva DNO 1, Silva AC 2, Soares Neto MAS 3, Marinelli NP 4, Lopes CTM 3, Barja PR 5, Posso MBS 6 1,2,5 UNIVERSIDADE

Leia mais

Biossegurança no Contexto de Atenção à Saúde Enfa Profa Dra Renata Karina Reis

Biossegurança no Contexto de Atenção à Saúde Enfa Profa Dra Renata Karina Reis Disciplina: Urgência e Emergência em Enfermagem Biossegurança no Contexto de Atenção à Saúde Enfa Profa Dra Renata Karina Reis 2016 OBJETIVOS Aula expositiva-dialogada a partir vivências dos alunos Discutir

Leia mais

RISCOS OCUPACIONAIS DO TRABALHO: ANÁLISE DO PERFIL SÓCIO- PROFISSIONAL DE SERVIDORES DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO 1

RISCOS OCUPACIONAIS DO TRABALHO: ANÁLISE DO PERFIL SÓCIO- PROFISSIONAL DE SERVIDORES DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO 1 RISCOS OCUPACIONAIS DO TRABALHO: ANÁLISE DO PERFIL SÓCIO- PROFISSIONAL DE SERVIDORES DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO 1 GUARIENTI, Édio Patric 2 ; GODOY, Leoni Pentiado 2, PORTELA, Odete Teresinha 2, RODRIGUES,

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 2155240 Blumenau, 11 de Abril de 2017. SUMÁRIO

Leia mais

CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ACERCA DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL PERFUROCORTANTE

CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ACERCA DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL PERFUROCORTANTE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ACERCA DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL PERFUROCORTANTE Gradycéllia de Oliveira Alcântra, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, campus Cajazeiras),

Leia mais

Acidentes com materiais perfurocortantes

Acidentes com materiais perfurocortantes Acidentes com materiais perfurocortantes Forma de transmissão: Oral-fecal Via respiratória (gotículas ou aérea) Contato Via sanguínea Alto risco Risco Intermediário Sem risco Sangue e fluidos contendo

Leia mais

09/03/2015. Os profissionais de saúde sofrem acidente quase que com a mesma frequência que os trabalhadores da indústria

09/03/2015. Os profissionais de saúde sofrem acidente quase que com a mesma frequência que os trabalhadores da indústria Os profissionais de saúde sofrem acidente quase que com a mesma frequência que os trabalhadores da indústria O risco de contrair doenças é cerca de 1,5 vez maior que o risco de todos os demais trabalhadores

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 02)

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 02) SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 02) Oficina 02 Ganhos Rápidos O que é Ganho Rápido (GR)? Resolução em curto prazo, de uma situação perigosa ou que polua o meio ambiente

Leia mais

Elisabete Cristina Viana da Costa

Elisabete Cristina Viana da Costa CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DE AÇÕES DIANTE DE SITUAÇÕES DE RISCO/ ACIDENTE DE TRABALHO NO INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA,

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Promoção a Saúde do Trabalhador da Saúde: O uso de Luvas e a lavagem correta das mãos entre os profissionais da

Leia mais

O OLHAR DO ENFERMEIRO FRENTE A EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS PERFURO- CORTANTES NA UNIDADE HOSPITALAR

O OLHAR DO ENFERMEIRO FRENTE A EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS PERFURO- CORTANTES NA UNIDADE HOSPITALAR O OLHAR DO ENFERMEIRO FRENTE A EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS PERFURO- CORTANTES NA UNIDADE HOSPITALAR Fabio Luiz Oliveira de Carvalho* Wellington Pereira Rodrigues** Renan Sallazar Ferreira Pereira* Francielly

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CAMPUS RIO DO SUL SEDE

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CAMPUS RIO DO SUL SEDE LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CAMPUS RIO DO SUL SEDE ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 1789080 Blumenau, 05 de Maio de 2016.

Leia mais

Rotina de condutas para atendimento de acidentes ocupacionais com material biológico

Rotina de condutas para atendimento de acidentes ocupacionais com material biológico Rotina de condutas para atendimento de acidentes ocupacionais com material biológico 1- Introdução: A finalidade desta rotina é orientar a equipe multiprofissional a tomar os cuidados necessários para

Leia mais

Mapa de Riscos Ambientais

Mapa de Riscos Ambientais Sexta-feira, 04 de Setembro de 2015 Segurança do Trabalho Décima aula do professor Marcus Aurélio Segurança é usar de bom senso sempre. Mapa de Riscos Ambientais Inspeção de segurança: São vistorias e

Leia mais

Área: Versão: Data Criação Ultima Atualização:

Área: Versão: Data Criação Ultima Atualização: Este POP é um modelo para embasar a elaboração, visto que a cada ramo de atividade as descrições e conteúdos podem ser diferentes. Um POP deve propiciar a realidade. POP PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

Leia mais

NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO DIRETRIZES BÁSICAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO À SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES SERVIÇOS DE SAÚDE Incorpora o

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES

PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES ANEXO PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES 1.Objetivo e Campo de Aplicação: 1.1 Estabelecer diretrizes para a elaboração e implementação de um plano de prevenção de

Leia mais

Resumo. Descritores: Acidente, Agulha, Enfermagem do Trabalho.

Resumo. Descritores: Acidente, Agulha, Enfermagem do Trabalho. Acidentes com perfurocortantes em profissionais da área da saúde: a importância da atuação do enfermeiro do trabalho quanto à promoção e fiscalização do uso de Equipamento de Proteção Individual e Equipamento

Leia mais

Profissionais da Saúde: impactos psicossociais após acidente ocupacional com material potencialmente contaminado

Profissionais da Saúde: impactos psicossociais após acidente ocupacional com material potencialmente contaminado 150 Profissionais da Saúde: impactos psicossociais após acidente ocupacional com material potencialmente contaminado Iris Ricardo Rossin - Doutor em Medicina (Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto),

Leia mais

Biossegurança. Drª Jacqueline Oliveira Rueda. Infectologista Pediátrica Mestre em Doenças Infecciosas

Biossegurança. Drª Jacqueline Oliveira Rueda. Infectologista Pediátrica Mestre em Doenças Infecciosas Biossegurança Drª Jacqueline Oliveira Rueda Infectologista Pediátrica Mestre em Doenças Infecciosas Biossegurança É o conjunto de ações a voltadas para prevenir ou minimizar os riscos para profissionais

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA DE ERGONOMIA Prof. Patrícia Lins

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA DE ERGONOMIA Prof. Patrícia Lins CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA DE ERGONOMIA Prof. Patrícia Lins Roteiro de Aulas Práticas 02/02/2018 Salvador/BA UNIME Departamento de Engenharia 1 Roteiro de Práticas Roteiro de Aulas Práticas

Leia mais

Norma Regulamentadora nº 32

Norma Regulamentadora nº 32 32ª reunião do Comitê Nacional de Enfermeiros Auditores Norma Regulamentadora nº 32 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE Utilização de perfurocortantes com dispositivos de segurança Luiz

Leia mais

Noções Gerais de Biossegurança. Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves

Noções Gerais de Biossegurança. Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves Noções Gerais de Biossegurança Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves Conceito Conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização eliminação de RISCOS inerentes às atividades de pesquisa, produção,

Leia mais

Segurança do Trabalho na Construção Civil. Enga. Civil Olivia O. da Costa

Segurança do Trabalho na Construção Civil. Enga. Civil Olivia O. da Costa Segurança do Trabalho na Construção Civil Enga. Civil Olivia O. da Costa Qual a importância da Segurança do Trabalho na Construção Civil? A construção civil é o quinto setor econômico em número de acidentes

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS IBIRAMA

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS IBIRAMA LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS IBIRAMA ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 2155240 Blumenau, 26 de Setembro de 2014. SUMÁRIO

Leia mais

12º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 29 de novembro de 2018

12º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 29 de novembro de 2018 IMPACTOS GERADOS AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DIANTE DOS ACIDENTES OCUPACIONAIS COM PERFUROCORTANTE E MATÉRIAS BIOLÓGICOS Guilherme Gomes Nakayama 1 ; Douglas Tsukamoto 2 1, 2 Universidade de Uberaba engnakayama@gmail.com;

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO SEGUNDO O MODELO DE GREEN E KREUTER

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO SEGUNDO O MODELO DE GREEN E KREUTER 80 Manetti ML, Costa JCS, Marziale MHP, Trovó ME. Prevenção de acidentes de trabalho com material biológico segundo o Modelo de Green e Kreuter. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS) 2006 mar;27(1):80-91.

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS CONCÓRDIA

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS CONCÓRDIA LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS CONCÓRDIA ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 1789080 Blumenau,03 de Setembro de 2015. SUMÁRIO

Leia mais