CURSO DE CONTROLE EXTERNO (vídeo aulas)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE CONTROLE EXTERNO (vídeo aulas)"

Transcrição

1 AULA DEMONSTRATIVA INTRODUÇÃO AO CONTROLE CURSO DE CONTROLE EXTERNO (vídeo aulas) TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO (TCM-RJ) Cargo de TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO PROF. SANDRO MONTEIRO nova versão de 25/07/2016

2 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 2 Prof. Sandro Monteiro Engenheiro Eletricista 2000 e Mestrado em Energia pela (POLI / USP) Especialização em Gestão Pública (ENAP) 2013 Artigos técnicos e palestras em seminários (CONSAD) / cursos de gestão na Alemanha e Espanha. Gerente Comercial na Ericsson 2001 a Professor na Engenharia (UNIPLAN) Coordenador das Obras para Copa do Mundo 2014 e Membro da Sala de Situação do PAC Energia no Ministério de Minas e Energia 2011 a 2014 / Coordenação da Política Tarifária do Setor Elétrico 2013 a 2014 Atualmente é Especialista em Regulação na ANTAQ, na Superintendência de Regulação, em Brasília. Aprovado em quatro concursos federais: 1ª colocado Infraero 1999 (engenheiro) Analista de Infraestrutura do MPOG Analista Legislativo da Câmara dos Deputados 2013 Especialista em Regulação da ANTAQ Professor do Ponto dos Concursos (ênfase na Economia Industrial, Administração Pública, Administração Estratégica, Gestão Pública, Políticas Públicas e Regulação Setorial). Professor do PontoMais de Políticas Públicas e de Ciência Política. Entre os 10 primeiros colocados do concurso de APO (ESAF, 2015), cinco foram alunos seus. Professor mais procurado do concurso da ANAC (ESAF, 2015) e do IBGE (Cesgranrio, 2015). Lecionou nos concursos de Auditor de Controle Interno da Prefeitura de SP, Analista do TRF-3º Região, ANP, Analista Ministério Público do Rio de Janeiro, Analista do FUNAI e Técnico da ANS.

3 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 3 BREVE COMENTÁRIO SOBRE O EDITAL

4 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 4 Edital O Edital foi publicado em 25/07/2016. A prova objetiva será em 16/10/2016. Serão 14 questões de Controle Externo (o peso aumentou em relação ao edital anterior). Na parte de Controle Externo, houve pouca inovação em relação ao edital anterior. Seguiremos a risco o conteúdo do edital, reordenando os itens conforme a sequencia mais didática.

5 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 5 Novo Edital Acréscimo em relação ao edital anterior.

6 NOSSO CURSO 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 5

7 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 7 Agenda (curso individual ou pacote) Aula Conteúdo Geral Data da Aula ao Vivo Horário 00 Aula Demonstrativa Fundamentos do Controle 26/06/ h30 01 Aula 01 Controle da Administração Pública (conceitos, abrangência, interno x externo) 04/07/ h30 => 22h00 02 Aula 02 Aspectos constitucionais e legais 18/07/ h30 => 22h00 03 Aula 03 Tribunais de Contas 25/07/ h30 => 22h00 04 Aula 04 Tribunal de Contas do Munícipio do Rio de Janeiro 01/08/ h30 => 22h00 Quatro encontros (exceto a demonstração) em vídeo aulas. Total de 2,5 horas horas por aula Curso conciso, pulo do gato mesmo. Total de 4 x 3,5 = 10 horas de aula, incluindo resolução de exercícios e tira-dúvidas ao vivo. As aulas ao vivo poderão ser acessadas posteriormente, para quem não puder comparecer ao horário marcado. As aulas gravadas estarão acessíveis em até dois dias depois da gravação ao vivo.

8 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 8 Distribuição das Aulas Aula 01: Controle da Administração Pública (conceitos, abrangência, interno x externo) 1. Controle da Administração Pública: conceito; abrangência. 2. Sistema de controle externo. 3. Controle externo no Brasil. Aula 02: Aspectos Constitucionais e Legais 9. Controles externo e interno na Constituição Federal. 4. Regras constitucionais sobre controle externo: fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial. 6. Controle de constitucionalidade e os Tribunais de Contas. Aula 03: Tribunais de Contas 5. Tribunais de Contas: funções, natureza jurídica e eficácia das decisões. 7. Poder Legislativo e os Tribunais de Contas. 8. Controle interno e os Tribunais de Contas. Aula 04: TCM do RJ 10. Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro. Lei Orgânica do TCMRJ. Regimento Interno do TCMRJ. Sanções aplicáveis pelo TCMRJ (Lei Municipal no 3.714/03).

9 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 9 Conteúdo das Aulas e Acesso Aulas semanais, on-line, pela Internet, em vídeo ao vivo ou gravado, expositivas da teoria voltada ao concurso, com recursos de slides e ou texto escrito, apresentando os conceitos, afirmações, regras e definições importantes para a prova. Cada aula terá um arquivo de slides como este, e um arquivo de exercícios. Parte prática: Resolução de exercícios em classe, com comentários do professor. Material para acompanhamento em PDF das aulas Lista de exercícios extras Documentos para estudo complementar, como artigos técnicos, manuais das escolas oficiais de governo e textos famosos basilares de questões.

10 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 10 CONTEÚDO DEMONSTRATIVO: INTRODUÇÃO AO CONTROLE

11 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 11 Tipos de controle O controle é exercido por todos os Poderes e sobre toda a Administração Pública. Assim, são inúmeras as classificações quanto aos tipos e formas de controle. Estudaremos os tipos e formas de controle conforme: alcance, momento do exercício, natureza (aspecto controlado), amplitude e órgão de controle. O Controle na Constituição Brasileira A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial: Controle externo Congresso Nacional (com o auxílio do Tribunal de Contas da União) Sistema de controle interno de cada Poder. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno.

12 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 12 Quanto à alcance (ou origem) O controle exercido por um Poder sobre ele mesmo (dentro de um mesmo Poder) é classificado como controle interno. Assim, o órgão/agente controlador integra o mesmo Poder do órgão /agente controlado. Esse tipo de controle pode se referir tanto ao sistema de controle interno previsto no art. 74 da CF/88, quanto aos controles administrativos (controle hierárquico, por exemplo). Decreto Lei 200/1967 (Art. 6º e 13). Art. 6º As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais: I - Planejamento. II - Coordenação. III - Descentralização. IV - Delegação de Competência. V - Contrôle.

13 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 13 Quanto à alcance (ou origem) Por outro lado, quando o controle é exercido por um Poder sobre outro (Poderes distintos), temos o exercício do controle externo. Assim, o órgão/agente controlador integra Poder distinto do órgão/agente controlado. Como exemplo de controle externo podemos citar a anulação, por decisão judicial, de um ato do Poder Executivo, ou o julgamento, pelo Congresso Nacional, das contas prestadas anualmente pelo Presidente da República. Observe que, apesar de ambas as hipóteses serem classificadas como controle externo quanto à origem ou posição do órgão controlador, a CF se refere ao controle legislativo (segundo exemplo), com o auxílio dos Tribunais de Contas (art. 70 a 75 da CF), ao utilizar a denominação controle externo em diversos momentos.

14 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 14 Quanto ao momento Controle prévio (a priori) é aquele que antecede o ato, com o objetivo de impedir a prática ilegal ou contrária ao interesse público. O controle exercido previamente possui caráter preventivo e orientador. Controle concomitante (pari-passu) é aquele exercido durante a realização do ato, com o objetivo de verificar sua regularidade. Possui caráter preventivo e repressivo, a depender do momento da atividade administrativa. Controle subsequente (a posteriori) é aquele exercido após a conclusão do ato, sendo uma das formas mais comuns de controle. Possui caráter corretivo e, eventualmente, sancionador.

15 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 15 Quanto à natureza (aspecto controlado) O controle de legalidade ou legitimidade tem como objetivo verificar se o ato foi praticado em consonância com o ordenamento jurídico (legalidade), como consequência do princípio da legalidade, e se é compatível com o interesse público (legitimidade), em observância a princípios administrativos como moralidade e finalidade. O controle de mérito verifica a conveniência e oportunidade dos atos administrativos (discricionários), sendo um controle administrativo exercido, em regra, pela própria Administração. O controle de gestão visa verificar os recursos empregados em determinado processo e os resultados alcançados, comparando-os com as metas previamente estabelecidas. Por meio dessa forma de controle se verificam aspectos como eficiência, eficácia, efetividade e economicidade.

16 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 16 Quanto à amplitude O controle hierárquico é aquele que decorre do escalonamento vertical na Administração Direta ou Indireta, ou seja, o órgão superior controlando o órgão inferior. Dessa forma, o controle hierárquico é sempre do tipo controle interno. Ainda, cabe destacar que o controle hierárquico é pleno, irrestrito, permanente e automático. O controle finalístico (tutela administrativa ou supervisão ministerial) é o controle exercido pela Administração Direta sobre a Administração Indireta, como resultado da descentralização administrativa. Assim, o controle finalístico não se estabelece sob uma relação de hierarquia, mas sob uma relação de vinculação, haja vista que a Administração Indireta não se encontra subordinada hierarquicamente à Administração Direta. Com efeito, o controle finalístico visa verificar objetivamente o atingimento, pela entidade da Indireta, das finalidades para as quais foi criada, sendo, portanto, um controle limitado e dependente de norma legal que o estabeleça e discipline seu exercício.

17 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 17 Quanto ao órgão: Controle Administrativo Controle administrativo é o controle exercido pela Administração Pública (lato sensu) sobre seus próprios atos, analisando-se aspectos como legalidade e mérito da atuação administrativa. Observe que quando me refiro a Administração Pública, não estou aqui a dizer que o controle administrativo é exercido exclusivamente pelo Poder Executivo, mas por todos os Poderes quando atuando em suas funções administrativas. O controle administrativo é um controle interno, já que realizado por órgãos integrantes do mesmo poder, sendo derivado do poder de autotutela da administração, sintetizado no enunciado da Súmula 473 do STF. Observe que a Súmula traz uma importante diferenciação entre anulação e revogação dos atos administrativos. A anulação se refere a controle de legalidade, enquanto a revogação se refere a controle de mérito.

18 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 18 Quanto ao órgão: Controle Judicial O controle judicial é o controle exercido pelo Poder Judiciário sobre a atividade administrativa do Estado, independentemente do Poder em que esteja sendo realizada, verificando exclusivamente os aspectos de legalidade e legitimidade do ato administrativo, nunca o mérito, tendo em conta o art. 5o, inciso XXXV, da Constituição Federal ( a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito ). Assim, o Poder Judiciário, por meio do controle judicial, poderá decretar a anulação de um ato administrativo ilegal ou ilegítimo, mas nunca a revogação, por motivo de inconveniência ou inoportunidade, uma vez que a revogação é faculdade exclusiva da própria Administração que praticou o ato. Ademais, o controle judicial precisa ser provocado, uma vez que, por definição legal, o Poder Judiciário é inerte, não possuindo competência para iniciar o processo, se caracterizando, em regra, como um controle subsequente (a posteriori). O seu exercício se dá por meio da propositura de ação judicial, como a ação popular, a ação civil pública, o mandado de segurança, o mandado de injunção, o habeas-corpus e o habeas-data.

19 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 19 Quanto ao órgão: Controle Legislativo ou Parlamentar O controle legislativo ou parlamentar é função típica do Poder legislativo, ao lado da função legislativa, sendo exercido pelo Poder Legislativo sobre a atividade administrativa do Estado. Dessa forma, podemos observar que esse controle incluirá a fiscalização dos Poderes Executivo e Judiciário (controle externo) e do próprio Poder Legislativo (controle interno), quando em sua atuação administrativa. Controle parlamentar como controle externo. O controle interno será debatido em aula futura. Tendo em conta que o exercício do controle parlamentar, como controle externo, implica na interferência de um Poder sobre outro, deve se limitar às hipóteses previstas na Constituição Federal, não podendo as leis de qualquer ente federado criarem novas hipóteses de controle legislativo que não guardem simetria com a Carta Magna.

20 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 20 Quanto ao órgão: Controle Legislativo ou Parlamentar Basicamente, podemos dividir o controle parlamentar em dois tipos: controle político (parlamentar direto) e controle financeiro. O controle financeiro refere-se à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, disciplinada nos artigos 70 a 75 da CF/88. O controle financeiro, como um controle do tipo externo, será estudado mais a fundo em nossas próximas aulas, nas quais abordaremos as competências dos Tribunais de Contas, sua função, natureza jurídica e eficácia de suas decisões. Quanto ao controle político, observe-se que este não se limita ao estrito controle de legalidade, podendo abranger aspectos como eficiência e mérito. Não significa dizer que, utilizando-se do controle político, o Poder Legislativo possa simplesmente revogar um ato administrativo de outro Poder por motivo de inconveniência ou inoportunidade; mas que, quando do controle político, o Poder Legislativo atua com ampla discricionariedade, como, por exemplo, na aprovação, pelo Senado Federal, de nomeação para Ministro do TCU.

21 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 21 Outros aspectos do Controle Legislativo Competência exclusiva do Congresso Nacional (artigo 49 incisos I, II, III, IV, XII, XIV, XVI e XVII) ou do Senado Federal (artigo 52 incisos III, IV, V e XI) para apreciar os atos do Poder Executivo, mediante autorização ou aprovação; A convocação, pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal, ou por qualquer de suas Comissões, de Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada (artigo 50); Apuração de irregularidade pelas comissões parlamentares de inquérito (CPI, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores (artigo 58, 3º). Observe que a CPI não possui poder sancionatório, mas apenas investigativo, devendo encaminhar suas conclusões, se for o caso, ao Ministério Público.

22 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 22 Outros aspectos do Controle Legislativo / CPI Competência privativa do Senado Federal para processar e julgar o Presidente e o Vice- Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles (artigo 52, inciso I), bem como processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador- Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade (artigo 52, inciso II); É também competência exclusiva do Congresso Nacional para sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa (artigo 49, inciso V).

23 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 23 Quanto ao órgão: Controle Social O controle social é uma forma de controle externo por meio da qual a sociedade civil organizada ou o cidadão, individualmente, exerce a fiscalização da atividade estatal, em decorrência do princípio da indisponibilidade do interesse público. Assim, a Carta Magna estabelece diversos mecanismos que dão ao administrado a capacidade de exercer esse tipo de controle: propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural (art. 5o, inciso LXXIII, da CF); denunciar irregularidades ou ilegalidades perante os Tribunais de Contas (art. 74, 2º, da CF);

24 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 24 Órgãos de Controle Interno e Externo da Administração Pública no Brasil União Federal Controle Externo Tribunal de Contas da União Controle Interno Controladoria- Geral da União 26 Estados e o Distrito Federal Municípios Tribunais de Contas Estaduais Tribunais de Contas municipais Gerais do Estados Controladorias- Controladorias- Gerais do Município

25 Resumo 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 25

26 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 26 QUESTÕES RESOLVIDAS E PROPOSTAS

27 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 27 R1) CESPE TCU Auditor de Controle Externo 2004 Considerando controle externo como aquele realizado por órgão nãopertencente à estrutura do produtor do ato a ser controlado, é correto afirmar que, no Brasil, o TCU não é o único componente do poder público encarregado daquela modalidade de controle. Comentários: A questão cobra a classificação do controle quanto à origem ou posição do órgão controlador, que pode ser interno ou externo. Como vimos, a anulação, por decisão judicial, de um ato do Poder Executivo é exemplo de exercício do controle externo. Dessa forma, realmente o TCU não é o único componente do poder público encarregado daquela modalidade de controle. Atenção para a redação da assertiva! A contextualização inicial é para que você saiba que a questão trata do controle externo em sentido amplo, e não apenas do controle externo a cargo do Poder Legislativo, com o auxílio dos Tribunais de Contas, tratado na CF. Gabarito: CERTO.

28 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 28 R2) FCC TCE-MG Auditor No âmbito do controle externo, de responsabilidade dos Tribunais de Contas, o tipo de exame afeto à avaliação do mérito da despesa, sob o critério do custobenefício, denomina-se controle de: a) legitimidade; b) economicidade; c) razoabilidade; d) proporcionalidade; e) finalidade. Comentários: Quanto ao mérito da despesa, a avaliação é feita sob os critérios de eficiência (relação resultados/recursos), eficácia (alcance das metas), efetividade (alcance do efeito sobre o público alvo) e economicidade (relação custo/benefício). Assim, fica claro que o gabarito é a alternativa B. Atenção! Avaliação quanto ao mérito da despesa (controle de gestão) não é igual à avaliação quanto ao mérito administrativo (controle de mérito). Gabarito: B

29 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 29 R3) CESPE TCE-TO Auditor de Controle Externo 2008 Um sistema de controle externo se diferencia de um sistema de controle interno na administração pública, pois a) o primeiro se situa em uma instância fora do âmbito do respectivo Poder. b) correspondem, respectivamente, à auditoria externa e à interna. c) o primeiro tem função coercitiva e o segundo, orientadora. d) o primeiro tem caráter punitivo, e o segundo é consultivo. e) o funcionamento do primeiro deriva de um processo autorizativo, e o segundo é institucional. Comentários: A alternativa A está em consonância com a classificação quanto à origem, sendo o gabarito da questão. Quanto às alternativas C e D, observe que o controle externo não possui apenas natureza coercitiva, da mesma forma que não possui caráter exclusivamente punitivo. A evolução se dá no sentido de termos cada vez mais uma função orientadora, pedagógica e consultiva nos Tribunais de Contas, atuando de forma concomitante e até mesmo prévia, uma vez que é melhor atuar antes que o estrago esteja feito, não é mesmo? Gabarito: A

30 DÚVIDAS 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 30

31 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 31 Dúvidas? Contatos: Fórum do curso

32 24/06/2016 Prof. Sandro Monteiro 32 FIM

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Controle Interno e Controle Externo Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica CONTROLE INTERNO E EXTERNO Definição de Controle: É o conjunto de instrumentos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Controle da Administração Pública Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO 1. Conceitos É o poder de fiscalização

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una.

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 10 Controle jurisdicional da administração pública no Direito brasileiro. 11 Controle

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITOS INICIAIS...5 Classificação conforme o órgão... 5 Classificação conforme o momento de exercício...6 Classificação conforme a origem...6

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Alessandro Dantas Coutinho CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTROLE REALIZADO PELO PODER LEGISLATIVO Legislativo! Representa a vontade da coletividade. Em âmbito Federal é composto pelo Senado

Leia mais

Controle Administrativo. Professora: Paloma Braga

Controle Administrativo. Professora: Paloma Braga Controle Administrativo Professora: Paloma Braga Controle da Administração Pública Conceito Conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio dos quais se exerce o poder de fiscalização e de

Leia mais

CONCURSO PARA AUDITOR DE CONTROLE INTERNO DISCIPLINA: CONTROLE INTERNO E EXTERNO

CONCURSO PARA AUDITOR DE CONTROLE INTERNO DISCIPLINA: CONTROLE INTERNO E EXTERNO CONCURSO PARA AUDITOR DE CONTROLE INTERNO DISCIPLINA: CONTROLE INTERNO E EXTERNO TRIBUNAIS DE CONTAS: Natureza jurídica dos Tribunais de Contas, natureza jurídica e eficácia das decisões dos Tribunais

Leia mais

Aula 00. SISTEMA DE CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Analista Administrativo Área 1

Aula 00. SISTEMA DE CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Analista Administrativo Área 1 Aula 00 Sistema de Controle na Administração Pública (Item 7) Professor: Melzac Amaro 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Prezado (a) Amigo(a), Bem-vindo a Aula 00 do curso de Sistema de Controle na Administração

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Direito Constitucional Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Poder Legislativo CF. Art. 70 A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 1.CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1.CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DIREITO ADMINISTRATIVO 1.CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO CONCEITO CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Controle Político Controle Administrativo CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Tribunal de Contas da União e Fiscalização Contábil, Financeira e Profª. Liz Rodrigues - Fiscalização do Poder Executivo: é a outra função típica do Poder Legislativo.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DIREITO ADMINISTRATIVO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIREITO ADMINISTRATIVO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Autonomia e controle no setor público Controlar é qualquer ação tomada pela administração pública com o objetivo de atingir metas preestabelecidas. A administração

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Administrativo Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Direito Administrativo: conceito, fontes, princípios. 2. Administração Pública: natureza, elementos, poderes e organização, fins e

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Os meios de controle da Administração Pública: considerações Marinete Dresch de Moraes* A Administração Pública, visando atender as necessidades sociais e buscando a realização do

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

Aula 00. GESTÃO GOVERNAMENTAL Especialista em Regulação Área 1

Aula 00. GESTÃO GOVERNAMENTAL Especialista em Regulação Área 1 Aula 00 Gestão Governamental (Item 6) Analista Administrativo Área 1 Professor: Melzac Amaro e Marcos Girão Girão 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Prezado (a) Amigo(a), Bem-vindo a Aula 00 do curso de Gestão

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ciclo Orçamentário Parte 1 Prof. Sergio Barata 4) Avaliação e Controle a) Avaliação - Eficiência: resultados com recursos disponíveis (custobenefício) - Eficácia:

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Legislativo

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Legislativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) CESPE Analista Judiciário TRE PI () A respeito do e da fiscalização contábil, financeira e orçamentária, assinale a opção correta. a) Se determinada comissão parlamentar

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Gladstone Felippo Evolução - Surgimento do estado democrático de direito como garantidor dos direitos fundamentais e a tripartição das funções

Leia mais

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PRINCÍPIOS AGENTES PÚBLICOS LEI 8112 IMPROBIDADE PROCESSO ADMINISTRATIVO ATOS ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ciclo Orçamentário Parte 4 Prof. Sergio Barata Art. 73. O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro próprio

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 29/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Função fiscalizatória do poder legislativo -> Controle interno -> Controle externo Controle interno: Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Controle Administrativo, Judicial e Legislativo Prof. Gladstone Felippo Controle Administrativo É o exercido pelo Executivo e pelos órgãos administrativos

Leia mais

Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-PI Prova: Analista Judiciário - Analista Administrativo

Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-PI Prova: Analista Judiciário - Analista Administrativo Ano: 015 Banca: FGV Órgão: TJ-PI Prova: Analista Judiciário - Analista Administrativo 8) O Congresso Nacional, por imperativo constitucional, deve realizar a fiscalização dos atos praticados pelo Poder

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Alessandro Dantas Coutinho CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 - Introdução A Administração Pública atua por meio de seus órgãos e seus agentes, os quais são incumbidos do exercício das funções

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo direito administrativo Princípios Prof. Douglas Canário www.concursovirtual.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO PRINCÍPIOS 1. (2018 CESPE TCM-BA Auditor Estadual de Infraestrutura) A administração possui posição

Leia mais

Controle Externo Técnico TCM/RJ 6ª fase

Controle Externo Técnico TCM/RJ 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Controle Externo Técnico TCM/RJ 6ª fase Aspectos constitucionais sobre os Tribunais de Contas Período 2010-2016 1) CESPE Procurador do Município de Salvador Prefeitura

Leia mais

Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo

Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo www.masterjuris.com.br Ano: 2012 Banca: AOCP Órgão: TCE-PA Prova: Assessor Técnico de Procuradoria Acerca do Controle da Administração

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Organização dos Poderes CESGRANRIO

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Organização dos Poderes CESGRANRIO CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Organização dos Poderes CESGRANRIO 1) CESGRANRIO PETROBRAS Advogado Júnior - 2015 Sr. X é Deputado Federal e, como uma das primeiras informações que recebe do Congresso,

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França.

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França. Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Ciclo Orçamentário : Conceito: o ciclo orçamentário (processo orçamentário) corresponde ao período de tempo em que se

Leia mais

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade 19. Segundo a Constituição Federal, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS : Sentidos CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado COMPREENDENDO A TERMINOLOGIA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Sentido Objetivo Função Administrativa Hely Lopes: administração pública Foco

Leia mais

REUNIÃO DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DA CBIC AÇÃO DOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS

REUNIÃO DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DA CBIC AÇÃO DOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS REUNIÃO DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DA CBIC 30.11.2017 AÇÃO DOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS ANGÉLICA PETIAN Doutora em Direito I Consultora Jurídica

Leia mais

CURSO EM PDF CONTROLE EXTERNO CGM-SP 2015 Prof. Alexandre Teshima

CURSO EM PDF CONTROLE EXTERNO CGM-SP 2015 Prof. Alexandre Teshima AULA 1 DEMONSTRATIVA APRESENTAÇÃO Saudações queridos alunos, eu sou o PROF. ALEXANDRE TESHIMA e estou aqui para ajudá-los com a disciplina CONTROLE EXTERNO para o concurso de AUDITOR MUNICIPAL DE CONTROLE

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Controle da Administração Pública Direito Administrativo Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo Aula XX CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Este assunto não é de

Leia mais

QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO

QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRE/RN 2011) Definindo o orçamento como um ato de previsão da receita e fixação da despesa, a elaboração do Projeto

Leia mais

Matéria: Administração Pública Concurso: Fiscal de Tributos ISS Maricá 2018 Professor: José Renato

Matéria: Administração Pública Concurso: Fiscal de Tributos ISS Maricá 2018 Professor: José Renato Concurso: Fiscal de Tributos ISS Maricá 2018 Professor: José Renato Prova comentada: Fiscal de Tributos ISS Maricá 2018 Administração Pública SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO

CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO ASSUNTOS: O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO DO DISTRITO FEDERAL: COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS (ART. 74 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E ART. 80

Leia mais

Mecanismos de Controle Interno

Mecanismos de Controle Interno SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO 4ª Rodada de Avaliação - OEA Mecanismos de Controle Interno Palestrante Edna Prandini Secretária de Controle Interno OBJETIVO Apresentar os mecanismos

Leia mais

TRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/43

TRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/43 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 15 Acentuação gráfica... 25 Flexão nominal e verbal... 28/43 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 34 Emprego de tempos e modos verbais... 41 Vozes

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Das Atribuições do Congresso Nacional (Art. 048 a 050) Professor André Vieira Direito Constitucional Aula XX Seção II DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Art. 48. Cabe ao Congresso

Leia mais

Direito Constitucional II. Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional II. Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins Possui a natureza de instituição constitucional autônoma que não pertence a nenhum dos três poderes, a exemplo do que ocorre com o Ministério Público

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ciclo Orçamentário Parte 6 Prof. Sergio Barata Art. 31, CF/88 Controle Externo nos Municípios Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Das Atribuições do Congresso Nacional Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Seção II DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

Sistemas de Controle das empresas estatais

Sistemas de Controle das empresas estatais Sistemas de Controle das empresas estatais Alexandre Luis Bragança Penteado Gerente Setorial do Jurídico Corporativo de Órgãos Externos da Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS Sistemas de controle do Estado

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Profª. Liz Rodrigues - : composto por representantes dos Estados (26) e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema majoritário. Cada ente elege três senadores. -

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos - Conjunto de normas e princípios REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Revisão - Regime Jurídico Administrativo - Questões (10) José Carlos Machado Júnior josecarlosmachadojunior@gmail.com 1. Estado 2. Nação 3. Federação 4. Constituição 5. Regime Jurídico

Leia mais

Livre exercício do Legislativo ou Executivo locais (IV)

Livre exercício do Legislativo ou Executivo locais (IV) 1. Intervenção Federal (Art. 34, CF) Intervenção: Espontânea Provocada 1.1 Combinações importantes I) Art. 34, IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação; c/c Art.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

INSTRUÇÕES...2 EXPEDIENTE...3 NOTA DO EDITOR...4 SOBRE OS AUTORES...5 APRESENTAÇÃO...6 PARTE 1 - NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO...

INSTRUÇÕES...2 EXPEDIENTE...3 NOTA DO EDITOR...4 SOBRE OS AUTORES...5 APRESENTAÇÃO...6 PARTE 1 - NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO... INSTRUÇÕES...2 EXPEDIENTE...3 NOTA DO EDITOR...4 SOBRE OS AUTORES...5 APRESENTAÇÃO...6 PARTE 1 - NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 CAPÍTULO 1 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...16 1.1. DO ESTADO... 17 1.2.

Leia mais

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Giuliano Menezes 01)Marque V ou F: a) O

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Parte - 2 Prof. Alexandre Demidoff Composição do TCU e prerrogativa de seus ministros: Art. 73. O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Parte 1 Prof. Denis França Perfil Constitucional dos TCs CESPE: O Tribunal de Contas da União, órgão ao qual incumbe a prática de atos de natureza

Leia mais

CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1

CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1 Sumário CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1 1. Introdução...1 2. Pressupostos Teóricos do Controle de Constitucionalidade...2 3. Supremacia Constitucional Fundamento do Mecanismo de Controle de Constitucionalidade...2

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. Assinale a alternativa incorreta acerca dos princípios constitucionais da Administracao Publica a) A Administração e imprescindível justificar seus atos. b) Ao administrador

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO POLÍCIA FEDERAL DIREITO ADMINISTRATIVO REVISÃO - AULA 02 Profª Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo REVISÃO AULA 02 PRINCÍPIOS DA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA Supraprincípios

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

350 questões comentadas de organização e funcionamento do TCU Fernando Mesquita. 1ª Edição 26 maio Página 1

350 questões comentadas de organização e funcionamento do TCU Fernando Mesquita. 1ª Edição 26 maio Página 1 1ª Edição 26 maio 2015 Página 1 Nota: Este é um exemplo do livro que você tem em mãos, apenas para análise. Para adquirir o ebook completo, basta acessar o link abaixo: http://blogdofernandomesquita.com.br/350questoestcu

Leia mais

Controles Integrados: Gestão Eficaz, Econômica, Eficiente, Efetiva e Ética. Florianópolis-SC, 09 de maio de 2013

Controles Integrados: Gestão Eficaz, Econômica, Eficiente, Efetiva e Ética. Florianópolis-SC, 09 de maio de 2013 Controles Integrados: Gestão Eficaz, Econômica, Eficiente, Efetiva e Ética Florianópolis-SC, 09 de maio de 2013 O quê??????????? Controles Integrados? Gestão Eficiente? Efetiva? Eficaz? Econômica? Ética?

Leia mais

PODER LEGISLATIVO. Profa. Érica Rios

PODER LEGISLATIVO. Profa. Érica Rios PODER LEGISLATIVO Profa. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br FUNÇÕES DO P. LEGISLATIVO TÍPICAS: Legislar Fiscalizar as contas do P. Executivo ATÍPICAS: Administrar (ao prover cargos da sua estrutura ou

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Executivo

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Executivo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) ESAF Técnico Administrativo ANAC () Na atual Constituição Federal, em relação ao, julgue os itens abaixo classificando-os como certos ou errados. A seguir escolha a

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Congresso Nacional: composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, desenvolve suas atividades ao longo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Comissões Parlamentares de Inquérito: Art. 58, 3º, CF/88: As comissões

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

Aula 00. Controle Externo para TCU. Controle Externo para TCU Aula Demonstrativa Professor: Pedro Guimarães

Aula 00. Controle Externo para TCU. Controle Externo para TCU Aula Demonstrativa Professor: Pedro Guimarães Aula 00 Controle Externo para TCU Aula Demonstrativa Professor: Pedro Guimarães www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Fala pessoal!! É com grande satisfação que lanço este curso de

Leia mais

FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CESPE 2017 TCE/PE - Analista de Gestão - Julgamento) Acerca dos princípios fundamentais e dos direitos e deveres individuais e coletivos, julgue o item a seguir.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Art. 46. O compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 1º - Cada Estado e o

Leia mais

A Importância do Controle Interno na Administração Pública. Leônidas Monteiro Gonçalves Analista de Controle Externo TCE/PA

A Importância do Controle Interno na Administração Pública. Leônidas Monteiro Gonçalves Analista de Controle Externo TCE/PA A Importância do Controle Interno na Administração Pública Leônidas Monteiro Gonçalves Analista de Controle Externo TCE/PA A importância do Controle Interno na Administração Pública Fins do Estado - Satisfação

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

A classificação das formas de controle se dará, portanto, conforme: sua origem; o momento do exercício; ao aspecto controlado; à amplitude.

A classificação das formas de controle se dará, portanto, conforme: sua origem; o momento do exercício; ao aspecto controlado; à amplitude. CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Controle da Administração Pública é a faculdade de vigilância, orientação e correção que UM PODER, ÓRGÃO OU AUTORIDADE exerce sobre a conduta funcional de outro. 2. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Acentuação gráfica. 3 Grafia

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM PODER LEGISLATIVO

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO CÂMARA CONGRESSO NACIONAL SENADO LEGISLATURA 4 ANOS REPRESENTANTES POVO CÂMARA SISTEMA PROPORCIONAL Nº DEPUTADOS MÍN. 8 / MAX. 70 TERRITÓRIOS 4 DEPUTADOS SISTEMA MAJORITÁRIO SENADO 3

Leia mais

O que é orçamento público?

O que é orçamento público? O que é orçamento público? É a previsão de arrecadação de receitas e a fixação de despesas para um período determinado. É computar, avaliar, calcular a previsão da arrecadação de tributos e o gasto de

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade O controle difuso da constitucionalidade: Entre as partes, declarada incidentertantum ; Em regra, os efeitos da declaração são extunc juntamente com suas consequências;

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para o Ministério Público-SC? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para o Ministério Público-SC? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para o Ministério Público-SC? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em agosto/2015.

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...13 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 1. O Estado e a sua função administrativa...15 2. Administração pública e direito

Leia mais

Rodada #1 Sistemas de Controle

Rodada #1 Sistemas de Controle Rodada #1 Sistemas de Controle Professor Ricardo Wermelinger Assuntos da Rodada SISTEMAS DE CONTROLE. 1 Controle na administração pública. 1.1 Supervisão. 1.2 Controle interno e externo; estruturas e funcionamento;

Leia mais

Aula 31 PODER JUDICIÁRIO. 1 Ministro do STJ, que é o Corregedor do CNJ, indicado pelo próprio Tribunal;

Aula 31 PODER JUDICIÁRIO. 1 Ministro do STJ, que é o Corregedor do CNJ, indicado pelo próprio Tribunal; Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Separação de Poderes: Poder Judiciário 31 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 31 PODER JUDICIÁRIO

Leia mais

Controle da Administração Pública para Auditor de Controle Externo do TCDF Aula Demonstrativa Professor: Pedro Guimarães

Controle da Administração Pública para Auditor de Controle Externo do TCDF Aula Demonstrativa Professor: Pedro Guimarães Aula 00 Controle da Administração Pública para Auditor de Controle Externo do TCDF Aula Demonstrativa Professor: Pedro Guimarães www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Fala pessoal!!

Leia mais

PODER LEGISLATIVO ( Art. 44 a 57 da CF)

PODER LEGISLATIVO ( Art. 44 a 57 da CF) PODER LEGISLATIVO ( Art. 44 a 57 da CF) PODER LEGISLATIVO Estrutura e organização Sistema bicameral: sistema federalista Congresso Nacional: Câmara dos Deputados: representação do povo (art. 45) Senado

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Esta Resolução reza acerca da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO. A CMO tem por competência emitir

Leia mais

Sumário. Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas. Normas Constitucionais sobre o Controle Externo

Sumário. Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas. Normas Constitucionais sobre o Controle Externo Sumário Capítulo 1 Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas 1.1. Antecedentes 1.2. Democracia e Controle Externo 1.3. Conceitos de controle 1.3.1. Controle na ciência da Administração 1.3.2. Controle

Leia mais

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor.

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor. Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Executivo Exercícios / Aula 05 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 05 COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se

Leia mais

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II)

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II) Mandado de Segurança Exercícios Prof. Mauro Lopes (bateria II) 1) O procedimento da ação constitucional de mandado de segurança ADMITE que, em seu âmbito, seja realizado controle de constitucionalidade?

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA 1 DICAS DE CONSTITUCIONAL PARA O EXAME DE ORDEM Prof. ª Bruna Vieira ATENÇÃO!! * A doutrina constitucional majoritária e a

Leia mais

COMPETÊNCIA DO STF E STJ NA CONSTITUIÇÃO

COMPETÊNCIA DO STF E STJ NA CONSTITUIÇÃO COMPETÊNCIA DO STF E STJ NA CONSTITUIÇÃO EM TABELAS GABARITANDO A PROVA OBJETIVA Por Carolina Abreu Silva (Aprovada na PGEMA procuradora, TJ/PA Analista, TRF5 Analista) e Kaio Silva de Mello - (aprovado

Leia mais

CONTROLE INTERNO LEI MUNICIPAL MÍNIMA

CONTROLE INTERNO LEI MUNICIPAL MÍNIMA CONTROLE INTERNO LEI MUNICIPAL MÍNIMA Constituição Federal Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 41/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

SUZELE VELOSO DIREITO ADMINISTRATIVO

SUZELE VELOSO DIREITO ADMINISTRATIVO SUZELE VELOSO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (FCC 2017 - TRT - 24ª REGIÃO (MS) - Analista Judiciário - Área Administrativa) Quanto à estrutura, os órgãos públicos podem ser classificados em simples, também

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Superior Tribunal de Justiça (Art. 104 a 105) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção III DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Art. 104.

Leia mais