Profº Bruno Tamancoldi. Cristologia 0/10

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profº Bruno Tamancoldi. Cristologia 0/10"

Transcrição

1 Profº Bruno Tamancoldi Cristologia 0/10

2 Judaísmo 1/10

3 Quem são os Judeus? A história do judaísmo começa com Abraão, por volta de a.c. Abraão, filho de Terach, natural de Ur, Caldéia (atualmente o território Iraquiano)

4 Vocação de Abraão Deus ordenou a Abraão que abandonasse sua terra e procurasse novo lugar. È considerado o pai dos Judeus e dos Árabes, e venerado por ambos, esta história se dá, pois, Abraão teve dois filhos, um com uma escrava Agar, ao qual colocou o nome de Ismael, e outro com sua mulher Sara, ao qual colocou o nome de Isaac. O primeiro é o Pai dos Árabes e o segundo é o pai dos Judeus. (cf. Ex.21,1-21 e 25,12-18)

5 Isaac Ao abandonar Ur, Abraão partiu para a terra que Deus o havia indicado, local onde seria fundado o povo de Deus. Quando Abraão morreu, seu poder de patriarca passou para seu filho Isaac Isaac gerou Esaú e Jacó

6 Jacó Primogênito 5/10 Gn 27

7 Gn 28,10

8 Os Filhos de Jacó Rúben Simeão Levi Judá Dã Naftali Gade Aser Issacar Zebulão José Manassés Efraim Benjamim

9 José 8/10 Um deles era José que por inveja dos irmãos foi vendido como escravo para os egípcios. (cf. Gn. 37). José era muito sábio, e foi tão querido pelo faraó que ganhou cargos e poderes imensos: tornou-se primeiro ministro do Reino do Egito. Gn 37

10 José Houve uma grande fome em toda a terra, mas por intermédio das interpretações de José o Egito se resguardou e tornou-se o seleiro do mundo o único povo que tinhas reserva de alimentos, e os irmãos de José foram pedir comida no Egito e encontraram com o irmão ora vendido como escravo, agora primeiro ministro desta grande potencia do mundo antigo. José acolheu os irmãos e os presenteou com terras para o cultivo. Assim os israelitas começaram a prosperar.

11 Gn 46

12 Hebreus Escravos José acolheu os irmãos e os presenteou com terras para o cultivo. Assim os israelitas começaram a prosperar. Esse foi o problema: prosperaram tanto e se tornaram tão ricos e numerosos que assustaram o reino egípcio. Resultado: foram subjugados militarmente e submetidos à escravidão. O faraó que não era o mesmo, pois se passaram quase 400 anos desde a vinda de José segundo o relato Bíblico, ainda não estava satisfeito. Pretendia interromper de forma definitiva sua expansão: decidiu então que todos os varões que nascessem nas famílias israelitas deveriam ser mortos. E assim foi feito de forma cruel.(cf. Ex 1, 22)

13 Ex 2,3 Moisés Salvo das Águas

14 Príncipe do Egito Moisés cresceu dentro do reino egípcio, sempre muito bem tratado era considerado (príncipe do Egito)

15 Vocação de Moisés Segundo o relato Bíblico Deus apareceu para Moisés, pela primeira vez numa fogueira de sarça feita no monte Horeb. E lhe disse. (...) Moisés, Moisés! Eis-me aqui! respondeu ele. E Deus: não te aproximes daqui. Tira a sandálias dos pés porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó.(...) Eu vi, Eu vi a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. E desci para livrálo da mão dos egípcios e para fazer subir do Egito par uma terra que mana leite e mel. (cf. Ex 3, 1-6)

16 Ex 3

17 16/10 Ex 7,8

18 As Pragas

19 Egito

20 Ramsés II 19/10

21 Ramsés II Filho de Set

22 Ex 14

23 Os 10 Mandamentos Amar a Deus sobre todas as coisas; Não tomar seu Santo nome em vão; Lembrar-te de santificar o dia de sábado; Honrar teu pai e tua mãe; Não matarás; Não cometerás adultério; Não furtarás; Não levantarás falso testemunho contra teu próximo; Não cobiçaras a casa do teu próximo; Não cobiçarás a mulher do teu próximo (cf. Ex 20, 1 21)

24

25 Josué e as 12 Tribos de Israel Josué sucedeu Moisés e derrotou Jericó Dividiu as Tribos e fez a primeira organização política Cf. Jos 6

26 Jz 13 Juízes Gedeão e Sansão

27 Sansão e Dalila

28 Monarquia Saul Foi consagrado por Samuel I Samuel 9,26b

29 Rei Davi I Samuel 16

30 Aliança Noé Abraão Jesus Cristo

31 Pecado

32 Pecado Capitais Gula Avareza Ira Preguiça Orgulho Luxúria Inveja

33 32/10

34

35

36

37 36/10

38

39 Vinda do Filho de Deus Promessas do Redentor: 1) proto-evangelho (Gn 3, 15); 2) promessa a Abraão (Gn 12) de lhe dar uma terra e de o tornar pai de um grande povo e de que, pela sua descendência, seriam abençoadas todas as nações da terra; 3) confirmação e renovação da promessa com diferentes eleitos, concretizando a ascendência do Messias: descendente de Jacó, da tribo de Judá, da família de Davi.

40 Proto Evangelho Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar. Cf. Gn 3,15

41

42 Vinda do Filho de Deus Profecias sobre o Messias rei e profeta: Moisés, tipo e figura de todos os profetas. Dt 18, 15-19: Deus enviará outro profeta como Moisés que ensinará e guiará o seu povo. Is 61, 1 Is 61, 1-2: o Messias será ungido por Deus com o espírito dos profetas para anunciar a salvação aos homens.

43 Vinda do Filho de Deus Profecias sobre o Messias rei e sacerdote: Salmo 109 (110): o Salvador será, ao mesmo tempo, rei e sacerdote. Mas o seu sacerdócio não é o levítico. Figura de Cristo: Melquisedec, rei-sacerdote (cfr. Heb 7, 3). Profecias sobre o sacrifício de Cristo: Is 42, 49, 50, 52: cantos sobre o Servo de Yahvéh ; Salmo 21 (22). Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?. Filho do homem : Dan 7: restaura o reino messiânico.

44 Vinda do Filho de Deus Profecias sobre o Messias rei: 1) será filho de David e o seu reino não terá fim (Natán: 2 Sam 7, 12-16); 2) especial filiação divina (Salmo 2); 3) nascerá de uma virgem e chamarse-á Emanuel, que significa Deus connosco (Is 7, 14).

45 O nome de Messias provém do hebreu mashiah,que significa ungido. Foi traduzido para o grego por christós e latinizado em christus.originalmente,aplica- -va-se ao rei de Israel, ungido com azeite na sua investidura. Foi aplicado a Davi e à sua dinastia. E também aos consagrados para uma missão recebida de Deus (sacerdotes e, excepcionalmente, profetas).

46 O Messias que Deus enviaria para instaurar definitivamente o seu Reino (...), devia ser ungido pelo Espírito do Senhor, simultaneamente,como rei e sacerdote (cfr. Za 4, 14; 6, 13), mas também como profeta (cfr. Is 61, 1; Lc 4, 16-21). Jesus cumpriu a esperança messiânica de Israel na sua tríplice função de sacerdote, profeta e rei (CCE 436).

47 Vinda do Filho de Deus A Encarnação dá sentido à história. Cristo é o fundamento de toda a história anterior, que tem valor salvífico só através d Ele e para Ele se ordena. Assim como também Cristo é o fundamento de toda a história posterior, que vive da graça proveniente da sua obra redentora. Gaudium et spes 10: A Igreja crê que a chave, o centro e o fim de toda a história humana se encontram no seu Senhor e Mestre. Cristo é o centro da história humana, não em sentido cronológico, mas transcendente: é o alfa e o ómega, o primeiro e o último, o princípio e o fim (Ap 22, 13).

48 Vinda do Filho de Deus A salvação do homem compreende dois aspetos unidos: a libertação do pecado e a comunicação da vida divina. CIC 457: O Verbo encarnou para nos salvar, reconciliando-nos com Deus. CIC 459: Encarnou para ser nosso modelo de santidade. CIC 460: Encarnou para nos fazer participantes da natureza divina (22 Ped 1, 4).

49 Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em Cristo. Quer que todos os homens se salvem participando da redenção do seu Filho feito homem: Cristo morreu por todos (22 Cor 5, 15). Chama-se redenção objetiva à obra do Redentor, tanto na sua vida terrena, como desde o céu na sua vida gloriosa, com a cooperação do Espírito Santo. Esta obra é causa da salvação. Chama-se redenção subjetiva à participação dos frutos da obra de Cristo em cada um dos homens. Pela acção dele do Espírito Santo, Cristo oferece a cada homem a salvação, mas o homem pode rechaçar a graça que lhe é oferecida.

50 Vinda do Filho de Deus O homem, só com as suas forças, não pode alcançar a salvação. Depois do pecado original, todos os homens tinham ficado privados da glória de Deus, da amizade com Deus, e escravos do pecado. Ninguém pode ser justificado a não ser pela graça de Jesus Cristo. A Encarnação é obra do amor e da misericórdia de Deus. A decisão de Deus de nos salvar é absolutamente livre e gratuita. A vinda do Filho de Deus ao mundo não era necessária para a salvação do homem. O nome de Jesus quer dizer em hebreu Deus salva ou Salvador.

51 Vinda do Filho de Deus O fim da Encarnação é a salvação dos homens: o Filho de Deus veio para que o mundo se salve por Ele (Jo 3, 17), para ser salvador do mundo (1 Jo 4, 14). Credo: por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem.

52 Frutos da Redenção A omnipotência divina alcança todos os homens e faz que as acções e méritos de Cristo se possam aplicar e possam ter eficácia salvífica em cada um. Ainda que esse poder seja comum às três Pessoas divinas, é costume atribuí-lo ao Espírito Santo. A Igreja, cuja Cabeça é Cristo, tem uma relação indispensável com a salvação de cada homem. É sacramento universal de salvação (Lumen gentium 48). Toda e qualquer a graça provém de Cristo, é comunicada pelo Espírito Santo, e está misteriosamente relacionada com a Igreja. Esta Igreja, peregrina na terra, é necessária para a salvação. Só Cristo é Mediador e caminho de salvação: ora, Ele torna-se-nos presente no seu Corpo, que é a Igreja (Idem 14).

53 Frutos da Redenção O homem tem que se incorporar livremente a Cristo e assim pode receber os frutos da sua obra redentora. O homem une-se a Cristo pela fé viva e pelos sacramentos da Igreja. Fé viva: ninguém pode salvar-se sem a fé, que é o fundamento e a origem de qualquer justificação. A fé viva actua pela caridade, está acompanhada pelo arrependimento e por obras. Sacramentos: fazem-nos participar dos frutos da Redenção. Entre eles destacam-se o Batismo (sem ele não há união com o nosso Salvador, nem vida sobrenatural, e é necessário para a salvação) e a Eucaristia (faz os fiéis que o recebem uma coisa com Ele, e comunica-lhes a vida eterna).

54 Frutos da Redenção Certamente Deus concede a todos os homens a graça que salva (dada por meio de Cristo no Espírito, e que tem relação com a Igreja). Mas desconhecemos o modo como a graça chega aos não cristãos. É claro que cada um deles terá que acolher livremente esse dom divino para se salvar. Efeitos da obra redentora de Cristo nos homens: 1) liberta-nos do pecado, quer quanto à culpa, quer quanto à pena, no que se refere tanto à alma, como ao corpo: da ignorância e da tristeza, da desordem das paixões, da dor e da morte (purificação e caminho para a glória); 2) faz-nos participantes da vida divina e conseguiu-nos a vida eterna.

55 Frutos da Redenção Outros efeitos da obra de Cristo: 1) reconciliação, comunhão e amizade com Deus; 2) renovação interior do homem novo pela participação da vida divina; 3) libertação da morte e ressurreição dos corpos. Na reparação da vida da alma, dois aspectos: libertação do pecado pela Paixão, nova vida da alma pela Ressurreição de Cristo. Na reparação da vida corporal também: destruição da morte pela Morte de Cristo, nova vida do nosso corpo ou ressurreição pela Ressurreição de Cristo.

56 Frutos da Redenção A salvação é uma realidade principalmente escatológica: será completa quando Cristo reaparecer com glória no fim do mundo e todos os seus inimigos ficarem debaixo dos seus pés. Agora já alcançamos a salvação (o mundo já está salvo), conquanto ainda não seja completa. Agora já possuímos realmente a semente da vida eterna e, por isso, temos a certeza de receber os seus frutos em plenitude.

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS 2A aula 05 Os Hebreus HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OO primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. www.portalebd.org.br

Leia mais

Igreja Povo de Deus. I. Chamados

Igreja Povo de Deus. I. Chamados Igreja Povo de Deus I. Chamados Podemos falar da igreja de duas maneiras: A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

...sendo uma vez filho, sempre será um filho...mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20

...sendo uma vez filho, sempre será um filho...mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20 ...sendo uma vez filho, sempre será um filho......mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20 1. Ela deve repousar na confiável Palavra de Deus a. Sua promessas não são bloqueadas pelos limites humanos.

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW)

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS Gn 3:20 Eva Gn 5:1 e 2 Adão Gn 1:26 e 27 a imagem e semelhança

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG BRASIL 2016 M BRASIL 2016 Pr. Daniel Spencer M BRASIL 2016 A 3 a Mensagem Angélica e A SALVAÇÃO Pr. Daniel Spencer M 1 C ITAÇÃO E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o 6 evangelho eterno, para

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo

Leia mais

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB 8.1-13 O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus e serve no

Leia mais

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher.

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OQuando Deus prometeu a salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OA salvação dependia da vinda do Salvador. www.portalebd.org.br Slide 2 O A promessa da salvação é indissociável da promessa

Leia mais

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto mais intenso é o seu amor de Deus, ou derrete ou endurece.

Leia mais

Natal do Senhor de Missa do Dia

Natal do Senhor de Missa do Dia Natal do Senhor de 2014. Missa do Dia Caríssimos Irmãos e Irmãs: A festa da Encarnação do Senhor, o Natal de Jesus Cristo, parece não exigir comentário algum. Porém, é preciso fazê-lo, pois há muitos deles,

Leia mais

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles.

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles. Uma Aliança é um compromisso feito por contrato entre duas pessoas ou dois grupos de pessoas. O seu sentido religioso é o de um Testa mento. No Antigo Testamento a Aliança estabelece uma nova relação,

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Seg, 10 de Outubro de :13 - Última atualização Seg, 14 de Novembro de :50

Escrito por Hélio Clemente Seg, 10 de Outubro de :13 - Última atualização Seg, 14 de Novembro de :50 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER A ENCARNAÇÃO Pergunta 22: Como Cristo, sendo o Filho de Deus, se fez homem? Resposta: Cristo, o Verbo de Deus, fez-se homem tomando um verdadeiro corpo e uma alma racional,

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo A Revelação e a Missão de Deus (Missio Dei) Objetivos da matéria: 1. Apresentar as bases bíblicas para o projeto

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja. 19 de Março S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA

18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja. 19 de Março S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA 118 MARÇO 18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja Comum dos Pastores da Igreja: pp. 486 ss. ou Comum dos Doutores da Igreja: pp. 527 ss. LEITURA I 1 Jo 5, 1-5: p. 606 SALMO RESPONSORIAL

Leia mais

Panorama do AT-Josué

Panorama do AT-Josué Panorama do AT-Josué Título hebraico: Joshua, Yeoshua:Javé é salvação Autor: Josué e outros:conquista de Hebrom por Calebe, vitória de Otniel, migração para Dã. Provavelmente compilado depois por algum

Leia mais

(04/03/2018 domingo)

(04/03/2018 domingo) (04/03/2018 domingo) missaocatolica.com Observações gerais Texto adaptado para leitura em celular e indentado. Caso tenha celular com android: É recomendado o uso do leitor ezpdf reader (gratuito) para

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre Maria e o mistério de Cristo Prof. Thiago Onofre A realidade da Encarnação A Encarnação do Verbo de Deus é obra do Espírito Santo; Não é vontade humana, mas divina; São Lucas apresenta Maria como mediação

Leia mais

COMO USAR O CHECKLIST

COMO USAR O CHECKLIST COMO USAR O CHECKLIST Este Checklist é uma maneira fácil de ler partes chaves da Bíblia em apenas alguns minutos de cada vez. Se você ler duas por semana, terá lido as histórias básicas das Escrituras

Leia mais

19 DE MARÇO 119 A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor. SALMO RESPON

19 DE MARÇO 119 A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor. SALMO RESPON 118 MARÇO 18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja Comum dos Pastores da Igreja: pp. 486 ss. ou Comum dos Doutores da Igreja: pp. 527 ss. LEITURA I 1 Jo 5, 1-5: p. 606 SALMO RESPONSORIAL

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que

Leia mais

Os blocos que formam o. Pentateuco. Promessa Eleição. Livramento Aliança Lei Terra

Os blocos que formam o. Pentateuco. Promessa Eleição. Livramento Aliança Lei Terra Promessa Eleição Os blocos que formam o Livramento Aliança Lei Terra Pentateuco A Aliança de Yaweh com Abraão Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela, e vai para a terra que te

Leia mais

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação:

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação: As promessas da encarnação cronologia vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Na criação: Gênesis 3,15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá

Leia mais

O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar ( Gl 4:24 )

O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar ( Gl 4:24 ) Sara e Agar Sara e Agar é alegoria das duas alianças: graça e lei respectivamente. Agar e seu filho alcançaram possessão no deserto de Parã, que fica na região do monte Sinai, que é a Jerusalém atual.

Leia mais

aos Hebreus, analisaremos o capítulo 7 da epístola.

aos Hebreus, analisaremos o capítulo 7 da epístola. ONa sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos o capítulo 7 da epístola. OO sacerdócio de Jesus é superior. www.portalebd.org.br Slide 2 O O autor aos hebreus retoma o argumento a respeito

Leia mais

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa FEVEREIRO 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR Festa Quando esta festa não ocorre ao domingo, escolhe-se apenas uma das seguintes leituras antes do Evangelho. LEITURA I Mal 3, 1-4 «Entrará no seu templo

Leia mais

AULA 13 - GÊNESIS. Profecias de Jacó (Gn 49) 29/07/ Rubén 2-Simeão 3-Levi 4-Judá 10-Zebulom 9-Issacar

AULA 13 - GÊNESIS. Profecias de Jacó (Gn 49) 29/07/ Rubén 2-Simeão 3-Levi 4-Judá 10-Zebulom 9-Issacar AULA 13 - GÊNESIS Profecias de Jacó (Gn 49) Gn 49. 4 Gn 49. 5-6 1-Rubén 2-Simeão 3-Levi 4-Judá 10-Zebulom 9-Issacar 5-Dã 7-Gade 8-Aser 6-Naftali 11-José 12-Benjamim Manassés Efraim 1 As 12 tribos de Israel

Leia mais

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O NASCIMENTO DO SALVADOR Deus antes da fundação do mundo já providenciara o plano de salvação da humanidade e esta

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES Êxodo ( saída ou partida ) Também é chamado de O Livro da Aliança : Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual

Leia mais

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15 Matéria Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila sem a autorização do IFC-SEDE MUNDIAL Dez/15 1 PANORAMA BÍBLICO A. A Bíblia é o livro sagrado 1. Isaías. 45.5-6. 2. Isaías 45.18-22. B. O Deus

Leia mais

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana O Homem é capaz de Deus Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 15-10-2011 DEUS VEM AO ENCONTRO DO HOMEM 22-10-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Quem somos? Revelamo-nos

Leia mais

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37 Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus 1 Pedro 1:21 Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 2 - ÊXODO 01 - INTRODUÇÃO Êxodo é o registro de nascimento do povo de Israel. O Egito foi O ventre onde esta nação foi gerada, ali Jacó chegou com 70 pessoas e se tornaram

Leia mais

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2)

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2) Pág. 1 Pessoal, ainda lembram o meu nome? Sou o Rômulo, membro da igreja em Roma e estou contando sobre uma carta que recebemos de um Sr. Paulo. Já mencionei que a recepção desta carta gerou o maior alvoroço

Leia mais

DOMINGO III DA QUARESMA

DOMINGO III DA QUARESMA DOMINGO III DA QUARESMA Perdão Senhor «A lei foi dada por Moisés» Leitura do Livro do Êxodo Ex 20, 1-17 Naqueles dias, Deus pronunciou todas estas palavras: «Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra

Leia mais

O ESPIRITISMO E O ANTIGO TESTAMENTO:

O ESPIRITISMO E O ANTIGO TESTAMENTO: O ESPIRITISMO E O ANTIGO TESTAMENTO: ESAÚ E JACÓ NA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA, Allan Kardec não incluiu o Velho Testamento, e não foi por acaso. Os espíritas devem se dedicar ao estudo da codificação que não

Leia mais

Lição 10 para 2 de setembro de 2017

Lição 10 para 2 de setembro de 2017 Lição 10 para 2 de setembro de 2017 OS DOIS PACTOS Em Gálatas 4:21-31, Paulo apresenta a oposição entre a salvação pela fé e a salvação pelas obras usando uma alegoria: O filho da livre (Sara), em oposição

Leia mais

As Promessas de Deus a Israel! 29/03/ :22

As Promessas de Deus a Israel! 29/03/ :22 As Promessas de Deus a Israel! 29/03/2015 08:22 Texto Bíblico: Rom. 9 As Promessas de Deus a Israel 29/03/2015 08:23 29/03/2015 08:24 Introdução # Esta é a resposta a uma segunda objeção!!nos capítulos

Leia mais

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Conheça sua Bíblia - Uma visão panorâmica das Escrituras Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Colocamos em sua folha um gráfico que ajuda a compreender a evolução

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS DISPENSAÇÕES. 4. DISPENSAÇÃO DA PROMESSA OU PATRIARCAL (430 anos), Gn 12:1-3 Ex 12:40-41

ESTUDO SOBRE AS DISPENSAÇÕES. 4. DISPENSAÇÃO DA PROMESSA OU PATRIARCAL (430 anos), Gn 12:1-3 Ex 12:40-41 ESTUDO SOBRE AS DISPENSAÇÕES 4. DISPENSAÇÃO DA PROMESSA OU PATRIARCAL (430 anos), Gn 12:1-3 Ex 12:40-41 Esta dispensação é chamada de dispensação da promessa, por causa das promessas e alianças feitas

Leia mais

Explicação das leituras nas. Eucaristia. Crisma ou. Sacramento da Ordem

Explicação das leituras nas. Eucaristia. Crisma ou. Sacramento da Ordem 25 de dezembro Unção dos enfermos Explicação das leituras nas Eucaristias Não furtar Ave-Maria Credo Não levantar falsos testemunhos Jordão bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança Examinai as Escrituras... porque são elas que testificam

Leia mais

História de Israel Aula 3. História de Israel. Ricardo Cota

História de Israel Aula 3. História de Israel. Ricardo Cota História de Israel Aula 3 História de Israel Ricardo Cota Contrastes Patriarcas (Gênesis 12 a 50) Narrativa Histórica dos Povos Documentos; Achados arqueológicos; Literatura; Cultura, etc. Narrativa Histórica

Leia mais

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO A glória de Jesus Cristo brilha ainda mais claramente quando O vemos em sua relação apropriada com o Antigo Testamento. Ele tem uma relação magnificente

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo.

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo. Lição 3 O PENTATEUCO Introdução A compreensão do Pentateuco, nome dado aos 5 livros escritos por Moisés no período do êxodo de Israel (Gênesis a Deuteronômio), que traduzido significa, cinco rolos, é fundamental

Leia mais

A expressa Imagem e a figura de Deus

A expressa Imagem e a figura de Deus A expressa Imagem e a figura de Deus Da mesma forma que convinha que em tudo Cristo se tornasse semelhante à descendência da sua figura (Adão), para poder expiar os pecados do povo, agora importa também

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O livro traz também as lutas dos pretendentes para suceder

Leia mais

Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança

Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança EMBARGO ATÉ ÀS 11HORAS DO DIA 21 DE ABRIL DE 2011 Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança Homilia da Missa Crismal Sé Patriarcal, 21 de Abril de 2011 1. Continuamos o desafio por mim proposto no

Leia mais

Abraão Moisés Davi. Jesus

Abraão Moisés Davi. Jesus A natureza missionária da igreja Derivada da promessa de Deus de criar um Povo para Si dada para cada uma das três principais figuras : Abraão Moisés Davi Cumprida e exemplificada na pessoa de Jesus CTC

Leia mais

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

Igreja. Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa

Igreja. Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa Igreja Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa Nossa agenda Aspectos Gerais da Igreja A Economia Sacramental Visão Histórica da Igreja A Igreja no Século XX Estrutura e Organização

Leia mais

Paulo, como Moisés, estava disposto a perder sua própria salvação com tanto que o povo de Israel fosse salvo.

Paulo, como Moisés, estava disposto a perder sua própria salvação com tanto que o povo de Israel fosse salvo. Lição 10 para 09 de dezembro de 2017 Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência (Romanos, 9: 1) Paulo, como Moisés, estava disposto a perder

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 78 tempo DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 Leitura do Livro de Isaías «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O 2º livro traz também, as lutas dos pretendentes para

Leia mais

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

NO PERDÃO DOS PECADOS

NO PERDÃO DOS PECADOS CREMOS IEADEM NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PRESENTE E PERFEITA E NA ETERNA JUSTIFICAÇÃO DA ALMA RECEBIDOS GRATUITAMENTE DE DEUS PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT

Leia mais

DOMINGO III DA QUARESMA

DOMINGO III DA QUARESMA DOMINGO III DA QUARESMA Em vez das leituras a seguir indicadas, podem utilizar-se as do ano A, se for mais oportuno: ver adiante, p. 127-134 LEITURA I Forma longa Ex 20, 1-17 Leitura do Livro do Êxodo

Leia mais

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O DIA DO SENHOR EM TODAS AS ÉPOCAS O dia do Senhor representou para Judá e Israel um severo julgamento devido a altivez humana que

Leia mais

SUMÁRIO 1º ANO DO CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 2017

SUMÁRIO 1º ANO DO CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 2017 1º ANO DO CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 2017 CURSO DE RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES DE CATANDUVA DIRIGENTE NAZIK BAUAB DE ALMEIDA SILVA SUMÁRIO 1ª AULA

Leia mais

Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da "Arca"

Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da Arca 1-18 19-24 25-31 32-34 35-40 Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da "Arca" 1-7 8-10 11-15 16 17-26 27 Ordens para

Leia mais

UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: PR. LUIZ CARLOS MUNIZ

UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: PR. LUIZ CARLOS MUNIZ UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: 11-14 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ Ezequiel 37:11-14 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Leitura do Segundo Livro das Crónicas. 2 Cr 36,

Leitura do Segundo Livro das Crónicas. 2 Cr 36, IV DOMINGO Perdão, Senhor Leitura do Segundo Livro das Crónicas 2 Cr 36, 14-16.19-23 Naqueles dias, todos os príncipes dos sacerdotes e o povo multiplicaram as suas infidelidades, imitando os costumes

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança A conquista e os juízes Objetivos: 1.Entender a

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 )

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 ) O justo viverá da fé O justo viverá da fé ou viverá de toda palavra que sai da boca de Deus? Ora, Cristo é a fé que havia de se manifestar ( Gl 3:24 ), o verbo encarnado, portanto, o justo viverá por Cristo

Leia mais

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto Aula 08. Cristo é ELEIÇÃO REDENÇÃO sacrifício e mediador O Cordeiro que sofreu traído pelos seus Ele carregou por mim

Leia mais

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura Classe Adultos Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Saber que Deus exige de cada crente uma atitude evangelística responsável e amorosa.

Leia mais

Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei.

Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei. Lição 6 para 5 de agosto de 2017 Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei. Irmãos, como homem falo; se a aliança de um

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

Mariologia Prof. Thiago Onofre

Mariologia Prof. Thiago Onofre Mariologia Prof. Thiago Onofre Quando Deus formou o mundo Olhou a Virgem Maria Que, por mistério profundo, Antes de criá-la a via... Nela pôs a formosura Da mais bela criatura Que por desígnio plasmou,

Leia mais

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou?

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Introdução à 23/05/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Ensinos de Cristo Jesus anunciou a chegada do reino, propôs altos padrões éticos àqueles

Leia mais

DOMINGO XIX DO TEMPO COMUM

DOMINGO XIX DO TEMPO COMUM A HOMILIA E O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA ANO A DOMINGO XIX DO TEMPO COMUM CIC 164: a fé pode ser posta à prova 164 Por enquanto, porém, «caminhamos pela fé e não vemos claramente» (2 Cor 5, 7), e conhecemos

Leia mais

16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto

16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto 16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto TEXTO ÁUREO Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais