INSTALAÇÃO DE TIRANTES, CONSTRUÇÃO DE MUROS E ESTABILIZAÇÃO DO TALUDE NA MARGEM DIREITA À JUSANTE DA BARRAGEM.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTALAÇÃO DE TIRANTES, CONSTRUÇÃO DE MUROS E ESTABILIZAÇÃO DO TALUDE NA MARGEM DIREITA À JUSANTE DA BARRAGEM."

Transcrição

1 INSTALAÇÃO DE TIRANTES, CONSTRUÇÃO DE MUROS E ESTABILIZAÇÃO DO TALUDE NA MARGEM DIREITA À JUSANTE DA BARRAGEM. UHE BOM JESUS DO GALHO CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS E MANUTENÇÃO CIVIL GA/SM

2 1. OBJETO Execução de serviços de instalação de tirantes na crista da barragem e ogiva do vertedouro, construção de muros em concreto armado e de alvenaria com blocos de concreto vazados e proteção do talude na margem direita à jusante da barragem com Biomanta numa área de aproximadamente 100m². 2. FINALIDADE Esta especificação tem por objetivo normalizar os serviços, indicar as normas e processos de trabalho que devem ser observados na execução, apresentando instruções, recomendações, diretrizes e demais exigências. A execução dos serviços tem como finalidade atirantar a barragem atendendo aos requisitos de Critérios de Projeto Civil de Usinas Hidrelétricas da Eletrobrás (2003), proteger o talude com a utilização de Biomanta na margem direita à jusante da barragem, construção de muros guia em concreto armado à jusante da comporta de fundo, construção de muros com a utilização de alvenaria de blocos de concreto vazados para proteger as ombreiras da barragem evitando erosões e favorecer as condições de operação e de segurança das estruturas, bem como promover melhorias nas instalações. 3. LOCALIZAÇÃO A usina hidrelétrica de Bom Jesus do Galho está localizada no rio Sacramento, no município de Bom Jesus do Galho, MG. O acesso, partindo de Belo Horizonte, faz-se através da BR-381 e 262 até a cidade de Rio Casca, onde se segue em direção a Raul Soares. Bom Jesus do Galho está situada entre as cidades de Raul Soares e Caratinga. O percurso total é de aproximadamente 260km. 4. DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS 4.1 INSTALAÇÃO DE TIRANTES NA CRISTA DA BARRAGEM E VERTEDOURO As diretrizes para execução de tirantes na área da barragem e vertedouro da UHE Bom Jesus do Galho devem seguir as indicações constantes nos desenhos BJG - DE 009 e BJG DE 010. Entende-se como tirantes, os conjuntos de hastes ou cordoalhas, dispositivos de ancoragem, placas, porcas e arruelas necessários à colocação, protensão e injeção dos mesmos. O executor deverá apresentar em sua proposta, os tipos adequados de tirantes, de acordo com a presente especificação, para prévia aprovação da CONTRATANTE.

3 O projeto deste sistema de atirantamento definiu a instalação de tirantes verticais, com as seguintes características básicas: Tipo Carga de Trabalho Diâmetro Tensão de Escoamento Bainha Dywidag ST (Aço galvanizado) Sem pintura 35 tf 32 mm 850MPa Corrugada Metálica (pré-injetada) Ou mangueira de PVC Na região das ombreiras da barragem, prevê-se a instalação de 6 tirantes (3 em cada obreira) espaçados a cada 4,0m. Na região do vertedouro, prevê-se a instalação de 4 tirantes a cada 3,875m. Inicialmente, admitir-se-á que cada tirante seja ancorado 4,0m na rocha de fundação. Em princípio, não será necessária a utilização de luvas para emendas, uma vez que o comprimento total de cada tirante não ultrapassa 12,0m. Entretanto o nível rochoso de cada tirante deverá ser confirmado durante o processo de perfuração. Os tirantes foram classificados em 2 tipos, de acordo com comprimento total, conforme indicado no quadro abaixo. Os tirantes do Tipo 1 serão aplicados na região do vertedouro. Os do Tipo 2 nas ombreiras direita e esquerda da barragem. TIRANTES Tipo Quantidade H(m) 1 4 9, ,0 Os tirantes deverão ser ensaiados e executados rigorosamente de acordo com a norma NBR 5629 Ancoragens Injetadas no Terreno. Os trabalhos de atirantamento seguirão basicamente as seguintes etapas: 1) Perfuração de furo de 10cm de diâmetro com equipamento adequado, similar ao utilizado na execução de estacas raiz, que possibilita a entrada da haste mesmo na eventualidade de se encontrar agregados; 2) Ensaios de infiltração ou perda d água de modo a identificar a necessidade de injeção antes de se obturar o furo; 3) Inserção do tirante no furo de 10cm de diâmetro com a bainha pré-injetada (trecho em rocha) e bainha não injetada (trecho em concreto); 4) Injeção de segunda etapa entre a bainha pré-injetada e a rocha, e entre a bainha e o concreto. Após esta etapa considera-se que o maciço esteja íntegro e monolítico pelas injeções; 5) Tensionamento; 6) Injeção entre o tirante e a bainha e acabamento final.

4 Nota: A calda de injeção deverá ser de cimento e obedecer às condições prescritas na norma NBR-7681 Calda de cimento para injeção. O fator água-cimento não deverá ser superior a 0, Instalação, protensão e fixação Vista jusante da barragem Os furos para instalação dos tirantes poderão ser executados com perfuração rotativa ou à percussão, sendo o seu diâmetro igual a 10cm. O comprimento do trecho de ancoragem deverá obrigatoriamente estar em rocha. Durante a perfuração, todo material recuperado deverá ser coletado da melhor forma possível, de modo a caracterizar com boa aproximação o terreno onde os tirantes serão ancorados. Esta caracterização poderá ser de forma visual e tátil, devendo ser realizada por profissional com experiência no assunto. A protensão poderá ser aplicada ao tirante por meio de macaco hidráulico ou outro equipamento de protensão desde que devidamente aferidos e com atestado de calibração. Todos os tirantes serão carregados até a carga de 49 tf, ou seja, 1,4 vez a carga de trabalho especificada em projeto (35 tf), e após um determinado tempo de observação, descarregados até a carga de trabalho(35 tf). A injeção dos tirantes deverá ser feita com calda de cimento após ter sido verificado o seu estado de protensão. A placa de protensão do tirante deverá estar instalada na cota prevista em projeto, inclusive no caso de alteamento da estrutura, conforme previsto em projeto. Para cada tirante, deverá ser elaborado um boletim de campo, com todas as informações necessárias para verificação e compatibilização entre a execução e o projeto.

5 Ao termino dos trabalhos deverá ser emitido um relatório final completo de acompanhamento com informações de todos os tirantes que registrem as condições reais de execução Ensaios de Qualificação dos Tirantes Está previsto, antes do inicio dos trabalhos, a execução de ensaios de qualificação dos tirantes. Neste ensaio, será verificado o desempenho do tipo de ancoragem e verificada a capacidade de carga de ancoragem, seus deslocamentos sob carga em função do tempo e calculado o comprimento livre do tirante a partir dos deslocamentos observados. O ensaio de qualificação deverá ser executado conforme norma técnica NB 565 e ABNT Estruturas ancoradas no terreno /Ancoragens injetadas no terreno. 4.2 MURETAS DE PROTEÇÃO SOBRE A CRISTA DA BARRAGEM Os galgamentos da barragem nas últimas enchentes teve como causa principal o não funcionamento da comporta de fundo. Estudos recentes também constataram que o vertedouro está sub-dimensionado, necessitando de aumento na sua capacidade de extravasão. Os muros serão construídos nas ombreiras da barragem direcionando o fluxo d água para o vertedouro de crista livre. Esse aumento da capacidade de descarga será alcançado com o alteamento da barragem em 1 metro, através da construção de muro em alvenaria de blocos de concreto vazados, conforme desenhos de projetos BJG-DE-004- R0 e BJG-DE-005-R0. Os critérios e as recomendações construtivas para a CONCRETAGEM, ARMADURA e as ANCORAGENS (inclusive perfurações) estão descritas no item dessa especificação. Ombreiras onde serão construídas as muretas

6 4.3 ALTEAMENTO DO MURO GUIA DIREITO DO VERTEDOURO. Com o alteamento das ombreiras da barragem a lâmina d água vertida aumentará. Para direcionar essa lâmina d água será necessário altear o muro guia direito do vertedouro. Esse alteamento será em alvenaria de blocos de concreto conforme os desenhos de projeto BJG DE 001 R0 e BJG DE 006 R0. Vista do muro guia a ser alteado CRITÉRIOS E RECOMENDAÇÕES CONSTRUTIVAS - CONCRETO O concreto será composto de cimento Portland ou comum, água, areia, agregado graúdo e aditivos que se revelem necessários para a obtenção de melhor trabalhabilidade ou outras propriedades benéficas já comprovadas, desde que aprovadas pela CEMIG GT. A proporção nos quais os vários componentes serão usados na composição da mistura será determinada pela CONTRATADA, por qualquer método de dosagem racional, baseado na pesquisa dos agregados e da granulometria mais adequada e na melhor relação água:cimento, com o fim de assegurar uma mistura plástica e trabalhável segundo as necessidades de utilização e um produto que, após cura apropriada e um adequado período de endurecimento, tenha a durabilidade, impermeabilidade e resistência requeridas, sem o uso excessivo de cimento. As resistências características do concreto à compressão (fck) estão indicadas no desenho para cada tipo de estrutura. Todos os materiais a serem empregados na obra a que se refere essa especificação deverão ser comprovadamente de boa qualidade e serão fornecidos exclusivamente pela CONTRATADA.

7 Caberá à CEMIG GT a aceitação de todos os materiais e equipamentos a serem utilizados pela CONTRATADA, podendo recusar os que não julgue satisfatórios para a execução dos serviços. Essa aceitação pela CEMIG GT não exime a CONTRATADA da total responsabilidade pelo desempenho dos materiais utilizados e da obra construída. O concreto será dosado de modo a se obter misturas trabalháveis, com conteúdo mínimo de água e que, para cada tipo de estrutura, quando curado, satisfaça as exigências de resistência mecânica e durabilidade prevista no projeto. Se for absolutamente necessário, a critério da CEMIG GT, deverá ser modificada a proporção dos componentes para manter a qualidade requerida por essa especificação, sem ônus para a CEMIG GT. O traço será determinado em função do tipo de estrutura a ser concretada e das condições de trabalhabilidade, resistência mecânica e durabilidade exigidas. Todas as misturas serão objeto, por parte da CONTRATADA, de cuidadosos estudos de traço. A fabricação do concreto a ser aplicado em qualquer das estruturas só poderá ser iniciada depois que o respectivo traço esteja aprovado pela CEMIG GT. A CONTRATADA deverá providenciar equipamentos capazes de lançar adequadamente qualquer concreto especificado. Os equipamentos e métodos de lançamento só poderão ser utilizados se aprovados pela CEMIG GT e deverão ser tais que: Possibilite o lançamento do concreto o mais próximo possível de sua posição definitiva; Evite a segregação dos agregados graúdos na massa de concreto. Se tal acontecer, esses agregados serão espalhados antes que o concreto seja vibrado; Evite queda vertical maior que 1,5 m. Quando a altura da queda for maior que 1,5 m, medidas especiais deverão ser tomadas para evitar segregação, tais como abertura de janelas nas formas, colocação de trombas de chapa, emprego de concreto mais plástico e rico em cimento. O concreto deverá ser lançado antes de decorridos 30 minutos de seu amassamento. O lançamento deverá ser contínuo e tão rápido quanto possível, em camadas horizontais não superiores a 30 cm. Cada camada deverá ser lançada e adensada antes que a betonada precedente tenha iniciado a pega, a fim de se evitar superfícies de separação entre as duas betonadas. Qualquer concreto que tenha endurecido de tal modo que não possa ser assegurada sua colocação adequada deverá ser refugado. Quando os lançamentos terminarem em superfícies inclinadas, a CONTRATADA adensará o concreto nessas superfícies, quando ainda plástico de maneira que seja obtida uma inclinação uniforme e estável.

8 O concreto deverá ser adensado até a densidade máxima praticável através de processos que provoquem a saída do ar, facilitem o arranjo interno dos agregados e melhorem o contato do concreto com as formas e as armaduras. O adensamento do concreto será feito por meio de vibradores. Qualquer tipo de vibração a ser utilizado deverá ser previamente aprovado pela CEMIG GT. Os lances adicionais de concreto não serão superpostos até que o concreto lançado anteriormente tenha sido completamente vibrado. Os tubos vibratórios não deverão ser introduzido nas faces das formas para não deformálas e evitar a formação de bolhas e de calda de cimento ao longo dos moldes. Deverão ser evitadas vibrações excessivas que possam causar segregação e exsudação. Todas as superfícies de concreto exposto ao ar livre deverão ser mantidas continuamente úmidas durante, pelo menos, três dias após o lançamento do concreto. Nos lugares onde não for possível cobrir o concreto com areia, serragem molhada ou outro material semelhante, as superfícies de concreto deverão ser permanentemente irrigadas. As irregularidades causadas por deslocamentos ou má colocação da forma, ou por ligamentos soltos ou madeira defeituosa da forma, bem como ninhos de abelhas, serão considerados como irregularidades e deverão ser separados, onde ocorrerem, sem ônus para a CEMIG GT. - Armaduras As telas e fios de aço deverão satisfazer as condições gerais impostas pela especificação da ABNT. As barras de aço destinadas à confecção das armaduras deverão, no momento de seu emprego, estar perfeitamente limpas, retirando-se as crostas de barro, manchas de óleo, graxas e qualquer outro material nocivo. No caso de, após a limpeza das barras, se verificado que ocorre redução de seção transversal devido à corrosão, elas serão substituídas, sem ônus para a CEMIG GT. O corte e dobramento das barras deverão ser executados a frio, de acordo com o detalhe do desenho e as prescrições da ABNT. Para isso a CONTRATADA deverá utilizar a quantidade e tipo de equipamento necessário à execução dos serviços. As emendas das barras serão sempre por justaposição e deverão ser executadas de acordo com os detalhes do desenho.

9 A armadura será montada no interior das formas na posição e espaçamentos indicados no desenho, de tal maneira que suporte, sem deslocamento, as operações de lançamento e vibração do concreto. Com o uso de arame as telas serão amarradas em todas as emendas. A posição correta das armaduras será garantida por espaçadores e suportes, juntamente com as ligações entre armaduras. O controle quanto à execução e montagem da armação será exercido pela CEMIG GT, que fará a verificação da obediência do desenho. Antes e durante o lançamento do concreto, as plataformas de serviço deverão estar dispostas de modo a não acarretar deformações às armaduras. A camada de concreto para cobrimento da armadura não poderá ser diferente da especificada nos desenhos de projeto. Ela poderá ser obtida com o emprego de blocos pré-moldados de argamassa ou outros dispositivos aprovados pela CEMIG GT. - ANCORAGENS Na execução das ancoragens, a CONTRATADA deverá realizar as perfurações em solo e ou em concreto, fornecer as barra de aço, calda de cimento, instalar e, se necessário, ensaiar as ancoragens. Os comprimentos estimados para as ancoragens estão mostrados nos desenhos, mas poderão sofrer variações no ato da perfuração, quando então serão ajustados. Na execução, as ancoragens que apresentarem anomalias durante a instalação deverão ser imediatamente substituídas pela CONTRATADA, sem ônus para a CEMIG GT. A execução da perfuração e o fornecimento e instalação dessas ancoragens obedecerão aos seguintes requisitos: - Perfuração Deverá ser seguida rigorosamente a locação indicada no projeto. Os comprimentos previstos das perfurações são aqueles indicados nos desenhos de projeto e o diâmetro compatível com o aço a ser ancorado. O tipo de equipamento e a metodologia de perfuração deverão ser compatíveis com os materiais a serem perfurados, com o comprimento e diâmetro dos furos. É necessária uma rigorosa limpeza dos furos antes da instalação das ancoragens.

10 4.4 PROTEÇÃO COM BIOMANTA NO TALUDE DE JUSANTE DA MARGEM DIREITA DA BARRAGEM PARA EVITAR EROSÕES O talude da margem esquerda da barragem está erodido e necessita ser protegido. Esta erosão foi ocasionada pelas águas que galgaram a barragem durante uma cheia de grandes proporções. A região erodida deverá ser retaludada (com ferramentas manuais) e os blocos de rocha e materiais que estivem soltos serão removidos, entretanto essa atividade deverá ser executada de modo a preservar o máximo possível o terreno natural do talude. Em decorrência das características geotécnicas (friabilidade) e agronômicas (baixa fertilidade), a proteção escolhida para esse talude foi a utilização de Biomanta do tipo TELA SINTEMAX 400TF ou equivalente. A CONTRATADA deverá seguir todas as instruções do fabricante da biomanta para a instalação. Os cuidados com a fixação e a manutenção dessa cobertura vegetal até sua germinação total, irrigando-a quando necessário e atuando no combate às pragas (formigas e cupins) e ervas daninhas são da responsabilidade da CONTRATADA. SEQÜÊNCIA EXECUTIVA: o -regularização da superfície erodida; o -preparo do solo, incluindo nesta operação a correção de acidez (aplicação de calcáreo dolomítico) e adubações orgânica e química (formulação NPK); o -seleção agronômica de sementes de gramíneas específicas (na proteção) e aclimatadas à região; o -cobertura da cicatriz com Biomanta do tipo TELA SINTEMAX 400TF ou equivalente; o -manutenção da cobertura até sua germinação total. Vista da área a ser protegida com Biomanta Entende-se por regularização da superfície a remoção das protuberâncias e o fechamento dos sulcos provocados pelas águas das chuvas. Os materiais removidos na operação de limpeza deverão ser transportados e depositados nas áreas de bota-fora aprovadas pela CEMIG GT.

11 A CONTRATADA deverá apresentar à CEMIG GT, anteriormente ao início dos serviços, a variedade da gramínea e a quantidade de suas sementes, a taxa em kg/ha do corretivo, a formulação (nitrogênio, fósforo e potássio) do adubo químico e o tipo da adubação orgânica a serem usados, em função das características de fertilidade do solo e das necessidades vegetativas da gramínea selecionada. A CONTRATADA será responsável pela manutenção da cobertura vegetal até sua germinação total, irrigando-a quando necessário e atuando no combate às pragas (formigas e cupins) e ervas daninhas. Obs.: Com as obras de recuperação da descarga de fundo, a construção de muros nas ombreiras e o aumento da capacidade de descarga do vertedouro de crista livre, não haverá riscos de outros galgamentos com ocorrências de novas erosões. Biomanta do tipo TELA SINTEMAX 400TF Matriz orgânica Comprimento (m) 33,40 Largura (m) 1,50 Área da bobina (m²) 50,00 Gramatura da matriz orgânica (g/m²) 100% fibra de coco 400,00 Peso da bobina (kg) 35,00 Longevidade (meses) Permanente Resistência à tração (kgf/m) 690,00 Diâmetro da bobina (m) 0,50 Espaçamento entre linhas (cm) 5,00 Comprimento do ponto (cm) 6,00 Inclinação máxima do talude (H:V) Suscetibilidade à Erosão >1:2 Alta Importante Qualquer solução ou método alternativo a ser adotado diferente do projeto deverá ser aprovado previamente pela CEMIG GT e após sua conclusão ser devidamente documentado, através de memória de cálculo, desenhos como construído e outros que se fizerem necessários. Caso os projetos/desenhos referentes a esta especificação sejam revisados, a CONTRATADA deverá inutilizar imediatamente a versão anterior.

12 5. CONDIÇÕES GERAIS PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS 5.1 Saúde e Segurança no trabalho A CONTRATADA deverá atender a todos os itens abaixo: Antes do início dos serviços, deverá ser realizada uma Reunião de Segurança entre um representante da CEMIG GT, o preposto da CONTRATADA e os empregados que irão trabalhar na obra para a realização de um treinamento de integração, visando o conhecimento das normas internas e de segurança do trabalho da instalação, adequação durante a execução dos serviços e a determinação dos locais onde os serviços deverão ser iniciados. Esta reunião deverá constar no cronograma de execução da obra. A Análise de Risco deverá ser feita com a participação de todos os envolvidos, antes do início do serviço e deverá ser assinada por todos os empregados da CONTRATADA, permanecendo disponível para consulta a qualquer momento. Participar de eventos de segurança eventualmente solicitados pela instalação onde o serviço está sendo executado, sem ônus para a CEMIG GT. A CONTRATADA deverá manter quadro de horário de trabalho, contendo relação de empregados, função e horário detalhado de trabalho. É obrigatória a comunicação à Delegacia Regional do Trabalho da região onde serão realizados os serviços, da previsão do início e tipo do serviço, informando o endereço, a data de término e o número máximo previsto de trabalhadores, conforme estabelecido na NR-18. Elaborar o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) de acordo com o disposto na NR-07. Sinalizar os locais de serviço de acordo com a orientação da Fiscalização da CEMIG GT, delimitando áreas de trabalho, alertando para o trânsito de veículos e pedestres, proteção contra áreas energizadas etc. Canteiro de Obras O canteiro de obras na barragem deverá ser provido de banheiro químico corretamente dimensionado para o número de pessoas envolvidas nos serviços e toda a infra-estrutura necessária para atender aos requisitos de saúde e segurança dos empregados da obra. O canteiro da obra deverá estar localizado fora de áreas energizadas, boas condições de iluminação e ventilação. A localização deverá ser aprovada pela Fiscalização da CEMIG GT. Deverá ser apresentado à CEMIG GT, juntamente com a proposta, o croqui do canteiro, cujas instalações deverão estar concluídas antes do início dos serviços. Locais de armazenamento provisório de tintas e solventes devem estar devidamente sinalizados e possuírem extintores de incêndio. Na análise de risco devem ser

13 considerados os fatores de risco/riscos e aspectos e impactos ambientais decorrentes destes locais. Fornecer água potável aos empregados, em condições higiênicas, servida por meio de copos individuais, em recipientes hermeticamente fechados e térmicos, de material adequado e construídos de maneira a permitir fácil limpeza. O lixo doméstico deverá ser acondicionado em sacos plásticos descartáveis convenientemente fechados e em perfeitas condições de conservação e higiene. Ao final da obra deverá ser feita a remoção total do canteiro e a limpeza das áreas ocupadas pela CONTRATADA. Não será permitido, sobre hipótese alguma, o alojamento/acampamento de pessoal na área industrial da usina. Equipamentos e ferramentas As máquinas, veículos, equipamentos, ferramentas e materiais utilizados devem ser inspecionados/mantidos de acordo com orientação do fabricante. As máquinas ou equipamentos utilizados em área de risco elétrico devem ter as carcaças aterradas. Para a realização de serviços com equipamentos energizados deverá ser realizada proteção dos circuitos de alimentação com relés de detecção de corrente de fuga e aterramento. Respeitar rigorosamente as distâncias de segurança determinadas para equipamentos energizados. Confirmar ausência de tensão nos pontos desenergizados. Transporte de pessoas e materiais Estabelecer critérios de credenciamento e reciclagem de motoristas que transportam pessoas. O transporte de pessoas deverá ser previamente autorizado pela autoridade competente. Esta autorização deverá ser mantida no veículo durante todo o tempo. Utilizar ônibus, kombi, vans ou caminhões com cabine extra. Não é permitido o uso de toldo. Não é permitido o transporte de pessoas por equipamento de guindar, salvo as condições especiais previstas na NR-11 e NR O operador do equipamento terá sua função anotada em Carteira de Trabalho. Equipamentos e procedimentos de segurança Fornecer gratuitamente uniforme de trabalho aos empregados e executar sua reposição, quando danificada.

14 Fornecer todo ferramental necessário ao desenvolvimento seguro de cada serviço executado. Fornecer gratuitamente aos empregados todos os equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) com o respectivo número do certificado de aprovação CA emitido pelo fabricante. A contratada deverá apresentar ficha individual de controle de EPIs ao iniciar o serviço. Esta ficha deve conter o nº de CA e descrição dos EPI s fornecidos, termo de responsabilidade e evidência de treinamento no uso dos EPI s assinada pelos empregados, conforme NR-6. Fica a CONTRATADA obrigada a fiscalizar o uso desses equipamentos de proteção. Utilizar capacete com jugular sempre que o serviço estiver sendo desenvolvido em altura e/ou a céu aberto. Em trabalhos realizados em altura, os trabalhadores deverão fazer uso do conjunto de cinto de segurança tipo pára-quedista e trava-quedas. Todo trabalho que envolver a montagem de andaimes os mesmos deverão ser montados de acordo com os critérios estabelecidos na NR-18 item 18.15, ou seja, montado por profissional habilitado, guarda-corpo, rodapé, etc. Atestar que todos os envolvidos na execução da tarefa estão fisicamente, psicologicamente e tecnicamente aptos. Apresentar o Atestado de Saúde Ocupacional ASO dos empregados envolvidos. Manter um veículo em tempo integral na obra, viabilizando o atendimento a eventuais emergências. Prever kit emergencial de primeiros socorros em cada equipe de campo. Manter no canteiro da obra o formulário CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e, em caso de acidente, comunicar ao coordenador da área do órgão imediatamente, providenciar o preenchimento da CAT em 4 vias, enviar para o médico que atender o acidentado, providenciar protocolo da CAT junto ao INSS no máximo no primeiro dia subseqüente ao acidente (levar carteira de trabalho do acidentado), enviar CAT protocolada para órgão responsável da CEMIG logo após a mesma ter sido protocolada pelo INSS e enviar cópia da CAT para o Ministério do Trabalho. Durante as execuções das obras descritas nessa especificação, a CONTRATADA deverá obedecer todas as normas de segurança exigidas pela CEMIG-GT. Informamos que a ocorrência de qualquer acidente grave ou fatal com empregados da CONTRATADA implicará em abertura de processos administrativos e caso seja considerado na análise do acidente culpa ou omissão por parte da CONTRATADA pelo descumprimento da legislação relacionada à segurança do trabalho, esta ocorrência será tratada como inadimplemento contratual.

15 5.2 Meio Ambiente Tomar cuidado especial com a manipulação e armazenagem de produtos químicos, poluentes ou inflamáveis, que deverão ser feitas em local apropriado (local coberto e abrigado, de acesso restrito, com piso impermeabilizado e com sistema de contenção) e aprovado pela Fiscalização da CEMIG GT, a fim de evitar derramamento, danos ao meio ambiente e incêndios. É de responsabilidade da CONTRATADA a retirada de todo o entulho/resíduo de qualquer natureza, gerado durante a execução dos serviços descartando-o em local apropriado aprovado previamente pela Fiscalização da CEMIG GT, conforme a NBR e Resolução 307/2002 do CONAMA. O lixo doméstico gerado durante a execução deverá ser acondicionado em sacos plásticos descartáveis convenientemente fechados e em perfeitas condições de conservação e higiene. Após os términos das obras, deverão ser removidas das áreas de serviços todas as instalações provisórias, inclusive acessos e sobras de materiais, deixando o local em perfeitas condições de utilização e de limpeza. 5.3 Equipe A equipe deverá ser dimensionada de modo que os trabalhos sejam realizados com uma produção uniforme, contínua, com a qualidade requerida e dentro dos prazos estabelecidos. O supervisor dos serviços de campo deverá comprovar experiência em serviços da mesma natureza. 5.4 Regime de Trabalho Os serviços deverão ser executados conforme o horário de trabalho da instalação onde o serviço será executado. A prorrogação do horário de trabalho ou trabalho durante os fins de semana e feriados deverá ser aprovado pela Fiscalização da CEMIG GT. Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte (Art. 67 da CLT). O trabalho em domingo, seja total ou parcial, será sempre subordinado à permissão prévia da autoridade competente em matéria de trabalho (Ministério do Trabalho e Emprego), conforme a Consolidação das Leis do Trabalho CLT. 5.5 Materiais Todos os materiais necessários à perfeita execução dos serviços, bem como seu transporte e manuseio, deverão ser fornecidos pela CONTRATADA. Os materiais necessários à execução dos serviços deverão estar sempre em conformidade com o especificado e com as normas da ABNT, devendo ainda ser observado que todo e qualquer material necessário para a execução dos serviços serão

16 de responsabilidade da CONTRATADA, e que serão inspecionados e liberados pela Fiscalização da CEMIG GT. A utilização de qualquer produto equivalente aos especificados ficará sujeita à aprovação da Fiscalização da CEMIG GT desde que sejam apresentados dados e/ou documentos técnicos suficientes para a comprovação da equivalência proveniente de empresa/instituição qualificada. Em se tratando de materiais poluentes, cuidados especiais deverão ser tomados para com o meio ambiente e para com os operários (EPIs e EPCs específicos). 5.6 Equipamentos Todos os equipamentos e ferramentas necessários à perfeita execução dos serviços, bem como seu transporte e manuseio, deverão ser fornecidos pela CONTRATADA. Os equipamentos necessários à execução dos serviços deverão estar dentro das normas de fabricação e utilização, devendo ainda ser observado que todo e qualquer equipamento necessário à perfeita execução dos serviços, bem como seus meios de funcionamento, serão de responsabilidade da CONTRATADA. A manutenção deverá estar atualizada conforme especificação do fabricante. Os equipamentos deverão ser operados por pessoa habilitada. Deverão ser utilizados equipamentos em número suficiente para manter uma produção uniforme, contínua e na quantidade requerida para a execução dos serviços nos prazos estabelecidos. Em se tratando de equipamentos poluentes, cuidados especiais deverão ser tomados para com o meio ambiente e para com os operários (EPIs e EPCs específicos). Para utilização de equipamentos que emitam gases poluentes/tóxicos deverão ser previstos sistemas de condução dos gases para o ambiente externo, como exaustores e/ou condutos. Equipamentos que utilizam combustíveis, óleos ou graxas deverão ser dotados de dispositivos de contenção que impeça a contaminação do ambiente em caso de vazamento. Caso ocorra vazamento que não seja contido, a CONTRATADA deverá tomar imediatamente todas as providências para minoração e reparação dos impactos ambientais. 5.7 Normas e regulamentações internas aplicáveis Durante a execução dos serviços descritos nesta especificação a CONTRATADA deverá todas as normas descritas abaixo: NR 6 Equipamentos de Proteção Individual EPI NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional NR 8 Edificações NR 10 Instalações e Serviços em Eletricidade NR 11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais NR 12 Máquinas e Equipamentos

17 NR 17 Ergonomia NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção NR 24 Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho NR 25 Resíduos industriais NR 26 Sinalização de segurança NBR 7211 Agregado para Concreto Especificação 03/2005 NBR 6118 Projeto de Estruturas de Concreto Procedimento 03/2003 NBR Aglomerantes de Origem Mineral 06/1990 NBR 7480 Barras e Fios de Aço Destinados a Armaduras para Concreto Armado 02/1996 NBR Aditivos para Argamassa e Concretos Ensaios de Uniformidade 01/1990 NBR Verificação de Desempenho de Aditivos para Concreto 01/1992 NBR 7203 Madeira Serrada e Beneficiada 02/1982 NBR 7678 Segurança na Execução de Obras e Serviços de Construção 01/1983 NBR Execução de Estruturas de Concreto - Procedimento 04/2004 A CONTRATADA deverá obedecer e atender a todos os requisitos necessários do Sistema Integrado de Gestão (Qualidade, Saúde e Segurança) da CEMIG GT. Todos os empregados e veículos da CONTRATADA estão sujeitos a revista na entrada e saída das instalações da CEMIG GT. 6. QUANTITATIVOS E CUSTOS Na ocasião da composição de preços para a execução dos serviços, a PROPONENTE deverá fazer visita ao local dos serviços para pleno conhecimento das condições locais e dos trabalhos a serem executados. Deverá ser apresentada proposta com preço global, incluindo todas as atividades descritas na especificação técnica e desenhos de projeto. Os elementos quantitativos da planilha anexa são meramente informativos e, em conseqüência, não significam obrigação contratual por parte da CEMIG GT. Caberá à PROPONENTE a total responsabilidade pelo levantamento dos quantitativos. Deverão ser preenchidas e apresentadas as planilhas de eventos e a de custos. O PROPONENTE deverá incluir nos preços dos serviços da planilha o fornecimento de materiais, ferramentas, equipamentos, mão-de-obra, encargos, EPIs, EPCs, transporte, alimentação, hospedagem e tudo mais que se fizer necessário à perfeita execução dos serviços. Os valores apresentados na planilha contemplarão todas as despesas envolvidas na manutenção dos equipamentos a serem utilizados nos serviços, incluindo combustíveis, lubrificantes, reparos, peças de reposição, mão-de-obra para manutenção etc.

18 7. NORMAS DE MEDIÇÃO E PAGAMENTO Item1 da Planilha Mobilização e Instalação de Canteiro O valor desses itens (das planilhas de eventos e custos) é a compensação integral de todas as despesas necessárias à instalação do canteiro de obra, execução de melhorias nas estradas de acesso ao local das obras, construção de instalações provisória como coleta de lixo, sistema de iluminação, condições de alojamento e refeição para o pessoal envolvido e transporte de materiais e equipamentos necessários para o início da obra, incluindo materiais, ferramentas, equipamentos, mão-de-obra, encargos, EPIs, EPCs, transporte, alimentação, hospedagem, e tudo mais que se fizer necessário à perfeita execução destes itens. O pagamento desses itens será efetuado 30 dias após sua perfeita execução e conclusão de acordo com a especificação técnica e normas pertinentes, aceite pela Fiscalização e apresentação de todos os documentos e cumprimento de todas as instruções para preenchimento de notas fiscais. Item 2 da Planilha ALTEAMENTO DAS OMBREIRAS DIREITA E ESQUERDA Item 3 da Planilha ALTEAMENTO DO MURO GUIA DO VERTEDOURO Item 4 da Planilha ATIRANTAMENTO DA BARRAGEM E VERTEDOURO Item 5 da Planilha PROTEÇÃO VEGETAL DO TALUDE JUSANTE DIREITO Esses itens (das planilhas de eventos e custos) serão medidos após a perfeita execução e conclusão de cada evento, de acordo com a especificação técnica e normas pertinentes, aceite pela Fiscalização e apresentação de todos os documentos e cumprimento de todas as instruções para preenchimento de notas fiscais. O valor desses itens é a compensação integral de todas as despesas necessárias à sua perfeita execução conforme especificação técnica e normas aplicáveis, e inclui o fornecimento de todos os materiais, ferramentas, equipamentos, mão-de-obra, encargos, EPIs, EPCs, transporte, alimentação, hospedagem e tudo mais que se fizer necessário à execução dos serviços. Item 6 da Planilha Desmobilização e Limpeza Final O valor desse item (das planilhas de eventos e custos) é a compensação integral de todas as despesas necessárias à remoção do canteiro de obras, recuperação de danos decorrentes das atividades, desmontagem e transporte das instalações provisórias, retirada de sistemas de iluminação e alojamentos, a limpeza das áreas envolvidas na execução dos serviços e retirada dos materiais e equipamentos utilizados, incluindo materiais, ferramentas, equipamentos, mão-de-obra, encargos, EPIs, EPCs, transporte, alimentação, hospedagem, e tudo mais que se fizer necessário à perfeita execução deste item. Os valores correspondentes aos itens limpeza final e desmobilização somente serão pagos após a remoção total do canteiro de obras e limpeza das áreas ocupadas pela CONTRATADA e devidamente aceitas pela CEMIG GT.

19 8. FORNECIMENTO PELA CEMIG GT Será fornecido pela CEMIG GT ponto de energia. 9. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Especificação Técnica Anexos - Instruções para emissão da nota fiscal e apresentação dos documentos - Planilha Custos - Planilha de Eventos - Projetos Executivos

20 Anexos

21 ANEXO I INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ITEM DOCUMENTO DETALHAMENTO SEGURANÇA QUANDO SERÁ EXIGIDO 1 PCMSO - Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional Ficha de Controle de EPI s e EPC constando o C.A e declaração de treinamento Declaração de responsabilidade Atestado de Saúde Ocupacional Quadro de Horário de Trabalho Habilitação para operação de equipamentos próprios para manejo de carga Registro atualizado de manutenção dos equipamentos Declaração de responsável técnico pelo serviço com o respectivo CREA Declaração contendo o nome do supervisor que irá acompanhar a obra em tempo integral e será responsável pela documentação. Documento original em papel timbrado Deve ser apresentado no início do contrato e renovado anualmente 2 PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Documento original em papel timbrado 3 Relação oficial dos funcionários que irão executar o serviço assinado por representante legal da empresa Documento original em papel timbrado 4 Cópia do contrato de trabalho individual e registro na carteira de trabalho Cópia da guia de recolhimento da Previdência Social Seguro de vida dos empregados Xerox legível 5 Os equipamentos elétricos deverão ser aterrados Todo o transporte, movimentação e armazenamento de material é de responsabilidade da CONTRATADA O veículo da CONTRATADA deverá ser identificado, estar de acordo com as normas de transprote de produtos perigosos (se transportá-los), estar em condições de segurança conforme código de trânsito Vigente 6 Todos os equipamentos, ferramentas e materiais inclusive cintas, devem ser fornecidos pela CONTRATADA e são de sua responsabilidade o manuseio e guarda dos mesmos. 7 Todo serviço fora do horário de trabalho deverá ser precedido da aprovação da contratante e comunicado ao setor de segurança patrimonial. Só serão liberados para a entrada os empregados que apresentarem crachá de identificação e presença do nome na relação de funcionários 8 Toda mão-de-obra para execução do serviço será fornecida pela CONTRATADA 9 Os empregados da CONTRATADA somente executarão serviços indicados pelo supervisor de sua empresa 10 A empresa contratante não fornecerá EPI S, Crachás, uniformes ou quaisquer outros identificadores a CONTRATADA 11 Será vetado à CONTRATADA a contratação de outras subprestadoras de serviço além daquelas negociadas com a contratante 12 CIPA (para empresas com mais de 19 empregados) 13 Comprovante de treinamentos para funcionários ligados diretamente à área de risco elétrico Comprovante de registro da CIPA, formação da CIPA conforme NR 05, calendário de reuniões e atas, comprovante de treinamento de membros da CIPA Em papel timbrado, documento original e xerox descrevendo os cursos realizados para cada empregado 14 Atestado Médico Periódico Xerox legível e documento original conforme prazos estabelecidos no PCMSO

22 INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS ITEM DOCUMENTO DETALHAMENTO 1 Prova do registro do contrato e suas alterações no CREA, (ART carimbada) PESSOAL Uma via original do documento registrado QUANDO SERÁ EXIGIDO 2 Matrícula da obra no INSS (no primeiro faturamento) e Xerox legível CND atualizada no último faturamento Relação oficial dos empregados que irão executar o serviço assinado por representante legal da empresa CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) - comprovando o registro do empregado Cópia do contrato de trabalho individual dos empregados que irão executar o serviço Apólice do seguro contra acidentes Documento original em papel timbrado Xerox legível da página com a foto do empregado Xerox legível da página com a identificação do empregado Xerox legível da página com o registro do empregado Xerox legível 7 Folha de pagamento (contra-cheque) mês anterior Xerox legível 8 Guia de Previdência Social - GPS - mês anterior Xerox legível Início da vigência do contrato e sempre que houver alterações (admissão/demissão) de empregados Xerox legível da relação da seguradora, em papel timbrado e documento original, com a indicação dos empregados segurados naquele mês, com as seguintes informações: nome completo do segurado, No primeiro faturamento e documento de identificação, valores do capital anualmente segurado e do prêmio mensal de cada um. Xerox legível da guia de recolhimen to e documento original 9 Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social GFIP, com a respectiva folha de pagamento, e o comprovante de entrega Xerox legível 10 Comprovante de quitação final, em caso de demissão Xerox legível Guia de recolhimento rescisório do FGTS e informações à Previdência Social GRFP, com o comprovante de entrega Guia de arrecadação, devidamente quitada, comprobatória do recolhimento do ISS relativo à nota fiscal anterior, perante o município da prestação do serviço, ou, retenção na fonte, pela CEMIG GT, observada a legislação municipal específica 13 SEFIP Xerox legível Xerox legível Relação dos trabalhadores constantes no arquivo SEFIP - xerox legível 14 Relatório de Análise de Acidente de Trabalho Xerox legível e documento original 15 Comunicação Acidente do Trabalho (CAT) carimbada - Xerox legível e documento original INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DAS NOTAS FISCAIS / FATURAS Junto com a NF/Fatura Após o acidente, se ocorrer 16 Destacar o ISS Destacar a retenção para Seguridade Social, conforme Instrução Normativa do INSS em vigor.as deduções com material ou outro item deverão ser comprovadas mediante apresentação de documentos. Em se tratando de prestação de serviços em áreas insalubres e perigosas, deverá ser emitida nota fiscal/fatura específica destacando-se a base de cálculo para aplicação do percentual adicional da retenção relativa aos segurados envolvidos, nos termos da Instrução Normativa nº 100, de 18/12/ Indicar o número do contrato e a descrição do evento a que corresponder o pagamento 20 A nota fiscal/fatura deverá ser apresentada, impreterivelmente, até o dia 21 do mês do exercício dos serviços, sob pena de, não o fazendo, o contratado(a) arcar com os ônus decorrentes de multas incidentes pelo não-recolhimento, pela CEMIG, na data aprazada, da retenção para a Seguridade Social

23 RELAÇÃO DE DESENHOS DE PROJETO BJG-DE-001-R0- Arranjo Geral Barragem; BJG-DE-002-R0 - Vista AA - Seção Longitudinal (Barragem); BJG-DE-003-R0 - Arranjo Geral / Seções B, C, D, E, F, G, H, Detalhe 01 (Barragem); BJG-DE-004-R0 - Ombreira Esquerda Armaduras - Vista A, Detalhe 2, Planta Chave; BJG-DE-005-R0 - Ombreira Direita - Armaduras. Vista A, Detalhe 1, Planta Chave; BJG-DE-006-R0 - Muro Direito - Complemento Armaduras, Elevação, Planta; BJG-DE-009-R0 - Sistema de Atirantamento - Seções e Detalhes; BJG-DE-010-R0 - Execução dos Tirantes Cortes.

ANÁLISE DA ESTABILIDADE GLOBAL E ESTRUTURAL DA BARRAGEM DE SANTO ANTÔNIO

ANÁLISE DA ESTABILIDADE GLOBAL E ESTRUTURAL DA BARRAGEM DE SANTO ANTÔNIO ANÁLISE DA ESTABILIDADE GLOBAL E ESTRUTURAL DA BARRAGEM DE SANTO ANTÔNIO UHE SALTO GRANDE CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS AG/SB 1. OBJETO Verificação da análise da estabilidade

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE MARCOS GEODÉSICOS GEORREFERENCIADOS

IMPLANTAÇÃO DE MARCOS GEODÉSICOS GEORREFERENCIADOS IMPLANTAÇÃO DE MARCOS GEODÉSICOS GEORREFERENCIADOS UHE Emborcação UHE São Simão UHE Nova Ponte CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS E MANUTENÇÃO CIVIL GA/SM 1. OBJETO Implantar

Leia mais

Construção de Estruturas em Concreto Armado e Instalação de Guias Metálicas para a Comporta de Fundo da Barraginha.

Construção de Estruturas em Concreto Armado e Instalação de Guias Metálicas para a Comporta de Fundo da Barraginha. Construção de Estruturas em Concreto Armado e Instalação de Guias Metálicas para a Comporta de Fundo da Barraginha. UHE SÁ CARVALHO CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS AG/SB

Leia mais

INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO PARA A CAPELA DA ESTAÇÃO AMBIENTAL PETI.

INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO PARA A CAPELA DA ESTAÇÃO AMBIENTAL PETI. INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO PARA A CAPELA DA ESTAÇÃO AMBIENTAL PETI. UHE PETI CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS AG/SB OBJETO Construção de

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO 1. VIA DE ACESSO 1.1 - GENERALIDADES Será utilizada como acesso às obras, durante a fase de construção, as vias já existentes

Leia mais

EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto

EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto Item a ser atendido Exigência de norma Conforme / Não Conforme Área Impacto

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO TUBULÕES A AR COMPRIMIDO Grupo de Serviço OBRAS D ARTE ESPECIAIS Código DERBA-ES-OAE-07/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a cravação

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA GUINCHO VELOX e HUCK ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. INFORMAÇÕES TÉCNICAS... 2 2. PROCEDIMENTOS GERAIS DE SEGURANÇA... 2 2.1. USO DOS GUINCHOS... 3 2.2. LUBRIFICAÇÃO... 3 2.3.

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO OBJETO: Fechamento de quadra esportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURA DE CONTENÇÃO EM CONCRETO ARMADO

CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURA DE CONTENÇÃO EM CONCRETO ARMADO CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURA DE CONTENÇÃO EM CONCRETO ARMADO E RECOMPOSIÇÃO DE ÁREA ERODIDA. UHE ROSAL ROSAL ENERGIA S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS AG/SB 1. OBJETO Execução de projeto executivo para

Leia mais

DER/PR ES-OA 09/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO

DER/PR ES-OA 09/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO DER/PR ES-OA 09/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41)

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS - OBRA: CONSTRUÇÃO DE MURO ARRIMO - LOCAL: TERRENO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - BARBALHA/CEARÁ. 1.0 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS - Este Relatório

Leia mais

ANDAIMES SUSPENSOS (Alterado pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001)

ANDAIMES SUSPENSOS (Alterado pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001) NR-18 Andaime Suspenso Mecânico ANDAIMES SUSPENSOS (Alterado pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001) NR-18.15.30 Os sistemas de fixação e sustentação e as estruturas de apoio dos andaimes

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO

TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO 1. INTRODUÇÃO Este Termo de Referência tem por objetivo estabelecer as exigências técnicas e a metodologia para a contratação

Leia mais

ULC/0417 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 1.0 18/08/09 Ajuste de layout para adequação no sistema eletrônico.

ULC/0417 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 1.0 18/08/09 Ajuste de layout para adequação no sistema eletrônico. CONTROLE DE REVISÃO Código do Documento: Nome do Documento: ULC/0417 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL Responsável pela Elaboração: Gerente de Segurança e Meio NE/SE Responsável

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7 AULA 7 CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES Disciplina: Projeto de Estruturas CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS 1 CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS ALOJAMENTO DAS ARMADURAS Armadura longitudinal (normal/flexão/torção) Armadura

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA OBRA

MEMORIAL DESCRITIVO DA OBRA 1 PROJETO Nº 013/2014 Solicitação: MEMORIAL DESCRITIVO Tipo da Obra: PINTURA MURETA, POSTES, BRINQUEDOS DO PARQUE INFANTIL E TROCA PISO SALAS DE AULA Reforma: local indicado em planta Local: EMEI CRIANÇA

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR 1 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 MEMORIAL DESCRITIVO 3 I. DADOS FÍSICOS LEGAIS 3 II. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 III. SERVIÇOS

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 06

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 06 Extintores de Incêndio Portáteis. Revisão: 00 Folha: 1 de 7 1. Objetivo Assegurar que todos os canteiros de obras atendam as exigências para utilização dos extintores de incêndio portáteis de acordo com

Leia mais

a) garantir a efetiva implementação das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma;

a) garantir a efetiva implementação das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma; TRABALHO EM ALTURA 36.1 Objetivo e Campo de Aplicação 36.1 Objetivo e Definição 36.1.1 Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura,

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

Estado de Mato Grosso PREFEITURA MUNICIPAL DE PRIMAVERA DO LESTE Secretaria Municipal de Infraestrutura Departamento de Engenharia

Estado de Mato Grosso PREFEITURA MUNICIPAL DE PRIMAVERA DO LESTE Secretaria Municipal de Infraestrutura Departamento de Engenharia MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO DE ROTATÓRIAS, CANTEIROS E FAIXAS ELEVADAS EM DIVERSAS VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO Local 1: BORGUETTI; Local 2: Local 3: - RUA DO COMÉRCIO, ENTRE AV. INÁCIO CASTELLI E RUA

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

CADERNO DE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CADERNO DE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ANEXO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS: a) Este roteiro serve como base às obras de Fornecimento e instalação de plataforma de percurso vertical para o Bloco B da Unidade Operacional

Leia mais

DER/PR ES-P 27/05 PAVIMENTAÇÃO: DEMOLIÇÃO DE PAVIMENTOS

DER/PR ES-P 27/05 PAVIMENTAÇÃO: DEMOLIÇÃO DE PAVIMENTOS DER/PR ES-P 27/05 PAVIMENTAÇÃO: DEMOLIÇÃO DE PAVIMENTOS Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41) 3304 8000 Fax (41) 3304

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 Esta Norma dispõe sobre a Regulamentação e Controle das Condições Sanitárias

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 017/2015 ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 017/2015 ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE 1. OBJETIVO 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3. NOMENCLATURA 4. DEFINIÇÕES 5. RESPONSABILIDADES 6. REQUISITOS

Leia mais

DOCUMENTOS E AVISOS DE AFIXAÇÃO OBRIGATÓRIA PELOS EMPREGADORES

DOCUMENTOS E AVISOS DE AFIXAÇÃO OBRIGATÓRIA PELOS EMPREGADORES DOCUMENTOS E AVISOS DE AFIXAÇÃO OBRIGATÓRIA PELOS EMPREGADORES info@qualityassociados.com.br Existem documentos e avisos que, por determinação legal, devem obrigatoriamente, permanecerem afixados em local

Leia mais

Manual Irrigabras para obras de infra-estrutura

Manual Irrigabras para obras de infra-estrutura Manual Irrigabras para obras de infra-estrutura Índice 1. Obras de infra-estrutura... 2 2. Base de concreto do Pivô... 2 3. Base de concreto da motobomba... 3 4. Casa de bombas... 4 5. Valeta da adutora...

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB 1 -DO OBJETO O objeto do Pregão Presencial é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de rádio-táxi

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão

Leia mais

DER/PR ES-OA 05/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: FÔRMAS

DER/PR ES-OA 05/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: FÔRMAS DER/PR ES-OA 05/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: FÔRMAS Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41) 3304 8000 Fax (41) 3304 8130

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SERVIÇO DE ENGENHARIA PARA EXECUÇÃO DE EXTENSÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO PARA ATENDER A ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM DIVERSOS LOGRADOUROS DE PORTO ALEGRE 1. GENERALIDADES O

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 2. SERVIÇOS PRELIMINARES Limpeza, Barracão de Obra e Placa de Obra 2.1. LIMPEZA DA ÁREA DE INTERVENÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO. 2. SERVIÇOS PRELIMINARES Limpeza, Barracão de Obra e Placa de Obra 2.1. LIMPEZA DA ÁREA DE INTERVENÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. INFORMAÇÕES GERAIS Obra: Intervenção nos Canteiros Centrais da Avenida Santa Luzia Segunda Etapa. Endereço: Avenida Santa Luzia Área de Intervenção: 4758,52 m² 2. SERVIÇOS PRELIMINARES

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

CERTIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO CERTIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO REQUISITOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PROF. MARCOS FERGÜTZ ABRIL/14 INTRODUÇÃO - Legislação Portaria no. 51, de 28 de janeiro de 2014, do INMETRO,

Leia mais

INSPEÇÃO FORMAL DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA DAS BARRAGENS, ESTRUTURAS CIVIS ANEXAS, TALUDES E TUNELZINHO.

INSPEÇÃO FORMAL DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA DAS BARRAGENS, ESTRUTURAS CIVIS ANEXAS, TALUDES E TUNELZINHO. INSPEÇÃO FORMAL DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA DAS BARRAGENS, ESTRUTURAS CIVIS ANEXAS, TALUDES E TUNELZINHO. UHE SÁ CARVALHO CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS AG/SB 1. OBJETO

Leia mais

Secretaria da Administração

Secretaria da Administração Secretaria da Administração Procedimento para Elaboração de Programas de Segurança para Empresas Contratadas PCMSO / PPRA / PCMAT / ARO Revisão 00 2014 1. Objetivo Estabelecer as exigências mínimas sobre

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SUMÁRIO CONTEÚDO PG. 1. OBJIVO 02 2. ÂMBITO 02 3. CONCEITOS 02 4. NORMAS E LEGISLAÇÃO APLICÁVEIS 02 5. INSTRUÇÕES GERAIS 02 5.1. Local da Realização dos Serviços 02 5.2. Responsabilidade a cargo da DMED

Leia mais

NORMA DE CONTROLE DE CIRCULAÇÃO INTERNA NOR 204

NORMA DE CONTROLE DE CIRCULAÇÃO INTERNA NOR 204 MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO CÓD. 200 ASSUNTO: ESTABELECE CRITÉRIOS DE PROCEDIMENTOS PARA O CONTROLE DE CIRCULAÇÃO INTERNA NAS DEPENDÊNCIAS DA EMPRESA CÓD: APROVAÇÃO: Resolução nº 0098/94, de 15/12/1994 NORMA

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO NOVA: PRAÇA SETOR GUARUJÁ EXPANSÃO - MUNICÍPIO DE ÁGUA BOA MT

MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO NOVA: PRAÇA SETOR GUARUJÁ EXPANSÃO - MUNICÍPIO DE ÁGUA BOA MT MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO NOVA: PRAÇA SETOR GUARUJÁ EXPANSÃO - MUNICÍPIO DE ÁGUA BOA MT Página 1 de 8 ÍNDICE 1 SERVIÇOS GERAIS 3 1.1 SERVIÇOS TÉCNICOS 4 1.2 MÁQUINAS E FERRAMENTAS 4 1.3 LIMPEZA PERMANENTE

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012 ANDAIME TUBULAR

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012 ANDAIME TUBULAR MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA ANDAIME TUBULAR ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. INFORMAÇÃO TÉCNICA... 2 2. PROCEDIMENTOS GERAIS DE SEGURANÇA... 4 2.1. USO DOS ANDAIMES TUBULARES... 5 2.2. MANUTENÇÃO (DIRETRIZES

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título COLOCAÇÃO DE FAIXAS NOS POSTES DE REDES AÉREAS DE DISTRIBUIÇÃO

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título COLOCAÇÃO DE FAIXAS NOS POSTES DE REDES AÉREAS DE DISTRIBUIÇÃO PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO Título COLOCAÇÃO DE FAIXAS NOS POSTES DE REDES AÉREAS DE DISTRIBUIÇÃO Código NTD-00.057 Data da emissão 01.10.1983 Data da última revisão 30.11.2006 Folha 01 SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND

PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS PARA O CONTROLE TECNOLÓGICO E DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND Engº.. Roberto José Falcão Bauer JUNHO / 2006 SUMÁRIO 1. DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 2. PREMISSAS VISANDO

Leia mais

Procedimento de Segurança para Terceiros

Procedimento de Segurança para Terceiros Página 1 de 6 1. OBJETIVO Sistematizar as atividades dos prestadores de serviços, nos aspectos que impactam na segurança do trabalho de forma a atender à legislação, assim como, preservar a integridade

Leia mais

A Importância dos Projetos de Sistemas de Proteções Coletivas Engº José Carlos de Arruda Sampaio

A Importância dos Projetos de Sistemas de Proteções Coletivas Engº José Carlos de Arruda Sampaio A Importância dos Projetos de Sistemas de Proteções Coletivas Engº José Carlos de Arruda Sampaio Ciclo de Vida do Empreendimento: Todos os empreendimentos tem um ciclo de vida - têm um início, um crescimento

Leia mais

Prezado colega, você sabia:

Prezado colega, você sabia: Prezado colega, você sabia: 1) Que, de maneira geral, as Normas Regulamentadoras (NRs), do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, estabelecem requisitos mínimos legais e condições com objetivo de implementar

Leia mais

NR 35 Trabalho em Altura

NR 35 Trabalho em Altura Professor Flávio Nunes NR 35 Trabalho em Altura CLT: Art.200 www.econcursando.com.br 1 35.1. Objetivo e Campo de Aplicação 35.1.1 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para

Leia mais

[REQUISITOS AMBIENTAIS COMPLEMENTARES]

[REQUISITOS AMBIENTAIS COMPLEMENTARES] EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA SUPERINTENDENCIA REGIONAL DO CENTRO-LESTE COORDENAÇÃO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE [REQUISITOS AMBIENTAIS COMPLEMENTARES] DATA DE EMISSÃO: MARÇO/2011 ELABORADOR(ES):

Leia mais

RTQ 32 - PÁRA-CHOQUE TRASEIRO DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS - CONSTRUÇÃO, ENSAIO E INSTALAÇÃO

RTQ 32 - PÁRA-CHOQUE TRASEIRO DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS - CONSTRUÇÃO, ENSAIO E INSTALAÇÃO RTQ 32 - PÁRA-CHOQUE TRASEIRO DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS - CONSTRUÇÃO, ENSAIO E INSTALAÇÃO SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Siglas e Abreviaturas

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR LOGO DA EMPRESA EMPRESA: DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: LOCAL DA ATIVIDADE: ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR FOLHA: 01 DE 10. DATA DE EMISSÃO: DATA DE APROVAÇÂO: REVISÃO: HORÁRIO: ASSINATURA DOS ENVOLVIDOS NA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE 1 (UMA) PONTE ROLANTE

TERMO DE REFERÊNCIA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE 1 (UMA) PONTE ROLANTE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA ESPECIAL DE CONCESSÕES E PARCERIAS PUBLICO E PRIVADA CDURP COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO DA REGIÃO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

DER/PR ES-OA 06/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESCORAMENTOS

DER/PR ES-OA 06/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESCORAMENTOS DER/PR ES-OA 06/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESCORAMENTOS Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41) 3304 8000 Fax (41) 3304

Leia mais

ANEXO VI PROJETO BÁSICO CONSTRUÇÃO DE MURO PRÉ-MOLDADO TIPO TRAPEZOIDAL E NYLOFOR, PAVIMENTAÇÃO EM PÓ DE PEDRA E PEDRISCO E CALÇADA CASA DO MEL

ANEXO VI PROJETO BÁSICO CONSTRUÇÃO DE MURO PRÉ-MOLDADO TIPO TRAPEZOIDAL E NYLOFOR, PAVIMENTAÇÃO EM PÓ DE PEDRA E PEDRISCO E CALÇADA CASA DO MEL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS ANEXO VI PROJETO BÁSICO CONSTRUÇÃO DE MURO PRÉ-MOLDADO TIPO TRAPEZOIDAL E NYLOFOR, PAVIMENTAÇÃO EM PÓ DE PEDRA

Leia mais

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes.

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes. SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S NR-1 DISPOSIÇÕES GERAIS O campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho urbano, bem como os direitos e obrigações do

Leia mais

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara MEMORIAL DESCRITIVO REDE CEGONHA - HOSPITAL MUNICIPAL JACIARA/MT O presente memorial descritivo define diretrizes referentes à reforma do espaço destinado a Programa REDE CEGONHA no Hospital Municipal

Leia mais

SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento

SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento CONTROLE DE PROJETO PR.00 00 1 / 5 1. OBJETIVO Estabelecer as condições, características e responsabilidades para o desenvolvimento de projetos. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS Página 1 de 5 ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS 0 PARA LICITAÇÃO ORIGINAL REV. A REV. B REV. C REV. D REV. E REV. F DATA 01.08.11 25.04.14 EXECUÇÃO JADR AF VERIFICAÇÃO JADR JADR APROVAÇÃO

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL 1 OBJETIVO: Estabelecer requisitos e exigências para o Credenciamento de Empresas Revendedoras, Instaladoras e Conservadoras de Sistemas de Proteção Contra Incêndio e Pânico, complementando o Art. 9º do

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Analise as Normas Regulamentadoras abaixo e apresente parecer sucinto comparando atendimento de cada item pela empresa.

Analise as Normas Regulamentadoras abaixo e apresente parecer sucinto comparando atendimento de cada item pela empresa. Analise as Normas Regulamentadoras abaixo e apresente parecer sucinto comparando atendimento de cada item pela empresa. NR 01 - Disposições Gerais Descrever alguns tópicos do que cabe ao empregador. Verificar

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO FORNECIMENTO E EXECUÇÃO

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS - SANITÁRIA - Arquivo 828-M-SAN.DOC Página 1 1. SERVIÇOS COMPLEMENTARES Serão executados

Leia mais

CEMIG DISTRIBUIÇÃO. Autores. Alex Antonio Costa Carlos Miguel Trevisan Noal Eustáquio do Nascimento Amorim Jorge Pereira de Souza Renato Claro Martins

CEMIG DISTRIBUIÇÃO. Autores. Alex Antonio Costa Carlos Miguel Trevisan Noal Eustáquio do Nascimento Amorim Jorge Pereira de Souza Renato Claro Martins A INTEGRAÇÃO DO SESMT COM A ENGENHARIA CIVIL NA ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES VISANDO REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA EXECUTADAS EM DIFERENÇA DE NÍVEL Autores Alex Antonio Costa Carlos Miguel

Leia mais

Controle e uso de EPI s e Uniformes NIK 026

Controle e uso de EPI s e Uniformes NIK 026 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ESCOPO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 3.1. EPI S... 2 3.2 UNIFORMES... 2 3.3 FICHA DE CONTROLE DE EPI S E UNIFORMES... 2 3.4 GESTORES... 2 3.5 ASSOCIADOS... 2 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

ESTE DOCUMENTO É UMA TRADUÇÃO LIVRE. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, PREVELECE A INFORMAÇÃO ESPECÍFICA CONTIDA NO EDITAL ORIGINAL EM INGLÊS.

ESTE DOCUMENTO É UMA TRADUÇÃO LIVRE. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, PREVELECE A INFORMAÇÃO ESPECÍFICA CONTIDA NO EDITAL ORIGINAL EM INGLÊS. ESTE DOCUMENTO É UMA TRADUÇÃO LIVRE. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, PREVELECE A INFORMAÇÃO ESPECÍFICA CONTIDA NO EDITAL ORIGINAL EM INGLÊS. Seção 3a: Cronograma de Requisitos e Especificações Técnicas CONDIÇÕES

Leia mais

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário;

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário; A argamassa Matrix Assentamento Estrutural é uma mistura homogênea de cimento Portland, agregados minerais com granulometria controlada e aditivos químicos. 3. Indicação: Excelente para assentamento de

Leia mais

O que é Canteiro de Obras?

O que é Canteiro de Obras? O que é Canteiro de Obras? Sistema complexo, com muitos riscos associados Análise prévia e criteriosa de sua implantação Qualidade Produtividade Segurança Cartão de visita da obra!!! O que é Canteiro

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES OBRA: ESTACIONAMENTOS DO COMPLEXO MULTIEVENTOS E CAMPUS DE JUAZEIRO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1/5 PISOS EXTERNOS Pavimentação em Piso Intertravado de Concreto Conforme delimitado

Leia mais

Procedimento Institucional Gestão de EPI

Procedimento Institucional Gestão de EPI Tipo de Documento Procedimento Institucional Título do Documento Equipamento de Proteção Individual Elaborado por Paulo Sérgio Bigoni Área Relacionada Saúde e Segurança do Trabalhador Processo ESTRUTURAÇÃO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO EXECUÇÃO DE PASSEIO PÚBLICO

MEMORIAL DESCRITIVO EXECUÇÃO DE PASSEIO PÚBLICO MEMORIAL DESCRITIVO EXECUÇÃO DE PASSEIO PÚBLICO AGUA BOA - MT AGROVILA SANTA MARIA Rua Projetada A - B - C Avenida Projetada - LD e LE 3.1 - CALÇADA 3.1.1- Introdução Calçamentos são elementos complementares

Leia mais

ESCOPO DE SERVIÇOS PARA ELABORAÇÃO DO CUSTO DO LAUDO TECNICO DO PAR ARAIO E ATERRAMENTO

ESCOPO DE SERVIÇOS PARA ELABORAÇÃO DO CUSTO DO LAUDO TECNICO DO PAR ARAIO E ATERRAMENTO ESCOPO DE SERVIÇOS PARA ELABORAÇÃO DO CUSTO DO LAUDO TECNICO DO PAR ARAIO E ATERRAMENTO 1-Objetivo da Cotação: Elaboração do Laudo Técnico do Para Raio e Aterramento seguindo as orientações das norma da

Leia mais

LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO

LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO Conforme NR-10 ACME S.A Ind. Com. 1 de 9 IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Identificação do Responsável pela Execução do Serviço. Nome: Empresa: Registro: Local de Execução do Serviço.

Leia mais

E S P E C I F I C A Ç Õ E S

E S P E C I F I C A Ç Õ E S E S P E C I F I C A Ç Õ E S 1) DO OBJETO: É objeto da presente licitação, a contratação de empresa para Prestação de Serviço de Auditoria externa (independente), compreendendo: 1.1 Auditoria dos registros

Leia mais

guia de instalação cisterna vertical

guia de instalação cisterna vertical guia de instalação cisterna vertical FORTLEV CARACTERÍSTICAS FUNÇÃO Armazenar água pluvial ou água potável à temperatura ambiente. APLICAÇÃO Residências, instalações comerciais, fazendas, escolas ou qualquer

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO DE OPERAÇÕES DE DEFESA CIVIL Departamento de Proteção Contra Incêndio, Explosão e Pânico NORMA TÉCNICA n. 39/2009 Credenciamento

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Página 1 de 10 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes básicas pertinentes a Guarda de Documentos de Terceiros. 2. APLICAÇÃO Este procedimento aplica-se aos processos da guarda de documentos de terceiros,

Leia mais

SEÇÃO VII PRODUTOS VEGETAIS, SEUS SUBPRODUTOS E RESÍDUOS DE VALOR ECONÔMICO, PADRONIZADOS PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

SEÇÃO VII PRODUTOS VEGETAIS, SEUS SUBPRODUTOS E RESÍDUOS DE VALOR ECONÔMICO, PADRONIZADOS PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SEÇÃO VII PRODUTOS VEGETAIS, SEUS SUBPRODUTOS E RESÍDUOS DE VALOR ECONÔMICO, PADRONIZADOS PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS Os produtos vegetais, seus subprodutos

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM PEQUENOS ESTABELECIMENTOS

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM PEQUENOS ESTABELECIMENTOS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM PEQUENOS ESTABELECIMENTOS Belém 2014 / Versão 1.0 1

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSPEÇÃO, MANUTENÇÃO, RECARGA E TESTE HIDROSTÁTICO EM EXTITORES DE INCÊNDIO DO SESC/AR/DF CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1. INTRODUÇÃO Este documento

Leia mais

ANEXO II EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

ANEXO II EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE ANEXO II EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE 1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO Estas exigências definem os deveres e as responsabilidades da CONTRATADA e estabelecem as orientações, requisitos

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS FAP E NTEP

NORMAS REGULAMENTADORAS FAP E NTEP NORMAS REGULAMENTADORAS FAP E NTEP LEGISLAÇÃO A Portaria n 3214, de 08/06/1978, aprovou as normas regulamentadoras NR do capítulo V, Título II, da CLT, relativas a segurança e medicina do trabalho. Atualmente

Leia mais

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP MUROS Os muros são construções feitas de alvenaria de blocos de concreto ou tijolos, que tem a

Leia mais

1. REGISTRO DE ESTABELECIMENTO DE PRODUÇÃO, PREPARAÇÃO, MANIPULAÇÃO, BENEFICIAMENTO, ACONDICIONAMENTO E EXPORTAÇÃO DE BEBIDA E FERMENTADO ACÉTICO.

1. REGISTRO DE ESTABELECIMENTO DE PRODUÇÃO, PREPARAÇÃO, MANIPULAÇÃO, BENEFICIAMENTO, ACONDICIONAMENTO E EXPORTAÇÃO DE BEBIDA E FERMENTADO ACÉTICO. ANEXO NORMAS SOBRE REQUISITOS, CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA O REGISTRO DE ESTABELECIMENTO, BEBIDA E FERMENTADO ACÉTICO E EXPEDIÇÃO DOS RESPECTIVOS CERTIFICADOS. 1. REGISTRO DE ESTABELECIMENTO DE PRODUÇÃO,

Leia mais

MANUAL TÉCNICO. (Proteção Periférica Primária e Secundária)

MANUAL TÉCNICO. (Proteção Periférica Primária e Secundária) MANUAL TÉCNICO (Proteção Periférica Primária e Secundária). 2 SUMÁRIO Proteção Periférica Primária e Secundária...03 Descrição Técnica...04 Sistema de Ancoragem...06 Norma Regulamentadora NR-18...07 Atualização

Leia mais

Parque Tecnológico de Óbidos

Parque Tecnológico de Óbidos Parque Tecnológico de Óbidos Regulamento de obras (Versão preliminar) Fevereiro de 2009 Óbidos Requalifica, E.E.M. Casa do Largo da Porta da Vila, 1.º Tel: +351 262 955 440 obidos.requalifica@mail.telepac.pt

Leia mais

EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES

EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES I UTILIZAÇÃO DA ÁREA 1.1 Para o desenvolvimento da atividade, objeto deste contrato, o CONCESSIONÁRIO utilizará as áreas concedidas, única e exclusivamente,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 Anexo I TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 1 DO OBJETO 1.1 Prestação de serviços de instalação de piso elevado acessível, com fornecimento de componentes, acessórios e materiais, visando

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão Data de Vigência: Página 1 de 5 1- Objetivo: Estabelecer e padronizar os procedimentos de manutenção e uso dos Equipamentos de Proteção Individual para controlar riscos ambientais e ocupacionais. 2- Aplicação:

Leia mais

Normas de Segurança para o Instituto de Química da UFF

Normas de Segurança para o Instituto de Química da UFF Normas de Segurança para o Instituto de Química da UFF A Comissão de segurança do Instituto de Química da UFF(COSEIQ) ao elaborar essa proposta entende que sua função é vistoriar, fiscalizar as condições

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA CALÇAMENTO - PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES NO PERIMETRO URBANO DE SÃO JOSE DO INHACORA

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA CALÇAMENTO - PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES NO PERIMETRO URBANO DE SÃO JOSE DO INHACORA estado do rio grande do sul PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO INHACORÁ MEMORIAL DESCRITIVO OBRA CALÇAMENTO - PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES NO PERIMETRO URBANO DE SÃO JOSE DO INHACORA COORDENADAS:

Leia mais

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais...

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... 5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... Todo processo de aquisição ou contratação precisa de um fiscal! A Divisão de Contratos encaminha o processo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA PROJETO BÁSICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA PROJETO BÁSICO ANEXO XII PROJETO BÁSICO 1) GENERALIDADES O presente Projeto Básico tem como objetivo estabelecer as normas e encargos que presidirão o desenvolvimento do trabalho de revisão/execução de aterramento e

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS 1. JUSTIFICATIVA O presente Termo de Referência tem por fim orientar a elaboração do PGRS conforme previsto no

Leia mais

MÉTODO/TÉCNICA CONSTRUTIVA

MÉTODO/TÉCNICA CONSTRUTIVA CONCEITO É uma estaca de pequeno diâmetro concretada in loco, cuja perfuração é realizada por rotação ou roto-percussão (no caso de rochas), em direção vertical ou inclinada. Utilizada para reforço de

Leia mais

PMSP SMSP CALÇADAS DA AVENIDA PAULISTA 1 / 7 ESPECIFICAÇÃO E PROCEDIMENTOS REV. 0 JUL. 08

PMSP SMSP CALÇADAS DA AVENIDA PAULISTA 1 / 7 ESPECIFICAÇÃO E PROCEDIMENTOS REV. 0 JUL. 08 PMSP SMSP CALÇADAS DA AVENIDA PAULISTA 1 / 7 1. OBJETIVO: O objetivo deste documento é definir técnicas e procedimentos para intervenções e reparos sobre pisos de concreto moldado in loco, em conformidade

Leia mais

Figura 1 : Posição dos furos (F1 e F2) em relação aos cabos "cortados" (C1 e C50)

Figura 1 : Posição dos furos (F1 e F2) em relação aos cabos cortados (C1 e C50) Belo Horizonte, 16 de novembro de 2.009 CEFET-MG Diretoria de Planejamento e Gestão Belo Horizonte MG A/C.: Prof. Mário Basílio (marciobasilio@deii.cefetmg.br) REF.: Prédio administrativo do CEFET-MG,

Leia mais

Tobogã com Escalada Mega. Manual de instruções

Tobogã com Escalada Mega. Manual de instruções Tobogã com Escalada Mega Manual de instruções Código do produto: MT.10812 Recomendado para crianças de 03 a 15 anos Parabéns! Você acaba de adquirir um brinquedo da Mundi Toys. Prezando pela sua segurança

Leia mais

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE VII MONTAGEM ESTRUTURA METÁLICA

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE VII MONTAGEM ESTRUTURA METÁLICA MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE VII MONTAGEM ESTRUTURA METÁLICA Montagem Estrutura Metálica Em uma obra de estruturas metálicas, a montagem é considerada uma das fases mais importantes por representar uma

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS - OBRA: PINTURA DE PISO E CONFECÇÃO DO ALAMBRADO DA QUADRA DA ESCOLA JOSEFA ALVES - LOCAL: MUNICÍPIO DE BARBALHA/ CEARÁ. 1.0 - CONSIDERAÇÕES

Leia mais

MUNICÍPIO DE GUARANIAÇU Estado do Paraná CNPJ 76.208.818/0001-66

MUNICÍPIO DE GUARANIAÇU Estado do Paraná CNPJ 76.208.818/0001-66 LEI N.º 809/2014 SÚMULA: Disciplina procedimentos de controle da frota e transporte municipal e da outras providências. aprovou, e eu, Prefeito Municipal sanciono a seguinte A Câmara Municipal de Guaraniaçu,,

Leia mais

Instituto do Meio Ambiente ESTADO DE ALAGOAS DOCUMENTAÇÃO PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NOVOS

Instituto do Meio Ambiente ESTADO DE ALAGOAS DOCUMENTAÇÃO PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NOVOS DOCUMENTAÇÃO PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NOVOS LICENÇA PRÉVIA - Documentação necessária 1. Requerimento Padrão definido pelo IMA, devidamente preenchido e assinado; 2. Cadastro do empreendimento, definido

Leia mais