Regras Oficiais de Basquetebol 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regras Oficiais de Basquetebol 2010"

Transcrição

1 Regras Oficiais de Basquetebol 2010 Manual de Arbitragem Arbitragem a 3 Árbitros Aprovado por Central Board da FIBA San Juan, Porto Rico, 17 de Abril de 2010 Válido em Portugal a partir de 01 de Outubro de 2010

2 Pág. 1 de 31 Nota prévia: Na designação dos árbitros no presente docmento, quanto à sua posição e função no jogo, é utilizada a simbologia da versão original (inglesa).

3 Pág. 2 de 31 ÍNDICE 1. Introdução Vocabulário importante 3 2. Início do jogo Observação do aquecimento antes do jogo e durante o intervalo entre os meios-tempos Colocação geral no terreno de jogo Bola ao ar para início do jogo Bola ao ar para início do jogo - o jogo segue para a direita do árbitro (R) Bola ao ar para início do jogo - o jogo segue para a esquerda do árbitro (R) 6 3. Posicionamento e cobertura do campo de jogo pelos árbitros Cobertura básica do campo de jogo Cobertura básica Áreas de trabalho dos árbitros Principal cobertura quando a bola está na zona de ataque (lado da mesa ou lado oposto) Movimento básico quando a bola é passada ou driblada de um lado para outro (rotação) Movimento básico quando a bola segue em direcção ao cesto Movimento básico quando a bola passa da zona de defesa para a zona de ataque (transição) Movimento básico durante a defesa premente Situações de reposição da bola de fora de campo Cobertura da reposição da bola de fora de campo Reposição da bola de fora de campo pela linha final quando a bola segue para a zona de ataque Reposição da bola de fora de campo pela linha lateral quando a bola segue ou permanece na zona de ataque Reposição da bola de fora de campo pela linha final quando a bola permanece na zona de ataque Situações de lançamento ao cesto Lançamento ao cesto e cobertura do ressalto Responsabilidades na cobertura das bolas fora e das resultantes reposições de fora de campo Sinais e procedimentos Procedimento quando uma falta é assinalada Trocas de posição após uma falta ser assinalada, a bola permanece na zona de ataque Trocas de posição após uma falta ser assinalada, a bola segue para a nova zona de ataque Situações de lances livres Administração dos lances livres Administração das penalidades de falta técnica, antidesportiva e desqualificante Descontos de tempo e substituições Cobertura do lançamento de três pontos 30

4 Pág. 3 de 31 MANUAL DE ARBITRAGEM Arbitragem a 3 Árbitros Ao longo deste Manual de Arbitragem Arbitragem a 3 Árbitros, qualquer referência feita a um jogador, treinador, árbitro, etc. no género masculino também se aplica ao género feminino. Deve entender-se que esta designação foi escolhida apenas por razões práticas. 1. Introdução 1.1. Vocabulário importante Lado da bola: Refere-se à localização da bola. Quando o campo de jogo é dividido por uma linha imaginária traçada de cesto a cesto, o lado do campo de jogo onde se encontra a bola é denominado o lado da bola. Árbitros: O árbitro avançado (L) é o árbitro que se posiciona na linha final. O árbitro central (C) é o árbitro que se coloca no lado oposto da zona de ataque do árbitro avançado (usualmente lado oposto ao da bola), aproximadamente a dois passos para além do prolongamento da linha de lance livre em direcção ao cesto. Dependendo da posição da bola, o árbitro central pode estar de um lado ou de outro da zona de ataque. O árbitro recuado (T) é o árbitro que se posiciona, aproximadamente, ao nível do limite da área do banco de equipa que está mais próximo da linha central e no mesmo lado que o árbitro avançado (L) (lado da bola). O árbitro avançado (L) e o árbitro recuado (T) estão no mesmo lado enquanto o árbitro central (C) está no lado oposto. Lado oposto: Refere-se ao lado do campo de jogo mais distante da mesa dos oficiais. Rotação: Refere-se a uma situação de bola viva, quando o movimento/localização da bola impõe que o árbitro avançado (L) inicie uma mudança de posição ou rotação relativa à localização da bola (lado da mesa ou lado oposto) na zona de ataque. Uma troca de posição do árbitro avançado implica a mudança de posição do árbitro central (C) e do árbitro recuado (T). Durante uma jogada normal, as rotações são controladas pelo árbitro avançado e, em princípio, iniciam-se quando a bola se desloca para o lado da bola ou quando a bola penetra para além da linha de lance livre em direcção ao cesto. No entanto, se o árbitro avançado (L) ou o árbitro central (C) desejarem observar o desenvolvimento de uma jogada/situação de defesa premente acima da linha de lance livre, podem movimentar-se iniciando assim uma rotação. Lado forte: O lado do campo de jogo onde se encontra o árbitro avançado (L). Troca: Diz respeito a uma situação de bola morta, quando o assinalar de falta necessita de uma troca de posição dos árbitros. O árbitro que assinala a falta movimenta-se sempre para o lado oposto, após a sinalização da falta para a mesa dos oficiais. Sempre que existe uma reposição da bola de fora de campo, dois árbitros estão sempre do lado da bola. Lado fraco: O lado da zona de ataque onde não se posiciona o árbitro avançado.

5 Pág. 4 de Início do jogo 2.1. Observação do aquecimento antes do jogo e durante o intervalo entre os meiostempos Figura 1 Posicionamento no aquecimento antes do jogo e no intervalo A. O árbitro (R) e os árbitros auxiliares (U1 e U2) tomam posição na linha lateral oposta à mesa dos oficiais. B. O árbitro (R) toma lugar na intersecção da linha central com a linha lateral. C. O árbitro auxiliar (U1) coloca-se, aproximadamente, a três (3) metros à esquerda do árbitro (R) e observa a equipa que efectua o aquecimento no seu lado do campo de jogo. D. O árbitro auxiliar (U2) coloca-se, aproximadamente, a três (3) metros à direita do árbitro (R) e observa a equipa que efectua o aquecimento no seu lado do campo de jogo. E. Dez (10) minutos antes do começo do jogo, o árbitro (R) deve dirigir-se à mesa dos oficiais para verificar se a relação das equipas e os jogadores que vão iniciar o jogo constam correctamente do boletim de jogo, regressando, posteriormente, para o lado oposto à mesa dos oficiais. F. Se for o caso, seis (6) minutos antes do início do jogo, o árbitro (R) apita e assegura-se que todos os jogadores regressam à sua área do banco de equipa, para a apresentação das equipas. G. Após a apresentação das equipas, o árbitro (R) apita e sinaliza três (3) minutos antes do início do jogo. H. Dois (2) minutos antes do início do jogo, o árbitro (R) e os árbitros auxiliares (U1 e U2) devem deslocar-se para o lado da mesa dos oficiais. I. Um minuto e trinta segundos (1:30) antes do início do jogo, o árbitro (R) apita e assegura-se que todos os jogadores regressam, imediatamente, às respectivas áreas dos bancos de equipa. J. No intervalo do jogo, durante o aquecimento, os árbitros devem tomar as mesmas posições que assumiram durante o aquecimento antes do início do jogo.

6 Pág. 5 de Colocação geral no terreno de jogo Na arbitragem a três, os árbitros deverão preocupar-se constantemente em manter uma posição, uns em relação aos outros, formando um triângulo largo. Como a bola se desloca em diferentes direcções no campo ou pode ocorrer uma mudança de posse de bola, os árbitros devem empenhar-se em manter este triângulo e deslocarem-se para as novas posições no campo de jogo Bola ao ar para início do jogo Figura 2 Bola ao ar A. O árbitro (R) é o responsável por efectuar o lançamento da bola ao ar a partir de uma posição de frente para a mesa dos oficiais. B. Os árbitros auxiliares tomam posição nas linhas laterais opostas. U1 no lado da mesa, entre o limite da área do banco de equipa e a linha central; U2 ao nível da linha limite da área do banco de equipa. C. Responsabilidades de U1: 1. Assinalar a repetição da bola ao ar em caso de lançamento defeituoso ou de violação de saltador(es). 2. Dar o sinal de arranque do cronómetro de jogo, assim que a bola é legalmente tocada. D. Responsabilidade de U2: observar os restantes oito (8) jogadores não saltadores.

7 Pág. 6 de Bola ao ar para início do jogo - o jogo segue para a direita do árbitro (R) A. U2 fica como árbitro avançado (L). B. U1 fica como árbitro central (C). Figura 3 Bola ao ar o jogo segue para a direita do árbitro (R) C. O árbitro (R) desloca-se para a linha lateral onde se posicionava U2 durante a bola ao ar e fica como árbitro recuado (T) Bola ao ar para início do jogo - o jogo segue para a esquerda do árbitro (R) Figura 4 Bola ao ar o jogo segue para a esquerda do árbitro (R) A. U1 fica como árbitro avançado (L). B. U2 fica como árbitro central (C). C. O árbitro (R) desloca-se para a linha lateral onde se posicionava U1 durante a bola ao ar e fica como árbitro recuado (T).

8 Pág. 7 de Posicionamento e cobertura do campo de jogo pelos árbitros 3.1. Cobertura básica do campo de jogo Figura 5 Cobertura básica do campo de jogo 3.2. Cobertura básica A. O jogo à volta da bola, quando esta está na zona do árbitro (cobertura na bola). B. Jogadores longe da bola posicionados na zona do árbitro, quando a bola estiver na zona de outro árbitro (cobertura fora da bola). C. O árbitro central (C) posiciona-se dois (2) metros para além do prolongamento da linha de lance livre na direcção do cesto. Se necessário, pode deslocar-se para dentro de campo ou na direcção da linha final. D. O árbitro recuado (T) tem, como posição inicial, o limite da área do banco de equipa. Se necessário, pode deslocar-se para dentro de campo ou na direcção da linha final. E. Numa situação de reposição da bola de fora de campo o árbitro que a administra, antes de dar a bola ao jogador, verifica se dois (2) árbitros, avançado (L) e recuado (T), estão do mesmo lado da bola.

9 Pág. 8 de Áreas de trabalho dos árbitros Figura 6 Bola do lado da mesa dos oficiais Figura 7 Bola do lado oposto A. Áreas de trabalho dos árbitros quando a bola está do lado da mesa (Figura 6). B. Áreas de trabalho dos árbitros quando a bola está no lado oposto (Figura 7). Em princípio, os árbitros devem trabalhar nas áreas de trabalho designadas. No entanto, se necessário, os árbitros podem movimentar-se para posições fora das respectivas áreas de trabalho, para melhor cobertura de situações específicas de jogo.

10 Pág. 9 de Principal cobertura quando a bola está na zona de ataque (lado da mesa ou lado oposto) Figura 8 Bola do lado da mesa dos oficiais (exemplo) Figura 9 Bola do lado oposto (exemplo) A. Cada árbitro é responsável por uma área de principal cobertura. B. Quando a bola estiver na área de principal cobertura de um árbitro, este é responsável pelas faltas e violações na proximidade da bola (cobertura na bola). C. Quando a bola não estiver na área de principal cobertura de um árbitro, este é responsável por todos os jogadores que se encontrem nessa área (cobertura fora da bola). D. Áreas de dupla cobertura existem apenas entre árbitro avançado (L) e árbitro recuado (T).

11 Pág. 10 de Deslocação básica quando a bola é passada ou driblada de um lado para outro (rotação) Figura 10 Bola desloca se para o lado oposto Figura 11 Bola desloca se para o lado da mesa dos oficiais A. O árbitro avançado (L) desloca-se para o lado da bola quando esta é passada a um jogador que se encontra do outro lado, ou quando a bola penetra para além do prolongamento da linha de lance livre, perto do árbitro central (C). Uma excepção a este movimento poderá ocorrer durante um lançamento rápido ou numa penetração directa para o cesto. B. A rotação dos árbitros, na zona de ataque, não deve nunca aumentar o tamanho do triângulo. C. O árbitro avançado é responsável por iniciar a rotação e continua a ter a responsabilidade dos jogadores na posição de poste, mesmo quando se movimentam ao longo da linha final. O árbitro central (C) deve permanecer na sua posição até o árbitro avançado (L) chegar à sua nova posição e ter a jogada coberta. D. O árbitro recuado (T) desloca-se então para a posição de árbitro central (C). E. O árbitro central (C) é o último a deslocar-se para a sua nova posição de árbitro recuado (T). F. O contacto visual é muito importante. Os árbitros central (C) e recuado (T) devem estar atentos e prevenidos para a troca de posições, quando esta é iniciada pelo árbitro avançado (L).

12 Pág. 11 de Movimento básico quando a bola segue em direcção ao cesto Figura 12 Jogada normal Figura 13 Penetração para o cesto Quando ocorre uma penetração para o cesto: A. O árbitro avançado (L) desloca-se com a bola. B. O árbitro central (C) coloca-se dois (2) metros para além do prolongamento da linha de lance livre, em direcção ao cesto. C. O árbitro recuado (T) desloca-se em direcção ao cesto. D. O triângulo entre os árbitros fica mais pequeno.

13 Pág. 12 de Movimento básico quando a bola passa da zona de defesa para a zona de ataque (transição) Figura 14 Movimento de transição Figura 15 Movimento de transição após rotação A. O árbitro recuado (T) torna-se o novo árbitro avançado (L) e é responsável por: 1. Cobertura da linha final. 2. Do jogo que vai em direcção a ele. 3. Dos jogadores postes, mesmo quando estes atravessam a área restritiva. 4. Determinar o início de rotação. B. O árbitro central (C) continua a ser árbitro central (C) em transição (7 10 metros do novo árbitro recuado (T)) e é responsável por: 1. Todas as violações e faltas na área entre os topos dos dois (2) semi-círculos dos lances livres do seu lado. 2. Nos passes de contra-ataque, acompanhando o jogo de forma rápida em ajuda ao novo árbitro avançado (L), que tem a responsabilidade pela cobertura da bola; 3. Pela cobertura da bola, se esta segue para o cesto pelo seu lado. C. O árbitro avançado (L) torna-se o novo árbitro recuado (T) e é responsável por: 1. Determinar a nova responsabilidade pela linha lateral. 2. Cobertura do jogo por detrás do contra-ataque. 3. Todos os jogadores na zona de defesa, até que passem para a zona de ataque.

14 Pág. 13 de Movimento básico durante a defesa premente Os árbitros devem manter o jogo coberto utilizando um triângulo largo de cobertura da área de acção. O árbitro recuado (T) é responsável pela contagem dos oito (8) segundos na zona de defesa e cobrirá a acção de jogo, tendo sempre em conta a possibilidade de um rápido turnover (perda de bola). Os árbitros central (C) e recuado (T) movimentam-se de acordo com a velocidade da bola. O árbitro central (C) deverá estar em posição de ajudar o árbitro recuado (T) com as violações da linha central. O árbitro avançado (L), que está posicionado perto da linha central, deverá cobrir o contra-ataque ou um passe longo no campo. Todos os árbitros devem manter-se em movimento e estarem atentos, para evitar ficarem bloqueados. Figura 16 Todos os jogadores na zona de defesa Figura 17 Jogadores nas zonas de ataque e defesa

15 Pág. 14 de Todos os jogadores na zona de defesa A. Os árbitros central (C) e recuado (T) cobrem a acção de jogo na zona de defesa. B. O árbitro avançado (L) toma posição perto da linha central, observando todos os jogadores Jogadores nas zonas de ataque e defesa A. Os árbitros central (C) e recuado (T) cobrem a acção de jogo na zona de defesa. B. O árbitro avançado (L) toma uma posição de onde possa observar os jogadores na zona de ataque. C. Se a defesa premente ocorre no lado fraco, o árbitro central (C) pode promover a rotação em direcção à linha central, com o intuito de cobrir a acção de jogo.

16 Pág. 15 de Situações de reposição da bola de fora de campo 4.1. Cobertura da reposição da bola de fora de campo A. O árbitro avançado (L) terá a responsabilidade pela linha final na zona de ataque. B. O árbitro central (C) terá a responsabilidade pela linha lateral do seu lado do campo de jogo. C. O árbitro recuado (T) terá a responsabilidade pela linha lateral do seu lado do campo de jogo, assim como pela linha final da zona de defesa Reposição da bola de fora de campo pela linha final quando a bola segue para a zona de ataque Figura 18 Lado da mesa dos oficiais Figura 19 Lado oposto ao da mesa dos oficiais

17 Pág. 16 de 31 A. O árbitro recuado (T) administra a reposição da bola de fora de campo. Se a reposição ocorre na linha final do lado da mesa dos oficiais, o árbitro recuado coloca-se entre a bola e a linha lateral do lado da mesa. Se a reposição ocorre na linha final no lado oposto, o árbitro recuado coloca-se entre a bola e a linha lateral do lado oposto. Os árbitros recuado (T) e avançado (L) estão sempre do mesmo lado da bola. B. O árbitro central (C) coloca-se a 7 10 metros do árbitro recuado (T) e está pronto a adaptar-se à movimentação dos jogadores num passe para dentro do campo. O árbitro central (C) está sempre do lado oposto dos árbitros recuado (T) e avançado (L). C. O árbitro avançado (L) coloca-se no prolongamento da linha de lance livre, na zona de ataque e está pronto a adaptar-se à movimentação dos jogadores. D. Ao árbitro avançado (L) não é exigido que se movimente para o lado da bola até que esta e todos os jogadores estejam na zona de ataque.

18 Pág. 17 de Reposição da bola em jogo pela linha lateral quando a bola segue ou permanece na zona de ataque Figura 20 Lado da mesa dos oficiais Figura 21 Lado oposto ao da mesa dos oficiais A. O árbitro recuado (T) administra a reposição da bola de fora de campo e permanece como árbitro recuado (T). B. O árbitro central (C) coloca-se a 7 10 metros do árbitro recuado (T) e está pronto a adaptar-se à movimentação dos jogadores num passe para dentro do campo enquanto permanece árbitro central (C). C. O árbitro avançado (L) coloca-se no prolongamento da linha de lance livre na zona de ataque e está pronto a adaptar-se à movimentação dos jogadores. D. Se, em consequência da reposição da bola de fora de campo, esta sai pela linha lateral do lado do árbitro recuado (T), na zona de defesa ou de ataque, o árbitro recuado (T) continua nessa posição e administra a reposição da bola de fora de campo. E. Ao árbitro avançado não é exigido que se movimente para o lado da bola até que esta e todos os jogadores estejam na zona de ataque.

19 Pág. 18 de 31 Figura 22 Lado oposto Figura 23 Lado oposto A. O árbitro central (C) assinala violação de bola fora, desloca-se para o local onde vai administrar a reposição da bola de fora de campo e torna-se no novo árbitro recuado (T). B. O árbitro recuado (T) desloca-se para a nova posição de árbitro central (C). C. O árbitro avançado (L) desloca-se para o lado da bola.

20 Pág. 19 de Reposição da bola de fora de campo pela linha final quando a bola permanece na zona de ataque Figura 24 Lado da mesa dos oficiais Figura 25 Lado oposto A. O árbitro avançado (L) administra a reposição da bola de fora de campo, colocando-se entre o jogador e o cesto. B. O árbitro central (C) coloca-se dois (2) metros para além do prolongamento da linha de lance livre, no lado adequado do campo de jogo. C. O árbitro recuado (T) coloca-se no limite da área do banco de equipa.

21 Pág. 20 de Situações de lançamento ao cesto 5.1. Lançamento ao cesto e cobertura do ressalto Figura 26 Lançamentos periféricos A. Todas as tentativas de lançamento efectuadas do semi-círculo da área de lance livre são da principal responsabilidade do árbitro central (C). B. O árbitro recuado (T) é responsável pela ajuda nos lançamentos que sejam efectuados, do seu lado, no semi-círculo da área de lance livre. Figura 27 Lançamento ao cesto do lado da mesa

22 Pág. 21 de 31 Figura 28 Lançamento ao cesto do lado oposto Numa tentativa de lançamento ao cesto do lado forte, as responsabilidades devem ser as seguintes: A. O árbitro avançado (L) tem a responsabilidade do lançador, assim como a dos ressaltos do lado da bola. B. O árbitro central (C) é o principal responsável pelas violações de interferência no lançamento e de intervenção sobre a bola, com a responsabilidade secundária pelos ressaltos do lado fraco. C. O árbitro recuado (T) é responsável pelas violações de interferência no lançamento e de intervenção sobre a bola, assim como pelos ressaltos periféricos (ressaltos longos).

23 Pág. 22 de Responsabilidades na cobertura das bolas fora e das resultantes reposições de fora de campo Figura 29 Responsabilidades de reposição da bola de fora de campo Cada árbitro terá a responsabilidade pela cobertura das saídas de bola pelas linhas laterais ou pela linha final na sua área do campo. Se um árbitro tem dúvida quanto à responsabilidade pela saída da bola, deve procurar a ajuda dos colegas. O mesmo se aplica na violação por regresso da bola à zona de defesa na linha central.

24 Pág. 23 de Sinais e procedimentos 6.1. Procedimento quando uma falta é assinalada A. O árbitro que assinala a falta: 1. Identifica o jogador que cometeu a falta e corre para um local livre de jogadores, pára e sinaliza-a para a mesa dos oficiais. 2. Desloca-se para o lado oposto do campo de jogo. B. Os árbitros que não assinalam a falta: 1. Mantêm as suas posições e observam todos os jogadores até que se inicie a sinalização e, só então, se deslocam para as suas novas posições, continuando a observar os jogadores. 2. Se o árbitro do lado da mesa dos oficiais não é o que assinala a falta, permanece do lado da mesa. 3. O árbitro mais próximo da mesa dos oficiais é o responsável pela concessão dos pedidos de descontos de tempo e substituições. C. O árbitro que assinala uma falta atacante: 1. No lado da mesa dos oficiais, fica como novo árbitro central (C) no lado oposto. 2. No lado oposto, regressa a esse mesmo lado. D. Lances livres: 1. O novo árbitro avançado (L) administra sempre todos os lances livres do lado oposto. 2. Antes de entrar na área restritiva para administrar o(s) lance(s) livre(s), o árbitro avançado (L) confirma se existem, na mesa dos oficiais, pedidos de última hora de descontos de tempo ou de substituições. 3. O árbitro central (C) posiciona-se ao nível do prolongamento da linha de lance livre do lado da mesa dos oficiais. 4. O árbitro recuado (T) posiciona-se no lado oposto ao nível da linha de banco de equipa. Em caso de existir, após os lances livres, uma reposição de bola de fora de campo pelo prolongamento da linha central oposta à mesa dos oficiais, ele desloca-se até à linha central para administrar a reposição.

25 Pág. 24 de Trocas de posição após uma falta ser assinalada, a bola permanece na zona de ataque Figura 30 Árbitro central (C) assinala falta defensiva Figura 31 Árbitro avançado (L) assinala falta defensiva

26 Pág. 25 de 31 Figura 32 Árbitro recuado (T) assinala falta defensiva A. O árbitro que assinalou a falta sinaliza-a para a mesa dos oficiais e desloca-se para o lado oposto do campo de jogo. B. Os outros árbitros mantêm as suas posições e observam todos os jogadores até que se inicie a sinalização e, só então, se deslocam para as suas novas posições, continuando a observar os jogadores Trocas de posição após uma falta ser assinalada, a bola segue para a nova zona de ataque Figura 33 Árbitro central (C) assinala falta atacante

27 Pág. 26 de 31 Figura 34 Árbitro avançado (L) assinala falta atacante Figura 35 Árbitro recuado (T) assinala falta atacante A. O árbitro que assinalou a falta sinaliza-a para a mesa dos oficiais e desloca-se para o lado oposto do campo de jogo. B. Os outros árbitros mantêm as suas posições e observam todos os jogadores até que se inicie a sinalização e, só então, se deslocam para as suas novas posições, continuando a observar os jogadores.

28 Pág. 27 de Situações de lances livres 7.1. Administração dos lances livres A. Responsabilidades do árbitro avançado (L) (lado oposto): 1. Segura a bola e administra todos os lances livres, sinalizando o número de lances livres e passando a bola (passe picado) ao executante do lance livre. 2. Observa os jogadores ao longo do lado oposto da área restritiva. 3. Após o último ou único lance livre concretizado, sinaliza o começo do funcionamento do cronómetro de jogo. B. Responsabilidades do árbitro central (C) (lado da mesa dos oficiais): 1. Sinaliza o número de lances livres. 2. Observa os jogadores ao longo do lado oposto da área restritiva. 3. Observa os pés do executante do(s) lance(s) livre(s). C. Responsabilidades do árbitro recuado (T) (lado oposto): 1. Ajuda nas violações de lance livre, sempre que for necessário. 2. Administra, quando necessário, a reposição de bola de fora de campo pelo prolongamento da linha central oposta à mesa dos oficiais. Todos os árbitros asseguram que é o jogador correcto quem executa os lances livres. Figura 36 Administração de lances livres

29 Pág. 28 de Administração das penalidades de falta técnica, antidesportiva e desqualificante A. O árbitro que assinala a falta técnica, antidesportiva ou desqualificante sinaliza-a e, de seguida, torna-se no novo árbitro recuado (T) (lado oposto). B. O árbitro avançado (L) (lado oposto) administra todos os lances livres, sinalizando o número de lances livres e passando a bola (passe picado) ao executante do lance livre. C. O árbitro central (C) (lado da mesa dos oficiais) posiciona-se no prolongamento da linha de lance livre, enquanto os lances livres estão a ser administrados. D. Após o último ou único lance livre, o árbitro avançado (L) passa ou faz rolar a bola para o árbitro recuado (T), para reposição da bola de fora de campo pelo prolongamento da linha central oposta à mesa dos oficiais. E. O árbitro central (C) mantém a sua posição normal de central (C). Figura 37 Administração da reposição da bola de fora de campo na linha central oposta à mesa dos oficiais

30 Pág. 29 de Descontos de tempo e substituições A. No momento apropriado, o marcador comunicará aos árbitros, fazendo soar o seu sinal, que foi solicitado um desconto de tempo ou uma substituição. O árbitro mais próximo da mesa dos oficiais apita e faz o sinal de desconto de tempo ou de substituição. No caso do árbitro do lado da mesa ter assinalado uma falta, o pedido de desconto de tempo e/ou de substituição será concedido pelo árbitro que o substitui do lado da mesa dos oficiais. B. Todos os árbitros assumem a posição similar à que têm antes do início do jogo. O árbitro que concedeu o desconto de tempo torna-se no árbitro central (C) e posiciona-se do lado oposto da mesa dos oficiais, com um pé de cada lado da linha central. Os outros árbitros posicionam-se um do seu lado esquerdo e outro do seu lado direito. Se o jogo se reiniciar com um lance livre, então o árbitro avançado (L) deve segurar a bola; se o jogo se reiniciar com uma reposição da bola de fora de campo, então o árbitro com a responsabilidade da linha lateral ou linha final onde terá lugar a reposição, deve segurar a bola. C. Ao sinal dos (cinquenta) 50 segundos, os árbitros devem assegurar-se que todos os jogadores regressam ao campo de jogo, deslocando-se em seguida para as suas posições normais de lance livre ou de reposição da bola de fora de campo. Figura 38 Durante um desconto de tempo

31 Pág. 30 de Cobertura do lançamento de três pontos A. Sempre que se preveja uma tentativa de lançamento de três pontos, os árbitros devem ajustar as suas posições de modo a julgarem claramente a tentativa. B. Quando um jogador executa uma tentativa de lançamento de três pontos, o árbitro em cuja área ele está colocado, fará o respectivo sinal, levantando um braço acima da cabeça com três (3) dedos estendidos. C. Quando o lançamento de três pontos for convertido, o árbitro que faz a cobertura do lançamento executará o respectivo sinal, levantando ambos os braços acima da cabeça com três (3) dedos estendidos. D. Quando o árbitro recuado (T) faz o sinal de um lançamento de três pontos convertido, o árbitro central (C) deve repetir o sinal e, quando o árbitro central (C) sinalizar um lançamento de três pontos convertido, o árbitro recuado (T) deve repetir o sinal. E. Desde o prolongamento da linha de lance livre até ao topo do semi-círculo da área de lance livre de ambos os lados, os árbitros recuado (T) e central (C) dividem a responsabilidade por uma tentativa de lançamento de três pontos. F. O árbitro avançado (L) terá a responsabilidade de auxiliar, numa tentativa de lançamento de três pontos, numa transição em contra-ataque, quando o árbitro central (C) e o árbitro recuado (T) não possam obter uma posição que lhes permita ver a tentativa. G. Os árbitros não podem virar as costas aos jogadores ou ao campo de jogo quando efectuam a sinalização. Os árbitros têm de antecipar um contra-ataque rápido, imediatamente após um lançamento de três pontos convertido e estarem prontos para avaliar a jogada seguinte. Figura 39 Cobertura de um lançamento de três pontos

32 Pág. 31 de 31 Figura 40 Cobertura de um lançamento de três pontos

Coordenação de Arbitragem da CBB Confederação Brasileira de Basketball

Coordenação de Arbitragem da CBB Confederação Brasileira de Basketball Confederação Brasileira de Basketball Avenida Rio Branco, 245-16º Andar - Centro - Rio de Janeiro (RJ) - Cep 20040-009 BRASIL. Telefones: (55 21) 2544-3193 - 2544-3316 - Fax: (55 21) 2240-4042 - www.cbb.com..br

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2004

Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Fédération Internationale de Basketball International Basketball Federation Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Manual de Arbitragem Aprovado pelo Central Board da FIBA Paris, 12 de Junho de 2004 Válido

Leia mais

Alterações às Regras Oficiais de Basquetebol 2006 REGRAS DE JOGO E TÉCNICA DE ARBITRAGEM

Alterações às Regras Oficiais de Basquetebol 2006 REGRAS DE JOGO E TÉCNICA DE ARBITRAGEM Alterações às Regras Oficiais de Basquetebol 2006 REGRAS DE JOGO E TÉCNICA DE ARBITRAGEM Alterações às Regras Oficiais de Basquetebol 2006 Página 2 de 16 Índice INTRODUÇÃO...3 REGRAS DE JOGO...4 REGRA

Leia mais

ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 1 de 12. Diagrama 2: apagar os semicírculos tracejados

ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 1 de 12. Diagrama 2: apagar os semicírculos tracejados ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 1 de 12 Art. 2 Campo e dimensões das linhas 2.4.3 Apagar: Os semicírculos simétricos têm de ser marcados com uma linha a tracejado dentro das áreas restritivas.

Leia mais

CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD

CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD ASSINALE A CARREGADO AS RESPOSTAS CORRECTAS 1. Durante o último minuto de um período suplementar, B4 converte um cesto. Após a reposição

Leia mais

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS a 2. PARTE ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material (objecto do

Leia mais

Clínica de Arbitragem do dia 24/09/2016. Oficial de Arbitragem:...

Clínica de Arbitragem do dia 24/09/2016. Oficial de Arbitragem:... Clínica de Arbitragem do dia 24/09/2016 Oficial de Arbitragem:... AVALIAÇÃO TEORICA GABARITO 1. B1 comete uma falta pessoal em A1, quando A1 está em ato de arremesso (tentativa de dois pontos). Atenção:

Leia mais

Departamento Técnico

Departamento Técnico Departamento Técnico Modificações nas Regras Oficiais de Basquetebol Maio de 2003 As seguintes modificações das Regras Oficiais de Basquetebol entraram em vigor a partir de 01 de outubro de 2003. Aproveitamos

Leia mais

r ta n e lim a e id m irâ P

r ta n e lim a e id m irâ P Pirâmide alimentar O topo da pirâmide é representado pelos alimentos que devem ser usados com moderação pois além de calóricos podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras enfermidades.

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Desde /

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Desde / ALTERAÇÕES DE REGRAS Interpretações outubro de 2018 Terminologia de Período para Quarto e de Período Extra para Prorrogação Art. 4 a) Período para Quarto b) Período Extra para Prorrogação Equipamentos

Leia mais

PARTE 2 SECÇÃO 2 OS ÁRBITROS, AS SUAS RESPONSABILIDADES E OS GESTOS OFICIAIS

PARTE 2 SECÇÃO 2 OS ÁRBITROS, AS SUAS RESPONSABILIDADES E OS GESTOS OFICIAIS PARTE 2 SECÇÃO 2 OS ÁRBITROS, AS SUAS RESPONSABILIDADES E OS GESTOS OFICIAIS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL 41 REGRAS OFICIAIS DE VOLEIBOL 2013-2016 CAPÍTULO 8 ÁRBITROS 22. EQUIPA DE ARBITRAGEM E PROCEDIMENTOS

Leia mais

BASQUETEBOL. Professor Márcio SISTEMAS DE JOGO DEFENSIVO. Defesa individual

BASQUETEBOL. Professor Márcio SISTEMAS DE JOGO DEFENSIVO. Defesa individual POSICIONAMENTO DOS JOGADORES EM QUADRA E SUAS FUNÇÕES Pivôs: são os jogadores mais altos da equipe, pois têm como objetivo pegar rebotes, tanto na área defensiva como na ofensiva. Os pivôs, geralmente,

Leia mais

Conselho de Arbitragem Distrital - ABP 1

Conselho de Arbitragem Distrital - ABP 1 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO 2018 Notem que o texto abaixo, reflete os princípios das alterações às regras mas não aparecerá palavra por palavra como acontecerá no novo e atualizado Livro

Leia mais

REGRA SEIS. Violações (Versão melhorada e actualizada com as alterações às regras de 2003)

REGRA SEIS. Violações (Versão melhorada e actualizada com as alterações às regras de 2003) REGRA SEIS Violações (Versão melhorada e actualizada com as alterações às regras de 2003) José Nina Maio de 2004 Regra Seis As Violações 2 Agradecemos a Rui Valente a revisão deste documento. Regra Seis

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol em Cadeira de Rodas

Regras Oficiais de Basquetebol em Cadeira de Rodas Resumo das alterações às regras do BCR introduzidas pela IWBF e adotadas em Portugal pelo CNBCR/FPB. Regras oficiais de basquetebol em cadeira de rodas 2017 válidas a partir de 1 de dezembro de 2017: Definição

Leia mais

REGRA CINCO O Regulamento do Jogo

REGRA CINCO O Regulamento do Jogo REGRA CINCO O Regulamento do Jogo (Versão 2 melhorada e actualizada com as alterações às regras de 2003 ) José Nina Abril de 2004 Regra Cinco O Regulamento do Jogo 2 Agradecemos a Rui Valente a revisão

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! O que é o Basquetebol? O Basquetebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos

Leia mais

DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO. Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, , , , ,

DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO. Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, , , , , DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, 4.2.3.1, 15.10.1, 19.3.1.4, 19.3.2.7, 21.3.2.1 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL 51 REGRAS OFICIAIS DE VOLEIBOL 2013-2016

Leia mais

ANEXO II REGRAS DO JOGO BASQUETE 3X3

ANEXO II REGRAS DO JOGO BASQUETE 3X3 ANEXO II REGRAS DO JOGO BASQUETE 3X3 As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 01. Quadra

Leia mais

Gestos Técnicos do Voleibol

Gestos Técnicos do Voleibol Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Trabalho realizado por: Diogo Santos Nº3 11ºD e Pedro Pires Nº10 11ºD Disciplina de Pratica de Actividade Física e Desportiva Data de entrega: 03/12/2014 Diogo

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2008 (Interpretações Oficiais)

Regras Oficiais de Basquetebol 2008 (Interpretações Oficiais) Regras Oficiais de Basquetebol 2008 (Interpretações Oficiais) Aprovadas por FIBA Central Board Pequim, R.P. da China, 26 de Abril de 2008 Válidas em Portugal a partir de 01 de Setembro de 2008 ÍNDICE Art.

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol Resumo das principais alterações

Regras Oficiais de Basquetebol Resumo das principais alterações Regras Oficiais de Basquetebol 2017 Resumo das principais alterações Em vigor em Portugal a partir de 22 de Setembro de 2017 Neste documento apresenta-se um resumo das principais alterações da FIBA às

Leia mais

História do Basquetebol

História do Basquetebol História do Basquetebol Foi inventado por um professor Canadiano, James Naismith no ano de 1891. Em Dezembro do mesmo ano, teve lugar o primeiro jogo, no Springfield College, nos EUA. O seu primeiro nome

Leia mais

LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO

LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO ARTº 1º Os jogos de Futsal serão realizados preferencialmente nos recintos de Andebol (aproveitando as suas marcações) ou em um quarto de campo de futebol de 11 (quando possível

Leia mais

Foi no ano de 1891 que o Dr. James. Naismith, um professor canadiano de. Educação Física na YMCA (Young. Men's Christian Association) em

Foi no ano de 1891 que o Dr. James. Naismith, um professor canadiano de. Educação Física na YMCA (Young. Men's Christian Association) em Foi no ano de 1891 que o Dr. James Naismith, um professor canadiano de Educação Física na YMCA (Young Men's Christian Association) em Massachussets (E.U.A.) inventou o basquetebol. Fig. 1 - James Naismith.

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Interpretações Oficiais

Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Interpretações Oficiais Página 1 de 18 Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Página 2 de 18 ÍNDICE Art. 5 Jogadores: Acidente... 3 Art. 9 Início e fim do período ou do jogo... 4 Art. 12 Bola ao ar e posse alternada... 5 Art. 17

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais Regras Oficiais de Basquetebol 2017 Interpretações Oficiais Em vigor em Portugal a partir de 22 de Setembro de 2017 ÍNDICE DE ARTIGOS Art. 5 Jogadores: Lesão... 4 Art. 7 Treinadores: Deveres e poderes...

Leia mais

Sporting Clube Marinhense

Sporting Clube Marinhense Torneio do Vidreiro Street Basket 3x3 As Regras Oficiais de Basquetebol da FIBA do jogo são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nas Regras do Jogo 3x3 aqui contidas.

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS 2015 RESUMO DAS ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE MARÇO DE 2017

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS 2015 RESUMO DAS ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE MARÇO DE 2017 REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS 2015 RESUMO DAS ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE MARÇO DE 2017 Art. 15 Jogador em ato de arremesso 15-1 Determinação Quando um jogador está em

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO ACADEMIA DA RUA 3 X 3

REGULAMENTO DESAFIO ACADEMIA DA RUA 3 X 3 REGULAMENTO DESAFIO ACADEMIA DA RUA 3 X 3 As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 1 Quadra

Leia mais

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

O Voleibol é um jogo desportivo colectivo, jogado num terreno de dezoito metros de comprimento por nove metros de largura (18x9m).

O Voleibol é um jogo desportivo colectivo, jogado num terreno de dezoito metros de comprimento por nove metros de largura (18x9m). I. O VOLEIBOL O Voleibol é um jogo desportivo colectivo, jogado num terreno de dezoito metros de comprimento por nove metros de largura (18x9m). O objectivo do jogo é enviar a bola por cima da rede, respeitando

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais Regras Oficiais de Basquetebol 2014 Interpretações Oficiais Em vigor em Portugal a partir de Novembro de 2015 ÍNDICE DE ARTIGOS Art. 5 Jogadores: Lesão... 3 Art. 7 Treinadores: Deveres e poderes... 5 Art.

Leia mais

podem e devem De seguida verificam a identificação oficiais das equipas e do Libero

podem e devem De seguida verificam a identificação oficiais das equipas e do Libero INTRODUÇÃO De modo a que sejam uniformizados os procedimentos, os árbitros devem aplicar este modelo de protocolo de jogo antes, durante e no fim de todos os jogos a realizar em Portugal, tendo em atenção

Leia mais

REGULAMENTO TORNEIO DISTRITAL SUB 12 PROF. MÁRIO COSTA

REGULAMENTO TORNEIO DISTRITAL SUB 12 PROF. MÁRIO COSTA REGULAMENTO 2015 / 2016 1 Regulamento Nota: Os intervenientes, não devem esquecer que estamos a promover uma actividade para jovens praticantes, a qual desde o início devemos proporcionar de uma forma

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2010

Regras Oficiais de Basquetebol 2010 y Regras Oficiais de Basquetebol 2010 Aprovadas pelo FIBA Central Board San Juan, Porto Rico, 17 de Abril de 2010 Em vigor a partir de 1 de Outubro de 2010 Abril de 2010 Pág. 2 de 76 ÍNDICE / ÍNDICE DE

Leia mais

(InterpretaçõesOficiais)

(InterpretaçõesOficiais) Regras Oficiais de Basquetebol2010 (InterpretaçõesOficiais) Aprovadas por Central Board da FIBA San Juan, Porto Rico, 17 de Abril de 2010 Válidas emportugal a partir de 01 de Outubrode 2010 ÍNDICE Art.

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais Regras Oficiais de Basquetebol 2012 Interpretações Oficiais Válidas em Portugal a partir de 15 de Setembro de 2012 (Este texto foi escrito segundo as novas regras do Acordo Ortográfico) ÍNDICE Art. 5

Leia mais

modalidade Basquetebol

modalidade Basquetebol modalidade Basquetebol Documento de apoio às aulas de Educação Física Criado em: 2017/Maio/19 Atualizado em: 2017/Maio/19 ref: Documento_de_apoio_n10_Basquetebol Basquetebol "Em 1891, na cidade de Springfield,

Leia mais

!" # $ $ ( (* $ ( (+. %, $ ( (+ 1º ÁRBITRO 2º ÁRBITRO ZONA DE DEFESA DEFESA ATAQUE ATAQUE ZONA DE SUBSTITUIÇÃO BANCO SUPLENTES

! # $ $ ( (* $ ( (+. %, $ ( (+ 1º ÁRBITRO 2º ÁRBITRO ZONA DE DEFESA DEFESA ATAQUE ATAQUE ZONA DE SUBSTITUIÇÃO BANCO SUPLENTES º ÁRBITRO 9 metros ZONA DE DEFESA 3 metros 3 metros ZONA DE ATAQUE ZONA DE ATAQUE metros ZONA DE DEFESA ZONA DE SERVIÇO ZONA DE SERVIÇO metros ZONA DE SUBSTITUIÇÃO 2º ÁRBITRO BANCO SUPLENTES ZONA DE AQUECIMENTO

Leia mais

2.1. História da Modalidade

2.1. História da Modalidade 2.1. História da Modalidade II. Unidade Didáctica de Basquetebol O Basquetebol, considerado um dos desportos mais praticados em todo o mundo, foi criado em Dezembro de 1891, na Universidade de Springfield

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 7 Aula U.D. Nº: 3 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 01-10-2009 Hora: 09h15min Duração: 45 minutos Unidade Didáctica: Basquetebol

Leia mais

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal).

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal). HISTÓRIA A TRIPELA foi inventada em Portugal no ano 2008. O responsável pela sua criação, o Professor de Educação Física Rui Matos, inspirouse fundamentalmente no Futebol/Futsal e no Andebol para criar

Leia mais

Andebol. Origem. Caraterização

Andebol. Origem. Caraterização Origem As origens do andebol, bem como a época em que começou a ser praticado, não são conhecidas com rigor. Pode considerar-se que o andebol, na variante de onze, é de origem alemã. Este jogo foi divulgado

Leia mais

REGULAMENTO CONCENTRAÇÕES MINIBASQUETE

REGULAMENTO CONCENTRAÇÕES MINIBASQUETE REGULAMENTO CONCENTRAÇÕES 2015 / 2016 1 Concentrações de Minibasquete da ABB Regulamento Nota: Os intervenientes, não devem esquecer que estamos a promover uma actividade para jovens praticantes, a qual

Leia mais

Associação de Andebol de Viseu. Não sabes as regras??? Nada mais fácil Eu explico!

Associação de Andebol de Viseu. Não sabes as regras??? Nada mais fácil Eu explico! Associação de Andebol de Viseu Não sabes as regras??? Nada mais fácil Eu explico! REGRA 1 Terreno de Jogo Balizas Marcações Zonas de segurança Zona de aquecimento REGRA 2 Tempo de Jogo, Sinal Final e time-out

Leia mais

ÍNDICE REGRA UM O JOGO... 4 REGRA DOIS CAMPO DE JOGO E EQUIPAMENTO... 4 REGRA TRÊS EQUIPAS REGRA QUATRO REGULAMENTO DO JOGO...

ÍNDICE REGRA UM O JOGO... 4 REGRA DOIS CAMPO DE JOGO E EQUIPAMENTO... 4 REGRA TRÊS EQUIPAS REGRA QUATRO REGULAMENTO DO JOGO... Regras Oficiais de Basquetebol 2018 Outubro de 2018 Pág. 2 de 81 REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2018 ÍNDICE REGRA UM O JOGO... 4 Art. 1 Definições... 4 REGRA DOIS CAMPO DE JOGO E EQUIPAMENTO... 4 Art.

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ANDEBOL

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ANDEBOL GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ANDEBOL 2001/2002 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ANDEBOL DE 5/7... 4 2.1. ESCALÕES ETÁRIOS E VARIANTES DA MODALIDADE... 4 2.2 BOLA DE JOGO...

Leia mais

Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM PAG. 2 PAG. 3 PAG. 4

Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM PAG. 2 PAG. 3 PAG. 4 Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM Árbitro ou Oficial de Mesa. Uma forma diferente de jogar Basquetebol MAI 2016 Nº 07 Índice: PAG. 2 CONTROLO DO CRONÓMETRO PAG. 3 CONTROLO DOS APARELHOS

Leia mais

Prof. Maick da Silveira Viana

Prof. Maick da Silveira Viana Regras do Handebol Prof. Maick da Silveira Viana REGRA 1 A quadra do jogo REGRA 2 - A duração da partida A partida de handebol consiste em dois tempos divididos por um intervalo de 10 minutos. A duração

Leia mais

REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas

REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas Art. 1º - DATA, LOCAL E HORÁRIO DA REALIZAÇÃO DO EVENTO O 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 10 Aula U.D. Nº: 6 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 9-10-2009 Hora: 09h15min Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Basquetebol

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2017

Regras Oficiais de Basquetebol 2017 Regras Oficiais de Basquetebol 2017 Em vigor em Portugal a partir de 22 de Setembro de 2017 Outubro de 2017 Pág. 2 de 84 REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2017 ÍNDICE ÍNDICE REGRA UM O JOGO... 4 Art. 1 Definições...

Leia mais

Aula Teórica. Prof. Cláudio Gomes

Aula Teórica. Prof. Cláudio Gomes Aula Teórica História do Basquetebol Em 1891, o director da secção de Educação Física do Springfield College (USA), pediu o Professor James Naismith para criar um actividade que satisfizesse o interesse

Leia mais

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais Regras Oficiais de Basquetebol 2014 Interpretações Oficiais Em vigor em Portugal a partir de 01 de Outubro de 2014 ÍNDICE Art. 5 Jogadores: Lesão... 3 Art. 7 Treinadores: Deveres e poderes... 5 Art. 8

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Mário Santos Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 9º Turma: A Nº Alunos: 21 Aula Nº: 11 e 12 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 10 Instalações: Pavilhão Data: 13-10-2009 Hora: 12h15min Duração: 75 minutos Unidade

Leia mais

O TREINO. O treino deve ser dividido em: Treinos de especialização: Manejamento da cadeira de rodas eléctrica Condução e controle de bola

O TREINO. O treino deve ser dividido em: Treinos de especialização: Manejamento da cadeira de rodas eléctrica Condução e controle de bola O Treino O TREINO O treino é um processo pedagógico que visa desenvolver as capacidades técnicas, tácticas, psicológicas e de condução da cadeira de rodas dos praticantes e das equipas no quadro especifico

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2006

Regras Oficiais de Basquetebol 2006 Fédération Internationale de Basketball International Basketball Federation Regras Oficiais de Basquetebol 2006 Aprovado pelo Central Board da FIBA Hong Kong, 31 de Março de 2006 Válido a partir de 1 de

Leia mais

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO 2011/2012 PARTICIPAÇÃO Todos os jogos das modalidades colectivas serão disputados

Leia mais

O voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é

O voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é Caracterização do O voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é enviar a bola por cima da rede, fazendo-a cair no campo adversário e evitando que ela caia no nosso

Leia mais

na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018

na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018 na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018 A equipa de arbitragem árbitro secretariado juízes de linha cronometrista marcadores (pontuação) O campo Divisões/Categorias Divisão Individual José Macedo

Leia mais

na Escola um jogo para todos

na Escola um jogo para todos na Escola um jogo para todos Arbitragem Este documento encontra-se: 2018/2019 www.motricidade.com/boccia https://motricidade.com/yourls/d A equipa de arbitragem árbitro secretariado juízes de linha cronometrista

Leia mais

Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM PAG. 2 PAG. 3 PAG. 4

Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM PAG. 2 PAG. 3 PAG. 4 Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM Árbitro ou Oficial de Mesa. Uma forma diferente de jogar Basquetebol FEV 2016 Nº 04 Índice: PAG. 2 TERMINOLOGIA DA ARBITRAGEM PAG. 3 MITOS NAS

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 11 e 12 Aula U.D. Nº: 7 e 8 de 10 Instalações: Pavilhão Data: 13-10-2009 Hora: 10h15min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

ANTES O JOGO. Tempo Descrição Ação dos árbitros Ação das equipas 30 min. antes do início do jogo

ANTES O JOGO. Tempo Descrição Ação dos árbitros Ação das equipas 30 min. antes do início do jogo INTRODUÇÃO De modo a que sejam uniformizados os procedimentos, os árbitros devem aplicar este modelo de protocolo de jogo, durante e no fim de todos os jogos a realizar em Portugal, tendo em atenção que

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2004

Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Fédération Internationale de Basketball International Basketball Federation Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Aprovado pelo Central Board da FIBA Paris, 12 de Junho de 2004 Válido a partir de 1 de Setembro

Leia mais

Associação de Futebol da Guarda Rua Comandante Salvador Nascimento Lote LC Guarda

Associação de Futebol da Guarda Rua Comandante Salvador Nascimento Lote LC Guarda Associação de Futebol da Guarda Rua Comandante Salvador Nascimento Lote LC3 6300 678 Guarda CONSELHO DE ARBITRAGEM 1- Antes do início do jogo o delegado da equipa visitante informa-o que pretende protestar

Leia mais

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Pressionar a bola torna o drible e o passe mais difíceis, e aumenta as chances de ocorrer um erro do ataque. O objectivo principal é impedir

Leia mais

CAPÍTULO 7.1. Basquetebol. Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis. cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20

CAPÍTULO 7.1. Basquetebol. Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis. cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20 7 CAPÍTULO Basquetebol 7.1 Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20 cap7.1.indd 2 27/05/13 18:20 PRINCIPIANTE 1 X 1 + 1 PRINCIPIANTE 01 PRINCIPIANTE

Leia mais

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL O jogo de basquetebol: O basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar pontos na cesta dos adversários

Leia mais

Histórico basquetebol James Naismith 1891

Histórico basquetebol James Naismith 1891 BASQUETEBOL Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891 na cidade de Springfield no estado

Leia mais

Sistema de Ataque Triângulo Lateral

Sistema de Ataque Triângulo Lateral Sistema de Ataque Triângulo Lateral Pensar e Agir Rápida e Coletivamente 2/Junho/2010 Treinador Rogério Werneck Sete princípios do ataque eficaz Equilíbrio entre penetração e chute de três Máxima velocidade

Leia mais

Grupo I Voleibol (25 pontos)

Grupo I Voleibol (25 pontos) Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2014 1ª FASE PROVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Duração da prova: 45 minutos --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Badminton. badminton. badminton. badminton. badminton 3/27/2014. Caraterização. Caraterização. O Campo. Duração do Jogo

Badminton. badminton. badminton. badminton. badminton 3/27/2014. Caraterização. Caraterização. O Campo. Duração do Jogo Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização O Campo O é um jogo desportivo de raquetes cujo objectivo é marcar pontos e evitar que o adversário

Leia mais

Corfebol. Sinais dos Árbitros

Corfebol. Sinais dos Árbitros Corfebol Sinais dos Árbitros 2006 Este livro deve ser considerado um apêndice às Regras de Corfebol. Contém os sinais aprovados para serem utilizados pelos Árbitros de Corfebol. Todos os sinais devem ser

Leia mais

Aula Teórica. Prof. Cláudio Gomes

Aula Teórica. Prof. Cláudio Gomes Aula Teórica História do Basquetebol Em 1891, o director da secção de Educação Física do Springfield College (USA), pediu o Professor James Naismith para criar um actividade que satisfizesse o interesse

Leia mais

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL e SISTEMAS DE DEFESAS: 2X3 E 3X2

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL e SISTEMAS DE DEFESAS: 2X3 E 3X2 CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL e SISTEMAS DE DEFESAS: 2X3 E 3X2 O jogo de basquetebol: O basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL 1 SITUAÇÕES ESPECIAIS 1.1 PONTAPÉ DE SAÍDA 1.2 GUARDA-REDES 1.3 REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO

EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL 1 SITUAÇÕES ESPECIAIS 1.1 PONTAPÉ DE SAÍDA 1.2 GUARDA-REDES 1.3 REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL O Futsal é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas (cada equipa tem: 5 jogadores em campo e 7 suplentes), cujo objectivo é introduzir a bola na baliza adversária

Leia mais

TESTE ESCRITO - FUTEBOL

TESTE ESCRITO - FUTEBOL ÉPOCA 2018/2019 FEBRES - CANTANHEDE 19.01.2019 TESTE Nº 11 P1 O Árbitro manda executar um pontapé livre indirecto, e o executante chuta a bola directamente para baliza adversária, entrando esta na baliza.

Leia mais

Regulamento da Taça Escola

Regulamento da Taça Escola Secção de Educação Física e de Desporto Regulamento da Taça Escola 2016-17 1.- A Taça Escola é uma competição desportiva que é disputada entre as turmas de cada escalão e que decorre ao longo de todo o

Leia mais

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO Técnico/táctica individual ofensiva com e sem bola (procedimentos gerais) a) Os aspectos da técnica e táctica ofensiva prevalecem sobre os defensivos

Leia mais

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL O jogo de basquetebol: O basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar pontos na cesta dos adversários

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL

UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL DOCUMENTO DE APOIO 6º ANO CARACTERIZAÇÃO DA MODALIDADE O basquetebol é um jogo desportivo colectivo, pr

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ANDEBOL

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ANDEBOL GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ANDEBOL 2002/2003 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. ANDEBOL DE 5/7...4 2.1. ESCALÕES ETÁRIOS E VARIANTES DA MODALIDADE...4 2.2 BOLA DE JOGO...4

Leia mais

CIRCUITO DE BEACH RUGBY 2005/06

CIRCUITO DE BEACH RUGBY 2005/06 CIRCUITO DE BEACH RUGBY 2005/06 1 ORGANIZAÇÃO DAS PROVAS 2 REGULAMENTO GERAL 3 REGULAMENTO ESPECÍFICO * 4 FICHA DE INSCRIÇÃO DA EQUIPA 5 BOLETIM DE JOGO A Direcção da FPR pretende instituir e coordenar

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11)

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11) Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira Ano Letivo 2016/2017 FUTEBOL (DE 11) O QUE É O FUTEBOL? É um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas de 11 jogadores. O jogo é dirigido

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL. (Revisto em novembro de 2015)

REGULAMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL. (Revisto em novembro de 2015) REGULAMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL 2013 2017 (Revisto em novembro de 2015) Índice 1. Introdução 2 2. Escalões etários 2 3. Constituição das Equipas 3 3.1. Infantis (andebol de 5) 3 3.2. Iniciados, Juvenis

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Ms. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. A Meta Qual o número mínimo de jogadores, em um time,

Leia mais

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP 1. Diferenças entre as Leis de Jogo do Futsal e as regras aplicadas na TAGUSCUP Não há faltas

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ªAção de AC1 e AAC1 de Futebol Tomar, 4 de agosto de 2016 ÉPOCA 2016/2017..TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (2) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

REGULAMENTO DE JANEIRO: REUNIÃO GERAL DE LANÇAMENTO DA TEMPORADA 2019

REGULAMENTO DE JANEIRO: REUNIÃO GERAL DE LANÇAMENTO DA TEMPORADA 2019 REGULAMENTO 2019 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a pratica esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores como

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ANDEBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ANDEBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ANDEBOL 2009 2013 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS, BOLA, TEMPO DE JOGO E VARIANTES DA MODALIDADE... 4 3. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 5 4. ARBITRAGEM... 5 5. CLASSIFICAÇÃO,

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Setúbal, 23 de Abril de 2016 Árbitros C3 Grupos A, B e C C4 Grupos A e B e CF TESTE ESCRITO 1. Vai ser executado um lançamento de bola ao solo, dentro da

Leia mais

Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL).

Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL). Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL). Modalidade: Futsal masculino e feminino (para alunos de todos os cursos de graduação, pós graduação e servidores).

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL. (Revisto em Setembro de 2016)

REGULAMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL. (Revisto em Setembro de 2016) REGULAMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL 2013 2017 (Revisto em Setembro de 2016) Índice 1. Introdução 2 2. Escalões etários 2 3. Constituição das Equipas 3 3.1. Infantis (andebol de 5) 3 3.2. Iniciados, Juvenis

Leia mais

Recuperação Defensiva

Recuperação Defensiva Recuperação Defensiva - - - Moncho Lopez e Rui Alves Clinic da Festa do Basquetebol Juvenil Abril 2009 Introdução: Num desporto como o basquetebol, a utilização das habilidades específicas não se faz de

Leia mais

Colégio Adventista de Rio Preto. Futsal. 9º ano. Prof. Daniel Prandi. Prof. Sheila Molina

Colégio Adventista de Rio Preto. Futsal. 9º ano. Prof. Daniel Prandi. Prof. Sheila Molina Colégio Adventista de Rio Preto Futsal 9º ano Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina FUTEBOL DE SALÃO - FUTSAL Caracterização: É um jogo coletivo desportivo, entre duas equipes, sendo cada uma constituída

Leia mais