Palavras-chave: classificação litológica, domínio geoestatístico, estimativa, fosfato.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: classificação litológica, domínio geoestatístico, estimativa, fosfato."

Transcrição

1 Estimativa de teores de P 2 O 5 utilizando agrupamento de domínios litológicos Luciano Nunes Capponi Engenheiro de Minas - Fosfertil S/A - lucianocapponi@fosfertil.com.br Diego Campos da Veiga Geólogo - Fofertil S/A Rodrigo de Lemos Peroni Professor Adjunto Universidade Federal do Rio Grande do Sul João Felipe Coimbra Leite Costa Professor Associado Universidade Federal do Rio Grande do Sul Edilson Borges Gontijo Técnico de Mineração - Fosfertil S/A Carla Bertuccelli Grasso Geólogo - Fosfertil S/A Luís Antônio Pinto e Almeida, Engenheiro de Minas - Fosfertil S/A RESUMO O propósito deste trabalho é apresentar a metodologia de estimativa de recursos minerais em função das diferentes litologias encontradas em um depósito de fosfato de origem magmática. Para tanto, foi realizada uma análise estatística da variável de interesse (P 2 O 5 ) relacionando os diversos litotipos descritos nos testemunhos de sondagem. Esta análise possibilitou o agrupamento das litologias modeladas, que apresentaram similaridades tanto estatísticas quanto geológicas, nos denominados domínios geoestatísticos (DG s). A definição destes pacotes litológicos permitiu a realização de análises de continuidade espacial e posterior estimativa dos teores de P 2 O 5 através de krigagem ordinária para cada domínio geoestatístico. Palavras-chave: classificação litológica, domínio geoestatístico, estimativa, fosfato. ABSTRACT The aim of this work is to present the grade estimation methodology based on the different lithologies found along a magmatic phosphate deposit. To do so, it was carried out a statistical analysis of the main variable (P 2 O 5 ) from the several litho types logged from the drill holes. This analysis allowed the grouping of the lithologies presenting geological and statistical similarities, within the so called geostatistical domains (DG s). The definition of these lithological groups permitted the spatial continuity study and the grade estimation for the P 2 O 5 variable using ordinary kriging at each geostatistical domain. Keywords: lithological classification, geoestatistical domain, estimation, phosphate.

2 INTRODUÇÃO A modelagem geológica e a estimativa de recursos minerais são ferramentas essenciais para tomadas de decisões estratégicas em mineração, pois fornecem informações consistentes do patrimônio mineral através de teores e volumes de corpos mineralizados. Os conceitos de geoestatística introduzidos por Matheron (1963) para o estudo de variáveis regionalizadas oferecem subsídios fundamentais para a análise da continuidade espacial de um determinado fenômeno natural como, por exemplo, uma unidade litológica ou um corpo de minério. Baseando-se nestes conceitos, este trabalho objetivou a utilização de uma nova metodologia para a estimativa de teores de P 2 O 5 para a mina de fosfato do Complexo de Mineração de Tapira-MG, de propriedade da Fosfertil - Fertilizantes Fosfatados S.A., tendo em vista a complexidade geológica da jazida aliado à necessidade da evolução da utilização de métodos geoestatísticos aplicados à avaliação de depósitos. LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO O Complexo de Mineração de Tapira (CMT) está localizado no Município de Tapira, oeste do Estado de Minas Gerais, a 16,8 km ao norte da sede do município e a cerca de 35 km do Município de Araxá (Figura 1). Figura 1 Mapa de localização da área de estudo.

3 GEOLOGIA REGIONAL E LOCAL A região de Tapira, situada entre as Serras da Bocaina e da Canastra, compreende a porção sudoeste da Província Tocantins, da qual a Faixa Brasília faz parte. A Faixa Brasília representa um cinturão de dobras e cavalgamentos Neoproterozóico (Silva, 23) desenvolvido na margem ocidental do Cráton do São Francisco (Valeriano et al., 1995). As unidades geológicas da região, adjacentes ao Complexo de Mineração de Tapira, correspondem à área tipo do Grupo Canastra, definido por Barbosa (1955), relacionada a uma sequência metassedimentar composta principalmente por filitos, xistos e quartzitos de metamorfismo de fácies xisto-verde (Seer, 1999). Segundo Brod (1999), os filitos e quartzitos do Grupo Canastra foram deformados em estrutura dômica, assim como fenitizados e termalmente afetados pela intrusão do Complexo Alcalino-carbonatítico de Tapira, porém, os efeitos termais e metassomáticos foram restritos aos quartzitos e muito pouco ao contato com a intrusão. O Complexo Alcalino-carbonatítico de Tapira é uma intrusão alcalina ultramáficacarbonatítica relacionada ao intenso magmatismo ultrapotássico do Cretáceo Superior que gerou a Província Ígnea do Alto Paranaíba (Gibson et al., 1995). A chaminé abrange uma área subcircular de aproximadamente 35 km², com extensões aproximadas de 7,4 e 6, km nos eixos N-NE e W-NW respectivamente. O Complexo é constituído principalmente por piroxenitos (bebedouritos), carbonatitos e foscoritos, e contém importantes depósitos minerais de fosfato (apatita) e titânio (anatásio), situados no espesso manto de intemperismo que se desenvolveu sobre as rochas alcalinas. A concentração supergênica destes minerais se deu por solubilização e lixiviação de componentes mais instáveis, tais como carbonatos e minerais máficos. De acordo com o perfil esquemático da jazida (Figura 2), o minério fosfático está localizado sob duas camadas superpostas: a primeira de estéril, com uma espessura de 3 a 4 metros, e a outra de minério de titânio, medindo entre 25 e 3 metros. Cotas Estéril Franco Espessura média de 35 metros Composto por solos e rochas extremamente alteradas metros Fosfato Friável e Semi Compacto Espessura mé dia de 58 metros Composto por rochas medianamente alteradas Titânio Espessura média de 3 metros Composto por rochas muito alteradas metros 1.28 metros Fosfato Compacto Espessura média de 39 metros Composto por rochas pouco alteradas metros metros Figura 2 Perfil esquemático da jazida de Tapira.

4 Unidades Litológicas Os principais tipos de rochas encontradas no Complexo de Tapira são apresentados na Tabela 1, que demonstra a terminologia utilizada e uma breve descrição das litologias que serviram de base para o trabalho de modelagem geológica e, por consequência, para a metodologia de estimativa de teores adotada neste trabalho: Tabela 1 Principais tipos de rochas encontrados no Complexo de Tapira. LEGENDA LITOLOGIA DESCRIÇÃO CAP Capeamento Materiais estéreis em fosfato e/ou titânio, tais como solo, argila, turfa, canga e laterita. BEB Grupo de rochas silicáticas que inclui piroxenito, Série bebedourito e flogopitito, que possuem >5% de piroxênio Bebedeourítica e/ou contenham perovskita. FCR CBN Série Foscorítica Série Carbonatítica Grupo de rochas constituídas por variações modais em apatita, magnetita e silicatos magnesianos, tais como foscorito, nelsonito e apatitito. Abrange o calciocarbonatitos e os magnesiocarbonatitos. SIE Sienito Inclui as rochas ígneas formadas por FK predominando sobre plagioclásio, e minerais ferromagnesianos. DNT Dunito Inclui rochas silicáticas básicas ricas em olivina, como dunito, peridotito e picrito. SLX Silexito Rochas ricas em sílex ou quartzo secundário. FEN Fenito Rochas encaixantes alteradas quimicamente devido às reações com os fluídos alcalinos provenientes da intrusão. ENC Inclui quartzito, xisto, filito, dentre outras mais antigas do Rocha que as rochas originadas pela intrusão e/ou que estejam Encaixante situadas externamente a esse. ESTUDO DE CASO Amostragem A pesquisa geológica no Complexo de Mineração de Tapira teve início na década de 196, desde então, várias campanhas de sondagem foram realizadas através de distintas empresas, com diferentes objetivos. De forma geral, todas as sondagens objetivaram atravessar todo o manto de intemperismo e atingir a rocha sã, sendo a amostragem realizada ao longo de todo o furo. A malha é pseudo regular e possui espaçamento variando desde 4 x 4 m até 5 x 5 m nos locais mais adensados. Banco de Dados A base de dados utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a compilação de todas as informações das campanhas de sondagens realizadas no histórico da pesquisa geológica no Complexo de Tapira, o que corresponde a mais de 9 metros de testemunhos gerados a partir de mais de 1. furos distribuídos ao longo de toda a extensão da intrusão alcalina.

5 Para tanto, foi realizada uma validação detalhada em todos os campos do banco de dados, de forma a certificar a integridade e consistência do mesmo. Regularização dos Dados O banco de dados original apresentava uma variação no suporte amostral, que deve ser a unidade básica de amostragem sobre a qual a variável de interesse é medida. De forma a amenizar esta inconstância, foi realizada a regularização do suporte amostral, que consta de uma operação de composição em relação à variação de comprimento nos intervalos amostrais ao longo dos furos. Inicialmente, foi elaborada uma análise estatística com as informações de comprimento das amostras de todo o banco de dados (Figura 3). Foi constatado que o intervalo entre quartis apresenta-se entre 2 m e 5 m respectivamente, demonstrando que o intervalo de 5 m é bastante frequente. Baseando-se nisso, amostras com intervalo abaixo de,5 m e acima de 7, m foram descartadas e, em seguida, as amostras remanescentes foram regularizadas no suporte amostral de 5 m. Figura 3 Histograma do comprimento das amostras de testemunhos de sondagem (banco de dados original) Modelagem Geológica Os trabalhos de modelagem e interpretação geológica foram realizados utilizando-se dos recursos do software Datamine Studio (DM). Para a individualização das litologias, foram construídos perfis verticais ao longo de toda a malha de sondagem. Os perfis foram projetados de forma a abranger o maior número possível de sondagens de acordo com a direção e o espaçamento da malha local. Nos locais menos adensados, foram utilizados perfis auxiliares para facilitar o processo de união dos polígonos gerados pela interpretação geológica (Figura 4).

6 Figura 4 Disposição dos perfis de interpretação geológica utilizados para a modelagem dos domínios litológicos. Após a interpretação geológica realizada para cada perfil, foi feita a união dos polígonos referentes a um mesmo domínio litológico, gerando assim sólidos tridimensionais destes domínios (Figura 5). Figura 5 Exemplo da união dos polígonos da interpretação geológica e geração dos sólidos para cada domínio litológico.

7 Análise Estatística dos Dados em Função dos Domínios Litológicos Considerando que a variável de interesse do estudo é P 2 O 5, foram realizadas as análises estatísticas desta variável sobre os grupos de amostras separadas por litologia, buscando associar a variabilidade dos teores de P 2 O 5 a cada domínio litológico. Para cada grupo de amostras foram gerados histogramas e obtidas as médias e os desvios padrão da variável P 2 O 5, tanto para os dados agrupados (cluster analysis) e desagrupados (Figuras 6 e 7). (a) (b) Figura 6 Exemplo de análise estatística da variável P 2 O 5 em função de um domínio litológico, neste caso, para a litologia bebedourito (BEB), para dados (a) agrupados e (b) desagrupados. (a) (b) Figura 7 Exemplo de análise estatística da variável P 2 O 5 em função de um domínio litológico, neste caso, para a litologia foscorito (FCR), para dados (a) agrupados e (b) desagrupados.

8 Metodologia Migração dos Domínios Litológicos para Domínios Geoestatísticos (DG s) Domínios geoestatísticos (DG s) são unidades que agrupam dados ou parâmetros que precisam ser estimados dentro dos limites destes domínios, onde tais dados apresentam similaridades tanto geológicas quanto estatísticas. A definição destes DG s foi baseada em análises exploratórias dos dados a partir dos resultados das estatísticas básicas e interpretações geológicas. Assim sendo, foi feita a migração dos domínios litológicos modelados para os domínios geoestatísticos. Os valores de P 2 O 5 em cada domínio foram estudados a partir da estatística básica analisando parâmetros como média, variância, mediana, máximo, mínimo e número de dados, além de histogramas de frequência e gráficos de média versus desvio-padrão (Tabela 2 e Figura 8). Tabela 2 Estatística básica dos dados de P 2 O 5 separados por domínio litológico. LITOLOGIA Média P2O5T Desvio Pad. P2O5T Nr. Amostras P2O5T [%] Amostras CAP CAPEAMENTO BEB BEBEDOURITO FCR FOSCORITO CBN CARBONATITO SIE SIENITO DNT DUNITO SLX SILEXITO FEN FENITO ENC ROCHA ENCAIXANTE Análise Populacional P2O5T FEN FCR Desvio Padrão [%] ENC SLX CAP CBN SIE BEB DNT Média [%] Figura 8 Gráfico média versus desvio padrão para classificação dos DG s baseando-se no agrupamento de litologias.

9 O domínio litológico FCR engloba os cumulados de apatita, magnetita, olivina e, em menor quantidade flogopita. Estatisticamente, o domínio litológico FCR apresenta média dos valores de P 2 O 5 igual a 1,54%, sendo essa média a maior de todos os domínios litológicos. Devido a essas peculiaridades, tal domínio litológico foi individualizado como um único domínio geoestatístico, denominado DG1. Os domínios litológicos BEB, DNT, e FEN englobam as rochas da série bebedourítica, cuja assembléia mineralógica é formada essencialmente por olivina, flogopita, perovskita, magnetita e apatita subordinadamente. De um domínio para o outro, ocorre uma variação na proporção modal desses minerais, que reflete em suas respectivas composições químicas globais. Os teores médios de P 2 O 5 desses domínios são 6,15; 5,5 e 5,76%, respectivamente, o que reflete grande similaridade no conteúdo de apatita desses domínios. Por essas razões, eles foram agrupados no domínio geoestatístico denominado DG2. Os domínios litológicos CAP, CBN, SIE e SLX, apesar de geologicamente distintos em termos de mineralogia, ocorrência e associações, apresentam a forte característica em comum de conterem teores muito baixos de P 2 O 5. Seus valores médios são, respectivamente, 3,9%; 3,8%; 3,4% e 2,95%. Por essa razão, foram tratados como um único domínio geoestatístico, denominado DG3. O domínio litológico ENC foi desconsiderado na migração para os DG s, pois engloba apenas as rochas encaixantes estéreis. Análise da Continuidade Espacial dos Domínios Geoestatísticos (DG s) Após a definição dos domínios, foi realizada uma análise específica para cada DG, com o objetivo de ajustar matematicamente o melhor arranjo de continuidade espacial para a variável P 2 O 5, fornecendo assim os parâmetros a serem utilizados na interpolação dos dados de amostras de sondagem. DG1 Para o DG1, que engloba as amostras da litologia FCR, foi elaborada a análise estatística para os dados agrupados e desagrupados, conforme a Figura 9. (a) Figura 9 Análise estatística dos dados de P 2 O 5 (a) agrupados e (b) desagrupados para o domínio geoestatístico DG1 (b)

10 A modelagem variográfica realizada para os dados do DG1 da variável P 2 O 5 é apresentada na Figura 1, tendo como resultados os parâmetros variográficos dispostos na Tabela 3: (a) (b) (c) Figura 1 (a) Semi-variograma na direção N, (b) Semi-variograma na direção N9, (c) Semi-variograma vertical Tabela 3 Parâmetros dos modelos de variograma para o DG1 Dados Direction Azimuth Dip Modelagem Variográfica - CMT - DG1 Dip Tolerance Band Nugget Efect Model1 Contribut 1 Model2 Contribut 2 Alcance Max dg1_comp.dat Semi-variograma - Vert Sph 1 Sph dg1_comp.dat Semi-variograma - Horiz Sph 1 Sph dg1_comp.dat Semi-variograma - Horiz Sph 1 Sph Alcance Min Neste caso, para a direção horizontal, utilizou-se o semi-variograma horizontal com alcances máximos em mínimos de 46 e 6 m respectivamente. DG2 Para o DG2, que engloba as amostras da litologia BEB, DNT e FEN, foi elaborada a análise estatística para os dados agrupados e desagrupados, conforme a Figura 11. (a) (b) Figura 11 Análise estatística dos dados de P 2 O 5 (a) agrupados e (b) desagrupados para o domínio geoestatístico DG2 A modelagem variográfica realizada para os dados do DG2 da variável P 2 O 5 é apresentada na Figura 12, tendo como resultados os parâmetros variográficos dispostos na Tabela 4:

11 (a) (b) (c) Figura 12 (a) Semi-variograma na direção N, (b) Semi-variograma na direção N9, (c) Semi-variograma vertical Tabela 4 Parâmetros dos modelos de variograma para o DG2 Dados Direction Azimuth Dip Modelagem Variográfica - CMT - DG2 Dip Tolerance Band Nugget Efect Model1 Contribut 1 Model2 Contribut 2 Alcance Max dg2_comp.dat Semi-variograma - Vert Sph 3.5 Sph dg2_comp.dat Semi-variograma - Horiz Sph 3.5 Sph dg2_comp.dat Semi-variograma - Horiz Sph 3.5 Sph Alcance Min Neste caso, para a direção horizontal, utilizou-se o semi-variograma horizontal com alcances máximos em mínimos de 36 e 18 m respectivamente. DG3 Para o DG3, que engloba as amostras da litologia CAP, CBN, SIE e SLX, foi elaborada a análise estatística para os dados agrupados e desagrupados, conforme a Figura 13. (a) (b) Figura 13 Análise estatística dos dados de P 2 O 5 (a) agrupados e (b) desagrupados para o domínio geoestatístico DG3 A modelagem variográfica realizada para os dados do DG3 da variável P 2 O 5 é apresentada na Figura 14, tendo como resultados os parâmetros variográficos dispostos na Tabela 5:

12 (a) (b) (c) Figura 14 (a) Semi-variograma na direção N45, (b) Semi-variograma na direção N135, (c) Semi-variograma vertical Tabela 5 Parâmetros dos modelos de variograma para o DG3 Dados Direction Azimuth Dip Modelagem Variográfica - CMT - DG3 Dip Tolerance Band Nugget Efect Model1 Contribut 1 Model2 Contribut 2 Alcance Max dg3_comp.dat Semi-variograma - Vert Sph 2.5 Sph dg3_comp.dat Semi-variograma - Horiz Sph 2.5 Sph dg3_comp.dat Semi-variograma - Horiz Sph 2.5 Sph Alcance Min Neste caso, para a direção horizontal, utilizou-se os semi-variogramas horizontais nas direções de 45º e 135º com alcances máximos de 1.75 e 1.75m respectivamente. Estimativa de Teores Para a estimativa dos teores de P 2 O 5, foi utilizado o procedimento de interpolação por krigagem ordinária (Matheron, 1963), o qual aproveita a continuidade espacial de uma variável determinada pelo semi-variograma e a emprega no para atribuição de pesos de interpolação. Para este trabalho, foram estimados teores em blocos de dimensões 25 x 25 x 1m (nas direções X, Y e Z respectivamente) com raio de busca equivalente à amplitude máxima dos semi-variogramas. A busca é feita por octantes, onde a região central do ponto ou bloco a ser estimado é dividida em oito setores. Esta medida evita que sejam selecionadas somente amostras muito próximas entre si, caracterizando agrupamento de pontos (Isaaks & Srivastava, 1989). A interpolação foi realizada através do processo ESTIMA do software Datamine Studio. Os parâmetros utilizados na krigagem ordinária dos blocos são apresentados na Tabela 6: Tabela 6 Parâmetros para estimativa de teores de P 2 O 5 através de krigagem ordinária. Elementos Amostras DG1 Amostras DG2 Amostras DG3 x Distância em y metros z Azimute 45 Nr. Min de octante Minimo por octante Amostras Maximo por octante Minimo por Blocos Maximo por blocos

13 ANÁLISE DOS RESULTADOS Após a interpolação dos teores de P 2 O 5, baseada nos parâmetros obtidos na análise de continuidade espacial e realizada separadamente para cada domínio geoestatístico (DG), foi efetuada a validação das estimativas, com o objetivo de verificar os resultados obtidos pela metodologia aplicada bem como pelo método de interpolação utilizado, no caso a krigagem ordinária. Análise Visual Invariavelmente, a navegação através de seções em diferentes setores do depósito para verificar a aderência do modelo estimado aos dados das amostras (sondagem) é sempre uma verificação necessária. A Figura 15 apresenta uma seção típica na qual se observa, pela aplicação da legenda sobre o mesmo parâmetro, tanto no modelo de blocos quanto nos furos de sondagem, a reprodução de cores (que correspondem aos intervalos de teores) dos dados que aparecem nos furos de sondagem sendo reproduzidos pelo modelo de blocos. A inspeção visual em múltiplas seções não revelou nenhuma discrepância significativa, demonstrando visualmente uma boa aderência entre os dados e o modelo estimado. Figura 15 Seção vertical para inspeção visual no processo de validação da estimativa. Análise de Deriva Dentro do processo de validação local, foi utilizada uma alternativa que são as chamadas análises de deriva ou de desvios locais do modelo. Essa análise consiste em seccionar o depósito em múltiplas fatias equidistantes entre si ao longo das três direções dos eixos cartesianos (X, Y e Z). Em cada uma destas fatias, são analisadas as médias dos dados de sondagem bem como os blocos estimados posicionados ao longo desta fatia que possui uma determinada tolerância. Esta é uma forma de verificar o desempenho do modelo em uma escala local (representada pela aderência entre as linhas de dados comparadas com as linhas da estimativa). Com este tipo de análise pode ser detectado um eventual erro sistemático gerado pelo modelo, demonstrando algum viés ou a tendência do modelo a gerar resultados repetidamente sub ou super estimados. No caso das figuras aqui apresentadas (Figuras 16 a 18), observa-se que temos uma aderência satisfatória entre a curva dos dados (representada pelas linhas pretas e pontos sólidos) e a curva das estimativas (representada pelas linhas cinzas e pontos vazados) e

14 que, quando há descolamento, ora oscila para mais ou para menos demonstrando reprodutibilidade dos dados e não tendenciosidade sistemática pelo estimador utilizado. Análise Deriva - Coordenada Leste (5 m Faixa - UTM) Análise Deriva - Coordenada Norte (5 m Faixa - UTM) Leste (m) Norte (m) N - MOD N - DH P2O5T-MOD P2O5T-DH (a) Análise Deriva - Cota (25 m Faixa - UTM) N - MOD N - DH P2O5T-MOD P2O5T-DH (b) Cota (m) N - MOD N - DH P2O5T-MOD P2O5T -DH (c) Figura 16 Análise de deriva para o DG1 comparando os teores estimados nos blocos (MOD) x dados das amostras de sondagem (DH) nas direções (a) Leste, (b) Norte e (c) cota Análise Deriva - Coordenada Leste (5 m Faixa - UTM) Análise Deriva - Coordenada Norte (5 m Faixa - UTM) Leste (m) Norte (m) N - MOD N - DH P2O5T -MOD P2O5T-DH (a) Análise Deriva - Cota (25 m Faixa - UTM) 1 N - MOD N - DH P2O5T-MOD P2O5T-DH 1 (b) Cota (m) N - MOD N - DH P2O5T -MOD P2O5T -DH (c) Figura 17 Análise de deriva para o DG2 comparando os teores estimados nos blocos (MOD) x dados das amostras de sondagem (DH) nas direções (a) Leste, (b) Norte e (c) cota.

15 Análise Deriva - Coordenada Leste (5 m Faixa - UTM) Análise Deriva - Coordenada Norte (5 m Faixa - UTM) Leste (m) Norte (m) N - MOD N - DH P2O5T-MOD P2O5T -DH (a) Análise Deriva - Cota (25 m Faixa - UTM) 7. N - MOD N - DH P2O5T-MOD P2O5T-DH (b) Cota (m) N - MOD N - DH P2O5T-MOD P2O5T-DH (c) Figura 17 Análise de deriva para o DG3 comparando os teores estimados nos blocos (MOD) x dados das amostras de sondagem (DH) nas direções (a) Leste, (b) Norte e (c) cota. CONCLUSÃO A metodologia utilizada neste trabalho, que corresponde à migração de domínios litológicos para domínios geoestatísticos, com o objetivo de agrupar litologias que apresentam similaridades tanto geológicas quanto estatísticas para a estimativa de teores da variável P 2 O 5, mostrou-se satisfatória após as análises e validações dos processos de interpolação efetuadas. Além disto, esta metodologia demostrou ser uma maneira prática e eficaz de aplicação da geoestatística, considerando a complexidade geológica da jazida de fosfato de Tapira, o que certamente proporcionará uma maior consistência e integridade das informações fornecidas para a etapa subsequente de planejamento de lavra. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Barbosa, O. (1955) Guia de Excursões do IX Congresso da Sociedade Brasileira de Geologia. Sociedade Brasileira de Geologia, p Brod, J.A. (1999) Petrology and Geochemistry of the Tapira Alkaline Complex, Minas Gerais State, Brazil. PhD Thesis, Department of Geological Sciences. University of Durham, 486 p.

16 Gibson, S. A., Thompson, R. N., Leonardos, O. H., Dickin, A. P., Mitchell, J. G. (1995) The Late Cretaceous impact of the Trindade mantle plume: evidence from large-volume, mafic, potassic magmatism in SE Brazil. J. Petrol.36 (1), p Isaaks, E. H.; Srivastava R. M. (1989) An Introduction to Applied Geostatistics. New York, Oxford University Press, 1989, 56 p. Matheron, G. (1963) Principles of Geostatistics. Economic Geology, (58): p Seer, H.J. (1999) Evolução tectônica dos grupos Araxá, Ibiá e Canastra na sinforma de Araxá-MG. Tese de Doutorado. UNB-IG. Brasília, 267 p. Silva, C.H. (23) Evolução Geológica da Faixa Brasília na Região de Tapira Sudoeste de Minas Gerais. Tese (Doutorado) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, 196 p. Valeriano, C.M.; Almeida, J. C. H.; Simões, L. S. A.; Duat, B. P.; Roig,H.; Heilbron, M. (1995) Evolução Estrutural do Domínio Externo da Faixa Brasília no Sudoeste de Minas Gerais: Registro de uma Tectônica Pré-brasiliana. Revista Brasileira de Geociências, p

A taxa de alimentação das usinas de beneficiamento são diretamente proporcionais à dureza e à qualidade do minério è Estudo dos Materiais Duros;

A taxa de alimentação das usinas de beneficiamento são diretamente proporcionais à dureza e à qualidade do minério è Estudo dos Materiais Duros; SUMÁRIO INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA LOCALIZAÇÃO GEOLOGIA REGIONAL GEOLOGIA LOCAL METODOLOGIA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS DADOS MAPAS COLETA DE DADOS RESULTADOS CONCLUSÕES PRÓXIMOS PASSOS INTRODUÇÃO O presente

Leia mais

Métodos computacionais

Métodos computacionais Métodos computacionais Métodos Computacionais: Dependem de computadores para o cálculo de recurso/reserva e fazem uso de funções matemática de interpolação, as quais são aplicadas para o cálculo de teor

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS DE LAVRA DE MINAS

PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS DE LAVRA DE MINAS PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS DE LAVRA DE MINAS Objetivos: Apresentar noções básicas atualizadas das principais tecnologias e conhecimentos técnico-científicos aplicados nas operações de

Leia mais

PROJETO CONCEITUAL DE APROVEITAMENTO ECONÔMICO DE CAMADAS DE CARVÃO UM ESTUDO DE CASO

PROJETO CONCEITUAL DE APROVEITAMENTO ECONÔMICO DE CAMADAS DE CARVÃO UM ESTUDO DE CASO PROJETO CONCEITUAL DE APROVEITAMENTO ECONÔMICO DE CAMADAS DE CARVÃO UM ESTUDO DE CASO Sarah Ribeiro Guazzelli Taís Renata Câmara Rodrigo de Lemos Peroni André Cezar Zingano Gustavo Steffen Daniel Fontoura

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EXPERIMENTAÇÃO AGRONÔMICA. Tutorial. Disciplina: Geoestatística

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EXPERIMENTAÇÃO AGRONÔMICA. Tutorial. Disciplina: Geoestatística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA E EXPERIMENTAÇÃO AGRONÔMICA. Tutorial Disciplina: Geoestatística Professor: Dr. Paulo Justiano

Leia mais

Modelagem dos limites geológicos suaves

Modelagem dos limites geológicos suaves Modelagem dos limites geológicos suaves Introdução 7/2013 Antes de poder começar com o planejamento detalhado de uma mina, é necessário realizar uma minuciosa avaliação do recurso mineral. A avaliação

Leia mais

Revisão de Estatística Básica:

Revisão de Estatística Básica: Revisão de Estatística Básica: Estatística: Um número é denominado uma estatística (singular). Ex.: As vendas de uma empresa no mês constituem uma estatística. Estatísticas: Uma coleção de números ou fatos

Leia mais

ANEXO XIII ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS - ESTUDOS GEOTÉCNICOS

ANEXO XIII ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS - ESTUDOS GEOTÉCNICOS ANEXO XIII ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS - ESTUDOS GEOTÉCNICOS 2.2.1 - INTRODUÇÃO Os Estudos Geotécnicos foram realizados com o objetivo de conhecer as características dos materiais constituintes do subleito

Leia mais

P. P. G. em Agricultura de Precisão DPADP0803: Geoestatística (Prof. Dr. Elódio Sebem)

P. P. G. em Agricultura de Precisão DPADP0803: Geoestatística (Prof. Dr. Elódio Sebem) Considerações Iniciais É impossível saber, antes de amostrar, de que maneira os valores das variáveis irão se comportar: se dependente ou independente uma da outra. Devido as limitações da estatística

Leia mais

Levantamento topográfico

Levantamento topográfico MA092 - Geometria plana e analítica - Segundo projeto Levantamento topográfico Francisco A. M. Gomes Outubro de 2014 1 Descrição do projeto Nessa atividade, vamos usar a lei dos senos e a lei dos cossenos

Leia mais

Decidir como medir cada característica. Definir as características de qualidade. Estabelecer padrões de qualidade

Decidir como medir cada característica. Definir as características de qualidade. Estabelecer padrões de qualidade Escola de Engenharia de Lorena - EEL Controle Estatístico de Processos CEP Prof. MSc. Fabrício Maciel Gomes Objetivo de um Processo Produzir um produto que satisfaça totalmente ao cliente. Conceito de

Leia mais

Capítulo 7 Medidas de dispersão

Capítulo 7 Medidas de dispersão Capítulo 7 Medidas de dispersão Introdução Para a compreensão deste capítulo, é necessário que você tenha entendido os conceitos apresentados nos capítulos 4 (ponto médio, classes e frequência) e 6 (média).

Leia mais

Qual é o risco real do Private Equity?

Qual é o risco real do Private Equity? Opinião Qual é o risco real do Private Equity? POR IVAN HERGER, PH.D.* O debate nos mercados financeiros vem sendo dominado pela crise de crédito e alta volatilidade nos mercados acionários. Embora as

Leia mais

Calibração de Equipamentos

Calibração de Equipamentos Vídeo Conferência Calibração de Equipamentos Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná Junho/2014 Diferença entre calibração e a verificação metrológica Calibração Estabelece o erro de medição e

Leia mais

4 Avaliação Econômica

4 Avaliação Econômica 4 Avaliação Econômica Este capítulo tem o objetivo de descrever a segunda etapa da metodologia, correspondente a avaliação econômica das entidades de reservas. A avaliação econômica é realizada a partir

Leia mais

EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS. Definições Básicas. Definições Básicas. Definições Básicas. Introdução à Estatística. Dados: valores de variáveis observadas.

EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS. Definições Básicas. Definições Básicas. Definições Básicas. Introdução à Estatística. Dados: valores de variáveis observadas. Definições Básicas Introdução à Estatística ESTATÍSTICA: estudo dos métodos para coletar, organizar, apresentar e analisar dados. População: conjunto constituído por todos os indivíduos que apresentem

Leia mais

POLÍTICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

POLÍTICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA Sumário: 01. OBJETIVO:... 2 02. CONCEITUAÇÃO / DEFINIÇÃO:... 2 03. ABRANGÊNCIA / ÁREAS ENVOLVIDAS:... 2 04. RESPONSABILIDADES:... 2 04.01. Responsáveis pela execução das atribuições desta política... 2

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica Mestrado Profissionalizante 2015 Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br IFMA / DAI Análise Espacial 2 1 Distribuição Espacial A compreensão da distribuição

Leia mais

Distribuição de Freqüência

Distribuição de Freqüência Distribuição de Freqüência Representação do conjunto de dados Distribuições de freqüência Freqüência relativa Freqüência acumulada Representação Gráfica Histogramas Organização dos dados Os métodos utilizados

Leia mais

Atividade 11 - Exercícios sobre Relevo Brasileiro Cap. 03 7º ano. Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites.

Atividade 11 - Exercícios sobre Relevo Brasileiro Cap. 03 7º ano. Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. Atividade 11 - Exercícios sobre Relevo Brasileiro Cap. 03 7º ano Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. 1. Comparação entre as Classificações do Relevo Brasileiro

Leia mais

Este capítulo é divido em duas seções, a primeira seção descreve a base de

Este capítulo é divido em duas seções, a primeira seção descreve a base de 30 3. Metodologia Este capítulo é divido em duas seções, a primeira seção descreve a base de dados utilizada, identificando a origem das fontes de informação, apresentando de forma detalhada as informações

Leia mais

Procedimento para Serviços de Sondagem

Procedimento para Serviços de Sondagem ITA - 009 Rev. 0 MARÇO / 2005 Procedimento para Serviços de Sondagem Praça Leoni Ramos n 1 São Domingos Niterói RJ Cep 24210-205 http:\\ www.ampla.com Diretoria Técnica Gerência de Planejamento e Engenharia

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA ESPESSURA DO MANTO DE INTEMPERISMO UTILIZANDO SÍSMICA DE REFRAÇÃO RASA NA ÁREA DE SEIVAL - RS

DETERMINAÇÃO DA ESPESSURA DO MANTO DE INTEMPERISMO UTILIZANDO SÍSMICA DE REFRAÇÃO RASA NA ÁREA DE SEIVAL - RS UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia de Minas - DEMIN DETERMINAÇÃO DA ESPESSURA DO MANTO DE INTEMPERISMO UTILIZANDO SÍSMICA DE REFRAÇÃO RASA NA ÁREA DE SEIVAL - RS

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto 3 Classificação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a classificação de áudio codificado em MPEG-1 Layer 2 em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas.

Leia mais

Prof. Júlio Cesar Nievola Data Mining PPGIa PUCPR

Prof. Júlio Cesar Nievola Data Mining PPGIa PUCPR Uma exploração preliminar dos dados para compreender melhor suas características. Motivações-chave da exploração de dados incluem Ajudar na seleção da técnica correta para pré-processamento ou análise

Leia mais

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações 153 CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES 1. Conclusões e Recomendações Um Estudo de Caso, como foi salientado no capítulo Metodologia deste estudo, traz à baila muitas informações sobre uma

Leia mais

5 SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA WDM DE DOIS CANAIS COM O SOFTWARE VPI

5 SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA WDM DE DOIS CANAIS COM O SOFTWARE VPI 68 5 SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA WDM DE DOIS CANAIS COM O SOFTWARE VPI O software VPI foi originalmente introduzido em 1998 e era conhecido como PDA (Photonic Design Automation). O VPI atualmente agrega os

Leia mais

Relação entre variáveis de fertilidade do solo e o tipo de vegetação no Estado de São Paulo, utilizando técnicas de geoestatística e SIG.

Relação entre variáveis de fertilidade do solo e o tipo de vegetação no Estado de São Paulo, utilizando técnicas de geoestatística e SIG. Relação entre variáveis de fertilidade do solo e o tipo de vegetação no Estado de São Paulo, utilizando técnicas de geoestatística e SIG. Tiago Brochado Pires Introdução: Estudos voltados para a interpretação

Leia mais

SUMÁRIO 2.0 - SONDAGENS, AMOSTRAGENS E ENSAIOS DE LABORATÓRIO E CAMPO

SUMÁRIO 2.0 - SONDAGENS, AMOSTRAGENS E ENSAIOS DE LABORATÓRIO E CAMPO ESPECIFICAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE SERVIÇOS GEOTÉCNICOS ADICIONAIS SUMÁRIO 1.0 INTRODUÇÃO 2.0 - SONDAGENS, AMOSTRAGENS E ENSAIOS DE LABORATÓRIO E CAMPO 2.1 - CORTES 2.2 - ATERROS 2.3 - OBRAS DE

Leia mais

Estudo da Viabilidade da utilização de Cartão de Crédito para um Grupo de Clientes Essenciais

Estudo da Viabilidade da utilização de Cartão de Crédito para um Grupo de Clientes Essenciais Estudo da Viabilidade da utilização de Cartão de Crédito para um Grupo de Clientes Essenciais Cleyton Zanardo de Oliveira CER, DEs, UFSCar Vera Lúcia Damasceno Tomazella, DEs, UFSCar Resumo Uma única pessoa

Leia mais

I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário. Fundamentos de Cartografia aplicados aos SIGs

I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário. Fundamentos de Cartografia aplicados aos SIGs I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário Fundamentos de Cartografia aplicados aos SIGs 1. FORMA DA TERRA Geóide Elipsóide Esfera Modelos de representação da Terra O modelo que mais

Leia mais

Compartimentação geomorfológica da folha SF-23-V-A

Compartimentação geomorfológica da folha SF-23-V-A Compartimentação geomorfológica da folha SF-23-V-A Marina Silva Araújo Universidade Federal de Uberlândia marinas.araujo@hotmail.com Vinícius Borges Moreira Universidade Federal de Uberlândia vinicius_sammet@hotmail.com

Leia mais

VARIABILIDADE ESPACIAL DE ATRIBUTOS FÍSICOS EM SOLOS SOB PLANTIO DIRETO. Bolsista PBIC/UEG, graduando do Curso de Engenharia Agrícola, UnU Cet - UEG.

VARIABILIDADE ESPACIAL DE ATRIBUTOS FÍSICOS EM SOLOS SOB PLANTIO DIRETO. Bolsista PBIC/UEG, graduando do Curso de Engenharia Agrícola, UnU Cet - UEG. VARIABILIDADE ESPACIAL DE ATRIBUTOS FÍSICOS EM SOLOS SOB PLANTIO DIRETO Ródney Ferreira Couto 1 ; Cássio Rodrigues Moreira 1 ; Elton Fialho dos Reis 2 1 Bolsista PBIC/UEG, graduando do Curso de Engenharia

Leia mais

Análise do impacto da variação do teor de corte no planejamento estratégico e cálculo de reservas para a mina de Tapira-MG

Análise do impacto da variação do teor de corte no planejamento estratégico e cálculo de reservas para a mina de Tapira-MG Análise do impacto da variação do teor de corte no planejamento estratégico e cálculo de reservas para a mina de Tapira-MG Rodrigo de Lemos Peroni Professor Adjunto Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

ALTERNATIVAS PARA DEPOSIÇÃO DE ESTÉRIL PARA A MINA DO BARREIRO

ALTERNATIVAS PARA DEPOSIÇÃO DE ESTÉRIL PARA A MINA DO BARREIRO ALTERNATIVAS PARA DEPOSIÇÃO DE ESTÉRIL PARA A MINA DO BARREIRO Marcélio Prado Fontes,Vale Fertilizantes/CEFET marcelio.fontes@valefert.com Rodrigo de Lemos Peroni UFRGS Luciano Nunes Capponi, Vale Fertilizantes

Leia mais

Prática e Gerenciamento de Projetos

Prática e Gerenciamento de Projetos Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Prática e Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Custos do Projeto Equipe: Jhonas P. dos Reis Marcelo Marciano Mário Januário Filho

Leia mais

Identificação de Solos Moles em Terrenos Metamórficos Através de Sondagem Barra Mina.

Identificação de Solos Moles em Terrenos Metamórficos Através de Sondagem Barra Mina. Identificação de Solos Moles em Terrenos Metamórficos Através de Sondagem Barra Mina. Marcio Fernandes Leão UFRJ e UERJ, Rio de Janeiro, Brasil, marciotriton@hotmail.com RESUMO: Em terrenos estudados na

Leia mais

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos Aula 9 ESCALA GRÁFICA META Apresentar as formas de medição da proporcionalidade entre o mundo real e os mapas através das escalas gráficas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: estabelecer formas

Leia mais

BASENG Engenharia e Construção LTDA

BASENG Engenharia e Construção LTDA RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO GEOLÓGICO- GEOTÉCNICA: SONDAGEM A PERCUSSÃO LT2 ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO CONTRUÇÃO DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO HOSPITAL E MATERNIDADE Praia de Boiçucanga São Sebatião / SP

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Arquitetura e Urbanismo DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL ESTIMAÇÃO AUT 516 Estatística Aplicada a Arquitetura e Urbanismo 2 DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL Na aula anterior analisamos

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL SONDAGENS Em virtude da dificuldade de se prever

Leia mais

FAPESP FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (IME) GeoGrid

FAPESP FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (IME) GeoGrid FAPESP FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (IME) GeoGrid VISUALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL DE TERRENO Integrantes: Felipe Augusto

Leia mais

ESTUDO DA ESPACIALIDADE DO LIMITE DE PLASTICIDADE E DA MASSA ESPECIFICA APARENTE SECA EM UM SOLO MANEJADO SOB PLANTIO DIRETO RESUMO

ESTUDO DA ESPACIALIDADE DO LIMITE DE PLASTICIDADE E DA MASSA ESPECIFICA APARENTE SECA EM UM SOLO MANEJADO SOB PLANTIO DIRETO RESUMO ESTUDO DA ESPACIALIDADE DO LIMITE DE PLASTICIDADE E DA MASSA ESPECIFICA APARENTE SECA EM UM SOLO MANEJADO SOB PLANTIO DIRETO Ródney Ferreira Couto 1 ; Elton Fialho dos Reis 2 ; Antônio Lazaro Ferreira

Leia mais

NOTA TÉCNICA. INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICO (Inse) DAS ESCOLAS

NOTA TÉCNICA. INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICO (Inse) DAS ESCOLAS NOTA TÉCNICA INDICADOR DE NÍVEL SOCIOECONÔMICO (Inse) DAS ESCOLAS 1. APRESENTAÇÃO A partir de 2014, o Inep, nas avaliações da educação básica, optou por contextualizar as medidas de aprendizado apresentando

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

Técnicas de Teste de Software

Técnicas de Teste de Software Técnicas de Teste de Software Luis Renato dos Santos FAES - UFPR 2011 Luis Renato dos Santos (FAES - UFPR) Técnicas de Teste de Software 2011 1 / 23 Sumário Introdução Fundamentos de Teste de Software

Leia mais

1. (Ufsm 2012) Observe as projeções cartográficas: Numere corretamente as projeções com as afirmações a seguir.

1. (Ufsm 2012) Observe as projeções cartográficas: Numere corretamente as projeções com as afirmações a seguir. 1. (Ufsm 2012) Observe as projeções cartográficas: Numere corretamente as projeções com as afirmações a seguir. ( ) Na projeção cilíndrica, a representação é feita como se um cilindro envolvesse a Terra

Leia mais

Proc. IPHAN nº 01450.007673/2011-16 - Portaria IPHAN nº 15, de 05 de maio de 2011

Proc. IPHAN nº 01450.007673/2011-16 - Portaria IPHAN nº 15, de 05 de maio de 2011 PROJETO ARQUEOLOGIA PREVENTIVA NAS ÁREAS DE INTERVENÇÃO DA UHE SANTO ANTONIO DO JARI, AP/PA Proc. IPHAN nº 01450.007673/2011-16 - Portaria IPHAN nº 15, de 05 de maio de 2011 LAUDO: 02/2011 SERVIÇO EXECUTADO:

Leia mais

Forças internas. Objetivos da aula: Mostrar como usar o método de seções para determinar as cargas internas em um membro.

Forças internas. Objetivos da aula: Mostrar como usar o método de seções para determinar as cargas internas em um membro. Forças internas Objetivos da aula: Mostrar como usar o método de seções para determinar as cargas internas em um membro. Generalizar esse procedimento formulando equações que podem ser representadas de

Leia mais

SOLO NA FAIXA DE INFLUÊNCIA DO RIO MADEIRA, PORTO VELHO-RO A HUMAITÁ-AM

SOLO NA FAIXA DE INFLUÊNCIA DO RIO MADEIRA, PORTO VELHO-RO A HUMAITÁ-AM ANÁLISE DA FERTILIDADE NATURAL (K + ; Ca +2 ; Mg +2 ; Al +3 ) DO SOLO NA FAIXA DE INFLUÊNCIA DO RIO MADEIRA, PORTO VELHO-RO A HUMAITÁ-AM Tatiane Rodrigues Lima 1 Dorisvalder Dias Nunes 2 Ângelo Mansur

Leia mais

Modelagem Digital do Terreno

Modelagem Digital do Terreno Geoprocessamento: Geração de dados 3D Modelagem Digital do Terreno Conceito Um Modelo Digital de Terreno (MDT) representa o comportamento de um fenômeno que ocorre em uma região da superfície terrestre

Leia mais

PESQUISA MINERAL E O MEIO AMBIENTE

PESQUISA MINERAL E O MEIO AMBIENTE PESQUISA MINERAL E O MEIO AMBIENTE A mineração não brota simplesmente do subsolo acima do qual o Estado impõe a sua jurisdição. É preciso que a geologia desse subsolo tenha características peculiares (que

Leia mais

Simulação Transiente

Simulação Transiente Tópicos Avançados em Avaliação de Desempenho de Sistemas Professores: Paulo Maciel Ricardo Massa Alunos: Jackson Nunes Marco Eugênio Araújo Dezembro de 2014 1 Sumário O que é Simulação? Áreas de Aplicação

Leia mais

Aplicação dos princípios de Administração da Produção em uma indústria química

Aplicação dos princípios de Administração da Produção em uma indústria química Aplicação dos princípios de Administração da Produção em uma indústria química 1 Laureilton José Almeida BORGES; 1 Fádua Maria do Amaral SAMPAIO; 1 Luciana MENDONÇA; 2 Wemerton Luís EVANGELISTA. 1 Estudante

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO RELATÓRIO DE CAMPO

CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO RELATÓRIO DE CAMPO CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO RELATÓRIO DE CAMPO PROFESSORA: MARILANE GONZAGA DE MELO DISCIPLINA: GEOLOGIA GERAL II DATA: 05/04/2013 Coordenação Pedagógica 2013 RELATÓRIO: TRABALHO DE CAMPO MARILANE GONZAGA

Leia mais

3 ASPECTOS GERAIS DA ÁREA ESTUDADA

3 ASPECTOS GERAIS DA ÁREA ESTUDADA 3 ASPECTOS GERAIS DA ÁREA ESTUDADA 3.1. Localização O aproveitamento Hidrelétrico de Itumbiara, com potência instalada de 2080 MW, situa-se no rio Paranaíba, na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás,

Leia mais

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho 1 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Tipos de SAD Orientados por modelos: Criação de diferentes

Leia mais

Feature-Driven Development

Feature-Driven Development FDD Feature-Driven Development Descrição dos Processos Requisitos Concepção e Planejamento Mais forma que conteúdo Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Planejar por

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO FRESCO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes CONCRETO FRESCO Conhecer o comportamento

Leia mais

Evolução dos modelos de risco do sistema financeiro nacional

Evolução dos modelos de risco do sistema financeiro nacional Evolução dos modelos de risco do sistema financeiro nacional O avanço da modelagem de risco de empresas nova técnica com uma nova necessidade de processamento no ambiente Big Data julio.guedes@br.experian.com

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO

VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO Inspeção visual e documentação............................................................284 Ensaios de campo em instalações...........................................................285

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA Nº 008/2010. Revisão da Metodologia de Estabelecimento dos Limites dos Indicadores Coletivos de Continuidade

CONSULTA PÚBLICA Nº 008/2010. Revisão da Metodologia de Estabelecimento dos Limites dos Indicadores Coletivos de Continuidade CONSULTA PÚBLICA Nº 008/2010 Revisão da Metodologia de Estabelecimento dos Limites dos Indicadores Coletivos de Continuidade Rio de Janeiro, 23 de Agosto de 2010 Apresentamos a seguir as nossas respostas

Leia mais

Figura 18. Distâncias das estações em relação ao Inmet e Mapa hipsmétrico

Figura 18. Distâncias das estações em relação ao Inmet e Mapa hipsmétrico 44 Figura 18. Distâncias das estações em relação ao Inmet e Mapa hipsmétrico A Figura 18 servirá de subsídios às análises que se seguem, pois revela importantes informações quanto ao comportamento das

Leia mais

27 Tolerância geométrica

27 Tolerância geométrica A U A UL LA Tolerância geométrica de posição Um problema Como se determina a tolerância de posição de peças conjugadas para que a montagem possa ser feita sem a necessidade de ajustes? Essa questão é abordada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DATA MINING EM VÍDEOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DATA MINING EM VÍDEOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DATA MINING EM VÍDEOS VINICIUS DA SILVEIRA SEGALIN FLORIANÓPOLIS OUTUBRO/2013 Sumário

Leia mais

Estudo comparativo entre dois tradicionais algoritmos de roteamento: vetor distância e estado de enlace.

Estudo comparativo entre dois tradicionais algoritmos de roteamento: vetor distância e estado de enlace. Estudo comparativo entre dois tradicionais algoritmos de roteamento: vetor distância e estado de enlace. Ederson Luis Posselt 1, Geovane Griesang 1 1 Instituto de Informática Universidade de Santa Cruz

Leia mais

Curso de Pós-Graduação lato Sensu em Matemática para Negócios. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP)

Curso de Pós-Graduação lato Sensu em Matemática para Negócios. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) Curso de Pós-Graduação lato Sensu em Matemática para Negócios. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) 1. Apresentação Com os avanços tecnológicos inseridos no mundo informatizado e virtual e a forma

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Projeto premiado com o 16 Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira 13 de maio de 2014 - Hotel Ouro Minas - Belo Horizonte (MG)

Projeto premiado com o 16 Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira 13 de maio de 2014 - Hotel Ouro Minas - Belo Horizonte (MG) Projeto premiado com o 16 Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira 13 de maio de 2014 - Hotel Ouro Minas - Belo Horizonte (MG) o Tel. (11) 3895-8590 premiodeexcelencia@revistaminerios.com.br

Leia mais

O tornado de projeto é admitido, para fins quantitativos, com as seguintes características [15]:

O tornado de projeto é admitido, para fins quantitativos, com as seguintes características [15]: 4 Tornado de Projeto O tornado de projeto é admitido, para fins quantitativos, com as seguintes características [15]: Tornado do tipo F3-médio; Velocidade máxima de 233km/h = 64,72m/s; Velocidade translacional

Leia mais

2 Método sísmico na exploração de petróleo

2 Método sísmico na exploração de petróleo 16 2 Método sísmico na exploração de petróleo O método sísmico, ou sísmica de exploração de hidrocarbonetos visa modelar as condições de formação e acumulação de hidrocarbonetos na região de estudo. O

Leia mais

Escrito por TQS Admin Qua, 28 de Agosto de 2013 10:35 - Última revisão Sex, 24 de Abril de 2015

Escrito por TQS Admin Qua, 28 de Agosto de 2013 10:35 - Última revisão Sex, 24 de Abril de 2015 Prezados, Palavras chaves: SISEs, Sondagem, SPT, camada de solo Vamos agora tratar do lançamento das sondagens no sistema SISEs. É possível lançar as sondagens, com os SPT s, camadas do solo, materiais

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos 2 QUESTÃO 01 (1,0 ponto) Observe a imagem 1, com atenção, e depois responda Fonte: http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/viag/images/imagem24.jp 3 É o sexto planeta

Leia mais

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA - CEUA

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA - CEUA ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA - CEUA Estrutura do Projeto de Pesquisa CAPA FOLHA DE ROSTO SUMÁRIO 1. RESUMO 2. PROBLEMA DE PESQUISA OU INTRODUÇÃO 3. REFERENCIAL TEÓRICO (REVISÃO DE

Leia mais

Santa Catarina. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Santa Catarina (1991, 2000 e 2010)

Santa Catarina. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Santa Catarina (1991, 2000 e 2010) Santa Catarina Em 21, no estado de Santa Catarina (SC), moravam 6,3 milhões de pessoas, onde parcela relevante (6,9%, 43,7 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 293 municípios,

Leia mais

ANEXO II. AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DOS DADOS AEROGAMAESPECTROMÉTRICOS

ANEXO II. AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DOS DADOS AEROGAMAESPECTROMÉTRICOS ANEXO II. AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DOS DADOS AEROGAMAESPECTROMÉTRICOS Os dados aerogamaespectrométricos utilizados foram provenientes do Projeto São Paulo-Rio de Janeiro, executado pela ENCAL S.A para

Leia mais

Este documento foi elaborado sob a licença

Este documento foi elaborado sob a licença 1 2 Este documento foi elaborado sob a licença Atribuição - Não Comercial - Sem Trabalhos Derivados Brasil (CC BY-NC-ND 4.0) Sobre este documento, você tem o direito de: Compartilhar - reproduzir, distribuir

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DE FLORESTAS TROPICAIS-PG-CFT INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA-INPA. 09/abril de 2014

PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DE FLORESTAS TROPICAIS-PG-CFT INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA-INPA. 09/abril de 2014 PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DE FLORESTAS TROPICAIS-PG-CFT INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA-INPA 09/abril de 2014 Considerações Estatísticas para Planejamento e Publicação 1 Circularidade do Método

Leia mais

Estudo Comparativo de Cálculo de Lajes Analogia de grelha x Tabela de Czerny

Estudo Comparativo de Cálculo de Lajes Analogia de grelha x Tabela de Czerny Estudo Comparativo de Cálculo de Lajes Analogia de grelha x Tabela de Czerny Junior, Byl F.R.C. (1), Lima, Eder C. (1), Oliveira,Janes C.A.O. (2), 1 Acadêmicos de Engenharia Civil, Universidade Católica

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento

Leia mais

USINA HIDRELÉTRICA SANTO ANTÔNIO

USINA HIDRELÉTRICA SANTO ANTÔNIO USINA HIDRELÉTRICA SANTO ANTÔNIO Programa de Monitoramento Sismológico Avaliação Ocorrência Sismos Induzidos EMPRESA: WW Consultoria e Tecnologia Ltda. DATA DO RELATÓRIO: Janeiro de 2013 RESPONSÁVEL DA

Leia mais

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras RP1102 Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE COMPRAS EM MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS NO BRASIL Coordenadores Paulo Tarso

Leia mais

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha Filtragem As técnicas de filtragem são transformações da imagem "pixel" a "pixel", que dependem do nível de cinza de um determinado "pixel" e do valor dos níveis de cinza dos "pixels" vizinhos, na imagem

Leia mais

PROPAGAÇÃO DO RUÍDO DE UM TRATOR AGRÍCOLA DE PNEUS

PROPAGAÇÃO DO RUÍDO DE UM TRATOR AGRÍCOLA DE PNEUS PROPAGAÇÃO DO RUÍDO DE UM TRATOR AGRÍCOLA DE PNEUS Camilla Missio 1 ; Jorge Wilson Cortez 3 ; Wellytton Darci Quequeto 2 ; Leonardo Maldaner 2 ; Anamari Viegas de Araujo Motomiya 3 UFGD/FCA Caixa Postal

Leia mais

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 1/18 Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 2/18 Módulo 4 - Princípios de Investimento Neste módulo são apresentados os principais fatores para a análise de investimentos,

Leia mais

Monitoramento Ambiental em Atividades Marítimas de Perfuração -MAPEM-

Monitoramento Ambiental em Atividades Marítimas de Perfuração -MAPEM- Monitoramento Ambiental em Atividades Marítimas de Perfuração -MAPEM- Felipe A. L. Toledo Laboratório de Paleoceanografia do Atlântico Sul LaPAS - Instituto Oceanográfico - USP Projeto MAPEM PROJETO FINEP

Leia mais

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS GEOMETRIA DE VIAS Elementos geométricos de uma estrada (Fonte: PONTES FILHO, 1998) 1. INTRODUÇÃO: Após traçados o perfil longitudinal e transversal, já

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE MINAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE MINAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE MINAS ALINE TEIXEIRA BICCA EDUARDO HILLER MARQUES FERNANDO ALVES CARDOZO CANTINI GRABRIEL

Leia mais

http://www.de.ufpb.br/~luiz/

http://www.de.ufpb.br/~luiz/ UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequências

Leia mais

Relatório Metodológico da Tipologia dos Colegiados de Gestão Regional CGR. O presente relatório tem por objetivo apresentar uma tipologia dos CGR

Relatório Metodológico da Tipologia dos Colegiados de Gestão Regional CGR. O presente relatório tem por objetivo apresentar uma tipologia dos CGR Relatório Metodológico da Tipologia dos Colegiados de Gestão Regional CGR Apresentação O presente relatório tem por objetivo apresentar uma tipologia dos CGR Colegiados de Gestão Regional do Brasil segundo

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

O SOFTWARE SPP Eucalyptus

O SOFTWARE SPP Eucalyptus Rua Raul Soares, 133/201 - Centro - Lavras MG CEP 37200-000 Fone/Fax: 35 3821 6590 O SOFTWARE SPP Eucalyptus 1/7/2008 Inventar GMB Consultoria Ltda Ivonise Silva Andrade INTRODUÇÃO Um dos grandes problemas

Leia mais

Medição da resistividade do solo

Medição da resistividade do solo 30 Apoio Aterramentos elétricos Capítulo XI Medição da resistividade do solo Jobson Modena e Hélio Sueta* O projeto da norma ABNT NBR 7117, atualmente em revisão, estabelece os requisitos para a medição

Leia mais

RECONHECIMENTO DE PLACAS DE AUTOMÓVEIS ATRAVÉS DE CÂMERAS IP

RECONHECIMENTO DE PLACAS DE AUTOMÓVEIS ATRAVÉS DE CÂMERAS IP RECONHECIMENTO DE PLACAS DE AUTOMÓVEIS ATRAVÉS DE CÂMERAS IP Caio Augusto de Queiroz Souza caioaugusto@msn.com Éric Fleming Bonilha eric@digifort.com.br Gilson Torres Dias gilson@maempec.com.br Luciano

Leia mais

APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP

APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP Autores: Nayra Yumi Tsutsumoto (1); Cesar Fabiano Fioriti (2) (1) Aluna de Graduação

Leia mais

Como escrever um bom RELATÓRIO

Como escrever um bom RELATÓRIO Como escrever um bom RELATÓRIO Mas o que é uma EXPERIÊNCIA? e um RELATÓRIO? Profa. Ewa W. Cybulska Profa. Márcia R. D. Rodrigues Experiência Relatório Pergunta à Natureza e a procura da Resposta Divulgação

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas CMP1132 Processo e qualidade de software II Prof. Me. Elias Ferreira Sala: 402 E Quarta-Feira:

Leia mais