Alice Virginia Brito de Oliveira Maria José Houly Almeida de Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alice Virginia Brito de Oliveira Maria José Houly Almeida de Oliveira"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS/UNEAL Alice Virginia Brito de Oliveira Maria José Houly Almeida de Oliveira O USO DAS MÍDIAS NA SALA DE AULA: A INTERNET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA ARAPIRACA -AL 2012

2 PROBLEMA Por que os professores resistem ao uso das mídias em sala de aula? Frente a necessidade de inserção das mídias na sala de aula e motivação dos discentes para a pesquisa na internet, até que ponto as mídias contribuem para a aprendizagem e construção do conhecimento dos professores e dos alunos?

3 INTRODUÇÃO As dificuldades de inserção das mídias em sala de aula ao longo da história da educação e das práticas educativas; Utilização de forma mecanizada das mídias; As mídias na educação é atualmente é estudada e discutida com pouca ou nenhuma ênfase nos cursos de formação inicial e continuada dos profissionais da educação; Função sócio-educacional que as mídias vêm desenvolvendo na educação; As tecnologias podem tornar-se elementos integradores dos ambientes de aprendizagem;

4 INTRODUÇÃO Advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC, as mudanças ocorrem praticamente de forma instantânea; Mudança também nos paradigmas de ensinar e aprender; A realidade escolar aos poucos vem mudando e modernizando a exemplo das possibilidades de uso das mídias como, a TV, vídeo, DVD, projetor multimídia, internet; Infra-estrutura das escolas e pessoas preparadas para manusear os equipamentos; Visão crítica do professor para discernir quais informações serão veiculadas na sala de aula; As escolas enfrentam grandes desafios em relação aos novos paradigmas educacionais, as novas formas de se comunicar, as novas exigências profissionais, a diversificação das formas de ensinar e aprender, redimensiona e conduz a organização curricular a partir da inserção das mídias na educação.

5 INTRODUÇÃO Processo de transformação constante tanto na vida social quanto na educacional, modificando ainda os espaços de ensinar e aprender. Moran (2000, p. 36) expõe que: A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias que facilitem a educação dos indivíduos. Grande desafio do professor, inicialmente quebrar as barreiras de sua formação e tentar superar as dificuldades da inserção das mídias na sala de aula e posteriormente é considerar este processo; A tecnologia será um mediador do processo ensino-aprendizagem.

6 INTRODUÇÃO Projetos governamentais e os laboratórios de informática ; O uso das mídias na sala de aula, sobretudo, do computador como ferramenta pedagógica continuou sendo uma resistência por parte destes profissionais; Profissionais advindos de formações tradicionais sofreram um impacto grande; O computador tornou-se o medo, o desafio na luta em adaptar-se a nova realidade social, econômica e educacional que a escola vivencia; Importância do contexto institucional para a formação continuada dos profissionais; Considerado o currículo como eixo norteador dos princípios e finalidades do trabalho escolar, deverá ser discutido, refletido e organizado no sentido que o mesmo contemple conhecimentos acerca das TIC.

7 INTRODUÇÃO A internet atualmente é um recurso preponderante em vários setores da sociedade, dentre eles na educação; Para Mercado (2006, p. 57): Integrar a utilização da Internet no currículo de um modo significativo e incorpora-la às atuais práticas de sala de aula, numa aprendizagem colaborativa, poderá fornecer um contexto autêntico em que alunos desenvolvem conhecimento, habilidades e valores. Nesse contexto, as atividades propostas permitem aos alunos analisar problemas, situações e conhecimentos presentes nas disciplinas e na sua experiência sócio-cultural.

8 OBJETIVO Investigar as questões inerentes às resistências dos profissionais da educação de incluir no currículo as aprendizagens necessárias à utilização das mídias em sala de aula bem como as aprendizagens significativas a partir da produção do novo conhecimento tendo como referência as aulas da disciplina Didática, esta concebida como a disciplina de formação pedagógica que subsidia o graduando em sua formação docente. OBJETIVOS ESPECIFÍCOS Verificar as causas pelas quais os professores resistem em utilizar as mídias em sala de aula; Discutir a importância da aquisição de competências tecnológicas, pedagógicas e inclusão de metodologias concretas de como integrar as TIC ao Currículo; Discutir conceitos e práticas para o uso das mídias na sala de aula;

9 APORTE TEÓRICO MORIN (1999); MORAN (2000); TEDESCO (2004); ARAÚJO (2004); MERCADO (2006); MERCADO e VIANA (2004); SILVA (2003) e outros.

10 METODOLOGIA A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso em Escolas de Educação Básica; A coleta dos dados aconteceu mediante a utilização da observação, da aplicação de questionários e realização de entrevistas com os professores bem como em aulas planejadas com o uso da internet no laboratório de informática da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL.

11 ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS A pesquisa explicitou mediante observação dos graduandos e, aplicação de questionários os quais continham questões sobre o planejamento didático e a utilização de mídias na sala de aula que os professores têm dificuldades de utilizar os recursos tecnológicos em seu cotidiano e poucos utilizam as mídias como ferramenta de aprendizagem por não conhecerem.

12 ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS DEPOIMENTOS: Professor 2: É mais fácil trabalhar com o planejamento que já temos organizados do que levar os alunos para o computador. Professor 4 afirma : Achei muito difícil trabalhar com o computador, tenho dificuldades em manusear assim fica complicado depender de outras pessoas. Professor 5 corrobora essa informação, apesar de destacar que aprecia trabalhar com as novas tecnologias: Gostei muito de começar a trabalhar com as tecnologias, mas sinto muitas dificuldades de operacionar os equipamentos, e os técnicos exigem muito em relação a aplicação de projetos no laboratório de informática sem a gente dominar ainda na prática.

13 ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS Na prática pedagógica o uso das mídias em sala de aula ainda é restrito a alguns profissionais, em especial, os técnicos que não estão ministrando aulas. Os professores acabam não sendo envolvidos ou alguns não querem ser envolvidos com as formações continuadas (quando são oferecidas) e projetos didáticos com esta finalidade por não conhecerem ou simplesmente achar mais fácil seu antigo planejamento. Poucos utilizam a televisão, o vídeo, o rádio, a internet, a hipermídia como ótimos recursos para mobilizar os alunos em torno de problemáticas, quando se discute o que fazer para despertar o interesse para os estudos temáticos, desenvolverem projetos ou trazer novos olhares para os trabalhos em sala de aula. Os profissionais entrevistados infelizmente não utilizam o planejamento didático de forma sistemática, as mídias na sala de aula nem tampouco a internet como recurso pedagógico. Apenas utilizam o conteúdo programático como fim em si mesmo. Como foi dito anteriormente falta formações continuadas que viabilizem esses momentos para os profissionais que já se encontram nos sistemas de ensino.

14 ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS A navegação no portal permitiu o conhecimento de vários instrumentos didáticos compatíveis com a área de história. Os graduandos puderam percorrer as diversas discussões sobre planejamento de aulas de história e o mais interessante com o uso de mídias na sala de aula. Dentre os sites oferecidos para a pesquisa, alguns deles específicos de história viabilizaram a análise e reflexão das inúmeras possibilidades teórico-metodologicas que o professor dispõe que por vezes, não é utilizada. O link, planos de aulas foi o mais acessado e analisado frente ao conteúdo que estávamos trabalhando, em especial, os recursos midiáticos que estavam sendo utilizados. E comparados com a análise dos planos recebidos pelos alunos pesquisadores, detectou-se que a organização da aula permanece cristalizada nos métodos pelos professores para desenvolver suas aulas.

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS O problema crucial refere-se à falta de formações continuadas qualitativas associadas à ausência de autonomia do professor por não saber pesquisar e não usar o computador por medo ou simplesmente acomodação. Todo e qualquer conhecimento novo realmente causa certo impacto, mas com o estudo e aprendizado são superadas as dificuldades. A falta de laboratórios de informática e recursos humanos capacitados para as formações e orientações didáticas do computador e da internet como ferramenta pedagógica tem afetado o interesse de professores e alunos, causando desmotivação, o que entendemos ser um desafio sob o qual o professor necessita superar e conseguir implantar projetos voltados para as necessidades da comunidade escolar em especial para aprendizagem dos alunos.

16 CONSIDERAÇÕES FINAIS As perspectivas da utilização das mídias em sala de aula caminham em um patamar de descobertas, realização de cursos, conhecimentos os quais irão instigando a participação efetiva dos professores como mediadores deste processo. O planejamento, é outro fator de fundamental importância que está sendo aos poucos percebido como processo necessário a organização administrativa e pedagógica do contexto escolar. As resistências revelam a falta de conhecimento e comodismo de práticas arraigadas no tradicionalismo. E, aprendizagem com a inserção das mídias na sala de aula significa aprendizagens das novas linguagens comunicacionais, interativas, dos novos conhecimentos. Revelação mediante depoimentos de quem vai se inserindo neste contexto como sendo aprendizagens motivadoras, dinâmicas, ricas, produtivas que proporcionam aos envolvidos em projetos e/ou aulas conhecimentos fantásticos no mundo do conhecimento cientifico e na produção de novos conhecimentos.

17 REFERÊNCIAS ALMEIDA, F. J. de; JÚNIOR, F. M. F. Projetos e Ambientes Inovadores. Brasília: Ministério da Educação, Seed, (Série de Estudos, Educação a Distância.) ALMEIDA, M. E. B. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, M. (Org.). Educação Online. São Paulo: Loyola, ARAÚJO, M. I. de M. Uma abordagem sobre as tecnologias da informação e da comunicação na formação do professor. In: MERCADO, L; KULLOK, M. Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: EDUFAL, MERCADO, L. P. L. Construção de material didático para educação à distância na internet: uso de ambiente virtual de aprendizagem TELEDUC. Maceió, AL, MERCADO,L. P. L. Estratégias didáticas utilizando internet. In: MERCADO, L. P. L. (Org.). Experiências com tecnologias de informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, (Org Org). Tendências na Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Maceió: EDUFAL, MERCADO, L. P. L.; VIANA, M. A. P. (Orgs.).Projetos Utilizando Internet: a Metodologia Webquest na Prática. Maceió: Q Gráfica; Marista, MERCADO, L. P. L. Novas tecnologias na educação: novos cenários de aprendizagem e formação de professores. In: OLIVEIRA, M. (Org.).Reflexões sobre conhecimentos e Educação. Maceió: EDUFAL, MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar com a Internet: transformar aula em pesquisa e comunicação. Brasília, MEC: um Salto para o Futuro, Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, SANTOS, B.S.; RADTKE, M.L. Inclusão digital: reflexões sobre a formação docente. In: PELLANDRA, N. M.C., SCHLUNZEN, E. T. M.; JUNIOR, KLAUSS S. (Orgs.). Inclusão digital: tecendo redes afetivas / cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, TEDESCO, J. C. (Org.). Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez ;Buenos Aires: Instituto Internacional de Planejamento de la Educacion; Brasília: UNESCO, 2004.

O USO DAS MÍDIAS NA SALA DE AULA: A INTERNET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

O USO DAS MÍDIAS NA SALA DE AULA: A INTERNET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA O USO DAS MÍDIAS NA SALA DE AULA: A INTERNET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA Alice Virginia Brito de Oliveira Professora Assistente Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL aliceoliveirabrito@ig.com.br Maria

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas.

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas. Análise de referencial bibliográfico e das políticas públicas sobre a formação de professores em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais no Paraná Dirce Aparecida Foletto De Moraes Nathalia

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS i. e x e FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO SÉRIE: 4ª CARGA HORÁRIA: 72 HORAS PROFESSOR: Maria Ivete

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

Educação e Pesquisa Universidade de São Paulo ISSN: BRASIL

Educação e Pesquisa Universidade de São Paulo ISSN: BRASIL Educação e Pesquisa Universidade de São Paulo revedu@edu.usp.br ISSN: 1517-9702 BRASIL 2003 Vani Moreira Kenski APRESENTAÇÃO Educação e Pesquisa, julio-diciembre, año/vol. 29, número 002 Universidade de

Leia mais

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Professor (nome e titulação): Eduardo

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA IVINHEMA - MS AGOSTO DE 2011 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO

Leia mais

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR PDE NRE: CURITIBA MUNICÍPIO: CURITIBA PROFESSOR PDE: ELIZIANE ZELLA RIBEIRO CORAÇÃO ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica Aldeci Luiz de Oliveira Profa. Dra. PMCG E-mail: aldecioliveira@hotmail.com Maria de Lourdes

Leia mais

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS DO PEG

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS DO PEG OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS DO PEG RESUMO CARLOS EDUARDO WEIZENMANN 1 RAFAELA JARDIM 2 KARLA MARQUES DA ROCHA 3 Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos por

Leia mais

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM Emerson Nunes de Almeida UFRN nunespedagogo@yahoo.com.br Francisco Cristimar Bessa Simão UNESA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola:

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola: Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza O uso das tecnologias no contexto da escola: refletindo sobre algumas implicações Maria Elisabette Brisola Brito Prado Modalidade

Leia mais

CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EIXO TEMÁTICO: Currículo, Metodologia e Práticas de Ensino FORMA DE APRESENTAÇÃO: RESULTADO DE PESQUISA CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Resumo Darlan Daniel

Leia mais

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Profe. Ma. Shirley Ribeiro A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino. Papel do professor e dos estudantes

Leia mais

Projetos Educacionais e TIC

Projetos Educacionais e TIC Projetos Educacionais e TIC Desenvolvimento de Projetos Educacionais com Utilização de TIC Aliar a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) com o desenvolvimento de Projetos Educacionais, é o grande

Leia mais

DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES

DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES RESUMO Prof. Dr. Flavio Rodrigues Campos SENAC- SP Este trabalho discute aspectos importantes de um projeto de formação

Leia mais

POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA. GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância

POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA. GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Carise Elisane Schmidt, Instituto Federal Catarinense, carise.schmidt@ifc-concordia.edu.br

Leia mais

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL Ana Klyvia Ferreira Rodrigues (1); (2) Orientadora: Carolina Soares Ramos Universidade Estadual da Paraíba; anaklyviaferreirarodriguesk3@gmail.com,

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 1 LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 Fabio Maia AVM Faculdade Integrada fabiomaia.di@gmail.com Métodos

Leia mais

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30 Gestão da informação Professor autor: Klaus Schlünzen Júnior Professor livre-docente em Informática e Educação do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de

Leia mais

Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica

Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica 1 Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica Thaís Cristina Rodrigues Tezani Universidade Estadual Paulista (UNESP) thais@fc.unesp.br Pôster

Leia mais

Escola Estadual Luís Vaz de Camões OFICINA FUTURATEC. Ipezal/Angélica MS Novembro de 2014.

Escola Estadual Luís Vaz de Camões OFICINA FUTURATEC. Ipezal/Angélica MS Novembro de 2014. Escola Estadual Luís Vaz de Camões OFICINA FUTURATEC Ipezal/Angélica MS Novembro de 2014. Escola Estadual Luís Vaz de Camões Projeto de formação, elaborado para ser desenvolvido no Novembro de 2014 pela

Leia mais

TÉCNICAS ENSINO UTILIZADAS PARA TRABALHAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS

TÉCNICAS ENSINO UTILIZADAS PARA TRABALHAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS TÉCNICAS ENSINO UTILIZADAS PARA TRABALHAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS Autor (1) Maria Domária Batista da Silva Co-autor (1) Amélia Maria Rodrigues Oliveira; Co-autor (2) Joelson Alves Soares; Coautor

Leia mais

Apresentação. Mapa de Atividades

Apresentação. Mapa de Atividades Apresentação O objetivo desta nossa Oficina Temática Virtual é discutir e elaborar um projeto utilizando objetos de aprendizagem e conteúdos educacionais digitais multimídia. Para tanto, vamos entender

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROINFO.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROINFO. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROINFO. Francisco Anderson Mariano da Silva FranciscoAnderson4@gmail.com

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 Tais Pereira dos Santos (1 autora) Acadêmica da Faculdade de Educação Santa Terezinha

Leia mais

1. Introdução A caminhada da relação com o objeto.

1. Introdução A caminhada da relação com o objeto. 14 1. Introdução A caminhada da relação com o objeto. Minha relação com a educação, cultura digital e formação de professores se iniciou na graduação do curso de pedagogia, quando comecei a participar

Leia mais

A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA

A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA Centro Universitário Leonardo Da Vinci NEAD Núcleo de Ensino a Distância Everton Leite A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA BLUMENAU 2009 EVERTON LEITE A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA Projeto apresentado

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

SABERES DO PROFESSOR: RECEIOS E INTERESSES PELAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SABERES DO PROFESSOR: RECEIOS E INTERESSES PELAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo SABERES DO PROFESSOR: RECEIOS E INTERESSES PELAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Luciane Guimarães Batistella Bianchini (UNOPAR) luciane.bianchini@kroton.com.br Mário Sergio Vasconcelos(UNESP)

Leia mais

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED Comunicamos a chamada de trabalhos para apresentação oral e pôsteres no II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância promovido pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e Associação

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

USO DE TECNOLOGIA EDUCAÇÃO. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari

USO DE TECNOLOGIA EDUCAÇÃO. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Prof.: Jiyan Yari Fazer uso da tecnologia na educação é uma necessidade inadiável... Pergunta: De que a forma

Leia mais

O USO DAS TIC S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR

O USO DAS TIC S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR O USO DAS TIC S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR INTRODUÇÃO Rafael da Silva da Cunha* - Autor rafael.dudu.r@gmail.com Maria Teobanete da Cunha* - Co-autora Rita

Leia mais

A Webquest como proposta metodológica para o ensino de Matemática

A Webquest como proposta metodológica para o ensino de Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades A Webquest como proposta metodológica para o ensino de Fernando Henrique Pereira Mestrando em Ensino de Universidade Federal Tecnológica do Paraná UTFPR

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 5 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Okur Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as bases para o planejamento e a

Leia mais

TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO

TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO 1 SUMÁRIO Técnica e Tecnologia Dado, Informação e Conhecimento Educação a distância 3/19 14/19 10/19 2 TÉCNICA E TECNOLOGIA Uma visão redutora: seremos dominados por

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Gardênia Gomes Braga de Carvalho a ; Melânia Lopes Cornélio b a Universidade Federal da Paraíba- UFPB- Campus IV, graduanda em Pedagogia, gardeniagba@hotmail.com

Leia mais

UMA VISÃO SOBRE JOGOS LÚDICOS COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA

UMA VISÃO SOBRE JOGOS LÚDICOS COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA UMA VISÃO SOBRE JOGOS LÚDICOS COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA Maiane Sousa Pereira (1); Mairis Sousa Pereira (1); Adriely de Castro Silva (2); PEREIRA, Maiane S., SOUSA PEREIRA, Mairis,

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2012

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2012 Código disciplina: da NHT5013-13 (BC1625) Caracterização da disciplina Nome da disciplina: Práticas de Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental Créditos (T-P- ( 4-0 - 4 ) Carga 48 Aula prática:

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Autor: Almir Lando Gomes da Silva (1); Co-autor: Antonio Fabio do Nascimento Torres (2); Coautor: Francisco Jucivanio

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE TABLETS EDUCACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE ENSINO HUMBERTO DE CAMPOS-MA

A UTILIZAÇÃO DE TABLETS EDUCACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE ENSINO HUMBERTO DE CAMPOS-MA A UTILIZAÇÃO DE TABLETS EDUCACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE ENSINO HUMBERTO DE CAMPOS-MA Karini da Silva Pinto 1 ; Nilton Carvalho dos Santos Júnior 2 1 Mestranda em Docência e Gestão da Educação

Leia mais

USO DOS RECURSOS MIDIÁTICOS, SOFTWARES E APLICATIVOS EDUCACIONAIS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 29 DE JULHO - CONFRESA/MT

USO DOS RECURSOS MIDIÁTICOS, SOFTWARES E APLICATIVOS EDUCACIONAIS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 29 DE JULHO - CONFRESA/MT USO DOS RECURSOS MIDIÁTICOS, SOFTWARES E APLICATIVOS EDUCACIONAIS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 29 DE JULHO - CONFRESA/MT RESUMO Aline Silva de Assis Estudante da Especialização de Ensino de Ciências

Leia mais

AVALIAÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE MANAUS-AM.

AVALIAÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE MANAUS-AM. AVALIAÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE MANAUS-AM. Eliomara da Costa Cruz; Itaní Sampaio de Oliveira Universidade Federal do Pará UFPA, eliomaracruz100@gmail.com;

Leia mais

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Vídeo SESI - EDUFOCO Ampliação do espaço Ensino-Aprendizagem Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas

Leia mais

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O.

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O. UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O.² ¹ Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Dom Pedrito RS

Leia mais

RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS SESI-SP

RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS SESI-SP RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS SESI-SP Jaqueline Oliveira Silva Ribeiro Dimas Cássio Simão josr2@bol.com.br - dicassios@hotmail.com

Leia mais

Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 23 e 24 de outubro de ISBN:

Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 23 e 24 de outubro de ISBN: APRENDIZAGEM E ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS POR MEIO DA WEBQUEST Aisha Negreiros da Costa Pedro Cláudia Prado Candice Heimann Irene Mari Pereira Denise Maria de Almeida Escola de Enfermagem da Universidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA Maria Aparecida Candine de Brito 1 Beatriz Aparecida Zanatta 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO Modalidade: Poster Eixo Temático:

Leia mais

OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO Julyane Brunna Ferreira Maciel (1); Lucas Antônio Ribeiro Cardoso (1); Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita (2); ¹Graduanda em Pedagogia pela Universidade

Leia mais

Girleane Rodrigues Florentino, Bruno Lopes Oliveira da Silva

Girleane Rodrigues Florentino, Bruno Lopes Oliveira da Silva O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA CHAMADA Á REFLEXÃO NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO CARLOS RIOS EM ARCOVERDE/PE Girleane Rodrigues Florentino, Bruno Lopes Oliveira

Leia mais

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL Vivian Timbó Magalhães Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC); RESUMO Esse artigo expõe sobre os hábitos de uso das

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: desafios e possibilidades

A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: desafios e possibilidades 1 A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: desafios e possibilidades Mariana dos Reis Alexandre UNESP, Bauru/SP e-mail: mari.agd@hotmail.com Thais Cristina Rodrigues Tezani

Leia mais

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I. 1 MÚLTIPLAS LINGUAGENS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE LONDRINA E REGIÃO SANTOS, A. R. B; Instituto Federal do Paraná (IFPR) GAMA, A.

Leia mais

Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto

Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto Tecnologias na Aprendizagem Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto Eu na TV! Em um momento em que se fala de tecnologia educacional, e a influência

Leia mais

tecnologia na escola limita-se, portanto, basicamente aos serviços de secretaria. Na segunda etapa, as escolas inserem parcialmente as tecnologias ao

tecnologia na escola limita-se, portanto, basicamente aos serviços de secretaria. Na segunda etapa, as escolas inserem parcialmente as tecnologias ao 1 Introdução Nos útlimos anos, vivemos momentos de transformação em vários setores da sociedade. Na educação, o rápido desenvolvimento tecnológico, principalmente o da internet, impulsiona educadores e

Leia mais

Ciências Humanas e Educação a Distância: um estudo sobre Grupos de Pesquisa no Brasil. Edvaldo Souza Couto UFBA Ramon Missias-Moreira - UFBA

Ciências Humanas e Educação a Distância: um estudo sobre Grupos de Pesquisa no Brasil. Edvaldo Souza Couto UFBA Ramon Missias-Moreira - UFBA Ciências Humanas e Educação a Distância: um estudo sobre Grupos de Pesquisa no Brasil Edvaldo Souza Couto UFBA Ramon Missias-Moreira - UFBA Objetivo Apresentar um panorama atual e relevante sobre a situação

Leia mais

O que são TICs? 1

O que são TICs?  1 O que são TICs? http://leonardobcampos.blogspot.com/ leonardobcampos@gmail.com 1 Sumário Introdução; Histórico das TIC no Brasil; Exemplos; Aplicações; Bibliografia; http://leonardobcampos.blogspot.com/

Leia mais

PEDAGOCIA UNIVERSITÁRIA desafios e possibilidades ao trabalho docente

PEDAGOCIA UNIVERSITÁRIA desafios e possibilidades ao trabalho docente PEDAGOCIA UNIVERSITÁRIA desafios e possibilidades ao trabalho docente Selma Garrido Pimenta Prof. Titular FE-USP GEPEFE - USP sgpiment@usp.br 1 Pressupostos PROFISSÃO: meio de se intervir no mundo e torná-lo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO. Garanta a sua vaga e se destaque no mercado.

PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO. Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade e das pessoas. Trabalhamos para promover o desenvolvimento da sociedade

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OBJETIVO DO CURSO: Preparar os alunos com conteúdos, métodos e técnicas para ensinarem com eficiência no nível superior e também formar profissionais

Leia mais

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA Jéssika Medeiros de Lucena (1) Licenciada em Ciências Biológicas,Universidade

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA Maria Giselly Jorge de Matos 1 ; Patrícia Mariana Vasco de Góz²; Gerllane Jorge de Matos³; Ricardo

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO METODOLOGIA DA PESQUISA EM MATEMÁTICA PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO METODOLOGIA DA PESQUISA EM MATEMÁTICA PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO METODOLOGIA DA PESQUISA EM MATEMÁTICA PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA Bruno

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM Educação Inovadora e Transformadora

A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM Educação Inovadora e Transformadora A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM Educação Inovadora e Transformadora Vanessa da Silva Vitória Ferrando 1 Jerônimo Nunes dos Santos Severo 2 Roger Ravasi 3 RESUMO O presente

Leia mais

DIDÁTICA DA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

DIDÁTICA DA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ISBN 978-85-7846-516-2 DIDÁTICA DA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Juliana Romanzini UEL juromanzini@hotmail.com Diene Eire de Mello - UEL diene.eire.mello@gmail.com Eixo 2: Didática

Leia mais

da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), INTRODUÇÃO

da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), INTRODUÇÃO A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA PELO PROGRAMA PROINFO INTEGRADO NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB. Dayana Ferreira Marques, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dayana_pb@hotmail.com; Ana Cláudia INTRODUÇÃO

Leia mais

Docência Online, o papel do aluno e do tutor no processo de Ensino Aprendizagem.

Docência Online, o papel do aluno e do tutor no processo de Ensino Aprendizagem. Docência Online Docência Online, o papel do aluno e do tutor no processo de Ensino Aprendizagem. Introdução Com os avanços que a tecnologia vem sofrendo atualmente a salas de aula convencional está se

Leia mais

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em educação: Currículo PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS Edson Severino Campos da Silva (edsoncampos2010@hotmail.com) Clenilson dos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Arthur de Araújo FILGUEIRAS Universidade Federal da Paraíba arthurfilgueiras@yahoo.com.br 1. INTRODUÇÃO Dentro do atual cenário

Leia mais

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil I Simpósio de Educação a Distância III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações FCT/UNESP, Presidente Prudente Educação a distância no Ensino Superior do Brasil Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Currículo escolar. Desafios e potencialidades. Formação dos jovens.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo escolar. Desafios e potencialidades. Formação dos jovens. 01470 CURRÍCULO ESCOLAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DOS JOVENS Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares 1 Eixo Temático: Didática e Prática de Ensino na Relação com a Sociedade Subeixo: Temas

Leia mais

UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS*

UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS* UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS* Lucas Borcard Cancela UEMG/Unidade Carangola Luciano Dias de Sousa - UEMG/Unidade Carangola Taís

Leia mais

CHAMADA ALUNO DOMÍNIO CONEXO PERÍODO

CHAMADA ALUNO DOMÍNIO CONEXO PERÍODO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO CHAMADA ALUNO PERÍODO 2016.2 O Programa de Pos Graduação stricto sensu em EDUCAÇÃO

Leia mais

O ENSINO DA SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI COM ANIMAÇÕES DIGITAIS.

O ENSINO DA SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI COM ANIMAÇÕES DIGITAIS. O ENSINO DA SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI COM ANIMAÇÕES DIGITAIS. Elvis Márcio Barbosa (FCT/Unesp); Raquel Gomes de Oliveira (FCT/UNESP). Eixo- Temático: 10 - Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC no Processo

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Evolução e tendências da administração

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O DESAFIO DA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O DESAFIO DA Congresso Internacional ABED de Educação a Distância EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O DESAFIO DA AFETIVIDADE NA PERCEPÇÃO DETUTORES E ALUNOS Ilka Maria Soares

Leia mais

O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE SALAS DE AULA INTERATIVAS NO ENSINO PRESENCAL E EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE SALAS DE AULA INTERATIVAS NO ENSINO PRESENCAL E EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE SALAS DE AULA INTERATIVAS NO ENSINO PRESENCAL E EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Mariana Peão Lorenzin CEETEPS ETEC Parque da Juventude/Colégio Bandeirantes mariana.lorenzin@gmail.com

Leia mais

IV FÓRUM DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

IV FÓRUM DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE IV FÓRUM DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE DIFERENTES (des)iguaias E DESCONECTADOS 13 a 15 de junho de 2010 EUGÊNIO CARLOS STIELER (Organizador) CADERNO DE RESUMOS Apoio: UNEMAT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO

Leia mais

Usos dos meios, consumos culturais e formação de professores para mídia-educação

Usos dos meios, consumos culturais e formação de professores para mídia-educação Usos dos meios, consumos culturais e formação de professores para mídia-educação M. Fantin, UFSC, Florianopolis P.C. Rivoltella, UCSC, Milão III Seminario de Pesquisa em Mídia-educação Florianopolis, UFSC,setembro

Leia mais

METODOLOGIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR EMENTA OBJETIVOS

METODOLOGIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR EMENTA OBJETIVOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE METODOLOGIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Leia mais

Pensando por este lado, o trabalho tem objetivo principal de contribuir na formação desses alunos de uma forma que chame mais a atenção e lhe traga

Pensando por este lado, o trabalho tem objetivo principal de contribuir na formação desses alunos de uma forma que chame mais a atenção e lhe traga O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINO DE GEOGRAFIA Alex Lourenço dos Santos Odelfa Rosa Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão alexlourenco1@hotmail.com rosaodelfa@gmail.com

Leia mais

PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES.

PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES. PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES. Amayra Rocha da Silva Graduanda do Curso de Pedagogia. Bolsista-CNPq, UFPI. Profª. Drª. Maria da

Leia mais

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS Luciene Formiga Soares Silva UEPB lucieneformigasoares@gmail.com Rosângela de Araujo Medeiros UEPB professorarosangelauepb@gmail.com

Leia mais

Capítulo 21. Introdução

Capítulo 21. Introdução Relatório Anual / Pesquisas Ecológicas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Educação Ambiental Continuada no Ensino Fundamental e Médio às margens do rio Paraná, Porto Rico-PR - TEdAm Introdução

Leia mais

A USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM ESTUDO DE CASO

A USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM ESTUDO DE CASO A USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM ESTUDO DE CASO Simone Matos dos Santos Teixeira (1); Paula Jucá de Sousa Santos (2); Fransérgio Bucar Afonso Pereira f(3) ¹Instituto Federal de Educação,

Leia mais

USO DO NETBOOK EM SALA DE AULA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

USO DO NETBOOK EM SALA DE AULA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO USO DO NETBOOK EM SALA DE AULA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO Albertina Marília Alves Guedes¹ Edenise Gláucia Alves Guedes²

Leia mais

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL Mestrado em Ensino e suas Tecnologias Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem Profa. Dra. Arilise Moraes de Almeida Lopes Para falar de Educação

Leia mais

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Educação a Distância e as novas tecnologias Educação Personalizada Vencendo as Barreiras Geográficas e Temporais EAD NO ENSINO PRESENCIAL

Leia mais

O USO DO SOFTWARE LIVRE NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL RELATO DE EXPERIÊNCIA

O USO DO SOFTWARE LIVRE NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL RELATO DE EXPERIÊNCIA O USO DO SOFTWARE LIVRE NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL RELATO DE EXPERIÊNCIA Francisco de Assis da Costa Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), saoassis@yahoo.com.br 1. INTRODUÇÃO No Brasil,

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 8º CRÉDITO: 4 NOME DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOME DO CURSO: PEDAGOGIA

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 8º CRÉDITO: 4 NOME DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 8º CRÉDITO: 4 NOME DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 Conceitos e

Leia mais

2. RESULTADOS E DISCUSSÕES

2. RESULTADOS E DISCUSSÕES O PAPEL DO PIBID ENQUANTO INSTRUMENTO DE COLABORAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ALTERNATIVAS METODOLOGICAS: O PAPEL DO ESTUDO DE CAMPO NAS AULAS DE GEOGRAFIA José Nivaldo da Silva (UEPB), Nathália

Leia mais