TELA DE LOGIN O usuário deve entrar com o seu nome de login e a sua senha. Ao clicar no botão Entrar, o usuário é conduzido ao seu respectivo nível.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TELA DE LOGIN O usuário deve entrar com o seu nome de login e a sua senha. Ao clicar no botão Entrar, o usuário é conduzido ao seu respectivo nível."

Transcrição

1 TELA DE LOGIN O usuário deve entrar com o seu nome de login e a sua senha. Ao clicar no botão Entrar, o usuário é conduzido ao seu respectivo nível.

2 PARTE II NÍVEIS DO SISTEMA 1. NÍVEL ADMINISTRADOR Este é o nível principal do sistema. O usuário Administrador tem poderes para acessar todos os recursos do sistema Usuários Nesta opção, é possível criar usuários com nível de Administrador, de Centro e de Departamento, bem como alterar ou excluir usuários de todos os níveis Administrador Cadastrar Ao selecionar esta opção, será exibida a seguinte tela:

3 Campos Existentes: Usuário: Nome que identificará o novo usuário no sistema e com o qual este deve entrar na tela de login. Senha: É pedida na tela de login também. Confirme a Senha: Deve-se digitar o mesmo que o campo anterior. Matrícula Siape Nome Lotação Telefone: campo opcional. campo opcional. Ao preencher os campos, o usuário deve clicar no botão Salvar.

4 Alterar/Excluir Ao escolher esta opção, serão listados todos os usuários do tipo Administrador. Então, deve-se escolher uma das opções abaixo: Editar: Nesta opção, é possível alterar o Nome, o Telefone, o e a Senha do Usuário. Excluir: Com esta opção, o usuário é excluído do sistema.

5 Centro Cadastrar Ao selecionar esta opção, será exibida a seguinte tela: Campos Existentes: Usuário: Nome que identificará o novo usuário no sistema e com o qual este deve entrar na tela de login. Senha: É pedida na tela de login também. Confirme a Senha: Deve-se digitar o mesmo que o campo anterior. Matrícula Siape Nome Centro: O usuário deve escolher o Centro a que o novo usuário ficará vinculado. Telefone: campo opcional. campo opcional. Ao preencher os campos, o usuário deve clicar no botão Salvar.

6 Alterar/Excluir Ao escolher essa opção, aparecerá a seguinte tela: Deve-se clicar na caixa de seleção para escolher o Centro cujos usuários deseja-se visualizar.

7 Ao selecionar o Centro, serão listados os usuários do mesmo. Então, deve-se escolher uma das opções abaixo: Editar: Nesta opção, é possível alterar o Nome, o Telefone, o e a Senha do Usuário Departamento Cadastrar Excluir: Com esta opção, o usuário é excluído do sistema. Ao selecionar esta opção, será exibida a seguinte tela:

8 Campos Existentes: Usuário: Nome que identificará o novo usuário no sistema e com o qual este deve entrar na tela de login. Senha: É pedida na tela de login também. Confirme a Senha: Deve-se digitar o mesmo que o campo anterior. Matrícula Siape Nome Departamento: O usuário deve escolher o Departamento a que o novo usuário ficará vinculado. Telefone: campo opcional. campo opcional. Ao preencher os campos, o usuário deve clicar no botão Salvar Alterar/Excluir Docente Deve-se escolher, primeiramente, o Departamento cujos usuários deseja-se visualizar. Estes serão, então, listados, com as opções abaixo: Editar: Nesta opção, é possível alterar o Nome, o Telefone, o e a Senha do Usuário. Excluir: Com esta opção, o usuário é excluído do sistema Alterar/Excluir Deve-se escolher, primeiramente, o Departamento cujos usuários deseja-se visualizar. Estes serão, então, listados, com as opções abaixo: Editar: Nesta opção, é possível alterar o Nome, o Telefone, o e a Senha do Usuário.

9 1.2. Disciplinas Excluir: Com esta opção, o usuário é excluído do sistema. Nesta opção, é possível cadastrar disciplinas novas, bem como alterar ou excluir as existentes Cadastrar Campos Existentes: Departamento: Deve-se escolher o Departamento a que pertencerá a nova Disciplina. Código Nome Carga Horária Ao preencher os campos, o usuário deve clicar no botão Salvar. Obs.: Ao cadastrar a Disciplina, ela é automaticamente habilitada Alterar/Excluir 1.3. Período Deve-se escolher, primeiramente, o Departamento cujas Disciplinas desejase visualizar. Estas serão, então, listadas, com as opções abaixo: Editar: Nesta opção, é possível alterar a carga horária e o status de habilitação (habilitada ou desabilitada) da Disciplina. Excluir: Com esta opção, a Disciplina é excluída do sistema. Nesta opção, é possível alterar o período corrente, bem como incluir novos. Período Ativo: Aqui, deve-se optar por um dos períodos listados ou pela opção Nenhum, e então clicar no botão Alterar. Obs.: O período só é efetivamente??? Novo Período: Deve-se digitar o novo período no formato aaaa/s, onde aaaa é o ano, com quatro dígitos, e s é o semestre, com um dígito (não se esqueça da barra / ), e então clicar no botão Adicionar Período.

10 2. NÍVEL CENTRO

11 3. NÍVEL DEPARTAMENTO Este é o nível que os Chefes de Departamento irão acessar Usuário Nesta opção, é possível alterar ou excluir usuários com nível de Docente Alterar/Excluir Ao escolher essa opção, aparecerá a seguinte tela: Deve-se selecionar o único Departamento listado, que é o corrente, para se exibirem os usuários do tipo Docente do mesmo.

12 Então, deve-se escolher uma das opções abaixo: Editar: Nesta opção, é possível alterar o Nome, o Telefone, o e a Senha do Usuário Docente Excluir: Com esta opção, o usuário é excluído do sistema. Neste menu é possível escolher três opções: Cadastrar um novo Docente, Habilitar um Docente Estrangeiro e Desabilitar um Docente Estrangeiro.

13 Cadastrar Ao selecionar esta opção, será exibida a seguinte tela: Campos Existentes: Matrícula do Siape Nome do Docente Situação Funcional Regime de Trabalho Categoria Titulação Telefone Residencial Ao preencher os campos, o usuário deve clicar no botão Salvar Habilitar Esta opção permite que um Docente de outro Departamento (Estrangeiro) torne-se apto a ministrar as Disciplinas do Departamento corrente.

14 Ao selecionar esta opção, será exibida a seguinte tela: Deve-se, de antemão, conhecer a Matrícula Siape do Docente Estrangeiro, pois é através dela que a habilitação se efetuará. Ao clicar no botão Habilitar, surgirá a seguinte tela, com as informações do respectivo Docente: Se as informações exibidas corresponderem ao Docente desejado, deve-se clicar no botão Confirmar, e assim finalizar a Habilitação Desabilitar Esta opção permite desabilitar um Docente Estrangeiro que esteja habilitado para o Departamento corrente.

15 Ao selecionar esta opção, será exibida a seguinte tela: Escolha o Docente que desejar desabilitar, e então clique no botão Desabilitar Docente. Surgirá a seguinte tela, com as informações do respectivo Docente: 3.3. Relatório Se as informações exibidas corresponderem ao Docente desejado, deve-se clicar no botão Confirmar, e assim finalizar a Desabilitação. Este menu apresenta os relatórios gerenciais das atividades docentes, oferecendo a possibilidade de imprimi-los.

16 Ensino de Graduação Selecione essa opção e surgirá a seguinte tela: Opte por um período (ano/semestre) e clique no botão para exibir o relatório Ensino de Graduação:

17 Ensino de Pós-Graduação Selecione essa opção e surgirá a seguinte tela:

18 Opte por um período (ano/semestre) e clique no botão para exibir o relatório Ensino de Pós-Graduação: Extensão

19 Selecione essa opção e surgirá a seguinte tela: Opte por um período (ano/semestre) e clique no botão para exibir o relatório Extensão:

20 Pesquisa Selecione essa opção e surgirá a seguinte tela:

21 Opte por um período (ano/semestre) e clique no botão para exibir o relatório Pesquisa: Projeto de Ensino

22 Selecione essa opção e surgirá a seguinte tela: Opte por um período (ano/semestre) e clique no botão para exibir o relatório Projeto de Ensino:

23 Administração Selecione essa opção e surgirá a seguinte tela:

24 Opte por um período (ano/semestre) e clique no botão para exibir o relatório Administração:

25 Afastamento Selecione essa opção e surgirá a seguinte tela: Opte por um período (ano/semestre) e clique no botão para exibir o relatório Afastamento:

26 Resumo Selecione essa opção e surgirá a seguinte tela:

27 Opte por um período (ano/semestre) e clique no botão para exibir o relatório Resumo:

28 3.4. Alterar Senha Use essa opção quando quiser alterar sua senha de usuário. A tela a ser exibida será: 3.5. Sair Digite sua senha atual no primeiro campo; No próximo campo, digite a nova senha; Confirme a nova senha para, assim, efetuar a alteração. Utilize essa opção para sair do sistema e retornar à tela de login.

MATRÍCULA DA PÓS-GRADUAÇÃO WEB

MATRÍCULA DA PÓS-GRADUAÇÃO WEB MATRÍCULA DA PÓS-GRADUAÇÃO WEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS Matrícula da Pós via Internet Introdução O processo de matrícula da pós-graduação via web, na sua

Leia mais

E-mail Institucional login@unifesp.br

E-mail Institucional login@unifesp.br E-mail Institucional login@unifesp.br Introdução O sistema de correio eletrônico da UNIFESP permite a seus usuários a troca de mensagens eletrônicas pela internet, comunicando pessoas dentro e fora da

Leia mais

PROJUDI TJES Telefone: 3334-2201 e-mail: projudi@tjes.jus.br https://sistemas.tjes.jus.br/projudi. Sumário

PROJUDI TJES Telefone: 3334-2201 e-mail: projudi@tjes.jus.br https://sistemas.tjes.jus.br/projudi. Sumário Sumário 1- Recuperar Senha...1 2- Alterar Senha...2 3- Alteração Dados Pessoais...4 4- Revogar Certificado Digital...6 5- Criar Certificado Digital...7 1- Recuperar Senha Caso tenha perdido ou não lembre

Leia mais

MANUAL SISTEMA ELETRONICO DE CONTROLE DE PONTO

MANUAL SISTEMA ELETRONICO DE CONTROLE DE PONTO MANUAL SISTEMA ELETRONICO DE CONTROLE DE PONTO DITI/GAB/NHU 1 SUMÁRIO 1 ABRINDO O SISTEMA DE CONTROLE DE PONTO... 3 2 REGISTRANDO O SEU PONTO DE FREQUENCIA... 6 3 VERIFICANDO AS BATIDAS DE PONTO E IMPRIMINDO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE PONTO SREP. Versão 1-2014

MANUAL DO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE PONTO SREP. Versão 1-2014 MANUAL DO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE PONTO SREP 1. Introdução Versão 1-2014 Esse manual destina-se aos servidores técnico-administrativos em educação da Ufes que utilizam o Sistema de Registro Eletrônico

Leia mais

Contato/Suporte = Para dúvidas ao efetuar o cadastro ou para acessar.

Contato/Suporte = Para dúvidas ao efetuar o cadastro ou para acessar. 1 Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI) dos Atos Notariais e Registrais dos Cartórios Extrajudiciais do Estado de Mato Grosso Manual de Utilização da Central, Anoreg-MT Versão 1.2 Descrição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE Versão 1.0 24/01/2012 1

Leia mais

Manual de Utilização. Obter Acesso aos Sistemas Educação. Projeto: Obter Acesso Versão Doc.: <1.0> Data de criação: 15/10/2010

Manual de Utilização. Obter Acesso aos Sistemas Educação. <Versão: 1.0> Projeto: Obter Acesso Versão Doc.: <1.0> Data de criação: 15/10/2010 Obter Acesso aos Sistemas Educação Manual de Utilização Página 1/9 Conteúdo 1. Introdução... 3 1.1 Objetivo... 3 1.2 Escopo... 3 1.3 Acesso... 3 1.4 Requisitos básicos... 3 2. Interface de

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AO SISTEMA ACADÊMICO (SOL)

TUTORIAL DE ACESSO AO SISTEMA ACADÊMICO (SOL) TUTORIAL DE ACESSO AO SISTEMA ACADÊMICO (SOL) SUMÁRIO 1º Passo: ACESSO AO SITE... 1 2º Passo: ACESSO AO SOL ALUNO... 1 3º Passo: CRIAR SENHA NO SISTEMA ON-LINE... 1 4º Passo: MATRÍCULA... 4 5º Passo: IMPRESSÃO

Leia mais

Manual de inscrições para Ouvintes VI ENIEDUC

Manual de inscrições para Ouvintes VI ENIEDUC Manual de inscrições para Ouvintes VI ENIEDUC Como se inscrever para o VI ENIEDUC Como se inscrever para um minicurso Como emitir o boleto para pagamento Para se inscrever no VI ENIEDUC siga rigorosamente

Leia mais

Tutorial para utilização do Sistema Calisto Nível: Usuário

Tutorial para utilização do Sistema Calisto Nível: Usuário Tutorial para utilização do Sistema Calisto Nível: Usuário versão 1.0 Elaborado por: Informática Sistemas em agosto de 2012 Antonio Carlos de O. Macedo Evandro F. Gonçalves Luciana A. Carradori 1. PREFÁCIO

Leia mais

Governança da Informação BDQ: geração da PNI AV2 e AV3 GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO BDQ: GERAÇÃO DA PNI AV2 E AV3. Pá giná 1

Governança da Informação BDQ: geração da PNI AV2 e AV3 GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO BDQ: GERAÇÃO DA PNI AV2 E AV3. Pá giná 1 GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO BDQ: GERAÇÃO DA PNI AV2 E AV3 Pá giná 1 Sumá rio 1. Recomendáço es iniciáis 3 1.1 Sobre o Internet Explorer 11 4 2. Ingressár no sistemá 5 3. Gerár provás impressás (PNI) 6 3.1

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet

MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet Qualquer dúvida entre em contato: (33)32795093 01 USUÁRIO/CSPSNet O sistema CSPSNet está configurado para funcionar corretamente nos seguintes browsers: Internet Explorer 8.0,

Leia mais

Projeto WEB SAI. Tutorial do usuário Representante(s) da Unidade(s)

Projeto WEB SAI. Tutorial do usuário Representante(s) da Unidade(s) Projeto WEB SAI Tutorial do usuário Representante(s) da Unidade(s) Centro Paula Souza Setembro/2014 Sumário Sumário... 1 Tabela de figuras... 2 Introdução... 3 Informações importantes.... 3 Conceitos...

Leia mais

Caro (a) Aluno (a), Sumário

Caro (a) Aluno (a), Sumário 1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD Caro (a) Aluno (a), Este tutorial tem o intuito de apresentar as orientações necessárias ao acesso deste Portal. O objetivo é prevenir possíveis dificuldades no uso do

Leia mais

Roteiro de Acesso ao SIGRH UFG

Roteiro de Acesso ao SIGRH UFG Universidade Federal de Goiás Centro de Recursos Computacionais Roteiro de Acesso ao SIGRH UFG Os sistemas são melhores visualizados utilizando o Mozilla Firefox. Passo 1. Gerando seu Login Único: Acesse

Leia mais

Faculdade de Medicina de Marília Manual de acesso ao Demonstrativo de Pagamento de Salário dos Colaboradores

Faculdade de Medicina de Marília Manual de acesso ao Demonstrativo de Pagamento de Salário dos Colaboradores ACESSO AO DEMOSTRATIVO DE PAGAMENTO Para acessar o demonstrativo de pagamento, serão necessários os seguintes passos: 1º) Acesse o site da FAMEMA, vá em Área Funcionário localizado no canto superior direito,

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Primeiro Acesso a Plataforma MOODLE. Autor: NUTEIA Data de Criação: 03 / 02 / 2008. Atualizado em: 16 / 03 / 2012. 1ª Etapa 01

Leia mais

Manual do Sistema de RMO P á g i n a 2. Manual do Sistema de RMO. Registro Mensal de Ocorrências (GRH) Núcleo de Informática

Manual do Sistema de RMO P á g i n a 2. Manual do Sistema de RMO. Registro Mensal de Ocorrências (GRH) Núcleo de Informática Gerência de Recursos Humanos GRH/PRAD/UFMS Manual do Sistema de RMO Versão On-Line Núcleo de Informática Universidade Federal de Mato Grosso do Sul P á g i n a 2 Manual do Sistema de RMO Registro Mensal

Leia mais

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP MANUAL DO

Leia mais

PASSO A PASSO Cadastramento de Empresa Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Equipe de Cadastro

PASSO A PASSO Cadastramento de Empresa Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Equipe de Cadastro ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária PASSO A PASSO Cadastramento de Empresa Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Equipe de Cadastro www.anvisa.gov.br Para acessar o cadastro

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO WiFi-UFS Internet Explorer

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO WiFi-UFS Internet Explorer MANUAL DE CONFIGURAÇÃO WiFi-UFS Internet Explorer Sumário 1. Configurando o Internet Explorer...2 2. Sou aluno, qual é minha Matrícula SIGAA?...2 1. Configurando o Internet Explorer. OBS: As instruções

Leia mais

PORTAL INTRANET / EXTRANET. Manual de Acesso. Guia Rápido. Secretaria de Administração - Unidade de Sistemas Versão 1.0

PORTAL INTRANET / EXTRANET. Manual de Acesso. Guia Rápido. Secretaria de Administração - Unidade de Sistemas Versão 1.0 PORTAL INTRANET / EXTRANET Manual de Acesso Guia Rápido Secretaria de Administração - Unidade de Sistemas Versão 1.0 Esse documento foi elaborado para proporcionar aos funcionários da Prefeitura um guia

Leia mais

GUIA DE APOIO ÀS CANDIDATURAS

GUIA DE APOIO ÀS CANDIDATURAS GUIA DE APOIO ÀS CANDIDATURAS Recomendações Gerais para Preenchimento do Formulário de Candidatura: ANTES do preenchimento da candidatura: o que precisa saber/ fazer? Reunir informação: Consultar as Normas

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE INSERÇÃO PROJETO DE TUTORIA ACADÊMICA

MANUAL PRÁTICO DE INSERÇÃO PROJETO DE TUTORIA ACADÊMICA MANUAL PRÁTICO DE INSERÇÃO PROJETO DE TUTORIA ACADÊMICA 2014 ACESSO AO SISTEMA Após acessar o site da UNIPAR www.unipar.br, deve-se acessar o link Diretorias Ensino Superior, e no campo Programa de Tutoria

Leia mais

Sistema para Avaliação de Desempenho Guia de Referência para o Validador

Sistema para Avaliação de Desempenho Guia de Referência para o Validador GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS SEARH COORDENADORIA DE OPERAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COTIC Sistema para Avaliação

Leia mais

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1 1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1.ACESSANDO O SITE DA FEOL 1.1 Endereço do Site O endereço para acessar o site da Fundação Educacional de Oliveira é: www.feol.com.br Obs: experimente digitar apenas feol.com.br

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL. Versão 1.3

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL. Versão 1.3 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL Versão 1.3 Sumário 1. ACESSO AO SISTEMA... 3 1.1. Primeiro acesso ao sistema... 3 1.2. Como alterar a senha no primeiro acesso... 4

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema de Ordem de Serviço SISORD. Para utilizar o sistema, acesse o endereço https://producao.cedaf.ufv.

Tutorial de utilização do Sistema de Ordem de Serviço SISORD. Para utilizar o sistema, acesse o endereço https://producao.cedaf.ufv. Tutorial de utilização do Sistema de Ordem de Serviço SISORD Para utilizar o sistema, acesse o endereço https://producao.cedaf.ufv.br/sisordcaf Automaticamente será mostra a tela de login dos sistemas

Leia mais

SGP Sistema de Gestão de Pessoas

SGP Sistema de Gestão de Pessoas SGP Sistema de Gestão de Pessoas Orientações para Cadastro e lotação de pessoas no SGP : 1º PASO: Cadastrar pessoa: a) Para cadastrar pessoas no SGP acesse o menu 2 Gestão de Pessoas > 2.1 Pessoas > 2.1.1

Leia mais

Backup de E-mails Utilizando o Outlook Express

Backup de E-mails Utilizando o Outlook Express Backup de E-mails Utilizando o Outlook Express Uma grande dúvida dos usuários do e-mail da Universidade Federal do Piauí é a realização de backups. Uma forma de realizar o backup é configurar programas

Leia mais

GUIA PASSO A PASSO PARA REALIZAR A VOTAÇÃO VIA INTERNET. [SISTEMA DE VOTAÇÃO ON-LINE CFC/CRCs] Sistema para eleições dos CRCs

GUIA PASSO A PASSO PARA REALIZAR A VOTAÇÃO VIA INTERNET. [SISTEMA DE VOTAÇÃO ON-LINE CFC/CRCs] Sistema para eleições dos CRCs GUIA PASSO A PASSO PARA REALIZAR A VOTAÇÃO VIA INTERNET [SISTEMA DE VOTAÇÃO ON-LINE CFC/CRCs] Sistema para eleições dos CRCs Sumário PROCEDIMENTOS PARA EFETUAR O PROCESSO DE VOTAÇÃO... 3 1. TROCA DE SENHA

Leia mais

MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES

MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES Esse Manual tem como objetivo explicar todas as funções do novo sistema de abertura de chamados da Datacom Automações. Esse novo programa facilitará o atendimento entre

Leia mais

Manual. do sistema de. Newsletter

Manual. do sistema de. Newsletter Manual do sistema de Newsletter 1 Sumário 1.Introdução... 2 2.Tela de Login... 2 2.1. Esqueci minha senha... 2 3. Grupos... 2 3.1. Cadastrando os Grupos... 2 3.2. Alterando os Grupos... 4 3.3. Excluindo

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO (SOSI) STI Unesp - Campus Experimental de Ourinhos

PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO (SOSI) STI Unesp - Campus Experimental de Ourinhos PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO (SOSI) STI Unesp - Campus Experimental de Ourinhos 1 SISTEMA DE ORDEM DE SERVIÇO DE INFORMÁTICA Este documento tem o objeto

Leia mais

Tutorial para utilização do Sistema Fórcis Nível: Usuário

Tutorial para utilização do Sistema Fórcis Nível: Usuário Tutorial para utilização do Sistema Fórcis Nível: Usuário versão 1.0 Elaborado por: Informática Sistemas em abril de 2012 Antonio Carlos de O. Macedo Evandro F. Gonçalves Luciana A. Carradori 1. PREFÁCIO

Leia mais

Portal de Periódicos CAFe

Portal de Periódicos CAFe Portal de Periódicos CAFe Acesso remoto via CAFe ao Portal de Periódicos 2ª edição www.periodicos.capes.gov.br Coordenação-Geral do Portal de Periódicos Diretoria de Programas e Bolsas no País Coordenação

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Telefone de Suporte: 3004-0506 (Use seu DDD Local)

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Telefone de Suporte: 3004-0506 (Use seu DDD Local) MANUAL DE INSTRUÇÕES DO Telefone de Suporte: 3004-0506 (Use seu DDD Local) MANUAL DE PROCESSOS - PE ÍNDICE 1 INFORMAÇÕES IMPORTANTES 3 1.1 Atualização dos Navegadores: 3 1.2 Configurando o Internet Explorer

Leia mais

Manual de Acesso ao Sistema de Gestão de Serviços (SIGServ)

Manual de Acesso ao Sistema de Gestão de Serviços (SIGServ) Manual de Acesso ao Sistema de Gestão de Serviços (SIGServ) SIGServ É um sistema de solicitação, atendimento e acompanhamento de serviços da PRESTADORA CADASTRADA (Prefeitura do Campus Cuiabá) para o campus

Leia mais

Manual do Sistema de Patrimônio P á g i n a 2. Manual do Sistema de Patrimônio. Núcleo de Informática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Manual do Sistema de Patrimônio P á g i n a 2. Manual do Sistema de Patrimônio. Núcleo de Informática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Divisão de Patrimônio DIPM/GRM/PRAD Manual do Sistema de Patrimônio Versão On-Line Núcleo de Informática Universidade Federal de Mato Grosso do Sul P á g i n a 2 Manual do Sistema de Patrimônio Núcleo

Leia mais

Os endereços eletrônicos para acesso ao sistema são: www.srh.ufscar.br link FÉRIAS ou http://200.9.84.129/ferias/index.html.

Os endereços eletrônicos para acesso ao sistema são: www.srh.ufscar.br link FÉRIAS ou http://200.9.84.129/ferias/index.html. Os endereços eletrônicos para acesso ao sistema são: www.srh.ufscar.br link FÉRIAS ou http://200.9.84.129/ferias/index.html. Para utilizar o Sistema de Controle de Férias você deverá estar cadastrado previamente

Leia mais

PROCESSO DE REMOÇÃO - RECURSOS - Versão 25/06/2015

PROCESSO DE REMOÇÃO - RECURSOS - Versão 25/06/2015 PROCESSO DE REMOÇÃO - RECURSOS - 2015 Versão 25/06/2015 SUMÁRIO Acessando o Sistema... 02 Visualizando o Resultado Provisório para Processo de Remoção 2015... 03 Visualizando detalhes do Resultado para

Leia mais

Tutorial do Sistema de Requerimentos On-line

Tutorial do Sistema de Requerimentos On-line Tutorial do Sistema de Requerimentos On-line Atenção: Os requerimentos de segunda oportunidade, matrícula em disciplina, rematrícula, matrícula em dependência e trabalhos orientados só poderão ser abertos

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

PÁGINAS ENVOLVIDAS NA MATRÍCULA DE ESTUDANTES INGRESSANTES

PÁGINAS ENVOLVIDAS NA MATRÍCULA DE ESTUDANTES INGRESSANTES Caros(as) Estudantes, A seguir estão colocadas instruções sobre o procedimento de matrícula. Chamamos a atenção para o fato de que a matrícula se efetua em várias etapas, a saber: (a) Inserção dos dados

Leia mais

Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor

Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor Universidade Federal do Espírito Santo Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Novembro/2014 Sumário 1 ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 1.1 O que é o menu

Leia mais

Tutorial de alteração de configurações no Instant Messenger do Governo do Estado de Santa Catarina - Software: Pidgin - http://www.pidgin.

Tutorial de alteração de configurações no Instant Messenger do Governo do Estado de Santa Catarina - Software: Pidgin - http://www.pidgin. Tutorial de alteração de configurações no Instant Messenger do Governo do Estado de Santa Catarina - Software: Pidgin - http://www.pidgin.im/ TUTORIAL REVISADO 21/06/2010 Prezados(as) Usuários do Pidgin

Leia mais

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB Conteúdo 1. ABERTURA DO SISTEMA... 3 1.1. Barra principal de Ferramentas... 4 1.2. Filtro de consultas... 5 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 6 3. SELECIONAR ESCOLA... 7 4. SISTEMA

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline):

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): Sumário 1 - EDOutletOffline (sem internet):... 1 2 EDOutlet (com internet)... 7 2.1 DIGITANDO AS REFERÊNCIAS:... 9 2.2 IMPORTAÇÃO DE PEDIDOS:... 11 3 ENVIANDO

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1 A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix e clicando no link Portal Acadêmico, ou digitando diretamente no seu navegador o endereço http://portal.. Na tela de login, entre com seus dados

Leia mais

PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE WEB

PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE WEB PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE WEB PREZADO ASSOCIADO Apresentamos, no texto que se segue uma, orientação quanto à utilização de nosso Ambiente WEB, criado para oferecer facilidade ao nosso associado,

Leia mais

Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v8

Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v8 Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v8 1. Fazer o download do Programa Wireless-unesp.exe no site: http://www.ia.unesp.br/home/redesemfio/wireless-unesp_.exe 2. Verificar se o seu PC está com o

Leia mais

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos.

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos. Histórico de Alterações Versão Data Autor Função Descrição 1 14/09/2012 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Criação inicial 2 19/11/2013 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Atualização A partir de

Leia mais

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE FREQUÊNCIA

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE FREQUÊNCIA Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE FREQUÊNCIA MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE 1.0 OBJETIVO:...3 2.0 ACESSO AO SISTEMA:...3 3.0 BOLETIM DE FREQÜÊNCIA:...4

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS AVENIDA DESEMBARGADOR VITOR LIMA, N.º 222 TRINDADE CEP: 88.040-400 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

Manual do sistema Perfil de Usuário

Manual do sistema Perfil de Usuário Manual do sistema Perfil de Usuário MANUAL DO SISTEMA PERFIL DE USUÁRIO Universidade Federal de Alfenas Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação Índice 1. INTRODUÇÃO... 1 2. PROCEDIMENTO

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CERBERUS Manual do sistema HISTÓRICO DA REVISÃO Data Versão Descrição Autor 07/08/2014 1.0 Criação do documento Antonio Rogério da Costa Silva LISTA DE FIGURAS

Leia mais

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes Geral 1.1) O que é PAD? O Programa de Apoio Didático (PAD), instituído pela Resolução GR-49/2007 e renovado pela Resolução GR-54/2010, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos da graduação

Leia mais

Passo a Passo. Sistema integrado de gerenciamento de obras SIGOB Reanálise Visita Técnica

Passo a Passo. Sistema integrado de gerenciamento de obras SIGOB Reanálise Visita Técnica 1 1/39 1 1/39 SUMÁRIO 1. ACESSO AO SIGOB... 2 2. REANÁLISE DA VISITA TÉCNICA (MSD)... 3 3. REANÁLISE DA VISITA TÉCNICA (ÁGUA/ESGOTO)... 7 4. INFORMAÇÕES GERAIS... 14 1 2/39 1. ACESSO AO SIGOB Para acessar

Leia mais

CRASP. Conteúdo Sobre o sistema...

CRASP. Conteúdo Sobre o sistema... CRASP Conteúdo Sobre o sistema...... 2 Acessando o sistema...... 2 Registro de chamados... 3 Anexando arquivos ao chamado aberto... 4 Acompanhamento do chamado... 6 Registrando uma ocorrência no chamado

Leia mais

Procedimento para o Cadastro de solicitação de alteração/novo desenvolvimento de software

Procedimento para o Cadastro de solicitação de alteração/novo desenvolvimento de software Procedimento para o Cadastro de solicitação de alteração/novo desenvolvimento de software 0 - IMPORTANTE Antes de iniciar, baixe o arquivo correspondente ao tipo de solicitação: - SETIC-PROPLAN-Documento

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - Março / 2011 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Meu Perfil... 6 Avisos... 6 Processos

Leia mais

Manual. Objetivo: resumir as informações fornecidas durante o treinamento do SIGAA.

Manual. Objetivo: resumir as informações fornecidas durante o treinamento do SIGAA. Manual Objetivo: resumir as informações fornecidas durante o treinamento do SIGAA. Informações importantes: a) O SIGAA é um sistema desenvolvido pela UFRN e adquirido em cooperação pela UFPA. Ele visa

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE PIRACICABA Centro de Pós-Graduação

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE PIRACICABA Centro de Pós-Graduação MANUAL DE INSCRIÇÃO Nesta primeira tela observar a inscrição referente ao CPG, que é o no primeiro quadro com descrição Abertos. Neste link é possível baixar o edital de inscrição antes de realiza-la.

Leia mais

Configuração de Clientes de E-mail

Configuração de Clientes de E-mail Configuração de Clientes de E-mail Diretoria de Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 3 2. Uso em Computadores... 3 2.1. MS Outlook... 3 2.2. Thunderbird... 4 2.3. Windows Mail... 6 3. Uso

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

MANUAL PARA CADASTRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MANUAL PARA CADASTRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Índice 1. Cadastro de Pessoa Jurídica 2. Cadastro de Pessoa Física 3. Cadastro/Alteração de Unidade de Conservação 4. Unidade de Conservação Pendente de

Leia mais

Manual de Utilização. Sistema CotaOnline

Manual de Utilização. Sistema CotaOnline Manual de Utilização Sistema CotaOnline Versão usuário final Sistema desenvolvido pela equipe de desenvolvimento ANA/SGH/GPLAN/Telemetria. Versão 2 Agência Nacional de Águas ANA Superintendência da Gestão

Leia mais

Manual Cadastro Completo

Manual Cadastro Completo Manual Cadastro Completo Índice 1. Objetivo... 3 2. O Projeto e-suprir... 3 3. Fluxo do Processo de Cadastro... 3 4. Cadastro Simples... 4 5. Recebendo Usuário e Senha... 7 6. Cadastro Completo... 7 7.

Leia mais

Configurando seu iphone para acesso ao Expresso. Passo 1 Toque em Ajustes

Configurando seu iphone para acesso ao Expresso. Passo 1 Toque em Ajustes Passo 1 Toque em Ajustes Passo 1 Toque em Ajustes Passo 2 Role a tela para baixo e toque em Mail, Contatos, Calendários. Passo 1 Toque em Ajustes Passo 2 Role a tela para baixo e toque em Mail, Contatos,

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

Manual de uso do aplicativo Filho Sem Fila

Manual de uso do aplicativo Filho Sem Fila Manual de uso do aplicativo Filho Sem Fila Código escola Ao abrir o aplicativo, será exibida tela solicitando o código da escola que utilizará o sistema. Para acessar, basta digitar o código fornecido

Leia mais

-Entre no menu Cadastros / Sacados -Insira os dados do sacado / clique em Gravar

-Entre no menu Cadastros / Sacados -Insira os dados do sacado / clique em Gravar Acesso ao Sistema -Dê dois cliques no ícone do programa. -Digite o Usuário: MASTER -Digite a Senha: MASTER -Clique em Acessar -Para selecionar o Cedente: - Entre no menu Cadastros - Clique em Selecionar

Leia mais

DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ONLINE DA FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO

DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ONLINE DA FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ONLINE DA FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO MANTIDA FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE JOÃO PINHEIRO Olá, este é um manual prático

Leia mais

Para acessar o sistema de Ponto Eletrônico o servidor deve digitar seus dados de login utilizados na rede do TJRN.

Para acessar o sistema de Ponto Eletrônico o servidor deve digitar seus dados de login utilizados na rede do TJRN. PERFIL SERVIDOR SISTEMA DE PONTO ELETRÔNICO 1. LOGANDO NO SISTEMA Para acessar o sistema de Ponto Eletrônico o servidor deve digitar seus dados de login utilizados na rede do TJRN. 2. JUSTIFICAR APONTAMENTO

Leia mais

Como obter Ajuda e Suporte

Como obter Ajuda e Suporte Como obter Ajuda e Suporte Durante a utilização dos Sistemas comercializados pela Domínio Sistemas, você e sua equipe poderão ter dúvidas sobre algum processo ou alguma tela em específico. Estas dúvidas

Leia mais

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize

Leia mais

Manual de uso do Gerente

Manual de uso do Gerente Manual de uso do Gerente Manual do Hypnobox: www.hypnobox.com.br/manual Índice Acessar o Hypnobox Endereço o www Login e Senha Tela Principal Perfil de acesso Editar Dados pessoais Fila de corretores Gerenciar

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Bem vindo! Esta é a tela inicial do Webmail da Universidade federal de Juiz de Fora. O link de acesso é: http://correio.ufjf.edu.

Bem vindo! Esta é a tela inicial do Webmail da Universidade federal de Juiz de Fora. O link de acesso é: http://correio.ufjf.edu. Manual WebMail 1. Tela inicial... pág. 2 2. Caixa de Entrada... pág. 2 3. A pasta Lidas... pág. 3 4. Criando sua assinatura... pág. 3 5. Enviar Mensagens... pág. 3 6. Anexando arquivos... pág. 4 7. Adicionando

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI 130325 SUMÁRIO SAATRI (Serviço de Auto Atendimento Tributário)... 3 ECONÔMICO... 4 Acesso ao Sistema... 4 Emissão de Certidão Negativa... 5 Verificar Autenticidade

Leia mais

E&L Controle de Frotas. Perguntas Frequentes

E&L Controle de Frotas. Perguntas Frequentes E&L Controle de Frotas Perguntas Frequentes 1. Quando ocorre a integração com o patrimônio e no cadastro de veículos na aba patrimônio o veículo não aparece, qual o procedimento a ser feito para que o

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

Tutorial para configurar o e-mail do IFSC usando o OUTLOOK EXPRESS

Tutorial para configurar o e-mail do IFSC usando o OUTLOOK EXPRESS Instituto de Física de São Carlos Seção Técnica de Informática Tutorial para configurar o e-mail do IFSC usando o OUTLOOK EXPRESS OBS: Este tutorial foi elaborado usando o Outlook Express, no entanto,

Leia mais

ADAPTAÇÃO: Diogo Victor Gonçalves Mancini Robert Bonifácio da Rocha

ADAPTAÇÃO: Diogo Victor Gonçalves Mancini Robert Bonifácio da Rocha ADAPTAÇÃO: Diogo Victor Gonçalves Mancini Robert Bonifácio da Rocha 1 SUMÁRIO: Apresentação...3 Introdução...5 Acessando GLPI...6 Abrindo chamado...8 Anexando arquivo a um chamado...9 Acompanhamento de

Leia mais

Inscrição do Crédito Educacional da PUCPR

Inscrição do Crédito Educacional da PUCPR Inscrição do Crédito Educacional da PUCPR Sumário 1. COMO ACESSAR O FORMULÁRIO 3 2. INICIANDO SUA INSCRIÇÃO 4 3. DESCRIÇÃO DAS PASTAS 5 3.1 3.1.1 1º MENU DADOS DO ALUNO 1ª Pasta Dados do Aluno 5 5 3.1.2

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA Diretoria de Tecnologia da Informação Diretoria de Recursos Humanos MANUAL DO SISTEMA DE FALTA ABONADA

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA Diretoria de Tecnologia da Informação Diretoria de Recursos Humanos MANUAL DO SISTEMA DE FALTA ABONADA MANUAL DO SISTEMA DE FALTA ABONADA Apresentação O sistema foi desenvolvido com o objetivo de dar celeridade ao procedimento de cadastro de dias de faltas abonadas através de uma interface Web. Neste manual,

Leia mais

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo.

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 2 - Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. Em seguida preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Manual. Passo a passo de utilização do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA)

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Manual. Passo a passo de utilização do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas Manual SGA Do Aluno Passo a passo de utilização do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) Betim 2014 Manual SGA do Aluno - 2014 Pontifícia Universidade

Leia mais

Tutorial do Sistema de Gestão de Conteúdos para Web - SYSWEB

Tutorial do Sistema de Gestão de Conteúdos para Web - SYSWEB Tutorial do Sistema de Gestão de Conteúdos para Web - SYSWEB São João del-rei Outubro de 2008 1. Entrando na Intranet para acessar o SYSWEB 1.1 Digite no seu navegador (browser) o seguinte endereço: http://www.intranet.ufsj.edu.br

Leia mais

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Consignado

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Consignado 1 [PÚBLICA] Manual Operacional Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet Produto: Consignado ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Objetivo do Manual... 3 1.2. Público Alvo... 3 1.3. Conteúdo do Manual... 3

Leia mais

Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade.

Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade. Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade. Pré-requisitos. 1 - Antes de iniciar a integração com

Leia mais

Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos

Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos Período de matrícula: de 01 a 15 de julho de 2014 1) Acesse o site da universidade www.cruzeirodosulvirtual.com.br; 2) No canto superior

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR MODALIDADE A DISTÂNCIA.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR MODALIDADE A DISTÂNCIA. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR MODALIDADE A DISTÂNCIA. Informações do curso O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Básica, convida você para conhecer o Programa Nacional

Leia mais

HELP Fornecedores ATENÇÃO!!! IMPORTANTE: o acesso ao SIGA só poderá ser feito através do navegador Internet Explorer, versões 6 a 9.

HELP Fornecedores ATENÇÃO!!! IMPORTANTE: o acesso ao SIGA só poderá ser feito através do navegador Internet Explorer, versões 6 a 9. HELP Fornecedores IMPORTANTE: o acesso ao SIGA só poderá ser feito através do navegador Internet Explorer, versões 6 a 9. ATENÇÃO!!! Se a versão do seu navegador Internet Explorer for superior a 9, siga

Leia mais