PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) Acomodação dos alunos em quartetos e realização da chamada.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) Acomodação dos alunos em quartetos e realização da chamada."

Transcrição

1 PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Tanara da Silva Dicetti 1.2 Público alvo: 8º e 9º ano 1.3 Duração: Aproximadamente 2 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Figuras planas: Áreas 2. Objetivo da proposta didática - Fazer, de forma diferenciada, com que os alunos determinem a área de figuras planas e criem relações entre elas, para eles entender intuitivamente o porquê de cada formula. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) Acomodação dos alunos em quartetos e realização da chamada. (05 min) Apresentação do que/como vai ser trabalhado na/a oficina. (05 min) Um pouco da história sobre a área. Foi com a necessidade de questões emergentes dos povos primitivos, que se limitava a caçar e a procurar alimentos, que surgiram os primeiros indícios da geometria. Para aprender a plantar vegetal e a criar animais, que são adaptados em determinada época do ano, começaram a fazer anotações em desenhos dos comportamentos das estações do ano e das fases da lua e do sol. A Geometria é um das áreas mais antigas conhecida da Matemática, tendo na sua composição duas palavras gregas: geos (terra) e metron (medida). Na civilização antiga, principalmente no Egito, os povos mediam as terras para fixar os limites das propriedades, e perto dos leitos dos rios quando as aguas transbordavam, apagava a demarcação, obrigando assim os proprietários a refazê-las para saber a sua área de cultivo. Assim os povos egípcios se apropriaram de vários princípios como das linhas, ângulos e figuras para delimitar as terras. Para demarcar novamente os limites das terras, existiam os puxadores de corda, conhecidos como "harpedonaptas". A corda possuía marcações, constituída por distâncias

2 iguais, servindo de vértices para a construção de triângulos. Os harpedonaptas tinham conhecimentos de Geometria e que poderiam resolver os problemas ocorridos às margens do Nilo, sendo considerado em termos atuais um avanço para a época. Os conhecimentos dos antigos egípcios obtinham vários princípios por intermédio de observação e experimentação. (10 mim) Atividade 1 Medidas de superfície utilizando unidades não padronizadas. Com material impresso trabalhar algumas medidas de superfícies. Figuras serão delimitadas em uma malha quadriculada e o aluno terá que através de uma unidade de medida ver qual e a área da figura. Tarefas 1) Utilizando o como unidade de medida e meça (conte) quantos quadradinhos cabem na figura abaixo. Resposta: 2) Meça a figura que segue usando o como unidade de medida Resposta:

3 3) Observe as figuras abaixo: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Quais são as figuras que tem a mesma área que a figura A? 4) Observe as figuras abaixo. As três figuras têm a mesma área? Argumente. (05 mim) - Figuras Planas Características das figuras planas: Retângulo: É todo quadrilátero que possui os quatros ângulos retos. Quadrado: É todo quadrilátero que tem os quatros lados congruente e os quatros ângulos retos. Triangulo: É todo polígono que possui três lados e três ângulos internos. Paralelogramo: É todo quadrilátero que possui dos pares de lados paralelos. Trapézio: É todo quadrilátero que possui apenas um par de lados paralelos.

4 Losango: É todo quadrilátero que possui dois pares de lados paralelos e os quatro lados com a mesma medida. (20 min) Atividade 2 - Unidade de medida e a área do retângulo. Através de EVA recortados em forma de retângulos de vários tamanhos e uma unidade de medida também em EVA, ver quais relações os alunos conseguem chegar. Com alguns questionamentos encaminhar para a dedução da fórmula do retângulo. Retângulo e a unidade de medida 1) Quantas unidades de medidas cabem no retângulo? 2) Quantas unidades tem a base do retângulo? 3) Quantos unidades tem a altura do retângulo? 4) O que se pode afirmar entre as medidas que cabem no retângulo e as medidas que cabem na base e na altura? (10 min) Explicação para a turma. Retângulo: É todo quadrilátero que possui os quatros ângulos retos. A região retângula contém 15 unidades de área. Portanto sua área e de 15 cm². Observe que, em vez de contar quantas unidades de área está contida na região retangular, basta multiplicarmos a medida da base pela medida da altura.

5 (30 min) Atividade 3 Relação entre o retângulo e as demais figuras (quadrado, triângulo, paralelogramo, losango e trapézio). Ver quais relações os alunos conseguem conjecturar em relação ao retângulo e as demais figuras, através da composição e decomposição. Retângulo e o quadrado 1) Qual a semelhança entre o retângulo e o quadrado? 2) O que podemos afirmar sobre o quadrado, e sua formula? Retângulo e o Paralelogramo 1) Recorte a linha tracejada do paralelogramo e a encaixe no outro lado do mesmo. Qual figura você obtém? 2) O que podemos afirmar em relação a área do retângulo e a área do Paralelogramo, e qual seria sua formula? Retângulo e o triangulo: 1) Trace uma diagonal no retângulo. O que você observa?

6 2) O que podemos afirmar em relação a área do retângulo e a área do triângulo, e qual vai ser sua formula? Retângulo e o Trapézio: 1) Junte dois trapézios transformando em um paralelogramo. O que você observa? 2) Como será a formula dessa figura? Retângulo e o Losango: 1) Nas diagonais traçadas recorte o losango. Em qual figura você consegue transforma-lo? 2) Como será a formula dessa figura? (15 min) Explicação das demais fórmulas das áreas. Quadrado: É todo quadrilátero que tem os quatros lados congruente e os quatros ângulos retos. Observação: Todo quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado. A região quadrada contém 16 unidades de área. Portanto sua área é de 16 cm².

7 Observe que, em vez de contar quantas unidades de área estão contidas na região quadrada, basta multiplicarmos a medida da base pela medida da altura, que será L x L logo pode ser L². Triangulo: É todo polígono que possui três lados e três ângulos internos. Conhecendo-se a área da região limitada por um paralelogramo, fica simples determinar a área de uma região triangular. Porque toda região triangular é metade da região limitada por um paralelogramo de mesma base. Assim só teríamos que dividir por dois a formula da área do paralelogramo. Paralelogramo: É todo quadrilátero que possui dos pares de lados paralelos. No paralelogramo observamos que ao decompor a figura conseguimos transforma-la em um retângulo, assim a formula da sua área será igual a do retângulo, base x altura. Trapézio: É todo quadrilátero que possui apenas um par de lados paralelos. No trapézio, B corresponde à medida da base maior; b, à medida da base menos; e h, a medida da altura. Com outro trapézio congruente a esse, podemos compor um paralelogramo cuja medida da altura é h, e a da base, B+b. A área do paralelogramo pode ser calculada da seguinte maneira: B x h que seria (B+b) x h. Como a área do trapézio corresponde à metade do paralelogramo temos: ( ).

8 Losango: É todo quadrilátero que possui dois pares de lados paralelos e os quatro lados com a mesma medida. No losango, D corresponde à medida da diagonal maior, e d, à medida da diagonal menor. Ao decompô-lo obtemos um retângulo de dimensões D e de mesma área do losango. A área do retângulo pode ser calculada da seguinte maneira: D x losango pode ser calculado do mesmo jeito. =, logo a área do (10 min) Introdução sobre unidade de medida. Desde tempos pretéritos que há a necessidade de um consenso no que se refere à padronização dos sistemas de medidas. Diante da diversidade de medidas e medidores a sociedade viu-se atingida por métodos arbitrários causadores de prejuízos e injustiças nos mais diversos aspectos. Um dos meios usados para medir tinha como ferramenta medidora partes do corpo como: mão (palmo), dedo (polegada), braço (braça e côvado), etc. Como havia variância de tamanho dos elementos citados anteriormente, jamais existiam medidas precisas, resultando em números arbitrários e causadores de controvérsias matemáticas. No ano 1789 foi feito um pedido pelo Rei da França aos membros da Academia de Ciências daquela nação para que formulassem um sistema de medidas unificado. Assim, entrou em vigor naquele país o sistema de medidas de base decimal com três unidades titulares: o metro, para medir o comprimento, o litro, para medir a capacidade e o quilograma, para medir a massa. No ano 1960 o sistema francês foi adotado mundialmente como Sistema Internacional de Medidas (SI). O novo sistema passou a ser utilizado por quase todos os países do mundo, com exceção de alguns, por sua praticidade e pela linguagem universal. No Brasil o SI tornouse obrigatório no ano de 1962.

9 O metro, seus múltiplos e submúltiplos. O metro é utilizado cotidianamente em várias atividades humanas. Dele, deriva outras unidades das quais se convencionou chamar de múltiplos quando estas são resultados de uma multiplicação decimal a partir do metro, e de submúltiplos quando forem resultados de uma divisão decimal. METRO (m) MÚLTIPLOS SUBMÚLTIPLOS Unidade Sigla Relação Unidade Sigla Relação Decâmetro Dam m x 10 Decímetro dm m/10 Hectômetro Hm m x 100 Centímetro cm m/100 Quilômetro Km m x 1000 Milímetro mm m/1000 Outro mecanismo prático para fazer a conversão das unidades de medidas segue abaixo: 4. Referências Bibliográficas BRUM, W. P.; SCHUHMACHER. E. A utilização de mapas conceituais visando o ensino de história da geometria sob a luz da aprendizagem significativa. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p , DANTE, L. M. Matemática. São Paulo: Ática, ROBSON SÁ. Unidades de Medidas de Comprimento. Disponível em: < Acesso em: 18 jun

PROPOSTA DIDÁTICA. A atividade será divididas em etapas. Cada etapa e o tempo previsto estão descritos a seguir.

PROPOSTA DIDÁTICA. A atividade será divididas em etapas. Cada etapa e o tempo previsto estão descritos a seguir. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Tanara da Silva Dicetti 1.2 Público alvo: 6 e 7 anos 1.3 Duração: 2 Horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Áreas de figuras planas 2. Objetivo(s)

Leia mais

Grandeza superfície Outras medidas de comprimento

Grandeza superfície Outras medidas de comprimento Noções de medida As primeiras noções de medida foram adquiridas com o auxílio de algumas partes do corpo humano, tornandoseunidades de medida o pé, o passo, o palmo, os dedos. É importante ressaltar que

Leia mais

O metro com seus múltiplos forma o Sistema Métrico Decimal que é apresentado no seguinte quadro:

O metro com seus múltiplos forma o Sistema Métrico Decimal que é apresentado no seguinte quadro: O metro com seus múltiplos forma o Sistema Métrico Decimal que é apresentado no seguinte quadro: Múltiplos Unidade Fundamental Submúltiplos Unidade Quilômetro Hectômetro Decâmetro Metro Decímetro Centímetro

Leia mais

ÁREA. Unidades de medida de área. Prof. Patricia Caldana

ÁREA. Unidades de medida de área. Prof. Patricia Caldana ÁREA Prof. Patricia Caldana Área ou superfície de uma figura plana tem a ver com o conceito (primitivo) de sua extensão (bidimensional). Usamos a área do quadrado de lado unitário como referência de unidade

Leia mais

Equipe de Matemática MATEMÁTICA

Equipe de Matemática MATEMÁTICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 9R Ensino Médio Equipe de Matemática Data: Áreas de Figuras Planas MATEMÁTICA O estudo da área de figuras planas está ligado aos conceitos relacionados à Geometria

Leia mais

O perímetro da figura é a soma de todos os seus lados: P = P =

O perímetro da figura é a soma de todos os seus lados: P = P = PERÍMETRO Prof. Patricia Caldana O cálculo do perímetro de uma região pode vir a ser útil em certas situações do dia a dia; como por exemplo para se determinar a quantidade de arame farpado que é necessário

Leia mais

Geometria Euclidiana Plana

Geometria Euclidiana Plana CURSO INTRODUTÓRIO DE MTEMÁTIC PR ENGENHRI 016. Geometria Euclidiana Plana Parte II Danielly Guabiraba Dantas - Engenharia Civil Rafael lves da Silva - Engenharia Civil Introdução Desde os egípcios, que

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo I Aula 04 SUPERFÍCIE E ÁREA Medir uma superfície é compará-la com outra, tomada como unidade. O resultado da comparação é um número positivo, ao

Leia mais

Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS

Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS Nome: nº Data: / / Professor: Lucas Factor Curso/Série 8º Ano Ensino Fundamental II Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS Os cálculos de perímetro e área são necessários, seja para a compra de um

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º

Leia mais

75, 840 Lê-se "75 metros cúbicos e 840 decímetros cúbicos".

75, 840 Lê-se 75 metros cúbicos e 840 decímetros cúbicos. VOLUME Prof. Patricia Caldana Definimos volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. As figuras espaciais como o cubo, paralelepípedo, cone, pirâmide,

Leia mais

AS MEDIÇÕES E AS PRINCIPAIS UNIDADES DE. Matemática 8ª série

AS MEDIÇÕES E AS PRINCIPAIS UNIDADES DE. Matemática 8ª série AS MEDIÇÕES E AS PRINCIPAIS UNIDADES DE MEDIDAS Matemática 8ª série O que é medir? Olavo quer comprar uma escrivaninha para colocar em seu quarto. Sem ter nenhum instrumento de medida, em casa, ele improvisou

Leia mais

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medidas de Comprimentos e Primeiros Exercícios.

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medidas de Comprimentos e Primeiros Exercícios. Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas Unidades de Medidas de Comprimentos e Primeiros Exercícios. 8 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Unidades de Medidas de Comprimentos e

Leia mais

Geometria Euclidiana Plana

Geometria Euclidiana Plana CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 014. Geometria Euclidiana Plana Parte II Joyce Danielle de Araújo - Engenharia de Produção Vitor Bruno - Engenharia Civil Introdução Desde os egípcios,

Leia mais

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At.

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At. Escola: Nome do Aluno: Professor Regente: Tempo de Permanência no Programa: Disciplina: Matemática Turma: Data Nasc.: / / Professor da Sala de Apoio: Entrada / / Saída / / DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO

Leia mais

Áreas parte 1. Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo

Áreas parte 1. Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo Áreas parte 1 Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo Introdução Desde os egípcios, que procuravam medir e demarcar suas terras, até hoje, quando topógrafos, engenheiros e arquitetos fazem seus mapeamentos

Leia mais

MEDIDAS. O tamanho de uma régua, a distância entre duas cidades, a altura de um poste e a largura de uma sala tudo isso é medido em comprimento.

MEDIDAS. O tamanho de uma régua, a distância entre duas cidades, a altura de um poste e a largura de uma sala tudo isso é medido em comprimento. MEDIDAS Comprimento O tamanho de uma régua, a distância entre duas cidades, a altura de um poste e a largura de uma sala tudo isso é medido em comprimento. Existem várias unidades que podem ser utilizadas

Leia mais

A origem das fórmulas das áreas de Figuras Planas

A origem das fórmulas das áreas de Figuras Planas A origem das fórmulas das áreas de Figuras Planas Dentro da geometria quando nos é requerido o cálculo que envolve a área de uma figura plana, primeiro é preciso reconhecer qual a figura estamos trabalhando

Leia mais

Como você mediria a sua apostila sem utilizar uma régua? Medir é comparar duas grandezas, utilizando uma delas como padrão.

Como você mediria a sua apostila sem utilizar uma régua? Medir é comparar duas grandezas, utilizando uma delas como padrão. Unidades de Medidas Como você mediria a sua apostila sem utilizar uma régua? Medir é comparar duas grandezas, utilizando uma delas como padrão. Como os antigos faziam para realizar medidas? - Na antiguidade:

Leia mais

EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS:

EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS: EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS: 32 - Sabendo-se que um ângulo externo de um triângulo retângulo mede 287, quais os valores dos ângulos internos deste? 37 - Assinale qual dos polígonos abaixo possui todos

Leia mais

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho POLÍGONOS E ÁREAS Tarefa 2 Grupo 1 Cursista: Tatiana Manhães da Costa. Tutora: Andréa

Leia mais

3º TRIMESTRE DE 2016

3º TRIMESTRE DE 2016 COLÉGIO MILITAR DO RIO E JANEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES GEOMETRIA ESPACIAL º ANO DO ENSINO MÉDIO Equipe: Prof. Cap Boente, Prof Magda, Prof Fernando e Prof Zamboti 3º TRIMESTRE DE 06 PRISMAS

Leia mais

Razão e Proporção PROFESSOR: JARBAS

Razão e Proporção PROFESSOR: JARBAS PROFESSOR: JARBAS A palavra razão vem do latim ratio e significa divisão. A palavra razão vem do latim ratio e significa divisão. A razão representa-se por uma fração: a b Definição: Dados dois números

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA

Formação Continuada Nova EJA Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 7 Nome: Jairo dos Santos Regional: Centro Sul Tutor: Robson de oliveira Bastos Tema Áreas de figuras planas Tempo estimado: 4,5 horas / aulas Abordagem do tema

Leia mais

SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - SI ORIGENS DO SISTEMA UNIDADES DE BASE MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS GRAFIA DOS NOMES E SÍMBOLOS

SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - SI ORIGENS DO SISTEMA UNIDADES DE BASE MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS GRAFIA DOS NOMES E SÍMBOLOS SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - SI ORIGENS DO SISTEMA UNIDADES DE BASE MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS GRAFIA DOS NOMES E SÍMBOLOS Breve histórico A necessidade de medir é muito antiga e remonta à origem

Leia mais

O Quadro abaixo pode ser usado para a maioria das conversões de Unidades

O Quadro abaixo pode ser usado para a maioria das conversões de Unidades O Quadro abaixo pode ser usado para a maioria das conversões de Unidades Descrição Múltiplos Unidade Fundamental Submúltiplos Nome do Sufixo Quilo Hecto Deca X Deci Centi Mili Notação Cientifica 10³ 10²

Leia mais

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA ALEXSANDRO KESLLER MATEMÁTICA OFICINA ÁLGEBRA PAZ NA ESCOLA 14.03.2019 MATEMÁTICA BÁSICA Conhecimentos Álgebricos Medidas de comprimento Transformações de unidades de medidas de comprimento Conhecimentos

Leia mais

Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes

Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Aula 12 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar as grandezas geométricas: perímetro, área e volume. Objetivos Após

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de 2012 Questões de geometria das provas da OBMEP http://www.obmep.org.br/provas.htm 1. Área: conceito e áreas do quadrado

Leia mais

SIMULADO OBJETIVO S4

SIMULADO OBJETIVO S4 SIMULADO OBJETIVO S4 6º ano - Ensino Fundamental 3º Trimestre Matemática Dia: 07/1 - sexta-feira Nome completo: Turma: Unidade: 018 ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA - 3º TRI 1. A prova terá

Leia mais

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan Matemática GEOMETRIA PLANA Professor Dudan Ângulos Geometria Plana Ângulo é a região de um plano concebida pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo. A

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP E N G E N H A R I A C I V I L N 5 0. Aluno: R.A :

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP E N G E N H A R I A C I V I L N 5 0. Aluno: R.A : UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP E N G E N H A R I A C I V I L N 5 0 Aluno: R.A : 1) Realize as operações abaixo: a) 45 45 59 + 86º54 12 = b) 128º42 57 + 325º41 52 = c) 120º00 00 56º24º03 = d) 178º20 30

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: GEOMETRIA Período: Anual Professor: JOÃO MARTINS Série e segmento: 7º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE - Identificar e representar um ângulo e seus elementos.

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES DE UNIDADES

TRANSFORMAÇÕES DE UNIDADES TRANSFORMAÇÕES DE UNIDADES A) Unidades de Comprimento A unidade de principal de comprimento é o metro, entretanto existem situações em que essa unidade deixa de ser prática. Se quisermos medir grandes

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

Desenho Técnico. Escalas

Desenho Técnico. Escalas Desenho Técnico Escalas Introdução - Escalas O desenho técnico projetivo terá sempre uma relação entre distância gráfica (D) e distância natural (R) (o que está sendo representado: peça, equipamento, instalações,

Leia mais

NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA

NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA 1 Sumário Aula 1... 5 Números primos... 5 Fatoração de um número... 5 Método da tabela... 6 Mínimo múltiplo comum... 6 Máximo divisor comum... 7 Lista de exercícios... 8 Aula

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Sistema Métrico Decimal Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Sistema Métrico Decimal Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Sistema Métrico Decimal Prof. Dudan Matemática Sistema Métrico Decimal Definição: O SISTEMA MÉTRICO DECIMAL é parte integrante do Sistema de Medidas. É adotado no Brasil tendo

Leia mais

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir:

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir: GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES O Teorema de Tales pode ser determinado pela seguinte lei de correspondência: Se duas retas transversais são cortadas por um feixe de retas paralelas, então a razão entre

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 MATEMÁTICA

Leia mais

Equipe de Matemática. Matemática

Equipe de Matemática. Matemática Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 2B Ensino Médio Equipe de Matemática Data: Matemática Unidades de Medidas Medidas de Comprimento A unidade fundamental de comprimento é o metro. Designa-se abreviadamente

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Fundamental II 6º ANO Profº: Sâmia M. Corrêa Disciplina: Geometria Aluno (a):. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1) Os códigos do quadro ao lado foram usados para escrever a mensagem

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS:

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS: A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro didático Matemática- Projeto Ápis Luiz Roberto Dante Editora Ática Capítulos: 9,10 e 11

Leia mais

Curso de Formação de Tutores Vídeo Aula Áreas de figuras planas. Professor Fabio Oliveira Diniz

Curso de Formação de Tutores Vídeo Aula Áreas de figuras planas. Professor Fabio Oliveira Diniz Curso de Formação de Tutores 2013 Vídeo Aula Áreas de figuras planas Professor Faio Oliveira Diniz Os ojetivos de aprendizagem são: Identificar expressões utilizadas para indicar a área de figuras planas;

Leia mais

Plano de Trabalho sobre Polígonos regulares e áreas de figuras planas

Plano de Trabalho sobre Polígonos regulares e áreas de figuras planas FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Jordelani Machado Barreto Plano de Trabalho sobre Polígonos regulares e áreas de figuras planas Saquarema RJ 2013 JORDELANI MACHADO BARRETO

Leia mais

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Áreas de outras Figuras Básicas e Primeiros Exercícios. 6 ano/e.f.

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Áreas de outras Figuras Básicas e Primeiros Exercícios. 6 ano/e.f. Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas Áreas de outras Figuras Básicas e Primeiros Exercícios. 6 ano/e.f. Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Áreas de outras Figuras Básicas e Primeiros

Leia mais

Revisão de Matemática

Revisão de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DENA TOPOGRAFIA BÁSICA Revisão de Matemática Facilitador: Fabrício M. Gonçalves Unidades de medidas Unidade de comprimento (METRO)

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS:

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS: A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro didático Matemática- Projeto Ápis Luiz Roberto Dante Editora Ática Capítulos: 9,10 e 11

Leia mais

à situação. à situação.

à situação. à situação. Unidade 1 Números naturais 1. Números naturais 2. Sistemas de numeração 3. Tabela simples Reconhecer os números naturais. Identificar o antecessor e o sucessor numa sequência de números naturais. Identificar

Leia mais

Atividade 1 Retrato Falado

Atividade 1 Retrato Falado espaço e forma Atividade 1 Retrato Falado 1º momento: Leitura É importante saber o nome das coisas. Ou, pelo menos, saber comunicar o que você quer. Imagine-se entrando numa loja para comprar um um como

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 MATEMÁTICA

Leia mais

Primeiramente é importante destacar um aspecto referente a definições, nomenclatura e classificações.

Primeiramente é importante destacar um aspecto referente a definições, nomenclatura e classificações. FIGURAS BIDIMENSIONAIS Primeiramente é importante destacar um aspecto referente a definições, nomenclatura e classificações. O termo "polígono", por exemplo, aparece em alguns textos como uma figura plana

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

Lista de exercícios matemática. Semelhança

Lista de exercícios matemática. Semelhança Semelhança 1. Classifique as sentenças em verdadeiras ou falsas: a) ( ) Dois quadrados são sempre semelhantes. b) ( ) Dois polígonos são semelhantes quando seus lados correspondentes são proporcionais

Leia mais

Poliedross. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 23 Poliedros 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA

Poliedross. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 23 Poliedros 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA Poliedross 1.5 Superfície poliédrica fechada Uma superfície poliédrica fechada é composta de um número finito (quatro ou mais) de superfícies poligonais planas, de modo que cada lado de uma dessas superfícies

Leia mais

FIGURAS PLANAS E O CÁLCULO DE ÁREAS

FIGURAS PLANAS E O CÁLCULO DE ÁREAS unifmu Nome: Professor: Ricardo Luís de Souza Curso de Design Matemática Aplicada Atividade Exploratória III Turma: Data: FIGURAS PLANAS E O CÁLCULO DE ÁREAS Objetivo: Rever o conceito de área de figuras

Leia mais

Capítulo 01. Unidades de medidas. Medidas de comprimento. exercitando. exercitando. Medidas agrárias. Medidas de superfície.

Capítulo 01. Unidades de medidas. Medidas de comprimento. exercitando. exercitando. Medidas agrárias. Medidas de superfície. Capítulo 01 Medidas de comprimento A unidade fundamental para medir comprimento é o metro; logo abaixo teremos seus múltiplos e submúltiplos. km hm dam m dm cm mm Observe o quadro. Sempre completamos a

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2B

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2B CADERNO DE EXERCÍCIOS 2B Ensino Fundamental Matemática Questão Conteúdo 1 Cálculo de área de circunferência, triângulo e quadrado. Habilidade da Matriz da EJA/FB H21 2 Equação do 1º grau H38 H39 3 Teorema

Leia mais

MEDIDAS Como surgiu a geometria Medidas medidas Medição de Segmentos comensuráveis

MEDIDAS Como surgiu a geometria Medidas medidas Medição de Segmentos comensuráveis MEDIDAS Como surgiu a geometria As origens da Geometria (do grego medir a terra) parecem coincidir com as necessidades do dia-a-dia. Partilhar terras férteis às margens dos rios, construir casas, observar

Leia mais

Atividade: Escalas utilizadas em mapas

Atividade: Escalas utilizadas em mapas Atividade: Escalas utilizadas em mapas I. Introdução: Os mapas são representações gráficas reduzidas de uma determinada região e de grande importância para vários profissionais como engenheiros, geógrafos,

Leia mais

Geometria Plana - Aula 05

Geometria Plana - Aula 05 Geometria Plana - Aula 05 Elaine Pimentel Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Matemática Geometria Plana Especialização 2008 - p. 1 Esquema da aula Quadrilátero - definição e. Quadriláteros

Leia mais

ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Nível* Nível 1: 125-150 Nível 2: 150-175 Nível 3: 175-200 Nível 4: 200-225 Descrição do Nível - O estudante provavelmente é capaz de: Determinar

Leia mais

Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP

Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP Disciplina: Matemática Curso: Ensino Médio Professor(a): Flávio Calônico Júnior Turma: 3ª Série E M E N T A II Trimestre 2013 Conteúdos Programáticos Data 21/maio 28/maio Conteúdo FUNÇÃO MODULAR Interpretação

Leia mais

RESUMO MATEMÁTICA 6ºANO

RESUMO MATEMÁTICA 6ºANO RESUMO MATEMÁTICA ºANO ESTATÍSTICA MÉDIA para calcular a média de um conjunto de valores, divide-se a soma de todos esses valores pelo número total de dados. MODA é o dado que ocorre com maior frequência,

Leia mais

Questionário de Desafios Envolvendo os Tangrans

Questionário de Desafios Envolvendo os Tangrans Questionário de Desafios Envolvendo os Tangrans Aluno(a): Turma: Professor(a): Parte 01 Considere as peças do jogo Tangram Quadrado com 15 Peças Poligonais. a) Coloque um triângulo pequeno sobre uma folha

Leia mais

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA ALEXSANDRO KESLLER MATEMÁTICA OFICINA ÁLGEBRA PAZ NA ESCOLA 21.03.2019 MATEMÁTICA BÁSICA Conhecimentos Álgebricos Medidas de comprimento Transformações de unidades de medidas de comprimento Conhecimentos

Leia mais

Dois polígonos são semelhantes, se e somente se, seus lados são proporcionais e seus ângulos internos respectivamente iguais.

Dois polígonos são semelhantes, se e somente se, seus lados são proporcionais e seus ângulos internos respectivamente iguais. Semelhança, escala e áreas Já estudamos o Teorema de Tales e a semelhança de triângulos. Agora vamos ver um conceito mais geral o de semelhança e ver como se comportam as áreas de figuras semelhantes.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Eledinéia Diandra Vieira Klein 1.2 Público alvo:6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

Aula 01 Ciclo 03. Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí

Aula 01 Ciclo 03. Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí Aula 01 Ciclo 03 Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí Área e Perímetro Área e perímetro são duas medidas distintas, onde a área é a medida de uma superfície e o perímetro é a

Leia mais

3.1 Distâncias na Terra, no Sistema Solar e para além do Sistema Solar

3.1 Distâncias na Terra, no Sistema Solar e para além do Sistema Solar Distâncias no Universo Na Terra utilizamos unidades pequenas para medir distâncias. Distâncias no Universo Dada a grande distância entre os diferentes corpos estelares e o grande tamanho das estruturas

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE Polígonos regulares e áreas de figuras planas

PLANO DE TRABALHO SOBRE Polígonos regulares e áreas de figuras planas FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP 259 Profª Mª Amparo Rangel de Souza PROFESSORA: Bruna Silva dos Santos Moreira MATRÍCULA: 973015-1 SÉRIE: 9º

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Diogo Cão, Vila Real

Agrupamento de Escolas de Diogo Cão, Vila Real grupamento de scolas de iogo ão, Vila Real 2015/2016 MTMÁTI FIH TRLHO Nº 8 º PRÍOO MIO Nome: Nº Turma: 7º ata: 1 Observa o polígono da figura 2. fig. 2 1. 1) Indica o número de ângulos internos. 1. 2)

Leia mais

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos Polígono é uma figura geométrica plana e fechada formada apenas por segmentos de reta que não se cruzam no mesmo plano. Exemplos 11.1 Elementos de um polígono

Leia mais

MEDIDAS LINEARES. Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/ segundo.

MEDIDAS LINEARES. Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/ segundo. MEDIDAS LINEARES Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/299.792.458 segundo. Nome e símbolo As unidades do Sistema Internacional podem ser escritas

Leia mais

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º ano 2º Bimestre de 2014 Plano de Trabalho

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º ano 2º Bimestre de 2014 Plano de Trabalho Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º ano 2º Bimestre de 2014 Plano de Trabalho Geometria Espacial Prismas e Cilindros Tarefa 2 Cursista: Maria Candida Pereira

Leia mais

GGM /10/2010 Turma M2

GGM /10/2010 Turma M2 GGM00161-28/10/2010 Turma M2 Superfície retangular: Considere como unidade a superfície de um quadrado de lado u: E o retângulo de dimensão 5u e 3u: Superfície retangular: Considere como unidade a superfície

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 4.º Ano - Ano Letivo 2016/2017

Plano Curricular de Matemática 4.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 4.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 1.º Período - Números naturais Números e operações Contar Estender as regras de construção dos numerais decimais para classes de grandeza indefinida; Conhecer os diferentes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1 Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Gabriel Prates Brener 1.2 Público alvo: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Revisão de Matemática Faremos aqui uma pequena revisão de matemática necessária à nossa matéria, e sem a qual poderemos ter dificuldades em apreender os conceitos básicos e

Leia mais

Roteiro de Estudos - RECUPERAÇÃO FINAL

Roteiro de Estudos - RECUPERAÇÃO FINAL Roteiro de Estudos - RECUPERAÇÃO FINAL Nome completo: nº Disciplina: Geometria Ano: 9 Data: / / Professor: André Moreira Instruções Gerais: 1) Leia atentamente as questões. Confira sempre os resultados

Leia mais

POLÍGONOS TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS

POLÍGONOS TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS 7º ANO POLÍGONOS TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS Algumas propriedades dos quadriláteros Nuno Marreiros Antes de começar Não te esqueças que o retângulo, o losango e o quadrado são membros da família dos paralelogramos.

Leia mais

Medida de comprimento; Medida de massa; Medida de capacidade; Medida de tempo.

Medida de comprimento; Medida de massa; Medida de capacidade; Medida de tempo. Medida de comprimento; Medida de massa; Medida de capacidade; Medida de tempo. Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM: Multiplicar e dividir

Leia mais

Prova de Aferição de MATEMÁTICA - 8o Ano 2018

Prova de Aferição de MATEMÁTICA - 8o Ano 2018 Prova de Aferição de MATMÁTICA - 8o Ano 2018 Proposta de resolução 1. 1.1. Como os dados se reportam a um conjunto de 6 dados, podemos escrever os dados numa lista ordenada e dividi-la em duas com dados

Leia mais

Nome: Turma: Unidade: 3º SIMULADO - 6º ANO LÓGICA, CONTEÚDO. 45 Questões Dia: 04 de Dezembro - sexta-feira EDUCANDO PARA SEMPRE

Nome: Turma: Unidade: 3º SIMULADO - 6º ANO LÓGICA, CONTEÚDO. 45 Questões Dia: 04 de Dezembro - sexta-feira EDUCANDO PARA SEMPRE Nome: Turma: Unidade: 2015 3º SIMULADO - 6º ANO LÓGICA, CONTEÚDO. 45 Questões Dia: 04 de Dezembro - sexta-feira EDUCANDO PARA SEMPRE ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO SIMULADO - 3º TRI 1. O aluno só poderá

Leia mais

Olá! Fernanda e Lorena. Matemática. Somos do PET Engenharia Ambiental

Olá! Fernanda e Lorena. Matemática. Somos do PET Engenharia Ambiental Olá! Fernanda e Lorena Somos do PET Engenharia Ambiental Matemática Polígonos Vamos pensar + O que são polígonos? + O que vocês entendem por área? + Como calculamos a área de grama para um campo de futebol?

Leia mais

Oficina Geoplano. As atividades apresentadas têm o objetivo de desenvolver as seguintes habilidades:

Oficina Geoplano. As atividades apresentadas têm o objetivo de desenvolver as seguintes habilidades: Oficina Geoplano 1. Introdução O objetivo desta oficina é trabalhar com os alunos alguns conceitos ligados a medidas de comprimento e área de figuras planas, bem como investigar o Teorema de Pitágoras.

Leia mais

Aula 6 Polígonos. Objetivos. Introduzir o conceito de polígono. Estabelecer alguns resultados sobre paralelogramos.

Aula 6 Polígonos. Objetivos. Introduzir o conceito de polígono. Estabelecer alguns resultados sobre paralelogramos. MÓULO 1 - UL 6 ula 6 Polígonos Objetivos Introduzir o conceito de polígono. Estabelecer alguns resultados sobre paralelogramos. Introdução efinição 14 hamamos de polígono uma figura plana formada por um

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA MATEMÁTICA DESAFIO DO DIA. Aula 26.1 Conteúdo:

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA MATEMÁTICA DESAFIO DO DIA. Aula 26.1 Conteúdo: Aula 26.1 Conteúdo: Múltiplos e submúltiplos do metro. 2 Habilidades: Resolver problemas que envolvam medidas de Comprimento e Área. 3 Pedro gastou R$9,45 para comprar 2,1kg de tomate. Quanto custa 1kg

Leia mais

Medidas e Conversões. Medidas e Conversões 07/02/2018. O sistema inglês

Medidas e Conversões. Medidas e Conversões 07/02/2018. O sistema inglês Professor: Juarez Alves Antunes Email: juarez.antunes@pr.senai.br Apesar de se chegar ao metro como unidade de medida, ainda são usadas outras unidades. Na Mecânica, por exemplo, é comum usar o milímetro

Leia mais

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro?

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o perímetro de um círculo com 18 cm de raio? (considera

Leia mais

APOSTILA DE MATEMÁTICA PM/PA 2016

APOSTILA DE MATEMÁTICA PM/PA 2016 APOSTILA DE MATEMÁTICA PM/PA 2016 Olá, tudo bem? Sou o Prof. Arthur Lima, e resumi nas próximas páginas os pontos do edital de MATEMÁTICA da POLÍCIA MILITAR DO PARÁ, cujas provas serão aplicadas pela banca

Leia mais

SISTEMA MÉTRICO DECIMAL

SISTEMA MÉTRICO DECIMAL 1 - Medida de comprimento SISTEMA MÉTRICO DECIMAL No sistema métrico decimal, a unidade fundamental para medir comprimentos é o metro, cuja abreviação é m. Existem os múltiplos e os submúltiplos do metro,

Leia mais

Teste de Avaliação. Nome N. o Turma Data /mar./2019. Avaliação E. Educação Professor. Duração (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. MATEMÁTICA 9.

Teste de Avaliação. Nome N. o Turma Data /mar./2019. Avaliação E. Educação Professor. Duração (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. MATEMÁTICA 9. Teste de Avaliação Nome N. o Turma Data /mar./2019 Avaliação E. Educação Professor MATEMÁTICA 9. o ANO Duração (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos O teste é constituído por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno

Leia mais

1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos. Para isso, sugerimos que:

1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos. Para isso, sugerimos que: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA Nome: Nº 6º ano Data: / 12 / 2018 Professores: Décio, Leandro e Regis Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo

Leia mais