Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações"

Transcrição

1 Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações

2 A ENGENHARIA BRASILEIRA E A ADMINISTRAÇÃO DOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TÉCNICOS CLAUDE FRANCK LOEWENTHAL Eng. Eletricista e Seg. do Trabalho

3 QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS NA EXCUÇÃO DE UMA OBRA DE ENGENHARIA? ENTRE OS MAIS COMUNS TEMOS: Aspectos técnicos; Aspectos financeiros; Aspectos administrativos e legais; Aspectos de relacionamento (comunicação, interpretação, interesses, etc.).

4 A maioria dos engenheiros não gostam de gastar tempo (perder) com detalhes nos contratos; Todos os aspectos mencionados estão presentes nos contratos; Os contratos, principalmente os mal elaborados, são a principal fonte geradora de divergências, controvérsias, conflitos e litígios;

5 Algumas possíveis consequências de um contrato mal feito Maiores prazos para execução dos serviços; Qualidade dos serviços; Desperdício de material e mão de obra, retrabalho; Maior Turnover, troca de equipes e redução da eficiência; Paralização da obra, perda de material (deterioração, vandalismo e roubo); Desmonte das equipes, dificuldades para nova composição; Pagamento de improdutividade, multas por atraso; Embargo, abandono, falência.

6

7 Será que a culpa disso tudo é só o CONTRATO MAL FEITO? Qual será a razão de não se conseguir solucionar as dificuldades tão LOGO QUE ELAS SURGEM? E por que a solução das divergências, controvérsias e dos conflitos e litígios são tão DEMORADAS?

8 Certamente que não é culpa só do contrato, outros fatores contribuem para que isso ocorra. Em geral o engenheiro, não trabalha sozinho. Além dos conhecimentos técnicos e administrativos, cabe ao profissional conhecer: COMUNICAÇÃO; NEGOCIAÇÃO; CONCILIAÇÃO. Este conhecimento facilita a solução de divergências, controvérsias, conflitos e litígios que, fatalmente, sempre surgirão em nossas atividades.

9 Quando o assunto chega ao sobrecarregado judiciário, o tempo para a solução do problema é imprevisível. Geralmente leva anos para ser solucionado, causando sérios inconvenientes nas obras/serviços, conforme já mencionado. Tudo agrava o que chamamos de CUSTO BRASIL

10 Felizmente, utilizando-se os chamados METODOS ADEQUADOS de RESOLUÇÃO DE CONFLITOS MARCs é possível minimizar ou até evitar grande parte dos inconveniente apontados. Os MARCs procuram solucionar os problemas de modo mais direto e em conjunto com as partes, sem que haja a necessidade da interferência do Judiciário

11 Para melhor compreender os MARCs, vamos classificar cada método em: Não adversariais e auto compositivos: Adversariais e Hetero compositivos: NEGOCIAÇÂO; MEDIAÇÃO e CONCILIAÇÃO. ADJUDICAÇÃO; DRBs Disput Review Boards e ARBITRAGEM Obs.: não é MARC, mas podemos considerar: PROCESSO JUDICIAL

12 A NEGOCIAÇÃO é o método mais simples, onde as partes, sem interferência de um terceiro, chegam a um acordo satisfatório; A MEDIAÇÃO é um métodos de resolução de conflitos onde uma pessoa independente, imparcial e neutra (o mediador), utilizando técnicas interdisciplinares, com a anuência das partes, contribui para que elas possam avaliar e escolher opções de ganhos mútuos (atende aos interesses de ambas). E regulada pela Lei de 2015, que criou a mediação judicial e a extrajudicial.

13 A CONCILIAÇÃO é semelhante à MEDIAÇÃO, usa as mesmas técnicas, mas o conciliador interfere dando sugestões e pressiona as partes para que cheguem a um acordo. A ADJUDICAÇÃO EM CONTRATO DE CONSTRUÇÃO é uma alternativa para a resolução de conflitos durante a realização de uma obra. Surgindo controvérsias, etc., são contratados especialistas para solucionar o problema. Utilizado em alguns contratos de infraestrutura, serve como alternativa ao DRB, já utilizado no Brasil, com o atrativo de ser menos dispendioso para as partes.

14 O DRB Disput Review Boards ou CRD - Comitê de Resolução de Disputa, é formada uma equipe de técnicos especialistas, da confiança das partes, contratada para, durante toda a obra, acompanhar todos os serviços do empreendimento e resolver as controvérsias/conflitos que possam surgir. O método é mais dispendioso do que o anterior, tendo em vistas a equipe multidisciplinar à disposição da obra. Por esta razão é adotado para grandes empreendimentos.

15 A ARBITRAGEM é um meio extrajudicial de resolução de conflitos, pelo qual uma ou mais pessoas (árbitros), recebem os poderes conferidos pelas partes através de uma convenção privada, para decidir, sem a intervenção do estado (poder judiciário), quanto às matérias a eles submetidas. A ARBITRAGEM no Brasil é regida pela Lei 9.307/1996, alterada pela Lei /2015. A sentença proferida pelos árbitros, não está sujeita à homologação pelo poder judiciário e desde a sua prolação e conhecimento das partes adquire a eficácia de um TITULO EXECUTIVO JUDICIAL. Equivale à sentença de um juiz de direito, produzindo os mesmos efeitos.

16 Para viabilizar a ARBITRAGEM é necessário que as partes firmem uma convenção de arbitragem, assim entendidas a CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA e o COMPROMISSO ARBITRAL: A CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA, inserida em um contrato no lugar da Cláusula de Foro, vincula as partes ao procedimento arbitral de tal sorte que quando do surgimento de um conflito as partes se obrigam a resolvê-lo pela via arbitral. O COMPROMISSO ARBITRAL é o meio pelo qual as partes que se encontram em um conflito escolhem a arbitragem a fim de ter o mesmo resolvido por árbitros. Portanto, o compromisso arbitral pode ser firmado pelas partes depois do surgimento do conflito.

17 A ARBITRAGEM já vem sendo adotada por um bom tempo no Brasil e pode-se dizer que ela já está praticamente consolidada, face as várias vantagens que tem em relação ao processo judicial. Nas relações comerciais internacionais e em países norte americanos, europeus e asiáticos, há muito tempo se utiliza a ARBITRAGEM.

18 No início houve resistência de OAB, advogados e magistrados, que não conseguiam se convencer de que uma pessoa, capaz e idônea, mas sem formação jurídica, poderia decidir quem estava certo ou errado, e promover a justiça prolatando uma sentença Atualmente essa resistência praticamente acabou, os tribunais do poder judiciário aceitam e ratificam as decisões dos árbitros (desde que não exista erro ou má fé).

19 O CNJ vem apoiando e incentivando à utilização dos MARCs, que auxiliam aquele poder a aliviando parte do seu trabalho. Com a promulgação das leis de mediação, novo código civil e aprimoramento da lei de arbitragem, o poder judiciário percebeu que não está estruturado para atender essas leis. O judiciário necessita e conta com as instituições de mediação e arbitragem, já existentes. Estuda credenciar alguma para as mediações judiciais, previstas em Lei.

20 Algumas vantagens e características da ARBITRAGEM: 1. Menos adversarial do que o judiciário, favorecendo o diálogo e a conciliação entre as partes, aumentando o percentual de acordos; 2. Procedimento sigiloso, preservando a imagem e interesses das partes; 3. Muito mais rápido do que o judicial, não existindo recursos da decisão arbitral. 4. A Sentença, que é um título judicial, é única e definitiva;

21 5. A relação custos x benefícios é muito vantajosa; 6. Os árbitros são escolhidos pelas partes (árbitro único ou tribunal com três) e a participação de advogados é opção das partes, não havendo obrigatoriedade; 7. Mais flexível, menos formal, árbitros mais técnicos, preserva o relacionamento comercial.

22 Em geral os litígios são resolvidos em CÂMARAS DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM (CMA), que possuem seus regulamentos dos procedimentos a serem adotados nos processos. No Paraná existem várias CMAs idôneas que prestam serviços de resolução de conflitos, entre estas câmaras, podemos destacar a Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea do Paraná (CMA CREA-PR), criada em 2002 (segunda câmara criada no sistema Confea/Creas), para contribuir, preferencialmente, com os profissionais do sistema, na resolução de conflitos oriundos do relacionamento com seus contratantes. Criada a CMA CREA-PR, foi necessário elaborar toda a documentação (regulamentos, código de ética, regras de procedimento administrativo, formulários, etc.) para que ela pudesse começar suas atividade que, efetivamente ocorreu em 2004, após uma campanha de divulgação e esclarecimentos. Neste período até a data de hoje, foram atendidos 173 processos de mediação e 74 arbitragens, e realizadas 740 audiencias

23 A CMA CREA-PR, percebeu a existência de grande quantidade de profissionais contratados verbalmente e, se com contratos, estes eram sem cláusula compromissória e, as vezes, seque a de foro. Por esta razão, teve a iniciativa de inserir a Clausula Compromissória no documento de Anotação de Responsabilidade Técnica ART de modo que, se o profissional e seu contratante optarem pela Arbitragem como meio de resolução de conflitos, a Cláusula é impressa nas vias da ART. Se não optarem pela arbitragem, a Cláusula não é impressa na ART. A Cláusula referida é a seguinte:

24 CLÁUSULA COMPROMISSORIA As partes decidem que qualquer conflito ou litígio originado do presente contrato, inclusive no tocante a sua interpretação ou execução, será resolvido por arbitragem, de acordo com a Lei nº 9.307/96, de 23 de setembro de 1996, através da Câmara de Mediação e Arbitragem do Conselho Regional de Engenharia, e Agronomia do Estado do Paraná CMA CREA-PR, localizada à Rua Dr. Zamenhof, 35, Alto da Glória, Curitiba, Paraná, telefone , e de conformidade com o seu Regulamento de Arbitragem. Ao optarem pela inserção da presente cláusula neste contrato, as partes declaram conhecer o referido Regulamento e concordar, em especial e expressamente, com os seus termos.

25 Convidamos a todos que ainda não aderiram aos MARCs que aprofundem seus conhecimentos sobre eles, em especial a Mediação e a Arbitragem. Aos que já conhecem e utilizam esses institutos legais de resolução de conflitos, solicitamos que divulguem e esclareçam seus conhecidos a respeito das vantagens em utilizá-los. Além de pacificar os relacionamentos, temos recursos modernos e ágeis para a solução de conflitos.

26 Então, vamos parar de sofrer sem necessidade???

27 A ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ENGENHEIROS ELETRICISTAS APEE é uma sociedade civil sem conotação político-partidária, sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado, com sede e foro à Rua Emiliano Perneta, 174, na cidade de Curitiba, Paraná, a ser regida por estes Estatutos e pelas leis que tratam particularmente dos direitos e deveres dos engenheiros eletricistas. A APEE tem por objetivo congregar os Engenheiros Eletricistas ou com titulações afins nas áreas de Eletrotécnica, Eletrônica, Computação Telecomunicações, Automação e outras áreas afins

28 A ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ENGENHEIROS ELETRICISTAS `Seja sócio da APEE e ajude a fortalecer a nossa profissão

29 OBRIGADO Claude Franck Loewenthal Eng. Eletricista e de Seg. do Trabalho Claude@ceconsult.com.br A ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ENGENHEIROS ELETRICISTAS AGRADECE A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR MAIS UMA VEZ DO CINASE

30

I SEMINÁRIO SULBRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA

I SEMINÁRIO SULBRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA I SEMINÁRIO SULBRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA REALIZAÇÃO IMA INSTITUTO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - 1 A MEDIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS EM SERVIÇOS DE ENGENHARIA MEDIAÇÃO CLAUDE

Leia mais

Clemenceau Chiabi Saliba Junior Presidente da CMA CREA-MG

Clemenceau Chiabi Saliba Junior Presidente da CMA CREA-MG Clemenceau Chiabi Saliba Junior Presidente da CMA CREA-MG cma@crea-mg.org.br TEORIA DO CONFLITO As divergências emocionais, sociais, políticas, ideológicas, familiares ou profissionais, que ocorrem nas

Leia mais

Solução de Controvérsias na Área de Propriedade Intelectual Tatiana Campello Lopes Todos os Direitos Reservados.

Solução de Controvérsias na Área de Propriedade Intelectual Tatiana Campello Lopes Todos os Direitos Reservados. Solução de Controvérsias na Área de Propriedade Intelectual Todos os Direitos Reservados. QUANDO AS CONTROVÉRSIAS OCORREM? Numa visão bem abrangente: Quando as expectativas da contratação não prosperaram

Leia mais

CÂMARAS DE MEDIAÇÃO E ARBITRAL COMO UTILIZÁ-LAS NA SOLUÇÃO DE DIVERGÊNCIAS

CÂMARAS DE MEDIAÇÃO E ARBITRAL COMO UTILIZÁ-LAS NA SOLUÇÃO DE DIVERGÊNCIAS CÂMARAS DE MEDIAÇÃO E ARBITRAL COMO UTILIZÁ-LAS NA SOLUÇÃO DE DIVERGÊNCIAS Meios de Condução de Conflitos Adversariais Estado dizendo o direito - Jurisdição Estadual Juiz autorizado legalmente, ouve as

Leia mais

22/10/2013. O que estudar? Dinâmica dos conflitos. Tema 6: O Envolvimento de uma Terceira Parte no Conflito. Profª Msc.

22/10/2013. O que estudar? Dinâmica dos conflitos. Tema 6: O Envolvimento de uma Terceira Parte no Conflito. Profª Msc. Tema 6: O Envolvimento de uma Terceira Parte no Conflito Profª Msc. Mônica Satolani O que estudar? O envolvimento de uma terceira parte no conflito e a sua importância para a solução do conflito. As visões

Leia mais

Arbitragem em Contratos Metroferroviários

Arbitragem em Contratos Metroferroviários Arbitragem em Contratos Metroferroviários MsC. Engª. Hulbéia B. Ribas Consultora Há uma forma de solução de conflitos chamada arbitragem que é prevista na lei brasileira, da qual se pode tirar proveito

Leia mais

ARBITRAGEM CONCEITOS E CAMPO DE ATUAÇÃO

ARBITRAGEM CONCEITOS E CAMPO DE ATUAÇÃO Francisco Maia Neto Engenheiro e Advogado AGOSTO 2017 ARBITRAGEM CONCEITOS E CAMPO DE ATUAÇÃO...há necessidade de se debelar a cultura judicialista que se estabeleceu fortemente no país, segundo a qual

Leia mais

ARBITRAGEM. TIRE SUAS DÚVIDAS

ARBITRAGEM. TIRE SUAS DÚVIDAS ARBITRAGEM. TIRE SUAS DÚVIDAS 1. O que é arbitragem? A arbitragem é uma forma de solução de conflitos, prevista em lei, que pode ser utilizada quando estamos diante de um impasse decorrente de um contrato.

Leia mais

PAINEL 5. Nome de Domínio Solução de Conflitos pelo Sistema Administrativo de Conflitos de Internet (SACI), Mediação ou Arbitragem

PAINEL 5. Nome de Domínio Solução de Conflitos pelo Sistema Administrativo de Conflitos de Internet (SACI), Mediação ou Arbitragem PAINEL 5 Nome de Domínio Solução de Conflitos pelo Sistema Administrativo de Conflitos de Internet (SACI), Mediação ou Arbitragem Marcelo Dias Gonçalves Vilela O sucesso do SACI-Adm e do CASD-ND são inspiradores

Leia mais

A mediação e a conciliação também compõem estes métodos; contudo, eles diferem entre si.

A mediação e a conciliação também compõem estes métodos; contudo, eles diferem entre si. A arbitragem consiste em um meio privado de solução de conflitos que se utiliza de um terceiro imparcial e neutro, geralmente especialista na matéria discutida, que profere sentença arbitral Ressalte-se

Leia mais

Instituto de Administração de Conflitos, Mediação e Arbitragem

Instituto de Administração de Conflitos, Mediação e Arbitragem CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM A - APRESENTAÇÃO Mediação é um método de resolução de conflitos que utiliza um conjunto coerente de técnicas baseadas em conhecimentos interdisciplinares,

Leia mais

ART 20170155929 Página 2 de 3 CREA-PR Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná Anotação de Responsabilidade Técnica Lei Fed 6496/77 Valorize sua Profissão: Mantenha os Projetos na Obra T VIA

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS...

SUMÁRIO ABREVIATURAS... SUMÁRIO ABREVIATURAS... I. ASPECTOS GERAIS DA ARBITRAGEM... 1 1. Conceito de arbitragem jurisdição... 1 2. Arbitragem, mediação e conciliação... 9 3. Normas de direito material aplicáveis à solução do

Leia mais

CARTILHA DE ARBITRAGEM

CARTILHA DE ARBITRAGEM CARTILHA DE ARBITRAGEM Apoio: A sentença arbitral deve ser proferida no prazo ajustado pelas partes ou, na ausência deste, no prazo de seis meses da instauração da arbitragem. As sentenças arbitrais são

Leia mais

A Justiça Atrasada não é Justiça

A Justiça Atrasada não é Justiça Agosto/2015 A Justiça Atrasada não é Justiça Tire suas dúvidas Quem pode utilizar a arbitragem? Por que instituir a arbitragem em seu negócio? Tribunal Arbitral e Mediação de São Paulo Presidente Dr. Marcelo

Leia mais

Mediação, conciliação e arbitragem

Mediação, conciliação e arbitragem Mediação, conciliação e arbitragem Métodos alternativos de Resolução de Conflitos Prof. Leandro Gobbo 1 Conciliação e sua definição Processo técnico (não intuitivo), desenvolvido pelo método consensual,

Leia mais

A importância da escolha do árbitro e da instituição arbitral. Palestrante: Alvaro de Carvalho Pinto Pupo

A importância da escolha do árbitro e da instituição arbitral. Palestrante: Alvaro de Carvalho Pinto Pupo A importância da escolha do árbitro e da instituição arbitral Palestrante: Alvaro de Carvalho Pinto Pupo Convenção de arbitragem Convenção de arbitragem Cláusula compromissório Compromisso arbitral Convenção

Leia mais

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS APRESENTAÇÃO... 13

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS APRESENTAÇÃO... 13 SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 11 APRESENTAÇÃO... 13 1. INTRODUÇÃO... 25 1.1. Introdução às alternativas adequadas de resolução de disputas... 27 1.2. Breve histórico... 33 1.3. Bibliografia recomendada...

Leia mais

Curso de Arbitragem 1 FRANCISCO JOSÉ CAHALI

Curso de Arbitragem 1 FRANCISCO JOSÉ CAHALI Curso de Arbitragem 1 Curso de Arbitragem 10 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 11 1. INTRODUÇÃO... 23 1.1 Introdução às alternativas adequadas de resolução de disputas... 25 1.2 Breve histórico... 30 1.3 Bibliografia

Leia mais

GESTÃO DE CONFLITOS NA

GESTÃO DE CONFLITOS NA E-BOOK GESTÃO DE CONFLITOS NA ATUALIDADE Gestão de Conflitos na Atualidade ÍNDICE Quebrando Paradigmas... 04 Dos Métodos Adequados de Solução de Controvérsias... 06 1.1-Negociação... 08 1.2-Conciliação...

Leia mais

ARBITRAGEM.

ARBITRAGEM. ARBITRAGEM www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITOS RELEVANTES...5 Conceito de arbitragem... 5 Métodos Alternativos de Solução de Conflitos...7 Autonomia da vontade das partes...7 Convenção de arbitragem...

Leia mais

TERMO DE PARTICIPAÇÃO EM MEDIAÇÃO

TERMO DE PARTICIPAÇÃO EM MEDIAÇÃO Mediação nº TERMO DE PARTICIPAÇÃO EM MEDIAÇÃO Pelo presente Termo de Participação em Mediação ( Termo ), a Câmara MEDIARE ( Câmara ), os mediadores e os mediandos, na qualidade de Contratantes entre si,

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Meios diplomáticos. Meios políticos. Meios jurisdicionais. Parte 2 Prof. Renata Menezes - Conciliação: método mais formal e solene de solução. Comissão de conciliadores (e

Leia mais

Sobre a atuação do Profissional da Justiça Arbitral (Mediador, Conciliador ou Árbitro)

Sobre a atuação do Profissional da Justiça Arbitral (Mediador, Conciliador ou Árbitro) Sobre a atuação do Profissional da Justiça Arbitral (Mediador, Conciliador ou Árbitro) ÍNDICE DE PERGUNTAS 01 Quem pode ser Mediador, Conciliador ou Árbitro (Juiz Arbitral)? 02 O Árbitro e a atividade

Leia mais

Administração de Empresas Disciplina: Técnicas de Negociação

Administração de Empresas Disciplina: Técnicas de Negociação Administração de Empresas Disciplina: Técnicas de Negociação Profa. Ma. Alice Sueiro de Figueiredo Profa. Ma. Cristiane Vinholi de Brito 1 Aula 1 2 3 4 5 6 Capítulo (PLT) e conteúdo 1 - uma reflexão sobre

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 206, DE 2018

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 206, DE 2018 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 206, DE 2018 Regulamenta a instalação de Comitês de Prevenção e Solução de Disputas em contratos administrativos continuados celebrados pela União. AUTORIA: Senador Antonio

Leia mais

Arbitragem Internacional. Renato Leite Monteiro

Arbitragem Internacional. Renato Leite Monteiro Arbitragem Internacional Renato Leite Monteiro Conceito É o mecanismo de solução de litígios pelo qual as partes decidem submeter um conflito a um ou mais especialistas em certo tema, que não pertencem

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (29/08/2018). Jurisdição.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (29/08/2018). Jurisdição. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (29/08/2018). Jurisdição. Autotutela poder da própria pessoa em proteger seus interesses. A autotutela

Leia mais

Visão geral da arbitragem no Brasil. Giovanni Ettore Nanni

Visão geral da arbitragem no Brasil. Giovanni Ettore Nanni Visão geral da arbitragem no Brasil Giovanni Ettore Nanni gnanni@tozzinifreire.com.br Visão Geral da Arbitragem no Brasil Arbitrabilidade Arbitragem Doméstica e Internacional Cláusula Compromissória Compromisso

Leia mais

5 EXCELENTES MOTIVOS PARA VOCÊ TRABALHAR COM ARBITRAGEM. 1 Diversas opções de trabalho Solução contra a crise... 5

5 EXCELENTES MOTIVOS PARA VOCÊ TRABALHAR COM ARBITRAGEM. 1 Diversas opções de trabalho Solução contra a crise... 5 5 EXCELENTES MOTIVOS PARA VOCÊ TRABALHAR COM ARBITRAGEM Sumário 1 Diversas opções de trabalho... 2 2 Solução contra a crise... 5 3 Você tem como aprender... 6 4 Sem patrão... 8 5 Excelente remuneração...

Leia mais

MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA)

MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA) MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA) Tópico Extrajudicial Judicial (Lei) Lei CPC Normas e princípios gerais Prestígio à solução consensual dos conflitos, que deve ser estimulada (art.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condições da ação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condições da ação. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 27/03/2018). Condições da ação. Atualmente com o novo CPC são consideradas condições da ação legitimidade de parte

Leia mais

CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DO IBDE

CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DO IBDE CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DO IBDE IBDE INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS DO DIREITO DA ENERGIA Sociedade civil sem fins lucrativos Constituído em 26 de junho de 2003, na Cidade de São Paulo, por profissionais

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Parte 2 Profª. Tatiana Constancio Art. 7º Existindo cláusula compromissória e havendo resistência quanto à instituição da arbitragem, poderá a

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES 1. O que é arbitragem? A arbitragem é uma forma de solução de conflitos, prevista em lei, no qual as partes buscam voluntariamente uma solução rápida e definitiva do conflito por um

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Dos Auxiliares da Justiça Parte 4 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 164. O intérprete ou tradutor, oficial ou não, é obrigado a desempenhar seu ofício,

Leia mais

Mediação e Arbitragem nos Negócios Imobiliários

Mediação e Arbitragem nos Negócios Imobiliários II Encontro Estadual do CORI-MG Mediação e Arbitragem nos Negócios Imobiliários Francisco Maia Neto Presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/MG RESPOSTAS AO QUESTIONÁRIO ENVIADO AOS PARTICIPANTES DE

Leia mais

É uma forma judicial e alternativa de

É uma forma judicial e alternativa de Av. D N. 354 St. Oeste Goiânia-GOGO CEP 74160-140140 Fone/Fax (62) 32390801 Parceria e convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil Seção de Goiás (OAB-GO) O que é Arbitragem? É uma forma judicial e alternativa

Leia mais

Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase

Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase Autotutela, Autocomposição, Mediação e arbitragem Período 2012-2016 1) FEMPERJ Técnico de Notificações - TCE RJ (2012) A solução

Leia mais

DANILO RIBEIRO MIRANDA MARTINS, FERNANDA DUARTE DA COSTA VALADARES E RONALDO GUIMARÃES GALLO MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM EM FUNDOS DE PENSÃO

DANILO RIBEIRO MIRANDA MARTINS, FERNANDA DUARTE DA COSTA VALADARES E RONALDO GUIMARÃES GALLO MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM EM FUNDOS DE PENSÃO DANILO RIBEIRO MIRANDA MARTINS, FERNANDA DUARTE DA COSTA VALADARES E RONALDO GUIMARÃES GALLO MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM EM FUNDOS DE PENSÃO JUDICIALIZAÇÃO NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR As entidades de previdência

Leia mais

O QUE É MEDIAÇÃO? a mediação é a via principal de resolução de conflitos

O QUE É MEDIAÇÃO? a mediação é a via principal de resolução de conflitos O QUE É MEDIAÇÃO? Embora, no Brasil, o tema da Mediação seja de certo modo novo, ela há muito tempo é utilizada em várias culturas no mundo, como a judaica, a cristã, a islâmica, a hinduísta, a budista,

Leia mais

ARBITRAGEM Lei 9.307/96 SOLUÇÃO MODERNA DE CONFLITOS

ARBITRAGEM Lei 9.307/96 SOLUÇÃO MODERNA DE CONFLITOS 1 ARBITRAGEM Lei 9.307/96 SOLUÇÃO MODERNA DE CONFLITOS 2 O QUE SE BUSCA COM ESTA APRESENTAÇÃO: a) Desmistificar o instituto da arbitragem; b) Desenvolver um espírito crítico dos contadores em relação ao

Leia mais

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, COM UMA solução RÁPIDA AO SEU ALCANCE

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, COM UMA solução RÁPIDA AO SEU ALCANCE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, COM UMA solução RÁPIDA AO SEU ALCANCE QUEM SOMOS? Somos uma Câmara de Mediação e Arbitragem, autorizada pelo CNJ Conselho Nacional de Justiça, e exercemos atividades como Auxiliares

Leia mais

2. Arbitragem na atividade portuária visão do terminal;

2. Arbitragem na atividade portuária visão do terminal; ARBRITRAGEM NA ATIVIDADE PORTUÁRIA TEMAS PARA DISCUSSÃO 1. Métodos de solução de controvérsias; 2. Arbitragem na atividade portuária visão do terminal; 3. Reforma da Lei dos Portos arbitragem em controvérsia

Leia mais

O Executivo de Finanças, Administração e Contabilidade e a Gestão de Conflitos

O Executivo de Finanças, Administração e Contabilidade e a Gestão de Conflitos O Executivo de Finanças, Administração e Contabilidade e a Gestão de Conflitos Prof. Adolfo Braga Neto ANEFAC São Paulo, 20 de março de 2018 PROGRAMA Conflito e sua Gestão Métodos de Resolução de Conflitos

Leia mais

REQUERIMENTO PARA INTEGRAR A CÂMARA DE JUSTIÇA ARBITRAL INTRODUÇÃO

REQUERIMENTO PARA INTEGRAR A CÂMARA DE JUSTIÇA ARBITRAL INTRODUÇÃO REQUERIMENTO PARA INTEGRAR A CÂMARA DE JUSTIÇA ARBITRAL INTRODUÇÃO Inicialmente devemos perquirir sobre quem pode ser árbitro? A resposta está no art. 13 da Lei n. 9.307, de 23.09.96, Lei de Arbitragem

Leia mais

JURISDIÇÃO.

JURISDIÇÃO. JURISDIÇÃO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITO DE JURISDIÇÃO... 4 2. EQUIVALENTES JURISDICIONAIS...6 3. ESCOPOS DA JURISDIÇÃO...9 4. CARACTERÍSTICAS DA JURISDIÇÃO...11 5. PRINCÍPIOS DA JURISDIÇÃO...

Leia mais

A Prova Técnica na Arbitragem

A Prova Técnica na Arbitragem 1 CRC/SP São Paulo, 25.11.2016 A Prova Técnica na Arbitragem Profa. Dra. Selma Ferreira Lemes Sumário 2 I. Arbitragem - Noções Gerais II. III. IV. A Instituição da Arbitragem A Prova Técnica e suas Formas

Leia mais

ARBITRAGENS E MEDIAÇÕES NA ÁREA DE ENGENHARIA

ARBITRAGENS E MEDIAÇÕES NA ÁREA DE ENGENHARIA ARBITRAGENS E MEDIAÇÕES NA ÁREA DE ENGENHARIA INSTITUTO DE ENGENHARIA ATUAÇÕES: INSTITUTO DE ENGENHARIA- 90 ANOS DE LUTA PELO PROGRESSO DA ENGENHARIA 1961- PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO 1975- CRISE DO PETRÓLEO-

Leia mais

ARBITRAGEM NA BRASIL Arbitragem no Brasil

ARBITRAGEM NA BRASIL Arbitragem no Brasil ARBITRAGEM NA BRASIL Arbitragem no Brasil Uma visão geral LEI DE ARBITRAGEM A Lei n.º 9.307, de 23 de setembro de 1996, constitui o principal instrumento do quadro legal da arbitragem no Brasil (LAB).

Leia mais

Reunião Técnica ANEFAC. Execução e Anulação de Sentença Arbitral. Palestrante: Elis Wendpap

Reunião Técnica ANEFAC. Execução e Anulação de Sentença Arbitral. Palestrante: Elis Wendpap Reunião Técnica ANEFAC Execução e Anulação de Sentença Arbitral Palestrante: Elis Wendpap elis.wendpap@veirano.com.br Arbitragem Marco legal no Brasil: Lei n. 9.307/1996 Supremo Tribunal Federal, 2001:

Leia mais

DA OAB SP 28 de Maio de 2010 A CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA NA ARBITRAGEM INTERNA E INTERNACIONAL

DA OAB SP 28 de Maio de 2010 A CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA NA ARBITRAGEM INTERNA E INTERNACIONAL ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARBITRAGEM DA OAB SP 28 de Maio de 2010 A CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA NA ARBITRAGEM INTERNA E INTERNACIONAL REDIGIR CLÁUSULAS ARBITRAIS EFICAZES

Leia mais

CLAMS (PLEITOS) EM CONTRATOS DE ENGENHARIA ARBITRAGEM E DISPUTE BOARDS

CLAMS (PLEITOS) EM CONTRATOS DE ENGENHARIA ARBITRAGEM E DISPUTE BOARDS Clémenceau Chiabi Presidente IBAPE-MG AGOSTO 2017 Edson Garcia Bernardes Claim Expert CLAMS (PLEITOS) EM CONTRATOS DE ENGENHARIA ARBITRAGEM E DISPUTE BOARDS TEORIA DO CONFLITO As divergências emocionais,

Leia mais

Regulamento e Normas de Funcionamento da Mediação e Arbitragem no TNA TRIBUNAL NACIONAL DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM CNPJ/MF no

Regulamento e Normas de Funcionamento da Mediação e Arbitragem no TNA TRIBUNAL NACIONAL DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM CNPJ/MF no Regulamento e Normas de Funcionamento da Mediação e Arbitragem no TNA TRIBUNAL NACIONAL DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM CNPJ/MF no.06.152.354/0001-38 Registrado no 4º. Registro de Títulos e Documentos sob no.

Leia mais

Arbitragem no Contrato de. Trabalho em. Face da Reforma Trabalhista

Arbitragem no Contrato de. Trabalho em. Face da Reforma Trabalhista Arbitragem no Contrato de Trabalho em Face da Reforma Trabalhista Gostaria muito de agradecer a excelente equipe da LTr Editora, em especial: Armandinho Beatriz Costa Aline Jacote Vanessa Azevedo Luana

Leia mais

Em dez anos, arbitragem amadurece e vira saída para solução de conflitos na construção

Em dez anos, arbitragem amadurece e vira saída para solução de conflitos na construção Litígios Fórum privilegiado Em dez anos, arbitragem amadurece e vira saída para solução de conflitos na construção A arbitragem, meio extrajudicial para solução de conflitos, oferece tudo aquilo que o

Leia mais

FMA POR QUE ADOTÁ-LOS? DISPUTE BOARDS (Comitês de Solução de Controvérsias) F. Marcondes Advocacia

FMA POR QUE ADOTÁ-LOS? DISPUTE BOARDS (Comitês de Solução de Controvérsias) F. Marcondes Advocacia DISPUTE BOARDS (Comitês de Solução de Controvérsias) POR QUE ADOTÁ-LOS? APLICAÇÃO Os DBs foram criados especialmente para resolver controvérsias em contratos de construção. A princípio, sua aplicabilidade

Leia mais

Pirâmide da solução de conflitos:

Pirâmide da solução de conflitos: Clemenceau Chiabi Saliba Junior clemenceau@chiabi.com cma@crea- mg.org.br Pirâmide da solução de conflitos: ü Maior li/giosidade Novo: DRB ü Aumento do formalismo ü Cresce a intervenção de terceiros ü

Leia mais

Definitiva (decide o conflito, apreciando o mérito)

Definitiva (decide o conflito, apreciando o mérito) Definitiva (decide o conflito, apreciando o mérito) Condenatória; Constitutiva; Declaratória. Terminativa (finda o procedimento, mas a controvérsia persiste p.ex.: reconhece a nulidade da convenção arbitral)

Leia mais

REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA

REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA FERNANDA TARTUCE Advogada orientadora do Departamento Jurídico XI de Agosto (USP); Mediadora; Mestre e Doutora em Direito Processual Civil pela USP; Professora

Leia mais

Reunião Técnica ANEFAC

Reunião Técnica ANEFAC Reunião Técnica ANEFAC ARBITRAGEM INTERNACIONAL: CONCEITOS, PROCEDIMENTO E A IMPORTÂNCIA DA SEDE Palestrante: Ramon Alberto dos Santos ramonlas@usp.br Arbitragem - Introdução Forma alternativa de solução

Leia mais

MARC no Brasil. Métodos alternativos de Resolução de Conflitos. Prof. Leandro Gobbo 1

MARC no Brasil. Métodos alternativos de Resolução de Conflitos. Prof. Leandro Gobbo 1 MARC no Brasil Métodos alternativos de Resolução de Conflitos Prof. Leandro Gobbo 1 Métodos Alternativos de Solução de Conflitos Alternative Dispute Resolution. Contraposição à Justiça Estatal. Representa

Leia mais

Conciliação, Mediação e Arbitragem

Conciliação, Mediação e Arbitragem NATAN BATISTA Conciliação, Mediação e Arbitragem Resumo e Questões DireitoFacilitado.com.br Sumário: Introdução Página 1 1. Zoon Politikon e a Evolução do Conflito Página 1 2. Fases do Direito Processual

Leia mais

REGULAMENTO. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral

REGULAMENTO. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral REGULAMENTO Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral Aprovado em Assembleia Geral de 1 de abril de 2016 REGULAMENTO Capítulo 1 Objeto, natureza e âmbito geográfico

Leia mais

Meios de solução de controvérsias nas relações de consumo de seguros GUSTAVO DA ROCHA SCHMIDT

Meios de solução de controvérsias nas relações de consumo de seguros GUSTAVO DA ROCHA SCHMIDT Meios de solução de controvérsias nas relações de consumo de seguros GUSTAVO DA ROCHA SCHMIDT Em razão do volume exorbitante de demandas, o Judiciário brasileiro torna-se, naturalmente, incapaz de pacificar

Leia mais

Djalma Campos Guimarães Filho

Djalma Campos Guimarães Filho Palestra CREA-SP Djalma Campos Guimarães Filho CREA-SP Para acessar o sistema CREANet, é necessário que seu navegador (browser) não restrinja a exibição de Popups. Clique aqui para saber como configurar

Leia mais

Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça. Lei /2015 Dra. Carleane L. Souza

Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça. Lei /2015 Dra. Carleane L. Souza Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça Lei 13.140/2015 Dra. Carleane L. Souza CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 13.105/15 Em 2010, o projeto de Lei 166/10, deu entrada no Senado tratando das alterações no Código

Leia mais

MEDIAÇÃO Simone Tassinari Cardoso

MEDIAÇÃO Simone Tassinari Cardoso MEDIAÇÃO Simone Tassinari Cardoso Como? Onde? Quando? O que acontece se não? Panorama atual Resolução 125 CNJ 2010: Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito

Leia mais

Aspectos legais da conciliação. Autotula/autocomposição/heterocomposição/ mediação/conciliação

Aspectos legais da conciliação. Autotula/autocomposição/heterocomposição/ mediação/conciliação Aspectos legais da conciliação Autotula/autocomposição/heterocomposição/ mediação/conciliação 1. Aspectos legais da conciliação Autotula: resolução dos conflitos com utilização de força. Autocomposição:

Leia mais

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Davi Furtado Meirelles Resultado Negativo da Negociação - Mediação - é mais uma tentativa de conciliação, após o insucesso da negociação direta, porém, desta feita,

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERMO GERAL DE USO DO SERVIÇO CONDIÇÕES DE USO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATADA: NUCLEO MUNDIAL DE NEGOCIOS E INTERMEDIAÇÕES INTERNACIONAIS LTDA ME. CNPJ : 22.065.913/0001-29 Endereço: Rua

Leia mais

108 milhões SOLUÇÃO DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM. de ações no Judiciário. Marco Buzzi

108 milhões SOLUÇÃO DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM. de ações no Judiciário. Marco Buzzi SOLUÇÃO DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM Marco Buzzi 108 milhões de ações no Judiciário Placar da Justiça - Associação de Magistrados Brasileiros AMB 1 (09/2016) 2 1 TAXA ANUAL DE CONGESTIONAMENTO

Leia mais

A ATUAÇÃO DO CONTADOR NA ARBITRAGEM

A ATUAÇÃO DO CONTADOR NA ARBITRAGEM A ATUAÇÃO DO CONTADOR NA ARBITRAGEM Bianca Ferreira Oliveira 1 ; Zilane Maria Sousa de Carvalho Silva 1 ; Adriano Barreira de Andrade 2 ; Marli Terezinha Vieira 3 1 Aluno do Curso de Ciências Contábeis;

Leia mais

Mediação no cotidiano dos profissionais liberais e empresários

Mediação no cotidiano dos profissionais liberais e empresários 31/10/2016 1 Mediação no cotidiano dos profissionais liberais e empresários A mediação foi introduzida no Brasil em meados dos anos 2004 /2006, porém de forma tímida e lenta. Porém pelo mundo, se tem conhecimento

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br MEIOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS - Cultura da pacificação, do diálogo e do consenso

Leia mais

O instituto da Mediação e o Setor Elétrico

O instituto da Mediação e o Setor Elétrico O instituto da Mediação e o Setor Elétrico Tania Almeida - Diretora-Presidente do MEDIARE Diálogos e Processos Decisórios. Mestre em Mediação de Conflitos. Mediadora do Banco Mundial equipe América Latina.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Parte 2 Profª. Tatiana Constancio Do Procedimento de Mediação Art. 14. No início da primeira reunião de mediação, e sempre que julgar necessário,

Leia mais

A aquisição de bens com o resultado de infrações penais.

A aquisição de bens com o resultado de infrações penais. Para se pensar em termos de responsabilidades A aquisição de bens com o resultado de infrações penais. Balanços auditados 1 Lei 12.683/2012 Crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores;

Leia mais

CARTILHA DE MEDIAÇÃO

CARTILHA DE MEDIAÇÃO CARTILHA DE MEDIAÇÃO Apoio: 1. A RELAÇÃO DE FRANQUIA Quando um empresário decide expandir o seu negócio por meio de franchising, ele adota a estratégia de divulgar a sua marca em outros mercados, concedendo

Leia mais

Plano de Ensino - DIREITO

Plano de Ensino - DIREITO Plano de Ensino - DIREITO Curso Componente Carga horária: Professor(a) Meios alternativos de solução de conflitos DIREITO Período: 80 H/A PRIMEIRO Graciane Rafisa Saliba Titulação: Doutora Objetivos do

Leia mais

REGULAMENTO E NORMAS DE FUNCIONAMENTO LEI 9.307/96

REGULAMENTO E NORMAS DE FUNCIONAMENTO LEI 9.307/96 REGULAMENTO E NORMAS DE FUNCIONAMENTO LEI 9.307/96 Meios Alternativos para Soluções de Conflitos MASC Mediação, Conciliação e Negociação Revisão nº 01 ATUANDO EM CONFORMIDADE COM INSTITUIÇÃO DE MEDIAÇÃO

Leia mais

ATUALIDADES SOBRE ARBITRAGEM E O MERCADO

ATUALIDADES SOBRE ARBITRAGEM E O MERCADO ATUALIDADES SOBRE ARBITRAGEM E O MERCADO DE INFRAESTRUTURA IV FÓRUM NACIONAL DE INFRAESTRUTURA 6 e 7 de Dezembro de 2016 IBEJI / CREA-SP Flávia Bittar Neves Presidente do CBAr INTRODUÇÃO Para oferecer

Leia mais

MEDIAÇÃO NOS TABELIONATOS E REGISTROS. Angelo volpi neto

MEDIAÇÃO NOS TABELIONATOS E REGISTROS. Angelo volpi neto MEDIAÇÃO NOS TABELIONATOS E REGISTROS Angelo volpi neto angelo@volpi.not.br www.volpi.not.br A MEDIAÇÃO NOTARIAL 1994 Fundação do IMAB- Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil. 1995 XI Congresso Notarial

Leia mais

ARBITRAGEM INTERNACIONAL: SISTEMA DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS NO BRASIL E NA UNIÃO EUROPÉIA.

ARBITRAGEM INTERNACIONAL: SISTEMA DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS NO BRASIL E NA UNIÃO EUROPÉIA. 20 a 24 de outubro de 2008 ARBITRAGEM INTERNACIONAL: SISTEMA DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS NO BRASIL E NA UNIÃO EUROPÉIA. Daiane Casas Marangoni 1 ; Rozane da Rosa Cachapuz 2 RESUMO: A arbitragem é uma forma

Leia mais

A RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO

A RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO A RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO Uma justiça simples, acessível e rápida: Mediação Conciliação Arbitragem O que é a resolução alternativa de litígios de consumo? A resolução alternativa de

Leia mais

JUAN EDUARDO FIGUEROA VALDÉS. Árbitro CAM CCBC, Árbitro Instituto de Engenharia de São Paulo Integrante da Corte Suprema do Chile

JUAN EDUARDO FIGUEROA VALDÉS. Árbitro CAM CCBC, Árbitro Instituto de Engenharia de São Paulo Integrante da Corte Suprema do Chile JUAN EDUARDO FIGUEROA VALDÉS Árbitro CAM CCBC, Árbitro Instituto de Engenharia de São Paulo Integrante da Corte Suprema do Chile 1 Arbitragem no Poder Público no Chile: Visão geral Regime chileno de concessões

Leia mais

A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO

A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO Balanço sobre o Novo Processo Civil Jorge Morais Carvalho 10 de março de 2016 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO Introdução Distinção entre mediação e conciliação. Problemas jurídicos da

Leia mais

Revisando. Revisando. Revisando 02/03/12. Teoria do Conflito e os mecanismos autocompositivos, técnicas de negociação e mediação.

Revisando. Revisando. Revisando 02/03/12. Teoria do Conflito e os mecanismos autocompositivos, técnicas de negociação e mediação. Prof. Me. Aécio Borba (UFPA) Teoria do Conflito e os mecanismos autocompositivos, técnicas de negociação e mediação. Procedimentos, postura, condutas e mecanismos aptos a obter a solução conciliada dos

Leia mais

3ª Conferência de Arbitragem e Mediação Marítima 26 de outubro de 2016 Auditório do Tribunal Marítimo Rio de Janeiro RJ

3ª Conferência de Arbitragem e Mediação Marítima 26 de outubro de 2016 Auditório do Tribunal Marítimo Rio de Janeiro RJ 3ª Conferência de Arbitragem e Mediação Marítima 26 de outubro de 2016 Auditório do Tribunal Marítimo Rio de Janeiro RJ Os Comitês de Resolução de Disputas (Dispute Boards) Nos Contratos de Construção

Leia mais

DECISÃO. Juiz(a) de Direito: Dr(a). Fernando França Viana. Vistos.

DECISÃO. Juiz(a) de Direito: Dr(a). Fernando França Viana. Vistos. DECISÃO Processo Digital nº: 1005577-98.2016.8.26.0286 Classe - Assunto Compromisso Arbitral - Ato / Negócio Jurídico Requerente: Águas de Itu Exploração de Serviços de Água e Esgoto S/A Requerido: Município

Leia mais