Sorvetes Modificados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sorvetes Modificados"

Transcrição

1 Atualização em Nutracêuticos 1 Sorvetes Modificados Excelente alternativa nutracêutica para pacientes oncológicos 1. A suplementação com glutamina melhora o metabolismo e a situação clínica dos pacientes com câncer sem aumentar o crescimento do tumor 3. A terapia com antioxidantes apresenta efeito benéfico sobre os marcadores de peroxidação lipídica e morte celular, prevenindo e controlando alguns efeitos negativos da radioterapia 10.

2 2 Estudo avalia a utilização de um sorvete fortificado em pacientes com câncer na cabeça e pescoço que apresentam dificuldade de deglutição 1. Neste estudo, 30 pacientes que apresentavam câncer na cabeça e pescoço receberam a suplementação com um sorvete fortificado com proteínas durante período pós-operatório e/ou pós-terapia adjuvante. As operações realizadas consistiram em maxilofacial, otolaringológica e laringectomia. Cada 100g de sorvete contem 4,2g de proteína. A porção diária ingerida foi de 200g. A escala de satisfação varia de 1 a 10, sendo 1=ruim e 10=excelente. Todos os pacientes que fizeram parte do estudo aprovaram o paladar do sorvete, sendo que 77% dos pacientes o descreveram como excelente e 73% aprovaram sua textura e consistência; A temperatura do sorvete foi aprovada por 63% dos pacientes que fizeram parte do estudo; A ingestão de suplementos foi facilitada quando administrada na forma de sorvete, demonstrando diminuição dos sintomas associados às suas respectivas cirurgias, como odinofagia, xerostomia, ulcerações, candidíase oral e dores pós-operatórias; A ingestão de alimentos é agradável, familiar e aceitável, melhorando a qualidade de vida dos pacientes com câncer no trato aerodigestivo, aumentando a satisfação com a alimentação oral. Satisfação dos pacientes relacionados a textura e consistência após administração do sorvete fortificado 4 pacientes 7/10 Satisfação dos pacientes relacionados a facilidade de administração do sorvete fortificado 6 pacientes 8/10 1 paciente 1/10 4 pacientes 8/10 15 pacientes 10/10 18 pacientes 10/10 9 pacientes 9/10 5 pacientes 9/10 Número de pacientes Escala de satisfação Número de pacientes Escala de satisfação Os sorvetes modificados ricos em proteínas são seguros para administração pós-operatória, especialmente em pacientes que sofreram cirurgia do trato aerodigestivo superior, apresentando amplos benefícios, incluindo ainda pacientes que apresentam infecções orais e orofaringeais, idosos e com disfagia neurológica resultante de acidente vascular cerebral 1. Sorvete enriquecido com proteínas sabor laranja 1 sorvete de laranja...25g *Cada 25g de sorvete contém 8,4g de proteína. Estudo avaliou o impacto de um sorvete adaptado como suplemento dietético sobre a qualidade de vida de pacientes desnutridos com câncer, demonstrando melhora significativa de parâmetros relacionados à ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida desses pacientes 2.

3 3 Estudo de revisão aponta a glutamina como nutriente indispensável em oncologia e apresenta diversas evidências clínicas e experimentais 3. Neste estudo de revisão, diversas propriedades da glutamina foram investigadas em pacientes com câncer submetidos à radio ou à quimioterapia: Em situações hipermetabólicas, a glutamina é intensivamente utilizada pelas células que se encontram rapidamente em divisão, como os enterócitos, linfócitos e fibroblastos como fonte de nitrogênio e alternativa energética. Em várias situações clínicas, o fornecimento apropriado de glutamina exógena é seguro e pode atuar beneficamente em diminuir os riscos da alta dose de quimioterapia e radiação. Em crianças e adultos com estomatite pós-quimioterapia, como também em pacientes submetidos à radioterapia da cabeça e pescoço, a glutamina oral 4g tem demonstrado reduzir a severidade e a duração da estomatite 3,4,5. Em um grande estudo randomizado, 70 pacientes adequadamente nutridos, portadores de câncer colorretal e recebendo quimioterapia com 5- FU/ácido folínico, a suplementação oral diária com 18g de glutamina foi efetiva na redução das deficiências da absorção e permeabilidade intestinal 3,6. Em pacientes com câncer esofágico submetidos à radioterapia, a redução da contagem de linfócitos pode ser prevenida, a função mitogênica dos linfócitos aumentada e as alterações da permeabilidade da membrana podem ser atenuadas com alta dose de glutamina oral (30g/dia) 3,7. Em pacientes com câncer de mama avançado, em estágio IV, submetidos à quimioterapia, a dose de 10g de glutamina, três vezes ao dia, proporcionou redução da severidade da neuropatia periférica, sem efeitos negativos sobre a taxa de resposta ao tratamento 3,8. A suplementação oral e parenteral em altas doses geralmente aumenta a efetividade tumoricida da quimioterapia enquanto que reduz a toxicidade nos tecidos do hospedeiro. A administração de glutamina é segura e uma medida bem-tolerada para melhorar a qualidade de vida em pacientes com câncer. Os estudos confirmam que a suplementação com glutamina em pacientes com câncer melhora o metabolismo do hospedeiro e a situação clínica dos pacientes sem aumentar o crescimento do tumor 3. A suplementação com ácidos graxos ômega 3 + proteínas promove manutenção do estado nutricional e melhora no estado imunológico em pacientes com câncer colorretal, além de aumentar o peso corporal e manter a qualidade de vida desses pacientes 9. Sorvete de glutamina sabor limão 3,6 Glutamina...18g sorvete de limão...25g Sorvete de chocolate com ômega-3 9 Ômega 3 em pó...18g sorvete de chocolate...25g Recomenda-se a utilização de liquidificador ou mixer para melhorar a cremosidade do produto. *6g de ômega 3 em pó possui 1g de Ômega 3, que contem 300mg de Ômega 3, sendo 180mg de EPA e 120mg de DHA.

4 4 Estudo randomizado avalia o efeito da suplementação com antioxidantes sobre marcadores de apoptose e peroxidação lipídica em pacientes com câncer de colo do útero submetidos à radioterapia 10. Neste estudo, 40 pacientes, realizando radioterapia, forma randomizados em dois grupos e submetidos às seguintes suplementações: Grupo 1 (n=20) (Vitamina C 60mg + vitamina E 10mg + vitamina A 1000UI + selênio mineral 50µg) /dia Grupo 2 (n=20) Placebo Foram avaliados os parâmetros relacionados à peroxidação lipídica e apoptose, antes e após período de tratamento. Após a primeira e segunda sessão de radioterapia ambos os grupos apresentaram aumento nos marcadores de peroxidação lipídica e apoptose; Todos os pacientes apresentaram redução significativa em todos os marcadores avaliados após uma semana e um mês do início da radioterapia e uma semana pós-radioterapia; No entanto, o grupo tratado com terapia antioxidante apresentou menores níveis dos marcadores de peroxidação lipídica e apoptose quando comparados ao grupo placebo. A terapia com antioxidantes apresenta efeito benéfico sobre os marcadores de peroxidação lipídica e morte celular, prevenindo e controlando alguns efeitos negativos da radioterapia 10. Estudo randomizado e controlado avaliou o efeito da suplementação diária com vitamina C 500mg + vitamina E 400mg sobre o status antioxidante em pacientes em quimioterapia por câncer de mama e demonstrou sua eficácia em reduzir o dano ao DNA e em restaurar e manter o aparato antioxidante nestes pacientes, sendo útil na proteção contra os efeitos adversos decorrentes da quimioterapia 11. Sorvete de morango com vitaminas + selênio Vitamina C...180mg 10 Vitamina E...30mg 10 Vitamina A UI 10 Selênio Mineral...150mcg 10 sorvete de morango qsp...25g Sorvete de baunilha com antioxidantes 11 Vitamina C...500mg Vitamina E...400mg sorvete de baunilha qsp...25g

5 Propriedades e Mecanismo de Ação 5 Sorvete: forma farmacêutica diferenciada. Alguns tipos de tumores, como os localizados nas regiões da cabeça e pescoço (boca, língua, laringe, etc.) e do trato digestivo (esôfago, estômago, pâncreas), assim como os efeitos colaterais dos tratamentos, podem comprometer a ingestão de alimentos e levar a estados de desnutrição nesses pacientes; Alguns nutracêuticos têm sido utilizados a fim de repor os estoques de nutrientes, melhorar a resposta imunológica dos pacientes, assim como aumentar o ganho de peso, ou prevenir sua perda; Os sorvetes são alternativas interessantes para promover uma suplementação nutricional ou medicamentosa; Mostra-se como uma forma farmacêutica diferenciada, de preparação rápida e agradável ao paladar; Apresentam-se em vários sabores, sendo que o paciente pode escolher o sabor mais agradável ao seu paladar. Literatura Consultada 1. Trinidade A, Martinelli K, Andreou Z, Kothari P. Soft, fortified ice-cream for head and neck cancer patients: a useful first step in nutritional and swallowing difficulties associated with multi-modal management. Eur Arch Otorhinolaryngol Sep Casas F, León C, Jovell E, Gómez J, Corvitto A, Blanco R, Alfaro J, Seguí MA, Saigí E, Massanés T, Sala C, Librán A, Arcusa A. Adapted ice cream as a nutritional supplement in cancer patients: impact on quality of life and nutritional status. Clin Transl Oncol Jan;14(1): Kuhn KS, Muscaritoli M, Wischmeyer P, Stehle P. Glutamine as indispensable nutrient in oncology: experimental and clinical evidence. Eur J Nutr Jun;49(4): Anderson PM, Schroeder G, Skubitz KM. Oral glutamine reduces the duration and severity of stomatitis after cytotoxic cancer chemotherapy. Cancer Oct 1;83(7): Skubitz KM, Anderson PM. Oral glutamine to prevent chemotherapy induced stomatitis: a pilot study. J Lab Clin Med Feb;127(2): Daniele B, Perrone F, Gallo C, Pignata S, De Martino S, De Vivo R, Barletta E, Tambaro R, Abbiati R, D'Agostino L. Oral glutamine in the prevention of fluorouracil induced intestinal toxicity: a double blind, placebo controlled, randomised trial. Gut Jan;48(1): Bozzetti F, Biganzoli L, Gavazzi C, Cappuzzo F, Carnaghi C, Buzzoni R, Dibartolomeo M, Baietta E. Glutamine supplementation in cancer patients receiving chemotherapy: a double-blind randomized study. Nutrition Jul-Aug;13(7-8): Vahdat L et al. Reduction of paclitaxel-induced peripheral neuropathy with glutamine. Clin Cancer Res May;7(5): Read JA, Beale PJ, Volker DH, Smith N, Childs A, Clarke SJ. Nutrition intervention using an eicosapentaenoic acid (EPA)-containing supplement in patients with advanced colorectal cancer. Effects on nutritional and inflammatory status: a phase II trial. Support Care Cancer Mar;15(3): Ismail MS, Amer AS, Wahba O, Shalby H, Arian F. Effect of antioxidants on markers of apoptosis in postoperative radiotherapy of cancer cervix.gulf J Oncolog Jan;(7): Suhail N, Bilal N, Khan HY, Hasan S, Sharma S, Khan F, Mansoor T, Banu N. Effect of vitamins C and E on antioxidant status of breastcancer patients undergoing chemotherapy. J Clin Pharm Ther Feb;37(1):22-6.

TERAPIA NUTRICIONAL IMUNOMODULADORA E ANTIOXIDANTE NO CÂNCER

TERAPIA NUTRICIONAL IMUNOMODULADORA E ANTIOXIDANTE NO CÂNCER TERAPIA NUTRICIONAL IMUNOMODULADORA E ANTIOXIDANTE NO CÂNCER LAVÔR, L.C.C. 1 ; DIAS, A.T.S. 2 ; SILVA, N.F.A. 3 ; CARNEIRO, C.R. 4 ; RODRIGUES, J.S. 4 ; FREITAS, B.J.S.A. 5 1 Mestranda em Alimentos e Nutrição

Leia mais

ABBOTT APRESENTA NOVAS VERSÕES DE

ABBOTT APRESENTA NOVAS VERSÕES DE ABBOTT APRESENTA NOVAS VERSÕES DE Com as versões para nutrição enteral por sonda e garrafinha, Prosure é uma solução nutricional na luta contra a caquexia do câncer. Prosure é indicado para os pacientes

Leia mais

Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana

Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana Suplementação Promove Efeitos Positivos Sobre Índice Glicêmico, Marcadores Inflamatórios e Capacidade NO Diabetes Tipo 2 e DAC Importância

Leia mais

Nutrindo qualidade de vida. Em oncologia

Nutrindo qualidade de vida. Em oncologia Nutrindo qualidade de vida Em oncologia Intervenção Nutricional melhora a tolerância e resultados do tratamento Substrato energético Gordura Metabolismo lipídico: A oxidação lipídica está mantida ou aumentada

Leia mais

Título principal. Modelo_3. Texto

Título principal. Modelo_3. Texto Acompanhamento nutricional de pacientes de Cabeça e Pescoço Vitor Modesto Rosa Aspectos nutricionais da doença Câncer Tipo Localização Estágio Tratamento Radioterapia Sintomas Alteração no paladar Boca

Leia mais

The Importance of Oral Supplementation in Oncological Patients. Keywords: nutritional therapy, cancer patient, nutritional supplementation.

The Importance of Oral Supplementation in Oncological Patients. Keywords: nutritional therapy, cancer patient, nutritional supplementation. A Importância da Suplementação Oral em Pacientes Oncológicos Thaisy Correia Guerra Delgado, Rita de Cassia da Silva Universidade Santa Cecilia (UNISANTA), Santos SP, Brasil Programa de Pos graduação em

Leia mais

Tripla Associação Nutracêutica. Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea

Tripla Associação Nutracêutica. Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea Tripla Associação Nutracêutica Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea Déficit de Nutrientes na Migrânea Suplementação de Riboflavina, Magnésio e CoQ10 A migrânea é uma desordem funcional do cérebro,

Leia mais

Indicador: Incidência de mucosite em Unidades de Internação e em pacientes Ambulatoriais

Indicador: Incidência de mucosite em Unidades de Internação e em pacientes Ambulatoriais Indicador: Incidência de mucosite em Unidades de Internação e em pacientes Ambulatoriais Definição: Relação entre o número de pacientes que desenvolveram mucosites e o número total de pacientes em tratamento

Leia mais

Qual o real benefício da radioterapia com intensidade modulada de feixe (IMRT) para o tratamento dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço?

Qual o real benefício da radioterapia com intensidade modulada de feixe (IMRT) para o tratamento dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço? Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Qual o real benefício da radioterapia com intensidade modulada

Leia mais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais M.S. 6.6969.0023.001-6 NERVITON MEGA Ômega 3 + 13 Vitaminas + 8 Minerais NERVITON MEGA é um produto inovador no Brasil, pois possui em sua fórmula o óleo de peixe ( ÔMEGA 3 ) e diversas vitaminas e minerais

Leia mais

Atualização Mensal em: Suporte Nutricional no Câncer Geriátrico. Vitaminas, Minerais e Aminoácidos contribuindo para a melhoria do quadro do paciente

Atualização Mensal em: Suporte Nutricional no Câncer Geriátrico. Vitaminas, Minerais e Aminoácidos contribuindo para a melhoria do quadro do paciente Atualização Mensal em: Suporte Nutricional no Câncer Geriátrico Vitaminas, Minerais e Aminoácidos contribuindo para a melhoria do quadro do paciente Suporte Nutricional no Câncer Geriátrico Vitaminas,

Leia mais

câncer de esôfago e estômago Quais os melhores esquemas?

câncer de esôfago e estômago Quais os melhores esquemas? Tratamento combinado em câncer de esôfago e estômago Quais os melhores esquemas? Dr. André Sasse Oncologista Clínico sasse@cevon.com.br Centro de Evidências em Oncologia HC UNICAMP Centro de Evidências

Leia mais

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixas Doses de Naltrexona Promove Alívio em Pacientes com Dores Crônicas

Leia mais

Suplementação de Glutamina e Preparo do Intestino para Terapias Intestinais e Sistêmicas

Suplementação de Glutamina e Preparo do Intestino para Terapias Intestinais e Sistêmicas Suplementação de Glutamina e Preparo do Intestino para Terapias Intestinais e Sistêmicas Primeiro Passo da Reconstituição da Saúde Intestinal Glutamina Previne e Trata a Toxicidade Intestinal Induzida

Leia mais

Prémio Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa MSD em Epidemiologia Clínica

Prémio Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa MSD em Epidemiologia Clínica Prémio Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa MSD em Epidemiologia Clínica INDIVIDUALIZED NUTRITION INTERVENTION IS OF MAJOR BENEFIT TO COLORECTAL CANCER PATIENTS A Nutrição é um fator major em oncologia,

Leia mais

ADENOCARCINOMA DE PÂNCREAS

ADENOCARCINOMA DE PÂNCREAS ADENOCARCINOMA DE PÂNCREAS ANDRE DEEKE SASSE RACHEL Grupo SOnHe RIECHELMANN Campinas RACHEL RIECHELMANN AC Camargo Cancer Center OBSERVAÇÃO As diretrizes seguem níveis pré-definidos de evidência científica

Leia mais

GAMA 1xDIA. Maio 2016

GAMA 1xDIA. Maio 2016 GAMA 1xDIA Maio 2016 GAMA 1xDIA MULTI Fórmula tudo-em-um. Contém nutrientes que contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. Contém 40 nutrientes essenciais. Sem glúten. Adequado para vegetarianos.

Leia mais

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Atualização em Nutracêuticos 1 Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Qual a melhor opção para redução da gordura visceral e subcutânea? A suplementação com Proteínas do Leite é mais eficaz em reduzir

Leia mais

TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA. Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF

TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA. Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF TRAUMA Definição: Problema de saúde pública Principais causas: acidentes e violência

Leia mais

Suplementação de MSM Diminui os Danos Musculares Causados por Exercícios Físicos

Suplementação de MSM Diminui os Danos Musculares Causados por Exercícios Físicos Suplementação de MSM Diminui os Danos Musculares Causados por Exercícios Físicos Aumenta a Capacidade Antioxidante Total Eficácia Cientificamente Comprovada. MSM e Exercício Físico Diminuição dos Danos

Leia mais

ESTADO NUTRICIONAL DO PACIENTE EM TERAPIA NUTRICIONAL

ESTADO NUTRICIONAL DO PACIENTE EM TERAPIA NUTRICIONAL ESTADO NUTRICIONAL DO PACIENTE EM TERAPIA NUTRICIONAL Emilene Prata de Queiroga Nutricionista 1 Especialista em Nutrição Clínica Definição de TNE (ESPEN, 2006). Terapia Nutricional (TNE): um conjunto de

Leia mais

Estratégias Nutricionais na Alta Hospitalar e em Casa: Dificuldades e Soluções Ambulatório. Nut. Maria Emilia Fabre

Estratégias Nutricionais na Alta Hospitalar e em Casa: Dificuldades e Soluções Ambulatório. Nut. Maria Emilia Fabre Estratégias Nutricionais na Alta Hospitalar e em Casa: Dificuldades e Soluções Ambulatório Nut. Maria Emilia Fabre Recursos Financeiros 4% 96% SUS Convênios Consultório de Nutrição Acesso ao Ambulatório

Leia mais

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), tendo como consequência desnutrição e perda

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), tendo como consequência desnutrição e perda Nutrição e ELA A alimentação inadequada desenvolve-se insidiosa e progressivamente na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), tendo como consequência desnutrição e perda de peso. As causas da desnutrição

Leia mais

Benefícios Comprovados da Suplementação Probiótica na Obesidade

Benefícios Comprovados da Suplementação Probiótica na Obesidade Benefícios Comprovados da Suplementação Probiótica na Obesidade Probióticos na Obesidade Benefícios Comprovados Devido à Relação entre Microbiota e Sistema Nervoso Central Estudos experimentais e clínicos

Leia mais

Departamento de Radioncologia Instituto CUF Porto Hospital de Braga

Departamento de Radioncologia Instituto CUF Porto Hospital de Braga Sequenciação após QT de indução: Toxicidades tardias podem ser decisoras Departamento de Radioncologia Instituto CUF Porto Hospital de Braga Paulo S Costa Júlio Teixeira Radioncologia A combinação de Radioterapia

Leia mais

Cuidados no pré-operatório

Cuidados no pré-operatório Cirurgia Cuidados no pré-operatório Importância do estado nutricional O estado nutricional está diretamente relacionado ao estado imunológico, podendo interferir tanto de forma positiva quanto de forma

Leia mais

INICIE A NUTRIÇÃO IDEAL: A RECUPERAÇÃO DO PACIENTE DEPENDE DE VOCÊ

INICIE A NUTRIÇÃO IDEAL: A RECUPERAÇÃO DO PACIENTE DEPENDE DE VOCÊ INICIE A NUTRIÇÃO IDEAL: A RECUPERAÇÃO DO PACIENTE DEPENDE DE VOCÊ ESTRATÉGIA DE TERAPIA NUTRICIONAL DIA 1 DIA 2 DIA 3 DIA 4 DIA 5 Nutrição recebida Carla não recebe nenhuma nutrição no Dia 1 Nutrição

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo o Infantil Eficácia

Leia mais

PEPTAN - COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLAGENO DO TIPO I

PEPTAN - COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLAGENO DO TIPO I Uso: Interno Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica PEPTAN - COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLAGENO DO TIPO I Conhecendo o Colágeno O colágeno é uma proteína estrutural

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA MESTRADO PROFISSIONAL EM FÍSICA MÉDICA

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA MESTRADO PROFISSIONAL EM FÍSICA MÉDICA Orientações: PROVA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA GABARITO A prova constará de (06) seis questões dissertativas, valendo 30 (trinta) pontos totais. As questões deverão ser respondidas de forma

Leia mais

OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO

OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO Prezado investidor ou empresário, a Aferbio Bioalimentos Ltda, fundada em 2002, convida-lhe a fazer parte deste importante projeto que visa à melhoria da qualidade de vida

Leia mais

Qual a melhor combinação de quimioterapia quando associada à radioterapia para tumores localmente avançados (pulmão)?

Qual a melhor combinação de quimioterapia quando associada à radioterapia para tumores localmente avançados (pulmão)? Qual a melhor combinação de quimioterapia quando associada à radioterapia para tumores localmente avançados (pulmão)? Dr. Ormando Campos Jr. Oncologista Clínico Conflito de Interesses Quimioterapia + Radioterapia.

Leia mais

ÍNDICE. Trophic Basic. 06 Trophic 1.5. Trophic EP Trophic Fiber Trophic Bio + SABOR! Trophic Infant. Diamax Peptimax HDmax. Bemmax.

ÍNDICE. Trophic Basic. 06 Trophic 1.5. Trophic EP Trophic Fiber Trophic Bio + SABOR! Trophic Infant. Diamax Peptimax HDmax. Bemmax. GUIA NUTRICIONAL ÍNDICE Trophic Basic 06 Trophic 1.5 10 PADRÃO Trophic EP Trophic Fiber Trophic Bio + SABOR! 12 14 16 Trophic Infant 18 ESPECIALIZADA Diamax Peptimax HDmax 20 22 24 Na Prodiet, acreditamos

Leia mais

Nutricionista Bruna Maria Vieira

Nutricionista Bruna Maria Vieira Suporte Nutricional à Pacientes Neurológicos Nutricionista Bruna Maria Vieira Alimentação Saudável É o equilíbrio entre a ingestão dos nutrientes necessários ao crescimento, desenvolvimento e manutenção

Leia mais

Saccharomyces boulardii na diarreia infantil

Saccharomyces boulardii na diarreia infantil Atualização em Nutracêuticos 1 na diarreia infantil O tratamento com S. Boulardii proporciona redução do tempo de duração da diarreia aguda em crianças 1. Formulações contendo S. boulardii diminuem significativamente

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.938/2010 (Publicada no D.O.U. de 05 de fevereiro de 2010, seção I, p.161)

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.938/2010 (Publicada no D.O.U. de 05 de fevereiro de 2010, seção I, p.161) RESOLUÇÃO CFM Nº 1.938/2010 (Publicada no D.O.U. de 05 de fevereiro de 2010, seção I, p.161) Revogada pela Resolução CFM nº 2004/2012 Estabelece normas técnicas para regulamentar o diagnóstico e procedimentos

Leia mais

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS A 100% FEDERAL WHEY DA FEDERAL NUTRITION É UM SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ DE FÁCIL DIGESTÃO, FORMULADO COM PROTEÍNA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROVA DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA 3ª TURMA RIO DE JANEIRO. Julho 2018

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROVA DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA 3ª TURMA RIO DE JANEIRO. Julho 2018 CURSO PREPARATÓRIO PARA PROVA DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA 3ª TURMA RIO DE JANEIRO as Julho 2018 Imunonutrição no Câncer Nutricionista: Patricia Moreira Feijó Julho/2018 Imunonutrição

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO COM ÔMEGA-3 E DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

SUPLEMENTAÇÃO COM ÔMEGA-3 E DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA SUPLEMENTAÇÃO COM ÔMEGA-3 E DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA ¹Fabiana Policarpo de Oliveira, ²Gabriela Calixto Lima, ³Julieuza Camila Alves, 4 Mariane Laudares Rodrigues ¹Universidade

Leia mais

Acetato de zinco. Identificação. Denominação botânica: Não aplicável.

Acetato de zinco. Identificação. Denominação botânica: Não aplicável. Material Técnico Acetato de zinco Identificação Fórmula Molecular: CH3CO2)2Zn,2H2O Peso molecular: 219,5 DCB / DCI: Não aplicável. CAS: 5970-45-6 INCI: Não aplicável. Denominação botânica: Não aplicável.

Leia mais

BEM-VINDO! COM A GENTE VOCÊ PODE SE SENTIR EM CASA.

BEM-VINDO! COM A GENTE VOCÊ PODE SE SENTIR EM CASA. GUIA NUTRICIONAL BEM-VINDO! COM A GENTE VOCÊ PODE SE SENTIR EM CASA. FIQUE À VONTADE PARA FALAR COM A GENTE. O Prodiet em Casa é um canal de comunicação para prescritores e pacientes tirarem todas as dúvidas

Leia mais

N u t r i ç ã o E N t E r a l Linha Pediátrica

N u t r i ç ã o E N t E r a l Linha Pediátrica Nutrição Enteral Linha Pediátrica De acordo com o comitê de nutrição do ESPGHAN: Os pacientes pediátricos representam uma população particularmente vulnerável que têm requerimentos nutricionais específicos.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS. Amaranta Rangel Ramos

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS. Amaranta Rangel Ramos UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA ÊNFASE EM ADULTOS Amaranta Rangel Ramos Terapia nutricional e suplementação em pacientes com neoplasia esofágica: revisão

Leia mais

Influência do Câncer no Estado Nutricional. UNIFESP Profa. Dra. Nora Manoukian Forones Setor de Oncologia Disciplina de Gastroenterologia Clínica

Influência do Câncer no Estado Nutricional. UNIFESP Profa. Dra. Nora Manoukian Forones Setor de Oncologia Disciplina de Gastroenterologia Clínica Influência do Câncer no Estado Nutricional UNIFESP Profa. Dra. Nora Manoukian Forones Setor de Oncologia Disciplina de Gastroenterologia Clínica Caquexia Definição: Síndrome multifatorial caracterizada

Leia mais

NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR

NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR A importância da nutrição celular Deficiência ou insuficiência são termos frequentemente intercámbiáveis. Deficiência é quando há ausência de vitaminas

Leia mais

BENFOTIAMINE. Derivado da Vitamina B1

BENFOTIAMINE. Derivado da Vitamina B1 BENFOTIAMINE Derivado da Vitamina B1 Descrição A Benfotiamina é a mais potente das alitiaminas, uma classe única de derivados da tiamina (vitamina B1) com uma estrutura muito especifica que lhe permite

Leia mais

1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA

1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA 1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA 08:00-09:00 ABERTURA 09:00-1030 VITAMINA D e SAÚDE 09:00-09:25 - Panorama da Adequação no Brasil 09:25-09:50 - Metabolismo e Catabolismo da vitamina D 09:50-10:15 -

Leia mais

Vitamina E Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. cápsulas gelatinosas 400 mg

Vitamina E Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. cápsulas gelatinosas 400 mg Vitamina E Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. cápsulas gelatinosas 400 mg I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Vitamina E acetato de racealfatocoferol APRESENTAÇÕES Vitamina E cápsulas gelatinosas 400 mg (400

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE DIETAS IMUNOMODULADORAS NO TRATAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO DE PACIENTES IDOSOS COM CÂNCER GÁSTRICO: REVISÃO DE LITERATURA

UTILIZAÇÃO DE DIETAS IMUNOMODULADORAS NO TRATAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO DE PACIENTES IDOSOS COM CÂNCER GÁSTRICO: REVISÃO DE LITERATURA UTILIZAÇÃO DE DIETAS IMUNOMODULADORAS NO TRATAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO DE PACIENTES IDOSOS COM CÂNCER GÁSTRICO: REVISÃO DE LITERATURA Januse Míllia Dantas de Araújo 1 INTRODUÇÃO A patologia do câncer é caracterizada

Leia mais

Lactobacillus plantarum Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica

Lactobacillus plantarum Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica Lactobacillus Benefícios na Dermatite Atópica A Qualidade de Vida na Dermatite Atópica O número de pacientes com sintomas alérgicos como a dermatite

Leia mais

Gaudencio Barbosa R4 CCP Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço- HUWC UFC

Gaudencio Barbosa R4 CCP Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço- HUWC UFC Gaudencio Barbosa R4 CCP Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço- HUWC UFC Pacientes com neoplasia em cabeça e pescoço em estágio avançado (III e IV) tem prognóstico ruim e desnitrição é frequentemente

Leia mais

Protocolo de Preservação de Orgão em Câncer de Cabeça e Pescoço

Protocolo de Preservação de Orgão em Câncer de Cabeça e Pescoço Protocolo de Preservação de Orgão em Câncer de Cabeça e Pescoço Residência de Cirurgia de Cabeça e Pescoço Dr. Wendell Leite Tratamento utilizando radioterapia em fracionamentos não convencionais ou a

Leia mais

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico Ficha técnica MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico REGISTRO: Isento de registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287244 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg UP! A-Z Force Homme Suplemento vitamínico e mineral de A a Z Suplemento vitamínico e mineral em cápsulas desenvolvido para atender as particularidades nutricionais do homem, a fim de potencializar a fisiologia

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CRM 9219 INTRODUÇÃO O envelhecimento é um processo complexo,irreversível,progressivo

Leia mais

Câncer Intestinal: a importância do suporte nutricional

Câncer Intestinal: a importância do suporte nutricional Câncer Intestinal: a importância do suporte nutricional Leonardo Teles G. Melo 1 Luciana Costa Diniz 2 Roberta Mara Cunha Gonçalves 3 Benedito de Souza Gonçalves Junior 4 RESUMO O câncer de intestino é

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO DE PACIENTES TRATADOS DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO DE PACIENTES TRATADOS DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO DE PACIENTES TRATADOS DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO Palavras chaves: qualidade de vida, questionários, avaliação da qualidade Introdução: Diferentes

Leia mais

Omelete de Claras. Opção proteica

Omelete de Claras. Opção proteica Omelete de Claras Opção proteica INTRODUÇÃO O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa para ser utilizada no pós treino, ou até mesmo como uma refeição

Leia mais

Alimentos com alegação de propriedades funcionais aprovados pela legislação brasileira

Alimentos com alegação de propriedades funcionais aprovados pela legislação brasileira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN Alimentos com alegação de propriedades funcionais

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS Andreia Herculano da Silva Casa de Saúde e Maternidade Afra Barbosa Andreiah.silva@hotmail.com

Leia mais

ANEXO I - DESCRIÇÃO DO OBJETO

ANEXO I - DESCRIÇÃO DO OBJETO ANEXO I - DESCRIÇÃO DO OBJETO FORNECIMENTO DE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS e MÓDULOS ALIMENTARES, com entregas parceladas conforme necessidade da FUSAM. Todos os produtos devem conter no mínimo 1 ano de validade,

Leia mais

Probióticos no Diabetes Mellitus Tipo II Eficaz no Controle Glicêmico

Probióticos no Diabetes Mellitus Tipo II Eficaz no Controle Glicêmico Probióticos no Diabetes Mellitus Tipo II Eficaz no Controle Glicêmico Probióticos no Controle Glicêmico Auxílio para Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo II O diabetes mellitus tipo II (DM2) é frequentemente

Leia mais

Novos Estudos Comprovam. Lorcaserina Estimula a Perda de Peso e Previne a Progressão do Diabetes em Pacientes Obesos/Sobrepesados

Novos Estudos Comprovam. Lorcaserina Estimula a Perda de Peso e Previne a Progressão do Diabetes em Pacientes Obesos/Sobrepesados Novos Estudos Comprovam Lorcaserina Estimula a Perda de Peso e Previne a Progressão do Diabetes em Pacientes Obesos/Sobrepesados Lorcaserina Eficaz no Estímulo da Perda de Peso e no Controle do Índice

Leia mais

Artigo de Revisão. O Impacto do uso de imunonutrientes na terapia nutricional de pacientes com câncer de cabeça e pescoço: uma revisão da literatura

Artigo de Revisão. O Impacto do uso de imunonutrientes na terapia nutricional de pacientes com câncer de cabeça e pescoço: uma revisão da literatura Artigo de Revisão O Impacto do uso de imunonutrientes na terapia nutricional de pacientes com câncer de cabeça e pescoço: uma revisão da literatura The impact of the use of immunonutrients on the nutritional

Leia mais

E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW

E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW 2017 Mundo 36.9 milhões Pessoas vivendo com HIV +14% Em relação a 2010 2017 Mundo 36.9 milhões Pessoas vivendo com HIV - 18% Novas infecções anuais relativas a 2010-34%

Leia mais

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site:

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site: CHROMIUM PICOLINATO Maça e Banana Ref.: KA341 COLLAGEN HIDROLYSATE COLLAGEN HIDROLYSATE Sabores: Uva Laranja com Acerola. Maça e Banana Ref.: KA341 EVOLUTION WHEY NO2 COLLAGEN Whey Protein é derivado do

Leia mais

Atualização em Farmacoterapia 1. Vitamina B12

Atualização em Farmacoterapia 1. Vitamina B12 Atualização em Farmacoterapia 1 Vitamina B12 Suplementação oral é segura e eficaz no manejo da deficiência de vitamina B12 em pacientes diagnosticados com câncer gástrico que foram submetidos à gastrectomia

Leia mais

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO:

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: ERO - ENDODÔNTIA E REABILITAÇÃO ORAL: RECONSTRUÇÃO DE PROJETO DE VIDA DO PACIENTE COM NEOPLASIA DE CABEÇA E PESCOÇO *Aluno bolsista; ** Aluno Voluntário;

Leia mais

Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment.

Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment. Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment. Petraglia F; et al. Arch Gynecol Obstet (2012) 285:167 173 Apresentação: Bioméd. Celina Sena da Silveira Endometriose:

Leia mais

Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas

Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Eles contêm substâncias importantes para manter sua pele mais

Leia mais

CABEÇA E PESCOÇO. GILBERTO DE CASTRO JUNIOR Hospital Sírio-Libanês, São Paulo Serviço de Oncologia Clínica, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

CABEÇA E PESCOÇO. GILBERTO DE CASTRO JUNIOR Hospital Sírio-Libanês, São Paulo Serviço de Oncologia Clínica, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo CABEÇA E PESCOÇO Metastático e recorrente GILBERTO DE CASTRO JUNIOR Hospital Sírio-Libanês, São Paulo Serviço de Oncologia Clínica, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo CHENG TZU YEN Serviço de Oncologia

Leia mais

Análise sensorial e composição nutricional de sacolés acrescidos de suplemento nutricional ofertados à pacientes oncológicos

Análise sensorial e composição nutricional de sacolés acrescidos de suplemento nutricional ofertados à pacientes oncológicos Análise sensorial e composição nutricional de sacolés acrescidos de suplemento nutricional ofertados à pacientes oncológicos Mayara Regina Rodrigues do AMARAL¹, Elaine ESTEVAM², Rafaela Mara Silva FONSECA²,

Leia mais

AULA 1: Introdução à Quimioterapia Antineoplásica

AULA 1: Introdução à Quimioterapia Antineoplásica FARMACOLOGIA DOS QUIMIOTERÁPICOS AULA 1: Introdução à Quimioterapia Antineoplásica Profª. MsC Daniele Cavalheiro Oliveira Zampar Farmacêutica Especialista em Oncologia - Sobrafo Campo Grande, 29/09/2012

Leia mais

Ciência e Sociedade. CBPF-CS-004/12 fevereiro O Consumo Correto dos Ácidos Graxos Essenciais (AGE) ISSN

Ciência e Sociedade. CBPF-CS-004/12 fevereiro O Consumo Correto dos Ácidos Graxos Essenciais (AGE) ISSN ISSN 0101-9228 Ciência e Sociedade CBPF-CS-004/12 fevereiro 2012 O Consumo Correto dos Ácidos Graxos Essenciais (AGE) Marcos de Castro Carvalho & Gerson Silva Paiva Ciência, Tecnologia e Inovação -1- CBPF-CS-004/12

Leia mais

BEANBLOCK. Inibição enzimática (alfa-amilase) - U/g: % em complexo de proteínas inibidoras da alfa-amilase

BEANBLOCK. Inibição enzimática (alfa-amilase) - U/g: % em complexo de proteínas inibidoras da alfa-amilase BEANBLOCK BEANBLOCK é um fitoativo patenteado utilizado no tratamento do diabetes, da obesidade relacionada à compulsão alimentar e da síndrome metabólica, obtido a partir de processos tecnológicos avançados

Leia mais

ENTEROFIGON. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina

ENTEROFIGON. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina ENTEROFIGON Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina ENTEROFIGON citrato de colina metionina APRESENTAÇÕES Solução oral contendo 50mg/mL citrato de colina

Leia mais

ENTEROFIGON. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina

ENTEROFIGON. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina ENTEROFIGON Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina ENTEROFIGON citrato de colina metionina APRESENTAÇÕES Solução oral contendo 50mg/mL citrato de colina

Leia mais

OBESIDADE AUMENTA EM ATÉ 40% RISCO DE SETE TIPOS DE CÂNCER EM MULHERES

OBESIDADE AUMENTA EM ATÉ 40% RISCO DE SETE TIPOS DE CÂNCER EM MULHERES OBESIDADE AUMENTA EM ATÉ 40% RISCO DE SETE TIPOS DE CÂNCER EM MULHERES Enviado por LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 14-Mai-2015 PQN - O Portal da Comunicação LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 14/05/2015 Estudo

Leia mais

Head and Neck Julho / Humberto Brito R3 CCP

Head and Neck Julho / Humberto Brito R3 CCP Head and Neck Julho / 2012 Humberto Brito R3 CCP ABSTRACT INTRODUÇÃO 3-6% dos CA de cabeça e pescoço 1-3% são da parótida A cirurgia isolada é o tratamento suficiente para a maioria das lesões menores

Leia mais

ÍNDICE PADRÃO ESPECIALIZADA ORAL MÓDULOS

ÍNDICE PADRÃO ESPECIALIZADA ORAL MÓDULOS GUIA NUTRICIONAL ÍNDICE NOVA EMBALAGEM PADRÃO Trophic Basic... 6 Trophic 1.5... 10 Trophic EP... 12 Trophic Fiber.... 14 Trophic Soya... 18 Trophic Infant... 20 ESPECIALIZADA Diamax... 22 Peptimax...

Leia mais

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina Informações Técnicas OMELETE DE CLARAS Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino SINÔNIMOS: Albumina O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa

Leia mais

2kg BCAA 100% baunilha. cookies & cream. chocolate. morango LOW CARB WPC + WPH LIVRE DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS COMO ACESSULFAME DE K E ASPARTAME

2kg BCAA 100% baunilha. cookies & cream. chocolate. morango LOW CARB WPC + WPH LIVRE DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS COMO ACESSULFAME DE K E ASPARTAME banana com canela baunilha chocolate cookies & cream morango DISPONÍVEL NOS SABORES TRAZ A EXCLUSIVA COMBINAÇÃO DE WHEY PROTEIN CONCENTRADA ALIADA A RÁPIDA ABSORÇÃO DA WHEY PROTEIN HIDROLISADA EXTRAÍDA

Leia mais

Publicação American Society of Parenteral and Enteral Nutrition (ASPEN) 2016

Publicação American Society of Parenteral and Enteral Nutrition (ASPEN) 2016 Publicação American Society of Parenteral and Enteral Nutrition (ASPEN) 2016 Pergunta: Qual o benefício da utilização imediata da Nutrição Enteral (NE) em pacientes adultos graves em comparação com o adiamento

Leia mais

AUSÊNCIA DE EFEITO DO ÔMEGA-3 NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

AUSÊNCIA DE EFEITO DO ÔMEGA-3 NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES AUSÊNCIA DE EFEITO DO ÔMEGA-3 NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES AUSÊNCIA DE EFEITO DO ÔMEGA-3 NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES A suplementação de ácidos graxos polinsaturados ômega-3 é

Leia mais

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: (X) Resumo ( ) Relato de Caso

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: (X) Resumo ( ) Relato de Caso Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: (X) Resumo ( ) Relato de Caso AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES ONCOLÓGICOS COM MUCOSITE ORAL QUE FAZEM USO DE LASERTERAPIA AUTOR PRINCIPAL:

Leia mais

NUTRIÇÃO DO IDOSO. Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Nutrição e Metabolismo Nutrição Humana

NUTRIÇÃO DO IDOSO. Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Nutrição e Metabolismo Nutrição Humana Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Nutrição e Metabolismo Nutrição Humana NUTRIÇÃO DO IDOSO Prof. Dr. Jacqueline Pontes Monteiro Aluna PAE Camila Mira Sandy Definição Países

Leia mais

ÔMEGA 3 PÓ. EPA e DHA suplementados na forma de pó

ÔMEGA 3 PÓ. EPA e DHA suplementados na forma de pó ÔMEGA 3 PÓ EPA e DHA suplementados na forma de pó INTRODUÇÃO O desempenho mental exige um tipo específico de gordura, encontrado mais frequentemente em peixes, conhecido como ácido graxo Ômega 3. O ácido

Leia mais

Indicações de tratamento paliativo em pacientes oncológicos

Indicações de tratamento paliativo em pacientes oncológicos Indicações de tratamento paliativo em pacientes oncológicos Dra Ana Paula de O Ramos Setor de Cuidados Paliativos Disciplina de Clínica Médica UNIFESP/EPM 2009 O que é câncer??? Definição - câncer É uma

Leia mais

Sul e Sudeste Têm Mais Casos de Enxaqueca, Indica Pesquisa

Sul e Sudeste Têm Mais Casos de Enxaqueca, Indica Pesquisa Atualizações Terapêuticas Sul e Sudeste Têm Mais Casos de Enxaqueca, Indica Pesquisa Caracterizada por dor latente de um lado só da face, acompanhada de intolerância à luz Este Paper Obedece Padrão Internacional

Leia mais

O papel da alimentação no cancro

O papel da alimentação no cancro 04 de Fevereiro 2017 O papel da alimentação no cancro Cristina Gonçalves Coordenadora de Dietética e Nutrição - Nutricionista Hospital da Luz Lisboa Os sobreviventes de cancro devem seguir as mesmas recomendações

Leia mais

- Papel da Quimioterapia Neo e

- Papel da Quimioterapia Neo e Carcinoma Urotelial de Bexiga: Tratamento Sistêmico na Doença Músculo-Invasiva - Papel da Quimioterapia Neo e Adjuvante Igor A. Protzner Morbeck, MD, MSc Prof. Medicina Interna Univ. Católica de Brasília

Leia mais

Anastrozol. Antineoplásico câncer da mama. Anastrozol não possui atividade progestogênica, androgênica ou estrogênica.

Anastrozol. Antineoplásico câncer da mama. Anastrozol não possui atividade progestogênica, androgênica ou estrogênica. Anastrozol Antineoplásico câncer da mama DCB: 00755 CAS: 120511-73-1 Fórmula molecular: C 17 H 19 N 5 Nome químico: 2-[3-(1-cyano-1-metil-etil)- 5-(1H-1,2,4-triazol-1-ylmethyl)fenil]- 2-metilpropanenitrile

Leia mais

Indicações para Tipos de Nutrição Clínica

Indicações para Tipos de Nutrição Clínica Published on Unidos pela nutrição clínica (https://www.unidospelanutricaoclinica.com.br) Início > Indicações para Tipos de Nutrição Clínica Indicações para Tipos de Nutrição Clínica Determinando o Tipo

Leia mais

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS!

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo dados

Leia mais

Atualização em manejos e nutrição de cachaços. Izabel Regina Muniz Médica Veterinária Gerente Nacional de Suinocultura Poli Nutri Alimentos

Atualização em manejos e nutrição de cachaços. Izabel Regina Muniz Médica Veterinária Gerente Nacional de Suinocultura Poli Nutri Alimentos Atualização em manejos e nutrição de cachaços Izabel Regina Muniz Médica Veterinária Gerente Nacional de Suinocultura Poli Nutri Alimentos Introdução Otimizar a qualidade do ejaculado e a possibilidade

Leia mais

Nutrição & Dietética I

Nutrição & Dietética I Nutrição & Dietética I NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PARA ENFERMAGEM O nosso organismo pode ser comparado a uma máquina, assim como esta requer para o seu funcionamento, óleos e graxos à nossa máquina humana exigem

Leia mais

DIAS 25 A 27 DE OUTUBRO/2018 MAR HOTEL CONVENTIONS, RECIFE-PE CURSO PRÉ-CONGRESSO TERAPIA NUTRICIONAL EM ONCOLOGIA

DIAS 25 A 27 DE OUTUBRO/2018 MAR HOTEL CONVENTIONS, RECIFE-PE CURSO PRÉ-CONGRESSO TERAPIA NUTRICIONAL EM ONCOLOGIA programação 25 DE OUTUBRO - QUINTA-FEIRA 08H00-12H00 CURSO PRÉ-CONGRESSO TERAPIA NUTRICIONAL EM ONCOLOGIA COORDENADORA: GORETTI BURGOS (PE) 08H00-08H30 - EPIDEMIOLOGIA, FISIOPATOLOGIA DO CÂNCER E ALTERAÇÕES

Leia mais