Laboratório Configurando o roteamento Inter-VLAN

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Laboratório 9.3.6 Configurando o roteamento Inter-VLAN"

Transcrição

1 Laboratório Configurando o roteamento Inter-VLAN Objetivo Criar uma configuração básica de switch e verificá-la. Criar várias VLANs, nomeá-las e atribuir várias portas a elas. Criar uma configuração básica em um roteador. Criar uma linha tronco 802.1q entre o switch e o roteador para possibilitar comunicações entre VLANs. Testar a funcionalidade do roteador. Fundamentos / Preparação Quando você gerencia um switch, o domínio de gerenciamento é sempre a VLAN 1. A estação de trabalho do administrador da rede deve ter acesso a uma porta no domínio de gerenciamento VLAN 1. Todas as portas são atribuídas à VLAN 1 por padrão. Este laboratório também vai ajudar a demonstrar como as VLANs podem ser usadas para separar o tráfego e reduzir os domínios de broadcast. Instale uma rede semelhante à do diagrama. A saída de configuração usada neste laboratório é produzida com base em um switch da série Qalquer outro switch utlizado poderá produzir uma saída diferente. As seguintes etapas deverão ser executadas em cada switch, a menos que 1-7 CCNA 3: Conceitos Básicos de Switching e Roteamento Intermediário v Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

2 haja outra instrução específica. São também fornecidas instruções para os switches da Série 2900 e O switch da Série 1900 inicialmente exibe um Menu de Interface do Usuário. Selecione a opção Command Line do menu para realizar as etapas para este laboratório. Observação: O roteador utilizado precisa ter uma interface Fast Ethernet para poder suportar trunking e roteamento entre VLANs. O roteador da série 2500 não pode ser utilizado para este laboratório. Inicie uma sessão de HyperTerminal. Observação: Siga as instruções apresentadas no final deste laboratório para apagar a configuração e reinicializar o roteador. Execute as etapas ali descritas em todos os switches neste laboratório antes de prosseguir. Etapa 1 Configurar o switch Configure o nome de host, as senhas de acesso, e do modo de comando, assim como as configurações de rede local de gerenciamento. Esses valores são indicados na tabela. Se surgirem problemas durante a configuração, consulte o Laboratório de Configuração Básica de um Switch. Etapa 2 Configurar os hosts ligados ao switch Configure os hosts, usando as seguintes informações: a. Para o host na porta 0/5: Endereço IP Máscara de sub-rede Gateway default b. Para o host na porta 0/9: Endereço IP Máscara de sub-rede Gateway default Etapa 3 Verificar a conectividade Veja se os hosts conseguem executar um ping ao switch. a. Execute um ping ao endereço IP do Switch a partir dos hosts. b. Os pings foram bem sucedidos? c. Por que sim ou por que não? Etapa 4 Criar e nomear duas VLANs Digite os seguintes comandos para criar e nomear duas VLANs: Switch_A#vlan database Switch_A(vlan)#vlan 10 name Sales Switch_A(vlan)#vlan 20 name Support Switch_A(vlan)#exit Switch_A(config)#vlan 10 name Sales Switch_A(config)#vlan 20 name Support 2-7 CCNA 3: Conceitos Básicos de Switching e Roteamento Intermediário v Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

3 Switch_A(config)#exit Etapa 5 Atribuir portas à VLAN 10 A atribuição de portas às VLANs precisa ser realizada a partir do modo de interface. Digite os seguintes comandos para adicionar as portas 0/5 até 0/8 à VLAN 10: Switch_A#configure terminal Switch_A(config)#interface fastethernet 0/5 Switch_A(config-if)#interface fastethernet 0/6 Switch_A(config-if)#interface fastethernet 0/7 Switch_A(config-if)#interface fastethernet 0/8 Switch_A(config)#interface ethernet 0/5 Switch_A(config-if)#interface ethernet 0/6 Switch_A(config-if)#interface ethernet 0/7 Switch_A(config-if)#interface ethernet 0/8 Etapa 6 Atribuir portas à VLAN 20 Digite os seguintes comandos para adicionar as portas 0/9 até 0/12 à VLAN 20: Switch_A#configure terminal Switch_A(config)#interface fastethernet 0/9 Switch_A(config-if)#interface fastethernet 0/10 Switch_A(config-if)#interface fastethernet 0/11 Switch_A(config-if)#interface fastethernet0/ CCNA 3: Conceitos Básicos de Switching e Roteamento Intermediário v Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

4 Switch_A(config)#interface ethernet 0/9 Switch_A(config-if)#interface ethernet 0/10 Switch_A(config-if)#interface ethernet 0/11 Switch_A(config-if)#interface ethernet 0/12 Etapa 7 Exibir as informações da interface VLAN. a. No Switch_A, digite o comando show vlan no prompt do EXEC Privilegiado da seguinte maneira: Switch_A#show vlan b. As portas são atribuídas corretamente? Etapa 8 Criar o tronco No Switch_A, digite os seguintes comandos no prompt de comando da interface Ethernet 0/1. Note que a Ethernet 0/1 e as demais portas de acesso em um switch 1900 só suportam Ethernet de 10 Mbps e não podem ser usadas como portas de tronco. As portas de tronco (caso existam) em um switch 1900 de 24 portas tipicamente são as portas 0/26 e 0/27. Switch_A(config)#interface fastethernet0/1 Switch_A(config-if)#switchport mode trunk 2900: Switch_A(config)#interface fastethernet0/1 Switch_A(config-if)#switchport mode trunk Switch_A(config-if)#switchport trunk encapsulation dot1q Switch_A(config)#interface fastethernet0/26 Switch_A(config-if)#trunk on Etapa 9 Configurar o roteador a. Configure o roteador com os seguintes dados. Note que para suportar o trunking e o roteamento entre VLANs, o roteador precisa ter uma interface Fast Ethernet. O nome do host é Router_A as senhas da console VTY e enable são cisco. A senha enable secret é class. b. Em seguida, configure a interface Fast Ethernet usando os seguintes comandos: Observação: Se estiver trabalhando com um switch 1900, substitua encapsulamento dot1q por isl nos seguintes comandos de configuração de roteador. Router_A(config)#interface fastethernet 0/0 4-7 CCNA 3: Conceitos Básicos de Switching e Roteamento Intermediário v Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

5 Router_A(config-if)#no shutdown Router_A(config-if)#interface fastethernet 0/0.1 Router_A(config-subif)#encapsulation dot1q 1 Router_A(config-subif)#ip address Router_A(config-if)#interface fastethernet 0/0.2 Router_A(config-subif)#encapsulation dot1q 10 Router_A(config-subif)#ip address Router_A(config-if)#interface fastethernet 0/0,3 Router_A(config-subif)#encapsulation dot1q 20 Router_A(config-subif)#ip address Router_A(config-subif)#end Etapa 10 Salvar a configuração do roteador Etapa 11 Exibir a tabela de roteamento do roteador a. Digite show ip route no prompt do modo EXEC privilegiado. b. Há entradas na tabela de roteamento? c. Todas elas estão apontando que interface? d. Por que não é necessário executar um protocolo de roteamento? Etapa 12 Testar as VLANs e o tronco Execute um ping do host na porta 0/9 do Switch_A para o host na porta 0/5. a. O ping foi bem sucedido? b. Por quê? Execute um ping do host na porta 0/5 do Switch_A para o switch IP c. O ping foi bem sucedido? Etapa 13 Mudar os hosts a. Mude os hosts até outras VLANs e tente executar ping à VLAN 1 de gerenciamento. b. Note os resultados da execução do ping. Após concluir as etapas anteriores, faça logoff, digitando exit, e desligue todos os dispositivos. Remova e guarde os cabos e o adaptador. 5-7 CCNA 3: Conceitos Básicos de Switching e Roteamento Intermediário v Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

6 Apagando a configuração e reinicializando o switch Para a maioria dos laboratórios em CCNA 3 e CCNA 4, é necessário começar com um switch não configurado. A utilização de um switch com configuração já existente poderá produzir resultados imprevisíveis. Estas instruções permitem a preparação do switch antes de realizar o laboratório de modo que as opções de configuração anteriores não interfiram. O seguinte é o procedimento para a limpeza de configurações anteriores e iniciar com um switch não configurado. São fornecidas instruções para os switches da Série 2900, 2950 e Switches da Séria 2900 e Entre no modo EXEC privilegiado, digitando enable. Switch>enable Se for solicitada uma senha, digite class, se isso não funcionar, consulte o instrutor. 2. Remova o arquivo de informações do banco de dados VLAN. Switch#delete flash:vlan.dat Delete filename [vlan.dat]?[enter] Delete flash:vlan.dat? [confirm] [Enter] Se não houver arquivo VLAN, a seguinte mensagem será exibida. %Error deleting flash:vlan.dat (No such file or directory) 3. Remova da NVRAM o arquivo de configuração do switch. Switch#erase startup-config Erasing the nvram filesystem will remove all files! Continue? [confirm] Pressione Enter para confirmar. A resposta deverá ser: Erase of nvram: complete 4. Verifique que as informações da VLAN foram excluídas. Verifique se a configuração da VLAN foi excluída na Etapa 2, utilizando o comando show vlan. Se ainda estiverem presentes informações de configuração da VLAN (além da VLAN 1 de gerenciamento default), será necessário desligar e ligar a força do switch (hardware restart) em vez de executar o comando reload. Para desligar e voltar a ligar o switch, remova o cabo de alimentação atrás do switch ou desligue-o da parede. Em seguida, ligue-o novamente. Se as informações da VLAN forem excluídas com êxito pela Etapa 2, vá direto à Etapa 5 e reinicialize o switch mediante o comando reload. 5. Reinicialização por software (usando o comando reload) Observação: Esta etapa não será necessário se o switch for reinicializado ao desligar e tornar a ligar a força. 6-7 CCNA 3: Conceitos Básicos de Switching e Roteamento Intermediário v Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

7 a. No modo EXEC privilegiado, digite o comando reload. Switch#reload System configuration has been modified. Save? [yes/no]: b. Digite n e pressione Enter. Proceed with reload? [confirm] [Enter] Na primeira linha da resposta, aparecerá: Reload requested by console. Após o roteador ser recarregado, o prompt da linha será: Would you like to enter the initial configuration dialog? [yes/no]: c. Digite n e pressione Enter. Press RETURN to get started! [Enter] Switches da Série Remova informações do VTP (VLAN Trunking Protocol). #delete vtp Esse comando reseta o switch com parâmetros VTP default da fábrica. Os demais parâmetros permanecerão intactos. Reset system with VTP parameters set to factory defaults, [Y]es or [N]o? Enter y and press Enter. 2. Remova da NVRAM a configuração de inicialização do switch. #delete nvram Esse comando reseta o switch com os defaults da fábrica. Todos os parâmetros do sistema voltarão aos valores default da fábrica. Todos os endereços estáticos e dinâmicos serão removidos. Reset system with factory defaults, [Y]es or [N]o? Enter y and press Enter. 7-7 CCNA 3: Conceitos Básicos de Switching e Roteamento Intermediário v Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Laboratório 1. Laboratório 1

Laboratório 1. Laboratório 1 Laboratório 1 Abra o Lab01.pkt Clique no roteador Laboratório 1 Observe as guias Physical e CLI Na Physical temos a simulação da interface física de um roteador Na CLI temos acesso ao software do roteador

Leia mais

Laboratório Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs

Laboratório Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs Laboratório 1.1.6 Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs Objetivo Identificar as ferramentas utilizadas para descobrir a configuração de redes do computador com vários sistemas operacionais. Coletar

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação Prática 06/10/2010. Figura 1. Switch 2950.

1ª Ficha de Avaliação Prática 06/10/2010. Figura 1. Switch 2950. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Redes de Internet (LEIC/LEETC/LERCM) 1ª Ficha de Avaliação Prática 06/10/2010 1

Leia mais

Este documento requer uma compreensão do ARP e de ambientes Ethernet.

Este documento requer uma compreensão do ARP e de ambientes Ethernet. Proxy ARP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Como o Proxy ARP Funciona? Diagrama de Rede Vantagens do Proxy ARP Desvantagens do Proxy ARP Introdução Este documento

Leia mais

Senhas Telnet, Console e de Portas AUX no Exemplo de Configuração de Roteadores da Cisco

Senhas Telnet, Console e de Portas AUX no Exemplo de Configuração de Roteadores da Cisco Senhas Telnet, Console e de Portas AUX no Exemplo de Configuração de Roteadores da Cisco Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações Complementares Configure

Leia mais

Compreendendo e Configurando VLAN Routing e Bridging em um Roteador Usando o Recurso IRB

Compreendendo e Configurando VLAN Routing e Bridging em um Roteador Usando o Recurso IRB Compreendendo e Configurando VLAN Routing e Bridging em um Roteador Usando o Recurso IRB Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Conceito

Leia mais

ROTEADORES. Introdução ao roteamento e ao encaminhamento de pacotes

ROTEADORES. Introdução ao roteamento e ao encaminhamento de pacotes ROTEADORES Introdução ao roteamento e ao encaminhamento de pacotes Laboratório de Redes de Computadores Introdução do capítulo As redes atuais têm um impacto significativo em nossas vidas alterando a forma

Leia mais

Capítulo 4: Conceitos de Roteamento

Capítulo 4: Conceitos de Roteamento Capítulo 4: Conceitos de Roteamento Protocolos de roteamento 1 Capítulo 4 4.0 Conceitos de Roteamento 4.1 Configuração inicial de um roteador 4.2 Decisões de roteamento 4.3 Operação de roteamento 4.4 Resumo

Leia mais

Você precisa de executar uma fábrica de Cisco DCM restaurada caso que alguns dos seguintes eventos ocorrem:

Você precisa de executar uma fábrica de Cisco DCM restaurada caso que alguns dos seguintes eventos ocorrem: Índice Introdução Informações de fundo Como executar uma fábrica restaurou em Cisco DCM? Restauração remota da fábrica GUI Reiniciando o sistema Configuração DCM Restauração local D9900/D9901 da fábrica

Leia mais

Switches do 2960/2950 Series do catalizador usando o exemplo da configuração de VLAN da Voz

Switches do 2960/2950 Series do catalizador usando o exemplo da configuração de VLAN da Voz Switches do 2960/2950 Series do catalizador usando o exemplo da configuração de VLAN da Voz Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Vista geral da Voz VLAN Configurar

Leia mais

Administração de Redes

Administração de Redes Administração de Redes Rui Prior 2012 Introdução às VLAN Este documento pretende dar uma breve introdução às Virtual LAN (VLAN), um conceito fundamental nas redes locais da actualidade. Conceito Por razões

Leia mais

Configuração de VLAN em Cisco UCS

Configuração de VLAN em Cisco UCS Configuração de VLAN em Cisco UCS Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Diagrama de Rede Convenções Informações de Apoio Tarefa principal Modos do switching de Ethernet da

Leia mais

L2 que constrói uma ponte sobre através de um exemplo da configuração de rede L3

L2 que constrói uma ponte sobre através de um exemplo da configuração de rede L3 L2 que constrói uma ponte sobre através de um exemplo da configuração de rede L3 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configuração

Leia mais

Atividade 6.4.1: Cálculo de VLSM e design de endereçamento básico

Atividade 6.4.1: Cálculo de VLSM e design de endereçamento básico Diagrama de Topologia Tabela de endereçamento Dispositivo Interface Endereço IP Gateway padrão HQ Filial1 Filial2 Fa0/0 Fa0/1 S0/0/0 S0/0/1 Fa0/0 Fa0/1 S0/0/0 S0/0/1 Fa0/0 Fa0/1 S0/0/0 S0/0/1 All contents

Leia mais

Cisco IOS Router: Local, TACACS+ e autenticação RADIUS do exemplo de configuração da conexão de HTTP

Cisco IOS Router: Local, TACACS+ e autenticação RADIUS do exemplo de configuração da conexão de HTTP Cisco IOS Router: Local, TACACS+ e autenticação RADIUS do exemplo de configuração da conexão de HTTP Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Material de Suporte

Leia mais

Exemplos de configuração para agregação de banda larga do Cisco 7200

Exemplos de configuração para agregação de banda larga do Cisco 7200 Exemplos de configuração para agregação de banda larga do Cisco 7200 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Terminação de sessão PPPoA: xdsl para 7200

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1 Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Bridge o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640T

Leia mais

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº2

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº2 Redes de Computadores Curso de Eng. Informática Curso de Eng. de Electrónica e Computadores Trabalho de Laboratório Nº2 Configuração de TCP/IP numa rede computadores Utilização do Ping e Tracert 1 Objectivo

Leia mais

Balanceamento de Carga de NAT no IOS para Duas Conexões de ISP

Balanceamento de Carga de NAT no IOS para Duas Conexões de ISP Balanceamento de Carga de NAT no IOS para Duas Conexões de ISP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configuração Diagrama de Rede Configurações Verificação Troubleshooting

Leia mais

Configuração de Internet em modo Bridge

Configuração de Internet em modo Bridge Configuração de Internet em modo Bridge Para acesso as configurações avançada do modem digite: 192.168.1.1/main.html 1-Para realizar essa configuração o computador deve estar conectado via cabo Ethernet

Leia mais

DSL-500B Configuração modo Router IPoA com NAT

DSL-500B Configuração modo Router IPoA com NAT DSL-500B Configuração modo Router IPoA com NAT 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui

Leia mais

Redes de Computadores II

Redes de Computadores II Redes de Computadores II Prof. Celio Trois portal.redes.ufsm.br/~trois/redes2 Roteamento Um conjunto de regras que definem como informações originadas em uma rede devem alcançar uma outra rede. A função

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Bridge o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640B

Leia mais

Dicas e truques do Cisco 2600 e 3600

Dicas e truques do Cisco 2600 e 3600 Dicas e truques do Cisco 2600 e 3600 Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Definindo a velocidade do console Utilizando o comando speed do Cisco IOS Software

Leia mais

BIT. Boletim de Informação Técnica

BIT. Boletim de Informação Técnica Produto Modem ADSL W-M2100g Nº. 002/2010 Referência Configuração do modem C3Tech Responsável Leandro Martins Data 18. Janeiro. 2010 Este documento descreve os passos básicos para a configuração do modem

Leia mais

Utilização de Números de Porta FTP Não- Padrão com NAT

Utilização de Números de Porta FTP Não- Padrão com NAT Utilização de Números de Porta FTP Não- Padrão com NAT Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurações de exemplo Configuração de exemplo 1 Configuração de exemplo

Leia mais

Configurando o NAT Estático e o NAT Dinâmico Simultaneamente

Configurando o NAT Estático e o NAT Dinâmico Simultaneamente Configurando o NAT Estático e o NAT Dinâmico Simultaneamente Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Configurando o NAT Informações Relacionadas Introdução Em algumas

Leia mais

CSA 5.1 com o exemplo de configuração remoto do servidor SQL

CSA 5.1 com o exemplo de configuração remoto do servidor SQL CSA 5.1 com o exemplo de configuração remoto do servidor SQL Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Obtenha direitos administrativos completos no servidor

Leia mais

Configurações iniciais para o OSPF em um enlace ponto a ponto

Configurações iniciais para o OSPF em um enlace ponto a ponto iniciais para o OSPF em um enlace ponto a ponto Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções OSPF sobre um link de ponto a ponto com os endereços IP de Um ou Mais Servidores

Leia mais

Redes de Automação VLan s. Robson Manfredi Outubro/2010

Redes de Automação VLan s. Robson Manfredi Outubro/2010 Redes de Automação VLan s Robson Manfredi Outubro/2010 Evolução das Redes Depois do cabo coaxial surgiram os Hubs, Evolução das Redes Introdução de Switches Domínio de Colisão Domínios de colisão correspondem

Leia mais

Roteamento Prof. Pedro Filho

Roteamento Prof. Pedro Filho Roteamento Prof. Pedro Filho Definição Dispositivo intermediário de rede projetado para realizar switching e roteamento de pacotes O roteador atua apenas na camada 3 (rede) Dentre as tecnologias que podem

Leia mais

Se você possui uma tomada de telefone no padrão TeleBrás siga este diagrama:

Se você possui uma tomada de telefone no padrão TeleBrás siga este diagrama: 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada de telefone no padrão Americano siga

Leia mais

O Que É VRRP? Índice. Introdução. Pré-requisitos. Como o VPN 3000 Concentrator Implementa o VRRP? Configuração do VRRP. Requisitos

O Que É VRRP? Índice. Introdução. Pré-requisitos. Como o VPN 3000 Concentrator Implementa o VRRP? Configuração do VRRP. Requisitos O Que É VRRP? Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Como o VPN 3000 Concentrator Implementa o VRRP? Configuração do VRRP Sincronização das Configurações Introdução

Leia mais

Windows 98 e Windows Me

Windows 98 e Windows Me Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-32 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-32 "Outros métodos de instalação" na página 3-33 "Solução de problemas do Windows 98 e Windows

Leia mais

Procedimentos para configuração de WDS With AP

Procedimentos para configuração de WDS With AP Procedimentos para configuração de WDS With AP No modo WDS with AP, o DWL-2100AP se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System) permite

Leia mais

Configurando o Cisco Secure ACS for Windows v3.2 com autenticação da máquina PEAP-MS- CHAPv2

Configurando o Cisco Secure ACS for Windows v3.2 com autenticação da máquina PEAP-MS- CHAPv2 Configurando o Cisco Secure ACS for Windows v3.2 com autenticação da máquina PEAP-MS- CHAPv2 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Material de Suporte Convenções Diagrama de

Leia mais

Este documento não se restringe a versões de software e hardware específicas.

Este documento não se restringe a versões de software e hardware específicas. Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Como eu mudo os endereços IP de Um ou Mais Servidores Cisco ICM NT em servidores ICM de Cisco? Altere

Leia mais

Exemplo de Configuração de Ponto de Acesso como Ponte de Grupo de Trabalho

Exemplo de Configuração de Ponto de Acesso como Ponte de Grupo de Trabalho Exemplo de Configuração de Ponto de Acesso como Ponte de Grupo de Trabalho Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configuração Diagrama de Rede

Leia mais

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP 1 Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como configurar equipamentos em redes Ethernet com os protocolos TCP/IP.

Leia mais

Encaixe da importação RDP ASA 8.x para o uso com exemplo de configuração WebVPN

Encaixe da importação RDP ASA 8.x para o uso com exemplo de configuração WebVPN Encaixe da importação RDP ASA 8.x para o uso com exemplo de configuração WebVPN Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Etapa 1. Obtenha o plug-in de Java

Leia mais

1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo:

1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada de telefone no padrão Americano siga

Leia mais

Configuração em modo Bridge

Configuração em modo Bridge Configuração em modo Bridge 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada de telefone

Leia mais

Este documento explica como lançar manualmente o software do Cisco Transport Controller (CTC) do navegador da Web de um usuário.

Este documento explica como lançar manualmente o software do Cisco Transport Controller (CTC) do navegador da Web de um usuário. Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Lance o aplicativo CTC do controle comum e dos XTC Para os usuários peritos Para novatos Informações Relacionadas

Leia mais

MODEM ROTEADOR ADSL2+ WIRELESS N 300 GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA

MODEM ROTEADOR ADSL2+ WIRELESS N 300 GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA MODEM ROTEADOR ADSL2+ WIRELESS N 300 GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CONTEÚDO DA EMBALAGEM CONTEÚDO MODEM ROTEADOR ADSL2+ WIRELESS N 300 ADAPTADOR DE ENERGIA ADAPTADOR CABO ETHERNET (CAT5 UTP) CONECTE O ROTEADOR

Leia mais

O que é a distância administrativa?

O que é a distância administrativa? O que é a distância administrativa? Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Selecione o Melhor Caminho Tabela de Valor de Distância Padrão Outras Aplicações da Distância

Leia mais

Permita o acesso ao Internet para o módulo ips ASA 5500-X

Permita o acesso ao Internet para o módulo ips ASA 5500-X Permita o acesso ao Internet para o módulo ips ASA 5500-X Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informação da característica Metodologia de Troubleshooting Solução

Leia mais

Telnet, senhas da Console e Porta AUX no exemplo de configuração dos roteadores Cisco

Telnet, senhas da Console e Porta AUX no exemplo de configuração dos roteadores Cisco Telnet, senhas da Console e Porta AUX no exemplo de configuração dos roteadores Cisco Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configurar senhas

Leia mais

Procedimentos para Redirecionamento de portas

Procedimentos para Redirecionamento de portas Procedimentos para Redirecionamento de portas 1- Para realizar a configuração de Redirecionamento de portas no modem, o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2730B,

Leia mais

Instalação do KenCast Fazzt no CentOS.

Instalação do KenCast Fazzt no CentOS. Instalação do KenCast Fazzt 8.2.0.9 no CentOS - Para a recepção de dados de satélite usando o software Kencast Fazzt é necessário a instalação do banco de dados PostgreSQL, desativação do firewall, bem

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Como entroncar no servidor e Configurar Gateway Synway SMG 4008 Olá pessoal! Neste tutorial vamos apresentar e configurar, mais uma novidade que a Lojamundi trouxe para o Brasil, os gateways de telefonia

Leia mais

Entendendo o Roteamento Baseado em Política

Entendendo o Roteamento Baseado em Política Entendendo o Roteamento Baseado em Política Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Configurações Diagrama de Rede Configuração para Firewall Introdução O Roteamento Baseado

Leia mais

Procedimento de Diagnóstico de Corrupção do Sistema de Arquivos do CMP

Procedimento de Diagnóstico de Corrupção do Sistema de Arquivos do CMP Procedimento de Diagnóstico de Corrupção do Sistema de Arquivos do CMP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Instalação e configuração de servidor de BOOTP e TFTP

Leia mais

Configurando o Realtone FXO Com o Asterisk

Configurando o Realtone FXO Com o Asterisk Configurando o Realtone FXO Com o Asterisk Olá pessoal! Este é mais um tutorial da Lojamundi e vamos ensinar como configurar o Gateway FXO da Realtone. Ainda não tem o WSS8 Realtone 8FXO? Clique aqui O

Leia mais

Grupos da autorização do comando shell ACS no exemplo de configuração IO e ASA/PIX/FWSM

Grupos da autorização do comando shell ACS no exemplo de configuração IO e ASA/PIX/FWSM Grupos da autorização do comando shell ACS no exemplo de configuração IO e ASA/PIX/FWSM Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Grupos do comando authorization Adicionar

Leia mais

Para realizar o procedimento de configuração de Bridge with AP, será necessário que os DAP-1360 estejam ligados ao computador por um cabo Ethernet.

Para realizar o procedimento de configuração de Bridge with AP, será necessário que os DAP-1360 estejam ligados ao computador por um cabo Ethernet. 1- No modo Bridge with AP, o DAP-1360 se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System) permite o acesso de um DAP-1360 com o outro DAP-1360

Leia mais

Configurando o Cisco VPN 3000 Concentrator 4.7.x para obter um certificado digital e um certificado SSL

Configurando o Cisco VPN 3000 Concentrator 4.7.x para obter um certificado digital e um certificado SSL Configurando o Cisco VPN 3000 Concentrator 4.7.x para obter um certificado digital e um certificado SSL Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Instale Certificados

Leia mais

Exemplo de configuração de pontos de acesso VLANs on Aironet

Exemplo de configuração de pontos de acesso VLANs on Aironet Exemplo de configuração de pontos de acesso VLANs on Aironet Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Diagrama de Rede Configurar Configurar o VLAN nativo no AP Configurar

Leia mais

Erratas CCNA 5.0 (atualizado )

Erratas CCNA 5.0 (atualizado ) Erratas CCNA 5.0 (atualizado 27-09-2014) Página 40 5º parágrafo, deveria ser: "Já alguns dos protocolos desenhados para atuar em redes geograficamente dispersas (WAN) são definidos nas três primeiras camadas

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP Procedimentos para configuração em modo WDS with AP 1- No modo WDS with AP, o DAP-1353 se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System)

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TEW-639GR 2.01

Guia de Instalação Rápida TEW-639GR 2.01 Guia de Instalação Rápida TEW-639GR 2.01 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Instalação de Hardware 2 3. Configurando o Roteador Wireless 3 Troubleshooting 5 Version 03.04.2010 1. Antes de Iniciar

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP Procedimentos para configuração em modo WDS with AP 1- No modo WDS with AP, o DAP-1353 se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System)

Leia mais

Procedimentos para Configuração DMZ

Procedimentos para Configuração DMZ Procedimentos para Configuração DMZ 1- Para realizar a configuração de DMZ no modem, o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2730B, e o cabo de telefone conectado

Leia mais

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras:

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras: Windows NT 4.x Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-26 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-26 "Solução de problemas do Windows NT 4.x (TCP/IP)" na página 3-30 Etapas preliminares

Leia mais

Guia Primeiros Passos da Bomgar B400

Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Obrigado por usar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento

Leia mais

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware:

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware: Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar os ajustes IP no WS-X6624 Blade (opcional) Crie o gateway FXS do catalizador 6000 no CallManager da Cisco Verifique

Leia mais

Como Permitir a Navegação Usando o NetBIOS Over IP

Como Permitir a Navegação Usando o NetBIOS Over IP Como Permitir a Navegação Usando o NetBIOS Over IP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Ajuste o nome do grupo de trabalho para ser o Domain

Leia mais

Entroncamento 802.1Q entre Catalyst Switches Executando CatOS e Cisco IOS System Software

Entroncamento 802.1Q entre Catalyst Switches Executando CatOS e Cisco IOS System Software Entroncamento 802.1Q entre Catalyst Switches Executando CatOS e Cisco IOS System Software Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Background Theory Configuração Diagrama

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TV-IP512P 1.31

Guia de Instalação Rápida TV-IP512P 1.31 Guia de Instalação Rápida TV-IP512P 1.31 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Instalação de Hardware e Configuração 2 3. Instalação PoE (Power over Ethernet) 7 Troubleshooting 9 Version 02.08.2010

Leia mais

Pesquisando defeitos a vizinhança de rede Microsoft após ter estabelecido um túnel VPN com o Cisco VPN Client

Pesquisando defeitos a vizinhança de rede Microsoft após ter estabelecido um túnel VPN com o Cisco VPN Client Pesquisando defeitos a vizinhança de rede Microsoft após ter estabelecido um túnel VPN com o Cisco VPN Client Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Problemas da

Leia mais

Exemplo de Configuração de Catalyst Switches da Camada 3 para Oferecer Suporte ao Wake-On-LAN Através de VLANs

Exemplo de Configuração de Catalyst Switches da Camada 3 para Oferecer Suporte ao Wake-On-LAN Através de VLANs Exemplo de Configuração de Catalyst Switches da Camada 3 para Oferecer Suporte ao Wake-On-LAN Através de VLANs Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações

Leia mais

Exemplo de Configuração do EtherSwitch Service Module (ES)

Exemplo de Configuração do EtherSwitch Service Module (ES) Exemplo de Configuração do EtherSwitch Service Module (ES) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Produtos Relacionados Convenções Módulos EtherSwitch - Conceitos Configuração

Leia mais

Introdução ao roteamento e encaminhamento de pacotes

Introdução ao roteamento e encaminhamento de pacotes CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Introdução ao roteamento e encaminhamento de pacotes Cronograma Introdução Roteadores são computadores Processo de inicialização Interface de um

Leia mais

EIC0032, Redes de Computadores 20/jan/2017 Exame Parte 2 (com consulta, 10 valores, 90 minutos) Nome:

EIC0032, Redes de Computadores 20/jan/2017 Exame Parte 2 (com consulta, 10 valores, 90 minutos) Nome: Exame Parte 2 (com consulta, 10 valores, 90 minutos) 1. Dois equipamentos comunicam usando uma ligação de dados que usa mecanismos ARQ. Assuma que a capacidade do canal (em cada sentido) é de 1 Mbit/s,

Leia mais

Índice. Introdução. Pré-requisitos. Requisitos. Componentes Utilizados

Índice. Introdução. Pré-requisitos. Requisitos. Componentes Utilizados Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Configurar o servidor DNS Configurar o server CUCM Configurar o IM & o server da presença Trajeto do sinal Verificar Troubleshooting

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

Guia Rápido de Instalação SL-D300N. Guia Rápido de Instalação

Guia Rápido de Instalação SL-D300N. Guia Rápido de Instalação Guia Rápido de Instalação SL-D300N Guia Rápido de Instalação Roteador Wireless SL-D300N Conteúdo do Pacote Um Modem Roteador Wireless SL-D300N Um Adaptador de Energia Um cabo Rj45 Dois Cabos Rj11 Guia

Leia mais

Administração de Redes Linux

Administração de Redes Linux Administração de Redes Linux Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br Users As contas de usuário são projetados para fornecer segurança no sistema operacional Linux. Cada pessoa no sistema

Leia mais

A informação neste documento é baseada na versão do Cisco IOS 15.0(1)S e na versão do Cisco IOS XR.

A informação neste documento é baseada na versão do Cisco IOS 15.0(1)S e na versão do Cisco IOS XR. Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Rotas local do Cisco IOS Rotas manualmente configuradas do host Rotas local do Cisco IOS XR Roteamento da Multi-topologia Conclusão Introdução

Leia mais

AVG DataCenter MSSQL (AVGAdmin 7.1)

AVG DataCenter MSSQL (AVGAdmin 7.1) AVG DataCenter MSSQL (AVGAdmin 7.1) Guia de Instalação e Configuração Documento revisado 70.2 (09/03/2006) Copyright (c) 1992-2005 GRISOFT, s.r.o. Todos os direitos reservados. Este produto utiliza RSA

Leia mais

Wireless N 300 ADSL2+ Router GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA

Wireless N 300 ADSL2+ Router GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA Wireless N 300 ADSL2+ Router GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CONTEÚDO DA EMBALAGEM CONTEÚDO Wireless N 300 ADSL2+ Router PORTUGUÊS ADAPTADOR DE ENERGIA ADAPTADOR CABO ETHERNET (CABO RJ-45) CONECTE O MODEM NO

Leia mais

Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico)

Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico) Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico) Este documento é baseado no Guia Foca Linux, que pode ser encontrado em: http://focalinux.cipsga.org.br/. Introdução O SAMBA é um servidor e conjunto de

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Configuração de Rede. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Configuração de Rede. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Configuração de Rede Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Introdução Números IPs Interfaces de rede Interface de loopback

Leia mais

Rede EtherSwitch e módulos de serviço no Roteadores FAQ do 2600/3600/3700 Series

Rede EtherSwitch e módulos de serviço no Roteadores FAQ do 2600/3600/3700 Series Rede e módulos de serviço no Roteadores FAQ do 2600/3600/3700 Series Perguntas Introdução Descreva os módulos 16-port e 36-port. Forneça uma matriz de suporte para o Cisco 2600, os 3660, os 3725, e os

Leia mais

Configurar endereçamento de IHM e testar conexões TCP/IP em redes industrias usando os comandos Ping.

Configurar endereçamento de IHM e testar conexões TCP/IP em redes industrias usando os comandos Ping. 1 Configurar endereçamento de IHM e testar conexões TCP/IP em redes industrias usando os comandos Ping. Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como testar a conectividade de uma rede

Leia mais

Índice. Introdução. Pré-requisitos. Requisitos. Componentes Utilizados

Índice. Introdução. Pré-requisitos. Requisitos. Componentes Utilizados Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configuração alternativa SCE da corrente Instale ou promova SCOS e PQI Promova SCOS e PQI com GUI Promova SCOS com CLI Promova PQI com

Leia mais

Especificando um Endereço IP do Próximo Nó para Rotas Estáticas

Especificando um Endereço IP do Próximo Nó para Rotas Estáticas Especificando um Endereço IP do Próximo Nó para Rotas Estáticas Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Teoria complementar Convenções Problema Solução Informações Relacionadas Introdução

Leia mais

Administração dos serviços de redes utilizando linux

Administração dos serviços de redes utilizando linux Administração dos serviços de redes utilizando linux Joao Medeiros joao.fatern@gmail.com Objetivo Apresentar uma visão geral sobre os principais serviços de redes e a instalação e configuração de um servidor

Leia mais

Visualizando uma lista de fontes disponíveis

Visualizando uma lista de fontes disponíveis Fontes Este tópico inclui: "Tipos de fontes" na página 1-21 "Fontes Postscript residentes" na página 1-21 "Visualizando uma lista de fontes disponíveis" na página 1-21 "Imprimindo uma lista de fontes disponíveis"

Leia mais

WORKSHOP MICROWAVE COMO OBTER O MELHOR DESEMPENHO EM ENLACE PONTO A PONTO UTILIZANDO ROUTERBOARD SXT E CARTÕES MIKROTIK N

WORKSHOP MICROWAVE COMO OBTER O MELHOR DESEMPENHO EM ENLACE PONTO A PONTO UTILIZANDO ROUTERBOARD SXT E CARTÕES MIKROTIK N WORKSHOP MICROWAVE COMO OBTER O MELHOR DESEMPENHO EM ENLACE PONTO A PONTO UTILIZANDO ROUTERBOARD SXT E CARTÕES MIKROTIK 802.11N INTERFACE INICIAL ATUALIZAÇÃO Envie o pacote de atualização da versão SXT

Leia mais

As alterações de política do controle de acesso neste documento usam as seguintes plataformas de hardware:

As alterações de política do controle de acesso neste documento usam as seguintes plataformas de hardware: Índice Introdução Pré-requisitos Componentes Utilizados Diagrama de Rede Configuração Exemplo EIGRP Exemplo OSPF Exemplo de BGP Verificação EIGRP OSPF BGP Troubleshooting Cisco relacionado apoia discussões

Leia mais

Configurando DNS no Red Hat Enterprise Linux 6

Configurando DNS no Red Hat Enterprise Linux 6 Configurando DNS no Red Hat Enterprise Linux 6 Primeiro: Instalar o serviço de DNS. Verifique se o DVD de instalação está inserido. Acesse o menu Locais e clique sobre o DVD de instalação: Abra o diretório

Leia mais

Configurando IPSec Router para Router com Sobrecarga NAT e Cisco Secure VPN Client

Configurando IPSec Router para Router com Sobrecarga NAT e Cisco Secure VPN Client Configurando IPSec Router para Router com Sobrecarga NAT e Cisco Secure VPN Client Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificação

Leia mais

IPS 7.X: Autenticação de login de usuário usando ACS 5.X como o exemplo da configuração de servidor RADIUS

IPS 7.X: Autenticação de login de usuário usando ACS 5.X como o exemplo da configuração de servidor RADIUS IPS 7.X: Autenticação de login de usuário usando ACS 5.X como o exemplo da configuração de servidor RADIUS Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Configurar

Leia mais

Configurando um IP Address de Gerenciamento nos Catalyst 4500/4000, 5500/5000, 6500/6000 Switches e no Switch de Configuração Fixa Catalyst

Configurando um IP Address de Gerenciamento nos Catalyst 4500/4000, 5500/5000, 6500/6000 Switches e no Switch de Configuração Fixa Catalyst Configurando um IP Address de Gerenciamento nos Catalyst 4500/4000, 5500/5000, 6500/6000 Switches e no Switch de Configuração Fixa Catalyst Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados

Leia mais

Exemplo de configuração para ibgp e ebgp, com ou sem um endereço de loopback

Exemplo de configuração para ibgp e ebgp, com ou sem um endereço de loopback Exemplo de configuração para ibgp e ebgp, com ou sem um endereço de loopback Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede configuração de ibgp

Leia mais

Configurando dinamicamente as opções do servidor de DHCP

Configurando dinamicamente as opções do servidor de DHCP Configurando dinamicamente as opções do servidor de DHCP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting

Leia mais

FAQ sobre a Quality of Service (QoS) nos Catalyst 2950 Series Switches

FAQ sobre a Quality of Service (QoS) nos Catalyst 2950 Series Switches FAQ sobre a Quality of Service (QoS) nos Catalyst 2950 Series Switches Perguntas Introdução Quais são os requisitos de versão de software dos recursos de QoS nos Catalyst 2950 Series Switches? Que recursos

Leia mais

Como Configurar a Sincronização de Hora no Cisco CallManager e no Cisco Unity

Como Configurar a Sincronização de Hora no Cisco CallManager e no Cisco Unity Como Configurar a Sincronização de Hora no Cisco CallManager e no Cisco Unity Índice Introdução Componentes Utilizados Convenções Configuração da Sincronização Automática de Hora com um Servidor de Hora

Leia mais

Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços

Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços - italo@dcc.ufba.br Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal da Bahia,

Leia mais

Configurar o acesso da porta serial a NX-OSv 9000 em VMware ESXi

Configurar o acesso da porta serial a NX-OSv 9000 em VMware ESXi Configurar o acesso da porta serial a NX-OSv 9000 em VMware ESXi Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting Introdução

Leia mais