XX SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO. Tema: Amamentar hoje é pensar no futuro.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XX SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO. Tema: Amamentar hoje é pensar no futuro."

Transcrição

1 PROGRAMAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DA PARAÍBA (SES/PB): SÁBADO 04/08 DOMINGO 05/08 8:00h: 9:00h: 9:00h: 14:00h: 8:00h: ABERTURA DA SMAM: Benção do Arcebispo Dom Atividade de Incentivo em Reunião com os Hospitais Mesa redonda: Rede - Mesa redonda: Planejando o Incentivo do Aleitamento Materno como estratégia de fortalecimento da Saúde da Criança. Auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU). SES/PB; SPP; CERBHLANC. 10:00h 15:00h: - Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno Exposição e Panfletagem do tema. Caixa Econômica Federal (Agência Cabo Branco) Responsável: CERBLHANC. Aldo Pagotto à Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano e Apoio da Comunidade Católica ao Aleitamento Materno. Centro de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral (CERBLHANC). CERBLHANC e MFD. 10:00h 15:00h: - Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno Exposição e Panfletagem do tema. Caixa Econômica Federal (Agência Cabo Branco) Responsável: CERBLHANC. Aleitamento Materno no Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão (CRFMJM). CRFMJM. Responsável: CERBLHANC e CRFMJM. 10:00h 15:00h: - Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno Exposição e Panfletagem do tema. Caixa Econômica Federal (Ag. Cabo Branco). Responsável: CERBLHANC. 14:00h 16:00h: - Entrega de folders e palestra educativa nos alojamento para puérperas internas, com a participação do grupo Sorriso Aberto. MFD Atividade nos Hospitais Amigo da Criança (HAC). Atividade nos Hospitais Amigo da Criança (HAC). Amigo da Criança: Resgate da valorização da IHAC: planejando um novo paradigma de assistência nos HAC. CEREST. SES/PB; CERBHLANC. Cegonha recorte da Política Pública como estratégia de fortalecimento para o Aleitamento Materno e Redução da Mortalidade Infantil. Auditório UNIPÊ. Observatório do Milênio; SES/PB; CERBLHANC. CERBLHANC e MFD.

2 PROGRAMAÇÃO DO PCLH DA CLIPSI (CAMPINA GRANDE/PB): SÁBADO 05/08 ABERTURA: TÚNEL DO TEMPO : 08:30 h: 09:00 h: 09:30 h: 09:00 h: Rosário (Psicóloga) e Adriana (administradora). 8:30h: - Vídeo-palestra para as mães das maternidades; - Sorteio de brindes. Maternidades (convênio e SUS). Poliene (enfermeira), Rafaela (enfermeira) e Andrielly (fisioterapeuta). 10:00 h: - Roda de conversa: amamentação e afeto. Brinquedoteca/Mãe canguru. Estagiários de Psicologia. - Exposição de fotos com retrospectiva das Semanas da Amamentação. Recepção de funcionários. Rosário (psicóloga), Andrielly (fisioterapeuta), Thaise (nutricionista), Adriana (administradora). 07:00h, 13:00h e 19:00h: - Entrega do Laço Dourado. Entrada dos funcionários. Rosário, Thaise, Andrielly. 8:30h: - Vídeo-palestra para as mães das maternidades (Sorteio de brindes). Maternidades (convênio e SUS). Poliene (enfermeira), Rafaela (enfermeira) e Andrielly (fisioterapeuta). 10:00 h: - Roda de conversa: Amamentação e afeto. - Point da amamentação. R. Treze de Maio (em frente ao Hospital). Nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, estagiários, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 8:30h: - Vídeo-palestra para as mães das maternidades (Sorteio de brindes). Maternidades (convênio e SUS). Poliene (enfermeira), Rafaela (enfermeira) e Andrielly (fisioterapeuta). 10:00 h: - Roda de conversa: Amamentação e afeto. Brinquedoteca - Mãe canguru. Estagiários de Psicologia. - Programação da Capelania. Brinquedoteca. Capelania. 8:30h: - Vídeo-palestra para as mães das maternidades (Sorteio de brindes). Maternidades (convênio e SUS). Poliene (enfermeira), Rafaela (enfermeira) e Andrielly (fisioterapeuta). 10:00 h: - Roda de conversa: Amamentação e afeto. Brinquedoteca /Mãe canguru. Estagiários de Psicologia. - Palestra: Alimentação saudável na primeira infância para mães acompanhantes da pediatria. Briquedoteca de Convênio e SUS. Nutricionistas convidadas. 8:30h: - Vídeo-palestra para as mães das maternidades (Sorteio de brindes). Maternidades (convênio e SUS). Poliene(enfermeira), Rafaela (enfermeira) e Andrielly (Fisioterapeuta). 10:00 h: - Roda de conversa: Amamentação e afeto. Brinquedoteca - Mãe canguru. Estagiários de Psicologia. - Homenagem às doadoras de leite humano: Auditório. Psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e administradora. 8:30h: - Vídeo-palestra para as mães das maternidades (Sorteio de brindes). Maternidades (convênio e SUS). Poliene (enfermeira), Rafaela (enfermeira) e Andrielly (fisioterapeuta). 10:30h: - Realização da III gincana: Auditório. Psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta. Brinquedoteca - Mãe canguru. Estagiários de Psicologia.

3 PROGRAMAÇÃO DE GUARABIRA: Manhã: Manhã e Tarde: Manhã e Tarde: Manhã e Tarde: Manhã e Tarde: - Abertura da XX Semana - Abertura da XX Semana - Participação em programa - Comemoração da SMAM - Visita às fábricas para Mundial de Aleitamento Mundial de Aleitamento de rádio. no posto de coleta de palestras e visita a clinica Materno (SMAM). Materno (SMAM) em Solânea, com palestras Santa Clara. Guarabira; Tema: Semana do aleitamento educativas e dinâmicas de materno. grupo. - João Pessoa - Café da manhã no Posto de Coleta. Tarde: - Palestra em Pilõezinho.

4 PROGRAMAÇÃO DE SOUSA: 8:30: 8:30: 8:30: 8:30: 9:00: - Entrega de folders, música - Entrega de folders e - Plantão de dúvidas no - Entrega de folders e - Entrega de folders, palestra ao som de voz e violão, palestra educativa sobre calçadão, com entrega de palestra educativa nos educativa e peça de teatro atividades com participação aleitamento materno em folders, parceria com os alojamento para puérperas nos alojamentos para de puérperas internas no uma Unidade de Saúde da acadêmicos e docentes do internas. puérperas internas. Hospital Materno Infantil Família (USF) para curso de enfermagem, (HMI), café da manhã. gestantes. fisioterapia da Faculdade Santa Maria e Corpo de HMI. HMI. Bombeiro. HMI. USF Estação. Calçadão.

5 PROGRAMAÇÃO DE CAJAZEIRAS: 7:30: 7:30: 18:00h: 17:00h: - Café da manhã com - Encontro com ACS para - Confraternização com - Visita às 13 Unidades de - Sessão especial para gestantes e nutrizes orientação quanto à doadoras (apresentação Saúde da Família para implantação de projeto de acompanhadas pelos serviços mobilização social para cultural e entrega de brindes) afixação de cartazes, Lei que estabelece benefícios de pré-natal de alto-risco e arrecadação de frascos e distribuição de material às doadoras de leite humano puericultura incentivo ao AM, com educativo e palestras. no Município de entrega dos materiais - BLH de Cajazeiras. Cajazeiras/PB. 14:20: impressos para distribuição. - Apresentação de vídeos na maternidade Dr. Deodato Câmara Municipal de Cartaxo. Câmara Municipal de Cajazeiras. Cajazeiras/PB. 8:00h - 17:00h: - Mobilização social com auxílio dos ACSs.

6 PROGRAMAÇÃO DE ITABAIANA: SÁBADO DOMINGO 04/08 05/08 7:00: 7:00: 7:00: 7:00: 7:00: 7:00: 7:00: - Atividade de - Atividade de - Atividade de - Atividade de - Atividade de - Atividade de - Atividade de incentivo às gestantes e incentivo às gestantes e incentivo às gestantes e incentivo às gestantes e incentivo às gestantes e incentivo às gestantes e incentivo às gestantes e puérperas do Hospital. puérperas do Hospital. puérperas do Hospital. puérperas do Hospital. puérperas do Hospital. puérperas do Hospital. puérperas do Hospital.

7 PROGRAMAÇÃO DE GALANTE: 9:00: 9:00: 9:00: 9:00: 9:00: - Promoção do aleitamento - Promoção do aleitamento - Promoção do aleitamento - Promoção do aleitamento - Promoção do aleitamento materno no Distrito. materno no Distrito. materno no Distrito. materno no Distrito. materno no Distrito. - Atividade de incentivo ao aleitamento materno com mães e ACS na Unidade Mista de Saúde.

8 PROGRAMAÇÃO DA UNIMED: SÁBADO 04/08 14: 0 0h: - Abertura do evento - Direção, Gerência de enfermagem. 14: 30h: - Vídeo sobre amamentação. 14: 00h às 18: 30h: - Curso para gestantes (Casais grávidos). 15: 00h: - Enfatizar o que tivemos de ganhos com a política de aleitamento (Enfª Erilze). 15: 30h: - Palestra sobre como amamentar (Enfª Thatyanne). 16: 00h: - Cuidar, amamentar e acalentar. O que os pais precisam saber? (Drª Tâmara). 16: 40h: Depoimento de mães doadoras. 17: 00h: Depoimento de mães receptoras. 17: 30h: Sorteio de brindes para as doadoras e coffe break.

9 PROGRAMAÇÃO EM BARRA DE SANTA ROSA/PB: - Palestra sobre a - Palestra sobre a importância - Palestra sobre a - Palestra sobre a importância do aleitamento do aleitamento materno. importância do aleitamento importância do aleitamento materno. materno. materno. NASF. UBS PSF V UBS PSF IV UBS PSF II UBS PSF I Assistente social e UBS PSF II Enfermeira e médica. _ nutricionista. Enfermeira e odontólogo. Enfermeiro e médica. Enfermeira e assistente Enfermeiro e odontóloga. social.

10 PROGRAMAÇÃO EM BELÉM/PB: - Palestra sobre a - Palestra sobre a - Palestra sobre a importância - Palestra sobre a - Palestra sobre a importância do aleitamento importância do aleitamento do aleitamento importância do aleitamento importância do aleitamento - Distribuição de panfletos - Distribuição de panfletos - Distribuição de panfletos educativos. - Distribuição de panfletos - Distribuição de panfletos educativos. educativos. educativos. educativos.

11 PROGRAMAÇÃO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY (HU/JOÃO PESSOA/PB): 08/08 - Panfletagem e orientações - Palestra no auditório do - Abordagem, orientações e - Palestra na obstetrícia - Carreata com profissionais - Festa de encerramento da sobre o aleitamento materno HULW com exposições panfletagem sobre o com exposições diversas de saúde e convidados nos XX SEMAM, com nas dependências do diversas sobre o aleitamento materno nas sobre o aleitamento bairros do Castelo Branco, agradecimentos e hospital. aleitamento materno. dependências do campus materno. Bancários, Mangabeira e confraternização entre as universitário. áreas adjacentes; equipes e as pacientes. - Abordagem, orientações e panfletagem em concentrações públicas.

12 PROGRAMAÇÃO EM NOVA FLORESTA/PB - Palestra na sala de espera - Palestra no com - Palestra na sala de espera - Palestra na sala de espera - Palestra na sala de espera com as equipes de saúde da exposições diversas sobre com as equipes de saúde da com as equipes de saúde com as equipes de saúde da família. o aleitamento materno, família. da família. família. distribuição de folders, confraternização (distribuição de brindes) e espaço para perguntas. Equipes da Saúde da Família.

13 PROGRAMAÇÃO EM BARAÚNA/PB 15:00h: 11:30h: 9:00h: 8:00h: 10:00h: - Palestra com gestantes e - Participação em rádio - Capacitação com os - Palestra com as mães das - Palestra com as nutrizes parceiros. sobre a XX Semana Agentes Comunitários de crianças das creches. (mães de bebês até 6 meses Mundial de Aleitamento Saúde (ACS) sobre a de vida). Materno (SMAM). SMAM. Unidade Básica de Saúde. Creche. Unidade Básica de Saúde. Rádio. Unidade Básica de Saúde.

14 PROGRAMAÇÃO EM FREI MARTINHO/PB 09:00h: 14:00h: 14:00h: 14:00h: 14:00h: ABERTURA DA SMAM: - Palestra com o tema - Prevenção e manejo dos - Técnicas de - Oficinas e práticas - Palestra com o tema A Aconselhamento da principais problemas amamentação; educativas; importância do aleitamento amamentação em diversos relacionados à amamentação. - Encerramento. - ENCERRAMENTO. materno. momentos e A importância da família e comunidade no processo Sala de reunião da UMS. Sala de reunião da UMS. Sala de reunião da UMS. Sala de reunião da UMS. de amamentação. Dallyana Medeiros Maraiza Conceição Pedro Fernandes Pedro Fernandes Sala de reunião da UMS. (enfermeira da SMS). (enfermeira da SMS). (Coordenador de Atenção (Coordenador de Atenção básica) e Joseane Xavier básica) e Joseane Xavier (enfermeira da ESF). (enfermeira da ESF). Gisele (Psicóloga do CRAS) e Elizama (assistente social do CRAS)

15 PROGRAMAÇÃO EM PICUÍ/PB 24/07 25/07 26/07 27/07 08/08 - Palestra educativa - Palestra educativa - Palestra educativa - Palestra - Participação em - Palestra educativa - Palestra educativa - Palestra educativa - Palestra sobre a sobre o aleitamento sobre o aleitamento sobre o aleitamento educativa sobre o rádio sobre o sobre a importância sobre o aleitamento sobre o aleitamento importância do aleitamento aleitamento materno. e vantagens do aleitamento - Distribuição de - Distribuição de - Distribuição de materno com o aleitamento - Distribuição de - Distribuição de materno. panfletos para panfletos para panfletos para grupo de gestantes materno, manejo e panfletos. panfletos para gestantes e gestantes e gestantes e do Município e Rádio Cenecista. preparação das gestantes e Locais: acompanhantes. acompanhantes. acompanhantes. entrega do kit mamas; acompanhantes. Posto de Apoio da Bebê do Futuro. - Distribuição de Posto de Saúde Judite Comunidade Várzea Enfermeira Janaina panfletos. Araújo de Oliveira Grande; Posto de Saúde José Posto de Saúde José Posto de Saúde (ESF V). (ESF I). Posto de Saúde Unidade Básica de Elísio da Costa (ESF Canoa do Costa Pedreiras. Auditório Felizardo Bezerra de Saúde Genário III). (ESF III). Municipal. Posto de Saúde Medeiros (ESF I). Xavier da Silva Nilo Ferreira Enfermeira Leomar, (ESF VIII). Vasconcelos (ESF dentista Maviane e Enfermeira Enfermeira Enfermeira Enfermeira VI). Auxiliar de Enfermeira Leomar, Katharine. Katharine. Katharine. Janaina (ESF V). enfermagem Luciana. dentista Maviane e Enfermeiras Cláudia Auxiliar de e Karoline. Enfermeira enfermagem Luciana. Katharine.

16 PROGRAMAÇÃO EM CUITÉ/PB UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE HOSPITAL MUNICIPAL DE CUITÉ ESCOLAS E CRECHES FEIRA MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RÁDIO COMUNITÁRIA Atividades: Atividades: Atividades: Atividades: Atividades: Atividades: - Confraternização com as - Reforço dos IV e VII Passos - Orientações sobre o - Barraca-Saúde na feira para - Palestra com os profissionais - Abordagem sobre mães e familiares; do Aleitamento Materno, aleitamento orientação e distribuição de de saúde do Município sobre o amamentação. - Apresentação de painel com conforme UNICEF; - Painel com informativo e material educativo. impacto da amamentação na informativos e orientações; - Orientações sobre o orientações. saúde materno-infantil; - Fixação de cartazes e aleitamento - Implantação do sistema de Gerente de Atenção Básica e banners, e distribuição de - Fixação de cartazes e Equipe das ESFs; avaliação das ações enfermeiras do PROVAB/MS. folders sobre aleitamento banners, e distribuição de Equipe gestora escolar e Gerente de Atenção Básica; desenvolvidas. folders sobre aleitamento professores. Enfermeiras do - Capacitação em PROVAB/MS multiplicadores de aleitamento - Painel com informativos e Gerente de Atenção Básica e orientações. enfermeiras do PROVAB/MS. - Implantação9 do selo AME ; - Coleta de frascos para Profissionais de saúde e estocagem de leite materno das funcionários. mães trabalhadoras. Equipe das ESF, profissionais do NASF, Gerência de Atenção Básica e enfermeiras do PROVAB/MS.

17

BALANÇO DAS MOBILIZAÇÕES PELA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO - SMAM 2018

BALANÇO DAS MOBILIZAÇÕES PELA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO - SMAM 2018 BALANÇO DAS MOBILIZAÇÕES PELA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO - SMAM 2018 rblh-br Região Norte CENTRO DE REFERÊNCIA PARA BLH- ACRE PROGRAMAÇÃO Atividade Data/Hora 01/08/2018 (8h) -Homenagem as mulheres

Leia mais

Semana Mundial de Aleitamento Materno Ações Sudeste

Semana Mundial de Aleitamento Materno Ações Sudeste Semana Mundial de Aleitamento Materno Ações Sudeste 2018 SMAM 2018 NO ES 01/08 - ABERTURA DA SMAM REDE CAPIXABA DE BLH; MATERNIDADES PUBLICAS E PRIVADAS; UNIMED, ACELOR; SOESPE, COREN ES; CEF SESA, SEMUS,

Leia mais

SMAM 2011 SMAM 2011 SMAM 2011

SMAM 2011 SMAM 2011 SMAM 2011 SMAM 2011 SMAM 2011 SMAM 2011 INSCRITOS NO SEMINÁRIO Instituto de Saúde, 4 de maio de 2011 80 pessoas fizeram inscrição no seminário e enviaram informações sobre os desafios que enfrentam em seus locais

Leia mais

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 Comissão Organizadora: Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Secretaria Municipal de Educação e Juventude,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO MEAC

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO MEAC 01 de Agosto de 2016 (Segunda-Feira) 8:00 Stand sobre Amamentação Aberto ao público Hall principal Banco de Leite Humano: Técnica de Enfermagem Ana Karoline 8:30 Abertura Oficial da Semana Mundial de Aleitamento

Leia mais

Programação da Semana do Bebê de Juazeiro/BA. 08 a 14 de Maio de Promoção dos Direitos das Gestantes e dos Bebês. 08 de Maio

Programação da Semana do Bebê de Juazeiro/BA. 08 a 14 de Maio de Promoção dos Direitos das Gestantes e dos Bebês. 08 de Maio Programação da Semana do Bebê de Juazeiro/BA 08 a 14 de Maio de 2016 Promoção dos Direitos das Gestantes e dos Bebês 08 de Maio ABERTURA NA MATERNIDADE 00:00h Acompanhamento do nascimento do primeiro bebê

Leia mais

Programação da XXII Semana Mundial de Aleitamento Materno

Programação da XXII Semana Mundial de Aleitamento Materno Programação da XXII Semana Mundial de Aleitamento Materno JOÃO PESSOA 31/07/2013 QUARTA-FEIRA Enfoque no aconselhamento ao grupo de gestante da fisioterapia do Instituto Cândida Vargas LOCAL: Instituto

Leia mais

Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno DATA UNDADE/BARRO 03 a 03 a 03 a Sede da Secretaria Estadual de Saúde, Bongi USF Cabanga, Cabanga USF São José do Coque, lha de Joana Bezerra USF Sítio

Leia mais

01 a 07 de Agosto de 2017 Programação

01 a 07 de Agosto de 2017 Programação IV Semana do Bebê de Vitória Todos Juntos pela Primeira infância Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2017) Amamentar Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você. 01 a 07 de Agosto

Leia mais

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR:

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: IMPACTO NA ASSISTÊNCIA À BEBÊS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS E SUA FAMÍLIA EXPERIÊNCIA DE CAMPINA GRANDE - PB Maria Jeanette De Oliveira Silveira Mestre em Psicanálise

Leia mais

A CAPACITAÇÃO EM ALEITAMENTO MATERNO PARA EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA: O PSF AMIGO DO PEITO

A CAPACITAÇÃO EM ALEITAMENTO MATERNO PARA EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA: O PSF AMIGO DO PEITO A CAPACITAÇÃO EM ALEITAMENTO MATERNO PARA EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA: O PSF AMIGO DO PEITO Prof. Antônio Prates Caldeira Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Estadual de Montes Claros

Leia mais

Apresentação da Equipe Estadual. Coordenadora: Terezinha de Jesus Pinheiro Franco

Apresentação da Equipe Estadual. Coordenadora: Terezinha de Jesus Pinheiro Franco ESTADO DO TOCANTINS Apresentação da Equipe Estadual Estado: Tocantins Coordenadora: Terezinha de Jesus Pinheiro Franco Equipe Técnica: Renata Batista Vasconcelos Soraya Rodrigues Dodero Vilma Maciel Dias

Leia mais

Programação mês da Mulher GHC. Todo dia é dia da Saúde da Mulher!

Programação mês da Mulher GHC. Todo dia é dia da Saúde da Mulher! Programação mês da Mulher GHC Todo dia é dia da Saúde da Mulher! De 18 a 22 de março Realização do TESTE TUBERCULÍNICO Local: Saúde do Trabalhador no HNSC, HCR E HF Público alvo: trabalhadoras Organização:

Leia mais

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal 16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal Perfil das Gestantes/ Puérperas da Rede de Proteção à Mãe Paulistana RELATÓRIO À MARÇO DE 2015 45 17. pesquisa sobre o serviço de

Leia mais

Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno DATA UNIDADE/BAIRRO Sede da Secretaria Estadual de Saúde, Bongi USF Cabanga, Cabanga USF São José do Coque, Ilha de Joana Bezerra Maternidade Barros

Leia mais

BANCO DE LEITE DE JUNDIAÍ HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2018 AMAMENTAÇÃO É A BASE DA VIDA

BANCO DE LEITE DE JUNDIAÍ HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2018 AMAMENTAÇÃO É A BASE DA VIDA BANCO DE LEITE DE JUNDIAÍ HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2018 AMAMENTAÇÃO É A BASE DA VIDA A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece de 01 a 07 de agosto e tem por

Leia mais

V Semana do Bebê de Vitória. Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2018) Programação 01 a 07 de Agosto /2018

V Semana do Bebê de Vitória. Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2018) Programação 01 a 07 de Agosto /2018 V Semana do Bebê de Vitória AMAMENTAÇÃO: A base para a vida Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2018) Programação 01 a 07 de Agosto /2018 SEMUS/UBS JARDIM DA PENHA 01/08/2018 8:30 h às 10:30h -Roda

Leia mais

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS Na "Semana 100% Mamãe e Bebê"

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS Na Semana 100% Mamãe e Bebê AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS Na "Semana 100% Mamãe e Bebê" DATA LOCAL AÇÕES CONVIDADOS RESPONSÁVEIS 14/05/12 (Segunda) CRIA 8:00 às 12:00 horas Abertura da "Semana 100% Mamãe e Bebê" - Apresentação das

Leia mais

Projeto Piloto de Promoção da Amamentação nas Creches da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Projeto Piloto de Promoção da Amamentação nas Creches da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro Projeto Piloto de Promoção da Amamentação nas Creches da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro Instituto de Nutrição Annes Dias Gerência de Programas de Saúde da Criança - Junho de 2010-1 Resgate

Leia mais

Programação na Paraíba

Programação na Paraíba VII SEMANA ESTADUAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL Secretaria de Estado da Saúde Coordenação Estadual de Saúde Mental Programação na Paraíba Dia 06 de Maio de 2017 ALCANTIL 09h00min - Palestra sobre a história

Leia mais

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA Canaã dos Carajás - 2015 CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO

Leia mais

Programa Gestar Bem. Evelin Santos Rando Gerente Gestão de Pessoas Karin Juliana Ribas Assistente Social Gestão de Pessoas

Programa Gestar Bem. Evelin Santos Rando Gerente Gestão de Pessoas Karin Juliana Ribas Assistente Social Gestão de Pessoas Evelin Santos Rando Gerente Gestão de Pessoas Karin Juliana Ribas Assistente Social Gestão de Pessoas LIGA PARANAENSE DE COMBATE AO CÂNCER HOSPITAL ERASTO GAERTNER Liga Paranaense de Combate ao Câncer

Leia mais

REDE MUNICIPAL DE APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE

REDE MUNICIPAL DE APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE REDE MUNICIPAL DE APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE AUTORES Autor: Débora Beatriz Machado Co autores: Jaqueline

Leia mais

Data Horário Atividade Público Local Responsáveis 01/08 Manhã, tarde e noite

Data Horário Atividade Público Local Responsáveis 01/08 Manhã, tarde e noite 01/08 Manhã, Distribuição de panfletos sobre aleitamento materno e marcadores da Maria Aurea, Rebeca, Nazaré e Silvia Helena 8:00 Abertura Oficial da Semana Mundial de Aleitamento Materno Aberto ao público

Leia mais

A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018

A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 LEI n. 7.498 / 86 - COFEN EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM Cabe ao ENFERMEIRO,

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS 1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS Médico Clínico 0 1.1 Médico Pediatra 1 1.2 Médico de Estratégia PSF 5 1.3 Psicólogo Clínico 30 horas 1 1.4 Psicólogo Clínico 40 horas 1 1.5 Cirurgião Dentista 2 1.6 Auxiliar

Leia mais

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO.

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. Projeto Segurança Humana: São Paulo UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. SETEMBRO 2009 ANÁLISE DO PROJETO PROJETO SEGURANÇA A HUMANA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: Agências envolvidas: OPAS/OMS

Leia mais

(IHAC) Entendendo o passado, planejando o futuro. São Paulo, 24 de abril de 2012

(IHAC) Entendendo o passado, planejando o futuro. São Paulo, 24 de abril de 2012 Iniciativa Hospital (IHAC) Amigo da Criança Entendendo o passado, planejando o futuro. São Paulo, 24 de abril de 2012 A IHAC foi criada em 1990 pela OMS e UNICEF, em resposta ao chamado para a ação da

Leia mais

25 ATIVIDADE LOCAL ÓRGÃO

25 ATIVIDADE LOCAL ÓRGÃO 25 ATIVIDADE LOCAL ÓRGÃO SEG 16H ÀS 20H ABETURA OFICIAL DA IV SEMANA DO BEBÊ DE BELÉM Ginásio da UEPA Almirante Barroso Coordenação Geral 10H ÀS 11:30 A importância do conhecimento acerca da sexualidade

Leia mais

O processo de trabalho do NASFAB do município de Boa Vista

O processo de trabalho do NASFAB do município de Boa Vista O processo de trabalho do NASFAB do município de Boa Vista Samanta Hosokawa Dias de Nóvoa Rocha (NASF Boa Vista) Junho - 2018 NASF AB Núcleo Ampliado de Saúde da Família PORTARIA Nº 2436 DE 21 DE SETEMBRO

Leia mais

EESMO Sandra Vilela EESMO Carla de Medeiros

EESMO Sandra Vilela EESMO Carla de Medeiros EESMO Sandra Vilela EESMO Carla de Medeiros Objetivos Divulgar as medidas em vigor para a promoção do Aleitamento Materno, no HFF Reforçar a pertinência da promoção do Aleitamento Materno durante a gravidez

Leia mais

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Campo Temático Saúde da População LGBT Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde Diretoria de Atenção à Saúde Secretaria Municipal da Saúde de Salvador CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS DATA DA VISITA: 27/11/2013 DATA DA VISITA: 11/12/2014. Página 1. Médico Clínico 0 0. Médico Pediatra 1 1

FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS DATA DA VISITA: 27/11/2013 DATA DA VISITA: 11/12/2014. Página 1. Médico Clínico 0 0. Médico Pediatra 1 1 DATA DA VISITA: 27/11/2013 DATA DA VISITA: 11/12/2014 UNIDADE DE SAÚDE DE RESISTÊNCIA Diretor(a): Carlos Tadeu Poloni E-mail: dusresistencia@correio1.vitoria.es.gov.br Fundação: 09/2009 Endereço: Rua Nossa

Leia mais

Ministério da Saúde lança nova campanha de incentivo à amamentação para todo Brasil

Ministério da Saúde lança nova campanha de incentivo à amamentação para todo Brasil Ministério da Saúde lança nova campanha de incentivo à amamentação para todo Brasil O leite materno é importante para o crescimento e desenvolvimento da criança, trazendo benefícios para a vida toda Comemorada

Leia mais

Oficina para Formação de Tutores Estaduais RELATÓRIO. Campina Grande, PB

Oficina para Formação de Tutores Estaduais RELATÓRIO. Campina Grande, PB Oficina para Formação de Tutores Estaduais RELATÓRIO Campina Grande, PB 2011 REALIZAÇÃO Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição/ Departamento de Atenção Básica/Ministério da Saúde - CGAN Rede Internacional

Leia mais

Promoção da Equidade em Saúde

Promoção da Equidade em Saúde Promoção da Equidade em Saúde EXPERIÊNCIA EXITOSA Promovendo Políticas de Promoção da equidade para Grupos. NASF AB Experiência de um trabalho Multiprofissional. INTRODUÇÃO Necessidade de divulgar as as

Leia mais

ARTICULADORES DO DEPARTAMENTO DE MOTRICIDADE OROFACIAL DA SBFa. E AÇÕES DESENVOLVIDAS 2015 DEPARTAMENTO DE MOTRICIDADE OROFACIAL

ARTICULADORES DO DEPARTAMENTO DE MOTRICIDADE OROFACIAL DA SBFa. E AÇÕES DESENVOLVIDAS 2015 DEPARTAMENTO DE MOTRICIDADE OROFACIAL ARTICULADORES DO DEPARTAMENTO DE MOTRICIDADE OROFACIAL DA SBFa. E AÇÕES DESENVOLVIDAS 2015 DEPARTAMENTO DE MOTRICIDADE OROFACIAL COMITÊ INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ERISSANDRA GOMES LUCIANE SPINELLI DE FIGUERÊDO

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

Planejamento participativo

Planejamento participativo Planejamento participativo da Região o Sudeste (Expansão o com consolidaçã ção) Dr. Franz Reis Novak 2012 Política Nacional de Aleitamento Materno Atenção Básica Seguimento Atenção Hospitalar Ações Divulgação

Leia mais

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS: Quantidade. 2. FUNCIONÁRIOS - CONTRATADOS POR TEMPO DETERMINADO: Quantidade

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS: Quantidade. 2. FUNCIONÁRIOS - CONTRATADOS POR TEMPO DETERMINADO: Quantidade 1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS: Quantidade Médico Clínico 1 Médico Pediatra 0 Médico de Estratégia PSF 5 Psicólogo Clínico 30 horas 0 Psicólogo Clínico 40 horas 1 Cirurgião Dentista 3 Auxiliar de Saúde Bucal

Leia mais

2. FUNCIONÁRIOS - CONTRATADOS POR TEMPO DETERMINADO Médico Clínico 1 Médico Pediatra 1 Médico Ginecologista 1

2. FUNCIONÁRIOS - CONTRATADOS POR TEMPO DETERMINADO Médico Clínico 1 Médico Pediatra 1 Médico Ginecologista 1 1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS Médico Clínico 6 Médico Pediatra 2 Médico de Estratégia PSF 0 Psicólogo Clínico 30 horas 0 Psicólogo Clínico 40 horas 1 Cirurgião Dentista 4 Auxiliar de Saúde Bucal 4 Técnico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PROGRAMAÇÃO:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PROGRAMAÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROGRAMAÇÃO: 29/08 Quinta-feira 16h00 às 19h30 CREDENCIAMENTO E ENTREGA DE MATERIAL Local: Auditório do Colégio

Leia mais

BLH/HMEM. Dia Nacional de Doação de Leite Humano: Uma campanha de sensibilização em AME no município de Vitória da Conquista-BA.

BLH/HMEM. Dia Nacional de Doação de Leite Humano: Uma campanha de sensibilização em AME no município de Vitória da Conquista-BA. BLH/HMEM Dia Nacional de Doação de Leite Humano: Uma campanha de sensibilização em AME no município de Vitória da Conquista-BA. VITÓRIA DA CONQUISTA-BA 2007 INTRODUÇÃO É comemorado no 1º dia de outubro,

Leia mais

PROMOÇÃO À SAÚDE E BEM-ESTAR DE PUÉRPERAS

PROMOÇÃO À SAÚDE E BEM-ESTAR DE PUÉRPERAS PROMOÇÃO À SAÚDE E BEM-ESTAR DE PUÉRPERAS Sigrid Fontes¹; Lourdes Missio²; Jéssica Silva Fernandes³; Willian Silva Serra 4 ¹ Acadêmica do Curso de Enfermagem da UEMS, Unidade Universitária de Dourados;

Leia mais

I Workshop do Agronegócio - AGROIF

I Workshop do Agronegócio - AGROIF 1 Temas: AGRICULTURA SUSTENTÁVEL Título do Projeto Local: I Workshop do Agronegócio - AGROIF Coordenadora do Projeto: Colaboradores Profª. Drª. Vanessa David Domingos Campus Palmas - IFTO Telefones: (63)

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Amamentação. Amamentação exclusiva. Enfermagem.

PALAVRAS-CHAVE: Amamentação. Amamentação exclusiva. Enfermagem. A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA Sarah de Moura e Silva Rodrigues 1 Elisângelo Aparecido Costa 2 Marília Cordeiro de Sousa 3 RESUMO: A amamentação é um ato de amor, uma

Leia mais

REDE DE PROTEÇÃO A MULHER - Vitória da Conquista - Bahia PROGRAMAÇÃO

REDE DE PROTEÇÃO A MULHER - Vitória da Conquista - Bahia PROGRAMAÇÃO - 2015 REDE DE PROTEÇÃO A MULHER - Vitória da Conquista - Bahia PROGRAMAÇÃO DATA HORÁRIO ATIVIDADE / OBJETIVO RESPONSÁVEL LOCAL 02 /03/15 (segunda - feira) 16:00h Solenidade de Instalação da Vara de Violência

Leia mais

AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALEITAMENTO MATERNO

AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALEITAMENTO MATERNO AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALEITAMENTO MATERNO Jéssica Silva Fernandes¹; Lourdes Missio²; Sigrid Fontes 3 ; Willian Silva Serra 4 ¹Acadêmica do Curso de Enfermagem da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

A Enfermagem na construção de uma sociedade democrática: uso da evidência e boas práticas

A Enfermagem na construção de uma sociedade democrática: uso da evidência e boas práticas 12, 16, 18 e 19 de Maio de 2017 Auditório Unipê Centro Universitário de João Pessoa - Unipê João Pessoa PB 12/05/2017 (Sexta-feira): COREN-PB MANHÃ 8h00min: Credenciamento 9h00min PALESTRA COREN: Ética

Leia mais

Projeto da IBFAN Brasil para fomento das atividades da. Semana Mundial de Aleitamento Materno 2009, com apoio

Projeto da IBFAN Brasil para fomento das atividades da. Semana Mundial de Aleitamento Materno 2009, com apoio Projeto da IBFAN Brasil para fomento das atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2009, com apoio do Senac São Paulo e Santander Universidades Janeiro 2009 2 Nome da organização: IBFAN Brasil

Leia mais

Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa

Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa NOTÍCIAS DE INTERESSE (FECOMÉRCIO / SESC / SENAC): VEÍCULO: BLOG ROBSON PIRES DATA: 01.10.18 Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa A prefeitura de Caicó, através da secretaria municipal de

Leia mais

Priscila França de Araújo Carla Suellen Pires de Sousa. Abda de Souza Medeiros 5. Sala Temática: Infográficos de Psicologia da Saúde

Priscila França de Araújo Carla Suellen Pires de Sousa. Abda de Souza Medeiros 5. Sala Temática: Infográficos de Psicologia da Saúde 14º CONGRESSO CEARENSE DE ENFERMAGEM, 14ª MOSTRA DE ENFERMAGEM, TALENTO E ARTE 28ª CONVENÇÃO INTERIORANA DE ENFERMAGEM E 7º ENCONTRO REGIONAL DE ENFERMAGEM - FVJ FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE (FVJ) ARACATI

Leia mais

Atividades Desenvolvidas 2016/1 e 2016/2 no Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Inedi- Cesuca

Atividades Desenvolvidas 2016/1 e 2016/2 no Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Inedi- Cesuca Atividades Desenvolvidas 2016/1 e 2016/2 no Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Inedi- Cesuca No dia 17/05/2016 a 19/05/2016 a Faculdade Inedi- Cesuca promoveu a Semana Acadêmica. No Curso de

Leia mais

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA Material de Base para Seminários PNASII Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno Histórico da Situação de saúde 1976 Criação do II Programa Nacional

Leia mais

Creche Amiga da Amamentação.

Creche Amiga da Amamentação. TÍTULO DA PRÁTICA: Creche Amiga da Amamentação. CÓDIGO DA PRÁTICA: T28 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Diversos estudos científicos têm demonstrado ao longo dos anos a importância

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA COMEMORAÇÃO DO AGOSTO DOURADO 2014 EM FLORIANÓPOLIS SC: 1 - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS

PROGRAMAÇÃO PARA COMEMORAÇÃO DO AGOSTO DOURADO 2014 EM FLORIANÓPOLIS SC: 1 - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETROAIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE GERÊNCIA DE PROGRAMAS ESTRATÉGICOS PROGRAMACAPITAL CRIANÇA COMITÊ MUNICPAL DE ALEITAMENTO MATERNO

Leia mais

O PROCESSO DE CUIDAR CENTRADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA, NO AVANÇO DO CONHECIMENTO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE

O PROCESSO DE CUIDAR CENTRADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA, NO AVANÇO DO CONHECIMENTO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE O PROCESSO DE CUIDAR CENTRADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA, NO AVANÇO DO CONHECIMENTO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICO ALVO: Alunos do curso de enfermagem do Centro Universitário

Leia mais

Centro de Saúde Norton de Matos

Centro de Saúde Norton de Matos O Centro de Saúde Norton de Matos em sintonia com a Direção-Geral da Saúde e a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) realiza a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2012, 1 a 6 de Outubro com

Leia mais

Nº 17, segunda-feira, 25 de abril de 2016 HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY

Nº 17, segunda-feira, 25 de abril de 2016 HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY N 17, 25 de abril de 2016 1 EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES EBSERH HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY Cidade Universitária - Campus I, S/N CEP: 58051-900

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA COMUNICAÇÃO

ÁREA TEMÁTICA COMUNICAÇÃO PRONTO-SOCORRO CARDIOLÓGICO DE PERNAMBUCO PROF. LUIZ TAVARES PROCAPE ÁREA TEMÁTICA COMUNICAÇÃO Representante: Ageyra Andrea Pacheco Tabosa Psicóloga Projeto: Campanhas Educativas nos Setores do Hospital

Leia mais

COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009

COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009 COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009 Robsmeire Calvo Melo Zurita 1 ; Alessandra Massi Puziol Alves 2 Neide Barboza Lopes 3 INTRODUÇÃO: No Brasil ainda

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AUTO AVALIAÇÃO UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE (Iniciativa Unidades de Saúde Amigas dos Bebés) ACES. Director Executivo

QUESTIONÁRIO DE AUTO AVALIAÇÃO UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE (Iniciativa Unidades de Saúde Amigas dos Bebés) ACES. Director Executivo QUESTIONÁRIO DE AUTO AVALIAÇÃO UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE (Iniciativa Unidades de Saúde Amigas dos Bebés) ACES Director Executivo Unidade de Saúde O Presidente da Comissão de Aleitamento Materno: Data

Leia mais

9h às 10h15 Oficina - Tema: interação homem x animal na sociedade moderna Local: Laboratório (Microscopia)

9h às 10h15 Oficina - Tema: interação homem x animal na sociedade moderna Local: Laboratório (Microscopia) 4 DE MAIO (SEXTA-FEIRA) * CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - MANHÃ MEDICINA Conhecendo o curso de Medicina Local: Campus MEDICINA VETERINÁRIA 9h30 às 10h30 Apresentação do

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PESERICO, Anahlú 2 ; COLOMÉ, Juliana Silveira 3 RESUMO O trabalho tem como objetivo socializar

Leia mais

Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde

Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde CONVÊNIO 034/2015 - SMS PMDST AIDS E ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA - ASF PARCERIA: DICEU/DRE CAPELA DO SOCORRO Início: 14/12/2015 Término: 13/12/2017 O Projeto

Leia mais

NÚCLEO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE

NÚCLEO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE Não consegue visualizar? Acesse este link. Teresina, 08 de outubro de 2018 NÚCLEO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE Conceito mais amplo que reflete uma estratégia de promoção integral à saúde e prevenção de

Leia mais

Promoção da Alimentação Saudável: avanços e perspectivas

Promoção da Alimentação Saudável: avanços e perspectivas Promoção da Alimentação Saudável: avanços e perspectivas Promoção da Alimentação Saudável Oportunidades: Prioridade no Pacto pela Saúde (PNPS e PNAN) Repasse fundo a fundo Portaria MS/ MEC nº 1010 e Programa

Leia mais

Programação da Semana do Bebê 2017

Programação da Semana do Bebê 2017 Programação da Semana do Bebê 2017 Município: PEDRO LEOPOLDO Semana do Bebê: 28/05 A 04/06 Data Início Término Atividade Endereço do Local 28/mai 09:00 11:00 Missa na Igreja Matriz e São Sebastião Matriz

Leia mais

O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1

O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1 O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1 Tatiéle Dos Santos Camargo 2, Luciana Meller 3, Flávia Michelle Pereira Albuquerque

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS CÓDIGO DE INSCRIÇÃO CARGO TOTAIS VAGAS DO CONCURSO GERAIS RESERVA PD 10% 1 Agente de Serviços em Saúde 10 9 1 2 Agente de Serviços Sociais 3 Auxiliar em Saúde Bucal 12 11 1 4 Auxiliar em Saúde Bucal Pedra

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ PREFEITURA MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS CNPJ Nº / CONCURSO PÚBLICO CRESCER CONSULTORIAS

ESTADO DO PIAUÍ PREFEITURA MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS CNPJ Nº / CONCURSO PÚBLICO CRESCER CONSULTORIAS ANEXO II DE CARGOS, REQUISITOS, VALOR DA INSCRIÇÃO, QUANTIDADE DE VAGAS,, SALÁRIO BÁSICO E LOTAÇÃO LOTAÇÃO: SECRETARIA DE SAUDE 101 MÉDICO ESF 102 ENFERMEIRO ESF 103 TÉCNICO EM ENFERMAGEM ESF Graduação

Leia mais

Hospital Regional de Caraúbas realiza 25º Seminário sobre aleitamento materno

Hospital Regional de Caraúbas realiza 25º Seminário sobre aleitamento materno FECOMÉRCIO VEÍCULO: BLOG ICÉM CARAÚBAS DATA: 23.08.17 Hospital Regional de Caraúbas realiza 25º Seminário sobre aleitamento materno O evento contou com a participação do Coral da Escola Municipal Josué

Leia mais

Oficina para formação de Tutores Estaduais

Oficina para formação de Tutores Estaduais Oficina para formação de Tutores Estaduais Maceió/Alagoas - 2009 Data e Local: 14 a 16 de outubro de 2009 Hotel Tambaqui Organização: Núcleo do Programa Saúde e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde

Leia mais

Programa da Semana Mundial Do Aleitamento Materno alusivo ao tema Comunique-se! AMAMENTAÇÃO: Uma experiência 3D. Porto Novo S.

Programa da Semana Mundial Do Aleitamento Materno alusivo ao tema Comunique-se! AMAMENTAÇÃO: Uma experiência 3D. Porto Novo S. Programa da Semana Mundial Do Aleitamento Materno alusivo ao tema Comunique-se! AMAMENTAÇÃO: Uma experiência 3D. Porto Novo S. Antão Palestras: 10H00-11H00 01/08/11 Delegacia sau do Porto Novo ( sala Reunião)

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIAS (INICIATIVA UNIDADES DE SAÚDE AMIGAS DOS BEBÉS) ACES

QUESTIONÁRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIAS (INICIATIVA UNIDADES DE SAÚDE AMIGAS DOS BEBÉS) ACES QUESTIONÁRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIAS (INICIATIVA UNIDADES DE SAÚDE AMIGAS DOS BEBÉS) ACES DIRETOR EXECUTIVO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ALEITAMENTO MATERNO UNIDADE DE

Leia mais

Prefeitura Municipal de Volta Redonda Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Programas e Projetos

Prefeitura Municipal de Volta Redonda Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Programas e Projetos Prefeitura Municipal de Volta Redonda Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Programas e Projetos 1 2 0 0 8 Prefeitura do Município de Volta Redonda Gothardo Lopes Netto Prefeito do Município de

Leia mais

ANEXO I FUNÇÕES PÚBLICAS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL QUADRO DE VAGAS POR PROGRAMA

ANEXO I FUNÇÕES PÚBLICAS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL QUADRO DE VAGAS POR PROGRAMA Ano IX - Edição Ordinária nº 339 de 6 de maio de 209 - Pg 5 ANEXO I FUNÇÕES PÚBLICAS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL QUADRO DE VAGAS POR PROGRAMA Tabela BOLSA FAMÍLIA Entrevistador CADÚNICO 02 40 horas

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA PERFIL DA GESTÃO DA UNIDADE DE SAÚDE

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA PERFIL DA GESTÃO DA UNIDADE DE SAÚDE QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA PERFIL DA GESTÃO DA UNIDADE DE SAÚDE IDENTIFICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO (ID) [ ] ( ) Questionário [ ] ( ) Entrevistador (bolsista)

Leia mais

INSTITUTO MACHADO DE ASSIS Seriedade, compromisso e competência.

INSTITUTO MACHADO DE ASSIS Seriedade, compromisso e competência. CARGO: VIGIA B A B A A D D A C B A C B C C A B B A B A A D A C D A B B A D C B B C B B D C C CARGO: MOTORISTA B A B A A D D A C B A C B C C A B B A B A B B B D D D C C A B B B A B C A B B C CARGO: AUXILIAR

Leia mais

SICA: Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Prof. Walfrido K. Svoboda

SICA: Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Prof. Walfrido K. Svoboda ATENÇÃO BÁSICAB SICA: Programa de Saúde da Família (PSF) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Disciplina: SAÚDE PÚBLICA P I (MS-052) Prof. Walfrido K.

Leia mais

INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII

INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA Material de Base para Seminários PNASII IHAC Elaborada em 1990 pela OMS e UNICEF OBJETIVOS: o reduzir as taxas de Morbi e Mortalidade Infantil Como? o Incentivando

Leia mais

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral de Gestão da Atenção Básica Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança PMAQ Processo de trabalho

Leia mais

Papel das Unidades Básicas Casa da Gestante. II Encontro das Casas da Gestante do Rio Grande do Sul SES/RS Dezembro 2009

Papel das Unidades Básicas Casa da Gestante. II Encontro das Casas da Gestante do Rio Grande do Sul SES/RS Dezembro 2009 Papel das Unidades Básicas Casa da Gestante II Encontro das Casas da Gestante do Rio Grande do Sul SES/RS Dezembro 2009 Alguns dados: Ao analisar os dados de nascimento e óbitos dos RN residentes em Canoas

Leia mais

Mês da Responsabilidade Social

Mês da Responsabilidade Social Programação alusiva ao Mês da Responsabilidade Social 24.09.2016 Data PROJETO /Curso Proponente Atividade Horário 24/9 ULBRATI Aula de Ritmos. 24/9 ULBRATI Apresentação de Música. 24/09 Colaboração de

Leia mais

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs Anexo I As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs As atribuições globais abaixo descritas podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local.

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DE RECIFE

A EXPERIÊNCIA DE RECIFE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DO RECIFE NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - NDI NÚCLEO DE APOIO A SAUDE DA FAMÍLIA - NASF A EXPERIÊNCIA DE RECIFE Intervenção e integração dos serviços de atenção à saúde.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS CÓDIGO DE INSCRIÇÃO CARGO TOTAIS VAGAS DO CONCURSO GERAIS RESERVA PD 10% 1 Agente de Serviços em Saúde 10 9 1 2 Agente de Serviços Sociais 3 Auxiliar em Saúde Bucal 12 11 1 4 Auxiliar em Saúde Bucal Pedra

Leia mais

FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA ALBERTINA APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI:

FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA ALBERTINA APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI: PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 222 DE 13 DE NOVEMBRO DE 2018 (Altera o Quadro de Pessoal Civil da Prefeitura Municipal de Santa Albertina e dá outras providências). VANDERCI NOVELLI, Prefeito do Município

Leia mais

Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013

Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013 Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013 Criado há 31 anos, é uma instituição filantrópica de direito privado, conveniado com o Sistema Único de Saúde, prestador

Leia mais

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí Conheça nossa Rede Própria Jundiaí rede própria A NotreDame Intermédica possui unidades autônomas que respeitam as características regionais e garantem um serviço personalizado, humanizado e de qualidade

Leia mais

DATA DA VISITA: 04/11/2013 DATA DA VISITA: 10/10/2014 UNIDADE DE SAÚDE - MARIA ORTIZ

DATA DA VISITA: 04/11/2013 DATA DA VISITA: 10/10/2014 UNIDADE DE SAÚDE - MARIA ORTIZ DATA DA VISITA: 04/11/2013 Diretor (a): Camylla Ingridi Sampaio Loureiro E-mail: kingridi@hotmail.com Endereço: Rua Professor Renato Ribeiro dos Santos, s/n, Maria Ortiz CEP: 29070-310 Telefone: (27) 3135-2033

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE -MARINGÁ VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE -MARINGÁ VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE -MARINGÁ VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE Experiência Rompendo Paradigmas: A integração da Vigilância em Saúde e Atenção

Leia mais

Tendo em conta as orientações da DGS para a Semana Mundial do Aleitamento Materno,

Tendo em conta as orientações da DGS para a Semana Mundial do Aleitamento Materno, Nota introdutória Tendo em conta as orientações da DGS para a Semana Mundial do Aleitamento Materno, a decorrer de 3 a 9 de Outubro de 2011, que norteia para uma abordagem transgeracional, transcultural,

Leia mais

CATEGORIA FUNÇÃO TIPO DE CONCORRÊNCIA Nº VAGAS Nº INSC. CONCOR.

CATEGORIA FUNÇÃO TIPO DE CONCORRÊNCIA Nº VAGAS Nº INSC. CONCOR. CATEGORIA FUNÇÃO TIPO DE Nº VAGAS Nº INSC. CONCOR. Ajudante de Pedreiro (Infraestrutura e 7 3,5 p/ Vaga Auxiliar de Serviços Gerais (Assistência Social - CRAM) 6 6 p/ Vaga Auxiliar de Serviços Gerais (Assistência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Enfermagem pediátrica e neonatológica I Código: 8282

Leia mais

MATERNIDADE BÁRBARA HELIODORA PROGRAMAÇÃO SEMANA DA PREMATURIDADE

MATERNIDADE BÁRBARA HELIODORA PROGRAMAÇÃO SEMANA DA PREMATURIDADE SEMANA DA PREMATURIDADE 12/11/2018 8:00-12:00 ATIVIDADE: DIA DA BELEZA (CORTE DE CABELOS, DICAS DE BELEZA, MAQUIAGEM E ETC) PÚBLICO ALVO: Mães de Prematuros Internados na MBH FACILITADORES: Sâmila Barbosa

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS. Eixo Humanização. Sala 01-14h

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS. Eixo Humanização. Sala 01-14h Eixo Humanização Sala 01-14h 01 A abordagem dialética no processo de cuidado: implicações positivas em um setor Simone Braga Rodrigues de clínica cirúrgica 02 A arte como auxilio no tratamento do câncer

Leia mais

GABARITO PRELIMINAR PROVA APLICADA NO DIA 22/11/2015

GABARITO PRELIMINAR PROVA APLICADA NO DIA 22/11/2015 CARGOS: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFESSOR POLIVALENTE (EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1º ao 5º ANO) D E E A D C A D D A B D D D B B B D D B C B C E D PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA A D C B E A D

Leia mais

PROGRAMAÇÃO GERAL 3ª SEMANA DO BEBÊ DE CANOAS Vamos cuidar de quem cuida dos nossos bebês 10 a 14 de setembro de 2018

PROGRAMAÇÃO GERAL 3ª SEMANA DO BEBÊ DE CANOAS Vamos cuidar de quem cuida dos nossos bebês 10 a 14 de setembro de 2018 PROGRAMAÇÃO GERAL 3ª SEMANA DO BEBÊ DE CANOAS Vamos cuidar de quem cuida dos nossos bebês a de setembro de 2018 Abertura de setembro Ulbra Canoas, prédio 6 - auditório 9 h Abertura Oficial 15h Painel Contribuições

Leia mais