CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DO GINECEU DE FLORES DICLINAS E MONOCLINAS DE Solanum lycocarpum A. ST.- HIL..

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DO GINECEU DE FLORES DICLINAS E MONOCLINAS DE Solanum lycocarpum A. ST.- HIL.."

Transcrição

1 CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DO GINECEU DE FLORES DICLINAS E MONOCLINAS DE Solanum lycocarpum A. ST.- HIL.. Larissa Résio de Oliveira 1 ; Tânia Maria de Moura 2 ; Erika Mendes Graner 3 ; Cássia Regina Fernandes 3, Marcilio Almeida 3.( 1 Iniciação Científica Universidade Estadual de Goiás/UnU 2 Morrinhos larissaresio@gmail.com; Universidade Estadual de Goiás/UnU Morrinhos. Rua 14, nº 625, Jd. América, Morrinhos/GO. CEP tania@ueg.br; 3 Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Avenida Pádua Dias, nº 11, Piracicaba/SP). Termos para indexação: Lobeira do Cerrado; Anatomia do Ovário; Biologia Reprodutiva; Solanum lycocarpum A. St. Hil,; Caracterização Anatômica do Gineceu. Introdução Solanum lycocarpum A.St.-Hil, conhecida popularmente como lobeira, é uma espécie típica do Cerrado brasileiro, e apresenta ampla distribuição neste bioma principalmente em áreas antropizadas. Os frutos dessa planta são freqüentemente consumidos pelo lobo guará (Chrysocyon brachyurus), que representa o principal agente dispersor de sementes dessa espécie (Martins; Motta Junior, 2000), do qual provém o nome da espécie lyco= lobo e carpum= fruto (lycocarpum), fruta do lobo (Silva Junior, 2005). A espécie é andromonóica, ou seja, apresenta no mesmo indivíduo flores hermafroditas e masculinas funcionais (Oliveira Filho; Oliveira, 1988). É uma espécie que floresce e frutifica durante todo o ano (Almeida et al., 1998; Moura, 2007), porém, a floração é mais intensa durante a estação chuvosa (Moura, 2007). Segundo Oliveira Filho e Oliveira (1988) todas as flores de S. lycocarpum possuem pistilo, porém o ovário é atrofiado nas flores masculinas funcionais. Estes autores ainda comentam que estas flores (funcionalmente masculinas), o estilete fica sempre oculto no interior das anteras, enquanto, nas hermafroditas, o estilete ultrapassa a altura destas, expondo estigma acima do ápice das anteras. As flores masculinas funcionais e hermafroditas de S. lycocarpum não apresentam diferenças morfológicas marcantes exceto pelo comprimento do estilete e pelo tamanho um pouco maior das flores hermafroditas (Oliveira Filho; Oliveira, 1988).

2 Segundo Moura (2007) a maioria das flores produzidas nesta espécie são masculinas funcionais (95%), no entanto, a autora sugere que existe alta conversão de flores masculinas em frutos, uma vez que o número destes obtidos durante o período avaliado, foi maior que o número de flores hermafroditas produzidas. Por esta razão acredita-se que algumas flores consideradas como masculinas funcionais sejam capazes de produzir frutos. Portanto, o presente trabalho teve por objetivo caracterizar a anatomia do gineceu das flores diclinas e monoclinas de S. lycocarpum e determinar quais são funcionais e se convertem em frutos. Material e Métodos As flores de Solanum lycocarpum foram coletadas em uma população antropizada situada próxima ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, Caldas Novas/GO. A população era composta por aproximadamente 35 indivíduos, com altura que variável entre 0,80 a 3,0 m com predominância de Brachiaria, caracterizando a área como local de pastagens. Foram coletados ramos reprodutivos de S. lycocarpum com finalidade de confecção de Voucher: Solanum lycocarpum A. St.-Hil, Resio, L. (1); S; W, 01/06/2008 (UEG, UFG, ESA) Foram coletadas flores com os três comprimentos de estigma. Os pistilos foram fixados em Álcool 70% e conduzidos ao Laboratório de Morfogênese e Biologia Reprodutiva de Plantas, Departamento de Ciências Biológicas, ESALQ/USP, para confecção das lâminas histológicas, as quais forma analisadas e fotomicrografadas em microscopia de luz (Carl Zeiss, Jenamed 2, Jena Germany) sendo as imagens capturadas na mesma.. Para tanto, os ovários foram fixados em solução Karnovisky (1965), desidratados em série alcoólico-etílica em concentrações crescentes [10, 20, 30, 40, 50 60, 70, 90 e 100% (v/v)], com permanência de 10 minutos em cada uma delas. Uma vez desidratados, foram infiltrados em resina hidroxietil metacrilato (Leica-Historesin) segundo as recomendações do fabricante, cujos blocos foram seccionados a 0,5 µm de espessura por meio de navalhas de aço do tipo C acopladas a micrótomo rotoativo manual (E. Leitz, Wetzlar). Os cortes transversais aderidos às lâminas histológicas foram corados com azul de toluidina 0,05% por 15 minutos (Sakai, 1973) e montados em sintética Entellan (Merck).

3 Resultados e Discussão Solanum lycocarpum apresenta flores com estiletes de três comprimentos distintos, para os quais o presente trabalho emprega os termos curto, intermediário e longo por motivos didáticos. O termo curto se refere ao estilete de menor comprimento encontrado em flores de S. lycocarpum, o termo longo refere-se ao estilete com maior comprimento presente em flores desta espécie, enquanto intermediário refere-se ao comprimento médio entre os dois extremos. Os três tipos de flores estão representados na Fig.1 (A) flor considerada masculina funcional (estilete curto); (B) flor que apresenta comprimento intermediário de estilete; (C) flor hermafrodita (estilete longo). Fig. 1 Flores de S. lycocarpum. A estilete curto; B estilete intermediário; C estilete longo. A Fig. 2 apresenta o ovário dos três tipos de flores. Fig. 1 (A) ovário da flor de estilete curto; Fig. 2 (B) ovário da flor de estilete intermediário; Fig. 2 (C) ovário da flor de estilete longo.

4 A B C 100µm 100µm 100µm Fig. 2 Figura apresentando corte de ovário dos 3 tipos de flores. A estilete curto; B estilete intermediário; C estilete longo. A Fig. 2 indica que, embora as flores de S. lycocarpum apresentem diferentes comprimentos de estilete, não há diferença entre os ovários dos três tipos de flores, sugerindo que todas as flores de S. lycocarpum possuem ovários com óvulos, aptos à conversão em frutos e sementes, respectivamente. Oliveira Filho e Oliveira (1988) comentam que em flores masculinas de S. lycocarpum o ovário é morfologicamente semelhante ao das flores hermafroditas, com óvulos atrofiados e diâmetro apresentando-se com menos da metade dos encontrados em flores hermafroditas. Em flores masculinas funcionais ocorre, inclusive, a formação do saco embrionário, como pode ser observado na Fig µm Fig. 3 Formação de sacos embrionários (seta) em flores de S. lycocarpum com estilete curto.

5 A formação do saco embrionário é indicativo de que a não funcionalidade das flores masculinas é decorrente da presença de estilete atrofiado e não do ovário, como é afirmado por Oliveira Filho e Oliveira (1988). Acredita-se que o estilete neste tipo de flor seja atrofiado devido ao seu comprimento e diâmetro apresentarem-se menores que as flores hermafroditas. Oliveira Filho e Oliveira (1988) realizando trabalho de polinização manual em S. lycocarpum demonstraram que, na polinização cruzada, os grãos de pólen germinam e os tubos polínicos se desenvolvem até a base do estilete, tanto nas flores de estilete curto, como nas de estilete longo, porém as flores masculinas foram invariavelmente abortadas. O trabalho realizado por Moura (2007) demonstrou que apenas 5% das flores produzidas por S. lycocarpum são de estiletes longos, e que o número de frutos produzidos nesta espécie, no período de um ano é equivalente a aproximadamente 8% da produção de flores no mesmo período. De acordo com a autora, isso se deve a uma alta conversão de flores em frutos, embora tenha considerado que a flor com estilete longo seja a única capaz de produzir frutos. No entanto, a estimativa de 8% de formação de frutos, permite sugerir que não apenas flores com estiletes longos estão produzindo frutos. O estudo desenvolvido por Oliveira Filho e Oliveira (1988) corrobora com esta hipótese, pois estes autores observaram que possivelmente um dos frutos, dos 25 observados, originou de flores de estilete de comprimento intermediário. Este baixo número de produção de frutos originada de flores de estilete intermediário apresentado pelos autores supracitados, provavelmente está relacionado ao fato de que esses somente verificaram o sucesso na formação de fruto a partir de flores hermafroditas, ou seja, apenas flores de estiletes longos. Para resultados conclusivos em relação à formação de frutos em S. lycocarpum se faz necessário estudos anatômicos de estiletes, com observação simultâneas da conversão de flores em frutos em campo, a fim de constatar se as flores de estilete intermediário se comportam como flores masculinas ou hermafroditas. Conclusões Não foram constatadas diferenças anatômicas nos ovários e óvulos pertencentes a pistilos com diferentes comprimentos de estilete nas flores de Solanum lycocarpum. Isso

6 indica que a viabilidade do estilete apresenta-se com fator determinante na formação de frutos nesta espécie. Agradecimentos Agradecemos à equipe do Laboratório de Morfogênese e Biologia Reprodutiva de Plantas, Departamento de Ciências Biológicas, ESALQ/USP, em especial à Dra. Cristina Vieira de Almeida pelo apoio recebido durante o desenvolvimento do trabalho em laboratório. Referências bibliográficas ALMEIDA, S. P.; PROENÇA, C. E. B.; SANO, S. M.; RIBEIRO, J. F Cerrado:Espécies vegetais úteis. 1 ed. Planaltina: EMBRAPA CPAC. 464p. KARNOVSKY, M.J.A. A formaldehyde-glutaraldehyde fixative of high osmolality for use in electron microscopy. Journal of Cell Biology, New York, v.27, n.2, p , MARTINS, K. Diversidade genética e fluxo gênico via pólen e sementes em populações de Solanum lycocarpum St. Hil. (Solanaceae) no Sudeste de Goiás p. Tese (doutorado) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba. MARTINS, K. & MOTTA JUNIOR, J.C The maned wolf, Chrysocyon brachyurus (Mammalia: Canidae), as seed disperser of Solanum lycocarpum (Solanaceae) in Southeastern Brazil: a test with captive animals. 3 rd International Symposium-Workshop on Frugivores and Seed Dispersal. São Pedro, p Resumo. MOURA, T. M. Estrutura genética populacional em lobeira (Solanum lycocarpum A. St.- Hil., Solanaceae), em ambientes naturais e antropizados no estado de Goiás p. Dissertação (Dissertação Ecologia Aplicada) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo. Piracicaba. OLIVEIRA FILHO, A. T.; OLIVEIRA, L. C. A. Biologia floral de uma população de Solanum lycocarpum St. Hill. (Solanaceae) em Lavras MG. Revista Brasileira de Botânica. São Paulo, v.11, n.1/2, p.23-32, 1988.

7 SAKAI, W. S Simple method for differential staining of paraffin embedded plant material using toluidine blue O. Stain Technology 4S: SILVA JUNIOR, M. C. 100 Árvores do Cerrado: Guia de campo. Brasília, Rede sementes do Cerrado, 2005, 278p.

CORRELAÇÃO ENTRE FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E VARIÁVEIS AMBIENTAIS EM Solanum lycocarpum. A. St. Hil, SOLANACEAE

CORRELAÇÃO ENTRE FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E VARIÁVEIS AMBIENTAIS EM Solanum lycocarpum. A. St. Hil, SOLANACEAE Original Article 457 CORRELAÇÃO ENTRE FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E VARIÁVEIS AMBIENTAIS EM Solanum lycocarpum. A. St. Hil, SOLANACEAE CORRELATION BETWEEN FLOWERING, FRUCTIFICATION AND ENVIRONMENTAL VARIABLES

Leia mais

Aspectos da biologia reprodutiva das culturas de manga (Mangifera indica Anacardiaceae) variedade Tommy Atkins

Aspectos da biologia reprodutiva das culturas de manga (Mangifera indica Anacardiaceae) variedade Tommy Atkins Aspectos da biologia reprodutiva das culturas de manga (Mangifera indica Anacardiaceae) variedade Tommy Atkins Bolsista: Juliana Hipólito de Sousa Orientadora: Profª. Drª. Blandina Felipe Viana Co-orientadora:

Leia mais

Biologia floral e reprodutiva da goiabeira (Psidium guajava L., Myrtaceae) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco.

Biologia floral e reprodutiva da goiabeira (Psidium guajava L., Myrtaceae) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco. II WORKSHOP POLINFRUT Biologia floral e reprodutiva da goiabeira (Psidium guajava L., Myrtaceae) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco. Lílian Barreto, Inaide Paim Rocha & Marina Castro

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1A. estigma proteção suporte. antera reprodução carpelos. filete ovário estames

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1A. estigma proteção suporte. antera reprodução carpelos. filete ovário estames Conteúdo: Flor: Órgãos FICHA DE TRABALHO 1A Completa o texto com os termos: estigma proteção suporte antera reprodução carpelos filete ovário estames Uma for hermafrodita é constituída por: (1) órgãos

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1A. Escola: Nome: Turma: N.º: Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Flor: Órgãos

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1A. Escola: Nome: Turma: N.º: Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Flor: Órgãos Conteúdo: Flor: Órgãos FICHA DE TRABALHO 1A Completa o texto com os termos: estigma proteção suporte Conteúdo: Flor: Órgãos FICHA DE TRABALHO 1A Completa o texto com os termos: estigma proteção suporte

Leia mais

ANGIOSPERMAS. Professor Fernando Stuchi

ANGIOSPERMAS. Professor Fernando Stuchi ANGIOSPERMAS Professor Fernando Stuchi Características Gerais Grupo diversificado, com representantes de diversos tamanhos e complexibilidades; Vasculares (traqueófitas); Produzem flores (fanerógamos),

Leia mais

Angiospermas. Plantas vasculares com Semente e... Flores

Angiospermas. Plantas vasculares com Semente e... Flores Angiospermas Plantas vasculares com Semente e... As angiospermas compreendem o maior e mais diverso grupo de vegetais existentes no nosso planeta, estando presente em praticamente todos os ecossistemas

Leia mais

Angiospermas. É o grupo de plantas que contêm o maior número de espécies, sendo caracterizado pela presença de fruto envolvendo a semente.

Angiospermas. É o grupo de plantas que contêm o maior número de espécies, sendo caracterizado pela presença de fruto envolvendo a semente. Angiospermas É o grupo de plantas que contêm o maior número de espécies, sendo caracterizado pela presença de fruto envolvendo a semente. Angiospermas Embriófitas Traqueófitas (plantas vasculares) Espermatófitas

Leia mais

Palavras chave: Elaeocarpaceae; Sloanea; Parque Ecológico Jatobá Centenário.

Palavras chave: Elaeocarpaceae; Sloanea; Parque Ecológico Jatobá Centenário. BIOLOGIA REPRODUTIVA EM SLOANEA GUIANENSIS (AUBL.) BENTH., ELAEOCARPACEAE JUSS, EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONA SEMI-DECÍDUA NO INTERIOR DE GOIÁS. 1 PARREIRA, Isaac Antônio Ribeiro; 2 MOURA, Tânia

Leia mais

FLORES. Mundo das Plantas Morfologia das Angiospermas. Aula aplicada ao 6º ano Escola Municipal Otávio Manoel Anastácio. Professor: Luiz Carlos.

FLORES. Mundo das Plantas Morfologia das Angiospermas. Aula aplicada ao 6º ano Escola Municipal Otávio Manoel Anastácio. Professor: Luiz Carlos. Mundo das Plantas Morfologia das Angiospermas FLORES Aula aplicada ao 6º ano Escola Municipal Otávio Manoel Anastácio. Professor: Luiz Carlos. Material de apoio didático ao experimento Microscópio Remoto

Leia mais

Escola do 2º Ciclo do Ensino Básico - Cód Benedita Ciências Naturais - 6ºANO Ficha informativa Nº

Escola do 2º Ciclo do Ensino Básico - Cód Benedita Ciências Naturais - 6ºANO Ficha informativa Nº ************************************************************************************************ Escola do 2º Ciclo do Ensino Básico - Cód. 310 130 - Benedita Ciências Naturais - 6ºANO Ficha informativa

Leia mais

Estimativa da viabilidade polínica de diferentes genótipos de aceroleiras cultivadas no Vale do São Francisco

Estimativa da viabilidade polínica de diferentes genótipos de aceroleiras cultivadas no Vale do São Francisco Estimativa da viabilidade polínica de diferentes genótipos de aceroleiras cultivadas no Vale do São Francisco Jusicleide Nunes Neto 1, Kryssia Gislayne Pinheiro Melo 1, Flávio de França Souza 2, Natoniel

Leia mais

FOLHA. Conceito: É um órgão laminar. Possui grande superfície. Dotado de clorofila. Função: realizar a fotossíntese.

FOLHA. Conceito: É um órgão laminar. Possui grande superfície. Dotado de clorofila. Função: realizar a fotossíntese. FOLHA Conceito: É um órgão laminar. Possui grande superfície. Dotado de clorofila. Função: realizar a fotossíntese. FOLHA Modificações de Folhas Algumas folhas podem se modificar, assumindo outras funções,

Leia mais

A ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA PARA ENSINAR BOTÂNICA

A ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA PARA ENSINAR BOTÂNICA A ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA PARA ENSINAR BOTÂNICA PREFÁCIO A ilustração científica pode ser uma boa ferramenta para auxiliar professores de Biologia da Educação Básica no ensino de Botânica. Este livro tem

Leia mais

Reprodução das Plantas

Reprodução das Plantas Reprodução das Plantas Plantas com flor Nas plantas com flor, é a flor, a responsável pela reprodução, pois é no interior das suas pétalas que se encontram os órgãos de reprodução. Tipos de flor: Flores

Leia mais

Ficha 6 - Pantas vasculares com flor

Ficha 6 - Pantas vasculares com flor Ficha 6 - Pantas vasculares com flor Angiospérmicas As angiospérmicas (do grego angios - "urna" e sperma - "semente") são plantas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto. São o

Leia mais

Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho

Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho ANGIOSPERMAS Angeion: urna; Sperma: semente Também são denominadas por antófitas (anthos = flor), espermáfitas, traqueófitas e fanerógamas É o grupo mais numeroso de todos os vegetais, com cerca de 90%

Leia mais

Análise Comparativa do Crescimento Inicial de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden (MYRTACEAE) e Guazuma ulmifolia Lam. (Malvaceae)

Análise Comparativa do Crescimento Inicial de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden (MYRTACEAE) e Guazuma ulmifolia Lam. (Malvaceae) Análise Comparativa do Crescimento Inicial de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden (MYRTACEAE) e Guazuma ulmifolia Lam. (Malvaceae) Thaynara Martins de Oliveira¹* (IC). Rayane Rodrigues Ferreira¹ (IC). Jales

Leia mais

PRODUTIVIDADE DOS PEQUIZEIROS (CARYOCAR BRASILIENSE CAMBESS.) NO MUNICÍPIO DE DAMIANÓPOLIS, GOIÁS 1

PRODUTIVIDADE DOS PEQUIZEIROS (CARYOCAR BRASILIENSE CAMBESS.) NO MUNICÍPIO DE DAMIANÓPOLIS, GOIÁS 1 PRODUTIVIDADE DOS PEQUIZEIROS (CARYOCAR BRASILIENSE CAMBESS.) NO MUNICÍPIO DE DAMIANÓPOLIS, GOIÁS 1 Ana Paula Soares Machado Gulias 2 ; José Felipe Ribeiro 3 ; Maria Cristina de Oliveira 4 ; Fabiana de

Leia mais

Mankets!! Angiospermas

Mankets!! Angiospermas Mankets!! Angiospermas Mankets! Uma flor completa: 1. Pedúnculo. 2. Receptáculo. 3. Sépalas. 4. Pétalas. 5. Estames. 6. Carpelos ou pistilos. Angiospermas Mankets!! Angiospermas Mankets!! As sépalas são

Leia mais

ANATOMIA DA RAIZ DE BIOTIPOS DE CAPIM-ARROZ RESISTENTE AO QUINCLORAC

ANATOMIA DA RAIZ DE BIOTIPOS DE CAPIM-ARROZ RESISTENTE AO QUINCLORAC ANATOMIA DA RAIZ DE BIOTIPOS DE CAPIM-ARROZ RESISTENTE AO QUINCLORAC SOUZA, B. P (FCA - UFVJM, Diamantina/MG - bruna_pereiradesouza@yahoo.com), ALMEIDA, M. O. (FCA - UFVJM, Diamantina/MG - mirioliveiraalmeida@yahoo.com.br),

Leia mais

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Ontogenia de Embriões Zigóticos e Somáticos de Caiaué Suelen Cristina de Souza Lima 1 ; Maria Silvia de Mendonça 2 ; Wanderlei

Leia mais

PROFESSOR: FreD. ALUNO (a):

PROFESSOR: FreD. ALUNO (a): GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 2 ALUNO (a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem Questão 01) O coqueiro (Cocos nucifera) é uma monocotiledônea de grande porte. Suas flores,

Leia mais

11. Plantas vasculares com flor: Divisão: Anthophyta (leitura recomendada Raven et al. Capítulo 19:Angiosperms)

11. Plantas vasculares com flor: Divisão: Anthophyta (leitura recomendada Raven et al. Capítulo 19:Angiosperms) 11. Plantas vasculares com flor: Divisão: Anthophyta (leitura recomendada Raven et al. Capítulo 19:Angiosperms) Actualmente as angiospérmicas, plantas com flor, são o grupo com maior diversidade da flora

Leia mais

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas

Leia mais

Florescimento e Frutificação

Florescimento e Frutificação Universidade Federal de Rondônia Curso de Agronomia Fruticultura I Florescimento e Frutificação Emanuel Maia emanuel@unir.br www.lahorta.acagea.net Apresentação Morfologia floral Polinização Fatores que

Leia mais

GLOSSÁRIO FRUTIFICAÇÃO

GLOSSÁRIO FRUTIFICAÇÃO GLOSSÁRIO FRUTIFICAÇÃO PRODUÇÃO DE RECURSOS EXPLORANDO A VISUALIDADE NO ENSINO DE FRUTIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA ALUNOS SURDOS FICHA TÉCNICA: Projeto de mestrado de: Aline Gonzalez Saller Orientação:

Leia mais

ECOLOGIA ALIMENTAR DE CHRYSOCYON BRACHYURUS DURANTE A ESTAÇÃO CHUVOSA, NO MUNICÍPIO DE MARIPÁ DE MINAS (MG).

ECOLOGIA ALIMENTAR DE CHRYSOCYON BRACHYURUS DURANTE A ESTAÇÃO CHUVOSA, NO MUNICÍPIO DE MARIPÁ DE MINAS (MG). ECOLOGIA ALIMENTAR DE CHRYSOCYON BRACHYURUS DURANTE A ESTAÇÃO CHUVOSA, NO MUNICÍPIO DE MARIPÁ DE MINAS (MG). Marcelo Martins Modesto¹ (marcelobio.mm@gmail.com) Adriana Lopes Gouveia² (adriana.gouveia@ufv.br)

Leia mais

18/04/2017. Cerca de 235 mil espécies; Fanerógamas; Espermatófitas; Novidades: flores e sementes (óvulo) protegidas por frutos (ovário); FLOR

18/04/2017. Cerca de 235 mil espécies; Fanerógamas; Espermatófitas; Novidades: flores e sementes (óvulo) protegidas por frutos (ovário); FLOR Cerca de 235 mil espécies; Fanerógamas; Angiospermas Espermatófitas; Novidades: flores e sementes (óvulo) protegidas por frutos (ovário); 1 2 Vasculares ou traqueófitas; Independe de água para a reprodução:

Leia mais

Aula 11 - Novidades Evolutivas das Angiospermas

Aula 11 - Novidades Evolutivas das Angiospermas 1 cm Figura 1. Ramo fresco de beijo ou maria-semvergonha (Impatiens wallerana) visto a olho nu. Figura 2. Lâmina com grãos de pólen em solução de sacarose 2% de Impatiens wallerana. Aumento de 400x, visto

Leia mais

Angion = u r n a Sperma = semente

Angion = u r n a Sperma = semente Angiospermas ANGIOSPERMAS Angion = u r n a Sperma = semente Quais características das angiospermas são compartilhadas com as gimnospermas? gimnospermas angiospermas órgão reprodutor evidente semente grãos

Leia mais

Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho

Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho ANGIOSPERMAS Angeion: urna; Sperma: semente Também são denominadas por antófitas (anthos = flor), espermáfitas, traqueófitas e fanerógamas É o grupo mais numeroso de todos os vegetais, com cerca de 90%

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

EFEITO DE NÍVEIS DE LUZ NO CRESCIMENTO, FLORAÇÃO E FRUTIFICAÇÃO DO CAFEEIRO EFFECT OF LIGHT INTENSITY ON COFFEE PLANT GROWTH, FLOWERING AND FRUITING

EFEITO DE NÍVEIS DE LUZ NO CRESCIMENTO, FLORAÇÃO E FRUTIFICAÇÃO DO CAFEEIRO EFFECT OF LIGHT INTENSITY ON COFFEE PLANT GROWTH, FLOWERING AND FRUITING EFEITO DE NÍVEIS DE LUZ NO CRESCIMENTO, FLORAÇÃO E FRUTIFICAÇÃO DO CAFEEIRO Joel I. FAHL 1, E-mail: fahl@iac.sp.gov.br; Rachel B. QUEIROZ-VOLTAN 1 ; Maria Luiza C. CARELLI 1 ; Adriana A. DIAS 2 ; Tainá

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

Reprodução nas plantas. Apresentação feita por Prof. Mónica Moreira

Reprodução nas plantas. Apresentação feita por Prof. Mónica Moreira Reprodução nas plantas Apresentação feita por Como se reproduzem as plantas com flor? As plantas com flor reproduzem-se por sementes, que resultam da reprodução sexuada, que ocorre quando as células sexuais

Leia mais

HÁBITO ALIMENTAR DO LOBO-GUARÁ (Chrysocyon brachyurus), NA APA DO GAMA/CABEÇA DO VEADO - DF.

HÁBITO ALIMENTAR DO LOBO-GUARÁ (Chrysocyon brachyurus), NA APA DO GAMA/CABEÇA DO VEADO - DF. HÁBITO ALIMENTAR DO LOBO-GUARÁ (Chrysocyon brachyurus), NA APA DO GAMA/CABEÇA DO VEADO - DF. 1 AZEVEDO, F.C.C. & 2 GASTAL, M. L. A. 1 SHIN QI 8, conj. 12, casa 19. Lago Norte. Brasília, DF. 71.520-320

Leia mais

Gimnospermas. Características

Gimnospermas. Características Gimnospermas Gimnospermas Características Foram, provavelmente as primeira plantas a terem sementes. Reprodução não depende mais diretamente da água. O embrião se desenvolve dentro de uma estrutura protetora.

Leia mais

BIOECOLOGIA DE Carmenta sp. (Lepidoptera: Sesiidae) EM PEQUIZEIRO. (Caryocar brasiliense Camb.) PROJETO DE PESQUISA

BIOECOLOGIA DE Carmenta sp. (Lepidoptera: Sesiidae) EM PEQUIZEIRO. (Caryocar brasiliense Camb.) PROJETO DE PESQUISA BIOECOLOGIA DE Carmenta sp. (Lepidoptera: Sesiidae) EM PEQUIZEIRO (Caryocar brasiliense Camb.) PROJETO DE PESQUISA PROFESSOR: MARCELO TAVARES DE CASTRO ALUNO: GILMAR PONCIO DE OLIVEIRA CURSO: AGRONOMIA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DE FOLHAS ADULTAS DE HIMATANTHUS OBOVATUS (M. ARG.) WOOD (APOCYNACEAE)

CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DE FOLHAS ADULTAS DE HIMATANTHUS OBOVATUS (M. ARG.) WOOD (APOCYNACEAE) CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DE FOLHAS ADULTAS DE HIMATANTHUS OBOVATUS (M. ARG.) WOOD (APOCYNACEAE) Elaine Jacob da Silva Carmo 1,4, Bruna Mendes Diniz 1,4, Michelle Souza do Nascimento 2,4, Roberta Sousa

Leia mais

Tipos de propagação de plantas. Propagação de plantas. Propagação sexuada ou seminífera. Agricultura geral. Vantagens da propagação sexuada

Tipos de propagação de plantas. Propagação de plantas. Propagação sexuada ou seminífera. Agricultura geral. Vantagens da propagação sexuada Agricultura geral Propagação de plantas UFCG Campus Pombal Tipos de propagação de plantas Sexuada ou seminífera Sistema de propagação de plantas que envolve a união de gametas, gerando a semente que é

Leia mais

Disciplina: BI62B Biologia dos Organismos. Profa. Patrícia C. Lobo Faria

Disciplina: BI62B Biologia dos Organismos. Profa. Patrícia C. Lobo Faria Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62B Biologia dos Organismos Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Ementa: Origem da vida e classificação

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE 7 O ANO EF CIÊNCIAS EXERCÍCIOS Thiago Judice EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE Esta lista de exercícios conta com um gabarito. Procure utilizá-la da seguinte forma: 1. Tente responder as perguntas com

Leia mais

Polinização do Tomateiro

Polinização do Tomateiro Polinização do Tomateiro Autores: Edivani Villaron Franceschinelli Carlos de Melo e Silva Neto Marcos Antônio da Silva Elias O tomateiro é uma das principais hortaliças cultivadas no território brasileiro,

Leia mais

PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMONEIRA

PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMONEIRA PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMONEIRA (Ricinus communis L.) A PARTIR DA ESTIMULAÇÃO DE ESTACAS PELO ÁCIDO 3-INDOLACÉTICO (AIA) E PELO ÁCIDO INDOL BUTÍRICO (AIB) Francynês C. O. Macedo 1 ; Máira Milani 2 ; Julita

Leia mais

GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE

GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE 1. No processo de adaptação ao ambiente terrestre, animais e plantas sofreram modificações morfológicas e funcionais. Considere a classificação

Leia mais

Botânica. Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros

Botânica. Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros Botânica Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros Unidade I Órgãos vegetais Órgãos Vegetais: FLOR A flor é um ramo altamente modificado, apresentando apêndices especializados. Órgãos Vegetais:

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

FISIOLOGIA VEGETAL 24/10/2012. Crescimento e desenvolvimento. Crescimento e desenvolvimento. Onde tudo começa? Crescimento e desenvolvimento

FISIOLOGIA VEGETAL 24/10/2012. Crescimento e desenvolvimento. Crescimento e desenvolvimento. Onde tudo começa? Crescimento e desenvolvimento FISIOLOGIA VEGETAL Crescimento e desenvolvimento Pombal PB Crescimento e desenvolvimento Onde tudo começa? Crescimento e desenvolvimento Polinização: transferência do grão de pólen da antera ao estigma

Leia mais

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas

Leia mais

U6 - REPRODUÇÃO ES JOSÉ AFONSO 09/10 PROFª SANDRA NASCIMENTO

U6 - REPRODUÇÃO ES JOSÉ AFONSO 09/10 PROFª SANDRA NASCIMENTO U6 - REPRODUÇÃO ES JOSÉ AFONSO 09/10 PROFª SANDRA NASCIMENTO A reprodução sexuada implica a produção de células sexuais, a promoção do seu encontro e, finalmente, a sua fusão - Fecundação Gónadas Locais

Leia mais

A polinização é um fenômeno essencial para a manutenção da biodiversidade e imprescindível para a propagação de muitas espécies.

A polinização é um fenômeno essencial para a manutenção da biodiversidade e imprescindível para a propagação de muitas espécies. Gimnospermas A polinização é um fenômeno essencial para a manutenção da biodiversidade e imprescindível para a propagação de muitas espécies. Entre os agentes polinizadores os mais abundantes são os insetos

Leia mais

Aborto seletivo e predação de sementes no feijão-da-praia Sophora tomentosa (Fabaceae) Gabriela Paise

Aborto seletivo e predação de sementes no feijão-da-praia Sophora tomentosa (Fabaceae) Gabriela Paise Aborto seletivo e predação de sementes no feijão-da-praia Sophora tomentosa (Fabaceae) Gabriela Paise Introdução A seleção sexual A competição por encontros sexuais, na qual, objetiva-se maximizar a reprodução

Leia mais

2. (Ufrgs 2016) No processo evolutivo das Angiospermas, ocorreram vários eventos relacionados à reprodução.

2. (Ufrgs 2016) No processo evolutivo das Angiospermas, ocorreram vários eventos relacionados à reprodução. 1. (Imed 2016) Observe o seguinte trecho do Hino Nacional: (...) Do que a terra mais garrida Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais

Leia mais

GIMNOSPERMAS CARACTERÍSTICAS

GIMNOSPERMAS CARACTERÍSTICAS GIMNOSPERMAS CARACTERÍSTICAS vegetais fanerógamas, espermatófitas, embriófitas, sifonógamas e vasculares ou traqueófitas; que se caracterizam por apresentarem sementes nuas, ou seja, não possuem frutos.

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 ASPECTOS FENOLÓGICOS DE Hibiscus sabdariff L. (MALVACEAE)

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 FENOLOGIA REPRODUTIVA DO CUMARU (Dipteryx

Leia mais

Avaliação de Teste Clonal de Eucaliptos Multiespécies em Mato Grosso do Sul 1

Avaliação de Teste Clonal de Eucaliptos Multiespécies em Mato Grosso do Sul 1 Avaliação de Teste Clonal de Eucaliptos Multiespécies em Mato Grosso do Sul 1 2, Paulo Eduardo Telles dos Santos 3 4 Resumo Embrapa Agropecuária Oeste (CPAO), em janeiro de 2010. O delineamento experimental

Leia mais

Angiospermas. Prof. Fernando Belan Biologia Mais

Angiospermas. Prof. Fernando Belan Biologia Mais Angiospermas Prof. Fernando Belan Biologia Mais Angiospermas Novidades: Ovário (protege o óvulo) e Fruto (protege a semente). O fruto é o ovário desenvolvido após a fecundação. O óvulo fecundado forma

Leia mais

Agricultura geral. de plantas. UFCG Campus Pombal

Agricultura geral. de plantas. UFCG Campus Pombal Agricultura geral Propagação de plantas UFCG Campus Pombal Tipos de propagação de plantas Sexuada ou seminífera Sistema de propagação de plantas que envolve a união de gametas, gerando a semente que é

Leia mais

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas

Leia mais

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Avaliação de Plantas Poliploides de Heliconia

Leia mais

MORFOMETRIA DE FRUTOS E SEMENTES DE ÁRVORES DE BARU SITUADAS EM TRÊS CLASSES TEXTURAIS DE SOLO, EM CAMPO GRANDE, MS

MORFOMETRIA DE FRUTOS E SEMENTES DE ÁRVORES DE BARU SITUADAS EM TRÊS CLASSES TEXTURAIS DE SOLO, EM CAMPO GRANDE, MS MORFOMETRIA DE FRUTOS E SEMENTES DE ÁRVORES DE BARU SITUADAS EM TRÊS CLASSES TEXTURAIS DE SOLO, EM CAMPO GRANDE, MS Edimilson Volpe 1, Ana Cristina Araújo Ajalla 1, Arcelei Lopes Bambil 1, Valéria Cristina

Leia mais

Cruzamentos interespecíficos no gênero Psidium

Cruzamentos interespecíficos no gênero Psidium 75 Cruzamentos interespecíficos no gênero Psidium Interspecific crosses in the Psidium genus Soniane Rodrigues da Costa 1 ; Carlos Antônio Fernandes Santos 2 ; Edna Deodato Nunes 3 ; Laerte da Silva Diniz

Leia mais

BOTÂNICA ANGIOSPERMAS. Prof. Gassem ANGIOSPERMAS. Grupo de plantas vasculares (traqueófitas) que apresentam sementes protegidas por frutos:

BOTÂNICA ANGIOSPERMAS. Prof. Gassem ANGIOSPERMAS. Grupo de plantas vasculares (traqueófitas) que apresentam sementes protegidas por frutos: BOTÂNICA ANGIOSPERMAS Prof. Gassem ANGIOSPERMAS Grupo de plantas vasculares (traqueófitas) que apresentam sementes protegidas por frutos: do grego, angios (aggeîon) = vaso, urna; sperma = semente espermatófitas;

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA DA ESPÉCIE Catharanthus roseus

Leia mais

Flor completa ( ) Gineceu (G) Androceu (A) ( ) Corola (C) Estéreis. Perianto (P) Cálice (K) Receptáculo floral. Pedicelo. Férteis

Flor completa ( ) Gineceu (G) Androceu (A) ( ) Corola (C) Estéreis. Perianto (P) Cálice (K) Receptáculo floral. Pedicelo. Férteis Estéreis Férteis Flor completa ( ) Gineceu (G) ( ) Androceu (A) Corola (C) Perianto (P) Receptáculo floral Cálice (K) Pedicelo Almeida & Almeida Flor completa Férteis ( ) ( ) Gineceu (G) Androceu (A) Estéreis

Leia mais

espécies ameaçadas da flora, (2014). No JBP são preservados 156 espécimes ameaçados (5,6 %

espécies ameaçadas da flora, (2014). No JBP são preservados 156 espécimes ameaçados (5,6 % Revista RG News 3 (3) 17 - Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos 13. Conservação de espécies ameaçadas da flora brasileira no Jardim Botânico Plantarum José André Verneck Monteiro Pedagogo pela Fundação

Leia mais

VISITANTES FLORAIS E POTENCIAIS POLINIZADORES DE ORA-PRO-NOBIS (Pereskia aculeata) NA REGIÃO DE INCONFIDENTES, MG

VISITANTES FLORAIS E POTENCIAIS POLINIZADORES DE ORA-PRO-NOBIS (Pereskia aculeata) NA REGIÃO DE INCONFIDENTES, MG VISITANTES FLORAIS E POTENCIAIS POLINIZADORES DE ORA-PRO-NOBIS (Pereskia aculeata) NA REGIÃO DE INCONFIDENTES, MG Douglas de O. PRETO 1 ; Evando L. COELHO 2 RESUMO A espécie difundida no Brasil como ora-pro-nobis

Leia mais

Aula 12 - Diversidade das Angiospermas e suas famílias mais importantes

Aula 12 - Diversidade das Angiospermas e suas famílias mais importantes Observe a lenhosidade do material, que apresenta folhas compostas bipinadas com folíolos de primeira ordem (traço) e de segunda ordem (seta vermelha). Atente para os pulvinos (setas azuis), uma dilatação

Leia mais

Todafruta ARTIGO TÉCNICO Nº10 - Data:15/05/2019 Editor: Luiz Carlos Donadio/ Co-editora: Nicole Donadio

Todafruta ARTIGO TÉCNICO Nº10 - Data:15/05/2019 Editor: Luiz Carlos Donadio/ Co-editora: Nicole Donadio Todafruta ARTIGO TÉCNICO Nº10 - Data:15/05/2019 Editor: Luiz Carlos Donadio/ Co-editora: Nicole Donadio ARTIGO 10/2019 UVAIA Dr. Sérgio Fernando Sartori Uvaia- Dura (Eugenia pyriformis) x Uvaia- Rugosa-

Leia mais

Avaliação da Hercogamia e sua Influência na Produção de Frutos de Maracujá da Caatinga (Passiflora cincinnata Mast.)

Avaliação da Hercogamia e sua Influência na Produção de Frutos de Maracujá da Caatinga (Passiflora cincinnata Mast.) Avaliação da Hercogamia e sua Influência na Produção de Frutos de Maracujá da Caatinga (Passiflora cincinnata Mast.) Herkogamy Evaluation and its Influence on the Fruit Production of Passion Fruit of Caatinga

Leia mais

Lista Recuperação terceiro ano/bio/wellington

Lista Recuperação terceiro ano/bio/wellington Lista Recuperação terceiro ano/bio/wellington 1. Em relação ao esquema a seguir, que representa o processo de espermatogênese humana, responda: a) Como são denominadas e qual o nível de ploidia das células

Leia mais

Palavras-chaves: Pragas do pequizeiro, Megalopigidae, Levantamento de pragas

Palavras-chaves: Pragas do pequizeiro, Megalopigidae, Levantamento de pragas PRIMEIRA OCORRÊNCIA DE UMA NOVA PRAGA DO PEQUIZEIRO NA REGIÃO DE IPAMERI-GO. Nilton Cezar Bellizzi 2,3 ; Vitor Cruvinel Ribeiro 1,3 ; Wagner Cruvinel Ribeiro 1,3. 1 Voluntários de Iniciação Científica

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

27/03/2018. Eucariontes; Multicelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos : clorofila a e b;

27/03/2018. Eucariontes; Multicelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos : clorofila a e b; Diversidade de plantas Eucariontes; Multicelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos : clorofila a e b; Adaptações ao ambiente terrestre Epiderme cutícula (cera) Embrião protegido; 1 2 Metagênese

Leia mais

MORFOLOGIA DE ÓRGÃOS REPRODUTIVOS DE Schinus terebinthifolius RADDI PROVENIENTE DO SEMIÁRIDO PARAIBANO

MORFOLOGIA DE ÓRGÃOS REPRODUTIVOS DE Schinus terebinthifolius RADDI PROVENIENTE DO SEMIÁRIDO PARAIBANO MORFOLOGIA DE ÓRGÃOS REPRODUTIVOS DE Schinus terebinthifolius RADDI PROVENIENTE DO SEMIÁRIDO PARAIBANO Camila Firmino de Azevedo (Profa. Dra. do Departamento de Agroecologia e Agropecuária, Universidade

Leia mais

Sistemática As angiospermas constituem o maior grupo de vegetais do planeta, compreendendo cerca de 2/3 de todas as espécies de plantas.

Sistemática As angiospermas constituem o maior grupo de vegetais do planeta, compreendendo cerca de 2/3 de todas as espécies de plantas. ANGIOSPERMAS -angio = envoltório; sperma = semente Sistemática As angiospermas constituem o maior grupo de vegetais do planeta, compreendendo cerca de 2/3 de todas as espécies de plantas. Esse grupo encontra-se

Leia mais

Variabilidade de Caracteres de Frutos de Acessos de Abóbora do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitáceas da Embrapa Semi-Árido

Variabilidade de Caracteres de Frutos de Acessos de Abóbora do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitáceas da Embrapa Semi-Árido 74 Variabilidade de Caracteres de Frutos de Acessos de Abóbora do Banco Ativo de Variabilidade de Caracteres de Frutos de Acessos de Abóbora do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitáceas da Embrapa Semi-Árido

Leia mais

Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria

Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo CONCEITOS GERAIS REPRODUÇÃO Phacus torta Reprodução SEXUADA

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

Aula Multimídia. Prof. David Silveira

Aula Multimídia. Prof. David Silveira Aula Multimídia Prof. David Silveira Quais são os representantes do reino vegetal? Talófitas Ou Vegetais inferiores Algas Pluricelulares Clorofíceas ou algas verdes Rodofíceas ou algas vermelhas Feofíceas

Leia mais

LGN 313 Melhoramento Genético

LGN 313 Melhoramento Genético LGN 313 Melhoramento Genético Professores: Antonio Augusto Franco Garcia José Baldin Pinheiro Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Genética - ESALQ/USP Segundo semestre - 2010

Leia mais

Ecologia da Polinização

Ecologia da Polinização Universidade Federal da Bahia Instituto de Biologia Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento Ecologia da Polinização Patrícia Ferreira Salvador Setembro/Outubro 2007 Histórico Descoberta

Leia mais

Aula 4 Sistemas Reprodutivos das Plantas Cultivadas e suas Relações com o Melhoramento

Aula 4 Sistemas Reprodutivos das Plantas Cultivadas e suas Relações com o Melhoramento Aula 4 Sistemas Reprodutivos das Plantas Cultivadas e suas Relações com o Melhoramento Piracicaba, 2013 1 -Introdução Na natureza as espécies vegetais podem se reproduzir assexuadamente ou sexuadamente

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 AVALIAÇÃO DA MORFOLOGIA DOS GRÂNULOS DE

Leia mais

CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE FEIJÃO CAUPI SUBMETIDAS À ADUBAÇÃO ORGÂNICA EM REGIÃO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO

CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE FEIJÃO CAUPI SUBMETIDAS À ADUBAÇÃO ORGÂNICA EM REGIÃO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE FEIJÃO CAUPI SUBMETIDAS À ADUBAÇÃO ORGÂNICA EM REGIÃO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO Cássio Ricardo Gonçalves da Costa (1) ; Ailson de Lima Marques (2) ; Vânia da Silva Fraga (3) Universidade

Leia mais

Biologia Vegetal. Biologia Vegetal. Capt VII - Plantas com Flôr. Maria Amélia Martins-Loução. Maio 06

Biologia Vegetal. Biologia Vegetal. Capt VII - Plantas com Flôr. Maria Amélia Martins-Loução. Maio 06 Biologia Vegetal Capt VII - Plantas com Flôr Plantas com Flôr O ciclo de vida das angiospérmicas A microsporógenese. Grãos de pólen. Tipos de grão de pólen. Estrutura do óvulo e formação do ovário. Síndromas

Leia mais

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE GIRASSOL EM SAFRINHA DE 2005 NO CERRADO NO PLANALTO CENTRAL

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE GIRASSOL EM SAFRINHA DE 2005 NO CERRADO NO PLANALTO CENTRAL DESEMPENHO AGRONÔMICO DE GIRASSOL EM SAFRINHA DE 2005 NO CERRADO NO PLANALTO CENTRAL Fernanda de Sousa Barbosa 1, Renato Fernando Amabile 2, Cláudio Guilherme Portela de Carvalho 3, Vitor Carlos Pereira

Leia mais

Características gerais Reprodução Grupos de angiospermas. Angiospermas

Características gerais Reprodução Grupos de angiospermas. Angiospermas Angiospermas São plantas bem variadas, entre os exemplares estão o coqueiro, ipê, milho, trigo, jacarandá, feijão e muitas outras. As gimnospermas possuem vasos condutores e reproduzem-se por alternância

Leia mais

Angiospermas. Vasculares; Espermatófitas; Fanerógamas; Antófitas. NOVIDADES EVOLUTIVAS: flor, fruto e dupla fecundação

Angiospermas. Vasculares; Espermatófitas; Fanerógamas; Antófitas. NOVIDADES EVOLUTIVAS: flor, fruto e dupla fecundação ANGIOSPERMAS Angiospermas Vasculares; Espermatófitas; Fanerógamas; Antófitas. NOVIDADES EVOLUTIVAS: flor, fruto e dupla fecundação Flor Folhas modificadas (peças florais) para a reprodução sexuada 1) Sépalas

Leia mais

Angiospermas - Anatomia, Fisiologia, Histologia e Morfologia

Angiospermas - Anatomia, Fisiologia, Histologia e Morfologia INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - IFRS/CAMPUS OSÓRIO INFORMÁTICA PARA INTERNET Pedro Braga Alves Turma 201 Angiospermas - Anatomia, Fisiologia, Histologia e Morfologia

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS PLANTAS Nas classificações mais antigas as algas eram classificadas como plantas. Todas as plantas são: Organismos eucarióticos Autotróficos

Leia mais

Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae

Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae Quais são os representantes do reino vegetal? Talófitas Ou Vegetais inferiores Algas Pluricelulares Clorofíceas ou algas verdes Rodofíceas ou algas vermelhas Feofíceas

Leia mais

Germinação e desenvolvimento de progênies de pimenta cumari

Germinação e desenvolvimento de progênies de pimenta cumari Germinação e desenvolvimento de progênies de pimenta cumari Roberta FONSECA¹; Alisson Gerado PINTO²; Luciano Donizete GONÇALVES³; Anderson Mendes ARAUJO 4. ¹ Estudante de Agronomia bolsista do Programa

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 DESCRIÇÃO ANATÔMICA DA MADEIRA DE Eucalyptus grandis MARA LÚCIA AGOSTINI VALLE 1, ISABEL CRISTINA NOGUEIRA ALVES 2, JEIMY BLANCO FLÓREZ 3, JONNYS PAZ CASTRO 4, MAÍRA REIS DE ASSIS 5, ANTÔNIA AMANDA DA

Leia mais

Resumo Expandido. Palavras-Chave: capsicum spp., germoplasma, características morfoagronômicas.

Resumo Expandido. Palavras-Chave: capsicum spp., germoplasma, características morfoagronômicas. Resumo Expandido Título da Pesquisa: Caracterização da pimenta cumari de distribuição natural no município de Bambuí - MG Palavras-chave: Capsicum spp., germoplasma, características morfoagronômicas Campus:

Leia mais