(T) (F) (TMV)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(T) (F) (TMV)"

Transcrição

1 Número: 30 Título: Esse impalpável mas não menos denso sentimento de lonjura e proximidade: a crítica de uma razão colonial. Autor@: Teresa Cunha, Celina M. dos Santos Data: Março 2006 Palavras Chaves: Timor-Leste, Cooperação, Paz Referência(s): Acção para a Justiça e Paz (AJP) Rua São João Granja do Ulmeiro Portugal TUajp@ajpaz.org.ptUT - TUwww.ajpaz.org.ptUT (T) (F) (TMV)

2 CRIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DE SOLIDARIEDADE COM TIMOR-LESTE No âmbito da Visita Oficial do Presidente da República Democrática de Timor-Leste a Coimbra, Kay Rala Xanana Gusmão Pavilhão de Portugal, 12 de Março de Esse impalpável mas não menos denso sentimento de lonjura e proximidade: a crítica de uma razão colonial. Teresa Cunha Portugal, na sua singular imaginação de si mesmo, como um povo de sonhos maiores do que nós 1, viu através da televisão, a extraordinária violência com que o povo de Timor-Leste se confrontou nas primeiras semanas de Setembro de Desta vez, o drama era protagonizado pelo poder colonial da Indonésia. A ironia trágica 2 destes acontecimentos agudizou 1 Lourenço, Eduardo (1999), A Nau de Ícaro seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia. Lisboa: Gradiva, pp Este autor argumenta ainda que o nosso problema nunca foi o da identidade, mas do próprio excesso com que nos vivemos, em suma, o da nossa hiper-identidade que historicamente nos adveio não só desse facto da nossa intensa singularidade, como suplemento que lhe foi agregado quando nos tornámos senhores da conquista da Guiné, Etiópia, etc. Eduardo Lourenço (1983), Crise de Identidade ou Ressaca Imperial, Prelo. 1, Out./Dez, Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, pp , p. 17. Também o sociólogo Boaventura de Sousa Santos chama a atenção para uma construção do imaginário português que assenta numa mitificação da sua centralidade no sistema mundo. Nas suas palavras, durante séculos, a cultura portuguesa sentiu-se num centro apenas porque tinha uma periferia (as suas colónias). Santos, Boaventura de Sousa (1997), Pela Mão de Alice O social e o politico na pós-modernidade. Porto: Afrontamento. Ainda Margarida Calafate Ribeiro trata este tema em que Portugal se vê como o império como imaginação do centro. Ribeiro, Margarida Calafate (2004), Uma História de Regressos. Império, guerra Colonial e Pós-colonialismo. Porto: Afrontamento, pp Expressão usada por Miguel Vale de Almeida num artigo publicado no jornal Público no dia 13 de Setembro de 1999, com o título, Timor, Portugal e a esquerda.

3 ainda mais o sentimento de perplexidade desses dias. As televisões, os jornais, as rádios ampliavam, pelas imagens e pelas palavras, esses sentimentos contraditórios de lonjura e proximidade com um povo ao qual a nossa história colonial e a nossa imaginação imperial nos ligava há séculos e, ao mesmo tempo, do qual fôramos abruptamente cortados pela emergência feliz, para nós, da democracia trazida pela Revolução dos Cravos. Em Setembro de 1999, Timor-Leste foi um misto de apego melancólico e de raiva cidadã. Entre esta melancolia e esta raiva parecia estar também a convicção de que havia de ser possível fazer prevalecer uma opinião pública nacional acordada do sonho do império, apesar de uma classe política prolongadamente negligente e descomprometida com a sua história colonial 3. A criatividade e a irreverência das iniciativas pela libertação de Timor-Leste 4 cobriram o país como uma imensa e insuspeitada onda, vinda do tasi feto 5 índico até à costa atlântica de Portugal. Em Setembro de 1999, ao contrário do que tinha acontecido até aí 6, Timor-Leste colocava nas ruas milhares de pessoas, parava o trânsito e transformava a vida privada e pública das cidadãs e cidadãos em Portugal, numa prolongada jornada de luta e na aprendizagem súbita de quase tudo sobre aquele lugar tão longínquo. As personagens da libertação ou da ocupação tornaram-se nomes comuns nos lábios das pessoas; toda a gente conhecia datas e antecedentes; reavivou-se a memória sobre os massacres que vinham a acontecer desde 1975 e tudo parecia compreender-se e fazer sentido. As expressões dos 3 Os movimentos portugueses de solidariedade com Timor-Leste e algumas personalidades denunciaram repetidamente e publicamente, durante duas décadas, aquilo a que chamaram o descaso político da sociedade, dos políticos e dos Governos portugueses acerca de Timor-Leste. Retomando esse debate, num artigo publicado no jornal Público, no dia 11 de Setembro de 1999, com o título, A terceira traição, José Manuel Barata-Feyo afirma que nas duas décadas que se seguiram a 1975 o conjunto da classe politica portuguesa nunca acreditou sinceramente na causa de Timor. 4 A este propósito consultar a imprensa do último trimestre de Tasi feto é a expressão em tétum que designa o mar da costa norte da ilha de Timor-Leste e que quer dizer, literalmente, mar mulher. 6 Com excepção de alguma mobilização social depois de ter sido conhecido o massacre do cemitério de Stª Cruz que ocorreu em Díli em Contudo é de notar que esta mobilização foi parcial e pouco consequente em termos políticos.

4 cartazes, bandeiras, autocolantes, títulos dos jornais e slogans pintados por todo o lado, denunciavam uma sociedade globalmente mobilizada em torno de acontecimentos que se transfiguraram, rapidamente, em uma causa. Talvez nesses dias densos e profundamente emocionantes de Setembro de 1999 a nossa hiper-identidade tenha vivido, um ponto de fuga onde se cruzou a nossa realidade amarga e a nossa utopia 7. De facto, parece que o que se passou em Portugal no seguimento do anúncio dos resultados do Referendo em Timor-Leste foi uma majestosa manifestação de uma consciência emancipatória de si e dos seus fantasmas e, ao mesmo tempo, da guerra e da violência que acontecia naquela pequena ilha do Sudeste asiático. Convém, no entanto, não esquecer que o sentido mais profundo desta manifestação de solidariedade cumulada com as dores pela liberdade, nada deve ter a ver com ligações históricas imaginadas e ainda alimentadas por alguns. Eduardo Lourenço não deixa de chamar à atenção que não cabe a nós, os portugueses medir esse impalpável mas não menos denso sentimento de distância cultural que separa, no interior da mesma língua, esses novos imaginários. 8 É necessário não perder de vista a especificidade das/os timores relativamente ao povo português e a sua reivindicação firme de independência, não apenas da Indonésia mas também do seu passado colonial com Portugal. Trinta e um anos após a queda do regime fascista do Estado Novo e trinta anos após a declaração da independência dos países africanos de língua oficial portuguesa e de Timor-Leste, muitas feridas permanecem por cicatrizar. Os processos de reconciliação são difíceis e precisam de muito tempo de outro tempo que não apenas o dos Tratados Internacionais e dos relógios institucionais; necessitam de resgatar as diversas memórias, as memórias divergentes, e reconstruir o ambiente propício a um novo encontro expresso nas diversas 7 Eduardo Lourenço (1983), Crise de Identidade ou Ressaca Imperial, Prelo. 1, Out./Dez, Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, pp , p Lourenço, 1983; Lourenço, 1999: 192.

5 línguas portuguesas em que estamos a dizer e a escrever as nossas histórias póscoloniais. Nestas línguas portuguesas em que, de um lado e de outro do planeta se afrontaram os fantasmas e os quebrantos e se disse, sim à liberdade e sim à dignidade, naqueles dias longos de Setembro de É a partir deste contexto politicamente complexo e emocionalmente intenso que se torna imprescindível pensar em Timor-Leste não como parte de uma história apenas aparentemente comum 9 mas como parceiro das histórias que ainda estão por contar. Coimbra, tal como no passado, pode tornar-se parceira de esta história comum que está por inventar, desta vez assente no diálogo responsável e justo entre Portugal e Timor-Leste. Tendo a memória da tragédia mas também a da alegria da independência, cumpre-nos agora sermos capazes de realizar um futuro em que todas/os tenhamos a ganhar em dignidade, amizade e uma vida melhor. É neste sentido que penso que Coimbra pode ser a cidade dos Direitos Humanos, a cidade dos conhecimentos mas também deve ser a cidade de um humanismo cosmopolita, informado e solidário. Com Timor-Leste e com o seu Povo saberemos encontrar a justa forma de continuarmos seguindo a história, desta vez independentes mas, profundamente, amigos. 2 Cooperar é também construir a Paz. Celina M. dos Santos Hoje, estamos aqui para falar de cooperação e de solidariedade com o Povo de Timor-Leste, porque precisamos todos os dias de repensar e reforçar os laços que nos unem com Timor- Leste e com o Mundo. 9 Como Margarida Calafate Ribeiro diz, o pós-colonialismo surge de um sentimento de necessidade de elaborar uma visão critica de entendimento da história colonial, dando voz àqueles que a sofreram ou, por outras palavras, registando, problematizando e desconstruindo a memória da história colonial escrita pelo colonialismo, ao confrontá-la com outras memórias desta história aparentemente comuns. (2004), Uma História de Regressos: Império, Guerra Colonial e Pós-Colonialismo. Porto: Afrontamento, pp. 17.

6 Mas, quando falamos destas problemáticas, temos igualmente de ter sempre em mente a história dos povos que é muitas vezes, e neste caso é-o em especial, uma história feita de violências, opressões e ocupações. Tudo isto traz ainda mais exigências para a nossa solidariedade, porque a envolve de necessidades e condições particulares. Poderemos encontrar muitas formas de fazer cooperação umas mais eficazes, outras menos, umas mais paternalistas, outras menos, umas mais estruturais, outras menos. Porém, o que fará a diferença entre todos os tipos de cooperação que conhecemos é talvez o sentimento e o sentido de solidariedade, por isso, é importante insistir numa cooperação imbuída de solidariedade. Ela abre caminhos para a escuta activa e o diálogo, para relações de cooperação verdadeiramente horizontais e inclusivas. Ela é um dos instrumentos de vigilância que temos e que nos permite adequar a nossa acção à realidade. E assim terá de ser se queremos de facto ajudar Timor-Leste juntando-nos às vozes, aos conhecimentos e às energias de muitas Mulheres e muitos Homens que já existem em Timor-Leste; assim terá de ser, se é com elas e com eles que queremos fazer caminho. Sabemos que a independência de Timor-Leste, sendo uma grande vitória e uma grande conquista, sobejamente conhecida de todas e todos, é igualmente verdade que ela não resolveu, por si, todos os problemas. E, por isso, a solidariedade não pode ser apenas um sentimento, tem de se traduzir em actos e acções concretas. As opressões e as violências continuam, persistem. Entre estas opressões e violências poderíamos contar, por exemplo, a fome e a falta de meios de subsistência de pessoas e famílias, o não acesso e bens básicos como cuidados de saúde ou água potável, a falta de habitações condignas, a não oportunidade de se educar e de se formar pessoal e profissionalmente, a exclusão ou não-inclusão de pessoas dos debates públicos, a violência contra as mulheres, entre muitas outras. Mas também a opressão da insegurança física, da ameaça à integridade, do medo da violência (re-)intaurado no quotidiano e na condução desta Nação. A par da definição dos problemas que queremos e podemos ajudar a resolver e a par das alternativas que queremos ajudar a construir, temos de responder também a uma outra pergunta, como e com quem fazê-lo. É aqui também que, na óptica da AJP, nos parece fundamental um longo e sério trabalho com as Mulheres de Timor-Leste. Não apenas porque são excluídas (sendo-o em todo o Mundo), mas também porque elas ocupam lugares fundamentais na sociedade, lugares de influência

7 e de multiplicação de resultados, e porque transportam consigo inúmeros contributos de que não podemos abdicar nestes tempos tão frágeis e tão complexos. Por outro lado, é igualmente fundamental o trabalho com as jovens e com os jovens de Timor- Leste. É aqui também que lançamos bases, dentro e fora das escolas, para uma Cultura da Paz, para uma sociedade democrática, participativa e inclusiva que respeita os Direitos Humanos e não exclui. Na verdade, poderíamos dizer que este é um projecto para o Mundo, se bem que as escalas do desafio variem de lugar para lugar. Durante a ocupação colonial de Timor-Leste, muitas pessoas e grupos, entre os quais a AJPaz, mantiveram a convicção de que a Independência de Timor-Leste era condição absoluta de Paz e Justiça. Era condição porque permitia a autonomia, a liberdade e a soberania de um Povo sobre o seu país, a sua sociedade, a sua cultura, os seus recursos, isto é, sobre o seu Presente e o seu Futuro, sobre a sua História. Durante todo este tempo, também lutámos, como nos foi possível, para denunciar a violência, a destruição, as mortes, as violações dos Direitos Humanos e do Direito Internacional. E trabalhámos para mostrar a justeza da demanda de independência e da viabilidade de um Futuro Diferente e Melhor. E essa convicção mantêm-se, apesar das dúvidas, dificuldades, dilemas e morosidade de mudanças tão urgentes e fundamentais. Foram muitos os projectos, acções e plataformas em que estivemos e nos quais fizemos seminários, manifestações, acções de rua, campanhas, lobby, etc. Porém, por outro lado, todo um outro conjunto de projectos foi sendo posto em marcha visando o futuro, procurando construir relações e diálogos solidários. Estes são projectos que chamamos de Solidariedade Internacional e que são também de Educação para a Paz, para os Direitos Humanos e para o Desenvolvimento. Este esforço de construir cá e lá uma Cultura da Paz passou, e passa ainda, pela edição de livros, de artigos de opinião e de álbuns de fotografias, mas também de cursos de língua e cultura timorenses, formação de dirigentes associativos e de voluntárias/os. Neste caminho fomos descobrindo a solidariedade de muitas pessoas, mas em especial descobrimos e conhecemos as vozes das mulheres de Timor-Leste, cansadas da guerra e construindo a paz. Os diálogos com estas mulheres levam-nos a concluir que muito trabalho tem de ser feito a nível nacional e internacional, mas também ao nível local e comunitário e com pessoas e grupos específicos. É verdade que hoje a cooperação, que queremos manter muito além da Independência de Timor-Leste, exige de todas e todos nós um novo esforço de reflexão sobre as necessidades

8 e as condições, que são outras. Teremos de re-inventar projectos que já existem e procurar outros que ainda não foram inventados, porque a tónica não é mais, felizmente, a Independência, mas sim a Paz, a Paz em todas as dimensões da Vida, a Paz que garante a Dignidade de todas as Pessoas e Criaturas. E a tónica não será apenas suprir necessidades ou atender a crises, a tónica e o repto são suprir todas as necessidades e carências, ao mesmo tempo que criamos e inventamos um Outro Timor-Leste e Um Outro Mundo, lançando sementes que perdurarão no tempo e no espaço. A tónica é erradicar a violência como solução para as diferenças, para ultrapassar dificuldades, como estratégias de poder e influência; a tónica, é portanto, a participação, a democracia e a justiça. Precisamos continuar e re-descobrir o que de melhor temos para partilhar nas nossas relações de cooperação com Timor-Leste e o que é mais necessário partilhar, e seguramente, todas e todos teremos lugar e contributos. E isso não acontecerá sem um amplo e permanente diálogo com as Mulheres e os Homens de Timor-Leste. Talvez essa seja mesmo uma condição prévia, um projecto primeiro, abrir espaços de diálogo entre pessoas e comunidades, lá e cá, espaços de desvelem as realidades, que articulem e complementem esforços. Antes de terminar, gostaria de assinalar alguns elementos e princípios que a partir da nossa experiência e aprendizagem nos parecem fundamentais: O desenvolvimento e organização auto-sustentável das comunidades, disseminando o acesso à cobertura de necessidades básicas e criando mecanismos de subsistência; A inclusão digna e visível de todas as pessoas nestes processos, sem esquecer as Mulheres e as/os Jovens; Criação e consolidação de espaços públicos onde cidadãs e cidadãos se organizem e participem E finalmente, A construção de uma Cultura da Paz que capacite as pessoas e as comunidades para serem protagonistas das suas vidas e que comprometa com a não-violência, com a dignidade humana, com a solidariedade, a democracia e a participação.

Esse impalpável mas não menos denso sentimento de lonjura e proximidade: a crítica de uma razão colonial.

Esse impalpável mas não menos denso sentimento de lonjura e proximidade: a crítica de uma razão colonial. 12 de Março de Esse impalpável mas não menos denso sentimento de lonjura e proximidade: a crítica de uma razão colonial. Portugal, na sua singular imaginação de si mesmo, como um povo de sonhos maiores

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO KAY RALA XANANA GUSMÃO POR OCASIÃO DA SESSÃO DE ENCERRAMENTO DA REUNIÃO DE TIMOR-LESTE COM OS PARCEIROS DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Kuala Lumpur, 8 de setembro de 2015

Kuala Lumpur, 8 de setembro de 2015 Breves palavras de Sua Excelência o Presidente do Parlamento Nacional, Vicente da Silva Guterres por ocasião da Sessão de Abertura da 36.ª Assembleia Interparlamentar da ASEAN Câmara dos Representantes

Leia mais

= MENSAGEM DE ANO NOVO =

= MENSAGEM DE ANO NOVO = = MENSAGEM DE ANO NOVO = Açorianas e Açorianos, As minhas primeiras palavras são para vos desejar a todos um Ano Novo muito Feliz! Que este seja um Ano repleto de sucessos para todos nós e para a nossa

Leia mais

Venerando juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Excelência; Senhoras e Senhores Membros da Comitiva Timorense;

Venerando juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Excelência; Senhoras e Senhores Membros da Comitiva Timorense; Discurso do Presidente da Assembleia Nacional por Ocasião da visita do Presidente de Timor Leste (Dr. Ramos Horta), a Cabo Verde no dia 06 de Julho de 2011. Senhor Presidente da Republica Democratica de

Leia mais

O Presidente. Senhora Secretária-Geral Adjunta do Conselho da. República à Assembleia Parlamentar do Conselho da

O Presidente. Senhora Secretária-Geral Adjunta do Conselho da. República à Assembleia Parlamentar do Conselho da Senhor Presidente da República, Senhora Secretária-Geral Adjunta do Conselho da Europa, Senhora Presidente da Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em representação

Leia mais

Declaração de Princípios - Declaração de Princípios - Partido Socialista

Declaração de Princípios - Declaração de Princípios - Partido Socialista 1. Partido Socialista é a organização política dos cidadãos portugueses e dos outros cidadãos residentes em Portugal que defendem inequivocamente a democracia e procuram no socialismo democrático a solução

Leia mais

DISCURSO DO MINISTRO DA DEFESA NACIONAL JOSÉ PEDRO AGUIAR-BRANCO. Associação dos Deficientes das Forças Armadas ADFA

DISCURSO DO MINISTRO DA DEFESA NACIONAL JOSÉ PEDRO AGUIAR-BRANCO. Associação dos Deficientes das Forças Armadas ADFA DISCURSO DO MINISTRO DA DEFESA NACIONAL JOSÉ PEDRO AGUIAR-BRANCO Associação dos Deficientes das Forças Armadas ADFA Lisboa, 19 de Dezembro de 2011 1 Exmo. Senhor Chefe de Estado Maior General das FA Exmo.

Leia mais

Tema 4. Vamos Reflectir

Tema 4. Vamos Reflectir Tema 4 Área / UFCD CP1-Tema 4 Competência a atingir Participa consciente e sustentadamente na comunidade global. Vamos Reflectir Ao longo deste módulo temos vindo a debruçar-nos sobre os diferentes tipos

Leia mais

1 - Abreu, Paradela de Timor: a verdade histórica. Lisboa, Luso Dinastia, 1997, 294 p., 23 cm. Capa brochada, bom estado.

1 - Abreu, Paradela de Timor: a verdade histórica. Lisboa, Luso Dinastia, 1997, 294 p., 23 cm. Capa brochada, bom estado. Atempo Timor 1 - Abreu, Paradela de Timor: a verdade histórica. Lisboa, Luso Dinastia, 1997, 294 p., 23 cm. Capa brochada, bom estado. «Para compreendermos o que se passou em Timor-Leste na fase da descolonização,

Leia mais

Intervenção do Senhor Ministro da Educação durante a 37ª Conferência Geral da UNESCO. Paris, 8 de Novembro de 2013

Intervenção do Senhor Ministro da Educação durante a 37ª Conferência Geral da UNESCO. Paris, 8 de Novembro de 2013 DELEGAÇÃO PERMANENTE DE PORTUGAL JUNTO DA UNESCO Intervenção do Senhor Ministro da Educação durante a 37ª Conferência Geral da UNESCO Paris, 8 de Novembro de 2013 Senhor Presidente da Conferência Geral,

Leia mais

Senhor Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. António Costa

Senhor Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. António Costa Senhor Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. António Costa Senhor Vice-Presidente do Parlamento Europeu responsável por América Latina, Dr. Antonio Tajani Senhor Presidente do componente Latino-Americano

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO ALOCUÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO, KAY RALA XANANA GUSMÃO, POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DO RELATÓRIO DE 2009 SOBRE OS OBJECTIVOS

Leia mais

Senhores Representantes dos Estados-Membros da CPLP; Senhor Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e Desporto de Portugal;

Senhores Representantes dos Estados-Membros da CPLP; Senhor Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e Desporto de Portugal; ANO DA CPLP PARA A JUVENTUDE Seminário Contributo da Sociedade Civil para o Ano da CPLP para a Juventude 20 de fevereiro de 2019 Auditório da Sede da CPLP Intervenção do Secretário Executivo da CPLP Francisco

Leia mais

MOÇÃO. O 25 de Abril

MOÇÃO. O 25 de Abril MOÇÃO O 25 de Abril Primeiro subscritor: José Russo (CDU) Acabámos de comemorar 28 anos sobre a data que assinala as mais profundas transformações na vida do povo português na segunda metade do século

Leia mais

Hoje dia 25 de Abril de 2014, comemoram-se 40 anos da instauração da Democracia e das Liberdades em Portugal.

Hoje dia 25 de Abril de 2014, comemoram-se 40 anos da instauração da Democracia e das Liberdades em Portugal. Moita Hoje dia 25 de Abril de 2014, comemoram-se 40 anos da instauração da Democracia e das Liberdades em Portugal. O regime anterior caracterizou-se por uma forte repressão sobre o povo e em especial

Leia mais

Metinaro. 26 de Setembro

Metinaro. 26 de Setembro Breves Palavras de Sua Excelência o Presidente do Parlamento Nacional, Vicente da Silva Guterres, em representação de Sua Excelência o Presidente da República Democrática de Timor- Leste, por ocasião da

Leia mais

Todos temos um papel na economia da nossa comunidade FOLHA DE SÍNTESE

Todos temos um papel na economia da nossa comunidade FOLHA DE SÍNTESE Todos temos um papel na economia da nossa comunidade FOLHA DE SÍNTESE Os participantes da AJUDADA AJUDADA AJUDADA TODOS AJUDADA AJUDADA Encontro Internacional a realizar em Portalegre entre os dias 14

Leia mais

DÉLÉGATION PERMANENTE DU PORTUGAL AUPRÈS DE L'UNESCO. Portugal. Debate de Política Geral da 39ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO

DÉLÉGATION PERMANENTE DU PORTUGAL AUPRÈS DE L'UNESCO. Portugal. Debate de Política Geral da 39ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO Portugal Debate de Política Geral da 39ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO Intervenção do Senhor Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues (1 de novembro de 2017- de tarde) Senhora Presidente da

Leia mais

Ao iniciar funções como presidente da UGT, e ao saudar nesta circunstância,

Ao iniciar funções como presidente da UGT, e ao saudar nesta circunstância, Caras e Caros Convidados Caras e Caros Delegados Amigas e Amigos, Ao iniciar funções como presidente da UGT, e ao saudar nesta circunstância, calorosa e fraternalmente, o IX Congresso da UGT, cumpre-me

Leia mais

"A comunidade política Internacional: caminho para a Paz"

A comunidade política Internacional: caminho para a Paz "A comunidade política Internacional: caminho para a Paz" Francisco Bártolo 2018 ASPECTOS BÍBLICOS A unidade da família humana Jesus Cristo protótipo e fundamento da nova humanidade A vocação universal

Leia mais

Margarida Calafate Ribeiro: A Europa deu soluções coloniais para situações pós coloniais

Margarida Calafate Ribeiro: A Europa deu soluções coloniais para situações pós coloniais WEEKEND (/WEEKEND) Margarida Calafate Ribeiro: A Europa deu soluções coloniais para situações pós coloniais Margarida Calafate Ribeiro foi pioneira em Portugal dos estudos pós coloniais e, sobretudo, dos

Leia mais

Exmo. Senhores Representantes dos ramos das Forças Armadas

Exmo. Senhores Representantes dos ramos das Forças Armadas Exmo. Senhores Representantes dos ramos das Forças Armadas Portuguesas, Senhores Ex-Combatentes, Senhoras e Senhores Convidados, Minhas Senhoras e Meus Senhores, Começo esta minha alocução, dizendo da

Leia mais

Fórum Mundial de Energia do Conselho do Atlântico

Fórum Mundial de Energia do Conselho do Atlântico Discurso de Sua Excelência Kay Rala Xanana Gusmão sobre Diversificação Económica na Região: Melhores Práticas e Modelos Económicos Sustentáveis: Lições aprendidas por Timor-Leste Fórum Mundial de Energia

Leia mais

O 25 de Abril abriu-nos as portas da liberdade e devolveu a Portugal a dignidade do seu lugar entre as nações livres do mundo.

O 25 de Abril abriu-nos as portas da liberdade e devolveu a Portugal a dignidade do seu lugar entre as nações livres do mundo. Senhor Presidente da Câmara Senhoras e Senhores Autarcas Minhas Senhoras e meus Senhores Assinala-se hoje, 25 de Abril, os 41 anos da Revolução dos Cravos e os 40 anos das primeiras eleições livres e democráticas

Leia mais

ANO DA CPLP PARA A JUVENTUDE. 30 de janeiro de 2019 Sala do Senado. Intervenção do Secretário Executivo da CPLP. Francisco Ribeiro Telles

ANO DA CPLP PARA A JUVENTUDE. 30 de janeiro de 2019 Sala do Senado. Intervenção do Secretário Executivo da CPLP. Francisco Ribeiro Telles ANO DA CPLP PARA A JUVENTUDE 30 de janeiro de 2019 Sala do Senado Intervenção do Secretário Executivo da CPLP Francisco Ribeiro Telles Senhor Ministro da Educação de Portugal Senhor Ministro da Juventude,

Leia mais

ASSEMBLEIA NACIONAL. Cidade da Praia, 25 de Outubro de Senhor Presidente da Câmara dos Deputados do Luxemburgo, Mars de Bartolomeo,

ASSEMBLEIA NACIONAL. Cidade da Praia, 25 de Outubro de Senhor Presidente da Câmara dos Deputados do Luxemburgo, Mars de Bartolomeo, ASSEMBLEIA NACIONAL Discurso do Presidente da Assembleia Nacional, Engº Jorge Santos, na Sessão Plenária de Boas Vindas, ao Presidente da Câmara dos Deputados do Luxemburgo, Mars de Bartolomeo Cidade da

Leia mais

Bem-vindos a esta casa que Almeida Santos soube

Bem-vindos a esta casa que Almeida Santos soube Senhor General Ramalho Eanes, Senhora Ministra da Justiça, Dra. Francisca Van Dunen, Senhor Professor Adriano Moreira, Senhor Professor Francisco Louçã, Senhoras e Senhores Deputados, permitam-me que cumprimente

Leia mais

Intervenção de Sua Excelência Francisco Ribeiro Telles Secretário Executivo da CPLP

Intervenção de Sua Excelência Francisco Ribeiro Telles Secretário Executivo da CPLP 40ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas Intervenção de Sua Excelência Francisco Ribeiro Telles Secretário Executivo da CPLP 26 de fevereiro de 2019 Genebra, Suíça Senhor

Leia mais

Iº Encontro de Instituições Nacionais de Direitos Humanos (INDH) dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Iº Encontro de Instituições Nacionais de Direitos Humanos (INDH) dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Iº Encontro de Instituições Nacionais de Direitos Humanos (INDH) dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Palácio Conde Penafiel, Lisboa, 27 de maio Seminário: Promoção

Leia mais

A VIOLÊNCIA POLÍTICA-SOCIAL: UMA ANÁLISE DA POESIA DE ODETE SEMEDO

A VIOLÊNCIA POLÍTICA-SOCIAL: UMA ANÁLISE DA POESIA DE ODETE SEMEDO IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanas Universidade Estadual do Piauí UESPI ISBN: 978-85-8320-162-5 A VIOLÊNCIA POLÍTICA-SOCIAL: UMA ANÁLISE DA POESIA

Leia mais

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO KAY RALA XANANA GUSMÃO POR OCASIÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DESCENTRALIZAÇÃO E PODER LOCAL

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO KAY RALA XANANA GUSMÃO POR OCASIÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DESCENTRALIZAÇÃO E PODER LOCAL !! DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO KAY RALA XANANA GUSMÃO POR OCASIÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DESCENTRALIZAÇÃO E PODER LOCAL Díli, 28 de Maio de 2013 Sua Excelência Senhor Presidente

Leia mais

IX Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais da CPLP 18 a 20 de Março de Declaração de Óbidos

IX Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais da CPLP 18 a 20 de Março de Declaração de Óbidos Declaração de Óbidos Os Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa reunidos na Vila de Óbidos nos dias 18 e 19 de Março, Consideram que as disfuncionalidades

Leia mais

Excelência Senhor Pier Paolo Balladelli, Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas e Representante do PNUD em Angola;

Excelência Senhor Pier Paolo Balladelli, Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas e Representante do PNUD em Angola; REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Gabinete do Ministro Excelência Senhor Pier Paolo Balladelli, Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas e Representante do PNUD em Angola;

Leia mais

O Papel dos Agentes Locais Associações de Desenvolvimento Local Descentralização de competências nos territórios de baixa densidade

O Papel dos Agentes Locais Associações de Desenvolvimento Local Descentralização de competências nos territórios de baixa densidade O Papel dos Agentes Locais Associações de Desenvolvimento Local Descentralização de competências nos territórios de baixa densidade Vila Real -MARCO DOMINGUES MISSÃO Valorizar, promover e reforçar o desenvolvimento

Leia mais

Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros, Senhor Comissário Carlos Moedas, Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto,

Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros, Senhor Comissário Carlos Moedas, Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, Senhor Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, Senhor Presidente da Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros,

Leia mais

A DEONTOLOGIA NA RADIO

A DEONTOLOGIA NA RADIO Este texto foi traduzido e adaptado pela AD a partir de um documento elaborado por L.P.G. LA NATION, intitulado " O que é a deontologia jornalística", com o objectivo de definir o quadro ético dos profissionais

Leia mais

DISCURSO EM ALUSÃO A VIII REUNIÃO DOS MINISTROS DO TURISMO DA CPLP DILI 17 DE JULHO DE 2015

DISCURSO EM ALUSÃO A VIII REUNIÃO DOS MINISTROS DO TURISMO DA CPLP DILI 17 DE JULHO DE 2015 DISCURSO EM ALUSÃO A VIII REUNIÃO DOS MINISTROS DO TURISMO DA CPLP DILI 17 DE JULHO DE 2015 Excelentíssimo Senhor Ministro do Turismo, Artes e Cultura de Timor Leste; Excelentissima senhora Vice Ministra

Leia mais

Metodologia. de Análise. da Realidade. Parte 01 Apresentação. ILAESE Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos

Metodologia. de Análise. da Realidade. Parte 01 Apresentação. ILAESE Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos Metodologia Parte 01 Apresentação de Análise Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos da Realidade Objetivo principal Metodologia de como fazer análise de conjuntura Conteúdo Princípios,

Leia mais

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES CONFERÊNCIA INTERNACIONAL A CONSTITUIÇÃO

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES CONFERÊNCIA INTERNACIONAL A CONSTITUIÇÃO INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES CONFERÊNCIA INTERNACIONAL A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA NA TERCEIRA VAGA DA DEMOCRATIZAÇÃO Palácio de São Bento 6 de dezembro de 2016 Senhoras e Senhores Deputados, Senhor

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO ALOCUÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO KAY RALA XANANA GUSMÃO POR OCASIÃO DO SEMINÁRIO SOBRE INFORMAÇÕES Dili, 2 de Julho de 2009

Leia mais

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, na sessão de abertura do Seminário de Defesa Nacional.

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, na sessão de abertura do Seminário de Defesa Nacional. João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, na sessão de abertura do Seminário de Defesa Nacional. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa,

Leia mais

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010 Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010 Cidadania europeia: deveres Módulo VI 2 horas 1. Direito e Dever 2. Dever de Participação 3. Dever de Identidade 4. Dever de Defesa 5. Dever

Leia mais

MOÇÃO. 2-Os objectivos de Liberdade, Democracia, Paz e Progresso que o 25 de Abril trouxe, continuam a ter de ser defendidos e aprofundados.

MOÇÃO. 2-Os objectivos de Liberdade, Democracia, Paz e Progresso que o 25 de Abril trouxe, continuam a ter de ser defendidos e aprofundados. 1- A Revolução 25 de Abril de 1974, pôs fim a 48 anos de ditadura fascista, à guerra colonial, restituiu a liberdade aos portugueses, consagrou direitos essenciais, impulsionou transformações económicas

Leia mais

A ciranda da migração em Portugal e o papel da lusofonia Ana Scott. Departamento de Demografia-Nepo/UNICAMP

A ciranda da migração em Portugal e o papel da lusofonia Ana Scott. Departamento de Demografia-Nepo/UNICAMP A ciranda da migração em Portugal e o papel da lusofonia Ana Scott Departamento de Demografia-Nepo/UNICAMP Esquema da Apresentação A ciranda da História País de Emigrantes... De novo? Quem Emigra? Portugal

Leia mais

Participe, seja um colaborador na construção de um Cultura de Paz! A Semana da Paz é uma forma de pensar ações que sejam contínuas e duradouras!

Participe, seja um colaborador na construção de um Cultura de Paz! A Semana da Paz é uma forma de pensar ações que sejam contínuas e duradouras! SEMANA DA PAZ 2011 18 à 25 de Setembro O Serviço Social do Comércio (SESC/PG) em parceria com o Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências (NEP/UEPG) convida a todos

Leia mais

MPLA. Data: Local: Luanda

MPLA. Data: Local: Luanda MPLA Discurso do Camarada João Lourenço, Candidato Do MPLA a Presidente da República, na Abertura do Encontro com as Instituições Religiosas Reconhecidas. Data: 24.02.17 Local: Luanda Distintos Membros

Leia mais

Documento 3 Cerco ao Quartel do Carmo pelo MFA, em Lisboa (25 de Abril de 1974)

Documento 3 Cerco ao Quartel do Carmo pelo MFA, em Lisboa (25 de Abril de 1974) EXAME HISTÓRIA A 2ª FASE 2010 página 1/7 GRUPO II PORTUGAL: DA POLÍTICA COLONIAL À POLÍTICA DE COOPERAÇÃO (DA DÉCADA DE 60 DO SÉCULO XX À ACTUALIDADE) Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos:

Leia mais

ANEXO C. Guia Rápido dos Fundamentos da Rede Social

ANEXO C. Guia Rápido dos Fundamentos da Rede Social ANEXO C Guia Rápido dos Fundamentos da Rede Social Guia Rápido dos Fundamentos da Rede Social O trabalho em parceria é um conceito que só se materializa e operacionaliza quando as pessoas e entidades se

Leia mais

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA CONFERÊNCIA MILITAR NO ÂMBITO DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PALÁCIO DE SÃO BENTO -

Leia mais

IV REUNIÃO DE MINISTRAS DA IGUALDADE DE GÉNERO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP

IV REUNIÃO DE MINISTRAS DA IGUALDADE DE GÉNERO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP IV REUNIÃO DE MINISTRAS DA IGUALDADE DE GÉNERO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP "Empoderamento Económico da Mulher, Género e Globalização" Declaração de

Leia mais

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro PROJECTO CURRICULAR DE DISCIPLINA ANO LECTIVO 2015/2016 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ GUARDA

Leia mais

CÂMARA DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA IES 30 DE ABRIL DE 2007

CÂMARA DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA IES 30 DE ABRIL DE 2007 CÂMARA DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA IES 30 DE ABRIL DE 2007 Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado e das Finanças; Excelentíssimo Senhor Ministro da Presidência; Excelentíssimo

Leia mais

Senhora Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente Senhoras e Senhores Membros do Governo Açorianas e Açorianos

Senhora Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente Senhoras e Senhores Membros do Governo Açorianas e Açorianos Intervenção do Presidente do PSD/Açores no encerramento do debate do Programa do XII Governo Regional dos Açores 18 de novembro de 2016 Senhora Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente

Leia mais

DATA: / / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0

DATA: / / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 206 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO Sob o Alto Patrocínio do MINISTRO DA ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE Ti MOR-LESTE e da MINISTRA DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL DE PORTUGAL É OUTORGADO:

Leia mais

Área: Formação Pessoal e Social. Domínio: Identidade / Auto - estima (5anos)

Área: Formação Pessoal e Social. Domínio: Identidade / Auto - estima (5anos) Domínio: Identidade / Auto - estima (5anos) - No final da educação pré-escolar, a criança identifica as suas características individuais, manifestando um sentimento positivo de identidade e tendo consciência

Leia mais

Discurso do Primeiro-Ministro de Timor-Leste, em exercício, Vice-Primeiro-Ministro José Luís Guterres

Discurso do Primeiro-Ministro de Timor-Leste, em exercício, Vice-Primeiro-Ministro José Luís Guterres Discurso do Primeiro-Ministro de Timor-Leste, em exercício, Vice-Primeiro-Ministro José Luís Guterres Suas Excelências Sr. Presidente do Parlamento Nacional Presidentes dos Grupos Parlamentares Secretário

Leia mais

Exmo. Sr. Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Prof. João Sobrinho Teixeira

Exmo. Sr. Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Prof. João Sobrinho Teixeira Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa XXIX Encontro da AULP Sessão Solene de Encerramento Exmo. Sr. Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Prof. João

Leia mais

MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 PAUTA INTERNA

MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 PAUTA INTERNA MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 PAUTA INTERNA A MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 tem sua plataforma de luta com o lema Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Liberdade e Igualdade, o que significa que

Leia mais

IMSI16. Contributo para a Democracia. Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama

IMSI16. Contributo para a Democracia. Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama IMSI16 Contributo para a Democracia Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama Instituição Particular de Solidariedade Social Organização de voluntariado que apoia de forma individualizada vítimas

Leia mais

11245/16 jnt/jc 1 DGC 1

11245/16 jnt/jc 1 DGC 1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 18 de julho de 2016 (OR. en) 11245/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 18 de julho de 2016 para: Delegações n.º doc. ant.: 10997/16

Leia mais

Sheila Khan, Portugal a lápis de cor. A sul de uma pós-colonialidade. Coimbra: Almedina, 2015

Sheila Khan, Portugal a lápis de cor. A sul de uma pós-colonialidade. Coimbra: Almedina, 2015 Configurações Revista de sociologia 17 2016 Sociedade, Autoridade e Pós-memórias Sheila Khan, Portugal a lápis de cor. A sul de uma pós-colonialidade. Coimbra: Almedina, 2015 Sandra I. Sousa Electronic

Leia mais

ORÇAMENTO PLANO DE ACTIVIDADES ANO DE 2016 DOS APROVAÇÕES: DIRECÇÃO: / / 2015 ASSEMBLEIA GERAL: / / 2015

ORÇAMENTO PLANO DE ACTIVIDADES ANO DE 2016 DOS APROVAÇÕES: DIRECÇÃO: / / 2015 ASSEMBLEIA GERAL: / / 2015 DOS ORÇAMENTO E PLANO DE ACTIVIDADES ANO DE 2016 APROVAÇÕES: DIRECÇÃO: / / 2015 CONSELHO FISCAL: / / 2015 ASSEMBLEIA GERAL: / / 2015 PLANO DE ACTIVIDADES PARA O ANO DE 2016 INTRODUÇÃO O próximo ano será

Leia mais

A solidariedade é este laço social que une cidadãos livres e iguais; o que não implica que a caridade desapareça.

A solidariedade é este laço social que une cidadãos livres e iguais; o que não implica que a caridade desapareça. Jean Louis laville, é sociólogo, professor no CNAM e co-director do laboratório interdisciplinar para a sociologia económica Lise. Autor de um dicionário da Outra Economia (Desclée de Brouwer) Aborda aqui

Leia mais

Ministério da Comunicação Social

Ministério da Comunicação Social Ministério da Comunicação Social Discurso de Sua Exa. Ministro da Comunicação Social, na Cerimónia de Abertura do 1º Encontro Nacional de Quadros da Comunicação Social Excelências Sr. Vice Ministro da

Leia mais

Discurso de Boas-Vindas Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade Murargy

Discurso de Boas-Vindas Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade Murargy VISITA DO VICE-PRESIDENTE DO BRASIL E SUA DELEGAÇÃO À SEDE DA CPLP (21 de abril de 2015) Discurso de Boas-Vindas Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade Murargy É com grande emoção e enorme satisfação,

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 8 de Junho de /11 FREMP 66 JAI 405 COHOM 159 DROIPEN 60 NOTA

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 8 de Junho de /11 FREMP 66 JAI 405 COHOM 159 DROIPEN 60 NOTA CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 8 de Junho de 2011 11268/11 NOTA de: para: Assunto: FREMP 66 JAI 405 COHOM 159 DROIPEN 60 Secretariado-Geral do Conselho Conselho (Justiça e Assuntos Internos) Projecto

Leia mais

ACORDO DE AMIZADE E COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A UCRÂNIA

ACORDO DE AMIZADE E COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A UCRÂNIA Resolução da Assembleia da República n.º 9/2002 Acordo de Amizade e Cooperação entre a República Portuguesa e a Ucrânia, assinado em Lisboa em 25 de Outubro de 2000 A Assembleia da República resolve, nos

Leia mais

Cerimónia Pública de Atribuição da Medalha de Ouro da Cidade de Almada ao Cidadão Joaquim Benite. Teatro Municipal de Almada 31 de Julho de 2009

Cerimónia Pública de Atribuição da Medalha de Ouro da Cidade de Almada ao Cidadão Joaquim Benite. Teatro Municipal de Almada 31 de Julho de 2009 ao Cidadão Joaquim Benite Teatro Municipal de Almada 31 de Julho de 2009 Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Almada Sr.ªs e Srs. Presidentes das Juntas de Freguesia Sr.ªs e Srs. Eleitos do Poder

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GABINETE DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GABINETE DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS 20º Encontro de Lisboa com as Delegações dos Bancos Centrais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Timor Leste à Assembleia Anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial 04

Leia mais

DIOCESE DE SÃO CARLOS

DIOCESE DE SÃO CARLOS DIOCESE DE SÃO CARLOS Lançamento do Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2019 Seja bem-vindo Seja bem-vinda INTRODUÇÃO Jesus Cristo Quaresma Conversão Ações de misericórdia Pessoal Comunitária Social

Leia mais

Respeitar é Preciso! ENCONTROS CMCs RESPEITAR É PRECISO! 2018

Respeitar é Preciso! ENCONTROS CMCs RESPEITAR É PRECISO! 2018 Respeitar é Preciso! ENCONTROS CMCs RESPEITAR É PRECISO! 2018 Respeitar é Preciso! OS OBJETIVOS DO PROJETO - O QUE BUSCAMOS NESTA JORNADA O que significa dizer que queremos trabalhar com Educação em Direitos

Leia mais

Distintos Participantes Caros convidados

Distintos Participantes Caros convidados ASSEMBLEIA NACIONAL Discurso do Presidente da Assembleia Nacional, Eng.º Jorge Santos, no Encerramento do Seminário sobre Integridade Judicial: Implementando os Princípios de Bangalore em Cabo Verde Cidade

Leia mais

Sejam Bem-Vindos! Mary Kay Ash

Sejam Bem-Vindos! Mary Kay Ash Sejam Bem-Vindos! Vislumbrei uma companhia na qual qualquer mulher poderia ter tanto sucesso quanto desejasse. As portas estariam abertas às oportunidades para as mulheres que estiverem dispostas a pagar

Leia mais

Pedro Pereira Leite. Museologia Social e Dignidade Humana

Pedro Pereira Leite. Museologia Social e Dignidade Humana Pedro Pereira Leite Museologia Social e Dignidade Humana Marca D Agua Editores 2017 Leite, Pedro Pereira, 1960 - ISBN- 978-972- 8750-21-3 DOI 10.13140/RG.2.2.19829.99045 Título: Museologia Social e Dignidade

Leia mais

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente. Conferência Comemorativa dos 30 Anos da Adesão de Portugal à CEE

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente. Conferência Comemorativa dos 30 Anos da Adesão de Portugal à CEE Conferência Comemorativa dos 30 Anos da Adesão de Portugal à CEE Palácio de S. Bento 21 de junho de 2016 Senhor Presidente da República, Senhora Presidente da Comissão de Assuntos Europeus, Senhora Procuradora-Geral

Leia mais

Redes Sociais e Sociedade em Rede...

Redes Sociais e Sociedade em Rede... gustavo.cardoso@iscte.pt I Seminário Internacional Centro Ruth Cardoso São Paulo USP, 25 Novembro 2010 Redes Sociais e Sociedade em Rede... gustavo.cardoso@iscte.pt Instituto Universitário de Lisboa Mudança

Leia mais

REUNIÃO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS RESPONSÁVEIS PELA JUVENTUDE E PELO DESPORTOS DA CPLP. Juventude, a energia inovadora da CPLP

REUNIÃO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS RESPONSÁVEIS PELA JUVENTUDE E PELO DESPORTOS DA CPLP. Juventude, a energia inovadora da CPLP REPÚBLICA DE ANGOLA REUNIÃO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS RESPONSÁVEIS PELA JUVENTUDE E PELO DESPORTOS DA CPLP Juventude, a energia inovadora da CPLP Benguela, 10 de Junho de 2011 DISCURSO DE ABERTURA 1

Leia mais

A Agenda Urbana a debate. Theatro Circo Braga, 8-9 de Junho Intervenção de Ana Paula Laissy

A Agenda Urbana a debate. Theatro Circo Braga, 8-9 de Junho Intervenção de Ana Paula Laissy A Agenda Urbana a debate Theatro Circo Braga, 8-9 de Junho 2017 Intervenção de Ana Paula Laissy Ex.mos Senhores presidentes da Câmara de Braga e do Eixo Atlântico Ex.mos Representantes dos governos de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ASSOCIAÇÃO PAR RESPOSTAS SOCIAIS OBJECTIVO 2015 CAMPANHA DO MILÉNIO DAS NAÇÕES UNIDAS

ORGANIZAÇÃO ASSOCIAÇÃO PAR RESPOSTAS SOCIAIS OBJECTIVO 2015 CAMPANHA DO MILÉNIO DAS NAÇÕES UNIDAS ORGANIZAÇÃO ASSOCIAÇÃO PAR RESPOSTAS SOCIAIS A Associação PAR Respostas Sociais é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, com sede em Lisboa, que visa contribuir

Leia mais

Construção permanente e permanentemente inacabada, Abril desafia-nos hoje enquanto indivíduos e enquanto comunidade.

Construção permanente e permanentemente inacabada, Abril desafia-nos hoje enquanto indivíduos e enquanto comunidade. INTERVENÇÃO NA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO BARREIRO COMEMORATIVA DO 42º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL E 40º ANIVERSÁRIO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA I. Boa noite. Bem-vindos às comemorações

Leia mais

CARTA DE LIBERDADE SINDICAL. Sindicato das/os Trabalhadoras/es do Serviço Público da Saúde do Estado do Paraná

CARTA DE LIBERDADE SINDICAL. Sindicato das/os Trabalhadoras/es do Serviço Público da Saúde do Estado do Paraná CARTA DE LIBERDADE SINDICAL Sindicato das/os Trabalhadoras/es do Serviço Público da Saúde do Estado do Paraná QUEM SOMOS Greve de 1991 S omos trabalhadoras e trabalhadores da saúde pública e defendemos

Leia mais

NÃO TEMAS CONFIAR EM DEUS, COM D. BOSCO! 1º CICLO

NÃO TEMAS CONFIAR EM DEUS, COM D. BOSCO! 1º CICLO 2ª FEIRA 08 DE JANEIRO DE 2018 Caseta de D. Bosco Bom Dia! Durante este mês de Janeiro, dedicado especialmente a São João Bosco, vamos viajar pelos sítios onde este santo, fundador dos salesianos, viveu,

Leia mais

PROJETO KUMPU TERA DI MININESA

PROJETO KUMPU TERA DI MININESA PROJETO KUMPU TERA DI MININESA Boa Governação para a Proteção Social da Criança CONSULTORIA: Jornalista especializado no âmbito da legislação e direitos da criança LOCALIZAÇÃO: Guiné-Bissau (Bissau) DURAÇÃO:

Leia mais

PROCLAMAÇÃO DE TEERÃO. Proclamada pela Conferência Internacional sobre Direitos Humanos em Teerão, a 13 de maio de 1968

PROCLAMAÇÃO DE TEERÃO. Proclamada pela Conferência Internacional sobre Direitos Humanos em Teerão, a 13 de maio de 1968 PROCLAMAÇÃO DE TEERÃO Proclamada pela Conferência Internacional sobre Direitos Humanos em Teerão, a 13 de maio de 1968 PROCLAMAÇÃO DE TEERÃO A Conferência Internacional sobre Direitos Humanos, Tendo reunido

Leia mais

= MENSAGEM DE ANO NOVO =

= MENSAGEM DE ANO NOVO = = MENSAGEM DE ANO NOVO = Açorianas e Açorianos, Encontramo-nos, uma vez mais, na época do ano em que tudo à nossa volta nos impele a vivermos em alegria, em harmonia, em união com a nossa família e amigos.

Leia mais

Mais do que a falta de recursos, urge erradicar a dependência continuada

Mais do que a falta de recursos, urge erradicar a dependência continuada Mais do que a falta de recursos, urge erradicar a dependência continuada Nas análises sobre a pobreza e exclusão, pobres e excluídos não são, frequentemente, tidos em consideração. São abordados como objectos

Leia mais

As linhas políticas do MTST:

As linhas políticas do MTST: As linhas políticas do MTST: Resolução final do I Encontro Nacional (2011) Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto QUEM SOMOS? O MTST é um movimento que organiza trabalhadores urbanos a partir do local em

Leia mais

Números e factos. António Barreto.

Números e factos. António Barreto. Números e factos António Barreto http://www.youtube.com/watch?v=hejjtqir9qa CONHECER PARA INTERVIR as perspectivas leigas nos sistemas de gestão integrada Lia Vasconcelos ltv@fct.unl.pt Departamento de

Leia mais

Na verdade, Brasil e Portugal têm uma responsabilidade especial relativamente à CPLP e que não pode ser rejeitada.

Na verdade, Brasil e Portugal têm uma responsabilidade especial relativamente à CPLP e que não pode ser rejeitada. Exmos. Minhas Senhoras e Meus Senhores Começo por agradecer o honroso convite do Governo da Bahia para proferir algumas palavras sobre a Actualidade da Lusofonia, convite a que naturalmente acedi com entusiasmo.

Leia mais

Anexo Entrevista G1.5

Anexo Entrevista G1.5 Entrevista G1.5 Entrevistado: E1.5 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 50 anos Masculino Cabo-verde 24 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias: -- crioulo Língua materna:

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno

Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação História e Geografia de Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno Tema / Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação C.2 O

Leia mais

República de Moçambique Presidência da República Comunicação Social como veículo para a promoção e manutenção da Paz

República de Moçambique Presidência da República Comunicação Social como veículo para a promoção e manutenção da Paz República de Moçambique Presidência da República Comunicação Social como veículo para a promoção e manutenção da Paz Discurso de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique,

Leia mais

Senhora Presidente da Câmara, Caros Colegas,

Senhora Presidente da Câmara, Caros Colegas, 34.ª Sessão do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa Sessão da Câmara das Regiões Hemicycle of the Palais de l Europe in Strasbourg 28.03.2018 9h00 / 12h00 Permitam-me que inicie

Leia mais

LETRAMENTO POLÍTICO E MILITÂNCIA NA OCUPAÇÃO PAULO FREIRE EM BELO HORIZONTE

LETRAMENTO POLÍTICO E MILITÂNCIA NA OCUPAÇÃO PAULO FREIRE EM BELO HORIZONTE LETRAMENTO POLÍTICO E MILITÂNCIA NA OCUPAÇÃO PAULO FREIRE EM BELO HORIZONTE Maura Rodrigues Estevão 1 ¹Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ mauratual@hotmail.com Resumo: Este artigo objetiva

Leia mais

O B R A S C O M P L E TA S D E E D U A R D O LO U R E N Ç O I HETERODOXIAS

O B R A S C O M P L E TA S D E E D U A R D O LO U R E N Ç O I HETERODOXIAS Eduardo Lourenço OBRAS COMPLETAS DE EDUARDO LOURENÇO I HETERODOXIAS Obras Completas de Eduardo Lourenço Comissão de Honra Maria Helena da Rocha Pereira José Gil Guilherme d Oliveira Martins Carlos Mendes

Leia mais

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA CONFERÊNCIA PORTUGAL NA OSCE: REALIZAÇÕES E DESAFIOS PALÁCIO DE SÃO BENTO 12 de abril de 2017 Foi em 1973 que se reuniu em

Leia mais

Depois da guerra total, a humanidade via-se confrontada com o horror total dos campos de concentração.

Depois da guerra total, a humanidade via-se confrontada com o horror total dos campos de concentração. Senhor Provedor de Justiça, Senhora Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Senhores Vice-Presidentes da Assembleia da República, Senhores Presidentes dos Grupos Parlamentares e

Leia mais

a) A multidimensionalidade da pobreza b) A interacção multidimensional

a) A multidimensionalidade da pobreza b) A interacção multidimensional a) A multidimensionalidade da pobreza b) A interacção multidimensional a) A multidimensionalidade da pobreza A Cáritas sabe que as pessoas pobres não só são vítimas, mas também actores; acredita na dignidade

Leia mais