EXTORSÃO. Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa. - Elementos do tipo: - Constranger: obrigar, compelir.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXTORSÃO. Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa. - Elementos do tipo: - Constranger: obrigar, compelir."

Transcrição

1 EXTORSÃO Art Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa. - Elementos do tipo: - Constranger: obrigar, compelir. - Mediante violência: considera-se apenas a violência real; - Grave ameaça: é a promessa de um mal grave e iminente (exs.: anúncio de morte, lesão, seqüestro). - A extorsão consiste em empregar violência ou grave ameaça com a intenção ou de obter indevida vantagem econômica, ou para obrigar a vítima a fazer, deixar de fazer ou tolerar que se faça algo. - Com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica - É o ânimo de apossamento definitivo do patrimônio alheio. É o que difere do crime de constrangimento ilegal. - Ao contrário do crime de roubo, a lei não limitou a vantagem indevida a coisa móvel, de modo que é possível até mesmo a transferência de imóvel da vítima para o agente. - Fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa. Roubo e Extorsão - Segundo a doutrina clássica de Nelson Hungria, no roubo o bem é tirado da vítima, e na extorsão a vítima entrega o bem. - Entretanto, a doutrina e a jurisprudência moderna discordam dessa teoria, afirmando que, para que o crime seja de extorsão, é necessário que, após o emprego da violência ou grave ameaça, a vítima tenha alguma opção de escolha, sendo sua colaboração imprescindível para que o agente obtenha a vantagem visada. - Além da colaboração da vítima, é necessário que haja um espaço de tempo. Enquanto no roubo a ação e o resultado são concomitantes, na extorsão o mal prometido e a vantagem são futuros.

2 - Questão polêmica é a que diz respeito ao constrangimento da vítima para sacar dinheiro em caixa eletrônico. Para a jurisprudência, o delito é de extorsão (art. 158 do CP) e não de roubo (art.157, 2.º, inc.v, do CP), com fundamento no princípio da dispensabilidade ou indispensabilidade da conduta da vítima. - Entretanto, quando o autor constrange a vítima a lhe entregar somente o cartão magnético ou então o dinheiro já sacado, a hipótese é de roubo e não de extorsão, uma vez que ele pode, para obter o dinheiro, dispensar a ação da vítima; a solução será diversa quando a vítima é coagida a retirar o dinheiro do banco mediante a emissão de cheque, caso em que o autor não pode prescindir de seu comportamento. Caso de telefonemas intimidadores e exigir compras de cartões telefônicos, o crime será de extorsão. Diferença entre Extorsão e Exercício Arbitrário das Próprias Razões Na extorsão o agente visa a uma vantagem patrimonial indevida, enquanto no exercício arbitrário das próprias razões a vantagem é devida (art. 345 do CP). Diferença entre Extorsão e Estelionato Para se saber se o crime é o de extorsão, deve-se verificar se a entrega do objeto material foi espontânea (voluntária) ou não. No estelionato, a entrega é espontânea porque a vítima está sendo enganada; na extorsão, esta entrega a coisa contra a sua vontade para evitar um mal maior. No estelionato, a vítima não sabe que está havendo um crime. Extorsão e Constrangimento Ilegal Tanto na extorsão quanto no constrangimento ilegal, o agente emprega violência ou grave ameaça contra a vítima, no sentido de que faça ou deixe de fazer alguma coisa. A diferença entre extorsão e constrangimento ilegal está na finalidade: no constrangimento ilegal, o sujeito ativo deseja que a vítima se comporte de determinada maneira, para obter qualquer tipo de vantagem. Na extorsão, o constrangimento é realizado com o objetivo expresso no tipo de obter indevida vantagem econômica. O constrangimento ilegal é um crime subsidiário. Extorsão e Concussão (art. 316) A concussão pode ser entendida como uma modalidade especial de extorsão cometida pelo funcionário público.

3 Os crimes diferenciam-se apenas quanto ao modo que são praticados: na extorsão há emprego de violência ou grave ameaça, enquanto que na concussão o funcionário público deve exigir a vantagem indevida sem uso de violência ou grave ameaça. - Sujeito Ativo: Qualquer pessoa - Sujeito Passivo: Qualquer pessoa - Elemento subjetivo: É o dolo. - Elemento subjetivo do tipo específico: É o ânimo de apossamento definitivo do patrimônio alheio, espelhado pelos termos com o fim de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica. - Objeto Jurídico: A principal é a inviolabilidade do patrimônio. A secundária é a proteção à vida, integridade física, liberdade pessoal e tranqüilidade do espírito. - Objeto Material: aquele que for agredido ou cerceado na sua liberdade. - Classificação: Comum, de dano e formal. - Momento Consumativo: Há três estágios para o cometimento da extorsão: a) o agente constrange a vítima, valendo-se de violência ou grave ameaça; b) a vítima age, por conta disso, fazendo, tolerando que se faça ou deixe de fazer alguma coisa; c) o agente obtém a vantagem indevida. O crime somente se consuma no segundo estágio, ou seja, quando a vítima faz, deixa de fazer ou tolera que se faça alguma coisa. Súmula n. 96 do STJ: O crime de extorsão consuma-se independentemente da obtenção da vantagem indevida. É, portanto, um crime formal. A obtenção da indevida vantagem econômica é considerado mero exaurimento do crime, podendo ter conseqüências somente no momento da aplicação da pena-base. Caso haja o constrangimento e a vítima faça e deixa de fazer alguma coisa e seja marcado data e hora para recebimento da vantagem indevida, o agente não pode ser preso em flagrante no momento da vantagem indevida, pois o crime já se consumou desde quando a vítima fez ou deixou de fazer algo. Tentativa:

4 A tentativa é possível quando o constrangido não realiza a conduta, por circunstâncias alheias à vontade do autor. - Causas de aumento de pena: Ao contrário do crime de roubo que tem cinco causas de aumento de pena, o crime de extorsão tem apenas duas. Emprego de arma Arma é qualquer instrumento que tenha poder vulnerante; pode ser própria ou imprópria (qualquer objeto que possa matar ou ferir, mas que não possui esta finalidade específica, como, por exemplo, faca, tesoura, espeto etc.). A simples simulação de arma ou arma de brinquedo não fazem incidir o aumento da pena. Concurso de duas ou mais pessoas As anotações feitas a respeito do concurso de pessoas no furto (art. 155 do CP) aplicam-se à extorsão. O menor e o autor desconhecidos são computados para o número de duas mais pessoas. Segundo STJ e STF, poderá haver concurso material entre extorsão majorado por concurso de pessoas e quadrilha ou bando (art. 288 do CPP). Segundo Grecco, haveria bis in idem. Extorsão qualificada pelo resultado Art. 158, 2.º, do Código Penal 2º - Aplica-se à extorsão praticada mediante violência o disposto no 3º do artigo 157. De acordo com a primeira parte do dispositivo: se da violência resulta lesão corporal de natureza grave, a pena é de reclusão, de 7 (sete) a 15 (quinze) anos, além de multa. Se a lesão é leve, esta fica absorvida. A parte final dispõe que se resulta morte, a reclusão é de 20 (vinte) a 30 (trinta) anos, sem prejuízo da multa. A extorsão será qualificada se a morte ou a lesão corporal grave resultarem da violência ; o tipo não menciona a grave ameaça. Tem-se, como regra, que a morte ou lesão corporal grave, resultando de violência, pode ser de qualquer pessoa e não somente à vítima. A exceção

5 encontra-se na morte ou lesão corporal grave de co-autor ou partícipe. Ex. matar o comparsa para não dividir o dinheiro. Seqüestro relâmpago, Incluído pela Lei nº , de o Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção da vantagem econômica, a pena é de reclusão, de 6 (seis) a 12 (doze) anos, além da multa; se resulta lesão corporal grave ou morte, aplicam-se as penas previstas no art. 159, 2 o e 3 o, respectivamente. Ex. obrigar a vítima a fazer saques em caixas eletrônicos, privando-a da liberdade Praticar sequestro relâmpago ou matar uma pessoa no Brasil é a mesma coisa (no que diz respeito à pena mínima). Desproporcionalidade entre o roubo e o sequestro relâmpago: há desproporcionalidade também em relação ao roubo com privação da liberdade da vítima. Nesse caso (roubo agravado) a pena mínima é de cinco anos e quatro meses de reclusão. No sequestro relâmpago a pena mínima é de seis anos de reclusão. Tanto no roubo como no sequestro relâmpago o objetivo do agente é o patrimônio. Bens jurídicos idênticos, modo de execução idêntico: não se justifica pena distinta. Cabe ao juiz julgar inconstitucional a pena do art. 158, 3º, do CP, aplicando a pena mínima do art. 157, 2º, V, do CP. Caso o agente subtraia bens da vítima em primeiro lugar (o carro, a carteira, dinheiro etc.) e depois praticar o sequestro relâmpago temos dois delitos: roubo (art. 157) + art. 158, 3º (extorsão). Concurso de crimes material ou formal? a clássica jurisprudência do STF sempre enfocou o tema (roubo + extorsão) como concurso material de crimes. O TJDFT também posiciona-se nesse sentido. Não é crime hediondo, exceto se resultar morte. A privação da liberdade no roubo, no sequestro relâmpago e na extorsão mediante sequestro (diferenças): Roubo com restrição de liberdade (art. 157, 2º, V) - haverá roubo quando o agente, apesar de prescindir (não necessitar) da colaboração da vítima para apoderar-se da coisa visada, restringe sua liberdade de locomoção para garantir o sucesso da empreitada (da subtração ou da fuga); Extorsão com restrição de liberdade (art. 158, 3º) - Ocorre extorsão (seqüestro relâmpago) quando o agente, dependendo da colaboração da vítima

6 para alcançar a vantagem econômica visada, priva o ofendido da sua liberdade de locomoção pelo tempo necessário até que o locupletamento se concretize; Extorsão mediante seqüestro (art. 159) - teremos extorsão mediante sequestro quando o agente, privando a vítima do seu direito de liberdade, condiciona sua liberdade ao pagamento de resgate a ser efetivado por terceira pessoa (ligada, direta ou indiretamente, à vítima).

7 EXTORSÃO MEDIANTE SEQÜESTRO - Art Seqüestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condição ou preço do resgate: Pena - reclusão, de oito a quinze anos. - Elementos do tipo: Pode-se identificar os seguintes elementos que compõem o delito em estudo: Sequestrar privar liberdade de alguém; Com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condição ou preço do resgate - especial fim de agir que o diferencia do crime de seqüestro. Embora o tipo traga a expressão qualquer vantagem, a vantagem tem que ser econômica, pois está inserido nos crimes patrimoniais. Trata-se de crime hediondo em todas as modalidades (forma simples ou qualificada). A maioria da doutrina entende que se a vantagem visada for devida haverá concurso entre os crimes de seqüestro (art. 148) e exercício arbitrário das próprias razões. Portanto, só existe extorsão mediante seqüestro se a vantagem for indevida e necessariamente patrimonial. Animal capturado para exigência de resgate não caracteriza o art. 159 do Código Penal, que exige como vítima pessoa. Diferenciar os três sequestros. - Sujeito Ativo: Sujeito ativo é qualquer pessoa. - Sujeito Passivo: Sujeito Passivo é qualquer pessoa. Admite-se a pluralidade de sujeitos passivos um que é seqüestrado e o outro a quem se dirige a finalidade do agente de obter a vantagem. - Elemento subjetivo do tipo específico: é o ânimo de apossamento definitivo de patrimônio alheio ou outra vantagem, espelhado pelos termos com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condição ou preço do resgate. - É a finalidade especial de obter a vantagem que diferencia a extorsão mediante sequestro do crime de sequestro, que é subsidiário. - Elemento subjetivo: é o dolo.

8 - Objeto Jurídico: A inviolabilidade do patrimônio e a liberdade de locomoção. Trata-se de crime complexo. - Objeto Material: o patrimônio subtraído e aquele que tiver sua liberdade cerceada. - Classificação: Comum, permanente e formal. - Momento Consumativo: - O crime se consuma no momento do seqüestro, com a privação da liberdade de locomoção da vítima. Trata-se, portanto, de crime formal, já que não exige o pagamento do resgate considerado simples exaurimento. - Tentativa: - A tentativa é possível quando, iniciado o ato de seqüestrar, os agentes não tiverem êxito na captura da vítima. - - Formas Qualificadas - Art. 159, 1.º, do Código Penal - A pena é de reclusão de 12 (doze) a 20 (vinte) anos, se: - a) o seqüestro dura mais de 24 horas gera maior perigo de lesão à vítima, especialmente no campo psicológico. Quase todas as extorsões mediante sequestro são qualificadas, pois dificilmente a vítima passa menos de 24 horas no cativeiro; - b) a vítima tem menos de 18 ou maior de 60 anos; - Porém, se a vítima é menor de 14 anos, não se aplica a qualificadora prevista nesse parágrafo, mas sim o art. 9.º da Lei n /90 (Lei dos Crimes Hediondos), que manda acrescer a pena de metade, respeitando o limite máximo de 30 anos de reclusão. - c) o crime é praticado por quadrilha. - Quadrilha é a associação não eventual de no mínimo quatro pessoas para a prática de crimes. Ao contrário dos crimes de furto e roubo, que exigem apenas o concurso de duas ou mais pessoas. - Segundo STJ, poderá haver concurso material entre extorsão mediante sequestro qualificada por concurso de pessoas e quadrilha ou bando (art. 288 do CPP). - Art. 159, 2.º e 3.º, do Código Penal

9 - A pena é de reclusão de 16 (dezesseis) a 24 (vinte e quatro) anos, se resulta em lesão grave. E de 24 (vinte e quatro) a 30 (trinta) anos, se resulta em morte. - São crimes qualificados pelo resultado, pois existe dolo na conduta antecedente (extorsão mediante seqüestro) e dolo ou culpa na conduta subseqüente (morte). - O reconhecimento de uma qualificadora mais grave afasta o reconhecimento de uma qualificadora menos grave. - O art. 9.º da Lei dos Crimes Hediondos dispõe aumentar da metade a pena na extorsão mediante seqüestro nas três hipóteses do art. 224 do CP: - I - vítima com idade não superior a 14 anos; - II - se a vítima é doente mental e os seqüestradores sabem dessa condição; - III - se a vítima não pode, por qualquer outra causa, oferecer resistência. - Se a vítima tem menos de 14 anos, só se aplica o art. 9.º da Lei dos Crimes Hediondos. A qualificadora prevista no art. 159, 1.º, do Código Penal é afastada. - Em caso de extorsão mediante sequestro qualificada pelo resultado morte contra qualquer dessas vítimas, a pena mínima se confunde com a máxima (24 anos + metade). Segundo Nucci, fere o princípio da individualização da pena. - Delação Eficaz ou Premiada Art. 159, 4.º, do Código Penal - Se o crime for praticado em concurso (duas ou mais pessoas), o concorrente (co-autores e partícipes) que denunciar o fato à autoridade, facilitando a libertação da vítima, terá sua pena reduzida de 1/3 a 2/3 (um a dois terços). - São requisitos da delação premiada: - A) que o crime tenha sido cometido concurso. Se o agente sequestrar sozinho não fará jus à causa de diminuição de pena; - B) que um dos agentes denuncie à autoridade; - C) facilitação da libertação do sequestrado. - O parágrafo foi inserido pela Lei dos Crimes Hediondos, alterada pela Lei n /96. Trata-se de causa de diminuição de pena. - Haverá a diminuição da pena se a delação efetivamente facilitar a libertação da vítima. Quanto maior a colaboração, maior será a redução da pena.

10 - Não é obrigatória a identificação dos co-autores e partícipes, nem mesmo a entrega do produto do crime, bastando apenas a libertação do seqüestrado.

11 Extorsão indireta Art Exigir ou receber, como garantia de dívida, abusando da situação de alguém, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vítima ou contra terceiro: Pena - reclusão, de um a três anos, e multa. - Elementos do tipo: - Exigir (ordenar) ou receber (aceitar), como garantia de dívida, abusando (exagerando da posição de superioridade) da vítima, um documento passível de gerar um procedimento criminal (inquérito ou processo) contra alguém. - São elementos do tipo: - A) a conduta de exigir ou receber documento que possa dar causa a procedimento criminal contra a vítima ou terceiro; - B) existência de uma dívida entre o sujeito ativo e passivo; - C) abuso da situação de inferioridade em que se encontra o sujeito passivo; - D) a finalidade de, por meio de documento exigido, garantir o pagamento do sujeito passivo, sob ameaça de um processo penal. - Ex. cheques sem fundos; promissória com assinatura falsa; confissão de autoria de um crime. - Sujeito Ativo: é o credor de uma dívida. - Sujeito Passivo: é o devedor que entrega o documento ao agente. - Elemento subjetivo do tipo específico: É a finalidade de garantir uma dívida. - Elemento subjetivo: É o dolo. - Objeto Jurídico: O patrimônio e a liberdade. - Objeto Material: É o documento utilizado pelo autor do crime. - Classificação: Próprio e formal - Momento Consumativo: No momento da exigência ou do recebimento do documento em garantia da dívida, independentemente do resultado naturalístico, qual seja possibilidade de dar causa à instauração de procedimento criminal. - Tentativa: É admissível. Ex. exigência por escrito.

Direito Penal. Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro

Direito Penal. Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro Direito Penal Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro Sequestro Relâmpago Art. 158, 3, CP: Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção

Leia mais

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 10ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO Art. 159 - Seqüestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem,

Leia mais

Direito Penal. Roubo e Extorsão

Direito Penal. Roubo e Extorsão Direito Penal Roubo e Extorsão Roubo Impróprio Art. 157, 1, do CP Na mesma pena (do caput - reclusão de 4 a 8 anos, e multa) incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra a pessoa

Leia mais

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I).

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). Curso/Disciplina: Noções de Direito Penal Aula: Noções de Direito Penal - 28 Professor : Leonardo Galardo Monitor : Virgilio Frederich Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). 1. Crimes de furto e

Leia mais

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO LEGALE CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO Crimes contra o Patrimônio A partir do art. 155, o Código Penal traz os crimes contra o patrimônio FURTO Crimes contra o Patrimônio - Furto Furto Subtrair para si ou para

Leia mais

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação)

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) EXTORSÃO Crimes contra o Patrimônio - Extorsão Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida

Leia mais

A pena é de reclusão de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, e multa (é a mesma pena do roubo).

A pena é de reclusão de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, e multa (é a mesma pena do roubo). EXTORSÃO ART. 158 DO CÓDIGO PENAL A extorsão consiste em empregar violência ou grave ameaça com a intenção ou de obter indevida vantagem econômica, ou para obrigar a vítima a fazer, deixar de fazer ou

Leia mais

PRÉ-AULA. Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

PRÉ-AULA. Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa. PRÉ-AULA Extorsão Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar

Leia mais

É a pessoa contra a qual recai o constrangimento.

É a pessoa contra a qual recai o constrangimento. rogério greco extorsão (Art. 158 do Cp) introdução ClAssiFiCAçãO doutrinária O agente deve constranger a vítima, impondo-lhe um comportamento positivo ou negativo, determinando que faça, tolere que se

Leia mais

ROUBO. (continuação)

ROUBO. (continuação) LEGALE ROUBO (continuação) Crimes contra o Patrimônio - Roubo Atenção: - Latrocínio é crime hediondo - No latrocínio tem responsabilidade objetiva EXTORSÃO Crimes contra o Patrimônio - Extorsão Constranger

Leia mais

1. CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO.

1. CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO. 1. CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO. Patrimônio - Conceito: Complexo de relações jurídicas pertencentes a alguém e com valor econômico. Para o direito penal também se considera os bens que não tenham valor econômico,

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO 1 Art. 323 - Abandonar cargo público, fora dos casos permitidos em lei: Pena - detenção, de quinze dias a

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II Direito Penal Art. 130 e Seguintes II Constrangimento Ilegal Art. 146 do CP: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade

Leia mais

DIREITO PENAL. 1. Roubo art. 157, CP:

DIREITO PENAL. 1. Roubo art. 157, CP: 1 PONTO 1: Roubo PONTO 2: Extorsão PONTO 3: Apropriação Indébita Previdenciária 1. Roubo art. 157, CP: Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência

Leia mais

Constrangimento Ilegal

Constrangimento Ilegal Constrangimento Ilegal Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei

Leia mais

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO

Leia mais

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal Iv

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal Iv DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 6ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal Iv 2 1 E DA EXTORSÃO Art. 157 Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave

Leia mais

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 6ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 1 - Roubo impróprio 1º - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência

Leia mais

Subtrair e coisa alheia móvel já foram objeto de análise no módulo relativoao crime de furto.

Subtrair e coisa alheia móvel já foram objeto de análise no módulo relativoao crime de furto. DIREITO PENAL ROUBO ART. 157 DO CÓDIGO PENAL Enquanto o furto é a subtração pura e simples de coisa alheia móvel, para si ou para outrem (art. 155 do CP), o roubo é a subtração de coisa móvel alheia, para

Leia mais

Direito Penal. Furto e Roubo

Direito Penal. Furto e Roubo Direito Penal Furto e Roubo Furto Art. 155 do CP Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel. Pena reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Furto Objetividade Jurídica: Patrimônio. Sujeito

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL Prof. Joerberth Pinto Nunes Crimes contra a Administração Pública 01) art. 312, CP -Espécies : caput : peculato-apropriação e peculato-desvio -Parágrafo

Leia mais

Direito Penal. Estelionato e Receptação

Direito Penal. Estelionato e Receptação Direito Penal Estelionato e Receptação Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

Leia mais

CÓDIGO PENAL MILITAR CFS Cap Rogério. CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO Arts

CÓDIGO PENAL MILITAR CFS Cap Rogério. CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO Arts CÓDIGO PENAL MILITAR CFS- 2016 Cap Rogério CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO Arts. 240-256 FURTO (IMPROPRIAMENTE MILITAR) art. 240 SUBTRAIR PARA SI OU PARA OUTREM COISA ALHEIA MÓVEL DOLO DE PERMANECER COM A COISA

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal: Dos crimes

Leia mais

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública:

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública: Página1 Curso/Disciplina: Direito Penal - Parte Especial Aula: 62 - Usurpação de Função Pública (Parte II) e Resistência. Professor(a): Marcelo Uzêda Monitor(a): Leonardo Lima Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE

Leia mais

Direito Penal III. Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções:

Direito Penal III. Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções: Aula 11 25/04/2012 2.6 DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções: 1. Dos crimes

Leia mais

Rogério Greco. Lei n o /2009. Seqüestro Relâmpago

Rogério Greco. Lei n o /2009. Seqüestro Relâmpago Rogério Greco A d e n d o Lei n o 11.923/2009 Seqüestro Relâmpago Niterói, RJ 2009 SEQÜESTRO RELÂMPAGO A Lei nº 11.923, de 17 de abril 2009, inclui o 3º ao art. 158 do Código Penal, criando, assim, mais

Leia mais

SISTEMÁTICA JURÍDICA DO DELITO DE EXTORSÃO RESUMO

SISTEMÁTICA JURÍDICA DO DELITO DE EXTORSÃO RESUMO SISTEMÁTICA JURÍDICA DO DELITO DE EXTORSÃO Tiago Ribeiro 1 RESUMO O objetivo principal deste trabalho é analisar o delito de extorsão em nosso ordenamento jurídico, conceituando-o, esmiuçando todas as

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Oficial de Justiça Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal, dos crimes praticados por funcionários

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM

Leia mais

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL 1. Usurpação de função pública O crime é, em regra, praticado por particular (aquele que não exerce função pública), mas parte da doutrina

Leia mais

Direito Administrativo e Constitucional

Direito Administrativo e Constitucional Direito Administrativo e Constitucional Código Penal Artigos 312 a 32701 Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo e Constitucional CÓDIGO PENAL TÍTULO XI Dos Crimes

Leia mais

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Direito Penal Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Crimes Contra a Dignidade Sexual Nomenclatura Título VI do Código Penal: antes Crimes Contra os Costumes, atualmente Crimes

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

Direito Penal. Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal LEI Nº 8.072, DE 25 DE JULHO DE 1990 Dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos

Leia mais

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Prof. Fernando Antunes Soubhia CAPÍTULO VI DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL SEÇÃO I DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE PESSOAL Constrangimento Ilegal Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de

Leia mais

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal LEGALE Lesões corporais as lesões corporais não atacam a vida da pessoa e sim a sua integridade corporal. É por isso que as lesões corporais seguidas de morte não são julgadas pelo Júri. As lesões podem

Leia mais

Direito Penal. Dano e Apropriação Indébita

Direito Penal. Dano e Apropriação Indébita Direito Penal Dano e Apropriação Indébita Dano Art. 163 do CP: Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. - Infração penal de menor potencial

Leia mais

Direito Penal. Concurso de Crimes

Direito Penal. Concurso de Crimes Direito Penal Concurso de Crimes Distinções Preliminares Concurso de crimes ou delitos X Concurso de pessoas ou agentes X Concurso de normas ou conflito aparente de normas penais - Concurso de crimes ou

Leia mais

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes Lei de Tortura Liana Ximenes 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Lei de Tortura -A Lei não define o que é Tortura, mas explicita o que constitui tortura. -Equiparação

Leia mais

Aula nº 54. Liberdade Provisória (continuação)

Aula nº 54. Liberdade Provisória (continuação) Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Aula: Liberdade Provisória - 54 Professor(a): Marcelo Machado Monitor(a): Adriana Vasconcellos Pereira Aula nº 54 Liberdade Provisória (continuação) O valor da

Leia mais

DESISTÊNCIA ARREPENDIMENTO

DESISTÊNCIA ARREPENDIMENTO DESISTÊNCIA E ARREPENDIMENTO A tentativa é perfeita quando o agente fez tudo o que podia, praticando todos os atos executórios, mas não obteve o resultado por circunstâncias alheias a sua vontade. Aplica-se

Leia mais

APONTAMENTOS SOBE O DELITO DE EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO

APONTAMENTOS SOBE O DELITO DE EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO APONTAMENTOS SOBE O DELITO DE EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO Tiago Ribeiro 1 RESUMO O objetivo principal deste trabalho é analisar o delito de extorsão mediante sequestro, um crime contemporâneo, e que como

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM Atualização legislativa (Lei 13.344/2016) TRÁFICO DE PESSOAS Revogação dos arts. 231 e 231-A do CP Criação do art. 149-A do CP Alteração do art.

Leia mais

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de crimes hediondos. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Art. 2º Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis

Leia mais

Peculato Eletrônico Peculato Pirataria - Inserção de dados Falsos: 313 A. O peculato culposo está descrito no art. 312, 2.º, do Código Penal.

Peculato Eletrônico Peculato Pirataria - Inserção de dados Falsos: 313 A. O peculato culposo está descrito no art. 312, 2.º, do Código Penal. 2. PECULATO 2.1. Peculato Doloso Peculato-apropriação: art. 312, caput, primeira parte. Peculato-desvio: art. 312, caput, segunda parte. Peculato-furto: art. 312, 1.º. Peculato mediante erro de outrem:

Leia mais

23/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

23/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 15ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 ESTELIONATO E OUTRAS FRAUDES Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo

Leia mais

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação)

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A HONRA (continuação) Difamação Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação Atenção: difamar é imputar a prática de um fato Pena: detenção (de 3 meses a 1 ano, e multa)

Leia mais

CONFLITO APARENTE DE NORMAS PENAIS

CONFLITO APARENTE DE NORMAS PENAIS CONFLITO APARENTE DE NORMAS PENAIS Diferença entre: CONFLITO APARENTE DE ILICITOS PENAIS e CONCURSO DE CRIMES: No CONFLITO APARENTE DE ILICITOS PENAIS: temos um crime, e aparentemente DUAS ou mais leis

Leia mais

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL Prof. Hélio Ramos DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERÁVEL Sedução - Art. 217: REVOGADO lei 11.106/2005. Estupro de vulnerável

Leia mais

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Penas privativas de liberdade. Prof.ª Maria Cristina Cálculo da pena Art. 68 A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código, em seguida serão consideradas as circunstâncias

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal TEMA: Diversos 1. Um militar das Forças Armadas, durante a prestação de serviço na organização militar onde ele servia, foi preso em flagrante delito por estar na

Leia mais

A LEI E A MAJORANTE DO EMPREGO DE ARMA NO CRIME DE ROUBO BELO HORIZONTE, 18 DE JUNHO DE 2018

A LEI E A MAJORANTE DO EMPREGO DE ARMA NO CRIME DE ROUBO BELO HORIZONTE, 18 DE JUNHO DE 2018 A LEI 13.654 E A MAJORANTE DO EMPREGO DE ARMA NO CRIME DE ROUBO BELO HORIZONTE, 18 DE JUNHO DE 2018 LEI 13.654, de 23 de abril de 2018 (publicada no DOU de 24/04/2018) Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de

Leia mais

CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PARTE II).

CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PARTE II). Curso/Disciplina: Noções de Direito Penal Aula: Noções de Direito Penal - 27 Professor : Leonardo Galardo Monitor : Virgilio Frederich Aula 27 CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PARTE II). 1. Crimes

Leia mais

ART. 158 EXTORSÃO 1. CONCEITO A definição do crime de extorsão consta do art. 158 do Código Penal: Constranger alguém, mediante violência ou grave

ART. 158 EXTORSÃO 1. CONCEITO A definição do crime de extorsão consta do art. 158 do Código Penal: Constranger alguém, mediante violência ou grave ART. 158 EXTORSÃO 1. CONCEITO A definição do crime de extorsão consta do art. 158 do Código Penal: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem

Leia mais

Reparação de Dano. A reparação do dano sempre beneficia o agente

Reparação de Dano. A reparação do dano sempre beneficia o agente LEGALE Reparação de Dano Reparação de Dano A reparação do dano sempre beneficia o agente Reparação de Dano Se o agente voluntariamente reparar o dano ou restituir a coisa, antes do recebimento da denúncia

Leia mais

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1 HABEAS DATA: CRIMES RESUMO PRATICADOS PRÁTICO POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1. Crimes praticados

Leia mais

Direito Penal. Polícia Rodoviária Federal

Direito Penal. Polícia Rodoviária Federal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Período: 2008-2017 Sumário Direito Penal... 3 Princípios do Direito Penal... 3 Conflitos de Leis Penais no Tempo... 3 Conflito Aparente de Normas Penais...

Leia mais

16/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

16/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 12ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 SUPRESSÃO OU ALTERAÇÃO DE MARCA EM ANIMAIS Art. 162 - Suprimir ou alterar, indevidamente, em gado

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena Parte IV

Direito Penal. Teoria da Pena Parte IV Direito Penal Teoria da Pena Parte IV Da Aplicação da Pena Disciplina Legal - Título V da Parte Geral do CP / Da Aplicação da Pena (arts. 59 a 76); - critério trifásico (reforma da Parte Geral do CP em

Leia mais

OS CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO: FURTO E ROUBO

OS CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO: FURTO E ROUBO OS CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO: FURTO E ROUBO Evelyn Cristina Freitas do NASCIMENTO 1 Gabriella GIANNINI 2 Heverton Clayton MENDES 3 Jessica Daiane da FONSECA 4 Daniel Goro TAKEY RESUMO: Este artigo apresenta

Leia mais

Crimes contra o Patrimônio Estelionato e outras fraudes

Crimes contra o Patrimônio Estelionato e outras fraudes LEGALE ESTELIONATO Crimes contra o Patrimônio Estelionato e outras fraudes Estelionato Vejamos os videos do YouTube acerca dos golpes (estelionatos): https://www.youtube.com/watch?v=eto1zz ep-lg (5min)

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Da dosimetria da pena Marcelo Augusto Paiva Pereira Como citar este comentário: PEREIRA, Marcelo Augusto Paiva. Da dosimetria da pena. Disponível em http://www.iuspedia.com.br01

Leia mais

CRIMES CONTRA A PESSOA

CRIMES CONTRA A PESSOA LEGALE CRIMES CONTRA A PESSOA Honra (continuação) Honra Injúria Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro Atenção: Injuriar não é imputar a prática de um fato Honra Pena: detenção (de 1 a

Leia mais

07/09/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal III

07/09/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal III DIREITO PENAL III LEGISLAÇÃO ESPECIAL 11ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal III 2 1 Art 129 Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a

Leia mais

CRISTIANE DUPRET ADENDO LEI Nº /2009

CRISTIANE DUPRET ADENDO LEI Nº /2009 CRISTIANE DUPRET ADENDO LEI Nº 11.923 /2009 Niterói, RJ 2009 CAPÍTULO 30 DOS CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO... Manual de Direito Penal EXTORSÃO ART. 158 Art. 158. Constranger alguém, mediante violência ou

Leia mais

Ponto 9 do plano de ensino

Ponto 9 do plano de ensino Ponto 9 do plano de ensino Concurso formal e material de crimes. Vedação ao concurso formal mais gravoso. Desígnios autônomos. Crime continuado: requisitos. Erro na execução. Resultado diverso do pretendido.

Leia mais

TEMA: Aumento das Penas e Crime Hediondo para Corrupção de Altos Valores (arts. 5º, 3º e 7º do PL) MEDIDA 3 (Versão 05/11/16 às 10:40)

TEMA: Aumento das Penas e Crime Hediondo para Corrupção de Altos Valores (arts. 5º, 3º e 7º do PL) MEDIDA 3 (Versão 05/11/16 às 10:40) CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSULTORIA LEGISLATIVA ÁREA XXII - DIREITO PENAL, PROCESSUAL PENAL E PROCEDIMENTOS INVESTIGATÓRIOS PARLAMENTARES COMISSÃO ESPECIAL PL 4.850/16 10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO MEDIDA

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Dignidade Sexual III

Direito Penal. Crimes Contra a Dignidade Sexual III Direito Penal Crimes Contra a Dignidade Sexual III Estupro de Vulnerável Art. 217-A do CP: Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos: Pena reclusão, de oito a quinze anos.

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 19

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 19 Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 17 Guia de leitura da Coleção... 19 TÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A PESSOA... 21 1. Dos crimes contra a vida... 24 1.1. Homicídio... 24 1.1.1. Bem jurídico... 24

Leia mais

Receptação. Receptação imprópria art. 180, caput, 2.ª parte, do CP

Receptação. Receptação imprópria art. 180, caput, 2.ª parte, do CP Receptação Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba

Leia mais

Direito Penal. Consumação e Tentativa

Direito Penal. Consumação e Tentativa Direito Penal Consumação e Tentativa Crime Consumado Quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal (art. 14, I, CP); Realização plena dos elementos constantes do tipo legal; Crime Consumado

Leia mais

3- Qual das seguintes condutas não constitui crime impossível?

3- Qual das seguintes condutas não constitui crime impossível? 1- Maria de Souza devia R$ 500,00 (quinhentos reais) a José da Silva e vinha se recusando a fazer o pagamento havia meses. Cansado de cobrar a dívida de Maria pelos meios amistosos, José decide obter a

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Polícia Legislativa Câmara dos Deputados Período: 2007-2017 Sumário Direito Penal... 3 Dolo, Culpa e Preterdolo... 3 Arrependimento Eficaz... 3 Tentativa

Leia mais

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº 13.104, DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE SEXO FEMININO: (...) PENA - RECLUSÃO, DE DOZE A TRINTA

Leia mais

(...) SEÇÃO III DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DO SISTEMA INFORMÁTICO

(...) SEÇÃO III DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DO SISTEMA INFORMÁTICO SEÇÃO III DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DO SISTEMA INFORMÁTICO Artigo 150-A - Para efeitos penais, considera-se: a) sistema informático : qualquer dispositivo ou o conjunto de dispositivo, interligados

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ÍNDICE Extorsão...2 Do Estelionato E Outras Fraudes...2 Da Receptação...2 Dos Crimes Contra A Administração Pública...3 1 Extorsão Art. 158 Constranger alguém, mediante violência

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra a Administração Militar Parte 2 Prof. Pablo Cruz Desvio Art. 307. Desviar, em proveito próprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente, em razão do cargo ou função,

Leia mais

ARREPENDIMENTO POSTERIOR EM DELTA

ARREPENDIMENTO POSTERIOR EM DELTA ARREPENDIMENTO POSTERIOR EM DELTA ELISA MOREIRA CAETANO Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Especialista em Ciências Penais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). Bacharela

Leia mais

Pena de Multa. A pena de multa é paga ao Fundo Penitenciário... Nacional ou Estadual?

Pena de Multa. A pena de multa é paga ao Fundo Penitenciário... Nacional ou Estadual? LEGALE Pena de Multa Pena de Multa A pena de multa é paga ao Fundo Penitenciário... Nacional ou Estadual? Pena de Multa O réu tem dez dias para pagar a multa espontaneamente no juízo criminal mesmo (não

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318)

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) DIREITO PENAL MILITAR CFSD superior CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) Prof. Rogério DESACATO A MILITAR Art. 299. Desacatar militar no exercício de função de natureza militar ou em

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1 Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL TORTURA (Lei 9455/97) Tortura Constitui crime de tortura: I - constranger alguém com

Leia mais

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 PLANO DE ENSINO CURSO DE DIREITO 1 Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 Objetivos Específicos da Disciplina Inicialmente, concluir-se-á a matéria da parte geral. Em seguida,

Leia mais

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO Prof. Dr. Marco Aurelio Guimarães Art. 159 "Aquele que por ação ou omissão voluntária ou involuntária, negligência, ou imprudência violar direito ou

Leia mais

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina CF. Art. 5º. (...) XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico

Leia mais

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS (LEI 8.072/1990)

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS (LEI 8.072/1990) LEI DOS CRIMES HEDIONDOS (LEI 8.072/1990) Art. 5º XLIII CF - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas

Leia mais

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 9.455/1997 - Lei Antitortura - Professor: Marcos Girão - A TORTURA E A CF/88 1 - CF/88 - CF/88 O STF também já decidiu que o condenado por crime de tortura também

Leia mais

RODRIGO JULIO CAPOBIANCO

RODRIGO JULIO CAPOBIANCO RODRIGO JULIO CAPOBIANCO Decisões favoráveis à defesa Penal e Processo Penal EDITORA WEB MÉTODO SÃO PAULO SUMÁRIO 1. Abandono de incapaz e de recém-nascido (arts. 133 e 134 do CP) 15 2. Abandono intelectual

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra a autoridade ou disciplina militar Parte 5 Prof. Pablo Cruz Violência contra inferior Art. 175. Praticar violência contra inferior: Pena - detenção, de três meses a

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte 2. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte 2. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Parte 2 Prof. Karina Jaques Impedimento ao alistamento (art. 293, CE) Perturbar ou impedir de qualquer forma o alistamento: Pena - Detenção de 15 dias a seis meses ou pagamento de 30

Leia mais

Crimes contra o Patrimônio Receptação

Crimes contra o Patrimônio Receptação LEGALE RECEPTAÇÃO Crimes contra o Patrimônio Receptação Receptação Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para

Leia mais

Estelionato. - Segundo o STF, a vantagem tem que ser necessariamente econômica, considerando que está entre os crimes contra o patrimônio.

Estelionato. - Segundo o STF, a vantagem tem que ser necessariamente econômica, considerando que está entre os crimes contra o patrimônio. Estelionato Art. 171. Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. Pena - reclusão

Leia mais

Classificação das Infrações Penais.

Classificação das Infrações Penais. Classificação das Infrações Penais Cynthiasuassuna@gmail.com Classificação das Infrações Penais Tripartida As infrações penais classificam-se, de acordo com sua gravidade em: CRIMES, DELITOS E CONTRAVENÇÕES

Leia mais

QUESTÃO 1 ASPECTOS MACROESTRUTURAIS QUESITOS AVALIADOS

QUESTÃO 1 ASPECTOS MACROESTRUTURAIS QUESITOS AVALIADOS QUESTÃO Capacidade de expressão na modalidade escrita e do uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa 2. Responsabilidade do juiz, do Estado ou de ambos por ato jurisdicional doloso.00

Leia mais

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação)

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) CRIMES DE USURPAÇÃO Crimes contra o Patrimônio - Usurpação Alteração de limites Suprimir ou deslocar tapume, marco, ou qualquer outro sinal indicativo de

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Ações de Impugnação revisão criminal Órgão competente para julgar a revisão criminal: (art. 624, CPP) Ações de Impugnação revisão criminal STF TFR (???), TJ, TACRIM (???)

Leia mais

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º Carga Horária Sub-unidade

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º Carga Horária Sub-unidade PLANO DE ENSINO 1 Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 Unidade DOS CRIMES CONTRA A VIDA Carga Horária Sub-unidade Crimes contra a pessoa 02 h/a proteção penal da pessoa humana

Leia mais

Crimes Contra a Administração Pública

Crimes Contra a Administração Pública LEGALE Crimes Contra a Administração Pública CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO O conceito de funconário público vem assentado no art. 327 do Código Penal CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO Para efeitos penais

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL 1. ITER CRIMINIS CAMINHO DO CRIME FASE INTERNA COGITAÇÃO ( irrelevante para direito penal) 2. FASE EXTERNA

Leia mais