PREPARAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS ACTIVIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREPARAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS ACTIVIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL:"

Transcrição

1 I PREPARAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS ACTIVIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL: Como professor do grupo 600 de Artes Visuais e a trabalhar no 3º ciclo do ensino básico e secundário, a disciplina nuclear que desenvolvo é a EducaçãoVisual. Para apresentar a preparação e a organização das actividades inerentes a esta disciplina, naturalmente, primeiro terei que descrever uma planificação geral: 1.1 PLANIFICAÇÃO GERAL: APRESENTAÇÃO: Tendo em conta o carácter de abertura do programa, como professor, entendo que o plano de organização do ensino - aprendizagem existe como um conjunto de sugestões de trabalho e utilizá-lo-ei com a necessária flexibilidade, respeitando, está claro, as suas linhas gerais, na medida em que nestas se concretizam muitas das intenções básicas do programa.

2 OBJECTIVOS GERAIS: (estes objectivos gerais, como facilmente se observará, são transversais a tudo o ensino básico, como aliás não poderia deixar de ser, da do o seu carácter obrigatório). Desenvolver a percepção; a sensibilidade estética; a criatividade; a capacidade de expressão; a capacidade de utilizar meios de expressão visual; o sentido crítico; a capacidade de comunicação; o sentido social; a capacidade de intervenção.

3 OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:. Avaliar as qualidades formais (ponto, linha, plano, volume, textura, claro/escuro, cor, composição e função) e expressividade dos objectos;. Avaliar as interacções dos elementos visuais num determinado campo visual - como por exemplo na produção do movimento e ritmo;. Compreender a geometria das formas visuais;. Representar o mundo real;. Ser sensível à influência das relações formais na qualidade visual do envolvimento;. Ser sensível ao valor estético de diferentes formas de expressão visual;. Materializar o desenvolvimento de uma ideia estabelecendo novas relações ou organizando em novas bases;. Analisar as reacções pessoais aos acontecimentos e às qualidades do mundo envolvente;

4 . Utilizar intencionalmente as interacções dos elementos visuais para o enriquecimento da expressão;. Dominar técnicas expressivas;. Adequar os meios à ideia que se pretende materializar;. Ter consciência dos critérios de apreciação que aplica nas diferentes manifestações artísticas e na resolução de problemas;. Compreender a influência dos factores estéticos, funcionais, físicos, económicos e sociais, na determinação das formas dos objectos e do envolvimento;. Emitir opiniões e discutir posições com base na sensibilidade, na experiência e nos conhecimentos adquiridos;. Assumir uma posição consciente e crítica em relação aos meios de comunicação visual;. Interpretar e executar objectos de comunicação visual, utilizando diferentes sistemas de informação/representação, como por exemplo: cartazes, gráficos e mapas;. Compreender os estereótipos como elementos facilitadores, mas também empobrecedores da comunicação;

5 . Representar a terceira dimensão no plano, utilizando formas sistemáticas e formas expressivas;. Empregar adequadamente vocabulário específico;. Ter em conta opiniões dos outros, quando justificadas, numa atitude de construção de consenso como forma de aprendizagem em comum;. Ter consciência do valor das manifestações artísticas de culturas diferentes, no espaço e no tempo.. Cumprir normas democraticamente estabelecidas para: trabalhar em grupo, gerir materiais e equipamentos colectivos e partilhar espaços de trabalho;. Empenhar-se conscientemente nos problemas de grupo;. Avaliar o funcionamento do grupo de trabalho, designadamente quanto à cooperação, rendimento e sentido de responsabilidade;. Conhecer ambientes de trabalho relacionados com actividades artísticas: oficinas de artistas e artesões;. Tomar contacto com valores, atitudes, problemas e vocabulário específico de profissionais de actividades artísticas;. Compreender a importância da qualidade do envolvimento;

6 . Assumir uma posição consciente e crítica perante o envolvimento social;. Intervir no envolvimento visual no sentido da melhoria da qualidade de vida, designadamente nas suas relações com: a defesa do ambiente, a defesa do património cultural, erudito e popular e a defesa do consumidor.

7 ORGANIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM: Nas orientações metodológicas, opto pelas vertentes do processo criativo que serão linhas a considerar nesta disciplina: uma, favorecendo a expressão livre, a outra o processo de design. O processo intuitivo e simultâneo é uma forma de expressão que se centra no indivíduo, nas suas necessidades de equilíbrio com o mundo envolvente. Não se podendo planear nem classificar a expressão, na planificação das unidades de ensino-aprendizagem. Ter-se-á em conta a integração de actividades de expressão em momentos que, contudo, não podem ser previstas. A expressão surgirá como necessidade demonstrada pelo aluno e à qual o professor deverá estar atento para a apoiar. Poderão ainda ser dados apoios para a superação de problemas relativos às técnicas de expressão. O desenvolvimento de uma linguagem visual, a observação e análise de objectos e a sua representação, são aspectos que, fazendo parte da planificação das actividades diárias, contribuirão, também, para facilitar a expressão. O processo design torna-se necessário por várias razões: em primeiro lugar, como estratégia de desenvolvimento da autonomia fim último da educação. Pretende-se que o aluno construa um método pessoal para resolver eficazmente qualquer problema. É, ainda, um instrumento para aquisição e alargamento dos conhecimentos. Estes não surgem isolados, num saber pelo saber, mas têm uma função resolver um problema.

8 CONTEÚDOS: A listagem apresentada não pretende enumerar conteúdos obrigatórios mas, apenas, partindo dos mais provavelmente necessários, para uma organização do processo ensino-aprendizagem. A base de todo o trabalho para estes conteúdos será o desenho.

9 7º ANO 1 A forma: 1.1 O ponto; 1.2 A linha; 1.3 O plano; 1.4 O volume; 1.5 A textura; 1.6 Os valores contados claro/escuro; 1.7 A cor; 1.8 A organização formal composição; 1.9 A função. 2 A comunicação: 2.1 Estrutura dos signos visuais; 2.2 Códigos visuais; 2.3 Comunicação social.

10 3 Meio e técnicas 3.1 Traçados geométricos elementares; 3.2 Desenho; 3.3 Pintura; 3.4 Escultura/modelação.

11 8º ANO 1 A forma (1): 1.1 O desenho expressivo; 1.2 O desenho gestual; 1.3 Desenhar com pormenor a realidade; 1.4 Desenhar o corpo humano; 2 Espaço: 2.1 Representar espaço no plano; 2.2 A luz criadora de espaço; 2.3 O claro-escuro; 2.4 Efeitos da luz na expressão; 2.5 A visão em perspectiva; 3 Movimento e ritmo; 3.1 O movimento virtual/o movimento real; 3.2 O peso visual das formas; 3.3 O desenho animado; 3.4 Módulo/equilíbrio/ritmo; 3.5 Construções geométricas;

12 4 Cor; 4.1 A harmonia colorida; 4.2 Cor/luz e cor/matéria; 4.3 Dinâmica das cores; 4.4 Cor e emoção.

13 9º ANO 1 Espaço (1): 1.1 Espaço/natureza; 1.2 Espaço/perspectiva; 1.3 Espaço/movimento. 2 Espaço (2): Espaço/urbano; 2.2 Desenhar o espaço com rigor; 2.3 Estudar a estrutura; 2.4 Representação objectiva do espaço. 3 Do desenho ao design; 3.1 O mundo dos objectos; 3.2 Definição de design; 3.3 Forma/função; 3.4 O designer.

14 PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO Os parâmetros apresentados a seguir compreender-se-ão como base para a elaboração dos registos de avaliação, os quais vão preencher a planificação por ano de escolaridade e as respectivas actividades por módulo de trabalho. Técnicas: Domínio da técnica; Utilização expressiva. Conceitos: Processos de formação de alargamento de conceitos; Eficácia dos conceitos aplicados; Expressão verbal de conceitos na apreciação de objectos do envolvimento. Processos: Análise das situações; Sensibilidade aos problemas; Clareza na definição de problemas; Relevância e quantidade de dados recolhidos; Eficácia na comunicação visual das ideias; Diversidade de propostas alternativas; Integração do pensamento e da acção; Fundamentação na escolha entre alternativas.

15 Percepção: Qualidades formais (interacções entre: ponto, linha, plano, volume, textura, claro/escuro e cor); Qualidades expressivas; Qualidades físicas. Expressão: Relacionamento entre a intervenção do sujeito que exprime e o produto da expressão. Valores e atitudes: Superação dos obstáculos à realização de um projecto; Cuidado com a segurança e a higiene no trabalho; Organização de um plano de trabalho; Contribuição para o trabalho de grupo/turma; Intervenção na melhoria do envolvimento; Autonomia no trabalho individual; Respeito pelas diferenças individuais; Reflexão sobre sentimentos, situações e fenómenos.

16 Bibliografia: MODESTO, António; ALVES, Cláudia; FERRAND, Maria Manual de Educação Visual : 7/8/9 Porto Editora. (livro adoptado 2012/13). RAMOS, Elza ; PORFÍRIO, Manuel Educação Visual, 3º ciclo, 7º/8º/9º Anos Edições ASA. ROCHA, Carlos Sousa - 7º, 8º e 9º Anos Educação Visual - Plátano Editora. LOURENÇO, Júlia Maria; GUEDES, Maria da Graça; FILIPE, Ana Isabel; ALMEIDA, Luís; MOREIRA, Maria Alfredo Bolonha Ensino e Aprendizagem por Projecto Centroatlantico.pt JANSON, H. W. História da Arte Fundação Calouste Gulbenkian. DE FUSCO, Renato História da Arte Contemporânea Editorial Presença. PANOFSKY, Erwin Significado nas Artes Visuais Editora Perspectiva. PERARD, Victor O desenho e anatomia Edições Ouro. Rio de Janeiro. HESS, Walter Documentos para a compreensão da pintura moderna - Livros do Brasil. Lisboa. ZANINI, Walter Tendências da escultura moderna Editora Cultrix. S. Paulo, ZEVI, Bruno Saber ver a arquitectura Artes e Letras/Arcádia. MUNARI, Bruno Das coisas nascem coisas Edições 70. MUNARI, Bruno Design e Comunicação Visual - Edições 70. MUNARI, Bruno A arte como ofício Editorial Presença/Martins Fontes. FOCILLON, Henri A vida das formas Edições 70. BERGER, John Modos de ver Edições 70. DORFLES, Gillo O design industrial e a sua estética Editorial Presença/ Martins Fontes. Do desenho ao design Centro português do design.

17 Nota final: Tendo em consideração a proposta de introdução de Metas Curriculares, obrigatórias no ano lectivo 2013/2014, mas, altamente recomendáveis para este ano lectivo 2012/2013; paralelamente a esta planificação geral do trabalho da disciplina, faremos a observação diária das metas tendo em vista a sua monitorização com as planificações do desenvolvimento das aprendizagens por ano de escolaridade. Agrupamento Vertical das Escolas de Pedrouços Maia

Educação Visual III ciclo do ensino básico. Professor: José Manuel Pereira Ano lectivo 2013/2014 AULAS METODOLOGIA RECURSOS

Educação Visual III ciclo do ensino básico. Professor: José Manuel Pereira Ano lectivo 2013/2014 AULAS METODOLOGIA RECURSOS EDV 9º Ano Turmas A e B Educação Visual III ciclo do ensino básico TEMA, METAS CURRICULARES, OBJECTIVOS, CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Estagiária: Andrea Monteiro Vicente Professor:

Leia mais

Educação Visual III ciclo do ensino básico. Estagiários: Andrea Monteiro Vicente e Sérgio Novo. Professor: José Manuel Pereira Ano lectivo 2013/2014

Educação Visual III ciclo do ensino básico. Estagiários: Andrea Monteiro Vicente e Sérgio Novo. Professor: José Manuel Pereira Ano lectivo 2013/2014 EDV 9º Ano Turmas A e B Educação Visual III ciclo do ensino básico TEMA, METAS CURRICULARES, OBJECTIVOS, CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Estagiários: Andrea Monteiro Vicente e Sérgio Novo

Leia mais

Índice 7º ANO 2009/2010 ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL

Índice 7º ANO 2009/2010 ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL Índice COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS da EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Competências Gerais e Específicas da Educação Artística Dimensões das Competências Específicas Competências Especificas do 3º ciclo - Visual Competências

Leia mais

2018/2019 ANO: 6 º de escolaridade

2018/2019 ANO: 6 º de escolaridade 2018/2019 ANO: 6 º de escolaridade ANO: 6º EDUCAÇÃO VISUAL Plano Anual Ano letivo: 2018/2019 DOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO RESULTADOS PRETENDIDOS CONTEÚDOS Técnica 1. Compreender características

Leia mais

Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2015/2016

Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2015/2016 Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio 150320 EDUCAÇÃO VISUAL 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2015/2016 /Metas Curriculares- Domínios de referência Objetivos Descritores de desempenho Conteúdos Atividades/

Leia mais

20 % 80 % CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E APTIDÕES VALORES E ATITUDES. Planificação Anual de EVT AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA.

20 % 80 % CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E APTIDÕES VALORES E ATITUDES. Planificação Anual de EVT AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA. Técnicas Conceitos Processo Percepção Expressão Respeitar as opiniões e atitudes dos colegas; Relação com os outros Assiduidade Pontualidade Comportamento AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA CONHECIMENTOS,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2015/2016

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2015/2016 Domínio Cognitivo Domínio Sócio-afectivo Domínio-motor 20% 20% 60% Assiduidade O aluno deverá estar presente em todas as aulas; (2,) Pontualidade

Leia mais

fomentar o espírito crítico e a capacidade de resolver problemas;

fomentar o espírito crítico e a capacidade de resolver problemas; CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Técnico de Vitrinismo Planificação anual de Desenho - 10º ano Professora: Isabel Brás Turma H Ano lectivo 2013/2014 1- ESTRUTURA DA DISCIPLINA A disciplina de Desenho

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL

ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL 7º ANO Índice COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS da EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Competências Gerais e Específicas da Educação Artística Dimensões das Competências Específicas Competências Especificas do 3º ciclo - Comunicação

Leia mais

UNIDADE DE TRABALHO: Capa, Embalagens, Natal, etc. Duração 14 aulas de 90 minutos

UNIDADE DE TRABALHO: Capa, Embalagens, Natal, etc. Duração 14 aulas de 90 minutos ESCOLA BÁSICA DO 2º CICLO DE ANGRA DO HEROÍSMO EDUCAÇÃO E TECNOLÓGICA ANO LECTIVO 2008/2009 1º Período PLANIFICAÇÃO DA 2ª UNIDADE DE TRABALHO PARA 5º ANO UNIDADE DE TRABALHO: Capa, Embalagens, Natal, etc.

Leia mais

DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES

DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES 1º PERÍODO 26/26 aulas previstas PERÍODIZA ÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO VISUAL ANO LETIVO 2017-2018 ANO: 6º A/B DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES (Dois blocos semanais de 60 minutos cada) CONTEÚDOS/ OBJETIVOS

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS. Apresentação. Teste Diagnóstico prova teórico-prática

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS. Apresentação. Teste Diagnóstico prova teórico-prática ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES 3º C.E.B. DISCIPLINA: EDUCAÇÃO VISUAL ANO: 8º ANO LECTIVO 010/011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS

Leia mais

GRUPO ARTES VISUAIS Departamento de Expressões

GRUPO ARTES VISUAIS Departamento de Expressões Critérios de Avaliação GRUPO 600 - ARTES VISUAIS Departamento de Expressões Educação Artística: GRUPO: 600 ARTES VISUAIS (3ºciclo) Disciplina: EV 7º/8º/9º Conhecimentos / competências avaliadas através

Leia mais

Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012

Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012 Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012 Unidade Didática Apresentação Teste Diagnóstico PLANIFICAÇÃO - 1º PERÍODO :: Professor(a) Estagiária: Ana Sofia Gomes de Jesus Competências

Leia mais

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 9º Ano Disciplina: Educação Visual Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Técnica

Leia mais

PROGRAMA DE DESENHO 10ª Classe

PROGRAMA DE DESENHO 10ª Classe E64 PROGRAMA DE DESENHO 10ª Classe Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Disciplina de Educação Visual e Plástica Ficha Técnica TÍTULO: Programa de Desenho - 10ª Classe Formação de Professores

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. Departamento Curricular de Expressões PROGRAMA DE ARTES PLÁSTICAS. (Reajustamento) 7º e 8º ano

Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. Departamento Curricular de Expressões PROGRAMA DE ARTES PLÁSTICAS. (Reajustamento) 7º e 8º ano Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova Departamento Curricular de Expressões PROGRAMA DE ARTES PLÁSTICAS (Reajustamento) 7º e 8º ano 2016 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 2.1. COMPETÊNCIAS

Leia mais

Planificação Anual do Ensino Aprendizagem Educação Visual - 7º Ano 2011/2012

Planificação Anual do Ensino Aprendizagem Educação Visual - 7º Ano 2011/2012 Planificação Anual do Ensino Aprendizagem Educação Visual - 7º Ano 2011/2012 Unidade Didáctica Apresentação Teste Diagnóstico PLANIFICAÇÃO - 1º PERÍODO :: Professor(a) Estagiária: Ana Sofia Gomes de Jesus

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Domínios Instrumentos de Avaliação Peso. Trabalhos/Relatórios. Fichas de trabalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Domínios Instrumentos de Avaliação Peso. Trabalhos/Relatórios. Fichas de trabalho Atitudes e Valores Conhecimentos e competências AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS ENS SECUNDÁRIO CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO: BIOLOGIA E GEOLOGIA E FÍSICA E QUÍMICA 2017/2018 Domínios Instrumentos

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL. Ajustamento do programa de Educação Visual 3º Ciclo

EDUCAÇÃO VISUAL. Ajustamento do programa de Educação Visual 3º Ciclo EDUCAÇÃO VISUAL Ajustamento do programa de Educação Visual 3º Ciclo Ajustamento do programa da disciplina de Educação Visual - 3º Ciclo O ajustamento do programa da disciplina de Educação Visual foi elaborado

Leia mais

AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO (7º/8º/9º ANOS) INTRODUÇÃO

AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO (7º/8º/9º ANOS) INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO (7º/8º/9º ANOS) INTRODUÇÃO A avaliação incide sobre as metas de aprendizagem (capacidades e conhecimentos) definidas no currículo nacional

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 6ºANO

EDUCAÇÃO VISUAL 6ºANO REPRESENTAÇÃO R6 TÉ CNICA T6 ESCOLA EB 23 LUÍS DE CAMÕES ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 2014/2015 EDUCAÇÃO VISUAL 6ºANO DOMÍNIO Objetivos Gerais METAS CURRICULARES Descritores de desempenho CONTEÚDOS RECURSOS

Leia mais

E D U C A Ç Ã O V I S U A L

E D U C A Ç Ã O V I S U A L Ano Letivo: 01 / 0 CRITÉRIOS DE PERFIS DE.º A N O Conhece materiais riscadores e respetivos suportes físicos. Domina materiais básicos de desenho técnico. Domina a aquisição de conhecimento prático. Compreende

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: EXPRESSÔES ÁREA DISCIPLINAR: 600 ARTES VISUAIS DISCIPLINA: EXPRESSÃO PLÁSTICA CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Apoio à Infância ANO: 1º ANO LETIVO:

Leia mais

Objetivos Conteúdos Estratégias Avaliação

Objetivos Conteúdos Estratégias Avaliação DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES - DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALENTEJO 135525 - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS ESCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS COM SECUNDÁRIO CUNHA RIVARA DE ARRAIOLOS

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS- GRUPO DE RECRUTAMENTO

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS- GRUPO DE RECRUTAMENTO Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires - GRUPO DE RECRUTAMENTO - Cód. 600 CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OPERADOR DE PRÉ IMPRESSÃO PLANIFICAÇÃO A LONGO

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 1.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 1.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS Oralidade 20% - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica a intenção comunicativa de enunciados orais; - retém informação essencial. expressa-se

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 2.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 2.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS Oralidade 20% - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica a intenção comunicativa de enunciados orais; - retém informação essencial. expressa-se

Leia mais

6 (TEMPOS SEMANAIS) X (75MN +

6 (TEMPOS SEMANAIS) X (75MN + ÁREAS DE COMPETÊNCIA DO PERFIL DO ALUNO (Apresentação da disciplina: Objetivos, funcionamento e avaliação. Avaliação diagnóstica.) A Linguagens e Textos C Raciocínio e Resolução D Pensamento Crítico e

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DA 2ª UNIDADE DE TRABALHO PARA 6º ANO

PLANIFICAÇÃO DA 2ª UNIDADE DE TRABALHO PARA 6º ANO ESCOLA BÁSICA DO 2º CICLO DE ANGRA DO HEROÍSMO EDUCAÇÃO E TECNOLÓGICA ANO LECTIVO 2008/2009 1º Período PLANIFICAÇÃO DA 2ª UNIDADE DE TRABALHO PARA 6º ANO UNIDADE DE TRABALHO: Capa, Embalagens, Natal, etc.

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação Forma e Design (prática laboratorial) Área Científica: Design de Produto Ciclo de Estudos: Licenciatura Carácter: Obrigatória Semestre: 1º ECTS:

Leia mais

Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º ANO 2016/2017

Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º ANO 2016/2017 Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio 150320 EDUCAÇÃO VISUAL 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º ANO 2016/2017 Metas Curriculares- Domínios de referência Objetivos Descritores de desempenho Conteúdos Atividades/

Leia mais

ENSINO REGULAR 2º CICLO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016 EDUCAÇÃO VISUAL 6º ANO PCA METAS CURRICULARES

ENSINO REGULAR 2º CICLO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016 EDUCAÇÃO VISUAL 6º ANO PCA METAS CURRICULARES Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS ARTES VISUAIS - GRUPO de RECRUTAMENTO -

Leia mais

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 7º Ano Disciplina: Educação Visual Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Técnica

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE Educação Visual- 6º ANO Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas Discurso

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE Educação Visual- 6º ANO Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas Discurso DOMÍNIOS PROCEDIMENTOS Representação Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas Discurso encadeamento de factos e acontecimentos que aludem ao que se quer comunicar /significar

Leia mais

Critérios de Avaliação. 3º Ciclo do Ensino Básico

Critérios de Avaliação. 3º Ciclo do Ensino Básico ÁREA CURRICULAR DISCIPLINAR DE PORTUGUÊS Domínio Parâmetros Instrumentos de Avaliação % Fichas de avaliação escrita; Trabalho de aula (Observação directa); FAZER Domínio de conhecimentos (testes) Comunicação

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE GRELHA DE REGISTO DE AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO Nome do(a) Avaliado(a): GR: Departamento Curricular de: Nome do(a) Avaliador(a):

Leia mais

PROGRAMA DE OFICINA de ARTES DISCIPLINA DE OFERTA DE ESCOLA

PROGRAMA DE OFICINA de ARTES DISCIPLINA DE OFERTA DE ESCOLA PROGRAMA DE OFICINA de ARTES DISCIPLINA DE OFERTA DE ESCOLA Oficina de Artes é uma disciplina cujo nome releva da noção de ofício, no sentido que lhe é conferido atualmente pelo operador plástico, enquanto

Leia mais

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º ciclo EDUCAÇÃO VISUAL 6º ano Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Compreender características e qualidades da cor Reconhecer a simbologia e o significado

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GEOMETRIA PROJECTIVA Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GEOMETRIA PROJECTIVA Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular GEOMETRIA PROJECTIVA Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Design 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular GEOMETRIA PROJECTIVA

Leia mais

Competências gerais. Princípios e valores orientadores do currículo. Competências gerais

Competências gerais. Princípios e valores orientadores do currículo. Competências gerais Currículo Nacional do Ensino Básico Competências Essenciais Competências gerais Princípios e valores orientadores do currículo A clarificação das competências a alcançar no final da educação básica toma

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Valbom Sede: Escola Secundária de Valbom. Metas Curriculares 6 ºAno. Educação Visual. Tema/ conteúdo.

Agrupamento de Escolas de Valbom Sede: Escola Secundária de Valbom. Metas Curriculares 6 ºAno. Educação Visual. Tema/ conteúdo. Metas Curriculares 6 ºAno Educação Visual Aulas previstas (aproximadas): 1º Período:26 2º Período:24 3º Período:14 Tema/ conteúdo Domínio de referência Objectivos Gerais Descritores de desempenho Recursos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 FORMAÇÃO ESPECIFICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS CAPACIDADES/ COMPETÊNCIAS DESCRITORES DE DESEMPENHO PONDERAÇÃO Oralidade 20% O aluno: - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica

Leia mais

Planificação anual de Desenho - 11ºano

Planificação anual de Desenho - 11ºano Professora: Isabel Brás Turma J Ano lectivo 2011/2012 1- ESTRUTURA DA DISCIPLINA A disciplina de Desenho integra a componente de formação técnica do Curso Profissional de da família profissional de Comércio,

Leia mais

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios.

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios. T DEPARTAMENTO 1.º CEB CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 4.º ano PONDERAÇÃO -, Fazer (Cognitivo)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Disciplinas: Educação Visual e O. Desenho e Pintura. 3º Ciclo do Ensino Básico CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO. SABER Aquisição de conhecimentos

Disciplinas: Educação Visual e O. Desenho e Pintura. 3º Ciclo do Ensino Básico CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO. SABER Aquisição de conhecimentos Disciplinas: Educação Visual e O. Desenho e Pintura 3º Ciclo do Ensino Básico CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO Aquisição e aplicação das competências específicas finidas à disciplina Progressão na aprendizagem

Leia mais

Escola Secundária com 3.º CEB Poeta Al Berto Código Sines Ano letivo: 2016/2017 Planificação Anual

Escola Secundária com 3.º CEB Poeta Al Berto Código Sines Ano letivo: 2016/2017 Planificação Anual Departamento/Grupo disciplinar: 600 Artes Visuais Disciplina: Educação Visual Docentes: Vera Gonçalves e Maria Neves Não existe manual adotado Ano: 7.º.º Período 2.º Período 3.º Período 26 26 4 Apresentação/Avaliação

Leia mais

GEOMETRIA II (Design de Equipamento) Assist. Ricardo Delgado

GEOMETRIA II (Design de Equipamento) Assist. Ricardo Delgado PROGRAMA CURRICULAR ANO LECTIVO 2015-2016 Unidade Curricular GEOMETRIA II (Design de Equipamento) Docente Responsável Assist. Ricardo Delgado Respectiva carga lectiva na UC 3 horas ECTS 3 ECTS 1.> Objectivos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - Artes Visuais 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - Artes Visuais 1º ANO Temas Conteúdos e aprendizagens Apropriação e Reflexão Descoberta e organização progressiva de volumes: Explorar e tira plasticidade: terra, areia, barro. Modelagem e escultura:. Interpretação e Comunicação

Leia mais

Critérios de Avaliação de Português 7.º ano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80%

Critérios de Avaliação de Português 7.º ano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Áreas de competências Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho Linguagens e textos Informação e comunicação Raciocínio e resolução de problemas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM PLANIFICAÇAO DE OFICINA DE TEATRO ANO: 8º Ano ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM PLANIFICAÇAO DE OFICINA DE TEATRO ANO: 8º Ano ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5 p.1/5 SÓCIO-AFECTIVA 1. Dinâmica do Grupo 2. Dinâmica Individual 0. Aprofundar a dinâmica do Grupo Reconhecimento da nova realidade do Grupo. Comunicação com o outro e com o Grupo. Argumentação e negociação

Leia mais

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Conhecer materiais riscadores e respetivos suportes físicos. Dominar materiais básicos de desenho técnico. Dominar a aquisição de conhecimento prático. Compreender a geometria enquanto elemento de organização

Leia mais

Planificação Curricular de Educação Visual - 5º ano -

Planificação Curricular de Educação Visual - 5º ano - Planificação Curricular de Educação Visual - 5º ano - Material Propriedades. 1.Conhecer materiais riscadores e respetivos suportes físicos. 1.1: Distinguir características de vários materiais riscadores

Leia mais

Escola Secundária de Caldas das Taipas

Escola Secundária de Caldas das Taipas Escola Secundária de Caldas das Taipas Departamento de Expressões Ano Letivo 2018/2019 Escola Secundária de Caldas das Taipas Departamento de Expressões Ano letivo 2017-2018 Planificação Anual de Geometria

Leia mais

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios.

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios. T DEPARTAMENTO 1.º CEB CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ano PONDERAÇÃO -, Fazer (Cognitivo)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DESIGN I Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DESIGN I Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular DESIGN I Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Design 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DESIGN I (L5001)

Leia mais

Aprender a observar A memorizar a analisar e sintetizar A orientar-se no espaço A ter noção de dimensões e proporções

Aprender a observar A memorizar a analisar e sintetizar A orientar-se no espaço A ter noção de dimensões e proporções CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 7º Ano Disciplina: Comunicação Visual Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação

Leia mais

Plano Anual Documento Orientador

Plano Anual Documento Orientador Insignare Associação de Ensino e Formação Plano Anual Documento Orientador Actividades de Enriquecimento Curricular 1ºCiclo Animação Cultural É só dos sentidos que procede toda a autenticidade, toda a

Leia mais

Disciplina: Educação Tecnológica

Disciplina: Educação Tecnológica Aprender a viver com os outros Pilar de Aprendizagem Aprender a fazer Aprender a conhecer Departamento do 2 o Ciclo Disciplina: Educação Tecnológica CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5 o ano Ed. Setembro 2016 Unidades

Leia mais

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015 Área Temas /Conteúdos Competências Objetivos Avaliação Expressão Físico- Motora Perícia manipulação Jogos Percursos

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação: Projecto de Design Industrial I Área Científica: Design de Produto (DP) Ciclo de Estudos: Licenciatura Carácter: Obrigatória Semestre: 2º ECTS:

Leia mais

Introdução. 2. O domínio da Língua Portuguesa, ferramenta essencial de acesso ao conhecimento

Introdução. 2. O domínio da Língua Portuguesa, ferramenta essencial de acesso ao conhecimento Agrupamento de Escolas de Torre de Dona Chama Biblioteca Escolar/Área de Projecto Novas leituras, outros horizontes Ano Lectivo 2010/2011 ÍNDICE Introdução 3 1. A Escola novos desafios 3 2. O domínio da

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Design de Equipamento Ano letivo 2013/2014 Unidade Curricular Sketching e Rendering Manual ECTS Regime Obrigatório Ano 2 Semestre 2º Horas de trabalho globais Docente(s) Maurício Vieira Total Contacto

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO Ano Letivo 2018 / 2019 1º ano de escolaridade Áreas de competência (Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória) A - Linguagens e Textos C - Raciocínio e Resolução

Leia mais

Materiais básicos de desenho Cor

Materiais básicos de desenho Cor AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM 2º ciclo. Ano Letivo 2018/2019 Educação Visual 5º ano. PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Metas curriculares para Educação Visual 2º ciclo do

Leia mais

INTRODUÇÃO 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) foram definidas tendo por base

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BEMPOSTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BEMPOSTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Compreensão Histórica: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BEMPOSTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo: 2018/2019 Departamento de Ciências Sociais e Humanas Grupo Disciplinar: História DISCIPLINA(S) DE: HISTÓRIA

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE Educação Visual- 6º ANO. Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE Educação Visual- 6º ANO. Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas DOMÍNIOS Representação Discurso PROCEDIMENTOS Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas encadeamento de factos e acontecimentos que aludem ao que se quer comunicar /significar

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 3ºCICLO DO ENSINO BÁSICO

EDUCAÇÃO VISUAL 3ºCICLO DO ENSINO BÁSICO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Os Conteúdos Programáticos estão enunciados segundo o programa em vigor e as Metas Curriculares definidas pelo ministério da Educação e Ciência.* 9.ºANO 1º Período 39/42 aulas previstas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS. Ano letivo 2018/2019 DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS. Ano letivo 2018/2019 DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES APRENDIZAGENS ESSENCIAIS EDUCAÇÃO VISUAL 2º CICLO Domínios Organizadores

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS ARTES VISUAIS - GRUPO de RECRUTAMENTO -

Leia mais

Objectivos Educativos

Objectivos Educativos Renovação do Programa para Jovens (Aprovado na XLII Conferência Nacional) : A XLII Conferência Nacional da AEP, no âmbito do processo em curso de renovação do Programa para Jovens, aprovou a definição

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS JULHO DE 2018 Conforme estabelecido no DL n.º 55/2018, de 6 de julho, e ainda nas Portarias 223-A/2018, de 3 de agosto e 226- A/2018, de 7 de agosto, as Aprendizagens Essenciais (AE) são o conjunto comum

Leia mais

CONHECIMENTOS CAPACIDADES. 1. Compreender características e qualidades da cor ( Técnica ).

CONHECIMENTOS CAPACIDADES. 1. Compreender características e qualidades da cor ( Técnica ). Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de

Leia mais

PROPOSTA DE GESTÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA 2º CICLO 2010 / 2011

PROPOSTA DE GESTÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA 2º CICLO 2010 / 2011 1 ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO DE AVEIRO PROPOSTA DE GESTÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA 2º CICLO 2010 / 2011 O desenvolvimento das Unidades de Trabalho deverá ter sempre

Leia mais

PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE

PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE ESCOLA SECUNDÁRIA DO RESTELO 402679 PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE 2010-2011 Desp.n.º 16034-2010, ME (20 Out.) VERTENTE PROFISSIONAL, SOCIAL E ÉTICA Compromisso com a construção e o uso do conhecimento

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 2017/ 2018 ANO: 5 º de Escolaridade

EDUCAÇÃO VISUAL 2017/ 2018 ANO: 5 º de Escolaridade EDUCAÇÃO VISUAL 2017/ 2018 ANO: 5 º de Escolaridade ANO: 5º EDUCAÇÃO VISUAL Plano Anual Ano letivo: 2017/2018 DOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO RESULTADOS PRETENDIDOS CONTEÚDOS Técnica

Leia mais

Instrumento de Registo (Artigo 10º, ponto 1 1 e 2 do Decreto Regulamentar n.º 2/2010)

Instrumento de Registo (Artigo 10º, ponto 1 1 e 2 do Decreto Regulamentar n.º 2/2010) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. JOÃO DA PESQUEIRA Instrumento de Registo (Artigo 10º, ponto 1 1 e 2 do Decreto Regulamentar n.º 2/2010) Ficha de Registo Avaliação do Desempenho Docente do Ensino Básico e

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos Critérios de Avaliação Disciplina: Português Departamento de Línguas 2.º Ciclo DOMÍNIOS ITENS A OBSERVAR PERCENTAGENS TOTAL COGNITIVO SABER (Conhecimentos adquiridos)

Leia mais

DIREÇÃO-GERAL DE ESTABELECIMENTOS ESCOLARES - DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALENTEJO AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS

DIREÇÃO-GERAL DE ESTABELECIMENTOS ESCOLARES - DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALENTEJO AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS DIREÇÃO-GERAL DE ESTABELECIMENTOS ESCOLARES - DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALENTEJO 135525 - AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS ESCOLA BASICA DE 2o E 3o CICLOS COM SECUNDÁRIO CUNHA RIVARA DE ARRAIOLOS

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 2016/ 2017 ANO: 5 º de Escolaridade

EDUCAÇÃO VISUAL 2016/ 2017 ANO: 5 º de Escolaridade EDUCAÇÃO VISUAL 2016/ 2017 ANO: 5 º de Escolaridade ANO: 5º EDUCAÇÃO VISUAL Plano Anual Ano letivo: 2016/2017 DOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO RESULTADOS PRETENDIDOS CONTEÚDOS Técnica

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO VISUAL INTRODUÇÃO As Artes Visuais assumem-se como uma área do conhecimento fundamental para o desenvolvimento

Leia mais

Critérios de Avaliação do 1º Ciclo 2018/ ºano

Critérios de Avaliação do 1º Ciclo 2018/ ºano Disciplina: Português Oralidade Leitura e Escrita Educação Literária Gramática e autonomia Desenvolver a interação com adequação ao contexto e a diversas finalidades Desenvolver o domínio progressivamente

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO

EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO REPRESENTAÇÃO R 5 TECNICA T5 ESCOLA EB 23 LUÍS DE CAMÕES ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 2014/2015 EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO DOMÍNIO Objetivos Gerais METAS CURRICULARES Descritores de desempenho CONTEÚDOS Atividades

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 4º ANO PORTUGUÊS 1

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 4º ANO PORTUGUÊS 1 METAS CURRICULARES DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 4º ANO PORTUGUÊS 1 ORALIDADE LEITURA - ESCRITA Compreensão Expressão Leitura Escrita

Leia mais

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo. 1º Ciclo do Ensino Básico

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo. 1º Ciclo do Ensino Básico Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo 1º Ciclo do Ensino Básico Ano lectivo 2009/2010 1 I. Introdução De acordo com a legislação em vigor (Portaria 72/2006 de 24 de Agosto), a avaliação deverá incidir

Leia mais

- Traçados de formas geométricas (quadrado, triângulos, retângulo, utilizando régua, esquadro, transferidor e compasso).

- Traçados de formas geométricas (quadrado, triângulos, retângulo, utilizando régua, esquadro, transferidor e compasso). METAS/ DOMÍNI OS Representação R6 OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ATIVIDADES RECURSOS CALENDARI ZAÇÃO OBJETIVO GERAL (4): Conhecer as interações dos objetos no espaço. 4.1: Distinguir a posição

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - P A F C

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - P A F C P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - P A F C DEPARTAMENTO: de Expressões ÁREA : Artes Visuais COMPONENTE DO CURRÍCULO /DISCIPLINA: Educação Visual NÍVEL DE ENSINO: 2º ciclo ANO: 5º ano ANO LETIVO: 2018

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DESENHO DE OBSERVAÇÃO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DESENHO DE OBSERVAÇÃO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular DESENHO DE OBSERVAÇÃO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Arquitectura 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DESENHO

Leia mais

D23. PROGRAMA DE TEORIA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 11ª Classe. Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário

D23. PROGRAMA DE TEORIA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 11ª Classe. Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário D23 PROGRAMA DE TEORIA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 11ª Classe Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário Opção: Ensino Primário Ficha Técnica Título Programa de Teoria

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 8, 3450-152 Mortágua Telef. 231 920 454/5 Fax: 231 920 300 Sítio web http://www.aemrt.pt E-mail aemortagua@aemrt.pt Ano Escolar de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Departamento de Expressões Grupos: 240; 250; 260; 290; 600; 620; 910 Processos e Critérios de avaliação do aluno com CEI (Currículo Específico Individual) Ano letivo 2016/2017 COMPETÊNCIAS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Metas curriculares para Educação Visual 3º ciclo do Ensino Básico; Despacho nº 6478/2017, 26 julho

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Metas curriculares para Educação Visual 3º ciclo do Ensino Básico; Despacho nº 6478/2017, 26 julho Educação Visual /7º / 3º Ciclo Página 1 de 8 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Metas curriculares para Educação Visual 3º ciclo do Ensino Básico; Despacho nº 6478/2017, 26 julho (Apresentação

Leia mais

12.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO OFICINA DE MULTIMÉDIA B

12.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO OFICINA DE MULTIMÉDIA B 12.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO OFICINA DE MULTIMÉDIA B INTRODUÇÃO A disciplina de Oficina de Multimédia B é uma opção do 12.º ano de escolaridade do Curso Científico-Humanísticos de Artes Visuais. Neste documento

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO DESENHO Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO DESENHO Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO DESENHO Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Arquitectura 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular INTRODUÇÃO

Leia mais

Planificação Desenho A 10º Ano

Planificação Desenho A 10º Ano Planificação Desenho A 10º Ano Ano lectivo 2013/2014 O programa é elaborado dentro dos princípios de flexibilidade, continuidade e adequação à realidade. Também de acordo com as indicações referente aos

Leia mais