MANUAL DO ALUNO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II FISIOTERAPIA Profª. ALICE COSTA. Facebook Twitter Instagram Linkedin ALICE COSTA MELO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO ALUNO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II FISIOTERAPIA Profª. ALICE COSTA. Facebook Twitter Instagram Linkedin ALICE COSTA MELO"

Transcrição

1 MANUAL DO ALUNO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II FISIOTERAPIA Profª. ALICE COSTA Facebook Twitter Instagram Linkedin ALICE COSTA MELO

2 PROFESSORES E PRECEPTORES DE CAMPOS DE ESTÁGIO MANHÃ: Prof.ª Dra. Alice Costa (OI)/ ( Whatsapp TIM) alicemacm@hotmail.com Rua: N. Sra. das Graças, 132 Bairro Nossa Senhora das Graças FACEBOOK ALICE COSTA MELO Preceptora Dra.Tatiana (CTI) clinicacti@yahoo.com.br R. Júlio Lima, Cidade dos Funcionários Próximo à Igreja da Glória Preceptora Dra. Gláucia (FISIOS) glaucia@fisios.com.br Av. Engenheiro Leal Lima Verde, 10 Edson Queiroz Atrás da Caixa Econômica da Washington Soares

3 PROFESSORES E PRECEPTORES DE CAMPOS DE ESTÁGIO NOITE Prof.ª Dra. Alice Costa (OI)/ ( TIM) alicemacm@hotmail.com Rua: N. Sra. das Graças, 132 Bairro Nossa Senhora das Graças FACEBOOK ALICE COSTA MELO Preceptora Dra.Tatiana (CTI) clinicacti@yahoo.com.br R. Júlio Lima, Cidade dos Funcionários Próximo à Igreja da Glória Preceptora Dra. Gláucia (FISIOS) glaucia@fisios.com.br Av. Engenheiro Leal Lima Verde, 10 Edson Queiroz Atrás da Caixa Econômica da Washington Soares Preceptor Dr. Cláudio Taumaturgo Clínica José Bastos ortoclinicc@yahoo.com.br Av. José Bastos, 5285

4 APRESENTAÇÃO: O presente manual normatiza as atividades de Atendimento Fisioterapêutico nos Campos de Estágio. O Curso de Fisioterapia proporcionará a infraestrutura, os materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades da Prática de Fisioterapia Supervisionada II. O aluno poderá acompanhar pacientes nas áreas da Traumato-ortopedia, reumatologia, Geriatria, Desportiva e Postural.

5 NORMAS GERAIS: O horário do estágio MANHÃ, nos dias do GRUPO I - segunda e quinta, 08:00 h às 10:30 h sem intervalos, podendo ser adaptado por grupos pelos preceptores. Cada aluno terá paciente entre 40 à 50 minutos, com um quadro de atendimento organizado e de acordo com cada campo. Poderá ocorrer de ter mais de um paciente por horário, contanto que exista organização e orientação para esse atendimento = Exemplo: reversamento no atendimento. Turno noite: Horário TARDE/NOITE nos dias de Grupo I - Segunda e quinta ( Podendo ser ajustado com o preceptor ou professor entre tarde e noite). Durante o estágio os alunos deverão tirar dúvidas com professores e preceptores (Recomendado). Caso não seja possível pelo número de pacientes cada campo vai resolver como dar esse tempo. É necessário ter esse feedback do professor/preceptor x aluno.

6 NORMAS PRECEPTORES: O PRECEPTOR SERÁ RESPONSÁVEL PELO ALUNO DE SUA ORIENTAÇÃO E REPASSAR AS ORIENTAÇÕES ENVIADAS PELO PROFESSOR DA DISCIPLINA SEGUINDO O PROTOCOLO E MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA MELHOR APRENDIZAGEM DO ALUNO E DIRECIONAMENTO. O ALUNO NÃO DEVERÁ INTERFERIR NA ROTINA DA CLÍNICA, NO ENTANTO O ALUNO DEVERÁ TER A APRENDIZAGEM DE AVALIAÇÃO DO PACIENTE COM FICHA ANEXADA NO MATERIAL DO PORTAL ACADÊMICO. AS DEVIDAS ORIENTAÇÕES E DÚVIDAS DEVERÃO SER SANADAS PELO PRECEPTORES DIRETOS OU INDIRETOS PARA EVOLUÇÃO DO ALUNO.

7 FREQUÊNCIA: A NOTA DE FREQUÊNCIA nos campos de estágio serão inclusos em avaliações individuais. O objetivo é garantir a frequência do aluno nos campos e a responsabilidade e respeito ao paciente, pela instituição acolhedora, pelos atendimentos e ao grupo de colegas que irão assumir o paciente do aluno ausente.

8 DURAÇÃO DE DIAS NO CAMPO Não haverá rodízio de alunos nos campos de estágio. Período total de estágio: MANHÃ GRUPO A - 2ª e 5 ª - 27 dias NOITE GRUPO A - 2ª e 5ª - 27 dias

9 DATAS IMPORTANTES MANHÃ: Grupo A - 29/08 (Segunda-feira) - APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E INÍCIO DE ATENDIMENTOS/ 24/11 último dia em campo/ 28/11 e 01/12 BANNER( sala de aula)/22/12 Avaliação final

10 DATAS IMPORTANTES NOITE: Grupo A - 29/08 (Segunda-feira) - APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E INÍCIO DE ATENDIMENTOS/ 24/11 último dia em campo/ 28/11 e 01/12 BANNER( sala de aula)/22/12 Avaliação final

11 NORMAS GERAIS: Durante o estágio, o aluno deve, obrigatoriamente, realizar tarefas compatíveis com sua formação acadêmica e conforme o perfil profissional e as ações determinadas pelo Curso de Fisioterapia e as Diretrizes Curriculares do Curso de Fisioterapia.

12 NORMAS GERAIS: Relação Professor/Acadêmico O professor é o orientador, condutor do processo educacional. Representa a autoridade competente mais próxima ao estudante e responsável pelas tarefas de ensino, orientação das atividades, proposição de exercícios, acompanhamento e verificação da aprendizagem.

13 NORMAS GERAIS: Em cada campo de estágio haverá o REGISTRO DE FREQUÊNCIA E OCORRÊNCIAS pelo preceptor ou professor (Ficando a cargo do preceptor; O aluno deve assinar nos dias de visita ao campo sua frequência. Em caso de intercorrências, o professor ficará encarregado de anotar e solicitar assinatura do ciente do aluno.

14 NORMAS GERAIS: ESTAGIÁRIOS: Os estagiários de Fisioterapia que atuam nos campos de estágio da Faculdade Maurício de Nassau têm como meta o atendimento individualizado e/ou em grupo, primando pela ética, respeito ao professor/preceptor e ao colega acadêmico e ao grupo, primar pela qualidade do atendimento, visando a melhora na qualidade de vida do indivíduo.

15 NORMAS GERAIS: São deveres dos Estagiários: Os alunos devem apresentar-se nos Campos de Estágio Ambulatorial com vestimenta adequada branca, o que inclui calças compridas, blusas ou camisas com mangas, ausência de decotes pronunciados e transparências, sapato fechado, baixo, em tons claros.

16 NORMAS GERAIS: É imprescindível o uso de roupa branca, jaleco branco para TODOS os acadêmicos. O acadêmico faz a avaliação cinéticofuncional, programa de tratamento e realiza o tratamento fisioterapêutico indicado ao seu paciente, bem como a sua evolução após cada atendimento.

17 NORMAS GERAIS: Os alunos devem ter pontualidade; O aluno que for se ausentar do estágio deverá avisar o professor supervisor com antecedência, para que seus pacientes sejam remanejados, pois não serão desmarcados. Os materiais e os equipamentos são disponibilizados em cada setor do estágio.

18 NORMAS GERAIS: Os alunos deverão comparecer ao estágio com mínimo possível de objetos em mãos, visto que os campos de estágios não dispõem de guardavolumes e para maior segurança do mesmo durante seu deslocamento. O aluno deve dispor de todo material necessário para o atendimento dos pacientes, entre eles: estetoscópio, esfignomanômetro, goniômetro, fita métrica, termômetro, martelo de percussão, caneta, lápis, borracha e outros materiais que o aluno considere necessário;

19 NORMAS GERAIS: O aluno não poderá atender telefone celular durante o atendimento e nem realizar quaisquer abordagem com o mesmo como gravar ou fotografar sem a permissão do professor/preceptor; Não poderá alimentar-se na frente do paciente. O aluno deverá manter ética e postura profissional diante dos professores, colegas e pacientes.

20 NORMAS GERAIS: Não poderá sentar e/ou deitar-se nas macas antes, durante ou após os atendimentos. Manter unhas limpas e curtas, cabelos presos, brincos pequenos e pouca bijuteria.

21 ATENDIMENTOS AOS PACIENTES: O paciente marca seus horários com o professor/preceptor ou com a secretária do local, que será disponibilizado dentro do turno de atendimentos com os estagiários. O acadêmico dispõe de 40 à 50 minutos para atender cada paciente a ele designado. O paciente deverá ser comunicado com antecedência da ausência do estágio no campo por motivo do calendário da faculdade, sem prejuízo ao atendimento.

22 NORMAS GERAIS: Os casos omissos neste manual são resolvidos pela coordenação geral do estágio e coordenação do Curso de Fisioterapia da Nassau.

23 SISTEMA DA AVALIAÇÃO: AVALIAÇÃO PRÁTICA : Prática (10,0) e AVA 2 = BANNER Planilha de avaliação com pontos importantes a serem abordados e observados, considerando a construção de avaliações dos pacientes (avaliação cinético-funcional), sem comprometer a rotina da clínica, evoluções diárias, as atividades interpessoais, abordando o comportamento ético e profissional com a equipe e os pacientes, avaliando as técnicas e métodos de tratamento (valendo 10,0) O preceptor poderá arguir o aluno baseado no material enviado para avaliar o conhecimento do aluno com seu paciente ( NOTA PRÁTICA AVA 1)

24 SISTEMA DA AVALIAÇÃO: Deverá o aluno avaliar os pacientes e em grupo ficar definido qual caso clínico será escolhido para PRODUÇÃO DE BANNER E RESUMO que serão apresentados na Faculdade em sala e em datas pré-determinadas para avaliação e valendo 10,0 SERÃO FORMADOS GRUPOS NOS CAMPOS DE 05 PESSOAS CADA COM A ESCOLHA DE UM CASO CLÍNICO ENTRE OS COMPONENTES PARA O BANNER. EM CASOS ESPECIAIS SERÁ REALIZADO AVALIAÇÃO FINAL = NÃO ATINGIR MÉDIA Observação: O aluno faltoso será retirado pontos e irá à AV1 e ao BANNER com o desconto desses pontos. Média = 7,0(sete)= APROVADO Média Final = 5,0 ( Cinco)= APROVADO

25 CONTEÚDO ESTUDO 1. Distúrbios mais comuns Geriátricas 2. Testes Específicos para MMSS; 3. Testes Específicos para MMII; 4. Testes Específicos para Coluna Vertebral; 5. Avaliação Goniométrica; 6. Avaliação Postural; 7. Calor Superficial; 8. Calor Profundo; 9. TENS, FES; 10. Corrente Galvânica e Farádica; 11. Hérnia de Disco ( ALGIAS DE COLUNA); 12. Alongamento 13. Exercícios na Bola Suíça; 14. Fraturas de MMSS ( colo de úmero e colles) 15. Fraturas de MMII ( colo de fêmur, diáfise de fêmur, tíbia e fíbula) 16. Testes de força muscular MMSS ( OXFORD) 17. Testes de força muscular MMII ( OXFORD)

26 CONTEÚDO ESTUDO 18. Osteoartrose e Artrite Reumatóide; 19. Amputações de MMSS e MMII; 22. Patologias Desportivas 23. Capsulite Adesiva; 24. Síndrome do Impacto; 25. Síndrome do Túnel do Carpo e de Guyon; 26. Tenossinovite de D Quervain; 27. Condromalácia Patelar/ Oosgood Schlatter/ Doença de Legg Calvé Perthes 28. Entorse de Tornozelo; 29. Fibromialgia e Dor Miofascial; 30. Músculos do Ombro, Cotovelo. 31.Músculos do Punho e Mão; 32.Músculos do Quadril e Joelho; 33.Músculos do Tornozelo e Pé; 34.Músculos do Tronco;

27

28 PONTUAÇÃO DE FALTAS PRÁTICA = 10,0 - tabela de retirada de pontos por faltas 02 FALTAS = -1 PONTO 03 FALTAS = - 1 1/5 PONTO 04 FALTAS = - 2 PONTOS 05 FALTAS = - 3 PONTOS 06 FALTAS = - 5 PONTOS 07 FALTAS = - 7 PONTOS ACIMA DE 07 FALTAS = ZERO

29 10 MANDAMENTOS DO ALUNO NO ESTÁGIO 1 TER COMPROMISSO COM A PRÁTICA E COM O PACIENTE 2 - ESTAR DISPONÍVEL À APRENDER E APLICAR CONTEÚDOS 3 REALIZAR PESQUISA SEMPRE QUE NECESSÁRIO 4 RESPEITO E ÉTICA EM GRUPO, INDIVIDUAL, AOS PROFISSIONAIS E A ROTINA DE CADA CLÍNICA 5 - NÃO É PERMITIDO REALIZAR COMENTÁRIOS NEGATIVOS DOS CAMPOS E DE SUAS ATIVIDADES BEM COMO DE PROFISSIONAIS E TÉCNICAS 6 ESTAR ABERTO A APRENDER E APLICAR O ENSINADO 7 TER INICIATIVA E ATITUDE 8 - ESTUDAR`AS INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DE SALA DE AULA 9 ESTAR ABERTO À APRENDIZAGEM E APLICAR CONTEÚDOS APRENDIDOS 10 COMENTÁRIOS NEGATIVOS DE QUALQUER ESPÉCIE AO GRUPO, INDIVIDUAL E AO CAMPO BEM COMO AOS PROFISSIONAIS DEVEM SER EVITADO = FOCAR APRENDIZAGEM E PRÁTICA

30 APÊNDICES:

31 ESCALAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO II FISIOTERAPIA

32 ESCALA DE OXFORD: GRAU: DESCRIÇÃO: 0 Ausência de contração muscular. 1 Esboço de contração muscular. 2 Movimento ativo com a eliminação da gravidade. 3 Movimento ativo contra ação da gravidade. 4 Movimento ativo contra resistência manual moderada. 5 Movimento ativo contra resistência manual máxima.

33 GRAU: ESCALA MODIFICADA ASHWORTH: 0 - Sem aumento do Tônus Muscular. 1 - Ligeiro aumento do Tônus Muscular manifestado por uma resistência mínima no final do movimento Ligeiro aumento do Tônus Muscular manifestado por uma resistência mínima na metade do movimento. 2 - Aumento do Tônus Muscular manifestado por uma resistência em todo movimento passivo. 3 - Grande aumento do Tônus Muscular com dificuldade de realizar o movimento passivo. 4 - Rigidez do segmento em flexão, extensão, adução e outros.

34 GONIOMETRIA: ARTICULAÇÃO/MOVIMENTO OMBRO FLEXÃO EXTENSÃO ADUÇÃO HORIZONTAL ABDUÇÃO ROTAÇÃO INTERNA ROTAÇÃO EXTERNA

35 GONIOMETRIA: COTOVELO FLEXÃO EXTENSÃO RADIO-ULNAR PRONAÇÃO SUPINAÇÃO PUNHO FLEXÃO EXTENSÃO ADUÇÃO OU DESVIO ABDUÇÃO OU DESVIO RADIAL

36 GONIOMETRIA: QUADRIL FLEXÃO COM JOELHO ESTENDIDO FLEXÃO COM JOELHO FLETIDO EXTENSÃO ADUÇÃO ABDUÇÃO ROTAÇÃO INTERNA ROTAÇÃO EXTERNA JOELHO FLEXÃO TORNOZELO FLEXÃO DORSAL FLEXÃO PLANTAR INVERSÃO EVERSÃO

37 GONIOMETRIA: COLUNA CERVICAL FLEXÃO EXTENSÃO FLEXÃO LATERAL ROTAÇÃO COLUNA LOMBAR FLEXÃO EXTENSÃO FLEXÃO LATERAL ROTAÇÃO Fonte: Marques, 2003

38 CONTATOS: CONTATOS ESTÁGIO SUPERVISIONADO: MANHÃ Prof.ª Dra. Alice Costa (OI)/ ( TIM) alicemacm@hotmail.com Rua: N. Sra. das Graças, 132 Bairro Nossa Senhora das Graças FACEBOOK ALICE COSTA MELO Preceptora Dra.Tatiana (CTI) clinicacti@yahoo.com.br R. Júlio Lima, Cidade dos Funcionários Próximo à Igreja da Glória Preceptora Dra. Gláucia (FISIOS) glaucia@fisios.com.br Av. Engenheiro Leal Lima Verde, 10 Edson Queiroz Atrás da Caixa Econômica da Washington Soares

39 CONTATOS: CONTATOS ESTÁGIO SUPERVISIONADO: NOITE Prof.ª Dra. Alice Costa (OI)/ ( TIM) alicemacm@hotmail.com Rua: N. Sra. das Graças, 132 Bairro Nossa Senhora das Graças FACEBOOK ALICE COSTA MELO Preceptora Dra.Tatiana (CTI) clinicacti@yahoo.com.br R. Júlio Lima, Cidade dos Funcionários Próximo à Igreja da Glória Preceptora Dra. Gláucia (FISIOS) glaucia@fisios.com.br Av. Engenheiro Leal Lima Verde, 10 Edson Queiroz Atrás da Caixa Econômica da Washington Soares Preceptor Dr. Cláudio Taumaturgo Clínica José Bastos Av. José Bastos, ortoclinicc@yahoo.com.br

Amplitude de Movimento. Amplitude de Movimento. Tipos de ADM 27/2/2012

Amplitude de Movimento. Amplitude de Movimento. Tipos de ADM 27/2/2012 Amplitude de Movimento Amplitude de Movimento Professora: Christiane Riedi Daniel É o movimento completo de uma articulação ADM completa depende de: ADM Articular termos como flexão, extensão... goniometria

Leia mais

Cotovelo - Antebraço. Cotovelo - Antebraço Cinesiologia. Renato Almeida

Cotovelo - Antebraço. Cotovelo - Antebraço Cinesiologia. Renato Almeida Cotovelo - Antebraço Questão de Concurso Treinando... (EBSERH) Ligamento é um feixe de tecido fibroso, formado por tecido conjuntivo denso modelado. A principal função dos ligamentos é prevenir movimentos

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA Diagnóstico Cinético-Funcional e Imaginologia: Membros Superiores, Cabeça e Tórax Unidade II OMBRO 1 2 3 4 5 Luxação anterior 6 Fratura de cabeça

Leia mais

PLANO DE ENSINO: ATENÇÃO SECUNDARIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA (ALO007)

PLANO DE ENSINO: ATENÇÃO SECUNDARIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA (ALO007) PLANO DE ENSINO: ATENÇÃO SECUNDARIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA (ALO007) COORDENADOR: DANIEL SOARES BAUMFELD 1. EMENTA: Princípios da Atenção Secundária à Saúde, aplicados à Ortopedia. Abordagem dos problemas

Leia mais

NORMAS E ROTINAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA - UFJF/GV

NORMAS E ROTINAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA - UFJF/GV NORMAS E ROTINAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA - UFJF/GV Local e endereço: O estágio supervisionado de fisioterapia na atenção primária da UFJF/GV acontece em três campos

Leia mais

Cinesiologia. Aula 2

Cinesiologia. Aula 2 Cinesiologia Aula 2 Graus de Liberdades de Movimentos São classificados pelo número de planos nos quais se movem os segmentos ou com o número de eixos primários que possuem Um grau de liberdade (uniaxial)

Leia mais

CADEIAS MUSCULARES E AVALIAÇÃO POSTURAL

CADEIAS MUSCULARES E AVALIAÇÃO POSTURAL CADEIAS MUSCULARES E AVALIAÇÃO POSTURAL Françoise Mézières - supremacia do tônus muscular da cadeia posterior em função da necessidade de sustentação Herman Kabat Movimentos em espirais para levar ao completo

Leia mais

1 MANUAL DO ALUNO CENAP

1 MANUAL DO ALUNO CENAP 1 2 ATUAÇÃO: CURSO TÉCNICO EM PODOLOGIA O curso Técnico em Podologia prepara para atuar como profissional na área da saúde, com formação direcionada ao controle e prevenção da saúde dos pés. O curso oferece

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (INTERNATO) DO CURSO DE MEDICINA FACIMED (69) facimed.edu.br

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (INTERNATO) DO CURSO DE MEDICINA FACIMED (69) facimed.edu.br MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (INTERNATO) DO CURSO DE MEDICINA FACIMED (69) 3311-1950 facimed.edu.br MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (INTERNATO) DO CURSO DE MEDICINA FACIMED 1- Definições Institucionais

Leia mais

Exame Físico Ortopédico

Exame Físico Ortopédico TAKE HOME MESSAGES! Exame Físico Ortopédico ANAMNESE REALIZAR UMA HISTÓRIA CLÍNICA DETALHADA, LEMBRANDO QUE DETALHES DA IDENTIFICAÇÃO COMO SEXO, IDADE E PROFISSÃO SÃO FUNDAMENTAIS, POIS MUITAS DOENÇAS

Leia mais

Cinesiologia. Cinesio = movimento Logia = estudo. Cinesiologia = estudo do movimento

Cinesiologia. Cinesio = movimento Logia = estudo. Cinesiologia = estudo do movimento Cinesiologia Cinesio = movimento Logia = estudo Cinesiologia = estudo do movimento Cinesiologia Movimento: mudança de local, posição ou postura com relação a algum ponto do ambiente. Estudo do movimento

Leia mais

ESCALA DE FULG MEYER. NOME: Sexo: Prontuário: Data da Lesão: I MOTRICIDADE PASSIVA E DOR. PACIENTE DEITADO Amplitude Dor Pontuação

ESCALA DE FULG MEYER. NOME: Sexo: Prontuário: Data da Lesão: I MOTRICIDADE PASSIVA E DOR. PACIENTE DEITADO Amplitude Dor Pontuação ESCALA DE FULG MEYER NOME: Sexo: Prontuário: Lado dominante ou parético: (D) (E) Diagnóstico: Idade: Data da Lesão: Data da Avaliação: Avaliador: I MOTRICIDADE PASSIVA E DOR PACIENTE DEITADO Amplitude

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL

AVALIAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL AVALIAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL COLUNA CERVICAL FUNÇÕES: Suporte e estabilidade à cabeça Dar mobilidade à cabeça Abrigar, conduzir e proteger a medula espinhal e a artéria vertebral INSPEÇÃO Postura Global

Leia mais

18/03/2018. Avaliação Ortopédica MEMBROS INFERIORES. Hugo Leonardo Miranda Coelho Ortopedista Médico do Trabalho Perito Médico

18/03/2018. Avaliação Ortopédica MEMBROS INFERIORES. Hugo Leonardo Miranda Coelho Ortopedista Médico do Trabalho Perito Médico Avaliação Ortopédica MEMBROS INFERIORES Hugo Leonardo Miranda Coelho Ortopedista Médico do Trabalho Perito Médico 1 Quadril Diagnósticos a considerar: Coxartrose Impacto femoroacetabular Osteonecrose da

Leia mais

TÍTULO I. Do Estágio Supervisionado Obrigatório e Supervisão. Capítulo I. Da Definição

TÍTULO I. Do Estágio Supervisionado Obrigatório e Supervisão. Capítulo I. Da Definição REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE. TÍTULO I Do Estágio Supervisionado Obrigatório

Leia mais

ASPECTOS BIOMECÂNICOS APLICADOS AO TREINAMENTO DE FORÇA. Professor Marcio Gomes

ASPECTOS BIOMECÂNICOS APLICADOS AO TREINAMENTO DE FORÇA. Professor Marcio Gomes ASPECTOS BIOMECÂNICOS APLICADOS AO TREINAMENTO DE FORÇA ANATOMIA HUMANA O conhecimento da Anatomia é de fundamental importância na hora de prescrever o exercício... Ossos e músculos; Tipos de articulações;

Leia mais

Anatomia Humana Módulo 02 Conceitos Gerais do Sistema Osteomioarticular

Anatomia Humana Módulo 02 Conceitos Gerais do Sistema Osteomioarticular Anatomia Humana 1 Profª Fabíola Claudia Henrique da Costa Parte 01 Osteologia Partedaanatomiaque estuda o esqueleto, o qual é constituído por ossos e cartilagens. 1 Axial Ossos da cabeça, pescoço e tronco

Leia mais

EXAME CLÍNICO DE MEMBROS SUPERIORES E COLUNA ATIVO CONTRA-RESISTÊNCIA MOVIMENTAÇÃO ATIVA

EXAME CLÍNICO DE MEMBROS SUPERIORES E COLUNA ATIVO CONTRA-RESISTÊNCIA MOVIMENTAÇÃO ATIVA Logomarca da empresa Nome: N.º Registro ESQUERDA EXAME CLÍNICO DE MEMBROS SUPERIORES E COLUNA ATIVO CONTRA-RESISTÊNCIA MOVIMENTAÇÃO ATIVA PESCOÇO (COLUNA CERVICAL) Inclinação (flexão lateral) OMBROS Abdução

Leia mais

Fraturas Diáfise Umeral

Fraturas Diáfise Umeral Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Fraturas Diáfise Umeral As fraturas diafisárias do úmero, ocorrem na sua maioria das vezes por trauma

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Cinesiologia e Biomecânica Código: Fisio 204 Pré-requisito: Anatomia II Período

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Ossos do pé mantêm-se unidos por meio de fortes ligamentos que lhe permitem sustentar o peso corporal e funcionar como

Leia mais

Bola Suíça. Ao verem as bolas sendo usadas na Suíça, terapeutas norte americanos deram a ela o nome de bola Suíça.

Bola Suíça. Ao verem as bolas sendo usadas na Suíça, terapeutas norte americanos deram a ela o nome de bola Suíça. BOLA SUIÇA Bola Suíça A bola própria para exercícios terapêuticos foi criada a pedido da fisioterapeuta suíça Susanne Klein- Volgebach por volta de 1963, na Itália, por um fabricante de brinquedos, o Sr.

Leia mais

AULAS 14 e 15. Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro

AULAS 14 e 15. Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro AULAS 14 e 15 Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro 1 Capacidade de executar um movimento voluntário de amplitude angular máxima, sem risco de lesão (HOLLMAN & HETTINGER, 1983). Capacidade de mover

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE ORTOPEDIA E MEDICINA DO ESPORTE (LAORTE) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018

LIGA ACADÊMICA DE ORTOPEDIA E MEDICINA DO ESPORTE (LAORTE) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 LIGA ACADÊMICA DE ORTOPEDIA E MEDICINA DO ESPORTE (LAORTE) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 A Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina do Esporte (LAORTE) vinculada à Faculdade Ciências Médicas

Leia mais

PLANOS E EIXOS E NOMECLATURA DOS MOVIMENTOS HUMANOS. RESUMO: o objetivo deste artigo é revisar a descrição dos planos de movimento e sua

PLANOS E EIXOS E NOMECLATURA DOS MOVIMENTOS HUMANOS. RESUMO: o objetivo deste artigo é revisar a descrição dos planos de movimento e sua PLANOS E EIXOS E NOMECLATURA DOS MOVIMENTOS HUMANOS Ana Júlia Cunha Brito * Orientador: Nelson Higino ** RESUMO: o objetivo deste artigo é revisar a descrição dos planos de movimento e sua nomenclatura

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BIOMEDICINA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BIOMEDICINA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BIOMEDICINA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I E II DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA CAPÍTULO I - DA NATUREZA

Leia mais

APRESENTAÇÃO ORIENTAÇÕES GERAIS

APRESENTAÇÃO ORIENTAÇÕES GERAIS APRESENTAÇÃO As práticas profissionais e os estágios curriculares são atividades de complementação do ensino e da aprendizagem que visam proporcionar ao aluno uma adaptação a futura profissão, facilitando

Leia mais

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA CURSO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO Capítulo I Princípios gerais: Art. 1º De acordo com o Projeto Pedagógico do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Redentor, os estágios supervisionados fazem

Leia mais

www.institutodetratamentodador.com.br ANATOMIA EXAME E MANOBRAS INSPEÇÃO MOVIMENTOS AMPLITUDE PASSIVA MOVIMENTOS ACESSÓRIOS INSPEÇÃO Deformidades: Valgo, Varo, Flexão, Hiperextensão Edema: Sinovite, Bursite,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO por PROFª Ms. Maria Rosa Silva Lourinha Rio de Janeiro, MARÇO / 2013 1 MANUAL DE ESTÁGIO

Leia mais

NORMAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA

NORMAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA NORMAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DEFINIÇÃO O Estágio supervisionado, regulamentado pelo nº. 11.788/2008 do Conselho de

Leia mais

CINEMÁTICA DO MOVIMENTO HUMANO

CINEMÁTICA DO MOVIMENTO HUMANO Formas Elementares de : O movimento humano énormalmente descrito como sendo um movimento genérico, i.e., uma combinação complexa de movimentos de translação e de movimentos de rotação. Translação (Rectilínea)

Leia mais

Cinesiologia aplicada a EF e Esporte. Prof. Dr. Matheus Gomes

Cinesiologia aplicada a EF e Esporte. Prof. Dr. Matheus Gomes Cinesiologia aplicada a EF e Esporte Prof. Dr. Matheus Gomes 1 Cinesiologia PARTE I Descrição dos movimentos e ações musculares 2 Planos e Eixos Plano Frontal ou Coronal (eixo sagital ou ânteroposterior)

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES URI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1. Apresentação

Leia mais

Avaliação Fisioterapêutica do Ombro

Avaliação Fisioterapêutica do Ombro Avaliação Fisioterapêutica do Ombro Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional-FMUSP Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João 1. Anatomia Aplicada Articulação Esternoclavicular: Artic.

Leia mais

COMPLEXO SUPERIOR CINTURA ESCAPULAR

COMPLEXO SUPERIOR CINTURA ESCAPULAR CINESIOLOGIA FASAR 2015 Prof. Msd. Ricardo L. Pace Jr. 1 COMPLEXO SUPERIOR CINTURA ESCAPULAR ELEVAÇÃO: TRAPÉZIO PORÇÃO SUPERIOR (PARTE DESCENDENTE), ELEVADOR (LEVANTADOR) DA ESCÁPULA, ROMBÓIDES. DEPRESSÃO:

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

NORMATIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CGC 01.830.793/0001-39 NORMATIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA UNIDADES BÁSICAS DE

Leia mais

PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA

PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA 2018 PROTOCOLO DE ACESSO: ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA Elaboração: Dr. Eduardo M. Jacob Dr. Tarcisio Adilson Ribeiro Machado Aprovação: Dr.

Leia mais

1 GUIA DO ALUNO CENAP

1 GUIA DO ALUNO CENAP 1 2 ATUAÇÃO: CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS O Técnico em Análises Clínicas é um profissional que participa de ações relativas às análises microbiológicas, químicas e físicas de fluidos e tecidos orgânicos

Leia mais

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI SIMPLESMENTEYOGA2019 PROFESSOR LUIGI luigiturisco@hotmail.com QUIZ QUAL É O PRIMEIRO ÓRGÃO QUE DA ORIGEM A TODOS OS OUTROS? O CORAÇÃO ABRA O SEU CORAÇĀO O CÉREBRO ALINHANDO CORPO E MENTE INTRODUÇÃO Para

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO NEUROLÓGICA PEDIÁTRICA

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO NEUROLÓGICA PEDIÁTRICA ROTEIRO DE AVALIAÇÃO NEUROLÓGICA PEDIÁTRICA N do Pront.: Nome da Criança: DN: / / Idade: Nome do Responsável: Diagnóstico Clínico: Data da Aplicação: / / Avaliador (a): Supervisor Responsável: 1. INSPEÇÃO

Leia mais

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Apresentação Olá, esse conteúdo é a realização de uma parceria entre a Cefig e a Fisioterapia Integrativa. Nesse E-book vamos abordar algumas dicas para prevenção

Leia mais

Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS

Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis

Leia mais

Programa Ciclo III Biomecânica Postura e Movimento

Programa Ciclo III Biomecânica Postura e Movimento Avaliação dos aspectos posturas, aplicação de exercícios, prevenção de lesões ligadas ao movimento e reeducação do gesto. Módulo I: Bacia e Membros Inferiores - fisiologia dentro das cadeias musculares

Leia mais

Avaliação Física. Avaliação Física. wwww.sanny.com.br.

Avaliação Física. Avaliação Física.  wwww.sanny.com.br. www.professoralexandrerocha.com.br Docência Docência Personal Trainer alexandre.rocha.944 @Prof_Rocha1 ProfAlexandreRocha @prof.alexandrerocha wwww.sanny.com.br www.cardiomed.com.br www.terrazul.com.br

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 10º Período. Supervisora de Estágios: Emmanuelly Nascimento Juliana Rodrigues

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 10º Período. Supervisora de Estágios: Emmanuelly Nascimento Juliana Rodrigues ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 10º Período Supervisora de Estágios: Emmanuelly Nascimento Juliana Rodrigues ORGANOGRAMA Raquel Porto (Diretora Adjunta de Estágios) Paula Mendes (Coordenadora de Estágios) Emmanuelly

Leia mais

EXIN FISIOTERAPIA

EXIN FISIOTERAPIA EXIN FISIOTERAPIA 2016.2 SÉRIE 4MA e 4MB Assuntos Avaliação do Tônus e Força Muscular. Avaliação da Marcha. Noções de Avaliação em Fisioterapia Neurológica. ADF 3 Avaliação da Coordenação e Equilíbrio.

Leia mais

Roteiro de Aula Prática Femoropatelar

Roteiro de Aula Prática Femoropatelar Roteiro de Aula Prática Femoropatelar Disciplina de Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia Docente: Profa. Dra. Débora Bevilaqua-Grossi 1) Palpação de estruturas Responsáveis: Marcelo Camargo

Leia mais

Semiologia Reumatológica em Crianças

Semiologia Reumatológica em Crianças Semiologia Reumatológica em Crianças PGALS - Exame de triagem básica para problemas musculoesqueléticos em crianças na idade escolar, modificado Traduzido e adaptado de "pgals A SCREENING EXAMINATION OF

Leia mais

CENSO PARA DETECÇÃO DE DESCONFORTO EM MEMBROS SUPERIORES Autor: Hudson de Araújo Couto Versão Julho de 2004

CENSO PARA DETECÇÃO DE DESCONFORTO EM MEMBROS SUPERIORES Autor: Hudson de Araújo Couto Versão Julho de 2004 1 CENSO PARA DETECÇÃO DE DESCONFORTO EM MEMBROS SUPERIORES Autor: Hudson de Araújo Couto Versão Julho de 2004 1- Você sente atualmente algum desconforto nos membros superiores ou coluna relacionado ao

Leia mais

Orientações gerais para estágio curricular supervisionado 9º e 10º período

Orientações gerais para estágio curricular supervisionado 9º e 10º período FAINTVISA BACHARELADO EM ENFERMAGEM COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO Orientações gerais para estágio curricular supervisionado 9º e 10º período Profª Doutoranda Amanda Tabosa Supervisão de estágio FAINTVISA Email:

Leia mais

MÚSCULOS DO OMBRO. Músculos do Ombro

MÚSCULOS DO OMBRO. Músculos do Ombro MÚSCULOS DO OMBRO Músculos do Ombro Deltóide Supra-espinhal Infra-espinhal Redondo Menor Redondo Maior Subescapular DELTÓIDE Ombro Inserção Proximal: 1/3 lateral da borda anterior da clavícula, acrômio

Leia mais

Orientações gerais para estágio curricular supervisionado 9º e 10º período

Orientações gerais para estágio curricular supervisionado 9º e 10º período FAINTVISA BACHARELADO EM ENFERMAGEM COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO Orientações gerais para estágio curricular supervisionado 9º e 10º período Profª Doutoranda Amanda Tabosa Supervisão de estágio FAINTVISA Email:

Leia mais

Escrito por Isabel Amaral Domingo, 12 Outubro :49 - Actualizado em Sábado, 29 Novembro :46

Escrito por Isabel Amaral Domingo, 12 Outubro :49 - Actualizado em Sábado, 29 Novembro :46 Após um AVC, a sensibilidade e o controlo dos movimentos do doente encontram-se muitas vezes diminuídos. Por isso, é muito importante ter cuidado com a posição em que se põem, pois podem não ser capazes

Leia mais

EDITAL 16/2017 SELEÇÃO DE ESTÁGIO PARA O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO CENTRO DE SAÚDE DA FACULDADE GUANAMBI

EDITAL 16/2017 SELEÇÃO DE ESTÁGIO PARA O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO CENTRO DE SAÚDE DA FACULDADE GUANAMBI EDITAL 16/2017 SELEÇÃO DE ESTÁGIO PARA O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO CENTRO DE SAÚDE DA FACULDADE GUANAMBI A Direção Acadêmica Administrativa da Faculdade Guanambi torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

RIOT 2019/20. Presidente SBOT-CE: Dr. Atualpa Junior Vice-presidente SBOT-CE: Dr. Leonardo Drumond

RIOT 2019/20. Presidente SBOT-CE: Dr. Atualpa Junior Vice-presidente SBOT-CE: Dr. Leonardo Drumond Coordenador RIOT 2019: Dr. Jonatas Brito CRONOGRAMA RESPONSÁVEL Março Ciência básica Abril 28/mar 19:00-19:30 INTRODUÇÃO RIOT 2017 Dr. Jonatas 19:30-20:30 Biologia óssea e dos tecidos moles 20:45-21:30

Leia mais

SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA PARTE 1 técnica de exame 1

SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA PARTE 1 técnica de exame 1 SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA PARTE 1 técnica de exame 1 Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO DIAGNÓSTICO TOPOGRÁFICO

Leia mais

Tornozelo - Pé. Tornozelo - Pé Cinesiologia. Renato Almeida

Tornozelo - Pé. Tornozelo - Pé Cinesiologia. Renato Almeida Tornozelo - Pé Questão de Concurso Treinando... (SERTANEJA - PR) Os músculos fibular longo, fibular curto e terceiro fibular realizam qual movimento? a) Flexão do joelho. b) Eversão do pé. c) Plantiflexão

Leia mais

Cinesiologia Aplicada. Quadril, Joelho e tornozelo

Cinesiologia Aplicada. Quadril, Joelho e tornozelo Cinesiologia Aplicada Quadril, Joelho e tornozelo Cintura Pélvica - Ossos Ossos Pélvicos: Ílio Isquio Púbis Femúr Cintura Pélvica - Movimentos Movimentos da Cintura Pélvica Rotação Pélvica posterior Retroversão

Leia mais

Aplicação do Kinesio taping

Aplicação do Kinesio taping Aplicação do Kinesio taping Aplicação do taping no ombro a Y para o tendão do supraespinhoso Antes da aplicação, é necessário cortar a fita da forma e comprimento correto. Existem várias possibilidades

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO DA ESCOLA DE SAÚDE E BEM ESTAR

REGIMENTO INTERNO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO DA ESCOLA DE SAÚDE E BEM ESTAR REGIMENTO INTERNO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO DA ESCOLA DE SAÚDE E BEM ESTAR A Reitora do Centro Universitário Fadergs Laureate International Universities, no uso de suas atribuições

Leia mais

AVALIAÇÃO POSTURAL O QUE É UMA AVALIAÇÃO POSTURAL? 16/09/2014

AVALIAÇÃO POSTURAL O QUE É UMA AVALIAÇÃO POSTURAL? 16/09/2014 AVALIAÇÃO POSTURAL O QUE É UMA AVALIAÇÃO POSTURAL? A AVALIAÇÃO POSTURAL CONSISTE EM DETERMINAR E REGISTRAR SE POSSÍVEL ATRAVÉS DE FOTOS, OS DESVIOS OU ATITUDES POSTURAIS DOS INDIVÍDUOS, ONDE O MESMO É

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO O Estágio Supervisionado visa complementar a formação do aluno através do aprendizado teórico-prático e do desempenho das atividades, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR

PLANEJAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR PLANEJAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR 1- ÁREA E SUBÁREA DE CONHECIMENTO:. 2- LOCAL DO ESTÁGIO: 3- OBJETIVOS DO ESTÁGIO: 4- ATIVIDADES DE ESTÁGIO (Atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário durante

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I PROFESSORES: Luciana Batista Nogueira (TP1) Críssia Carem Paiva Fontainha (TP2) 1. EMENTA: Métodos radiográficos convencionais. 2. JUSTIFICATIVA:

Leia mais

Manual de Estágio Supervisionado Obrigatório CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Manual de Estágio Supervisionado Obrigatório CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM Manual de Estágio Supervisionado Obrigatório CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM 1 - Perfis do Técnico de Enfermagem O Técnico de Enfermagem fica capacitado e habilitado a praticar as técnicas aprendidas no decorrer

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I PROFESSORES: Luciana Batista Nogueira (TP1) Críssia Carem Paiva Fontainha (TP2) 1. EMENTA: Métodos radiográficos convencionais. 2. JUSTIFICATIVA:

Leia mais

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica COLUNA LOMBAR Coluna lombar Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica 2 tipos de Articulações: Intervertebral cartilaginosa Proc. Articulares - sinovial Coluna lombar Coluna lombar

Leia mais

PLANO DE AULA. Atividade extraclasse. Aulas práticas. Básica:

PLANO DE AULA. Atividade extraclasse. Aulas práticas. Básica: PLANO DE AULA Disciplina: Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia Professor(a): Prof. Msd. Marcus Vinicius Gonçalves Torres Azevedo Curso: Fisioterapia Semestre/Ano 3 / 2010 Turma: Atividades temáticas

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I 2º SEMESTRE DE 2015

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I 2º SEMESTRE DE 2015 PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I 2º SEMESTRE DE 2015 PROFESSORES: Luciana Batista Nogueira (TP1) Críssia Carem Paiva Fontainha (TP2) 1. EMENTA: Métodos radiográficos convencionais.

Leia mais

Maria Silva 25 Dez 1988 Guaratinguetá-SP. Data da Avaliação: 12/02/2018 ANAMNESE

Maria Silva 25 Dez 1988 Guaratinguetá-SP. Data da Avaliação: 12/02/2018 ANAMNESE Maria Silva 25 Dez 1988 mariasilva@email.com.br Guaratinguetá-SP Data da Avaliação: 12/02/2018 ANAMNESE 1.Qual seu objetivo na atividade física? Perda de peso (massa gorda), ganho de massa muscular e melhora

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Reumatologia

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Reumatologia CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Reumatologia Código: Fisio 221 Pré-Requisito: ------- Período Letivo:

Leia mais

NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO O Estágio Supervisionado visa complementar a formação do aluno através do aprendizado teórico-prático e do desempenho das atividades, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional

Leia mais

Sinergias dos Membros Superiores

Sinergias dos Membros Superiores Flexão do Extensão do Deltóide; Córaco ; Bícipite ; peitoral; Deltóide; Grande dorsal; Tricipite Sinergias dos Membros Superiores Articulação escápulo-umeral Articulação do cotovelo Articulação rádio-cubital

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I PROFESSORES: Luciana Batista Nogueira (TP1) Críssia Carem Paiva Fontainha (TP2) 1. EMENTA: Métodos radiográficos convencionais. 2. JUSTIFICATIVA:

Leia mais

Retificação Edital 08/2013. Anexo I

Retificação Edital 08/2013. Anexo I Retificação Edital 08/2013 Anexo I Monitoria Remunerada CURSO: Fisioterapia DISCIPLINA VAGAS HORÁRIO CARGA HORÁRIA SEMANAL REQUISITOS ESPECÍFICOS PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA Fisioterapia em

Leia mais

Ensino Fundamental e Ensino Médio

Ensino Fundamental e Ensino Médio Ensino Fundamental e Ensino Médio VII OLÍMPIADA INTERNA DO CONHECIMENTO 2018 REGULAMENTO GERAL TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º A Direção do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora Petrolina/PE,

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO BELO HORIZONTE 2016 CAPÍTULO I APRESENTAÇÃO Art 1º - O Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado é um modelo de regimento

Leia mais

FACULDADE ATENEU FATE REGULAMENTO ESPECÍFICO DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIO DE ESTÉTICA/DERMATOFUNCIONAL

FACULDADE ATENEU FATE REGULAMENTO ESPECÍFICO DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIO DE ESTÉTICA/DERMATOFUNCIONAL FACULDADE ATENEU FATE REGULAMENTO ESPECÍFICO DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIO DE ESTÉTICA/DERMATOFUNCIONAL FORTALEZA 2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE FISIOTERAPIA CAPÍTULO I NORMAS

Leia mais

ANDREY ROGÉRIO CAMPOS GOLIAS(UNINGÁ)¹ JORGE LUIZ GRABOWSKI(UNINGÁ)¹

ANDREY ROGÉRIO CAMPOS GOLIAS(UNINGÁ)¹ JORGE LUIZ GRABOWSKI(UNINGÁ)¹ Perfil epidemiológico do Setor de Ortopedia da Clínica Escola de Fisioterapia da UNINGÁ ano 2006 Epidemic profile of the Section of Orthopedics of School Clinic Physiotherapy of UNINGA - year 2006 ANDREY

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM ESTÉTICA

CURSO TÉCNICO EM ESTÉTICA ATUAÇÃO: CURSO TÉCNICO EM ESTÉTICA Técnico em Estética é uma ocupação da área da Saúde, cuja formação está regulamentada nacionalmente. O exercício dessas ocupações está sob supervisão do Fisioterapeuta

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA CRUZEIRO/2018 Apresentação Esse MANUAL é um instrumento oficial de orientação do Estágio Supervisionado

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I PROFESSORES: Luciana Batista Nogueira (TP1) Críssia Carem Paiva Fontainha (TP2) 1. EMENTA: Métodos radiográficos convencionais. 2. JUSTIFICATIVA:

Leia mais

Regulamento do Laboratório de Anatomia Humana do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito santo - CEUNES

Regulamento do Laboratório de Anatomia Humana do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito santo - CEUNES Regulamento do Laboratório de Anatomia Humana do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito santo - CEUNES Dispõe sobre os deveres, responsabilidades e proibições referentes

Leia mais

ORTOPEDIA.

ORTOPEDIA. ORTOPEDIA CONDIÇÕES SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO Compressão do nervo mediano no canal voltar do carpo. É a mais comum das neuropatias compressivas periféricas do membro superior. Acomete principalmente mulheres,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA I PROFESSORES: Luciana Batista Nogueira (TP1) Críssia Carem Paiva Fontainha (TP2) 1. EMENTA: Métodos radiográficos convencionais. 2. JUSTIFICATIVA:

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE GRÃO-PARÁ SC EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE GRÃO-PARÁ SC EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N RETIFICAÇÃO 001/2016 O MUNICÍPIO DE GRÃO PARÁ torna público a Retificação n 001/2016 aos CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA, para o Cargo de Servente de Obras que passa a ser assim definido: 1. DOS

Leia mais

Gerência de Ensino e Pesquisa

Gerência de Ensino e Pesquisa GERÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE CAMPO GRANDE SANTA CASA CAMPO GRANDE /MS JUNHO DE 2012 VALIDAÇÃO: Agleison Ramos

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - UTI NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - UTI NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - UTI O Estágio Supervisionado visa complementar a formação do aluno através do aprendizado teórico-prático e do desempenho das atividades, proporcionando uma experiência

Leia mais

ETAPAS A CUMPRIR E A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INÍCIO DO ESTÁGIO I E II

ETAPAS A CUMPRIR E A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INÍCIO DO ESTÁGIO I E II ETAPAS A CUMPRIR E A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INÍCIO DO ESTÁGIO I E II ORIENTAÇÕES GERAIS Orientação quanto a coleta de assinaturas do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e do Plano de Atividades

Leia mais

HARMONIC TECHNIQUE: TERAPIA MANUAL OSCILATóRIA COM E. LEDERMAN (DEZ 2014) LISBOA

HARMONIC TECHNIQUE: TERAPIA MANUAL OSCILATóRIA COM E. LEDERMAN (DEZ 2014) LISBOA HARMONIC TECHNIQUE: TERAPIA MANUAL OSCILATóRIA COM E. LEDERMAN (DEZ 2014) LISBOA DATA DE INíCIO / FIM 12-12-2014 / 14-12-2014 HORARIO Manhã - 9:30 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 DESTINATARIOS #Fisioterapeuta,

Leia mais

Manual do Estágio Curricular Supervisionado. Curso de Bacharelado em Farmácia APRESENTAÇÃO

Manual do Estágio Curricular Supervisionado. Curso de Bacharelado em Farmácia APRESENTAÇÃO Manual do Estágio Curricular Supervisionado Curso de Bacharelado em Farmácia APRESENTAÇÃO A FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS, através da Coordenação do Centro de Ciências da Saúde disponibiliza aos seus

Leia mais

OR60 - Joelheira Articulada com Cintas Cruzadas. A compressão pode ser ajustada conforme a necessidade através das 2 (duas) faixas(superior

OR60 - Joelheira Articulada com Cintas Cruzadas. A compressão pode ser ajustada conforme a necessidade através das 2 (duas) faixas(superior LINHA SUIQFEJD LINHASUIQFEJD OR38 - Joelheira Articulada A Joelheira Articulada Hidrolight oferece ece compressão e maior estabilidade idade ao joelho. o. As 2 (duas) articulações com trava oferecem reforço

Leia mais

EDITAL 10/2018 SELEÇÃO DE ESTÁGIO PARA O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO CENTRO INTEGRADO DE SÁUDE UNIFG

EDITAL 10/2018 SELEÇÃO DE ESTÁGIO PARA O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO CENTRO INTEGRADO DE SÁUDE UNIFG EDITAL 10/2018 SELEÇÃO DE ESTÁGIO PARA O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO CENTRO INTEGRADO DE SÁUDE UNIFG A Reitoria do Centro Universitário FG-UNIFG torna pública a abertura de inscrições para seleção de acadêmicos

Leia mais

Fisioterapeuta Priscila Souza

Fisioterapeuta Priscila Souza Fisioterapeuta Priscila Souza * Passou de 7 bilhões o número de celulares no mundo. (União Internacional de Telecomunicações UIT, 2015) *Segundo a ONU em 2000 o número de aparelhos celulares era de 738

Leia mais

COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA

COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA Sempre e onde estiver... Estamos lá Saiba mais em www.sscgd.pt COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA A coluna vertebral constitui uma parte importante do esqueleto,

Leia mais

Reeducação Postural Global - RPG

Reeducação Postural Global - RPG Reeducação Postural Global - RPG Técnica desenvolvida pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard nos anos 70; derivada do Método Mézières (que originou o conceito cadeia muscular posterior);

Leia mais

REGULAMENTO CENTRO INTEGRADO DE SAÚDE ATENEU - CISA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA, ENFERMAGEM E SERVIÇO SOCIAL

REGULAMENTO CENTRO INTEGRADO DE SAÚDE ATENEU - CISA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA, ENFERMAGEM E SERVIÇO SOCIAL REGULAMENTO CENTRO INTEGRADO DE SAÚDE ATENEU - CISA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA, ENFERMAGEM E SERVIÇO SOCIAL FORTALEZA 2016 SUMÁRIO TÍTULO I... 3 DA CLÍNICA ESCOLA... 3 TÍTULO II... 3 CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais