IMAFLORA. Certificação Florestal. Guilherme de Andrade Lopes. Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMAFLORA. Certificação Florestal. Guilherme de Andrade Lopes. Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola"

Transcrição

1 IMAFLORA Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola Certificação Florestal Guilherme de Andrade Lopes Coordenador de Certificação Florestal

2 Imaflora: ONG sem fins lucrativos Missão: Incentivar mudanças nos setores florestal e agrícola, visando a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e a promoção de benefícios sociais.

3 Imaflora hoje empreendimentos certificados (florestais e agrícolas) 17 Estados no Brasil 15 anos de atividades (1995) Equipe de 43 pessoas Equipe de certificação: 23 Auditores associados Extensão: África, América do Sul e Europa Projetos de clima Projetos com Políticas Públicas

4 Fontes de Recursos Outros Recursos 2% Financiamentos Institucionais 7% Projetos Específicos 23% Programa de Certificação 68% TOTAL DE RECEITAS EM 2009 ~ R$ 7 MILHÕES

5 Organograma Conselho Diretor Conselho Fiscal Conselho Consultivo Secretaria Executiva Comitê de Gestão Comunicação Administração Certificação Projetos Florestal Políticas Públicas Agrícola Consumo Responsável Serviços Ambientais Treinamento e Capacitação

6 Certificação Socioambiental Principal ferramenta para atingir a nossa Missão Parceria (desde 1996) com a Rainforest Alliance Liderança em certificação socioambiental (florestal e agrícola) no Brasil + área, = empreendimentos certificados e diversidade de produtos (florestais e agrícolas)

7 Certificação É um mecanismo que tem por objetivo garantir a conformidade de um processo de produção ou de um produto a uma determinada especificação. Deforestation ; Poverty reduction 350 million of the poorest people in the world are forest dependent

8 Certificação Florestal FSC Mecanismo não governamental, voluntário e independente de controle da sociedade sobre a origem de produtos florestais, baseado numa avaliação independente dos aspectos sociais, econômicos e ambientais de operações florestais naturais, plantadas e de produtos não-madeireiros.

9 Tipos de Certificação FSC CERTIFICAÇÃO DO MANEJO FLORESTAL CERTIFICAÇÃO DA CADEIA DE CUSTÓDIA

10 Tipos de Certificação FSC ECONÔMICO COC (Cadeia de Custódia) SOCIAL RASTREABILIDADE AMBIENTAL

11 O FSC Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal: Organização Internacional, presente em 81 países e em todos os continentes. É o único sistema de certificação florestal com padrões aceitos mundialmente; É o único sistema criado e mantido por um fórum de representantes dos setores ambiental, econômico e social.

12 Funcionamento do FSC Internacional Composição: Membros do FSC: empresas, ONGs, movimentos indígenas, associações de classe e indivíduos de vários países. Atualmente são mais de 850 membros. Participação: os membros são divididos em 6 câmaras. ambiental, social e econômica (norte e sul). Assembléia Geral: instância máxima de decisão no FSC que reúne todos os membros e é realizada a cada três anos. Conselho Diretor: composto por 9 membros, 3 de cada câmara, eleitos a cada 3 anos. Diretor Executivo: conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar do FSC para as ações do dia-a-dia.

13 Composição: Certificação Florestal FSC - Brasil Câmara Social Assembléia Geral Conselho Diretor N N N Câmara Ambiental Mário Abreu Suécia Câmara Econômica S S S Câmara Social Câmara Ambiental Roberto Waack Brasil Câmara Econômica

14 O Imaflora e o FSC FSC: entidade responsável pelo sistema de certificação. SmartWood: programa de certificação norte-americano, filiado à ONG Rainforest Alliance, autorizado pelo FSC para certificar florestas; Imaflora: representante do SmartWood no Brasil; Atuação em plantações e áreas naturais em diferentes escalas; Única certificadora no Brasil a atuar com comunidades e produtos florestais não madeireiros na Amazônia.

15 Certificação Florestal FSC - Mundo Deforestation ; 35% 47% 2% Poverty reduction 350 million of the poorest people in the 3% world are forest 2% dependent 11%

16 Certificação Florestal FSC - Brasil Tipo de Manejo Nativas Plantadas Total Área (ha)

17 EVOLUÇÃO DA CERTIFICAÇÃO FLORESTAL NO MUNDO

18 Certificação Florestal Imaflora 3,4 milhões de ha 54% da área certificada no Brasil Florestas Naturais: 1,9 milhões ha 15 Empresas e 9 Comunidades Plantações Florestais 1,5 milhão ha 37% área destinada à conservação trabalhadores beneficiados Outubro,2009

19 Funcionamento do sistema CREDENCIADOR Elabora Credencia Monitora Avalia CERTIFICADORA PADRÕES Avalia Atesta PRODUTOR CONSUMIDOR Vende produtos com características atestadas

20 Padrões As normas compreendem princípios, critérios e indicadores que definem parâmetros mínimos e limites, ou seja, definem como o manejo florestal deve ser implantado. A diferenciação entre princípios, critérios e indicadores é apresentada a seguir: Princípio: uma regra ou elemento essencial do manejo florestal. Critério: um meio de julgar, se um princípio (de manejo florestal) foi ou não satisfeito. Indicador: um indicativo de como um critério pode ser aceito ou refutado.

21 Princípios e Critérios do FSC 1. Atendimento ás Leis e aos Princípios do FSC. 2. Posse, direito de uso e responsabilidades. 3. Direitos dos povos indígenas. 4. Direitos dos trabalhadores, responsabilidade social e desenvolvimento local.

22 Princípios e Critérios do FSC 5. Benefícios da floresta. 6. Impactos ambientais. 7. Plano de manejo e consulta.

23 Princípios e Critérios do FSC 8. Monitoramento e avaliação. 9. Manutenção de florestas de alto valor de conservação. 10. Plantações.

24 Por que certificar plantações florestais Diminuição da pressão de consumo sobre florestas naturais; Conservação de áreas naturais em ecossistemas ameaçados; Melhora do desempenho ambiental, social e econômico do setor.

25 O Papel da certificação Ferramenta decisiva para difusão e implementação do bom manejo florestal (aspectos ambientais, sociais e econômicos): Iniciativas sociais junto às comunidades de entorno; Aprimoramento das condições dos trabalhadores florestais; Otimização da atuação ambiental; Cumprimento da legislação.

26 Não é papel da certificação A resolução mágica de todos os problemas; Garantia de preços diferenciados; Um certificado de qualidade de produto final. Qualificador de um processo industrial.

27 Alcance da certificação Atendimento aos P&C do FSC dentro dos limites da área da empresa e da responsabilidade sobre o manejo florestal.

28 Passo a passo da certificação Avaliação de Pré-Qualificação Preparação Interna para Avaliação Completa Consulta Pública Avaliação de Campo Relatório da Avaliação Completa Revisão de Especialistas Decisão de Certificação

29 O processo de certificação Avaliação completa; Auditorias anuais; Vencimento em 5 anos e necessidade de renovação; Não conformidades identificadas são tratadas a partir de ações corretivas com prazo imediato ou de no máximo um ano.

30 Transparência e participação Participação dos interessados, direta ou indiretamente durante as auditorias; Recebimento de comentários a qualquer momento enquanto a empresa estiver certificada; Resumo público do relatório de auditoria com as conclusões da equipe de auditores.

31 Certificando Produtores Florestais Tipos de certificações FSC aplicáveis: Certificação Individual; Certificação de Grupo; Certificação Individual ou de Grupo SLIMF.

32 Certificação Individual Cada proprietário busca sozinho a certificação florestal; Mesmas demandas de um empreendimento empresarial; Tomada de decisão sem consultar outros proprietários. Fragilidades: Viabilidade econômica; Elevados custos; Dificuldades de cumprimento dos critérios de certificação; Atividades realizadas sempre de maneira esparsas dificultando a auditoria.

33 Certificação de Grupo Um grupo de produtores reunidos busca a certificação; O grupo pode ser representado por um administrador florestal, associação, comunidade ou empresa; Os custos são diluídos entre todos os integrantes viabilizando a certificação no longo prazo; As auditorias anuais são amostrais no grupo. Fragilidades: Integração e continuidade do grupo; Administração do grupo; O erro de um integrante se reflete sobre todo o grupo.

34 Certificação SLIMF (Small and Low Intensity Managed Forest) O que é? Padrões diferenciados de avaliação do empreendimento definidos pelo FSC internacional, focados na certificação de comunidades, coleta de produtos não-madeireiros e pequenos produtores rurais. Qual o objetivo? Buscar a simplificação de alguns processos ou exigências decorrentes do padrão de certificação. Ex: não necessidade de possuir um resumo público. Quem se qualifica? Pequenos proprietários. Os critérios para ser pequeno no Brasil são: Amazônia: ha de área total; Restante do País: 100 ha de área total.

35 Certificações do Programa SmartWood da Rainforest Alliance

36 Certificação de Madeira Controlada O que é? É uma certificação para atestar que a madeira não provém de fontes consideradas inaceitáveis para o FSC na composição de produtos FSC mistos. Qual o objetivo? Comprovar que a madeira não é: ilegal, proveniente de áreas nas quais não houve violação de direitos civis e tradicionais, de florestas de alto valor para conservação, de desmatamentos, ou de florestas geneticamente modificadas. Fragilidades Não existe selo para madeira controlada, nem marketing aceitável. A informação só aparece na nota fiscal de venda. A venda de madeira controlada só pode acontecer entre empresas certificadas. Não pode ser vendida para empresas não certificadas.

37 SmartStep O que é? Uma abordagem modular para certificação de manejo florestal FSC. Quem se beneficia? Empreendimentos que querem se certificar mas que ainda não estão adequados frente aos padrões de certificação.

38 SmartStep Passos do programa: 1. Avaliação preliminar; 2. Plano de ação; 3. Auditorias periódicas para acompanhamento do cumprimento do plano de ação; 4. Certificação FSC. Floresta não certificada

39 SmartLogging O que é? Certificação de empreiteiros de colheita (ou atividades de silvicultura) baseada nos critérios e exigências dos Padrões FSC. Qual o objetivo? Permitir ao produtor contratar uma empresa prestadora de serviços florestais que possa ter garantias de terceiras partes, que tenha capacidade e qualidade para cumprir as regras da certificação.

40 SmartLogging O que é avaliado? Requisitos legais Plano de colheita e monitoramento Técnicas de colheita Valores comunitários Saúde e segurança ocupacional Viabilidade do negócio Melhoria contínua e inovações Silvicultura e reflorestamento.

41 Possibilidades Combinadas Certificação SmartStep Avaliação de fragilidades com base no padrão de grupo FSC; Tempo para adequação aos padrões; Compromisso público do grupo com a certificação; Certificação FSC Grupo O grupo já demonstrou capacidade ao longo do programa SmartStep; Maior garantia de continuidade; Maior solidez do grupo quando for buscar a certificação. Prazo maior para as adequações necessárias; Pode servir como um teste de longo prazo ao grupo antes de se certificar.

42 Possibilidades Combinadas Certificação FSC de Grupo Divisão de responsabilidades do grupo com as prestadoras de serviço certificadas; Diminuição dos custos para o grupo em monitoramento e acompanhamento; Garantia de que as empresas contratadas estão em acordo com as diretrizes da certificação florestal. SmartLogging Melhoria na qualidade dos prestadores que prestam serviço ao grupo; Prestador possui garantias de que está apto a trabalhar em uma floresta certificada; Possibilidade ao prestador de trabalhar para diversos grupos ou propriedades certificadas.

43 VLO e VLC (Verification of Legal Origin and Legal Compliance) Origem Legal (direitos legais para colheita) - VLO A autorização para a colheita, na unidade de manejo florestal foi concedida ao proprietário. Existe uma licença válida ou instrumento similar. As licenças são emitidas em conformidade com as leis e regulamentos que regem a jurisdição da(s) operação (es). Deve haver aprovação e implementação dos planos aplicáveis. Pagamento de taxas e impostos. Produtos transportados e comercializados legalmente, com o devido pagamento de impostos de exportação / importação, contribuições e demais obrigações.

44 VLO e VLC (Verification of Legal Origin and Legal Compliance) Conformidade legal - VLC Madeira colhida respeitando o direito legal de colheita na UMF. Em conformidade com a legislação que regulamenta a gestão e exploração dos recursos florestais: Sociais, ambientais e trabalhistas. Cadeia de Custódia (CoC) A verificação requer um robusto sistema de cadeia de custódia para garantir a rastreabilidade e controle da madeira verificada de um ponto a outro.

45 Conexão entre VLO e VLC Direitos legais para colheita Planos aprovados VLC Regulamentações da colheita Regulamentações ambientais Regulamentações sociais e trabalhistas Taxas e impostos CoC Comercialização e transporte Controle das atividades não autorizadas

46 VLO e VLC (Verification of Legal Origin and Legal Compliance) As normas de VLO e VLC são aplicáveis a: Empreendimentos de manejo florestal. Processadores. Fabricantes. Comerciantes e corretores. Fornecedores de produtos florestais em um espaço definido na cadeia de abastecimento.

47 Escalada da legalidade à certificação Produçãoo de madeira B Custo da conformidade A tempo de validade --- 3

48 Temas Florestais - Naturais 56% das emissões brasileiras de gases para o efeito-estufa Mais de 80% da produção de madeira na Amazônia Brasileira é ilegal e predatória: péssimas condições de trabalho Deforestation ; Poverty reduction 350 million of the poorest people in the world are forest dependent conflitos sociais com populações indígenas e comunidades locais

49 Temas Florestais - Plantações Uso de insumos químicos Plantios homogêneos (monocultura) Conversão de ecossistemas naturais Ocupação de áreas agricultáveis Aspectos sociais envolvidos: Trabalhadores Deforestation ; Poverty reduction 350 million of the poorest people in the world are forest dependent Outras partes interessadas

50 Temas Agricultura Maior causa do desmatamento Maior responsabilidade pela extinção de habitats e diminuição de espécies Precariedade das condições de trabalho Poluição de Solo e Água Agroquímicos O destino da biodiversidade mundial está na mão dos produtores rurais

51 Certificação Agrícola Imaflora RAS (Rede de Agricultura Sustentável) - rede de ONGs da América que se uniram para tratar o tema. Principais produtos certificados: cana-de-açúcar, café, banana, castanha, laranja, cupuaçu, goiaba, cacau, babosa, palmito, borracha, uva e chá. Aberto para a certificação de outros produtos, inclusive a pecuária.

52 OBRIGADO!

FORUM FLORESTAL BAHIA Certificação Florestal

FORUM FLORESTAL BAHIA Certificação Florestal FORUM FLORESTAL BAHIA Certificação Florestal Guilherme de Andrade Lopes 13/06/2011 Imaflora incentiva e promove mudanças nos setores florestal e agrícola, visando a conservação e o uso sustentável dos

Leia mais

Certificação Florestal FSC

Certificação Florestal FSC Certificação Florestal FSC Impactos sociais e ambientais da certificação FSC O FSC é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável

Leia mais

Certificação Florestal FSC

Certificação Florestal FSC Certificação Florestal FSC Workshop Internacional de Mogno Africano O FSC é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao

Leia mais

Certificação florestal

Certificação florestal Certificação florestal Responsabilidade e conduta sustentável no setor de árvores plantadas BSC/Gleison Rezende 1 O que é a certificação florestal? Certificação Florestal é um processo no qual as empresas

Leia mais

Organização da Aula. Auditoria em Certificação Ambiental. Aula 6. Certificação. Contextualização. Instrumentalização

Organização da Aula. Auditoria em Certificação Ambiental. Aula 6. Certificação. Contextualização. Instrumentalização Auditoria em Certificação Ambiental Aula 6 Organização da Aula Auditoria de certificação florestal FSC Prof. Luiz Antonio Forte Certificação Contextualização A maioria das empresas e organizações que buscam

Leia mais

Forest Stewardship Council FSC Brasil. Certificação Florestal FSC

Forest Stewardship Council FSC Brasil. Certificação Florestal FSC Certificação Florestal FSC O FSC é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo Missão Difundir e facilitar

Leia mais

Certificação Florestal: FSC & FSC SLIMF Brasil

Certificação Florestal: FSC & FSC SLIMF Brasil Fórum: Produção Sustentável de Recursos Florestais Certificação Florestal: FSC & FSC SLIMF Brasil Vanessa Maria Basso Engenheira Florestal Doutoranda em Ciência Florestal - UFV Roteiro 1. Certificação:

Leia mais

CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL. A responsabilidade ambiental começa aqui. Imprima somente se for idispensável.

CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL. A responsabilidade ambiental começa aqui. Imprima somente se for idispensável. CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL A responsabilidade ambiental começa aqui. Imprima somente se for idispensável. SOBRE O FSC _ É amplamente aceito que os recursos florestais e as áreas por eles

Leia mais

Certificação Florestal

Certificação Florestal Certificação Florestal Factor de Diferenciação Certificação Florestal 1 - A Certificação Florestal Objectivos Vantagens 2 - Dois Esquemas de Certificação Florestal PEFC FSC 3 - Estatísticas a nível Mundial

Leia mais

APCER e a. Certificação Florestal em Portugal. 10 de Outubro de Marta Ambrósio Gestora de Produto APCER

APCER e a. Certificação Florestal em Portugal.  10 de Outubro de Marta Ambrósio Gestora de Produto APCER APCER e a Certificação Florestal em Portugal C 1996 Forest Stewardship Council A.C. FSC ACC 013 em parceria com a SQS,organismo acreditado pelo FSC Objectivos A Gestão Florestal Sustentável, a Certificação

Leia mais

A certificação florestal segundo o FOREST STEWARDSHIP COUNCIL

A certificação florestal segundo o FOREST STEWARDSHIP COUNCIL A certificação florestal segundo o FOREST STEWARDSHIP COUNCIL Forest Stewardship Council (FSC ) O Forest Stewardship Council (FSC) é uma organização sem fins lucrativos, de âmbito internacional, dedicada

Leia mais

A Certificação da Cadeia de Responsabilidade

A Certificação da Cadeia de Responsabilidade A Certificação da Cadeia de Responsabilidade Agenda A Certificação da Cadeia de Responsabilidade: Objetivos e Vantagens Esquemas de Certificação: PEFC e FSC Estatísticas Mundiais e Nacionais Requisitos

Leia mais

FSC : FLORESTAS E EMPRESAS

FSC : FLORESTAS E EMPRESAS FSC : FLORESTAS E EMPRESAS A CRIAR VALOR PARA O FUTURO Certificação FSC poderá um instrumento de mercado promover a conservação de espaços naturais? Agenda FSC FLORESTAS E EMPRESAS A CRIAR VALOR PARA O

Leia mais

Garantiade Qualidadepormeiode Padrões de Produto& de Processo

Garantiade Qualidadepormeiode Padrões de Produto& de Processo Introdução de Padrões Sociais, Ecológicos & de Qualidade Módulo 9 Garantiade Qualidadepormeiode Padrões de Produto& de Processo Módulos Delimitação do projeto Análise da cadeia e estratégia Implementação

Leia mais

AQUISIÇÃO RESPONSÁVEL DE MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Guia Prático para as Construtoras. Lilian Sarrouf

AQUISIÇÃO RESPONSÁVEL DE MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Guia Prático para as Construtoras. Lilian Sarrouf AQUISIÇÃO RESPONSÁVEL DE MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Guia Prático para as Construtoras Lilian Sarrouf Objetivo: Disseminar boas práticas e informações voltadas para processos produtivos eficientes e sustentáveis

Leia mais

Informações do respondente

Informações do respondente Informações do respondente Nome e contato: (opcional) Nome da organização: (opcional) A iniciativa Accountability Framework Formulário de Feedback de Consulta Pública Tipo de organização: ONG Organização

Leia mais

A Certificação da Cadeia de Responsabilidade. Raquel Sanmartín Lisboa 30.Mar.12

A Certificação da Cadeia de Responsabilidade. Raquel Sanmartín Lisboa 30.Mar.12 A Certificação da Cadeia de Responsabilidade Agenda A Certificação da Cadeia de Responsabilidade Esquemas de Certificação: PEFC e FSC Estatísticas Mundiais e Nacionais Requisitos da CdR aplicáveis ao Sector

Leia mais

O esquema de certificação florestal gerenciado pela AFLORAM é uma forma eficaz para viabilizar o acesso aos produtos florestais oriundos do manejo em

O esquema de certificação florestal gerenciado pela AFLORAM é uma forma eficaz para viabilizar o acesso aos produtos florestais oriundos do manejo em O esquema de certificação florestal gerenciado pela AFLORAM é uma forma eficaz para viabilizar o acesso aos produtos florestais oriundos do manejo em pequena escala e comunitário ao mercado de produtos

Leia mais

PALMASOLA S/A MADEIRAS E AGRICULTURA

PALMASOLA S/A MADEIRAS E AGRICULTURA PALMASOLA S/A MADEIRAS E AGRICULTURA PRODUZINDO COM CONSCIÊNCIA Eng. Florestal: Gustavo Bloise Pieroni O Início Estabelecida em 1951, desde o seu início a Palmasola sempre esteve ciente e valorizou:»»»»»»»»

Leia mais

Título: Norma SmartWood para Verificação de Origem Legal (VLO) no Brasil,

Título: Norma SmartWood para Verificação de Origem Legal (VLO) no Brasil, Tipo de documento: Norma da RA Escopo: Brasil Status do documento: 1º esboço para consulta pública. Data desta versão: 17 de novembro de 2009. Período de consulta: 30 dias. Organismo de aprovação: Rainforest

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Agrotora Reflorestamento, Pecuária e Café Ltda. Fazenda Recreio

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Agrotora Reflorestamento, Pecuária e Café Ltda. Fazenda Recreio Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Agrotora Reflorestamento, Pecuária e Café Ltda. Fazenda Recreio Cultivo(s): Café (Coffea arabica) Data do Resumo Público: 18 de junho

Leia mais

ESTUDO DE CASO: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE CADEIA DE CUSTÓDIA FSC

ESTUDO DE CASO: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE CADEIA DE CUSTÓDIA FSC ESTUDO DE CASO: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE CADEIA DE CUSTÓDIA FSC RESUMO Cristiane Melo da Silva Alves Correia* Orientador:

Leia mais

Produto(s) da fazenda: Morango. Data do Resumo Público: Data do envio do relatório: Data do inicio da auditoria: Data do final da auditoria:

Produto(s) da fazenda: Morango. Data do Resumo Público: Data do envio do relatório: Data do inicio da auditoria: Data do final da auditoria: Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fraise - Paixão por morangos Produto(s) da fazenda: Morango Imaflora Instituto de Manejo e Certificación Florestal e Agrícola "Estrada

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Não Programada Fazenda Capetinga e Sassafrás Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazendas Baú

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazendas Baú Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazendas Baú Cultivo(s): Café (Coffea arabica L.). Data do Resumo Público: 10 de Julho de 2012. Data de Entrega do Relatório: 04 de Junho

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda do Cruzeiro. Resumo Público 09/02/ /01/ /12/ /12/2016

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda do Cruzeiro. Resumo Público 09/02/ /01/ /12/ /12/2016 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda do Cruzeiro Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola Estrada Chico

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Administradores de Grupo. Grupo Natural Estate Coffee. Resumo Público.

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Administradores de Grupo. Grupo Natural Estate Coffee. Resumo Público. Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Administradores de Grupo Resumo Público Grupo Natural Estate Coffee Produto(s) do grupo: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual 2 para Administradores de Grupo Agropecuária Labrunier Ltda. Fazendas Labrunier Imaflora Instituto

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola Fazenda São João Grande e Dona Neném

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola Fazenda São João Grande e Dona Neném Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Fazenda São João Grande e Dona Neném Cultivo(s): Café (Coffea arabica) Data do Resumo Público: 10 de Julho de 2012

Leia mais

Desmatamento no Brasil

Desmatamento no Brasil Desmatamento no Brasil Novembro 2016 O The Forest Trust - TFT é uma organização global sem fins lucrativos que ajuda as empresas a compreender e transformar a história dos seus produtos a partir de suas

Leia mais

Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro.

Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro. Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro. Introdução ao documento: Os Princípios e Critérios (P&C)

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Santa Fé

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Santa Fé Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Santa Fé Cultivo(s): Café (Coffea arabica) Data do Resumo Público: 06 de junho de 2012 Data de Entrega do Relatório: 13 de abril

Leia mais

Certificação e Utilização do Selo FSC - Rastreabilidade da matéria prima florestal. Engª Heloise Lunardi Coutinho Bento Gonçalves,

Certificação e Utilização do Selo FSC - Rastreabilidade da matéria prima florestal. Engª Heloise Lunardi Coutinho Bento Gonçalves, Certificação e Utilização do Selo FSC - Rastreabilidade da matéria prima florestal Engª Heloise Lunardi Coutinho Bento Gonçalves, 27.03.2019 Certificação e Utilização do Selo FSC - Rastreabilidade da matéria

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola Fazenda Santa Rosa

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola Fazenda Santa Rosa Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Fazenda Santa Rosa Cultivo: Café (Coffea arabica L.) Data do Resumo Público: 31 de maio de 2012 Data de Entrega

Leia mais

Informações Disponíveis ao Público por Portadores de Certificado de Madeira Controlada FSC

Informações Disponíveis ao Público por Portadores de Certificado de Madeira Controlada FSC Informações Disponíveis ao Público por Portadores de Certificado de Madeira Controlada FSC INSTRUÇÕES O FSC requer que as empresas rastreiem seu material controlado e publiquem constatações específicas.

Leia mais

G_PublicSummary 08/05/ /02/ /01/ /01/2017

G_PublicSummary 08/05/ /02/ /01/ /01/2017 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Administradores de Grupo Resumo Público Stockler Cerrado Produto(s) do grupo: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificación Florestal

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Nossa Senhora de Fátima - Grupo Saquarema Agrícola Cerrado.

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Nossa Senhora de Fátima - Grupo Saquarema Agrícola Cerrado. Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Nossa Senhora de Fátima - Grupo Saquarema Agrícola Cerrado Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda São Paulo e Pedra Roxa. Resumo Público. Data DD/MM/AAAA

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda São Paulo e Pedra Roxa. Resumo Público. Data DD/MM/AAAA Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda São Paulo e Pedra Roxa Produto(s) da fazenda: Café Arábica IBD Certificações Ltda. Rua Amando de Barros, 2275 - Centro - CEP:

Leia mais

ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CADEIA AGRÍCOLA E BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CADEIA AGRÍCOLA E BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CADEIA AGRÍCOLA E BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA 1. Tema Produção e Qualidade 2. Subtema Gestão da Qualidade 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços

Leia mais

FSC-STD-BRA V1-0 PT Avaliação de Plantações Florestais no Brasil

FSC-STD-BRA V1-0 PT Avaliação de Plantações Florestais no Brasil FSC-STD-BRA-01-2014 V1-0 PT Avaliação de Plantações Florestais no Brasil Lista de indicadores a serem avaliados nos próximos monitoramentos (diferenças entre o Padrão Interino Imaflora e o Padrão Nacional

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola - Fazenda Belmonte - SARPA

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola - Fazenda Belmonte - SARPA Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade - Fazenda Belmonte - SARPA Cultivo(s): Café (Coffea arabica) Data do Resumo Público: 31 de maio de 2012 Data de

Leia mais

Rita Calca. 1ª Sessão de trabalho 21 Novembro Castro Verde

Rita Calca. 1ª Sessão de trabalho 21 Novembro Castro Verde 1ª Sessão de trabalho 21 Novembro 2012 - Castro Verde No âmbito do Projecto Capacitação de explorações agrícolas para a certificação de sustentabilidade Apresentação: CERTIFICAÇÃO DA GESTÃO FLORESTAL FSC

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação de Propriedade Cambuhy Agrícola Ltda. Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola Cambuhy Agrícola Ltda.

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Ponte Alta

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Ponte Alta Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Ponte Alta Cultivo(s): Café (Coffea arabica L.) Data do Resumo Público: 11 de janeiro de 2012 Data de Entrega do Relatório: 17

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Osvaldo Cruz. Resumo Público 03/04/ /03/ /02/ /02/2017

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Osvaldo Cruz. Resumo Público 03/04/ /03/ /02/ /02/2017 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Osvaldo Cruz Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificación Florestal e Agrícola "Estrada

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Daterra Franca - Fazenda São João. Resumo Público 13/12/ /11/ /11/ /11/2016

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Daterra Franca - Fazenda São João. Resumo Público 13/12/ /11/ /11/ /11/2016 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Daterra Franca - Fazenda São João Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Itaoca

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Itaoca Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Itaoca Cultivo(s): Café (Coffea arabica L.) Data do Resumo Público: 11 de junho de 2012. Data de Entrega do Relatório: 19 de Abril

Leia mais

Produto(s) da fazenda: Laranja. Data do Resumo Público: Data do envio do relatório: Data do inicio da auditoria: Data do final da auditoria:

Produto(s) da fazenda: Laranja. Data do Resumo Público: Data do envio do relatório: Data do inicio da auditoria: Data do final da auditoria: Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Santana (Odair Antonio Semensato e outros) Produto(s) da fazenda: Laranja Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Sete Irmãos. Resumo Público 19/06/ /05/ /05/2017.

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Sete Irmãos. Resumo Público 19/06/ /05/ /05/2017. Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Sete Irmãos Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificación Florestal e Agrícola Estrada

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Pinhal e Santo Antonio. Resumo Público 08/02/ /01/ /12/ /12/2016

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Pinhal e Santo Antonio. Resumo Público 08/02/ /01/ /12/ /12/2016 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Pinhal e Santo Antonio Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Leia mais

LINHA DO TEMPO. Março - Washington, EUA. Estabelecimento de um Conselho de Administração do FSC com caráter interino.

LINHA DO TEMPO. Março - Washington, EUA. Estabelecimento de um Conselho de Administração do FSC com caráter interino. LINHA DO TEMPO A História do FSC Na sequência da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável em 1992, representantes empresariais, grupos sociais e organizações ambientais interessados no tema,

Leia mais

Código da ficha técnica: CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS. 1. Tema. Produção e Qualidade. 2. Subtema. Certificação/Inspeção

Código da ficha técnica: CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS. 1. Tema. Produção e Qualidade. 2. Subtema. Certificação/Inspeção CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS 1. Tema Produção e Qualidade 2. Subtema Certificação/Inspeção 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços de Terceiros 4. Tipo de serviço / instrumento Avaliação da Conformidade

Leia mais

Robson Oliveira Laprovitera Gerência de Sustentabilidade e Gestão Florestal Representante da Bracelpa no SCT Cerflor. Representando a SBS neste Evento

Robson Oliveira Laprovitera Gerência de Sustentabilidade e Gestão Florestal Representante da Bracelpa no SCT Cerflor. Representando a SBS neste Evento Robson Oliveira Laprovitera Gerência de Sustentabilidade e Gestão Florestal Representante da Bracelpa no SCT Cerflor Representando a SBS neste Evento Reunião PCCF/ Junho 2008 Estrutura CERFLOR Ministério

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE MADEIRA DE ORIGEM FLORESTAL

CONSULTA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE MADEIRA DE ORIGEM FLORESTAL INTERNATIONAL PAPER DO BRASIL LTDA Rodovia Luiz José Sguário, km 31, Bairro Taquariguassu Nova Campina SP CEP: 18435-000 Telefone: (15) 3521-9600 http://www.internationalpaper.com CONSULTA PÚBLICA PARA

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual 1 M.Libânio Agrícola S/A Fazenda Paineiras e Conjunto Petrolina Imaflora Instituto de Manejo

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual 1 Ducoco Agrícola Ltda. Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola.

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Labareda Agropecuária Ltda. Resumo Público 14/06/ /06/ /05/ /05/2017

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Labareda Agropecuária Ltda. Resumo Público 14/06/ /06/ /05/ /05/2017 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Labareda Agropecuária Ltda Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificación Florestal e Agrícola Estrada

Leia mais

Carvão. Vegetal. na produção do Aço Verde. Solução renovável a favor de uma economia de baixo carbono. Imagem ArcelorMittal /Eduardo Rocha

Carvão. Vegetal. na produção do Aço Verde. Solução renovável a favor de uma economia de baixo carbono. Imagem ArcelorMittal /Eduardo Rocha Carvão Vegetal na produção do Aço Verde. Solução renovável a favor de uma economia de baixo carbono. Imagem ArcelorMittal /Eduardo Rocha Carvão Vegetal Produto do setor de base florestal O Carvão Vegetal

Leia mais

PublicSummary. Produto(s) da fazenda: Mango

PublicSummary. Produto(s) da fazenda: Mango Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Fazendas Resumo Público SANTA CLARA Produto(s) da fazenda: Mango Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola Estrada Chico

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS MADEIREIROS E NÃO MADEIREIROS. 2009, Novitah Gestão Sustentável

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS MADEIREIROS E NÃO MADEIREIROS. 2009, Novitah Gestão Sustentável CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS MADEIREIROS E NÃO MADEIREIROS 1 Objetivo: Certificação de Cadeias produtivas da aroeirinha, madeira, piaçava e sementes, dentre outras possibilidades Alguns exemplos

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola Fazenda Limeira

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola Fazenda Limeira Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Fazenda Limeira Cultivo(s): Café (Coffea arabica) Data do Resumo Público: 31 de Agosto de 2012 Data de Entrega do

Leia mais

Uma estratégia de redução do desmatamento na Amazônia

Uma estratégia de redução do desmatamento na Amazônia Mercados verdes e Consumo Sustentável Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH Uma estratégia de redução do desmatamento na Amazônia 17/05/2017 Frank Krämer Conteúdo A GIZ no

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Nossa Senho Aparecida. Resumo Público 30/01/ /12/ /11/ /11/2016

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Nossa Senho Aparecida. Resumo Público 30/01/ /12/ /11/ /11/2016 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Nossa Senho Aparecida Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Graziela

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Graziela Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Graziela Cultivo(s): Laranja doce (Citrus sinensis) e Tangor Murcote (Citrus reticulata X Citrus sinensis) Data do Resumo Público:

Leia mais

Verificação de Sistema de Gestão em BioComércioÉtico Diferencial de Competitividade. Abastecendo com Respeito - UEBT Brasil

Verificação de Sistema de Gestão em BioComércioÉtico Diferencial de Competitividade. Abastecendo com Respeito - UEBT Brasil Verificação de Sistema de Gestão em BioComércioÉtico Diferencial de Competitividade Abastecendo com Respeito - UEBT Brasil SOBRE A UEBT UEBT 2017 2 É uma organização sem fins de lucro e seus membros são

Leia mais

CERTIFICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

CERTIFICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL CERTIFICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL Alexandre Sakavicius Borges Coordenador de certificação florestal alexandre@imaflora.org São Paulo 18/11/2009 www.imaflora.org MISSÃO O Imaflora incentiva e promove mudanças

Leia mais

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Página 1 de 6 Índice Resumo: Estabelece os princípios para o desenvolvimento sustentável das atividades da empresa.. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. Desenvolvimento Sustentável 3.2. Responsabilidade

Leia mais

Conteúdo. 1 Os regulamentos da legalidade segundo a nossa perspectiva. 2 A reação da indústria chinesa. 3 O impacto das regulamentações da legalidade

Conteúdo. 1 Os regulamentos da legalidade segundo a nossa perspectiva. 2 A reação da indústria chinesa. 3 O impacto das regulamentações da legalidade Conteúdo 1 Os regulamentos da legalidade segundo a nossa perspectiva 2 A reação da indústria chinesa 3 O impacto das regulamentações da legalidade na China 4 Nosso plano de ação Os regulamentos da legalidade

Leia mais

2017 NORMA DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

2017 NORMA DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL 2017 NORMA DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL Membros da RAS Sistema RAS/RA Norma Membro da RAS Implementa o sistema de certificação Marca - selo Rainforest Alliance CertifiedTM Controle de qualidade dos certificadores

Leia mais

G_PublicSummary. Data do Resumo Público: Data do envio do relatório: Data do inicio da auditoria: Data do final da auditoria:

G_PublicSummary. Data do Resumo Público: Data do envio do relatório: Data do inicio da auditoria: Data do final da auditoria: Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Administradores de Grupo Resumo Público Grupo Ruiz Coffees Brasil Produto(s) do grupo: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificación

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Boa Vista e Fazenda Olhos de Águia. Resumo Público

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Boa Vista e Fazenda Olhos de Águia. Resumo Público Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Boa Vista e Fazenda Olhos de Águia Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificación Florestal

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual

Leia mais

NEPCon Norma genérica de Cadeia de Custódia

NEPCon Norma genérica de Cadeia de Custódia NEPCon Norma genérica de Cadeia de Custódia Versão 2.0 PT_BR NEPCon Norma Genérica CoC (NC-STD-01 PT) NEPCon Norma Genérica de Cadeia de Custódia Tipo de document0: Escopo: Status do documento: Versão:

Leia mais

Florestal Santa Maria S/A

Florestal Santa Maria S/A Florestal Santa Maria S/A Foco: Sustentabilidade (...) parâmetro que reflete a capacidade do meio continuar cumprindo com as suas diversas funções em níveis que garantam às gerações futuras a oportunidade

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazendas Baú, Vitória, Gigante, São João e Gigante Leal ou Prata.

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazendas Baú, Vitória, Gigante, São João e Gigante Leal ou Prata. Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazendas Baú, Vitória, Gigante, São João e Gigante Leal ou Prata Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo

Leia mais

Norma de Sustentabilidade para a Cadeia do Café Cafés Sustentáveis do Brasil. Controle de Alterações

Norma de Sustentabilidade para a Cadeia do Café Cafés Sustentáveis do Brasil. Controle de Alterações Controle de Alterações Revisão Data Descrição 00 27-09-06 Emissão inicial 01 19-06-07 - Revisão do item 1. - Inclusão do item 5.3.2. 02 01-08-08 - Item 1 inclusão de requisitos para concessão da certificação

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola Alto Cafezal

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola Alto Cafezal Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Alto Cafezal Cultivo(s): Café (Coffea arabica L.) Data do Resumo Público: 15 de fevereiro de 2012 Data de Entrega

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola M. Libânio

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola M. Libânio Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade M. Libânio Cultivo(s): Cacau (Theobroma cacao L.) Data do Resumo Público: 11 de junho de 2012. Data de Entrega do

Leia mais

INVESTIMENTOS SUSTENTÁVEIS. Fabio Ramos

INVESTIMENTOS SUSTENTÁVEIS. Fabio Ramos INVESTIMENTOS SUSTENTÁVEIS Fabio Ramos consultoria@agrosuisse.com.br www.agrosuisse.com.br AGROSUISSE Empresa de consultoria com 36 anos de experiência na execução de importantes trabalhos na área da agricultura

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual

Leia mais

Requisitos para o Escopo do Certificado sob a Norma de Produção Agrícola

Requisitos para o Escopo do Certificado sob a Norma de Produção Agrícola Requisitos para o Escopo do sob a Norma de Produção Agrícola Fair Trade USA A. Introdução A Norma de Produção Agrícola (APS) da Fair Trade USA abrange diversos grupos de fazendas e instalações de processamento

Leia mais

FSC MANEJO RESPONSÁVEL DE EUCALIPTO MANEJO RESPONSÁVEL DE NOGUEIRA PECAN. A AGROPECUÁRIA CONDOR LTDA. desenvolve, através de

FSC MANEJO RESPONSÁVEL DE EUCALIPTO MANEJO RESPONSÁVEL DE NOGUEIRA PECAN. A AGROPECUÁRIA CONDOR LTDA. desenvolve, através de A AGROPECUÁRIA CONDOR LTDA. desenvolve, através de suas práticas de bom manejo florestal, uma perfeita integração com o meio ambiente, reduzindo os impactos ambientais e sociais e promovendo a estabilidade

Leia mais

DIVULGAÇÃO PCCF / IPEF

DIVULGAÇÃO PCCF / IPEF DIVULGAÇÃO PCCF / IPEF Piracicaba, 15 de junho de 2012. Assunto: Atualização da Diretiva FSC-DIR-40-005 sobre Madeira Controlada. Objetivo: Resumo traduzido do conteúdo da norma em questão. Diretiva FSC

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Vereda Cultivo(s): Café (Coffea arabica L.) Data de Entrega do Resumo: 13 de setembro de 2011 Data de Entrega do Relatório: 17

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Sete Cachoeiras Estate Coffee

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Sete Cachoeiras Estate Coffee Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual Fazenda Sete Cachoeiras Estate Coffee Cultivo(s): Café (Coffea arabica L.) Data do Resumo Público: 11 de janeiro de 2012 Data de Entrega

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Certificação Fazenda Sete Cachoeiras Estate Coffee Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Certificação

Leia mais

ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL

ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL Adriana Moreira, Banco Mundial Carlos Klink IFC NIVEL FEDERAL Programa de Áreas Protegidas da Amazônia

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola Fazenda São José

Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Agrícola Fazenda São José Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria de Certificação Propriedade Fazenda São José Cultivo(s): Café (Coffea arabica L.) Data do Resumo Público: 18 de junho de 2012. Data de Entrega

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Certificação Urban Coffee (Fazenda Rio Brilhante Café e Fazenda Pirulito Café) Imaflora Instituto

Leia mais

RIO ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL: Contribuindo para uma Visão Alimentar Saudável e Sustentável para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro e

RIO ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL: Contribuindo para uma Visão Alimentar Saudável e Sustentável para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro e RIO ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL: Contribuindo para uma Visão Alimentar Saudável e Sustentável para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro e Seu Legado A experiência de Londres Relatório Feeding

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Certificação Citrosuco S/A Agroindústria Fazenda Entre Rios Imaflora Instituto de Manejo e Certificação

Leia mais