HORTA COMO FERRAMENTA INTEGRADORA ENTRE ESCOLA/ALUNO/PIBID

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HORTA COMO FERRAMENTA INTEGRADORA ENTRE ESCOLA/ALUNO/PIBID"

Transcrição

1 HORTA COMO FERRAMENTA INTEGRADORA ENTRE ESCOLA/ALUNO/PIBID Leila Trindade da Silva 1 Rodrigo Serafim de Araújo 1 Vladimir Vieira do Nascimento 1 Ivaneide Alves Soares da Costa 2 RESUMO O projeto Horta-escolar foi desenvolvido pelo PIBID/Biologia da UFRN em uma escola de básico Natal/RN, contemplando toda a comunidade escolar. A mobilização para a execução do projeto foi fundamental para contar com a participação ativa dos participantes, sendo eles: alunos, professores e funcionários. Após esta socialização inicial com a comunidade escolar foi necessário realizar um registro informacional sobre o local, onde seria feita a implantação da horta. Em seguida, ocorreu a aplicações de oficinas, ministradas pelos bolsistas PIBID/Biologia que visava preparar os alunos para as etapas seguintes. Cada encontro apresentava uma duração de 2 horas, e o objetivo principal consistia em instrumentar os alunos quanto à preparação e sua manutenção. Estas oficinas foram desenvolvidas em duas etapas: a primeira apresentava o intuito de reconhecer a área de implantação da horta, neste momento os alunos receberam instruções necessárias sobre os aspectos que estão ligados a sua construção e manutenção; na segunda etapa, os alunos foram conduzidos até a um ambiente formal, no qual foram levantadas algumas considerações sobre como construir e manter uma horta. A preparação para a construção da horta foi elaborado por meio de um trabalho coletivo, entre alunos e bolsistas. A metodologia do trabalho seguiu várias etapas predeterminadas que resultaram no desenvolvendo da horta-escolar. Após ter preparado o ambiente para a implantação da horta, a etapa seguinte implicou na adubação. Durante a execução do 1 Alunos licenciandos bolsistas PIBID/BIOLOGIA/UFRN. leila_trinde@hotmal.com; rodrigoserafim25@yahoo.com.br; vlad_nascimento_@hotmail.com. 2 Coordenadora do PIBID/ Biologia, Dra. Professora Adjunta I, UFRN/Centro de Biociências, Depto. Microbiologia e Parasitologia, Lab. de Microbiologia Aquática (LAMAq). iasoaresc@gmail.com.

2 projeto foram utilizados 6 canteiros, com medidas variadas entre 4 a 8 metros de comprimento, sendo plantadas os seguintes tipos de hortaliças: tomate, rúcula, alface, coentro, pimentão e cenoura. Para a sua manutenção ocorreram reuniões mensais que envolvia toda a comunidade escolar, estas apresentavam como objetivo sensibilizar todos os participantes sobre a importância da manutenção continua do espaço verde, assim como a construção de um cronograma e a sua atualização, cuja finalidade era a de organizar semanalmente o procedimento de rega da mesma. A ação obteve êxito ao cumprir os seus objetivos, ficando evidente que a atividade contribuiu positivamente para a inserção e integração dos bolsistas do PIBID/BIOLOGIA com o ambiente escolar. Com isto, percebe-se que a horta inserida no ambiente escolar pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz na formação integral do estudante. Podendo assim abordar claramente diversos conteúdos, entre eles: a importância dos vegetais e do meio ambiente, nesse sentido afirma-se que a horta escolar é um espaço propício para que os alunos aprendam os benefícios e as formas de cultivo mais saudáveis, despertando interação entre alunos e escola, aguçando o trabalho coletivo, consciência ecológica e alimentar. E por fim podemos inferir que a horta representa uma ferramenta interdisciplinar. Palavras-chaves: Horta-Escolar; PIBID/Biologia; Ferramenta de Ensino; Comunidade Escolar.

3 INTRODUÇÃO De acordo com Wojciechowski (2006), a educação ambiental surge como uma necessidade das sociedades contemporâneas, uma vez que as questões sócioambientais têm sido cada vez mais discutidas e abordadas pelos vários segmentos da sociedade, em decorrência da gravidade da degradação do meio natural e social. Nesta perspectiva, o trabalho com horta propicia o cumprimento do princípio da transversalidade e de transdisciplinaridade que supera o conceito de disciplina e da interdisciplinaridade que é a integração curricular, os quais os interesses próprios de cada disciplina são preservados (BARBOSA, 2007 e ROCHA, 2009a). Segundo (LIMA, 2009) a Horta Didática não deve apenas ficar restrita ao processo de produção de alimentos, mas deve ser trabalhada como um processo pedagógico. A horta inserida no ambiente escolar é uma ferramenta bastante eficaz na formação integral do estudante, pois este tema aborda diversas áreas de conhecimento, podendo ser desenvolvido durante todo o processo de ensino/aprendizagem. Conforme Kaufmann (1998), a horta é um espaço onde os alunos podem trabalhar de maneira espontânea, com autonomia, o que foi ocorrendo ao longo de todas as etapas desta proposta. Conforme Golemann (1995), aprendemos mais quando temos alguma coisa que nos interessa e sentimos prazer quando nos empenhamos nela. Assim foi este trabalho, horta como ferramenta integradora, que relaciona-se à necessária criação de comunidades sustentáveis, fazendo-se estimular a percepção do meio em que estão inseridas. PERCURSO METODOLÓGICO Implementação e manutenção A ação foi desenvolvida pelos bolsistas do sub-projeto PIBID/biologia, realizado de Julho à Dezembro do ano de 2012, contemplando toda a comunidade escolar: Alunos, professores e funcionários. Este trabalho foi realizado com a turma do EJA, considerada, por muitos dos professores, uma turma complicada e difícil de trabalhar, pelo fato de se tratar de uma turma de jovens e adultos, que não tinha uma frequência positiva nas aulas, e com índice de evasão escolar relativamente alto, e

4 ainda contar com o fato de, a maioria trabalhar; porém, esta ação integradora, e a partir dos relatos dos participantes, percebeu-se que, com a construção da horta, esta realidade foi melhorada, os laços afetivos entre os alunos foram estreitados, e o envolvimento deles em outras disciplinas. A etapa de socialização do projeto, se deu com toda comunidade escolar, onde foi realizado o levantamento dos alunos interessados em participar juntamente com a turma do EJA. A aplicação das oficinas, ministradas pelos bolsistas, foram apresentadas através de recursos multimídia (slides), que visava preparar os alunos. Cada encontro apresentava uma duração de 2 horas, com objetivo principal de instrumentar os alunos quanto à preparação e manutenção da horta. A primeira oficina apresentava o intuito de demonstrar a área de implantação da horta, assim como os benefícios da mesma para o ambiente escolar; na segunda oficina, apresentava o intuito de demonstrar a área de implantação da horta, assim como algumas considerações sobre a utilização de determinados equipamentos para construção da horta, onde foram levantadas algumas considerações sobre como construir e manter uma horta, fazendo um elo, mostrando os principais objetivos da implantação do projeto. Logo em seguida decorreu a etapa Mão na massa, que consistiu na limpeza e adubação dos canteiros, assim como plantação das hortaliças. Durante a execução de cada etapa os alunos passaram a criar fortes laços de confiança com os bolsistas. A construção da horta se deu em todos os momentos, por meio do trabalho coletivo, e pela colaboração de voluntários para participarem de um mutirão de limpeza que envolvia: capinar e preparar o local da criação da horta. Durante a execução do projeto foram utilizados 6 canteiros, com medidas entre 4 a 8 metros de comprimento, sendo plantadas as seguintes hortaliças: Tomate, rúcula, alface, coentro, pimentão e cenoura. Para manter a positividade deste projeto, houve reuniões mensais com os alunos, funcionários, supervisor, coordenadores e bolsistas envolvidos com o projeto, com o objetivo de socializar como seria feito a manutenção da horta, dificuldades e experiências, sendo apresentado um cronograma elaborado com a finalidade de organizar semanalmente a manutenção da horta. Socialização e coletividade na colheita Petter (2005, p. 2) afirma que o trabalho coletivo é de fundamental relevância, pois faz com que o indivíduo trabalhe e respeite os seus colegas.

5 As atividades desenvolvidas na horta trouxeram benefícios à escola, como a colheita das hortaliças para ser implementada na merenda escolar, o restante foi dividido entre os alunos, professores, funcionários e coordenadores, que possibilitou uma maior integração entre bolsistas-alunos-supervisor, projeto possibilitou o contato direto dos alunos com a terra, por meio deste espaço estabelecemos momento de associação entre a horta e os ciclos alimentares de semeadura, plantio, cultivo, estimular o cuidado com as plantas e colhê-las, adubação do solo, além de ser um momento em que os alunos aprenderam a respeitar a natureza, ajudando na higiene do local da horta, manutenção e irrigação da mesma. Possibilitou aos alunos a abertura para o diálogo aberto durante todas as etapas, não havendo resistência quanto ao projeto, alguns até agradeciam, se sentindo privilegiados por estarem à frente da horta, tendo assim maior responsabilidade o que despertou o interesse por parte doa alunos pela própria escola, já que eram eles os cuidadores da horta. Figura 1 - Visita ao local de implantação da horta e Mutirão de Limpeza. Fonte: Arquivo Pessoal. Figura 2- Organização do material para aplicação das oficinas.

6 Fonte: Arquivo Pessoal. Figura 3 - Etapa de Adubação e rega (Bolsistas e alunos) Fonte: Arquivo Pessoal. Figura 4 - Etapa de germinação e plantação das sementes das hortaliças pelos alunos. Fonte: Arquivo Pessoal.

7 Figura 5 - Etapa de colheita e doação das hortaliças para as merendeiras da escola. Fonte: Arquivo Pessoal. CONSIDERAÇÕES FINAIS O projeto possibilitou uma interação ampla sobre toda a comunidade escolar, permitindo uma atividade coletiva, envolvendo todo o corpo escolar, promovendo e estimulando o alunado uma visão mais ambiental e crítica sobre seus hábitos alimentares, mostrando a importância de preservar os espaços verdes, podendo aplicar seus conhecimentos teóricos em uma prática prazerosa ensinando o que foi aprendido mediante todas as etapas deste projeto. A ação como um todo contribuiu, positivamente para a inserção e integração dos bolsistas do PIBID/BIOLOGIA na escola, disseminando experiências para ambos os lados em uma relação bolsista-escola. Isto corroborou para que a ação caracteriza-se como significativa, pois a confiança foi um fator crucial para sensibilizar os alunos quanto à importância do ato de preservar. Além disto, pode-se criar uma relação gradativa da horta com os hábitos alimentares dos alunos, assim como utilizá-la como recurso didático de ensino, atuando como um laboratório vivo.

8 REFERÊNCIAS PETTER, C. M. B. A construção coletiva de uma horta escolar. In: IV Encontro Ibero-Americano de coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na sua escola. Lajeado, RS, LIMA, F. C. et al. Horta didática: abordagens sobre a utilização desta ferramenta para auxiliar no ensino de ciências. TCC Centro Universitário de Lisboa, Rio de Janeiro, PINHEIRO, C. N. A. A importância do trabalho com a horta escolar para o ensino de ciências de forma interdisciplinar ix, 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, WOJCIECHOWSKI, Taís. Projetos de Educação Ambiental no Primeiro e no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental: Problemas Socioambientais no Entorno de Escolas Municipais de Curitiba. Dissertação Programa de Pós- Graduação em Educação Setor de Educação da Universidade Federal do Rio Grande: Curitiba BARBOSA, Najla Veloso Sampaio. Horta Escolar Dinamizando o Currículo da Escola. Brasília. 1ª Edição. Brasil ROCHA, Paula Fernanda de Melo. Caderno 1: A horta escolar dinamizando o currículo da escola- 2 edição. Brasília. Brasil.2009 a. GOLDEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva

EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA

EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA Educação EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA Sabrina Sgarbi Tibolla 1 Gilson Ribeiro Nactigall 2 Introdução A horta escolar é uma estratégia de educar para o ambiente, para a alimentação e para vida,

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR: UM ESPAÇO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR: UM ESPAÇO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR: UM ESPAÇO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO Jailson de Oliveira (1); Denisson Lima do Nascimento (1); Francismária Freitas de Lima (1); Helena Thays Rodrigues Filgueira (1); Kleyton

Leia mais

A HORTA ESCOLAR UTILIZADA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA

A HORTA ESCOLAR UTILIZADA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA A HORTA ESCOLAR UTILIZADA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA Meliana Silva de Almeida, Marcelo Franco Leão IFMT Campus Confresa Pós-graduação em Ensino de Ciências INTRODUÇÃO O projeto horta escolar;

Leia mais

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;

Leia mais

ENSINANDO A CULTIVAR E CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE POR MEIO DA HORTA VERTICAL Sustentabilidade e Cidadania

ENSINANDO A CULTIVAR E CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE POR MEIO DA HORTA VERTICAL Sustentabilidade e Cidadania ENSINANDO A CULTIVAR E CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE POR MEIO DA HORTA VERTICAL Sustentabilidade e Cidadania Leonardo Pinto dos Santos 1 Clayton Rodrigues 2 Cláudio Cristiano Liell 3 RESUMO: O acolhimento

Leia mais

COLÉGIO JULIO PEREIRA LOPES

COLÉGIO JULIO PEREIRA LOPES COLÉGIO JULIO PEREIRA LOPES PROJETO HORTA JPL RESUMO DO PROJETO Este trabalho traz uma abordagem sobre aplicação de uma horta no ambiente da Escola, sendo utilizado como método de ensino para Educação

Leia mais

Relato de experiência no PIBID: estudo das plantas angiospermas em escola pública no município de Porto Alegre 1

Relato de experiência no PIBID: estudo das plantas angiospermas em escola pública no município de Porto Alegre 1 \\ Seção Especial - PIBID Relato de experiência no PIBID: estudo das plantas angiospermas em escola pública no município de Porto Alegre 1 Letícia Prá 2, Raquel Beatriz Callegari Pacheco 3, Aline Grunewald

Leia mais

Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas

Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias Projeto Escolar: Hortas Biológicas Professores: Ana Luísa Costa Ilda Azevedo Juliano Silva Pedro Lameirinhas Rui Vieira Ano Letivo:2017/2018 ÍNDICE

Leia mais

A HORTA ORGÂNICA COMO INSTRUMENTO DE DIDÁTICA SOCIO- EDUCATIVA. RESUMO

A HORTA ORGÂNICA COMO INSTRUMENTO DE DIDÁTICA SOCIO- EDUCATIVA. RESUMO A HORTA ORGÂNICA COMO INSTRUMENTO DE DIDÁTICA SOCIO- EDUCATIVA. PACHECO, Andressa Lindoso 1 MARTOS, Fabiana Freitas 2 MORAIS, Michely Silva de 3 SANTOS, Morgana Aparecida Rodrigues dos 4 VITORINO, Gabrielle

Leia mais

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3 Subprojeto Identificação do Subprojeto Área da licenciatura Ciências Agrárias Modalidade do curso [x] Presencial [ ] A distância Campus/polo 1 Campus de IFC - Araquari Município Araquari UF SC iniciação

Leia mais

Projeto Plantar e Semear: Uma abordagem interativa na educação especial através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

Projeto Plantar e Semear: Uma abordagem interativa na educação especial através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Projeto Plantar e Semear: Uma abordagem interativa na educação especial através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID INTRODUÇÃO Genésia Mendes Gomes Alunos do 3º EJA do ensino

Leia mais

Resumos do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia Fortaleza/CE 12 a 16/12/2011

Resumos do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia Fortaleza/CE 12 a 16/12/2011 11293 - A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental e de consumo de alimentos saudáveis para alunos das escolas municipais de Fortaleza, Ceará, Brasil. SILVEIRA-FILHO, José 1 ; SILVA,

Leia mais

HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Sandra Jouris Dias (UNIOESTE)1 Kely Cristina Enisweler (UNIOESTE)2 Vilmar Malacarne (Orientador -

Leia mais

HORTA ESCOLAR: DESENVOLVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

HORTA ESCOLAR: DESENVOLVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL HORTA ESCOLAR: DESENVOLVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL Déborah Patrícia Garcia Lilian Margareth Biagioni de Lima Lilian Costa de Souza Guimarães Tatiana Aparecida Tosta Fernando Alves

Leia mais

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Comissão de Educação da Câmara dos Deputados VII Seminário Regional - MA Coordenador: Dep. Pinto da Itamaraty

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Comissão de Educação da Câmara dos Deputados VII Seminário Regional - MA Coordenador: Dep. Pinto da Itamaraty OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Comissão de Educação da Câmara dos Deputados VII Seminário Regional - MA Coordenador: Dep. Pinto da Itamaraty PARTE 1 IDENTIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NOME DA INSTITUIÇÃO/ESCOLA/REDE:

Leia mais

DAS AÇÕES DO PIBID-BIOLOGIA-UFRN NA E. ESTADUAL LOURDES GUILHERME POR MEIO DE UMA MOSTRA EXPOSITIVA

DAS AÇÕES DO PIBID-BIOLOGIA-UFRN NA E. ESTADUAL LOURDES GUILHERME POR MEIO DE UMA MOSTRA EXPOSITIVA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia SOCIALIZAÇÃO DAS AÇÕES DO PIBID-BIOLOGIA-UFRN NA E.

Leia mais

Licenciandos; 3 Coordenador. I Encontro de Sensibilização Ambiental do Lourdes Guilherme. Tema: Revitalização do espaço escolar e qualidade de vida

Licenciandos; 3 Coordenador. I Encontro de Sensibilização Ambiental do Lourdes Guilherme. Tema: Revitalização do espaço escolar e qualidade de vida MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Biologia Carla Tatiane 1 ; Evanoel Nunes 2 ; Ivaneide Alves

Leia mais

HORTA MANDALA SOCIAL. Kaique C. M. de ABREU. 2 Vandeir A. de AGUIAR. 2

HORTA MANDALA SOCIAL. Kaique C. M. de ABREU. 2 Vandeir A. de AGUIAR. 2 HORTA MANDALA SOCIAL Meio Ambiente Renato de Lima Cézar 1 Kaique C. M. de ABREU. 2 Vandeir A. de AGUIAR. 2 Resumo: O projeto Horta Mandala Social é um projeto de extensão universitária, o sistema mandala

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. UF CAMPUS

Leia mais

Palavras-chave: Compostagem, Horta Sustentável, Educação Ambiental, Ensino.

Palavras-chave: Compostagem, Horta Sustentável, Educação Ambiental, Ensino. 2202 CANTEIROS SUSTENTÁVEIS COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS Área temática: Meio Ambiente Coordenador da Ação: Prof. Dr. Danislei Bertoni 1 Autores: Cristiane Apª de Pereira Lima

Leia mais

HORTA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL Andrella, G. C. 1 Santos, V. C. 2 Costa, L. O. 3 Rebustini, M. E. 4

HORTA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL Andrella, G. C. 1 Santos, V. C. 2 Costa, L. O. 3 Rebustini, M. E. 4 HORTA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL Andrella, G. C. 1 Santos, V. C. 2 Costa, L. O. 3 Rebustini, M. E. 4 Resumo: O projeto Horta Escolar foi implantado na Escola Estadual Padre João Tomes, no Município

Leia mais

O PIBID E OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: coformadores

O PIBID E OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: coformadores O PIBID E OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: coformadores de futuros docentes Alynne Lara de Souza; Maise Ingrid da Silva, Lorrany Garcia Carneiro, Suelen Vaz de Oliveira, Leonardo Elias. Universidade

Leia mais

PLANTANDO O VERDE PARA COLHER O FUTURO : UMA EXPERIÊNCIA DE HORTA SUSTENTÁVEL NO CE HUMBERTO DE CAMPOS/MA

PLANTANDO O VERDE PARA COLHER O FUTURO : UMA EXPERIÊNCIA DE HORTA SUSTENTÁVEL NO CE HUMBERTO DE CAMPOS/MA PLANTANDO O VERDE PARA COLHER O FUTURO : UMA EXPERIÊNCIA DE HORTA SUSTENTÁVEL NO CE HUMBERTO DE CAMPOS/MA Karini da Silva Pinto; Nilton Carvalho dos Santos Júnior. (Universidade Fernando Pessoa-UFP. karinispinto@yahoo.com.br;

Leia mais

Público alvo: Alunos do 4º do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor. Responsáveis pelo desenvolvimento: Acadêmicas do curso de Pedagogia da FEF,

Público alvo: Alunos do 4º do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor. Responsáveis pelo desenvolvimento: Acadêmicas do curso de Pedagogia da FEF, PROJETO: CIÊNCIAS EM AÇÃO. Público alvo: Alunos do 4º do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor Ivonete Amaral da Silva. Duração: 11 meses Responsáveis pelo desenvolvimento: Acadêmicas do curso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL PROJETO Escolarizando a Horta: Plantando Conhecimento Escola de Ensino Médio João Pedro Nunes Coordenadores Analía del Valle Garnero e Ronaldo Erichsen

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. UF Universidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Jéssica Targino Muniz, IFRN/Campus Santa Cruz, jessica.tar@hotmail.com Josefa Cristiane Pontes da Cruz, IFRN/Campus

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS QUIRINÓPOLIS 2014/15/16 PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Leia mais

NOME DA ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Corina de Azevedo Barbosa. GESTORA: Érica Carla de Vasconcelos Rodrigues

NOME DA ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Corina de Azevedo Barbosa. GESTORA: Érica Carla de Vasconcelos Rodrigues NOME DA ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Corina de Azevedo Barbosa GESTORA: Érica Carla de Vasconcelos Rodrigues PROFESSOR RESPONSÁVEL: Filipe Régis do Nascimento PROFESSORES ENVOLVIDOS:

Leia mais

DIFUSÃO DA AGROECOLOGIA NA COMUNIDADE INDÍGENA DE TERRA DO GUARITA 1

DIFUSÃO DA AGROECOLOGIA NA COMUNIDADE INDÍGENA DE TERRA DO GUARITA 1 DIFUSÃO DA AGROECOLOGIA NA COMUNIDADE INDÍGENA DE TERRA DO GUARITA 1 Daiane Weiss 2, Danni Maisa Da Silva 3, Divanilde Guerra 4, Robson Evaldo Gehlen Bohrer 5, Mastrângello Enivar Lanzanova 6, Márlon De

Leia mais

O EXERCÍCIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE OFICINA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NA EDUAÇÃO BÁSICA

O EXERCÍCIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE OFICINA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NA EDUAÇÃO BÁSICA O EXERCÍCIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE OFICINA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NA EDUAÇÃO BÁSICA Railla Maria Oliveira Lima Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/PIBID/CAPES) railla.m.lima@hotmail.com

Leia mais

PIBID/UFRN/BIOLOGIA COORDENADORA: Ivaneide Alves Soares da Costa SINTESE PARA SITE PIBID/UFRN

PIBID/UFRN/BIOLOGIA COORDENADORA: Ivaneide Alves Soares da Costa SINTESE PARA SITE PIBID/UFRN PIBID/UFRN/BIOLOGIA COORDENADORA: Ivaneide Alves Soares da Costa SINTESE PARA SITE PIBID/UFRN Título Recriando o espaço escolar: Uma proposta de sustentabilidade Introdução/Objetivo Projeto de intervenção

Leia mais

3 Pibid IFSP / Biologia / Campus São Roque

3 Pibid IFSP / Biologia / Campus São Roque 3 Pibid 2013 - IFSP / Biologia / Campus São Roque Identificação Modalidade Bolsas de iniciação a docência 21 Bolsas de supervisão 3 Bolsas de coordenação de área 2 Níveis de atuação Modalidades de ensino

Leia mais

O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI

O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI Rafael Hahn 1 Elizandra Aguiar da Rosa 2 Catiane Paniz 3 Resumo: Este trabalho visa relatar brevemente o que é o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de

Leia mais

EXTENSÃO RURAL NO UNIVERSO ESCOLAR URBANO: DA CONFECÇÃO DA HORTA A MULTIDISCIPLINARIEDADE DE CONHECIMENTO.

EXTENSÃO RURAL NO UNIVERSO ESCOLAR URBANO: DA CONFECÇÃO DA HORTA A MULTIDISCIPLINARIEDADE DE CONHECIMENTO. EXTENSÃO RURAL NO UNIVERSO ESCOLAR URBANO: DA CONFECÇÃO DA HORTA A MULTIDISCIPLINARIEDADE DE CONHECIMENTO. LIMA 1, Ana Paula Alf, CECCON 2, Rocheli Flores; MARCESAN 3, Carla Reis; BECKER 4, Tania Rita

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 27/02/2018 Título O projeto foi executado? Avaliação do Coordenador Jardinagem

Leia mais

REVITALIZAÇÃO DAS HORTAS ESCOLARES NA UEMEIEF JOSÉ BONIFÁCIO BARBOSA DE ANDRADE

REVITALIZAÇÃO DAS HORTAS ESCOLARES NA UEMEIEF JOSÉ BONIFÁCIO BARBOSA DE ANDRADE REVITALIZAÇÃO DAS HORTAS ESCOLARES NA UEMEIEF JOSÉ BONIFÁCIO BARBOSA DE ANDRADE Autor : Charlene Sousa Silva ; Co-autor (1) Débora Lafaerte Simões de Araújo; Co-autor (2) Fabiana Alves Siqueira Universidade

Leia mais

n orme PROJETO DO PRÓ-EXTENSÃO

n orme PROJETO DO PRÓ-EXTENSÃO n orme PRJET D PRÓ-EXTENSÃ A horta comunitária como espaço de formação agroecológica: construção e implementação de um modelo sustentável de produção na comunidade rural de Barra da Ipueira no Município

Leia mais

PROJETO HORTA ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

PROJETO HORTA ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO HORTA ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Cássio Laurentino Veloso (1); Cristian José Simões Costa (2) Sebastião da Silva Júnior - orientador (3) (1) Graduando em Engenharia

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE A FOTOGRAFIA E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Relato de Experiência

A RELAÇÃO ENTRE A FOTOGRAFIA E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Relato de Experiência A RELAÇÃO ENTRE A FOTOGRAFIA E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Relato de Experiência Fernando Lourenço Pereira Cristiane Monteiro dos Santos 2 Ana Carolina

Leia mais

OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA

OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA Felipe Casonato Lourenço1 Ricardo Gregório Atem2 Marilene Cesário3 RESUMO A III Oficina de Ginástica organizada

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 28/01/2015 Título O projeto foi executado? Avaliação do Coordenador Jardinagem

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES NO ENSINO FUNDAMENTAL

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES NO ENSINO FUNDAMENTAL ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES NO ENSINO FUNDAMENTAL Rita Maria Luz Freitas Soares (1) ; Laura Almeida de Oliveira (2) ; Bruno Kaik Alves (2) ;

Leia mais

ANEXO PLANO DE AÇÃO PROFESSOR

ANEXO PLANO DE AÇÃO PROFESSOR ANEXO 5.2.2. PLANO DE AÇÃO PROFESSOR Rua Bruxelas, nº 169 São Paulo - SP CEP 01259-020 Tel: (11) 2506-6570 escravonempensar@reporterbrasil.org.br www.escravonempensar.org.br O que é o plano de ação? O

Leia mais

E.E. DR. DEODATO WERTHEIMER

E.E. DR. DEODATO WERTHEIMER E.E. DR. DEODATO WERTHEIMER Implantação de horta orgânica horta hidropônica e cultivo das PANCS para influencias a sustentabilidade e enriquecer a merenda na escola Deodato Beatriz Oliveira Monticeli Caio

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO Angélica Tatiany Rodrigues dos Santos ¹ Fabricio André Lima Cavalcante² Márcia Adelino da Silva Dias³

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL Escola Estadual de Ensino Médio João Pedro Nunes Coordenadores Analía Del Valle Garnero e Ronaldo Erichsen Coordenadora de Gestão: Ângela Hartmann Coordenador

Leia mais

Lidiane Bezerra Oliveira Instituto Federal do Piauí

Lidiane Bezerra Oliveira Instituto Federal do Piauí Lidiane Bezerra Oliveira Instituto Federal do Piauí lidianeoliveira@ifpi.edu.br A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E A PRÁTICA DOCENTE: NOVAS POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Profeto Horta Pedagógica

Profeto Horta Pedagógica Profeto Horta Pedagógica EB Viscondessa A aprendizagem de forma livre e espontânea Ano Letivo 2017/2018 Introdução É sabido que o contacto com a Natureza revela um papel de extrema importância na vida

Leia mais

Revista Encontro de Formação de Professores Uberaba, v. 1, n.1, p. 1-5, 2013.

Revista Encontro de Formação de Professores Uberaba, v. 1, n.1, p. 1-5, 2013. UNIUBE Universidade de Uberaba ISSN: 2318-387X www.revistas.uniube.br CONSTRUÇÃO DE HORTA VERTICAL NA ESCOLA, UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA Priscila Maria Silva Estevam Universidade

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) Luciana Tavares Sousa luadail@uft.edu.br Regiane da Cruz Oliveira regiane353@uft.edu.br Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br RESUMO Kaled

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: Universidade

Leia mais

PROJETO DO PRÓ-EXTENSÃO

PROJETO DO PRÓ-EXTENSÃO PROJETO DO PRÓ-EXTENSÃO Aporte técnico ao programa Novo Mais Educação, tendo em vista a melhoria da segurança alimentar e nutricional das escolas municipais de Bom Jesus da Lapa-BA. O projeto de extensão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

GD 5: Estágio Curricular e Supervisionado na formação de professores que ensinam Matemática

GD 5: Estágio Curricular e Supervisionado na formação de professores que ensinam Matemática GD 5: Estágio Curricular e Supervisionado na formação de professores que ensinam Matemática Magna Natalia Marin Pires 1 Universidade Estadual de Londrina magnapires@yahoo.com.br Tânia Stella Bassoi 2 UNIOESTE-

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE Vanessa Fernandes Soares; Chryslane Barbosa da Silva; Kelly Barbosa da Silva; Viviane Patrícia Pereira Félix. RESUMO Graduanda em Ciências Biológicas

Leia mais

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Thatianny Alves de Lima Silva e Mariana de Senzi Zancul volume 9, 2014 14 UNIVERSIDADE

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI

SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI EQUIPE: Coordenador de área: Regisnei Aparecido de Oliveira Silva Supervisora: Keny Alessana Souza Rocha Bolsistas: Jéssica Soares

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Página 21 Aplicação da Matemática para o Uso Racional da Água Descartada na Limpeza dos Tanques da EMSAE Categoria: Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano) Ellen Tifany Moreira Santos 1 Tainá Pereira

Leia mais

Dia Curso 8h00 às 9h40 10h às 11h40 Salas

Dia Curso 8h00 às 9h40 10h às 11h40 Salas SEMANA DE FORMAÇÃO PERMANENTE 2013-2 (22 A 26 DE JULHO DE 2013) MATUTINO 08h 11:40h (intervalo 09:40 10:00h) Dia Curso 8h00 às 9h40 10h às 11h40 Salas Carga Horária h/a Conselho de Classe (todos os professores

Leia mais

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS Catiane Mazocco Paniz 1 Maria Rosângela SilveiraRamos 2, Alcione Viero de Bastos 3, Fernanda da Costa da Silva 4, Lilian Darlete Brum

Leia mais

HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA: ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE ALUNOS DE ZONA RURAL À DISCUSSÃO DE SUSTENTABILIDADE

HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA: ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE ALUNOS DE ZONA RURAL À DISCUSSÃO DE SUSTENTABILIDADE HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA: ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE ALUNOS DE ZONA RURAL À DISCUSSÃO DE SUSTENTABILIDADE Maria Aparecida Gomes Sousa (1); Mariana Silva Lustosa (2); Co-autor (2); Co-autor (3); (Universidade

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO Adriano Cavalcante da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN adricat@bol.com.br Resumo

Leia mais

PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula

PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula Fernanda Bitencourt Franco 1 Lauro Viana da Rosa Junior ² Ana Paula Flores Botega ³ Resumo: Trabalhar

Leia mais

Escola Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Becker

Escola Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Becker Escola Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Becker Título: Horta Escolar:Um bem para a sua saúde. Envolvidos: pais, professores, direção, alunos do primeiro, segundo, terceiro e quarto anos, profissionais

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANSEIOS E DIFICULDADES

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANSEIOS E DIFICULDADES A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANSEIOS E DIFICULDADES Mauricio André Morales Garcia 1 Simone Medianeira Franzin 2 Resumo: O estágio em qualquer curso superior

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: Olericultura Orgânica Código da Disciplina: AGR383. Semestre de oferta da disciplina: I e II

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: Olericultura Orgânica Código da Disciplina: AGR383. Semestre de oferta da disciplina: I e II PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Olericultura Orgânica Código da Disciplina: AGR383 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: I e II Faculdade responsável: Agronomia Matriz 120 Programa em vigência

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

RECONSTRUÇÃO DA HORTA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO Solange Boroski 1 Silma Cortes da Costa Battezzati 2

RECONSTRUÇÃO DA HORTA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO Solange Boroski 1 Silma Cortes da Costa Battezzati 2 RECONSTRUÇÃO DA HORTA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO Solange Boroski 1 Silma Cortes da Costa Battezzati 2 RESUMO Este trabalho teve por objetivo demonstrar a importância de uma alimentação saudável através do

Leia mais

PROJETO HORTA DE QUINTAL RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA PRIMEIRA TURMA

PROJETO HORTA DE QUINTAL RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA PRIMEIRA TURMA PROJETO HORTA DE QUINTAL RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA PRIMEIRA TURMA 2008 RELATÓRIO O Projeto Horta de Quintal foi implantado buscando a melhoria na qualidade da alimentação das famílias de baixa renda

Leia mais

PIBID Ciências da Natureza/2011. Grupo de Química

PIBID Ciências da Natureza/2011. Grupo de Química PIBID Ciências da Natureza/2011 Grupo de Química TERRÁRIO COMO UNIDADE APRENDENTE Bolsistas: Adelaide Maldonado Cátia Carrazoni Lopes Emersom de Lima Soares Marli Spat Taha Sônia Flores Supervisora Química:

Leia mais

UMA ABORDAGEM BASEADA NA ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

UMA ABORDAGEM BASEADA NA ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia HORTA-ESCOLAR: UMA ABORDAGEM BASEADA NA ELABORAÇÃO

Leia mais

A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Rita Maria Luz Freitas Soares (1) ; Luciana Rocha Paula (2) ; Ernandes Damasceno da Costa (2) ; João da Paixão

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UEMA: AÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO DO BOSQUE DO CAMPUS PAULO VI

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UEMA: AÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO DO BOSQUE DO CAMPUS PAULO VI G.5 Ciências Sociais e Educação EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UEMA: AÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO DO BOSQUE DO CAMPUS PAULO VI Gabriel Fernando Sodré MÁXIMO 1, Hozana Sousa SOARES 1, Andreia de Lourdes Ribeiro PINHEIRO

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO TUBARÃO PROJETO DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO OBJETIVOS

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO TUBARÃO PROJETO DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO OBJETIVOS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO TUBARÃO PROJETO DE EXTENSÃO Horta Escolar Uma maneira gostosa de crescer COORDENAÇÃO Prof. Celso Lopes de Albuquerque

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA Daiane Dalla Nora lilidallanora@yahoo.com.br Thaiane Bonaldo do Nascimento thaianebonaldo@yahoo.com.br

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

O REFORÇO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

O REFORÇO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

O ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: fitoterapia e chás naturais

O ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: fitoterapia e chás naturais O ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: fitoterapia e chás naturais Gabriela Gomes da Silva 1, 3 ; Brenda Winne da Cunha Silva 1 ; Thaynan Larissa Rodrigues de Melo 1 ; Maria da

Leia mais

O PIBID DIVERSIDADE NA ESCOLA DO CAMPO: O CASO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A OBMEP

O PIBID DIVERSIDADE NA ESCOLA DO CAMPO: O CASO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A OBMEP O PIBID DIVERSIDADE NA ESCOLA DO CAMPO: O CASO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A OBMEP Isaias Pereira de Araújo (1); Fabio Martinho da Silva (2); Eliene da Silva(3) (1) Secretaria de

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 12/2015 COBIO

INSTRUÇÃO NORMATIVA 12/2015 COBIO INSTRUÇÃO NORMATIVA 12/2015 COBIO ASSUNTO: REGULAMENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOAO DEL REI UFSJ Os estágios

Leia mais

Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola

Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESS DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL EDITAL Nº 02/2009 CAPES/DEB PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Leia mais

Jardim - Horta na Escola

Jardim - Horta na Escola Jardim - Horta na Escola 1 - Introdução As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar ervas, podar e regar não só constituem ótimo exercício físico como representam

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: Olericultura Geral Código da Disciplina: AGR 355. Semestre de oferta da disciplina: I e II

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: Olericultura Geral Código da Disciplina: AGR 355. Semestre de oferta da disciplina: I e II PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Olericultura Geral Código da Disciplina: AGR 355 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: I e II Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência a partir

Leia mais

ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL

ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL Autora: FERNANDA FERNANDES LEITE Orientadora: Dra. Gladis Franck da Cunha Co-orientador: Dr. Francisco Catelli

Leia mais

COMUNIDADE EM FOCO: INSTALAÇÃO DE HORTA ORGÂNICA EM ESCOLA E SENSIBILIZAÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

COMUNIDADE EM FOCO: INSTALAÇÃO DE HORTA ORGÂNICA EM ESCOLA E SENSIBILIZAÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMUNIDADE EM FOCO: INSTALAÇÃO DE HORTA ORGÂNICA EM ESCOLA E SENSIBILIZAÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Área Temática: Educação Coordenadora da Ação: Ana Maria Resende Junqueira 1 Autoras:

Leia mais

A COMPOSTAGEM E A REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DOS APARELHOS DE AR CONDICIONADO COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÂO AMBIENTAL

A COMPOSTAGEM E A REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DOS APARELHOS DE AR CONDICIONADO COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÂO AMBIENTAL Aline de Lima Araújo (UFCG); Israel Lázaro Mangueira Tavares (UFCG) José Leonardo Costa Raulino (UFCG); Gerlândia Estevam do Nascimento (UFCG); Aline dos santos Silva (UFCG); Franklin Kaic Dutra Pereira

Leia mais

Potencialidades da Horta Agroecológica no Percurso da Educação Ambiental e Alimentar

Potencialidades da Horta Agroecológica no Percurso da Educação Ambiental e Alimentar Potencialidades da Horta Agroecológica no Percurso da Educação Ambiental e Alimentar Clécio Danilo Dias-da-Silva 1 ¹Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM - UFRN). E-mail: danilodiass18@gmail.com.

Leia mais

PERFIL E FORMAÇÃO DO HÁBITO DE CONSUMO DE HORTALIÇAS EM ALUNOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO PARTICULAR EM AREIA-PB

PERFIL E FORMAÇÃO DO HÁBITO DE CONSUMO DE HORTALIÇAS EM ALUNOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO PARTICULAR EM AREIA-PB UFPB-PRAC XIV Encontro de PERFIL E FORMAÇÃO DO HÁBITO DE CONSUMO DE HORTALIÇAS EM ALUNOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO PARTICULAR EM AREIA-PB ALVES, Bruna Laís Nascimento 2 ARAÚJO, Amanda Tomaz Batista de 2

Leia mais

Bolsista Pibic: Patrícia de Moraes Fontenele Orientadora: Profª Drª. Maria Emilia de Castro Rodrigues

Bolsista Pibic: Patrícia de Moraes Fontenele Orientadora: Profª Drª. Maria Emilia de Castro Rodrigues Universidade Federal de Goiás Faculdade de Educação Núcleo de Estudos e Documentação Educação, Sociedade e Cultura Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica Pibic Bolsista Pibic: Patrícia

Leia mais

PROJETO HORTA EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel

PROJETO HORTA EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel PROJETO HORTA EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel Professor(es) Apresentador(es): Maria Cecília Camargo Arneiro Ribeiro Realização: Foco do Projeto O foco do projeto de horta é o incentivo da preservação

Leia mais

Projeto de Horta Orgânica na comunidade do N1

Projeto de Horta Orgânica na comunidade do N1 UNIVASF: UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Maria Eliete de Sá Projeto de Horta Orgânica na comunidade do N1 Petrolina-PE 2018 Maria Eliete de Sá Projeto

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DA COMUNIDADE

A IMPORTÂNCIA DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DA COMUNIDADE A IMPORTÂNCIA DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DA COMUNIDADE VIEIRA 1, Alysson Emmanuel Neves Rodrigues FARIAS 2, Déborah Nóbrega de MACEDO 3, Morgana Neves RESUMO O projeto Quintais de Saúde está sendo desenvolvido

Leia mais

AGROECOLOGIA E HORTA ESCOLAR: FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR

AGROECOLOGIA E HORTA ESCOLAR: FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR RESUMO EXPANDIDO AGROECOLOGIA E HORTA ESCOLAR: FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR RODRIGUES, Lucas Brito 1 ; SANTOS, Maria Luiza 1 ; ANDRADE, Arlete Moura 1 ; DIAS, Altemar

Leia mais

PROJETO PROLICEN: VIVÊNCIAS, OPORTUNIDADE E CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO ACADÊMICA.

PROJETO PROLICEN: VIVÊNCIAS, OPORTUNIDADE E CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO ACADÊMICA. PROJETO PROLICEN: VIVÊNCIAS, OPORTUNIDADE E CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO ACADÊMICA. Jordânia Andrezza Pontes da Silva Aluno Bolsista Sueily Severino Ferreira Aluna Bolsista Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva

Leia mais

O PIBID/BIOLOGIA UNIEVANGÉLICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: ABORDANDO O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL

O PIBID/BIOLOGIA UNIEVANGÉLICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: ABORDANDO O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL O PIBID/BIOLOGIA UNIEVANGÉLICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: ABORDANDO O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL Márcia Ap. Nunes A. Granja 1 Andréia Assis Rodrigues de Oliveira 1 Josana de Castro Peixoto 2 Marcos

Leia mais

EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais