Zootecnista Henrique Luís Tavares Chefe Setor de Nutrição da Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Zootecnista Henrique Luís Tavares Chefe Setor de Nutrição da Fundação Parque Zoológico de São Paulo"

Transcrição

1 Zootecnista Henrique Luís Tavares Chefe Setor de Nutrição da Fundação Parque Zoológico de São Paulo

2

3 Histórico da Criação dos Animais x A Arte de Criar os Animais (Zootecnia). Animais Sivestres Nativos x Exóticos Legislações da Fauna Atuais Empreendimentos de Uso e Manejo de Animais Silvestres. Por que é importante Zootecnista? A Responsabilidade Técnica Zootecnista.

4 Histórico da Criação dos Animais x A Arte de Criar os Animais (Zootecnia). Legislações da Fauna Atuais Empreendimentos de Uso e Manejo de Animais Silvestres. Por que é importante Zootecnista? A Responsabilidade Técnica Zootecnista.

5 1843, na França: A palavra Zootecnia: História da Zootecnia A Arte de Criar os Animais.

6 Primeiro curso no mundo: Instituto Agronômico de Versalhes em A Zootecnia evoluiu, e passou a ser ensinada nas universidades e centros de altos estudos no mundo. Shee Moo Shuey

7 A Zootecnia no Brasil

8 A Zootecnia é muito mais antiga que a palavra Zootecnia

9 História da Zootecnia e da Criação de Animais Silvestres A História da Zootecnia foi construída juntamente com a Criação dos Animais.

10 História da Zootecnia e da Criação de Animais Silvestres

11

12 História da Zootecnia e da Criação de Animais Silvestres A primeira utilização dos animais pelo homem remonta de 50 milhões de anos.

13

14

15

16

17 Domínio do Fogo

18

19

20 Primeiro nossos antepassados aprenderam a selecionar os animais na caça...

21

22 ... aprenderam a aprisionar os animais para estocá-los vivos para posterior abate...

23

24

25

26

27

28 ...e depois perceberam a possibilidade de administrar a sua reprodução. Surge ai o Primeiro Zootecnista da História.

29

30 Origem da Zootecnia a.c

31

32

33 Com o passar do tempo, alguns animais se tornaram mais dóceis e submissos - domesticação.

34

35

36 Outros nunca se acostumaram a viver e a interagir com os humanos. Violentos ou sensíveis ao cativeiro as tentativas de domesticá-los foram frustradas.

37 Primeiros Zoos Homem começou a reunir animais pelo simples prazer de coleciona-los. Símbolo de poder, riquezas, status e autoridade.

38

39

40

41 3500 a.c

42 3500 a.c

43 1826 Primeira Girafa da Europa

44 No começo, nós humanos usávamos os animais apenas como alimentação, ma começamos a perceber que eles poderiam ser úteis. trabalhar, fornecer vestimenta, transporte, guerra, entretenimento, esporte, lazer, companhia, alimentação, polinizadores, controle de pragas, fármacos, projetos espaciais, pesquisas...

45 Histórico da Criação dos Animais x A Arte de Criar os Animais (Zootecnia). Animais Sivestres Nativos x Exóticos Legislações da Fauna Atuais Empreendimentos de Uso e Manejo de Animais Silvestres. Por que é importante Zootecnista? A Responsabilidade Técnica Zootecnista.

46 Animais Silvestres: aqueles pertencentes à fauna silvestre nativa ou exótica;

47 I Animal Silvestre Nativo é todo aquele de espécie terrestre ou aquática, migratória ou não, cujo ciclo de vida ocorre dentro dos limites de sua distribuição natural.

48 I Animal Silvestre Nativo Podemos ter um animal silvestre nativo para o território nacional, se utilizarmos o país como referência; ou nativo para o território paulista, se a referência for o Estado de São Paulo.

49 I Animal Silvestre Nativo Os animais silvestres nativos são protegidos por lei, sendo proibida sua caça, destruição, comercialização ou criação, sem autorização do órgão ambiental competente.

50 I Animal Silvestre Nativo Como exemplos: tamanduás, tatus, jacarés, onças, araras, lagartos teiús, lobos guarás, morcegos entre outros.

51 II Animais Silvestres Exóticos: é todo aquele, terrestre ou aquático, cujo ciclo de vida natural ocorre em território distinto daquele utilizado como referência, ou então, do local onde o animal se encontra no momento.

52 II Animais Silvestres Exóticos Por exemplo: um leão é um animal exótico ao Brasil, pois é originário do continente africano e não ocorre naturalmente nas florestas nacionais. Já o sagui-do-tufo-branco, bastante encontrado em parques e florestas de São Paulo, é considerado um animal exótico ao Estado, apesar de ser de uma espécie natural do Nordeste do país.

53 II Animais Silvestres Exóticos Como exemplos de exóticos: girafas, elefantes, avestruzes, tigres, zebras, camaleões, crocodilos, ursos entre outros.

54 Histórico da Criação dos Animais x A Arte de Criar os Animais (Zootecnia). Animais Sivestres Nativos x Exóticos Legislações da Fauna Atuais Empreendimentos de Uso e Manejo de Animais Silvestres. Por que é importante Zootecnista? A Responsabilidade Técnica Zootecnista.

55 LEI N 5.197, DE 3 DE JANEIRO DE 1967 Dispõe sobre a proteção à fauna. Art. 1º. Os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha. Art. 6º O Poder Público estimulará: b) a construção de criadouros destinadas à criação de animais silvestres para fins econômicos e industriais.

56 Apanhar, matar, transportar, vender, adquirir, utilizar, ter em cativeiro, guardar animais da fauna silvestre - ou produtos deles oriundos - sem a devida autorização, licença ou permissão da autoridade competente é proibido pelas Leis nº 5197/67 e nº 9605/98 e pelo Decreto 6514/08, sendo considerado crime.

57 O IBAMA, a partir de 1993, publicou diversas portarias e instruções normativas, com o intuito de ordenar a criação de animais silvestres em cativeiro: nasciam assim os chamados criadouros de animais silvestres.

58 Instrução Normativa IBAMA 07/2015 Os critérios para a criação de animais silvestres estão descritos nesta IN, onde foi instituído e normatizado as categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro, e definido, no âmbito do IBAMA, os procedimentos autorizativos para as categorias estabelecidas.

59 Autorizações AP: Autorização Prévia. AI : Autorização de Instalação. AM: Autorização de Manejo.

60 IN 07/2015 1º Os empreendimentos das categorias a que se refere o caput devem estar cadastradas no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Naturais - CTF e autorizadas no Sistema Nacional de Gestão de Fauna SisFauna.

61 Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre Emissão de autorizações, controle de plantel, comércio nacional, licenças emitidas, e transações realizadas.

62 Lei Complementar nº 140/2011 Estabeleceu a divisão de competências entre a União, os Estados e os Municípios em relação à proteção e preservação do meio ambiente, o IBAMA e o Governo de alguns Estados Brasileiros, tem firmado Acordo de Cooperação Técnica, prevendo que a gestão da fauna silvestre em território dentro de cada Estado passasse a ser atribuição do Estado e não mais da Federação.

63 Sistema Integrado de Gestão Ambiental da Fauna de São Paulo (GEFAU)

64

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita A fauna pode ser conceituada como a reunião dos animais, silvestres ou não, de uma determinada região ou país. A proteção

Leia mais

A floresta, a fauna e as populações tradicionais. Juarez Pezzuti NAEA/UFPA

A floresta, a fauna e as populações tradicionais. Juarez Pezzuti NAEA/UFPA A floresta, a fauna e as populações tradicionais Juarez Pezzuti NAEA/UFPA juca@ufpa.br Conservação da fauna amazônica em uma pesrpectiva histórica 10 milhões de habitantes antes da invasão européia (Prestes-Carneiro

Leia mais

CRIAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES

CRIAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES 21/08/2015 M.V. CHRISTIANO PAVAN MATEUS DISCIPLINA CRIAÇÃO COMERCIAL DE JACARÉS CRIAÇÃO COMERCIAL DE RATITAS CRIAÇÃO COMERCIAL DE CAPIVARAS AVESTRUZ EMA CRIAÇÃO COMERCIAL DE CATETO E QUEIXADA CRIAÇÃO COMERCIAL

Leia mais

MELIPONICULTURA/LEGISLAÇÃO - SÍNTESE

MELIPONICULTURA/LEGISLAÇÃO - SÍNTESE P á g i n a 1 MELIPONICULTURA/LEGISLAÇÃO - SÍNTESE LEGISLAÇÃO FEDERAL: 1967 ATÉ 2011 1967 Lei n. 5.197, de 03 de janeiro de 1967, dispõe sobre a proteção à fauna e dá outras providencias. (antigo Código

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita CAÇA DE SUBSISTÊNCIA Não existe previsão dessa modalidade de caça na LPF. Porém, podemos dizer que está implícita no art.

Leia mais

nós estamos trabalhando firmemente para a preservação na medida que não mexemos e não manejamos silvestres

nós estamos trabalhando firmemente para a preservação na medida que não mexemos e não manejamos silvestres Pet ou Silvestre Há tempos que estamos solicitando a todos que não denominem passeriformes nascidos em ambientes domésticos de silvestre é uma questão de definição. Ora, silvestre é sinônimo de selvagem

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA INQUÉRITO CIVIL N : INTERESSADOS: COMPROMISSÁRIO E POPULAÇÃO EM GERAL OBJETO: MANUTENÇÃO DE PÁSSARO DA FAUNA SILVESTRE EM CATIVEIRO. TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA No dia de de, compareceu

Leia mais

PROVA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ QUESTÕES DE DIREITO AMBIENTAL

PROVA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ QUESTÕES DE DIREITO AMBIENTAL PROVA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ QUESTÕES DE DIREITO AMBIENTAL Questão 85: a alternativa correta é a alínea D A questão envolve os requisitos para a criação de uma unidade de conservação. Os requisitos

Leia mais

IV - Planta geral, com quadro de áreas, em escala adequada, da implantação do empreendimento, incluindo o sistema de tratamento e disposição final

IV - Planta geral, com quadro de áreas, em escala adequada, da implantação do empreendimento, incluindo o sistema de tratamento e disposição final Resolução SMA - 73, de 2-10-2008 Estabelece os procedimentos para o licenciamento ambiental das atividades de manejo de fauna silvestre, nativa e exótica, no Estado de São Paulo e dá providências correlatas

Leia mais

PRÁTICA AMBIENTAL Vol. 2

PRÁTICA AMBIENTAL Vol. 2 FREDERICO AMADO Curso de Direito e PRÁTICA AMBIENTAL Vol. 2 2018 Amado - Curso de Direito e Pratica Ambiental - vol. 2-1 ed.indb 3 02/01/2018 10:29:44 28 FAUNA Sumário: 28.1. Definição e competência dos

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA Criação Amadora de Pássaros Nativos

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA Criação Amadora de Pássaros Nativos MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA Criação Amadora de Pássaros Nativos Este documento não substitui a Instrução Normativa IBAMA Nº 10/2011, e é muito importante a leitura, na íntegra, da mesma por todos os criadores.

Leia mais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais *Algumas questões retiradas da prova da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e da Provinha Brasil. ** Base Nacional Comum Curricular 2 ano ciências previstas:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 489, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 489, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 489, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018 Define as categorias de atividades ou empreendimentos e estabelece critérios gerais para a autorização de uso e manejo, em cativeiro, da fauna silvestre e da

Leia mais

PRINCIPAIS TERMOS ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DE UM CRIATÓRIO.

PRINCIPAIS TERMOS ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DE UM CRIATÓRIO. ÓRGÃOS REGULADORES PRINCIPAIS TERMOS ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DE UM CRIATÓRIO. ESCOLHA DA PROFISSÃO MOTIVOS DA ESCOLHA BUSCA DE QUE CONHECIMENTO? COMO APLICÁ-LO? REFLETIR PARA DAR UM SENTIDO ÉTICOAO PENSAR

Leia mais

Discussão sobre os efeitos da Portaria MMA nº 445, de 17.12.2014

Discussão sobre os efeitos da Portaria MMA nº 445, de 17.12.2014 Audiência Pública Câmara dos Deputados Discussão sobre os efeitos da Portaria MMA nº 445, de 17.12.2014 Brasília, 31 de março de 2015 Lista de espécies ameaçadas Portaria MMA 445/2014 Art. 1º Reconhecer

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO495 Conservação da Fauna Silvestre

Programa Analítico de Disciplina ZOO495 Conservação da Fauna Silvestre 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Parecer sobre uso de imagem de animais Silvestres e Exóticos

Parecer sobre uso de imagem de animais Silvestres e Exóticos A BRASE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES E COMERCIANTES DE ANIMAIS SILVESTRES E EXÓTICOS COMISSÃO DE NORMAS / OFICIADO COMO PEDIDO DE INFORMAÇÃO À ABRASE PARA A SUPERINTENDÊNCIA DO IBAMA RJ EM SETEMBRO

Leia mais

Salvador 27 de NOVEMBRO de 2008

Salvador 27 de NOVEMBRO de 2008 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS VEIS - IBAMA SUPERINTENDÊNCIA NCIA NA BAHIA SUPES/BA ENCONTRO BAIANO DE ARTESANATO Salvador 27 de NOVEMBRO

Leia mais

Gabinete do Presidente

Gabinete do Presidente Gabinete do Presidente DESPACHO N 018 Trata-se de matéria relevante, razão pela qual converto em Indicação o Projeto de Lei n 4331/2012, de autoria do deputado Pastor Marco Feliciano, que "Acrescenta o

Leia mais

Conceitos Básicos e Legislação

Conceitos Básicos e Legislação Conceitos Básicos e Legislação Classificação dos Animais REINO FILO CLASSE ORDEM FAMÍLIA O Rei Filósofo Classifica Ordinária a Fama dos Generais Espartanos GÊNERO ESPÉCIE Conceitos Básicos FAUNA SILVESTRE

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista Licenciamento Ambiental Rede Municipalista Definições Licenciamento procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos

Leia mais

Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016

Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016 Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016 SUMÁRIO 1 A POLÍCIA FEDERAL: Atribuições e Organização 2 CRIMES RELACIONADOS AO INTERCÂMBIO DE

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Mariana Torres C. de Mello marianatcm@yahoo.com.br CAPÍTULO 3 Lei nº 9.605/98 - Crimes Ambientais Mariana Torres C. de Mello - marianatcm@yahoo.com.br Responsabilidade

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita CAÇA E SUAS MODALIDADES CAÇA PROFISSIONAL CAÇA E SUAS MODALIDADES A caça profissional era permitida pelo Código de Caça

Leia mais

CRIAÇÕES ALTERNATIVAS A DOMESTICAÇÃO E A RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL

CRIAÇÕES ALTERNATIVAS A DOMESTICAÇÃO E A RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL CRIAÇÕES ALTERNATIVAS A DOMESTICAÇÃO E A RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL FUNÇÕES DOS ANIMAIS ALIMENTO PARA O HOMEM (OVOS, LEITE, CARNE, MEL) ALIMENTO PARA ANIMAIS (FARINHAS DE CARNE, OSSOS, PENAS, SANGUE, ETC) PRODUÇÃO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE BIODIVERSIDADE E RECURSOS NATURAIS MANUAL DO USUÁRIO CATIVEIRO FICHAS

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE BIODIVERSIDADE E RECURSOS NATURAIS MANUAL DO USUÁRIO CATIVEIRO FICHAS MANUAL DO USUÁRIO CATIVEIRO FICHAS Atualizando os dados de saída dos animais do plantel do empreendimento Versão 2.0 1 Sumário Introdução... 3 1) Como declarar as saídas dos animais do seu plantel?...

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ZOOLÓGICOS BRASILEIROS

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ZOOLÓGICOS BRASILEIROS GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ZOOLÓGICOS BRASILEIROS Anderson Mendes Augusto (*), Cristina Aparecida Gomes Nassar * Universidade Federal do Rio de Janeiro/Programa de Engenharia Ambiental / Fundação RIOZOO

Leia mais

LEGISLAÇÃO E ASPECTOS REGULATÓRIOS VOLTADOS À MELIPONICULTURA PECNORDESTE - 16 DE JUNHO DE 2015 FORTALEZA-CE

LEGISLAÇÃO E ASPECTOS REGULATÓRIOS VOLTADOS À MELIPONICULTURA PECNORDESTE - 16 DE JUNHO DE 2015 FORTALEZA-CE LEGISLAÇÃO E ASPECTOS REGULATÓRIOS VOLTADOS À MELIPONICULTURA PECNORDESTE - 16 DE JUNHO DE 2015 FORTALEZA-CE Ricardo Costa Rodrigues de Camargo Consultor Especial CSMEL-MAPA- Coordenador ABNT/CEE-87 Presidente

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE BIODIVERSIDADE E RECURSOS NATURAIS

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE BIODIVERSIDADE E RECURSOS NATURAIS Sumário 1. SOBRE O SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL DA FAUNA DE SÃO PAULO (GEFAU)... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 3 3. COMO DECLARAR AS SAÍDAS DOS ANIMAIS DO SEU PLANTEL PARA DIFERENTES OCORRÊNCIAS...

Leia mais

PORTARIA Nº 92, DE 25 DE OUTUBRO DE 1996

PORTARIA Nº 92, DE 25 DE OUTUBRO DE 1996 PORTARIA Nº 92, DE 25 DE OUTUBRO DE 1996 (D.O.U. de 30/10/96) O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, no uso das atribuições previstas no Art.

Leia mais

Resolução SMA nº 92 DE 14/11/2014

Resolução SMA nº 92 DE 14/11/2014 Resolução SMA nº 92 DE 14/11/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 22 nov 2014 Define as autorizações para manejo de fauna silvestre no Estado de São Paulo, e implanta o Sistema Integrado

Leia mais

PORTARIA CPRN Nº 24, DE

PORTARIA CPRN Nº 24, DE PORTARIA CPRN Nº 24, DE 24-11-2006. DO. 28/11/2006 Dispõe sobre Licença para transportes de produtos e subprodutos florestais de origem nativa. O Coordenador de Licenciamento Ambiental e de Proteção de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 71, DE 04 DE AGOSTO DE 2005. O Presidente do Instituto

Leia mais

Competência dos Municípios no licenciamento ambiental: a Lei Complementar n. 140/2011 e os recursos florestais

Competência dos Municípios no licenciamento ambiental: a Lei Complementar n. 140/2011 e os recursos florestais Competência dos Municípios no licenciamento ambiental: a Lei Complementar n. 140/2011 e os recursos florestais RIBAS, L. C.; PROSDOCINI, R. de M. et BRAUER, A. L. Universidade Estadual Paulista Júlio de

Leia mais

CRIMES AMBIENTAIS. Lei Nº de 12/02/1998

CRIMES AMBIENTAIS. Lei Nº de 12/02/1998 Lei Nº 9.605 de 12/02/1998 Dispõe sobre as sansões penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao maio ambiente, e dá outras providências. Disposições Gerais: V arts. 5º. LXXIII,

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2006

PROJETO DE LEI N o, DE 2006 PROJETO DE LEI N o, DE 2006 (Do Sr. Antônio Carlos Biffi) Altera dispositivos da Lei nº 5.197, de 03 de janeiro de 1967. O Congresso Nacional decreta: janeiro de 1967. Art. 1 o Fica revogado o art. 2º

Leia mais

ALIANÇA ONÇA-PINTADA

ALIANÇA ONÇA-PINTADA ALIANÇA ONÇA-PINTADA APRESENTAÇÃO: O INSTITUTO ONÇA-PINTADA (IOP) foi criado em 2002 pelos biólogos Leandro Silveira e Anah Tereza Jácomo, pesquisadores que dedicam suas vidas à conservação da onça-pintada.

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello mariana@ctgas.com.br CAPÍTULO 2 Algumas considerações Direito Ambiental Lei nº 6.938/81 Política Nacional do Meio Ambiente

Leia mais

CADEIA PRODUTIVA DO JACARÉ DO PANTANAL SEMANA UNIFICADA DAS ENGENHARIAS

CADEIA PRODUTIVA DO JACARÉ DO PANTANAL SEMANA UNIFICADA DAS ENGENHARIAS CADEIA PRODUTIVA DO JACARÉ DO PANTANAL SEMANA UNIFICADA DAS ENGENHARIAS Profa. Ma. Camyla Piran SET/2010 JACARÉ DO PANTANAL PANTANAL LATINO-AMERICANO PANTANAL BRASILEIRO - Do início do século XX até 1969

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE BIODIVERSIDADE E RECURSOS NATURAIS

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE BIODIVERSIDADE E RECURSOS NATURAIS Sumário 1. SOBRE O SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL DA FAUNA DE SÃO PAULO (GEFAU)... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 3 3. COMO DECLARAR AS SAÍDAS DOS ANIMAIS DO SEU PLANTEL PARA DIFERENTES OCORRÊNCIAS...

Leia mais

Cadastro Técnico Federal

Cadastro Técnico Federal Cadastro Técnico Federal Bruno Buys Mariana Nakashima 2 Apresentação do Cadastro Técnico Federal 3 Cadastro Técnico Federal Lei 6.938/1981 Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental Atividades Potencialmente

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 13-04-2018 DOU 17-04-2018 Altera a Instrução Normativa nº 6, de 15 de março de 2013, que regulamenta o Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras

Leia mais

OBRIGAÇÕES LEGAIS AMBIENTAIS

OBRIGAÇÕES LEGAIS AMBIENTAIS OBRIGAÇÕES LEGAIS AMBIENTAIS EDIÇÃO 2 - ANO 2015 OBRIGAÇÕES LEGAIS AMBIENTAIS ESFERA FEDERAL INSCRIÇÃO NO CADASTRO TÉCNICO FEDERAL CTF (LEI FEDERAL 6.938/1981) Obrigatória para o registro das pessoas

Leia mais

RESOLUÇÃO CEMAM Nº 26, DE

RESOLUÇÃO CEMAM Nº 26, DE RESOLUÇÃO CEMAM Nº 26, DE 18-08-2017 DOE 14-09-2017 Estabelece procedimentos técnicos para a criação e o manejo comunitário de quelônios no Estado do Amazonas. O CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO

Leia mais

CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE. Seção I Dos Crimes contra a Fauna

CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE. Seção I Dos Crimes contra a Fauna CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE Seção I Dos Crimes contra a Fauna Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº..., DE (Do Deputado JOÃO HERRMANN NETO)

PROJETO DE LEI Nº..., DE (Do Deputado JOÃO HERRMANN NETO) PROJETO DE LEI Nº..., DE 2006. (Do Deputado JOÃO HERRMANN NETO) Disciplina a criação amadora de aves brasileiras e exóticas em cativeiro, e dá outras providências. CAPÍTULO I DAS CONDIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

Instrução Normativa n 07, de 30 de abril de 2015.

Instrução Normativa n 07, de 30 de abril de 2015. Instrução Normativa n 07, de 30 de abril de 2015. Institui e normatiza as categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro, e define, no âmbito do Ibama, os procedimentos autorizativos para as

Leia mais

Cadastro Técnico Federal

Cadastro Técnico Federal Cadastro Técnico Federal Bruno Buys Mariana Nakashima Apresentação do CTF CTF/AIDA; CTF/APP. Obrigações decorrentes de inscrição no CTF/APP Legislação; TCFA e entrega de relatórios. Regularização junto

Leia mais

Acordo de Gestão de Recursos Naturais

Acordo de Gestão de Recursos Naturais Acordo de Gestão de Recursos Naturais Reserva Extrativista do Lago do Capanã Grande Amazonas-AM Fotos: Aquivo Resex Capanã Grande Portaria 226 de 13/09/2013 1 PESCA É permitido pescar dentro da Resex?

Leia mais

Módulo Órgãos Ambientais Competentes Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios.

Módulo Órgãos Ambientais Competentes Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios. Módulo 4 4.1. Órgãos Ambientais Competentes. 4.2. Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios. 4.1 Órgãos Ambientais Competentes DILIC - Diretoria de Licenciamento Ambiental Coordenação Geral de

Leia mais

GESTÃO DA FAUNA SILVESTRE 159ª Reunião Ordinária do Plenário do COPAM

GESTÃO DA FAUNA SILVESTRE 159ª Reunião Ordinária do Plenário do COPAM GESTÃO DA FAUNA SILVESTRE 159ª Reunião Ordinária do Plenário do COPAM Gestão dos Recursos Faunísticos - IEF Sônia Cordebelle Gerente de Proteção à Fauna e Flora Instituto Estadual de Florestas ETAPA 1

Leia mais

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL 7 Nº 34 30 de maio de 2018 COMPENSAÇÃO AMBIENTAL Planalto altera leis no âmbito do IBAMA e ICMBio Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), de 29 de maio de 2018, a Lei Federal n 13.668/2018 que

Leia mais

MELIPONICULTURA. Octávio Valente - Analista Ambiental IBAMA/DBFLO/COEFA

MELIPONICULTURA. Octávio Valente - Analista Ambiental IBAMA/DBFLO/COEFA MELIPONICULTURA Criação, comercialização e transporte (Resolução Conama 346 de 2004 e Instrução Normativa Ibama 169 de 2008, Portaria Ibama 117 de 1997). Octávio Valente - octavio.valente@ibama.gov.br

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 77, DE 7 DE DEZEMBRO 2005

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 77, DE 7 DE DEZEMBRO 2005 INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 77, DE 7 DE DEZEMBRO 2005 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 24, Anexo

Leia mais

Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO

Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO Tema: Principais ameaças à fauna nativa Principais causas de desaparecimento da à fauna nativa. DESTRUIÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS FOGO. CAÇA.

Leia mais

Prof. Leandro Igrejas.

Prof. Leandro Igrejas. Olá! A prova de legislação especial para PRF veio do jeito que esperávamos. Alguns enunciados, contudo, merecem ressalva, conforme nossos breves comentários a seguir. Forte abraço, Prof. Leandro Igrejas.

Leia mais

OCORRÊNCIAS AMBIENTAIS REGISTRADAS EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE EM 2015

OCORRÊNCIAS AMBIENTAIS REGISTRADAS EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE EM 2015 OCORRÊNCIAS AMBIENTAIS REGISTRADAS EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE EM 2015 Beatriz Silva de Souza (*), Francisco de Assis Braga * Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal,

Leia mais

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PROFISSIONAL BIÓLOGO NO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PROFISSIONAL BIÓLOGO NO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE SÃO PAULO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PROFISSIONAL BIÓLOGO NO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE SÃO PAULO Edilene Jheyne Dias Alfonso; Letiscia Maiara Coutinho Flores; Monique Pereira da Silva;

Leia mais

Base legal: Constitucional: Art. 24, VI; 23,VII e Art. 225, VII

Base legal: Constitucional: Art. 24, VI; 23,VII e Art. 225, VII ANOTAÇÕES SOBRE A FAUNA Base legal: Constitucional: Art. 24, VI; 23,VII e Art. 225, VII Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: VI - florestas, caça,

Leia mais

ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E O CONTEXTO INTERNACIONAL. André Jean Deberdt Coordenação Geral de Fauna/IBAMA

ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E O CONTEXTO INTERNACIONAL. André Jean Deberdt Coordenação Geral de Fauna/IBAMA ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E O CONTEXTO INTERNACIONAL André Jean Deberdt Coordenação Geral de Fauna/IBAMA Convenção Sobre Diversidade Biológica Art. 8 Conservação in situ

Leia mais

CADASTRO TÉCNICO FEDERAL

CADASTRO TÉCNICO FEDERAL CADASTRO TÉCNICO FEDERAL CADASTRO TÉCNICO FEDERAL Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981 (Política Nacional de Meio Ambiente) Art. 17 Institui o Cadastro Técnico Federal Lei 10.165 de 27 de dezembro de 2000

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD IEF Nº 2.749, 15 DE JANEIRO DE 2019

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD IEF Nº 2.749, 15 DE JANEIRO DE 2019 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD IEF Nº 2.749, 15 DE JANEIRO DE 2019 Dispõe sobre os procedimentos relativos às autorizações para manejo de fauna silvestre terrestre e aquática na área de influência de empreendimentos

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO E PANORAMA DOS CENTROS DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES NO BRASIL

DISTRIBUIÇÃO E PANORAMA DOS CENTROS DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES NO BRASIL DISTRIBUIÇÃO E PANORAMA DOS CENTROS DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES NO BRASIL Legislação e Direito Ambiental RESUMO Alex Braz Iacone Santos 1 Ana Beatriz Gonçalves Vasques da Silva 2 Jonata Andrade Estevão

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N O, DE 2011

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N O, DE 2011 PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N O, DE 2011 (Do Sr. Neri Geller) Susta os efeitos dos dispositivos que cita do Decreto 6.514, de 22 de julho de 2008, o qual dispõe sobre as infrações e sanções administrativas

Leia mais

LEI Nº , DE 29 DE JUNHO DE 2009

LEI Nº , DE 29 DE JUNHO DE 2009 LEI Nº 11.959, DE 29 DE JUNHO DE 2009 Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, regula as atividades pesqueiras, revoga a Lei nº 7.679, de 23 de novembro

Leia mais

RESOLUÇÃO SMA Nº 35, de 29/03/2018

RESOLUÇÃO SMA Nº 35, de 29/03/2018 RESOLUÇÃO SMA Nº 35, de 29/03/2018 Institui o Programa Ninhos, acrescenta e altera dispositivos da Resolução SMA 51, de 31/05/2016, que disciplina o procedimento de conversão de multa administrativa simples

Leia mais

Cadastro Técnico Federal

Cadastro Técnico Federal Cadastro Técnico Federal Fevereiro / 2017 2 Apresentação do Cadastro Técnico Federal 3 Cadastro Técnico Federal Lei 6.938/1981 Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental Atividades Potencialmente Poluidoras

Leia mais

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação Biogeografia - aula 4 Prof. Raul leis aprovadas na década de 1990. Lei dos Recursos Hídricos. Lei de Crimes Ambientais. Sistema Nacional de Unidades

Leia mais

Tenho um cupom promocional (não obrigatório): Li e concordo com os termos de serviço.

Tenho um cupom promocional (não obrigatório): Li e concordo com os termos de serviço. Página 1 de 7 Informe seu Nome de Usuário, Email, CPF ou CNPJ abaixo e clique em OK. Nome de Usuário, Email, CPF ou CNPJ Tenho um cupom promocional (não obrigatório): Li e concordo com os termos de serviço.

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES O MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 225, CF: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

Sistema Nacional de Unidade de Conservação

Sistema Nacional de Unidade de Conservação Gestão Ambiental Sistema Nacional de Unidade de Conservação Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio Profa: Joana Paixão Unidade de conservação Espaço territorial e seus recursos ambientais

Leia mais

Portaria SEAPPA Nº 93 DE 10/06/2011 (Estadual - Rio Grande do Sul)

Portaria SEAPPA Nº 93 DE 10/06/2011 (Estadual - Rio Grande do Sul) Portaria SEAPPA Nº 93 DE 10/06/2011 (Estadual - Rio Grande do Sul) Data D.O.: 10/06/2011 Estabelece medidas de controle ambiental da ocorrência de javali-europeu, "Sus scrofa" e seus híbridos, e dá outras

Leia mais

Gerenciamento de Risco e Manejo de Fauna: IN Ibama 72/2005 e a Conama 466/2015

Gerenciamento de Risco e Manejo de Fauna: IN Ibama 72/2005 e a Conama 466/2015 Gerenciamento de Risco e Manejo de Fauna: IN Ibama 72/2005 e a Conama 466/2015 Ivan Teixeira Ibama Aeroportos: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Fator de atração de investimentos à região atendida Dinamizam

Leia mais

ANEXO G FORMULÁRIO RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOR

ANEXO G FORMULÁRIO RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOR ANEXO A FORMULÁRIO MATÉRIA-PRIMA/INSUMO Resumo: Recolhe informações sobre as matérias-primas e insumos consumidos no processo produtivo. 02 Matéria-prima ou insumo utilizados na produção; 03 Quantidade

Leia mais

Ação Civil Pública Agrotóxicos Área de Proteção Ambiental Atividades Nucleares

Ação Civil Pública Agrotóxicos Área de Proteção Ambiental Atividades Nucleares Ação Civil Pública (Lei 7.347 de 24/07/1985) - Lei de Interesses Difusos, que trata da ação civil pública de responsabilidades por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor e ao patrimônio artístico,

Leia mais

CADASTRO TÉCNICO FEDERAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS

CADASTRO TÉCNICO FEDERAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS CADASTRO TÉCNICO FEDERAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS Lei 6.938/81 Política Nacional de Meio Ambiente INSTRUMENTOS CADASTRO TÉCNICO FEDERAL DE ATIVIDADES

Leia mais

01- Observe a figura.

01- Observe a figura. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Observe a figura. Escreva o nome de

Leia mais

SUMÁRIO PROGRAMA DE RESGATE E APROVEITAMENTO CIENTÍFICO DA FAUNA

SUMÁRIO PROGRAMA DE RESGATE E APROVEITAMENTO CIENTÍFICO DA FAUNA SUMÁRIO PROGRAMA DE RESGATE E APROVEITAMENTO CIENTÍFICO DA FAUNA 2.16. PROGRAMA DE RESGATE E APROVEITAMENTO CIENTÍFICO DA FAUNA..... 2.16-2 2.16.1. INTRODUÇÃO... 2.16-2 2.16.2. OBJETIVOS... 2.16-2 2.16.3.

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, para majorar a pena do crime previsto no art. 29 e criar o tipo penal de tráfico de animais silvestres e de plantas

Leia mais

PORTARIA MMA Nº 445, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014

PORTARIA MMA Nº 445, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 ALTERADA PELA PORTARIA MMA Nº 98/2015, PORTARIA MMA Nº 163/2015. PORTARIA MMA Nº 163, DE 08 DE JUNHO DE PORTARIA MMA Nº 445, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 2015 A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso

Leia mais

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 1 PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal Série: 4o ano (3a série) Período: TARDE Data: 17/8/2011 Leia os quadrinhos com atenção!

Leia mais

Calendário Ambiental da Construção Pesada ASSESSORIA AMBIENTAL DO SICEPOT-MG

Calendário Ambiental da Construção Pesada ASSESSORIA AMBIENTAL DO SICEPOT-MG Calendário Ambiental da Construção Pesada - 2012 Para estar em dia com as obrigações legais ambientais, o empreendedor deve realizar suas atividades nos termos em que sua Lic ença Ambiental ou Autorização

Leia mais

SISBio/ICMBio - Autorização para coleta de material biológico p/ pesquisa científica e atividades didáticas

SISBio/ICMBio - Autorização para coleta de material biológico p/ pesquisa científica e atividades didáticas SISBio/ICMBio - Autorização para coleta de material biológico p/ pesquisa científica e atividades didáticas Diálogo entre o Brasil e a União Europeia sobre o protocolo de Nagoia - Intercâmbio de Recursos

Leia mais

LEVANTAMENTO DO PLANTEL DE PRIMATAS NATIVOS DO BRASIL EM CATIVEIRO NO RIO GRANDE DO SUL

LEVANTAMENTO DO PLANTEL DE PRIMATAS NATIVOS DO BRASIL EM CATIVEIRO NO RIO GRANDE DO SUL LEVANTAMENTO DO PLANTEL DE PRIMATAS NATIVOS DO BRASIL EM CATIVEIRO NO RIO GRANDE DO SUL MSC. DANIEL VILABOAS SLOMP BIOL. ISABEL SALGUEIRO LERMEN MSC. MARIANA SCALON LUCHESE INTRODUÇÃO Alouatta caraya A.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PRATELEIRA DE PROJETOS I. CADASTRO DE PROJETO NA PRATELEIRA A) INSTRUÇÃO PARA O EMPREENDIMENTO DE FAUNA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO 1. Para participar do Programa Ninhos Somente poderá submeter projetos

Leia mais

PORTARIA Nº 254, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 254, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 254, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11 Prof. Rodrigo Mesquita Seção III Da Poluição e outros Crimes Ambientais Art. 54. Causar poluição de qualquer

Leia mais

Decreto n 3607, de 21 de setembro de 2000.

Decreto n 3607, de 21 de setembro de 2000. Página 1 Decreto n 3607, de 21 de setembro de 2000. Dispõe sobre a implementação da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção - CITES, e dá outras

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF Nº 2394 DE 29 DE JULHO DE 2016

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF Nº 2394 DE 29 DE JULHO DE 2016 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF Nº 2394 DE 29 DE JULHO DE 2016 Dispõe sobre cadastro e registro para as pessoas físicas e jurídicas que exerçam a atividade de aquicultura no Estado de Minas Gerais. O secretário

Leia mais

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM.

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. DIREITO DOS ANIMAIS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Sergio Antonio Fabris Editor Porto Alegre,

Leia mais

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). BIOMAS Um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Caracterizado por um tipo principal de vegetação (Num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI Nº 17.491, DE 18 DE JANEIRO DE 2018 Institui a política de gestão de pássaros nativos da fauna brasileira e exótica no âmbito do Estado de Santa Catarina e estabelece outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

Processo de Manejo Arbóreo em Empreendimentos Metroviários. Victor Bassetti Martinho 20ª AEAMESP SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Processo de Manejo Arbóreo em Empreendimentos Metroviários. Victor Bassetti Martinho 20ª AEAMESP SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Processo de Manejo Arbóreo em Empreendimentos Metroviários Victor Bassetti Martinho 20ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP Curriculum vitae 2 Victor Bassetti Martinho Engenheiro Ambiental graduado

Leia mais

PORTARIA IAP Nº 246 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015

PORTARIA IAP Nº 246 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 PORTARIA IAP Nº 246 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 O Diretor Presidente do Instituto Ambiental do Paraná IAP nomeado pelo Decreto n 114 de 06 de janeiro de 2011, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

- a Lei nº 5.197, de 03 de janeiro de 1967, que dispõe sobre a proteção à fauna;

- a Lei nº 5.197, de 03 de janeiro de 1967, que dispõe sobre a proteção à fauna; RESOLUÇÃO INEA Nº 145, de 04/08/2017 Dispõe sobre as categorias de uso e manejo da fauna silvestre, nativa e exótica em cativeiro, no território do Estado do Rio de Janeiro, visando atender às finalidades

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES BA, Nº 21, DE 04 DE AGOSTO DE 2015.

RESOLUÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES BA, Nº 21, DE 04 DE AGOSTO DE 2015. RESOLUÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES BA, Nº 21, DE 04 DE AGOSTO DE 2015. Altera a Resolução n. 20/2013 que dispõe sobre condicionantes a serem exigidas na licença ambiental

Leia mais