O QUE VEM A SER ECOLINGUÍSTICA? Hildo Honório do Couto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE VEM A SER ECOLINGUÍSTICA? Hildo Honório do Couto"

Transcrição

1 O QUE VEM A SER ECOLINGUÍSTICA? Hildo Honório do Couto Universidade de Brasília

2 ECOLINGUÍSTICA - Definição: estudo das (inter-)relações entre língua e (seu) meio ambiente. -O que a definição implica:

3 Ecologia = ramo da biologia que estuda as interações entre os seres vivos e o meio onde vivem. Conceito central: ecossistema. Ecossistema = população de organismos e as inter- relações deles entre si e com o meio ambiente. Diversidade: : A vitalidade do ecossistema depende da diversidade de organismos que contém.

4 Conceitos ecológicos e equivalentes na ecolinguística: Ecologia ecossistema população meio ambiente inter-relaçõesrelações (comportamento) diversidade Ecolinguística ecossistema linguístico população território língua diversidade linguística

5 As equivalências suscitam as seguintes questões, entre outras: (1) O que é ecossistema linguístico? (2) O que é língua? (3) O que é meio ambiente da língua? (4) O que são as relações entre língua e meio ambiente? (5) Essas relações são unidirecionais ou bidirecionais?

6 (1) Ecossistema linguístico (concepção do leigo) L, P e T.

7 P L Ecossistema Natural da Língua Ou Ecossistema Fundamental da Língua (=Comunidade) Figura 1 T

8 Implicações: i) Praticamente todas as características do ecossistema biológico se aplicam ao ecossistema linguístico (= comunidade) ii) Comunidade de língua e comunidade de fala iii) A ecologia da interação comunicativa se dá na segunda.

9 Existem mais dois ecossistemas linguísticos, com respectivos meios ambientes: (i) Ecossistema mental da lingua (ii) Ecossistema social da língua.

10 Passemos à segunda pergunta: (2) Língua = o como os membros da comunidade interagem entre si verbalmente (Humboldt, Coseriu, estruturalismo americano e outros). - OBS.: O sistema (léxico + gramática) é parte dessa prática. - El sistema existe en el hablar, pero el hablar no existe en el sistema (Coseriu). - Vejamos a terceira pergunta:

11 (3) O que é meio ambiente da língua (MA)? - Na verdade, há pelo menos três MAs da língua. - O primeiro, já está implícito na figura 1.

12 O segundo é o meio ambiente mental da língua, no interior do respectivo ecossistema, o cérebro/mente.

13 O terceiro é o meio ambiente social da língua, que é a população organizada socialmente, a sociedade. - Língua + sociedade = ecossistema social da língua. -Talvez mais de 90% dos estudos ecolinguísticos se referem a esse ecossistema, enfatizando a diversidade. Vejamos a quarta pergunta.

14 (4) O que são as relações entre língua e meio ambiente? - Distinguir entre: (i) relações entre língua e MA natural; (ii) relações entre língua e MA mental (iii) relações entre língua e MA social.

15 Relações entre língua e MA natural,, entre língua e mundo ou entre palavra e coisa. A natureza de P e T influem no caráter da língua (exemplos). Há duas possibilidades, linearizando a representação da figura 7: i) L----P----T; ii) P----L----T.

16 Relações entre língua e MA mental. -É a área de que tenho menos conhecimento: (i) Neurociências (neurolinguística); (ii) Psicolinguística (iii) Biolinguística (iv) Conexionismo (vi) Gramática estratificacional (linguística neurocognitiva), de Sydney M. Lamb. (vii) A gramática gerativa se dedica exclusivamente a essas relações.

17 É no ecossistema mental da língua que se insere a gramática (endoecologia). É aí que estão inscritas as regras de formação (i) de sílabas (i) de palavras (ii) de frases (ativadas, inativadas, desativadas, reativadas)

18 Relações entre língua e MA social. Como já observado, são as mais estudadas, como veremos mais adiante.

19 A ecolinguística não reifica a língua, não a considera uma coisa, situada em algum lugar (seu meio ambiente), com o qual estaria em relação. A língua é uma imensa teia de inter-relações relações sociais, mentais e naturais. Ela não é: (i) só mental, como quer Chomsky, (ii) nem só social, como dão a entender a sociolinguística e a análise do discurso, (iii) nem só natural, como querem Chomsky e algumas filosofias antigas.

20 A língua é uma realidade biopsicossocial.

21 Como já foi sugerido, podemos estudar qualquer fenômeno linguístico ecolinguisticamente. Significa isso que ela seria uma superciência, uma ciência de tudo (theory of everything) ) na linguagem?

22 Para alguns autores, ela seria um paradigma para as demais ciências da linguagem. Mais recentemente, se tem defendido a tese de que ela seria, antes, uma plataforma, a partir da qual seria possível estudar qualquer fenômeno linguístico de um ponto de vista epistemológico unificado.

23 Podemos estudar o fonema, sem esquecer que ele é parte de uma sílaba, que é parte de um morfema, que é parte de uma palavra, que é parte de uma frase, que é parte de uma língua, que é parte de um ecossistema linguístico (comunidade), que é parte do mundo. E assim sucessivamente.

24 Não estamos dizendo que o ecolinguista deve estudar e dominar tudo isso. Estamos dizendo que ele não deveria se ater a apenas um desses aspectos, ignorando por completo que ele é parte de uma imensa teia. A ecolinguística é uma plataforma (uma epistemologia) para se estudar a língua de uma perspectiva unificada.

25 Essa epistemologia é de base ecológica, logo, também de base biológica, e a biologia é a ciência da vida. Nos dias atuais, colocar a vida no centro das atenções é mais do que urgente, diante da devastação que estamos levando a tudo que dá lugar à vida na face da terra. Estamos numa atitude suicida. Nós, linguistas, também somos responsáveis.

26 Alguns temas que têm sido estudados por aqueles que se intitulam ecolinguistas: (i) ecologia das línguas (contato de línguas [283] e tudo que ele implica; evolução linguística [296] etc.) ; (ii) crítica ao discurso dos poluidores [337]; (iii) vocabulário antiecológico ; (iv) linguagem preconceituosa [347]; (v) crítica ao desenvolvimentismo (e grandismo) [367]; (vi) relação língua-mundo, palavra-coisa (referência) [ ], (vii) endoecologia: fenômenos intralinguísticos (gramática) [ ]. (viii) Outros [seções IV, VII, VIII].

27

28

29 OBRIGADO Hildo Honório do Couto Dpto. de Linguística Universidade de Brasília

PROGRAMA DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. DISCIPLINA: Tópicos em Análise do Discurso: por uma análise do discurso ecológica (ADE)

PROGRAMA DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. DISCIPLINA: Tópicos em Análise do Discurso: por uma análise do discurso ecológica (ADE) PROGRAMA DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: Tópicos em Análise do Discurso: por uma análise do discurso ecológica (ADE) ANO: 2 Semestre de 2014 - CARGA HORÁRIA 60h RESPONSÁVEl: Profª Drª Elza Kioko

Leia mais

Curso: Letras Português/Espanhol. Disciplina: Linguística. Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus

Curso: Letras Português/Espanhol. Disciplina: Linguística. Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus Curso: Letras Português/Espanhol Disciplina: Linguística Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus AULA 2 1ª PARTE: Tema 2 - Principais teóricos e teorias da Linguística moderna Formalismo x Funcionalismo

Leia mais

Metáforas conceptuais em teorias linguísticas

Metáforas conceptuais em teorias linguísticas Metáforas conceptuais em teorias linguísticas Jéssica Bárbara T. Neves (UERJ)1 Resumo: De acordo com a teoria das Metáforas Conceptuais, proposta por Lakoff e Johnson (2002 [1980]), a metáfora é um aparato

Leia mais

R e s e n h a SÁNCHEZ, Celso. Ecologia do corpo. Rio de Janeiro: Wak Editora, p.

R e s e n h a SÁNCHEZ, Celso. Ecologia do corpo. Rio de Janeiro: Wak Editora, p. R e s e n h a SÁNCHEZ, Celso. Ecologia do corpo. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011. 87p. Zilda DOURADO 1 A ecolinguística está firmando-se como uma nova epistemologia nos estudos da linguagem, pois estuda

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA EDITAL 08/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA EDITAL 08/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA EDITAL 08/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS/AS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA O

Leia mais

O OFÍCIO DO CONTADOR DE HISTÓRIAS NA PERSPECTIVA DA ECOLINGUÍSTICA

O OFÍCIO DO CONTADOR DE HISTÓRIAS NA PERSPECTIVA DA ECOLINGUÍSTICA O OFÍCIO DO CONTADOR DE HISTÓRIAS NA PERSPECTIVA DA ECOLINGUÍSTICA Luzanira Augusta de Lima Guedes (IC)* luzaniraaugusta@gmail.com Zilda Dourado Pinheiro (PQ) (Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Quirinópolis).

Leia mais

Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa 2017

Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa 2017 Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa 2017 NOME: TURNO: (M) (T) Caro (a) estudante, Você está recebendo o Roteiro de Estudos para as Avaliações Contínuas da 1ª Etapa (AC1 e AC3). Estude pelos livros, cadernos

Leia mais

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Linguística e Filologia Relação de Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas LEF001 LINGUÍSTICA B Trabalho de campo nas áreas da fonologia, morfologia,

Leia mais

D a g r a m á t i c a p r a g m o - e c o l ó g i c a l à e c o l i n g u í s t i c a ( )

D a g r a m á t i c a p r a g m o - e c o l ó g i c a l à e c o l i n g u í s t i c a ( ) D a g r a m á t i c a p r a g m o - e c o l ó g i c a l à e c o l i n g u í s t i c a ( 1 9 7 3-1993) Adam Makkai 1 R e s u m o : O objetivo desse pequeno artigo é apresentar uma síntese de algumas de

Leia mais

Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa 2018

Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa 2018 Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa 2018 NOME: TURNO: (M) (T) Caro (a) estudante, Você está recebendo o Roteiro de Estudos para as Avaliações Contínuas da 1ª Etapa (AC1 e AC3). Estude pelos livros, cadernos

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

C. FERRARIZI JÚNIOR; MOLLICA, M.C (orgs.). Sociolinguística, Sociolinguísticas: Uma introdução. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

C. FERRARIZI JÚNIOR; MOLLICA, M.C (orgs.). Sociolinguística, Sociolinguísticas: Uma introdução. São Paulo: Editora Contexto, 2016. Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v. 02, n. 02, p. 111-119, 2016. RESENHA C. FERRARIZI JÚNIOR; MOLLICA, M.C (orgs.). Sociolinguística, Sociolinguísticas: Uma introdução. São Paulo:

Leia mais

Linguística O Gerativismo de Chomsky

Linguística O Gerativismo de Chomsky Linguística O Gerativismo de Chomsky Profª. Sandra Moreira Conteúdo Programático A Gramática Gerativa Inatismo versus Behaviorismo Competência e Desempenho Estrutura Profunda e Estrutura Superficial Objetivos

Leia mais

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos.

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Linguagem e Cultura Conceituação Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Cultura é todo saber humano, o cabedal de conhecimento de um

Leia mais

CRONOGRAMA DAS AULAS JUNHO 2013 JULHO Dia/turno. Módulo. Horário do início da aula. CH p/dia

CRONOGRAMA DAS AULAS JUNHO 2013 JULHO Dia/turno. Módulo. Horário do início da aula. CH p/dia CRONOGRAMA DAS AULAS JUNHO 2013 Dia/turno CH p/dia Horário do início da aula Módulo 28 (sexta) 28 (sexta) 1 h AULA INAUGURAL: A língua e o sujeito na história do conhecimento sobre a linguagem (Profa.

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: LINGUÍSTICA I Curso: LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA Período: 2 Semestre: 2015.1 Carga Horária:

Leia mais

Aula 6 GERATIVISMO. MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2012, p

Aula 6 GERATIVISMO. MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2012, p Aula 6 GERATIVISMO MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2012, p. 113-126 Prof. Cecília Toledo- cissa.valle@hotmail.com Linguística Gerativa Gerativismo Gramática Gerativa

Leia mais

Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v. 01, n. 01, p , 2015.

Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v. 01, n. 01, p , 2015. Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v. 01, n. 01, p. 47-81, 2015. LINGUÍSTICA ECOSSISTÊMICA Hildo Honório do Couto (UnB) R e s u m o : O objetivo principal deste artigo é apresentar

Leia mais

Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016

Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 NOME: TURNO: Caro(a) estudante, Você está recebendo o Roteiro de Estudos para as Avaliações Contínuas da 1ª etapa (AC1 e AC3). Estude pelos livros,

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Níveis de organização da vida. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Níveis de organização da vida. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Introdução a ecologia e níveis de organização da vida: I Introdução aos fundamentos de Ecologia II Níveis de organização

Leia mais

2 Anos

2 Anos ISSN 2358-6826 www.linguisticario.letras.ufrj.br 2 Anos HISTÓRICO DA REVISTA A Revista Linguística Rio foi fundada em março de 2014 junto com os Seminários Discentes do Programa de Pós Graduação em Linguística

Leia mais

Tema: Conceitos Fundamentais

Tema: Conceitos Fundamentais SINTAXE DO PORTUGUÊS I AULAS 2/3-2015 Tema: Conceitos Fundamentais Profa. Dra. Márcia Santos Duarte de Oliveira FFFLCH-DLCV/ USP marcia.oliveira@usp.br A Cognição Kenedy, Eduardo. 2013. Curso Básico de

Leia mais

Mestrado. Disciplinas Obrigatórias. créditos: 3 CHT: 45 Modalidade: presencial. créditos: 3 CHT: 45 Modalidade: presencial

Mestrado. Disciplinas Obrigatórias. créditos: 3 CHT: 45 Modalidade: presencial. créditos: 3 CHT: 45 Modalidade: presencial Mestrado Carga horária mínima: 360 horas Disciplinas Obrigatórias LEF700 - Fonologia Bases da análise fonológica. Dados fonéticos e sua interpretação. Concepções de fonema. Fonologia estrutural e Fonologia

Leia mais

RELAÇÃO DOS VERBETES. B behaviorismo bilingüismo Black English boa formação

RELAÇÃO DOS VERBETES. B behaviorismo bilingüismo Black English boa formação RELAÇÃO DOS VERBETES A abertura abordagem experimental abordagem qualitativa abordagem quantitativa acarretamento acento adjetivo advérbio afasia afixo alçamento/elevação Alfabeto Fonético Internacional

Leia mais

Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v. 01, n. 02, p , 2015.

Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v. 01, n. 02, p , 2015. Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v. 01, n. 02, p. 126-131, 2015. RESENHA ALBUQUERQUE, Davi & COUTO, Elza do (orgs.). Linguística ecossistêmica e análise do discurso ecológica:

Leia mais

UNIDADE 1: Linguística, Linguagem e Língua

UNIDADE 1: Linguística, Linguagem e Língua 7 Dedicatória 9 Nota da Autora UNIDADE 1: Linguística, Linguagem e Língua 11 Objectivos da Unidade 11 1. O que é a Linguística? 11 1.1. O que é um linguista? 12 1.2. Qual é a diferença entre a Linguística

Leia mais

LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna: uma entrevista com Luiz Carlos Travaglia. ReVEL. Vol. 2, n. 2, 2004. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]. LINGUÍSTICA APLICADA AO

Leia mais

FUNDAMENTAL II 6º ANO (A e B) - MANHÃ / 1º BIMESTRE

FUNDAMENTAL II 6º ANO (A e B) - MANHÃ / 1º BIMESTRE FUNDAMENTAL II 6º ANO (A e B) - MANHÃ / 1º BIMESTRE A linguagem e a produção de sentidos págs. 18 a 25 do livro de português e págs. 13 e 14 do livro de A variação e o preconceito linguístico págs. 37

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - UFF

MATRIZ CURRICULAR - UFF Curso: LETRAS Titulação: LICENCIADO Habilitação: PORT-LITERATURAS Enfâse: - Linha de Formação: - Currículo: 87.01.001 Versão: 2 Turno: (OB) Carga horária obrigatória: 2515 (O) Carga horária optativa: 120

Leia mais

Linguística As Dicotomias Linguísticas e a Dupla Articulação da Linguagem

Linguística As Dicotomias Linguísticas e a Dupla Articulação da Linguagem Linguística As Dicotomias Linguísticas e a Dupla Articulação da Linguagem Profª. Sandra Moreira Conteúdo Programático As Dicotomias Linguísticas Sincronia versus Diacronia Língua versus Fala Significante

Leia mais

INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY

INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY MARIA ESTER MORITZ PSICOLINGUÍSTICA Conhecer as origens, o objeto de estudo

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Inglês Instrumental Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Período: Optativa Carga Horária total: 50h Pré-requisito: não possui EMENTA Conscientização do processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS SOROCABA (SP) CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO. 1 Semestre Antropologia do Turismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS SOROCABA (SP) CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO. 1 Semestre Antropologia do Turismo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS SOROCABA (SP) CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO Duração: 8 semestres Modalidade: Presencial Turno: Integral - Matutino e Vespertino Vagas: 40 Informações sobre

Leia mais

Aula 5 ESTRUTURALISMO

Aula 5 ESTRUTURALISMO Aula 5 ESTRUTURALISMO MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2012, p. 113-126 Prof. Cecília Toledo- cissa.valle@hotmail.com Sistema, estrutura, estruturalismo SISTEMA: resultado

Leia mais

1 Introdução. (1) a. A placa dos automóveis está amassada. b. O álbum das fotos ficou rasgado.

1 Introdução. (1) a. A placa dos automóveis está amassada. b. O álbum das fotos ficou rasgado. 17 1 Introdução A concordância, nas mais diversas línguas, é um fenômeno pesquisado em várias áreas, desde diferentes áreas de análise que envolvem o estudo da linguagem, tais como: morfologia, sintaxe,

Leia mais

Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa 2019

Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa 2019 Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa 2019 NOME: TURNO: (M) (T) 2 Caro (a) estudante, Você está recebendo o Roteiro de Estudos para as Avaliações Contínuas da 1ª Etapa (AC1 e AC3). Estude pelos livros,

Leia mais

Fundamentos epistemológicos para a pesquisa em Agroecologia. João Carlos Costa Gomes Embrapa Clima Temperado Pelotas, RS

Fundamentos epistemológicos para a pesquisa em Agroecologia. João Carlos Costa Gomes Embrapa Clima Temperado Pelotas, RS Fundamentos epistemológicos para a pesquisa em Agroecologia João Carlos Costa Gomes Embrapa Clima Temperado Pelotas, RS A pesquisa, como atividade organizada, pressupõe diferentes perspectivas e dimensões.

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015) ANÁLISE DO DISCURSO 68 h/a 1753/I Vertentes da Análise do Discurso. Discurso e efeito de sentido. Condições de

Leia mais

Jogo: Construindo cadeias alimentares

Jogo: Construindo cadeias alimentares Jogo: Construindo cadeias alimentares Tema: Cadeia alimentar Autores: Sílvia Helena Ferreira de Oliveira Co-responsável pela alteração e/ou revisão: Javan Tarsis Nunes Lopes Público-alvo: 5ª série do ensino

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM VYGOTSKY A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM VYGOTSKY A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM VYGOTSKY A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL Para J. Piaget, a aprendizagem é a alavanca dentro da reflexão construtivista sobre desenvolvimento e aprendizagem e tais conceitos

Leia mais

Língua. Prof. Veríssimo Ferreira

Língua. Prof. Veríssimo Ferreira Língua Prof. Veríssimo Ferreira Língua Sistema ou código de comunicação utilizado por uma determinada comunidade. Língua Meio de comunicação baseado em um conjunto estabelecido de sons que se selecionam

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 21 DE NOVEMBRO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 21 DE NOVEMBRO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E RESOLUÇÃO N. 4.347, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras

Leia mais

sintaticamente relevante para a língua e sobre os quais o sistema computacional opera. O resultado da computação lingüística, que é interno ao

sintaticamente relevante para a língua e sobre os quais o sistema computacional opera. O resultado da computação lingüística, que é interno ao 1 Introdução A presente dissertação tem como tema a aquisição do modo verbal no Português Brasileiro (PB). Tal pesquisa foi conduzida, primeiramente, por meio de um estudo dos dados da produção espontânea

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS PARA A ECOLINGUÍSTICA Davi Borges de Albuquerque (NELIM) Genis Frederico Schmaltz Neto (UnB/NELIM)

AS CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS PARA A ECOLINGUÍSTICA Davi Borges de Albuquerque (NELIM) Genis Frederico Schmaltz Neto (UnB/NELIM) Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v. 02, n. 01, p. 95-110, 2016. AS CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS PARA A ECOLINGUÍSTICA Davi Borges de Albuquerque (NELIM) Genis Frederico

Leia mais

Estudos Línguísticos II Um breve panorama. Vídeo conferência/agosto 2010 Equipe pedagógica

Estudos Línguísticos II Um breve panorama. Vídeo conferência/agosto 2010 Equipe pedagógica Estudos Línguísticos II Um breve panorama Vídeo conferência/agosto 2010 Equipe pedagógica Qual o foco da disciplina Estudos Linguísticos II? Essa disciplina, como um todo, lida com a linguagem em uso.

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. GERAL Apresentar ao aluno um panorama da Ecolinguística, incluindo uma visão histórica e o estado atual da pesquisa.

PROGRAMA DE ENSINO. GERAL Apresentar ao aluno um panorama da Ecolinguística, incluindo uma visão histórica e o estado atual da pesquisa. I IDENTIFICAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DISCIPLINA: Tópicos em língua e cultura ANO: 2017 - CARGA HORÁRIA 64 h Terças-Feiras RESPONSÁVEl: Profª Drª Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto II. EMENTA - Ementa: Problematização

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS N.º 010/2011 EDITAL

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS N.º 010/2011 EDITAL ANEXO VII PLANILHA ESTIMATIVA DE QUANTITATIVOS E PREÇOS MÁXIMOS ACEITÁVEIS ITEM ESPECIFICAÇÃO UNID. QUANT. 01 MÓDULO: I VOLUME I, DISCIPLINA: CIENCIAS. VALOR UNITÁRIO VALOR GLOBAL 02 MÓDULO: I VOLUME II,

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês LE I (2 anos) 2016

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês LE I (2 anos) 2016 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês LE I (2 anos) 2016 Prova 06 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) DE LETRAS Leitura e compreensão de textos. Gêneros textuais. Linguagem verbal e não verbal. Linguagem literária. Variação da língua, considerando

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Fluxogramas Curriculares Baseado nas diretrizes político-pedagógicas e na definição dos conteúdos curriculares, o fluxograma extrapola a mera relação das unidades curriculares.

Leia mais

Componente Curricular: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS PLANO DE CURSO

Componente Curricular: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS Código: ENF 405 Pré-requisito: Nenhum

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Componente Curricular: Arte

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Componente Curricular: Arte Professor (a): Rafaela da Silva Componente Curricular: Arte Ano /Série:6º Turma:16D Arte pré-histórica e as marcas do ser humano no tempo. Relação da arte antiga (Egípcia, Grega e Romana) com outros momentos

Leia mais

SÉRIE: 6 ANO TURMA(S): A,B,C,D DISCIPLINA: ARTES PROFESSOR(A): ROBSON REIS. copo descartável, revistas, cola e tesoura. Valor: 1.5

SÉRIE: 6 ANO TURMA(S): A,B,C,D DISCIPLINA: ARTES PROFESSOR(A): ROBSON REIS. copo descartável, revistas, cola e tesoura. Valor: 1.5 SÉRIE: 6 ANO TURMA(S): A,B,C,D DISCIPLINA: ARTES PROFESSOR(A): ROBSON REIS TEMA DA ETAPA: ESTUDO DAS CORES 1. Tema da atividade: Produção de capa da I Etapa (desenho livre) Escrever a palavra I Etapa de

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades 7 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E

Leia mais

CONTEÚDOS DA 1ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM* 1ª UNIDADE (2015) - 6º ANO A/B/C

CONTEÚDOS DA 1ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM* 1ª UNIDADE (2015) - 6º ANO A/B/C PORTUGUÊS 1ª UNIDADE (2015) - 6º ANO A/B/C Interpretação Textual págs. 14 à 20 e 34 à 37 Linguagem ação e interação-págs 24 à 27 As variedades linguísticas págs. 41 à 48 REDAÇÃO O conto maravilhoso Narrador

Leia mais

Oferta de optativas área de Linguística e Língua Portuguesa

Oferta de optativas área de Linguística e Língua Portuguesa Código HL 133 Análise do Discurso I quarta: 10:30h às 12:30h; sexta: 10:30h às 12:30h Gesualda dos Santos Rasia A concepção de texto em perspectiva discursiva. A mobilização do aparato teórico-metodológico

Leia mais

Introdução à Psicolingüística. Disciplina: Teorias Lingüísticas II Professor: Márcio Leitão

Introdução à Psicolingüística. Disciplina: Teorias Lingüísticas II Professor: Márcio Leitão Introdução à Psicolingüística Disciplina: Teorias Lingüísticas II Professor: Márcio Leitão A interdisciplinaridade nas Ciências Cognitivas (Gardner, 1987) Nascimento da Psicolingüística Wundt Psicólogo

Leia mais

Aula 1 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM

Aula 1 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM Aula 1 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM LANGACKER, Ronald W. A linguagem e sua estrutura: alguns conceitos fundamentais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1972. cap. 1 (p. 11-19). MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de

Leia mais

1. Linguagem. 2. Comunicação. 3. Linguística. I. Título.

1. Linguagem. 2. Comunicação. 3. Linguística. I. Título. D739 Dourado, Zilda. Ecossistema cultural: as inter-relações entre língua, corpo e cultura na roda de capoeira/ Zilda Dourado. 1. ed. Brasília: Anderson Nowogrodzki da Silva Editor, 2018. 112 p.: il. Inclui

Leia mais

META Apresentar a divisão da Linguística e sua relação com outras disciplinas e com as gramáticas.

META Apresentar a divisão da Linguística e sua relação com outras disciplinas e com as gramáticas. LINGUÍSTICA: DIVISÃO E INTERDISCIPLINARIDADE META Apresentar a divisão da Linguística e sua relação com outras disciplinas e com as gramáticas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: identificar

Leia mais

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Estudos da linguagem na educação

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Estudos da linguagem na educação PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Estudos da linguagem na educação. Caxias do Sul: Educs, 2012. 15 RESENHA Fabiana Kaodoinski * Neires Maria Soldatelli Paviani, nascida em 1946, em Flores da Cunha RS,

Leia mais

Professora: Jéssica Nayra Sayão de Paula

Professora: Jéssica Nayra Sayão de Paula Professora: Jéssica Nayra Sayão de Paula Conceitos básicos e importantes a serem fixados: 1- Sincronia e Diacronia; 2- Língua e Fala 3- Significante e Significado 4- Paradigma e Sintagma 5- Fonética e

Leia mais

CESEP- CENTRO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO PARÁ COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CESEP- CENTRO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO PARÁ COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANOA/B e da Natureza e Suas Humanas e Suas Capítulo1 e 2- Gramática: letra e fonema; dígrafo, variedade linguística e sílaba tônica. Ortografia- Divisão silábica e uso do C, Ç, S e SS. Tipografia textual:

Leia mais

Programa de Português 4º Ano

Programa de Português 4º Ano Programa de Português 4º Ano Introdução Reconhece-se a Língua Materna como o elemento mediador que permite a nossa identificação, a comunicação com os outros e a descoberta e compreensão do mundo que nos

Leia mais

Equivalências entre as disciplinas da CNeM nos dois regimes acadêmicos: Tronco Comum

Equivalências entre as disciplinas da CNeM nos dois regimes acadêmicos: Tronco Comum Equivalências entre as disciplinas da CNeM nos dois regimes acadêmicos: Tronco Comum 1º. Semestre Inserção à Vida Universitária 40h Inserção à Vida Universitária 15h Iniciação ao Pensamento Científico

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe)

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Avalie Ensino Médio Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Álvaro Dyogo e Josiane Toledo Objetivo Realizar a

Leia mais

Sumário LINGÜÍSTICA E LINGUAGEM Apresentação Lingüística Funções da linguagem Dupla articulação... 37

Sumário LINGÜÍSTICA E LINGUAGEM Apresentação Lingüística Funções da linguagem Dupla articulação... 37 Sumário Apresentação... 11 LINGÜÍSTICA E LINGUAGEM...13 Lingüística... 15 Angélica Furtado da Cunha, Marcos Antonio Costa e Conceituação...15 A Lingüística como estudo científico...20 Aplicações...26 Exercícios...29

Leia mais

Semântica e Gramática

Semântica e Gramática Cadernos de Letras da UFF- GLC, n. 27, p. 181-185, 2003 181 Semântica e Gramática Monika Benttenmuller Amorim Maira Primo de Medeiros Lacerda RESUMO Esta resenha tem por objetivo apresentar as propostas

Leia mais

Oficina de Estudo Produtivo. Equipe Pedagógica - Brasília

Oficina de Estudo Produtivo. Equipe Pedagógica - Brasília Oficina de Estudo Produtivo Equipe Pedagógica - Brasília PONTOS IMPORTANTES PARA PASSAR NO VESTIBULAR Dominar os conteúdos. Conhecer as provas que vai prestar. Administrar estrategicamente o tempo de prova.

Leia mais

Recuperação Contínua. 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo

Recuperação Contínua. 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo Recuperação Contínua 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo O que a ecologia estuda? A ecologia estuda a interação dos organismos uns com os outros

Leia mais

O que significa Morfologia

O que significa Morfologia Morfologia Revisão O que significa Morfologia A palavra Morfologia tem sua origem a partir das formas gregas morphê, 'forma' e logos, 'estudo, tratado'. Então: Morfologia significa 'o estudo da forma'.

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

Tema: (i) Introdução ao curso de sintaxe do português de base gerativa

Tema: (i) Introdução ao curso de sintaxe do português de base gerativa SINTAXE DO PORTUGUÊS I AULA 1-2015 Tema: (i) Introdução ao curso de sintaxe do português de base gerativa Profa. Dra. Márcia Santos Duarte de Oliveira FFFLCH-DLCV/ USP marcia.oliveira@usp.br n O linguista

Leia mais

TRABALHO COM OS GÊNEROS / ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO

TRABALHO COM OS GÊNEROS / ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO TRABALHO COM OS GÊNEROS / ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO META Problematizar o trabalho com gêneros nas aulas de língua materna, diante do desafi o de apresentar aos alunos a variante padrão, conforme descrita

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA MARCÍLIA. CONTEÚDOS: Leitura e compreensão de textos - Gêneros PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MARCÍLIA 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Suprime a esperança de chegar e ocultam-se as forças para andar. Santo Agostinho Livros: 1. Português Linguagens 2 William Cereja e Thereza Cochar

Leia mais

O LÉXICO E O PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

O LÉXICO E O PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA Página162 O LÉXICO E O PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA Zilda Dourado Sinval Sousa Filho. Elza Couto. RESUMO: A partir do princípio da diversidade linguística, objetivamos discutir a existência de

Leia mais

Língua, Linguagem e Variação

Língua, Linguagem e Variação Língua, Linguagem e Variação André Padilha Gramática Normativa O que é Língua? Definição Língua é um sistema de representação constituído po signos linguísticos socialmente construídos que são organizados

Leia mais

CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA

CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA 1 Resumidamente explique com suas palavras a importância do conhecimento da Biologia para mudanças efetivas em sua percepção

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS ICBS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2017

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS ICBS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2017 2º PERÍODO 1º PERÍODO CB1 13:30 às 14:20 Citologia e Histologia 1) Botânica de algas à Pteridófitas P24 1)Anatomia Humana P23 Anatomia Humana 14:20 às 15:10 Citologia e Histologia 1) Botânica de algas

Leia mais

Introdução. 1. Objeto de avaliação. 2. Caracterização da prova INGLÊS º Ano de Escolaridade

Introdução. 1. Objeto de avaliação. 2. Caracterização da prova INGLÊS º Ano de Escolaridade NFORMAÇÃO-PROVA NGLÊS 208 Código 2 9.º Ano de Escolaridade ntrodução O presente documento divulga informação relativa à prova de Equivalência à Frequência (Leitura, Compreensão da leitura e Produção Escrita),

Leia mais

Língua e Cognição: Antes e depois da revolução cognitiva.

Língua e Cognição: Antes e depois da revolução cognitiva. Língua e Cognição: Antes e depois da revolução cognitiva. Objetivos do Texto: Traçar um panorama histórico relacionados à lingua/cognição, relatando os movimentos da primeira metade do século XX e resultados

Leia mais

LLE INTRODUÇÃO À LINGÜÍSTICA APLICADA

LLE INTRODUÇÃO À LINGÜÍSTICA APLICADA LLE 9050 - INTRODUÇÃO À LINGÜÍSTICA APLICADA Professoras: ADRIANA KUERTEN DELLAGNELO ROSANA DENISE KOERICH Tutores UFSC: Donesca Xhafaj Maíra Tonelli Marimar da Silva Raquel Carolina D Ely Unidade A CONTEÚDOS

Leia mais

Expedição ao reduto do espelho

Expedição ao reduto do espelho www.franklingoldgrub.com A máquina do Fantasma - franklin goldgrub Prefácio (texto integral) Expedição ao reduto do espelho Iray Carone Professora assistente doutora aposentada do Instituto de Psicologia

Leia mais

Linguística e Língua Portuguesa 2016/01

Linguística e Língua Portuguesa 2016/01 e Língua Portuguesa 2016/01 Código HL 019 Disciplina IV Quarta: 20h30-22h10 e Sexta: 18h30-20h30 Professor Andressa D Ávila Bibliografia mínima A disciplina propõe apresentar conceitos fundamentais para

Leia mais

6LET006 HISTÓRIA E USOS DA LEITURA E DA ESCRITA Os aspectos sócio-histórico-culturais da leitura e da escrita.

6LET006 HISTÓRIA E USOS DA LEITURA E DA ESCRITA Os aspectos sócio-histórico-culturais da leitura e da escrita. HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM 1ª Série 6LET006 HISTÓRIA E USOS DA LEITURA E DA ESCRITA Os aspectos sócio-histórico-culturais da leitura e da escrita. 6LET008 LINGUAGEM COMO MANIFESTAÇÃO

Leia mais

Construção de itens de avaliação

Construção de itens de avaliação Construção de itens de avaliação Ponto de partido Matriz de Referência SAEB SARESP Documento de 2009 Estabelece a Matriz de Referência para Avaliação do SARESP em : Língua Portuguesa Matemática Ciências

Leia mais

Caderneta do Socio-linguísta

Caderneta do Socio-linguísta Caderneta do Socio-linguísta Renan Galdino 7194236 Marli Quadros Leite IELP-I (FLC0114-2017112) Introdução A linguagem verbal humana é um campo rico em material para análise cientifica, discussão e apreciação

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC

Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC Componente Curricular Alfabetização e Letramento I Alfabetização e Letramento II Antropologia Didática I Didática II Diversidade,

Leia mais

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO Prof. Tiago S. de Oliveira Faculdade Polis das Artes psicoptiago@gmail.com www.faculdadepolis.com.br www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com Como você foi alfabetizado?

Leia mais

7º Ano A. Terça-feira, 22/11/16 Literatura: Estudar para a prova Biologia: Revisão no caderno

7º Ano A. Terça-feira, 22/11/16 Literatura: Estudar para a prova Biologia: Revisão no caderno 7º Ano A Terça-feira, 22/11/16 Literatura: Estudar para a prova Biologia: Revisão no caderno Segunda-feira, 21/11/16 Espanhol: Estudar para a prova Biologia: Revisão no caderno Sexta-feira, 18/11/16 Geografia:

Leia mais

Ecologia I -Conceitos

Ecologia I -Conceitos Ecologia I -Conceitos -Pirâmides ecológicas -Fluxo de energia Professora: Luciana Ramalho 2017 Introdução Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Prof. Me. Marcos Luchi

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Prof. Me. Marcos Luchi Documentação: Reconhecimento do Curso - Portaria nº365/02/07/2014 e Publicado no DOU do dia 3/7/2014. Resolução nº 002/CEG/2009, de 11/03/2009 Curso reconhecido pela portaria nº 362 de 02.07.2014, publicado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA II- EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DA ESTRUTURA ACADÊMICA A.1. DISCIPLINAS DO TRONCO "FUNDAMENTOS

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA Campus de Realeza Turno Noturno 1 a 2 a 01 GCB189 Biologia Celular 02 GEX213 Matemática C 03 GEX341 Química Geral e Orgânica

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Formar o tradutor e intérprete de Libras-Português apto para atuar em diferentes contextos sociais. Mínimo: 8 semestres

CURRÍCULO DO CURSO. Formar o tradutor e intérprete de Libras-Português apto para atuar em diferentes contextos sociais. Mínimo: 8 semestres Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução nº 09/2015/CGRAD, de 15/07/2015 Curso Reconhecido pela Portaria nº1.039 de 03/10/2017 e Publicado no D.O.U em 04/10/2017. Portaria nº 790/SERES/MEC,

Leia mais

Introdução. 3 º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro)

Introdução. 3 º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro) INFORMAÇÃO PROVA LÍNGUA ESTRANGEIRA I INGLÊS Escrita e Oral 2016 Prova 21 3 º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro) Introdução O presente documento divulga informação relativa

Leia mais

6º ANO A 6º ANO B. São Paulo, 09 de março de São Paulo, 09 de março de COMUNICADO Nº /2016. COMUNICADO Nº /2016.

6º ANO A 6º ANO B. São Paulo, 09 de março de São Paulo, 09 de março de COMUNICADO Nº /2016. COMUNICADO Nº /2016. 6º ANO A HISTÓRIA 16/3 APOSTILA 1 CAP 1, 2 e 3. GEOGRAFIA 17/3 CAPÍTULOS 1 E 2 + ATIVIDADES NO CADERNO INGLÊS 18/3 CAPÍTULOS 1 E 2 - VOCABULÁRIO (PERMITIDO O USO DE MATEMÁTICA 21/3 CAPITULOS 1, 2, 3, 4

Leia mais