Capítulo 1 Linguagens, Teorias e Sistemas Formais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 1 Linguagens, Teorias e Sistemas Formais"

Transcrição

1 Capítulo 1 Linguagens, Teorias e Sistemas Formais Introdução O todo sem a parte não é todo,a parte sem o todo não é parte, mas se a parte o faz todo sendo parte não se diga que é parte sendo todo. Gregório de Matos (1636/1695) Quanto mais reflito sobre a linguagem, tanto mais me admiro que as pessoas consigam se entender umas com as outras. Kurt Gödel ( ) Um idioma é a língua falada por uma nação ou por um povo. Os idiomas são considerados linguagens naturais. As linguagens naturais são aquelas que surgem e se desenvolvem a partir de capacidades naturais de certas espécies, como as línguas humanas e as linguagens de alguns animais As Linguagens Formais Ao lado das linguagens naturais os seres humanos vêm criando certas linguagens, denominadas formais, que são linguagens artificiais ou linguagens abstratas. As linguagens formais são linguagens projetadas especificamente para facilitar a comunicação em determinada área do conhecimento humano, muitas vezes recorrendo ao uso de símbolos e operações simbólicas, como as que são utilizadas especialmente na Lógica, na Matemática, na Química, por exemplo. As linguagens formais não devem ser confundidas com o jargão. Jargão é o nome que se dá aos códigos lingüísticos próprios de um grupo sociocultural ou profissional. Ele se restringe a um vocabulário especial, com não muitas palavras, difícil de ser compreendido ou até mesmo incompreensível para os não-iniciados. Como um linguajar destinado a não ser entendido senão por um grupo, em especial o que adota determinadas convenções, o jargão é apenas uma adaptação vocabular e não uma linguagem no sentido amplo do termo. É comum ouvir-se: jargão médico, jargão jurídico e, até mesmo, jargão popular substituindo, neste caso, a palavra gíria Sobre o que sejam a Sintaxe e a Semântica. As linguagens sejam elas naturais ou não, normalmente comportam uma sintaxe e uma semântica:

2 !"#$ %##& ''(( A sintaxe é o estudo das regras através das quais as palavras ou símbolos e outros elementos (sinais de pontuação e conectivos) devem ser combinados para formar sentenças aceitáveis (apropriadas ou corretas) naquela linguagem as sentenças-bem-formadas 1. A semântica é a ciência que estuda o significado das formas lingüísticas palavras, frases, sentenças, discursos e, até mesmo, textos inteiros. Ela estabelece formas de obtenção/verificação do significado das sentenças-bem-formadas ou das fórmulas-bemformadas nesta linguagem. O estabelecimento de regras semânticas em uma linguagem qualquer é extremamente necessário, para que nós não comecemos a escrever coisas sem sentido nesta linguagem. Por exemplo, a sentença: O garoto Paulo é estudioso está sintaticamente correta, ou seja, é uma sentença bem formada em Língua Portuguesa, e semanticamente veicula uma idéia que pode ser refutada (pois pode ser falsa) ou aceita (porque pode, por outro lado, ser verdadeira). Sendo assim, esta sentença é uma proposição. Já a frase: O automóvel Fiat é estudioso, apesar de ter a mesma estrutura sintática da frase anterior, se perde em termos de significado, ou seja, ela se perde semanticamente, ou seja, ela nada significa. Apenas a título de ilustração, poderíamos acrescentar que as linguagens naturais têm, além da sintaxe e da semântica, a pragmática: A pragmática é o estudo do uso da linguagem pelos diversos substratos sociais (envolvendo faixas etárias, níveis econômicos, níveis de aceitação, nacionalidades, religiões, costumes, crenças, ênfase nas assertivas, capacidade de formulação ou comunicação, sentimentos envolvidos, sensações provocadas, etc) envolvendo, ainda, o estudo de como ela afeta os interlocutores em termos de comportamento. A pragmática não é, e nem deve ser, levada em conta quando se estuda ou se trabalha com as linguagens formais, justamente pela própria natureza destas linguagens que, em geral, exigem clareza, necessidade de comprovação formal e não admitem ambigüidades sejam elas quais forem Linguagens-objeto e Metaliguagens A linguagem, seja ela natural ou formalizada, que serve para descrever ou falar sobre uma outra linguagem, natural ou artificial é denominada metaliguagem enquanto a linguagem sobre a qual se fala é denominada linguagem-objeto. Geralmente, ocorre que uma linguagem formal tomada como linguagem- 1 Sentenças-bem-formadas ou fórmulas-bem-formadas, cuja abreviatura é fbf. Sendo que em inglês: wff é utilizado para se referir às well-formed-formulas.

3 objeto, acabará por ser descrita por uma linguagem natural que, neste caso, passa a ser a sua metalinguagem. Para dar um exemplo: quando alguém estuda a língua inglesa utilizando-se de uma Gramática da Língua Inglesa explicada em Português estará se defrontando com um caso de linguagem-objeto (o Inglês) explicada ou referida por uma metalinguagem (o Português). Há casos, em que a própria linguagem natural é metalinguagem dela mesma (aqui ocorre o que se denomina auto-referência), como no caso de uma gramática da Língua Portuguesa, escrita em Português Sobre as Teorias Vamos partir da concepção de que uma Teoria tomando-se o sentido mais amplo desta palavra seja um sistema composto por um conjunto de hipóteses assumidas como verdadeiras e de suas conseqüências lógicas. Em resumo, uma teoria será tomada como sendo um sistema hipotético-dedutivo. No entanto, acrescente-se que, uma teoria pode ser pesada ainda como sendo: Um conjunto de regras ou leis, mais ou menos sistematizadas, aplicadas a uma área específica do conhecimento; Um conjunto de conhecimentos especulativos, de opiniões e idéias sobre um dado tema, sistematizado, organizado ou metódico, geralmente sintético e baseado em hipóteses; Um conjunto sistemático de conhecimentos, fundamentado em observações empíricas e/ou postulados racionais, voltado para a formulação de leis e categorias gerais que permitam a ordenação, a classificação minuciosa e, eventualmente, a transformação do modo de se encarar ou considerar os fatos e as realidades da natureza (Adaptação - Dicionário Houaiss ed. 2001). Pensada destas formas, uma Teoria pode fazer referência a objetos de qualquer espécie, objetos estes, não necessariamente bem descritos ou bem definidos, concretos ou abstratos, conceitualmente fundamentais ou, definidos a partir destes conceitos. E mais grave, as hipóteses podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou até mesmo falsas. Isto é o que diferencia as Teorias, como um todo, das Teorias Formais, que é com as quais teremos que trabalhar no campo da Lógica e da Matemática.

4 1.3.- Sobre os Sistemas Formais!"#$ %##& ''(( Um Sistema Formal é constituído basicamente por: (i) uma linguagem formal e, associada a ela, uma linguagem natural usada como metalinguagem, permitindo a formulação de definições, explicitação de propriedades e demais esclarecimentos ou justificativas, necessários para dar significado à linguagem formal ou para aplainar a sua aridez; (ii) um conjunto de fórmulas básicas aceitas naquela linguagem e tidas como verdadeiras, denominadas axiomas; (iii) um conjunto de regras de transformação (ou derivação) de fórmulas, que aplicadas nos axiomas permite a obtenção de outras fórmulas também aceitáveis e que passam a ser tidas, automaticamente, como verdade naquela linguagem, justamente por terem sido geradas pelos axiomas. Há que se discutir que do conceito de aceitação de fórmulas básicas naquela linguagem se depreende que, além destas fórmulas estarem sintaticamente corretas, elas possam ser avaliadas quanto a serem ou não verdadeiras. No entanto, quando se tratar de axiomas desta linguagem, obrigatoriamente elas devem ser fórmulas aceitáveis naquela linguagem e verdadeiras 2. Note que a mera aceitação de uma fórmula como pertencente a uma dada linguagem não a torna implicitamente verdadeira. Veja, por exemplo, que X ama Y corresponde a uma formulação bastante comum e aceitável na Língua Portuguesa, e dependendo de quem seja o X e quem seja o Y ela poderá ou não ser uma fórmula verdadeira Especificando uma Linguagem e um Sistema Formais A seguir vai-se mostrar como se especifica uma Linguagem Formal, passando pelas definições de Teorias Formais Axiomáticas e as Teorias Formais Não-Axiomáticas e, finalmente, definindo-se o que sejam os Sistemas Formais Axiomáticos. 2 Pode-se discutir ainda, e muito, que o conceito de verdade poderá ser substituído por valores escalares onde o verdadeiro será 1 e o falso será 0; o verdadeiro será 100% e o falso será 0%; o verdadeiro será sim e o falso será não. Assim é que, a palavra verdade ou verdadeiro ganha uma dimensão abstrata, em que algo que esteja 98% certo possa ser aceito como verdadeiro se isto for permitido por alguma regra que estabeleça valores de tolerância; e algo que seja avaliado como valendo apenas ½, não possa ser nem verdadeiro nem falso (seja indecidível), apesar de ser uma formulação lingüística aceitável numa dada teoria.

5 Adotando um Símbolo para Representar uma Linguagem Formal Deve-se, para maior comodidade, adotar-se um símbolo para representar as linguagens formais como por exemplo: L α, onde a letra α, utilizada como um índice, serve para caracterizar ou nomear esta linguagem diferenciando-a das tantas linguagens que podem ser criadas, poderão ser criadas ou que já foram criadas e estão em uso. Assim L Prop poderá se referir à linguagem formal da Lógica Proposicional 3, enquanto L Pred, à da Lógica de Predicados, e L APeano irá se referir à linguagem formal utilizada no Sistema Aritmético de Peano Especificando a Linguagem Formal Lα Seja a Linguagem Formal L α, a sua especificação desta linguagem prevê o estabelecimento do Alfabeto de L α, que também pode ser denominado Vocabulário de L α, e da Gramática de L α, de acordo com o seguinte: O Alfabeto (ou Vocabulário) de uma dada linguagem L α é um conjunto dos símbolos lingüísticos, tais como: variáveis, constantes, sinais de operações e de funcionais lingüísticos, acrescido quando necessário, de símbolos e/ou sinais extra-língüísticos os denominados símbolos metalingüísticos, que eventualmente sejam necessários para dar maior clareza, ou evitar ambigüidades, naquilo que se escreve em L α, tais como: parênteses, vírgulas, chaves e colchetes e demais sinais de pontuação, e às vezes, o sinal de igualdade. A Gramática de uma L α é um conjunto de regras que determinam que encadeamentos de símbolos permitindo a boa-formação de sentenças simbólicas naquela linguagem, isto é, a formação de sentenças ou fórmulas gramaticalmente corretas ou bem-formadas as fbfs (fórmulas-bem-formadas) ou, em inglês: wffs ( well-formed-formulas ) Sobre as Teorias Formais Axiomáticas e Não-axiomáticas Os Sistemas Formais podem ser axiomáticos ou não-axiomáticos. Os sistemas não-axiomáticos são aqueles denominados, em geral, hipotético-dedutivos. Os Sistemas Formais, axiomáticos ou nãoaxiomáticos, podem ser desenvolvidos em linguagem natural ou em uma linguagem formal quando os símbolos e a sintaxe são formulados especialmente para atender às necessidades da teoria, mas devem 3 Neste Texto como iremos trabalhar principalmente com a Lógica Proposicional e a Lógica Predicativa, iremos adotar ao invés da notação L Prop e L Pred, simplesmente L 0 e L 1. Enquanto o símbolo L 1 se mostra bastante apropriado para se referir à Lógica Predicativa que também é uma Lógica de Primeira Ordem, o símbolo L 0 passa a se referir à Lógica Proposicional, justamente porque L 0 é, na verdade, uma Linguagem Formal que constitui o núcleo da Linguagem Formal L 1.

6 !"#$ %##& ''(( possuir, obrigatoriamente, pelo menos uma regra de inferência. Esta regra de inferência é que irá permitir a obtenção de leis (verdades) mais gerais ou derivar fórmulas mais complexas e demonstrar teoremas, seja a partir da associação conveniente dos princípios elementares, definições e hipóteses desta teoria, ou diretamente ao ser aplicada no conjunto de axiomas. A estes resultados é que devemos chamar teoria, devendo-se entender que uma teoria sempre deverá estar apoiada por, ou deverá ser veiculada, através de métodos axiomáticos ou então hipotético-dedutivos. Uma teoria não deve ser confundida com os métodos utilizados para desenvolvê-la Especificando um Sistema Formal A partir do que se disse até aqui, podemos estabelecer que a especificação de um Sistema Formal, axiomático ou não-axiomático S α, deverá prever: (i) o estabelecimento da sintaxe do Sistema S α representada por uma linguagem Formal L α (alfabeto e gramática); (ii) o estabelecimento da semântica da linguagem, ou seja, estabelecer (ou definir) aquilo que é considerado em seu significado válido (sempre verdadeiro) e aquilo que não é válido (inválido) naquela linguagem; (iii) o estabelecimento de um aparato de dedução denominado Estrutura Dedutiva de L α, composto por: (a) axiomas, quando os há, e por hipóteses, quando não os há, em L α, (b) por regras de inferência. Em outras palavras a estrutura dedutiva de L α é um conjunto de regras de inferência que permitam obter derivar, deduzir ou gerar outras fórmulas utilizando os axiomas ou as hipóteses, que neste último caso, poderão ser associadas às definições e aos teoremas anteriormente provados Particularidades Notáveis dos Sistemas Formais Axiomáticos No caso específico dos Sistemas Formais Axiomáticos, as Linguagens Formais sintaxe e semântica que irão veiculá-lo, é o que se denomina a morfologia do sistema e, os axiomas, bem como a(s) regra(s) de inferência, e os teoremas derivados a partir daí, é o que se denomina propriamente a teoria. Ainda sobre dos Sistemas Formais Axiomáticos, um fato bastante notável que queremos frisar é o seguinte: uma mesma teoria pode ser veiculada através de sistemas formais um pouco diferentes uns dos outros. Estes sistemas podem apresentar diferentes conjuntos de símbolos, diferentes regras sintáticas, distintos axiomas e regras de inferência, mas apesar de todas estas diferenças, se forem mantidas as mesmas regras semânticas, todos estes sistemas irão permitir praticamente o estabelecimento de uma

7 mesma teoria. A única ocorrência a ser registrada é que num dos sistemas aquilo que é um axioma será o teorema em outro, e vice versa. Isto poderá ser visto em exemplos bastante notáveis no final do Capítulo 4, capítulo no qual se fala sobre a estrutura dedutiva da Lógica Proposicional Conclusão Apenas a título de conclusão, podemos afirmar, sem receio de estarmos errados, que: teorias razoavelmente claras e precisas poderão ser organizadas usando-se apenas o termo de elementos: axiomas + definições + teoremas, enquanto as teorias calcadas em conceitos intuitivos ou conceitos primitivos + hipótese + definições + tese ou antítese devem ser utilizadas quando não se puder recorrer á axiomatização, que é, a bem da verdade, o que ocorre com a maioria das ciências experimentais 4, sejam elas, humanas ou biológicas. 4 Para Mário Bunge, em seu Dicionário de Filosofia, Editora Perspectiva, 2002, as ciências podem ser divididas em formais e factuais, sendo que a primeira se refere a constructos (exemplos: a Lógica e a Matemática) e a segunda a fatos. As ciências factuais podem ser divididas em: naturais (exemplo: Biologia), sociais (Economia) e biosociais (Psicologia).

8 !"#$ %##& ''(( Sumário do Capítulo 1 Uma Linguagem Formal é constituída por uma Gramática. A Gramática de uma Linguagem Formal deve prever: (i) a forma de construção correta de suas fórmulas (sentenças), uma sintaxe e (ii) uma forma de separar as fórmulas quanto a terem sentido, ou não, naquela linguagem, aquilo que se denomina a semântica da linguagem. Sentenças (fórmulas) de uma Linguagem seja ela Natural ou Formal podem ser construídas corretamente sem ter um significado naquela linguagem. As sentenças: O aluno José é estudioso e O automóvel Ford é estudioso são sintaticamente corretas, mas a segunda delas falha quanto ao significado, ela é ambígua, ou seja, falha no que diz respeito à semântica. A compreensão de que os Sistemas Formais são constituídos por uma linguagem formal uma gramática com regras sintáticas e a necessidade de uma semântica, um conjunto de sentenças semanticamente aceitáveis (axiomas) e um conjunto de regras de derivação, que a partir dos axiomas, se possa obter outras sentenças (fórmulas) semanticamente aceitáveis naquela linguagem, é fundamental para o estudo da Lógica e de Teorias, geralmente denominadas, Formais, Científicas, Matemáticas, ou simplesmente Teorias, no sentido mais amplo da palavra. São denominadas teorias axiomáticas, aquelas desenvolvidas através do uso de: linguagem simbólica + axiomas + regras de inferência + definições + teoremas, enquanto as teorias calcadas em conceitos intuitivos ou conceitos primitivos + hipótese + experimentação (testes de validação de hipóteses) até chegar-se à tese ou antítese são denominadas não-axiomáticas.

9 1.6.- Trabalhos Experimentais Capítulo (Experimental) Seja uma linguagem L cujos símbolos são: "&" " ". As expressões-bem-formadas de L são obtidas pelas regras: (a) "&" e " " são expressões; (b) qualquer que seja a expressão E de L "E&" e " E " são expressões de L. (c) somente as expressões formadas pelas regras (a) e (b) são expressões de L. Sendo assim, das expressões a seguir, assinale a única expressão que não pertence a L. a) & & b) &&&& c) & d) & e) & &&& & 2.- (Experimental) Dadas as regras do exercício anterior, verifique se as seguintes afirmativas são verdadeiras: [1] Se uma sentença S 1 de L tem pelo menos um símbolo " " e um símbolo "&" então o símbolo " ocorre um número ímpar de vezes em S 1. [2] Se uma sentença S 2 de L apresenta uma quantidade par de símbolos " "então pelo menos um símbolo "&" deve ocorrer em S 2. [3] Se ocorre numa dada expressão S 3 de L, a subexpressão & então o número de símbolos " " terá que ser ímpar em S (Experimental) Seja o alfabeto de uma linguagem L, formado pelos símbolos a e b. Sejam, ainda, as regras que permitem criar as sentenças em L, dadas por : (i) "a" e "b" são expressões; (ii) qualquer que seja a expressão E de L "Ea" e "be" são expressões de L. (iii) somente as expressões formadas pelas regras (i) e (ii) são expressões de L. Assim sendo, construa todas as sentenças de L com até 4 letras repetidas ou não do alfabeto de L. 4.- (Experimental) Seja uma Linguagem Formal e suas operações, dadas por: (1) As constantes ( k ) são tanto as 4 primeiras letras minúsculas ( x ) do alfabeto latino, na ordem: a, b, c, d, a, b,..., quanto as 4 primeiras letras latinas maiúsculas ( X ), na ordem: A, B, C, D, A, B,..., sendo que L é sensível ao contexto, isto é: x X (por exemplo: a A), somente: k = x, k = X. (2) Os símbolos de L são os seguintes: (i),, e : símbolos operacionais unários; (ii) e : símbolos operacionais binários e (iii) : o símbolo de negação; parênteses (também: parêntesis), colchetes e chaves podem ser usados como separadores para manter a clareza das expressões de L. (3) Definições das operações unárias e das negações: D1. k, k = antecedente(k) D2. k, k = sucessor(k) D3. X, X = x D4. x, x = X D5. x, (x ) = x D6. x, (X ) = X D7. k, (k ) = k D8. k, (k ) = k D9. x, x = X; D10. X, X = x

10 !"#$ %##& ''(( (4) As fórmulas-bem-formadas de L são dadas pelas seguintes definições recursivas: (i) As constantes acompanhas de símbolos operacionais unários são fórmulas bem formadas (fbfs); (ii) Se φ é uma fórmula bem formada (fbf), então φ também o é; (iii) As fbfs definidas em (i) e (ii) acompanhadas de símbolos operacionais unários são fbfs; (iv) As únicas maneiras de se obter fbfs são as descritas em (i), (ii) e (iii). (5) Definição das operações binárias: (D 11 e D 12 ) As operações, são tais que, como nos seguintes exemplos: a b = B; b c = C; d a = D, a b = A; sempre, de acordo com as tabelas: a b c d a b c d a A B C D a A A A A b B B C D b A B B B c C B C D c A B C C d D D D D d A B C D Após ter lido o texto acima responda às seguintes questões: Questão 4.1: Caso a sentença seja uma fbf de L assinalar o Sim e calcular o seu valor final, caso contrário assinalar o Não : (a) Sim ( ) Não ( ) [(B ) ] = (b) Sim ( ) Não ( ) {[ (a )] } = (c) Sim ( ) Não ( ) {[(A ) ] } = (d) Sim ( ) Não ( ) {[ (a )] } = (e) Sim ( ) Não ( ) { [(a ) ] } = (f) Sim ( ) Não ( ) { [( A) ] } = Questão 4.2: Resolva, passagem por passagem, as expressões a seguir e verificando se as sentenças resultantes são bem formadas em L: a) [(cd) ]= b) { [( C) ( D)] } = c) { [(a b) ] [(c a) ]} = d) {[((a b) ) d ] } = e) { [(D ) (A ) ] (c a) } Questão 4.3: Há definições equivalentes em L; há definições conflitantes em L; há definições faltantes em L? A seu ver quais seriam cada uma delas?

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional O estudo da lógica é a análise de métodos de raciocínio. No estudo desses métodos, a lógica esta interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Lógica: conhecimento das formas gerais

Leia mais

Lógica Formal. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Lógica Formal. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza Lógica Formal Matemática Discreta Prof Marcelo Maraschin de Souza Implicação As proposições podem ser combinadas na forma se proposição 1, então proposição 2 Essa proposição composta é denotada por Seja

Leia mais

Lógica e Raciocínio. Introdução. Universidade da Madeira.

Lógica e Raciocínio. Introdução. Universidade da Madeira. Lógica e Raciocínio Universidade da Madeira http://dme.uma.pt/edu/ler/ Introdução 1 Lógica... é a ciência que estuda os princípios e aproximações para estabelecer a validez da inferência e demonstração:

Leia mais

Afirmações Matemáticas

Afirmações Matemáticas Afirmações Matemáticas Na aula passada, vimos que o objetivo desta disciplina é estudar estruturas matemáticas, afirmações sobre elas e como provar essas afirmações. Já falamos das estruturas principais,

Leia mais

Lógica proposicional

Lógica proposicional Lógica proposicional Sintaxe Proposição: afirmação que pode ser verdadeira ou falsa Proposições podem ser expressas como fórmulas Fórmulas são construídas a partir de símbolos: De verdade: true (verdadeiro),

Leia mais

01/09/2014. Capítulo 1. A linguagem da Lógica Proposicional

01/09/2014. Capítulo 1. A linguagem da Lógica Proposicional Capítulo 1 A linguagem da Lógica Proposicional 1 Introdução O estudo da Lógica é fundamentado em: Especificação de uma linguagem Estudo de métodos que produzam ou verifiquem as fórmulas ou argumentos válidos.

Leia mais

Dedução Natural e Sistema Axiomático Pa(Capítulo 6)

Dedução Natural e Sistema Axiomático Pa(Capítulo 6) Dedução Natural e Sistema Axiomático Pa(Capítulo 6) LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definições 2. Dedução Natural 3. Sistemas axiomático Pa 4. Lista

Leia mais

Aula 2: Linguagem Proposicional

Aula 2: Linguagem Proposicional Lógica para Computação Primeiro Semestre, 2015 Aula 2: Linguagem Proposicional DAINF-UTFPR Prof. Ricardo Dutra da Silva Linguagens naturais, como o nosso Português, podem expressar ideias ambíguas ou imprecisas.

Leia mais

Lógica Proposicional

Lógica Proposicional Lógica Proposicional Lógica Computacional Carlos Bacelar Almeida Departmento de Informática Universidade do Minho 2007/2008 Carlos Bacelar Almeida, DIUM LÓGICA PROPOSICIONAL- LÓGICA COMPUTACIONAL 1/28

Leia mais

A LINGUAGEM DO DISCURSO MATEMÁTICO E SUA LÓGICA

A LINGUAGEM DO DISCURSO MATEMÁTICO E SUA LÓGICA MAT1513 - Laboratório de Matemática - Diurno Professor David Pires Dias - 2017 Texto sobre Lógica (de autoria da Professora Iole de Freitas Druck) A LINGUAGEM DO DISCURSO MATEMÁTICO E SUA LÓGICA Iniciemos

Leia mais

Lógica. Cálculo Proposicional. Introdução

Lógica. Cálculo Proposicional. Introdução Lógica Cálculo Proposicional Introdução Lógica - Definição Formalização de alguma linguagem Sintaxe Especificação precisa das expressões legais Semântica Significado das expressões Dedução Provê regras

Leia mais

Linguagem com sintaxe e semântica precisas: lógica. Mecanismo de inferência: derivado da sintaxe e da

Linguagem com sintaxe e semântica precisas: lógica. Mecanismo de inferência: derivado da sintaxe e da istemas de Apoio à Decisão Clínica, 09-1 1 Linguagem com sintaxe e semântica precisas: lógica. Mecanismo de inferência: derivado da sintaxe e da semântica. Importante: distinguir entre os fatos e sua representação

Leia mais

Introdução à Lógica Matemática

Introdução à Lógica Matemática Introdução à Lógica Matemática Disciplina fundamental sobre a qual se fundamenta a Matemática Uma linguagem matemática Paradoxos 1) Paradoxo do mentiroso (A) Esta frase é falsa. A sentença (A) é verdadeira

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes

Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes blauth@inf.ufrgs.br Departamento de Informática Teórica Instituto de Informática / UFRGS Matemática Discreta para Ciência da Computação - P. Blauth Menezes

Leia mais

Inteligência Artificial IA II. LÓGICA DE PREDICADOS PARA REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO

Inteligência Artificial IA II. LÓGICA DE PREDICADOS PARA REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO Inteligência Artificial IA Prof. João Luís Garcia Rosa II. LÓGICA DE PREDICADOS PARA REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO 2004 Representação do conhecimento Para representar o conhecimento do mundo que um sistema

Leia mais

Disciplina: LINGUAGENS FORMAIS, AUTÔMATOS E COMPUTABILIDADE Prof. Jefferson Morais

Disciplina: LINGUAGENS FORMAIS, AUTÔMATOS E COMPUTABILIDADE Prof. Jefferson Morais UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE COMPUTAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: LINGUAGENS FORMAIS, AUTÔMATOS E COMPUTABILIDADE Prof.

Leia mais

Lógica Matemática 1. Semana 7, 8 e 9. Material Previsto para três semanas

Lógica Matemática 1. Semana 7, 8 e 9. Material Previsto para três semanas Lógica Matemática 1 Semana 7, 8 e 9. Professor Luiz Claudio Pereira Departamento Acadêmico de Matemática Universidade Tecnológica Federal do Paraná Material Previsto para três semanas Implicação e equivalência

Leia mais

ÍNDICE. Lição 8 Conceitos Fundamentais da Teoria dos Conjuntos 49. Representação Simbólica dos Conceitos Fundamentais da Teoria dos

ÍNDICE. Lição 8 Conceitos Fundamentais da Teoria dos Conjuntos 49. Representação Simbólica dos Conceitos Fundamentais da Teoria dos ÍNDICE Prefácio PARTE I LÓGICA ARISTOTÉLICA Lição 1 Introdução. Lógica Aristotélica: Noções Básicas 9 Lição 2 O Quadrado da Oposição 15 Lição 3 Conversão, Obversão e Contraposição 21 Lição 4 A Teoria do

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Aspectos sintáticos e semânticos básicos de linguagens de programação

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Aspectos sintáticos e semânticos básicos de linguagens de programação Professor Ariel da Silva Dias Aspectos sintáticos e semânticos básicos de linguagens de programação Conjunto de regras que definem a forma da linguagem; Como as sentenças podem ser formadas como sequências

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional O estudo da lógica é a análise de métodos de raciocínio. No estudo desses métodos, a lógica esta interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Lógica: conhecimento das formas gerais

Leia mais

Lógica Proposicional Sintaxe

Lógica Proposicional Sintaxe Lógica Proposicional Sintaxe José Gustavo de Souza Paiva Lógica Proposicional Forma mais simples da lógica Fatos do mundo real representados por sentenças sem argumento proposições Proposição Sentença

Leia mais

Lógica Computacional DCC/FCUP 2017/18

Lógica Computacional DCC/FCUP 2017/18 2017/18 Raciocínios 1 Se o André adormecer e alguém o acordar, ele diz palavrões 2 O André adormeceu 3 Não disse palavrões 4 Ninguém o acordou Será um raciocínio válido? Raciocínios Forma geral do raciocínio

Leia mais

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Representação de Conhecimento (continuação)

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Representação de Conhecimento (continuação) Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2018.html Inteligência Artificial Sistemas Baseados em Conhecimento Representação

Leia mais

Programação em Lógica. UCPEL/CPOLI/BCC Lógica para Ciência da Computação Luiz A M Palazzo Maio de 2010

Programação em Lógica. UCPEL/CPOLI/BCC Lógica para Ciência da Computação Luiz A M Palazzo Maio de 2010 Programação em Lógica UCPEL/CPOLI/BCC Lógica para Ciência da Computação Luiz A M Palazzo Maio de 2010 Roteiro Introdução Conceitos Básicos Linguagens Lógicas Semântica de Modelos Semântica de Prova Programação

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 2: Sintaxe da Lógica Proposicional António Ravara Simão Melo de Sousa Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa Departamento de Informática,

Leia mais

Procedimentos e Algorítmos Programas e Linguagens de Programação Tese de Church-Turing Formas de Representação de Linguagens

Procedimentos e Algorítmos Programas e Linguagens de Programação Tese de Church-Turing Formas de Representação de Linguagens Procedimentos e Algorítmos Programas e Linguagens de Programação Tese de Church-Turing Formas de Representação de Linguagens 1 Introdução Estudar computação do ponto de vista teórico é sinônimo de caracterizar

Leia mais

Lógica e Computação. Uma Perspectiva Histórica

Lógica e Computação. Uma Perspectiva Histórica Lógica e Computação Uma Perspectiva Histórica Alfio Martini Facin - PUCRS A Lógica na Cultura Helênica A Lógica foi considerada na cultura clássica e medieval como um instrumento indispensável ao pensamento

Leia mais

IME, UFF 3 de junho de 2014

IME, UFF 3 de junho de 2014 Lógica IME, UFF 3 de junho de 2014 Sumário A lógica formal e os principais sistemas A lógica formal Um dos objetivos da lógica formal é a mecanização do raciocínio, isto é, a obtenção de nova informação

Leia mais

Matemática Discreta. Fundamentos e Conceitos da Teoria dos Números. Universidade do Estado de Mato Grosso. 4 de setembro de 2017

Matemática Discreta. Fundamentos e Conceitos da Teoria dos Números. Universidade do Estado de Mato Grosso. 4 de setembro de 2017 Matemática Discreta Fundamentos e Conceitos da Teoria dos Números Professora Dr. a Donizete Ritter Universidade do Estado de Mato Grosso 4 de setembro de 2017 Ritter, D. (UNEMAT) Matemática Discreta 4

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Lógica Computacional Frases Quantificadas Quantificadores e Variáveis Fórmulas Bem Formadas: Sintaxe e Semântica Formas Aristotélicas 21 Outubro 2013 Lógica Computacional 1 Frases Quantificadas - Existem

Leia mais

Fundamentos de Lógica Matemática

Fundamentos de Lógica Matemática Webconferência 6-29/03/2012 Introdução à Lógica de Predicados Prof. L. M. Levada http://www.dc.ufscar.br/ alexandre Departamento de Computação (DC) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 2012/1 Introdução

Leia mais

Axiomas de corpo ordenado

Axiomas de corpo ordenado Axiomas de corpo ordenado 2 a lista de exercícios Análise real A abordagem axiomática dos números reais previne erros que a intuição pode ocasionar e torna mais rigoroso o processo de demonstração matemática,

Leia mais

Exemplo 7 1 I. p q: Se o time joga bem, então o time ganha o campeonato. q s: Se o time ganha o campeonato então. s: Os torcedores não estão felizes.

Exemplo 7 1 I. p q: Se o time joga bem, então o time ganha o campeonato. q s: Se o time ganha o campeonato então. s: Os torcedores não estão felizes. Exemplo 7 1 I p q: Se o time joga bem, então o time ganha o campeonato }{{}}{{} p q p r: Se o time não joga bem, então o técnico é o culpado }{{}}{{} p r q s: Se o time ganha o campeonato então }{{} q

Leia mais

UMA PROVA DE CONSISTÊNCIA

UMA PROVA DE CONSISTÊNCIA UMA PROVA DE CONSISTÊNCIA Felipe Sobreira Abrahão Mestrando do HCTE/UFRJ felipesabrahao@gmail.com 1. INTRODUÇÃO Demonstradas por Kurt Gödel em 1931, a incompletude da (ou teoria formal dos números ou aritmética)

Leia mais

Introdução ao Curso. Área de Teoria DCC/UFMG 2019/01. Introdução à Lógica Computacional Introdução ao Curso Área de Teoria DCC/UFMG /01 1 / 22

Introdução ao Curso. Área de Teoria DCC/UFMG 2019/01. Introdução à Lógica Computacional Introdução ao Curso Área de Teoria DCC/UFMG /01 1 / 22 Introdução ao Curso Área de Teoria DCC/UFMG Introdução à Lógica Computacional 2019/01 Introdução à Lógica Computacional Introdução ao Curso Área de Teoria DCC/UFMG - 2019/01 1 / 22 Introdução: O que é

Leia mais

Computação efectiva. Que linguagens podem ser reconhecidas por algum tipo de autómato?

Computação efectiva. Que linguagens podem ser reconhecidas por algum tipo de autómato? Computação efectiva Que linguagens podem ser reconhecidas por algum tipo de autómato? O que é ser computável? Que linguagens são computáveis? Existem linguagens que não são computáveis? Isto é, existem

Leia mais

Completude diz-se em Vários Sentidos

Completude diz-se em Vários Sentidos Completeness can be said in Several Meanings Edelcio Gonçalves de Souza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) edelcio@pucsp.br Resumo: A partir de um raciocínio equivocado acerca do significado

Leia mais

Capítulo 2: Procedimentos e algoritmos

Capítulo 2: Procedimentos e algoritmos Capítulo 2: Procedimentos e algoritmos Para estudar o processo de computação de um ponto de vista teórico, com a finalidade de caracterizar o que é ou não é computável, é necessário introduzir um modelo

Leia mais

Um alfabeto é um conjunto de símbolos indivisíveis de qualquer natureza. Um alfabeto é geralmente denotado pela letra grega Σ.

Um alfabeto é um conjunto de símbolos indivisíveis de qualquer natureza. Um alfabeto é geralmente denotado pela letra grega Σ. Linguagens O conceito de linguagem engloba uma variedade de categorias distintas de linguagens: linguagens naturais, linguagens de programação, linguagens matemáticas, etc. Uma definição geral de linguagem

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 2

Lógica Proposicional Parte 2 Lógica Proposicional Parte 2 Como vimos na aula passada, podemos usar os operadores lógicos para combinar afirmações criando, assim, novas afirmações. Com o que vimos, já podemos combinar afirmações conhecidas

Leia mais

A sintaxe do cálculo de predicados (I), cap. 6 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani

A sintaxe do cálculo de predicados (I), cap. 6 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani A sintaxe do cálculo de predicados (I), cap. 6 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani 1 1 Símbolos individuais alfabeto & gramática: para caracterizar uma linguagem formal necessitamos,

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 3

Lógica Proposicional Parte 3 Lógica Proposicional Parte 3 Nesta aula, vamos mostrar como usar os conhecimentos sobre regras de inferência para descobrir (ou inferir) novas proposições a partir de proposições dadas. Ilustraremos esse

Leia mais

Todos os pássaros têm pena. Nem todos os passáros voam. Todo inteiro primo maior que dois é ímpar

Todos os pássaros têm pena. Nem todos os passáros voam. Todo inteiro primo maior que dois é ímpar O que procuramos? Todos os pássaros têm pena. Nem todos os passáros voam. Todo inteiro primo maior que dois é ímpar Pode ser tratado no cálculo sentencial, o qual não captura toda estrutura da sentença.

Leia mais

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer Lógica Professor Mauro Cesar Scheer Objetivos Reconhecer e manipular com os símbolos formais que são usados no Cálculo Proposicional (CPC) e Cálculo de Predicados (CP). Determinar o valor de verdade de

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 13: Dedução Natural em Lógica Proposicional António Ravara Simão Melo de Sousa Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa Departamento de

Leia mais

Lógica Clássica Proposicional

Lógica Clássica Proposicional Lógica Clássica Proposicional proposicões atômicas; proposições mais complexas podem ser construídas (decompostas) de (em) proposições atômicas; proposições atômicas são verdadeiras ou falsas (2 valores);

Leia mais

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação Introdução à Logica Computacional Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação Agenda Resolução de exercício da aula 1 Definições Proposição simples Conectivos Proposição composta Sintaxe Exercício

Leia mais

NHI Lógica Básica (Lógica Clássica de Primeira Ordem)

NHI Lógica Básica (Lógica Clássica de Primeira Ordem) NHI2049-13 (Lógica Clássica de Primeira Ordem) página da disciplina na web: http://professor.ufabc.edu.br/~jair.donadelli/logica O assunto O que é lógica? Disciplina que se ocupa do estudo sistemático

Leia mais

Lógica Proposicional. LEIC - Tagus Park 2 o Semestre, Ano Lectivo 2007/08. c Inês Lynce c Luísa Coheur

Lógica Proposicional. LEIC - Tagus Park 2 o Semestre, Ano Lectivo 2007/08. c Inês Lynce c Luísa Coheur Capítulo 2 Lógica Proposicional Lógica para Programação LEIC - Tagus Park 2 o Semestre, Ano Lectivo 2007/08 c Inês Lynce c Luísa Coheur Programa Apresentação Conceitos Básicos Lógica Proposicional ou Cálculo

Leia mais

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe Bacharelado em Ciência e Tecnologia BC&T Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe PASSOS PARA O ESTUDO DE LÓGICA Prof a Maria das Graças Marietto graca.marietto@ufabc.edu.br 2 ESTUDO DE LÓGICA O estudo

Leia mais

Lógica Proposicional (Consequência lógica / Dedução formal)

Lógica Proposicional (Consequência lógica / Dedução formal) Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Matemática Aplicada Prof. Edécio Fernando Iepsen Lógica Proposicional (Consequência lógica /

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial Edirlei Soares de Lima INF 1771 Inteligência Artificial Aula 06 Lógica Proposicional Lógica Proposicional Lógica simples. A sentenças são formadas por conectivos como: e, ou, então.

Leia mais

LÓGICOS E ALGÉBRICOS DA PROGRAMAÇÃO Licenciaturas em Engenharia Informática, Ensino de Informática e Matemática 2º Semestre 2005/2006

LÓGICOS E ALGÉBRICOS DA PROGRAMAÇÃO Licenciaturas em Engenharia Informática, Ensino de Informática e Matemática 2º Semestre 2005/2006 FUNDAMENTOS UNIVERSIDADE da MADEIRA Departamento de Matemática e Engenharias LÓGICOS E ALGÉBRICOS DA PROGRAMAÇÃO Licenciaturas em Engenharia Informática, Ensino de Informática e Matemática 2º Semestre

Leia mais

Conhecimento e Raciocínio Agente Lógicos Capítulo 7. Leliane Nunes de Barros

Conhecimento e Raciocínio Agente Lógicos Capítulo 7. Leliane Nunes de Barros Conhecimento e Raciocínio Agente Lógicos Capítulo 7 Leliane Nunes de Barros leliane@ime.usp.br Agentes Lógicos Agentes que podem formar representações do mundo, usar um processo de inferência para derivar

Leia mais

Fundamentos de Matemática. Lista de Exercícios Humberto José Bortolossi

Fundamentos de Matemática. Lista de Exercícios Humberto José Bortolossi GMA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA Fundamentos de Matemática Lista de Exercícios Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ 02 Demonstração direta, demonstração por absurdo e

Leia mais

CONJUNTOS RELAÇÕES DE PERTINÊNCIA, INCLUSÃO E IGUALDADE; OPERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS, UNIÃO, INTER- SEÇÃO E DIFERENÇA

CONJUNTOS RELAÇÕES DE PERTINÊNCIA, INCLUSÃO E IGUALDADE; OPERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS, UNIÃO, INTER- SEÇÃO E DIFERENÇA CONJUNTOS RELAÇÕES DE PERTINÊNCIA, INCLUSÃO E IGUALDADE; OPERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS, UNIÃO, INTER- SEÇÃO E DIFERENÇA CONJUNTO: É um conceito primitivo associado à idéia de coleção.. - INDICAÇÃO: Os conjuntos

Leia mais

LÓGICA I. André Pontes

LÓGICA I. André Pontes LÓGICA I André Pontes 1. Conceitos fundamentais O que é a Lógica? A LÓGICA ENQUANTO DISCIPLINA Estudo das leis de preservação da verdade. [Frege; O Pensamento] Estudo das formas válidas de argumentos.

Leia mais

Sistemas Inteligentes

Sistemas Inteligentes Sistemas Inteligentes Aula 21/10 Agentes Lógicos Agente Baseado em Conhecimento Agentes Baseados em Conhecimento ou Agentes Lógicos. Podem lidar mais facilmente com ambientes parcialmente observáveis.

Leia mais

Andamento da apresentação

Andamento da apresentação Andamento da apresentação 1 Discussão informal Linguagem formal Abreviaturas Exemplos de linguagens de primeira ordem Variáveis livres e ligadas; substituição de variáveis Teoremas de unicidade de representação

Leia mais

Matemática Discreta - 01

Matemática Discreta - 01 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 01 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Apêndice A. Pseudo-Linguagem

Apêndice A. Pseudo-Linguagem Apêndice A. Pseudo-Linguagem Apostila de Programação I A.1 Considerações Preliminares Os computadores convencionais se baseiam no conceito de uma memória principal que consiste de células elementares,

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 2: da Lógica Proposicional António Ravara Simão Melo de Sousa Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa Departamento de Informática, Faculdade

Leia mais

Prof. Jorge Cavalcanti

Prof. Jorge Cavalcanti Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 01 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

SCC Capítulo 2 Lógica de Predicados

SCC Capítulo 2 Lógica de Predicados SCC-630 - Capítulo 2 Lógica de Predicados João Luís Garcia Rosa 1 1 Departamento de Ciências de Computação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos http://www.icmc.usp.br/~joaoluis

Leia mais

Os Fundamentos: Lógica de Predicados

Os Fundamentos: Lógica de Predicados Os Fundamentos: Lógica de Predicados Área de Teoria DCC/UFMG Introdução à Lógica Computacional 2019/01 Introdução à Lógica Computacional Os Fundamentos: Lógica de Predicados Área de Teoria DCC/UFMG - 2019/01

Leia mais

Lógica de Predicados

Lógica de Predicados Lógica de Predicados Slides da disciplina Lógica para Computação ministrada pelo Prof. Celso Antônio Alves Kaestner, Dr. Eng. (kaestner@dainf.ct.utfpr.edu.br) entre 2007 e 2008. Alterações feitas em 2009

Leia mais

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional -Sintaxe e Representação

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional -Sintaxe e Representação Introdução à Logica Computacional Aula: Lógica Proposicional -Sintaxe e Representação Agenda Resolução de exercício da aula 1 Definições Proposição simples Conectivos Proposição composta Sintaxe Exercício

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Lógica Computacional Consequência Tautológica e Lógica em Frases Quantificadas Leis de de Morgan Separação de Quantificadores Consequências Analíticas e Método Axiomático 3 Novembro 2016 Lógica Computacional

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional Notas de aula de MAC0329 (2003) 9 2 Cálculo proposicional Referências para esta parte do curso: capítulo 1 de [Mendelson, 1977], capítulo 3 de [Whitesitt, 1961]. Proposição Proposições são sentenças afirmativas

Leia mais

Aula 2, 2014/2 Sintaxe da Lógica dos Conectivos

Aula 2, 2014/2 Sintaxe da Lógica dos Conectivos Notas de aula de Lógica para Ciência da Computação Aula 2, 2014/2 Sintaxe da Lógica dos Conectivos Renata de Freitas e Petrucio Viana Departamento de Análise, IME UFF 27 de agosto de 2014 Sumário 1 Sintaxe

Leia mais

Capítulo II Gramáticas

Capítulo II Gramáticas Capítulo II Gramáticas II.1 Motivação O que é uma Gramática? Um sistema gerador de linguagens; Um sistema de reescrita; Uma maneira finita de representar uma linguagem; Um dispositivo formal usado para

Leia mais

Lógica. História da Lógica

Lógica. História da Lógica 1 Lógica História da Lógica A história da lógica começa com os trabalhos do filósofo grego Aristóteles (384-322 a.c.) de Estagira (hoje Estavro), na Macedônia, não se conhecendo precursores de sua obra,

Leia mais

LÓGICA PROPOSICIONAL

LÓGICA PROPOSICIONAL LÓGICA PROPOSICIONAL Prof. Cesar Tacla/UTFPR/Curitiba Slides baseados no capítulo 1 de DA SILVA, F. S. C.; FINGER M. e de MELO A. C. V.. Lógica para Computação. Thomson Pioneira Editora, 2006. Conceitos

Leia mais

Números Inteiros Axiomas e Resultados Simples

Números Inteiros Axiomas e Resultados Simples Números Inteiros Axiomas e Resultados Simples Apresentamos aqui diversas propriedades gerais dos números inteiros que não precisarão ser provadas quando você, aluno, for demonstrar teoremas nesta disciplina.

Leia mais

Vimos que a todo o argumento corresponde uma estrutura. Por exemplo ao argumento. Se a Lua é cúbica, então os humanos voam.

Vimos que a todo o argumento corresponde uma estrutura. Por exemplo ao argumento. Se a Lua é cúbica, então os humanos voam. Matemática Discreta ESTiG\IPB 2012/13 Cap1 Lógica pg 10 Lógica formal (continuação) Vamos a partir de agora falar de lógica formal, em particular da Lógica Proposicional e da Lógica de Predicados. Todos

Leia mais

ACH2043 INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMPUTAÇÃO

ACH2043 INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMPUTAÇÃO ACH2043 INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMPUTAÇÃO 2. Linguagens Livres-do-Contexto Referência: SIPSER, M. Introdução à Teoria da Computação. 2ª edição, Ed. Thomson Prof. Marcelo S. Lauretto marcelolauretto@usp.br

Leia mais

Campos Sales (CE),

Campos Sales (CE), UNIERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAD UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES CAMPI CARIRI OESTE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DISCIPLINA: Tópicos de Matemática SEMESTRE:

Leia mais

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5. * Consegue compreender aquilo que ouve.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5. * Consegue compreender aquilo que ouve. PORTUGUÊS 3º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO COMPREENSÃO DO ORAL Compreensão de formas complexas do oral, exigidas para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida profissional. * Capacidade de extrair

Leia mais

Matemática Régis Cortes. Lógica matemática

Matemática Régis Cortes. Lógica matemática Lógica matemática 1 INTRODUÇÃO Neste roteiro, o principal objetivo será a investigação da validade de ARGUMENTOS: conjunto de enunciados dos quais um é a CONCLUSÃO e os demais PREMISSAS. Os argumentos

Leia mais

Lógica Computacional (CC2003)

Lógica Computacional (CC2003) Lógica Computacional (CC2003) Nelma Moreira Lógica Computacional 21 Conteúdo 1 Mais Teorias (decidíveis) 1 1.1 Resolução para a lógica proposicional................ 4 1.2 Cláusulas...............................

Leia mais

COMO LER NOTAÇÃO LÓGICA

COMO LER NOTAÇÃO LÓGICA COMO LER NOTAÇÃO LÓGICA DARREN BRIERTON TRADUÇÃO DE AISLAN ALVES BEZERRA Conectivos Proposicionais O primeiro conjunto de símbolos que introduzir-vos-ei são chamados de conectivos proposicionais porque

Leia mais

Capítulo II Gramáticas

Capítulo II Gramáticas Capítulo II Gramáticas II.1 Motivação O que é uma Gramática? Um sistema gerador de linguagens; Um sistema de reescrita; Uma maneira finita de representar uma linguagem; Um dispositivo formal usado para

Leia mais

Sistema dedutivo. Sistema dedutivo

Sistema dedutivo. Sistema dedutivo Sistema dedutivo Estudaremos um sistema dedutivo axiomático axiomas lógicos e axiomas não lógicos (ou esquemas de axiomas) e regras de inferência (ou esquemas de regra) do tipo de Hilbert para a lógica

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Lógica Computacional Consequência Tautológica e Lógica em Frases Quantificadas Leis de de Morgan Separação de Quantificadores Consequências Analíticas e Método Axiomático 24 Outubro 2017 Lógica Computacional

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GOLEGÃ, AZINHAGA E POMBALINHO. Informação - Prova de Equivalência à Frequência à disciplina de Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GOLEGÃ, AZINHAGA E POMBALINHO. Informação - Prova de Equivalência à Frequência à disciplina de Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GOLEGÃ, AZINHAGA E POMBALINHO Informação - Prova de Equivalência à Frequência à disciplina de Português Data: 1ª FASE e 2ª FASE 1º Ciclo - 2015/2016 Prova Escrita e Prova Oral

Leia mais

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido.

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Matemática Discreta ESTiG\IPB 2011.12 Cap1 Lógica pg 1 I- Lógica Informal Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Afirmação

Leia mais

No. Try not. Do... or do not. There is no try. - Master Yoda, The Empire Strikes Back (1980)

No. Try not. Do... or do not. There is no try. - Master Yoda, The Empire Strikes Back (1980) Cálculo Infinitesimal I V01.2016 - Marco Cabral Graduação em Matemática Aplicada - UFRJ Monitor: Lucas Porto de Almeida Lista A - Introdução à matemática No. Try not. Do... or do not. There is no try.

Leia mais

CAPÍTULO 4 - OPERADORES E EXPRESSÕES

CAPÍTULO 4 - OPERADORES E EXPRESSÕES CAPÍTULO 4 - OPERADORES E EXPRESSÕES 4.1 - OPERADORES ARITMÉTICOS Os operadores aritméticos nos permitem fazer as operações matemáticas básicas, usadas no cálculo de expressões aritméticas. A notação usada

Leia mais

Apresentação do curso

Apresentação do curso Folha 1 Matemática Básica Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Apresentação do curso Parte 1 Parte 1 Matemática Básica 1 Parte 1 Matemática Básica

Leia mais

Nelma Moreira. Departamento de Ciência de Computadores da FCUP. Aula 12

Nelma Moreira. Departamento de Ciência de Computadores da FCUP. Aula 12 Fundamentos de Linguagens de Programação Nelma Moreira Departamento de Ciência de Computadores da FCUP Fundamentos de Linguagens de Programação Aula 12 Nelma Moreira (DCC-FC) Fundamentos de Linguagens

Leia mais

Capítulo 3 Lógica de Primeira Ordem

Capítulo 3 Lógica de Primeira Ordem Capítulo 3 Lógica de Primeira Ordem Lógica para Programação LEIC - Tagus Park 1 o Semestre, Ano Lectivo 2007/08 c Inês Lynce and Luísa Coheur Bibliografia Martins J.P., Lógica para Programação, Capítulo

Leia mais

Fundamentos de Lógica Lógica Proposicional

Fundamentos de Lógica Lógica Proposicional Fundamentos de Lógica Lógica Proposicional Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br http://www.dcc.ufmg.br/~loureiro Alguns fatos históricos Primeiros grandes trabalhos de lógica escritos

Leia mais

2 Lógica Fuzzy. 2 Lógica Fuzzy. Sintaxe da linguagem

2 Lógica Fuzzy. 2 Lógica Fuzzy. Sintaxe da linguagem 2 Lógica Fuzzy 2.1 Cálculo proposicional (lógica proposicional) 2.2 Lógica de Predicados 2.3 Lógica de múltiplos valores 2.4 Lógica Fuzzy Proposições fuzzy Inferência a partir de proposições fuzzy condicionais

Leia mais

Proposições e Conectivos

Proposições e Conectivos Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Proposições e Conectivos Lógica Computacional 1 Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

NOÇÃO INTUITIVA E OPERAÇÕES COM CONJUNTOS

NOÇÃO INTUITIVA E OPERAÇÕES COM CONJUNTOS NOÇÃO INTUITIVA E OPERAÇÕES COM CONJUNTOS CONJUNTO: É um conceito primitivo associado à idéia de coleção.. - INDICAÇÃO: Os conjuntos serão, em geral, indicados por letras maiúsculas do alfabeto: A,B,C,...,

Leia mais

Demonstrações Matemáticas Parte 2

Demonstrações Matemáticas Parte 2 Demonstrações Matemáticas Parte 2 Nessa aula, veremos aquele que, talvez, é o mais importante método de demonstração: a prova por redução ao absurdo. Também veremos um método bastante simples para desprovar

Leia mais