Para melhor entendimento do material do site, orientamos ler as instruções abaixo:

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para melhor entendimento do material do site, orientamos ler as instruções abaixo:"

Transcrição

1 Orientações gerais Para melhor entendimento do material do site, orientamos ler as instruções abaixo: O primeiro passo para a modelagem é definir as medidas do corpo. Em seguida serão executados os Moldes Básicos que servirão como ponto de partida para interpretação de diversos modelos. Principais Moldes Básicos: Tecido Plano: - Base da blusa, base da manga, base da saia e base da calça. Malha: - Base da blusa justa, base da manga justa e base da calça. Listamos abaixo o material necessário para execução dos moldes: - Papel Manilha ou papel Pardo - Lapiseira 0,7mm ou 0,9mm - Régua curva pequena - Régua curva grande - Esquadro - Fita Métrica - Tesoura para papel - Fita adesiva e cola - Carretilha - Borracha - Papel carbono para tecido nas cores branco, amarelo e vermelho. Orientações sobre a execução dos moldes. Os moldes serão traçados através de diagramas. Exemplo: Trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = 1/2 do quadril A - C e B - D = Altura do quadril

2 - As bases serão quase sempre traçadas pelas metades, das costas e da frente, com exceção da calça que é traçada com o papel aberto. - Para todas as bases, os traços serão orientados através de letras ou números. Para o traçado dos moldes é de grande ajuda um conjunto de réguas como o da figura abaixo, mas não é indispensável.. Sobre a Malha Diferente do Tecido Plano, as malhas são produzidas por laçadas interligadas que resultam em uma estrutura flexível Dependendo do fio e da estrutura utilizada é determinado o grau de elasticidade da malha. Tipos de Malha: Malhas Firmes - Meia-malha de algodão - Moletom, plush etc. Malhas elásticas - Lycra, cotton-lycra,etc. Preparação da Malha para o Corte - A malha antes de ser cortada deve passar pelo processo de descanso, que consiste em deixá-la desenrolada em uma superfície plana durante 24 horas. Máquinas utilizadas para Malhas: - Galoneira - Overlock - Reta - Interlock Para Costurar Malha: - Agulha de máquina nº 9 ou 11 (ponta bola) - Fio Nylon ou poliester

3 Obs: - Utilize 4 pontos de máquina por centímetro - Reduza a tensão do fio. Cálculo da Elasticidade da Malha A modelagem para malha sofre reduções de acordo com a elasticidade da malha. 1 - Com uma amostra do tecido estique-o para verificar qual o sentido que possui maior elasticidade, em geral é o perpendicular a ourela. 2 - Corte um retângulo com 12cm de comprimento e 5cm de largura, observe que o comprimento vai ser o que tem maior elasticidade. 3 - Coloque ( no retângulo de 12cm cortado) dois alfinetes com distância de 10cm um do outro. Encoste o alfinete da esquerda sobre o ponto zero da régua e estique o máximo possível (puxe pelo alfinete da direita). Anote o número onde o alfinete da direita alcançou. Ex: Quando esticou o alfinete da direita e alcançou 14cm isso quer dizer que a malha tem 40% de elasticidade. Elasticidade das malhas: Baixa Elasticidade - Até 12 - Use a tabela de medidas para tecido plano Média Elasticidade - de 12 a 18 - Use a tabela de medidas para malha de média elasticidade Alta Elasticidade - acima de 18 - Use a tabela de medidas para malha de alta elasticidade COMO TIRAR MEDIDA As medidas devem ser tiradas rentes ao corpo sem apertar nem afrouxar a fita métrica. Coloque um cadarço ao redor da cintura para marcá-la e para que as medidas que partem da cintura saiam todas do mesmo lugar. Seja muito criteriosa ao tirar as meddias pois o perfeito resultado da modelagem dependem desse critério. TÓRAX - Contorne o tronco logo abaixo das axilas. Observe que a fita passa acima dos mamilos e não sobre estes. Tenha cuidado para não deixar a fita escorregar nas costas.

4 BUSTO - Contorne o tronco na altura do busto, passando por cima dos mamilos. Tenha cuidado para não deixar a fita métrica escorregar nas costas, em direção a cintura. CINTURA - Contorne a fita métrica na cintura, sobre a fita amarrada. MEDIDA DA SEPARAÇÃO DO BUSTO - Meça a distância entre os mamilos.

5 ALTURA DO BUSTO - Meça no encontro do ombro com o pescoço até a ponta do mamilo. COMPRIMENTO DA BLUSA NA FRENTE - Meça no encontro do ombro com o pescoço, passando por cima do mamilo e terminando na cintura.

6 LARGURA DO BRAÇO - Com a mão apoiada no quadril, contorne o braço onde ele é mais largo. LARGURA DAS COSTAS - Meça entre o ombro e a dobra da axila nas costas. Essa medida é muito importante. Crie uma cava imaginária da ponta do ombro até a dobra da axila. COMPRIMENTO DA BLUSA NAS COSTAS - Meça no encontro do ombro com o pescoço, no mesmo ponto que foi tirado na frente e desça pelas costas até alcançar a cintura.

7 QUADRIL - Contorne o quadril na parte mais larga. ALTURA DO GANCHO - Com a pessoa sentada, com a postura elegante, meça a distância entre a cintura e o assento da cadeira pela lateral do corpo.

8 COMPRIMENTO DA CALÇA - Meça pela lateral do corpo, da cintura até o comprimento desejado para a calça. ALTURA DO JOELHO - Meça pela lateral do corpo, da cintura até o joelho.

9 ALTURA DO QUADRIL - Meça pela lateral do corpo, da cintura até onde o quadril é mais largo, em média dá 20cm. LARGURA DO JOELHO - Contorne o joelho. MEDIDA DO TORNOZELO - Contorne o tornozelo.

10

11 Como Tirar as Medidas As medidas devem ser tiradas rentes ao corpo sem apertar nem afrouxar a fita métrica. Coloque um cadarço ao redor da cintura para marcá-la e para que as medidas que partem da cintura saiam todas do mesmo lugar. Ao lado da ilustração consta a numeração correspondente a cada medida. 1 - Largura do Tórax - Contorne onde o tronco é mais largo. Cuidado para que a fita métrica não escorregue nas costas. 2 - Comprimento da Blusa na Frente até a Cintura - Coloque a fita métrica no ombro, na base do pescoço, até a cintura. 3 - Cintura Contorne a fita métrica na cintura. 4 - Largura do Braço Contorne o braço na altura em que é mais grosso. 5 - Largura do pescoço - Contorne o pescoço na base sem apertar. 6 - Largura do Quadril - Contorne o Quadril sem apertar. 7 - Comprimento da Calça - Meça da Cintura até a altura desejada para a Calça. 8 - Largura do Joelho - Contorne o Joelho 9 - Largura do Punho - Contorne o punho sem apertar.

12 10 - Largura das Costas - Meça ombro a ombro.

13 11 - Gancho - Meça da Cintura na Frente passando entre as pernas até a Cintura nas Costas sem forçar a fita métrica.

14 Tabelas de Medidas Masculina É muito importante para a perfeição da modelagem que as medidas sejam tiradas com muita atenção e exatidão. Nas Tabelas abaixo, constam as medidas de vários tamanhos o mais próximo possível das medidas do Homem brasileiro. Quando for executar o molde de um modelo específico será necessário tirar as medidas complementares, como exemplo Comprimento desejado para a roupa, medidas de golas, tamanho de bolsos etc. As medidas estão exatas, sem incluir folgas ou costuras. TABELA 1 - MEDIDAS DO CORPO Essa Tabela reune as medidas tiradas rente ao corpo e deverá ser utilizada para Tecido Plano ou Malha com Baixa Elasticidade. Tabela 2 - Medidas para Malha de Média Elasticidade

15 Essa Tabela deverá ser usada para roupas de malha justas ao corpo e para Malha com Média Elasticidade. Tabela 3 - Medidas para Malha de Alta Ealsticidade Essa Tabela deverá ser usada para roupas de malha justas ao corpo e para Malha com Alta Elasticidade.

16 Tabela 4 - Tabela de Redução para Malha - Adulto. Se você for utilizar medidas próprias, deverá se basear na tabela abaixo para redução de acordo com a malha a ser utilizada.

17 Tabelas de Medidas Feminina É muito importante para um bom resultado da modelagem que as medidas sejam tiradas com exatidão. Nas Tabelas abaixo, constam as medidas de vários tamanhos o mais próximo possível das medidas da mulher brasileira. Quando for executar o molde de um modelo específico será necessário tirar as medidas complementares. Exemplo: - Comprimento desejado para a roupa, medidas de golas, tamanho de bolsos etc. As medidas estão exatas, sem incluir folgas ou costuras. TABELA 1 - MEDIDAS DO CORPO Essa Tabela reune as medidas tiradas rente ao corpo e deverá ser utilizada para Tecido Plano ou Malha com Baixa Elasticidade.

18 Tabela 2 - Medidas para Malha de Média Elasticidade Essa Tabela deverá ser usada para roupas de malha justas ao corpo e para Malha com Média Elasticidade.

19 Tabela 3 - Medidas para Malha de Alta Elasticidade Essa Tabela deverá ser usada para roupas de malha justas ao corpo e para Malha com Alta Elasticidade.

20 Tabela 4 - Tabela de Redução para Malha - Adulto. Se você for utilizar medidas próprias deverá se basear na tabela abaixo para redução de acordo com a malha a ser utilizada.

21 Tabelas de Medidas Infantil É muito importante para a perfeição da modelagem que as medidas sejam tiradas com muita atençao e exatidão. Nas Tabelas abaixo, constam as medidas de vários tamanhos o mais próximo possível das medidas da criança brasileira. Quando for executar o molde de um modelo específico será necessário tirar as medidas complementares. Exemplo: - Comprimento desejado para a roupa, medidas de golas, tamanho de bolsos etc. As medidas estão exatas, sem incluir folgas ou costuras. TABELA 1 - MEDIDAS DO CORPO Essa Tabela reune as medidas tiradas rente ao corpo e deverá ser utilizada para Tecido Plano ou Malha com Baixa Elasticidade.

22 Tabela 2 - Medidas para Malha de Média Elasticidade Essa Tabela deverá ser usada para roupas de malha justas ao corpo e para Malha com Média Elasticidade.

23 Tabela 3 - Medidas para Malha de Alta Elasticidade Essa Tabela deverá ser usada para roupas de malha justas ao corpo e para Malha com Alta Elasticidade.

24 Tabela 4 - Tabela de Redução para Malha - Infantil Se você for utilizar medidas próprias deverá se basear na tabela abaixo para redução de acordo com a malha a ser utilizada.

25 Molde Básico Blusa com Pence Corte e costure o molde básico e faça uma prova. Cortando no tecido Conforme a ilustração abaixo, distribua o molde no tecido de forma que na frente fique uma margem de 2cm para o abotoamento; nas costas encoste o molde na dobra do tecido. Use alfinetes para prender os moldes ao tecido. Recorte deixando margem para as costuras que podem ser as seguintes.

26 Decote, Ombro e Cava - 1cm. Lateral - 2cm Bainha - 3cm Marque as costuras no avesso do tecido com o papel carbono, retire o molde. Costure todas as pences nas marcações. Costure Ombros e Laterais pelo avesso do tecido.

27 Vire para o direito e faça uma prova. Faça os ajustes necessários corrigindo no molde. MOLDE BÁSICO DA MANGA PARA TECIDO PLANO Medidas necessárias: Largura do Braço Altura da Cava - (conforme tabela 1) Comprimento da manga curta Traçado do Molde Dobre o papel e coloque a dobra à sua esquerda. Com o esquadro na dobra do papel, trace o retãngulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = Metade da largura do braço mais 2cm A - C e B - D = Comprimento da manga curta. A - E e B - F = 1/3 da altura da cava Ligue E - F

28 E - G e F - H = 1/3 da altura da cava menos 1cm Ligue G - H Trace a linha I - J no meio de A - B e marque o ponto J e J', conforme ilustração abaixo. Trace as diagonais E - I e J - F. Divida a diagonal E - I por 3 e marque o ponto 1 no primeiro terço próximo ao ponto I. J' - 2 = 1cm Divida a diagonal J - F por três e marque o ponto 3 no primeiro terço, próximo de J conforme ilustração. Cava da Frente Ligue A H, com a régua curva de cava, conforme ilustração. Cava das Costas 3-4 = 1cm Ligue A H, conforme ilustração. Boca da Manga D - L = 0,5cm Ligue L - H

29 Copie o molde das Costas com a carretilha ou papel carbono e abra o molde. Molde Básico da Saia para Tecido Plano Medidas necessárias: 1. Cintura - Contorne a cintura com a Fita Métrica. Medida Exata. 2. Quadril - Contorne onde o Quadril é mais volumoso. Medida Exata. 3. Altura do Quadril - Meça Verticalmente pela lateral partindo da Cintura até onde foi tirada a medida do Quadril. 4. Altura do Joelho - Meça verticalmente pela lateral partindo da Cintura até o Joelho. 5. Medida da Separação do Busto - Meça a distância entre os dois mamilos.

30 Material necessário para a modelagem Papel, Lápis, Carretilha e Réguas (Esquadro e Régua de Quadril). Obs. A régua de quadril pode ser dispensada e os traços serão feitos a mão livre. Traçado do Molde Figura 1 Dobre o papel e coloque a dobra para sua esquerda. Com o Esquadro na dobra do papel trace a horizontal A - B com a medida de 1/4 da largura do quadril mais 0,5cm.

31 Continue o traçado da seguinte forma: Figura 2 A - C e B - D = Altura do Joelho. C - D = A = B. A - E e B - F = Altura do Quadril. A - G = 1/4 da Cintura mais 3,cm. Ligue G - F com a régua de Quadril ou à mão livre.

32 Figura 3 Copie com a carretilha contornando os pontos: A - G - F - D - C - E - A - G. Copie também a linha E - F ( Linha do Quadril) Separe o papel pela dobra e destine a folha de papel superior para a Frente da Saia e a Folha debaixo para as Costas da Saia. Reforce com o Lápis as linhas pontilhadas da carretilha Reserve a folha destinada para o Molde da Frente.

33 Figura 4 Costas A - I = 2cm. Ligue I - G com uma curva suave.

34 Figura 5 Pence Coloque o ponto N na metade de I - G. Com o esquadro apoiado na linha I - N - G, Trace uma linha com 12 cm de comprimento partindo do ponto N e marque o ponto N.

35 Figura 6 N - O e N - P = 1,5cm. Ligue O - N - P.

36 Figura 7 Feche a pence e refaça a linha da cintura. Passe a carretilha bem na dobra da pence para que fique marcada a nova linha na parte que fica dentro do papel.

37 Figura 8 Recorte o molde contornando os pontos: I - G - F - D - C - I. Coloque as identificações do Molde, conforme ilustração abaixo.

38 Volte a folha que foi reservada para o Molde da Frente. Figura 9 Frente A - H = 1cm. Ligue H - G com uma curva suave. A - J e E - X = Metade da medida da Separação do Busto. Ligue J - X e marque o ponto J no encontro da linha J - X com H - G.

39 Figura 10 Pence Marque o Ponto J', conforme ilustração. J' - Y = 12cm. J - L e J - M = 1,5cm. Ligue L - Y- M.

40 Figura 11 Feche a pence e refaça a linha da cintura.

41 Figura 12 Recorte o Molde contornando os pontos H - G - F - D - C - H.

42 Faça uma experiência com o molde básico, use um tecido baratinho, costure e verifique se ficou de acordo com seu corpo. Quantidade de tecido - Se o tecido tiver 1,40m de largura compre uma altura mais as folgas para costura. Se o tecido tive 90cm de largura compre duas alturas mais as folgas para costura. Uma altura é igual ao comprimento do molde. Ex: O molde mede 55cm de comprimento, mais 1cm de folga na cintura, mais 4cm para a bainha, então você vai precisar de 60cm de tecido.

43 Corte no tecido Dobre o tecido pelo comprimento e encaixe o molde conforme a ilustração. Recorte ao redor do molde deixando folgas para as costuras. Margens das costuras: - 1cm na cintura: - 2cm nas laterais: - 2cm no meio das costas e - 3cm para a bainha.

44 Introduza o carbono no avesso do tecido e com a carretilha copie as linhas de costura. Frente com marcação das costuras Costas com marcação das costuras

45 Costura - Feche todas as pences. Clique Aqui e veja como fechar pences perfeitas. - Costure o centro das costas deixando abertura para o ziper. - Coloque o ziper - Feche as laterais. - Faça uma prova. Faça as correções necessárias. MOLDE BÁSICO DA BLUSA JUSTA - PARA MALHA Dobre o papel e coloque a dobra à sua esquerda. Trace o retângulo ABCD, com as seguintes dimensões: A - B = 1/4 do Busto mais 1cm A - C e B - D = Altura da Cava

46 Siga o esquema: Figura 1 A - E e C - F = 1/2 da Largura das Costas Ligue E - F A - G e B- H = 1/3 de E - F Ligue G - H Figura 2 Frente da Blusa Ombro A - I = 1/3 de A - E E - J = 1/2 de E - H Ligue I - J Decote Ligue G - I Coloque o ponto L na metade de J - F Cava L - M = 1,5cm F - N = 1/3 de F - L Ligue D - N - M - J Cintura e Lateral

47 A - O = Comprimento da Blusa O - P = 1/4 da cintura mais 1cm Ligue O - P e P - D Ponto do Busto A - V = Altura do Busto V - X = 1/2 da medida da separação do Busto Figura 3 Costas da Blusa Decote A - R = 2cm R - S = 1/3 de A - E mais 0,5cm Ligue R - S A - 1 = 0,5cm Ligue 1- S com uma linha curva Ombro J - T = 2cm Ligue S - U com a mesma medida de I - J na frente, passando pelo ponto T. Cava D - Q = 1cm Ligue Q - L - U, conforme figura 3 Lateral Ligue P - Q

48 Copiar o Molde das Costas com a carretilha e recorte. MOLDE BÁSICO MANGA PARA MALHA Medidas necessárias: Largura do Braço Altura da Cava Comprimento da manga curta Utilize as medidas necessárias para malha de média ou alta elasticidade. Traçado do Molde Dobre o papel e coloque a dobra à sua esquerda.

49 Figura 1 Com o esquadro na dobra do papel trace o retângulo ABCD. A - B = Metade da Largura do Braço mais 3cm. A - C e B - D = Comprimento da Manga curta, em média 16cm. A - E e B - F = 2/3 da Altura da Cava menos 2cm Ligue E - F A - G e B - H = 1/3 da Altura da Cava Ligue G - H Trace a Vertical I - J na metade de A - B e marque o ponto L Figura 2 L - L' = 1cm Ligue G - I e divida essa diagonal por 3. No primeiro terço, de cima para baixo, marque o ponto M. Ligue J - H e divida essa diagonal por 3. No primeiro terço, de baixo para cima, marque o ponto N. Figura 3 Frente da Manga - Ligue A - M - L' - N - F

50 Figura 4 Costas da Manga - Marque o ponto O com 1cm de distância de N Ligue L' - O - F. D - P = 1cm Ligue P - F Figura 5 Com a carretilha copie o molde das Costas e abra o papel. Figura 6 Recorte o molde

51 MOLDE BÁSICO DE CALÇA PARA MALHA ADULTO E CRIANÇA Esse molde deve ser utilizado para malhas firmes ou de baixa elasticidade como o moletom. Calça com elástico na cintura. O tamanho do elástico a ser utilizado é calculado da seguinte forma: A medida da cintura menos 5% desta medida. Ex: Cintura mede 76cm 5% de 76cm é igual a 3,8cm - 76cm menos 3,8cm é igual a 72,2cm. Então o comprimento do elástico nesse caso será de 72,2cm. Utilize as medidas exatas do corpo. Veja as medidas na tabela de Medidas Padrão. Atenção: Essa modelagem não serve para Tecido Plano O traçado para crianças segue o mesmo procedimento dos adultos, com pequenas alterações que serão indicadas no decorrer do traçado do molde. Dobre o papel e coloque a dobra à sua direita. Figura 1 Trace o retângulo ABCD, com as seguintes dimensões: A - B = 1/4 do Quadril A - C e B - D = Comprimento da Calça. A - E e B - F = Altura do Joelho Ligue E - F A - G e B - H = Altura do Quadril Ligue G - H A - I e B - J = Altura do Gancho Ligue I - J

52 Figura 2 Frente L - M - Trace essa vertical na metade de A - B e de C - D I - I' = 1/4 A - B menos 0,5cm Ligue I' - G com a curva do gancho da frente. B - N = 2,5cm para adulto e 1,5cm para criança. Ligue N - H A - O = 1cm para adulto e 0,5cm para criança. Ligue O - N com uma curva suave. M - P = 1/4 do Contorno do Tornozelo mais 2cm para adulto e 1cm para criança. M - Q = 1/4 do Contorno do Ttornozelo mais 2cm para adulto e 1cm para criança. Ligue Q - J Trace uma linha de P até I e marque o ponto R conforme figura 2. Ligue I' - R com uma curva suave, conforme figura 2.

53 Figura 3 Costas A - 1 = 2,5cm para adulto e 1,5cm para criança Ligue G - 1 e prolongue até 2 com 3cm para adulto e 2cm para criança. Ligue 2 - B I' - 3 = a mesma medida de I - I' 3-3' = 0,5cm R - 4 = 2cm para adulto e 1,5cm para criança P - 5 = 2cm para adulto e 1,5cm para criança. Ligue ', conforme figura 3.

54 Copie com a carretilha ou papel carbono o molde das Costas e separe o papel pela dobra. Recortar os moldes Figura 4 Contorno das Costas: 3' B - H - J - Q ' Figura 5 Contorno da Frente: I' - O - N - H - J - Q - P - R - I'

55 Cós separado - Para fazer o cós separado diminua 4cm na cintura. Figura 8 e Figura 9 Molde 4cm abaixo da cintura. Figura 10 Cós separado - Meça o molde FRENTE e COSTAS pela cintura, depois que diminuiu os 4cm, e

56 multiplique por 2, esse é o comprimento do cós. A largura será de 4cm. Camisa Masculina Esta modelagem servirá como Básico para diversos modelos. Desenhar o molde com a folha de papel aberta. Deixe uma margem de 7cm do lado esquerdo do papel. Figura 1 Trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = 1/2 da Largura das Costas A - C e B - D = 1/3 de A - B mais 1cm. Figura 2 Frente

57 A - E = 1/3 de A - B B - F = 1/2 de B - D menos 1cm Ligue C - E - F formando o Decote e o Ombro da Frente. A - G e B - H = a medida de E - F mais 12cm. G - I = 1/4 do Busto mais 4cm. D - D' = 0,5cm Coloque o ponto J na metade de D - H. Ligue F - D' - J - I para formar a Cava da Frente. A - M = Comprimento desejado para a blusa partindo do Ombro da Frente. Em média 75cm M - N = G - I Ligue I - N N - P = 7cm Ligue P até encontrar a linha N - M conforme Figura 2. Figura 3 Costas

58 Sobre o molde da Frente trace o molde das Costas. A - 1 = 2cm Trace uma pequena horizontal paralela a linha A - B. 1-2 = A - E mais 1cm. F - 3 = 2cm Ligue 2-3 e prolongue até o ponto 4 de forma que tenha a mesma medida de E - F do Ombro da Frente. A - 5 = 1cm Ligue 5-2 para formar o Decote das Costas conforme Figura 3. I - L = 1cm N - O = 1cm Ligue L - O Ligue 4 - L para formar a Cava das Costas conforme Figura 3 O - Q = 7cm Ligue Q a linha O - M conforme Figura 3.

59 Figura 4 Coloque outro papel por baixo e copie o molde das costas com a carretilha.

60 Figura 4_A No Molde das Costas 5-20 = 10cm Trace uma horizontal em direção a cava com ajuda do esquadro = 2cm M - 22 = 2cm Ligue M Este espaço criado servirá para as duas pregas.

61 Figura 5 Recorte o molde na linha e marque a prega com 2cm confirme Figura abaixo.

62 Figura 6 Trespasse da Frente C - T = 2cm M - U = 2cm Ligue C - T - U - M Figura 6 T - V = 4cm U - X = 4cm Ligue T - V - X - U.

63 Manga Coloque o papel dobrado e a dobra para sua esquerda. Figura 7 Trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = 1/2 da Largura das Costas mais 1,5cm. A - C e B - D = Comprimento da Manga Comprida menos 7cm para o punho. A - E e B - F = 1/6 de A - B mais 8cm. A - G e B - H = 1/2 de A - E Ligue A - F com uma diagonal e no encontro dessa linha com a linha G - H marque o ponto I I - J e I - L = 0,5cm I - M = 2cm D - N = 6cm Ligue N - F

64 Figura 8 Cava da Frente Ligue A - J - L - F Cava das Costas Ligue A - M - F

65 Figura 9 Copie o molde das costas da Manga com a carretilha e abra o papel. Marque o ponto O na metade de N - C e suba uma vertical com 10cm. de O até P. Marque o ponto R na metade de C - N'. R - S = 0,5cm O - Q = 0,5cm Refaça a linha inferior da Manga ligando N' - S - C - Q - N com uma curva suave conforme Figura 9. Confira a medida de N' - N e com a diferença dessa medida com a medida do punho da camisa divida entre três preguinhas e coloque conforme Figura 9. Medida do Punho: Meça o punho da pessoa e acrescente 8cm. Observação. Ao finalizar o molde da Manga confira a Cava com os Moldes da Frente e das Costas. Se houver diferença e a Manga estiver maior desça um pouco mais a cava da Frente e das Costas. Em torno de 0,5cm em cada Cava.

66 Gola Figura 10 Com papel a dobrado trace o retângulo com as seguintes dimensões: 1-2 = Medida do Decote tirada pelo molde. 1-3 e 2-4 = 7cm Divida 1-2 em três partes iguais e marque o ponto 5 no primeiro terço. Figura X = 1cm Ligue 5 - X com uma curva suave e prolongue até Y de forma que X - Y tenha a medida do trespasse da camisa. Nesse molde o trespasse é de 2cm. Então X - Y = 2cm. Com o esquadro na curva 5 - X suba uma diagonal de 2cm e marque o ponto Z. Ligue Y - Z com uma pequena curva e Z - W com uma paralela a linha 1-3.

67 Figura 11.A Recorte a Gola e abra o papel. Punho Figura 12 Trace uma retângulo com medida a largura do punho da pessoa mais 8cm por 14cm de altura. Divida ao meio. Carcela Figura 13 Trace conforme Figura 13

68 Bolso Figura 14 Trace um retângulo com 14cm de largura por 16cm de altura. Molde Básico da Calça Masculina para Tecido Plano Deixe uma margem de 20cm a esquerda do papel e de 10cm na parte superior do papel. Figura 1 Trace o retângulo ABCD com as seguinres dimensões: A - B = 1/4 do quadril. A - C e B - D = Altura do Gancho. A - E e B - F = Altura do Quadril Ligue E - F

69 Obs. A Medida da Altura do Gancho é tirada da mesma forma que fazemos no feminino, ou seja, a pessoa sentada em uma superfície lisa, com o corpo ereto, mede-se com a fita métrica da Cintura até encostar na superfície. Atenção para que a fita métrica inicie na cintura e não na altura que a pessoa usa a calça. Figura 2 Frente C - G e C - H = 1/6 de C - D. Ligue G - H com a curva do Gancho da Frente. B - I = 1cm Ligue I - F conforme ilustração. Figura 3 Marque o ponto J na metade de H - D.

70 Trace uma vertical a partir do ponto J, para cima, até encontrar a linha A - B e marque o ponto K. Prolongue a linha K - J para baixo de forma que K - L seja igual a medida da Altura do Joelho. Na altura do ponto L trace uma pequena horizontal com o esquadro conforme ilustração. Marque os pontos M e N da seguinte maneira: Pegue a metade da medida da Largura do Joelho, acrescente 4cm, divida o resultado por 2 e coloque metade para cada lado do ponto L. Ex. Metade medida da Largura do Joelho igual 20,acrescentando 4cm fica igual a 24. Colocando a metade para cada lado de L temos: L - M = 12cm e L - N = 12cm. Ligue M - H e N - F. Divida a linha H - M por 3 e coloque o ponto O no primeiro terço de cima para baixo. O - P = 0,5cm. Ligue H - O - M com uma curva suave. Figura 4

71 Prolongue a linha K - J - L para baixo e marque o ponto Q de forma que K - Q seja igual a medida do comprimento desejado para a Calça. Trace uma pequena horizontal na altura do ponto Q, com ajuda do esquadro conforme ilustração. Q - R = L - M menos 2cm Q - S = L - N menos 2cm. Ligue R - M e S - N. Está feita assim a primeira parte do Molde Básico da Frente. Copie com a carretilha sobre outra folha de papel contornando os pontos A - I - F - N - S - R - M - P - H - G - A e recorte. Figura 5 Costas

72 M - 1 = 2cm. N - 2 = 2cm H - 3 = 2 vezes a medida de C - H. 3-4 = 2cm. Ligue 4-1. Marque o ponto 5 na metade de = 2cm. Ligue com uma curva mais pronunciada do que a da frente. Figura 6 Prolongue a linha KLJ para cima e marque o ponto 7, de forma que K - 7 seja igual a medida de C - H mais 1cm.

73 Prolongue a linha A - B para a direita e marque o ponto 8 da seguinte forma: Com o início da régua no ponto 7 vá inclinando em direção ao prolongamento da linha A - B de forma que 7-8 seja igual a medida de A - B. Ex: Se A - B é igual a 25cm. Coloque o zero da régua no ponto 7, vá inclinando para baixo até que o número 25 da régua encontre o prolongamento da linha A - B e marque o ponto 8. Ligue 7 - G - H - 4 conforme ilustração. Marque o ponto 10 no cruzamento da linha E - F com G - 7. Marque o ponto 11 no cruzamento da linha A - B com G - 7. Prolongue a linha E - F para a direita. Ligue 8-2 e marque o ponto 9 no cruzamento da linha 8-2 com o prolongamento da linha E - F = a medida de 11-7 Ligue 12-9.

74 Figura = 1,5cm = 1cm. Ligue H conforme ilustração = 2cm R - 16 = 2cm S - 17 = 2cm Ligue e 1-16.

75 Marque o ponto 14' no cruzamento da linha 15-2 com a linha Figura 8 Pence Marque o ponto X na metade de e o ponto Y na metade de 14-14'. Ligue X - Y. X - 18 = 13cm. X - 19 e X - 20 = 1,5cm.

76 Ligue e No meio de e de entre 3mm e encurve as linhas da pence para dentro conforme ilustração. Feche a pence e refaça a linha 13-8 conforme ilustração. Recorte o Molde contornando os pontos: ' H Figura 9 Molde da Frente

77 Figura 10 Molde das Costas

78 MOLDE BÁSICO PARA BLUSA EM MALHA - MASCULINO FIGURA 1 Traçar o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = 1/4 do Busto mais 2cm. A - C e B - D = Comprimento desejado para a Camisa. A - E e B - F = 2cm.

79 Ligar E - F. FIGURA 2 FRENTE A - G e C - H = 1/2 da Largura das Costas mais 1,5cm. Ligar G - H. Marque o ponto K no encontro das linhas E - F com G - H. E - I = 1/3 de A - G menos 0,5cm. E - J = 1/3 de A - G. Ligar I - J K - L = 1/5 de A - G. Ligar I - L A - M e B - N = a medida de I - L mais 11cm. Marque o ponto O no encontro das linhas M - N com G - H. O - P = 1/3 de N - B. P - Q = 1,5cm. Ligar L - Q - N.

80 FIGURA 3 COSTAS A - R = 1/3 de A - G. E - S = 0,5cm. Ligar S - R. G - T = 1/5 de A - G. Ligar R - T e prolongar até 1 de forma que R - 1 fique com a mesma medida de I - L. Ligar 1 - P - N.

81 FIGURA 4 Recortar o Molde da Frente.

82 FIGURA 5 Recortar o Molde das Costas.

83 MANGA MASCULINA - MALHA FIGURA 1 MANGA Coloque um pedaço de papel dobrado, pelo comprimento, por baixo do Molde das Costas alinhando a dobra do papel pelo ombro, conforme Figura abaixo.

84 FIGURA = Comprimento desejado para a Manga Comprida. 2-3 = Metade da medida do contorno do punho mais 4cm. Ligar N. FIGURA 3 Ligar 1 - N por uma linha reta. 1 - y = 2,5cm. N - 4 = 1/3 de N - 1. Colocar o ponto 5 na metade de N x = 0,5cm. Ligar 1 - y x - N.

85 FIGURA = Altura desejada para a Manga Curta. Ligar 6-7 com uma paralela a 2-3. Copiar o contorno da Manga com a carretilha passando pelos pontos: N FIGURA 5 Abra o Molde.

86 MOLDE BÁSICO DA CALÇA EM MALHA -COM ELÁSTICO - MASCULINO FIGURA 1 Com o papel dobrado e a dobra para sua direita, trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = 1/4 do Quadril mais 3cm. A - C e B - D = Comprimento desejado medindo a partir da cintura pela lateral. Observe que B - D fica na dobra do papel. A - E e B - F = Altura do Joelho. A - G e B - H = Altura do Gancho.

87 FIGURA 2 FRENTE A - I = Altura do Quadril. G - J = 1/5 de A - G mais 0,5cm. Ligar J - I com uma curva conforme Figura. Obs: Para facilitar o traçado dessa curva siga o procedimento a seguir: - Marque os pontos X e Y com a mesma distância partindo de G. - Ligar X e Y e marcar o ponto Z no centro dessa diagonal. - Ligar G - Z - 1 de forma que G - 1 = 3cm. Agora é só ligar J I. E - K = 1,5cm C - L = 3cm.

88 Ligar J - K - L conforme Figura. FIGURA 3 COSTAS J - M = J - G mais 1cm. M - 3 = 0,5cm. G - 2 = 4cm. A - N = 5cm. N - O = 2,5cm. Ligar I - O, conforme Figura. E - P = 1,5cm. Ligar 3 - P - C conforme Figura.

89 FIGURA 4 Com a carretilha copiar o Molde da Frente contornando os pontos: B - A - I J - K - L - D. Abra o papel e com o lápis cubra o contorno feito com a carretilha.

90 FIGURA 5 Na linha da Cintura trace uma reta de O até A para eliminar o ângulo formado no ponto B, conforme linha tracejada da Figura 5.

91 FIGURA 6 CÓS JUNTO A - 5 e O - 6 = 4cm. Ligar 5-6. Dobrar o papel na linha 5-6 e copiar com a carretilha contornando os pontos: O A. Abrir o papel. Cubra com lápis a linha de contorno feito com a carretilha.

92 FIGURA 7 CÓS SEPARADO Nesse caso traçar o retângulo XY12 com as seguitnes dimensões:

93 X - Y = 2 vezes O - A. X - 1 E Y - 2 = 8cm. MODELAGEM INFANTIL MOLDE BÁSICO DA BLUSA Dobre o papel e coloque a dobra para sua esquerda. Figura 1 Trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = 1/4 da Largura do Busto mais 0,5cm. A - C e B - D = Altura da Cava. A - E e C - F = 1/2 da Largura das Costas A - G e E - H = 2/3 da Altura da Cava Figura 2 FRENTE H - I = 1cm E - K = 1/2 de H - F mais 0,5cm A - J = 1/3 de A - E mais 1cm A - O = A - J D - L = 1cm

94 Ligue O - J - K - I - L, conforme Figura 2. A - M = Comprimento da Blusa M - N = 1/4 da Cintura mais 0,5cm Ligue C - M - N - L, conforme Figura 2. Figura 3 Costas A - 1 = 0,5cm 1-2 = A - J mais 0,5cm A - 6 = 1cm Ligue 6-2 K - 3 = 1cm Ligue 2-3 prolongando até 4, de forma que 2-4 tenha a mesma medida de J - K. Partindo de F trace uma pequena diagonal de 1,5cm e marque o ponto 5. Ligue D - 5-4, conforme Figura 3. Copie o molde das Costas com a carretilha e separe Frente e Costas pela dobra do papel.

95 Figura 4 Frente Figura 5 Costas No Molde das Costas marque M - X e N - Y com 1cm. Ligue X - Y - N

96 Molde Básico da Manga Figura 6 Trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B - 1/2 da Largura da Manga mais 1cm. A - C e B - D - Comprimento da Manga Curta A - E e B - F = 1/3 da Altura da Cava E - G e F - H = 1/3 da Altura da Cava menos 1cm. I - J na metade de A - B Trace uma diagonal de E até I. I - N = Divida a diagonal I - E por 3 e marque o ponto N. Trace uma diagonal de J até F. Marque o ponto O na Metade de J - F D - R = 0,5cm Ligue H - R

97 Figura 7 L - M = 1cm O - P = 1cm P - Q = 0,5cm Frente da Manga Ligue A - N - M - P - H, conforme Figura 7. Costas da Manga Ligue A - N - M - Q - H, conforme Figura 7. Copie o molde das Costas com a carretilha e abra o molde, conforme Figura 8. Molde Básico - Saia Figura 1 Trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B e C - D = 1/4 do Quadril A - C e B - D = Comprimento desejado para a saia. A - E e C - F = 1/2 de A - B A - G e B - H -= Altura do Quadril Ligue G - H e marque o ponto I no encontro das linhas G - H com E - F

98 Figura 2 A - J = 1/4 da Cintura Ligue J - I com uma curva suave. B - K = 1/4 da Cintura mais 2cm para a pence. Ligue K - I com uma curva suave. Obs. Crianças até 6 anos geralmente tem a medida da cintura igual a medida do quadril, nesse caso não é necessário fazer a pence das costas. Coloque o ponto X na metade de E - B. Desça uma vertical de X até Y com 8cm. X - Z e X - Z' = 1cm. Ligue Z - Y - Z'. Ligue K - L com uma curva suave. Separe o molde da Frente e Costas.

99 Figura 3 Feche a pence das costas e refaça a linha da cintura. Figura 4 Frente

100 Figura 5 Costas Base da Saia Evasê com Pence Faça as seguintes alterações no Molde Básico da Saia:

101 Figura 6 Frente F - 1 = 5cm: Ligue J = 1cm Refaça a linha inferior da saia conforme ilustração. Figura 7 Costas F - 3 = 5cm: Ligue K = 1cm Refaça a linha inferior da saia conforme ilustração.

102 Figura 8 Recorte o Molde da Frente contornando os pontos: A - J C - A. Figura 9 Recorte o Molde das Costas contornando os pontos:

103 L - K D. Saia Evasê sem Pence Frente e Costas Atenção: Para esse tipo de Saia faremos as alterações apenas no molde das Costas pois usaremos o mesmo molde para a frente. Figura 10 Copie Molde da Saia Evasê com pence das Costas.

104 Figura 11 Prolongue a linha B - 1 até embaixo. 1-2 = 3cm;. Ligue X Y ; Recorte de D até 2.

105 Figura 12 Feche a pence X Y e cole com fita durex.

106 Figura 13 Coloque um pedaço de papel na abertura e cole com fita durex.

107 Figura 14 Refaça a linha inferior e retire o excesso de papel.

108 Molde Básico - Calça Infantil para Tecido Plano Figura 1 Trace o retângulo ABCD coma as seguintes dimensões: A - B = 1/4 do Quadril mais 0,5cm; A - C e B - D = Comprimento desejado para a calça. A - E e B - F = Altura do Quadril; A - G e B - H = Altura do Gancho A - I e B - J = Altura do Joelho. Ligue os pontos: E - F, G - H e I - J, conforme ilustração.

109 Figura 2 Frente G - K = 1/5 de A - B mais 0,5cm ; Ligue K - E com uma curva suave. Marque o ponto X na metade de K - H; A - Z e C - Y = G - X. Ligue Z - Y. Marque o ponto X' conforme ilustração. L - M = largura do Joelho mais 3cm dividido por 2, colocando metade para cada lado de X'.

110 Exemplo: Largura do Joelho = 29cm, mais 3cm = 32cm e dividido por 2 = 16cm Esse resultado de 16cm é a medida de L - M, nesse caso coloca-se 8cm de X' até L e 8cm de X' até M. N - O = a medida de I - M menos 2cm, colocando metade para cada lado do ponto Y. Ligue N - L - K conforme ilustração. Observe que L - K é uma curva suave. A - B' = 1/4 da Cintura mais 0,5cm. Ligue B' - F - M - O, conforme ilustração. A - P e E - Q = 2cm> Ligue A - P - Q - E.

111 Figura 3 Costas O - 1 e N - 2 = 1cm; M - 3 e L - 4 = 1cm. Ligue 1-3 e 2-4. A - 5 = a medida de G - K menos 1cm. Ligue 5 - E prolongando a linha para baixo até encontrar a linha G - K e marque o ponto 7. Prolongue a linha E para cima de forma que 5-6 seja igual a 2cm. 7-8 = 2 vezes G - K.

112 Ligue 4-8 com uma curva mais pronunciada do que a L - K da Frente. 4-9 = L - K. Ligue 9 - K - E, conforme ilustração = veja qual a medida de 1/4 da cintura mais 1,5cm e coloque da seguinte forma. Exemplo: - 1/4 da Cintura mais 1,5cm é igual a 16cm. Nesse caso coloque o zero da régua no ponto 6 e vá inclinando para baixo até encontrar a linha A - B no ponto 16 da régua. Veja a ilustração ao lado. Ligue Pence Marque o ponto 11 na metade de Desça uma linha de 8cm paralela a linha 6 - E e marque o ponto V = 1cm; 11 - V' = 1cm. Ligue V V' Copie, com a carretilha, sobre outra folha de papel o molde da Frente contornando os pontos: P - B' - F - M - O - N - L - K - E - Q - P. Obs. Copie também a linha Z - Y que é a linha de identificação do sentido do fio.

113 Figura 4 Molde da Frente P - B' - F - M - O - N - L - K - E - Q - P.

114 Figura 5 Molde das Costas Feche a pence e refaça a linha da cintura.

115 MODELO COLETE FRENTE Figura 1 Copie o molde básico da blusa na frente. Trace uma linha de R até N.

116 Figura 2 J - 1 = 3,5cm 1-2 = 4cm G - 3 = 15cm D - 4 = 3cm Ligue com linhas curvas 1-4 e 2-3. Marque o ponto N, conforme figura 2 A - 5 = 5cm 5-6 = 1/4 do Quadril Ligue O = 3cm 7-8 = 3cm Ligue 5-8 Ligue 8-6 Prolongue a linha R - P até x e 9 - y = 0,5cm Ligue x - X e y - Y 5-10 e 3-11 = 1,5cm Ligue Prolongue a linha 8-5 até encontrar a linha e marque o ponto 5'.

117 Trace duas linhas paralelas a 3-5, para determinar o fio. Figura 3 e Figura 4 Separe o molde, Frente Central e Frente Lateral, recortando nos pontos indicados abaixo: Frente Central N - R - X - x ' Frente Lateral N O y - Y - R - N

118 Figura 5 e Figura 6 Feche a pence da frente lateral. (Figura 6) O - 12 = 1cm Ligue N - z = 1cm Ligue z - R Elimine os ângulos formados, conforme indicados nas figuras 5 e 6

119 Acabamento da Frente Junte o molde conforme figura 7 e copie o acabamento. Recorte o acabamento conforme figura 8.

120 COSTAS Figura 9 Copie o molde básico das Costas com as marcações indicadas na figura 9.

121 Figura = 3,5cm = 4cm 3-23 = 3cm 5-23 = 3cm = 1cm Ligue e 20-24, passando pelo ponto 23. A - 18 = 6cm Trace = 1/4 do quadril O - 25 = 1cm Ligue ' = 1cm - refaça a linha Prolongue a linha R - P até 26 Marque y e z com 0,5cm de distância de 26. Ligue z - Y e y _ X Marque o ponto R, conforme figura 10. (Divida a linha por três e coloque esse ponto no primeiro terço de baixo para cima.) Ligue R - R Trace duas linhas paralelas a 22-18, uma partindo do decote e uma partindo da cava para determinar o fio.

122 Figura 11 Recorte o molde, Costa Central e Costa Lateral, nos pontos indicados abaixo: Costa Central R - R - X - y Costa Lateral R ' - z - Y - R Acabamento das costas Junto as peças, Costa Central e Costa Lateral, conforme figura 12 e copie o acabamento.

123 JAQUETA Sugestão de Tecido : Brim

124 Figura 1 Copie o Molde Básico da Blusa com as marcações indicadas na figura 1. Figura 2 J - 1 = 0,5cm 1-2 = 1cm D' - 3 = 2cm Ligue I I - 4 = 1cm G- 5 = 1cm 5-9 = 2cm Ligue A' - 6 = 12cm 6-7 = 1/4 do Quadril mais 2cm Ligue 6-7 com ajuda do esquadro = 2cm

125 Ligue 10-9 O - 8 = 1cm 7-7' = 1cm. Ligue ' Prolongue T até R e P até p. p - x' = 0,5cm p - y' = 0,5cm Ligue x' - Y - R - X - y' Figura = 6,5cm Ligue 11 - R com uma curva suave

126 Figura = 2,5cm 9-13 = 20cm Ligue 12-13

127 Figura 5 Dobre o papel na linha Copie com a carretilha a curva 4-9

128 Figura 5. 1 Vire o papel e e marque com a carretilha de 9 a 13.

129 Figura 6 Abra o papel e cubra com lápis as marcações feitas com a carretilha. Marque os pontos 9', 4' e 12'. 4' - z = 0,5cm Coloque a régua apoiada na curva 9' - z. Trace uma reta conforme figura 6.

130 Figura 7 z - 14 = a medida do decote das costas = z Ligue com ajuda do esquadro. Ligue = 4cm Ligue ' conforme figura 7. Conforme a linha azul da figura 7 trace a ponta da gola de acordo com o seu gosto. Dobre o papel e copie com a carretilha.

131 Figura 8 Recorte a Gola pelos pontos: 12' - z ' Trace duas paralelas ao Meio das Costas distantes 3cm uma da outra. Marque os pontos 20, 21, 22 e 23. Figura 9 Recorte de 20 até 21 e de 21 até 23 sem separar os molde. Abra o papel nos pontos 20 e 21 com 0,5cm. Coloque outro papel por baixo e refaça as linhas da Gola. Figura 10 Gola recortada.

132 Figura 11 Recorte a lateral da Frente pelos pontos: 11 - R - Y - x' Feche a pence lateral. Figura 11.1 Separe o molde pela linha da cintura: y - 8.

133 Figura 12 Frente central

134 Figura 13 Copie o Molde Básico das Costas com as marcações indicadas na figura 13.

135 Figura a = 0,5cm a - b = 1cm 5 - c = 2cm c - d = 1cm Ligue 2 - b - d conforme figura v = 1cm - Refaça a curva do decote. O - e = 1cm Ligue d - e A' - f = 12cm f - g = 1/4 do Quadril mais 2cm. Ligue f - g com ajuda do esquadro. g - h = 1cm Ligue h - e Marque o ponto i na metade de A' - e. Suba uma vertical partindo do ponto i com 17cm e marque o ponto j. i - m = 1,5cm i - l = 1,5cm Prolongue a vertical i - j para baixo até encontrar a linha f - g. Marque o ponto n. n - o = 0,5cm

136 n - p = 0,5cm Ligue o - m - j - l - p. Marque o ponto q na metade da Cava. Ligue q - j com uma curva suave. Figura 15 e Figura 16 Separe o molde Costa Central: 3 - v - b - q - j - m - o - f - 3. Costa Lateral: q - d - e - h - p - l - j - q.

137 Figura 17 Manga Alfaiate Copie o Molde Básico da Manga com as marcações indicadas. Figura 17.1 Trace duas linhas de H' até A e de A até H. Marque os pontos x e y.

138 Figura 18 A - A' = 1,5cm H - 1 = 1cm x - 2 = 1cm H' - 3 = 1cm y - 4 = 1cm Ligue A' - 4-3, conforme figura 18. A' - 5 = Medida da ponta do ombro até o punho. 5-6 = Medida do punho mais 10cm dividido por dois. 5-7 = Medida 5-6. Ligue 6-3 e 7-1 A' - 8 = Altura do cotovelo. Trace essa linha com ajuda do esquadro.

139 Figura 19 Marque o ponto 9 na metade de 6-5. Suba uma linha até x' paralela a linha = 3,5cm. suba uma linha até y' paralela a linha 7-1. Recorte 9 - x' e 10 - y'.

140 Figura 20 Coloque as letras A - B - C para identificar as partes da manga.

141 Figura 21 Junte as partes C e A pelas linhas 1-7 e 6-3. Faça uma correção nas linhas do punho e do cotovelo.

142 Figura 22 Recorte conforme indicação da figura 22 e faça uma abertura de 2cm. Cole outro papel por baixo e refaça a linha.

143 Figura 23 Anote na altura do cotovelo o espaço do embebimento.

144 Figura 24 Recorte na indicação da figura 24 e abra o papel 1cm. Coloque outro papel por baixo e refaça a linha, conforme figura 25.

145 Figura 26 Bolso Corte um quadrado com 11 cm de largura por 10 de altura. Aba do Bolso Corte conforme figura 27, com 11cm de largura por 6cm de altura.

146 Corte no Tecido Material Necessário Tecido - 1,40m com 1,40m de largura. 4 botões Entretela Plano de Corte Frente Central - Corte duas vezes no tecido dobrado. Frente Lateral Superior - Corte uma vez no tecido dobrado. Frente Lateral Inferior - Corte uma vez no tecido dobrado. Gola - Corte aberta uma vez no tecido dobrado. Manga Superior - Corte uma vez no tecido dobrado. Manga Inferior - Corte uma vez no tecido dobrado. Bolso - Corte duas vezes no tecido dobrado. Aba do Bolso - Corte duas vezes no tecido dobrado. Entretela - Corte duas vezes a Frente Central e uma vez a Gola.

147 Entretela Camisa Feminina Sugestão de Tecido - Tricoline. Material: -1,60m de Tecido Obs. Essa metragem é para blusa com comprimento 20 cm abaixo da cintura Botões - Entretela Modelagem

148 Figura 1 Copiar o Molde Básico da Frente da Blusa com as marcações indicadas na Figura 1. Figura 2 Frente Direita Observação: Para essa Blusa, a Frente (direita) que recebe os botões será modelada com uma pequena diferença da Frente (Esquerda) que recebe as casas. Essa diferença será explicada nas orientações da Costura. G - 1 = 1,5cm A' - 2 = 1,5cm A' - 3 = 20cm Ligue A' - 3. Observação: Essa medida poderá ser modificada para mais ou para menos, dependendo

149 se quer mais comprido ou mais curto. 3-4 = 1,5cm Ligue: G - 6 = 1,5cm 3-5 = 1,5cm Ligue = 3cm 5-8 = 3cm Ligue 7-8 J - 9 = 1cm D' - 10 = 2cm = 1cm Ligue 9-11 conforme Figura 2. O - 12 = 1,5cm Ligue X - 13 = Medida de 2 até 4. Ligue X - 13 de forma que essa linha seja paralela a 2-4. Y - 14 = Mesmo procedimento feito em X Calcule 1/4 do Quadril mais 2cm, diminua a medida de 3 até 13 e coloque a diferença de 14 até 15. Exemplo: O Quadril mede 100cm e 1/4 de 100 é igual a 25cm. De 3 até 13 mede 8,5cm. 25 menos 8,5 = 16,5. Então a medida de 14 até 15 é igual a 16,5. Ligue = 1,5cm. Refaça a linha com uma curva suave.

150 Figura 3 Recortar contornando as linhas da pence conforme Figura 3

151 Figura 4 Feche a pence Lateral e cole com fita durex.

152 Figura 5 Frente Esquerda Terminada.

153 Figura 6 Copie o Molde da Figura 5 (Frente Esquerda) e recorte no lugar indicado na Figura 6.

154 Figura 7 Separe o molde e cole as duas partes em outro papel a uma distância de 1,3cm uma da outra. Alinhe o molde pela linha inferior.

155 Figura 8 Feche essa prega e refaça a linha do decote. Abra novamente o papel.

156 Figura 9 Copie o Molde Básico das Costas da Blusa com as marcações indicadas na figura 9.

157 Figura = 1cm 5-21 = 2cm 5-22 = 1cm Ligue conforme Figura 10. O - 23 = 1,5cm Ligue A' - 24 = 20cm = 1/4 do Quadril mais 3cm. Ligue Prolongue a linha P até encontrar a linha e marque P'. P' - 26 e P' - 27 = 0,5cm. Ligue X - 26 e Y = 1,5cm Refaça a linha com uma curva suave. Pala das Costas 3-29 = 9,5cm. Com o esquadro trace uma reta perpendicular a linha 3 - A', até encontrar a linha da Cava.

158 Figura 11 e Figura 12 Recortar o molde separando a Pala na linha marcada.

159 Figura 13 Manga Copie o Molde Básico da Manga Curta com as marcações indicadas na figura 13.

160 Figura 14 Prolongue a linha A - C até D, de forma que A - D tenha a altura da Manga comprida menos 10cm que serão destinados a largura do Punho. Meça o contorno do Braço 10cm acima do punho e acrescente 4cm a essa medida. Coloque esse resultado de E até F dividindo igualmente pelo ponto D. Marque o meio de D - F e coloque o ponto J. Marque o meio de D - E e coloque o ponto G. J - J' = 0,5cm. G - G' = 0,5cm. Ligar F - J' - D - G' - E com uma curva suave, conforme Figura 14. Do ponto J' suba uma vertical de 9cm. H' - L = 2cm L - M = 1cm Refaça a Cava das Costas da Manga. H - N = 2cm N - O = 1cm Refaça a Cava da Frente da Manga.

161 Figura 15 Recortar o Molde da Manga.

162 Figura 16 Gola e Colarinho Trace o retângulo A - B - C - D com as seguintes dimensões: A - B = medida do Decote da Frente mais o Decote das Costas. Observação: Para medir linhas curvas, que é o caso do Decote, use a fita métrica em pé. A - C e B - D = 8,5cm. C - E e D - F = 3,5cm Divida esse retângulo em 3 partes iguais e marque os pontos: G - H - I - J - L - M, conforme Figura 16.

163 Figura 17 Colarinho D - N = 1cm Ligue J - N com uma curva suave e prolongue até O com 1,5cm. Ligar O - M com uma linha curva, conforme Figura 17. Figura 18 Copiar em outro papel contornando os pontos: E - L - M - O - J - H - C - E. Figura 19

164 Gola Traçar o molde da Gola no mesmo retângulo que foi feito o colarinho. B - Q = 1,5cm Ligue F - Q, prolongando até R com 2cm. F - P = 1cm Ligar P - M e R - G, conforme Figura 19. Figura 20 Recortar a Gola. Figura 21 Punho Trace um retângulo com 10cm de altura e com a largura da Boca da Manga. Verifique essa medida no molde da Manga. Figura 22 Carcela Trace um retângulo com 14cm de comprimento por 6cm de largura.

165 Como Costurar a Carcela Antes de fazer a costura definitiva na Manga faça um teste em um tecido qualquer. Alinhave sempre antes da costura definitiva. 1. Prepare a Carcela da seguinte forma: Parte de cima da Carcela Dobre, no sentido do comprimento, uma tira de tecido de 6cm de largura por 14cm de comprimento. Marque com a carretilha no avesso do tecido, as linhas de costura da Carcela (pontilhado em branco) conforme Figura 1. Costure a parte superior da Carcela de 1 até 4 conforme Figura 2. Arremate as extremidades da costura. Figura 1 Figura 2

166 2. Corte os cantos nos pontos 2, 3 e 4, conforme Figura 3. Vire a Carcela para o direito conforme Figura 4. Figura 3 Figura 4 3. Parte de baixo da Carcela. Corte uma tira de 6cm de largura por 12 de comprimento e marque com a carretilha as linhas

167 de costura (pontilhado branco) conforme Figura 5. Vire uma das beiradas da carcela na linha marcada para a costura. Figura 5 Figura 6 4. Na manga marque as linhas de costura conforme Figura 7. Faça uma costura de reforço bem próximo ao pontilhado de marcação pelo lado de dentro. Faça piques nos cantos conforme figura 7. Figura 7 5. Coloque a parte de baixo da Carcela na linha de costura do lado esquerdo da Manga. Costure. Figura 8

168 6. Vire a Carcela para o direito e pesponte conforme Figura 9. Figura 9 7. Vire o pequeno triângulo da parte da manga para cima. Junte ao tecido da parte de baixo que foi costurada e costure conforme figura 10. Figura 10

169 8. Costure a parte de cima da Carcela colocando o direito da parte desdobrada sobre o avesso da abertura da manga e costure. Figura Vire a parte dobrada prenda com alfinetes ajustando bem a parte de cima da carcela com a parte de baixo. Figura 12

170 10. Pesponte pelo comprimento sem deixar a costura prender a parte debaixo. Pesponte o topo da Carcela agora prendendo também a parte de baixo. Figura 13 Manga Raglan Este é um Molde Básico da Manga Raglan com costura no ombro. Posteriormente veremos as possíveis variações.

171 Figura 1 Copiar o Molde Básico da Blusa - Frente - com as marcações indicadas na Figura 1. Figura 2 J - 1 = 1cm 1-2 = 1cm D' - X = 1cm Ligar I X conforme Figura 2.

172 Figura 3 I - 3 = 1/3 de I - G Trace uma reta de 3 até 6. Observe que essa reta parte de 3 e passa junto a curva da cava, onde será marcado o ponto 6. Marque o ponto 4 no meio de 3-6.

173 Figura = 0,5cm Ligue com uma curva suave. Faça as marcações do Decote, Ombro e Cava.

174 Figura 4.1 Recortar contornando os pontos Figura 5 Copiar o molde Básico da Frente da Manga com as marcações indicadas na Figura 5.

175 Figura 6 A - 7 = 1,5cm 7-8 = 0,5cm Figura 7 Coloque o molde da Figura 4.1 unindo os pontos 2 e 8. Gire o molde até que o ponto 6 encoste na curva da Cava da Manga, conforme Figura 7.

176 Figura 8 C - 9 = 1cm Ligue C Figura 9 Trace uma linha curva no ponto 8 para eliminar o ângulo formado.

177 Figura 10 Trace uma linha curva suave para eliminar o ângulo formado no ponto 6. Figura 11 Recortar o molde da Frente da Manga Raglan.

178 Figura 12 Copiar o Molde Básico da Blusa - Costas - Com as marcações indicadas na Figura 12.

COMO TIRAR MEDIDAS. Na modelagem industrial, as medidas são padronizadas, mas é sempre bom saber como elas são tiradas.

COMO TIRAR MEDIDAS. Na modelagem industrial, as medidas são padronizadas, mas é sempre bom saber como elas são tiradas. COMO TIRAR MEDIDAS Na modelagem industrial, as medidas são padronizadas, mas é sempre bom saber como elas são tiradas. MEDIDAS HORIZONTAIS OU DE CIRCUNFERÊNCIA. 1. PESCOÇO OU DEGOLO: passe a fita métrica

Leia mais

APOSTILA. modelagem industrial & SOB medida

APOSTILA. modelagem industrial & SOB medida APOSTILA modelagem industrial & SOB medida PROFESSOR ROBERTO FERREIRA Página 1 SUMÁRIO TABELA DE MEDIDAS 04 SAIA BÁSICA 07 MOLDE BÁSICO BLUSA FEMININA 09 MANGA BÁSICA CURTA 11 VESTIDO BÁSICO 12 CALÇA JUSTA

Leia mais

FICHAS REFERENCIAIS UNIFORMES SENAC

FICHAS REFERENCIAIS UNIFORMES SENAC FICHAS REFERENCIAIS UNIFORMES SENAC RECEPÇÃO - SECRETARIA ESCOLAR - CENTRAL DE MATRÍCULA CAIXAS - CONTACT CENTER - BIBLIOTECA FEMININO - INVERNO 01 RECEPÇÃO - SECRETARIA ESCOLAR - CENTRAL DE MATRÍCULA

Leia mais

Feminino. Tipos de corpo. Ampulheta

Feminino. Tipos de corpo. Ampulheta O guia de tamanho será desenvolvido para auxiliar os e-consumidores, no momento da compra. O e-consumidor terá disponível um guia de auxilio a medidas, de forma que permitirá que o mesmo obtenha informações

Leia mais

DESCRIÇÃO UNIFORMES BLAZER FEMININO

DESCRIÇÃO UNIFORMES BLAZER FEMININO DESCRIÇÃO UNIFORMES BLAZER FEMININO Blazer padrão alfaiataria, acinturado, modelo tradicional com três botões bolsos com lapelas. Tecido composto c/ 100% poliéster, (padrão Sanyotex ou Superior); Sanyotex:

Leia mais

UNIFORME SESI. Especificação Técnica

UNIFORME SESI. Especificação Técnica UNIFORME SESI Especificação Técnica 2015 SUMÁRIO 1. CAMISETA MANGA CURTA 3 2. CAMISETA MANGA LONGA 10 3. REGATA 17 4. POLO MASCULINA 24 5. POLO FEMININA 32 6. JAQUETA MASCULINA - TACTEL 40 7. JAQUETA MASCULINA

Leia mais

cortandoecosturando.com

cortandoecosturando.com ATENÇÃO Configure sua impressora ANTES DE IMPRIMIR!!!!!! 1 Passo - Clique em ARQUIVO/IMPRIMIR e observe que o programa da impressora - AUTOMATICAMENTE - ajusta a área a ser impressa. (Figura 1) 2 Passo

Leia mais

Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem:

Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem: Paleta de moldes Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem: A seguir, apresentam-se os comandos mais usados, indicando seu ícone correspondente, informação

Leia mais

Escolha um local ao ar livre e pense qual estilo combina mais com a sua festa.

Escolha um local ao ar livre e pense qual estilo combina mais com a sua festa. Se você procura uma festa linda com tema delicado e ao mesmo tempo divertido, com certeza o Jardim Encantado é a escolha certa. Festas de Jardim tem um ar nostálgico, trazem aquela sensação gostosa das

Leia mais

www.coatscrafts.com.pt 01

www.coatscrafts.com.pt 01 www.coatscrafts.com.pt 01 Material Anchor Mouliné nas cores referenciadas nos esquemas. 1 Novelo branco de Anchor Perle nº 8. 1 Carrinho de Linha Corrente nº 50 em branco. 1 Carrinho de Coats Basting (alinhavar).

Leia mais

Passa-Roupas a Vapor Compacta Modelo CSP- 1

Passa-Roupas a Vapor Compacta Modelo CSP- 1 Passa-Roupas a Vapor Compacta Modelo CSP- 1 Manual de Instruções Singer Passa-Roupas a Vapor Compacta Modelo CSP-1 Como proprietária da nova Passa-Roupas SINGER, você está começando a aprender um sistema

Leia mais

DOCUMENTO Nº 31 - SETEMBRO/08. Manual de Uniformes

DOCUMENTO Nº 31 - SETEMBRO/08. Manual de Uniformes DOCUMENTO Nº 31 - SETEMBRO/08 Manual de Uniformes ROBERTO REQUIÃO Governador do Estado do Paraná VALTER BIANCHINI Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ -

Leia mais

VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE?

VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE? VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE? Dicas Gerais para uma Boa Postura 1) Manter o topo da tela ao nível dos olhos e distante cerca de um comprimento de braço (45cm ~ 70cm); 2) Manter a cabeça e pescoço

Leia mais

C. Guia de Treino ------------------------------------------------

C. Guia de Treino ------------------------------------------------ C. Guia de Treino ------------------------------------------------ A FORÇA / RESISTÊNCIA ( FUNÇÃO MOVIMENTO OSCILAÇÃO ) A01 Joelhos inclinados Com os pés afastados na plataforma, segure a barra de apoio

Leia mais

Dicas para orientar a cliente na escolha de biquínis e da roupa mais adequada para cada tipo de corpo.

Dicas para orientar a cliente na escolha de biquínis e da roupa mais adequada para cada tipo de corpo. Dicas para orientar a cliente na escolha de biquínis e da roupa mais adequada para cada tipo de corpo. Biquíni Ideal Aquelas que têm seios grandes precisam antes de tudo de sustentação. Tops com alças

Leia mais

Boneca Alice Lista de Materiais:

Boneca Alice Lista de Materiais: Lista de Materiais: Feltro nas cores: Azul turquesa, preto, amarelo, branco, pele, vermelho e rosa Linha pesponto nas cores: Azul turquesa, preto, branco, pele e amarela Fibra siliconada para enchimento

Leia mais

ATO Nº 173/2004. I - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Especialidade Transporte; (Redação dada pelo Ato nº 121/2009)

ATO Nº 173/2004. I - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Especialidade Transporte; (Redação dada pelo Ato nº 121/2009) ATO Nº 173/2004 Dispõe sobre o uso de uniforme de serviço por servidores ocupantes dos cargos que especifica ou requisitados, dentre outras providências. A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA

Leia mais

DESCRIÇÃO UNIFORMES DA DEFESA CIVIL PARA AS COORDENADORIAS DISTRITAIS DE DEFESA CIVIL DAS SUBPREFEITURAS

DESCRIÇÃO UNIFORMES DA DEFESA CIVIL PARA AS COORDENADORIAS DISTRITAIS DE DEFESA CIVIL DAS SUBPREFEITURAS DESCRIÇÃO UNIFORMES DA DEFESA CIVIL PARA AS COORDENADORIAS DISTRITAIS DE DEFESA CIVIL DAS SUBPREFEITURAS 1- COLETE : - Azul marinho; - 02 (duas) faixas refletivas, na direção horizontal, na cor laranja;

Leia mais

Técnica: Boneca de tecido ( Cisne Shok/ Cisne Super Bebê)

Técnica: Boneca de tecido ( Cisne Shok/ Cisne Super Bebê) 1 Criação e execução: Vilma Maurer Material 1 nov. de Cisne Shok (nov. de 100g) na cor 24 (lilás) e 1117 (marrom mescla). 1 nov. de Cisne Super Bebê (nov. de 100g) na cor 5030 (lilás). Tecido de algodão

Leia mais

Camiseta Gola Redonda para os alunos da Rede Pública Estadual

Camiseta Gola Redonda para os alunos da Rede Pública Estadual Camiseta Gola Redonda para os alunos da Rede Pública Estadual Especificação Técnica SEEDUC01E/2013 1 OBJETIVO Esta norma fixa as condições exigíveis para a confecção e recebimento da camiseta escolar que

Leia mais

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos.

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos. por Christian Haensell A flexibilidade do corpo e das juntas é controlada por vários fatores: estrutura óssea, massa muscular, tendões, ligamentos, e patologias (deformações, artroses, artrites, acidentes,

Leia mais

MODELAGEM DO VESTUÁRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A SATISFAÇÃO DO USUÁRIO E SUA UTILIZAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO DA MARCA

MODELAGEM DO VESTUÁRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A SATISFAÇÃO DO USUÁRIO E SUA UTILIZAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO DA MARCA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO CAMILA DAL PONT MANDELLI MODELAGEM DO VESTUÁRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A SATISFAÇÃO DO USUÁRIO

Leia mais

CUIDADOS COM A COLUNA

CUIDADOS COM A COLUNA SENADO FEDERAL CUIDADOS COM A COLUNA SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Cuidados com a coluna 3 apresentação As dores na coluna vertebral são um grande transtorno na vida de muita gente, prejudicando os movimentos

Leia mais

Mesa de centro com tabuleiro integrado

Mesa de centro com tabuleiro integrado Mesa de centro com tabuleiro integrado Vamos para a mesa Mesa de centro com tabuleiro integrado Esta mesa de centro é genial: ela dispõe de um tabuleiro para que possa mimar as suas vistas com todo o tipo

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação. I. Instrução Normativa da Presidência... 05 II. Despacho da Corregedoria... 16

SUMÁRIO. Apresentação. I. Instrução Normativa da Presidência... 05 II. Despacho da Corregedoria... 16 SUMÁRIO Apresentação I. Instrução Normativa da Presidência... 05 II. Despacho da Corregedoria... 16 SEPARATA DO BOLETIM DE SERVIÇO Nº 20 ANO XXV Outubro - 2012 APRESENTAÇÃO Esta Separata do Boletim de

Leia mais

MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI. MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI

MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI. MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI Chapéu de palha encapado com veludo preto, decorado com renda branca franzida na borda arabescos e acabamento feito com galão dourado,

Leia mais

Global Training. The finest automotive learning

Global Training. The finest automotive learning Global Training. The finest automotive learning Cuidar da saúde com PREFÁCIO O Manual de Ergonomia para o Motorista que você tem em agora em mãos, é parte de um programa da Mercedes-Benz do Brasil para

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE COSTURA DOMÉSTICA QUANTUM STYLIST 9960

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE COSTURA DOMÉSTICA QUANTUM STYLIST 9960 MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE COSTURA DOMÉSTICA QUANTUM STYLIST 9960 1 Índice 1. Instruções de Segurança... 4 2. Conheça sua Máquina de Costura Singer... 6 2.1. Acessórios... 7 2.2. Componentes Elétricos

Leia mais

Intro. O Banco BiG decidiu proteger cada um dos 95 bombeiros voluntários de Carregal do Sal, adquirindo equipamentos de combate a fogos que incluem:

Intro. O Banco BiG decidiu proteger cada um dos 95 bombeiros voluntários de Carregal do Sal, adquirindo equipamentos de combate a fogos que incluem: Intro. O Banco BiG decidiu proteger cada um dos 95 bombeiros voluntários de Carregal do Sal, adquirindo equipamentos de combate a fogos que incluem: _Casaco _Calças _Botas _Luvas _Cógula Estes equipamentos

Leia mais

Pilates Power Gym. Manual de Instruções. Pilates Power Gym. Modelo AB - 7620

Pilates Power Gym. Manual de Instruções. Pilates Power Gym. Modelo AB - 7620 Pilates Power Gym Modelo AB - 7620 Pilates Power Gym LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR E GUARDE ESTE MANUAL PARA CONSULTAS FUTURAS. Manual de Instruções Manual Pilates Power Gym-2010.indd Spread 1

Leia mais

AULA 02 Normatização, Formatação, Caligrafia e Introdução ao Desenho técnico instrumentado. 2013/01. Prof. Esp. Arq. José Maria

AULA 02 Normatização, Formatação, Caligrafia e Introdução ao Desenho técnico instrumentado. 2013/01. Prof. Esp. Arq. José Maria AULA 02 Normatização, Formatação, Caligrafia e Introdução ao Desenho técnico instrumentado. 2013/01 Prof. Esp. Arq. José Maria Norma: Trata-se de um princípio, previamente acordado, que deve ser tomado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CONSELHO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CONSELHO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 032/2009, de 03 de setembro de 2009. Aprova, ad referendum do Conselho Superior, as

Leia mais

Lilian Daros Pescador

Lilian Daros Pescador Lilian Daros Pescador MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA UNIDADE DE ENSINO DE ARARANGUÁ Apostila de Modelagem

Leia mais

Boneca de Papel Elsa. Braço direito. Braço esquerdo. Peito. Tronco. Costas. Saia. Flocos de neve. Cortar Cortar. Cortar. Cortar.

Boneca de Papel Elsa. Braço direito. Braço esquerdo. Peito. Tronco. Costas. Saia. Flocos de neve. Cortar Cortar. Cortar. Cortar. Boneca de Papel lsa Braço direito F G Braço esquerdo Tronco Costas Peito M N B C Flocos de neve Saia disneybabble.com.br 1/5 Boneca de Papel lsa 1 mprima o modelo em papel sulfite e cole-o em cartolina,

Leia mais

STOL CH 701. 7R3-1 Rear Skin. Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal.

STOL CH 701. 7R3-1 Rear Skin. Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal. 7R3-1 Rear Skin Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal. Manuseia o revestimento Com muita atenção e delicadeza. desta forma você evitará

Leia mais

KIT JOANINHA VOLTA ÀS AULAS BOLSA JOANA BOLSA JOANA CLUTH COM BABADOS ESTOJO ESCOLAR ARCO DE CABELO

KIT JOANINHA VOLTA ÀS AULAS BOLSA JOANA BOLSA JOANA CLUTH COM BABADOS ESTOJO ESCOLAR ARCO DE CABELO KIT JOANINHA VOLTA ÀS AULAS BOLSA JOANA CLUTH COM BABADOS ESTOJO ESCOLAR ARCO DE CABELO BOLSA JOANA Projeto, composê e execução: Paula Piai atelier Juju Teteia www.atelierjujuteteia.com.br Material: 50

Leia mais

Confecção de jaleco de proteção para apicultura

Confecção de jaleco de proteção para apicultura Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Confecção de jaleco de proteção para apicultura Embrapa Informação Tecnológica Brasília,

Leia mais

EDITAL PREGÃO PRESENCIAL. Processo de Licitação N º 650/2013 Interressado: Departamento de Água e Esgoto e Coordenadoria Administrativa.

EDITAL PREGÃO PRESENCIAL. Processo de Licitação N º 650/2013 Interressado: Departamento de Água e Esgoto e Coordenadoria Administrativa. EDITAL PREGÃO PRESENCIAL PREÂMBULO Processo de Licitação N º 650/2013 Interressado: Departamento de Água e Esgoto e Coordenadoria Administrativa. Recurso Orçamentário: 03.01.02.17.122.0087.2153.3390.3023-51

Leia mais

STAR. Modelo N106 Grupos I, II e III. SAC: (11) 4072 4000 www.infanti.com.br

STAR. Modelo N106 Grupos I, II e III. SAC: (11) 4072 4000 www.infanti.com.br STAR Modelo N106 Grupos I, II e III SAC: (11) 4072 4000 www.infanti.com.br Conheça seu Assento de Segurança Cuidados e Manutenção A B C Encosto Guia lateral do cinto de segurança Braçadeiras do cinto (pres.

Leia mais

PORQUÊ EU TENHO DORES NAS COSTAS?

PORQUÊ EU TENHO DORES NAS COSTAS? Dores nas Costas PORQUÊ EU TENHO DORES NAS COSTAS? O QUE CAUSA DORS NAS COSTAS? Várias podem ser as causas de suas dores nas costas: - Posturas inadequadas - Esforço exagerado - Permanecer por muito tempo

Leia mais

INSTALAÇÃO DO DRIVER DA PLOTTER DE RECORTE GCC LYNX / ULTRA / BOBCAT / SABLE / BENGAL NO WINDOWS XP

INSTALAÇÃO DO DRIVER DA PLOTTER DE RECORTE GCC LYNX / ULTRA / BOBCAT / SABLE / BENGAL NO WINDOWS XP INSTALAÇÃO DO DRIVER DA PLOTTER DE RECORTE GCC LYNX / ULTRA / BOBCAT / SABLE / BENGAL NO WINDOWS XP Insira o Cd de instalação GCC (CD Azul) e espere subir a tela da GCC Siga as os passos para a instalação:

Leia mais

Manual de Instrução. Máquina de Costura Doméstica Brilliance Modelos 6160 e 6180

Manual de Instrução. Máquina de Costura Doméstica Brilliance Modelos 6160 e 6180 Manual de Instrução Máquina de Costura Doméstica Brilliance Modelos 6160 e 6180 Índice 1. Instruções de Segurança...4 1.1. Cuidados Essenciais...5 2. Conheça sua Máquina de Costura Singer...6 2.1. Acessórios...7

Leia mais

Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf

Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf ELÁSTICO OU BORRACHA Sugestão: 1 kit com 3 elásticos ou borrachas (com tensões diferentes: intensidade fraca, média e forte) Preço: de

Leia mais

APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING. UNIDADE 01: Nomenclaturas de modelos e desenho técnico manual

APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING. UNIDADE 01: Nomenclaturas de modelos e desenho técnico manual APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING UNIDADE 01: Nomenclaturas de modelos e desenho técnico manual 1 - O Desenho Para definir desenho podemos dizer que são linhas e rabiscos

Leia mais

Manual de Instruções MáquInas de costura GenIus JX-4000

Manual de Instruções MáquInas de costura GenIus JX-4000 Manual de Instruções MáquInas de costura GenIus JX-4000-1- Caro usuário Parabéns pela sua escolha. Você adquiriu um produto com a qualidades e garantia Elgin. A partir de agora, você contará com todo respaldo,

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física 2003-3 a Fase. Prova Experimental para alunos de 1 o ano. Experimento Vetores

Olimpíada Brasileira de Física 2003-3 a Fase. Prova Experimental para alunos de 1 o ano. Experimento Vetores realização apoio Olimpíada Brasileira de Física 2003-3 a Fase Prova Experimental para alunos de 1 o ano Experimento Vetores Leia atentamente as instruções abaixo antes de iniciar a prova 1 Esta prova destina-se

Leia mais

DICAS E ORIENTAÇÕES PARA REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET

DICAS E ORIENTAÇÕES PARA REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET DICAS E ORIENTAÇÕES PARA REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET ORGANIZAÇÃO: Antes de começar a trabalhar é necessário um mínimo de organização. Pode-se nomear uma comissão para coordenar os trabalhos, distribuir

Leia mais

CARTA CONVITE 015/2015 MATÃO

CARTA CONVITE 015/2015 MATÃO CARTA CONVITE 015/2015 MATÃO A OSCIP INSTITUTO DE GESTÃO DE PROJETOS DA NOROESTE PAULISTA, organização da sociedade civil de interesse público, inscrita no CNPJ sob nº. 07.393.885/0001-85, estabelecida

Leia mais

INTENÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS Processos Administrativos Nº 2408/2013

INTENÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS Processos Administrativos Nº 2408/2013 INTENÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS Processos Administrativos Nº 2408/2013 O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação, em obediência ao disposto no art. 5º do Decreto Federal

Leia mais

Tarefas prescritas de levante, movimentação e transferência de doentes

Tarefas prescritas de levante, movimentação e transferência de doentes Tarefas prescritas de levante, movimentação e transferência de doentes Modo de proceder na preparação da tarefa com o doente (ACSS 2008; Alexandre & Rogante, 2000; Coelho, 2010; Elkin, Perry, & Potter,

Leia mais

Crescendo com Você. Montagem de Sistemas

Crescendo com Você. Montagem de Sistemas Crescendo com Você Montagem de Sistemas Estocagem Armazene as chapas em local seco e abrigado. Transporte as chapas de duas em duas. Transporte as chapas na posição vertical. Os calços devem ter 5 cm de

Leia mais

Problemas de volumes

Problemas de volumes Problemas de volumes A UUL AL A Nesta aula, vamos resolver problemas de volumes. Com isso, teremos oportunidade de recordar os principais sólidos: o prisma, o cilindro, a pirâmide, o cone e a esfera. Introdução

Leia mais

COLÉGIO MATER DEI MANUAL DE TESTES DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA

COLÉGIO MATER DEI MANUAL DE TESTES DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA CLÉG ATER DE AUAL DE TESTES DE AVALAÇÃ EDUCAÇÃ FÍSCA 2015 1 SUÁR 1-EDDAS DE CRESCET CRPRAL...03 assa corporal (Peso)...03 Estatura (Altura)...03 Índice de assa Corporal (C)...04 2-TESTES DE APTDÃ FÍSCA

Leia mais

7469 MANUAL DE INSTRUÇÕES

7469 MANUAL DE INSTRUÇÕES 7469 MANUAL DE INSTRUÇÕES P/N - 358609-001 Fev/10 IMPORTANTES INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Ao utilizar um aparelho elétrico, algumas precauções básicas devem ser seguidas, como as descritas a seguir. Leia as

Leia mais

Matemática e lógica CONGRUÈNCIA E SEMELHANÇA DE POLÍGoNOS

Matemática e lógica CONGRUÈNCIA E SEMELHANÇA DE POLÍGoNOS - - Matemática e lógica CONGRUÈNCIA E SEMELHANÇA DE POLÍGoNOS ABRINDO NOSSO DIÁLOGO Observando ao nosso redor, vemos inúmeras figuras que parecem iguais ou semelhantes. As simetrias, as ampliações e as

Leia mais

Manual de Operação IMPRESSORA USE-CB III

Manual de Operação IMPRESSORA USE-CB III Manual de Operação IMPRESSORA USE-CB III Índice INSTALAÇÃO... 3 Retirando da Embalagem... Conectando à rede elétrica... Botão avanço do papel... Tipos de etiquetas... Colocação do rolo de etiquetas...

Leia mais

ASSOCIAÇÃO AMAZONAS RORAIMA

ASSOCIAÇÃO AMAZONAS RORAIMA ASSOCIAÇÃO AMAZONAS RORAIMA SEÇÃO 3 UNIFORME DE AVENTUREIROS I. EMBLEMAS, INSÍGNIAS, TIRAS, DISTINTIVOS, DIVISAS E BANDEIRAS OBJETIVO DA INSTRUÇÃO O presente regulamento tem por objetivo prescrever os

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1-OBJETO: Registro de preço para eventual aquisição de uniformes, ternos e coturnos para a Justiça Federal de Primeiro Grau - Seção Judiciária do Espírito Santo, conforme especificações

Leia mais

CHICCO ZENITH. Grupo 0+ e I 0 a 18 kg

CHICCO ZENITH. Grupo 0+ e I 0 a 18 kg CHICCO ZENITH Grupo 0+ e I 0 a 18 kg NÃO NÃO NÃO NÃO INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO IMPORTANTE: ANTES DE UTILIZAR ESTA CADEIRA AUTO, LEIA COM ATENÇÃO E INTEGRALMENTE ESTE MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA EVITAR

Leia mais

A postura saudável para o digitador

A postura saudável para o digitador A postura saudável para o digitador A postura saudável para o digitador 2 Muitas vezes nos perguntamos: Qual é a postura mais adequada para se trabalhar durante horas em frente a um computador? Após anos

Leia mais

yper yper www.youngbr.com.br Manual de instruções cadeira de carro

yper yper www.youngbr.com.br Manual de instruções cadeira de carro yper para crianças de 9 a 36 kg grupos I, II, III Manual de instruções cadeira de carro yper Envelopar e enviar para: Young Comércio de Produtos Infantis Ltda-ME. Rua Doutor Antônio Bento, nº 560 cj 205,

Leia mais

LAUDO ERGONÔMICO DE TRABALHO ERGONOMIA NR-17

LAUDO ERGONÔMICO DE TRABALHO ERGONOMIA NR-17 LAUDO ERGONÔMICO DE TRABALHO ERGONOMIA NR-17 1. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Razão Social: Caixa Econômica Federal Endereço: Setor SBS Quadra 4 Bloco A Lote 3 e 4 Asa Sul Brasília/ DF CEP 70.092-900 CNPJ:

Leia mais

Limpeza e manutenção. Conheça a Minicadeira para Carro. Informações complementares

Limpeza e manutenção. Conheça a Minicadeira para Carro. Informações complementares Conheça a Minicadeira para Carro Tira de cinto de segurança para os ombros Tira de ajuste Guarde este manual de instruções para eventuais consultas. 2 Alça para carregar Botão de ajuste na alça Em todos

Leia mais

Como Efetuar o Corte de Contorno pelo Corel Draw Corte de Contorno de Imagens vetorizadas pelo Corel Draw

Como Efetuar o Corte de Contorno pelo Corel Draw Corte de Contorno de Imagens vetorizadas pelo Corel Draw Como Efetuar o Corte de Contorno pelo Corel Draw Corte de Contorno de Imagens vetorizadas pelo Corel Draw É necessario utilizar as versões 11, 12 ou 13 para efetuar o corte de contorno Para começar, instale

Leia mais

DOR NAS COSTAS EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS PARA O TRATAMENTO DA DOR NAS COSTAS. www.doresnascostas.com.br. Página 1 / 10

DOR NAS COSTAS EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS PARA O TRATAMENTO DA DOR NAS COSTAS. www.doresnascostas.com.br. Página 1 / 10 DOR NAS COSTAS EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS PARA O TRATAMENTO DA DOR NAS COSTAS www.doresnascostas.com.br Página 1 / 10 CONHEÇA OS PRINCÍPIOS DO COLETE MUSCULAR ABDOMINAL Nos últimos anos os especialistas

Leia mais

CONFECÇÃO DO VESTUÁRIO SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL

CONFECÇÃO DO VESTUÁRIO SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL CONFECÇÃO DO VESTUÁRIO SENAI, SUA CONQUISTA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS Catálogo de Cursos COSTUREIRO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL 1. TÍTULO 7632-15 Preparar profissionais para operar máquinas de costura

Leia mais

Postura. As posturas prolongadas podem prejudicar os músculos e as articulações.

Postura. As posturas prolongadas podem prejudicar os músculos e as articulações. Postura A postura é, freqüentemente, determinada pela natureza da tarefa ou do posto de trabalho. Um porteiro de hotel tem uma postura estática, enquanto um carteiro passa a maior parte do tempo andando.

Leia mais

Sua 1ª opção em redes esportivas

Sua 1ª opção em redes esportivas Sua 1ª opção em redes esportivas MASTERFEW Indústria e Comércio Ltda. Av. Prefeito Bernardino de Lucca, 1222 - Jd. Carambeí - São Roque - SP - CEP 18132-295 vendas@masterfew.com.br www.masterfew.com.br

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS

PADRONIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS LOMBAR EXTENSÃO DE TRONCO- Em decúbito ventral apoiado no banco romano ou no solo, pernas estendidas, mãos atrás da cabeça ou com os braços entrelaçados na frente do peito. Realizar uma flexão de tronco

Leia mais

NUPEV NÚCLEO DE PESQUISAS DO VESTUÁRIO MONITORAMENTO SÓCIOECONÔMICO DO SETOR DO VESTUÁRIO NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS N U P E V

NUPEV NÚCLEO DE PESQUISAS DO VESTUÁRIO MONITORAMENTO SÓCIOECONÔMICO DO SETOR DO VESTUÁRIO NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS N U P E V Divinópolis, 17 de fevereiro de 2012 MONITORAMENTO SÓCIOECONÔMICO DO SETOR DO VESTUÁRIO NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS N U P E V O monitoramento do desempenho do setor do vestuário da cidade de Divinópolis

Leia mais

Concept. Dispositivo de Retenção Infantil Grupos 1 2 3 (9kg 36kg) Manual de Instrução

Concept. Dispositivo de Retenção Infantil Grupos 1 2 3 (9kg 36kg) Manual de Instrução Dispositivo de Retenção Infantil Grupos 1 2 3 (9kg 36kg) 1031 Manual de Instrução Apresentação Esse é um dispositivo de retenção para crianças, utilizado em veículos rodoviários, de acordo com a norma

Leia mais

Carony TRANSFERÊNCIA DO BANCO DO SISTEMA CARONY. Carony 12" 214 426 919. www.automobilidade.pt. info@automobilidade.pt.

Carony TRANSFERÊNCIA DO BANCO DO SISTEMA CARONY. Carony 12 214 426 919. www.automobilidade.pt. info@automobilidade.pt. Carony é um sistema de cadeira de rodas simples e confortável tanto para o utilizador como para a pessoa que o auxilia. Nas operações de entrada e saída do veículo o sistema Carony elimina a necessidade

Leia mais

Plano de Exercícios Para Segunda-Feira

Plano de Exercícios Para Segunda-Feira Plano de Exercícios Para Segunda-Feira ALONGAMENTO DA MUSCULATURA LATERAL DO PESCOÇO - Inclinar a cabeça ao máximo para a esquerda, alongando a mão direita para o solo - Alongar 20 segundos, em seguida

Leia mais

Olá!!! É um prazer tê-lo como cliente. Sua presença em nosso dia a dia, nos deixa mais motivados a buscar sempre um ótimo atendimento, entrega rápida

Olá!!! É um prazer tê-lo como cliente. Sua presença em nosso dia a dia, nos deixa mais motivados a buscar sempre um ótimo atendimento, entrega rápida Olá!!! É um prazer tê-lo como cliente. Sua presença em nosso dia a dia, nos deixa mais motivados a buscar sempre um ótimo atendimento, entrega rápida e produtos com ótima qualidade. Nosso bom relacionamento

Leia mais

Bijuterias em papel. Etapas 1. Numa folha de revista ou papel de presente, desenhe com o lápis triângulos de 3 cm de base e pelo menos 6 cm de altura.

Bijuterias em papel. Etapas 1. Numa folha de revista ou papel de presente, desenhe com o lápis triângulos de 3 cm de base e pelo menos 6 cm de altura. Bijuterias em papel O que você precisa: papéis coloridos usados: revistas, papéis de presente, etc. régua lápis tesoura cola branca linha ou fio de nylon agulha grande Etapas 1. Numa folha de revista ou

Leia mais

Singer Precisa Singer ZigZag

Singer Precisa Singer ZigZag Precisa.qxd 2/11/99 12:53 PM Page 1 Singer Precisa Singer ZigZag Parabéns por escolher uma Singer! Como proprietária de uma nova de costura SINGER, você está habilitada a iniciar uma aventura em criatividade.

Leia mais

Introdução. O conforto e a Segurança abrangem aspectos físicos, psicossociais e espirituais e. humano.

Introdução. O conforto e a Segurança abrangem aspectos físicos, psicossociais e espirituais e. humano. Introdução O conforto e a Segurança abrangem aspectos físicos, psicossociais e espirituais e constituem necessidades básicas do ser humano. Movimentação do paciente Para que o paciente se sinta confortável

Leia mais

Simulado OBM Nível 2

Simulado OBM Nível 2 Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é

Leia mais

GUIA TÉCNICO DE MONTAGEM

GUIA TÉCNICO DE MONTAGEM TELHAS DE FIBROCIMENTO FIBROTEX - ONDINA - ONDINA PLUS - ONDULADA - COLONIAL ONDA 50 - MAXIPLAC - KALHETA - KALHETA 49 - KALHETÃO 90 GUIA TÉCNICO DE MONTAGEM Indispensável para a montagem correta do telhado.

Leia mais

DE VOLTA ÀS AULAS... CUIDADOS COM A POSTURA E O PESO DA MOCHILA!

DE VOLTA ÀS AULAS... CUIDADOS COM A POSTURA E O PESO DA MOCHILA! DE VOLTA ÀS AULAS... CUIDADOS COM A POSTURA E O PESO DA MOCHILA! SUA MOCHILA NÃO PODE PESAR MAIS QUE 10% DO SEU PESO CORPORAL. A influência de carregar a mochila com o material escolar nas costas, associado

Leia mais

Versão 1. Versão 2. Tipos de aplicação da marca

Versão 1. Versão 2. Tipos de aplicação da marca Aplicações Tipos de aplicação da marca 01 São aceitas duas aplicações, horizontal e vertical, com redução proporcional do letreiro em relação ao desenho no segundo caso. Versão 1 Versão 2 Versão para aplicação

Leia mais

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 Microsoft Word 1- Conhecendo o Word... 2 2- Configurar área de trabalho... 3 3- Abrir um arquivo já gravado:... 5 4- Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 5- Formatar a fonte:... 7 6- Desfazendo / repetindo

Leia mais

Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional Marie

Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional Marie Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional Marie Carrinho Marie as ilustrações são apenas representações. o design e o estilo podem variar. Manual Carrinho Marie - Dardara - 2 Antes de usar o carrinho,

Leia mais

Aprenda Como Importar Roupas

Aprenda Como Importar Roupas Aprenda Como Importar Roupas Introdução Este ebook é tipo um guia básio, as informações são legítimas e válidas, contudo, para quem quer ir mais longe, indico o seguinte: http://melhor.ws/go/importarchina

Leia mais

Estações do Ano. Procedimentos com ArteVerão

Estações do Ano. Procedimentos com ArteVerão Estações do Ano Procedimentos com ArteVerão Faixas de Verão (3º Dia) Leia o livro da turma No Verão. Discuta brevemente as coisas que acontecem no verão. Depois distribua folhas de papel branco para que

Leia mais

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO Madeiramento: Verifique se os ripões ou sarrafos foram bem fixados e distribuídos sobre os caibros com o espaçamento correto para o assentamento e fixação das telhas

Leia mais

Álbum Sanfonado. Técnica utilizada: cartonagem com utilização de papel reciclado com sisal

Álbum Sanfonado. Técnica utilizada: cartonagem com utilização de papel reciclado com sisal Álbum Sanfonado 1 Técnica utilizada: cartonagem com utilização de papel reciclado com sisal Materiais 2 Papel reciclado com sisal. Papelão Paraná. Papel color plus gramatura 180 g/m² ou cartolina. Lápis

Leia mais

Prof. Rubens. Desenho no Computador PRODUÇÃO GRÁFICA

Prof. Rubens. Desenho no Computador PRODUÇÃO GRÁFICA PRODUÇÃO GRÁFICA Desenho no Computador A tarefa de desenhar, requer treino e estudo de técnicas específicas. Muitas vezes, as técnicas, dentro dos métodos tradicionais, é uma tarefa árdua. Após utilizarmos

Leia mais

Atividade prática - Estudando a água Parte 15

Atividade prática - Estudando a água Parte 15 Atividade prática - Estudando a água Parte 15 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Objetivo Diversos experimentos, usando principalmente água e materiais de fácil obtenção, são possíveis

Leia mais

ETERMAX. www.eternit.com.br. Eternit S.A. - R. Dr. Fernandes Coelho, 85-8º and. - São Paulo - SP - CEP 05423-040 - Tel.

ETERMAX. www.eternit.com.br. Eternit S.A. - R. Dr. Fernandes Coelho, 85-8º and. - São Paulo - SP - CEP 05423-040 - Tel. ETERMAX www.eternit.com.br Eternit S.A. - R. Dr. Fernandes Coelho, 85-8º and. - São Paulo - SP - CEP 05423-040 - Tel.: (11) 3038-3838 Qualidade aliada à versatilidade Atende às mais variadas soluções arquitetônicas,

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL AABB COMUNIDADE 2013

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL AABB COMUNIDADE 2013 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2013 INTRODUÇÃO Olá! Você tem em mãos o novo Manual de Identidade Visual do Programa AABB Comunidade. Ele nasceu junto com a reformulação do Programa, do desejo dos instituidores

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

CHECK-LIST PARA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS EM POSTOS DE TRABALHO INFORMATIZADOS

CHECK-LIST PARA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS EM POSTOS DE TRABALHO INFORMATIZADOS 1 CHECK-LIST PARA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS EM POSTOS DE TRABALHO INFORMATIZADOS Versão fevereiro 2007 (UA: 30/06/10) Autor: Hudson Couto Colaborador: Dr. Edivaldo Sanábio e Remi Lópes Antonio

Leia mais

EXÉRCITO BRASILEIRO www.exercito.gov.br

EXÉRCITO BRASILEIRO www.exercito.gov.br EXÉRCITO BRASILEIRO www.exercito.gov.br CARTILHA DE TREINAMENTO NEUROMUSCULAR COM ELÁSTICOS INSTITUTO DE PESQUISA DA CAPACITAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO www.ipcfex.com.br Realização www.exercito.gov.br www.decex.ensino.eb.br

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Quebra cabeça com Recorte Para a produção deste

Leia mais

FICHAS DE INSTALAÇÃO - CPC COMO INSTALAR UMA FECHADURA

FICHAS DE INSTALAÇÃO - CPC COMO INSTALAR UMA FECHADURA 1. Constituintes de uma fechadura 2. Modelos de Fechadura Fechadura de embutir: Também designada por fechadura de encastrar, este tipo de fechadura é montada encastrada na espessura da porta. É sobretudo

Leia mais

Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB

Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB Índice Capítulo Título Página 1 Informações Gerais 3 2 Segurança 4 3 Especificações Técnicas 5 4 Ferramentas, Instrumentos e Materiais 6

Leia mais

Caderno de Postura. Prof. Luiz Mello

Caderno de Postura. Prof. Luiz Mello Caderno de Postura Prof. Luiz Mello CADERNO DE POSTURA Este caderno de postura tem como objetivo demonstrar os principais pontos relacionados a maneira de como tocar violão e guitarra de uma maneira saudável,

Leia mais

Caderno de Respostas

Caderno de Respostas Caderno de Respostas DESENHO TÉCNICO BÁSICO Prof. Dr.Roberto Alcarria do Nascimento Ms. Luís Renato do Nascimento CAPÍTULO 1: ELEMENTOS BÁSICOS DO DESENHO TÉCNICO 1. A figura ilustra um cubo ao lado de

Leia mais

Utilizadores de Computadores Conselhos ergonómicos

Utilizadores de Computadores Conselhos ergonómicos Utilizadores de Computadores Conselhos ergonómicos Ergonomia: Estuda a interacção física entre as pessoas e o seu trabalho adaptando este último, o equipamento e o ambiente de trabalho ao trabalhador.

Leia mais