Islamismo: Origem e Desenvolvimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Islamismo: Origem e Desenvolvimento"

Transcrição

1

2 Islamismo: Origem e Desenvolvimento

3 Islamismo Acredita-se que o islamismo já tenha ultrapassado milhões de seguidores, ou seja, mantendo-se o crescimento atual, de cada quatro pessoas na terra uma será muçulmana. Estão divididos em mais de setenta grupos que se fracionaram a partir dos Sunitas e Xiitas.

4 Antes do Islamismo A palavra islamismo vem de islão, palavra árabe que significa submissão, e foi usada pela primeira vez por Maomé. Os seguidores desta religião são chamados de muçulmanos (aqueles que se submetem a Deus).

5 Antes do Islamismo A organização política da Arábia préislâmica era uma primitiva estrutura de famílias reunidas em clãs e tribos Os povos que viviam em Meca neste tempo eram em sua maioria tribos árabes, praticantes de religiões primitivas, com adoração a ídolos

6 Antes do Islamismo Nos dias pré-islâmicos existiam vários ídolos que representavam deuses. Um deles chamado Alá (Allah), era provavelmente o deus tribal dos coraixitas. Os coraixitas, pretensos descendentes de Abraão e Ismael, abriram caminho para o monoteísmo adorando Alá como deus principal.

7 A origem do Islamismo Em 08 de Julho de 570d.C, na cidade de Meca, Arábia (um país deserto em ¾ de sua extensão), nascia Muhámad que se tornaria o profeta Maomé Seu pai morreu antes do seu nascimento. Sua mãe faleceu quando tinha 6 anos

8 A origem do Islamismo Nunca se teve notícia de Maomé haver escrito algo de próprio punho. Sempre empregava um amanuense. Por alcançar urna imagem de bom negociante, com apenas 25 anos foi contratado por uma viúva muito rica Cadja (Khadijah), que no futuro tornou-se sua esposa e fiel conselheira. Desta forma, Maomé adquiriu estabilidade e pode então começar a se dedicar a sua missão.

9 A origem do Islamismo Aos quarenta anos de idade Maomé teve algumas visões, relatando que recebeu a visita do anjo Gabriel Com o apoio de sua esposa e primo, sentiu segurança e se colocou no lugar de Profeta enviado por Deus. Suas pregações eram monoteístas, preocupava-se com as boas obras,seu objetivo era tirar o povo da decadência moral, superstição e do politeísmo.

10 A origem do Islamismo Convencido de sua missão, decidiu dedicarse a pregação, na qual apresentava o mesmo estilo das mensagens dos profetas do Antigo Testamento. Ele declarava que não estava pregando uma nova religião, mas apenas continuando a revelação que Deus tinha dado aos profetas do A.T. e a Jesus no N.T., o qual é considerado por ele como um grande profeta e não um ser divino.

11 A origem do Islamismo Sofreu grande oposição em Meca, pois ia contra toda a estrutura comercial e religiosa da cidade, foge para a cidade vizinha de at- Ataif. Consegue proteção de um outro clã e volta para Meca. Fica viúvo em 619 d.c. e casa-se com a filha de AbuBakr, e depois com mais sete mulheres.

12 A origem do Islamismo Organizou-se e começou com os ataques surpresas nas caravanas que se dirigiam para Meca, tornando-se uma ameaça. Estes ataques eram chamados de Razzias. Em 622 foge para Medina, essa fuga é chamada de Hijra (Hégira) que significa migração. A partir desta data começa a ser contada os anos para os mulçumanos. Em Medina foi estabelecida à primeira comunidade mulçumana, foi o inicio da religião Islâmica.

13 A origem do Islamismo Judeus se opuseram a Maomé porque ele se declarava o verdadeiro profeta de Deus. A partir desse acontecimento Maomé muda a direção da sua oração de Jerusalém para Meca. Este ato permanece como símbolo da hostilidade entre Judeus e Árabes. Em 630 Maomé com seus dez mil seguidores marcham para Meca, ocupando a cidade. houve perdão por parte de Maomé para os seus inimigos.

14 A origem do Islamismo Derrubou os ídolos dos templos e instaurou o culto monoteísta. Proclamou Meca a cidade santa do islamismo e decretou que jamais permitiria a um infiel pisar em solo sagrado. Suas razzias o tornou o líder mais importante político e religioso de toda a Arábia. Formou uma federação de tribos Árabes.

15 A origem do Islamismo Morreu em 07 de junho de 632, depois de uma longa agonia. Mesmo com a sua morte, as invasões muçulmanas continuaram agora sendo lideradas pelos califas (califat = sucessor).

16

17 Grupos no Islamismo

18 Xiitas (Shiat Ali ) Partidários de Ali, que segundo os xiitas, deveria ter sido o primeiro sucessor (califa), por ser parente do Profeta Maomé(Mohammad). Na hierarquia política os xiitas determinam que o líder da nação deve ser um descendente do profeta Maomé. São maioria no Irã e numerosos no Iraque, e Afeganistão.

19 Sunitas Representam 90% dos muçulmanos. Para eles a liderança cabia sempre a quem foi eleito, desde que apresente capacidade.

20 Principais lideranças: Califas Foram eles os primeiros líderes do Islã e governaram até 1918, quando terminou o Império Otomano. A princípio governavam com força e sabedoria, e viviam de forma simples. Com o crescimento do Império, seus poderes tornaramse maiores e então eles passaram a viver como reis.

21 Principais lideranças: Imam Líder religioso, pessoa que conduz as orações na mesquita ou a nação.

22 Principais lideranças: Shaikh - Pessoa que tem alto conhecimento sobre qualquer área do saber, ou uma pessoa que alcança uma idade avançada.

23 FUNDAMENTAÇÃO DOUTRINÁRIA Dogmas O foco principal do Islam é o Monoteísmo (a concepção do Deus único) e a revelação d Ele ao profeta Maomé (Mohammad). Não há deus senão Alá ( Deus), e Maomé é seu Profeta. Os muçulmanos seguem um conjunto de cinco obrigações religiosas, chamado de Os cinco Pilares : credo, oração, zacat(caridade, jejum e a peregrinação à Caaba que fica na cidade de Meca (Makkah).

24 Livros Sagrados o Corão (Alcorão) livro sagrado dos muçulmanos que reúne as revelações para o profeta Maomé (Mohammad). O primeiro Corão foi compilado por volta de 650 EC (Era Comum).

25 Livros Sagrados Este livro é um conjunto de 114 capítulos (suras), que se organizam da seguinte forma: os textos mais longos vêm primeiro, seguidos pelos mais curtos. Exceção à regra, é a sura 1, que inicia o Corão. Denominado Al Fatiha (a abertura), este capítulo inicial louva Alá e pede Sua orientação.

26 Livros Sagrados Para os muçulmanos, o Corão contém as palavras exatas de Deus, que conforme eram reveladas a Maomé, este as recitava e seus seguidores as escreviam. Algumas histórias são de profetas do Velho e do Novo Testamento da Bíblia.

27 As leis do Corão dividem as ações humanas em vários grupos: Fard o que deve ser feito. Mandub ações encorajadas e recompensadas por Deus. Mubah ações nem punidas, nem recompensadas, pois o Corão nada fala sobre elas. Makruh atos desencorajados, mas não punidos. Haram ações ilegítimas e puníveis por lei.

28 As leis do Corão dividem as ações humanas em vários grupos: Sunna Palavra que significa caminho ou "lei". São as palavras e atos do profeta. É a explicação prática do conteúdo do Corão através dos ditos, atos e afirmações do profeta Maomé. Hadith Dizeres e relatos das ações do profeta, que foram compilados, para servir de exemplo para a geração futura. Duas das mais confiáveis coleções são a do imã Bukhari e a do imã Muslim.

29 Templos Mesquitas - São os templos muçulmanos. A maioria possui planta retangular. Um arco na parede, denominado mihrab, indica a direção de Kaaba. À sua direita, geralmente com três degraus, está o mimbar, de onde o imã fala. Em grandes mesquitas do Oriente Médio, oficiais ficam sobre uma plataforma denominada dakka ; ao lado há o kursi, estante sobre a qual é apoiado o Corão.

30 Templos Kaaba É o centro físico da fé islâmica. Todas as orações são feitas em sua direção. Primeiro santuário construído por Ibrahim para adorar o Deus Único, a Kaaba está localizada na cidade de Meca (Makkah). Estrutura oca em forma de cubo, com a pedra negra encravada no lado oriental, constitui o início e o fim do Hajj peregrinação à cidade de Meca (Makkah).

31 Ritos: 3 mesquitas sagradas dos muçulmanos: Kaaba - local de adoração que há cerca de 4000 anos foi construído por Abraão e seu filho Ismael por ordem de Deus. Esta construção foi feita de pedra, onde se acredita que foi o local original de um santuário estabelecido por Adão. Segundo a interpretação muçulmana Deus ordenou a Abraão que convocasse toda a humanidade para visitar o Kaaba. Por isso, quando os peregrinos visitam a Kaaba, dizem: Eis-nos aqui, ó Senhor.

32 Ritos: 3 mesquitas sagradas dos muçulmanos: Madina - a mesquita do Profeta Mohammad. Ela se encontra na cidade de Madina, um dos locais mais respeitados do mundo islâmico. Madina contém o Jardim Purificado (Arrawdat Almutahhara), e a tumba do Profeta Mohammad, juntamente com a tumba dos Califas Abu Bakr Assidik e Ômar Ibn Al Khatab. A mesquita foi fundada no primeiro ano da Hégira, logo após a chegada de Mohammad à Madina. Ele mesmo participou de sua construção.

33 Ritos: 3 mesquitas sagradas dos muçulmanos: Al Aqsa - encontra-se na cidade de Jerusalém, Bait Al Makdis É o símbolo das três grandes religiões monoteístas: judaísmo, Cristianismo e o Islamismo. Para os muçulmanos, ela representa o local onde o Profeta Mohammad realizou a sua Viagem Noturna (Isrá), e sua ascensão aos céus

34

35 Acabou...

36 EXPANSÃO CALIFAS (CALIFAT = SUCESSOR) SEC.VII ESGOTAMENTO ROMANOS E PERSAS PASSIVIDADE SIRIOS E EGIPCIOS VISTOS COMO LIBERTADORES EM CONSTANTINOPLA

37 DAMASCO 635 EGITO 639 PALESTINA 638 INVASÕES JERUSALÉM 638 SÍRIA 638 ALEXANDRIA 642 ESPANHA (INÍCIO) 711 PÉRSIA 651 CARTAGO 698 Abu Bequer ( )- Derrota Bizantinos 634 Omar ( ) - Toda a região Cairo (640) Otoman ( ) Início da Redação do Corão

38 REPERCUSSÃO DAS INVASÕES OCIDENTE CEM ANOS APÓS A MORTE DE MAOMÉ, OS MUÇULMANOS TINHAM CONQUISTADO TODA COSTA DO MEDITERRÂNEO. LIMITAÇÃO DO COMÉRCIO CRISTÃO EUROPA OCIDENTAL - FICOU RELATIVAMENTE ISOLADA DO ANTIGO ORIENTE PASSOU A DEPENDER DOS SEUS PRÓPRIOS RECURSOS E A DESENVOLVER SUA PRÓPRIA CIVILIZAÇÃO

39 INTERIOR E ESPIRITUAL JIHAD ESFORÇO (GUERRA SANTA) EXTERIOR E MILITAR

40 GUERRA SANTA - JIHAD A GUERRA TEM COMO OBJETIVO A CONQUISTA DA PAZ PARA QUE O MUNDO NÃO SEJA TOMADO PELO CAOS. LIMITES: NÃO PODE ENVOLVER CIVIS, NÃO PODE ENVOLVER CRIANÇAS, MULHERES E VELHOS.

41 GUERRA SANTA - JIHAD PARA O ISLÃ TRADICIONAL, A GUERRA EXTERIOR É SECUNDÁRIA, EXATAMENTE O CONTRÁRIO DO QUE PENSA O ISLÃ FUNDAMENTALISTA. A GUERRA INTERIOR É MAIS IMPORTANTE, É A VERDADEIRA GUERRA. O MUÇULMANO SÓ PODE MATAR EM LEGÍTIMA DEFESA.

42 GUERRA SANTA - JIHAD O MAL PARA O ISLAMISMO É A SOMBRA DO BEM. NÃO POSSUI EXISTÊNCIA AUTÔNOMA, PRÓPRIA. A IMAGEM UTILIZADA PARA ILUSTRAR O MAL É: A LUZ QUANDO INCIDE SOBRE UMA PESSOA OU OBJETO SEMPRE PRODUZ SOMBRA.

43 TABELA DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DO ISLAMISMO ANO (A.D.) ACONTECIMENTO 570Nascimento de Maomé em Meca 610Maomé começa sua carreira religiosa 622Maomé vai para Medina 630Conquista de Meca 632Morte de Maomé 634Derrota dos exércitos bizantinos 635Conquista de Damasco 637Conquista de Antioquia 638Conquista de Jerusalém 639Invasão do Egito 640Árabes fundam o Cairo 640Conquista de Cesaréia e Gaza 642Conquista de Alexandria / Todo o Egito em poder dos árabes 647Conquista de Ctesifom (capital Persa) 647Conquista de Trípoli 651Último rei Persa morto 652Todo o antigo Império Persa em poder dos árabes 695Conquista de Cartago 711Cruzam o estreito de Gibraltar-Derrota do último rei godo(rodrigo) 718Derrotados em Constantinopla 720Derrotados na Sicília 721Marcham sobre Toulouse 732Derrotados por Carlos Martel perto de Poitiers

Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano

Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano Qual é a relação entre o cristianismo, o judaísmo e o islamismo? Questões prévias O que você sabe sobre o islamismo? Qual é o livro sagrado do islamismo?

Leia mais

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel Revisão 7º Islamismo Professora Esp. Schirley Pimentel TEXTO DE REVISÃO PARA A PROVA DE HISTÓRIA O MUNDO ISLÂMICO É denominado de mundo islâmico, ou mundo muçulmano, o conjunto de países que tem como principal

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano e europeu

Leia mais

O Nascimento e expansão do islã

O Nascimento e expansão do islã O Nascimento e expansão do islã Imagem: Léon Belly (1827-1877) / Pelerins allant à la Mecque, 1861, Pintura Orientalista / Domínio Público. Imagem: Carl Haag (1820 1915) / Hassan Ben Moosa, um bedowee

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano

Leia mais

Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão.

Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Arábia: localizada no Oriente Médio. A parte norte formada por desertos e também existem diversos oásis que abrigavam

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

Distante e Diferente

Distante e Diferente ORIENTE MÉDIO Distante e Diferente Os árabes são os integrantes de um povo que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, originário da península Arábica constituída por regiões desérticas

Leia mais

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

REVISÃO HISTÓRIA 1 EM. Prova Bimestral 2º Bimestre

REVISÃO HISTÓRIA 1 EM. Prova Bimestral 2º Bimestre REVISÃO HISTÓRIA 1 EM Prova Bimestral 2º Bimestre IMPÉRIO BIZANTINO Governo com caráter despótico associado à grande influência religiosa, dando-lhe uma feição teocrática. Crise iconoclasta: descontentamento

Leia mais

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo.

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. 01/03/2016 8º Ano B CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 32 a 36 Item 01. Estrutura Temática Organizações Terroristas e Radicalismo Islâmico. Al Qaeda ORGANIZACÕES RELIGIOSAS

Leia mais

Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF

Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF Nascimento e expansão do islã Imagem: Léon Belly (1827-1877) / Pelerins allant à la Mecque, 1861, Pintura Orientalista / Domínio Público. Imagem: Carl Haag

Leia mais

HISTÓRIA. aula Reino Franco e Mundo islâmico

HISTÓRIA. aula Reino Franco e Mundo islâmico HISTÓRIA aula Reino Franco e Mundo islâmico Os francos Dinastia Merovíngia: Clóvis (496) Batalha de Tolbiac conversão ao cristianismo Conquista e unificação da Gália Distribuição de terras entre clero

Leia mais

EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA

EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA IMPORTANTE O Colégio Ágape preza pelos princípios cristãos, isso norteia sua metodologia, disciplina e modelo de ensino. Sendo assim, em todas as disciplinas

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS BÁRBAROS Os povos bárbaros, cujo grupo principal eram de origem germânica, habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império

Leia mais

O Islã. Elaine Herrera Marcio Sant Anna dos Santos Maurício Ferreira dos Santos

O Islã. Elaine Herrera Marcio Sant Anna dos Santos Maurício Ferreira dos Santos O Islã Elaine Herrera Marcio Sant Anna dos Santos Maurício Ferreira dos Santos As condições da Arábia antes do Islã Península de desertos; Os árabes eram na sua maioria pastores nômades e coletores de

Leia mais

PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO:

PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje Istambul (TUR). Local privilegiado estrategicamente contatos entre

Leia mais

IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as

IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as Heresias: Qualquer interpretação teológica contrária

Leia mais

Os árabes e o Islamismo

Os árabes e o Islamismo IDADE MÉDIA Os árabes e o Islamismo Na península arábica, durante a Idade Média, surgiria uma das principais religiões do mundo atual e a religião que mais cresce na atualidade, o Islamismo. Na época Medieval

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

OS ÁRABES E O ISLAMISMO

OS ÁRABES E O ISLAMISMO OS ÁRABES E O ISLAMISMO VOCÊ SABE QUEM SÃO OS ÁRABES? ÁRABES Arábia Os árabes eram nômades que habitavam o deserto, liderados por um sheik Politeístas ÁRABES Principais grupos: Maaditas, na cidade de

Leia mais

Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão.

Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Arábia: localizada no Oriente Médio. A parte norte formada por desertos e também existem diversos oásis que abrigavam grupos

Leia mais

02- Descreva as características e afazeres de cada um dos principais grupos que compunham a sociedade medieval: a) Clero:

02- Descreva as características e afazeres de cada um dos principais grupos que compunham a sociedade medieval: a) Clero: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Assinale a INCORRETA

Leia mais

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Profª. Ana Paula Zimmermann Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo FORMAÇÃO

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 01/04/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo Gabriel.

Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo Gabriel. ISLAMISMO Hillal ou Crescente HISTÓRIA DE MAOMÉ Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. Casa-se se com Khadija, rica, que vai financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo

Leia mais

Cidade Muçulmana. Antonio Castelnou

Cidade Muçulmana. Antonio Castelnou Cidade Muçulmana Antonio Castelnou Introdução Desde finais do século II d.c., Roma vinha perdendo seu caráter de capital única, já que os tetrarcas, que compartilhavam a administração imperial com Diocleciano

Leia mais

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas Judaísmo, Cristianismo, Islamismo Qual a definição da palavra religião? Vem do latim religare, tem o siginificado de religação. Essa religação

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 26 ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO POPULAÇÃO Grande diversidade étnica: maioria de origem árabe. Dos 16 países, 11 são de etnia árabe, localizados na Península Arábica.

Leia mais

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano RELIGIÕES ASIÁTICAS Professor João Paulo Bandeira Geografia 9º Ano JUDAÍSMO CRISTIANISMO ISLAMISMO BUDISMO HINDUÍSMO JUDAÍSMO O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história.

Leia mais

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé cristã crer em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador

Leia mais

Islamismo. Roteiro 24

Islamismo. Roteiro 24 Islamismo Roteiro 24 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivos Elaborar uma linha histórica do Islamismo.

Leia mais

GERMÂNICOS, BIZANTINOS E ÁRABES AULA 11 HISTÓRIA1 PROF. THIAGO

GERMÂNICOS, BIZANTINOS E ÁRABES AULA 11 HISTÓRIA1 PROF. THIAGO GERMÂNICOS, BIZANTINOS E ÁRABES AULA 11 HISTÓRIA1 PROF. THIAGO OS FRANCOS Dinastia Merovíngia: Clóvis (496) Batalha de Tolbiac conversão ao cristianismo. Conquista e unificação da Gália Distribuição de

Leia mais

Aula 3 - Religião e fundamentalismo

Aula 3 - Religião e fundamentalismo Aula 3 - Religião e fundamentalismo Religiões monoteístas Religiões monoteístas são aquelas em que se acredita na existência de uma única entidade divina, criadora do mundo. Há monoteísmos em diversas

Leia mais

Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas

Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas Definição de conceitos Aspectos relacionados a cultura Geografia das religiões Conflitos religiosos Atividade Todo aquele complexo

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO?

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? ORIENTE MÉDIO QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? LOCALIZAÇÃO APECTOS FÍSICOS Clima árido é o mais presente no território Na porção norte uma franja de clima Mediterrâneo A região sobre com a carência

Leia mais

Região bastante desértica. Diversas tribos nômades viviam do comércio e do pastoreio. A cidade de Meca era um grande centro comercial e religioso.

Região bastante desértica. Diversas tribos nômades viviam do comércio e do pastoreio. A cidade de Meca era um grande centro comercial e religioso. A PENÍNSULA ARÁBICA ATÉ O SÉCULO VII d. C. Região bastante desértica. Diversas tribos nômades viviam do comércio e do pastoreio. A cidade de Meca era um grande centro comercial e religioso. . A CAABA

Leia mais

Lygia Rocco out/nov. 2010

Lygia Rocco out/nov. 2010 48 49 Mosaico da nave em Salonica S. Demétrios entre o bispo e o alto-dignatário 50 Muralhas de Theodosius II (412 d.c.) Mosaico do piso da Igreja Ortodoxa Grega de São Jorge, em Madaba (Jordânia), representando

Leia mais

TH 2 Formação do Império Islâmico. PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo

TH 2 Formação do Império Islâmico. PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo TH 2 Formação do Império Islâmico PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo Antecedentes Históricos povo Árabe Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no

Leia mais

Observe atentamente a imagem abaixo:

Observe atentamente a imagem abaixo: DATA DE ENTREGA: 25 / 05 / 2016 QiD 3 7º ANO PARTE 3 HISTÓRIA Observe atentamente a imagem abaixo: O texto se refere às questões 1 e 2 O islamismo nasceu na Península Arábica, no século VII. Essa região,

Leia mais

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS LOCALIZAÇÃO FENÍCIOS MESOPOTÂMIA PERSAS EGITO NÚBIA HEBREUS ABRAÃO Deslocamento de Ur para Canaã (2000 ac) Canaã: Vale do Rio Jordão Patriarcas: Abraão, Isac e Jacó Economia

Leia mais

Alta Idade Média. Setor Aula 5 Alta Idade Média Aula. Prof. Edu. 1 Império Bizantino. 2 Reino dos Francos

Alta Idade Média. Setor Aula 5 Alta Idade Média Aula. Prof. Edu. 1 Império Bizantino. 2 Reino dos Francos Aula 5 Alta Idade Média 1 Império Bizantino Setor 1606 2 Reino dos Francos 3 Origens do Islamismo 4 A Europa Feudal ealvespr@gmail.com 1.1 Império Romano do Ocidente Hipódromo Catedral de Santa Sofia Constantinopla

Leia mais

ISLAMISMO. Islã: submissão Muçulmano; o que se submete e rende a Alá

ISLAMISMO. Islã: submissão Muçulmano; o que se submete e rende a Alá ISLAMISMO Islã: submissão Muçulmano; o que se submete e rende a Alá MAOMÉ OU MOHAMMED Maomé (em áraabe:muḥammad ou Moḥammed; Meca. 570 - Medina, 8 de Junho de 632) foi um líder religioso e político árabe.

Leia mais

Geografia- Professor Yuri Xavier.

Geografia- Professor Yuri Xavier. Geografia- Professor Yuri Xavier www.dhnet.org.br A palavra fundamentalismo passou nos últimos anos a estar presente na mídia mundial quase sempre com uma conotação assustadora... Mas, o que ele realmente

Leia mais

História Geral. 3ª Edição - 2007

História Geral. 3ª Edição - 2007 História Geral 3ª Edição - 2007 Arábia Pré Islâmica Os Muçulmanos (Religião Islâmica) Caaba Página de um Alcorão do século XIX. O texto sagrado do islamismo, composto de 114 suratas ou capítulos contém

Leia mais

A Alta Idade Média. - Fragmentação de Roma (+- entre séc IV e V): civilização greco-romana, tradições germânicas e visão cristã.

A Alta Idade Média. - Fragmentação de Roma (+- entre séc IV e V): civilização greco-romana, tradições germânicas e visão cristã. A Alta Idade Média - Fragmentação de Roma (+- entre séc IV e V): civilização greco-romana, tradições germânicas e visão cristã. -Invasores germânicos fundaram reinos em diversas regiões que antes eram

Leia mais

O Cristianismo - Questionário

O Cristianismo - Questionário O Cristianismo Cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento; A fé cristã acredita essencialmente

Leia mais

As Profecias de Muhammad

As Profecias de Muhammad As Profecias de Muhammad نبوءات ليب مد ص االله عليه وسلم [رتغايل portuguese [português - www.islamreligion.com website موقع دين الا سلام 2013-1434 Uma das formas na qual uma pessoa prova sua missão profética

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL: ORIENTE PRÓXIMO E EXTREMO ORIENTE QUAIS A PRINCIPAL HERANÇA DEIXADA PELOS HEBREUS A maior contribuição dos hebreus foi religiosa.

Leia mais

Islamismo. Sobre a cultura árabe.

Islamismo. Sobre a cultura árabe. Islamismo O livro sagrado da religião islâmica é chamado Alcorão que é composto por 114 capítulos que traduzem a mensagem de Deus enviada a Maomé, porém, nem sempre foi assim, antes da revelação maometana,

Leia mais

Material Teórico. O Imperio Bizantino e a Expansão do Islamismo

Material Teórico. O Imperio Bizantino e a Expansão do Islamismo História Medieval Material Teórico O Imperio Bizantino e a Expansão do Islamismo Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Ana Barbara Ap. Pederiva Profa. Paula Regina La Rosa Veiga Revisão Textual: Profa.

Leia mais

O Mundo Islâmico ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA:

O Mundo Islâmico ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA: O MUNDO ISLÂMICO A Civilização Árabe foi uma das mais brilhantes do período medieval e se estendeu da Índia até a Península Ibérica, passando pela Mesopotâmia, Palestina (Terra Santa), Egito, Norte da

Leia mais

O que é o Hajj. WAMY - América Latina

O que é o Hajj. WAMY - América Latina O que é o Hajj تعريف باحلج ] برتغايل Português [ WAMY - América Latina - تعريف باحلج» باللغة لربتغاچگة «جگد لعاملية للشبا لا سلايم مريكا للاتينية - A peregrinação anual a Meca (Hajj) é uma obrigação somente

Leia mais

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja primitiva (33-62 A.D.) Datas importantes 30 48 50-64 70 55-90 ~135 A morte de Jesus Concílio de Jerusalém Cartas de Paulo Destruição de

Leia mais

PROVA FEDERAL - 3ºANO/ MÓDULO

PROVA FEDERAL - 3ºANO/ MÓDULO PROVA FEDERAL - 3ºANO/ MÓDULO 1) [RS] Quaisquer que sejam os fundamentos em que os cientistas sociais se baseiam, todos estão de acordo em que a sociedade sofreu um processo gradual de transformação ao

Leia mais

Biografia. Apresentação : Data e local de nascimento e morte; origem familiar, estudos, profissão e vida afectiva. Data de nascimento e morte

Biografia. Apresentação : Data e local de nascimento e morte; origem familiar, estudos, profissão e vida afectiva. Data de nascimento e morte Biografia Apresentação : Data e local de nascimento e morte; origem familiar, estudos, profissão e vida afectiva. Local de nascimento Data de nascimento e morte Filho de Estudos: Profissão: Vida afectiva:

Leia mais

BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563?

BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? ÁSIA - RELIGIÕES BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.c.?), também conhecido como

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada

Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada O Dia Mundial da Religião, celebrado a 21 de janeiro, tem como principal objetivo sensibilizar a Humanidade para o respeito pelas diferentes crenças

Leia mais

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães Judaísmo A mais antiga religião monoteísta Ana Paula N. Guimarães O que é o judaísmo? A mais antiga religião das três principais e maiores religiões monoteístas Judaísmo Cristianismo (maior em quantidade

Leia mais

Aquando da sua morte, em 632, praticamente toda a Arábia está unificada política e religiosamente;

Aquando da sua morte, em 632, praticamente toda a Arábia está unificada política e religiosamente; Os muçulmanos eram um povo semi-nómada e politeísta; Não tinham unidade política; Por volta do ano 610 Maomé afirma ter tido uma visão : o anjo Gabriel afirmou que Maomé era o único mensageiro de um Deus

Leia mais

HISTÓRIA. Professor-Mestre Rafael Kasper

HISTÓRIA. Professor-Mestre Rafael Kasper HISTÓRIA Professor-Mestre Rafael Kasper DIVISÃO DA HISTÓRIA NASCIMENTO DE CRISTO a.c. Antes de Cristo Ano 1 d.c. Depois de Cristo 5... 4... 3... 2... 1... 1... 2... 3... 4... 5... A PRÉ- HISTÓRIA PALEOLÍTICO

Leia mais

Igreja de Hagia Sophia

Igreja de Hagia Sophia Igreja de Hagia Sophia Constantino (em 312) teve uma revelação através de um sonho onde durante uma batalha teria visto uma cruz luminosa no céu. Depois disto, a batalha teria sido vencida. Assim, adotou

Leia mais

IDADE MÉDIA ORIENTAL BIZANTINOS E ÁRABES

IDADE MÉDIA ORIENTAL BIZANTINOS E ÁRABES IDADE MÉDIA ORIENTAL BIZANTINOS E ÁRABES 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje Istambul (TUR). Local privilegiado estrategicamente

Leia mais

01.De acordo com o que você estudou, qual o significado da coroação de Carlos Magno pelo papa e da auto coroação de Napoleão Bonaparte?

01.De acordo com o que você estudou, qual o significado da coroação de Carlos Magno pelo papa e da auto coroação de Napoleão Bonaparte? Aluno(a): Nº Disciplina: História Professor (a): Barros Dutra Lista de História. Avaliação dia 30 de setembro de 2016 P2, 3º. Bimestre 1ª. Série 01.De acordo com o que você estudou, qual o significado

Leia mais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais Oriente Médio Do surgimento as tensões atuais A Região A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 3

HISTÓRIA GERAL AULA 3 HISTÓRIA GERAL AULA 3 Nesta aula... Hebreus; Fenícios; Persas. Os Hebreus Povo de origem semita; Considerados antepassados dos judeus; Principais informações encontradas no Antigo Testamento; Fundadores

Leia mais

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 1990-1992 1992-1994 1995-2002 2002-2010 2010 -... Sarney Vice de Tancredo (eleito pelo colégio eleitoral); ARENA (suporte a ditadura); Combate a inflação (plano cruzado)

Leia mais

Islam, uma religião de Paz!

Islam, uma religião de Paz! Islam, uma religião de Paz! Uma religião monoteísta; Praticantes do Islam Muçulmanos; Conduta religiosa definida no Alcorão Sagrado; 5 Pilares do Islam: Fé, oração, caridade, jejum, peregrinação. Muhammad

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E FILOSOFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E FILOSOFIA COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 2ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E FILOSOFIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 06/08/2016 Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 40 Pontos Orientações

Leia mais

O desprezo indisfarçado de que fala o texto acabou dando origem a uma visão retrospectiva da Europa medieval como a idade das trevas.

O desprezo indisfarçado de que fala o texto acabou dando origem a uma visão retrospectiva da Europa medieval como a idade das trevas. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Sobre a economia

Leia mais

ISLAMISMO A GRANDE FORTALEZA RELIGIOSA

ISLAMISMO A GRANDE FORTALEZA RELIGIOSA ISLAMISMO A GRANDE FORTALEZA RELIGIOSA INTRODUÇÃO O dia 11 de setembro de 2001 entrou para a História. É impossível a qualquer pessoa olhar para aqueles eventos sem considerar o seu significado. É impossível

Leia mais

OS ÁRABES E O ISLÃ. O Mundo Muçulmano

OS ÁRABES E O ISLÃ. O Mundo Muçulmano OS ÁRABES E O ISLÃ O Mundo Muçulmano A ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA Península arábica. Deserto predominante. Até o séc. VI: divididos em aproximadamente 300 tribos. Beduínos nômades, dedicados a saques, habitavam

Leia mais

O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias

O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias É a religião com maior número de seguidores e é a religião que mais cresce no mundo. Noite do Destino : Maomé recebe a revelação do anjo Gabriel. Só há um Deus, que

Leia mais

O conflito entre Israel e Palestina

O conflito entre Israel e Palestina O conflito entre Israel e Palestina Importância estratégica do Oriente Médio Localizado no sudeste da Ásia, entre três continentes: Europa, Ásia e África Pontos importantes Canal de Suez: ligação artificial

Leia mais

dado aos cinco principais atos exigidos do Islã, sendo que este termo não é usado no Islamismo xiita.

dado aos cinco principais atos exigidos do Islã, sendo que este termo não é usado no Islamismo xiita. Os )أرآان cinco pilares do Islã) é o nome الا سلام dado aos cinco principais atos exigidos do Islã, sendo que este termo não é usado no Islamismo xiita. PROFESSAR E ACEITAR O CREDO A shahada é uma declaração

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia - Ciências

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia - Ciências Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia - Ciências 1 Os exercícios deverão ser feitos no próprio livro. Livro de Gramática Reflexiva págs. 19, 20, 21 e

Leia mais

"Am levad ishkon, ve bagoyim ló yitchashav" (o povo judeu é solitário e não conta entre os povos)".

Am levad ishkon, ve bagoyim ló yitchashav (o povo judeu é solitário e não conta entre os povos). Breve história do Conflito Árabe (Palestino)/ Israelense A Torah nos ensina: "Am levad ishkon, ve bagoyim ló yitchashav" (o povo judeu é solitário e não conta entre os povos)". "Na verdade, os palestinos

Leia mais

Cultura Religiosa. Prof. Ismar Dias de Matos

Cultura Religiosa. Prof. Ismar Dias de Matos Cultura Religiosa Prof. Ismar Dias de Matos I s l a m i s m o A partir de 20/01/2007, os islâmicos entraram no ano 1428. O que não é Islamismo O Islamismo não deve ser associado aos extremismos e fanatismos

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO. Um Mundo Dividido

UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO. Um Mundo Dividido UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO Um Mundo Dividido POR QUE UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO? CRISTO É A RESPOSTA! 50 650 1100 1453 1517 1750 2012 2015 MAS CRISTO É A RESPOSTA PARA QUAL PERGUNTA? QUAL ERA O CONTEXTO?

Leia mais

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Profª. Ana Paula Zimmermann Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo FORMAÇÃO

Leia mais

Maomé X Jesus. Muitos especialistas cristãos sobre o islamismo afirmam que Maomé com frequência confundia as

Maomé X Jesus. Muitos especialistas cristãos sobre o islamismo afirmam que Maomé com frequência confundia as Publicado na Sábado, 03 de Julho de 2010 Este artigo foi lido 645 vezes em nosso site O Poder da Fé Maomé X Jesus Não vamos esquecer de que a história do povo árabe era a mais desiteressante possível até

Leia mais

TH 2 Formação do Império Islâmico. PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo

TH 2 Formação do Império Islâmico. PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo TH 2 Formação do Império Islâmico PUC Goiás - Escola de Artes e Arquitetura Arquitetura e Urbanismo 3º periodo Antecedentes Históricos povo Árabe Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no

Leia mais

O inicio da Idade Media foi não precisamente no ano de 476 D.C quando o império romano do ocidente caiu através de invasões barbaras.

O inicio da Idade Media foi não precisamente no ano de 476 D.C quando o império romano do ocidente caiu através de invasões barbaras. Idade Media O inicio da Idade Media foi não precisamente no ano de 476 D.C quando o império romano do ocidente caiu através de invasões barbaras. O território romano do ocidente foi dividido em muitos

Leia mais

Alta Idade Média (Século V X) Prof.ª. Maria Auxiliadora

Alta Idade Média (Século V X) Prof.ª. Maria Auxiliadora Alta Idade Média (Século V X) Prof.ª. Maria Auxiliadora Alta Idade Média (Século V X) Principais passagens da Alta Idade Média: Império Bizantino Mundo Árabe Islamismo Povos Bárbaros Francos Formação e

Leia mais

Grande Mesquita de Hassan II

Grande Mesquita de Hassan II Grande Mesquita de Hassan II (1990/93, Casablanca Marrocos) Segunda mesquita maior do mundo Cidades islâmicas Fundadas ou transformadas pelos árabes, do Atlântico até a Índia, as cidades muçulmanas eram

Leia mais

O MUNDO ÁRABE ISLÂMICO

O MUNDO ÁRABE ISLÂMICO O MUNDO ÁRABE ISLÂMICO ORIGENS DO ESTADO ÁRABE Foi na Península arábica, onde 5/6 do território equivale a áreas desérticas, que a civilização islâmica teve suas origens. O clima é extremamente quente

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA Jörg Garbers Ms. de Teologia CONTEXTO POLÍTICO Império romano A organização era muito eficaz. Roma era a capital e o centro. Todo

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre - História Conteúdo: IMPÉRIO BIZANTINO ÁRABES IMPÉRIO CAROLÍNGIO Lista de exercícios 1 - O império bizantino corresponde ao império Romano

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 02 /06 /2012 Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

História MARCOS ROBERTO

História MARCOS ROBERTO História MARCOS ROBERTO Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização: planalto do

Leia mais

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus OS PERSAS Profa. Schirley Pimentel Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização:

Leia mais

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã Guerra Irã e Iraque Conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio. Irã e Iraque possuem diferenças históricas. Apesar de ambos seguirem a

Leia mais

1. A multiplicidade de poderes

1. A multiplicidade de poderes 1. A multiplicidade de poderes Europa dividida - senhorios (terras de um senhor) - poder sobre a terra e os homens - propriedade (lati)fundiária - por vezes, descontinuada - aldeias, bosques, igrejas -

Leia mais

Ações e Intenções موقع دين الا سلام. website

Ações e Intenções موقع دين الا سلام.  website Ações e Intenções الا عمال انلوايا [رتغايل portuguese [português - www.islamreligion.com website موقع دين الا سلام 2013-1434 É narrado sob a autoridade de Umar ibn al-khattab que disse: Ouvi o Mensageiro

Leia mais

AULA 13 O IMPÉRIO ISLÄMICO

AULA 13 O IMPÉRIO ISLÄMICO AULA 13 O IMPÉRIO ISLÄMICO 1. Para compreender a unificação religiosa e política da Arábia por Maomé, é necessário: conhecer: a) a atuação das seitas religiosas sunita e xiita, que contribuíram para a

Leia mais