DIMENSÕES DOS DIREITOS HUMANOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIMENSÕES DOS DIREITOS HUMANOS"

Transcrição

1 DIMENSÕES DOS DIREITOS HUMANOS E O DIREITO DO TRABALHO Carlos Henrique Bezerra Leite Doutor e Mestre em Direito (PUC/SP) Professor de Direitos Humanos Sociais Metaindividuais e Direito Processual do Trabalho (FDV) Desembargador do Trabalho (TRT/ES) Ex-Diretor da Escola Judicial do TRT/ES Ex-Procurador Regional do Ministério Público do Trabalho/ES Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho Ex-Coordenador Estadual da Escola Superior do MPU/ES Autor Livros e Artigos Jurídicos

2 Breve Histórico Período Axial - entre os sécs. VIII e II a. C. Entre 600 e 480 a. C. coexistiram Zaratrusta (Pérsia), Buda (Índia), Lao-Tsê e Confucio (China), Pitágoras (Grécia) e Isaías (Israel) abandono das explicações mitológicas e elaboração dos grandes princípios e diretrizes fundamentais da vida humana, até hoje em vigor. é a partir do período axial que o ser humano passa a ser considerado, pela primeira vez na História, em sua igualdade essencial, como ser dotado de liberdade e razão, não obstante as múltiplas diferenças de sexo, raça, religião ou costumes sociais. Lançavam-se, assim, os fundamentos intelectuais para a compreensão da pessoa humana e para a afirmação da existência de direitos universais, porque a ela inerentes (Fábio K. Comparato, Afirmação Histórica dos DH).

3 Breve Histórico Declaração de Independência dos EUA (Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (Revolução Francesa) A Constituição Francesa A Constituição Mexicana Declaração Russa dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado A Constituição Alemã Criação da OIT, fruto do Tratado de Versalhes Convenção Relativa ao Tratamento dos Prisioneiros de Guerra, Genebra DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (caráter recomendatório?) Convenção Européia de Direitos Humanos (Roma) Pactos Internacionais de Direitos Civis, Políticos, Sociais, Econômicos e Culturais Convenção Americana de Direitos Humanos (São José da Costa Rica)

4 DIMENSÕES DOS DIREITOS HUMANOS 1ª Dimensão 2ª Dimensão 3ª Dimensão Exaltação do Indivíduo e suas liberdades civis e políticas (direitos de liberdade igualdade formal) Direitos sociais, econômicos e culturais (direitos de igualdade real) Direito dos Povos, Globais, interesses difusos (direitos de solidariedade ou fraternidade)

5 Revoluções Burguesas (séc. XVII e XVIII) Liberdades individuais - individualismo Propriedade privada como direito natural e absoluto 1ª DIMENSÃO Direitos Civis e Políticos Liberalismo - iluminismo racionalista Estado absenteísta (status negativus) Igualdade Formal perante a lei Individualismo, Autonomia da vontade contratualismo Formalismo, legalismo, conceitualismo CONCEPÇÃO JUSNATURALISTA

6 Revolução Industrial Constitucionalismo social (séc. XIX e XX) 2ª DIMENSÃO Direitos Sociais, Econômicos e Culturais Função social da propriedade Direitos de participação com política pública Estado interventor - prestações estatais positivas (status positivus) Igualdade substancial - piso vital mínimo Melhoria das condições de vida da pessoa humana CONCEPÇÃO JUSPOSITIVISTA

7 3ª DIMENSÃO Interesses Metaindividuais Meio ambiente, consumidor, desenvolvimento sustentado Direito à democracia, ao pluralismo, à informação, à paz Direitos das minorias Rompimento com as dicotomias direito público X direito privado / direito X interesse = JUS-REALISMO Explosão demográfica mundial e Multiplicação dos direitos sociais Sociedade de massa = Lesões de massa Síntese liberdade e igualdade = fraternidade Garantia de acesso coletivo ao Judiciário, com ações coletivas e sentenças com eficácia erga omnes Justicialidade dos Direitos Humanos Direitos ou Interesses Metaindividuais (difusos, coletivos e individuais homogêneos)

8 4a. DIMENSÃO Direitos da Bioética Biotecnologia, Bioética, biodireito Regulação da engenharia genética Manipulação do Patrimônio genético da pessoa Clonagem, inseminação artificial, transplantes de órgãos, eutanásia Direitos de natureza polêmica, complexa e transdisciplinar Necessidade de legislação regulamentadora e teoria jurídica para preservar a dignidade humana

9 5ª DIMENSÃO Direitos Virtuais Tecnologia de informação (internet), do ciberespaço e da realidade virtual em geral Transição da sociedade industrial para a sociedade da era virtual Transformação da pessoa humana em internauta Aplicação da lei e da jurisprudência no âmbito do ciberespaço Direito de informática (civil, trabalhista, penal) Necessidade de normas e teoria jurídica sobre punição à pornografia, à pedofilia, à violência via internet ou

10 A DUDH E OS DIREITOS TRABALHISTAS Artigo 23º - 1. Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições eqüitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção contra o desemprego. 2. Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual. 3. Quem trabalha tem direito a uma remuneração eqüitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de proteção social. 4. Toda a pessoa tem o direito de fundar com outras pessoas sindicatos e de se filiar em sindicatos para defesa dos seus interesses.

11 A DUDH E OS DIREITOS TRABALHISTAS Artigo 24º - Toda a pessoa tem direito ao repouso e aos lazeres, especialmente, a uma limitação razoável da duração do trabalho e às férias periódicas pagas. Artigo 25º - 1. Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.

12 O problema da força normativa da DUDH OS PACTOS DE DIREITOS HUMANOS o Pacto dos Direitos Civis e Políticos - PIDCP, bem como o Pacto dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais - PIDESC, foram ratificados pelo Brasil em 1991 (Decreto Legislativo n. 226, de , e promulgados pelos Decretos 591 e 592, de Os tratados de DH e os 2º e 3º do art. 5º da CF.

13 Universalidade Indivisibilidade Características dos DH Interdependência Inter-relacionalidade item 5º, Parte I, da Declaração e Programa de Ação adotada pela Conferência Mundial sobre DH das Nações Unidas (Viena, 1993): Todos os direitos humanos são universais, indivisíveis, interdependentes e interrelacionados.

14 Características dos DH Conferência Internacional de Teerã, em 1968, item 13: Como os direitos humanos e as liberdades fundamentais são indivisíveis, a realização dos direitos civis e políticos, sem o gozo dos direitos econômicos, sociais e culturais, torna-se impossível. PIDESC: os direitos sociais, culturais e econômicos são inerentes à dignidade da pessoa humana e que o ideal do ser humano livre, liberto do temor e da miséria, só pode ser concretizado à medida em que se criem condições que permitam a cada um gozar de seus direitos econômicos, sociais e culturais, assim como de seus direitos civis e políticos.

15 Conceito de Direitos Humanos JUSNATURALISTAS: existência de direitos naturais do indivíduo, originários e inalienáveis, em função dos quais concebe-se o Estado, a quem não incumbe outorgá-los, mas tão-somente reconhecê-los e aprová-los formalmente. Jus divinum (Tomás de Aquino) e Contrato Social (Russeau). Idéia de anterioridade dos DH. Plano Filosófico. JUSPOSITIVISTAS: Os direitos são fundamentais e essenciais, desde que reconhecidos pelo Estado, pelo Poder Político; esta concepção identifica o direito com a lei formalmente posta. Nasce, assim, a idéia dos DH como direitos públicos subjetivos. Idéia constitutiva dos DH. Plano Jurídico. JUS-REALISTAS: preocupam-se com a efetividade dos DH. São as condições sociais que determinam o sentido real dos direitos e liberdades, pois delas depende sua garantia e proteção. A proteção processual (garantismo) dos DH como fator-chave de sua significação. Plano Político.

16 Conceito de DH conjunto de faculdades e instituições que, em cada momento histórico, concretizam as exigências da dignidade, da liberdade e da igualdade humanas, as quais devem ser reconhecidas positivamente pelos ordenamentos jurídicos em nível nacional e internacional (Pérez Luno, Los derechos humanos). conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade básica o respeito à sua dignidade, por meio de sua proteção contra o arbítrio do poder estatal e o estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana (Alexandre de Morais, Direitos humanos funamentais)

17 Conceito de DH uma expressão do séc. XX para o que foi tradicionalmente conhecido como direitos naturais,ou, numa frase mais estimulante, os direitos do homem (Maurice Cranston, O que são direitos humanos?) José Afonso da Silva reconhece a dificuldade de se conceituar direitos humanos, mas prefere o termo direitos fundamentais do homem, porque além de referir-se a princípios que resumem a concepção do mundo e informam a ideologia política de cada ordenamento jurídico, é reservada para designar, no nível do direito positivo, aquelas prerrogativas e instituições que ele concretiza em garantias de um convivência digna, livre e igual de todas as pessoas (Curso de direito constitucional positivo).

18 André de Carvalho Ramos busca a concliacão entre os direitos humanos entendidos como exigências éticas ou valores e os direitos humanos entendidos como direitos positivados (Teoria geral dos direitos humanos na ordem internacional). DH como Direitos Morais Direitos Humanos são direitos morais, porque tal fundamentação ética, tem por objeto a efetivação dos princípios da dignidade, liberdade, igualdade e solidariedade, conciliando, assim, as formulações dos jusnaturalistas, juspositivistas e jus-realistas, pois, como diz Bobbio, o problema não é justificálos, e sim garanti-los. Trata-se de um problema jurídico, filosófico e político.

19 Terminologia Direitos Humanos, Direitos Fundamentais, Direitos Humanos Fundamentais, Direitos da Pessoa Humana, Direitos do Homem, Direitos Naturais, Direitos de Liberdade, Liberdades Públicas, Direitos Subjetivos, Direitos de Cidadania.Será que os Direitos Fundamentais contidos no Título II da CF são sinônimos de direitos humanos?.há distinção entre direitos fundamentais e garantias fundamentais?

20 Objeto dos Direitos Humanos Orientam a ordem jurídica Valores Interrogam a ordem existente Propõem uma Utopia

21 Construção e manutenção dos pressupostos elementares de uma vida na liberdade, na igualdade, na solidariedade e na dignidade humana Objeto dos DH Promoção do bem de todos sem discriminação por motivos como raça, cor, sexo, idade, estado civil, origem etc. Direito à diferença Efetivação dos objetivos fundamentais da República Ver Preâmbulos dos Pactos de 1966 Ver CF, arts. 3º e 4º

22 Utopia deriva do grego, e significa "que não existe em nenhum lugar". Direitos Humanos e Utopia Para João Baptista Herkenhoff, a utopia "é a representação daquilo que não existe ainda, mas que poderá existir se o homem lutar para sua concretização." E continua dizendo que a Utopia é a consciência antecipadora do amanhã. "O mito ilude o homem e retarda a História. A utopia alimenta o projeto de luta e faz a História". Herkenhoff vê o pensamento utópico como o grande motor das Revoluções. Herrera Flores: Direitos Humanos são direitos de luta

23 A CF E OS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS (Título II) Direitos, deveres e garantias individuais e coletivos (Cap. I) Direitos sociais (Cap. II + Título VIII): Educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, cultura, desporto, ciência e tecnologia, comunicação social, proteção do meio ambiente, família, criança, adolescente, idoso e índio Direitos de nacionalidade (Cap. III) Direitos políticos (Cap. IV) Direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos (Cap. V) Outros direitos previstos em Tratados Internacionais (CF, 5º, 2º e 3º)

24 Classificação dos DH na CRFB Alexandre de Moraes direitos individuais e coletivos direitos sociais direitos de nacionalidade direitos políticos Manoel Gonçalves Ferreira Filho direitos de liberdade (status negativus) direitos de crédito (prestações positivas) direitos de situação (meio ambiente equilibrado)

25 Princípios dos Direitos Humanos DUDH-art.1º - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Dignidade da Pessoa Humana Liberdade Igualdade (formal, material, discriminação e ações afirmativas) Solidariedade

26 Eficácia dos Direitos Fundamentais Sociais Trabalhista Eficácia plena e imediata (CF, art. 5º, 1º) Eficácia vertical os direitos fundamentais são passíveis de cobrança em face do Estado. Eficácia horizontal - os direitos fundamentais são passíveis de cobrança em face de outros particulares (STF-RE ).

27 Hermenêutica dos Direitos Fundamentais Sociais Trabalhistas O Estado Democrático de Direito inverteu os papéis da lei e da Constituição (Nova hermenêutica do Direito), pois a legislação deve ser compreendida a partir dos princípios constitucionais e dos direitos fundamentais (filtragem constitucional). Deveres de o juiz interpretar a lei de acordo com a Constituição, de controlar a constitucionalidade da lei, especialmente atribuindo-lhe novo sentido para evitar a declaração de inconstitucionalidade, e de suprir a omissão legal que impede a efetividade de um direito fundamental. Ampliação dos poderes do juiz (ativismo judicial) - CDC 84 e CPC 461.

28 Nova Hermenêutica (Enunciado 2 da 1ª Jornada) DIREITOS FUNDAMENTAIS FORÇA NORMATIVA. I ART. 7º, INC. I, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA. EFICÁCIA PLENA. FORÇA NORMATIVA DA CONSTITUIÇÃO. DIMENSÃO OBJETIVA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEVER DE PROTEÇÃO. A omissão legislativa impõe a atuação do Poder Judiciário na efetivação da norma constitucional, garantindo aos trabalhadores a efetiva proteção contra a dispensa arbitrária. II DISPENSA ABUSIVA DO EMPREGADO. VEDAÇÃO CONSTITUCIONAL. NULIDADE. Ainda que o empregado não seja estável, deve ser declarada abusiva e, portanto, nula a sua dispensa quando implique a violação de algum direito fundamental, devendo ser assegurada prioritariamente a reintegração do trabalhador. III LESÃO A DIREITOS FUNDAMENTAIS. ÔNUS DA PROVA. Quando há alegação de que ato ou prática empresarial disfarça uma conduta lesiva a direitos fundamentais ou a princípios constitucionais, incumbe ao empregador o ônus de provar que agiu sob motivação lícita.

29 Trabalho em Condições de Escravidão Violações corriqueiras aos Direitos Fundamentais Sociais Trabalhistas Exploração do Trabalho Infanto-juvenil e do trabalho indígena Discriminações por motivo de gênero, raça, cor, sexo, idade, religião, listas negras etc. Degradação ao Meio Ambiente do Trabalho Improbidade Administrativa (contratação sem concurso público) Cooperativas e Terceirizações Fraudulentas. Assédio moral e sexual. Desvirtuamento de estágios etc.

30 CONCLUSÃO Para implementar a concretude dos direitos humanos, em especial os direitos sociais trabalhistas, é condição necessária exigir do Estado e seus agentes, bem como da sociedade, especialmente dos mais ricos e poderosos, o respeito à democracia, aos princípios e objetivos fundamentais da República. Afinal, enquanto existir um direito humano desrespeitado não haverá liberdade, igualdade, paz e democracia para as presentes e futuras gerações. Muito Obrigado!

AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE. Prof. Dra. DANIELA BUCCI

AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE. Prof. Dra. DANIELA BUCCI AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE Prof. Dra. DANIELA BUCCI 1 ENADE E OS DIREITOS HUMANOS Panorama Geral : PROVAS 2012 E 2015 As provas abarcaram questões gerais sobre globalização,

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Direitos e Garantias Fundamentais Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Dúvida Direitos humanos e Direitos fundamentais são sinônimos? Direitos humanos X Direitos fundamentais:

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS (PARTE GERAL) Conceito de direitos fundamentais Direito fundamental é aquilo que é essencial para o homem e para a sociedade, que está positivado na Constituição com intenção de efetivar

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 6/9/2013 20:00 1 Direitos Humanos Direitos Naturais Direitos Públicos Subjetivos Direitos dos Povos Direitos Morais Direitos

Leia mais

Artigo XVII 1. Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros. 2.Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade.

Artigo XVII 1. Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros. 2.Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade. Artigo XVII 1. Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros. 2.Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade. Artigo XVIII Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento,

Leia mais

A Pobreza Viola os Direitos Humanos

A Pobreza Viola os Direitos Humanos A Pobreza Viola os Direitos Humanos Encontro/Debate 12.12.2018 Lisboa Manuel Carvalho da Silva Pobreza, Trabalho, Direitos Humanos Encontro/Debate «A Pobreza Viola dos Direitos Humanos» Encontro/Debate

Leia mais

Direitos. Humanos. Direitos Humanos

Direitos. Humanos. Direitos Humanos Direitos Humanos Direitos Humanos na ONU Direitos Humanos A ONU (Organização das Nações Unidas) é a responsável pela coordenação do sistema global (ou universal) de Direitos Humanos. Direitos Humanos A

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM (DE 10 DE DEZEMBRO DE 1948) Preâmbulo Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade,

Leia mais

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS O que é cidadania? Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos

Leia mais

Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo

Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham

Leia mais

O ACESSO À SAÚDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL

O ACESSO À SAÚDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL 1 O ACESSO À SAÚDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL Graciela Damiani Corbalan INFANTE 1 RESUMO: O presente trabalho se propõe a analisar o acesso ao sistema de saúde como direito fundamental, protegido pela Constituição

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos: significado jurídico e importância. Profª Me. Érica Rios

Declaração Universal dos Direitos Humanos: significado jurídico e importância. Profª Me. Érica Rios Declaração Universal dos Direitos Humanos: significado jurídico e importância Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br Adotada pela ONU em 10/12/1948 Preâmbulo Considerando que o reconhecimento da

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Declaração Universal dos Direitos do Homem Declaração Universal dos Direitos do Homem Preâmbulo Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da familia humana e seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos Pág 1 Núcleo Gerador: Direitos e Deveres (DR 4) Declaração Universal dos Direitos Humanos I. Precedente e criação No final da Segunda Guerra, em 1945, procuraram-se criar mecanismos internacionais que

Leia mais

LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL COMENTADA

LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL COMENTADA 4 concursos Dicas para realização de provas com questões de concursos e jurisprudência do STF e STJ inseridas artigo por artigo LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL COMENTADA 2ª edição Revista, ampliada e atualizada

Leia mais

TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1.º Formação e evolução

TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1.º Formação e evolução ÍNDICE GERAL TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Formação e evolução 1. Direitos fundamentais em sentido formal e direitos fundamentais em sentido

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 23/2/2013 18:25 1 Direitos Humanos Direitos Naturais Direitos Morais Direitos dos Povos Direitos Públicos Subjetivos

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO 1 Profª: Kátia Paulino dos Santos Direitos Naturais Direitos Humanos Direitos Morais Direitos dos Povos Direitos Públicos Subjetivos Direitos Fundamentais

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos JORGE ALBERTO DE OLIVEIRA MARUM Promotor de Justiça no Estado de São Paulo, mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco) e professor titular

Leia mais

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professor Mateus Silveira.

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professor Mateus Silveira. Direitos Humanos Declaração Universal de 1948 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Direitos Humanos DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE 1948 Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia

Leia mais

O que são Direitos Humanos? DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro Tavares. Principal instrumento legal

O que são Direitos Humanos? DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro Tavares. Principal instrumento legal O que são Direitos Humanos? Direitos essenciais a todos os seres humanos, sem discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, religião e opinião política. DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Aula 1 Teoria Geral dos Direitos Humanos PROFA. ALICE ROCHA

DIREITOS HUMANOS. Aula 1 Teoria Geral dos Direitos Humanos PROFA. ALICE ROCHA DIREITOS HUMANOS Aula 1 Teoria Geral dos Direitos Humanos PROFA. ALICE ROCHA Metodologia - Abordagem objetiva e focada. - Importância da literalidade da legislação e tratados em direitos humanos. - Teoria

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL JORGE MIRANDA CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL ESTADO E CONSTITUCIONALISMO. CONSTITUIÇÃO. DIREITOS FUNDAMENTAIS. VOL. 1 UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA LISBOA 2016 ÍNDICE Explicação 9 Preliminares 1. O fenómeno

Leia mais

Moralidade e Direitos Humanos

Moralidade e Direitos Humanos MORALIDADE E MARCADORES DA DIFERENÇA 2o. Sem. 2015 Moralidade e Direitos Humanos Prof. Gustavo Venturi Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência,

Leia mais

História dos Direitos Humanos https://www.youtube.com/watch?v=ka9y7qy2ztm. Professor Roberson Calegaro

História dos Direitos Humanos https://www.youtube.com/watch?v=ka9y7qy2ztm. Professor Roberson Calegaro Professor Roberson Professor Calegaro Roberson Colégio Calegaro Master História dos Direitos Humanos https://www.youtube.com/watch?v=ka9y7qy2ztm ONU - Organização das Nações Unidas 24/10/1945 Califórnia

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS Profº Esp. Rafael Cardoso de Souza

NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS Profº Esp. Rafael Cardoso de Souza NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS Profº Esp. Rafael Cardoso de Souza 1º REVISAÇO DE DIREITOS HUMANOS CONCEITO 1 Direitos do Homem X Direitos Humanos X Direitos Fundamentais 2 Conceito de Direitos Humanos A proteção

Leia mais

ADM1, 1ª e 2ª. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

ADM1, 1ª e 2ª. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Turma(s) Etapa(s) ADM1, 1ª e 2ª ROTEIRO DE ESTUDOS Recuperação Semestral Professor Leandro José de Souza Martins Disciplina Introdução ao Direito Conteúdo 1) Noção de Direito; 2) Direito Público e Direito

Leia mais

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professora Franciele Rieffel.

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professora Franciele Rieffel. Direitos Humanos Declaração Universal de 1948 Professora Franciele Rieffel www.acasadoconcurseiro.com.br Direitos Humanos DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS DE 1948 www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE DIREITOS HUMANOS. Profª. Teodolina B. S. C. Vitório

Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE DIREITOS HUMANOS. Profª. Teodolina B. S. C. Vitório Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE DIREITOS HUMANOS Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2018 1 2 Sem respeito à pessoa humana não há justiça e sem justiça não há direito. (Afonso Arinos

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS... 23

Sumário. Capítulo 1 TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS... 23 Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS... 23 QUESTÕES... 23 1. Conceito de direitos humanos... 23 2. Direitos humanos constitucionalizados... 26 3. Vertentes de proteção dos direitos humanos...

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Parte 1 Prof. Alexandre Demidoff Direitos Sociais Os direitos sociais, direitos de segunda dimensão, apresentam-se como prestações positivas a serem implementadas

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 01 - INTRODUÇÃO Ementa Na aula de hoje serão abordados

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 4 Profª. Liz Rodrigues - Dimensões de direitos fundamentais: direitos fundamentais são direitos históricos e foram surgindo em momentos distintos, conforme as necessidades

Leia mais

DIREITOS SOCIAIS. PROF. ª Adeneele Garcia Carneiro

DIREITOS SOCIAIS. PROF. ª Adeneele Garcia Carneiro DIREITOS SOCIAIS. PROF. ª Adeneele Garcia Carneiro Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade

Leia mais

TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE

TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE MÓDULO II - SAÚDE PÚBLICA AULA 21 TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE A judicialização da saúde refere-se à busca do Judiciário como a última alternativa para obtenção do medicamento

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS METODOLOGIA TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS Abordagem objetiva e focada. Importância da literalidade da legislação e tratados em direitos humanos. Teoria interagindo com as normas e jurisprudências principalmente

Leia mais

Artigo XXV 1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação,

Artigo XXV 1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, Artigo XXV 1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Categorias e Gerações dos Direitos Humanos Parte 2. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Categorias e Gerações dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Terceira dimensão: direitos de consolidação recente, surgem em razão da necessidade de cooperação global entre

Leia mais

Dimensão Política e Jurídica

Dimensão Política e Jurídica Dimensão Política e Jurídica B1 B2 B3 B4 Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia Participação na Democracia I: Para que servem os Partidos Participação na Democracia II: Todos somos Fregueses

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS Aula 01 Apontar bases tecnológicas relacionadas VOCÊ CONCORDA COM ISSO? 1 CONTEXTUALIZAÇÃO O homem como ser social. O papel das organizações na vida em sociedade. As relações

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) PREÂMBULO Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui

Leia mais

DIREITOS SOCIAIS, JUSTIÇA E DEMOCRACIA

DIREITOS SOCIAIS, JUSTIÇA E DEMOCRACIA DIREITOS SOCIAIS, JUSTIÇA E DEMOCRACIA Bruna dos Santos Silva Benaglia 1 Paola Flores Serpa 2 Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os direitos sociais como princípio basilar para a justiça

Leia mais

Natureza Jurídica. Características. Gerações.

Natureza Jurídica. Características. Gerações. Natureza Jurídica. Características. Gerações. Direitos humanos estão relacionados com a importância da própria pessoa humana. A pessoa humana, que é o bem mais valioso da humanidade, estará acima de qualquer

Leia mais

CIDADANIA: DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS, E OUTROS

CIDADANIA: DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS, E OUTROS CIDADANIA: DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS, E OUTROS O que é ser cidadão e cidadania? Cidadão é o indivíduo participante de uma comunidade (Estado) e detentor de direitos e deveres. Assim, a cidadania

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 3

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 3 DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Artigo XXI: 1. Toda pessoa tem o direito

Leia mais

A JUDICIALIZAÇÃO EM DETRIMENTO AOS PRINCÍPIOS DO SUS

A JUDICIALIZAÇÃO EM DETRIMENTO AOS PRINCÍPIOS DO SUS A JUDICIALIZAÇÃO EM DETRIMENTO AOS PRINCÍPIOS DO SUS III Seminário de Articulação Interfederativa - COAP Valéria Lacerda Maria Lacerda Rocha Juíza Auxiliar do 3º Juizado da Fazenda Pública Coordenadora

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA Curso preparatório para o concurso: Polícia Rodoviária Federal Professor : Gustavo de Lima Pereira Contato: gustavo.pereira@pucrs.br AULA 1 AFIRMAÇÃO HISTÓRICA E TEORIA GERAL

Leia mais

Sumário. PARTE I PARTE GERAL Capítulo I NOÇÕES GERAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS. Capítulo II RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DO ESTADO E DIREITOS HUMANOS

Sumário. PARTE I PARTE GERAL Capítulo I NOÇÕES GERAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS. Capítulo II RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DO ESTADO E DIREITOS HUMANOS Sumário 1. Conceito 2. Terminologia 3. Amplitude 4. Fundamento e conteúdo 5. Características 6. Gramática dos direitos humanos 1. Conceito de responsabilidade internacional 2. Finalidades da responsabilidade

Leia mais

I CONSTITUIÇÃO MEXICANA Algumas disposições II CONSTITUIÇÃO DE WEIMAR. Direitos Humanos. Importância da Constituição Mexicana

I CONSTITUIÇÃO MEXICANA Algumas disposições II CONSTITUIÇÃO DE WEIMAR. Direitos Humanos. Importância da Constituição Mexicana . I CONSTITUIÇÃO MEXICANA 1917 Ditadura de Porfirio Diaz (1876 a 1911); Revolução Mexicana; Constituição em 5 de fevereiro de 1917; A primeira Constituição a garantir direitos individuais e direitos sociais.

Leia mais

Questões Direitos Humanos Aula Tema 2

Questões Direitos Humanos Aula Tema 2 Questões Direitos Humanos Aula Tema 2 Question 1 Para responder as questões 1 e 2, leia o texto abaixo: Notícias do STF (Supremo Tribunal Federal): Segunda-feira, 23 de Novembro de 2009. Pacto de San José

Leia mais

Noções Gerais de Direitos Humanos

Noções Gerais de Direitos Humanos Direitos Humanos Noções Gerais de Direitos Humanos Direitos Humanos Nenhum homem é uma ilha, um ser inteiro, em si mesmo; todo homem é uma partícula do continente, uma parte da terra. A morte de um único

Leia mais

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição Sumário Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição 1 Afinal, o que é a Constituição? 3 1.1 Constitucionalismo 3 1.2 O neoconstitucionalismo 4 1.3 Jusnaturalismo X Positivismo X

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA Auditor Fiscal da Receita Federal. Pós Graduado em Direito Tributário pelo IBET diegocerqueira@estrategiaconcursos.com.br @profdiegocerqueira DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM

Leia mais

A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao:

A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao: A Constituição A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao: -Poder Político e à Organização dos Estados; -Leis fundamentais dos diversos países. A Constituição Constituição

Leia mais

1948 Declaração Universal dos Direitos De acordo com a Declaração Universal dos Direitos : Os direitos humanos vêm ganhando força nos últimos tempos

1948 Declaração Universal dos Direitos De acordo com a Declaração Universal dos Direitos : Os direitos humanos vêm ganhando força nos últimos tempos DIREITOS HUMANOS 1948 Declaração Universal dos Direitos De acordo com a Declaração Universal dos Direitos : Os direitos humanos vêm ganhando força nos últimos tempos impulsionados pelos fundamentos da

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Direitos sociais: além de mencionados no art. 6º, são melhor detalhados no Titulo VIII (Da Ordem Social). Há, também,

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Prof. Ricardo Torques. fb.com/direitoshumanosparaconcursos. periscope.tv/rstorques.

DIREITOS HUMANOS. Prof. Ricardo Torques. fb.com/direitoshumanosparaconcursos. periscope.tv/rstorques. DIREITOS HUMANOS Prof. Ricardo Torques fb.com/direitoshumanosparaconcursos periscope.tv/rstorques rst.estrategia@gmail.com Teoria Geral dos Direitos Humanos Características, Eficácia e Classificação de

Leia mais

Direitos Humanos Noções

Direitos Humanos Noções Professor: Rodrigo Belmonte Matéria DIREITOS HUMANOS Direitos Humanos Noções Teoria Geral Pacto de São José da Costa Rica Divisão didática necessária para melhor aproveitamento e-mail: rodrigoabelmonte@terra.com.br

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Igualdade Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Estrangeiros: como regra geral, são garantidos aos estrangeiros todos os direitos fundamentais inerentes à

Leia mais

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Súmario 7 Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: ESTUDOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 02 Direitos Fundamentais CLASSIFICAÇÃO Direitos e Garantias Individuais e Coletivas (Art. 5º, CF/88); Direitos Sociais (Arts.

Leia mais

CARTA DE BRASÍLIA DO ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS COMERCIAIS.

CARTA DE BRASÍLIA DO ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS COMERCIAIS. CARTA DE BRASÍLIA DO ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS COMERCIAIS. A. PREÂMBULO I CONSIDERANDO que o Brasil é signatário da Declaração dos Direitos da Criança, adotada

Leia mais

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA 1 O que são direitos humanos? Em que se fundamentam? Por que fundamentá-los? http://farm3.static.flickr.com 2 Direitos Humanos São aqueles direitos

Leia mais

CONCURSOS TRABALHISTAS

CONCURSOS TRABALHISTAS em CONCURSOS TRABALHISTAS 2 a Edição 2012 COMO PASSAR EM CONCURSOS TRABALHISTAS 2 a edição COMO USAR O LIVRO 15 01. Direito Individual do Trabalho 19 1. Teoria Geral do Direito do Trabalho... 19 1.1. Formação

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO DIREITO ADMINISTRATIVO

SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO DIREITO ADMINISTRATIVO SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO 1.Direito do trabalho: conceito, características, divisão, natureza, funções. Fundamentos e formação histórica do direito do trabalho. Tendências atuais do direito do trabalho.

Leia mais

ONU DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (1948) DIREITOS HUMANOS. Como pensa o Examinador acerca desta disciplina? novocurso.

ONU DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (1948) DIREITOS HUMANOS. Como pensa o Examinador acerca desta disciplina? novocurso. ONU A Declaração Universal do Direitos de 1948, foi inspirada no Direito Constitucional Francês, que utilizava como objetivo em seu preâmbulo a expressão: Igualdade- Fraternidade- Liberdade, alicerce de

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Pacto Intern. sobre Direitos Econ., Sociais e Culturais Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Aberto às ratificações em

Leia mais

II. Conceito de Direito Constitucional

II. Conceito de Direito Constitucional DIREITO CONSTITUCIONAL I II. Conceito de Direito Constitucional José Afonso da Silva: É o ramo do Direito Público que expõe, interpreta e sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado. 1. Conteúdo

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Sumário 7 Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25 Sumário Apresentação... 25 Parte 1 QUESTÕES ESAF Direito Administrativo... 29 1. Agências Reguladoras... 29 2. Atos Administrativos... 31 3. Bens Públicos... 37 4. Concurso Público... 38 5. Contratos Administrativos...

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Conceito de Criança e Adolescente e Doutrina da Proteção Integral parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Art. 3º, ECA: A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais

Leia mais

Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais

Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais Cidadania moderna (contexto); Crise do Absolutismo; Desintegração do sistema feudal; Surgimento do Estado de Direito (liberalismo); Democracia Representativa

Leia mais

Facebook e Youtube: Magistratura Estadual em Foco

Facebook e Youtube: Magistratura Estadual em Foco Instagram: @magistraturaestadualemfoco Facebook e Youtube: Magistratura Estadual em Foco Análise das últimas quatro provas da VUNESP para Magistratura Estadual. O número ao lado dos temas refere-se ao

Leia mais

1. Fontes Materiais do Direito do Trabalho:

1. Fontes Materiais do Direito do Trabalho: 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Fontes Materiais do Direito do Trabalho PONTO 2: Fontes Formais do Direito do Trabalho PONTO 3: Princípios 1. Fontes Materiais do Direito do Trabalho: Na idade média começaram

Leia mais

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE SÃO DIREITOS INDIVIDUAIS? Direitos fundamentais do indivíduo (pessoa física ou jurídica), garantindo-lhe iniciativa autônoma

Leia mais

REVISÃO DE VÉSPERA CONCURSO PROCURADOR MARANHÃO

REVISÃO DE VÉSPERA CONCURSO PROCURADOR MARANHÃO REVISÃO DE VÉSPERA CONCURSO PROCURADOR MARANHÃO Direitos Humanos Prof. Ricardo Torques A disciplina de Direitos Humanos será cobrada em 5 das 100 questões da prova objetiva. Com base na ementa da disciplina

Leia mais

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto Bibliografia Processo Internacional de Direitos Humanos - 5ª Ed. 2016 Autor: André de Carvalho Ramos Editora: Saraiva SINOPSES PARA CONCURSOS - V.39 - DIREITOS HUMANOS

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Direitos fundamentais Flavia Martins André da Silva INTRODUÇÃO O primeiro código de leis escrito de que se tem notícias, foi o Código de Hamurabi, que foi gravado em uma stela de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff Restrições legais ao exercício de direitos fundamentais: Teoria dos limites: a limitação de direitos não pode afetar o seu núcleo essencial. Reserva

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DH (Prova: CESPE 2012 DPE-ES

TEORIA GERAL DOS DH (Prova: CESPE 2012 DPE-ES TEORIA GERAL DOS DH (Prova: CESPE - 2012 - DPE-ES - Defensor Público) A universalidade e a indivisibilidade são características próprias da concepção contemporânea dos direitos humanos. Certo Errado CERTO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO Pós em Direito CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO INFORMAÇÕES BÁSICAS ÁREA: Direito do Trabalho e Processo do Trabalho COORDENADORES: Otávio Calvet INÍCIO MÓDULO I: 16/03/2018

Leia mais

A Seguridade Social e a Previdência: Concepção e Atribuições

A Seguridade Social e a Previdência: Concepção e Atribuições A Seguridade Social e a Previdência: Concepção e Atribuições SEMINÁRIO : Reforma da Previdência: Desafios e Ação Sindical São Paulo /SP, 07 de fevereiro de 2017 2 SUMÁRIO 1. Direitos Sociais 2. A Seguridade

Leia mais

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art.

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. I, da DUDH) 1- Introdução: Por que a educação em matéria

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA Hannah Arendt DIREITO NATURAL Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2 DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Artigo I: Todas as pessoas nascem livres

Leia mais

Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência capacitação para multiplicadores. Módulo V A Universalidade dos Direitos Humanos.

Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência capacitação para multiplicadores. Módulo V A Universalidade dos Direitos Humanos. Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência capacitação para multiplicadores Módulo V A Universalidade dos Direitos Cássio Filgueiras Reflexão sobre a Globalização Compreensão da Interdependência

Leia mais

Primado do Direito e Julgamento Justo

Primado do Direito e Julgamento Justo Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria O primado do Direito é mais do que o uso formal dos instrumentos jurídicos, é também o Primado da Justiça e da Proteção para todos os membros da sociedade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - As etapas francesa e americana constituem o chamado constitucionalismo clássico, influenciado por pensadores

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Introdução, Marco Contemporâneo e Gerações de Direitos Humanos. Prof. Renan Flumian

DIREITOS HUMANOS. Introdução, Marco Contemporâneo e Gerações de Direitos Humanos. Prof. Renan Flumian DIREITOS HUMANOS Introdução, Marco Contemporâneo e Gerações de Direitos Humanos Prof. Renan Flumian 1. Direitos Humanos 1.1. Conceito: ramo do direito que tem como função proteger a dignidade da pessoa

Leia mais

Direito Internacional dos Direitos Humanos Gonzalo Lopez

Direito Internacional dos Direitos Humanos Gonzalo Lopez Direito Internacional dos Direitos Humanos Gonzalo Lopez NOÇÕES GERAIS DE DIREITOS HUMANOS CONCEITO E TERMINOLOGIAS DOS DIREITOS HUMANOS CONCEITO E TERMINOLOGIA Direitos Fundamentais Direitos Morais Direitos

Leia mais

LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO NAS AÇÕES COLETIVAS NO PROCESSO DO TRABALHO

LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO NAS AÇÕES COLETIVAS NO PROCESSO DO TRABALHO LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO NAS AÇÕES COLETIVAS NO PROCESSO DO TRABALHO Carlos Henrique Bezerra Leite Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais (PUC/SP) Professor de Direito Processual do Trabalho (FDV)

Leia mais

BIODIREITO PROF. JOSEVAL MARTINS

BIODIREITO PROF. JOSEVAL MARTINS BIODIREITO PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA 1 1. Conceito de biodireito O biodireito é um novo ramo do estudo jurídico, resultado do encontro entre a bioética e o biodireito. 2 É o ramo do Direito Público que

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO... 23

EDITAL SISTEMATIZADO... 23 EDITAL SISTEMATIZADO... 23 Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 27 1. Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 27... 27 1.2. Constituição política... 27 1.3.

Leia mais

DIREITOS HUMANOS OU DIREITOS FUNDAMENTAIS? HISTÓRICO E CONCEITOS. Profa. Me. Érica Rios

DIREITOS HUMANOS OU DIREITOS FUNDAMENTAIS? HISTÓRICO E CONCEITOS. Profa. Me. Érica Rios DIREITOS HUMANOS OU DIREITOS FUNDAMENTAIS? HISTÓRICO E CONCEITOS. Profa. Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br A ESSÊNCIA DO SER HUMANO É UMA SÓ Todos os direitos humanos são universais, indivisíveis,

Leia mais