ÁGORAS GREGAS FÓRUNS ROMANOS PIAZZE ITALIANAS PLACES ROYALES FRANCESAS PLAZAS MAYORES ESPANHOLAS SQUARES INGLESAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÁGORAS GREGAS FÓRUNS ROMANOS PIAZZE ITALIANAS PLACES ROYALES FRANCESAS PLAZAS MAYORES ESPANHOLAS SQUARES INGLESAS"

Transcrição

1 Evolução e Projeto

2 ÁGORAS GREGAS FÓRUNS ROMANOS PIAZZE ITALIANAS PLACES ROYALES FRANCESAS PLAZAS MAYORES ESPANHOLAS SQUARES INGLESAS A PRAÇA COMO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA E LAZER DOS HABITANTES URBANOS.

3 Ágora Grega. Para os gregos, a ágora era o espaço livre público por excelência, local onde o exercício da cidadania se materializava representando o espírito de coletividade da população. Tinha caráter político. Tratava-se de um espaço delimitado por edificações diversas de caráter público e Stoas, conjunto de pórticos ou colunatas abertos ao público onde o mercadores, em feiras livres, podiam comercializar seus produtos.

4 O Fórum romano era constituído por um espaço livre público central onde ocorriam as relações sociais. Era o centro comercial da Roma Imperial. Nele localizavam-se as lojas, praças de mercado e locais para assembléias dos cidadãos. Era configurado por imponentes edifícios públicos que representavam a monumentalidade do Estado. As discussões políticas aconteciam não nas praças abertas, mas no interior dos edifícios.

5 Fórum Romano.

6 Piazza Del Campo, Siena 1293 Praça seca européia.

7 Piazza Del Campo Siena Mercado e centro social com onze acessos. Praça inclinada, delimitada e definida pela arquitetura. Fluxos multidirecionais. Forma irregular desenvolvida ao longo do tempo.

8 Piazza Ducalle, Vigevano 1498 Praça seca européia.

9 Piazza Ducalle Vigevano Mercado e centro social com nove acessos. Praça plana delimitada e definida pela arquitetura. Fluxos multidirecionais. Forma retangular imposta sobre o tecido medieval.

10 Plaza Mayor, Madri 1620 Praça seca européia.

11 Plaza Mayor Madri Local de comércio e festas grandiosas. Uso original de mercado explica os dez acessos. Praça plana delimitada e definida pela arquitetura. Forma derivada de ideais renascentistas e de domínio civil.

12 Praças Análogas Todas constituem centros multifuncionais. Mesma função com formas diferentes.

13 Place Des Voges, Paris 1612 praça renascentista.

14 Place Des Voges Paris Primeiro exemplo de espaço urbano renascentista em Paris e descendente direta da Piazza Ducale de Vigevano. Se difere da anterior por não ter um edifício público como seu foco. Era um espaço puro, unificado: formalmente, era específica e finita; funcionalmente, era genérica e flexível. Antecedeu as grandes praças inglesas e espanholas e ainda é um modelo atraente de praça residencial separada do tráfego.

15 PRAÇAS BRASILEIRAS QUAL O NOSSO CONCEITO DE PRAÇA?

16 Pátio do Colégio, São Paulo. Largo da Carioca, Rio de Janeiro. No Brasil identificamos como largos, pátios ou terreiros os espaços secos que, na Europa, caracterizam as piazze e as plazas tradicionais. Associamos o termo praça a espaços ajardinados, flexibilizando em demasia sua conceituação. Qualquer espaço verde público, arborizado ou gramado, é denominado como praça no Brasil. [SILVIO S. MACEDO]

17 Terreiro de São Francisco, Salvador. Pátio de São Pedro, Recife.

18 Canteiros centrais de avenida, jardins junto a alças de acesso a viadutos e pontes, rotatórias, taludes e encostas ajardinadas são exemplos de jardins urbanos comumente chamados de praça. Os jardins urbanos são espaços livres fundamentais para a qualidade ambiental (circulação do ar, insolação, drenagem) e servem ainda como referenciais cênicos da cidade, mas não podem ser chamados de praça uma vez que não possuem um programa social.

19 PRAÇAS SÃO ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS URBANOS DESTINADOS AO LAZER E AO CONVÍVIO DA POPULAÇÃO, ACESSÍVEIS AOS CIDADÃOS E LIVRES DE VEÍCULOS.

20 Os templos raramente eram sobrepujados em importância por qualquer outro ediscio, nas freguesias ou nas maiores vilas. Congregavam os fiéis, e os seus adros reuniam em torno de si as casas, as vendas e quando não o paço da câmara. Largos, pá\os, rocios e terreiros, ostentando o nome do santo que consagrava a igreja, garan\am uma área mais generosa à sua frente e um espaço mais condizente com o seu fron\spício. Serviam ao acesso mais fácil dos membros da comunidade, à saída e ao retorno das procissões, à representação dos autos- da- fé. E, pelo seu destaque e proporção, atendiam também a a\vidades mundanas, como as de recreio, de mercado, de caráter polí\co e militar. In: MARX, Murillo. Cidade Brasileira. São Paulo: Melhoramentos/Edusp, 1980, p. 54.

21 Relação entre as praças medievais européias e as praças coloniais brasileiras.

22

23

24

25 Passeio Público Rio de Janeiro Primeiro jardim urbano da colônia. Inspirado nos jardins urbanos europeus destinados à nova classe burguesa que queria ver e ser vista. Projeto clássico de Mestre Valentim, final século XVIII.

26 Passeio Público Rio de Janeiro A reforma do projeto original, feita por Glaziou, coincide com a valorização do jardim nos espaços residenciais, ganhando mais espaço nos lotes. Isso implica numa valorização, por parte da população, da arborização das ruas e áreas livres públicas da cidade.

27 Praça XV de Novembro, Rio de Janeiro.

28 Praça da República, São Paulo.

29 A Praça Ajardinada As reformas urbanas em Paris (Haussmann) e a influência cultural inglesa trazem para o Brasil a preocupação com salubridade, circulação e embelezamento das cidades. Avenidas são abertas sobre a malha colonial, criando os boulevares. Surge a nova tipologia de praça urbana: a praça ajardinada. Planta de Belo Horizonte, com destaque para o Parque Municipal, final do século XIX.

30 Vale do Anhangabaú, São Paulo Ajardinamento no início do século XX.

31 Largo da Matriz, Manaus Ajardinamento no início do século XX.

32 Praça da Liberdade, Belo Horizonte. Inaugurada em 1920.

33 A Praça Modernista Alteração do programa de atividades da praça eclética, contemplativa. O lazer urbano torna-se ativo e as praças assumem essa dinâmica. Atividades esportivas, lazer infantil, entre outros, são incorporados definitivamente ao programa da praça urbana. Parque do Flamengo, Rio de Janeiro. Roberto Burle Marx, 1961.

34 Parque do Ibirapuera, São Paulo, 1953.

35 Pampulha, Belo Horizonte.

36 Praça da Soberania, Brasília. Oscar Niemeyer, 2010.

37 VALORES AMBIENTAIS VALORES FUNCIONAIS VALORES ESTÉTICOS E SIMBÓLICOS QUE ESPAÇO PÚBLICO ESTAMOS CONSTRUINDO?

38 PRAÇA CONTEMPORÂNEA PRAÇA SECA?

39 PRAÇA CONTEMPORÂNEA PRAÇA SECA?

40 PRAÇA CONTEMPORÂNEA PRAÇA INCLINADA EM RELAÇÃO AO OBJETO?

41 PRAÇA CONTEMPORÂNEA PRAÇA ESPETÁCULO?

42 PRAÇA CONTEMPORÂNEA PRAÇA EDUCATIVA?

43 PRAÇA CONTEMPORÂNEA INDEPENDENTE DO OBJETO?

44 PRAÇA CONTEMPORÂNEA DEPENDENTE DO OBJETO?

45 PRAÇA CONTEMPORÂNEA?

PAISAGISMO. Antonio Castelnou

PAISAGISMO. Antonio Castelnou PAISAGISMO Antonio Castelnou CASTELNOU Introdução Por PAISAGEM (do latim pagus = território rural; pelo fr. paysage) pode-se entender tudo aquilo que se vê ou que nossa visão alcança; objeto de nossa percepção,

Leia mais

O Poder Público e a Produção de Espaços Livres na Cidade

O Poder Público e a Produção de Espaços Livres na Cidade O Poder Público e a Produção de Espaços Livres na Cidade Sílvio Soares MACEDO PAISAGISMO BRASILEIRO (São Paulo, 2012) EDUSP e EDUNICAMP Os grandes projetos envolvem conjuntos de ações feitas de modo programado.

Leia mais

A Criação de Espaços Particulares. Paisagem, Lotes e Tecidos Urbanos

A Criação de Espaços Particulares. Paisagem, Lotes e Tecidos Urbanos A Criação de Espaços Particulares dos jardins aos espaços condominiais Paisagem, Lotes e Tecidos Urbanos Sílvio Soares MACEDO PAISAGISMO BRASILEIRO (São Paulo, 2012) EDUSP e EDUNICAMP A paisagem das cidades

Leia mais

6. AS CIDADES DO RENASCIMENTO

6. AS CIDADES DO RENASCIMENTO Vítor Oliveira 6. AS CIDADES DO RENASCIMENTO Aulas de História da Forma Urbana Estrutura 1. Introdução 2. Os sistemas de fortificação 3. O sistema de ruas 4. Os edifícios 5. Os exemplos de Palma Nova e

Leia mais

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS.

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. 1. DIMENSÕES ESPACIAIS NA MORFOLOGIA URBANA. 1.1. A forma urbana: A noção de forma aplica-se a conjuntos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Paisagismo e Floricultura. Paisagismo. Profª. Renata Canuto de Pinho

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Paisagismo e Floricultura. Paisagismo. Profª. Renata Canuto de Pinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Paisagismo e Floricultura Paisagismo Profª. Renata Canuto de Pinho Introdução Hoje é um ramo em franca expansão devido a expansão do setor imobiliário. O ramo de jardinagem

Leia mais

PAISAGISMO BRASILEIRO (São Paulo, 2012) EDUSP e EDUNICAMP. Sílvio S. MACEDO

PAISAGISMO BRASILEIRO (São Paulo, 2012) EDUSP e EDUNICAMP. Sílvio S. MACEDO PAISAGISMO BRASILEIRO (São Paulo, 2012) EDUSP e EDUNICAMP Sílvio S. MACEDO A partir dos anos de 1990, se inicia um período de tendências formais variadas e de extrema diversidade na concepção de projeto.

Leia mais

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Esta proposta considera a utilização de três imóveis localizados no coração do Centro Histórico

Leia mais

Plano de Paris. Universidade Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 20º EVINCI Outubro Antonella Arcoverde Gobbo

Plano de Paris. Universidade Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 20º EVINCI Outubro Antonella Arcoverde Gobbo Universidade Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 20º EVINCI Outubro 2012 Antonella Arcoverde Gobbo INICIAÇÃO CIENTÍFICA PESQUISA VOLUNTÁRIA 2012 Plano de Paris Contribuições para

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003712A - Paisagismo II: Composição de Espaços Livres Docente(s) Marta Enokibara Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL Concurso Nacional de Projetos - Parques Central e Sul de Águas Claras 2º Lugar Arquiteto responsável: Roberto Zocchio Torresan A área proposta para a implantação do parque Águas Claras apresenta, de forma

Leia mais

Nome: João Lucas, Danilo, Bruno, Lucas e Paulo nº12, 6, 4, 18 e 23 9ºB PROFESSORA: Margarete. TEMA: Arquitetura e o mercado de trabalho

Nome: João Lucas, Danilo, Bruno, Lucas e Paulo nº12, 6, 4, 18 e 23 9ºB PROFESSORA: Margarete. TEMA: Arquitetura e o mercado de trabalho Nome: João Lucas, Danilo, Bruno, Lucas e Paulo nº12, 6, 4, 18 e 23 9ºB PROFESSORA: Margarete TEMA: Arquitetura e o mercado de trabalho TRABALHO DE ARTES O que é Arquitetura? Arquitetura se refere à arte

Leia mais

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA (2010-2012) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA, Campina Grande-PB (2010-2012) 1. A cidade de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, possui um Centro Histórico com características

Leia mais

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP Ano letivo de 2016-2017 1. Aulas previstas (tempos letivos) Programação do 5º ano 5º1 (45m) 5º2 (45m) 5º3 (45m) 1º período 37 aulas 2º período 27 aulas 3º período 22 aulas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11/2002

RESOLUÇÃO Nº 11/2002 RESOLUÇÃO Nº 11/2002 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias; CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 7.239/01-31

Leia mais

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011.

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. 1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. Orientador: Cláudio Listher Marques Bahia. 168 Qualificação do

Leia mais

Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Territorial do Município de Içara

Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Territorial do Município de Içara Uso e ocupação do solo Acessibilidade e Mobilidade Saneamento e Infraestrutura Desenvolvimento Econômico Perímetro Urbano e Parcelamento do solo Habitação Equipamentos e espaços públicos Patrimônio e Meio

Leia mais

C) A área adjacente às igrejas, às vezes cercada, que recebe o nome de praça, contribui para a melhoria das condições ambientais.

C) A área adjacente às igrejas, às vezes cercada, que recebe o nome de praça, contribui para a melhoria das condições ambientais. 39.(TJ-RO/CESPE/2012) A presença das áreas públicas visa minimizar a deterioração da qualidade de vida urbana e os processos de degradação ambiental por meio da manutenção das condições bióticas, favoráveis

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003734A - História da Arquitetura II - Do Brasil Colonial ao Moderno Docente(s) Ludmilla Sandim Tidei de Lima Pauleto Unidade Faculdade

Leia mais

CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES. A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura.

CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES. A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura. CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES Conceitos básicos Paisagem A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura. Refere-se ao espaço ou extensão territorial que é possível

Leia mais

Administração Pública: Cidades João Pessoa, 2012.

Administração Pública: Cidades João Pessoa, 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL CTDR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA Disciplina: Gestão Municipal Profª Daniella de Oliveira Administração

Leia mais

A nossa catedral, concebida na primeira metade do século passado, foi projetada para um número de pessoas hoje não mais compatível quando em grandes

A nossa catedral, concebida na primeira metade do século passado, foi projetada para um número de pessoas hoje não mais compatível quando em grandes Catedral de goiânia TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO II Universidade Católica de Goiás Departamento de artes e Arquitetura TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO II Professor: Antonio LÚCIO ALUNO: igor toscani A nossa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO EM GESTÃO DO TERRITÓRIO ZÍNGARA ROCIO DOS SANTOS EURICH

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO EM GESTÃO DO TERRITÓRIO ZÍNGARA ROCIO DOS SANTOS EURICH 0 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO EM GESTÃO DO TERRITÓRIO ZÍNGARA ROCIO DOS SANTOS EURICH AS PRAÇAS DA CIDADE DE PONTA GROSSA-PR: ARBORIZAÇÃO URBANA,

Leia mais

Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte

Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte I Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil Brasília abril 2016 Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte Tiago Esteves Gonçalves da Costa ESTRUTURA

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Ano Letivo 017-018 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) TEMA A- A Península

Leia mais

NATHALIA MURAKAWA

NATHALIA MURAKAWA NATHALIA MURAKAWA 2012-2017 Nathalia Murakawa Brasileira 23 anos Formação Acadêmica Curso: Arquitetura e Urbanismo Faculdade: Belas Artes Graduação: Jan/2012 Dez/2016 Experiência Profissional Empresa:

Leia mais

A ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL E SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES

A ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL E SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Curso: Técnico em Edificações Disciplina: ICCC I Introdução à Construção Civil I Professora:

Leia mais

Curso de Arquitetura e Urbanismo Escola de Artes e Arquitetura Pontificia Universidade Católica de Goiás

Curso de Arquitetura e Urbanismo Escola de Artes e Arquitetura Pontificia Universidade Católica de Goiás Curso de Arquitetura e Urbanismo Escola de Artes e Arquitetura Pontificia Universidade Católica de Goiás Entendida como um espaço político, centro poderoso de decisão e de grande importância estratégica,

Leia mais

Cidades, urbanismo e lazer

Cidades, urbanismo e lazer Curso: Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer Disciplina: Planejamento de equipamentos e espaços de lazer Professora: Andréa Costa Cidades, urbanismo e lazer Como são as nossas cidades hoje? Elas sempre

Leia mais

ANEXO 10.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD

ANEXO 10.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD ANEXO 0. Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES CRITÉRIOS ESPECÌFICOS DE CLASSIFICAÇÃO 7ºD FEV. 0 GRUPO I.. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG

EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG Carolina Furtado Pereira Orientador Prof. Dr. Maurício Campomori 1 LOCALIZAÇÃO ARCOS PEDRA DO INDAIÁ PAINS PIMENTA CÓRREGO

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões

Leia mais

Programação cultural para celebrar a Pampulha

Programação cultural para celebrar a Pampulha Programação cultural para celebrar a Pampulha Enviado por DA REDAÇÃO 22Jul2016 PQN O Portal da Comunicação Para celebrar ainda mais o reconhecimento da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade,

Leia mais

ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX

ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX Pintura Brasileira século XIX Assim como a arquitetura, a pintura irá assimilar as mudanças sociais e políticas. Criaram-se neste período, no Brasil, empresas de mineração,

Leia mais

Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo - UFES 1. Quadro da Engenharia brasileira no século XIX. - Escola Central (Antiga Escola Militar por D. João VI). 1858. - Escola Politécnica

Leia mais

CLARA DI LERNIA SANTOS Nº USP:

CLARA DI LERNIA SANTOS Nº USP: CLARA DI LERNIA SANTOS Nº USP: 7997801 MODERNISMO: VIDROS, CIDADES E CONTRADIÇÕES UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES SÃO PAULO ABRIL DE 2013 Existe modernismo espalhado pela cidade

Leia mais

Nota importante: O presente documento visa disponibilizar informação preliminar sobre o projeto Operação Integrada de Entrecampos e tem natureza

Nota importante: O presente documento visa disponibilizar informação preliminar sobre o projeto Operação Integrada de Entrecampos e tem natureza 1 1 ENQUADRAMENTO CENTRO NEVRÁLGICO DA AML ÁREA PREMIUM PARA EMPRESAS E SERVIÇOS HABITAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE EXCELENTES ACESSIBILIDADES 25 HECTARES A DESENVOLVER MAIOR OPERAÇÃO URBANISTICA DO PAÍS 2

Leia mais

LOCALIZAÇÃO

LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO CURITIBA: Sinônimo de sustentável, de organizada, de a mais europeia das cidades brasileiras. Local de encontro de cenários na região sul do país. Pedaços do leste europeu; da França, com parques

Leia mais

Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos. Proposta de delimitação da ARU do núcleo. antigo da vila de Arruda dos Vinhos

Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos. Proposta de delimitação da ARU do núcleo. antigo da vila de Arruda dos Vinhos Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos Proposta de delimitação da ARU do núcleo antigo da vila de Arruda dos Vinhos Janeiro de 2015 Índice 1. Introdução 3 2. Enquadramento 4 3. Critérios de delimitação

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 3688 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Milão Vila histórica para venda nos arredores de Milão

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: História Trimestre: 1º Os primeiros tempos da América Portuguesa. A América Portuguesa a partir de meados do século XVI Resistência e definição do território da América

Leia mais

Tradicional em Brasília

Tradicional em Brasília Tradicional em Brasília Um passeio mágico e histórico pelos pontos turísticos da planejada e excêntrica capital do Brasil! Brasília, única cidade no mundo construída no século XX a ser eleita Patrimônio

Leia mais

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Profª. Ana Paula de O Zimmermann Curso de Arquitetura e Urbanismo Escola de Artes e Arquitetura Pontificia Universidade Católica de Goiás

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 0646 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Toscana Florença HISTÓRICA VILA DE PRESTÍGIO EM FLORENÇA

Leia mais

paul ramírez jonas domínio público

paul ramírez jonas domínio público paul ramírez jonas No desenho que organiza as diversas atividades do espaço urbano, sua circulação e formas de ocupação, os monumentos representam uma pontuação, a demarcação de um território coletivo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V GRUPO DA ÁREA DISCIPLINAR DE HISTÓRIA História e Geografia de Portugal Informação aos Pais / Encarregados de Educação, turma 3 Programação do 5º ano 1. Aulas previstas (tempos letivos) 5º1 5º2 1º período

Leia mais

ENQUADRAMENTO CENTRO NEVRÁLGICO DA AML ÁREA PREMIUM PARA EMPRESAS E SERVIÇOS HABITAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE EXCELENTES ACESSIBILIDADES

ENQUADRAMENTO CENTRO NEVRÁLGICO DA AML ÁREA PREMIUM PARA EMPRESAS E SERVIÇOS HABITAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE EXCELENTES ACESSIBILIDADES Nota importante: O presente documento visa disponibilizar informação preliminar sobre o projeto Operação Integrada de Entrecampos e tem natureza meramente indicativa. 18.25 Studio ENQUADRAMENTO CENTRO

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO CURSO DE UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO LISTA DE COMPONENTES/DISCIPLINAS POR ÁREA (em breve, incluiremos as ementas, em cada componente) Tempo Mínimo: 08 semestres Tempo Máximo: 14 semestres Total:

Leia mais

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ANEXO 9. Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES CRITÉRIOS ESPECÌFICOS DE CLASSIFICAÇÃO 7ºC FEV. 0 GRUPO I.. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 0562 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Milão MAGNÍFICO CASTELO PARA VENDA NA LOMBARDIA DESCRIÇÃO

Leia mais

ENSAIOS SOBRE A SUSTENTABILIDADE URBANA EM TIMÓTEO-MG

ENSAIOS SOBRE A SUSTENTABILIDADE URBANA EM TIMÓTEO-MG ENSAIOS SOBRE A SUSTENTABILIDADE URBANA EM TIMÓTEO-MG Ígor Drumond Castro 1 Raquel Siman Bitencourt 2 Sara Fassarella Donato 3 Carolini Tavares Frinhani 4 Fábio Azevedo Vasconcellos 5 PALAVRAS-CHAVE: urbanismo;

Leia mais

EXERCÍCIO IV PROJETO DA PAISAGEM, O ESPAÇO LIVRE URBANO RUAS, PRAÇAS, PARQUES E ESPAÇOS LIVRES PRIVADOS.

EXERCÍCIO IV PROJETO DA PAISAGEM, O ESPAÇO LIVRE URBANO RUAS, PRAÇAS, PARQUES E ESPAÇOS LIVRES PRIVADOS. DOC. 03/AUP 650/2014 FAUUSP DEPARTAMENTO DE PROJETO Grupo de Disciplinas Paisagem e Ambiente AUP 650 ARQUITETURA DA PAISAGEM Disciplina Obrigatória Créditos: (06cr/aula + 02cr/trabalho) 2º Semestre de

Leia mais

ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA DE SOURE PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AOS LIMITES

ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA DE SOURE PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AOS LIMITES ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA DE SOURE PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AOS LIMITES 1_ Enquadramento A delimitação da área de reabilitação urbana de Soure (ARU), com enquadramento no Regime Jurídico da Reabilitação

Leia mais

Ano Europeu das. Pessoas com Deficiência. Carta Compromisso

Ano Europeu das. Pessoas com Deficiência. Carta Compromisso Ano Europeu das Pessoas com Deficiência Carta Compromisso Governo Civil, 15 de Julho de 2003 Preâmbulo O Conselho da União Europeia proclamou o ano 2003 Ano Europeu das Pessoas com Deficiência, através

Leia mais

PAISAGISMO EM PERNAMBUCO INTRODUZINDO UM ROTEIRO PARA REFLEXÃO...

PAISAGISMO EM PERNAMBUCO INTRODUZINDO UM ROTEIRO PARA REFLEXÃO... PAISAGISMO EM PERNAMBUCO INTRODUZINDO UM ROTEIRO PARA REFLEXÃO... LUIS GOES VIEIRA FILHO O paisagismo em Pernambuco não teve uma continuidade através de sua história como teve a arquitetura, com seus vários

Leia mais

PAISAGISMO URBANO. Profa. Arq. Walnyce Scalise

PAISAGISMO URBANO. Profa. Arq. Walnyce Scalise PAISAGISMO URBANO Profa. Arq. Walnyce Scalise A finalidade do paisagismo é a integração do homem com a natureza, buscando melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente. Ele abrange todas

Leia mais

2. Localização São Vicente de fora - Alfama - Lisboa São Vicente de Fora - Lisboa lisboa 1 Percurso São Vicente de Fora - Lisboa [ 30] Área de

2. Localização São Vicente de fora - Alfama - Lisboa São Vicente de Fora - Lisboa lisboa 1 Percurso São Vicente de Fora - Lisboa [ 30] Área de elementos de análise morfológica 222 Contexto Urbano e Percursos 2.1. São Vicente de Fora - Lisboa 2.2. Pelourinho - Salvador 2.3. Stare Mesto - Bratislava 2.4. Plaza Mayor - Trujillo 2. Localização -

Leia mais

Programa de Residência em Arquitetura e Urbanismo : Planejamento e Gestão Urbana. Disciplina. Processos, Planos e Projetos urbanísticos de São Paulo.

Programa de Residência em Arquitetura e Urbanismo : Planejamento e Gestão Urbana. Disciplina. Processos, Planos e Projetos urbanísticos de São Paulo. Programa de Residência em Arquitetura e Urbanismo : Planejamento e Gestão Urbana Disciplina. Processos, Planos e Projetos urbanísticos de São Paulo. Coord. Profa. Dra. Maria Cristina da Silva Leme 1a aula

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 3314 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Roma Magnífico apartamento de luxo à venda em Roma DESCRIÇÃO

Leia mais

FREGUESIA DE Água retorta RELATÓRIO DE GESTÃO 2012

FREGUESIA DE Água retorta RELATÓRIO DE GESTÃO 2012 FREGUESIA DE Água retorta RELATÓRIO DE GESTÃO 2012 CONTROLO ORÇAMENTAL 1.1 - RECEITA: Da análise dos documentos de prestação de contas referente ao exercício de 2012, verifica-se: Saldo da gerência anterior:

Leia mais

LANÇAMENTO _028_Arquiplan_QueenPerdizes_Folhetão_37.5x26.5.indd 1

LANÇAMENTO _028_Arquiplan_QueenPerdizes_Folhetão_37.5x26.5.indd 1 LANÇAMENTO 29293_028_Arquiplan_QueenPerdizes_Folhetão_37.5x26.5.indd 1 7/3/14 6:50 PM Arquiplan é uma incorporadora e construtora com mais de 60 anos de existência e com mais de 250 mil m 2 construídos

Leia mais

Umuarama CAPITAL DA AMIZADE. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Agência de Notícias do Paraná

Umuarama CAPITAL DA AMIZADE. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Agência de Notícias do Paraná Umuarama Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 Foto: Agência de Notícias do Paraná CAPITAL DA AMIZADE Com 110 mil habitantes, Umuarama é conhecida por sua receptividade e pelo carinho com que acolhe

Leia mais

Rio de Janeiro parte II Evolução urbana

Rio de Janeiro parte II Evolução urbana Rio de Janeiro parte II Evolução urbana Evolução Urbana da Cidade do Rio de Janeiro Período Colonial: Fundação da cidade entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar 1567 transferência da cidade para o

Leia mais

Serviço Educativo Municipal de Paredes. PERCURSOS PELA HISTÓRIA Planificação

Serviço Educativo Municipal de Paredes. PERCURSOS PELA HISTÓRIA Planificação Serviço Educativo Municipal de Paredes PERCURSOS PELA HISTÓRIA Planificação Guia da Atividade 1.º ciclo Áreas do conhecimento: O Passado do meio local Duração: 1 dia ou parte do dia Descrição:» Visita

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb

Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb A Linguagem Clássica nos Séculos XV e XVI Feudalismo Mercantilismo Crise da sociedade renascentista e Contra-Reforma Arte

Leia mais

Plano de Atividades Assembleia de Freguesia de 26 de dezembro de 2014

Plano de Atividades Assembleia de Freguesia de 26 de dezembro de 2014 Plano de Atividades 2015 Assembleia de Freguesia de 26 de dezembro de 2014 Vias de Comunicação Pavimentação do Caminho de Campos. Pavimentação de troço do Caminho do Depósito, em Marinhas. Prossecução

Leia mais

Ano Lectivo 2012/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação.

Ano Lectivo 2012/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação. AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação HISTÓRIA Ano Lectivo 2012/2013 3 ºCiclo 8 ºAno 8.º Ano 1º Período Panorâmica geral dos séculos XII e XIII. Observação directa Diálogo

Leia mais

COBERTURAS. Professor: Luís Guilherme Albuquerque 01/02/2011

COBERTURAS. Professor: Luís Guilherme Albuquerque 01/02/2011 COBERTURAS Professor: Luís Guilherme Albuquerque 01/02/2011 COBERTURAS COBERTURAS Constituem estruturas de múltipla função que tem por objetivo: Proteger a construção contra agentes externos; Definir o

Leia mais

Bem-estar e qualidade de vida nos mínimos

Bem-estar e qualidade de vida nos mínimos Bem-estar e qualidade de vida nos mínimos São os detalhes e o cuidado com o seu bem-estar que tornam tão especial o Jeito Jardins de Viver. Esse cuidado está presente em cada parte do seu Jardins. Nas

Leia mais

serviços A Mera possui uma equipe qualificada e apta a atender aos mais variados e exigentes clientes.

serviços A Mera possui uma equipe qualificada e apta a atender aos mais variados e exigentes clientes. Desde 2003 a Mera Arquitetura Paisagística desenvolve projetos paisagísticos para residências e empreendimentos imobiliários, sob o comando dos arquitetos Beatriz e Eduardo Fernandez Mera. Atualmente a

Leia mais

BELO HORIZONTE ARREDORES DE BELO HORIZONTE DICAS DE PASSEIOS

BELO HORIZONTE ARREDORES DE BELO HORIZONTE DICAS DE PASSEIOS BELO HORIZONTE ARREDORES DE BELO HORIZONTE DICAS DE PASSEIOS ÓTIMA OPÇÃO INHOTIM, SITUADO EM BRUMADINHO Do Aeroporto de Confins - É só seguir pela Rodovia MG-010 (Linha Verde) com sentido a Belo Horizonte,

Leia mais

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Profª. Ana Paula de O. Zimmermann Curso de Arquitetura e Urbanismo Escola de Artes e Arquitetura Pontificia Universidade Católica de Goiás

Leia mais

ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017

ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017 ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017 Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Titulo da Atividade: Viagem de Estudos a Belo Horizonte e Ano: 1º semestre 2017

Leia mais

Colégio Torre Dona Chama. Matriz do Exame de Escola de Equivalência à Frequência de 9.º Ano História (cód. 19)

Colégio Torre Dona Chama. Matriz do Exame de Escola de Equivalência à Frequência de 9.º Ano História (cód. 19) Matriz do Exame de Escola de Equivalência à Frequência de 9.º Ano História (cód. 19) 1. Introdução: Na elaboração desta matriz de Exame de Escola de Equivalência à Frequência teve-se em conta o modelo

Leia mais

BELO HORIZONTE, A CAPITAL DA INOVAÇÃO

BELO HORIZONTE, A CAPITAL DA INOVAÇÃO BELO HORIZONTE, A CAPITAL DA INOVAÇÃO Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais é considerada a 6ª maior cidade do Brasil. Com clima agradável durante todo o ano, a cidade é famosa por suas áreas

Leia mais

Programa Estratégico de Reabilitação Urbana ARU Mem Martins/ Rio de Mouro

Programa Estratégico de Reabilitação Urbana ARU Mem Martins/ Rio de Mouro ARU Mem Martins/ Rio de Mouro Direção Municipal de Ambiente, Planeamento e Gestão do Território Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro 24.julho.2015 Política Municipal Visão Eixos estratégicos Valorização

Leia mais

Anna Juni Enk te Winkel Gustavo Delonero. Portfolio. Anexo BNDES. Rua Catequese, 77 Butantã SP

Anna Juni Enk te Winkel Gustavo Delonero. Portfolio. Anexo BNDES. Rua Catequese, 77 Butantã SP Anna Juni Enk te Winkel Gustavo Delonero Portfolio Anexo BNDES Rua Catequese, 77 Butantã SP 05502 020 contato@vao.arq.br Anexo BNDES Local Rio de Janeiro, RJ - Brasil Ano 2014 Área do terreno 4.470 m 2

Leia mais

646 / Lei Complementar Municipal. Data 22/07/2010 Ano 2010 Fonte DOPA 08/10/2010 Pág. 2 LEI COMPLEMENTAR Nº 646, DE 22 DE JULHO DE 2010.

646 / Lei Complementar Municipal. Data 22/07/2010 Ano 2010 Fonte DOPA 08/10/2010 Pág. 2 LEI COMPLEMENTAR Nº 646, DE 22 DE JULHO DE 2010. Ato 646 /2010 - Lei Complementar Municipal Data 22/07/2010 Ano 2010 Fonte DOPA 08/10/2010 Pág. 2 LEI COMPLEMENTAR Nº 646, DE 22 DE JULHO DE 2010. Altera e inclui dispositivos, figuras e anexos na Lei Complementar

Leia mais

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL LOCALIZAÇÃO E IMAGEM SATÉLITE DA ÁREA

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL LOCALIZAÇÃO E IMAGEM SATÉLITE DA ÁREA ENQUADRAMENTO TERRITORIAL NUT II: North NUT III/CIM: Área Metropolitana do Porto Área Territorial: 215,880 Km2 População: 138.613 Habitantes Densidade Populacional: 650 Hab./Km2 Município: Santa Maria

Leia mais

PROPOSTA N.º 283/2018

PROPOSTA N.º 283/2018 PROPOSTA N.º 283/2018 Assunto: Determinar a abertura de um período de discussão pública das Orientações Estratégicas para a Operação Integrada de Entrecampos pelo prazo de 22 dias úteis. Pelouros: Urbanismo

Leia mais

SOB O ELEVADO DA LINHA 15-PRATA: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO. Aldo José Frati Noel J Mendes Cossa Wilson Mitt

SOB O ELEVADO DA LINHA 15-PRATA: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO. Aldo José Frati Noel J Mendes Cossa Wilson Mitt REURBANIZAÇÃO-PAISAGISMO e CICLOVIA SOB O ELEVADO DA LINHA 15-PRATA: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO Aldo José Frati Noel J Mendes Cossa Wilson Mitt 2012 INTERFERÊNCIA ARBÓREA 3.199 352 1.767 1.080 AUTORIZAÇÃO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Informação aos Pais / Encarregados de Educação Programação do 5º ano Turma 1 1. Aulas previstas (Tempos letivos) 2. Conteúdos a leccionar

Leia mais

Condicionantes: Criar um pórtico mantendo o alinhamento, gabarito 7,5m Requalificar para uso misto de residencial e comércio varejista de

Condicionantes: Criar um pórtico mantendo o alinhamento, gabarito 7,5m Requalificar para uso misto de residencial e comércio varejista de 1 2 3 4 5 6 7 QUADRA 1 Abertura do Terminal Turístico para a população, adicionando-lhe a função de terminal das novas linhas de barco que realizarão a travessia diariamente. Otimização da área de convivência

Leia mais

Análise Territorial do Conjunto Habitacional do Monte Verde Florianópolis - SC

Análise Territorial do Conjunto Habitacional do Monte Verde Florianópolis - SC Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Arquitetura e Urbanismo Disciplina : Teoria Urbana Acadêmicas: Ana Luiza Tomasi, Natália Moneró, Greice Merin Moresco, Thiele Londero. Análise Territorial

Leia mais

Ronaldo Roscoe

Ronaldo Roscoe Ronaldo Roscoe 31 9994-2839 A MASB é o resultado da fusão da competência, credibilidade, experiência e excelência da Metro Participações Imobiliárias, Alicerce Empreendimentos e Santa Bárbara Desenvolvimento

Leia mais

PUBLICADO DOC 29/09/2011, PÁG 92

PUBLICADO DOC 29/09/2011, PÁG 92 PUBLICADO DOC 29/09/2011, PÁG 92 PROJETO DE LEI 01-00470/2011 do Executivo (Encaminhado à Câmara pelo Sr. Prefeito com o ofício ATL 126/11). Institui o Projeto Estratégico de Intervenção Urbana - Parque

Leia mais

CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA

CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA Neoclassicismo: diversidade que não é liberdade Esse estilo abre caminho para a Arte Moderna que será trilhado de forma definitiva,

Leia mais

Arte no Brasil Colonial. Arquitetura e urbanismo. 8º ano

Arte no Brasil Colonial. Arquitetura e urbanismo. 8º ano Arte no Brasil Colonial Arquitetura e urbanismo 8º ano - 2013 A arte no Brasil colonial (1500 a 1808) foi marcada pela forte influência européia. O principal estilo que surge neste período é o BARROCO,

Leia mais

HISTÓRIA URBANÍSTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO (1554 A 1988)

HISTÓRIA URBANÍSTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO (1554 A 1988) unga-bidiiotnek Linga A/903935, António Rodrigues Porto HISTÓRIA URBANÍSTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO (1554 A 1988) índice CAPÍTULO I A fundação de São Paulo de Piratininga. O colégio e a igreja. Elevação

Leia mais

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES UC5 - PRESTAR INFORMAÇÕES TURÍSTICAS NO CONTEXTO LOCAL E REGIONAL. A URBANIZAÇÃO DE NATAL Prof. Elisângela Bezerra das Neves Holanda A CIDADE DO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - DESCRITORES DE DESEMPENHO DO ALUNO: História - 3.º CICLO 7º ANO História ESCALAS Fraco (05 19%) INSUFICIENTE (20 % - 49%) SUFICIENTE (50% - 69%) BOM (70% - 89%) MUITO

Leia mais

Diferenciais GAFISA. Viver Bem.

Diferenciais GAFISA. Viver Bem. Diferenciais GAFISA SÓ QUEM TEM UM GAFISA PARTICIPA DO PROGRAMA Viver Bem. Acompanhamento da evolução da obra Serviços de auto atendimento Matérias exclusivas de decoração, design e inovação Revista Gafisa

Leia mais

Contexto: Zona Norte. Problema

Contexto: Zona Norte. Problema Contexto: Zona Norte Problema Há mais de 20 anos, estudos apontam a demanda de áreas públicas verdes e de lazer para a Zona Norte da Cidade do Rio do Janeiro - região com altos índices de ocupação urbana.

Leia mais

Execução de muros de suporte, instalação de sistema de rega e ajardinamento do gaveto junto ao depósito da água, no Bunheiro; Instalação de

Execução de muros de suporte, instalação de sistema de rega e ajardinamento do gaveto junto ao depósito da água, no Bunheiro; Instalação de Execução de muros de suporte, instalação de sistema de rega e ajardinamento do gaveto junto ao depósito da água, no Bunheiro; Instalação de papeleiras na Av.ª Hintze Ribeiro, na Torreira; Colocação de

Leia mais

PURP 53 PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO AP9 UP2 PARQUE DA CIDADE SARAH KUBITSCHEK ESCALA PREDOMINANTE: BUCÓLICA

PURP 53 PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO AP9 UP2 PARQUE DA CIDADE SARAH KUBITSCHEK ESCALA PREDOMINANTE: BUCÓLICA AP9 UP2 Folha 1 / 6 AP9 AP9 UP2 UP2 PARQUE DA CIDADE SARAH KUBITSCHEK ESCALA PREDOMINANTE: BUCÓLICA Folha 2 / 6 VALOR PATRIMONIAL A ATRIBUTOS DE CONFIGURAÇÃO URBANA: TECIDO (MALHA / PARCELAMENTO DO SOLO

Leia mais

Da Cidade Compacta à Megalópolis Nebulosa

Da Cidade Compacta à Megalópolis Nebulosa Da Cidade Compacta à Megalópolis Nebulosa Jorge Gonçalves 13 de julho de 2016 A cidade compacta Elementos transversais É uma cidade de desenvolvimento centrípeto. Parece um conceito recente pois tem sido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HISTÓRIA DA DANÇA: DOS PRIMÓRDIOS AO BALLET CLÁSSICO Organização da aula Considerações históricas sobre a dança em suas manifestações iniciais.

Leia mais