PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IMPLEMENTAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING VIA WEB APLICADO NO AMBIENTE DO EMPREENDEDOR.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IMPLEMENTAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING VIA WEB APLICADO NO AMBIENTE DO EMPREENDEDOR."

Transcrição

1 TURNO: VERSÃO: N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO: IMPLEMENTAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING VIA WEB APLICADO NO AMBIENTE DO EMPREENDEDOR. ÁREA: Text Mining Palavras-chave: Text mining; Plano de negócio; Ajax; Empreendedorismo. 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 ALUNO Nome: Roger Erivan Gaulke Código/matrícula: Endereço residencial: Rua: Almirante Tamandaré n :1140 Complemento: Bairro:Vila Nova CEP: Cidade:Blumenau UF:SC Telefone fixo: Celular: Endereço comercial: Empresa: Rua: n : Bairro: CEP: Cidade: UF: Telefone: FURB: alternativo:gaulkeroger@gmail.com 1.2 ORIENTADOR Nome: Oscar Dalfovo, Dr. FURB:dalfovo@furb.br alternativo:odalfovo@gmail.com

2 2 DECLARAÇÕES 2.1 DECLARAÇÃO DO ALUNO Declaro que estou ciente do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências da Computação e que a proposta em anexo, a qual concordo, foi por mim rubricada em todas as páginas. Ainda me comprometo pela obtenção de quaisquer recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho, caso esses recursos não sejam disponibilizados pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Assinatura: Local/data: 2.2 DECLARAÇÃO DO ORIENTADOR Declaro que estou ciente do Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências da Computação e que a proposta em anexo, a qual concordo, foi por mim rubricada em todas as páginas. Ainda me comprometo a orientar o aluno da melhor forma possível de acordo com o plano de trabalho explícito nessa proposta. Assinatura: Local/data:

3 3 AVALIAÇÃO DA PROPOSTA 3.1 AVALIAÇÃO DO(A) ORIENTADOR(A) Acadêmico(a): Orientador(a): Roger Erivan Gaulke Oscar Dalfovo ASPECTOS TÉCNICOS ASPECTOS METODOLÓGICOS ASPECTOS AVALIADOS 1. INTRODUÇÃO 1.1. O tema de pesquisa está devidamente contextualizado/delimitado? 1.2. O problema está claramente formulado? 2. OBJETIVOS 2.1. O objetivo geral está claramente definido e é passível de ser alcançado? 2.2. São apresentados objetivos específicos (opcionais) coerentes com o objetivo geral? Caso não sejam apresentados objetivos específicos, deixe esse item em branco. 3. RELEVÂNCIA 3.1. A proposta apresenta um grau de relevância em computação que justifique o desenvolvimento do TCC? 4. METODOLOGIA 4.1. Foram relacionadas todas as etapas necessárias para o desenvolvimento do TCC? 4.2. Os métodos e recursos estão devidamente descritos e são compatíveis com a metodologia proposta? 4.3. A proposta apresenta um cronograma físico (período de realização das etapas) de maneira a permitir a execução do TCC no prazo disponível? 5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5.1. As informações apresentadas são suficientes e têm relação com o tema do TCC? 5.2. São apresentados trabalhos correlatos, bem como comentadas as principais características dos mesmos? 6. REQUISITOS DO SISTEMA A SER DESENVOLVIDO 6.1. Os requisitos funcionais e não funcionais do sistema a ser desenvolvido foram claramente descritos? 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7.1. As considerações finais relacionam os assuntos apresentados na revisão bibliográfica com a realização do TCC? 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8.1. As referências bibliográficas obedecem às normas da ABNT? 8.2. As referências bibliográficas contemplam adequadamente os assuntos abordados na proposta (são usadas obras atualizadas e/ou as mais importantes da área)? 9. CITAÇÕES 9.1. As citações obedecem às normas da ABNT? 9.2. As informações retiradas de outros autores estão devidamente citadas? 10. AVALIAÇÃO GERAL (organização e apresentação gráfica, linguagem usada) O texto obedece ao formato estabelecido? A exposição do assunto é ordenada (as idéias estão bem encadeadas e a linguagem utilizada é clara)? atende atende parcialmente A proposta de TCC deverá ser revisada, isto é, necessita de complementação, se: qualquer um dos itens tiver resposta NÃO ATENDE; pelo menos 4 (quatro) itens dos ASPECTOS TÉCNICOS tiverem resposta ATENDE PARCIALMENTE; ou pelo menos 4 (quatro) itens dos ASPECTOS METODOLÓGICOS tiverem resposta ATENDE PARCIALMENTE. PARECER: ( ) APROVADA ( ) NECESSITA DE COMPLEMENTAÇÃO não atende Assinatura do(a) avaliador(a): Local/data:

4 CONSIDERAÇÕES DO(A) ORIENTADOR(A): Caso o(a) orientador(a) tenha assinalado em sua avaliação algum item como atende parcialmente, devem ser relatos os problemas/melhorias a serem efetuadas. Na segunda versão, caso as alterações sugeridas pelos avaliadores não sejam efetuadas, deve-se incluir uma justificativa. Assinatura do(a) avaliador(a): Local/data:

5 3.2 AVALIAÇÃO DO(A) COORDENADOR DE TCC Acadêmico(a): Avaliador(a): Roger Erivan Gaulke José Roque Voltolini da Silva ASPECTOS TÉCNICOS ASPECTOS METODOLÓGICOS ASPECTOS AVALIADOS 1. INTRODUÇÃO 1.1. O tema de pesquisa está devidamente contextualizado/delimitado? 1.2. O problema está claramente formulado? 2. OBJETIVOS 2.1. O objetivo geral está claramente definido e é passível de ser alcançado? 2.2. São apresentados objetivos específicos (opcionais) coerentes com o objetivo geral? Caso não sejam apresentados objetivos específicos, deixe esse item em branco. 3. RELEVÂNCIA 3.1. A proposta apresenta um grau de relevância em computação que justifique o desenvolvimento do TCC? 4. METODOLOGIA 4.1. Foram relacionadas todas as etapas necessárias para o desenvolvimento do TCC? 4.2. Os métodos e recursos estão devidamente descritos e são compatíveis com a metodologia proposta? 4.3. A proposta apresenta um cronograma físico (período de realização das etapas) de maneira a permitir a execução do TCC no prazo disponível? 5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5.1. As informações apresentadas são suficientes e têm relação com o tema do TCC? 5.2. São apresentados trabalhos correlatos, bem como comentadas as principais características dos mesmos? 6. REQUISITOS DO SISTEMA A SER DESENVOLVIDO 6.1. Os requisitos funcionais e não funcionais do sistema a ser desenvolvido foram claramente descritos? 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7.1. As considerações finais relacionam os assuntos apresentados na revisão bibliográfica com a realização do TCC? 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8.1. As referências bibliográficas obedecem às normas da ABNT? 8.2. As referências bibliográficas contemplam adequadamente os assuntos abordados na proposta (são usadas obras atualizadas e/ou as mais importantes da área)? 9. CITAÇÕES 9.1. As citações obedecem às normas da ABNT? 9.2. As informações retiradas de outros autores estão devidamente citadas? 10. AVALIAÇÃO GERAL (organização e apresentação gráfica, linguagem usada) O texto obedece ao formato estabelecido? A exposição do assunto é ordenada (as idéias estão bem encadeadas e a linguagem utilizada é clara)? atende atende parcialmente A proposta de TCC deverá ser revisada, isto é, necessita de complementação, se: qualquer um dos itens tiver resposta NÃO ATENDE; pelo menos 4 (quatro) itens dos ASPECTOS TÉCNICOS tiverem resposta ATENDE PARCIALMENTE; ou pelo menos 4 (quatro) itens dos ASPECTOS METODOLÓGICOS tiverem resposta ATENDE PARCIALMENTE. PARECER: ( ) APROVADA ( ) NECESSITA DE COMPLEMENTAÇÃO OBSERVAÇÕES: não atende Assinatura do(a) avaliador(a): Local/data:

6 3.3 AVALIAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) DA DISCIPLINA DE TCCI Acadêmico(a): Avaliador(a): Roger Erivan Gaulke ASPECTOS TÉCNICOS ASPECTOS METODOLÓGICOS ASPECTOS AVALIADOS 1. INTRODUÇÃO 1.1. O tema de pesquisa está devidamente contextualizado/delimitado? 1.2. O problema está claramente formulado? 2. OBJETIVOS 2.1. O objetivo geral está claramente definido e é passível de ser alcançado? 2.2. São apresentados objetivos específicos (opcionais) coerentes com o objetivo geral? Caso não sejam apresentados objetivos específicos, deixe esse item em branco. 3. RELEVÂNCIA 3.1. A proposta apresenta um grau de relevância em computação que justifique o desenvolvimento do TCC? 4. METODOLOGIA 4.1. Foram relacionadas todas as etapas necessárias para o desenvolvimento do TCC? 4.2. Os métodos e recursos estão devidamente descritos e são compatíveis com a metodologia proposta? 4.3. A proposta apresenta um cronograma físico (período de realização das etapas) de maneira a permitir a execução do TCC no prazo disponível? 5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5.1. As informações apresentadas são suficientes e têm relação com o tema do TCC? 5.2. São apresentados trabalhos correlatos, bem como comentadas as principais características dos mesmos? 6. REQUISITOS DO SISTEMA A SER DESENVOLVIDO 6.1. Os requisitos funcionais e não funcionais do sistema a ser desenvolvido foram claramente descritos? 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7.1. As considerações finais relacionam os assuntos apresentados na revisão bibliográfica com a realização do TCC? 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8.1. As referências bibliográficas obedecem às normas da ABNT? 8.2. As referências bibliográficas contemplam adequadamente os assuntos abordados na proposta (são usadas obras atualizadas e/ou as mais importantes da área)? 9. CITAÇÕES 9.1. As citações obedecem às normas da ABNT? 9.2. As informações retiradas de outros autores estão devidamente citadas? 10. AVALIAÇÃO GERAL (organização e apresentação gráfica, linguagem usada) O texto obedece ao formato estabelecido? A exposição do assunto é ordenada (as idéias estão bem encadeadas e a linguagem utilizada é clara)? PONTUALIDADE NA ENTREGA atende atende parcialmente não atende atraso de dias A proposta de TCC deverá ser revisada, isto é, necessita de complementação, se: qualquer um dos itens tiver resposta NÃO ATENDE; pelo menos 4 (quatro) itens dos ASPECTOS TÉCNICOS tiverem resposta ATENDE PARCIALMENTE; ou pelo menos 4 (quatro) itens dos ASPECTOS METODOLÓGICOS tiverem resposta ATENDE PARCIALMENTE. PARECER: ( ) APROVADA ( ) NECESSITA DE COMPLEMENTAÇÃO OBSERVAÇÕES: Assinatura do(a) avaliador(a): Local/data:

7 3.4 AVALIAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ESPECIALISTA NA ÁREA Acadêmico(a): Avaliador(a): Roger Erivan Gaulke ASPECTOS TÉCNICOS ASPECTOS METODOLÓGICOS ASPECTOS AVALIADOS 1. INTRODUÇÃO 1.1. O tema de pesquisa está devidamente contextualizado/delimitado? 1.2. O problema está claramente formulado? 2. OBJETIVOS 2.1. O objetivo geral está claramente definido e é passível de ser alcançado? 2.2. São apresentados objetivos específicos (opcionais) coerentes com o objetivo geral? Caso não sejam apresentados objetivos específicos, deixe esse item em branco. 3. RELEVÂNCIA 3.1. A proposta apresenta um grau de relevância em computação que justifique o desenvolvimento do TCC? 4. METODOLOGIA 4.1. Foram relacionadas todas as etapas necessárias para o desenvolvimento do TCC? 4.2. Os métodos e recursos estão devidamente descritos e são compatíveis com a metodologia proposta? 4.3. A proposta apresenta um cronograma físico (período de realização das etapas) de maneira a permitir a execução do TCC no prazo disponível? 5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5.1. As informações apresentadas são suficientes e têm relação com o tema do TCC? 5.2. São apresentados trabalhos correlatos, bem como comentadas as principais características dos mesmos? 6. REQUISITOS DO SISTEMA A SER DESENVOLVIDO 6.1. Os requisitos funcionais e não funcionais do sistema a ser desenvolvido foram claramente descritos? 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7.1. As considerações finais relacionam os assuntos apresentados na revisão bibliográfica com a realização do TCC? 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8.1. As referências bibliográficas obedecem às normas da ABNT? 8.2. As referências bibliográficas contemplam adequadamente os assuntos abordados na proposta (são usadas obras atualizadas e/ou as mais importantes da área)? 9. CITAÇÕES 9.1. As citações obedecem às normas da ABNT? 9.2. As informações retiradas de outros autores estão devidamente citadas? 10. AVALIAÇÃO GERAL (organização e apresentação gráfica, linguagem usada) O texto obedece ao formato estabelecido? A exposição do assunto é ordenada (as idéias estão bem encadeadas e a linguagem utilizada é clara)? atende atende parcialmente A proposta de TCC deverá ser revisada, isto é, necessita de complementação, se: qualquer um dos itens tiver resposta NÃO ATENDE; pelo menos 4 (quatro) itens dos ASPECTOS TÉCNICOS tiverem resposta ATENDE PARCIALMENTE; ou pelo menos 4 (quatro) itens dos ASPECTOS METODOLÓGICOS tiverem resposta ATENDE PARCIALMENTE. PARECER: ( ) APROVADA ( ) NECESSITA DE COMPLEMENTAÇÃO OBSERVAÇÕES: não atende Assinatura do(a) avaliador(a): Local/data:

8 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO IMPLEMENTAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING VIA WEB APLICADO NO AMBIENTE DO EMPREENDEDOR ROGER ERIVAN GAULKE BLUMENAU 2011

9 ROGER ERIVAN GAULKE IMPLEMENTAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING VIA WEB APLICADO NO AMBIENTE DO EMPREENDEDOR Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso submetida à Universidade Regional de Blumenau para a obtenção dos créditos na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I do curso de Ciências da Computação Bacharelado. Prof. Dr. Oscar Dalfovo - Orientador BLUMENAU 2011

10 2 1 INTRODUÇÃO O Ambiente Empreendedor é um lugar onde se desenvolve o plano de negócio, que é um documento vivo e deve estar sempre em constante atualização. Para um plano de negócios, utilizam-se informações sobre a empresa, o negócio, o marketing, o financeiro e outros. Deste modo, formalizam-se os estudos a respeito das idéias do empreendedor, transformando-as em negócio. O Ambiente Empreendedor tem como método de ensino a criação de uma empresa simulada, onde os alunos da Universidade Regional de Blumenau (FURB) desenvolvem o plano de negócio de suas empresas, a fim de verificar sua viabilidade no mercado. Atualmente, o Ambiente Empreendedor vem sendo utilizado nas disciplinas de empreendedorismo nos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação da FURB. Porém um dos problemas existente é na verificação e comparação da integridade do plano de negócio, preenchido no Ambiente do Empreendedor, na qual são feitos manualmente, o que dificulta a atualização dos dados, pelo fato da mesma não estar integrada com o restante do ambiente. Atualmente o gestor (professor) da disciplina tem que conferir manualmente cada item do plano de negócio, feito pelos alunos e verificar o que foi descrito no Ambiente do Empreendedor em cada um dos módulos. Como solução para ajudar o professor na análise do que foi descrito no plano de negócio no Ambiente do Empreendedor, será implementada uma ferramenta de mineração de texto, que fará a comparação dos textos entre os módulos, verificando as inconsistências entre si. A técnica text mining ou Mineração de Texto é o processo de obtenção de dados e informações a partir de textos em linguagens naturais (WIVES, 2004), a qual será usada na ferramenta proposta. 1.1 OBJETIVOS DO TRABALHO O objetivo geral deste trabalho é implementar um método de text mining no Ambiente do Empreendedor, comparando-se os textos entre os módulos, verificando as inconsistências do plano de negócio criado no Ambiente do Empreendedor, com isso auxiliando o gestor na análise do plano de negócio.

11 3 Os objetivos específicos do trabalho são: a) identificar informações que possibilitem apresentar inconsistências e incoerências no plano de negócio baseado na técnica da mineração de textos; b) apresentar graficamente o acompanhamento do percentual de incoerências, inconsistências e número da versão do plano de negócio; c) aplicar os passos para mineração de texto nos módulos do plano de negócio descrito no Ambiente do Empreendedor selecionados pelo professor. 1.2 RELEVÂNCIA DO TRABALHO Nos últimos anos tem aumentado o interesse em aplicar métodos de aprendizado de máquina para uma variedade de problemas em categorização de textos. Além disso, existe hoje certa tendência em se combinar mais de um algoritmo para se conseguir melhores resultados, como aprendizado estatístico com aprendizado relacional e clustering com categorização. Uma variedade de algoritmos de aprendizado tem demonstrado razoável eficiência para categorização e clustering de textos. Atualmente o gestor da disciplina de Empreendedorismo tem que fazer uma comparação entre os textos digitados de cada módulo, vindo atrasar e dificultar a entrega das notas. Por isso, foi proposto o desenvolvimento desta ferramenta, que ajudará o gestor da disciplina a corrigir o plano de negócio, com maior agilidade, informando os locais dos possíveis equívocos, a fim de mostrar o local onde se deve dar uma verificada nos dados informados, com maior precisão e exatidão. Utilizando a técnica de text mining o sistema fará a verificação do plano de negócio mostrando para o gestor da disciplina os locais que estão inadequados, facilitando assim na correção dos módulos, obtendo mais rápido as notas para os alunos. A utilização de técnicas de aprendizado para categorização de textos não é uma tarefa trivial e a etapa de aprendizado é de extrema importância, sendo a escolha da forma de representação, as escolhas das técnicas de aprendizado e suas parametrizações vitais para o desempenho do sistema.

12 4 1.3 METODOLOGIA O trabalho será desenvolvido observando as seguintes etapas: a) revisão bibliográfica: realizar levantamento de bibliografia sobre empreendedorismo, plano de negócio, text mining e AJAX; b) análise dos métodos: pesquisar e analisar o melhor método de mineração, que seja adequado ao Ambiente do Empreendedor. A partir desta pesquisa, será escolhido o melhor método para a implementação da ferramenta; c) elicitação de requisitos: detalhar e reavaliar os requisitos, observando as necessidades levantadas durante a revisão bibliográfica e com o professor da disciplina de Empreendedorismo dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação; d) análise dos frameworks de AJAX: pesquisar e analisar os frameworks já existentes no site do Ambiente do Empreendedor.; e) análise e projeto: será utilizada Unified Modeling Language (UML) para a elaboração dos diagramas de casos de uso, atividades e de seqüência; f) implementação: a ferramenta será implementada utilizando PHP 5, HyperText Mark-up Language (HTML), JavaScript, Cascading Style Sheets (CSS) e AJAX. O Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) a ser utilizado é o MySQL; g) testes: após a implementação da ferramenta, a mesma será testada na utilização do Ambiente do Empreendedor na disciplina de empreendedorismo; h) disponibilização: a ferramenta será implantada nos servidores do Laboratório de Computação e Informática (LCI) da FURB, sendo disponibilizada para utilização na disciplina de Empreendedorismo. As etapas serão realizadas nos períodos relacionados no Quadro jul. ago. set. out. nov. etapas / quinzenas revisão bibliográfica análise dos métodos elicitação de requisitos análise dos frameworks de AJAX análise e projeto Implementação Testes Disponibilização Quadro 1 - Cronograma

13 5 2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Na seção 2.1 é apresentado o conceito de text mining. Na seção 2.2 é evidenciado o conceito de plano de negócios e o estudo sobre plano tecnológico. Na seção 2.3 é apresentado o conceito de AJAX. Na seção 2.4 é apresentado o Ambiente do Empreendedor. Por fim, na seção 2.5 são listadas três ferramentas disponíveis no mercado, com funcionalidades similares ao trabalho proposto. 2.1 TEXT MINING Os textos podem ser considerados, em muitos casos, como uma seqüência de dados, similares aos dados coletados por sensores ou outro sistema de informação, que podem ser processados por métodos similares aos utilizados no processo de extração de conhecimento de base de dados (Wives, 2004, p. 19). A adaptação deste processo a formas textuais dá origem a um processo denominado text mining, também conhecido como Descoberta de Conhecimento em Textos (Knowledge Discovery in Text - KDT), ou ainda text data mining. É usada a nomenclatura text mining, que se refere à tecnologia capaz de analisar grandes coleções de documentos não estruturados com o propósito de extrair conhecimento, padrões de interesse previamente desconhecidos e potencialmente úteis. Nos últimos anos tem aumentado o interesse em aplicar métodos de aprendizado de máquina para uma variedade de problemas em categorização de textos. Ainda Gadcon (2006, p. 1) afirma que 80% dos dados de uma organização estão armazenados em forma de dados não-estruturados (texto). Além disso, existe hoje certa tendência em se combinar mais de um algoritmo para se conseguir melhores resultados, como aprendizado estatístico com aprendizado relacional ou clustering com categorização. Segundo Wives (2004, p. 72), o text mining possui cinco passos importantes: a) definição de objetivos: compreensão do domínio, identificação do que deve ou do que pode ser descoberto; b) recuperação de informações: localização e recuperação dos textos relevantes para o que o usuário necessita descobrir, encontrando palavras-chaves descritas no texto;

14 6 c) extração de informação: identificação de itens (características, palavras) relevantes nos documentos, verificando a coerência entre os textos; d) mineração: aplicação de um método de mineração que identifique padrões e relacionamento entre os dados; e) interpretação: a interpretação e a aplicação dos dados encontrados. Neste passo é o resultado final, mostrando para o usuário o que foi encontrado de similaridade entre os textos. De acordo de Wives (2004, p. 23), existem diferentes tipos de métodos que podem ser utilizados para a mineração de textos dentre eles estão o processamento de dados, a predição, a regressão, a classificação, o agrupamento ou clustering, a análise de associações e a visualização. 2.2 PLANO DE NEGÓCIO O plano de negócio nada mais é que um estudo de projeto para o desenvolvimento de uma empresa onde são feito questionamentos a respeito do que irá ser criado, como o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing, bem como todo o plano financeiro que viabilizará o novo negócio para poder estar sempre atualizado para acompanhar a evolução do mercado e de seus competidores (SEBRAE-SP, 2008). Através do plano de negócio as futuras empresas vêem a viabilidade de seu negócio, podendo encontrar parceiros ou talvez patrocinadores que viram no negócio, uma potencial empresa de sucesso. De acordo com Dornelas (2001, p. 91), é fundamental para o empreendedor o desenvolvimento de um bom plano de negócio, a fim de planejar suas ações e estratégias para o sucesso da empresa. A partir do segundo semestre de 1996 foi introduzido, na Universidade Regional de Blumenau, a disciplina de Empreendedor em Informática, que tem como objetivo desenvolver o espírito empreendedor dos alunos através do desenvolvimento de um plano de negócio (DALFOVO et al. 2005, p. 169). Porém, o principal objetivo da disciplina é mostrar para seus alunos como montar uma empresa de sucesso, fazendo de uma pequena idéia um valioso negócio.

15 7 2.3 AJAX O AJAX é um conjunto de tecnologias que está sendo utilizado para o desenvolvimento de uma nova geração de aplicativos totalmente baseados na web. Também é uma linguagem de programação baseada em Java, capaz de criar pequenos aplicativos, para serem rodados no browser. O AJAX embora seja atual, não é realmente uma nova tecnologia, ele reúne várias tecnologias web bem estabelecidas e as usa de maneira nova (CRANE; PASCARELLO; JAMES, 2007, p. 53). A principal característica do AJAX é a função XMLHttpRequest do Javascript. Através desta função pode-se fazer com que o navegador faça chamadas assíncronas ao servidor, retornando os dados solicitados, sem a necessidade de atualização da página que está sendo visualizada. Com isso o usuário poderá continuar trabalhando enquanto a requisição está sendo processada. Ao utilizar-se uma ferramenta desktop, podem-se utilizar recursos como arrastar e soltar, navegação através do teclado, botões que acendem ao passar o mouse e assim por diante. Com o AJAX pode-se transportar estes recursos para a plataforma web, facilitando a utilização e focando a ferramenta na usabilidade. As vantagens de utilizar AJAX é que menos informação navega na rede, diminuindo a sensibilidade, tornando a navegação mais rápida e sem precisar instalar softwares proprietários, é possível fazer aplicações com alta qualidade de interação. Segundo Limeira (2006, p. 13), Praticamente todos os navegadores, em suas últimas versões, são compatíveis com as técnicas utilizadas no AJAX, viabilizando o seu uso em qualquer aplicação Web. 2.4 AMBIENTE DO EMPREENDEDOR Segundo Borges e Dalfovo (2004, p. 1), O ambiente surgiu de um Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido pelo acadêmico Alencar Barbieri e orientado pelo professor Oscar Dalfovo. Seu objetivo é auxiliar os alunos na construção do plano de negócio, permitindo ao professor acompanhar as atividades desenvolvidas pelo aluno, como também um local para os alunos encontrarem informações e materiais da disciplina. Com este ambiente o processo de criação do plano de negócio ficou mais fácil, tanto para o aluno e para o professor, podendo controlar melhor a disciplina como todas as

16 8 informações contidas nele, avaliando os alunos conforme seu desempenho (BARBIERI, 2002, p. 86). Borges e Dalfovo (2004, p. 2) descrevem que O grande diferencial do Ambiente do Empreendedor em relação a outros ambientes trata do Plano de Negócio, onde os acadêmicos desenvolvem o plano a partir de questões previamente cadastradas pelo professor (Figura 1). Fonte: Santiago (2008, p. 54). Figura 1 Ambiente do Empreendedor, janela de criação do plano de negócio 2.5 TRABALHOS CORRELATOS As ferramentas apresentadas a seguir possuem características em comum com a ferramenta proposta neste trabalho. Wives (2004) utiliza a técnica de clusterin. Por ser aplicada em textos, está sujeita a sofrer interferências decorrentes de problemas da própria linguagem e do vocabulário utilizado nos mesmos, tais como erros ortográficos, sinonímia, homonímia, variações morfológicas. Visto este problema, Wives (2004) apresenta uma solução para minimizá-los, que consiste na utilização de conceitos (estruturas capazes de representar objetos e idéias presentes nos textos) na modelagem do conteúdo dos documentos. Com base num software de cadastro de chamados telefônicos, Uber (2004) desenvolveu um programa para minerar os chamados telefônicos que são compostos por data de abertura, software utilizado, versão do software, descrição do problema, situação da ficha de atendimento, dentre outros, sendo que a descrição do problema é um texto livre que foi a

17 9 variável analisada, permitindo assim com a análise desta variável identificar o motivo do chamado do cliente. A SPSS Brasil (2007) desenvolveu um software chamado Text Mining of Clementine que possibilita a extração de conceitos-chaves, percepções e relações de dados nãoestruturados. O diferencial deste software é a quantidade de idiomas que ele diz poder fazer a mineração de texto, sendo que cada idioma existe uma forma diferente de escrever.

18 10 3 REQUISITOS DO SISTEMA A SER DESENVOLVIDO A ferramenta deverá: a) permitir a visualização gráfica do acompanhamento das porcentagens das comparações efetuadas entre os módulos (Requisito Funcional - RF); b) permitir a visualização de um relatório com todos os assuntos já desenvolvido plano de negócio (RF); c) permitir a comparação dos planos de negócios existentes, com os que estão sendo desenvolvidos para verificar a já existência do mesmo assunto (RF); d) permitir a busca de planos de negócios por assunto (RF); e) utilizar a linguagem PHP 5 para programação da ferramenta (Requisito Não- Funcional - RNF); f) aplicar a técnica text mining entre os módulos preenchidos pelo empreendedor, utilizando-se uma técnica de mineração (RNF); g) utilizar AJAX para a programação da interatividade da ferramenta (RNF); h) utilizar o SGBD MYSQL para armazenamento dos dados necessários (RNF).

19 11 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS Com o crescimento da internet, o acesso a textos sobre os mais diferentes assuntos, oriundos de diversas fontes, criou uma sobrecarga de informação. A análise de informações textuais é um tema cada vez mais importante, pois a web faz com que uma grande quantidade de informações esteja disponível no formato de texto, que não possuem um formato definido. Como a quantidade de informações textuais cresce muito é necessária à utilização de um método de mineração para a análise destas informações. De acordo com os estudos feitos nos planos de negócios desenvolvidos para a disciplina de Empreendedorismo em Informática, foi visto a necessidade de uma ferramenta que averiguasse o plano de negócio em busca de equívocos de seus alunos, ajudando os gestores da disciplina a aperfeiçoarem seu plano de negócio. Por isso o uso do método de text mining será implementado no Ambiente do Empreendedor que foi desenvolvido por Santiago (2008). A ferramenta ajudará na adequação dos planos de negócios, que fará a averiguação dos textos escritos em cada módulo, conferindo se estão de acordo com o assunto abordado no plano de negócio.

20 12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARBIERI, A. Ambiente de aprendizagem para auxílio na disciplina de empreendedor em informática f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências da Computação) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau. BORGES, J. M. DALFOVO, O. Ambiente do empreendedor: ambiente de aprendizagem para auxiliar na disciplina de empreendedor em informática. In: SEMINÁRIO DE COMPUTAÇÃO, 13., 2004, Blumenau. Anais... Blumenau: Editora da FURB, p CRANE, D.; PASCARELLO, E.; JAMES, D. AJAX em ação. Tradução Edson Furmankiewicz e Carlos Schafranski. São Paulo: Pearson Prentice Hall, DALFOVO, O. et al. O ambiente do empreendedor como estratégia de ensino e aprendizagem para auxiliar na elaboração do plano de negócio. In: HOELTGEBAUM, M; MACHADO, D. Gestão em Empreendedorismo. 1 ed. Blumenau: FURB, v.1, p DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, GADCON. SPSS lança solução inédita para análise preditiva para português. São Paulo, Disponível em: < Acesso em: 13 ago LIMEIRA, J. L. S. Utilização de AJAX no desenvolvimento de sistemas web f. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. SANTIAGO, R. W. Desenvolvimento de um ambiente web para apoio do empreendedor utilizando AJAX f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências da Computação) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau. SEBRAE-SP. O que é plano de negócios? São Paulo, Disponível em: < 7%C3%B5es/cria%C3%A7%C3%A3o%20de%20empresas/planonegócio.aspx>. Acesso em: 14 ago SPSS Brasil. Text mining for clementine. São Paulo, Disponível em: < Acesso em: 13 ago

21 13 UBER, J. L. Descoberta de conhecimento com o uso de text mining aplicada ao SAC f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências da Computação) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau. WIVES, L. K. Utilizando conceitos como descritores de textos para o processo de identificação de conglomerados (clustering) de documentos f. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Computação) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO: SIS VERSÃO: 03 N o 15 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING APLICADO NO AMBIENTE DO EMPREENDEDOR

IMPLEMENTAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING APLICADO NO AMBIENTE DO EMPREENDEDOR UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO IMPLEMENTAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING APLICADO NO AMBIENTE DO EMPREENDEDOR ROGER ERIVAN

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR ORIENTADO A OBJETO UTILIZANDO BANCO DE DADOS CACHÉ

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR ORIENTADO A OBJETO UTILIZANDO BANCO DE DADOS CACHÉ TURNO: Noturno VERSÃO: 01 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÕES 1. ALUNO

1. IDENTIFICAÇÕES 1. ALUNO TURNO: MATUTINO VERSÃO: 01 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORD. DE ESTÁGIO

Leia mais

Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo

Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Sistemas e Computação DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO FINANCEIRA, APLICADO AO PLANO DE NEGÓCIOS, UTILIZADO NA

Leia mais

Acadêmico: Rafael Wilson Santiago Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo

Acadêmico: Rafael Wilson Santiago Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Sistemas e Computação DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE WEB PARA APOIO DO EMPREENDEDOR UTILIZANDO AJAX Acadêmico: Rafael

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SISTEMA GERENCIAL DE CONTROLE ESTATÍSTICO PARA FACÇÃO

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SISTEMA GERENCIAL DE CONTROLE ESTATÍSTICO PARA FACÇÃO TURNO: NOTURNO VERSÃO: 1 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) TÍTULO: Ambiente de Aprendizagem para Auxílio na Disciplina de Empreendedor em Informática

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) TÍTULO: Ambiente de Aprendizagem para Auxílio na Disciplina de Empreendedor em Informática 1 TURNO: matutino VERSÃO: 03 N o 03 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORD. DE ESTÁGIO

Leia mais

Desenvolvimento do Sistema de Intermediação para Prestadores de Serviço KLEITON STIVEN FINGER ORIENTADOR: PROF. OSCAR DALFOVO, DOUTOR

Desenvolvimento do Sistema de Intermediação para Prestadores de Serviço KLEITON STIVEN FINGER ORIENTADOR: PROF. OSCAR DALFOVO, DOUTOR FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO Desenvolvimento do Sistema de Intermediação para Prestadores de Serviço Utilizando

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÕES 1. ALUNO

1. IDENTIFICAÇÕES 1. ALUNO TURNO: Noturno VERSÃO: 3 N o 8 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORD. DE ESTÁGIO

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 TURNO: Noturno VERSÃO: 03 N o 06 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORD. DE ESTÁGIO

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO: DISTRIBUIÇÃO OTIMIZADA DE POLÍGONOS EM UM PLANO BIDIMENSIONAL

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO: DISTRIBUIÇÃO OTIMIZADA DE POLÍGONOS EM UM PLANO BIDIMENSIONAL TURNO: NOTURNO VERSÃO: 1 ANO / SEMESTRE: 2010.2 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÕES 1. ALUNO

1. IDENTIFICAÇÕES 1. ALUNO TURNO: Matutino VERSÃO: 3 N o 18 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORD. DE ESTÁGIO

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROTÓTIPO DE UM VISUALIZADOR DE MODELOS 3D PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO A PLATAFORMA.NET CF 2.

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROTÓTIPO DE UM VISUALIZADOR DE MODELOS 3D PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO A PLATAFORMA.NET CF 2. TURNO: noturno VERSÃO: 01 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO

Leia mais

DESCOBERTA DO CONHECIMENTO COM O USO DE TEXT MINING APLICADA AO SAC TEXT MINING. Aluno José Lino Uber. Orientador Paulo Roberto Dias

DESCOBERTA DO CONHECIMENTO COM O USO DE TEXT MINING APLICADA AO SAC TEXT MINING. Aluno José Lino Uber. Orientador Paulo Roberto Dias DESCOBERTA DO CONHECIMENTO COM O USO DE TEXT MINING APLICADA AO SAC TEXT MINING Aluno José Lino Uber Orientador Paulo Roberto Dias Dezembro/2004 Roteiro Introdução Objetivo Conceitos Motivação / Tipos

Leia mais

APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK

APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK Carla Adriéli Fink Orientador: Professor Dr. Oscar Dalfovo Roteiro da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Leia mais

SISTEMA DE CONHECIMENTO EM HELP DESK UTILIZANDO RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS PARA APOIO AOS CLIENTES E CONSULTORES DE SOFTHOUSE NA WEB

SISTEMA DE CONHECIMENTO EM HELP DESK UTILIZANDO RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS PARA APOIO AOS CLIENTES E CONSULTORES DE SOFTHOUSE NA WEB SISTEMA DE CONHECIMENTO EM HELP DESK UTILIZANDO RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS PARA APOIO AOS CLIENTES E CONSULTORES DE SOFTHOUSE NA WEB Por Janira Wehrmeister Orientador: Oscar Dalfovo SEQÜÊNCIA DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TURNO: NOTURNO VERSÃO: 2.0 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO

Leia mais

SISTEMA WEB PARA ADMINISTRAÇÃO DE IGREJAS UTILIZANDO TÉCNICAS DE DATA MINING Lemuel Santos

SISTEMA WEB PARA ADMINISTRAÇÃO DE IGREJAS UTILIZANDO TÉCNICAS DE DATA MINING Lemuel Santos UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO SISTEMA WEB PARA ADMINISTRAÇÃO DE IGREJAS UTILIZANDO TÉCNICAS DE DATA MINING Lemuel Santos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA ROTINA DE ANÁLISE FINANCEIRA VIA WEB APLICADA RAFAEL JOSÉ SPENGLER ORIENTADOR: PROF. OSCAR DALFOVO, DOUTOR

DESENVOLVIMENTO DA ROTINA DE ANÁLISE FINANCEIRA VIA WEB APLICADA RAFAEL JOSÉ SPENGLER ORIENTADOR: PROF. OSCAR DALFOVO, DOUTOR FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO DESENVOLVIMENTO DA ROTINA DE ANÁLISE FINANCEIRA VIA WEB APLICADA AO AMBIENTE EMPREENDEDOR

Leia mais

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri FERRAMENTA VISUAL PARA GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri ROTEIRO Introdução Objetivos Motivação Fundamentação Teórica Desenvolvimento

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SISTEMA GERENCIAL PARA AUTOMAÇÃO DE FORÇA DE VENDAS USANDO DISPOSITIVOS MÓVEIS BASEADOS EM PALM OS

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SISTEMA GERENCIAL PARA AUTOMAÇÃO DE FORÇA DE VENDAS USANDO DISPOSITIVOS MÓVEIS BASEADOS EM PALM OS TURNO: NOTURNO VERSÃO: 02 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO JOGO DE XADREZ PARA CELULAR ENTRE DOIS PARTICIPANTES. alternativo:

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO JOGO DE XADREZ PARA CELULAR ENTRE DOIS PARTICIPANTES.  alternativo: TURNO: Noturno VERSÃO: 2 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Título: APLICAÇÃO DE TROCA ELETRÔNICA DE DADOS (EDI) UTILIZANDO PADRÕES EAN BRASIL

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Título: APLICAÇÃO DE TROCA ELETRÔNICA DE DADOS (EDI) UTILIZANDO PADRÕES EAN BRASIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO:

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TURNO: NOTURNO VERSÃO: 2 ANO / SEMESTRE: 2012.2 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO

Leia mais

Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso

Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso Gerador de Código Automático Baseado em Diagramas de

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) TÍTULO:

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) TÍTULO: TURNO: NOTURNO VERSÃO: N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORD. DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO/TRABALHO

Leia mais

PORTAL WEB PARA INTEGRAÇÃO DAS PIZZARIAS DE RIO DO SUL

PORTAL WEB PARA INTEGRAÇÃO DAS PIZZARIAS DE RIO DO SUL PORTAL WEB PARA INTEGRAÇÃO DAS PIZZARIAS DE RIO DO SUL ROLAND WOLFF JUNIOR Wilson Pedro Carli - Orientador ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Sistemas Correlatos Desenvolvimento

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi

Prof. Esp. Fabiano Taguchi UML Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com UML COMPETÊNCIA: Conhecer e desenvolver estudos de caso usando modelagem orientada a objeto. HABILIDADE: Conhecer

Leia mais

Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo

Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES BASEADO EM BALANCED SCORECARD Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo 1 Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING APLICADO NO AMBIENTE DO EMPREENDEDOR. Acadêmico: Roger Erivan Gaulke Prof. Orientador: Dr.

IMPLEMENTAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING APLICADO NO AMBIENTE DO EMPREENDEDOR. Acadêmico: Roger Erivan Gaulke Prof. Orientador: Dr. IMPLEMENTAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING APLICADO NO AMBIENTE DO EMPREENDEDOR Acadêmico: Roger Erivan Gaulke Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo Roteiro da apresentação Introdução Objetivos do Trabalho Fundamentação

Leia mais

TURNO: Matutino VERSÃO: 1 N o

TURNO: Matutino VERSÃO: 1 N o TURNO: Matutino VERSÃO: 1 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO

Leia mais

SISTEMA WEB ESCOLAR PARA RESERVA DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZANDO RBC

SISTEMA WEB ESCOLAR PARA RESERVA DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZANDO RBC UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA WEB ESCOLAR PARA RESERVA DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZANDO RBC JHONE HEITOR THEISS PROF. ROBERTO HEINZLE, Orientador ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

COORD. DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO(TCC) PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

COORD. DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO(TCC) PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) TURNO: NOTURNO VERSÃO: 01 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORD. DE ESTÁGIO

Leia mais

SISTEMA GERENCIADOR DE ESTAMPARIA

SISTEMA GERENCIADOR DE ESTAMPARIA SISTEMA GERENCIADOR DE ESTAMPARIA José Luiz Alexandrino NETO 1, Leonardo dos Santos ROQUE 2, Sandra VIEIRA 3. 1,2 Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio (IFC/CAS), discentes do Curso Técnico

Leia mais

Leonardo Zorzo Carbone. Orientador: Adilson Vahldick

Leonardo Zorzo Carbone. Orientador: Adilson Vahldick WebCode Componente web para edição de código fonte Leonardo Zorzo Carbone Orientador: Adilson Vahldick Roteiro da Apresentação Introdução Fundamentação Teórica Desenvolvimento Conclusão Extensões Introdução

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) TURNO: Noturno VERSÃO: 02 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORD. DE ESTÁGIO

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SOFTWARE PARA MONITORAÇÃO DO CONTEÚDO DO TRÁFEGO DE REDE EM AMBIENTE CORPORATIVO

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SOFTWARE PARA MONITORAÇÃO DO CONTEÚDO DO TRÁFEGO DE REDE EM AMBIENTE CORPORATIVO TURNO: NOTURNO VERSÃO: 01 N o 03 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE

Leia mais

Solução integrada de software livre e tecnologia RFID para gerenciamento de vagas de estacionamento

Solução integrada de software livre e tecnologia RFID para gerenciamento de vagas de estacionamento Solução integrada de software livre e tecnologia RFID para gerenciamento de vagas de estacionamento Eduardo Cardoso Melo 1 ; Jéssica Maria Lemos da Silva 2. 1 Professor Orientador. 2 Estudante de Engenharia

Leia mais

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Trabalho de Conclusão de Curso Ciências da Computação SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS AS Acadêmico: Fabricio

Leia mais

Termo de Compromisso de Orientação

Termo de Compromisso de Orientação Apêndice 1 Termo de Compromisso de Orientação Eu, (orientador) assumo o compromisso da orientação do do aluno abaixo: Aluno: E-mail: Fone: Tema: Coorientador: Empresa onde o TCC é realizado (parcial ou

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CÂMPUS GUARAPUAVA. Érico Dias Ferreira

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CÂMPUS GUARAPUAVA. Érico Dias Ferreira UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CÂMPUS GUARAPUAVA Érico Dias Ferreira DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA O GERENCIAMENTO DO PROCESSO DE TRABALHO

Leia mais

9 Seminário de Extensão

9 Seminário de Extensão 9 Seminário de Extensão SISTEMA DE COMPUTAÇÃO PARA ANÁLISE DE EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DO ESTADO NUTRICIONAL E ALIMENTAR DE GRUPOS ESPECÍFICOS DA POPULAÇÃO DE PIRACICABA E REGIÃO Autor(es) ANA ESTELA ANTUNES

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SOFTWARE DE INVENTÁRIO DE SOFTWARE DE EQUIPAMENTOS DE REDE UTILIZANDO SESSION MESSAGE BLOCK

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SOFTWARE DE INVENTÁRIO DE SOFTWARE DE EQUIPAMENTOS DE REDE UTILIZANDO SESSION MESSAGE BLOCK TURNO: noturno VERSÃO: 2 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO

Leia mais

EDITAL PAEC UNIARP - 018/2018

EDITAL PAEC UNIARP - 018/2018 EDITAL PAEC UNIARP - 018/2018 Dispõe sobre as INSCRIÇÕES para o PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO E CULTURA PAEC, para alunos de cursos de graduação da UNIARP Campus Caçador e Fraiburgo A Universidade Alto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NA DISCIPLINA EDU388 - Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)* 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 - Conforme definido pelo Projeto Político Pedagógico do Curso

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO. JM Soluções em Melhoria de Processo de Software e Serviços

PLANO DE NEGÓCIO. JM Soluções em Melhoria de Processo de Software e Serviços PLANO DE NEGÓCIO PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/5 JM Soluções em Melhoria de Processo de Software e Serviços Mateus Zimmermann (mtszsc@gmail.com) Jewiton (jewitonjr42@hotmail.com) Foto dos Sócios Informações

Leia mais

FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL

FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL CLAUDINEI MARTINS Prof. Cláudio Ratke, Orientador

Leia mais

MINERAÇÃO DE DADOS EM ARQUIVOS DE LOG GERADOS POR SERVIDORES DE PÁGINAS WEB

MINERAÇÃO DE DADOS EM ARQUIVOS DE LOG GERADOS POR SERVIDORES DE PÁGINAS WEB MINERAÇÃO DE DADOS EM ARQUIVOS DE LOG GERADOS POR SERVIDORES DE PÁGINAS WEB Acadêmico: Leonardo José Correia Orientador: Prof. Ricardo Alencar Azambuja Blumenau, Julho/2004 1 Roteiro Introdução Objetivo

Leia mais

Ajax na Construção de uma Aplicação Web para Monitoramento de Ambientes. Marcus Vinícius Silva Gois Orientador: Paulo César Rodacki Gomes

Ajax na Construção de uma Aplicação Web para Monitoramento de Ambientes. Marcus Vinícius Silva Gois Orientador: Paulo César Rodacki Gomes Ajax na Construção de uma Aplicação Web para Monitoramento de Ambientes Marcus Vinícius Silva Gois Orientador: Paulo César Rodacki Gomes Roteiro Introdução O problema da web Objetivos do Trabalho Fundamentação

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq 001/2018 PERÍODO 2018/2019

EDITAL PIBIC CNPq 001/2018 PERÍODO 2018/2019 EDITAL PIBIC CNPq 001/2018 PERÍODO 2018/2019 O Centro Universitário Municipal de Franca Uni-FACEF, juntamente com o Comitê Institucional Interno, divulgam as informações para o processo de seleção do PIBIC

Leia mais

Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente

Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente Programa de Bolsas - Mestrado e Doutorado 2019 Edital de Seleção O Instituto Escolhas faz saber, por meio do presente Edital, que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq 001/2017 PERÍODO 2017/2018

EDITAL PIBIC CNPq 001/2017 PERÍODO 2017/2018 EDITAL PIBIC CNPq 001/2017 PERÍODO 2017/2018 O Centro Universitário Municipal de Franca Uni-FACEF, juntamente com o Comitê Institucional Interno, divulgam as informações para o processo de seleção no PIBIC

Leia mais

CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO PLANO DE ENSINO

CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO 1 IDENTIFICAÇÃO: Curso: Técnico Integrado de Informática Componente Curricular: Projeto Integrador Formação Profissional Código disciplina: PIP Ano: 3º Ano 2014

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM Edital nº 02 de 2012 Convocação

Leia mais

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 ESTUDO VIRTUAL: AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM ONLINE

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 ESTUDO VIRTUAL: AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM ONLINE ESTUDO VIRTUAL: AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM ONLINE Paulo Eduardo Ap. M. dos Santos 1 ; Vitor Panuci 2 ; José Roberto Almeida 3 1,2,3 UNIVERSIDADE DE UBERABA vitorpanuci@gmail.com; jose.almeida@uniube.br

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 5ª Série Banco de Dados I Ciência da Computação A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio

Leia mais

Fundação Francisco Mascarenhas Faculdades Integradas de Patos Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Nível Especialização - Modalidade Presencial

Fundação Francisco Mascarenhas Faculdades Integradas de Patos Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Nível Especialização - Modalidade Presencial Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Nível Especialização - Modalidade Presencial Patos Paraíba 2010 CARTA-ACEITE (DO PROFESSOR-ORIENTADOR PARA O ALUNO-ORIENTADO) Declaro, para os devidos fins, aceitar

Leia mais

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROTÓTIPO DE UM MECANISMO EMBARCADO DE AUXÍLIO A PILOTAGEM DE AEROMODELOS

PROPOSTA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROTÓTIPO DE UM MECANISMO EMBARCADO DE AUXÍLIO A PILOTAGEM DE AEROMODELOS TURNO: NOTURNO VERSÃO: 1 N o UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO COORDENAÇÃO DE TRABALHO

Leia mais

SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS

SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS Rafael Marisco Bertei 2, Héber Martins Oliveira 3, Josué Toebe 4 1 Projeto

Leia mais

RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO N o.01/2018

RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO N o.01/2018 RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO N o.01/2018 Estabelece normas e procedimentos relativos à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) do bacharelado em

Leia mais

Descoberta de conhecimento em textos - Análise semântica. Diogo Cardoso Eduardo Camilo Inácio Eduardo Monteiro Dellandréa Guilherme Gomes

Descoberta de conhecimento em textos - Análise semântica. Diogo Cardoso Eduardo Camilo Inácio Eduardo Monteiro Dellandréa Guilherme Gomes Descoberta de conhecimento em textos - Análise semântica Diogo Cardoso Eduardo Camilo Inácio Eduardo Monteiro Dellandréa Guilherme Gomes Introdução Diversidade de textos não padronizados; Emails, artigos,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código:103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO Desenvolvimento Web Quais os ambientes operacionais? Servidor Web Servidor de Aplicações Navegador Desenvolvimento

Leia mais

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para

Leia mais

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Especificação Implementação

Leia mais

Sistema de Workflow para Gestão de Processos Aplicado a Confecção Têxtil

Sistema de Workflow para Gestão de Processos Aplicado a Confecção Têxtil Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Sistemas e Computação Sistema de Workflow para Gestão de Processos Aplicado a Confecção Têxtil Acadêmico Sérgio da

Leia mais

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL Cláudio Augusto Deschamps Pintarelli Orientador: Marcel Hugo Roteiro de Apresentação Introdução Fundamentação Sistema

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Projeto de Programação para Internet Prof. Dr. Daniel A Furtado

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Projeto de Programação para Internet Prof. Dr. Daniel A Furtado Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Projeto de Programação para Internet Prof. Dr. Daniel A Furtado Descrição Geral Desenvolver um website para uma loja virtual que atenda às especificações

Leia mais

FERRAMENTA PARA CRIAR E VISUALIZAR REGRAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DA POLÍTICA DE PREÇO

FERRAMENTA PARA CRIAR E VISUALIZAR REGRAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DA POLÍTICA DE PREÇO FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO FERRAMENTA PARA CRIAR E VISUALIZAR REGRAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DA POLÍTICA DE PREÇO

Leia mais

EDITAL 001/2017 PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) e INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (ITI) Uni-FACEF EDIÇÃO 2017 PERÍODO 2017/2018

EDITAL 001/2017 PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) e INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (ITI) Uni-FACEF EDIÇÃO 2017 PERÍODO 2017/2018 EDITAL 001/2017 PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) e INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (ITI) Uni-FACEF EDIÇÃO 2017 PERÍODO 2017/2018 A Comissão dos Programas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO ART 1º. Considera-se Trabalho de Conclusão de Curso as atividades

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I Curso de Administração Curso de Psicologia Curso de Sistemas de Informação

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I Curso de Administração Curso de Psicologia Curso de Sistemas de Informação CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2018.1 Curso de Administração Curso de Psicologia Curso de Sistemas de Informação Curso de Engenharia Civil Atividade Encontro de acadêmicos e professores

Leia mais

SISTEMA DE CÁLCULO DE PREÇO DE VENDA PARA PADARIAS

SISTEMA DE CÁLCULO DE PREÇO DE VENDA PARA PADARIAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO SISTEMA DE CÁLCULO DE PREÇO DE VENDA PARA PADARIAS Jony Ilson da Silva Prof. Alexander Roberto Valdameri, Orientador Roteiro

Leia mais

AWSA - Ambiente web de suporte a avaliações da qualidade de produtos de software

AWSA - Ambiente web de suporte a avaliações da qualidade de produtos de software AWSA - Ambiente web de suporte a avaliações da qualidade de produtos de software Everaldo Artur Grahl, Jonathan Manoel Borges Departamento de Sistemas e Computação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq 001/2012 PERÍODO 2012/2013

EDITAL PIBIC CNPq 001/2012 PERÍODO 2012/2013 EDITAL PIBIC CNPq 001/2012 PERÍODO 2012/2013 O Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, juntamente com o Comitê Institucional Interno, divulgam as informações para o processo de seleção no PIBIC CNPq,

Leia mais

7 Congresso de Pós-Graduação MODELAGEM DE BASE DE CONHECIMENTO PARA TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO EM MINERAÇÃO DE DADOS

7 Congresso de Pós-Graduação MODELAGEM DE BASE DE CONHECIMENTO PARA TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO EM MINERAÇÃO DE DADOS 7 Congresso de Pós-Graduação MODELAGEM DE BASE DE CONHECIMENTO PARA TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO EM MINERAÇÃO DE DADOS Autor(es) LIDIA MARTINS DA SILVA Orientador(es) ANA ESTELA ANTUNES DA SILVA 1. Introdução

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq 001/2019 PERÍODO 2019/2020

EDITAL PIBIC CNPq 001/2019 PERÍODO 2019/2020 EDITAL PIBIC CNPq 001/2019 PERÍODO 2019/2020 O Centro Universitário Municipal de Franca Uni-FACEF, juntamente com o Comitê Institucional Interno, divulgam as informações para o processo de seleção do PIBIC

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I ARQUITETURA E URBANISMO TCC I

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I ARQUITETURA E URBANISMO TCC I CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2018.1 ARQUITETURA E URBANISMO TCC I Atividade Encontro de acadêmicos e professores para as orientações gerais quanto ao semestre 2018/1, relativo ao TCC

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória para todos

Leia mais

2º/3º Ciência da Computação (CC)

2º/3º Ciência da Computação (CC) 2º/3º Ciência da Computação (CC) Orientações para a disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas 2017 TEMA PROPOSTA DO TRABALHO APRESENTAÇÃO DO TRABALHO ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) I.

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA N 003/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA PROJETO DE EXTENSÃO IFG/CÂMPUS URUAÇU

CHAMADA PÚBLICA N 003/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA PROJETO DE EXTENSÃO IFG/CÂMPUS URUAÇU CHAMADA PÚBLICA N 003/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA PROJETO DE EXTENSÃO IFG/CÂMPUS URUAÇU O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) Câmpus de Uruaçu, faz saber, pela presente Chamada

Leia mais

REGRAS PARA AS DISCIPLINAS DE PROJETO DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA

REGRAS PARA AS DISCIPLINAS DE PROJETO DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA REGRAS PARA AS DISCIPLINAS DE PROJETO DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA 1. OBJETIVO 1.1 O objetivo deste regramento é fornecer instruções de orientação para execução dos projetos de graduação

Leia mais

3 Arquitetura do Sistema

3 Arquitetura do Sistema Arquitetura do Sistema 22 3 Arquitetura do Sistema 3.1. Visão geral O sistema desenvolvido permite a criação de aplicações que possibilitam efetuar consultas em um banco de dados relacional utilizando

Leia mais

Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados by Prentice Hall

Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados by Prentice Hall Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados 5.1 2007 by Prentice Hall A Abordagem de Banco de Dados para Gerenciamento de Dados Banco de dados: conjunto de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Ferramenta de apoio a decisão baseada em arquivos fiscais (SPED)

Ferramenta de apoio a decisão baseada em arquivos fiscais (SPED) Ferramenta de apoio a decisão baseada em arquivos fiscais (SPED) Aluno(a): Arthur Limeira Brito Orientador: Roberto Heinzle Roteiro Introdução e objetivos Fundamentação teórica Trabalhos correlatos Requisitos

Leia mais

SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY

SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY Eduardo Augusto

Leia mais

FERRAMENTA DE CÁLCULO E GERENCIAMENTO DE ESTIMATIVAS DE SOFTWARE

FERRAMENTA DE CÁLCULO E GERENCIAMENTO DE ESTIMATIVAS DE SOFTWARE FERRAMENTA DE CÁLCULO E GERENCIAMENTO DE ESTIMATIVAS DE SOFTWARE FURB Universidade Regional de Blumenau Bacharelado em Ciências da Computação Acadêmico: Alexandre Wenderlich Orientador : Profº Paulo Roberto

Leia mais

Mineração de Textos na Web

Mineração de Textos na Web Mineração de Textos na Web Luciano Antonio Digiampietri Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo digiampietri@usp.br Resumo: Com o crescimento das informações disponíveis na

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I DIREITO

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I DIREITO CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2018.1 DIREITO Atividade Encontro de acadêmicos e professores para as orientações gerais quanto ao semestre 2018/1, relativo ao TCC I. Prazo Data: 01/02/2018

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído

Leia mais