CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE RESOLUÇÃO Nº 21/02 Aprova Diretrizes e Regulamenta Cursos de Pós-Graduação lato sensu certificados pela Univille. A Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e, tendo em vista o deliberado em sessão realizada no dia vinte e oito de 2002 RESOLVE: Art. 1 o Aprovar diretrizes e regulamentar os Cursos de Pós-Graduação lato sensu (especialização) certificados pela Univille. 1 o Os cursos de Pós-Graduação lato-sensu poderão ser institucionais ou conveniados com Institutos ou Instituições de Ensino Superior, realizados em sede ou fora de sede. 2 o Entende-se por curso institucional aquele no qual a Univille tenha participação administrativa, pedagógica e orçamentária, assim declarado pela Reitoria, independentemente de ser próprio ou conveniado. DOS CURSOS Art. 2 o Os cursos de Pós-Graduação lato sensu são destinados à capacitação, em nível superior, nas diversas áreas do conhecimento tendo os seguintes objetivos: I desenvolver atividades específicas de ensino e pesquisa, visando à preparação de profissionais para as atividades do magistério e/ou; II especializar profissionais em campos delimitados do conhecimento, oportunizando estudos específicos de técnicas necessárias ao melhor desempenho profissional. Art. 3 o Os cursos de Pós-graduação lato sensu poderão ser ministrados em uma ou mais etapas, não excedendo o prazo de 30 (trinta) meses consecutivos, para o cumprimento da carga horária prevista, incluída a monografia, quando for o caso. Art. 4 o Os Cursos de Especialização terão a carga horária mínima de 360 horas/aula, não computado o tempo de estudo individual, a elaboração e apresentação da monografia. Art. 5 o O currículo mínimo dos cursos, conforme Resolução CEE/SC realizados no Estado de Santa Catarina, deverá ser organizado na observância dos seguintes procedimentos:

2 I Modalidade: Mercado de Trabalho Especificar carga horária mínima básica de 360 h/a (trezentas e sessenta horas/aula), dedicadas a conteúdo específico da área temática, objeto do curso ofertado e que constituirá etapa única e obrigatória para esta modalidade. II Modalidade: Formação para o Magistério Superior Especificar carga horária mínima de 360 h/a (trezentas e sessenta horas/aula), incluídas as 90 h/a (noventa horas/aula) dedicadas à formação didático-pedagógica e metodológica, bem como a elaboração e apreciação da monografia. 1 o Ao concluinte da 1ª modalidade será conferido certificado de conclusão de especialização na modalidade mercado de trabalho, com observação explícita de sua não validade para o exercício do magistério superior. 2 o O acréscimo das disciplinas didático-pedagógicas e metodológicas, totalizando 90 h/a (noventa horas/aula) e da monografia à carga horária mínima básica disposta no inciso I, permitirá a obtenção do certificado de especialista também na modalidade Formação para o Magistério Superior. 3 o Em caso de retorno de portadores de certificado da modalidade de mercado de trabalho, a emissão do certificado de especialização para o exercício de magistério superior após o efetivo cumprimento da carga horária a que se refere o 2 o, somente ocorrerá mediante a devolução do certificado de especialização da 1ª modalidade. Art. 6 o O currículo mínimo dos cursos realizados fora do Estado de Santa Catarina deverá ser organizado na observância dos seguintes procedimentos: I Os cursos de Pós-Graduação lato sensu têm carga horária mínima de 360 h/a (trezentas e sessenta horas/aula), não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso. DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Art. 7 o A Coordenação Pedagógica deverá ser realizada por um professor da área específica do Curso que será indicado: I Pelo departamento proponente ou pela Diretoria de Pós-Graduação da Univille, no caso de cursos institucionais; II Pela Diretoria de Pós-Graduação da Univille ou pelo Instituto/Instituição de Ensino Superior, no caso de cursos conveniados. Art. 8 o Compete ao Coordenador Pedagógico: I acompanhar a elaboração e o cumprimento do projeto do Curso de Pós-Graduação; II contatar os docentes do curso; III participar da divulgação do curso; IV participar do processo de seleção, quando necessário; V manter contato direto com o representante de classe, em conjunto com a Secretaria de Pós-Graduação; VI manter contato contínuo com a Diretoria de Pós-Graduação;

3 VII verificar se os temas de monografia estão de acordo com o projeto do Curso; VIII acompanhar a orientação das monografias; IX sugerir professores avaliadores de monografias. Parágrafo único: Em caso de descumprimento dos itens constantes desse artigo, a Diretoria de Pós-Graduação poderá exigir a substituição do Coordenador Pedagógico, a fim de garantir o cumprimento do projeto. DA SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Art. 9 o Compete à Secretaria de Pós-Graduação: I recepcionar os professores quando se tratar de cursos realizados em sede; II verificar a assiduidade dos professores quando se tratar de cursos realizados em sede; III realizar as inscrições, seleção e matrícula quando se tratar de cursos realizados em sede; IV observar o horário de início e término das aulas quando se tratar de cursos realizados em sede; V aplicar a avaliação de desempenho de cada disciplina quando se tratar de cursos realizados em sede; VI divulgar as notas; VII manter contato direto com o representante de classe quando se tratar de cursos realizados em sede; VIII manter lista atualizada de orientadores de monografia e número previsto pelo projeto e encaminhá-las para avaliação; IX receber cópia da monografia e encaminhá-la para avaliação; X elaborar e expedir certificados, históricos e declarações; XI responsabilizar-se pelo encaminhamento da monografia e do termo de aprovação para os avaliadores; XII receber versão final da monografia e encaminhar para o acervo da Biblioteca Universitária, quando indicado pelo professor avaliador; XIII participar da elaboração do relatório final do curso, e arquivá-lo; XIV elaborar guia acadêmico dos cursos. Parágrafo único No caso de cursos fora de sede, os itens I, II, III, IV, V e VII ficarão a encargo do Instituto ou Instituição de Ensino Superior conveniado. DA SUPERVISÃO Art. 10. A Supervisão dos Cursos de Pós-Graduação está sob a responsabilidade da Diretoria de Pós-Graduação.

4 Art. 11. Compete ao Supervisor: I assessorar na elaboração do projeto do Curso de Pós-Graduação; II encaminhar o projeto para consultores; III participar da divulgação dos Cursos de Pós-Graduação; IV supervisionar as inscrições, seleção e matrícula quando se tratar de cursos realizados em sede; V divulgar o resultado do processo seletivo quando se tratar de cursos realizados em sede; VI divulgar o resultado da avaliação da monografia; VII elaborar o Relatório Final e encaminhá-lo à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação para aprovação; VIII assinar junto com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação os Certificados; IX exercer as competências do Coordenador Pedagógico na inexistência deste; X homologar nomes de professores avaliadores de monografia; XI zelar pelo cumprimento do projeto do curso; XII aprovar o guia acadêmico dos cursos. Parágrafo único. No caso de cursos fora de sede, os itens IV e V ficarão a encargo do Instituto ou Instituição de Ensino Superior conveniado. DA ELABORAÇÃO DO PROJETO Art. 12. Os projetos dos Cursos de Pós-Graduação a serem certificados pela Univille deverão obedecer às Resoluções internas e à legislação pertinente nas esferas Federal e Estadual. Art. 13. Os projetos dos cursos deverão conter: I Dados de Identificação II Justificativa III Organização do Curso Objetivos geral e específicos Clientela ou público alvo Período de realização (cronograma, horário de realização do curso) Número de vagas Requisitos para inscrição Local de realização do curso Critérios de avaliação do rendimento Modalidade do curso Previsão de áreas para realização da monografia, independentemente da sua obrigatoriedade Previsão quanto à utilização de pessoal, instalações e material Indicação de convênios, quando for o caso. IV Estrutura curricular:

5 Disciplinas Carga Horária Professores (o mesmo professor não poderá ministrar mais do que 3 disciplinas) Ementário Bibliografia (básica - mínimo 5 e máximo 10 títulos indicados). V Corpo docente: Nome Titulação máxima (área/instituição) Instituição de origem Documento comprobatório da última titulação. DO CORPO DOCENTE Art. 14. O credenciamento de docentes para atuação em Cursos de Pós-Graduação lato sensu será feito pela Diretoria de Pós-Graduação de acordo com as exigências e os critérios estabelecidos na legislação vigente. 1 o A titulação mínima para o exercício do magistério em cursos de especialização é a de Mestrado, admitida a presença no corpo docente do curso de até 30% (trinta por cento) de portadores de certificado de especialista que comprovem experiência profissional ou produção intelectual, técnica ou científica relacionadas com a disciplina. 2 o O descumprimento do presente artigo poderá implicar descredenciamento do docente e/ou reposição das aulas. DOS TRÂMITES DO PROJETO Art. 15. Os projetos de Cursos de Pós-Graduação deverão cumprir os seguintes trâmites: I encaminhamento do projeto pelo proponente à Secretaria de Pós-Graduação de acordo com o Art. 13; II conferência do Projeto pela Secretaria de Pós-Graduação, baseada nos requisitos dispostos no Art. 13; III envio do projeto, pela Diretoria de Pós-Graduação, para no mínimo, dois consultores, que emitirão parecer técnico, em formulário próprio, em prazo estabelecido pela Diretoria de Pós-Graduação; IV havendo alterações, sugeridas pelos consultores, a Diretoria de Pós-Graduação retornará o projeto ao proponente para correção; V após realizadas todas as alterações a Diretoria de Pós-Graduação reencaminhará o projeto para os consultores para aprovação final; VI aprovado o projeto, a Diretoria de Pós-Graduação o encaminhará ao Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação para homologação do CEPE.

6 1 o O proponente de que trata este artigo, poderá ser: I um departamento da Univille; II um Instituto de Pós-Graduação ou uma Instituição de Ensino Superior; III um professor contratado pela Diretoria de Pós-Graduação. 2 o Os consultores serão indicados pelo Diretor de Pós-Graduação, devendo ter, preferencialmente, titulação mínima de Mestre, pertencer ao quadro docente da Univille e ter formação na área específica do curso. 3 o O professor consultor não poderá pertencer ao quadro docente do curso que está sendo avaliado. DAS INSCRIÇÕES Art. 16. Poderão inscrever-se para o processo seletivo aos cursos de que trata a presente resolução, candidatos portadores de diploma de curso superior. 1 o Os prazos para inscrição poderão ser estabelecidos pelo Instituto ou Instituição de Ensino Superior, quando se tratar de cursos conveniados. 2 o No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: a) formulário de inscrição, fornecido pela Secretaria de Pós-Graduação, devidamente preenchido, acompanhado de uma foto 3x4; b) fotocópia (verso e anverso) do diploma de curso superior (autenticado) e histórico escolar; c) fotocópia do CPF e carteira de identidade; d) curriculum vitae; e) pagamento da taxa de inscrição, quando for o caso. DO PROCESSO SELETIVO Art. 17. Quando houver necessidade de processo seletivo dos candidatos aos Cursos de Pós-Graduação, será nomeado uma comissão composta pelos seguintes membros: I Coordenador pedagógico; II Diretor do Instituto ou seu representante; III Diretor de Pós-Graduação ou seu representante. Art. 18. A seleção do candidato será feita baseada no Curriculum Vitae e histórico escolar, considerando os seguintes itens: I cursos realizados (formação); II desempenho acadêmico; III atividades profissionais nas áreas afins; IV outras atividades de relevância acadêmica e profissional.

7 DA MATRÍCULA Art. 19. O candidato selecionado deverá efetivar sua matrícula no período estabelecido pela Diretoria de Pós-Graduação, através da assinatura do contrato e do pagamento da primeira mensalidade. Parágrafo único O período da matrícula poderá ser estabelecido pelo Instituto ou Instituição de Ensino Superior em comum acordo com a Univille, quando se tratar de cursos conveniados. DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS Art. 20. Para efeito de avaliação de desempenho discente, serão aplicados os seguintes conceitos aos valores numéricos obtidos: I A = Excelente (9,0 a 10,0) Quando o aluno atingir plenamente os objetivos definidos pelo professor. II B = Bom (8,0 a 8,9) Quando o aluno atingir satisfatoriamente os objetivos definidos pelo professor. III C = Suficiente (7,0 a 7,9) Quando o aluno atingir apenas os objetivos essenciais do curso. IV D = Insuficiente (menor que 7,0) Quando o aluno não atingir os objetivos essenciais do curso. Art. 21. Para efeito de aprovação o aluno deverá obter média por disciplina não inferior a 7,0 (sete), conceito C e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) por disciplina. Art. 22. No primeiro encontro o professor deverá divulgar aos alunos o programa da disciplina. Art. 23. O professor deverá encaminhar o diário de classe completo com conteúdo ministrado, os conceitos e a freqüência dos alunos à Secretaria de Pós-Graduação, no prazo de até 45 (quarenta e cinco) dias do encerramento da disciplina. Art. 24. A Secretaria de Pós-Graduação terá até 30 (trinta) dias, após a entrega dos conceitos pelo docente, para sua divulgação. Art. 25. Poderá ser concedida nova avaliação de comum acordo com o professor, no prazo de 20 dias a contar da data da primeira avaliação ao aluno, que por motivo de força maior não compareceu à verificação de aprendizagem.

8 DA ORIENTAÇÃO DA MONOGRAFIA Art. 26. O Professor Orientador da Monografia será escolhido pelo aluno dentre os professores do curso ou do quadro docente da UNIVILLE, preferencialmente com título de mestre. Parágrafo único. Aceita a orientação do aluno, caberá ao professor oficializá-la por escrito, encaminhando-a à Secretaria de Pós-Graduação. Art. 27. Compete ao professor orientador acompanhar o aluno no desenvolvimento de todas as etapas de elaboração da monografia. DA AVALIAÇÃO DA MONOGRAFIA Art. 28. A avaliação da monografia será efetuada por um professor pertencente ao quadro docente da Univille com titulação mínima de Mestre e ter formação na área específica do curso, indicado pelo Diretor de Pós-Graduação. Parágrafo único - O professor responsável pela avaliação de que trata o caput desse artigo não poderá ser o próprio Orientador. Art. 29. A entrega da monografia para avaliação poderá ser efetuada somente após o parecer do Professor Orientador, quando for o caso. Art. 30. O aluno deverá entregar a monografia até, no máximo, 25 (vinte e cinco) meses após o ingresso no curso. Art. 31. O prazo para avaliação da monografia será de, no máximo, 150 (cento e cinqüenta) dias a contar da data de entrega pelo aluno. Art. 32 Após a aprovação final, o aluno deverá entregar à Secretaria de Pós- Graduação, um exemplar da monografia com capa da UNIVILLE que será destinada à Biblioteca Universitária, quando indicado pelo professor avaliador. DOS CERTIFICADOS Art. 33. Serão conferidos certificados de conclusão de curso, aos alunos que tiverem freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista por disciplina, além de aproveitamento aferido em processo formal de avaliação, equivalente a, no mínimo, 70% (setenta por cento) da escala de notas ou menções, por disciplina.

9 Art. 34. A UNIVILLE emitirá certificados de conclusão de curso, aos alunos que cumprirem todos os requisitos previstos no projeto e na presente Resolução. Art. 35. Os certificados deverão ser acompanhados do histórico escolar, no qual deverá constar obrigatoriamente: a) denominação e modalidade do curso; b) relação das disciplinas, contendo: carga horária, conceito obtido, freqüência, nome e titulação do professor; c) critério adotado para avaliação do aproveitamento; d) período em que o curso foi ministrado e sua duração total em horas/aula; e) título e avaliação da monografia, quando for o caso; f) número das resoluções vigentes que amparam o curso; g) número do parecer do CEPE que autorizou o curso; h) indicação de SEM VALIDADE PARA O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, quando o projeto do curso não previr a execução da disciplina Metodologia do Ensino Superior, conforme Resolução CEE/SC. 1 o O aluno que for reprovado em uma ou mais disciplinas e/ou não entregar a monografia respeitando o prazo de 30 meses, receberá declaração e histórico escolar das disciplinas cursadas. 2 o Os certificados de que fala o caput do Art. 35, deverão ser registrados na Secretaria de Pós-Graduação. DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 36. Os casos omissos serão resolvidos em primeira instância pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG e em última instância pelo CEPE. Art. 37. Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando as Res. 01/96-CEPE e 12/95-CEPE e quaisquer outras disposições contrárias. Joinville, 28 de novembro de 2002

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE RESOLUÇÃO Nº 19/05 Aprova Diretrizes e Regulamenta Cursos de Pós- Graduação lato sensu certificados pela Univille.

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL CAPIVARI DE BAIXO - SECAB FACULDADE CAPIVARI - FUCAP REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO)

SOCIEDADE EDUCACIONAL CAPIVARI DE BAIXO - SECAB FACULDADE CAPIVARI - FUCAP REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO) SOCIEDADE EDUCACIONAL CAPIVARI DE BAIXO - SECAB FACULDADE CAPIVARI - FUCAP REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO) Capivari de Baixo (SC), dezembro de 2014. CAPITULO I Da Criação

Leia mais

REGULAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2018

REGULAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2018 REGULAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2018 Sumário TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 CAPÍTULO I - DA MODALIDADE, OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS... 3 CAPÍTULO II - DO PROJETO PEDAGÓGICO... 3 TÍTULO II

Leia mais

Art. 1º. Fica aprovado o regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual do Paraná.

Art. 1º. Fica aprovado o regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual do Paraná. RESOLUÇÃO Nº 006/2018 CEPE/UNESPAR Aprova Regulamento dos Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu da UNESPAR. Considerando a Resolução nº 01, de 08.06.2007, do Conselho Nacional de Educação - CNE, que estabelece

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 068/2002 Disciplina os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no âmbito da Universidade Federal do Amazonas. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS e PRESIDENTE DO, no uso de suas atribuições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04/2018 Aprova a criação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível

Leia mais

TÍTULO I DAS ENTIDADES

TÍTULO I DAS ENTIDADES RESOLUÇÃO Nº 402 DE 25 DE AGOSTO DE 2003 (Revogada pela Resolução nº 421/04) 1036 Ementa: Dispõe sobre a regulamentação de cursos de pós-graduação latu sensu de caráter profissional. O CONSELHO FEDERAL

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 1, de 3 de janeiro de 2005.

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 1, de 3 de janeiro de 2005. RESOLUÇÃO CONSUN Nº 1, de 3 de janeiro de 2005. APROVA O REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DA UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO. O Magnífico Reitor da Universidade Cidade de São Paulo, no

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2017

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2017 Aprova o Novo Regulamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização Multiprofissional

Leia mais

TÍTULO I DAS ENTIDADES

TÍTULO I DAS ENTIDADES RESOLUÇÃO Nº 421 DE 29 DE SETEMBRO DE 2004 (Revogada pela Resolução nº 436/05) 1121 Ementa: Dispõe sobre a regulação de cursos de pós-graduação lato sensu de caráter profissional. O CONSELHO FEDERAL DE

Leia mais

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 (Alterada pela Resolução 7029/2014) (Esta é uma versão consolidada. Para ver a versão ORIGINAL, clique aqui.) Regulamenta

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 742

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 742 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 742 Aprova o Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação LATO SENSU da UFG, revogando-se a Resolução CEPEC Nº 540. O CONSELHO

Leia mais

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

ASSUNTO: Regimento Geral para Cursos de Pós Graduação Lato Sensu da UFSCar 34.ª Reunião do CoEx 08/12/2011

ASSUNTO: Regimento Geral para Cursos de Pós Graduação Lato Sensu da UFSCar 34.ª Reunião do CoEx 08/12/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Via Washington Luis, Km 235 Caixa Postal 676 Fones:(16) 3351-8112/3351-8113 - FAX:(16) 3361-2081 CEP: 13.565-905 São Carlos SP Brasil proex@ufscar.br

Leia mais

COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regulamento CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regulamento CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regulamento CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação lato sensu da FACULDADE REFIDIM são regidos pela Resolução n. º 01, de

Leia mais

O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 28, inciso

O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 28, inciso RESOLUÇÃO CONSUN N 026/2009 Ementa: Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós Graduação lato sensu ofertados pela Universidade de Pernambuco. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN,

Leia mais

RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº05/2012. Regulamenta os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. RESOLVE

RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº05/2012. Regulamenta os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. RESOLVE RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº05/2012 Regulamenta os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. O Presidente do Conselho Universitário do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI, no

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 20/2016 Autoriza a Criação do Curso de Especialização em Gestão da Inovação. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 12/2019 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Engenharia de Produção. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº DE OUTUBRO DE 2001 (Revogada pela Resolução nº 402/03)

RESOLUÇÃO Nº DE OUTUBRO DE 2001 (Revogada pela Resolução nº 402/03) RESOLUÇÃO Nº 369 25 DE OUTUBRO DE 2001 (Revogada pela Resolução nº 402/03) 925 Ementa: Dispõe sobre a regulamentação de cursos de pós-graduação lato sensu. O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições

Leia mais

2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2 PÓS-GRADUAÇÃO PODER EXECUTIVO 2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIDADE RESPONSÁVEL: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) LEGISLAÇÃO: Resolução nº 1 CNE/CES/MEC, de 08 de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 035/2016 Campos dos Goytacazes, 11 de março de 2016

RESOLUÇÃO Nº 035/2016 Campos dos Goytacazes, 11 de março de 2016 RESOLUÇÃO Nº 035/2016 Campos dos Goytacazes, 11 de março de 2016 O Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 71, DE 06 DE SETEMBRO DE Regulamenta os Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento da UNESP

RESOLUÇÃO UNESP Nº 71, DE 06 DE SETEMBRO DE Regulamenta os Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento da UNESP RESOLUÇÃO UNESP Nº 71, DE 06 DE SETEMBRO DE 2001 Regulamenta os Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento da UNESP O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no uso das atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 19/2019 Criação do Curso de Especialização em Metodologia da Pesquisa e do Ensino do Direito. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Aprovado pelo CONSUNI Nº15 em 24/05/2016 ÍNDICE CAPITULO I Da Constituição,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 027/09

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 027/09 DELIBERAÇÃO Nº 027/09 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Sociologia Urbana. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 002/09

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 002/09 DELIBERAÇÃO Nº 002/09 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em História das Relações Internacionais O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 52/2015 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Enfermagem Clínica. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 50/2015 Aprova a reformulação do Curso de Especialização em Urologia. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do artigo

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato sensu

REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato sensu REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato sensu COP - UNIG 1 Sumário Título I Dos Cursos de Pós-Graduação e suas finalidades...3 Título II Dos Cursos de Pós-Graduação em Sentido Lato...3 Título

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 27/2019 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Direito Financeiro e Tributário. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 31/2019 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Direito Médico, que passa a denominar-se Curso de Especialização em Direito Médico e da Saúde. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 37/2018 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Direito e Advocacia Pública. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 115, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2005

RESOLUÇÃO UNESP Nº 115, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2005 RESOLUÇÃO UNESP Nº 115, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2005 Regulamenta os Cursos de Especialização da UNESP O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no uso das atribuições legais que

Leia mais

Resolução nº 582, de 29 de agosto de O Conselho Federal de Farmácia (CFF), no uso de suas atribuições legais e regimentais, e,

Resolução nº 582, de 29 de agosto de O Conselho Federal de Farmácia (CFF), no uso de suas atribuições legais e regimentais, e, Resolução nº 582, de 29 de agosto de 2013 Ementa: Dispõe sobre a regulamentação de cursos livres para a especialização profissional farmacêutica, sem caráter acadêmico, a serem reconhecidos pelo Conselho

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 42/2018 Reformulação do Curso de Especialização em Endocrinologia, Diabetes e Metabologia. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 17/2018 Criação do Curso de Especialização em Fisiopatologia e Tratamento da Dor. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Treinamento de Força CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 31 /2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 31 /2012 DELIBERAÇÃO Nº 31 /2012 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Gestão dos Processos Educativos na Escola Administração e Supervisão Escolar. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU I. DOS OBJETIVOS Art. 1 o - Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) tem os seguintes

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2018

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2018 Cria o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização Multiprofissional em Saúde Mental

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Regulamento Específico do Curso de Especialização em Projeto

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 01/2000. à Resolução CES Nº 03 de outubro de 1999,

DELIBERAÇÃO Nº 01/2000. à Resolução CES Nº 03 de outubro de 1999, DELIBERAÇÃO Nº 01/2000 Fixa Condições de validade dos certificados de cursos presencias p de Pós-Graduação Lato-Sensu. Considerando a necessidade de adaptar o Regulamento dos cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 18/2016 Autoriza a Criação do Curso de Especialização em Biodireito. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do artigo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 25/2018 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Organização do Trabalho Escolar: Políticas e Processos. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 33/2013 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Direito e Economia da Regulação e da Concorrência. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que

Leia mais

Proposta de Resolução

Proposta de Resolução Proposta de Resolução Ementa: Dispõe sobre a regulamentação de cursos livres para a especialização profissional farmacêutica a serem reconhecidos pelo Conselho Federal de Farmácia. O Conselho Federal de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 10/2017 Aprova a Reformulação do Curso de Especialização em Psicopedagogia. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único, do

Leia mais

Regulamento para Atividades de Extensão da FAGOC Faculdade Governador Ozanam Coelho

Regulamento para Atividades de Extensão da FAGOC Faculdade Governador Ozanam Coelho Regulamento para Atividades de Extensão da FAGOC Faculdade Governador Ozanam Coelho Versão: 03/2013 CAPÍTULO I - DA CARACTERIZAÇÃO, OBJETIVOS E FINALIDADE Art1º Os Cursos de Extensão Acadêmica, instituídos

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 78, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2007

RESOLUÇÃO UNESP Nº 78, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2007 RESOLUÇÃO UNESP Nº 78, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2007 Regulamenta os Cursos de Especialização da UNESP O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no uso das atribuições legais que lhe

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 45/2012 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Engenheiro de Elétrica para a Indústria de Petróleo e Gás Natural. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da

Leia mais

Anexo VIII: Regulamento específico do curso de acordo com a Resolução CEPEC nº 1128/2012.

Anexo VIII: Regulamento específico do curso de acordo com a Resolução CEPEC nº 1128/2012. Anexo VIII: Regulamento específico do curso de acordo com a Resolução CEPEC nº 1128/2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Regulamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 10/2015 Autoriza a Criação do Curso de Especialização em Jornalismo Socioambiental. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 17 DE OUTUBRO DE 2011 (Publicada no D.O.E. de 18/10/11 Seção I, pág. 99)

RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 17 DE OUTUBRO DE 2011 (Publicada no D.O.E. de 18/10/11 Seção I, pág. 99) RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 17 DE OUTUBRO DE 2011 (Publicada no D.O.E. de 18/10/11 Seção I, pág. 99) Regulamenta os Cursos de Especialização da UNESP. O Vice-Reitor no exercício da Reitoria da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 04 /2013 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Gestão Empresarial. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 17/2016 Autoriza a Criação do Curso de Especialização em Enfermagem em Nefrologia. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 43/2018 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Intervenção Profissional em Academia de Ginástica CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPITULO I Das considerações preliminares Art. 1 - Este regulamento disciplina os processos de planejamento, elaboração, execução e avaliação dos cursos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 16/2013 Aprova a reformulação do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 030R/2018

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 030R/2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 030R/2018 Cria o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Saneamento e Saúde Ambiental

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CEPE

RESOLUÇÃO Nº CEPE RESOLUÇÃO Nº 18-16-CEPE ALTERA REGULAMENTO DOS CURSOS LATO SENSU DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, APROVADO PELA RESOLUÇÃO Nº 23-07-CEPE, COM ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELAS RESOLUÇOES Nº 58-12, 36-13 E

Leia mais

4 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO

4 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO 4 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA INSTITUO DE INFORMÁTICA (INF) Regulamento Específico do Curso de Especialização em Governança e Gestão

Leia mais

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante.

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 3º O estudante-monitor deverá assinar um Termo de Compromisso específico à atividade de monitoria. Art.4º

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 25/2019 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Direito do Trabalho e Previdenciário. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 15/2016 Autoriza a Criação do Curso de Especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos: Ênfase em aquisições e contratações no setor público. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 29/2015 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Governança e Gestão da Tecnologia da Informação. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 35/2013 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Engenharia Econômica. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1262

RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1262 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1262 Aprova o novo Regulamento do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, da

Leia mais

Cursos de Extensão na USP

Cursos de Extensão na USP Cursos de Extensão na USP Objetivo: O presente documento tem como finalidade orientar e esclarecer dúvidas sobre a criação e gerenciamento de cursos de extensão na EEL/USP. Normas vigentes: Os cursos de

Leia mais

Regulamento Específico do Curso de Especialização em Planejamento Tributário

Regulamento Específico do Curso de Especialização em Planejamento Tributário MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Planejamento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 31/2018 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Gestão e Restauro Arquitetônico. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 0 5/2000

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 0 5/2000 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 0 5/2000 EMENTA: Estabelece normas e critérios para funcionamento de cursos seqüenciais na Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Controladoria e Finanças CAPÍTULO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL DE GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL DE GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL DE GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Controladoria

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2018 REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE SORRISO/MT JUNHO DE 2018 R E G U L A M E N T O P Ó S - G R A D U A Ç Ã O L

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Estratégias

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS Art. 1º - O presente Regimento normatiza o oferecimento, pela Universidade Federal de Viçosa, do curso de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 3.030

RESOLUÇÃO CEPE Nº 3.030 RESOLUÇÃO CEPE Nº 3.030 Aprova as Normas Gerais dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu na UFOP. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, em sua 259ª reunião ordinária,

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. (Aprovado pelo Parecer

Leia mais

Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CONFRARIA NOSSA SENHORA DA PIEDADE DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PIEDADE Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de Minas/MG

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 070/06 APROVA A REFORMULAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTOCOMPATIBILIDADE. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o artigo 11, parágrafo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 97, 25 DE OUTUBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº 97, 25 DE OUTUBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº 97, 25 DE OUTUBRO DE 2011. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1º Aprovar as Normas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 44/2012 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui

Leia mais

NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º - Este regulamento

Leia mais

Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos REGIMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos REGIMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos REGIMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Araguari Dezembro de 2016 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DA ORGANIZAÇÃO GERAL... 3 CAPÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS...

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 21/2019 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Educação Básica nas modalidades de: Ensino de História, Ensino de Geografia, Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa,

Leia mais

RESOLUÇÃO N 008/2013

RESOLUÇÃO N 008/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA) CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 008/2013 Regulamenta as Atividades Acadêmicas Complementares nos cursos de graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 38/2018 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Desenvolvimento Territorial. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

Manual de Instruções dos Cursos de Especialização

Manual de Instruções dos Cursos de Especialização Manual de Instruções dos Cursos de Especialização I. INFORMAÇÕES GERAIS De acordo com os artigos 26 e 27 da Resolução CoCEx nº 7425, de 08 de novembro de 2017, Curso de Especialização é um sistema organizado

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO ESPECIFÍCO DO CURSO DE BANCO DE DADOS

REGULAMENTO DO CURSO ESPECIFÍCO DO CURSO DE BANCO DE DADOS REGULAMENTO DO CURSO ESPECIFÍCO DO CURSO DE BANCO DE DADOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA l l REGULAMENTO DO CURSO ESPECIFÍCO DO CURSO DE BANCO DE DADOS l

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 028/2013, DE 18 DE JUNHO DE 2013

RESOLUÇÃO Nº 028/2013, DE 18 DE JUNHO DE 2013 RESOLUÇÃO Nº 028/2013, DE 18 DE JUNHO DE 2013 Aprova o Regulamento do Estágio do Curso de Engenharia de Alimentos. O Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, no uso de suas atribuições

Leia mais

RESOLVE: CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS. Os objetivos gerais da EAD na Universidade Federal do Paraná (UFPR) são:

RESOLVE: CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS. Os objetivos gerais da EAD na Universidade Federal do Paraná (UFPR) são: RESOLUÇÃO Nº 82/08-CEPE Fixa normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização na modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal do

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 38/2015 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Língua Italiana-Tradução. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE Aprova Normas de Estágio Curricular Obrigatório

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Regulamento Específico do Curso de Especialização Perícia, Auditoria e Licenciamento Ambiental

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 34/2015 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Logística e Supply Chain. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único

Leia mais