O QUE É INTERNET. Outra característica técnica é que os computadores na Internet conversam entre si usando um protocolo chamado TCP/IP.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE É INTERNET. Outra característica técnica é que os computadores na Internet conversam entre si usando um protocolo chamado TCP/IP."

Transcrição

1 INTERNET

2 O QUE É INTERNET A internet é uma rede de computadores de âmbito mundial. Começou nos Estados Unidos, como um projeto militar (aprox. 1969), estendendo-se para o meio acadêmico (aprox. 1986) e daí para o uso comercial e individual (aprox. 1994).

3 O QUE É INTERNET Atualmente também temos o acesso por indivíduos não vinculados a instituições acadêmico-governamentais, pois estas pessoas agora podem acessar a Internet através de um provedor de acesso comercial, que anteriormente não existia devido às restrições comerciais.

4 O QUE É INTERNET A internet é a maior rede de computadores existente. Ela interliga computadores do mundo inteiro que podem compartilhar informações entre si. Ou seja, do computador utilizado é possível receber informações de um outro computador, que esteja em qualquer lugar do mundo, através da rede.

5 O QUE É INTERNET Outra característica técnica é que os computadores na Internet conversam entre si usando um protocolo chamado TCP/IP. Um protocolo é uma convenção que determina como as comunicações de máquina para máquina são feitas e mantidas.

6 HISTÓRICO A Internet surgiu a partir de um projeto da agência norte americana chamado ARPA. O projeto tinha como objetivo conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa e principais bases militares. O Departamento de Defesa Americano temiam que um ataque bélico pudesse destruir sua rede de comunicações, com isso decidiram criar um rede descentralizada, na qual a comunicação prosseguisse mesmo se as máquinas fossem destruídas.

7 HISTÓRICO Para isto criou-se uma técnica chamada PACKET SWITCHING no qual uma mensagem é dividida em várias partes que recebem o nome de pacotes. Cada pacote é capaz de achar o melhor caminho para chegar ao seu destino. Desta forma, capaz de contornar instalações eventualmente destruídas. Essa rede recebeu o nome de ARPANET.

8 GERENCIAMENTO DA INTERNET A Internet não possui uma autoridade central, mas organizações que gerenciam os recursos e o funcionamento da rede.

9 INTERNIC Internic - THE INTERNET NETWORK INFORMATION CENTER, Órgão responsável por coordenar a distribuição dos endereços Ips e registros de domínio para provedores a nível mundial.

10 INTERNET NO BRASIL A Internet chegou no Brasil em 1988 por inciativa da FAPESP Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo, da UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro e do LNCC Laboratório Nacional de Computação Científica. A exploração comercial teve início em dezembro de 1994 a partir da Embratel.

11 DOMÍNIOS DE INTERNET O registro de Nome de Domínio é o endereço na internet. Exemplos:

12 DOMÍNIOS DE INTERNET Principais siglas de agrupamento de domínio: SIGLA DE DOMÍNIO COM EDU ORG GOV IND MIL ETC SIGNIFICADO Instituições com fins comerciais Instituições educacionais Instituições não governamentais Instituições governamentais Indústria Militar Não se enquadra a nenhuma das anteriores

13 DOMÍNIOS DE INTERNET Domínios para identificar países: SIGLA DE DOMÍNIO BR MX AU FR SIGNIFICADO Brasil México Austrália França

14 PROVEDOR DE INTERNET O provedor é uma empresa prestadora de serviços que oferece acesso a internet.

15 NAVEGADORES Um navegador ou browser é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web.

16 NAVEGADORES

17 INTERNET EXPLORER

18 INTERNET EXPLORER Botões voltar e avançar respectivamente: Voltar: Volta a uma página previamente acessada. Avançar: Após utilizar o botão voltar, o botão avançar fica disponível para avançar a página posterior.

19 INTERNET EXPLORER Barra de endereço Utilizada para digitarmos o endereço do site que desejamos acessar. Dentro da barra de endereços encontramos respectivamente: Botão pesquisar: Acessa a pesquisa; Atualizar: Recarrega a página aberta. Parar Para o carregamento de uma página que está sendo carregada.

20 DESCOBRIR COISAS NA INTERNET Quer encontrar algo e não sabe onde procurar? Use os mecanismos de busca para encontrar o que procurar

21 CORREIO ELETÔNICO - O é um conceito semelhante ao envio de cartas. O que o diferencia das cartas, é que o é enviado pelo computador, de forma eletrônica, e não por uma agência dos Correios. Um recebe o seguinte formato: exemplo@gmail.com

22 CORREIO ELETÔNICO - Exemplos de softwares para envio de Microsoft Offece Outlook Mozilla Thunderbird Exemplos de serviços web para envio de

23 DOWNLOAD E UPLOAD Download Também conhecido com o baixar um determinado arquivo. O Download acontece quando transferimos um arquivo da internet para o computador local. Upload É o inverso do download. Acontece quando temos um arquivo e nosso computador e queremos enviá-lo para algum outro computador ou para a internet.

24 NAVEGUE COM SEGURANÇA 1 Saia usando Logout, Sair ou equivalente Ao acessar seu webmail, sua conta em um site de comércio eletrônico, sua página no Facebook, seu home banking ou qualquer outro serviço que exige que você forneça um nome de usuário e uma senha, clique em um botão/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente para sair do site.

25 NAVEGUE COM SEGURANÇA 2 Crie senhas difíceis de serem descobertas Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Dê preferência a sequências que misturam letras e números

26 NAVEGUE COM SEGURANÇA 3 Mude a sua senha periodicamente Além de criar senhas difíceis de serem descobertas, é essencial mudá-las periodicamente, a cada três meses, pelo menos.

27 NAVEGUE COM SEGURANÇA 4 Use navegadores diferentes Se você é usuário do Windows, talvez utilize apenas o navegador Internet Explorer. Existe uma infinidade de pragas digitais que exploram falhas desse navegador. Por isso, uma dica importante é usar também navegadores de outras empresas, como o Opera e o Firefox, pois eles sofrem menos influência dessas pragas.

28 NAVEGUE COM SEGURANÇA 5 Cuidado com downloads Se você usa programas de compartilhamento de arquivos, como emule, ou costuma obter arquivos de sites especializados em downloads, fique atento ao que baixar. Verifique se o arquivo não possui alguma coisa estranha, por exemplo, mais de uma extensão (como cazuza.mp3.exe), tamanho muito pequeno ou informações de descrição suspeitas, pois muitos vírus e outras pragas se passam por arquivos de áudio, vídeo e outros para enganar o usuário. Além disso, sempre examine o arquivo baixado com um antivírus.

29 NAVEGUE COM SEGURANÇA 7 Cuidado com s falsos Recebeu um dizendo que você tem uma dívida com uma empresa de telefonia ou afirmando que um de seus documentos está ilegal, ou ainda, a mensagem te oferece prêmios ou cartões virtuais de amor? Te intima para uma audiência judicial? Contém uma suposta notícia importante sobre uma personalidade famosa? É provável que se trate de um spam, ou seja, um e- mail falso.

30 NAVEGUE COM SEGURANÇA 8 Evite sites de conteúdo duvidoso Muitos sites contêm em suas páginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet, principalmente do Internet Explorer. Por isso, evite navegar em sites pornográficos, de conteúdo hacker ou que tenham qualquer conteúdo duvidoso.

31 NAVEGUE COM SEGURANÇA 9 Cuidado com anexos de Essa é uma das instruções mais antigas, mesmo assim, o ainda é uma das principais formas de disseminação de vírus. Tome cuidado ao receber mensagens que te pedem para abrir o arquivo anexo, principalmente se o veio de alguém que você não conhece. Para aumentar sua segurança, você pode checar o arquivo anexo com um antivírus, mesmo quando estiver esperando recebê-lo.

32 NAVEGUE COM SEGURANÇA 10 Atualize seu antivírus e seu anti spyware Muita gente pensa que basta instalar um antivírus para o seu computador estar protegido, mas não é bem assim. É necessário atualizá-lo regularmente, do contrário, o antivírus não saberá da existência de vírus novos

33 NAVEGUE COM SEGURANÇA 11 Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos Fazer compras pela internet é uma grande comodidade, mas só o faça em sites de venda reconhecidos. Caso esteja interessado em um produto vendido em um site desconhecido, faça uma pesquisa na internet para descobrir se existe reclamações contra a empresa. Um bom serviço para isso é o site Reclame Aqui.

34 NAVEGUE COM SEGURANÇA 12 Atualize seu sistema operacional O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo e quando uma falha de segurança é descoberta nele, uma série de pragas digitais são desenvolvidas para explorá-la. Por isso, vá em Iniciar / Windows Update e siga as orientações no site que abrir para atualizar seu sistema operacional. Fazer isso uma vez ao mês é suficiente para manter seu sistema operacional atualizado.

35 NAVEGUE COM SEGURANÇA 13 Atualize também os seus programas Também é importante manter seus programas atualizados. Muita gente pensa que as versões novas apenas adicionam recursos, mas a verdade é que elas contam também com correções para falhas de segurança. Por isso, sempre utilize a última versão dos seus programas.

36 NAVEGUE COM SEGURANÇA 14 Não revele informações importantes sobre você Em serviços de bate-papo (chat), no Facebook, em fotologs ou em qualquer serviço onde um desconhecido pode acessar suas informações, evite dar detalhes da escola ou da faculdade que você estuda, do lugar onde você trabalha e principalmente de onde você mora, pois toda e qualquer informação relevante sobre você pode ser usada indevidamente por pessoas máintencionadas, inclusive para te localizarem.

37 NAVEGUE COM SEGURANÇA 15 Cuidado ao fazer cadastros Muitos sites exigem que você faça cadastro para usufruir de seus serviços, mas isso pode ser uma cilada. Por exemplo, se um site pede o número do seu cartão de crédito sem ao menos ser uma página de vendas, as chances de ser um golpe são grandes. Por isso, antes de se cadastrar em sites, faça uma pesquisa na internet para verificar se aquele endereço tem registro de alguma atividade ilegal.

38 NAVEGUE COM SEGURANÇA Finalizando Se proteger no mundo virtual pode ser um pouco trabalhoso, mas é importante para evitar transtornos maiores. A maioria dos golpes e das ciladas pode ser evitada se o usuário estiver atento, por isso é recomendável praticar as dicas mencionadas nesta página.

VOCÊ ESTÁ SEGURO? COMO PROTEGER SEUS DADOS CONTRA VÍRUS NA INTERNET

VOCÊ ESTÁ SEGURO? COMO PROTEGER SEUS DADOS CONTRA VÍRUS NA INTERNET VOCÊ ESTÁ SEGURO? COMO PROTEGER SEUS DADOS CONTRA VÍRUS NA INTERNET Este documento foi desenvolvido pela LifeSys Informática, cuja a distribuição e comercialização é proibida e todos os direitos são reservados.

Leia mais

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços.

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. INTERNET Prof. Luiz A. Nascimento Definição 2 Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. Utiliza o protocolo TCP/IP É a rede das redes. Normalmente

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO 1. É uma técnica de fraude online usada por criminosos para persuadi-lo

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

INFORMÁTICA EPITÁCIO RODRIGUES

INFORMÁTICA EPITÁCIO RODRIGUES INFORMÁTICA EPITÁCIO RODRIGUES Programas Auxiliares Com o crescimento da WEB, muitos programas sumiram, outros aparecem como super novidades e alguns crescem e ficam, neste capítulo veremos alguns destes

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Mozilla Thunderbird a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

INFORMÁTICA. Com o Professor: Rene Maas

INFORMÁTICA. Com o Professor: Rene Maas INFORMÁTICA Com o Professor: Rene Maas Arquivos anexados a mensagens de e-mail podem conter vírus, que só contaminarão a máquina se o arquivo anexado for executado. Portanto, antes de se anexar um arquivo

Leia mais

Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP)

Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) REDES DE COMPUTADORES

Leia mais

Segurança em Computadores. <Nome> <Instituição> < >

Segurança em Computadores. <Nome> <Instituição> < > Segurança em Computadores Agenda Computadores Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Computadores (1/4) Computador pessoal grande quantidade de dados armazenados

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

Professores: Jeferson Bogo & Renato Mafra Informática. Navegadores

Professores: Jeferson Bogo & Renato Mafra Informática. Navegadores Navegadores Um navegador (web browser ou browser), é um aplicativo permite que os usuários tenham acesso a documentos virtuais da Internet (hipertexto ou hipermídia), também conhecidos como páginas da

Leia mais

g

g http://www2.fcsh.unl.pt/cadeiras/plataforma/foralinha/cyber/data/0/1860/internet1.jp g INTERNET Website (site): conjunto de páginas ou ambiente na internet que é ocupado com informações (textos, imagens,

Leia mais

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo:

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo: Informática 01- Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que 2 ou mais computadores possam compartilhar recursos físicos e lógicos. Quanto

Leia mais

Como denunciar postagem como Spam no Facebook

Como denunciar postagem como Spam no Facebook Como denunciar postagem como Spam no Facebook As postagens do Facebook possuem uma seta no canto direito superior, onde se encontra a opção para fazer a denúncia. 1. Clique na seta, como mostra a figura

Leia mais

O que Fazer na Internet

O que Fazer na Internet Internet Histórico O que é a Internet O que é a Internet A Internet é uma rede de computadores à escala mundial, destinada à troca de informações. Os computadores são interligados através de linhas comuns

Leia mais

Internet. Autor: Jonh Kleber de Melo R. Mendonça

Internet. Autor: Jonh Kleber de Melo R. Mendonça Internet Autor: Jonh Kleber de Melo R. Mendonça 0 Sumário O que é Internet... 01 Tipos de Conexão... 02 Acesso Discado... 02 Acesso ADSL... 03 http://... 03 WWW (World Wide Web)... 03 Link ou Hiperlink...

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle.

Leia mais

A atualização do WorldShip em uma estação de trabalho independente ou de um grupo de trabalho

A atualização do WorldShip em uma estação de trabalho independente ou de um grupo de trabalho INSTRUÇÕES DE PRÉ-INSTALAÇÃO: Este documento discute a utilização do DVD do WorldShip para atualizar o WorldShip. Você também pode instalar o WorldShip a partir da Web. Vá para a seguinte página da web

Leia mais

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO Conceito É uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo. Rede das Redes

Leia mais

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 05 - Informática Básica - Internet Roteiro Histórico E-mail Dicas de segurança

Leia mais

Atualizações do sistema Adendo do usuário

Atualizações do sistema Adendo do usuário Atualizações do sistema Adendo do usuário Atualizações do sistema é um serviço do servidor de impressão que mantém o software de sistema de seu servidor de impressão atualizado com as últimas atualizações

Leia mais

Book com terminologias DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Book com terminologias DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Book com terminologias DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO SUMÁRIO PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO... 3 OBJETIVOS DA SI... 3 PRINCÍPIOS DE SI... 3 ALGUNS CONCEITOS DE SI... 3 AMEAÇA INTELIGENTE... 3 ANTI-SPAM...

Leia mais

4.0 SP2 ( ) maio P Xerox FreeFlow Core Express Guia de Instalação

4.0 SP2 ( ) maio P Xerox FreeFlow Core Express Guia de Instalação 4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90932 2015 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Xerox, Xerox com a marca figurativa e FreeFlow são marcas da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 98/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto S.O. em ambiente gráfico e modo de texto Sistema Operativos: 1 @ Ms-Dos @ Windows 95, @ Windows 98, @ Windows ME, @ Windows XP, @ Windows NT, @ Windows 2000, @ Windows Vista @ Windows 7/8 e 10 @ Unix,

Leia mais

CARTILHA DE SEGURANÇA PREVENÇÃO À FRAUDES

CARTILHA DE SEGURANÇA PREVENÇÃO À FRAUDES CARTILHA DE SEGURANÇA PREVENÇÃO À FRAUDES INTERNET NA INTERNET Seus dados pessoais e bancários são confidenciais e, para que não caiam nas mãos de pessoas indesejáveis, antes de digitar sua senha no internet

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

Informática. 09- Considere a figura a seguir:

Informática. 09- Considere a figura a seguir: Informática 01- Ao utilizar o editor de apresentações Impress, do pacote Libre Office, é possível cronometrar a apresentação quando exibida. Este recurso é acessível por meio da opção Cronometrar, presente

Leia mais

Informática para Concursos Professor Thiago Waltz

Informática para Concursos Professor Thiago Waltz Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Correio Eletrônico a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com INTERNET Surgiu através de pesquisas e projetos voltados para o Departamento de Defesa Norte-Americano

Leia mais

Esta apresentação foi criada pelo Center for Cyber Safety and Education com a ajuda dos maiores profissionais de cibersegurança do mundo: o time de

Esta apresentação foi criada pelo Center for Cyber Safety and Education com a ajuda dos maiores profissionais de cibersegurança do mundo: o time de Esta apresentação foi criada pelo Center for Cyber Safety and Education com a ajuda dos maiores profissionais de cibersegurança do mundo: o time de membros certificados do (ISC) 2. Desconhecimento Conscientização

Leia mais

CONCEITOS WEB E SEGURANÇA

CONCEITOS WEB E SEGURANÇA INFORMÁTICA BÁSICA PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com CONCEITOS WEB E SEGURANÇA PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro,

Leia mais

Manual de usuário. Figuras

Manual de usuário. Figuras Sistema Vertti via Web Acesso ao Sistema Vertti via Web... 2 Navegadores compatíveis... 2 Mensagens de erro... 3 Navegador incompatível... 3 Google Chrome... 4 Baixando e instalando Sistema Vertti no Google

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN VERSÃO 5 Atualizado em 23/05/2016 Página 1 de 16 Verificando versão do Windows (32 ou 64 Bits) MENU INICIAR > CLIQUE

Leia mais

Nos anos 90 eram aficionados em informática, conheciam muitas linguagens de programação e quase sempre jovens, que criavam seus vírus, para muitas

Nos anos 90 eram aficionados em informática, conheciam muitas linguagens de programação e quase sempre jovens, que criavam seus vírus, para muitas Nos anos 90 eram aficionados em informática, conheciam muitas linguagens de programação e quase sempre jovens, que criavam seus vírus, para muitas vezes, saber o quanto eles poderiam se propagar. Atualmente

Leia mais

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET. Profª Ana Paula Mandelli

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET. Profª Ana Paula Mandelli INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Como funciona a Internet Cada país que participa da Internet possui estruturas de rede chamadas backbones com

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre as pessoas. Anteriormente

Leia mais

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO Moodle FAMUR Versão 2.14 MANUAL DO ACADÊMICO Acesse: www.faculdademurialdo.com.br ou moodle.faculdademurialdo.com.br/moodle/ Versão do Manual: 012015 Sumário Moodle, o que é? Como acessar o Moodle Interface

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 32/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 32/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 32/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Aprender.pl. plataforma didática. Manual do Aluno. Cursos Livres. Versão 1.0

Aprender.pl. plataforma didática. Manual do Aluno. Cursos Livres. Versão 1.0 Aprender.pl plataforma didática Manual do Aluno Cursos Livres Versão 1.0 Abril de 2017 Índice Geral Índice Geral... 2 Seja bem vindo!... 3 1- Instruções para o primeiro acesso... 3 1.1Acessando o ambiente

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Professor Jarbas Araújo Slide o que é um computador e seu hardware

Professor Jarbas Araújo Slide o que é um computador e seu hardware Professor Jarbas Araújo Slide o que é um computador e seu hardware Diferenças entre antivírus, antispyware e firewall Antivírus Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar

Leia mais

USO DE CANAIS DIGITAIS Cartilha educativa para clientes

USO DE CANAIS DIGITAIS Cartilha educativa para clientes Onde tem Pará, tem Banpará USO DE CANAIS DIGITAIS Cartilha educativa para clientes Dicas para tornar sua navegação mais segura Internet Banking Saiba mais sobre este serviço: O Internet Banking é um Canal

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 02/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Conheça o Mundo Digital.

Conheça o Mundo Digital. Conheça o Mundo Digital. Nós não estamos ficando digital. Nós somos digital. 2005 2013 Você sabia? Mais da metade da população brasileira já está inserida dentro do consumo digital. Anos 2000 Momento

Leia mais

CARTILHA DE SEGURANÇA

CARTILHA DE SEGURANÇA Dicas valiosas para você proteger seus dados. SISTEMAS DE GESTÃO ERP BI Mobile A importância do backup para a segurança da suas informações. A perda de dados em consequência de um dano no servidor ou no

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA INTERNET

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA INTERNET INTERNET Setembro, 2006 Apresentação Esta apostila apresenta os principais conceitos e características da Internet. Aprenderá a utilizar os navegadores, pesquisar na rede e utilizar o e-mail. Navegadores

Leia mais

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE ATENÇÃO: 1. Sempre utilize a última versão do NET Framework (*) no computador. 2. Desabilite o Antivírus - ANEXO I 3. Desabilite o Firewall - ANEXO II Segue no final deste

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7 Windows X Mac *Atenção: Em caso

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 38/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Usando VNC para instalar o CallManager da Cisco em um servidor remoto

Usando VNC para instalar o CallManager da Cisco em um servidor remoto Usando VNC 3.3.7 para instalar o CallManager da Cisco em um servidor remoto Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Use o VNC com CallManager da Cisco Preparação do

Leia mais

Tutorial para Primeiro Acesso e Recuperação de Senha (Moodle de Extensão) Autores: Tiago Mazzutti Mauricio Oliveira Haensch

Tutorial para Primeiro Acesso e Recuperação de Senha (Moodle de Extensão) Autores: Tiago Mazzutti Mauricio Oliveira Haensch Tutorial para Primeiro Acesso e Recuperação de Senha (Moodle de Extensão) Autores: Tiago Mazzutti Mauricio Oliveira Haensch 06 de Outubro de 2009 Lista de Figuras 1.1 Elipse.........................................

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

CONHECENDO A PLATAFORMA

CONHECENDO A PLATAFORMA GUIA DO USUÁRIO CONHECENDO A PLATAFORMA Agora que você já realizou o pré-cadastro e recebeu o código de matrícula, siga o passo a passo para realizar o cadastro na plataforma e começar a navegar no curso.

Leia mais

MITO OU VERDADE? 11/02/2013 MITO OU VERDADE? MITO OU VERDADE? MITO OU VERDADE? Dois antivírus funcionam melhor que um?

MITO OU VERDADE? 11/02/2013 MITO OU VERDADE? MITO OU VERDADE? MITO OU VERDADE? Dois antivírus funcionam melhor que um? Você é capaz de dizer se um firewall substitui um antivírus? E se o computador do usuário está sujeito a ser infectado só de visitar uma página da web? Por mais que especialistas alertem "instale um antivírus",

Leia mais

Sistema de Solicitação de Certidões

Sistema de Solicitação de Certidões Sistema de Solicitação de Certidões Manual do Usuário (Cartório) Versão 2017.1 Índice 1. CADASTRO NO SISTEMA... 4 2. ACESSO SIMPLES AO SISTEMA... 5 3. ACESSO COM CERTIFICADO DIGITAL... 6 4. ESQUECI MINHA

Leia mais

SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS

SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS Revisão 06 / Abril de 2015 Índice I n t r o d u ç ã o.................................................................................................

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 62/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 62/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 62/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial.

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. INTERNET A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. DNS (Domain Name System) Sistema de Nome de Domínio

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

Segurança. Segurança. Segurança da Informação. Prof. Luiz A. Nascimento Sistemas de Informações Gerenciais

Segurança. Segurança. Segurança da Informação. Prof. Luiz A. Nascimento Sistemas de Informações Gerenciais Segurança Prof. Luiz A. Nascimento Sistemas de Informações Gerenciais Anhanguera Taboão da Serra Segurança Ausência de perigo ou risco de perda. Qualidade ou condição de seguro. Pressupõe que exista recursos

Leia mais

Cartilha de Segurança para usuários não técnicos

Cartilha de Segurança para usuários não técnicos Cartilha de Segurança para usuários não técnicos Índice Introdução...3 Passo 1 Firewall...3 Passo 2 Mantenha seu sistema Atualizado...3 Passo 3 Cuidados com suas senhas...3 Passo 4 Antivírus e antispyware...3

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

Procedimento de envio e retorno do esocial

Procedimento de envio e retorno do esocial Procedimento de envio e retorno do esocial Envio: 1. Abra um navegador compatível (Internet Explorer, versão 9.0; Firefox, versão 24.0; Google Chrome versão 30.0), com o sistema e digite ou clique no endereço

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Outlook Express a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

Como proteger o nosso dinheiro online

Como proteger o nosso dinheiro online Como proteger o nosso dinheiro online Date : 10 de Maio de 2014 e não "morrer" no processo Toda a gente sabe que na Internet se podem encontrar muitos problemas de segurança, mas temos que admitir que

Leia mais

Aprenda a evitar golpes no Facebook e problemas no computador

Aprenda a evitar golpes no Facebook e problemas no computador Aprenda a evitar golpes no Facebook e problemas no computador Muitos sites buscam oferecer segurança aos seus visitantes, protegendo-os de eventuais contratempos. Apesar de o Facebook possuir uma política

Leia mais

Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 19/02/2016)

Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 19/02/2016) Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico Compatibilidade de Navegadores Versões de navegadores Web homologadas pelo fabricante para utilização do Portal: Sistema Operacional Internet Explorer Mozilla Firefox

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Microsoft Office 365 Acesso ao , calendário e contatos

Microsoft Office 365 Acesso ao  , calendário e contatos Microsoft Office 365 Acesso ao e-mail, calendário e contatos Este documento contém orientações para configurar o acesso ao e-mail usuário@m.unicamp.br em diversos tipos de dispositivos, assim como realizar

Leia mais

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Crescimento dos computadores host: 72 milhões em 2000 162 milhões em 2002 2 bilhões em

Leia mais

IEPTB-MG Manual do Usuário (Solicitante)

IEPTB-MG Manual do Usuário (Solicitante) IEPTB-MG 2016 Manual do Usuário (Solicitante) Índice 1. Compatibilidade de navegadores... 4 2. Acesso com certificado digital... 4 3. Cadastro no sistema... 5 4. Esqueci minha senha... 6 5. Acesso ao sistema...

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 116/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Dicas de segurança na internet

Dicas de segurança na internet Dicas de segurança na internet Introdução Quando você sai de casa, certamente toma alguns cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet, é igualmente importante

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual de Utilização do Portal SAR

Manual de Utilização do Portal SAR Manual do Usuário Manual de Utilização do Portal SAR SAR Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Instalação do Serviço de Aplicações Remotas (SAR)... 4 Acesso Remoto Verificação da Versão do

Leia mais

GESP-EMPRESA COM CERTIFICADO DIGITAL A1

GESP-EMPRESA COM CERTIFICADO DIGITAL A1 1 GUIA DE ACESSO GESP-EMPRESA COM CERTIFICADO DIGITAL A1 (VERSÃO JAVA WEB START) A partir da versão 13 do GESP Empresa, a tecnologia de assinatura digital para acesso ao sistema e outorga de procurador

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Software do Cartão Inteligente e Token Safesign 3.0.77 Sistema Operacional: MAC 10.8 Mountain Lion Português Novembro/2012 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos

Leia mais

Scopia Desktop Client do CFN

Scopia Desktop Client do CFN Scopia Desktop Client do CFN Este manual explica como preparar seu cliente Scopia Desktop para usá-lo pela primeira vez. O Scopia Desktop Client não precisa de configurações para ser usado, mas existem

Leia mais

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA IMPORTANTES

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA IMPORTANTES INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA IMPORTANTES Nunca abra ou desmonte a fonte de energia para reparos, o suporte deve ser feito por técnicos da Alphasys. Existe perigo de choque. Durante fortes tempestades deixe

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 122/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

Ficha Técnica. Título Primeiros Passos Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Julho Athail Rangel Pulino 2

Ficha Técnica. Título Primeiros Passos Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Julho Athail Rangel Pulino 2 Ficha Técnica Título Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Julho 2007 Athail Rangel Pulino 2 Índice Introdução 4 A interface moodle 4 Usuários 5 Cadastramento automático 6

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 02/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet.

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet. INFORMÁTICA Acerca de serviços e ferramentas da Internet, julgue os itens a seguir: 01. Atualmente, para que softwares de correios eletrônicos possam funcionar adequadamente, uma versão de um software

Leia mais

ÍNDICE 3. COLETA DE INFORMAÇÕES PELO PORTAL INSTITUCIONAL

ÍNDICE 3. COLETA DE INFORMAÇÕES PELO PORTAL INSTITUCIONAL POLÍTICA Classificação da Informação: EXTERNA Política: PSI-013 - POLÍTICA DE PRIVACIDADE Versão: 1.0 Vigência: 01.08.2016 Atualização: 10.08.2017 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. USO DE COOKIES 3. COLETA DE INFORMAÇÕES

Leia mais

1. Alteração e recuperação de senhas

1. Alteração e recuperação de senhas 1. Alteração e recuperação de senhas A proposta deste guia é auxiliá-lo na recuperação ou alteração de senha da conta na rede UFOB. Por meio desta conta, você tem acesso aos computadores, wifi, SIG (Sistema

Leia mais

Sejam bem-vindos. Pais e responsáveis

Sejam bem-vindos. Pais e responsáveis Sejam bem-vindos Pais e responsáveis O aplicativo de comunicação que conecta e engaja você com a escola. Benefícios para os responsáveis Informações escolares a qualquer hora e lugar Você mais presente

Leia mais

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 Para sua comodidade, o UNESC disponibiliza o processo de Matrícula On-line. Este processo permitirá efetivarmos sua matrícula de forma simples e rápida, em poucos passos.

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de sistema... 2 Fazendo o download pelo Google Chrome... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação... 4 Ativando

Leia mais

Exercícios do Curso de Internet Para Simulador Download 4

Exercícios do Curso de Internet Para Simulador Download 4 Curso de Internet Exercícios do Software Simulador de Internet Versão Download 4 1 Exercícios do Curso de Internet Para Simulador Download 4 Abrir o navegador (browser) Abrir um site Usar os botões Voltar

Leia mais

ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM

ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM Guia de Início Rápido do Rainbow TM Essential para usuários com contas pré-configuradas. Versão Desktop Windows e Web Browser Outubro de 2017 Conteúdo 1 Introdução

Leia mais

Procedimento para atualização de firmware do Modem DSL-500B

Procedimento para atualização de firmware do Modem DSL-500B Procedimento para atualização de firmware do Modem DSL-500B Obs.: Antes que seja iniciada a atualização e verificação de firmwares disponíveis, verifique a versão de hardware do equipamento. A versão está

Leia mais