TÓPICOS. Tópicos em Filosofia Moderna (Fernando) A liberdade e a angústia: de Schelling a Kierkegaard

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÓPICOS. Tópicos em Filosofia Moderna (Fernando) A liberdade e a angústia: de Schelling a Kierkegaard"

Transcrição

1 TÓPICOS Tópicos em Filosofia Moderna (Fernando) A liberdade e a angústia: de Schelling a Kierkegaard O curso tem por objetivo analisar duas das principais obras de F. W. J. Schelling e de S. Kierkegaard: as Investigações filosóficas sobre a essência da liberdade humana, obra escrita em 1804 por Schelling e O conceito de angústia, obra redigida por Kierkegaard quarenta anos depois, em Os dois livros, bastante complexos em sua estrutura e em suas análises, tratam de questões aparentemente teológicas, tais como: o pecado, a liberdade, o mal, e a angústia diante do bem e do mal, mas são textos filosóficos fundamentais da filosofia moderna que enfatizam certos temas e problemas que irão influenciar, por exemplo, um dos mais importantes pensadores da filosofia contemporânea, a saber, M. Heidegger. Tópicos em Estética (Virgínia) Pensamento francês contemporâneo sobre a arte Tentando examinar as relações entre arte, política e filosofia, pretendo neste curso ler e discutir alguns textos extraídos do intenso debate que o problema da arte suscitou na Filosofia Contemporânea Francesa. Esses textos serão selecionados nas obras de filósofos tais como Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Jacques Rancière, Maurice Blanchot, Philippe Lacoue-Labarthe, Jean-Luc Nancy, Éliane Escoubas. Tópicos em Ética (Leonardo Mello) Evolucionismo e moralidade O objetivo do curso consiste em discutir e avaliar criticamente o livro The Evolution of Morality (MIT, 2007), de Richard Joyce. Neste livro, Joyce defende uma explicação evolucionista (neo-darwinista) do fenômeno moral. Isto não significa, para Joyce, que tal explicação justifique o conteúdo de nosso discurso moral. Ao contrário, uma vez que os mecanismos psicológicos que herdamos de nosso passado evolutivo cumprem funções distintas das funções de nosso discurso moral, não é possível justificar este apenas com base em premissas evolucionistas. Obs.: É indispensável que o(a) aluno(a) seja capaz de ler em língua inglesa.

2 Tópicos em Estética (Giorgia) A filosofia da arte de G.W.F. Hegel e a filosofia romântica O curso propõe-se uma análise das críticas de Hegel à filosofia dos românticos. Partindo da mesma exigência de superar as aporias da filosofia de Kant, Hegel e os filósofos do círculo romântico de Jena (Novalis, F. Schlegel, A. Schlegel, Schleiermacher e, pertencentes ao círculo de modo parcial ou temporário, Fichte, Schelling e Hölderlin) chegam a duas ideias distintas do que a filosofia deve ser. Em particular os românticos desenvolvem um conceito não sistemático de filosofia que se aproxima muito mais à produção artística. O intuito do curso será o de esclarecer a posição filosófica dos românticos e ver como Hegel a critica tendo desenvolvido um conceito totalmente diferente de arte e de filosofia e das relações entre elas. Obs.: Uma bibliografia detalhada vai ser oferecida no começo do curso. Tópicos em Filosofia Política (Newton) Iluminismo e Política. A disciplina pretende estudar algumas das contribuições mais importantes feitas pelos iluministas franceses do século XVIII para o pensamento político ocidental. Em particular, estaremos atentos ao fato de que muitas das ideias discutidas ao longo do século citado foram decisivas para a Revolução de Vamos privilegiar o estudo de obras dos seguintes pensadores: Montesquieu, Voltaire, Diderot e Condorcet. Tópicos em Filosofia Grega (Miriam) O problema da geração e corrupção na filosofia pré-socrática. Tomando por base a leitura do tratado Sobre a Geração e a Corrupção, de Aristóteles, além de alguns outros textos antigos que nos legaram testemunhos e discussões sobre o tema, iremos examinar as principais teses sobre os processos de geração e de corrupção formuladas no primeiro século da história da filosofia e as principais interpretações e objeções de que foram objeto no quadro das tradições platônica e aristotélica.

3 Tópicos em Antropologia Filosófica (Ivan) As controvérsias sobre a natureza humana na atualidade. Desenvolvido ao modo de seminários, o curso visa problematizar a noção de natureza humana a partir das controvérsias em torno do impacto das novas biotecnologias sobre a questão antropológica. Será especialmente focalizado o embate entre os bioconservadores e os transhumanistas, envolvendo filósofos e pensadores das tradições continental e anglo-americana. O cenário é a filosofia contemporânea, e, além das posições dos filósofos, serão consideradas as opiniões de escritores, cineastas e cientistas. Programa Introdução: Contextualização do problema as novas biotecnologias e a questão antropológica. I As visões antiga, medieval e moderna do homem: gênese e dissolução da idéia de natureza humana. II A revolução biotecnológica e a condição humana: implicações filosóficas aspectos éticos e metafísicos. III O argumento bioconservador e a postulação da natureza humana. IV O argumento pós-humanista e a superação da natureza humana. Conclusão: atualidade do problema e perspectiva. Tópicos em Filosofia da Arte (Maria Cecília) Produção de emoções no teatro grego e em sua adaptação para o cinema. Algumas questões no campo da filosofia e arte dramática e sua relação com adaptações de tragédias gregas para o cinema. A Retórica de Aristóteles e sua caracterização das emoções, em particular da cólera (1378a30-32, b1-2). A produção da cólera em tragédias e filmes que tratam dos mitos de Electra e Medéia. Os estudos clássicos como lugar de construção da memória e chave para a compreensão e fruição estética de obras artísticas contemporâneas.

4 SEMINÁRIOS Seminário em Filosofia Contemporânea I (Leonardo Mello) A teoria da justiça de John Rawls O objetivo do curso consiste em discutir e avaliar criticamente o livro Uma Teoria da Justiça (1971), de John Rawls. Neste livro, Rawls defende uma versão de igualitarismo liberal que recupera, na literatura filosófica contemporânea sobre ética e política, elementos da tradição Kantiana e da tradição do contrato social. Seminário em Filosofia Moderna (José Raimundo) Pascal e seu contexto filosófico Exame, através da leitura de fragmentos selecionados dos Pensamentos e do diálogo Conversa com o Senhor de Sacy sobre Epiteto e Montaigne, das principais doutrinas e temas filosóficos de Pascal e das principais fontes utilizadas por Pascal na elaboração do seu pensamento. Serão examinadas a noção de crença, a natureza e o papel do ceticismo, as doutrinas das três ordens, do duplo estado do homem e do Deus escondido, a relação entre razão e fé, a crítica às provas metafísicas da existência de Deus e os argumentos alternativos propostos por Pascal (a prova pela doutrina, o argumento da aposta e as provas escriturais). No que concerne o contexto filosófico de Pascal, serão examinadas a recepção agostiniana do ceticismo antigo, a retomada do ceticismo no renascimento por Montaigne, a proposta de uma sabedoria humana por Charron e o uso metafísico do ceticismo por Descartes.

5 PRÁTICA DE PESQUISA Prática de Pesquisa I (Marco Aurélio) Filosofia e análise lógica da linguagem: uma leitura de "Expressões sistematicamente enganadoras", de Gilbert Ryle. Prática de Pesquisa III (Verlaine) Implicações filosóficas da hipótese psicanalítica do inconsciente: Freud e Adorno. O objetivo do curso é fazer uma leitura comentada dos textos O inconsciente, de Freud, e A psicanálise revisada, de Theodor Adorno, procurando salientar diversos aspectos relativos à prática de pesquisa, tais como: focalização dos temas principais, delineamento de uma hipótese de leitura, diálogo com comentadores, distanciamento crítico perante os autores estudados, confecção de um mini-projeto de pesquisa. Obs.: as aulas irão se iniciar em 17/03/15. Prática de Pesquisa V (Rogério) História do Ceticismo: de Erasmo a Spinoza Ementa: O objetivo da disciplina é apresentar o estudo clássico de Richard Popkin acerca da recepção do ceticismo antigo, em especial do ceticismo pirrônico, pelos filósofos modernos. O estudo de Popkin lançou uma luz inteiramente nova sobre a reapropriação e transformação das teses pirrônicas no contexto das disputas religiosas e científicas do início da modernidade. Seu estudo demonstra não apenas a importância do ceticismo na definição dos rumos da filosofia moderna, como também a necessidade de compreender as ideias filosóficas no contexto intelectual mais amplo em que elas se encontram inseridas. Prática de Pesquisa VII (Leonardo Vieira) Verdade convencional ou sintética [loka-saṃvṛti-satya e synthetische Wahrheit] e verdade suprema ou tética [paramārtha-satya e tethische Wahrheit] A disciplina pretende promover um diálogo entre um filósofo ocidental, Schelling ( ), e um filósofo oriental da tradição budista, Nāgārjuna (circa ), envolvendo a questão do eu, da realidade objetiva e da superação da dualidade constituída pela polaridade eu e mundo.

6 Tanto em Schelling quanto em Nāgārjuna, sob a lente interpretativa de seu comentador, Candrakīrti, identificamos argumentos no sentido de que o modo convencional (loka-saṃvṛti) e condicionado (bedingt) de lidar com os objetos é deficiente (doṣa) e gerador de conflito (Streit), pois ele não apresenta o que as coisas são, bem como não mostra o que somos. Com isso, ambos modos não conseguem se sustentar racionalmente e, consequentemente, implodem. Isto implica, entre outras coisas, que o discurso filosófico tem de mediar entre, no mínimo, dois planos: aquele em que os entes são interpretados de maneira deficiente e condicionada (verdade convencional ou verdade sintética) e aquele em que se apresenta a verdadeira natureza das coisas (verdade suprema ou verdade tética).

7 GRUPOS (Tópicos em Filosofia II) Ensino de Filosofia (Tadeu) - vagas restritas: bolsistas PIBID [oferta em março] Horário: sexta-feira, de 17:00 às 18:40 Este grupo visa elaborar estratégias para o uso das fontes primárias no ensino de filosofia no ensino médio. Grupo Hume (Lívia) - 15 vagas (formação livre) Horário: quinta-feira, de 11:30 às 13:10 Grupo Filosofia e Religião (Lívia) - 15 vagas (formação livre) Horário: quinta-feira, de 13:30 às 15:10 Filosofia e Literatura (Miriam) - 15 vagas (formação livre) Horário: segunda-feira, de 17:00 às 18:40 Leitura de textos do escritor mineiro João Guimarães Rosa que possibilitam um diálogo com a antropologia filosófica. Grupo de Estudos de Filosofia Política (Carlo Gabriel) - 20 vagas (formação livre) Horário: sexta-feira, de 14:00 às 18:00 Leitura de textos em torno dos temas tirania e totalitarismo. Grupo Bichos (Lívia) - 10 vagas (formação livre) Horário: quinta-feira, de 15:30 às 17:10

8 Crítica e Dialética (Eduardo) - 10 vagas (formação livre) Horário: terça-feira, de 14:00 às 17:00 O grupo atua como uma plataforma de pesquisa fundada nas tradições do criticismo e da dialética. Tematicamente, o percurso privilegia as análises contemporâneas acerca dos imbricamentos entre filosofia e teoria social. Grupo de Estudo Internet e Filosofia (Marco Antônio) - 20 vagas (formação livre) Horário: quinta-feira, de 15:00 às 16:40 O objetivo do grupo consiste em investigar as transformações hoje impulsionadas pela internet e pelo meio digital no seio da chamada cibercultura. Tais transformações envolvem diferentes temas de interesse para a filosofia, como a emergência de novas experiências cognitivas, de diferentes processos de constituição da subjetividade e de inéditas tecnologias de poder. Neste segundo semestre de funcionamento do grupo, que está aberto a novos integrantes, o foco será a leitura e a discussão de textos de filósofos do século XX que servem de referência para os debates atuais nesse domínio, como Baudrillard, Benjamin, Simondon, Deleuze, Derrida, Foucault e Agamben, e também de pensadores mais contemporâneos como Albert Borgmann, Douglas Kellner e Andrew Feenberg. Kant (Joãosinho) - 10 vagas (formação livre) Horário: quarta-feira, de 16:00 às 18:00 O grupo dedicará um semestre à filosofia do direito de Kant, valendo-se da introdução da Metafísica dos Costumes para reconstituir os princípios de sua filosofia moral, passando em seguida à demonstração da tese de que a filosofia do direito é uma parte integrante da filosofia moral de Kant. Além do conceito de direito como autorização da razão prática pura, serão estudados os conceitos de direito natural, direito como coação, a distinção entre direito inato e adquirido, privado e público, sempre dentro do âmbito do direito natural como expressão imediata da liberdade do arbítrio.

A Relação Indivíduo-Gênero no pensamento da maturidade de G. Lukács

A Relação Indivíduo-Gênero no pensamento da maturidade de G. Lukács TÓPICOS Tópicos em Filosofia Política (Newton) Maquiavel e a criação do corpo político. Nesse curso pretendemos analisar questões centrais do pensamento de Maquiavel a partir da leitura de sua obra Discursos

Leia mais

TÓPICOS. Tópicos em Filosofia Política (Newton) Rousseau.

TÓPICOS. Tópicos em Filosofia Política (Newton) Rousseau. TÓPICOS Tópicos em Filosofia Política (Newton) Rousseau. A disciplina visa introduzir o aluno ao pensamento de Rousseau por meio do exame de duas de suas principais obras: O Contrato Social e Discurso

Leia mais

FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES

FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES 1 FIL001 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 8 h FIL063 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 68 h O que é Filosofia; problemas gerais: conhecimento, ciência, política, moral, estética, antropologia filosófica, lógica, correntes

Leia mais

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA SOBRE FILOSOFIA DEFINIÇÃO TRADICIONAL (segundo a perspectiva ocidental) TEOLOGIA CIÊNCIA certezas dúvidas Bertrand Russell (1872-1970) utiliza seus temas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 1

Plano de Ensino. Seriação ideal 1 Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003208 - Filosofia Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências Humanas

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação. Curso 2401N - Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação Docente(s) Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico REMATRÍCULA 2 SEMESTRE 2018 Tabela de vagas remanescentes do 1 período de rematrícula, disponíveis para o 2º período de rematrícula (27/07 a 29/07/2018). Atenção: Disciplinas que não possuem mais vagas

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO FIL02457 - FILOSOFIA POLÍTICA I (60 h, OBR) O homem e sua ação política. A noção de polis no pensamento grego antigo e seus desdobramentos

Leia mais

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I CÓD. ENUN º PERÍODO SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I CÓD. ENUN º PERÍODO SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I CÓD. ENUN 60004 1º PERÍODO TOTAL DE ENCONTROS: 20 SEMANAS SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS 1 UNIDADE I UMA ANÁLISE DA

Leia mais

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA Nada de grande se realizou no mundo sem paixão. G. W. F. HEGEL (1770-1831) Século XIX Revolução Industrial (meados do século XVIII) Capitalismo; Inovações

Leia mais

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I (CÓD. ENUN60004) PERÍODO: 1 º PERÍODO EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I (CÓD. ENUN60004) PERÍODO: 1 º PERÍODO EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I (CÓD. ENUN60004) PERÍODO: 1 º PERÍODO TOTAL DE SEMANAS: 20 SEMANAS TOTAL DE ENCONTROS: 20 AULAS Aulas Conteúdos/ Matéria Tipo de aula Textos, filmes e outros

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2006 Disciplina Obrigatória Destinada: Alunos de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Luis César Oliva Prof. Marco Aurélio Werle Profa. Marilena de Souza

Leia mais

1º Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: 01 TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 40 COMPETÊNCIA GERAL:

1º Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: 01 TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 40 COMPETÊNCIA GERAL: P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: Filosofia Professor(a): Eduardo Monteiro SÉRIE: 1º Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: 01 TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 40 COMPETÊNCIA GERAL: Compreender

Leia mais

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 Aula Véspera UFU 2015 Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 NORTE DA AVALIAÇÃO O papel da Filosofia é estimular o espírito crítico, portanto, ela não pode

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética- CARGA HORÁRIA 36 h/a NOTURNO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Disciplina: Filosofia Série: 10 Unidade: Primeira Content Area: Philosophy Grade 10 Quarter I

Disciplina: Filosofia Série: 10 Unidade: Primeira Content Area: Philosophy Grade 10 Quarter I Disciplina: Filosofia Série: 10 Unidade: Primeira Content Area: Philosophy Grade 10 Quarter I 1.1 1.2 1.3 Conhecimento filosófico, religioso, científico e senso comum. Filosofia e lógica. Milagre Grego.

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética- CARGA HORÁRIA 36 h/a NOTURNO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 2 o /2018

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO PROFISSIONAL OU TRONCO COMUM FL237 - ETICA OBRIGATÓRIO 3 60 0 60 4.0 PRESSUPOSTOS ANTROPOLÓGICOS DA ÉTICA. A ESTRUTURA DO AGIR MORAL: ESTRUTURA OBJETIVA E SUBJETIVA; A CONSISTÊNCIA MORAL; A LIBERDADE;

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura TEORIA DO CONHECIMENTO Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura - O que é conhecer? - Como o indivíduo da imagem se relaciona com o mundo ou com o conhecimento? Janusz Kapusta, Homem do conhecimento

Leia mais

Turma: Turno: Noturno Quadrimestre: 3º Ano: 2016 turma: Docente(s) responsável(is): Aléxia Cruz Bretas

Turma: Turno: Noturno Quadrimestre: 3º Ano: 2016 turma: Docente(s) responsável(is): Aléxia Cruz Bretas Caracterização da disciplina Código da disciplina: BH1307 Nome da disciplina: História da filosofia contemporânea: o século XIX Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Campus:

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética CARGA HORÁRIA 36 h/a MATUTINO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética CARGA HORÁRIA 36 h/a MATUTINO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 2 o /2018

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE FILOSOFIA FAM

EMENTÁRIO DO CURSO DE FILOSOFIA FAM 1 FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE MARIANA Rodovia dos Inconfidentes, km 108-35420-000 Mariana MG - Fone: 31 3558 1439 / 3557 1220 Credenciada pelo MEC pela Portaria nº 2.486, de 12 de setembro de 2003 EMENTÁRIO

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia Programa de Pós-Graduação Área de Filosofia

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia Programa de Pós-Graduação Área de Filosofia PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ÁREA DE FILOSOFIA FLF5154 TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS (Filosofia e Psicanálise: questões a respeito de uma teoria moral), PROF. VLADIMIR SAFATLE e PROF. JEFFREY BLOECHL (professor

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna

Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna (Curso de extensão)

Leia mais

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 27 de outubro de 2015) No caso específico da disciplina de FILOSOFIA, do 10º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ao nível do

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: FILOSOFIA DO DIREITO (CÓD.: ENEX 60110) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: FILOSOFIA Código: ENF 304 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: 2016.2 Professor:

Leia mais

CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia

CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia O que caracteriza a consciência mítica é a aceitação do destino: Os costumes dos ancestrais têm raízes no sobrenatural; As ações humanas são determinadas pelos

Leia mais

Sumário. Prefácio, xix

Sumário. Prefácio, xix Sumário Prefácio, xix INTRODUÇÃO, 1 1 Filosofia e o simbolismo da sabedoria, 1 2 Filosofia: entre reflexão e ação, 4 3 A urgência do pensar: a inserção contextual da filosofia na sociedade contemporânea,

Leia mais

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira 72 118 2447 4 4 Ciências Sociais 2447 Antropologia I Noturno 3a feira 72 118 2447 0 0 Ciências Sociais 6547 Sociologia I Vespertino 4a feira 72

Leia mais

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE História Antiga 04 Análise da Historiografia relativa à Antiguidade Clássica, incluindo as diferentes apropriações contemporâneas. Constituição da noção

Leia mais

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS Obrigatórias GFL00027 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I Questões básicas de filosofia antiga. Discussões de autores e temas de filosofia antiga, tais

Leia mais

UFMG Universidade Federal de Minas Gerais FaE Faculdade de Educação OFERTA DE DISCIPLINAS OPTATIVAS 2013/1º DAE CÓDIGO DISCIPLINA TURNO PROFESSOR(A)

UFMG Universidade Federal de Minas Gerais FaE Faculdade de Educação OFERTA DE DISCIPLINAS OPTATIVAS 2013/1º DAE CÓDIGO DISCIPLINA TURNO PROFESSOR(A) CÓDIGO DISCIPLINA TURNO PROFESSOR(A) OP1 OP3 OP4 OP5 (direcionada) OP6 DAE Título: Educação, trabalho docente e cidadania: desafios Nome professor: LÍVIA FRAGA Terça: noite contemporâneos VIEIRA EMENTA:

Leia mais

AGRUPAMENTDE ESCOLAS DE CARVALHOS. Planificação Filo sofia 10º ano. Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia?

AGRUPAMENTDE ESCOLAS DE CARVALHOS. Planificação Filo sofia 10º ano. Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia? Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia? 1. O que é a filosofia? 1.1 O problema da definição. A origem etimológica. A filosofia como atitude interrogativa Problemas/áreas da filosofia 1.2

Leia mais

Filosofia 10º Ano Ano letivo de 2015/2016 PLANIFICAÇÃO

Filosofia 10º Ano Ano letivo de 2015/2016 PLANIFICAÇÃO I Iniciação à Atividade Filosófica 1. Abordagem introdutória à filosofia e ao filosofar PERCURSOS 10.º ANO Competências a desenvolver/objectivos a concretizar Recursos Estratégias Gestão 1.1. O que é a

Leia mais

DISCIPLINAS FAVOR, NÃO USAR ABREVIATURAS EMENTAS 12/01/ ProfªDrª Elizabeth de Assis Dias SERVIDOR(A) DA UFPA. 1 Filosofia da ciência I

DISCIPLINAS FAVOR, NÃO USAR ABREVIATURAS EMENTAS 12/01/ ProfªDrª Elizabeth de Assis Dias SERVIDOR(A) DA UFPA. 1 Filosofia da ciência I ORDEM PRESENCIAL A DISTÂNCIA TOTAL Nome do Curso LICENCIATURA EM FILOSOFIA Identificação da turma Filosofia Cidade de Funcionamento BELÉM Ano/Período de Ingresso 2010/1 Ano/Período em curso 2012/2 DISCIPLINAS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO TEORIA DO CONHECIMENTO E FILOSOFIA DA CIÊNCIA III 1º Semestre de 2009 Disciplina Optativa Destinada: alunos de Filosofia e de outros departamentos Código: FLF0445 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FILOSOFIA GERAL 2º Semestre de 2009 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Docentes: Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho

Leia mais

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo IF UFRJ Mariano G. David Mônica F. Corrêa O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo Aula 1: O conhecimento é possível? O ceticismo

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga EMENTA FILOSOFIA DISCIPLINA: Iniciação filosófica EMENTA: Este curso pretende iniciar o aluno nos principais temas da filosofia, a partir da reflexão de seu núcleo histórico-sistemático, considerando seus

Leia mais

Sumário. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri

Sumário. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri Sumário INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri Capítulo I Introdução Capítulo II Dogmática Jurídica Notas Preliminares Capítulo III Fontes do Direito Capítulo IV Lei Capítulo V Costume Capítulo

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

Ementa das Disciplinas do Doutorado

Ementa das Disciplinas do Doutorado Ementa das Disciplinas do Doutorado A Disciplinas obrigatórias: 1. Filosofia Prática Estudo monográfico de textos, autores ou problemas postos pelas teorias éticas mais representativas aristotélica, kantiana,

Leia mais

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS Plano de Ensino Designação da Disciplina: Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência Domínio Específico ( X )

Leia mais

1 OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

1 OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL EVERARDO BACKHEUSER DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: CARLOS WEINMAN TURMA: 1ª, 2ª E 3ª SÉRIE ANO LETIVO: 2014 1 OBJETIVO GERAL

Leia mais

Edital N 0011 / Cacoal, 19 de fevereiro de EDITAL DE TURMA ESPECIAL

Edital N 0011 / Cacoal, 19 de fevereiro de EDITAL DE TURMA ESPECIAL Edital N 0011 / 2018. Cacoal, 19 de fevereiro de 2018. EDITAL DE TURMA ESPECIAL A Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal FACIMED, no uso de suas atribuições legais, e tendo presente o disposto no Art.

Leia mais

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Limites atual do discurso filosófico no Brasil na abordagem da temática educacional Fonte: SEVERINO, Antonio Joaquim (USP) A preocupação do texto Os discursos

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Jaimir Conte

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Jaimir Conte Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Filosofia Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU 27/12/12.Curso reconhecido pelo Decr.

Leia mais

Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni

Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni Sobre a noção de experiência Este curso visa estudar a noção de experiência, herdada da filosofia moderna,

Leia mais

HORÁRIO DO CURSO DE LETRAS PERÍODOS DIURNO E NOTURNO ANO LETIVO DE º ANO/1º SEMESTRE

HORÁRIO DO CURSO DE LETRAS PERÍODOS DIURNO E NOTURNO ANO LETIVO DE º ANO/1º SEMESTRE HORÁRIO DO CURSO DE LETRAS PERÍODOS DIURNO E NOTURNO ANO LETIVO DE 2014 1º ANO/1º SEMESTRE 2 aulas) Observação: Leitura e Produção de Textos I * * (LNG1050) Habilidades Básicas Integradas do Inglês: Produção

Leia mais

PLANO A LONGO PRAZO. FILOSOFIA 10º ANO Ano Lectivo 2010 / 2011

PLANO A LONGO PRAZO. FILOSOFIA 10º ANO Ano Lectivo 2010 / 2011 PLANO A LONGO PRAZO FILOSOFIA 10º ANO Ano Lectivo 2010 / 2011 36 semanas de trabalho previstas, distribuídas da seguinte forma: 1º Período 14 semanas de aulas. 2º Período 14 semanas de aulas. 3º Período

Leia mais

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares AULA 1 - Sociologia Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares 1 Sociologia Uma ciência que tem a totalidade da vida social do homem como sua esfera. Leonard Hobhouse (1864-1929) Sociologia Origens

Leia mais

MESTRADO EM ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE

MESTRADO EM ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE MESTRADO EM ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE Deleuze e as Artes Prof. ª Cíntia Vieira da Silva Terça-feira: 14:00às 18:00 O curso pretende mostrar como a filosofia deleuziana pode ser vista como um dos momentos

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSOR (A): Alair Matilde Naves DISCIPLINA: Filosofia TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

DISCIPLINAS OFERECIDAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015

DISCIPLINAS OFERECIDAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS E PRÁTICAS ESCOLARES DISCIPLINAS OFERECIDAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE CURSO

CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: FILOSOFIA Código: ENF 304 Pré requisito: Nenhum Período Letivo: 2014.1 Professor:

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

1 Sobre a Filosofia... 1 A filosofia como tradição... 1 A filosofia como práxis... 4

1 Sobre a Filosofia... 1 A filosofia como tradição... 1 A filosofia como práxis... 4 SUMÁRIO 1 Sobre a Filosofia... 1 A filosofia como tradição... 1 A filosofia como práxis... 4 2 Sobre a Filosofia do Direito... 9 A especificidade da filosofia do direito... 9 Filosofia do direito e filosofia...

Leia mais

Encontro 6a. Pós-estruturalismo

Encontro 6a. Pós-estruturalismo Encontro 6a Pós-estruturalismo Plano da aula Pós-estruturalismo, pósmodernismo Foucault Deleuze Outros pós-modernistas Crítica de Habermas Fontes Postmodernism Stanford Encyclopedia on Critical Theory

Leia mais

O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX

O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX PROJETO DE PESQUISA O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX Profª. Ms. Patrícia Chanely da Silva Ricarte Coordenadora Prof. Paulo Alberto da Silva Sales Colaborador Acadêmica:

Leia mais

4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11

4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11 4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira 12 3326 MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11 6752 PESQUISA II: MÉTODOS QUANTITATIVOS V B C. Sociais segunda-feira 18 3734 POLÍTICA

Leia mais

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS 1. O CONHECIMENTO é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. O sujeito que conhece se apropria, de certo modo, do objeto conhecido. Através

Leia mais

Historismo é revolução cultural e epistemológica produzida por. Guillermo Dilthey dentro da Escola Histórica Alemã por ele

Historismo é revolução cultural e epistemológica produzida por. Guillermo Dilthey dentro da Escola Histórica Alemã por ele Historismo é revolução cultural e epistemológica produzida por Guillermo Dilthey dentro da Escola Histórica Alemã por ele fundada com o lançamento em 1883 e na Alemanha de sua obra Einleitung in die Geisteswissenschaften

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia matutino CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2018 PROFESSOR

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª. Drª. Marina dos Santos

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª. Drª. Marina dos Santos Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU 27/12/12.Curso reconhecido pelo Decr. Federal 46266 de 26/06/1959, publicado no DOU de

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSOR (A): Alair Matilde Naves DISCIPLINA: Filosofia TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Jaimir Conte

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Jaimir Conte Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Filosofia Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU 27/12/12.Curso reconhecido pelo Decreto

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. Noções Introdutórias: Considerações sobre processo e o conhecimento em psicologia, 1.1 Os diversos objeto de estudo em Psicologia

PLANO DE CURSO. 1. Noções Introdutórias: Considerações sobre processo e o conhecimento em psicologia, 1.1 Os diversos objeto de estudo em Psicologia PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Processos Psicológicos Básicos I Código: PSI05 Professor: Francisco Santos Pereira Júnior E-mail: francisco.junior@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Psicologia Professor: Ms. Arivaldo Ferreira de Jesus Código: PSI01 Carga Horária: 60 H

Leia mais

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Teatro MODALIDADE: Graduação DISCIPLINA: Estética ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos DOCENTE RESPONSÁVEL: Semestre Letivo:

Leia mais

Deficiência Mental: Contribuições de uma perspectiva de justiça centrada nos funcionamentos.

Deficiência Mental: Contribuições de uma perspectiva de justiça centrada nos funcionamentos. Deficiência Mental: Contribuições de uma perspectiva de justiça centrada nos funcionamentos. Alexandre da Silva Costa Estudo que faz uma análise acerca das contribuições da perspectiva de justiça baseada

Leia mais

INTRODUÇÃO 12.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO FILOSOFIA A APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 12.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO FILOSOFIA A APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS 12.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO FILOSOFIA A INTRODUÇÃO A disciplina de Filosofia A, que se constitui como uma opção da formação específica dos cursos

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia noturno CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2018 PROFESSOR

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - UFF

MATRIZ CURRICULAR - UFF Curso: FILOSOFIA Titulação: BACHAREL Habilitação: - Enfâse: - Linha de Formação: - Currículo: 58.01.001 Versão: 3 Turno: Matutino (OB) Carga horária obrigatória: 1180 (O) Carga horária optativa: 900 (E)

Leia mais

ARTES E HUMANIDADES Instruções para as Inscrições 2014/2015 (2.º ANO e 3.º ANO)

ARTES E HUMANIDADES Instruções para as Inscrições 2014/2015 (2.º ANO e 3.º ANO) ARTES E HUMANIDADES Instruções para as Inscrições 2014/2015 (2.º ANO e 3.º ANO) Cumprido o tronco comum, para perfazer os 180 créditos ECTS, o aluno pode optar por um ou dois majors, por um major e dois

Leia mais

Introdução: O legado da modernidade 1. Polêmica em torno do conhecimento no século XX 1.1 Debate em torno do positivismo: Adorno e Popper.

Introdução: O legado da modernidade 1. Polêmica em torno do conhecimento no século XX 1.1 Debate em torno do positivismo: Adorno e Popper. PROGRAMA DE CURSO Disciplina: Epistemologia/Teoria do conhecimento Prof: Priscila Rossinetti Rufinoni Período: diurno Ementa: Apresentar as questões e problemas epistemológicos impostos pela modernidade.

Leia mais

Currículo - Versão para Imprimir

Currículo - Versão para Imprimir Currículo LICENCIATURA EM FILOSOFIA - NOTURNO s Obrigatorios: 164 s Eletivos: 12 s Complementares: 14 Semestre selecionado: 2013/1 Etapa 1 HUM01059 HUM01502 HUM01060 HISTÓRIA DA FILOSOFIA GREGA INTRODUÇÃO

Leia mais

Currículo - Versão para Imprimir

Currículo - Versão para Imprimir Currículo BACHARELADO EM FILOSOFIA s Obrigatorios: 144 s Eletivos: 28 s Complementares: 6 Semestre selecionado: 2013/1 Etapa 1 HUM01059 HUM01502 HUM01060 HISTÓRIA DA FILOSOFIA GREGA LÓGICA I - A Etapa

Leia mais

Ementas das disciplinas de conteúdo variável do curso de Filosofia

Ementas das disciplinas de conteúdo variável do curso de Filosofia Ementas das disciplinas de conteúdo variável do curso de Filosofia 2017-2 I - DIURNO A) OPTATIVAS Tópicos em Filosofia Grega: Natureza, lei e justiça no século V a.c. Miriam Campolina Diniz Peixoto Neste

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª. Drª. Marina dos Santos

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª. Drª. Marina dos Santos Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Filosofia Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU 27/12/12.Curso reconhecido pelo Decreto

Leia mais

1) O problema da crítica do conhecimento: a distinção acrítica de sujeito-objeto

1) O problema da crítica do conhecimento: a distinção acrítica de sujeito-objeto TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II 2º Semestre de 2014 Disciplina Optativa Destinada: alunos de filosofia Código: FLF0279 Pré-requisito: FLF0278 Prof. Dr. Luiz Repa Carga horária: 120h Créditos: 06 Número

Leia mais

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média:

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: EXERCÍCIOS ON LINE 3º BIMESTRE DISCIPLINA: Filosofia PROFESSOR(A): Julio Guedes Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: NOME: Nº.: Exercício On Line (1) A filosofia atingiu

Leia mais

Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SBC

Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SBC Código da disciplina: Caracterização da disciplina NHH2007-13 Nome da disciplina: Estética Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SBC Código da turma: Turma: Turno: Noturno

Leia mais

Conteúdos Programáticos

Conteúdos Programáticos Plano de Estudos Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Filosofia (cód. 257) 1. o Ano - 1. o Semestre FIL9196 Problemas Aprofundados de História da

Leia mais

ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE - DOUTORADO

ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE - DOUTORADO ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE - DOUTORADO Inscrição Título do Projeto RESULTADO A EXPRESSÃO DO INEXPRIMÍVEL NA ARTE: SOBRE O TEOR COGNITIVO DO CONCEITO DE CONTEÚDO DE VERDADE DAS D001 OBRAS DE ARTE E SUA

Leia mais

Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicada do Araguaia. Temas, Disciplinas e Campos Filosóficos

Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicada do Araguaia. Temas, Disciplinas e Campos Filosóficos Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicada do Araguaia Temas, Disciplinas e Campos Filosóficos Temas, Disciplinas e Campos Filosóficos Ontologia ou Metafísica Epistemologia Lógica Teoria do Conhecimento

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Código e nome da disciplina: 18047-5 Estudos dirigidos de Filosofia 2 Professor responsável: Francisco Prata Gaspar Objetivos gerais: Orientar o estudante no exercićio de uma pra tica de leitura meto dica

Leia mais