CAPÍTULO 03 INERRÂNCIA, INFALIBILIDADE, AUTORIDADE E SACRALIDADE DA BÍBLIA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO 03 INERRÂNCIA, INFALIBILIDADE, AUTORIDADE E SACRALIDADE DA BÍBLIA."

Transcrição

1 CAPÍTULO 03 INERRÂNCIA, INFALIBILIDADE, AUTORIDADE E SACRALIDADE DA BÍBLIA.

2 TÓPICO 1 A INERRÂNCIA DAS ESCRITURAS 1 INTRODUÇÃO A inspiração divina, garante a credibilidade e autoridade dos textos bíblicos. 2 INERRÂNCIA A inspiração pressupõe a inerrância, isto é, sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus revelada à nós, e que ela não contém erros, a isto chamamos de inerrância.

3 A Inerrância da Bíblia. Norman Geisler

4 3 OS CONCEITOS DE INERRÂNCIA 3.1 INERRÂNCIA ABSOLUTA A bíblia é totalmente verdadeira, incluindo fatos e análises da ciência e da história. 3.2 A INERRÂNCIA PLENA A bíblia e completamente verdadeira, suas declarações sobre assuntos (ciência e história) são completamente verdadeiras. 3.3 A INERRÂNCIA LIMITADA A bíblia é inerrante e infalível, nas suas referências a salvação. Conhecimento de escritores quanto a ciência e a história, não têm muita importância. Utilizada por escritores modernos frente a psicologia da religião moderna.

5 4 A IMPORTÂNCIA DA INERRÂNCIA A bíblia é inerrante, ou seja, plenamente verdadeira no aspecto teológico, histórico e epistemológico (conhecimento definido entre crença e a verdade). 5 A INERRÂNCIA E OS FENÔMENOS Existem fenômenos que contradizem a inerrância. A doutrina da inerrância garante que se pode confiar na Bíblia. Os que não defendem a inerrância da Bíblia muitas vezes desconsideram uma dificuldade. Muitos ensinos bíblicos estão vinculados a doutrinas que não suportam provas empíricas. Se a Bíblia labora em erro nas áreas em que se pode confirmar seu conteúdo, com base em que se pode afirmar ser ela correta em assuntos não passíveis de confirmação independente? A fé se torna, nesse caso, mera questão de credulidade. A inerrância garante que podemos confiar em tudo que a Bíblia afirma.

6 6 O CONSERVADORISMO E O MODERNISMO Por 18 séculos se manteve a opinião conservadora ortodoxa sobre a inspiração, a Bíblia é a Palavra de Deus. Com a modernidade surge novos argumentos frente a inerrância limitada (inspiração parcial), os escritores não entrariam em detalhes em outras matérias como a ciência e a história. Esses teólogos não consideram que a bíblia apenas pretende fornecer alguns dados históricos e científicos. O pensamento moderno procura colocar a ciência acima de Deus, quando sabemos que Deus é o criador da ciência. 7 DEFINIÇÃO DE INERRÂNCIA A bíblia quando corretamente interpretada, de acordo com o nível a que a cultura e os meios de comunicação haviam chegado na época em que foi escrita e de acordo com os propósitos a que foi destinada, é plenamente fidedigna em tudo que afirma Erickson. É a posição definida de inerrância plena.

7 TÓPICO 2 INFALIBILIDADE DAS ESCRITURAS 1 INTRODUÇÃO A revelação = >inspiração => inerrância=> infalibilidade. 2 DEFINIÇÃO DE INFALIBILIDADE Característica de ser incapaz de falhar na realização de um propósito. Nos idiomas originais em que foi escrita, a Bíblia é absolutamente infalível e sem erro de qualquer tipo. Esta tem sido a posição de todas as confissões das grandes igrejas evangélicas através dos anos.

8 Jesus referiu-se a inúmeros personagens e acontecimentos do Antigo Testamento, dando assim testemunho da sua autenticidade e autoridade. É interessante notar, pela lista seguinte, que Jesus colocou seu selo de aprovação sobre alguns dos eventos e milagres do Antigo Testamento que sempre foram muito questionados pelos críticos. Ele aprovou a narração do seguinte: Criação e casamento - Mateus 19:5 O dilúvio e a arca de Noé - Lucas 17:26,27 A destruição de Sodoma e Gomorra - Lucas 17:28,29. A destruição de Tiro e Sidom - Mateus 11:21,22. A circuncisão - João 7:22. A páscoa - Mateus 26:2. A lei - João 7:19 Os mandamentos - Mateus 19:7-9 A lei judia do divórcio - Mateus 19:7-9. O fato da sarça ardente - Marcos 12:26 O símbolo de Jonas e o grande peixe - Mt 12:40 O arrependimento de Nínive - Mateus 12:41. A glória de Salomão - Mateus 6:29 A sabedoria de Salomão - Mateus 12:42 A festa dos tabernáculos - João 7 Davi come os pães da proposição - Mateus 12:3. Os sacerdotes profanam o sábado - Mateus 12:5. O céu se fecha na época de Elias - Lucas 4:25. A história de Naamã, o leproso - Lucas 4:27 O registro da serpente levantada - João 3:14-15 O assassinato de Abel e Zacarias - Mateus 23:35. A missão do Messias - Lucas 4:16-21 A missão de João Batista - Mateus 17: A missão de Elias - Mateus 17:10-13 Daniel e sua grande profecia - Mateus 24:15

9 3 O DEPOIMENTO DA INFALIBILIDADE 3.1 QUAL O FUNDAMENTO DA DOUTRINA DA INFALIBILIDADE? ( 2TM 3:16; 2PE 1:21; DEUT 4:2,12:32; PV 30:6; AP 22:18-19) 3.2 A BÍBLIA É UMA REVELAÇÀO ORIGINAL DA VERDADE Ela revela o início e o final do homem pelo plano da redenção. 3.3 A BÍBLIA É IMUTÁVEL Muito da incerteza e incredulidade a respeito da Bíblia partiu dos chamados cientistas. A ciência assumiu uma aura de autoridade e quase infalibilidade. Muitos fizeram dela praticamente um deus. O termo "ciência" significa apenas "conhecimento", e ela não deve ser adorada nem temida. O ponto significativo sobre a ciência é que ela tem tido necessidade de mudar as suas conclusões à medida que novos fatos surgem. Os textos científicos ficam rapidamente obsoletos, enquanto a Bíblia não teve de ser alterada em nada, no decorrer de milhares de anos desde que foi escrita. Por que duvidar de um livro que resistiu aos séculos e a todos os ataques feitos contra ele, aceitando ciências que necessitam ser revistas a cada passo? A Bíblia não é um manual científico, mas jamais foi provado que contenha qualquer fato científico falso. O relato da criação em Gênesis continua de pé.

10 3.4 A BÍBLIA É EXATA MORAL E ESPIRITUALMENTE A bíblia tem produzido resultados práticos, têm influenciado civilizações, transformando vidas, trazido luz, inspiração e conforto a milhões e sua obra ainda continua. Leia (1 Ts 2:13).

11 TÓPICO 3 A AUTORIDADE DA BÍBLIA 1INTRODUÇÃO Os pós-modernistas não aceitam esta definição. O fato é que autoridade da bíblia está em si mesma. 2A AUTORIDADE BÍBLICA Hb 4:12. A doutrina da inerrância garante que se pode confiar na Bíblia. Os que não defendem a inerrância da Bíblia muitas vezes desconsideram uma dificuldade. Muitos ensinos bíblicos estão vinculados a doutrinas que não suportam provas empíricas. Contra as teorias deviantes é necessário afirmar: 1-a inspiração é divina e não humana; 2-a inspiração é única e não comum; 3-a inspiração é viva e não mecânica; 4-é completa e não somente parcial; 5-é verbal e não apenas de conceitos.

12 3 CARCTERÍSTICAS DA AUTORIDADE DA BÍBLIA 3.1 AUTORIDADE RELIGIOSA A bíblia é autoridade religiosa, por que Deus é seu autor O PADRÃO DA AUTORIDADE DEUS -> revelação -> autor ^ I ^ <-cristão <-iluminação <-Espírito Santo I INSPIRAÇÃO A BÍBLIA E A RAZÃO A fé não é irracional ou ilógica, pois mais subjetiva ou transcendente. Crer também é pensar. Existem métodos de interpretação bíblica para determinar significados que são necessários e importantes. Uso da razão com o auxílio do Espírito Santo. 3.2 AUTORIDADE HISTÓRICA Diz respeito a cultura bíblica. 3.3 AUTORIDADE NORMATIVA Comunica a vontade de Deus a nós. Vontade de Deus comunicando suas verdades ao homens, sendo elas : universal, temporal e pessoal.

13 4 SOLA ESCRIPTURA Princípio protestante a única fonte e norma de todo conhecimento cristão é a sagrada escritura. Quem deu ensejo a este princípio foi Martinho Lutero em Iniciou em seus pensamentos desde 1517, quando afixou as 95 teses. 5 A INERRÂNCIA E OS MANUSCRITOS ORIGINAIS E AS CÓPIAS A inerrância faz referência apenas aos livros originais da bíblia, não é asseverada a respeito de qualquer cópia específica daqueles livros que sobrevierem até nosso tempo.

14 TÓPICO 4 A SACRALIDADE DA ESCRITURA- O CANÔN 1INTRODUÇÃO Confiabilidade das escrituras inspiradas. 2 AS ESCRITURAS E DEFINIÇÃO DE CANONICIDADE A palavra vêm cânon grego Kanon, que significa, cana ou vara de medir, ou régua. Também significa um modelo para medir ou julgar uma regra. Assim, canôn configura os livros considerados com mérito para serem incluídos nas sagradas escrituras. 2.1 DEFINIÇÃO Os livros das sagradas escrituras aceitos pela Igreja cristã que contêm a regra autoritária da fé e da prática. 2.2 CANONICIDADE É o direito que um livro têm de estar no canôn sagrado. Possuem autoridade divina.

15

16 3 O CANÔN DO A.T. Temos registros do início da escrita da Lei, mas não do término, há opiniões diferentes a esse respeito. (ÊX 17:14; 24:3; Deut 31:9-11) 3.1 O PRINCÍPIO DO CANÔN DECLARADO Dt 31: Os livros da lei foram reconhecidos como canôn nos dias de Esdras (444 a.c). Os profetas reconhecidos algum tempo depois (200 a.c). Os escritos receberam canonicidade por volta de (100 a.c). 3.2 O CANÔN DO AT AFIRMADO E AUTORIZADO POR CRISTO Nos dias de Cristo, o canôn do AT já estava encerrado e definido. João 5:39; Lucas 24: A BÍBLIA HEBRÁICA 3.4 CRONOLOGIA AT E PRODUÇÀO ESCRITURÍSTICA- PANORÂMA BÍBLICO DO AT. Vide livro.

17

18 4 O CANÔN DO NT A Igreja primitiva tinha a sua disposição e utilizava o antigo testamento, as palavras de Jesus, os ensinos dos apóstolos, e os relatos das viajens e as epístolas. Os livros do NT foram escritos na segunda metade do século 1 d.c. (1Jo 1:3; 2Ped 1:16; At2:42; 1Ts 5:27; Tg 1:11; Ap 1:1) A recém-formada igreja cristã usava as Escrituras do Antigo Testamento como base para a sua fé, mas, além disso, era dada grande importância às palavras de Jesus e aos ensinos dos apóstolos. Dessa forma, não decorreu muito tempo antes que os evangelhos passassem a ser usados juntamente com o Antigo Testamento. A autoridade dos apóstolos é plenamente confirmada. João declara: "o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros" (I Jo 1:3); Pedro diz que foram "testemunhas oculares de sua majestade" (II Pe 1:16); e lemos a respeito dos primeiros crentes: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão" (At 2:42).

19 Em vista de as epístolas de Paulo terem sido escritas para satisfazer a uma necessidade específica de uma igreja local ou de um indivíduo, eram preservadas pelo seu valor espiritual e lidas nas igrejas. Em várias ocasiões, Paulo deu instruções definidas para que suas cartas fossem lidas e circuladas. Ele escreveu à igreja em Tessalônica: "Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos" (I Ts 5:27). À igreja de Colossos ele advertiu: "E, uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai para que seja também lida na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodicéia, lede-a igualmente perante vós" (Cl 4:16). A fim de que isso pudesse acontecer, é provável que uma cópia das cartas para Colossos e Laodicéia tivesse de ser feita. A medida que esta prática se ampliou, é fácil ver que, dentro de poucos anos, coleções das cartas de Paulo poderiam ser obtidas. O Novo Testamento sugere uma distribuição bastante ampla desses escritos. João recebeu instruções: "O que vês, escreve em livro e manda às sete igrejas" (Ap 1:11). A Epístola de Tiago foi dirigida "às doze tribos que se encontram na dispersão" (Tg 1:11). A primeira epístola de Pedro foi escrita" aos eleitos que são forasteiros da dispersão, no Ponto, Galácia, Capadócia, Asia e Bitínia" (I Pe 1:1). Existe uma forte possibilidade de uma compilação primitiva de um cânon do Novo Testamento a ser reconhecido num mesmo plano que as escrituras do Antigo Testamento. "E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como de fato costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles" (II Pe 3:15,16). Durante os primeiros anos do século II, começou a fazer-se sentir a influência dos Pais da Igreja. Tratava-se de estudantes talentosos, professores e líderes da igreja. Em suas cartas às primeiras igrejas, eles faziam inúmeras citações dos livros que viriam a tornar-se o cânon do Novo Testamento. Essas cartas dão um testemunho definido do valor do livro que citavam, colocando-o em posição superior às suas próprias palavras.

20 Por estranho que pareça, um conhecido herege, o gnóstico Márcion (140 A.D.), foi utilizado para inspirar o reconhecimento de alguns dos livros do Novo Testamento, especialmente as epístolas de Paulo. Márcion compilou seu próprio cânon, incluindo o Evangelho de Lucas e dez das epístolas paulinas. Ele rejeitou as epístolas pastorais, Hebreus, Marcos, João, Atos, as epístolas gerais e Apocalipse. Sua atitude deu lugar a muitas críticas e a um estudo mais profundo dos livros que rejeitara. No final do século II, todos menos sete dos 27 livros do Novo Testamento foram reconhecidos como canônicos. Os sete livros que não receberam completo reconhecimento na época são os seguintes: Hebreus, II e III João, II Pedro, Judas, Tiago e Apocalipse. Um impulso adicional no sentido de formar um cânon definitivo do Novo Testamento surgiu em vista das perseguições ordenadas pelo imperador Diocleciano ( ), que ordenou que as Escrituras fossem queimadas. Tornou-se assim necessário determinar quais livros eram considerados como Escritura. Os cristãos precisavam decidir por quais livros valia a pena sofrer e morrer. A questão do cânon teve um significado sério e prático. Vinte e cinco anos depois das perseguições de Diocleciano, Constantino, o novo imperador, abraçara o cristianismo e ordenara a Eusébio, bispo de Cesaréia e historiador da igreja, que preparasse e distribuísse 50 cópias do Novo Testamento. Foi assim necessário decidir quais livros deveriam ser incluídos.

21 Não é difícil compreender que, na ocasião em que o cânon estava sendo considerado, havia muitos livros que reclamariam exame. Estes escritos eram geralmente divididos nos assim chamados pseudopígrafos e apócrifos. No primeiro está incluído um grupo de livros adulterados e heréticos, considerados como escritos falsos. Eles praticamente não foram reconhecidos por qualquer concílio nem citados pelos Pais da Igreja. Muitas doutrinas heréticas, tais como as defendidas pelos gnósticos, que negavam a encarnação de Cristo; pelos céticos, que negavam a realidade da humanidade de Cristo; e pelos monofisistas, que rejeitavam a dualidade da natureza de Cristo, são encontradas nestes livros. Mais de 280 deles foram citados, reunidos sob os títulos: Evangelhos, Atos, Epístolas, Apocalipses e outros. Geisler e Nix declaram: "Quaisquer fragmentos de verdades neles preservados são obscurecidos tanto pela sua fantasia religiosa como por suas tendências heréticas. Os livros não só deixam de ser canônicos, como também é pequeno seu valor com fins religiosos ou devocionais. Seu principal mérito é histórico, revelando as crenças de seus criadores."

22 4.1 A necessidade de seleção pela igreja. Os líderes da igreja se depararam com um problema em relação aos escritos da era cristã, o novo Testamento. A igreja precisou se posicionar-se e definir o Cânon. Cinco causas importantes levaram a igreja a colecionar e publicar os livros considerados como divinamente inspirados, quais sejam:

23 4.1.1 O Cânon de Marcion (Marcião) Marcião de Sínope - ou Marcion - (em grego: Μαρκίων Σινώπης, ca (75 anos)) foi um dos mais proeminentes heresiarcas durante o Cristianismo primitivo 1. A sua teologia chamada marcionismo propunha dois deuses distintos (Era gnóstico), um no Antigo Testamento e outro no Novo Testamento, foi denunciada pelos Pais da Igreja e ele foi excomungado. Curiosamente esta separação será posteriormente adoptada pela igreja e utilizada a partir de Tertuliano 2, assim como a sua rejeição de muitos livros que seus contemporâneos consideravam como parte das escrituras mostrou à Igreja antiga a urgência do desenvolvimento de um cânon bíblico. Foi excomungado pela igreja. Em 140 d.c. decidiu por sua conta compilar seu próprio cânon. Era contra qualquer influência judaica no cristianismo. Tal atitude foi completamente rejeitada, pois o judaísmo é o berço do cristianismo, e o AT e o NT estão intimamente ligados.

24 4.1.2 O Mestre Taciano e o evangelho único. Taciano, o Sírio, nasceu provavelmente, por volta do ano 120, em "terra dos assírios" de família pagã. Educado aprimoradamente na cultura grega, pesquisador inquieto, estudou várias religiões e se iniciou nos mistérios. Mais tarde, por volta de 152, conheceu as Escrituras cristãs e se converteu ao cristianismo, provavelmente, em Roma. Foi em Roma que Taciano encontrou Justino mártir, freqüentou sua escola e se destacou como discípulo brilhante. Por volta de 165, Taciano começou a se afastar da Igreja, inclinando-se para a heresia encratita (ou continente). Esta heresia acentua o pessimismo quanto à queda do homem, despreza a matéria, tem o matrimônio como fornicação e prega a abstinência da carne e do vinha. Seu rigorismo na observância desta abstinência levou-o a substituíra vinho pela água na celebração da eucaristia.

25 Entendia-se que 4 evangelho falando de Jesus poderia confundir a muitos, então Taciano resolveu fazer uma fusão em um único, chamada de Diatessarão. Segundo alguns, o livro deveria ser chamado Diapente, isto é, evangelho tirado dos cinco. porque Taciano teria usado também o apócrifo evangelho segundo os Hebreus. As inúmeras versões provam o sucesso desta obra. Ela foi, de fato, o "evangelho" usado pela igreja siríaca até o séc. V. Santo Efrém a comentou, entre os anos 360 a 370. Esta obra exerceu ainda influência importante na tradução dos textos dos evangelhos canônicos. Embora a obra tenha traços das tendências heréticas de seu autor (encratista anti-judaica, docetista) nunca foi condenada pela Igreja. Sua composição se deu, com toda probabilidade, depois que Taciano retornou ao Oriente, anterior, com certeza, ao ano 254. Considerado herege, as igrejas da sírias foram obrigadas a adotar traduções do evangelho diferenciadas sob a luz de Taciano.

26 4.1.3 O Teólogo Montano e a Bíblia sem fim. O Montanismo foi um movimento cristão fundado por Montano por volta de (ou 172), que se organizou e difundiu em comunidades na Ásia Menor, em Roma e no Norte de África. Por ter se originado na região da Frígia, Eusébio de Cesareia relata em sua História Eclesiástica (V.14-16) que ela era chamada de Heresia Frígia na época. Montano teria nascido na Frígia (Ásia Menor Romana, hoje Turquia), Montano afirmava possuir o dom da profecia, e que havia sido enviado por Jesus Cristo para inaugurar a era do Paráclito. Duas mulheres que o acompanhavam, Priscila (ou Prisca) e Maximila2, afirmavam que o Espírito Santo falava através delas1. Durante os seus êxtases anunciavam o fim iminente do mundo, conclamando os cristãos a reunirem-se na cidade de Pepusa, na Frígia, onde surgiria a Jerusalém celeste, uma vez que uma nova era cristã se iniciava com esta nova revelação divina3. O seu adepto mais famoso foi Tertuliano (c ), um dos primeiros doutores da Igreja, autor de inúmeras obras em defesa da Cristandade. Em torno de 210, insatisfeito com o pensamento cristão e suas práticas, uniu-se ao Montanismo, sendo considerado herético, embora não haja evidências concretas de que tenha fundado uma seita própria. Para ele a revelação de Deus era contínua e o Cânon não teria fim. As perseguições à igreja aumentaram sensivelmente durante o governo do imperador Constantino I, que contra ela expediu severos decretos imperiais. O movimento perdurou, entretanto, até ao século VIII.

27 4.1.4 Escritos de inspiração duvidosa. Alguns líderes religiosos começaram a aceitar livros como canônicos ou semicanônicos (pseudopigráficos), alguns inscritos de inspiração duvidosas. Esses líderes queriam juntas livros não canônicos aos canônicos. Surgiram vários livros que quase vieram a corromper os originais com inclusão de heresias. Estes livros não foram aceitos pelos Pais da igreja, e nem foram citados em nenhum concílio da igreja. Algumas doutrinas heréticas que surgiram na época: Gnosticismo: a negação da encarnação de Cristo; Ceticismo: negavam a ralidade da humanidade de Cristo; Monofisismo: rejeitavam a dualidade da natureza de Cristo (natureza hipostática). Alguns dos livros apócrifos mais populares da época que não foram aceito no cânon do NT: epístola de Barnabé (70-79 ),terceira epístola aos coríntios (96), o pastor de Hermas ( ), ensino Didakê dos Doze( ), epístola dos laudicênses (sec. IV?), epístola de policarpo aos filipenses (108) e as sete epístolas de Inácio (110).

28 4.1.5 O Edito de Diocleciano ( ) A igreja viu-se presa em meio a uma tensão provocada, de um lado, por quem queria acrescentar livros à lista dos" canônicos e, por outro, por quem queria eliminar alguns livros, de modo que o ônus da decisão recaiu sobre os primeiros *pais da igreja, para que definissem com precisão os limites do cânon sagrado. O estímulo político à lista dos canônicos As forças que pressionavam a canonização culminaram na pressão política que passou a influir na igreja primitiva. As perseguições de Diocleciano (c ) representaram um forte motivo para a igreja definir de vez a lista dos livros canônicos. De acordo com o historiador cristão Eusébio, houve um edito imperial da parte de Diocleciano, de 303, ordenando que "as Escrituras fossem destruídas pelo fogo". Não deixa de ler irônico que 25 anos antes o imperador Constantino se "convertera" ao cristianismo e dera ordem a Eusébio para que se preparassem se distribuíssem cinquenta exemplares da Bíblia. A perseguição motivou um exame sério da questão dos livros canônicos: quais eram realmente canônicos e deveriam ser preservados? O pedido de Constantino também tornou necessária a criação da lista de livros canônicos. A compilação e o reconhecimento progressivos dos livros canônicos Há evidências fortes a mostrar que os primeiros cristãos coligiram e preservaram os livros inspirados do Novo Testamento. Tais livros sem dúvida alguma foram copiados e circularam entre as igrejas primitivas.

29 *Pais da igreja. Igreaj Ocidental: Ambrósio de Milão ( ), Jerônimo de Estridão ( ), Santo Agostinho de Hipona ( ) e São Gregório Magno ( ). Igreja Oriental: Basílio de Cesareia (c ), Santo Atanásio de Alexandria (c ), Gregório de Nazianzo (329-c.389) e João Crisóstomo ( ). Estes são também chamados os "Oito Doutores da Igreja".

30 No terceiro *concílio de Cartago (397), as igrejas cristãs ocidentais estabeleceram a forma final do cânon do NT. Desse modo, no final do século IV, os 26 livros foram aceitos. Desde esta época, não houve nenhum movimento cristão para acrescentar ou anular qualquer parte do cânon estabelecido. Porém novos concílios foram realizados. * (O concílio de Cartago, chamado de terceiro por Denzinger [Heinrich Joseph Dominicus Denzinger (Liége, 10 de Outubro de ) foi um teólogo católico] em 28 de agosto de 397 publicou um cânon da Bíblia, citado como "Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 4 livros de Reis, 2 livros de Crônicas, Jó, Salmos de Davi, 5 livros de Salomão, 12 livros de profetas, Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Tobias, Judite, Ester, 2 livros de Esdras, 2 livros de Macabeus." No Novo Testamento, "4 Evangelhos, 1 livro de Atos dos Apóstolos, 13 cartas paulinas, 1 carta dele para os Hebreus, 2 de Pedro, 3 de João, 1 de Tiago, 1 de Judas e o Apocalipse de João".)

31 4.2 O padrão canônico. Os testes de canonicidade para definição, foram utilizados alguns princípios: Apostolicidade (quanto à autoria) : o livro deveria ter sido escrito por um homem apostólico, ou homem próximo aos apóstolos. Ex: homens próximos: Marcos, Lucas, o autor de Hebreus. Exatidão doutrinária (quanto à doutrina): o conteúdo do livro deveria ser doutrinariamente correto. Qualquer livro contendo heresia, não correto frente as demais escrituras, era retirado. Conteúdo espiritual (quanto ao conteúdo): o conteúdo do livro deveria ter um caráter espiritual suficientemente elevado, deveria estar sendo lido nas igrejas, sendo seu conteúdo meio de edificação pessoal. Universalidade (quanto ao uso): Deveria o livro ser aceito e recomendado a todas a igrejas e amplamente citado pelo País. Inspiração do Espírito Santo (quanto à inspiração): Teste final e mais importante, a canonicidade é determinada ela inspiração.

32 Inspiração do Espírito Santo Razões históricas, as quase explicam o fenômeno do cristianismo; Razões culturais, as quais têm permeado a civilização ocidental; Por razões teológicas, pois é a narrativa inspirada sobre a missão redentora de Jesus Cristo neste mundo, sendo o padrão de crenças e práticas da igreja.

33 4.3 CRONOLOGIA NT-PANORÂMA BÍBLICO (Vide apostila página 48, ano 2014) (Vide PDF em material de apoio - cronologia AT e NT) Segue alguns exemplos:

34

35

36

37

38

39

40

41

42 Fica muito mais fácil traçar a canonização dos vinte e sete livros do Novo Testamento do que a dos do Antigo Testamento. A evidência disponível é muito maior. Os livros do Novo Testamento foram escritos durante a última metade do século I a.d. A recém-formada igreja cristã usava as Escrituras do Antigo Testamento como base para a sua fé, mas, além disso, era dada grande importância às palavras de Jesus e aos ensinos dos apóstolos. Dessa forma, não decorreu muito tempo antes que os evangelhos passassem a ser usados juntamente com o Antigo Testamento. A autoridade dos apóstolos é plenamente confirmada. João declara: "o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros" (I Jo 1:3); Pedro diz que foram "testemunhas oculares de sua majestade" (II Pe 1:16); e lemos a respeito dos primeiros crentes: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão" (At 2:42). Em vista de as epístolas de Paulo terem sido escritas para satisfazer a uma necessidade específica de uma igreja local ou de um indivíduo, eram preservadas pelo seu valor espiritual e lidas nas igrejas. Em várias ocasiões, Paulo deu instruções definidas para que suas cartas fossem lidas e circuladas. Ele escreveu à igreja em Tessalônica: "Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos" (I Ts 5:27).

43 À igreja de Colossos ele advertiu: "E, uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai para que seja também lida na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodicéia, lede-a igualmente perante vós" (Cl 4:16). A fim de que isso pudesse acontecer, é provável que uma cópia das cartas para Colossos e Laodicéia tivesse de ser feita. A medida que esta prática se ampliou, é fácil ver que, dentro de poucos anos, coleções das cartas de Paulo poderiam ser obtidas. O Novo Testamento sugere uma distribuição bastante ampla desses escritos. João recebeu instruções: "O que vês, escreve em livro e manda às sete igrejas" (Ap 1:11). A Epístola de Tiago foi dirigida "às doze tribos que se encontram na dispersão" (Tg 1:11). A primeira epístola de Pedro foi escrita" aos eleitos que são forasteiros da dispersão, no Ponto, Galácia, Capadócia, Asia e Bitínia" (I Pe 1:1). Existe uma forte possibilidade de uma compilação primitiva de um cânon do Novo Testamento a ser reconhecido num mesmo plano que as escrituras do Antigo Testamento.

44 "E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como de fato costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles" (II Pe 3:15,16). Durante os primeiros anos do século II, começou a fazer-se sentir a influência dos Pais da Igreja. Tratava-se de estudantes talentosos, professores e líderes da igreja. Em suas cartas às primeiras igrejas, eles faziam inúmeras citações dos livros que viriam a tornar-se o cânon do Novo Testamento. Essas cartas dão um testemunho definido do valor do livro que citavam, colocando-o em posição superior às suas próprias palavras.

45 Por estranho que pareça, um conhecido herege, o gnóstico Márcion (140 A.D.), foi utilizado para inspirar o reconhecimento de alguns dos livros do Novo Testamento, especialmente as epístolas de Paulo. Márcion compilou seu próprio cânon, incluindo o Evangelho de Lucas e dez das epístolas paulinas. Ele rejeitou as epístolas pastorais, Hebreus, Marcos, João, Atos, as epístolas gerais e Apocalipse. Sua atitude deu lugar a muitas críticas e a um estudo mais profundo dos livros que rejeitara. No final do século II, todos menos sete dos 27 livros do Novo Testamento foram reconhecidos como canônicos. Os sete livros que não receberam completo reconhecimento na época são os seguintes: Hebreus, II e III João, II Pedro, Judas, Tiago e Apocalipse. Um impulso adicional no sentido de formar um cânon definitivo do Novo Testamento surgiu em vista das perseguições ordenadas pelo imperador Diocleciano ( ), que ordenou que as Escrituras fossem queimadas. Tornouse assim necessário determinar quais livros eram considerados como Escritura. Os cristãos precisavam decidir por quais livros valia a pena sofrer e morrer.

46 A questão do cânon teve um significado sério e prático. Vinte e cinco anos depois das perseguições de Diocleciano, Constantino, o novo imperador, abraçara o cristianismo e ordenara a Eusébio, bispo de Cesaréia e historiador da igreja, que preparasse e distribuísse 50 cópias do Novo Testamento. Foi assim necessário decidir quais livros deveriam ser incluídos. Não é difícil compreender que, na ocasião em que o cânon estava sendo considerado, havia muitos livros que reclamariam exame. Estes escritos eram geralmente divididos nos assim chamados pseudopígrafos e apócrifos. No primeiro está incluído um grupo de livros adulterados e heréticos, considerados como escritos falsos. Eles praticamente não foram reconhecidos por qualquer concílio nem citados pelos Pais da Igreja. Muitas doutrinas heréticas, tais como as defendidas pelos gnósticos, que negavam a encarnação de Cristo; pelos céticos, que negavam a realidade da humanidade de Cristo; e pelos monofisistas, que rejeitavam a dualidade da natureza de Cristo, são encontradas nestes livros.

47 Mais de 280 deles foram citados, reunidos sob os títulos: Evangelhos, Atos, Epístolas, Apocalipses e outros. Geisler e Nix declaram: "Quaisquer fragmentos de verdades neles preservados são obscurecidos tanto pela sua fantasia religiosa como por suas tendências heréticas. Os livros não só deixam de ser canônicos, como também é pequeno seu valor com fins religiosos ou devocionais. Seu principal mérito é histórico, revelando as crenças de seus criadores. Os seguintes princípios foram usados para determinar a posição de um livro no cânon: Apostolicidade: O livro foi escrito por um apóstolo, ou por alguém associado de perto com os apóstolos? Esta questão tinha especial importância com respeito a Marcos, Lucas, Atos e Hebreus, já que Marcos e Lucas não se encontravam entre os doze e a autoria de Hebreus era desconhecida.

48 Inspiração divina: Ele dava verdadeira evidência de inspiração divina? "Este era o teste básico, e tudo teria que convergir para este ponto." Conteúdo espiritual: O livro estava sendo lido nas igrejas e seu conteúdo era um meio de edificação espiritual? Este era um teste muito prático. Exatidão doutrinária: O conteúdo do livro era doutrinariamente correto? Qualquer livro contendo heresia, ou contrário aos livros canônicos já aceitos, era rejeitado. O uso: O livro fora universalmente reconhecido nas igrejas, sendo amplamente citado pelos Pais da Igreja?

49 TÓPICO 5 LIVROS APÓCRIFOS EM RELAÇÃO AO AT: A palavra "apócrifos", em seu significado comum, quer dizer "Livros Apócrifos" e se refere a quatorze livros acrescentados ao Antigo Testamento, considerados como parte do cânon sagrado, especialmente pela Igreja Católica Romana. Os protestantes geralmente não os incluem em sua Bíblia. O termo veio a ter o sentido de "oculto" ou "escondido". A Septuaginta (LXX), tradução do Antigo Testamento em grego, feita entre 280 A.C. e 180 A.C., contém os livros apócrifos. Jerônimo os incluiu em sua tradução latina do Antigo Testamento, chamada de Vulgata. Esses livros não fazem parte da Bíblia hebraica. Os reformadores são em grande parte responsáveis por eliminar os Apócrifos da Bíblia, por haver neles elementos inconsistentes com a doutrina protestante (por exemplo, doutrinas de oração pelos mortos e intercessão dos santos). Os quatorze livros apócrifos são os seguintes, às vezes dispersos através de todo o Antigo Testamento e outras vezes impressos no seu final: I e II Esdras, Tobias, Judite, adições ao livro de Ester, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, Epístola de Jeremias, a Canção das Três Crianças Santas, a História de Suzana, Bel e o Dragão, A Oração de Manassés, I e II Macabeus.

50

51 Embora partes de quase todos os livros do cânon do Antigo Testamento sejam citadas ou referidas diretamente no Novo Testamento, não existe qualquer citação ou referência a nenhum dos livros apócrifos. EM RELAÇÃO AO NT: Os livros citados como os apócrifos do Novo Testamento eram aqueles tidos em alta estima pelo menos por um dos Pais da Igreja. Embora contenham muita informação útil relativa à história da Primeira Igreja, jamais foram aceitos no cânon do Novo Testamento.

52 Alguns dos mais populares entre eles são: Epístola de Barnabé (70-79), Terceira Epístola aos Coríntios (96), O Pastor de Hermas ( ), Ensino Didakê dos Doze ( ), Epístola aos Laodicenses (sec. IV?), Epístola de Policarpo aos Filipenses (108) e as Sete Epístolas de Inácio (110). Atanásio (nascido cerca de 298 A. D.), em uma de suas epístolas pastorais, menciona os 27 livros do Novo Testamento como Escritura. No terceiro concílio de Cartago (397), as igrejas cristãs ocidentais estabeleceram a forma final do cânon do Novo Testamento. Desse modo, no final do século IV, os 27 livros foram aceitos. Geisler e Nix concluem, portanto: "Uma vez que as discussões resultaram no reconhecimento dos 27 livros canônicos do cânon do Novo Testamento, não houve movimentos no cristianismo nem para acrescentar, nem para anular qualquer coisa nele."

53 Significado de apócrifo. É usado em três sentidos: Oculto: escondido, livros sobre assuntos secretos e misteriosos; Livros de origem ignorada ou falsas; Documentos não canônicos.

54 4. Terminologia técnica dos livros apócrifos. HOMOLOGOUMENA (FALAR COMO UM): são os livros bíblicos aceitos por todos; ANTILEGOMENA (FALAR CONTRA): são os livros que em certa ocasião forma questionados por alguns, foram eles: cânticos dos cânticos, Eclesiastes e Provérbios, porém no fim, prevaleceu a autoridade divina destes livros. PSEUDEPIGRÁFICOS (FALSOS ESCRITOS): são livros não bíblicos, não aceitos. Exmplos: o livro do jubileu, epístolas de aristéia, etc (vide livro página 49, ano 2014).

55 DEUTEROCANÔNICOS: Deuterocanônico (português brasileiro) ou deuterocanónico (português europeu), chamados apócrifos ou pseudo-canônico por protestantes, refere-se a alguns livros que estão presentes na Septuaginta, e por isso tidos como inspirados pelos primeiros cristãos, e que foram reafirmados como inspirados por Deus no Concílio de Roma em 382 d.c., de Hipona em 393 d.c., III Concílio de Cartago em 397, e no Concílio de Trento no ano de 1546, deste último não participou a Igreja Ortodoxa, sendo, porém contestados pelos protestantes, sucessores de Lutero e Calvino[carece de fontes], e ao fim do século XVIII retirados da maioria das denominações[carece de fontes]. Durante algum tempo os deuterocanônicos não se restringiam apenas ao Antigo Testamento, alguns dos primeiros reformadores protestantes teria considerado apócrifos também livros (Hebreus, Tiago, Judas, 2 Pedro, 2 e 3 João e Apocalipse) e o trecho final do livro do Evangelho de Marcos, mas que logo veio o reconhecimento[carece de fontes]. No Brasil, na tradução de Almeida do ano de 1681, já constavam os livros de Hebreus, Tiago, Judas, 2 Pedro, 2 e 3 João e Apocalipse, o que evidencia que antes de 1681, as bíblias protestantes europeias já consideravam os livros supracitados como inspirados. Outra referencia dos livros citados acima nas bíblias protestantes é a bíblia King James do ano 1769.

56 5. Quais e onde estão os livros apócrifos. Desde a reforma, o termo apócrifo tem sido dado aos escritores judaicos nãocan6onicos originários do período interbíblico.

57

58 6 Razões pelos quais os apócrifos não são aceitos pelos evangélicos. Os livros apócrifos foram escritos no período chamado interbíblico; A inspiração destes livros foram negadas pelos judeus e protestantes e eles nunca froam incluídos em qualquer coleção das Escrituras (bíblia hebraica); Nem Cristo e nem os apóstolos citaram estes livros; Flávio Josefo (37-100dc) judaico romano, declarou que os apócrifos não foram incluídos na ESCRITURAS SAGRADAS dos judeus. A igreja Católica Romana, através da Contra-Reforma, esperou mais de mil anos (1546) para incluir os apócrifos à Sagrada Escritura, no Concílio de Trento. Sendo essa ação polêmica e prejudicial. Os próprios escritores muitas vezes dizem não foram inspirados por Deus ao escrever. Arte cristã primitiva não oferece base para a canonicidade; Os primeiros pais da igreja depuseram contra os apócrifos (pais: Mileto, Orígenes, Cirio de Jerusalém e Atanásio. Jerônimo rejeitou sua canonicidade, diferente de Agostinho que denominava-os de deuterocanônicos; Os apócrifos não trazem acréscimos aos conhecimento das verdades messiânicas ao povo de Deus.

59 Conteúdo dos livros apócrifos:

60

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém 27 livros no NT? Por que alguns outros livros despertam o interesse de sites na internet

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 A Bíblia é considerado o livro mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado

Leia mais

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI QUE S Ã O E COMO SURGIRAM LIVROS AP Ó CRIFOS A BÍBLIA E SUA COMPOSIÇÃO 1. A PRIMEIRA FORMA DIVINA DE COMUNICAÇÃO : PESSOAL - GÊN.1:28 DEUS OS ABENÇOOU DE MUITOS E LHES DISSE: DESSES LIVROS A BÍBLIA É O

Leia mais

Evangelho Boa Nova. Introdução

Evangelho Boa Nova. Introdução Evangelho Boa Nova Introdução História O Antigo Testamento contém a história do povo hebreu e foi escrito durante um período de mais de mil anos, até aproximadamente o final do século III a.c. O processo

Leia mais

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1 4.1. Definição de Cânon 4.2. Necessidade de um Cânon das Escrituras 4.3. O Cânon do Antigo Testamento 4.4. O Cânon do Novo Testamento 4.5. Cronologia do Cânon Verificação de Aprendizagem Glossário Página

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento.

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. Aluno: Jeorge Sávio CAPÍTULO 1 A Bíblia 1 Atualmente a Bíblia está traduzida em quantas línguas? Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. 2 De onde deriva o termo Bíblia? A palavra

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

A FORMAÇÃO DO CANON DO NOVO TESTAMENTO

A FORMAÇÃO DO CANON DO NOVO TESTAMENTO 1 A FORMAÇÃO DO CANON DO NOVO TESTAMENTO Os vinte e sete livros do Novo Testamento provavelmente só foram preservados por se acharem em conexão com as coleções eclesiásticas, e não por terem sido copiados

Leia mais

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1 5.1. Definições 5.2. Por Que os Livros Apócrifos Foram Rejeitados 5.3. Por Que os Apócrifos Não São Inspirados 5.4. A Inclusão dos Deuterocanônicos na Versão Católica Romana 5.5. Lista de Livros Apócrifos

Leia mais

A CONFIABILIDADE E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS. Augustus Nicodemus Lopes

A CONFIABILIDADE E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS. Augustus Nicodemus Lopes A CONFIABILIDADE E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS Augustus Nicodemus Lopes O ATAQUE LIBERAL Ataques feitos à Bíblia em nossos dias. O ataque do liberalismo teológico. Johan Solomo Semler (séc. XVIII) distinção

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

O Novo Testamento reivindica inspiração divina

O Novo Testamento reivindica inspiração divina O Novo Testamento reivindica inspiração divina Temos 2 fatores que comprovam a inspiração divina do Novo Testamento: A promessa de Jesus de que o Espírito Santo guiaria os discípulos a toda verdade; Cumprimento

Leia mais

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos Matérias e Conteúdos 1 - BIBLIOLOGIA I A matéria trata de forma introdutória sobre o Estudo da Bíblia propriamente dita, sobre sua formação, veracidade e divisões. - Bibliologia - O Canon das Escrituras

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 O Novo Testamento (NT) é o conjunto dos textos escritos após a vida publica e a morte de Jesus. Expõe a história

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

Os escritores foram movidos pelo Espírito Santo, e por isso a inspiração se dá quando registram mensagens sopradas por Deus.

Os escritores foram movidos pelo Espírito Santo, e por isso a inspiração se dá quando registram mensagens sopradas por Deus. Os escritores foram movidos pelo Espírito Santo, e por isso a inspiração se dá quando registram mensagens sopradas por Deus. 1. A Inspiração é Conceitual Deus fala ao profeta, dando-lhe ideias e pensamentos,

Leia mais

PARTE III - A extensão do cânon do Antigo Testamento. 5. Natureza e número dos apócrifos do Antigo Testamento

PARTE III - A extensão do cânon do Antigo Testamento. 5. Natureza e número dos apócrifos do Antigo Testamento PARTE III - A extensão do cânon do Antigo Testamento 5. Natureza e número dos apócrifos do Antigo Testamento Há quinze livros chamados apócrifos (catorze se a Epístola de Jeremias se unir a Baruque, como

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares LEI HISTORICOS POÉTICOS PROFETAS MAIORES PROFETAS MENORES 1. Gênesis 2. Êxodo 3. Levítico 4. Números 5. Deut. 1. Josué 2. Juízes 3. Rute 4. I Sam 5. II Sam 6. I Reis 7. II Reis 8. I Cron. 9. II Cron. 10.

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 10 de Abril de 2013 Cânone Bíblico

Propedêutica Bíblica. 10 de Abril de 2013 Cânone Bíblico Propedêutica Bíblica 10 de Abril de 2013 Cânone Bíblico ORAÇÃO 2.ª Coríntios 10 13 Quanto a nós, não nos gloriaremos desmedidamente, mas de acordo com a norma que Deus nos atribuiu para poder chegar até

Leia mais

A leitura da Bíblia. questões centrais

A leitura da Bíblia. questões centrais questões centrais O que é a Bíblia? Quem é o autor e como escreveu? O que é o tema central? Por quê devo lê-la? Quando devo lê-la? Como? Requisitos? Como? Ajuda? Um novo propósito! o que é a Bíblia (1)

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A www.nib.org.br/senib/biblia A BÍBLIA... QUANTOS LIVROS TEM A BÍBLIA? COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS... ANOS, DEMOROU QUASE...ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO BATISTA DA

Leia mais

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 A palavra BÍBLIA vem do grego biblos (livros), plural de biblion (livro). A Bíblia realmente é uma coleção de livros, estando divididos em duas seções, que são o Antigo

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 18 de Novembro de 2013 Cânone Bíblico

Propedêutica Bíblica. 18 de Novembro de 2013 Cânone Bíblico Propedêutica Bíblica 18 de Novembro de 2013 Cânone Bíblico ORAÇÃO 2.ª Coríntios 10 13 Quanto a nós, não nos gloriaremos desmedidamente, mas de acordo com a norma que Deus nos atribuiu para poder chegar

Leia mais

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico Principal material utilizado para receber uma escrita. MATERIAIS USADOS PARA ESCREVER Atualmente o papel é a principal forma para receber

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Em 45 perguntas, apresentamos uma recolha sobre os temas fundamentais que todo o católico deve saber, acerca das Sagradas Escrituras. A REVELAÇÃO 1. O que é a Revelação? A Revelação

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome)

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome) PLANO DE LEITURA BÍBLICA Para crescimento espiritual de IGREJA BATISTA DO MORUMBI MINISTÉRIO DE JOVENS: EPA: Estudantes Pré-Adolescentes (11 a 13 anos) ESTUDANTES: Adolescentes (14 a 17 anos) PIX: Jovens

Leia mais

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto A BÍBLIA Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO 2016, O ANO DA COMUNHÃO 2017, O ANO DA DOUTRINA 2018,

Leia mais

Introdução: as incertezas e os fatos

Introdução: as incertezas e os fatos capítulo 1 Introdução: as incertezas e os fatos Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do

Leia mais

Fundamentos Teológicos

Fundamentos Teológicos Fundamentos Teológicos Introdução à teologia sistemática Teologia Sistemática(Recap) O que é Teologia Sistemática? 1 Teologia Sistemática(Recap) O que é Teologia Sistemática? Wayne Grudem define teologia

Leia mais

Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento

Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento A discussão a este ponto tem-se centrado em alguns textos principais que reivindicam inspiração para a Bíblia. Agora se deve dar atenção às

Leia mais

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições Por isso, é que para os cristãos a primeira parte da Bíblia é chamada de antiga Aliança (Testamento), e este último é chamado a

Leia mais

COMO USAR O CHECKLIST

COMO USAR O CHECKLIST COMO USAR O CHECKLIST Este Checklist é uma maneira fácil de ler partes chaves da Bíblia em apenas alguns minutos de cada vez. Se você ler duas por semana, terá lido as histórias básicas das Escrituras

Leia mais

A continuação da doutrina da inspiração para a Reforma

A continuação da doutrina da inspiração para a Reforma A continuação da doutrina da inspiração para a Reforma Assim como a afirmação do Antigo Testamento para a inspiração encontra apoio no Novo Testamento, da mesma forma a reivindicação Novo Testamento para

Leia mais

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS 01 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para

Leia mais

Apesar de toda diversidade a Bíblia toda contém uma só idéia central: Jesus Cristo, o Senhor, que ama e salva o homem pecador. Gn 3.15; Ap 19.

Apesar de toda diversidade a Bíblia toda contém uma só idéia central: Jesus Cristo, o Senhor, que ama e salva o homem pecador. Gn 3.15; Ap 19. Apresentação do Curso Existem duas formas de se estudar teologia, uma é através da Teologia Bíblica que extrai as verdades que formularão as doutrinas diretamente do texto. A outra maneira é através da

Leia mais

Ano Bíblico Sequencial

Ano Bíblico Sequencial Ano Bíblico Sequencial Janeiro 01/01 - Gênesis Cap: 1-3 02/01 - Gênesis Cap. 4-7 03/01 - Gênesis Cap. 8-11 04/01 - Gênesis Cap. 12-15 05/01 - Gênesis Cap. 16-19 06/01 - Gênesis Cap. 20-22 07/01 - Gênesis

Leia mais

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Tema do trimestre: Maravilhosa graça O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Estudo da epístola de Paulo aos Romanos, um dos livros mais analisados na história da Igreja (Agostinho,

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

MÓDULO 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS

MÓDULO 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS Conceitos sobre Ciência INTRODUÇÃO PETER ATKINS... CIÊNCIA E RELIGIÃO SÃO COISAS QUASE QUE COMPLETAMENTE INCOMPATÍVEIS 3 O QUE É CIÊNCIA? SCIENTIA CONHECIMENTO CIÊNCIA É A DESCRIÇÃO

Leia mais

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos!

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Versículo-chave: 2Pe 1.21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito

Leia mais

5. O Cânon da Bíblia. BIBLIOLOGIA AULA III (Teológica)

5. O Cânon da Bíblia. BIBLIOLOGIA AULA III (Teológica) BIBLIOLOGIA AULA III (Teológica) 5. O Cânon da Bíblia 5.1 Escrituras Cânonicas Cânon ou Escrituras Canônicas é a coleção completa dos livros divinamente inspirados, constituindo a Bíblia. Cânon é uma palavra

Leia mais

FEVEREIRO DIA LIVROS CAPÍTULOS-VERSÍCULO 1 LEVÍTICO LEVÍTICO LEVÍTICO NÚMEROS NÚMEROS NÚMEROS 6 7 7

FEVEREIRO DIA LIVROS CAPÍTULOS-VERSÍCULO 1 LEVÍTICO LEVÍTICO LEVÍTICO NÚMEROS NÚMEROS NÚMEROS 6 7 7 JANEIRO 1 GÊNESIS 1 2 3 4 5 6 2 GÊNESIS 7 8 9 10 11 12 3 GÊNESIS 13 14 15 16 17 4 GÊNESIS 18 19 20 21 5 GÊNESIS 22 23 24 6 GÊNESIS 25 26 27 7 GÊNESIS 28 29 30 8 GÊNESIS 31 32 33 9 GÊNESIS 34 35 36 10 GÊNESIS

Leia mais

O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith

O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith O Termo "Cânon" O termo "cânon" é proveniente do grego, no qual kanon significa regra, lista um padrão de medida. Com relação à Bíblia, diz respeito aos livros

Leia mais

Canonicidade. Aprovar, certificar ou proclamar santo. Sempre houveram falsos escritos.

Canonicidade. Aprovar, certificar ou proclamar santo. Sempre houveram falsos escritos. Canonicidade Aprovar, certificar ou proclamar santo Sempre houveram falsos escritos. Gnósticos=Grupo sincretista, esotérico e filosófico que se desenvolveu paralelo ao cristianismo e que influencia até

Leia mais

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito

Leia mais

Pensamento básico a) Origem no Antigo Testamento

Pensamento básico a) Origem no Antigo Testamento IGREJA Origem Pensamento básico a) Origem no Antigo Testamento - O Tabernáculo prefigura a Igreja; - O sistema sacrificial dá base para as relações e culto da Igreja; - O sacerdócio origina o ministério.

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO NA REGIÃO OESTE/SERIDÓ. Marcelo Richele

SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO NA REGIÃO OESTE/SERIDÓ. Marcelo Richele SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO NA REGIÃO OESTE/SERIDÓ Marcelo Richele Em busca por uma reconstrução do passado. Rolf Rendtorff Nasceu em Preetz, Holstein, Alemanha. Estudou teologia 1945-1950

Leia mais

As Escrituras (2): formação do cânon e outras considerações

As Escrituras (2): formação do cânon e outras considerações Por Alcides Barbosa de Amorim No capítulo (post) anterior, vimos informações mais internas sobre a Bíblia, isto é, aquilo que ela fala de si mesmo, destacando sua revelação, inspiração, inerrância e infalibilidade.

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO PR. EVANDERSON ALMEIDA

ENSINO RELIGIOSO PR. EVANDERSON ALMEIDA 1 ENSINO RELIGIOSO PR. EVANDERSON ALMEIDA 2 EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 1 O QUE É CIÊNCIA? 3 SCIENTIA CONHECIMENTO MÉTODO CIENTÍFICO 4 OBSERVAÇÃO QUESTIONAMENTOS TEORIAS REVISAR DESCARTAR... HIPÓTESE - palpite

Leia mais

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Grade Curricular História da Igreja Formação do Estado de Israel e suas guerras Bibliologia Teologia Sistemática Básica - Doutrinas Bíblicas

Leia mais

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA EM 365 DIAS PÁGINA 1 / 9 JANEIRO / 2009 01 x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos 1 02 x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos 2 03 x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 04

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

1/11. Introdução às Sagradas Escrituras

1/11. Introdução às Sagradas Escrituras 1/11 Introdução às Sagradas Escrituras A Bíblia: Antigo e Novo Testamento 2/14 2/11 A colecção dos 73 livros que formam a SAGRADA ESCRITURA tem duas partes bem diferenciadas, chamadas «Antigo Testamento»

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO Índice Siglas e abreviaturas 6 Introdução 7 PARTE 1 - A PALAVRA INSPIRADA CAPÍTULO I - NATUREZA DA INSPIRAÇÃO BÍBLICA 12 1. A inspiração bíblica no limiar do Vaticano II 13 1.1. Deus, autor principal,

Leia mais

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO APOCALIPSE Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério I - INTRODUÇÃO AO LIVRO IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F. DE ALMEIDA AUTOR AUTORIA O autor do livro - João (1:1,1:4, 22:8). Era conhecido das Igrejas da

Leia mais

PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO

PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO Janeiro DIA LIVRO/CAPÍTULOS 01 ( ) Gênesis 1,2 02 ( ) Gênesis 3-5 03 ( ) Gênesis 6-9 04 ( ) Gênesis 10,11 05 ( ) Gênesis 12-15 06 ( ) Gênesis 16-19 07 (

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 1 Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 A Sagrada Escritura O Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Dei Verbum, no nº 21, afirma que a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras,

Leia mais

Guia de Jornada Cristã

Guia de Jornada Cristã 1 Ao receber este Guia de Jornada Cristã, está a receber a seu pedido material de carácter espiritual, o qual esperamos que lhe sirva para crescimento espiritual. Este guia divide-se em 3 partes: A primeira

Leia mais

e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,

e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma

Leia mais

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus.

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OA Carta aos Hebreus foi escrita para mostrar que Jesus Cristo é melhor, daí o título do trimestre: A supremacia de Cristo. www.portalebd.org.br

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

A Arte de Interpretar as Escrituras

A Arte de Interpretar as Escrituras A Arte de Interpretar as Escrituras A Arte de Interpretar as Escrituras Hermenêutica Bíblica Jorge A. Ferreira Copyright 2017-Todos os Direitos Reservados Revisado e Atualizado. Capa Agência Efesios Diagramação

Leia mais

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU:

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU: Duas tarefas realizadas na aula anterior: 1ª) memorizar o versículo-chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Parabéns à classe! Blog IEBU: www.iebu.wordpress.com

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch nome: número de estudante: Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC 103-05) Dr. Dortch 1. Qual dos evangelhos a seguir não é considerado como um dos três evangelhos sinópticos? b. Marcos c. Lucas 2. Quais

Leia mais

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO SETE - SISTEMA DE ENSINO TEOLÓGICO POR EXTENSÃO DISCIPLINA: SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO I INSTRUTOR: PR. URIAN RIOS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

INTRODUÇÃO A CARTA AOS HEBREUS 1

INTRODUÇÃO A CARTA AOS HEBREUS 1 INTRODUÇÃO A CARTA AOS HEBREUS 1 CARTA AOS HEBREUS 1. INTRODUÇÃO Tema central: sacerdócio de Cristo Aspectos Gerais:contexto histórico, autor, destinatários, gênero literário, horizonte de fundo Principais

Leia mais

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Orientação no ensino Não foram só aos apóstolos foi prometida a orientação do Espírito Santo em sua pregação sobre Jesus, mas eles também

Leia mais

Sumário. O propósito de Atos A obra missionária é a prioridade da igreja O Espírito Santo é o executivo da obra missionária...

Sumário. O propósito de Atos A obra missionária é a prioridade da igreja O Espírito Santo é o executivo da obra missionária... Sumário O propósito de Atos...17 Primeiro princípio A obra missionária é a prioridade da igreja...31 Segundo princípio O Espírito Santo é o executivo da obra missionária...39 Terceiro princípio A oração

Leia mais

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação Te m a G e r a l A h i s t ó r i a d e J e s u s V i d a e M i n i s t é r i o Aula 7 : 22/Mar/2015 Te m a d a A u l a Escola Bíblica Dominical COXIPÓ lorikrama@hotmail.com Visão Geral Título Autoria Datação

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A A BÍBLIA... 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO DA NOVA IGREJA BATISTA DEUS É A PALAVRA DE DEUS, FOI

Leia mais

Paróquia de N. Sra. da Assunção Cabo Frio Curso de Teologia

Paróquia de N. Sra. da Assunção Cabo Frio Curso de Teologia Paróquia de N. Sra. da Assunção Cabo Frio Curso de Teologia SAGRADA ESCRITURA I AULA: 08 04-15 HISTÓRIA DO CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO As passagens bíblicas começaram a ser escritas esporadicamente já em

Leia mais

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto A BÍBLIA Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO 2016, O ANO DA COMUNHÃO 2017, O ANO DA DOUTRINA 2018,

Leia mais

A ambiguidade da igreja

A ambiguidade da igreja Tema 1 A ambiguidade da igreja [ 1Coríntios 1.1-17 ] 1Coríntios 1.1-17 1 Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, 2 à igreja de Deus que está em Corinto,

Leia mais

Inspiração: Diz respeito à exposição da verdade, ou seja, é o meio que Deus usou para falar ao homem através da Bíblia dando a ela autoridade

Inspiração: Diz respeito à exposição da verdade, ou seja, é o meio que Deus usou para falar ao homem através da Bíblia dando a ela autoridade Inspiração: Diz respeito à exposição da verdade, ou seja, é o meio que Deus usou para falar ao homem através da Bíblia dando a ela autoridade escrita. Revelação: O fato da comunicação divina, ou seja,

Leia mais

LIÇÃO: A TRINDADE Pr. Edvaldo Carvalho da Silva Filho

LIÇÃO: A TRINDADE Pr. Edvaldo Carvalho da Silva Filho LIÇÃO: A TRINDADE Pr. Edvaldo Carvalho da Silva Filho edvaldocsfilho@gmail.com Texto-base: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós (2 Coríntios

Leia mais

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja primitiva (33-62 A.D.) Datas importantes 30 48 50-64 70 55-90 ~135 A morte de Jesus Concílio de Jerusalém Cartas de Paulo Destruição de

Leia mais

PRIMEIRA PARTE COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS

PRIMEIRA PARTE COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS PRIMEIRA PARTE COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS B A Bíblia Por mais de mil anos, Deus inspirou diversos homens para que escrevessem o texto sagrado, a Bíblia que se conhece hoje. Os dados da revelação bíblica

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

Há quatro pontos importantes nesse livro: o primeiro anúncio, a catequese, a vida das comunidade e a missão

Há quatro pontos importantes nesse livro: o primeiro anúncio, a catequese, a vida das comunidade e a missão O livro dos Atos dos Apóstolos é a 2ªparte do Evangelho de São Lucas. Neste livro o autor apresenta a atividade dos apóstolos como uma grande viagem que vai de Jerusalém até Roma, o centro do mundo daquela

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM arta-feira da 3ª Semana da Páscoa Qu 1) Oração Permanecei,

Leia mais

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais