FICHA TÉCNICA. Aplicações da Espuma de Poliestireno Expandido. nº 16. Nº Pág.s: Fevereiro 2007

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FICHA TÉCNICA. Aplicações da Espuma de Poliestireno Expandido. nº 16. Nº Pág.s: Fevereiro 2007"

Transcrição

1 nº 16 FICHA TÉCNICA Aplicações da Espuma de Poliestireno Expandido Nº Pág.s: Fevereiro 2007

2 Aplicações da Espuma de Poliesti tireno Expandido E na construção (EPS) 01 As aplicações do EPS na construção civil são variadas, sendo de salientar que este material é fundamentalmente usado como isolamento térmico. Composto por uma espuma de poliestireno moldada, constituída por um aglomerado de grânulos o EPS pode melhorar o rendimento energético, bem como o comportamente face ao meio ambiente. O XPS (espuma rígida de poliestireno estrudido) diferencia-se do EPS, por um processo de extrusão em contínuo e por empregar outros gases expansores. Propriedades mecânicas do EPS As propriedades mecânicas mais importantes do EPS relacionam-se com as condições de manuseamento e aplicação. Estas são a resistência à compressão, a resistência à flexão, a resistência à tracção e a fluência sob compressão. De uma maneira geral, os valores aumentam de uma maneira linear com a massa volúmica. Na compressão, o EPS apresenta um comportamento elastico até a deformação atingir cerca 2% da espessura da placa. Nesta situação, uma vez retirada a força que provocava a deformação, a placa recupera a espessura original. Aumentando a força de compressão, supera-se o limite de elasticidade e verifica-se uma deformação permanente de parte das células que, no entanto, não se rompem. Em aplicações de deformação permanente do EPS, deve-se escolher a massa volúmica para que se obtenham valores de compressão inferiores a 1% a longo prazo.

3 02 1. ISOLAMENTOS EM PAREDE DUPLA O isolamento em parede dupla consiste na aplicação de uma placa de EPS entre dois panos de parede. È um sistema de isolamento tradicional e largamente divulgado. Os dois panos de parede são normalmente em tijolo, embora se possa encontrar a variante de pano exterior da parede em betão e pano interior em tijolo. Adapta-se a paredes de construções com "caixa de ar". O espaço entre os dois panos da parede é preenchido com placas de EPS e viável sempre que se recorra a esta solução construtiva. Fig.1 Exemplo de isolamento em parede dupla. È compatível com as soluções construtivas tradicionais, pois não requer mão de obra especializada nem materiais especiais para a sua aplicação. Facilita a execução da parede dupla, pois as placas de EPS servem de encosto para o segundo plano de tijolos (solução caixa de - ar). Proporciona bons níveis de isolamento térmico, especialmente se houver cuidado no tratamento térmico das vigas e pilares As placas de EPS são coladas à face interior do pano exterior da parede. Devem ser colocadas com cuidado para se evitarem espaços nas juntas das placas. Encostado à camada do EPS é construído o pano de parede interior (sem caixa - de - ar). Recomendações especiais Tratamento das pontes térmicas. Para obter o máximo efeito desta solução é necessário eliminar as pontes térmicas, isolando-se também as vigas, pilares e caixas de estore. Estes pormenores devem estar previstos desde a fase de projecto.

4 03 Variações de temperatura no pano exterior da parede. A camada isolante em EPS dentro da parede faz com que o pano exterior esteja sujeito a uma maior amplitude de temperatura, que pode provocar maior esforço nas zonas de encontro dos diversos materiais (ex.: tijolo, betão, reboco) e a sua consequente fissuração. Este factor deve ser tomado em conta na altura da escolha do revestimento exterior do edificio. Comportamento higrotérmico. Para evitar a condensação do vapor de água dentro da parede, o pano exterior da parede e o revestimento exterior deverão ser permeáveis ao vapor de água (ex.: tijolo, tinta de água de base acrílica). Sempre que o pano exterior não apresentar esta caracteristica (ex.: betão, tinta de borracha), poderá ser necessário aplicar uma barreira ao vapor ao pano interior. Recomenda-se uma verificação das propriedades higrotérmicas da parede. Para evitar as condensações na face interior, nas zonas das vigas e pilares, deve proceder-se ao tratamento das pontes térmicas. 2. ISOLAMENTO PELO EXTERIOR È constituído por uma camada de EPS colada ao suporte, revestida por rebocos sintéticos armados com rede em fibra de vidro. Este sistema adapta-se a qualquer construção seja ela nova ou existente. Fig.2 Colocação do matrial fixante. Vantagens do sistema Isolamento térmico contínuo e eficaz com espessuras de parede reduzidas, uma vez que já inclui o revestimento exterior. Permite óptimos niveis termicos dos paramentos dos edificios, protegendo-o das intempérides, fissurações, condensações, infiltrações, variações térmicas, etc. Maximiza a inércia térmica proporcionando um melhor conforto térmico. A sua aplicação não interfere com o interior do edifício. Fig.3 Aplicação da placa.

5 04 Normalmente é aplicado por pessoal especializado. Deve utilizar-se só os componentes fornecidos pelo fabricante do sistema, bem como seguir as suas instruções de aplicação. Para se usufruir de todas as vantagens deve estudar-se com cuidado todos os pormenores de ligação desde a fase de projecto. Fig.3 Acabamento (execução de reboco) 3. ISOLAMENTO PELO INTERIOR Nesta situação o isolamento térmico EPS tem de estar revestido. Pode fazer-se através de uma camada de tijolo ou aplicando o EPS em painéis pré-fabricados que incluem revestimento, estes painéis são em regra geral de gesso cartonado. Este tipo de isolamento pode ser utlilizado em qualquer tipo de construção. A sua colocação é rápida. No caso dos painéis pre-fabricados o isolamento já inclui o revestimento inteiror e em alguns casos facilita a passagem de tubagens pelas paredes. Princípios de aplicação. O sistema aplica-se por colagem ou por fixação mecãnica. Recomendações especiais Deve prever-se a barreira ao vapor na face quente (interior) do EPS e nas regiões mais frias de Inverno sempre que o paramento exterior seja pouco permeável ao vapor de água (ex. parede em betão, acabamento exterior impermeável ao vapor de água). Ter cuidado ao fixar objectos pesados à parede; estes devem ser ancorados ao suporte e não ao revestimento. Estudar e prever com cuidado o tratamento das pontes térmicas resultantes deste sistema. Fig.4 Colocação das placas de EPS

6 05 4. ISOLAMENTO SOBRE LAJES DE COBERTURA INCLINADA Consiste na aplicação de uma placa de EPS sobre a laje de esteira e sobre a a placa aplica-se a estrutura de suporte das telhas. Para placas com a a superfície canelada, colocam-se as ripas para assentamento das telhas directamente sobre o isolante. Para placas normais, a estrutura de suporte do telhado pode ser uma camada de betonilha, sobre a qual são colocadas as ripas de uma maneira tradicional, ou uma estrutura totalmente em madeira. Campos de utilização Isolamento de coberturas em construção nova ou quando o telhado for reabilitado. Fig.5 Aplicação das placas.. Características do EPS a utilizar As placas de EPS devem ter as arestas recortadas (por ex. Meia madeira) para reduzir a eventual passagem de calor pelas juntas. Vantagens do sistema Isolamento térmico eficaz permitindo o aproveitamento do sotão. O EPS canelado é colado e fixo mecanicamente. O EPS em placa é colado para não se desprender até à colocação da estrutura de suporte da telha. Deixar a laje desempenada para facilitar a colocação do EPS. As placas são colocadas de baixo para cima e com as juntas desencontradas. O EPS canelado é colocado paralelamente ao beirado e fixo mecanicamente por buchas apropriadas. No caso da utilização de uma betonilha, deverá criar-se um degrau junto ao beirado, com a altura da camada isolante de betonilha.

7 06 No caso da utilização, em telhado de madeira, de uma estrutura de fixação, esta deverá ser fixada mecanicamente à laje. Os pernes ou parafusos de fixação devem ser os únicos componentes a atravessar a camada de isolamento. 5. ISOLAMENTO SOB ESTRUTURA DO TELHADO Consiste na aplicação de uma camada de EPS à estrutura do telhado pelo interior. O EPS pode em seguida ser revestido ou pintado. Isolamento de coberturas em construção nova ou para reforço do isolamento térmico com aproveitamento do sótão. È uma solução económica e de fácil aplicação. A fixação das placas deve ser feita mecanicamente e com materiais adequados para evitar o desprendimento. A fixação do revestimento interior deve ser feita através da camada de EPS à estrutura do telhado. Convém aplicar placas de EPS com as arestas recortadas (por ex. meia madeira) para reduzir a eventual passagem de calor pelas juntas. 6. ISOLAMENTO SOBRE LAJE FUNGIFORME HORIZONTAL Consiste na aplicação de uma camada de EPS sobre a laje horizontal. O EPS pode ser revestido para possibilitar a utilização do espaço por baixo do telhado. Isolamento da cobertura ou reforço do isolamento térmico. Sistema de isolamento térmico muito eficaz, sendo esta a solução mais indicada para as zonas de Verões quentes, desde que o sótão seja bem ventilado. Fácil de aplicar e económico.

8 07 As placas devem ser coladas à laje, com o cuidado de evitar deixar espaços entre as mesmas. Deixar a laje desempenada para facilitar a colagem do EPS. No caso da utilização de um revestimento em betonilha convém proteger o EPS para que o betão não penetre nas juntas das placas. Aplicar placas com as arestas recortadas (por ex. meia madeira) para reduzir a eventual passagem de calor pelas juntas. 7. ISOLAMENTO DE TERRAÇOS Consiste no isolamento térmico e impermeabilização de terraços em que a camada de EPS é revestida por um complexo impermeabilizante adequado e revestimento. Fig.6 Aplicação do isolamento térmico.. Isolamento térmico e impermeabilização de terraços visitáveis ou não, e coberturas planas. Sistema de isolamento de terraços tradicional. Aplicar barreira ao vapor sobre o suporte, que deverá estar desempenado, antes de colar a camada de EPS com cola apropriada. Sobre o EPS colocar o complexo impermeabilizante e o acabamento. Habitualmente este sistema é aplicado por pessoal especializado. Utilizar só materiais próprios para o efeito e compatíveis com o EPS. Para não danificar o EPS com as fontes de calor utilizadas para colar as telas betuminosas recomenda-se a protecção deste durante a operação. As arestas devem ser recortadas (por ex. meia madeira) para reduzir a eventual passagem de calor pelas juntas.

9 08 8. ABOBADILHAS EM EPS EM LAJES DE COBERTURA Consiste na utilização de abobadilhas em EPS na estrutura da laje de esteira. Na parte inferior, as abobadilhas dispõem duma conformação (lábio) para recobrir as vigas de betão, garantindo assim uma camada de isolamento contínua. A laje é executada de maneira tradicional. Pelo lado inferior, deverá ser acabada por um revestimento caso o sótão seja visitável. Isolamento de coberturas em construção nova ou em caso de recuperação em edifícios com uma laje de fungiforme com vigotas de betão pré-esforçado Isolamento térmico eficaz, permitindo o aproveitamento do sótão. Reduz o tempo de execução, de desperdícios de betão e quebras. Incorpora o isolamento térmico numa só operação, reduz o peso e aligeira toda a estrutura do edifício. As abobadilhas de EPS são colocadas nas vigotas de betão pré-esforçado que constituem a estrutura da laje. Revestimento inferior Para pavimentos ou coberturas para as quais não se pretendem características de resistência ao fogo, é possível aplicar revestimentos projectados com uma armação interna que evite o aparecimento de fissuras. É também possível aplicar abobadilhas pré-revestidas. Aplicam-se as recomendações habituais para a construção de lajes com vigotas pré-esforçado. Salienta-se o cuidado a ter durante a deslocação dos operários sobre a laje antes da sua betonagem, bem como durante esta operação, por forma a evitar aplicar cargas demasiado elevadas sobre as abobadilhas.

10 09 As abobadilhas EPS devem ser adquiridas com a forma adequada às vigotas utilizadas, bem como com o lábio de recobrimento inferior destas. O EPS deverá ser do tipo não inflamável. No seu lado inferior, as abobadilhas deverão ter rasgos que permitam reforçar a aderência do revestimento. É também possível aplicar abobadilhas pré-revestidas. 9. ISOLAMENTO SOB PAVIMENTO FLUTUANTE Esta solução é indicada para pavimentos que incorporem sistemas de aquecimento ("pavimento radiante") e quando se pretende um isolamento acústico. Características do EPS a utilizar O tipo de EPS a utilizar deverá ser escolhido em função do desempenho pretendido para o pavimento. Fig.7 Aplicação das placas e da betonilha.. Isolamento térmico contínuo eficaz. Isolamento acústico eficaz para ruídos de impacto. Ideal para sistemas de pavimento aquecido. Quando aplicado sobre o solo é uma barreira efectiva contra a humidade. O suporte da camada de EPS deverá estar desempenado. Colocar as placas com encosto perfeito. Proteger a camada de EPS com um filme impermeável (ex. folha de polietileno) antes de colocar a betonilha. Ter cuidado em não danificar o EPS e o filme impermeável durante a operação de colocação da betonilha. Fig.8 Exempl de aplicação de pavimento radiante.. É muito importante evitar o contacto do pavimento flutuante com o suporte, nomeadamente as paredes, com uma camada de EPS que também deverá envolver o pavimento lateralmente

11 ISOLAMENTO APLICADO SOB LAJE Este sistema de isolamento consiste na aplicação de uma camada de EPS sob uma laje. A fixação do EPS pode ser feita por colagem ou mecanicamente por pregos ou parafusos. O EPS pode ser pintado ou revestido com materiais apropriados. Reforço do isolamento térmico de uma laje em qualquer construção, nova ou existente. Solução económica para obter um isolamento térmico. Fácil de aplicar pela grande variedade de sistemas de fixação. Por colagem - Utilizar uma cola apropriada (para o EPS e para o suporte). O suporte deverá estar limpo seco e desempenado. Por fixação mecânica - utilizar um tipo de fixação apropriado para o EPS. Caso o suporte não oferecer garantia de integridade deverão ser feitos ensaios para verificação de sistema de fixação mais apropriado. 11. ISOLAMENTO DE D FUNDAÇÕES Consiste na aplicação de placas de EPS pelo exterior dos muros e fundações enterradas. Isolamento térmico dos paramentos enterrados (abaixo do nível do solo) do edifício e/ou de caves. Fig.9 Aplicação em fundações.

12 11 Permite óptimos níveis de isolamento térmico do perímetro/pavimento dos edifícios, protege-o das subidas de humidade do terreno, desde que a camada de EPS esteja associada a um sistema de impermeabilização e drenagem. Esta solução é favorável à integração com sistemas de isolamento térmico pelo exterior de paramentos. Colar o EPS sobre o suporte seco, limpo e desempenado. Utilizando EPS produzido com matérias primas especiais (EPS com uma absorção de água muito reduzida), para garantir o desempenho das propriedades térmicas mesmo em situações de contacto directo com o terreno. Fig.10 Aplicação em fundações. Estudar forma de integração da camada de EPS com o eventual sistema de impermeabilização e drenagem. Ao colocar a terra à volta do EPS ter cuidado para evitar danos no produto. Fig.11 Aplicação em fundações. 12. ABOBADILHAS EM EPS em lajes com vigotas pré- esforçadas O sistema consiste na utilização de abobadilhas em EPS em lajes de vigotas pré-esforçadas. As abobadilhas em EPS cumprem as mesmas funções que as fabricadas noutros materiais, trazendo, no entanto, diversos benefícios que se traduzem na solução construtiva mais rentável. As abobadilhas em EPS podem ser aplicadas em todas as lajes com vigotas pré-esforçadas.

13 12 Redução de peso - As lajes realizadas com abobadilhas em EPS resultam significativamente mais ligeiras. Esta redução de peso pode-se traduzir em kg/m². Isolamento térmico - As conhecidas capacidades isolantes do EPS, aliadas a uma conformação (lábio) para recobrir as vigas de betão, incorporam numa só operação a função de isolamento térmico. Facilidade e rapidez de colocação - O baixo peso facilita o manuseamento das abobadilhas em obra. Todas as operações de movimentação e colocação resultam numa diminuiçáo deste tipo de trabalhos. Melhora a secagem do betão - Não absorvem água e têm um elevado poder de isolamento. Tal permite uma secagem do betão em condições ideais. Eliminação de quebras e desperdícios de betão - Resistem sem quebras ao manuseamento em obra. Tal permite ainda evitar os desperdícios de betão. Versatilidade - A facilidade com que se podem cortar permitem executar com grande rapidez todos os cortes, remates e roços. Redução de custos - Tempo de execução mais rápido; redução de desperdícios de betão e quebras; Redução de peso e aligeiramento de toda a estrutura do edifício; incorporação do isolamento térmico numa só operação. Fig.12 Exemplo em obra. As abobadilhas de EPS são colocadas nas vigotas de betão pré-esforçado que constituem a estrutura da laje. A aplicação da betonilha é efectuada da maneira tradicional. Deverão ter as dimensões previstas para a laje, bem como para as vigotas pré-esforçadas utilizadas. Podem ser fornecidas já com o revestimento inferior já aplicado.

14 13 Revestimento inferior Para pisos intermédios, onde é requerida resistência ao fogo, o revestimento inferior deverá ser armado e ancorado à estrutura resistente do pavimento. Exemplos são o estuque projectado com uma armação interna apropriada - por sua vez ancorada às vigotas, ou alternativamente de gesso cartonado fixo a estrutura própria - sempre ancorada às vigotas. Para pavimentos ou coberturas para as quais não se pretendem características de resistência ao fogo, é possível aplicar revestimentos projectados com uma armação interna que evite o aparecimento de fissuras. É também possível aplicar abobadilhas pré-revestidas. Devem seguir-se as recomendações habituais para as lajes com vigotas pré-esforçadas. 13. EPS PARA ENCHIMENTO Existem as mais variadas aplicações do EPS nas quais não são relevantes as propriedades térmicas do material, nem o EPS será sujeito a cargas significativas. Um exemplo comum são as juntas de dilatação, onde se pretende garantir que um espaço não venha a ser preenchido por uma material resistente. Baixo peso aliado a uma elevada resistência mecânica, bem como a facilidade de aplicação e manuseamento. A sua expessura não necessita de ser excessiva. O EPS é colocado, apoiado, colado ou fixado em função da aplicação a que se destina.

15 14 É importante certificar-se que, para a aplicação em causa, não são necessárias do EPS as suas propriedades térmicas, mecânicas ou outras. Caso tal se verifique deverá aplicar-se um EPS com a expessura ideal a este tipo de aplicações. 14. EPS NA CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS As extraordinárias propriedades de ligeireza e rigidez do EPS permitem o seu emprego em novas aplicações pouco conhecidas, tais como a construção de estradas, pontes e grandes estruturas. Encontro de pontes - Evita os riscos de assentamentos diferenciados. Diminui a pressão exercida pelo terreno sobre a estrutura da ponte É especialmente indicado para terrenos com fraca capacidade para suportar pesos. Evita os trabalhos de compactação do aterro. Ampliação de Estradas - Evita os riscos de assentamentos diferenciados. Permite a realização de taludes verticais quando há pouco espaço disponível. É especialmente indicado para terrenos com fraca capacidade para suportar pesos. Evita os trabalhos de compactação do aterro Prenchimento de secções em caixão - Aligeira grandes estruturas de betão. Adapta-se fácilmente a qualquer forma desejada, aterros para estada, construção de estradas de montanha, revestimento de taludes, etc.. Fig.13 Exemplo em obra. Baixo peso do EPS - Bom comportamento sob carga permanente estática ou dinâmica. A estrutura de células fechadas impede a absorção de água. Resiste às variações de temperatura. Fácil de cortar, permitindo a adaptação a qualquer espaço a preencher.

16 15 Fácil de manusear - Não se degrada. Não apodrece ou ganha bolor, nem constitui substrato ou alimento para o desenvolvimento de animais ou microrganismos. O EPS não é solúvel em água nem liberta substancias para o ambiente tornando-o um produto 100 % reciclável e ecológico O EPS é colocado, apoiado, colado ou fixado em função da aplicação a que se destina. É importante certificar-se que, para a aplicação em causa, é especificado o tipo de EPS com as características adequadas. 15. CÂMARAS FRIGORÍFICAS Consiste na aplicação de uma ou duas camadas de EPS para o isolamento térmico de câmaras frigoríficas, em conjunto com a barreira ao vapor e o revestimento interior. Construção de câmaras frigoríficas, tanto para as paredes como para o chão e tectos. Isolamento térmico eficaz, leve e de fácil aplicação. Aplicar barreira ao vapor adequada às temperaturas previstas. Colar o EPS em duas camadas, tendo o cuidado de colmatar os espaços que eventualmente tenham ficado entre as placas. Revestir o EPS com acabamento adequado (pode ser do tipo sintético, betuminoso ou hidráulico). Para a especificação do isolamento bem como o acompanhamento da execução dos trabalhos deve ser contactado um técnico especializado.

17 16 Utilizar só materiais próprios para o efeito e compatíveis com o EPS. No caso da utilização de um reboco hidráulico este deve ser fixo mecanicamente ao suporte. O EPS deverá ter a massa volúmica adequada às temperaturas de funcionamento bem como às cargas a aplicar no pavimento. 16. BETÃO ALIGEIRADO COM GRANULADO DE EPS O betão aligeirado com EPS consiste na adição de partículas de EPS ao betão durante o seu fabrico. A dosagem das partículas de EPS e da quantidade de areia permitem o controlo da densidade deste, sendo possível obterem-se valores de 200 a [kg/m³], e coeficientes de condutibilidade térmica de 0,06 a 0,25 [W/mºC]. O resultado é um betão de baixo peso, com propriedades isolantes, fácil de aplicar e resistente ao fogo. É utilizado para enchimentos de baixo peso e/ou com propriedades térmicas, tais como a regularização de superfícies, a formação de pendentes em terraços, o isolamento de tubagens etc.. Outras aplicações possíveis são a produção de elementos construtivos (por exemplo blocos para paredes e pavimentos). Como material de enchimento, o betão aligeirado com EPS pode ser formulado flexivelmente em função das propriedades, da resistência mecânica ou do isolamento térmico. È aplicado com recurso às mesmas técnicas e equipamentos do betão normal. È fabricado e aplicado da mesma forma do betão normal. É de privilegiar a utilização de granulado de EPS próprio para esta aplicação. Este possui um revestimento especial que facilita a sua incorporação no betão.

18 LAJES DE BETÃO ALIGEIRADAS COM EPS Os elementos de cofragem em EPS para lajes de betão, são incorporados nestas estruturas, servindo para torná-las mais ligeiras. As dimensões e o posicionamento dos elementos de EPS nas lajes é feito em função do projecto dessa estrutura. Lajes de betão de grandes dimensões que são objecto de projecto e cálculo de estrutura específico. Baixo peso - O peso do EPS é tão reduzido que para efeitos do cálculo, o seu peso é nulo. Facilidade e rapidez de colocação - O baixo peso facilita o manuseamento dos elementos em obra tornando mais rápidas todas as operações de movimentação e colocação. Eleminam-se também as quebras e desperdícios de betão. A facilidade com que se pode cortar o EPS permite uma rápide execução dos cortes e remates. Redução de custos - Tempo de execução mais rápido. Redução de peso e aligeiramento de toda a estrutura. Fig.13 Exemplo em obra. As elementos de EPS são colocados na laje nos locais previstos no projecto e fixados à armação de aço. A ancoragem das peças à armação de aço da laje deve ser feita com cuidado por forma a evitar que estas se movimentem na altura da betonagem. Habitualmente, as peças de EPS dispõem duma conformação que facilita a distribuição do betão à sua volta, podendo ser obtidas através de moldagem ou de corte a partir de blocos. Edição dição: Construlink.com Arq. Teresa Patrocínio

O que é o ICF? Vantagens

O que é o ICF? Vantagens O que é o ICF? É um sistema de construção constituído por blocos isolantes em EPS, poliestireno expandido (conhecido em Portugal como esferovite), que após montagem, são preenchidos com betão armado, formando

Leia mais

GUIÃO TÉCNICO CORRECÇÃO DE PONTES TÉRMICAS PAREDES SIMPLES. FICHA TÉCNICA DOW Nº 14 Nº de pág.: 5 16 de Setembro de

GUIÃO TÉCNICO CORRECÇÃO DE PONTES TÉRMICAS PAREDES SIMPLES. FICHA TÉCNICA DOW Nº 14 Nº de pág.: 5 16 de Setembro de GUIÃO TÉCNICO CORRECÇÃO DE PONTES TÉRMICAS PAREDES SIMPLES FICHA TÉCNICA DOW Nº 14 Nº de pág.: 5 16 de Setembro de 2005 www.construlink.com CORRECÇÃO DE PONTES TÉRMICAS - PAREDES SIMPLES A necessidade

Leia mais

TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS DA ENVOLVENTE CAPÍTULO 5

TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS DA ENVOLVENTE CAPÍTULO 5 TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS DA ENVOLVENTE CAPÍTULO 5 TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS DA ENVOLVENTE 37 CAPÍTULO 5 ÍNDICE 5. TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS

Leia mais

SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR

SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR Características Sistema de isolamento térmico pelo exterior é um sistema de isolamento de paredes pelo exterior de edifícios existentes e construção nova, composto

Leia mais

Argamassas Térmicas, uma solução

Argamassas Térmicas, uma solução Argamassas Térmicas, uma solução na melhoria do Desempenho Térmico dos Edifícios André Correia Associação Portuguesa de Fabricantes de Argamassas e ETICS Fachadas Energeticamente Eficientes TEKtónica,

Leia mais

ACEPE ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO POLIESTIRENO EXPANDIDO

ACEPE ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO POLIESTIRENO EXPANDIDO ACEPE ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO POLIESTIRENO EXPANDIDO EPS POLIESTIRENO EXPANDIDO NO ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR ETICS NICOLAU TIRONE SEMINÁRIO APFAC FACHADAS ENERGETICAMENTE EFICIENTES LNEC, LISBOA

Leia mais

ISOLAMENTOS TÉRMICOS / ACÚSTICOS

ISOLAMENTOS TÉRMICOS / ACÚSTICOS ISOLAMENTOS TÉRMICOS / ACÚSTICOS Lã DE ROCHA A Lã de Rocha é um produto de excelência para o isolamento ao nível térmico e acústico. O silêncio é um bem precioso que convém manter no interior das nossas

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Isolamento Térmico de fachadas pelo exterior. nº 17. Nº Pág.s: Fevereiro 2007

FICHA TÉCNICA. Isolamento Térmico de fachadas pelo exterior. nº 17. Nº Pág.s: Fevereiro 2007 nº 17 FICHA TÉCNICA Isolamento Térmico de fachadas pelo exterior Nº Pág.s: 07 17 12 Fevereiro 2007 Isolamento Térmico de fachadas pelo exterior 01 Para responder às crescentes exigências de conforto higrotérmico,

Leia mais

ACEPE ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO POLIESTIRENO EXPANDIDO

ACEPE ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO POLIESTIRENO EXPANDIDO ACEPE ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO POLIESTIRENO EXPANDIDO EPS POLIESTIRENO EXPANDIDO NO ETICS A ESCOLHA PARA UM ISOLAMENTO EFICIENTE, ECONÓMICO E SUSTENTÁVEL NICOLAU TIRONE SEMINÁRIO APFAC/ ITeCons FACHADAS

Leia mais

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS VANTAGENS UTILIZAÇÃO/APLICAÇÃO

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS VANTAGENS UTILIZAÇÃO/APLICAÇÃO ISOLAMENTOS A Lã de Rocha é um produto de excelência ao nível do isolamento térmico e acústico, promovendo dessa forma a eficiência energética e o conforto das habitações, ao mesmo tempo que permite cumprir

Leia mais

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores A ISOMARCA possui uma vasta experiência na aplicação de Sistema de Isolamento

Leia mais

O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX

O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX Objectivos do trabalho Caracterização da solução ETICS para o revestimento de fachadas, do ponto de

Leia mais

índice 1 o Tijolo Cerâmico 17

índice 1 o Tijolo Cerâmico 17 indice índice 1 o Tijolo Cerâmico 17 1.1 Introdução 17 1.2 O tijolo cerâmico como produto de construção 18 1.2.1 Tipos de tijolo cerâmico 18 1.2.2 As matérias primas e o processo cerâmico 19 1.2.3 Características

Leia mais

Soluções FIBRANxps para PassivHaus em Portugal

Soluções FIBRANxps para PassivHaus em Portugal Soluções FIBRANxps para PassivHaus em Portugal Contactos: Vera Silva Tlm: +351 968 577 011 vsilva@iberfibran.pt www.fibran.com.pt Reabilitação térmica de pisos interiores Melhorar o conforto interior e

Leia mais

ETICS GF ETICS BT FABRIC. poliestireno extrudido. Aplicações recomendadas de placas de isolamento FIBRANxps MAESTRO INCLINE L 300 C I

ETICS GF ETICS BT FABRIC. poliestireno extrudido. Aplicações recomendadas de placas de isolamento FIBRANxps MAESTRO INCLINE L 300 C I poliestireno extrudido Aplicações recomendadas de placas de isolamento 300 - L 300 C 300 - I 400 - L 500 - L 700 - L MAESTRO ETICS GF ETICS BT SB FABRIC INCLINE COBERTURAS Coberturas planas invertidas

Leia mais

LSF. É mais do que um método construtivo... É um conceito de habitação totalmente novo! Convidamo-lo a conhecer todas as vantagens.

LSF. É mais do que um método construtivo... É um conceito de habitação totalmente novo! Convidamo-lo a conhecer todas as vantagens. LSF É mais do que um método construtivo... É um conceito de habitação totalmente novo! Convidamo-lo a conhecer todas as vantagens. Segurança Segurança Segurança Segurança Conforto Conforto Conforto Conforto

Leia mais

ifelt Introdução Ibérica Feltros A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000.

ifelt Introdução Ibérica Feltros A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000. Introdução A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000. Esta Empresa tem a sua origem na Jomafil, e com os conhecimentos adquiridos ao longo de

Leia mais

Desempenho relativo das argamassas de argila expandida na execução de camadas de forma

Desempenho relativo das argamassas de argila expandida na execução de camadas de forma Desempenho relativo das argamassas de argila expandida na execução de camadas de forma Ana Sofia Ferreira (IST) Jorge de Brito (IST) Fernando Branco (IST) º Congresso Nacional de Argamassas de Construção

Leia mais

WATSTOP. Barreira de cimento com resina epoxídica, para humidades ascensionais e infiltrações de água.

WATSTOP. Barreira de cimento com resina epoxídica, para humidades ascensionais e infiltrações de água. WATSTOP Barreira de cimento com resina epoxídica, para humidades ascensionais e infiltrações de água. Características e Vantagens IMPERMEABILIZANTE TOTAL Elevado desempenho impermeabilizante de água, tanto

Leia mais

PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS

PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS Vasco Peixoto de Freitas Vasco Peixoto de Freitas FC_FEUP Novembro de 2007-1 www.patorreb.com Estrutura do Site Vasco Peixoto de Freitas FC_FEUP Novembro de 2007-2

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO FICHA TÉCNICA DO PRODUTO TOPECA, Lda Rua do Mosqueiro 2490 115 Cercal Ourém PORTUGAL Tel.: 00 351 249 580 070 Fax.: 00 351 249 580 079 geral@topeca.pt www.topeca.pt rebetop color Pág. 2 utilização Revestimento

Leia mais

Os consumos de energia no sector dos edifícios aumentaram a um ritmo médio de 7%/ano desde 1990 até ao presente

Os consumos de energia no sector dos edifícios aumentaram a um ritmo médio de 7%/ano desde 1990 até ao presente SM 1 1. Enquadramento 2. O que é o sistema ISODUR 3. Características do sistema ISODUR 4. Aplicação 5. Tratamento de pormenores construtivos 6. Elementos Técnicos Seminário APFAC Tektónica 2010 2 André

Leia mais

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior. Reboco Delgado Armado sobre Poliestireno Expandido - ETICS

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior. Reboco Delgado Armado sobre Poliestireno Expandido - ETICS Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior Reboco Delgado Armado sobre Poliestireno Expandido - ETICS Sistema TEPROTERM 2 / 19 1. INTRODUÇÃO I Cerca de 1/3 do consumo mundial de energia destina-se a habitações

Leia mais

1. Estrutura: construída em betão armado e lajes aligeiradas de 33 cm de espessura.

1. Estrutura: construída em betão armado e lajes aligeiradas de 33 cm de espessura. Edifício de habitação com construção de alta qualidade, composto por 12 frações, sendo elas 8 apartamentos tipo T3 e 4 apartamentos tipo T2 com excelentes áreas interiores e de lazer, todos com garagem

Leia mais

Isolamento Sustentável. Soluções Ideais para Reabilitação

Isolamento Sustentável. Soluções Ideais para Reabilitação Isolamento Sustentável A Gyptec Ibérica de capital nacional e inserida no Grupo Preceram, dedica-se à produção de placas de gesso laminado, através de métodos não poluentes e ambientalmente sustentáveis

Leia mais

2. Paredes exteriores, os muros exteriores serão em alvenaria de bloco de leca 50*20*20, devidamente rematados e prontos a receber o CAPOTO.

2. Paredes exteriores, os muros exteriores serão em alvenaria de bloco de leca 50*20*20, devidamente rematados e prontos a receber o CAPOTO. Moradia V3 com construção de alta qualidade, com arquitetura moderna, composta por 2 Quartos, 1 Suite com closet, 1 Wc, Despensa, Sala e Cozinha com excelentes áreas interiores. Com certificação energética

Leia mais

1.1 Montagem de estaleiro, compreendendo instalações e equipamentos necessários á execução da obra.

1.1 Montagem de estaleiro, compreendendo instalações e equipamentos necessários á execução da obra. ORÇAMENTO OBRA: CONSTRUÇÃO HABITAÇÃO UNIFAMILIAR Dono de obra: Local da obra: 1 Estaleiro 1.1 Montagem de estaleiro, compreendendo instalações e equipamentos necessários á execução da obra. 2 Movimentos

Leia mais

Tecnologia de construção para uma habitação unifamiliar

Tecnologia de construção para uma habitação unifamiliar Tecnologia de construção para uma habitação unifamiliar Módulo Processos de construção LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO A68262 Sara Cardoso A68222 Ana Catarina Silva Guimarães, 07 de fevereiro de 2014 Índice

Leia mais

1.- SISTEMA ENVOLVENTE...

1.- SISTEMA ENVOLVENTE... ÍNDICE.- SISTEMA ENVOLVENTE.....- Pavimentos em contacto com o terreno......- Lajes térreas.....- Fachadas......- Parte opaca das fachadas......- Aberturas em fachada.....- Paredes meeiras... 5..- Coberturas...

Leia mais

Avaliação da compatibilidade de fixação de elementos cerâmicos com o sistema ETICS

Avaliação da compatibilidade de fixação de elementos cerâmicos com o sistema ETICS Avaliação da compatibilidade de fixação de elementos cerâmicos com o sistema ETICS 3º Congresso Português de Argamassas de Construção Março 2010 Luís Silva, Vasco Pereira, Pedro Sequeira, António Sousa

Leia mais

TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS

TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS António Morgado André UAlg-ISE-DEC aandre@ualg.pt 1 Térmica de Edifícios Determinação de coeficientes de transmissão térmica

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Resistência à tração > 132,7 kpa ISO 1798 Alongamento na rutura > 75,4 % ISO 1798 ILD25% 402,6 ±15% N ISO 2439

FICHA TÉCNICA. Resistência à tração > 132,7 kpa ISO 1798 Alongamento na rutura > 75,4 % ISO 1798 ILD25% 402,6 ±15% N ISO 2439 FICHA TÉCNICA 1. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO Aglomex Acoustic é um produto resultante da aglomeração de espuma flexível de poliuretano de diferentes densidades, que evidencia uma composição homogénea e estável.

Leia mais

Projeto de arquitetura e especialidades, bem como projeto térmico e acústico aprovados conforme legislação em vigor.

Projeto de arquitetura e especialidades, bem como projeto térmico e acústico aprovados conforme legislação em vigor. Moradias V4 com construção de alta qualidade compostas por 3 Quartos, 1 Suite com Closet, 2 Casas de Banho, Sala e Cozinha. Open space com excelentes áreas interiores e de lazer, com garagem para 3 carros.

Leia mais

WE SEE FURTHER. Aula Aberta - Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior Portal da Construção Sustentável Nov17

WE SEE FURTHER. Aula Aberta - Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior Portal da Construção Sustentável Nov17 WE SEE FURTHER Aula Aberta - Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior Portal da Construção Sustentável Nov17 WE SEE FURTHER Acreditamos que um telhado pode oferecer muito mais do que:

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Meias canas para isolamento de tubagens, com diâmetros variáveis.

FICHA TÉCNICA. Meias canas para isolamento de tubagens, com diâmetros variáveis. FICHA TÉCNICA 1. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO Aglomex Acoustic é um produto resultante da aglomeração de espuma flexível de poliuretano de diferentes densidades, que evidencia uma composição homogénea e estável.

Leia mais

LIGANTES E CALDAS BETÃO

LIGANTES E CALDAS BETÃO LIGANTES E CALDAS BETÃO Mistura fabricada in situ constituída por: ligante hidráulico (cimento) agregados grosso (brita ou godo) fino (areia) água [adjuvantes] [adições] Controlo de qualidade na obra Qualidade

Leia mais

FERMACELL painel de gesso armado com fibras de celulose

FERMACELL painel de gesso armado com fibras de celulose FERMACELL painel de gesso armado com fibras de celulose Propriedades técnicas Densidade: 1150 +/- 50 kg/m 3 à flexão: 5,8 N/mm 2 Módulo de elasticidade: 3200 N/mm 2 +/- 500 Coesão: > 0,15 N/mm 2 Condutividade

Leia mais

STEEL FRAME. O que é STELL FRAME?

STEEL FRAME. O que é STELL FRAME? STEEL FRAME Quando o assunto é qualidade e praticidade o mercado da construção civil exige constante aprimoramento de tecnologia pensando nisso a Loja do Revestimento com parceria com a Kofar traz um sistema

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Câmaras Frigoríficas Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS

CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS COIMBRA, MAIO 2016 SISTEMA CONSTRUTIVO CLT - CONCEITO CARACTERÍSTICAS GERAIS ESTRATOS ORTOGONAIS ESPÉCIES RESINOSAS COLA EM POLIURETANO

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO FICHA TÉCNICA DO PRODUTO TOPECA, Lda Rua do Mosqueiro 2490 115 Cercal Ourém PORTUGAL Tel.: 00 351 249 580 070 Fax.: 00 351 249 580 079 geral@topeca.pt www.topeca.pt Pág. 2 rebetop gran revestimento orgânico

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO FICHA TÉCNICA DO PRODUTO TOPECA, Lda Rua do Mosqueiro 2490 115 Cercal Ourém PORTUGAL Tel.: 00 351 249 580 070 Fax.: 00 351 249 580 079 geral@topeca.pt www.topeca.pt Pág. 2 rebetop decor raiada areada utilização

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO 1. Para determinar a porosidade aberta de uma pedra calcária, utilizou-se um provete com as dimensões de 7.1 7.1 7.1 cm 3. Determinou-se a massa no estado

Leia mais

Em vigor desde 29/12/2017 Máquinas e Ferramentas - 1 / 6 TABELA DE PREÇOS

Em vigor desde 29/12/2017 Máquinas e Ferramentas - 1 / 6 TABELA DE PREÇOS Em vigor desde 29/12/2017 Máquinas e Ferramentas - 1 / 6 1625202 LENA1BASIC CIMENTO COLA BR(S25K)$ UN 7,40 Ligantes hidráulicos, inertes calcáricos e silicioso e aditivos Peças de pequenas dimensões (15x15cm),

Leia mais

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA DE CONSTRUÇÃO LEVE EM AÇO ENFORMADO A FRIO

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA DE CONSTRUÇÃO LEVE EM AÇO ENFORMADO A FRIO (11) Número de Publicação: PT 10542 T (51) Classificação Internacional: E04C 2/08 (2006.01) E04B 1/80 (2006.01) E04B 1/86 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.03.06

Leia mais

CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS

CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS LISBOA, JULHO 2016 SISTEMA CONSTRUTIVO CLT - CONCEITO CARACTERÍSTICAS GERAIS ESTRATOS ORTOGONAIS ESPÉCIES RESINOSAS COLA EM POLIURETANO

Leia mais

BLOC Tipos de Cobertura, Paredes e Revestimentos

BLOC Tipos de Cobertura, Paredes e Revestimentos PAREDE tipo I Chapa de Aço Galvanizada e Pintada Chapa de Aço Galvanizada e Pintada Poliuretano espandido PAREDE tipo II Massa de Regularização Argamassa adesiva Placa de Gesso Laminado PLADUR 15 PAREDE

Leia mais

Os materiais de proteção térmica devem apresentar:

Os materiais de proteção térmica devem apresentar: Os materiais de proteção térmica devem apresentar: Elevado calor específico Reduzida condutividade térmica Garantia de integridade durante a evolução do incêndio Resistência mecânica adequada Custo viável

Leia mais

Construction. e Controlo de Custos. Relação de Confiança

Construction. e Controlo de Custos. Relação de Confiança Reabilitação de Edifícios Soluções Térmicas T e Controlo de Custos Membranas Líquidas L de Impermeabilização Relação de Confiança Estado da Arte Coberturas em Portugal Coberturas com telha cerâmica Substituição

Leia mais

ÍNDICE 3.- MATERIAIS Produzido por uma versão educativa de CYPE

ÍNDICE 3.- MATERIAIS Produzido por uma versão educativa de CYPE ÍNDICE 1.- SISTEMA ENVOLVENTE... 1.1.- Pavimentos em contacto com o terreno... 1.1.1.- Lajes térreas... 1..- Fachadas... 4 1..1.- Parte opaca das fachadas... 4 1...- Aberturas em fachada... 4 1..- Coberturas...

Leia mais

que sua obra Cartilha Explicativa A evolução precisa

que sua obra Cartilha Explicativa A evolução precisa A evolução que sua obra precisa Cartilha Explicativa Vantagens - Economia do custo final em até 50% da parede de tijolo ecológico em relação ao uso de tijolo 6 furos. - Diminui o tempo de construção em

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10941 (51) Classificação Internacional: E04C 2/284 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2011.06.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

ISOLANTE NATURAL EDIFÍCIO CONSTRUÇÃO

ISOLANTE NATURAL EDIFÍCIO CONSTRUÇÃO ISOLANTE NATURAL EDIFÍCIO CONSTRUÇÃO Produtos naturais para edifícios energicamente eficientes Para a CELENIT, um ótimo isolamento é dos critérios essenciais numa construção. Devido às inúmeras vantagens

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS Exame de Época Especial - Data: 11/09/2009, 17h00

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS Exame de Época Especial - Data: 11/09/2009, 17h00 TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS Exame de Época Especial - Data: 11/09/2009, 17h00 DURAÇÃO - 2 HORAS EXAME SEM CONSULTA PREENCHA AS RESPOSTAS NO ENUNCIADO E DEVOLVA-O Nome: N.º: (1,5 valores) 1) Os

Leia mais

ISO... Sistema ETICS. therm

ISO... Sistema ETICS. therm ISO... Sistema ETICS therm By O Isolamento térmico de qualidade O sistema ETICS ISOtherm tem na sua composição diferentes soluções de acordo com as distintas necessidades das habitações/edifícios. Propomos

Leia mais

ETICS GF ETICS BT FABRIC. poliestireno extrudido. Aplicações recomendadas de placas de isolamento FIBRANxps MAESTRO INCLINE L 300 C I

ETICS GF ETICS BT FABRIC. poliestireno extrudido. Aplicações recomendadas de placas de isolamento FIBRANxps MAESTRO INCLINE L 300 C I poliestireno extrudido Aplicações recomendadas de placas de - L C - I 0 - L 00 - L 00 - L MAESTRO ETICS GF ETICS BT SB FABRIC INCLINE COBERTURAS Coberturas planas invertidas Coberturas planas invertidas

Leia mais

GET GESTÃO DE ENERGIA TÉRMICA Lda.

GET GESTÃO DE ENERGIA TÉRMICA Lda. 1 Dados climáticos de referência para a região do Porto: Inverno: Região climática I1, número de graus dias = 1610 (º dias), duração da estação de aquecimento = 6,7 meses. Verão: Região climática V1, Temperatura

Leia mais

Pavimento Aligeirado de Vigotas Pré-Esforçadas

Pavimento Aligeirado de Vigotas Pré-Esforçadas Página 1/5 Pavimento Aligeirado de Vigotas Pré-Esforçadas DESCRIÇÃO Pavimento aligeirado de vigotas em betão pré-esforçado e blocos de cofragem, recebendo em obra uma camada de betão armado (betão complementar)

Leia mais

Isolamento Térmico pelo Exterior em Fachadas e o novo RCCTE

Isolamento Térmico pelo Exterior em Fachadas e o novo RCCTE Isolamento Térmico pelo Exterior em Fachadas e o novo RCCTE Sistema weber.therm Vasco Pereira Terça Técnica, OA-SRN Porto, 14 de Novembro de 2008 Resumo 1. O consumo de energia dos edifícios 2. O que é

Leia mais

Contribuição das argamassas em camada fina para a redução da transmissão térmica da alvenaria Projecto cbloco

Contribuição das argamassas em camada fina para a redução da transmissão térmica da alvenaria Projecto cbloco Contribuição das argamassas em camada fina para a redução da transmissão térmica da alvenaria Projecto cbloco A. Baio Dias 12 de Novembro 2008 UMinho, Portugal 1 Projecto cbloco 1. Objectivos do Projecto

Leia mais

NO FRIO E NO CALOR O CASACO TÉRMICO DA SUA CASA

NO FRIO E NO CALOR O CASACO TÉRMICO DA SUA CASA NOVO Sika ThermoCoat NO FRIO E NO CALOR O CASACO TÉRMICO DA SUA CASA SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR ETICS CONFORTÁVEL POUPA ENERGIA IMPERMEÁVEL SEM CONDENSAÇÕES SEM FISSURAS prt.sika.com UM

Leia mais

Isolamento. de Coberturas. Saiba mais sobre

Isolamento. de Coberturas. Saiba mais sobre Isolamento de Coberturas Saiba mais sobre 1 ENQUADRAMENTO TIPOS DE COBERTURAS CONSTRUÍDAS EM PORTUGAL As coberturas são fundamentais para o conforto de uma habitação e responsáveis por ganhos e perdas

Leia mais

Isolamento. Saiba mais sobre

Isolamento. Saiba mais sobre Isolamento Saiba mais sobre 1 ENQUADRAMENTO A MAIORIA DOS EDIFÍCIOS CONSTRUÍDOS EM PORTUGAL NÃO POSSUI ISOLAMENTO TÉRMICO. SE A SUA CASA É ANTERIOR A 1990 E NUNCA FOI REABILITADA, ENTÃO É POSSÍVEL QUE

Leia mais

REPRESENTANTE EM PORTUGAL, FRANÇA E SUIÇA

REPRESENTANTE EM PORTUGAL, FRANÇA E SUIÇA REPRESENTANTE EM PORTUGAL, FRANÇA E SUIÇA A SOLUÇÃO FAÇA VOCÊ MESMO, permite-lhe construir a sua casa por administração direta, com total liberdade para gerir todas as fases de construção. SOLUÇÃO FAÇA

Leia mais

PROF. ENOQUE PEREIRA

PROF. ENOQUE PEREIRA PROF. ENOQUE PEREIRA - Estudo e indicação das proporções e quantificação dos materiais componentes da mistura, para se obter um concreto com determinadas características previamente estabelecidas. - Combinação

Leia mais

PRODUTOS JARDINS DO FUTURO

PRODUTOS JARDINS DO FUTURO Quem somos A MARCA JARDINS DO FUTURO É ESPECIALIZADA EM JARDINS VERTICAIS, TELHADOS VEGETAIS, quadros vegetais e jardins interiores. O OBJECTIVO DA MARCA JARDINS DO FUTURO É DE PROPORCIONAR SOLUÇÕES AS

Leia mais

LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO.

LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO. LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO. Indicados para aplicação em áreas de grande afluência de público, os Forros Isover atendem principalmente a projetos

Leia mais

Tecnologia: Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior. Sistema Teproterm

Tecnologia: Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior. Sistema Teproterm Tecnologia: Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior Sistema Teproterm Índice ficha Técnica... 3 I - Introdução... 4 II Vantagens do sistema... 5 III O Sistema... 6 3.1 Argamassa TEPROTERM... 6 3.2

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITECTURA DISCIPLINA DE FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES PARA ARQUITECTURA ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS DAS AULAS PRÁTICAS

MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITECTURA DISCIPLINA DE FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES PARA ARQUITECTURA ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS DAS AULAS PRÁTICAS MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITECTURA DISCIPLINA DE FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES PARA ARQUITECTURA ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS DAS AULAS PRÁTICAS TÉRMICA DE EDIFÍCIOS 2 I. TÉRMICA DE EDIFÍCIOS Cálculo de coeficientes

Leia mais

Reabilitação da envolvente de edifícios na ótica da estanquidade à água

Reabilitação da envolvente de edifícios na ótica da estanquidade à água Seminário APCMC REABILITAÇÃO SUSTENTÁVEL Reabilitação da envolvente de edifícios na ótica da estanquidade à água Jorge M. Grandão Lopes (Investigador do LNEC) glopes@lnec.pt 11 de outubro de 2012 Algumas

Leia mais

Os Painéis Cimentício são compostos de Cimento Portland, partículas de madeira, água, aditivos e pigmentos. Muito

Os Painéis Cimentício são compostos de Cimento Portland, partículas de madeira, água, aditivos e pigmentos. Muito Os Painéis Cimentício são compostos de Cimento Portland, partículas de madeira, água, aditivos e pigmentos. Muito utilizados em fechamentos de edifícios comerciais e residências, estes painéis são uma

Leia mais

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO II

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO II ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO II ENUNCIADOS DOS EXERCÍCIOS DAS AULAS PRÁTICAS 2002/2003 PROBLEMA 1.1 Considere o pavimento representado na figura e constituído por dois painéis de laje aligeirada de vigotas.

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO FICHA TÉCNICA DO PRODUTO TOPECA, Lda Rua do Mosqueiro 2490 115 Cercal Ourém PORTUGAL Tel.: 00 351 249 580 070 Fax.: 00 351 249 580 079 geral@topeca.pt www.topeca.pt rebetop pedra Pág. 2 utilização Rebetop

Leia mais

Célula Fechada ou Célula Aberta Aparências semelhantes, prestações diferentes

Célula Fechada ou Célula Aberta Aparências semelhantes, prestações diferentes Poliuretano projectado Célula Fechada ou Célula Aberta Aparências semelhantes, prestações diferentes Célula aberta Célula fechada Aparências semelhantes, prestações diferentes O Poliuretano projectado

Leia mais

MANUAL ASSENTAMENTOS ESPECIAIS CEUSAREVESTIMENTOS

MANUAL ASSENTAMENTOS ESPECIAIS  CEUSAREVESTIMENTOS [ MANUAL ASSENTAMENTOS ESPECIAIS [ PISO AQUECIDO Indicações: O sistema de piso aquecido é indicado para porcelanatos 60x60 cm, 80x80 cm, 20,2x86,5, 58,8x119,0 e 28,8x119,0 cm, assentados com junta de 2

Leia mais

Catálogo Geral

Catálogo Geral Catálogo Geral www.cfdoors.pt Painel de Frio Painel de Cobertura Painel Fachada Painel Fachada em Lã Rocha Painel Acústico Painel Cobertura Telha 2 Simbologia Simbologia dos revestimentos CF Doors identificando

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105774 (51) Classificação Internacional: E04C 2/284 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.06.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

BASF Poliuretanos Iberia S.A.

BASF Poliuretanos Iberia S.A. BASF Poliuretanos Iberia S.A. Generalidades Propriedades Vantagens Condutibilidade Térmica Reacção ao fogo Absorção de água Impermeabilidade Permeabilidade ao vapor de água Permeabilidade ao ar Resistência

Leia mais

Catálogo Geral

Catálogo Geral Catálogo Geral www.cfdoors.pt Painel de Frio Painel Cobertura Painel Fachada Painel Fachada em Lã Rocha Painel Acústico Painel Cobertura Telha 2 Simbologia Simbologia dos revestimentos CF Doors identificando

Leia mais

MORE POWER TO YOUR ROOF

MORE POWER TO YOUR ROOF MORE POWER TO YOUR ROOF Grupo Alemão fundado em 1919. Sede na Alemanha. Líder mundial na fabricação de produtos e soluções para telhado. Equipado com os mais rigorosos equipamentos de produção e controlo.

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO FICHA TÉCNICA DO PRODUTO TOPECA, Lda Rua D. Nuno Alvares Pereira, 53 2490 114 Cercal Ourém PORTUGAL Tel.: 00 351 249 580 070 Fax.: 00 351 249 580 079 geral@topeca.pt www.topeca.pt Pág. 2 rebetop therm

Leia mais

também de acordo com o Sistema Métrico Internacional e conforme exigência da norma ABNT

também de acordo com o Sistema Métrico Internacional e conforme exigência da norma ABNT STEEL FRAME O Steel Frame é uma alternativa já consolidada e amplamente usada há dezenas de anos em países desenvolvidos. Ao contrário das estruturas convencionais de construção, são usados perfis de aço

Leia mais

Coordenação: Prof. F.A. Branco, Prof. Jorge de Brito, Eng.º Pedro Vaz Paulo e Eng.º João Pedro Correia

Coordenação: Prof. F.A. Branco, Prof. Jorge de Brito, Eng.º Pedro Vaz Paulo e Eng.º João Pedro Correia I. CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS Coordenação: Prof. F.A. Branco, Prof. Jorge de Brito, Eng.º Pedro Vaz Paulo e Eng.º João Pedro Correia 1/70 5. FASES CONSTRUTIVAS estrutura pórtico sapatas vigas de fundação

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Meias canas para isolamento de tubagens, com diâmetros variáveis.

FICHA TÉCNICA. Meias canas para isolamento de tubagens, com diâmetros variáveis. FICHA TÉCNICA 1. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO Aglomex Acoustic é um produto resultante da aglomeração de espuma flexível de poliuretano de diferentes densidades que evidencia uma composição homogénea e estável.

Leia mais

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Aula 18 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc Sistema drywall: o Drywall é uma expressão inglesa que significa parede seca, ou seja, que não necessita de

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO FICHA TÉCNICA DO PRODUTO TOPECA, Lda Rua do Mosqueiro 2490 115 Cercal Ourém PORTUGAL Tel.: 00 351 249 580 070 Fax.: 00 351 249 580 079 geral@topeca.pt www.topeca.pt Pág. 2 rebetop plus+ hydro produto hidrofugado

Leia mais

CONTRIBUTO DAS ARGAMASSAS NA SUSTENTABILIDADE. Roca Lisboa Gallery LISBOA

CONTRIBUTO DAS ARGAMASSAS NA SUSTENTABILIDADE. Roca Lisboa Gallery LISBOA CONTRIBUTO DAS ARGAMASSAS NA SUSTENTABILIDADE Roca Lisboa Gallery LISBOA 01.04.2016 ÍNDICE Sobre a Secil Argamassas Perspectiva de melhoramento do conforto O contributo das Argamassas Térmicas na Sustentabilidade

Leia mais

CAPÍTULO 5 Aplicação do programa a um caso prático

CAPÍTULO 5 Aplicação do programa a um caso prático CAPÍTULO 5 Aplicação do programa a um caso prático 5.1 Introdução Uma vez desenvolvido o programa, este foi testado com o objectivo de verificar a sua eficácia. Para isso, utilizou-se uma simulação efectuada

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO TECNO-LAJE 12 PLACA PRÉ - ESFORÇADA LAJE ALIGEIRADA PRÉ ESFORÇADA. Data Aprovado FTP 02 /02 /2015 TL 12

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO TECNO-LAJE 12 PLACA PRÉ - ESFORÇADA LAJE ALIGEIRADA PRÉ ESFORÇADA. Data Aprovado FTP 02 /02 /2015 TL 12 Página 1/10 TECNO-LAJE 12 DESCRIÇÃO A Tecno-Laje é um pavimento composto, constituí por um painel pré-fabrica em betão pré-esforça, nervura, com armadura activa constituída por fios de aço aderentes, complementa

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO TECNO-LAJE 20 PLACA PRÉ - ESFORÇADA LAJE ALIGEIRADA PRÉ ESFORÇADA. Data Aprovado FTP 02 /02 /2015 TL 20

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO TECNO-LAJE 20 PLACA PRÉ - ESFORÇADA LAJE ALIGEIRADA PRÉ ESFORÇADA. Data Aprovado FTP 02 /02 /2015 TL 20 Página 1/10 TECNO-LAJE 20 DESCRIÇÃO A Tecno-Laje é um pavimento composto, constituí por um painel pré-fabrica em betão pré-esforça, nervura, com armadura activa constituída por fios de aço aderentes, complementa

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 01

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 01 DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO SISTEMA SOTECNISOL PY40 LAJES DE PAVIMENTO EM CONTATO DIRECTO COM O SOLO Impermeabilização de lajes de pavimento 1. - DESCRIÇÃO As membranas ECOPLAS PY 40, são fabricadas

Leia mais