SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR ASSISTENTE A, CLASSE A.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR ASSISTENTE A, CLASSE A."

Transcrição

1 8 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS MODERNAS SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR ASSISTENTE A, CLASSE A. Requisito específico para preenchimento do cargo: Mestrado em Letras OU Mestrado em Linguística OU Mestrado em Linguística Aplicada OU Mestrado em Estudos da Linguagem OU Mestrado em Ciências da Linguagem OU Mestrado em Tradução OU Mestrado em Estudos da Tradução OU Mestrado em Ensino de Línguas OU Mestrado em Educação. Área de Conhecimento: Língua Brasileira de Sinais. Subárea: Estudos da Tradução e Interpretação de Libras. Professor do Magistério Superior classe A, denominação Assistente A. Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva (DE). Número de vagas: 02. Modalidades de avaliação do Concurso: Prova Escrita, Exame de Títulos e Trabalhos, Prova Didática, Prova Prática e Defesa da Produção Intelectual. Validade do Concurso: um ano, prorrogável por igual período. PROGRAMA DO CONJUNTO DE PROVAS DE CONHECIMENTO Programa da Prova Escrita (a ser redigida em português). 1. Histórico e o papel das políticas linguísticas para a educação de surdos. 2. Formação do tradutor-intérprete de Libras. 3. Proposta de trabalho para ensino de Libras como segunda língua. 4. O tradutor-intérprete de Libras na educação inclusiva e bilíngue. 5. Estudos da tradução de Libras. 6. Estudos da interpretação de Libras. 7. A linguística de Libras: Aspectos lexicais, morfológicos e fonológicos. 8. A linguística de Libras: Aspectos lexicais, sintáticos e semântico-pragmáticos. 9. O papel das expressões não-manuais na fonologia, na morfologia e no léxico de Libras.

2 10. O papel da interpretação Libras-Português no cotidiano de alunos surdos nos ensinos fundamental e médio. 11. Aspectos linguísticos de Libras e do Português. Observação: Será sorteado ponto único para a Prova Escrita, conforme artigo 17, inciso I da Decisão 446/2014-CONSUN. Programa da Prova Didática (a ser ministrada em LIBRAS). 1. Histórico e o papel das políticas linguísticas para a educação de surdos. 2. Formação do tradutor-intérprete de Libras. 3. Proposta de trabalho para ensino de Libras como segunda língua. 4. O tradutor-intérprete de Libras na educação inclusiva e bilíngue. 5. Estudos da tradução de Libras. 6. Estudos da interpretação de Libras. 7. A linguística de Libras: Aspectos lexicais, morfológicos e fonológicos. 8. A linguística de Libras: Aspectos lexicais, sintáticos e semântico-pragmáticos. 9. O papel das expressões não-manuais na fonologia, na morfologia e no léxico de Libras. 10. O papel da interpretação Libras-Português no cotidiano de alunos surdos nos ensinos fundamental e médio. 11. Aspectos linguísticos de Libras e do Português. Observação: O ponto da Prova Didática será de livre escolha do candidato, conforme artigo 26 da Decisão 446/2014-CONSUN. Programa da Prova Prática (a ser ministrada em LIBRAS). 1. Histórico e o papel das políticas linguísticas para a educação de surdos. 2. Formação do tradutor-intérprete de Libras. 3. Proposta de trabalho para ensino de Libras como segunda língua. 4. O tradutor-intérprete de Libras na educação inclusiva e bilíngue. 5. Estudos da tradução de Libras. 6. Estudos da interpretação de Libras. 7. Legislação e regulamentação do trabalho do tradutor e intérprete de Libras e código de ética do tradutor-intérprete de Libras. 8. A linguística de Libras: Aspectos lexicais, morfológicos e fonológicos. 9. A linguística de Libras: Aspectos lexicais, sintáticos e semântico-pragmáticos. 10. O papel das expressões não-manuais na fonologia, na morfologia e no léxico de Libras. 11. O papel da interpretação Libras-Português no cotidiano de alunos surdos nos ensinos fundamental e médio. 12. Aspectos linguísticos de Libras e do Português.

3 Observação: Será sorteado um ponto para cada candidato, na Prova Prática, podendo haver reposição do ponto sorteado para sorteios posteriores, conforme artigo 28, inciso I da Decisão 446/2014-CONSUN. OBSERVAÇÕES RELATIVAS AO CONCURSO E AO CONJUNTO DE PROVAS DE CONHECIMENTO: 1. Espera-se do candidato, além do domínio dos conteúdos, a fluência em língua portuguesa na prova escrita e fluência em Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas provas didática e prática; considerar-se-ão também a organização e a clareza na sistematização e na apresentação dos conteúdos. 2. Outrossim, relembra-se que, em conformidade com o artigo 15, inciso II da Decisão 446/2014-CONSUN, o candidato deverá entregar à Comissão Examinadora, no Ato de Instalação dos Trabalhos do Concurso: Cópia impressa do curriculum vitae, devidamente documentado; Cópia impressa do projeto de pesquisa por ele elaborado; Título e resumo da prova didática. 3. A Prova escrita versará sobre um único tópico sorteado dentre os pontos desmembrados e apresentados aos candidatos pela Comissão Examinadora, no Ato de Instalação do Concurso, conforme artigo 17, inciso I da Decisão 446/2014-CONSUN. A Prova Escrita, com duração de quatro horas, será realizada obedecendo-se ao artigo 17 da Decisão 446/2014-CONSUN. Durante a primeira hora após o início da prova, será permitida consulta a material bibliográfico de domínio público, em papel, previamente aprovado pela Comissão Examinadora, conforme inciso III, artigo 17 da Decisão 446/2014-CONSUN. As anotações e a prova escrita serão redigidas por meio digital, de acordo com o disposto no artigo 17, inciso V da Decisão 446/2014-CONSUN, utilizando obrigatoriamente o editor Bloco de Notas do Windows. Os computadores a serem utilizados serão apenas aqueles disponibilizados pelo Departamento. Não haverá acesso à internet. A avaliação da Prova Escrita obedecerá ao disposto nos artigos 18 e 19 da Decisão 446/2014-CONSUN. Os critérios objetivos estabelecidos no artigo 18 da mesma Decisão, serão os seguintes: 1. Aderência ao tema proposto; 2.Demonstração do domínio, da amplitude e do aprofundamento do conteúdo acadêmico proposto; 3. Observância dos princípios científicos norteadores da área específica do concurso; 4. Utilização adequada de apoio teórico, observando a perspectiva crítico-analítica; 5. Domínio de redação de linguagem; 6. Coerência e objetividade. A tabela de pontuação a ser utilizada com os critérios objetivos para a prova escrita será a seguinte:

4 Valor máximo Departamento ao critério Valor no critério examinador ao candidato Aderência ao tema proposto. 3,00 Demonstração do domínio, da amplitude e do aprofundamento do conteúdo acadêmico proposto. Observância dos princípios científicos norteadores da área específica do concurso. Utilização adequada de apoio teórico, observando a perspectiva críticoanalítica. 2,00 2,00 1,0 Domínio de redação e linguagem. 1,0 Coerência e objetividade. 1,0 4. O Exame de Títulos e Trabalhos será realizado em conformidade com os artigos 21 e 22 da Decisão 446/2014-CONSUN, em sessão não pública, devendo ocorrer logo após a Prova Escrita, como determinado no parágrafo 4 do artigo 14 da Decisão 446/2014- CONSUN. 5. A Prova Didática será de livre escolha do candidato a partir do programa estabelecido para essa prova. A prova Didática, com duração de 45 a 55 minutos, será realizada obedecendo-se ao artigo 26 da Decisão 446/2014-CONSUN. A inobservância do tempo previsto, para mais ou para menos, na prova didática, afetará o grau a ser atribuído ao candidato à razão de 0,10 (um décimo) ponto por minuto. Cada candidato deverá entregar, no ato de instalação do concurso, o título e o resumo da prova didática, como disposto no artigo 15, inciso II da Decisão 446/2014-CONSUN. A prova Didática será realizada em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). 6. A avaliação da Prova Didática observará os critérios determinados pelo artigo 27 da Decisão 446/2014-CONSUN: 1. Adequação científica, técnica e/ou artística do tema à área do concurso; 2. Domínio do tema; 3. Capacidade de organizar as ideias com objetividade, rigor lógico e espírito crítico; 4. Clareza didática. A tabela de pontuação a ser utilizada com os critérios objetivos para a prova didática será a seguinte:

5 Adequação científica, técnica e/ou artística do tema à área do concurso. Valor máximo Departamento ao critério 3,00 Valor no critério examinador ao candidato Domínio do tema. 3,00 Capacidade de organizar as ideias com objetividade, rigor lógico e espírito crítico. 2,00 Clareza didática. 2,00 DISPOSIÇÕES SOBRE A NATUREZA, DURAÇÃO E FORMA DA PROVA PRÁTICA Na prova prática, a interpretação do português para Libras será realizada a partir de um texto escrito projetado em tela, com extensão de a caracteres, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman 12. O texto versará sobre um dos pontos sorteados pelo candidato, conforme o programa da prova prática. O candidato poderá ler o texto uma primeira vez e na segunda leitura realizará a interpretação para LIBRAS. A intepretação será filmada e gravada em DVD. A prova será individual e com duração máxima de trinta (30) minutos. A avaliação da Prova Prática observará os seguintes critérios: a) Fluência em Libras: vocabulário, classificadores, uso do espaço, expressão facial; b) Estruturação textual: tradução de textos da Língua Portuguesa para Libras. Devese levar em consideração a equivalência textual entre a Língua Portuguesa e Libras e a adequação do vocabulário e da gramática. DISPOSIÇÕES SOBRE A DEFESA DA PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. A Defesa da Produção Intelectual será realizada obedecendo-se aos artigos 24 e 25 da Decisão 446/2014-CONSUN. 2. De acordo com o artigo 15, inciso II da Decisão 446/2014-CONSUN, o candidato deverá trazer elaborado um projeto de pesquisa redigido em língua portuguesa e

6 entregar uma cópia do mesmo à Comissão Examinadora no Ato de Instalação dos Trabalhos do Concurso. 3. O projeto de pesquisa, a ser sustentado em LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, durante a Prova de Defesa da Produção Intelectual, deverá ter por objeto um tema relacionado à área do concurso e especificar, pelo menos, os seguintes itens (ou variantes dos mesmos), podendo a ordem dos mesmos ser alterada pelo candidato: Título do projeto; 3.2- Delimitação do tema: enfoque de questões fundamentais relacionadas ao tema a serem constituídas; 3.3- Pertinência à área do conhecimento: o objeto de investigação deverá ser relacionado à leitura e à escrita de gêneros acadêmicos por estudantes universitários e/ou práticas de ensino presencial e/ou a distância, na área de leitura e escrita no contexto acadêmico; 3.4- Adequação à competência acadêmica do proponente: o objeto, seus fundamentos teóricos e as exigências metodológicas devem ser compatíveis com a qualificação acadêmico-científica do candidato; 3.5- Originalidade e relevância: a pesquisa proposta deve ser inédita e justificada em termos de sua relevância social e científica; 3.6- O projeto de pesquisa ou extensão deverá ter entre sete e doze páginas, espaçamento 1,5, em fonte Times New Roman, tamanho 12; 3.7- Apresentação dos principais elementos próprios de um projeto de investigação, segundo roteiro que segue; 3.8- Justificativa do Projeto: Justificativa Externa: relevância da pesquisa ou extensão no que diz respeito às perspectivas social, cultural e política para a comunidade acadêmica em geral; Justificativa Interna: relações, em termos de intertextualidade, com outras produções teóricas ou ações já existentes, constatação de aspectos lacunares em estudos desenvolvidos e contribuições em termos teóricos para a área de estudo ou benefícios projetados para o ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Instituto de Letras; 3.9- Delimitação do tema: enfoque de questões fundamentais relacionados ao tema a serem constituídas; Objetivos: a partir do enfoque temático desenvolvido no item acima, descrição dos objetivos a serem contemplados na pesquisa; Pressupostos Teóricos: abordagem dos principais referenciais teóricos a serem utilizados, com vistas à sustentação da pesquisa; Procedimentos Metodológicos: descrição do método a ser adotado, de acordo com os itens 3 e 4 acima; Cronograma de Execução: elaboração de cronograma (24 a 36 meses), prevendo períodos para o desenvolvimento de etapas da pesquisa; Referências. 4. A Defesa da Produção Intelectual será realizada em sessão pública e regida pelo artigo 24 da Decisão 446/2014-CONSUN, com duração máxima de 80 (oitenta) minutos, observando o que segue: (a) exposição oral da produção intelectual do candidato e do seu projeto de pesquisa, com duração máxima de 20 (vinte) minutos; (b) arguição de 10 (dez) minutos, no máximo, por examinador, e tempo idêntico para a manifestação do candidato. Como o disposto no parágrafo 1 do inciso II do artigo 24 da Decisão 446/2014-CONSUN, a inobservância do tempo previsto para a exposição oral da produção intelectual e de seu projeto de pesquisa, para mais, afetará o grau a ser

7 atribuído ao candidato à razão de 0,10 (um décimo) ponto por minuto. A Defesa da Produção Intelectual será realizada em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). 5. A avaliação da Defesa da Produção Intelectual seguirá o disposto no artigo 25 da Decisão 446/2014-CONSUN, observando os seguintes critérios objetivos: 1. Domínio dos temas e ideias que tenham dado sustentação à produção intelectual do candidato, com ênfase na contribuição para a área de conhecimento objeto do concurso; 2. Contemporaneidade, extensão, profundidade e evolução dos conhecimentos do candidato na área de conhecimento objeto do concurso; 3. Relevância das atividades realizadas, bem como a contribuição científica, técnica e/ou artística do candidato para a área de conhecimento objeto do concurso; 4. Avaliação do Projeto de Pesquisa deverá estar fundamentada nos seguintes aspectos: relevância, adequação, originalidade e pertinência das referências do projeto apresentado. A tabela de pontuação a ser utilizada com os critérios objetivos para a avaliação de Defesa da Produção Intelectual será a seguinte: Domínio dos temas e ideias que tenham dado sustentação à produção intelectual do candidato, com ênfase na contribuição para a área de conhecimento objeto do concurso. Contemporaneidade, extensão, profundidade e evolução dos conhecimentos do candidato na área de conhecimento objeto do concurso. Relevância das atividades realizadas, bem como a contribuição científica, técnica e/ou artística do candidato para a área de conhecimento objeto do concurso. Avaliação do Projeto de Pesquisa fundamentada nos seguintes aspectos: relevância, adequação, originalidade e pertinência das referências do projeto apresentado. Valor máximo Departamento ao critério 3,00 2,00 2,00 3,00 Valor no critério examinador ao candidato

8 TABELAS DE PONTUAÇÃO DO EXAME DE TÍTULOS E TRABALHOS CONCURSO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E ESTUDOS DA TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS UNIDADE Instituto de Letras. DEPARTAMENTO: Línguas Modernas. ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Brasileira de Sinais. SUBÁREA DE CONHECIMENTO: Estudos da Tradução e Interpretação de Libras. Tabela 1 Grupo de Indicadores de Inserção na Área de Conhecimento do Concurso e de Atividades Administrativas e Atuação Profissional (peso 0,10 da nota do exame de títulos e trabalhos). TIPO DE INDICADOR Participações em bancas de mestrado e de doutorado em Universidades (0,1 por banca) Coordenação de projetos de pesquisa acadêmicos na área do Concurso ou áreas afins aprovadas pelas instâncias competentes das instituições de ensino/ e ou pesquisa e/ou agências de fomento (0,1 por semestre). Participação em projetos de pesquisa acadêmicos na área do Concurso ou área afins aprovados pelas instâncias competentes das instituições de ensino e/ou pesquisa e/ou agências de fomento (0,25 por semestre). Coordenações de atividades de extensão acadêmicos na área do Concurso ou área afim aprovados pelas instâncias competentes das instituições de ensino (0,5 por semestre). Participação em projetos de extensão acadêmicos na área do Concurso ou áreas afins aprovadas pelas instâncias competentes das instituições de ensino (0,25 por semestre). Organização de eventos acadêmicos na área do Concurso (simpósios, Valor máximo Departamento ao tipo de indicador (o valor mínimo é zero) 0,2 0,2 2,0 3,0 1,0 1,0 Valor no tipo de indicador Examinador ao candidato

9 congressos, colóquios, oficinas) (0,1 por evento). Prêmios e distinções de natureza técnico-científica, artística ou profissional na área do Concurso (0,1). Atividades de avaliação e revisão de artigos científicos para revistas e/ou conferências, congressos, simpósios científicos e similares na área do Concurso ou áreas afins (0,1 por atividade). Cargos de chefia de departamento e de coordenação de cursos, programas de pós-graduação e de outras comissões (pesquisa, extensão) dentro de Universidades (0,1 por ano) Participações em órgãos colegiados na Administração Central de Universidades (0,1 por ano). Participações em órgãos colegiados no nível das unidades, centros e departamentos (0,25 por ano). Atividade profissional na área do Concurso: atividades de ensino na área do Concurso não vinculadas à graduação e à pós-graduação (0,1 a cada 20h/aula). Atividades profissionais de revisão e/ou tradução e/ou interpretação de textos (0,5 por semestre). Publicação de material didático na área do concurso (0,25 por unidade). Participação em bancas ou comissões de avaliação de outros trabalhos acadêmicos (0,5 por evento). Participações em comitês editoriais de periódicos de âmbito nacional e internacional (0,25 por evento). Pontuação do candidato no Grupo de Indicadores atribuída pelo examinador 0,2 0,5 0,5 0,1 0,5 5,0 5,0 0,5 2,0 0,5 Pontuação_Grupo_1: Tabela 2: Grupo de Indicadores de Produção de Conhecimento (peso 0,40 da nota do exame de títulos e trabalhos) TIPO DE INDICADOR Valor máximo Valor no tipo de indicador

10 Livros na área do Concurso (0,1 por unidade). Capítulos de livros na área do Concurso com circulação nacional/internacional (0,5 por unidade). Trabalhos publicados em anais de evento com circulação nacional/internacional, completos ou publicados na forma de resumo e/ou resumo expandido na área do Concurso (0,25 por unidade). Apresentação de palestras e trabalhos na área do concurso em eventos no país e no exterior (0,25 por apresentação). Participação em grupos de pesquisa acadêmicos na área do concurso (0.25 por semestre). Pontuação do candidato no Grupo de Indicadores atribuída pelo examinador Pontuação_Grupo_2: Departamento ao tipo de indicador (o valor mínimo é zero) 2,0 4,0 2,0 3,0 2,0 atribuído pelo Examinador ao candidato Tabela 3: Grupo de Indicadores de Atividade Acadêmica (Peso 0,50 da nota do exame de títulos e trabalhos). TIPO DE INDICADOR Graduação na área do Concurso (2,0 por 2,0 título). Mestrado na área do Concurso (4,0 por 4,0 título). Doutorado na área do Concurso (0,5 por 0,5 Valor máximo Departamento ao tipo de indicador (o valor mínimo é zero) Valor no tipo de indicador atribuído pelo Examinador ao candidato

11 título). Pós-doutorado na área do Concurso (0,25 por pós-doc), Bolsas de pesquisa e/ou extensão obtidas na área do Concurso (0,25 por bolsa). Atividades de Ensino de graduação na área do Concurso (considerando também Estágio de Docência na graduação durante a formação em Pós-Graduação (0,5 por semestre). Atividades de ensino de Pós-Graduação stricto sensu na área do Concurso (0,1 por semestre) Atividades de ensino em cursos de especialização e de extensão na área do Concurso (0,25 por disciplina/curso). Orientações na área do Concurso (Iniciação científica, extensão, trabalhos de conclusão de curso, monitoria, estágios, mestrado e doutorado) (0,25 por orientação). Pontuação do candidato no Grupo de Indicadores atribuída pelo examinador 0,25 0,1 5,0 0,1 5,0 1,0 Pontuação_Grupo_3: Cálculo da Nota Final do Exame de Títulos e Trabalhos: A nota final do candidato no Exame de Títulos e Trabalhos é calculada pelo examinador através da seguinte fórmula: Nota_do_Exame_de-Títulos_e_Trabalhos = Pontuação_Grupo_1 + Pontuação_Grupo_2 + Pontuação_Grupo_3 =. Porto Alegre,... de... de... NNOME DO EXAMINADOR: ASSINATURA DO EXAMINADOR: Esta nota do Exame de Títulos e Trabalhos deva Planilha Modelo B pelo examinador. Planilha previamente rubricada pelo Chefe do Departamento.

Área: Administração Geral Regime: Dedicação Exclusiva

Área: Administração Geral Regime: Dedicação Exclusiva CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Regime: Dedicação Exclusiva REQUISITOS ESPECÍFICOS Formação exigida: Doutorado em Administração, Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR PROFESSOR ADJUNTO A

CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR PROFESSOR ADJUNTO A CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR PROFESSOR ADJUNTO A ÁREA DE CONHECIMENTO: DESENHO TÉCNICO Formação exigida: Doutorado em Arquitetura, Design ou Engenharia

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO R. Ramiro Barcelos, 2705 - Bairro Santana - CEP 90035007 - Porto Alegre - RS Prédio 22201 TÓPICOS DE CONCURSO

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE QUÍMICA DEPARTAMENTO DE FÍSICO-QUÍMICA

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE QUÍMICA DEPARTAMENTO DE FÍSICO-QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Físico-Química - DFQ Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91501970 - Porto Alegre - RS Prédio 43111 TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO R. Ramiro Barcelos, 2705 - Bairro Santana - CEP 90035007 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br Prédio 22201 TÓPICOS

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Assessoria da Direção Geral do Campus Litoral Norte - ADGCLN Rodovia RS 030, 11700 - Bairro Emboaba - CEP 95590000 - Tramandaí - RS km 92 TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO. Área: Artes Subárea: Didática e Ensino de Teatro PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA

TÓPICOS DE CONCURSO. Área: Artes Subárea: Didática e Ensino de Teatro PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Núcleo de Apoio Administrativo e Departamental da Gerência Administrativa da Faculdade de Educação - NAAFACED AVENIDA PAULO GAMA, 110 - Bairro FARROUPILHA - CEP

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Sociologia - DESOC Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91509900 - Porto Alegre - RS Prédio 43311 TÓPICOS DE CONCURSO Concurso Público

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE QUÍMICA DEPARTAMENTO DE FÍSICO-QUÍMICA

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE QUÍMICA DEPARTAMENTO DE FÍSICO-QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Núcleo Administrativo do Instituto de Química - NADIQ Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91501970 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br 43111 - A205

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA ÁREA DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA ÁREA DE MATEMÁTICA DIRETRIZES PARA A PROVA OBJETIVA PARA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO NO PRIMEIRO NÍVEL DE VENCIMENTO DA CLASSE D I NA CARREIRA DE MAGISTÉRIO DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO NO CONFORME

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CARGO NO PRIMEIRO NÍVEL DE VENCIMENTO DA CLASSE D I NA CARREIRA DE MAGISTÉRIO DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO CONFORME DECISÃO No 243/2016 do CONSELHO UNIVERSITÁRIO A realização

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Zoologia - DEZOOL Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91501970 - Porto Alegre - RS P. 43433 - S. 207 TÓPICOS DE CONCURSO Concurso

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Antropologia - DEPANTRO Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91509900 - Porto Alegre - RS Prédio 43311 TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS PRÉ-REQUISITO PARA CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO A NA ÁREA MACROECONOMIA ABERTA E FINANÇAS INTERNACIONAIS Pré-requisito: Doutorado em Ciências Econômicas, Ciência Política ou Relações

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Setor de Recursos Humanos da Gerência Administrativa da Escola de Administração - SRHADM Rua Washington Luiz, 855 - Bairro Centro Histórico - CEP 90010460 - Porto

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA. 6. Desafios da democracia contemporânea: gênero, raça e desigualdades políticas

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA. 6. Desafios da democracia contemporânea: gênero, raça e desigualdades políticas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Ciência Política - DEPCIPOL Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91509900 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br Prédio 43311 TÓPICOS

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE QUÍMICA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA INORGÂNICA

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE QUÍMICA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA INORGÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Química Inorgânica - DQI Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91501970 - Porto Alegre - RS Prédio 43111 TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO. PROGRAMA DA PROVA ESCRITA 1. Políticas de democratização da educação: acesso, continuidade e

TÓPICOS DE CONCURSO. PROGRAMA DA PROVA ESCRITA 1. Políticas de democratização da educação: acesso, continuidade e UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Estudos Especializados - DEESP Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - CEP 90046900 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br Prédio 12201 S. 929 TÓPICOS

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO R. Ramiro Barcelos, 2705 - Bairro Santana - CEP 90035007 - Porto Alegre - RS Prédio 22201 TÓPICOS DE CONCURSO

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE MATERIAIS

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Engenharia dos Materiais - DEMAT Av. Bento Conçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91501970 - Porto Alegre - RS Setor IV Prédio 74 TÓPICOS DE

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO ÁREA DO CONCURSO: COMUNICAÇÃO. SUBÁREA: Metodologia de Pesquisa e Crítica da Comunicação. CARGO: Professor Adjunto A

TÓPICOS DE CONCURSO ÁREA DO CONCURSO: COMUNICAÇÃO. SUBÁREA: Metodologia de Pesquisa e Crítica da Comunicação. CARGO: Professor Adjunto A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO R. Ramiro Barcelos, 2705 - Bairro Santana - CEP 90035007 - Porto Alegre - RS Prédio 22201 TÓPICOS DE CONCURSO

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Estudos Básicos - DEBAS Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - CEP 90046900 - Porto Alegre - RS Prédio 12201sala901 TÓPICOS DE CONCURSO TÓPICOS

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Filosofia - DEFIL Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91509900 - Porto Alegre - RS Prédio 43311 TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO. Área: AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA

TÓPICOS DE CONCURSO. Área: AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Núcleo Administrativo do Instituto de Química - NADIQ Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91501970 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br 43111 - A205

Leia mais

Área: Engenharia Mecânica Energia e Fenômenos de Transporte

Área: Engenharia Mecânica Energia e Fenômenos de Transporte UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO A Área: Engenharia Mecânica Energia e Fenômenos

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Artes Visuais - DAV Rua Senhor dos Passos, 248 - Bairro Centro - CEP 90020180 - Porto Alegre - RS 3º andar TÓPICOS DE CONCURSO Concurso Público

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO CONCURSO DOCENTE PARA A ÁREA DE MEDICINA VETERINÁRIA, SUBÁREA MEDICINA DE EQUINOS

TÓPICOS DE CONCURSO CONCURSO DOCENTE PARA A ÁREA DE MEDICINA VETERINÁRIA, SUBÁREA MEDICINA DE EQUINOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Núcleo Administrativo e de Gestão de Pessoas da Faculdade de Veterinária - NUCADM Av.Bento Gonçalves, 9090 - Bairro Agronomia - CEP 91540000 - Porto Alegre - RS

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Psicologia Social e Institucional - DPSINST R. Ramiro Barcelos, 2600 - Bairro Santana - CEP 90035003 - Porto Alegre - RS Prédio 21107 TÓPICOS DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO NA ÁREA DE ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA SISTEMAS ELÉTRICOS DE

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Núcleo de Gestão Organizacional da Gerência Administrativa da Escola de Educação Física, Fisioterapi - NGOGERESEFID Rua Felizardo, 750 - Bairro Jardim Botânico

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MÉDICO CIRÚRGICA

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MÉDICO CIRÚRGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica - DEMC R. São Manoel, 963 - Bairro Rio Branco - CEP 90620110 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br sala 212 TÓPICOS DE

Leia mais

CONCURSO DOCENTE NA ÁREA DE MICROBIOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA, SUBÁREA BACTERIOLOGIA VETERINÁRIA

CONCURSO DOCENTE NA ÁREA DE MICROBIOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA, SUBÁREA BACTERIOLOGIA VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA CONCURSO DOCENTE NA ÁREA DE MICROBIOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA, SUBÁREA BACTERIOLOGIA VETERINÁRIA PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA 1. Metabolismo bacteriano: produção

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO ÁREA: SERVIÇO SOCIAL PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA

TÓPICOS DE CONCURSO ÁREA: SERVIÇO SOCIAL PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Serviço Social - DSSOC Rua Ramiro Barcelos, 2600 - Bairro Santana - CEP 90035003 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br prédio 21107 TÓPICOS DE CONCURSO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO A, NA ÁREA DE COSNTRUÇÃO CIVIL, SUBÁREA TÉCNICAS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS ESTAS DISPOSIÇÕES NÃO DESOBRIGAM OS CANDIDATOS

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TÓPICOS DE CONCURSO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Núcleo de Gestão Organizacional da Gerência Administrativa da Escola de Educação Física, Fisioterapi - NGOGERESEFID Rua Felizardo, 750 - Bairro Jardim Botânico

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS DEPARTAMENTO DE OBRAS HIDRÁULICAS

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS DEPARTAMENTO DE OBRAS HIDRÁULICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Obras Hidráulicas - DOH Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91501970 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br Prédio 44302 TÓPICOS DE

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES ÁREA DE ANOS INICIAIS

TÓPICOS DE CONCURSO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES ÁREA DE ANOS INICIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Humanidades - DHUM Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91501970 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br Prédio 43815 TÓPICOS DE CONCURSO

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO CONCURSO DOCENTE NA ÁREA DE MEDICINA VETERINÁRIA, SUBÁREA TOXICOLOGIA

TÓPICOS DE CONCURSO CONCURSO DOCENTE NA ÁREA DE MEDICINA VETERINÁRIA, SUBÁREA TOXICOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Núcleo Administrativo e de Gestão de Pessoas da Faculdade de Veterinária - NUCADM Av.Bento Gonçalves, 9090 - Bairro Agronomia - CEP 91540000 - Porto Alegre - RS

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Fitossanidade - DEFITOS Av. Bento Gonçalves, 7712 - Bairro Agronomia - CEP 91540000 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br Prédio 41301 TÓPICOS DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Rua Ramiro Barcelos, Bairro Floresta - CEP Porto Alegre - RS 4º andar TÓPICOS DE CONCURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Rua Ramiro Barcelos, Bairro Floresta - CEP Porto Alegre - RS 4º andar TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Rua Ramiro Barcelos, 2400 - Bairro Floresta - CEP 90035003 - Porto Alegre - RS 4º andar TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA DEPARTAMENTO DE HORTICULTURA E SILVICULTURA

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA DEPARTAMENTO DE HORTICULTURA E SILVICULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Horticultura e Silvicultura - DHS Av. Bento Gonçalves, 7712 - Bairro Agronomia - CEP 91501970 - Porto Alegre - RS Prédio 41301 TÓPICOS DE CONCURSO

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO ANTROPOLOGIA

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO ANTROPOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Antropologia - DEPANTRO Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91509900 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br Prédio 43311 TÓPICOS DE

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO. A Prova Escrita será realizada obedecendo-se aos seguintes procedimentos:

TÓPICOS DE CONCURSO. A Prova Escrita será realizada obedecendo-se aos seguintes procedimentos: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Divisão Acadêmica da Direção Acadêmica do Campus Litoral Norte - DIVACCLN Rodovia RS 030, 11700 - Bairro Emboaba - CEP 95590000 - Tramandaí - RS km 92 a. Disposições

Leia mais

PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA

PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo na Classe A, denominação

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA. 2) Gestão do Comportamento do Paciente Infantil de Difícil Manejo na Clínica Odontológica

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA. 2) Gestão do Comportamento do Paciente Infantil de Difícil Manejo na Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Cirurgia e Ortopedia - DCO R. Ramiro Barcelos, 2492 - Bairro Santana - CEP 90035003 - Porto Alegre - RS Prédio 21108-terreo TÓPICOS DE CONCURSO

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE

TÓPICOS DE CONCURSO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Ciências Básicas da Saúde - ICBS Av. Sarmento Leite, 500 - Bairro Farroupilha - CEP 90050170 - Porto Alegre - RS Prédio 12101 TÓPICOS DE CONCURSO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR DISPOSIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA A Prova Escrita será realizada obedecendo-se aos procedimentos dispostos nos 16º e 17º artigos da Decisão Nº 446/2014 do CONSUN, devendo ser observadas as seguintes disposições

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA ÁREA DE MATEMÁTICA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA ÁREA DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Ciências Exatas e da Natureza - DCEN Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91501970 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br Prédio 43815

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA. 01. Gnosiologia (teoria do conhecimento): os níveis do processo de conhecimento.

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA. 01. Gnosiologia (teoria do conhecimento): os níveis do processo de conhecimento. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito - DDPFD Av. João Pessoa, 80 - Bairro Santana - CEP 90040000 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br Prédio 11108

Leia mais

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CONCURSO NO PARA PROFESSOR ADJUNTO A PROGRAMA DA PROVA ESCRITA: 1. Teoria, método e ensino em Geografia; 2. A escala na pesquisa e no ensino da Geografia; 3. Territórios, fronteiras e redes; 4. Territórios,

Leia mais

TABELAS DE PONTUAÇÃO NO EXAME DE TÍTULOS E TRABALHOS

TABELAS DE PONTUAÇÃO NO EXAME DE TÍTULOS E TRABALHOS TABELAS DE PONTUAÇÃO NO EXAME DE TÍTULOS E TRABALHOS UNIDADE: INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO: INFORMÁTICA APLICADA ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO: Gestão de Grandes Volumes de Dados NOME DO CANDIDATO:

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO CONCURSO DOCENTE PARA A ÁREA DE MEDICINA VETERINÁRIA, SUBÁREA CLÍNICA E/OU REPRODUÇÃO DE BOVINOS

TÓPICOS DE CONCURSO CONCURSO DOCENTE PARA A ÁREA DE MEDICINA VETERINÁRIA, SUBÁREA CLÍNICA E/OU REPRODUÇÃO DE BOVINOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Núcleo Administrativo e de Gestão de Pessoas da Faculdade de Veterinária - NUCADM Av.Bento Gonçalves, 9090 - Bairro Agronomia - CEP 91540000 - Porto Alegre - RS

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS DEPARTAMENTO DE HIDROMECÂNICA E HIDROLOGIA

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS DEPARTAMENTO DE HIDROMECÂNICA E HIDROLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Hidromecânica e Hidrologia - DHH Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91501970 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br 44302 TÓPICOS DE

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO DISPOSIÇÕES GERAIS

TÓPICOS DE CONCURSO DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Fisiologia - DEFISIOL Rua Sarmento Leite, 500 - Bairro Farroupilha - CEP 90050170 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br 2 andar TÓPICOS DE CONCURSO

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Assessoria da Direção Geral do Campus Litoral Norte - ADGCLN Rodovia RS 030, 11700 - Bairro Emboaba - CEP 95590000 - Tramandaí - RS km 92 TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA

TÓPICOS DE CONCURSO PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Engenharia Civil - DECIV Av. Osvaldo Aranha, 99 - Bairro Centro - CEP 90035190 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br 3º andar TÓPICOS DE CONCURSO

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO E MOVIMENTO

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO E MOVIMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Departamento de Expressão e Movimento - DEM Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - CEP 91501970 - Porto Alegre - RS - www.ufrgs.br Prédio 43815 TÓPICOS

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Assessoria da Direção Geral do Campus Litoral Norte - ADGCLN Rodovia RS 030, 11700 - Bairro Emboaba - CEP 95590000 - Tramandaí - RS km 92 TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO A, NA ÁREA DE GEOTECNIA, SUBÁREA INVESTIGAÇÃO GEOTECNICA E FUNDAÇÕES ESTAS DISPOSIÇÕES NÃO DESOBRIGAM OS CANDIDATOS DO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO 01, DE 23 DE JANEIRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO 01, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO 01, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 Estabelece o detalhamento da valoração dos itens de avaliação a serem considerados

Leia mais

Tpicos de concurso 5. Programa da Prova Escrita ( ) SEI / / pg. 1

Tpicos de concurso 5. Programa da Prova Escrita ( ) SEI / / pg. 1 Tpicos de concurso 5. Programa da Prova Escrita (0504217) SEI 23078.504750/2017-12 / pg. 1 Tpicos de concurso 2. Disposies para a Prova Escrita (0504201) SEI 23078.504750/2017-12 / pg. 2 Tpicos de concurso

Leia mais

Edital nº 1/GR/UNIR, de 22 de junho de 2017.

Edital nº 1/GR/UNIR, de 22 de junho de 2017. ANEXO II- FICHA DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA Avaliador: Candidato: Campus/Curso: Área: Tema sorteado: Nota Itens a serem avaliados prevista Estruturação do texto: redação, clareza, objetividade, sequencia

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA DEPARTAMENTO DE SOLOS DECISÃO Nº 446/2014 C0NSUN

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA DEPARTAMENTO DE SOLOS DECISÃO Nº 446/2014 C0NSUN Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA DEPARTAMENTO DE SOLOS DECISÃO Nº 446/2014 C0NSUN Edital 09/2016 - UFRGS - Concurso Público Docente CRONOGRAMA CONCURSO

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO DEPARTAMENTO DE ARTE DRAMÁTICA

TÓPICOS DE CONCURSO DEPARTAMENTO DE ARTE DRAMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Núcleo de Administração e Recursos Humanos da Gerência Administrativa do Instituto de Artes - NAHGART Rua Senhor dos Passos, 248 - Bairro Centro - CEP 90020180

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CONCURSO PÚBLICO PARA ENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 03, de 05 de fevereiro de 2014, publicado no Diário Oficial da União nº 26, de 06 de fevereiro de 2014. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES,

Leia mais

RESOLUÇÃO FMB/UFBA nº 01/2016. Anexo I BAREMA DA PROVA ESCRITA Classes de Professor Auxiliar, Adjunto e Assistente

RESOLUÇÃO FMB/UFBA nº 01/2016. Anexo I BAREMA DA PROVA ESCRITA Classes de Professor Auxiliar, Adjunto e Assistente RESOLUÇÃO FMB/UFBA nº 01/016 Anexo I BAREMA DA PROVA ESCRITA Classes de Professor Auxiliar, Adjunto e Assistente Critérios Pontuação máxima Estrutura de argumentação: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS RESOLUÇÃO Nº 13, DE 22 DE JANEIRO DE 2019. EMENTA: Altera a Resolução 07, de 01º de outubro de 2015, do Instituto de Ciências Jurídicas, que

Leia mais

CONCURSO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

CONCURSO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO CONCURSO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO ÁREA: ODONTOLOGIA SUB-ÁREA: ODONTOPEDIATRIA REGIME: 40HS TITULAÇÃO MÍNIMA PARA O CONCURSO: Graduação em Odontologia, Mestrado em Odontologia (áreas de concentração Clínica

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL RESOLUÇÃO Nº 01/2016 Regulamenta os critérios da Faculdade de Serviço Social para a pontuação da Prova de Títulos e de Projeto Acadêmico de concursos públicos para o provimento dos cargos de professor

Leia mais

ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA Critérios para avaliação da Prova Escrita e respectivas pontuações: Critérios para avaliação Pontuação Máxima 1. Forma 3.0 1.1 Introdução 1.0 1.2 Desenvolvimento

Leia mais

1. Forma Introdução Desenvolvimento Conclusão Conteúdo e desenvolvimento do tema Organização 0.

1. Forma Introdução Desenvolvimento Conclusão Conteúdo e desenvolvimento do tema Organização 0. ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA da Prova Escrita e respectivas pontuações: 1. Forma 3.0 1.1 Introdução 1.0 1.2 Desenvolvimento 1.0 1.3 Conclusão 1.0 2. Conteúdo e desenvolvimento do tema 4.0

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS Edital nº 68, de 22 de julho de 2014, publicado no Diário Oficial da União nº 140, de 24 de julho de 2014. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMA E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO

Leia mais

ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA. Critérios para avaliação da Prova Escrita e respectivas pontuações:

ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA. Critérios para avaliação da Prova Escrita e respectivas pontuações: 2 ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA da Prova Escrita e respectivas pontuações: 1. Estrutura do texto: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão 2.00 2. Conteúdo e desenvolvimento do tema: organização,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÚSICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÚSICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÚSICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de 04 de NOVEMBRO de

Leia mais

ANEXO II Fichas de Avaliação das Provas Escrita, Didática e de Títulos FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA ESCRITA EDITAL Nº 03/2016/GR/UNIR

ANEXO II Fichas de Avaliação das Provas Escrita, Didática e de Títulos FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA ESCRITA EDITAL Nº 03/2016/GR/UNIR ANEXO II Fichas de Avaliação das Provas Escrita, Didática e de Títulos FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA ESCRITA Avaliador Candidato Campus/Curso Área Tema sorteado Itens a serem avaliados Nota prevista

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Informática Departamento de Informática Teórica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Informática Departamento de Informática Teórica Área: Ciência da Computação Teoria da Computação - Linguagem Formais e Autômatos DISPOSIÇÕES GERAIS O processo seletivo para Professor Substituto do do Instituto de Informática constará de 3 provas, nas

Leia mais

ANÁLISE DE PRÉ-PROJETO

ANÁLISE DE PRÉ-PROJETO BAREMA 01 ANÁLISE DE PRÉ-PROJETO ITENS DE AVALIAÇÃO Pontuação Máxima 1. Tema e Relevância do Projeto Pertinência com a proposta do curso 01 Originalidade 01 2. Delimitação do Problema Abordagem clara do

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 49, DE 8 DE JULHO DE 2009.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 49, DE 8 DE JULHO DE 2009. RESOLUÇÃO UNESP Nº 49, DE 8 DE JULHO DE 2009. Estabelece normas para Concurso visando o provimento de cargos de Professor Titular da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Processo Avaliativo com vistas à promoção à classe E de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior Edital 2016/2 A DIRETORA DA, no uso de suas atribuições, de acordo com a Lei nº 12.772/2012,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO 02, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO 02, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO 02, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2011 Estabeleceodetalhamentodavaloraç ão dositensdeavaliaçãoaseremconside radosnarealizaçãodeconcursopúblic

Leia mais

EDITAL 02/2015 PROCESSO AVALIATIVO PARA PROMOÇÃO À CLASSE E PROFESSOR TITULAR

EDITAL 02/2015 PROCESSO AVALIATIVO PARA PROMOÇÃO À CLASSE E PROFESSOR TITULAR EDITAL 02/2015 PROCESSO AVALIATIVO PARA PROMOÇÃO À CLASSE E PROFESSOR TITULAR A DIRETORA DA FABICO, no uso de suas atribuições, de acordo com a Lei nº 12.772/2012, de 28/12/2012, e com a Decisão nº 232/2014

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA A CLASSE DE PROFESSOR ADJUNTO PARA O DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA A CLASSE DE PROFESSOR ADJUNTO PARA O DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA A CLASSE DE PROFESSOR ADJUNTO PARA O DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL SETORIZAÇÃO: ENFERMAGEM PEDIATRICA SISTEMÁTICAS E INSTRUMENTOS DAS PROVAS E DA

Leia mais

EDITAL nº 001 de 07/06/ Processo Avaliativo com vistas à promoção à classe E de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior

EDITAL nº 001 de 07/06/ Processo Avaliativo com vistas à promoção à classe E de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior EDITAL nº 001 de 07/06/2017 - Processo Avaliativo com vistas à promoção à classe E de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior A CHEFE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, no uso de suas atribuições,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 88, de 20 de Novembro de 2017, publicado no Diário Oficial da União nº 222, de 21 de Novembro de 2017.

Leia mais

Estudos do Texto e do Discurso e/ou Análise do Discurso, sob a supervisão do Prof. Dr. Antônio Fernandes Júnior

Estudos do Texto e do Discurso e/ou Análise do Discurso, sob a supervisão do Prof. Dr. Antônio Fernandes Júnior 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM ESTUDOS

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 02/2018 BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS. Todas as áreas de conhecimento

CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 02/2018 BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS. Todas as áreas de conhecimento UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE C IÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO CAMPUS CAMAÇARI CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 02/2018 BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS Todas as áreas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 003 DE 23 de outubro de 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 003 DE 23 de outubro de 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 00 DE 2 de outubro de 20 Regulamenta a Avaliação das Provas Escrita, Didática, Memorial e Prática e o

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. EDITAL nº.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. EDITAL nº. Edital Específico para realização de Concurso Público de provas e títulos para preenchimento de vaga(s) de Professor do Magistério Federal. O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de

Leia mais

EDITAL PPGHS/UEL SELEÇÃO DE BOLSISTAS 2011

EDITAL PPGHS/UEL SELEÇÃO DE BOLSISTAS 2011 EDITAL PPGHS/UEL SELEÇÃO DE BOLSISTAS 2011 INTRODUÇÃO: Estão abertas as inscrições de 09 a 24 de fevereiro de 2011 para alunos interessados em participar da Seleção de Bolsistas do PPGHS/UEL. A inscrição

Leia mais

ANEXO II TABELA DE VALORAÇÃO DE TÍTULOS

ANEXO II TABELA DE VALORAÇÃO DE TÍTULOS ANEXO II TABELA DE VALORAÇÃO DE TÍTULOS Serão considerados os títulos compreendidos nos últimos dez anos. As frações de tempo superior a 6 meses serão contadas como um ano. I Grau acadêmico: pontuação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS / CAMETÁ. RESOLUÇÃO N 001, de 21 de outubro de 2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS / CAMETÁ. RESOLUÇÃO N 001, de 21 de outubro de 2014 RESOLUÇÃO N 001, de 21 de outubro de 2014 Altera a Resolução n.º 002/2010, de 10 de dezembro de 2010, do Campus Universitário do Tocantins / Cametá, adequando-a à Resolução CONSEPE, de n. 4.559, de 26

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - EDITAL Nº 02/2018 DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS

CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - EDITAL Nº 02/2018 DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - EDITAL Nº 02/2018 DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONHECIMENTO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BAREMA PARA PROVA DE Nome do Candidato: 1 ACADÊMICOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA E MEDICINA LEGAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA E MEDICINA LEGAL Concurso Magistério Superior Classe: Professor Adjunto Área: PSIQUIATRIA Regime: DE Pré-requisitos específicos: 1. Curso de Graduação em Medicina 2. Título de Doutor 3. Título de Especialista pela Associação

Leia mais

RESOLUÇÃO N 01, 02 de dezembro de 2014

RESOLUÇÃO N 01, 02 de dezembro de 2014 Estabelece as atividades e os critérios de avaliação a serem utilizados na Realização das Provas e Julgamento de Títulos em Concursos Públicos para a Carreira do Magistério Superior no Campus Universitário

Leia mais

RESOLUÇÃO N 01, de 26 de janeiro de 2011

RESOLUÇÃO N 01, de 26 de janeiro de 2011 RESOLUÇÃO N 01, de 26 de janeiro de 2011 Altera a Resolução n.º 01/2009, de 03 de dezembro de 2009 do Campus Universitário de Marabá, adequando-a a Resolução n.º 4068-CONSEPE, de 20 de outubro de 2010;

Leia mais

2 - DA ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

2 - DA ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital SEI nº. 0/07 Edital Específico para realização de Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto. O Pró Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

BAREMA. Candidato: Valor unitário. Unidades Valor Máximo Livre docência (máximo de 01) Pós-doutorado nas áreas do concurso (máximo

BAREMA. Candidato: Valor unitário. Unidades Valor Máximo Livre docência (máximo de 01) Pós-doutorado nas áreas do concurso (máximo BAREMA Candidato: I. Títulos Acadêmicos (pontuação máxima: 250 pontos) Unidades Livre docência (máximo de 01) 200 200 Pós-doutorado nas áreas do concurso (máximo 200 200 de 01) Pós-doutorado em outras

Leia mais