DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES"

Transcrição

1 DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES

2 ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PREVISÃO LEGAL O pagamento de adicional de periculosidade, encontra-se determinado pela Constituição Federal, em seu art. 7º, incisos XXII e XXIII, que estabelecem, como direito do trabalhador, a redução dos riscos no trabalho e o recebimento de adicional pelas atividades insalubres ou perigosas. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXII redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; XIII adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; O adicional ao serviço perigoso, que menciona o inciso XIII, do Art. 7º, da Constituição Federal, encontra-se estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho. Em condições perigosas, estabelece o Art. 193, da C.L.T., são consideradas as atividades que exponham os empregados a agentes inflamáveis ou explosivos. Art São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado. Sendo no 1º, do Art. 193, que encontramos o percentual do adicional de periculosidade, como sendo de 30% sobre o salário do empregado. 1º O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos locais da empresa. EPI EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - ELIMINAÇÃO DOS RISCOS

3 A petição inicial deve mencionar as atividades ou operações perigosas realizadas pelo empregado, os inflamáveis ou explosivos em riscos acentuados, a que o empregado estava exposto, requerendo seja nomeado perito, para realização de laudo no local. Entendimentos têm se firmado no sentido de não ser necessária a realização de perícia técnica, nos casos em que se discute a supressão do pagamento do adicional. Se o pagamento existia presume-se que o local é perigoso, admitindo-se nestes casos, somente prova no sentido de ter ou não ocorrido alteração do local de trabalho. Nossos Tribunais têm decidido, que somente é admitida a supressão do pagamento do adicional, se demonstrado que houve alteração nas condições de trabalho, se mantida as atividades em local insalubre, devida a continuidade do pagamento do adicional. As alterações nas condições do trabalho podem ocorrer não só em função da mudança de local, mas também, pela diminuição ou eliminação dos riscos a que estava o empregado exposto. O que se discute, nestes casos, é se o EPI fornecido excluiu ou se apenas amenizou os riscos. O Art. 194, da C.L.T., estabelece que a eliminação dos riscos à saúde desobriga a empresa do pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade. Art O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho. Todavia, existem julgados no sentido, da simples oferta de EPI, não significar que se tenha neutralizado o fato gerador ou minimizado as suas consequências. O equipamento pode estar protegendo, mais pode não ter eliminado os riscos. Constatação esta, que pode ser realizada através de perícia no local, exigência legal do Art. 195 da C.L.T. PERÍCIA Estabelece o Art. 195, da C.L.T., que a caracterização e classificação da insalubridade ou periculosidade serão feitas através de perícia realizada por Médico ou Engenheiro do Trabalho.

4 Art A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho. Sendo obrigatória, mesmo quando aplicada a pena de confissão, a realização da perícia é necessária para que possa ser proferida a sentença. (121) HONORÁRIOS PERICIAIS No processo, o perito nomeado pelo juiz é profissional particular que não pertence aos quadros do Judiciário, nada mais justo que seu trabalho seja remunerado. Os honorários periciais são requeridos ao juiz pelo perito, abrindo-se vistas de seu laudo as partes, que devem se manifestar também sobre o montante dos honorários requeridos. Não concordando as partes com o valor do trabalho estimado pelo perito, podem as partes impugnar o valor pretendido. Quando não há impugnação ao valor estimado, costuma-se homologar o valor pretendido pelo Perito. Havendo impugnação ao valor estimado, os honorários serão fixados pelo juiz, na proporção do trabalho e zelo profissional. No tocante a qual das partes deverá pagar os honorários, à CLT- Consolidação das Leis do Trabalho foi inserido o Art. 790-B, que estabelece que deve pagar a parte sucumbente na pretensão objeto da perícia. CLT: "Art. 790-B. A responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, salvo se beneficiária de justiça gratuita." Apesar do trabalho particular do profissional, o Art. 790-B da CLT, também prevê a isenção em sendo beneficiária a parte da justiça gratuita. Nomeado o perito pelo juiz, as partes têm a faculdade de nomearem profissional que atue como assistente técnico, para acompanhar os trabalhos do perito nomeado, que poderá elaborar também laudo, debatendo os pontos técnicos da perícia.

5 No tocante aos honorários dos assistentes técnicos, o entendimento é o firmado pela Súmula nº 341 do T.S.T., de que sendo faculdade da parte contratar particularmente o profissional assistente, esta é que deve arcar com seus honorários combinados por ocasião da contratação, independentemente do resultado final da perícia. TST Súmula nº Honorários do assistente técnico. A indicação do perito assistente é faculdade da parte, a qual deve responder pelos respectivos honorários, ainda que vencedora no objeto da perícia. (Res. 44/1995, DJ ) OPÇÃO APÓS O LAUDO Saliente-se que, perante a Justiça do Trabalho, o empregado só pode pleitear um dos adicionais, insalubridade ou periculosidade. Todavia, existindo dúvida quanto a classificação da atividade como insalubre ou perigosa, pode a parte formular seu pedido, especificando que a opção por um dos adicionais será feita após concluída a perícia. A faculdade de realizar a opção a um dos adicionais, encontra previsão legal no 2º, do Art. 193, da C.L.T.: Art º O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido. BASE DE CÁLCULO Diferentemente do adicional de insalubridade, que tem classificação nos percentuais de 10%, 20% ou 40% do salário mínimo, o adicional de periculosidade, de conformidade com o 1º, do Art. 193, é devido sempre na base de 30% sobre o salário que recebe o empregado. 1º O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos locais da empresa. Verifica-se que a redação do 1º, do Art. 193, estabelece como base de cálculo o salário sem os acréscimos de gratificações, prêmios ou participações.

6 O Tribunal Superior do Trabalho, com a nova redação que foi alterada pela Res. 121/2003 DJ 21/11/2003, através da Súmula nº 191, orienta que o adicional de periculosidade tem como base de cálculo o salário-básico, não incidindo sobre outros adicionais. TST Súmula nº Adicional. Periculosidade. Incidência. O adicional de periculosidade incide apenas sobre o salário básico e não sobre este acrescido de outros adicionais. Em relação aos eletricitários, o cálculo do adicional de periculosidade deverá ser efetuado sobre a totalidade das parcelas de natureza salarial. (Nova redação - Res. 121/ DJ ) Todavia, encontramos em nossa jurisprudência decisões no sentido do pagamento do adicional de periculosidade, tendo por base toda a remuneração do empregado. A divergência passou a ocorrer, após a nova Constituição, que em seu Inciso XXIII, do Art. 7º, constou a palavra remuneração ( XIII adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; ) As decisões que reconhecem ser o pagamento sobre toda a remuneração que recebia mensalmente, fundamentam que ao usar remuneração em vez de salário o legislador teve a intenção clara de aumentar a base sobre a qual incide o adicional. Já as decisões que reconhecem ser o pagamento somente sobre o salário-base fundamentam que o Art. 7º XXIII da Constituição Federal determina, o pagamento na forma da lei, que é a Consolidação das Leis do Trabalho. EXPOSIÇÃO INTERMITENTE - EVENTUAL Com relação exposição ao risco a Súmula nº 364 do TST, editada pela conversão das Orientações Jurisprudenciais 5, 258 e 280 da SDI-1 - Seção de Dissídios Individuais do TST pacificou o entendimento de que faz jus ao adicional o empregado exposto de forma permanente ou que de forma intermitente se sujeita as condições de risco. Sendo indevido quando o contato é de forma eventual, fortuito ou em tempo extremamente reduzido.

7 Também especifica a Súmula 364 do TST que a fixação do adicional em percentual inferior ao legal e proporcional tem validade se pactuada em acordo ou convenções coletivos. TST Súmula nº (Conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 5, 258 e 280 da SDI-1 - Res. 129/ DJ ) Adicional de periculosidade. Exposição eventual, permanente e intermitente. I - Faz jus ao adicional de periculosidade o empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita-se a condições de risco. Indevido, apenas, quando o contato dá-se de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido. (ex-ojs nº 05 Inserida em e nº DJ ) II - A fixação do adicional de periculosidade, em percentual inferior ao legal e proporcional ao tempo de exposição ao risco, deve ser respeitada, desde que pactuada em acordos ou convenções coletivos. (ex-oj nº Inserida em ) INTEGRAÇÃO O adicional de periculosidade, também incide para os descontos de imposto de renda e INSS. O pagamento habitual do adicional de insalubridade dá a este o caráter salarial, integrando a remuneração do empregado para efeito de apuração de férias, 13ºs. Salários, Aviso Prévio e FGTS. A Súmula nº 132 do TST, com nova redação em decorrência da incorporação das Orientações Jurisprudenciais 174 e 267 da SDI-1 - Seção de Dissídios Individuais do TST, orienta no sentido do adicional de periculosidade pago em caráter permanente, integrar o cálculo de indenização e de horas extras, e no sentido de que não cabe integração do adicional nas horas de sobreaviso. TST - Súmula nº 132 (Nova redação em decorrência da incorporação das Orientações Jurisprudenciais nºs 174 e 267 da SDI-1 - Res. 129/ DJ ) Adicional de periculosidade. Integração. I - O adicional de periculosidade, pago em caráter permanente, integra o cálculo de indenização e de horas extras. (ex-prejulgado nº 3). (ex-súmula

8 nº RA 102/1982, DJ / DJ e ex-oj nº Inserida em ) II - Durante as horas de sobreaviso, o empregado não se encontra em condições de risco, razão pela qual é incabível a integração do adicional de periculosidade sobre as mencionadas horas. (ex- OJ nº Inserida em ) O Adicional de Periculosidade, bem como suas integrações, devem ser discriminados individualmente nos recibos de pagamento, para evitar alegações de que não foram pagos. GASOLINA Com relação às atividades desenvolvidas com combustível, encontramos a Súmula nº 39 do Tribunal Superior do Trabalho e 212 do Supremo Tribunal Federal, que orientam no sentido de ser devido adicional de Periculosidade aos empregados que operam bomba de gasolina, e ao que trabalham em posto de revenda de combustível. TST - "Súmula nº 39 Periculosidade. Os empregados que operam em bomba de gasolina têm direito ao adicional de periculosidade (Lei nº 2.573, de ). (RA 41/1973, DJ )" STF E. 212 Tem direito ao adicional de serviço perigoso o empregado de posto de revenda de combustível líquido. ELETRICISTAS A Lei nº 7.369/85, inicialmente regulamentada pelo Decreto nº /85, estabelece o adicional de periculosidade aos eletricitários que trabalham nas concessionárias de serviços públicos de energia elétrica. Art. 1º O empregado que exerce atividade no setor de energia elétrica, em condições de periculosidade, tem direito a uma remuneração adicional de trinta por cento sobre o salário que perceber. O Decreto /85 foi revogado pelo Decreto /86, que hoje é o que regulamenta a Lei 7.369/85. O Decreto /86 estabelece que o adicional de periculosidade é devido independentemente do cargo, categoria ou ramo de empresa, desde que o empregado seja exposto aos perigos da energia elétrica.

9 Art. 2º É exclusivamente suscetível de gerar direito à percepção da remuneração adicional de que trata o artigo 1º da Lei nº 7.369, de 20 de setembro de 1985, o exercício das atividades constantes do Quadro anexo, desde que o empregado, independentemente do cargo, categoria ou ramo da empresa: Nossos Tribunais vêm decidindo, no sentido de que o adicional de periculosidade por serviço prestado com matéria energizada é devido por qualquer tipo de empresa, e não apenas pelas concessionárias públicas que produzem ou distribuem energia elétrica. A fundamentação tem sido de que, a Lei 7.369/85 e seu Decreto regulamentador alcançam não só as empresas produtoras e geradoras de energia elétrica, mas todas aquelas que tenham ramo de atividades equivalentes. A SDI-I Seção de Dissídios Individuais do TST, através da Orientação Jurisprudencial nº 324, uniformizou o entendimento de que o adicional é devido aos que trabalham em sistema elétrico de potência em condições de risco ou com equipamentos e instalações elétricas similares em condições de risco equivalentes, mesmo que em unidade de consumo. SDI-1: O.J Adicional de periculosidade. Sistema elétrico de potência. Decreto nº /86, art. 2º, 1º. É assegurado o adicional de periculosidade apenas aos empregados que trabalham em sistema elétrico de potência em condições de risco, ou que o façam com equipamentos e instalações elétricas similares, que ofereçam risco equivalente, ainda que em unidade consumidora de energia elétrica. ELETRICISTAS - INTERMITÊNCIA PAGAMENTO PROPORCIONAL Em muitos processos de eletricistas de empresas privadas discute-se, ainda, se o adicional de periculosidade deve ser pago proporcionalmente ao tempo em que o empregado fica exposto ao risco. Tal discussão ocorre em virtude do Decreto /86 estabelecer que, se o ingresso na área de risco for de modo intermitente, o pagamento do adicional deve ser proporcional ao tempo de exposição ao risco. Art. 2º...

10 I permaneça habitualmente em áreas de risco, executando ou aguardando ordens, e em situação de exposição contínua, caso em que o pagamento do adicional incidirá sobre o salário da jornada de trabalho integral; II ingresso, de modo intermitente e habitual, em área de risco, caso em que o adicional incidirá sobre o salário do tempo despendido pelo empregado na execução de atividade em condições de periculosidade ou do tempo à disposição do empregador, na forma do inciso I deste artigo. As decisões que determinam o pagamento integral estão sendo fundamentadas no sentido de que: em se tratando de energia elétrica, apesar da exposição em período parcial, se vier o empregado a ser eletrocutado, vai ser por inteiro, podendo lhe ocasionar até mesmo a morte, o que de fato não existe em forma parcial; os empregados que exercem atividades no setor de energia elétrica, em condições de periculosidade, fazem jus ao adicional integral, ainda que de forma intermitente; a determinação da Lei 7.369/95 de regulamentação foi apenas de especificar as atividades perigosas; mesmo que intermitente não exclui o risco de vida que poderá sofrer no momento da execução; é devido de forma integral, independentemente do tempo de exposição ao risco dentro da jornada de trabalho, pois o perigo é constante, existindo a cada momento; frente a possibilidade de ocorrência, a qualquer momento, mesmo no caso de intermitência, de fato nocivo e até irreparável, à integridade física do trabalhador, o perigo é sempre presente e iminente; a Lei 7.369/86 prevalece sobre o Decreto /86 que estabelece proporcionalidade ao tempo de exposição ao perigo; O Decreto /86 não pode acrescer dispositivo, a Lei 7.369/86 não determina proporcionalidade, cabia somente regulamentar o já estabelecido. Posicionamento este, que foi consubstanciado através da Súmula nº 361 pelo Tribunal Superior do Trabalho que orientou ao pagamento do adicional de forma integral. TST Súmula nº Adicional de periculosidade. Eletricitários. Exposição intermitente. O trabalho exercido em condições perigosas, embora de forma intermitente, dá direito ao empregado a receber o adicional de periculosidade de forma integral, porque a Lei nº 7.369, de não estabeleceu nenhuma proporcionalidade em relação ao seu pagamento. (Res. 83/1998, DJ ) ELETRICISTAS BASE DE CÁLCULO

11 O Tribunal Superior do Trabalho, com a nova redação que foi alterada pela Res. 121/2003 DJ 21/11/2003, através da Súmula nº 191, orienta que o adicional de periculosidade dos eletricitários tem como base de cálculo a totalidade das parcelas de natureza salarial. TST Súmula nº Adicional. Periculosidade. Incidência. O adicional de periculosidade incide apenas sobre o salário básico e não sobre este acrescido de outros adicionais. Em relação aos eletricitários, o cálculo do adicional de periculosidade deverá ser efetuado sobre a totalidade das parcelas de natureza salarial. (Nova redação - Res. 121/ DJ ) O que se encontra também na Orientação Jurisprudencial nº 279, da SDI-1 - Seção de Dissídios Individuais do TST: SDI-1: O.J Adicional de periculosidade. Eletricitários. Base de cálculo. Lei nº 7.369/85, art. 1º. Interpretação. O adicional de periculosidade dos eletricitários deverá ser calculado sobre o conjunto de parcelas de natureza salarial.

DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES

DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PREVISÃO LEGAL O pagamento de adicional de insalubridade, encontra-se determinado pela Constituição Federal,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Adicionais. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Adicionais. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e salário. Parte II Prof. Cláudio Freitas 2- PERICULOSIDADE CLT. Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério

Leia mais

SÚMULAS DO TST EM SEGURANÇA DO TRABALHO

SÚMULAS DO TST EM SEGURANÇA DO TRABALHO SÚMULAS DO TST EM SEGURANÇA DO TRABALHO SÚMULAS DO TST EM SEGURANÇA DO TRABALHO Súmula nº 39 do TST PERICULOSIDADE (mantida) - Res. Os empregados que operam em bomba de gasolina têm direito ao adicional

Leia mais

ADICIONAIS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

ADICIONAIS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES ADICIONAIS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES TRANSFERÊNCIA Súmula nº 43 do TST TRANSFERÊNCIA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 Presume-se abusiva a transferência de que trata o 1º do art. 469 da

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Insalubridade e periculosidade. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Insalubridade e periculosidade. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Insalubridade e periculosidade Prof. Hermes Cramacon Atividades insalubres art. 189 CLT São consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições

Leia mais

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Aula 12 Segurança e medicina do trabalho.

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Aula 12 Segurança e medicina do trabalho. Aula 12 Segurança e medicina do trabalho. Conteúdo Programático desta aula Segurança e medicina do trabalho: evolução e objetivos da segurança e medicina do trabalho, insalubridade e periculosidade, prevenção

Leia mais

ATIVIDADES PERIGOSAS OU INSALUBRES PROFESSOR LEANDRO ANTUNES ATIVIDADES OU OPERAÇÕES INSALUBRES Art. 189 Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou

Leia mais

CURSO DE ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL AGOSTO 2011

CURSO DE ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL AGOSTO 2011 CURSO DE ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL AGOSTO 2011 Prof. Homero Batista Mateus da Silva Tema: Segurança e medicina do trabalho Plano de trabalho: 1. Súmulas:17,39,47,70,80,132 I e II, 137, 139, 162, 191,

Leia mais

Manifesto 03. Atividades insalubres e perigosas DAS ATIVIDADES INSALUBRES OU PERIGOSAS

Manifesto 03. Atividades insalubres e perigosas DAS ATIVIDADES INSALUBRES OU PERIGOSAS Manifesto 03 Segurança e Saúde no Trabalho Atividades insalubres e perigosas DAS ATIVIDADES INSALUBRES OU PERIGOSAS Art. 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua

Leia mais

LAUDO DE PERICULOSIDADE

LAUDO DE PERICULOSIDADE LAUDO DE PERICULOSIDADE Empresa: LOIO SORVETES LTDA - FILIAL. Equipe Técnica Executora: Ana Priscilla de Oliveira Gomes Engª de Segurança no Trabalho CREA 18952 INTRODUÇÃO A elaboração do Laudo Técnico

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE VIGÊNCIA: MAIO DE 2017 à MAIO DE 2018. Empresa: ABREU LOIO SORVETES LTDA EPP (MATRIZ) Responsável Técnico: REGINALDO BESERRA ALVES Engº Segurança no Trabalho CREA 5907-D/ PB INTRODUÇÃO A elaboração do

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE VIGÊNCIA: MAIO DE 2017 à MAIO DE 2018. Empresa: GLACIAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SORVETES LTDA Responsável Técnico: REGINALDO BESERRA ALVES Engº Segurança no Trabalho CREA 5907-D/ PB INTRODUÇÃO A elaboração

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE KRAFOAM DA AMAZÔNIA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS LTDA SASMET SERVIÇO DE ASSESSORIA EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ELABORADO POR APROVADO POR EMPRESA: DATA Paloma de Paula

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE PANIFICADORA CONDE LTDA CONDE DO PÃO FILIAL 3 SASMET SERVIÇO DE ASSESSORIA EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ELABORADO POR APROVADO POR EMPRESA: DATA Ana Priscilla de

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE.

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. VIGÊNCIA: JANEIRO DE 2016 à JANEIRO DE 2017 Empresa: PANIFICADORA CONDE LTDA FILIAL 03 Responsável Técnico: Reginaldo Beserra Alves Engº Segurança do Trabalho CREA 5907

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE VIGÊNCIA: JANEIRO DE 2018 à JANEIRO DE 2019 Empresa: PANIFICADORA CONDE LTDA FILIAL II Responsável Técnico: Reginaldo Beserra Alves Engº Segurança do Trabalho CREA 5.907

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE.

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. VIGÊNCIA: FEVEREIRO DE 2015 à FEVEREIRO DE 2016 Empresa: PANIFICADORA CONDE LTDA MATRIZ Equipe Técnica Executora: Reginaldo Beserra Alves Engº Segurança do Trabalho CREA

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE PANIFICADORA CONDE LTDA SASMET SERVIÇO DE ASSESSORIA EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ELABORADO POR APROVADO POR EMPRESA: DATA Ana Priscilla de Oliveira Gomes Engenheira

Leia mais

Direito do Trabalho. Periculosidade e Insalubridade

Direito do Trabalho. Periculosidade e Insalubridade Direito do Trabalho Periculosidade e Insalubridade Insalubridade Art. 189 Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham

Leia mais

Curso de Orientação Jurisprudencial prof. Homero Batista Mateus da Silva. Tema: Remuneração, salário e benefícios.

Curso de Orientação Jurisprudencial prof. Homero Batista Mateus da Silva. Tema: Remuneração, salário e benefícios. Curso de Orientação Jurisprudencial prof. Homero Batista Mateus da Silva. Início: 1º de agosto de 2012. Término: 12 de dezembro de 2012. Total: 20 aulas de 1h45 Tema: Remuneração, salário e benefícios.

Leia mais

ETEC SÃO MATEUS

ETEC SÃO MATEUS AULA 5 GESTÃO DE PESSOAS I PROF. PROCÓPIO ETEC SÃO MATEUS - 11-03-2016 Não fique sem o conteúdo, acesse: www.professorprocopio.com Processo de Admissão A área de Recursos Humanos (RH) / Departamento Pessoal

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Adicionais Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Adicionais Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e salário Adicionais Parte I Prof. Cláudio Freitas ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE (v. art.7º, XXXIII da CRFB/88) 1- INSALUBRIDADE CLT. Art. 189 - Serão consideradas

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte I. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte I. Prof. DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Prof. Cláudio Freitas - Base legal: artigo 7º, XXXIV, CRFB/88 e artigos 189 a 197 da CLT. - Adicional de Insalubridade: Observações:

Leia mais

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE SUMÁRIO 1. Conceitos...3 2. Embasamento legal e agentes...4 3. Equipamentos de Proteção Individual...8 4. Normas Regulamentadoras...9 5. Sinopse...10 2 1. CONCEITOS ADICIONAL

Leia mais

SALÁRIOS E ADICIONAIS

SALÁRIOS E ADICIONAIS SALÁRIOS E ADICIONAIS Salário Valor do salário Salário Minimo é o pagamento realizado diretamente pelo empregador ao empregado, como retribuição pelo seu trabalho A estipulação do valor do salário hoje,

Leia mais

Periculosidade e Insalubridade Aposentadoria Especial

Periculosidade e Insalubridade Aposentadoria Especial Periculosidade e Insalubridade Aposentadoria Especial Jaques Sherique Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho Presidente da Sobes-Rio Conselheiro Federal do CONFEA Conceitos Técnicos e Legais Insalubridade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 1 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES. Segundo a Portaria Ministerial número 3214 de 08 de junho de 1978, na sua Norma Regulamentadora de número

Leia mais

Insalubridade Periculosidade

Insalubridade Periculosidade Insalubridade Periculosidade Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho Jaques Sherique sherique@gbl.com.br Criação de uma Norma Regulamentadora NECESSIDADE Publicação no Diário Oficial MTE / DSST ENTIDADE

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 Nas relações de emprego por prazo indeterminado, quando

Leia mais

TURNOS INITERRUPTOS DE REVESAMENTO REFLEXOS DE PARCELAS SALARIAIS.

TURNOS INITERRUPTOS DE REVESAMENTO REFLEXOS DE PARCELAS SALARIAIS. IV JORNADA JURÍDICA CNTQ Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico TURNOS INITERRUPTOS DE REVESAMENTO REFLEXOS DE PARCELAS SALARIAIS. Gabriel Lopes Coutinho Filho Outubro/2013 Camboriú -

Leia mais

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula 1. Fontes materiais e formais. 2. Normas Jurídicas de Direito do Trabalho. Constituição, Leis, Atos do Poder Executivo, Sentença normativa, Convenções e Acordos Coletivos, Regulamentos de empresa, Disposições

Leia mais

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA Jornada de Trabalho TEMPO A DISPOSIÇÃO: - É o período em que o empregado esteja a disposição do empregador, aguardando ou executando ordens. - Não será considerado tempo

Leia mais

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta.

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. a) O adiantamento da gratificação natalina deve ser pago no mesmo mês para todos os empregados da empresa,

Leia mais

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO SEGURANÇA DO TRABALHADOR É fundamento da SEGURANÇA SOCIAL + DEVER DO EMPREGADOR, decorrente do contrato de trabalho, sendo certo que, além dos deveres éticos e econômicos

Leia mais

Jornada de trabalho.

Jornada de trabalho. Jornada de trabalho. 1. Conceito: é uma medida de tempo no qual se inclui o labor diário. a) 1ª concepção: teoria do tempo efetivamente trabalhado, sendo o período do dia em que o empregado efetivamente

Leia mais

ORIGEM: Memorando n 043/05, do Depósito de Mercadorias da SMS, DE 14/06/2005.

ORIGEM: Memorando n 043/05, do Depósito de Mercadorias da SMS, DE 14/06/2005. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno PARECER de CONTROLE Nº 105/05 ENTIDADE SOLICITANTE: Secretaria de Administração

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 20: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 20: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE EI: 0.04.2005 ANUAL DE PESSOAL ÓD: 20 CAP: ÓDULO 20: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE CAPÍTULO : APRESENTAÇÃO FINALIDADE Estabelecer as normas de concessão de adicional de insalubridade e de

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO DR. THIAGO TRINDADE ABREU DA SILVA MENEGALDO Advogado Trabalhista, Sócio no escritório Geromes e Menegaldo Sociedade de Advogados, Professor em diversos cursos de

Leia mais

13/08/2014. Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento =

13/08/2014. Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento = Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi 1 PROVENTOS = Folha de Pagamento = 2 1 Conceitos Salário = é a contraprestação base (fixa) devida pelo empregador ao empregado em virtude do

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 325, DE Art. 1º Esta Lei disciplina o trabalho penoso, no âmbito rural e urbano.

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 325, DE Art. 1º Esta Lei disciplina o trabalho penoso, no âmbito rural e urbano. SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 325, DE 2013 Disciplina o trabalho penoso, no âmbito urbano e rural, e altera a Seção XIII do Capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Salário de Contribuição Parcelas Integrantes e não integrantes Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo - Lei nº 8.212/91 Art. 28, 8º e 9º - Decreto nº 3.048/99 Art. 214, 4º a 16 - Salário-de-contribuição

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Pagamento do Adicional Noturno sobre Período Estendido do Horário Noturno

Orientações Consultoria de Segmentos Pagamento do Adicional Noturno sobre Período Estendido do Horário Noturno Pagamento do Adicional Noturno sobre Período Estendido do Horário Noturno 18/11/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

24/02/2016. Disciplina: PRÁTICA CONTÁBIL I Departamento Pessoal. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento =

24/02/2016. Disciplina: PRÁTICA CONTÁBIL I Departamento Pessoal. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento = Disciplina: PRÁTICA CONTÁBIL I Departamento Pessoal Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi 1 PROVENTOS = Folha de Pagamento = 2 1 ADICIONAL DE INSALUBRIDADE Conceito de Insalubridade = Atividades ou operações insalubres

Leia mais

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário.

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário. BOLETIM SINDICAL 03 DE 2009 TEMA: Convenção coletiva de trabalho ENVIADO EM 24 de abril de 2009 1. Dando continuidade ao boletim sindical nº 002/2009 no qual abordamos as premissas básicas do processo

Leia mais

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. Aspectos Técnicos e Práticos

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. Aspectos Técnicos e Práticos INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE Aspectos Técnicos e Práticos 1ª edição 1994 2ª edição 1995 3ª edição 1997 4ª edição 1998 5ª edição 2000 6ª edição 2002 7ª edição 2004 8ª edição 2007 9ª edição 2009 10ª edição

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo LEI Nº 6.814

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo LEI Nº 6.814 Estado do Espírito Santo LEI Nº 6.814 Dispõe sobre o pagamento do Adicional de Insalubridade e de Periculosidade aos servidores do Município de Vitória, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE VIGÊNCIA: JANEIRO DE 2017 à JANEIRO DE 2018. Empresa: PANIFICADORA CONDE LTDA - MATRIZ Elaborado por: Reginaldo Beserra Alves Engenheiro de Segurança no Trabalho CREA: 5.907-

Leia mais

Assunto: Cirurgião-Dentista/ Adicional de Insalubridade/ Adicional de Periculosidade. PARECER

Assunto: Cirurgião-Dentista/ Adicional de Insalubridade/ Adicional de Periculosidade. PARECER CRO-RJ ASJUR / 2017 Assunto: Cirurgião-Dentista/ Adicional de Insalubridade/ Adicional de Periculosidade. Pareceristas: ALEXANDRE PESSOA e RAUL BARRETO PARECER No intuito de dirimir dúvidas suscitadas

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. Rodoviário

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. Rodoviário LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE Rodoviário VIGÊNCIA: SETEMBRO DE 2016 à SETEMBRO DE 2017. Empresa: TRANSGLOBAL SERVIÇOS LTDA RODOVIÁRIO. Elaborado por: Reginaldo Beserra Alves Eng. Segurança no Trabalho

Leia mais

18/02/2016. Disciplina: PRÁTICA CONTÁBIL I Departamento Pessoal. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento =

18/02/2016. Disciplina: PRÁTICA CONTÁBIL I Departamento Pessoal. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento = Disciplina: PRÁTICA CONTÁBIL I Departamento Pessoal Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi 1 PROVENTOS = Folha de Pagamento = 2 1 HORA EXTRA Excedentes às normais da jornada normal de trabalho; Ocorre quando o registro

Leia mais

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS.

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS. Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS leandro.cezimbra@fiergs.org.br JORNADA A jornada de trabalho é de 8 horas diárias, acrescida de mais duas horas extras diárias (art. 59), mediante acordo

Leia mais

O Adicional de Periculosidade

O Adicional de Periculosidade 1 O Adicional de Periculosidade 1 - O Adicional de Periculosidade 1.1 Introdução 1.2 Conceito 1.3 Legislação 1.3.1 - A questão das substancias radioativas e radiação ionizante 1.4 - Da caracterização 1.5

Leia mais

Médico de Saúde Ocupacional

Médico de Saúde Ocupacional } NR 3 - Embargo ou Interdição } NR 5 - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes } NR 6 - EPI } NR 7 - PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional } NR 8 - Edificações } NR 9 - PPRA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO UNIDADE 1. REMUNERAÇÃO E SALÁRIO. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO Disciplina Direito do Trabalho II Prof. Amauri Cesar Alves Análise

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES 1º MOMENTO DO NOSSO ESTUDO: CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO; DIREITO COLETIVO DO TRABALHO CONCEITO SEGUNDO

Leia mais

Folha de Pagamento. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento 20/05/2011

Folha de Pagamento. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento 20/05/2011 O inc. I do Art 225 do Decreto 3.048 de 6 de maio de 1999, aprovou: Art.225. A empresa é também obrigada a: Preparar folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu

Leia mais

MÓDULO I. Curso de Cálculos Trabalhistas AULA 11

MÓDULO I. Curso de Cálculos Trabalhistas AULA 11 MÓDULO I Curso de Cálculos Trabalhistas AULA 11 Rua Barão do Serro Azul, 199 Centro Curitiba-Paraná Fone: 41 3323-1717 www.portalciveltrabalhista.com.br S U M Á R I O 1. CÁLCULO DAS HORAS TRABALHADAS...

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas para a Prova Direito do Trabalho Prof. Rogério Renzetti Direito do Trabalho DICAS FINAIS DIREITO DO TRABALHO TRT 7ª REGIÃO DICA 1 Experiência prévia (art.

Leia mais

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização:

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização: As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral Temas : 1 Horas Extras; 2 Intervalos Interjornadas; 3 Intervalos de Refeição e ou Repouso; 4 Substituição e Acúmulo de

Leia mais

INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE

INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE A Lei 6.708/79 e a Lei 7.238/84, ambas no artigo 9º, determinam uma Indenização Adicional, equivalente a um salário mensal, no caso de dispensa

Leia mais

DURAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO

DURAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO Fundamentos e Objetivos OBJETIVO: As normas sobre a duração do trabalho têm por finalidade estabelecer limite temporal ao trabalho executado pelo empregado em favor do empregador,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário Trabalho noturno. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário Trabalho noturno. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e salário Prof. Cláudio Freitas - CRFB Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...) IX - remuneração

Leia mais

MESA REDONDA: USO DO EQUIPAMENTO DE RX MÓVEL E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA MAX CARRION BRUECKNER

MESA REDONDA: USO DO EQUIPAMENTO DE RX MÓVEL E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA MAX CARRION BRUECKNER MESA REDONDA: USO DO EQUIPAMENTO DE RX MÓVEL E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA MAX CARRION BRUECKNER Insalubre ou perigoso é o que a lei (em sentido amplo) diz que é perigoso ou insalubre. INSALUBRIDADE CLT, Art.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Revogado pela Resoluação n. 29 de 4 de setembro de 2012 RESOLUÇÃO N. 26 DE 27 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre a concessão de adicional pelo exercício de atividade insalubre ou perigosa a servidores do

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II. Profa. Graciane Saliba

DIREITO DO TRABALHO II. Profa. Graciane Saliba DIREITO DO TRABALHO II Profa. Graciane Saliba - Apresentação do site - Apresentação do plano de ensino e temas que serão tratados - Horários de aula - Trabalhos em sala e em equipe - Ausência e chamadas

Leia mais

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 04/11)

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 04/11) NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO - Direito Individual do Trabalho - (aula 04/11) CUSTÓDIO NOGUEIRA Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil; Sócio da Tardem e Nogueira Assessoria

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: JORNADA DE TRABALHO

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: JORNADA DE TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: JORNADA DE TRABALHO INTRODUÇÃO: Jornada é termo utilizado para expressar a duração diária do trabalho, ou seja, o montante de horas

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL INSALUBRIDADE PERICULOSIDADE

APOSENTADORIA ESPECIAL INSALUBRIDADE PERICULOSIDADE APOSENTADORIA ESPECIAL INSALUBRIDADE PERICULOSIDADE RISCOS OCUPACIONAIS MECÂNICOS CAT=60% ERGONÔ- MICOS CAT=30% AMBIENTAIS (F/Q/B) CAT=10% INSS/M.P.S X DRT/M.T.E INSS/M.P.S NFLD Cobrança dos passivos retroativos

Leia mais

DURAÇÃO DO TRABALHO III HORAS EXTRAORDINÁRIAS. Paula Freire Unimonte 2015

DURAÇÃO DO TRABALHO III HORAS EXTRAORDINÁRIAS. Paula Freire Unimonte 2015 DURAÇÃO DO TRABALHO III HORAS EXTRAORDINÁRIAS Paula Freire Unimonte 2015 Horas extraordinárias Jornada suplementar, trabalho suplementar, sobrejornada. Conceito: lapso temporal em que o empregado permanece

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Salário de Contribuição Parcelas Integrantes e não integrantes Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo I - os benefícios da previdência social, nos termos e limites legais, ressalvado o

Leia mais

Curso de Cálculo Trabalhista Parte Teórica Módulo 01

Curso de Cálculo Trabalhista Parte Teórica Módulo 01 Curso de Cálculo Trabalhista Parte Teórica Módulo 01 MÓDULO I Conhecimentos necessários para elaboração de cálculos trabalhistas Para a realização dos cálculos trabalhistas são necessários conhecimentos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Prof ª. Eliane Conde Benefício da Justiça Gratuita CLT, art. 790 (...) 3º Perceber salário igual

Leia mais

CÁLCULOS DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA E PARA PETIÇÃO INICIAL

CÁLCULOS DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA E PARA PETIÇÃO INICIAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pelo Prof. Paulo Vitor (Aulas 36-06/08/2018 37-08/08/2018 38 13/08/2018 39 15/08/2018 40 20/08/2018 ) CÁLCULOS DE LIQUIDAÇÃO

Leia mais

Reflexos, repercussões, incidências e integrações nas parcelas trabalhistas pleiteadas na petição inicial e deferidas na sentença

Reflexos, repercussões, incidências e integrações nas parcelas trabalhistas pleiteadas na petição inicial e deferidas na sentença BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Reflexos, repercussões, incidências e integrações nas parcelas trabalhistas pleiteadas na petição inicial e deferidas na sentença Rodrigo Ribeiro Bueno* 1.INTRODUÇÃO : Os reflexos

Leia mais

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS Professor Leandro Antunes É o conjunto de princípios, regras e instituições destinado a regular a atividade dos órgãos jurisdicionais na solução

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Complexo salarial Parte 3. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Complexo salarial Parte 3. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Remuneração e salário Complexo salarial Parte 3 Prof. Guilherme de Luca - ELEMENTOS DO SALÁRIO Remuneração e salário - ELEMENTOS DO SALÁRIO - Art. 457 1º CLT. Integram o salário não

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte III Prof. Cláudio Freitas - Princípio da intangibilidade salarial (artigo 7º, VI da CRFB/88) CRFB. Art. 7º São direitos dos

Leia mais

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017 REFORMA TRABALHISTA Aplicação dos Preceitos da Lei n. 13.467/2017 e da MP 808/2017 Palestrante: Luís Alves de Freitas Lima Auditor Fiscal do Trabalho Professor Universitário A apresentação não representa

Leia mais

Participação nos Lucros e Resultados da Empresa

Participação nos Lucros e Resultados da Empresa Participação nos Lucros e Resultados da Empresa É um contrato em virtude do qual o empregador se compromete a distribuir, como um acréscimo ao pagamento do salário normal entre os assalariados da empresa,

Leia mais

Periculosidade NR Jeferson Seidler

Periculosidade NR Jeferson Seidler Periculosidade NR - 16 Periculosidade Art. 193 CLT Risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a: inflamáveis, explosivos ou energia elétrica; roubos ou outras espécies de violência

Leia mais

COMUNICADO IMPORTANTE

COMUNICADO IMPORTANTE COMUNICADO IMPORTANTE Ribeirão Preto, 10 de Março de 2017. SINDICATO DOS TRABALHADORES INSTRUTORES DIREITORES EM AUTO ESCOLA CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES A E B DESPACHANTES E ANEXOS DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS Giseli Mozela do Amaral Alterações realizadas na CLT Lei 13.467/17 Lei da Reforma Trabalhista Entrou em vigência no dia 11/11/2017

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO AVISO PRÉVIO Aviso a ser concedido com antecedência mínima de 30 dias em relação à data de extinção do contrato de trabalho (aviso prévio trabalhado), sob pena de ser devida indenização do período correspondente

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE RODOVIÁRIO

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE RODOVIÁRIO Página 1 de 9 Empresa: Transglobal Serviços Ltda CNPJ: 01.362.266.0001-47 Elaborado: Serviço e Assessoria em Segurança e Medicina no Trabalho (SASMET) Vigência: Setembro de 2018 à Setembro de 2019. Responsável

Leia mais

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Tecnólogo Mecatrônica

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Tecnólogo Mecatrônica SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Curso: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Tecnólogo Mecatrônica - Aula 02 NR 15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES Datas das avaliações Objetivos da

Leia mais

INSALUBRIDADE & PERICULOSIDADE

INSALUBRIDADE & PERICULOSIDADE INSALUBRIDADE & PERICULOSIDADE AS NOVAS INTERPRETAÇÕES DO TST ODEMIRO J B FARIAS INTRODUÇÃO As equivocadas interpretações da legislação e da jurisprudência, cometidas por alguns peritos nas suas conclusões

Leia mais

ROTEIRO PARA PEDIR ADMINISTRATIVAMENTE OS ADICIONAIS (PARA FILIADOS)

ROTEIRO PARA PEDIR ADMINISTRATIVAMENTE OS ADICIONAIS (PARA FILIADOS) LINK 1 As Delegacias Sindicais também poderão protocolar requerimentos administrativos para suas bases, de acordo com os modelos próprios para as DS. Seguem abaixo o modelo de requerimento para o filiado

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego. Jornadas Especiais. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego. Jornadas Especiais. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego Jornadas Especiais Prof. Guilherme de Luca PERÍODOS DE DESCANSO Efeitos conexos do contrato INTRAJORNADA Art. 71 CLT. Em qualquer

Leia mais

CASTELINHOS REFEIÇÕES LTDA UNIDADE: RESTAURANTE CENTRO

CASTELINHOS REFEIÇÕES LTDA UNIDADE: RESTAURANTE CENTRO Serviço de Assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho Laboratório de análises e patologia clínica Av. Ayrão, 518 Centro Fone: 3637 77 65 Manaus / Amazonas CASTELINHOS REFEIÇÕES LTDA UNIDADE: RESTAURANTE

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 51089 João moveu reclamação trabalhista contra a Empresa Delta Ltda., pleiteando pagamento de adicional de insalubridade. Alegou, na inicial, que tinha contato permanente com o elemento A, nocivo

Leia mais

ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 1.

ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 1. ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 1. É especialista em Gestão Pública e em Orçamento Público. É Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU e Colaborador do Portal L&C. O L&C Comenta de hoje tem

Leia mais

AMAZON SAND IND. E COM. DE AREIA DE FUNDIÇÃO LTDA

AMAZON SAND IND. E COM. DE AREIA DE FUNDIÇÃO LTDA AMAZON SAND IND. E COM. DE AREIA DE FUNDIÇÃO LTDA ELABORAÇÃO: Eng Seg. Reginaldo Beserra Alves Setembro - 2011 1 LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE 1. Apresentação A elaboração do Laudo Técnico de Periculosidade

Leia mais

LOIO SORVETES LTDA - MATRIZ

LOIO SORVETES LTDA - MATRIZ Serviço de Assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho Laboratório de análises e patologia clínica Av. Ayrão, 518 Centro Fone: 637 77 65 Manaus / Amazonas LOIO SORVETES LTDA - MATRIZ SUMÁRIO 1.0 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Remunerada Exclui o Direito do Terço Constitucional de Férias

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Remunerada Exclui o Direito do Terço Constitucional de Férias Constitucional de Férias 01/09/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 6 5. Informações Complementares...

Leia mais

O que é Adicional de Periculosidade

O que é Adicional de Periculosidade Este conteúdo faz parte da série: Folha de Pagamento Ver 10 posts dessa série O que é Adicional de Periculosidade O adicional de periculosidade é uma compensação financeira (no valor de 30% do salário

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE VIGÊNCIA: NOVEMBRO DE 2016 à NOVEMBRO DE 2017. Empresa: P.M.F TRANSPORTES ESPECIAIS LTDA. Responsável Técnico: REGINALDO BESERRA ALVES Engº Segurança no Trabalho CREA 5.907-D/

Leia mais