GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 33 OS ELEMENTOS AGRÍCOLAS E OS SISTEMAS DE CULTIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 33 OS ELEMENTOS AGRÍCOLAS E OS SISTEMAS DE CULTIVO"

Transcrição

1 GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 33 OS ELEMENTOS AGRÍCOLAS E OS SISTEMAS DE CULTIVO

2

3 Como pode cair no enem Um sistema agrícola singular é caracterizado pela existência de pequenas comunidades de agricultores, que, organizados em aldeias, praticam a policultura. Esse sistema, além da geração de produtos básicos para consumo próprio e para o mercado interno, concentra-se em um produto voltado exclusivamente para exportação. Apesar de praticada em moldes tradicionais, com baixa tecnologia e produtividade, a policultura se sustenta pelas rendas geradas com o produto de exportação, que tem como destino mercados com população de alta renda. Um exemplo desse sistema agrícola é o da pro-dução e consumo: a) do cacau, matéria-prima para o chocolate, exportado por alguns países da África para o mercado europeu; b) da coca, produzida nos países andinos e que tem como destino os países vizinhos mais ricos: Brasil e Argentina; c) do chá, que desde o século XIX se mantém como principal produto de comércio entre a Índia e a Inglaterra; d) do algodão, matéria-prima da indústria têxtil, exportado em grande escala do Brasil para os Estados Unidos; e) do milho, sustentáculo dos países do sudeste asiático e que tem como destino os grandes mercados da Índia e China.

4 Fixação F c d s 1) (FUVEST) Aponte e analise duas causas para a elevada perda de solo em ambientes agrícolas 2 no mundo tropical úmido. E

5 ixação ) (UFRJ) Estima-se uma perda de solos da ordem de 75 milhões de toneladas/ano no mundo. sta perda é associada às taxas naturais de erosão, que são agravadas pela atividade humana. Na figura acima, a largura das setas indica o percentual aproximado da perda de solos em ada continente. Compare os sistemas de cultivo nos Estados Unidos e no Sudeste asiático, quanto ao grau e capitalização e produtividade, e apresente uma característica relacionada a um destes istemas que leva à perda de solos.

6 Fixação 3) (FGV) O sistema agrícola denominado Agricultura Irrigada ou Jardinagem, praticado principalmente no Sudeste da Ásia, apresenta: a) rizicultura nos vales dos rios e encostas/ mão de obra numerosa/ grande subdivisão das pequenas propriedades/ cuidados manuais com o solo e plantas; b) monocultura do chá nas planícies fluviais/ mecanização/ grande subdivisão das pequenas propriedades/ seleção de sementes e mudas; c) rizicultura nos vales dos rios e encostas/ mecanização/ seleção de sementes e mudas/ produção para o mercado externo; d) plantação de seringueiras nas planícies e encostas/ mão de obra numerosa/ grandes propriedades/ produção para o mercado externo; e) monocultura do chá nas planícies fluviais/ pequena mecanização/ grandes propriedades/ produção para o mercado interno e externo.

7 Fixação 4) (FGV) Transformações no espaço agrícola dos EUA Em 1996, o governo acabou com os tradicionais subsídios que permitiam controlar a produção e os preços: pagava ao agricultor para não cultivar parte de suas terras. Com os atuais subsídios, a safra é maior do que a demanda, tornando os grãos baratos. Mas o governo bombeia mais dinheiro na agricultura. O agricultor precisa ter áreas agrícolas maiores e mais próximas umas das outras, máquinas mais caras e mais fertilizantes. Dessa grande produção, cerca de 1/3 do trigo, 3/4 do milho e quase toda a soja, transformam-se em ração animal. Assinale a alternativa que melhor expressa a situação colocada: a) Produção globalizada. b) Poderio das empresas agroindustriais. c) Introdução da mecanização. d) Prioridade ao pequeno agricultor na política agrícola. e) Consolidação da privatização na agricultura. (Elaborado a partir do jornal O Estado de S.Paulo, 15/08/99)

8 Fixação 5) (FGV) 60% de demanda bioquímica de oxigênio 90% de resíduos tóxicos na água na última década, foram responsabilidade de: X X, no esquema apresentado, significa: a) indústrias em geral, tanto dos países do Primeiro Mundo como dos emergentes; b) residências de populações de baixo poder aquisitivo, tanto em países do Primeiro Mundo como do Terceiro Mundo; c) queimadas em florestas equatoriais, onde o rápido e intenso ciclo de evaporação-precipitação agrava o comprometimento das águas; d) veículos de carga, rodoviários, ferroviários ou hidroviários, movidos por combustíveis fósseis; e) agricultura modernizada, com mecanização intensiva e larga aplicação de insumos químicos.

9 1) (FGV) Zoneamentos agrícolas nos EUA-1998 No mapa anterior, as áreas especializadas nos cultivos de trigo de inverno e de primavera, que atingem altas taxas de produtividade, e as áreas de cultura irrigada de fruticultura e hortaliças, que utilizam o método do dry-farming, correspondem aos algarismos: a) 2 e 7 b) 3 e 1 c) 4 e 1 d) 5 e 6 e) 6 e 7

10 2) A forte presença de empresas que atuam em vários países do mundo, a existência de áreas agrícolas especializadas onde ocorre a predominância de um determinado produto e o elevado grau de mecanização, caracterizam a agricultura: a) da Rússia; b) da Austrália; c) dos EUA; d) da Europa Oriental; e) do Japão.

11 3) A mobilização de abundante mão de obra em pequenas propriedades, geralmente irrigadas, e a utilização de intensa adubação orgânica caracterizam o sistema agrícola conhecido como: a) jardinagem oriental; b) roça tropical; c) rotação trienal; d) lavoura itinerante; e) plantations.

12 4) Em relação à agricultura dos Estados Unidos, é INCORRETO afirmar: a) Caracteriza-se pela presença de cinturões agrícolas ou belts. b) Apresenta um elevado grau de mecanização. c) Detém o maior índice de produtividade do planeta. d) Caracteriza-se pela agroindústria. e) Caracteriza-se por empregar a maior parte de sua população em atividades agrícolas.

13 5) Examine atentamente as alternativas a seguir. I) As formas de agricultura primitiva baseiam-se no emprego de sistemas de culturas extensivas e, em geral, têm por objetivo a subsistência. II) A agricultura moderna se destaca pela acentuada especialização comercial e da produção e pela utilização de recursos técnicos que o desenvolvimento industrial proporcionou. III) Os sistemas de produção agrícola e de criação variam, na superfície do planeta, desde o mais extensivo até o mais intensivo. IV) Dentre os vários fatores físico-geográficos que concorrem para facilitar ou dificultar a expansão das áreas cultivadas nos diversos países, podemos destacar: o solo, as condições climáticas e os aspectos topográficos. V) Um dos pontos chamados de estrangulamento do desenvolvimento da agricultura é a comercialização. Estão corretas: a) I, II e IV apenas. b) II, III e V apenas. c) I, III e IV apenas. d) II e IV apenas. e) Todas estão corretas.

14 6) Essa prática agrícola visa, de uma certa maneira, quebrar ciclos de doenças e pragas, mudando a cultura de lugar, e poupar o solo da exaustão causada pela monocultura. Um dos exemplos mais comuns, no Brasil, desta prática agrícola, são as culturas do milho e do feijão. O que está sendo especificamente descrito? a) A agricultura integrada. b) A agricultura orgânica. c) A rotação de culturas. d) A agrossilvicultura. e) A agricultura de plantation.

15 7) (UNESP) O sistema de jardinagem, também chamado de agricultura de quinta, caracteriza o Sudeste asiático e é considerado intensivo, mesmo sem o uso de modernas tecnologias. Cada agricultor conta com uma pequena área para o plantio, principalmente de arroz, dedicando-se a ele integralmente. Dois fatores associados caracterizam esse sistema: a) Mão de obra escassa; relevo de montanha. b) Excesso de mão de obra; escassez de espaço para plantio. c) Plantio em curvas de nível; mão de obra especializada. d) Cooperativismo agrícola; lucratividade. e) Abundância de espaço para cultivo; fazendas comunitárias.

16 8) (UERJ) O exame da distribuição de renda da população auxilia na avaliação do grau de justiça social, da qualidade da ação previdenciária do Estado e da eficácia das políticas públicas de combate à pobreza. Observe o gráfico que indica a razão entre a renda anual dos 10% mais ricos e a renda anual dos 40% mais pobres, no Brasil, nos anos de 2001 a ,34 22,20 21,42 19, ,55 18,70 18,12 17, (LUCCI, Elian A. e outros. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2010.) Considerando os dados apresentados, é possível afirmar que a principal ação governamental que contribuiu para a mudança verificada na distribuição da renda na sociedade brasileira durante o período indicado foi a: a) elevação do valor real do salário mínimo; b) redução da carga tributária do setor produtivo; c) diminuição da taxa básica de juros ao consumidor; d) ampliação do investimento público em infraestrutura.

17 9) Um sistema agrícola singular é caracterizado pela existência de pequenas comunidades de agricultores, que, organizados em aldeias, praticam a policultura. Esse sistema, além da geração de produtos básicos para consumo próprio e para o mercado interno, concentra-se em um produto voltado exclusivamente para exportação. Apesar de praticada em moldes tradicionais, com baixa tecnologia e produtividade, a policultura se sustenta pelas rendas geradas com o produto de exportação, que tem como destino mercados com população de alta renda. Um exemplo desse sistema agrícola é o da produção e consumo: a) do cacau, matéria-prima para o chocolate, exportado por alguns países da África para o mercado europeu; b) da coca, produzida nos países andinos e que tem como destino os países vizinhos mais ricos: Brasil e Argentina; c) do chá, que desde o século XIX se mantém como principal produto de comércio entre a Índia e a Inglaterra; d) do algodão, matéria-prima da indústria têxtil, exportado em grande escala do Brasil para os Estados Unidos; e) do milho, sustentáculo dos países do sudeste asiático.

18 10) Nas encostas montanhosas, onde a erosão é mais intensa devem-se cultivar (de preferência em cima de terraços) produtos permanentes, como a arboricultura; os vales e as planícies ficam reservados para as culturas temporárias. A principal ideia contida no texto é o fato de que: a) as técnicas agrícolas estão na dependência dos tipos de relevo; b) as culturas, para defesa dos solos, devem-se distribuir de acordo com o relevo; c) a erosão é mais intensa nas áreas montanhosas do que nas planas; d) as técnicas agrícolas variam de acordo com os tipos de cultivo; e) o relevo não pode interferir na escolha dos cultivos.

19 11) (ENEM) Apesar do aumento da produção no campo e da integração entre a indústria e a agricultura, parte da população da América do Sul ainda sofre com a subalimentação, o que gera conflitos pela posse de terra que podem ser verificados em várias áreas e que frequentemente chegam a provocar mortes. Um dos fatores que explica a subalimentação na América do Sul é: a) a baixa inserção de sua agricultura no comércio mundial; b) a quantidade insuficiente de mão de obra para o trabalho agrícola; c) a presença de estruturas agrárias arcaicas formadas por latifúndios improdutivos; d) a situação conflituosa vivida no campo, que impede o crescimento da produção agrícola; e) os sistemas de cultivo mecanizado voltados para o abastecimento do mercado interno.

20 12) Observe a figura abaixo: consome a produção transformam a produção espaço rural espaço urbano 2 financiam a modernização escolhe uma política agrícola Legenda: 1: Poder Político; 2: Bancos; 3: Indústrias agroalimentares; 4: Mercado Urbano. A análise da figura mostra as relações cidade x campo na atualidade. Neste contexto, o tema principal por ela sugerido é: a) Modernização da agricultura e consequente domínio do rural sobre o urbano. b) Equilíbrio entre o mundo rural e o espaço urbano. c) Desequilíbrio urbano acentuando o êxodo rural. d) A cidade e a reserva de mão de obra para a agricultura. e) A cidade como lugar de comando da agricultura.

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO Como pode cair no enem (FGV) O sistema agrícola denominado Agricultura Irrigada ou Jardinagem, praticado principalmente no Sudeste

Leia mais

GEOGRAFIA. Agropecuária 2 Sistemas agrícolas. Prof. João Felipe

GEOGRAFIA. Agropecuária 2 Sistemas agrícolas. Prof. João Felipe GEOGRAFIA Agropecuária 2 Prof. João Felipe TIPOS DE AGRICULTURA 1- INTINERANTE DE SUBSISTÊNCIA É uma agricultura descapitalizada, realizada nos países periféricos, com utilização de mão - de -obra familiar

Leia mais

Geografia. Agricultura e Pecuária. Prof.: Rita Martins.

Geografia. Agricultura e Pecuária. Prof.: Rita Martins. Geografia Agricultura e Pecuária. Prof.: Rita Martins. A transformação do espaço natural em espaço geográfico iniciou-se com a agricultura. Revolução Neolítica. As transformações ocorridas na agricultura

Leia mais

a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25)

a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25) 1) Observe o esquema: a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25) b) Cite e explique 2 fatores que estão vinculados à mudança demonstrada

Leia mais

1) (FGV-SP) Analise o mapa.

1) (FGV-SP) Analise o mapa. Aula ao vivo de geografia 19/03/2014 Revolução Verde e a questão agrária no Brasil 1) (FGV-SP) Analise o mapa. O produto destacado no mapa é: a) a cana-de-açúcar. b) o algodão. c) o café. d) o feijão.

Leia mais

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 /

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / 2 0 1 5 Sistemas Agrícolas Intensivo: Maior importância à mecanização e/ou trabalho Altos índices de produtividade Natureza deixada em segundo plano Extensivo: Elementos

Leia mais

Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I

Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I Milena Mendes Barra da Estiva Julho / 2015 AGRICULTURA I - Ementa Origem, histórico e evolução; Aspectos morfológicos e fisiológicos; Distribuição Geográfica;

Leia mais

Marco Abreu dos Santos

Marco Abreu dos Santos Módulo 07 Capítulo 2 As paisagens rurais e os sistemas agrários Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Organização do espaço agrário Quase todos os países do planeta

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL

GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL ORIGENS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA Período Neolítico ( 12 mil anos antes de Cristo) foi o momento da constituição das primeiras técnicas e ferramentas utilizadas na domesticação e e cultivo

Leia mais

A ATIVIDADE AGRÍCOLA

A ATIVIDADE AGRÍCOLA A ATIVIDADE AGRÍCOLA AGRICULTURA Atividade que consiste no plantio de sementes e na colheita de vegetais. PECUÁRIA Atividade que consiste na criação de rebanhos. AGROPECUÁRIA Junção das atividades rurais:

Leia mais

RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO

RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO A agropecuária na América Anglo- Saxônica I- Os norte-americanos são os principais representantes da agropecuária comercial no mundo,com cultivos e criações intensamente

Leia mais

Agricultura no Brasil. Luciano Teixeira

Agricultura no Brasil. Luciano Teixeira LUCIANO TEIXEIRA Agricultura no Brasil Luciano Teixeira Agricultura Extensiva Caracterizada geralmente pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Normalmente é utilizada para mercado

Leia mais

AGROPECUÁRIA MUNDIAL Prof ª Gustavo Silva de Souza

AGROPECUÁRIA MUNDIAL Prof ª Gustavo Silva de Souza AGROPECUÁRIA MUNDIAL Prof ª Gustavo Silva de Souza CONCEITO Atividade econômica que tem por objetivo o cultivo de plantas e a criação de animais para o consumo alimentar das populações e a produção industrial.

Leia mais

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo;

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; A agricultura A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; Paisagem agrária: É a forma de cultivo e a divisão dos campos; É condicionada por

Leia mais

A organização do espaço Rural

A organização do espaço Rural A organização do espaço Rural Campo x Cidade A evolução da atividade agrícola Coloque na ordem essa evolução. Recursos da natureza Renovável Não renovável inesgotável Tipos de extrativismo Indústria extrativa

Leia mais

BAIXA DENSIDADE ATIVIDADES PRIMÁRIAS CONCENTRADO HABITAT RURAL DISPERSO A REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTADO:

BAIXA DENSIDADE ATIVIDADES PRIMÁRIAS CONCENTRADO HABITAT RURAL DISPERSO A REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTADO: BAIXA DENSIDADE ATIVIDADES PRIMÁRIAS HABITAT RURAL A REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA CONCENTRADO DISPERSO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTADO: MÉTODOS/TÉCNICAS AUMENTO DA PRODUTIVIDADE ISTO É: INVESTIMENTO DE CAPITAL

Leia mais

PERCURSO 27 A agricultura. Prof. Gabriel Rocha 6º ano - EBS

PERCURSO 27 A agricultura. Prof. Gabriel Rocha 6º ano - EBS PERCURSO 27 A agricultura. Prof. Gabriel Rocha 6º ano - EBS Agricultura 1 A agricultura e as condições naturais Embora a agricultura possa, atualmente, beneficiar-se do grande desenvolvimento técnico e

Leia mais

6.4 O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS E OS SEUS IMPACTOS

6.4 O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS E OS SEUS IMPACTOS 6.4 O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS E OS SEUS IMPACTOS O consumo dos recursos naturais e os seus impactos A crescente pressão sobre o consumo é provocada por: Aumento populacional Exigência dos padrões

Leia mais

Revolução Verde É o nome dado ao desenvolvimento de um conjunto de técnicas e tecnologias agrícolas que fizeram com que houvesse uma parcial

Revolução Verde É o nome dado ao desenvolvimento de um conjunto de técnicas e tecnologias agrícolas que fizeram com que houvesse uma parcial PRINCIPAIS TEMAS ESPAÇO RURAL Revolução Verde É o nome dado ao desenvolvimento de um conjunto de técnicas e tecnologias agrícolas que fizeram com que houvesse uma parcial modernização da agricultura em

Leia mais

ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO

ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO 1 - O Setor Primário reúne todas as atividades do Meio Rural, ou seja, da agropecuária (agricultura e pecuária) e atividades do extrativismo simples. 2 - O

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão O ESPAÇO RURAL E A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA PROFº CLAUDIO F GALDINO - GEOGRAFIA AGRICULTURA É o cultivo de espécies de plantas FINALIDADES: Produção de: ALIMENTOS

Leia mais

espaço rural AGRICULTURA R O C H A

espaço rural AGRICULTURA R O C H A espaço rural AGRICULTURA R O C H A Contextualizações Histórica e Geográfica dos primeiros vestígios de prática agrícola no Mundo A agricultura surgiu há cerca de 12 mil anos (Período Neolítico) no Crescente

Leia mais

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO ATIVIDADES AGRÁRIAS OU PRIMÁRIAS AGRICULTURA: PRODUÇÃO DE GRÃOS E HORTIFRUTIGRANJEIROS. 2 PECUÁRIA CRIAÇÃO DE REBANHOS PARA PRODUÇÃO DE CARNE, OVOS, LEITE E SEUS DERIVADOS

Leia mais

CAPÍTULO 27 O MEIO RURAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES

CAPÍTULO 27 O MEIO RURAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES Disciplina - Geografia 2 a Série Ensino Médio CAPÍTULO 27 O MEIO RURAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES Professor: Gelson Alves Pereira 1- INTRODUÇÃO Revolução Neolítica Importância Em primeiro plano fornecer alimentos.

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 60 CHINA: CARACTERÍSTICAS GERAIS

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 60 CHINA: CARACTERÍSTICAS GERAIS GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 60 CHINA: CARACTERÍSTICAS GERAIS Como pode cair no enem 66º 32 30 ÁSIA - MONÇÕES altas pressões 60º 30º 23º 27 30 baixas pressões 0º A respeito da dinâmica das monções apresentadas

Leia mais

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil AGRICULTURA Conceito: técnica de plantio e uso do solo. Objetivos: alimentação, matéria-prima;. FATORES

Leia mais

Espaço Agrário Lista de Exercícios 2ºEM Colégio Mauá

Espaço Agrário Lista de Exercícios 2ºEM Colégio Mauá Espaço Agrário Lista de Exercícios 2ºEM Colégio Mauá 1) A exportação de café e de cacau é o objetivo dos países produtores. Analise os gráficos que apresentam as principais produções mundiais de café e

Leia mais

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO ATIVIDADES AGRÁRIAS OU PRIMÁRIAS AGRICULTURA: PRODUÇÃO DE GRÃOS E HORTIFRUTIGRANJEIROS. 2 PECUÁRIA CRIAÇÃO DE REBANHOS PARA PRODUÇÃO DE CARNE, OVOS, LEITE E SEUS DERIVADOS

Leia mais

Data: /11/2014 Bimestre: 4. Nome: 6 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /11/2014 Bimestre: 4. Nome: 6 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /11/2014 Bimestre: 4 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) A agricultura é uma atividade econômica relacionada às condições

Leia mais

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA PRIMEIROS CAMPONESES Os primeiros camponeses foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos da natureza, sem qualquer controle

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 7º ano Ensino Fundamental II 1 Trimestre/2019 Orientações de Estudo: Reveja os conceitos dados no caderno e no livro, destacando as ideias principais; Faça

Leia mais

Nota: Nome: Série:9º ano. Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 9º ANO. CAPÍTULOS 5 e 6

Nota: Nome: Série:9º ano. Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 9º ANO. CAPÍTULOS 5 e 6 Nome: Série:9º ano Nota: Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal CAPÍTULOS 5 e 6 RECUPERAÇÃO 9º ANO 1. Explique como funciona as Monções na Ásia. 2. Em que parte da Ásia as Monções ocorrem?

Leia mais

1ª Série do Ensino Médio

1ª Série do Ensino Médio 1ª Série do Ensino Médio 16. Leia os itens e assinale a alternativa que melhor se relaciona ao tipo de agricultura e ao sistema agrícola, respectivamente: I _ Grande densidade da população, obrigada a

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

5. O PAPEL DAS REGIÕES BRASILEIRAS NA ECONOMIA DO PAÍS

5. O PAPEL DAS REGIÕES BRASILEIRAS NA ECONOMIA DO PAÍS GEOGRAFIA 5. O PAPEL DAS REGIÕES BRASILEIRAS NA ECONOMIA DO PAÍS 1. Observe os mapas: Mapa 1 Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 6. ed. Rio de Janeiro, 2012. Adaptação. Parte integrante do livro didático

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin.

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin. GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD Professor Rodolfo Visentin. QUE É GEOGRAFIA AGRÁRIA A estrutura agrária reúne as condições sociais e fundiárias de um espaço, envolvendo aspectos referentes á legalidade das terras,

Leia mais

ÁSIA MONÇÔNICA. Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219.

ÁSIA MONÇÔNICA. Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219. ÁSIA MONÇÔNICA Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219. ÁSIA DE MONÇÕES PAÍSES RIZICULTURA SISTEMA DE JARDINAGEM MONÇÕES E RIZICULTURA A importância das Monções está diretamente relacionada

Leia mais

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO QUEM SÃO OS TRABALHADORES BRASILEIROS E ONDE DESENVOLVEM SUAS ATIVIDADES ECONÔMICAS P. 37 PEA do Brasil: 100 milhões

Leia mais

a) 2 e 3 b) 1 e 3 c) 4 e 5 d) 4 e 6 e) 5 e 6

a) 2 e 3 b) 1 e 3 c) 4 e 5 d) 4 e 6 e) 5 e 6 1. No processo de formação de seu território os E.U.A. incorporaram vastos espaços que originalmente não pertenciam à Inglaterra. Pertenceram, respectivamente, à França e ao México as áreas assinaladas

Leia mais

Percursos 27 e 28 Expedições Geográficas - 6ºano Profª Bruna Andrade

Percursos 27 e 28 Expedições Geográficas - 6ºano Profª Bruna Andrade AGRICULTURA E PECUÁRIA Percursos 27 e 28 Expedições Geográficas - 6ºano Profª Bruna Andrade AGRICULTURA CONDIÇÕES NATURAIS: Apesar do grande desenvolvimento técnico e científico ela ainda depende do solo,

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 1º. Pré Universitário Uni-Anhanguera

Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 1º. Pré Universitário Uni-Anhanguera Lista de Exercícios-02-Bimestre III Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 1º Disciplina: Geografia Data da prova: Questão 01) Espaço agropecuário norte-americano

Leia mais

UECEVest TD DE GEOGRAFIA (Prof. Elvis Sampaio 21/10/17) Geografia Agrária

UECEVest TD DE GEOGRAFIA (Prof. Elvis Sampaio 21/10/17) Geografia Agrária UECEVest TD DE GEOGRAFIA (Prof. Elvis Sampaio 21/10/17) Geografia Agrária 1) A partir da segunda metade do século XX, vários países do mundo, inclusive o Brasil, implantaram um pacote de medidas que recebeu

Leia mais

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO COMO ENTENDER A SITUAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL? COMO ENTENDER A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO BRASIL E NO MUNDO? Tipos de agropecuária: intensiva e extensiva Principais modelos

Leia mais

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte AGRICULTURA BRASILEIRA Concentração fundiária Relações de trabalho no campo A fronteira agrícola Principais produtos agrícolas Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras

Leia mais

Exercícios Revolução Verde

Exercícios Revolução Verde Exercícios Revolução Verde 1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado, *Soja, Trigo, Milho, Arroz

Leia mais

OS RECURSOS NATURAIS E AS ACTIVIDADES ECONÓMICAS

OS RECURSOS NATURAIS E AS ACTIVIDADES ECONÓMICAS OS RECURSOS NATURAIS E AS ACTIVIDADES ECONÓMICAS O QUE É UM RECURSO NATURAL? RECURSO NATURAL- vasta gama de matérias-primas (recursos do solo e do subsolo) que existem no nosso Planeta e que o Homem utiliza

Leia mais

Marco Abreu dos Santos

Marco Abreu dos Santos Módulo 07 Capítulo 3 A atividade agropecuária e o comércio mundial Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Principais produtos agropecuários O cultivo de cereais era

Leia mais

Economia Rural: Agricultura

Economia Rural: Agricultura Economia Rural: Agricultura Desenvolvimento da Agricultura Período Neolítico surgimento da agricultura Crescente Fértil: uma das primeiras áreas agrícolas do mundo Primeiros cultivos ocorreram onde as

Leia mais

Arthur Santos nº 03 Giovanna Macedo nº11 Gustavo Tinen nº13 João Pedro Oliveira nº17 Maria Eduarda de Godoi nº24 Matheus Souza nº25

Arthur Santos nº 03 Giovanna Macedo nº11 Gustavo Tinen nº13 João Pedro Oliveira nº17 Maria Eduarda de Godoi nº24 Matheus Souza nº25 Arthur Santos nº 03 Giovanna Macedo nº11 Gustavo Tinen nº13 João Pedro Oliveira nº17 Maria Eduarda de Godoi nº24 Matheus Souza nº25 Os Estados Unidos possuem uma grande extensão territorial, e grande parte

Leia mais

Política de Financiamento e Comercialização do Brasil: resultados e desafios

Política de Financiamento e Comercialização do Brasil: resultados e desafios Política de Financiamento e Comercialização do Brasil: resultados e desafios Caio Tibério da Rocha Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Estrutura da Apresentação I. Cenário Mundial

Leia mais

3. (G1 - ifsp 2012) Leia o texto a seguir. 1. (Uerj 2013)

3. (G1 - ifsp 2012) Leia o texto a seguir. 1. (Uerj 2013) 1. (Uerj 2013) A agricultura norte-americana é organizada de acordo com o modelo empresarial, o que torna o espaço agropecuário do país fortemente vinculado à lógica econômica. O principal fator locacional

Leia mais

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL FATORES QUE INFLUENCIAM NA CONFIGURAÇÃO SOCIOESPACIAL E NA SUSTENTABILIDADE DO MEIO RURAL Aspectos físicos e ambientais Condições socioeconômicas Capitalização e a

Leia mais

Definição. O prefixo agro tem origem no latim agru que. significa terra cultivada ou cultivável. Assim define-se agricultura como sendo o conjunto

Definição. O prefixo agro tem origem no latim agru que. significa terra cultivada ou cultivável. Assim define-se agricultura como sendo o conjunto Definição O prefixo agro tem origem no latim agru que significa terra cultivada ou cultivável. Assim define-se agricultura como sendo o conjunto de técnicas desenvolvidas pelo ser humano com o objetivo

Leia mais

SOBRE COMERCIALIZAÇÃO DE ARROZ

SOBRE COMERCIALIZAÇÃO DE ARROZ CICLO DE PALESTRAS E DEBATES SOBRE COMERCIALIZAÇÃO DE ARROZ E TRIGO NO BRASIL Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal Flávio Turra Gerente Técnico e Econômico da Ocepar fturra@ocepar.org.br

Leia mais

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil IFCE 1 - O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês "agribusiness", cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária,

Leia mais

Prof. Clésio Farrapo

Prof. Clésio Farrapo Prof. Clésio Farrapo Podemos dividir a área agrícola em dois tipos de Iavoura: cultura permanente e cultura temporária. No primeiro caso, as culturas Ievam mais de um ano para produzir; podem ser retiradas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE AGROPECUÁRIA MUNDIAL

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE AGROPECUÁRIA MUNDIAL LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE AGROPECUÁRIA MUNDIAL 1) Tomates de amadurecimento lento, frutas cítricas resistentes à geada, soja resistente à herbicida e com mais proteína, batatas maiores e com polpa mais

Leia mais

Sustentabilidade na Amazônia

Sustentabilidade na Amazônia ABIOVE Sustentabilidade na Amazônia ABAG Associação Brasileira de Agribusiness Carlo Lovatelli Presidente Alemanha 10 de Julho de 2006 Europa 6.4% sendo 90% na Rússia R América Tropical 34% Brasil 34%

Leia mais

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina Respostas das sugestões de avaliação Unidade 4 1. a) A população americana se distribui de maneira irregular pelo seu território; ou seja, algumas regiões são mais povoadas que outras. b) Essa distribuição

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Col.Naval 2014) Leia o trecho a seguir. Um dos graves problemas que o Brasil vem enfrentando desde 2001 é a crise de energia com ameaças dos apagões. Para minimizar tal preocupação, muito se fala na

Leia mais

"Economia Verde nos Contextos Nacional e Global" - Desafios e Oportunidades para a Agricultura -

Economia Verde nos Contextos Nacional e Global - Desafios e Oportunidades para a Agricultura - "Economia Verde nos Contextos Nacional e Global" - Desafios e Oportunidades para a Agricultura - Maurício Antônio Lopes Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Leia mais

Boletim de Agropecuária da FACE Nº 32, Abril de 2014

Boletim de Agropecuária da FACE Nº 32, Abril de 2014 CURSO DE Boletim de Agropecuária da FACE Nº 32, Abril de 2014 Segue abaixo uma breve explicação sobre os dados agropecuários analisados neste Boletim. Pesquisa, acompanhamento e avaliação de safras O Ministério

Leia mais

Cadeia Produtiva da Soja e Biodiesel

Cadeia Produtiva da Soja e Biodiesel Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Cadeia Produtiva da Soja e Biodiesel Daniel Furlan Amaral Gerente de Economia 18 de agosto de 2017 Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Geografia. Rebecca Guimarães

Geografia. Rebecca Guimarães Geografia Rebecca Guimarães 01 -(FGV) CANÇÃO DOS SEM-TERRA A enxada sobe e desce na terra encharcada Sobe e desce A vontade do homem que a sustenta, de ser dono da terra lavrada, da terra tratada. A enxada

Leia mais

Ásia Capítulo 14. Ásia

Ásia Capítulo 14. Ásia Grande diversidade de paisagens, povos e culturas Área desértica: pessoas concentradas ao longo dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Jordão (limite entre Israel e Jordânia). Essa região foi conhecida

Leia mais

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como...

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como... GOIÂNIA, / / 2015 No Anhanguera você é Prof.: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:7º ALUNO (a): + Enem Lista de atividades P2 Bimestre:2 01 - O Nordeste é a região que possui a maior quantidade

Leia mais

OS RECURSOS NATURAIS E AS ATIVIDADES ECONÓMICAS

OS RECURSOS NATURAIS E AS ATIVIDADES ECONÓMICAS OS RECURSOS NATURAIS E AS ATIVIDADES ECONÓMICAS O QUE É UM RECURSO NATURAL? RECURSO NATURAL- vasta gama de matérias-primas que existem no nosso Planeta e que o Homem utiliza para garantir a sua sobrevivência.

Leia mais

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial Capítulo 9 Educador: Franco Augusto Alguns significados: fonte: http://www.significados.com.br Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a

Leia mais

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO Sistema Famato Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso. Criada em 1965, é a representante máxima da estrutura que compõe o Sistema Sindical Rural do Estado

Leia mais

1. Aspectos gerais da cultura

1. Aspectos gerais da cultura CULTURA DO ARROZ 1. Aspectos gerais da cultura Centro de Origem -Asiático -Africano Gênero Oryza 25 espécies dispersas Espécies Sul Americanas Ásia África América do Sul e Central Espécies utilizadas Histórico

Leia mais

GEOGRAFIA. O machado, a enxada e a foice são instrumentos de trabalho; o milho, a mandioca e o feijão, os principais produtos.

GEOGRAFIA. O machado, a enxada e a foice são instrumentos de trabalho; o milho, a mandioca e o feijão, os principais produtos. GEOGRAFIA A urbanização das populações é um fato contemporâneo da expansão do capitalismo no campo que faz com que a agricultura assuma as características dos processos industriais de produção. A afirmativa

Leia mais

Aulas 05 e 06: Estrutura fundiária brasileira e industrialização. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida (Platão)

Aulas 05 e 06: Estrutura fundiária brasileira e industrialização. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida (Platão) Aulas 05 e 06: Estrutura fundiária brasileira e industrialização. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida (Platão) O comércio mundial de alimentos. Commodity: valor que um

Leia mais

Teste Diagnóstico I Geografia

Teste Diagnóstico I Geografia Nome: Data: Alguns aspetos detetados: Conhecimentos prévios mal assimilados ou interiorizados. Dificuldades na interpretação de um pequeno texto. Dificuldades na interpretação de enunciados. Dificuldade

Leia mais

ATIVIDADE: Orientação Trabalho Atualidades- 2ª etapa/2012 Disciplina: GEOGRAFIA Série: Turma: Professor (a): GISELE Aluno (a): N

ATIVIDADE: Orientação Trabalho Atualidades- 2ª etapa/2012 Disciplina: GEOGRAFIA Série: Turma: Professor (a): GISELE Aluno (a): N ATIVIDADE: Orientação Trabalho - 2ª etapa/2012 Disciplina: GEOGRAFIA Série: Turma: Professor (a): GISELE Data: / / Aluno (a): N TRABALHO ATUALIDADES CDC- ENSINO MÉDIO Caros alunos, O trabalho da 2ª etapa

Leia mais

COMO AS TERRAS ESTÃO DISTRIBUÍDAS. NO BRASIL OCORRE UMA CONCENTRAÇÃO DE TERRAS, OU SEJA, ESTÃO DISTRIBUIDAS IRREGULARMENTE. DESDE O PERÍODO COLONIAL:

COMO AS TERRAS ESTÃO DISTRIBUÍDAS. NO BRASIL OCORRE UMA CONCENTRAÇÃO DE TERRAS, OU SEJA, ESTÃO DISTRIBUIDAS IRREGULARMENTE. DESDE O PERÍODO COLONIAL: AGROPECUÁRIA COMO AS TERRAS ESTÃO DISTRIBUÍDAS. NO BRASIL OCORRE UMA CONCENTRAÇÃO DE TERRAS, OU SEJA, ESTÃO DISTRIBUIDAS IRREGULARMENTE. DESDE O PERÍODO COLONIAL: SESMARIAS E CAPITANIAS HEREDITÁRIAS. A

Leia mais

3) Sobre a interdependência dos elementos da natureza, caracterize:

3) Sobre a interdependência dos elementos da natureza, caracterize: Educador: Abílio José C. Curricular: Geografia Data: / /2013 Estudante: 8 Ano 1) Caracterize resumidamente, as três esferas terrestres e responda: elas ainda apresentam os mesmos aspectos de quando se

Leia mais

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o legado das plantation Atender as necessidades das metrópoles europeias durante o período colonial. Foi implementado nas colônias de

Leia mais

Revisão DE GEOGRAFIA 2º Trimestre Prova TRIMESTRAL Geografia Professor Gabriel

Revisão DE GEOGRAFIA 2º Trimestre Prova TRIMESTRAL Geografia Professor Gabriel Revisão DE GEOGRAFIA 2º Trimestre Prova TRIMESTRAL Geografia Professor Gabriel Módulo 8. A ECONOMIA RURAL DA EUROPA Características da Produção Agropecuária A. Predomínio de Pequenas Propriedades B. Alta

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 63 MUNDO INDIANO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 63 MUNDO INDIANO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 63 MUNDO INDIANO (Fonte: http://cmrj6ano.blogspot.com.br/2010/11/agricultura-dejardinagem.html.acesso em 12/08/2012 [Adaptado].) Como pode cair no enem (UFSJ) Observe as imagens

Leia mais

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla Atividade Agrária no Brasil e no mundo Prof. Andressa Carla Solo- toda camada da litosfera, formada por rochas onde se desenvolve a vida microbriana. Clima- influencia no tipo de cultivo. O uso de tecnologia

Leia mais

Agronegócio em Mato Grosso. Abril 2013

Agronegócio em Mato Grosso. Abril 2013 Agronegócio em Mato Grosso Abril 2013 Brasil Visão Geral Brasil - Visão Geral Area 8,5 milhões km 2 (5º maior) População (2011) 195 milhões (6 º maior) PIB (2011) US$ 2,47 Trilhões (6 ª maior) Produção

Leia mais

Meio Rural X Meio Agrário:

Meio Rural X Meio Agrário: Introdução Rural X Urbano: Urbano: presença de construções (casas, prédios, comércio, escolas, hospitais, etc.); Rural: presença maior da natureza e atividades agrárias; Meio Rural X Meio Agrário: Rural:

Leia mais

O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL. Carlos Eduardo Cruz Tavares (1)

O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL. Carlos Eduardo Cruz Tavares (1) SEÇÃO II Artigos de Política Agrícola O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL Carlos Eduardo Cruz Tavares (1) Alguns meses atrás, a imprensa divulgou que o Governo Federal havia definido, como meta

Leia mais

1. Aspectos gerais da cultura

1. Aspectos gerais da cultura CULTURA DO ARROZ 1. Aspectos gerais da cultura Centro de Origem -Asiático -Africano Gênero Oryza 25 espécies dispersas Espécies Sul Americanas Ásia África América do Sul e Central Espécies utilizadas Histórico

Leia mais

16- A inserção de tecnologias e de sistemas mecanizados no âmbito da produção agrícola vem ocasionando profundas transformações no espaço geográfico

16- A inserção de tecnologias e de sistemas mecanizados no âmbito da produção agrícola vem ocasionando profundas transformações no espaço geográfico 16- A inserção de tecnologias e de sistemas mecanizados no âmbito da produção agrícola vem ocasionando profundas transformações no espaço geográfico do Brasil e do mundo. Entre essas transformações, podemos

Leia mais

2. ((UFMG) Analise este trecho de música, em que se retratam condições socioambientais das grandes cidades brasileiras: A Cidade

2. ((UFMG) Analise este trecho de música, em que se retratam condições socioambientais das grandes cidades brasileiras: A Cidade 1. (Puccamp) "Nos Estados Unidos, a região das Planícies Centrais tem apresentado grande evolução agrícola: no Corn Belt, o milho está cada vez mais associado à beterraba e à soja; no antigo Cotton Belt

Leia mais

Panorama Geral Agronegócio AULA/TEMA. Panorama Geral Agronegócio. Prof. Me. José Leandro Ciofi Você livre pra fazer a diferença!

Panorama Geral Agronegócio AULA/TEMA. Panorama Geral Agronegócio. Prof. Me. José Leandro Ciofi Você livre pra fazer a diferença! AULA/TEMA Panorama Geral Agronegócio Panorama Geral Agronegócio Prof. Me. José Leandro Ciofi Você livre pra fazer a diferença! Conteúdo Programático Dados Recentes; Brasil Pontos Favoráveis Importância

Leia mais

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA Estrutura fundiária é a forma como as propriedades agrárias de uma área ou país estão organizadas, isto é, seu número, tamanho ou distribuição social. Um dos grandes

Leia mais

Tabela 1. Dados comparativos da safra anterior em relação à atual.

Tabela 1. Dados comparativos da safra anterior em relação à atual. 11º Levantamento da Safra Baiana de Grãos De acordo com o décimo primeiro levantamento (realizado entre os dias 24 a 28 de julho de 2017), estima-se que nessa safra sejam colhidas 8.032,3 mil toneladas

Leia mais

A AMÉRICA LATINA INDUSTRIALIZADA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES

A AMÉRICA LATINA INDUSTRIALIZADA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES A AMÉRICA LATINA INDUSTRIALIZADA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES DURANTE O PÉRÍODO DAS GUERRAS MUNDIAIS, OS PAÍSES EUROPEUS PARARAM DE EXPORTAR ARTIGOS INDUSTRIALIZADOS

Leia mais

Nos últimos 20 anos, a produção brasileira dos principais grãos de

Nos últimos 20 anos, a produção brasileira dos principais grãos de AGRICULTURA Clima prejudica a safra gaúcha 2001/2002 Maria Helena Antunes de Sampaio* Nos últimos 20 anos, a produção brasileira dos principais grãos de verão arroz, feijão, milho e soja cresceu 94,4%

Leia mais

Cultivo do Milheto. Sumário. Importância econômica. Apresentação. Importância econômica. Produção

Cultivo do Milheto. Sumário. Importância econômica. Apresentação. Importância econômica. Produção Sumário Importância econômica Cultivo do Milheto Embrapa Milho e Sorgo Sistemas de Produção,3 ISSN 1679-012X Versão Eletrônica - 1 ª edição Set./2009 João Carlos Garcia Jason de Oliveira Duarte Apresentação

Leia mais

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a atividade agrícola menos onerosa e mais eficiente para ocupar áreas e assegurar a posse da terra Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Segue abaixo uma breve explicação sobre os dados agropecuários analisados neste Boletim. Pesquisa, acompanhamento e avaliação de safras O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em conjunto

Leia mais

A economia agrícola internacional e a questão da expansão agrícola brasileira ABAG. Alexandre Mendonça de Barros

A economia agrícola internacional e a questão da expansão agrícola brasileira ABAG. Alexandre Mendonça de Barros A economia agrícola internacional e a questão da expansão agrícola brasileira ABAG Alexandre Mendonça de Barros 05 de Agosto de 2013 1 Índice As transformações da economia agrícola internacional Vantagens

Leia mais

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário -

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário - PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Caracterize os setores da economia

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 49 NAFTA, ALCA E CAFTA- DR

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 49 NAFTA, ALCA E CAFTA- DR GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 49 NAFTA, ALCA E CAFTA- DR Como pode cair no enem (UERJ) O comércio externo constitui um dos aspectos mais importantes da economia nacional em tempos de globalização. Observe,

Leia mais

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia O Comércio Exterior do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia O BRASIL NO COMÉRCIO EXTERIOR O comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre

Leia mais