Seminário PAEL Porto Alegre 20 de Agosto de 2016 A IMPORTÂNCIA DA INTER-VISITAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seminário PAEL Porto Alegre 20 de Agosto de 2016 A IMPORTÂNCIA DA INTER-VISITAÇÃO"

Transcrição

1 Seminário PAEL 2016 Porto Alegre 20 de Agosto de 2016 A IMPORTÂNCIA DA INTER-VISITAÇÃO Palestrante: Ernesto Luiz da Silva Lecey MI Deputado Estadual ARLS Sentinela do Piratini 4271 Oriente de Dom Pedro de Alcântara - RS

2 Foi Jung que nos chamou a atenção para esse aspecto particular da nossa psique, que é o compartilhamento coletivo

3 Muitos estão bem familiarizados, com a explicação habitual deste símbolo. Dizem-nos que o ponto no centro, representa um irmão individual, o círculo a linha limite de seu dever para com Deus e com os homens /Maçonaria Um Mestre Maçom portanto, nunca estará perdido, pois sempre estará ao centro

4

5 Fundação e Registro de Lojas GOB/BR RITOS ADONHIRAMITA BRASILEIRO ESCOCÊS MODERNO SCHROEDER YORK TOTAL

6 GOB/RS LOJAS POR RITO QUADRO COMPARATIVO 2008/2015 RITO ADONHIRAMITA BRASILEIRO ESCOCÊS MODERNO SCHROEDER YORK TOTAL 57 84

7 Fatores que fomentam o crescimento Em 2003 o Grão-Mestre Ir.: Mário Juarez assumiu com 32 lojas em 3 Ritos; ao final do mandato entregou o Malhete, em 2011, com 72 Lojas e seis Ritos. O crescimento ocorrido a partir de 2008 deveu-se principalmente à visão do Grão Mestre, que não se preocupou em favorecer este ou aquele rito, mas a Maçonaria e todos os seus ritos, indistintamente. Outro fator que alimentou o crescimento naquele período foi, sem dúvida, a visão global de maçonaria, sempre buscando a união e o congraçamento em todos os níveis.

8 OUTROS FATORES QUE INFLUENCIAM INDIRETAMENTE NO CRESCIMENTO DE LOJAS E RITOS CARACTERÍSTICAS REGIONAIS (Influência da colonização) MOTIVAÇÕES CULTURAIS (Palestras, Seminários, Encontros, etc.) INFLUÊNCIAS DO GRÃO-MESTRADO ou do Adjunto (Ex.: Mario Juarez) INFLUÊNCIAS DOS GRAUS FILOSÓFICOS (Rito Brasileiro/York) DESEJO DE CRESCIMENTO PLANEJADO (a longo prazo)

9

10

11 Comparativo entre as 3 Obediências gaúchas GOB/RS GLMERGS GORGS * Obediência maçônica, regular conforme list of lodges 2016, página 193 ** Associação maçônica, não constante no List of Lodges.

12 G O B QUEM SOMOS EM NÍVEL BRASIL OBREIROS

13 Nossa representatividade atual: 2,5% dos obreiros do Grande Oriente do Brasil GOB BRASIL OBREIROS em Lojas GOB RS OBREIROS em 84 Lojas

14 Como estamos participando? O RS tem 470 municípios e 570 LOJAS MAÇÔNICAS, O GOB/RS possui 84 lojas em 50 municípios, uma participação de 14,7%

15 O GOB no Rio Grande do Sul Obediências Obreiros Percentual Nº de Lojas Média de Obreiros por Lojas Triângulos Lojas de Estudos e Pesquisas GOB/RS ,8 84 (14,7%) GLMRS * ,9 233 (40,9%) GORGS ** ,3 253 (44,4%) TOTAL % 570 (100%)

16 O GOB em Porto Alegre Obediências Obreiros Percentual Nº de Lojas Média de Obreiros por Lojas Triângulos Lojas de Estudos e Pesquisas GOB/RS? 9,8 26 (14,6%)? 0 0 GORGS? 37,9 77 (43,3%)? 0 01 GORGS? 52,3 75 (42,1%)? 0 01 TOTAL? 100% 178 (100%)? 0 02

17 O que fazer para equilibrar a balança?

18 Quem visita é visitado... Dos seis ritos praticados no GOB-RS, quantos você visitou nesse semestre, e no ano passado? Adonhiramita Brasileiro Escocês Moderno Scheroeder York

19 INTERVISITAÇÃO ORIENTAÇÕES GERAIS

20 Sobre o tema Inter visitação, algumas Lojas Federadas ao Grande Oriente do Brasil, fizeram as seguintes interpelações a este Grão-Mestrado: 01 - Os Maçons do GOB podem participar de sessão pública com a presença de Maçons pertencentes a Lojas de qualquer potência maçônica? Resposta Não há nenhum problema que Maçons do GOB participem de qualquer evento público, programado por qualquer entidade ou órgão não maçônico com a presença de cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, autoridades profanas, convidados, convidadas e MAÇONS de diversas potências, regulares e irregulares, desde que a solenidade seja realizada sem qualquer formalidade ritualística maçônica e que nenhum dos presentes esteja trajando paramentos maçônicos, tais como aventais, colares, faixas, etc.

21 02 - Podem participar de uma Sessão ritualística maçônica, realizada por uma Loja Federada ao Grande Oriente do Brasil, com fins comemorativos, MAÇONS de diversas potências, mencionadas ou não em List of Lodges?, além de cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, autoridades profanas, convidados e convidadas? Resposta Podem, desde que somente os Maçons do GOB e das potências mencionadas em "List of Lodges", poderão estar trajados maçônicamente com aventais, faixas, colares etc., sendo que os Maçons de potências não citadas em?list of Lodges?, não poderão participar do evento, com trajes maçônicos, ou seja, com aventais, faixas, colares, etc..

22 03 - Os Maçons do GOB podem participar de sessão ritualística realizada por uma Loja pertencente a uma Potência citada em "List of Lodges", em que estejam presentes Maçons pertencentes a outras potências maçônicas não mencionadas em "List of Lodges"? Resposta Os Maçons do GOB não podem participar de qualquer sessão ritualística em que estejam presentes Maçons de potências maçônicas não mencionadas em "List of Lodges, embora seja realizada por uma Loja pertencente a uma Potência citada em "List of Lodges".

23 04 - Os Maçons do GOB podem participar de eventos não maçônicos juntamente com Maçons de qualquer potência, mesmo que se trate de potência maçônica não relacionada em "List of Lodges"? Resposta Não existe e nem poderia existir nenhum impedimento para este tipo de participação conjunta.

24 05 - Os Maçons do GOB podem participar de atividades não maçônicas, para qualquer fim não maçônico, juntamente com Maçons de qualquer potência, mesmo que se trate de potência maçônica não relacionada em "List of Lodges"? Resposta Não existe e nem poderia existir nenhum impedimento para este tipo de participação conjunta.

25 06 - Os Maçons do GOB podem participar de associações não maçônicas, com objetivos não maçônicos, juntamente com Maçons de qualquer potência, mesmo que se trate de potência maçônica não relacionada em "List of Lodges"? Resposta Não existe e nem poderia existir nenhum impedimento para este tipo de participação conjunta.

26 07 - Como proceder quando um visitante comparecer a uma Loja Federada ao GOB, desejando assistir a uma Sessão Ritualística? Resposta A primeira providência é solicitar a identidade maçônica do visitante e, de forma reservada e discreta, verificar se a Potência Maçônica a que ele pertence está mencionada na publicação "List of Lodges", que o Poder Central enviou para a Loja por intermédio do Grande Oriente a que estiver jurisdicionada. Se o nome da Potência constar na publicação "List of Lodges", procede-se às verificações de praxe e caso contrário, ou seja, se não constar, informa-se ao visitante a impossibilidade de seu ingresso, tendo em vista que só podemos admitir quando se tratar de maçom que pertença a uma Potência mencionada em "List of Lodges".

27 08 - Maçons regulares do GOB, podem participar de evento com Maçons não paramentados, mas com foco em assuntos maçônicos e profanos visando inter relacionamento, dele participando só Maçons do GOB e Maçons de potências não constantes do List of Lodges do GOB? Ex: Conselho de Veneráveis ou Conselhos de Mestres Instalados. Resposta É vedada a participação de maçons regulares do GOB em Conselho de Veneráveis Mestres, tendo em vista que gozam da qualidade de Mestres Instalados conforme se infere no disposto no parágrafo segundo do artigo 43 do RGF, donde se conclui que muito menos seria admissível a participação de membros de quaisquer outras potências, em hipótese alguma, em eventos da espécie. Vale ressaltar, no entanto, que conforme o disposto na parte final do citado parágrafo segundo, é admitida a participação de Mestres Instalados do GOB nas congregações estaduais e distrital de Veneráveis Mestres. Por oportuno, cabe enfatizar o texto do inciso III do artigo 43 do RGF que dispõe sobre a constituição do Conselho de Mestres Instalados, constituído por Ato de Grão Mestre, para fins de instalação de um maçom eleito venerável mestre, grão mestre e grão mestre adjunto consoante o disposto no artigo 44 do RGF.

28

29

30 SEMINÁRIO ESTADUAL DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO 17 DE SETEMBRO DE 2016 FLORIANÓPOLIS - SC ============================================== SEMINÁRIO ESTADUAL DO RITO DE YORK 03 DE SETEMBRO DE 2016 FLORIANÓPOLIS - SC ============================================== ENCONTRO DA FAMÍLIA MAÇÔNICA GOBIANA A 06 DE NOVEMBRO DE 2016 BLUMENAU - SC E NÓS, O QUE ESTAMOS FAZENDO NO RIO GRANDE DO SUL?

31 Sugestões de como despertar e incentivar a Intervisitação. Inserção no site do GOB RS e PAELRS, o calendário por lojas de datas: Iniciações, Elevações e Exaltações.

32 Incentivo, por parte das Lojas, a visitas a outros ritos. Hoje seis ritos são praticados no GOB RS (Adonhiramita, Brasileiro, Escocês, Moderno, Schroeder e York), muitos desconhecidos por lojas e irmãos.

33 Que sejam aproveitadas as ocasiões de Instalações, Regularizações De Lojas, Sagrações De Estandartes, Sagrações De Templos. Nessas oportunidades, uma boa alternativa é o deslocamento dos membros do GOB RS em carros custeados pela Obediência, como por exemplo uma van locada para esse fim, com isso possibilitando que mais obreiros participem e incrementem a visitação.

34 Incentivo a visitas de lojas completas e devidamente compostas, inclusive com Estandarte, a lojas do mesmo ou de outros ritos, com a consequente divulgação às demais Lojas, mediante a criação de um espaço cultural para tal, quer no site, quer no boletim.

35 A cada seis meses, elaborar um balanço das movimentações de visitas, por obreiros e lojas, em particular na Capital e cidades vizinhas e equidistantes pelo menos 100 KM.

36 Realizações de Encontro Estaduais por Ritos, com apoio do GOBRS

37 OS BURACOS JÁ PASSARAM, NÃO ADIANTA AGORA MAIS OLHAR O QUE PASSOU

38 QUEM FICA PENSANDO NO PASSADO É COMO UM MOTORISTA QUE DIRIGE OLHANDO PARA O RETROVISOR. VAMOS PLANEJAR A INTERVISITAÇÃO, NAS LOJAS DO GOBRS, VISANDO UM FUTURO MAIS PROMISSOR E COESO.

39 1 ENCONTRO DE MESTRES INSTALADOS do GOB RS 2008 Autorizado pelo Grão Mestre Estadual Saudoso Eminente irmão Mario Juarez de Oliveira. + Encontro organizado pelos irmãos dos Ritos Brasileiros e Moderno

40

O Secretário da Loja SEMINÁRIO 2017

O Secretário da Loja SEMINÁRIO 2017 O Secretário da Loja SEMINÁRIO 2017 Objetivo: Auxiliar o Secretário nas suas tarefas cotidianas, especialmente na relação com a Grande Loja. INTRODUÇÃO Responsável direto pelo expediente da Loja Registra

Leia mais

AÇÕES ESTRATÉGICAS. (EM EXECUÇÃO EM 2016/2 o Semestre)

AÇÕES ESTRATÉGICAS. (EM EXECUÇÃO EM 2016/2 o Semestre) GRANDE ORIENTE DE SANTA CATARINA - GOSC AÇÕES ESTRATÉGICAS (EM EXECUÇÃO EM 2016/2 o Semestre) 13. Propor e colaborar com ações que visem um sistema de saúde de qualidade no município e no estado, em especial,

Leia mais

JB NEWS. Edição Especial

JB NEWS. Edição Especial JB NEWS Edição Especial Editoria: Ir Jerônimo Borges Loja Templários da Nova Era nr. 91 Florianópolis (SC), 24 de junho de 2011 O JB News deixa de apresentar a sua edição costumeira para abrir espaço

Leia mais

Boletim Oficial. Nº Extraordinário 1º/11/2018

Boletim Oficial. Nº Extraordinário 1º/11/2018 Boletim Oficial Nº 005-2018 Extraordinário 1º/11/2018 PODER EXECUTIVO 1 /11/2018 EXPEDIENTE BOLETIM OFICIAL DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO Praça Dr. João Mendes 42 - Sobreloja Entrada Privativa 46 Fone/Fax:

Leia mais

de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Tanguá e Itaboraí, do Estado do Rio de Janeiro;

de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Tanguá e Itaboraí, do Estado do Rio de Janeiro; FUNDAÇÃO Escrever história é um ato heroico, árido e bastante difícil. No entanto, a história é uma das áreas do conhecimento humano que tem uma importância fundamental para o desenvolvimento que nos faz

Leia mais

ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO DA FEDERAÇÃO

ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO DA FEDERAÇÃO ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO DA FEDERAÇÃO Lei 0099, de 9 de Dezembro de 2008, ( RGF) Lei nº 104, de 26 de Março de 2009, BO nº 06 de 13/04/2009 ALTERA O DISPOSTO NO ARTIGO 76 Art. 76 - O Maçom ativo terá

Leia mais

Grande Oriente do Brasil RS

Grande Oriente do Brasil RS Pr.Pres. 89/2015-2017 Porto Alegre, 19 de dezembro de 2016. Ao Eminente Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil Rio Grande do Sul Irmão Jorge Pedron de lãs Llãnas Cc Veneráveis Mestres das lojas Jurisdicionadas

Leia mais

LIBERDADE IGUALDADE FRATERNIDADE Grande Oriente do Brasil SUPERIOR TRIBUNAL ELEITORAL

LIBERDADE IGUALDADE FRATERNIDADE Grande Oriente do Brasil SUPERIOR TRIBUNAL ELEITORAL ELEIÇÕES PARA GRÃO-MESTRE GERAL E GRÃO-MESTRE GERAL ADJUNTO 17 DE MARÇO DE 2018 CÓDIGO ELEITORAL MAÇÔNICO RESUMO DOS DISPOSITIVOS LEGAIS PERTINENTES À ELEIÇÃO PARA OS CARGOS DE GRÃO-MESTRE GERAL E GRÃO-MESTRE

Leia mais

RELATÓRIO DA SESSÃO DA SAFL REALIZADA NO DIA BANCADA CATARINENSE DE DEPUTADO FEDERAL -SAFL

RELATÓRIO DA SESSÃO DA SAFL REALIZADA NO DIA BANCADA CATARINENSE DE DEPUTADO FEDERAL -SAFL RELATÓRIO DA SESSÃO DA SAFL REALIZADA NO DIA 16-09-2017 BANCADA CATARINENSE DE DEPUTADO FEDERAL -SAFL Início da sessão com a presença de 663 deputados A participação do Grão Mestre do GOB-SC (Ir.. Adalberto),

Leia mais

Restava, entretanto, a fundação da Loja para que o programa se completasse e que os Irmãos pudessem adotar o sistema do novo Rito Brasileiro.

Restava, entretanto, a fundação da Loja para que o programa se completasse e que os Irmãos pudessem adotar o sistema do novo Rito Brasileiro. Entre as datas festivas do Rito Brasileiro, está o dia 25 de abril, data em que se comemora a fundação da primeira Loja Simbólica do Rito Brasileiro e nesta data também comemoramos o Dia Nacional do Rito

Leia mais

DECRETO-LEI ESTADUAL REFORMULA OS PARAMENTOS, JOIAS E ALFAIAS OFICIAIS DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO-LEI ESTADUAL REFORMULA OS PARAMENTOS, JOIAS E ALFAIAS OFICIAIS DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DECRETO-LEI ESTADUAL REFORMULA OS PARAMENTOS, JOIAS E ALFAIAS OFICIAIS DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Em Ir BENEDITO MARQUES BALLOUK FILHO, Grão-Mestre do Grande Oriente de

Leia mais

GM reinaugura sede da GLEMT

GM reinaugura sede da GLEMT JORNAL DA GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DE MATO GROSSO - REG. ABIM 071-J - ANO XV - Nº 81 - JUN-JUL/2017 - CUIABÁ-MT GM reinaugura sede da GLEMT Sereníssimo Grão-Mestre, Geraldo Macedo, presidiu a Sessão

Leia mais

TUTORIAL BÁSICO DO PORTAL DA 2ª REGIÃO DA PCM/GOB-MG

TUTORIAL BÁSICO DO PORTAL DA 2ª REGIÃO DA PCM/GOB-MG 1 TUTORIAL BÁSICO DO PORTAL DA 2ª REGIÃO DA PCM/GOB-MG MENU PRINCIPAL Esse Portal foi desenvolvido no formato responsivo, ou seja, se adapta aos diversos tipos de aparelhos, tais como, PCs, smartphones,

Leia mais

G L E S P SEMINÁRIO PARA DIRETOR DE CERIMONIAS - RITUAL EMULAÇÃO -

G L E S P SEMINÁRIO PARA DIRETOR DE CERIMONIAS - RITUAL EMULAÇÃO - G L E S P SEMINÁRIO PARA DIRETOR DE CERIMONIAS - RITUAL EMULAÇÃO - Rito de York? ou Rito de Emulação? Qual é o correto? RITO ou RITUAL? Sabemos que na Inglaterra não existem Ritos. O que existe é Ritual,

Leia mais

IV Ciclo de Palestras Maçônicas do Bolsão / GOB-MS

IV Ciclo de Palestras Maçônicas do Bolsão / GOB-MS Finalidade: - Aprimoramento da formação Maçônica. - Congraçamento entre os Irmãos, - Fortalecimento das diversas Lojas participantes e aproximação das Fraternidades Femininas do Bolsão. - Cumprimento do

Leia mais

Edital do 1º Concurso de Redação Tema: Maçonaria e corrupção: qual é a nossa responsabilidade?

Edital do 1º Concurso de Redação Tema: Maçonaria e corrupção: qual é a nossa responsabilidade? Edital do 1º Concurso de Redação Tema: Maçonaria e corrupção: qual é a nossa responsabilidade? O Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil - Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais e por ocasião

Leia mais

GRAU 22 AO CLIMA DE CAMPO GRANDE - MS. Escrito por Ir:. Cesar Daniel Dourado Ter, 19 de Setembro de :17

GRAU 22 AO CLIMA DE CAMPO GRANDE - MS. Escrito por Ir:. Cesar Daniel Dourado Ter, 19 de Setembro de :17 Em Sessão Magna realizada pelo Pod.'. Gr.'. Cons.'. de Kadosch Filosófico OBREIROS DO UNIVERSO Nº 121, no dia 13 de setembro de 2017, ao Clima de Campo Grande (MS), sob a presidência do Grande Prior Em.'.

Leia mais

Na noite de 17 de novembro de 2016, visitou o Templo da Loja Maçônica ÁLVARO PALMEIRA Nº 3308

Na noite de 17 de novembro de 2016, visitou o Templo da Loja Maçônica ÁLVARO PALMEIRA Nº 3308 Na noite de 17 de novembro de 2016, visitou o Templo da Loja Maçônica ÁLVARO PALMEIRA Nº 3308, ao Or.'. de Avaré, no Estado de São Paulo, o Ser.'. Ir.'. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Gr.'. Regente

Leia mais

Meus IIr. História e Principais Características do Rito de York

Meus IIr. História e Principais Características do Rito de York Meus IIr À G D G A D U Inicialmente gostaríamos de lhes dizer que este trabalho foi elaborado pelos AApr e Comp da loja "Matheus Constantino" ao Oriente de São Caetano do Sul. Nós trabalhamos no Rito Adonhiramita

Leia mais

INFORMATIVO SAFL/PB - Março / 2017 POSSE DOS PODEROSOS DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS REALIZADA EM 17/03/2017

INFORMATIVO SAFL/PB - Março / 2017 POSSE DOS PODEROSOS DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS REALIZADA EM 17/03/2017 INFORMATIVO SAFL/PB - Março / 2017 POSSE DOS PODEROSOS DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS REALIZADA EM 17/03/2017 Ás 16h00 do dia 17/03/2017 no auditório anexo da Presidência da Soberana Assembleia Federal Legislativa

Leia mais

GRANDE ORIENTE DO BRASIL - ESPÍRITO SANTO = GOB-ES =

GRANDE ORIENTE DO BRASIL - ESPÍRITO SANTO = GOB-ES = LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE GRANDE ORIENTE DO BRASIL - ESPÍRITO SANTO = GOB-ES = Rua Muniz Freire, 117, Cidade Alta, Vitória/ES CEP: 29015-140 CAIXA POSTAL: N.º 76 CEP:29001-970 TELEFAX: (0XX27)

Leia mais

O PLENÁRIO DO EGRÉGIO TRIBUNAL ELEITORAL DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL DE SÃO PAULO,

O PLENÁRIO DO EGRÉGIO TRIBUNAL ELEITORAL DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL DE SÃO PAULO, Página1 O PLENÁRIO DO EGRÉGIO TRIBUNAL ELEITORAL DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL DE SÃO PAULO, Considerando as disposições da Constituição do Grande Oriente do Brasil, do Código Eleitoral, do Regulamento Geral

Leia mais

1. Tema: Dentro do Planejamento para o Seminário, o Tema para o Seminário/2018, estabelecido pelo CENAL, é:

1. Tema: Dentro do Planejamento para o Seminário, o Tema para o Seminário/2018, estabelecido pelo CENAL, é: SUPREMO CONSELHO DO GRAU 33 DO R.'.E.'.A.'.A.'. DA MAÇONARIA PARA A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1ª Região Litúrgica do Paraná Coordenação do Seminário 2018 Aos DDigniss.'. PPres.'. de Corpos Filosóficos

Leia mais

Câmara Municipal de Fortaleza Gabinete Vereador Renan Colares EXMO. SR. PRESIDENTE DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA

Câmara Municipal de Fortaleza Gabinete Vereador Renan Colares EXMO. SR. PRESIDENTE DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA M 00 tifo. 20Í7 REQUERIMENTO N. 1 Q Q 5 / * w ** APROVADO Requer a outorga da medalha Boticário Ferreira ao Senhor Roberto Rocha Araújo, Grão-Mestre da instituição Grande Oriente do Brasil-Ceará. EXMO.

Leia mais

Palmas, 05 de dezembro de 2016 Ofício Circular nº 001/ Assunto: Composição do Conselho Consultivo da Ordem DeMolay para o ano de 2017.

Palmas, 05 de dezembro de 2016 Ofício Circular nº 001/ Assunto: Composição do Conselho Consultivo da Ordem DeMolay para o ano de 2017. Palmas, 05 de dezembro de 2016 Ofício Circular nº 001/2016-2018 Aos Veneráveis Mestres das AA.. e RR.. LL.. MM.. jurisdicionadas à M.. R.. Grande Loja Maçônica do Estado do Tocantins. Assunto: Composição

Leia mais

FRATERNIDADE UNIVERSITÁRIA LUZ DO ORIENTE Nº

FRATERNIDADE UNIVERSITÁRIA LUZ DO ORIENTE Nº À G D G A D U A R L S FRATERNIDADE UNIVERSITÁRIA LUZ DO ORIENTE Nº 3559 Federada ao G O B e Filiada ao G O S P REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO (Artigo 26, inc. I da Constituição do GOB) CAPÍTULO I...

Leia mais

A.:R.:L.:S.: CAVALEIROS DA LUZ, N. 18 REGIMENTO INTERNO

A.:R.:L.:S.: CAVALEIROS DA LUZ, N. 18 REGIMENTO INTERNO 1 - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O presente Regimento Interno da Augusta e Respeitável Loja Simbólica CAVALEIROS DA LUZ nº 18 tem por fim complementar conforme seus interesses a Constituição, Regulamento

Leia mais

AMINTAS DE ARAÚJO XAVIER 1 CIM CURRÍCULO PROFISSIONAL:

AMINTAS DE ARAÚJO XAVIER 1 CIM CURRÍCULO PROFISSIONAL: AMINTAS DE ARAÚJO XAVIER 1 CIM 105.961 CURRÍCULO PROFISSIONAL: Nome: Amintas de Araújo Xavier A. A. Xavier Representações Ltda., sócio-gerente - 1978, até a presente data. Olivetti Industrial S/A., representante

Leia mais

GRANDE ORIENTE DO BRASIL RIO GRANDE DO NORTE Federado ao Grande Oriente do Brasil Rua Santo Antônio, Nº 675, Cidade Alta - Natal/RN

GRANDE ORIENTE DO BRASIL RIO GRANDE DO NORTE Federado ao Grande Oriente do Brasil Rua Santo Antônio, Nº 675, Cidade Alta - Natal/RN PLANO DE ASSISTÊNCIA FUNERAL PAF REGULAMENTO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO OBJETO Art. 1º O PLANO DE ASSISTÊNCIA FUNERAL, denominado de PAF, anteriormente tida como Caixa de Previdência e Pecúlio Maçônico e ou

Leia mais

CULTURA E MAÇONARIA COLETÂNEA DE TRABALHOS DOS ANAIS DE 10 ANOS DA LOJA FRANCISCO XAVIER FERREIRA DE PESQUISAS MAÇÔNICAS - JUNHO/2007 -

CULTURA E MAÇONARIA COLETÂNEA DE TRABALHOS DOS ANAIS DE 10 ANOS DA LOJA FRANCISCO XAVIER FERREIRA DE PESQUISAS MAÇÔNICAS - JUNHO/2007 - CULTURA E MAÇONARIA COLETÂNEA DE TRABALHOS DOS ANAIS DE 10 ANOS DA LOJA FRANCISCO XAVIER FERREIRA DE PESQUISAS MAÇÔNICAS - JUNHO/2007 - DIFERENÇAS ENTRE O RITO INGLÊS E O ESCOCÊS Renato Gabriel MI / MRA

Leia mais

CALENDÁRIOS DE ATIVIDADES LOJAS E ENTIDADES VISITADAS

CALENDÁRIOS DE ATIVIDADES LOJAS E ENTIDADES VISITADAS Termina o ano de 2015 e com ele as atividades da Escola Maçônica Mestre Antonio Augusto Alves D Almeida. Em nós a alegria de ter podido contribuir e a satisfação em cumprir a programação traçada para o

Leia mais

Secretaria de Transporte e Hospedagem trabalha da melhor forma para conduzir e acomodar os Irmãos do estado nas viagens a expediente do GOSP

Secretaria de Transporte e Hospedagem trabalha da melhor forma para conduzir e acomodar os Irmãos do estado nas viagens a expediente do GOSP Revista Luzes Ed. 13 Especial 2 anos Secretaria de Transporte e Hospedagem ESTRUTURA E COMODIDADE Secretaria de Transporte e Hospedagem trabalha da melhor forma para conduzir e acomodar os Irmãos do estado

Leia mais

TERCEIRO DIA DA SUPREMA CONGREGAÇÃO CONTINUA MUITO ANIMADO E FRATERNO

TERCEIRO DIA DA SUPREMA CONGREGAÇÃO CONTINUA MUITO ANIMADO E FRATERNO TERCEIRO DIA DA SUPREMA CONGREGAÇÃO CONTINUA MUITO ANIMADO E FRATERNO Em seu terceiro dia a Suprema Congregação do GOB e II Encontro Nacional das Fraternidades Femininas Estaduais, continua muito produtivo

Leia mais

SUMÁRIO MANUAL DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS MAÇÔNICOS

SUMÁRIO MANUAL DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS MAÇÔNICOS SUMÁRIO MANUAL DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS MAÇÔNICOS Apresentação 11 Capítulo I - Fundação de Loja 12 Capítulo II - Regularização de Loja 24 Capítulo III - Eleições da primeira Administração 26 Capítulo

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVO

1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVO 4 1. INTRODUÇÃO A Loja Maçônica Jerônimo Rosado, federada ao GOB e Jurisdicionada ao GOB- RN, em razão do seu Estatuto, tem por objetivo e finalidade ser uma instituição altruística, iniciática, filosófica,

Leia mais

LOJAS DA GLEMT FAZEM A ALEGRIA DAS CRIANÇAS CARENTES

LOJAS DA GLEMT FAZEM A ALEGRIA DAS CRIANÇAS CARENTES Jornal Informativo da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso - (GLEMT) - Reg. Abim 071-J - Ano XIV - nº 78 - Out-Nov-Dez-2016 - Cuiabá - MT - Brasil LOJAS DA GLEMT FAZEM A ALEGRIA DAS CRIANÇAS CARENTES

Leia mais

Realização: Grande Oriente do Brasil no Piauí GOB-PI Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul - Diretoria Regional Piauí

Realização: Grande Oriente do Brasil no Piauí GOB-PI Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul - Diretoria Regional Piauí Local do Evento: CENTRO DE CONVENÇÕES DO SESC PRAIA. Luis Correia - PI. Data: 17, 18 e 19 de outubro de 2009. Realização: Grande Oriente do Brasil no Piauí GOB-PI Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul

Leia mais

O Discurso de Ramsay, seus desdobramentos

O Discurso de Ramsay, seus desdobramentos O Discurso de Ramsay, seus desdobramentos . Valdemar José dos Santos Filho A O Discurso de Ramsay, seus desdobramentos São Paulo 2017 2017. Valdemar José dos Santos Filho Todos os direitos reservados.

Leia mais

SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO NA A.'. R.'. L.'. S.'. SÃO JOÃO Nº 4373 AO OR.'. MACAPÁ - AP

SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO NA A.'. R.'. L.'. S.'. SÃO JOÃO Nº 4373 AO OR.'. MACAPÁ - AP Meus Irmãos na noite de sábado, dia 11 de fevereiro de 2017, a A.'. R.'. L.'. S.'. SÃO JOÃO Nº 4373, ao Or.'. de Macapá (AP), presidida pelo Il.'. Ir.'. M.'. I.'. ADJAN FONSECA POMPEU, em substituição

Leia mais

GRANDE ORIENTE DO BRASIL MINAS GERAIS GRANDE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

GRANDE ORIENTE DO BRASIL MINAS GERAIS GRANDE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA GRANDE ORIENTE DO BRASIL MINAS GERAIS GRANDE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA NORMATIVA N.º EGM-08/18 - GSEC DE 23 DE MAIO DE 2018, DA E.'. V.'. ASSUNTO: AUTORIZA A PUBLICAÇÃO DO REGULAMENTO DO IV CONCURSO

Leia mais

Ballouk e Americo. Criação evve.com.br

Ballouk e Americo. Criação evve.com.br Criação evve.com.br 1 CHAPA NOVO RUMO Ir.. Benedito Marques Ballouk Filho Candidato a Grão-Mestre Geral Iniciado na loja ARLS Retidão e Prudência, oriente de São Paulo, GOSP/GOB em 10/05/1983 Grau 33 no

Leia mais

DVD TEMPO DE ESTUDOS DO MEIO-DA À MEIA-NOITE CONTEÚDO GERAL

DVD TEMPO DE ESTUDOS DO MEIO-DA À MEIA-NOITE CONTEÚDO GERAL CONTEÚDO GERAL Iniciar à palmilhar a simbologia da Arte Real, é seguir uma trilha iluminada aos recônditos do macro e microcosmos, reinantes na vida profana externa, e na transcendência interna do ser.

Leia mais

EXALTAÇÃO NA ARLS MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES Nº 1794 AO OR.'. RIO DE JANEIRO - RJ

EXALTAÇÃO NA ARLS MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES Nº 1794 AO OR.'. RIO DE JANEIRO - RJ Meus Irmãos, na noite do dia 19 de julho de 2018, a A.'. R.'. L.'. S.'. MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES Nº 1794, ao Oriente do Lavradio (RJ), realizou a SESSÃO MAGNA DE EXALTAÇÃO DO Ir.'. MAURO ANTONIO

Leia mais

Sumário. 1. Introdução Desenvolvimento Considerações Finais Bibliografia Internet... 7

Sumário. 1. Introdução Desenvolvimento Considerações Finais Bibliografia Internet... 7 O ALTAR DOS PERFUMES NO REAA Sumário 1. Introdução... 3 2. Desenvolvimento... 4 3. Considerações Finais... 6 4. Bibliografia... 7 5. Internet... 7 2 À G D G A D U 1. Introdução Surgiu-me uma dúvida sobre

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SISTEMA CONFEA/CREA - CIE-MG ESTATUTO CAPÍTULO I. Natureza, Finalidade e Composição

COLÉGIO ESTADUAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SISTEMA CONFEA/CREA - CIE-MG ESTATUTO CAPÍTULO I. Natureza, Finalidade e Composição COLÉGIO ESTADUAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SISTEMA CONFEA/CREA - CIE-MG ESTATUTO CAPÍTULO I Natureza, Finalidade e Composição Art. 1º - O Colégio Estadual de Instituições de Ensino do CREA-MG (CIE-MG)

Leia mais

AMINTAS DE ARAÚJO XAVIER 1 CIM CURRÍCULO MAÇÔNICO

AMINTAS DE ARAÚJO XAVIER 1 CIM CURRÍCULO MAÇÔNICO AMINTAS DE ARAÚJO XAVIER 1 CIM 105.961 CURRÍCULO PROFISSIONAL: Nome: Amintas de Araújo Xavier Atualmente aposentado. A. A. Xavier Representações Ltda., sócio-gerente 1978 até 2010. Olivetti Industrial

Leia mais

CARTILHA DE ESCLARECIMENTOS AOS IRMÃOS E ÀS LOJAS DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO (GOSP) 1

CARTILHA DE ESCLARECIMENTOS AOS IRMÃOS E ÀS LOJAS DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO (GOSP) 1 CARTILHA DE ESCLARECIMENTOS AOS IRMÃOS E ÀS LOJAS DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO (GOSP) 1 CARTILHA DE ESCLARECIMENTOS AOS IRMÃOS E ÀS LOJAS DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO (GOSP) FIQUE POR DENTRO DOS PRINCIPAIS

Leia mais

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Tribunal Eleitoral Maçônico

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Tribunal Eleitoral Maçônico GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO Tribunal Eleitoral Maçônico Considerando que, a Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo - Glesp, adotou a pratica de novos Ritos Maçônicos e,

Leia mais

Wisdom Strength Beautiful

Wisdom Strength Beautiful Wisdom Strength Beautiful THE HIRAM ABIFF HISTORY (LEGEND) DEGREE 3º - REAA Art of Ildeu 07.2018 DISCURSO DE EXALTAÇÃO - GRAU DE MESTRE (3º) REAA Ildeu Ferreira + :: Reeditado em 25/07/2018 SAUDAÇÕES Respeitab

Leia mais

Secretaria Estadual de Comunicação e Imprensa (SECI) relata as principais ações realizadas ao longo de dois anos de gestão

Secretaria Estadual de Comunicação e Imprensa (SECI) relata as principais ações realizadas ao longo de dois anos de gestão Revista Luzes Ed. 13 Especial 2 anos de gestão Comunicação e Imprensa Comunicação essencial Secretaria Estadual de Comunicação e Imprensa (SECI) relata as principais ações realizadas ao longo de dois anos

Leia mais

Manual de Procedimentos do DC do Rito de Emulação na GLESP

Manual de Procedimentos do DC do Rito de Emulação na GLESP Manual de Procedimentos do DC do Rito de Emulação na GLESP 1 1. Recomendação à Administração da Loja: Recomenda-se indicar para este cargo um PM, experiente que conheça profundamente o ritual e o protocolo

Leia mais

Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil PROJETO 1º ENCONTRO LATINO AMERICANO DE LITURGIA E RITUALÍSTICA DE MAÇONS DO REAL ARCO

Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil PROJETO 1º ENCONTRO LATINO AMERICANO DE LITURGIA E RITUALÍSTICA DE MAÇONS DO REAL ARCO PROJETO 1º ENCONTRO LATINO AMERICANO DE LITURGIA E RITUALÍSTICA DE MAÇONS DO REAL ARCO INTRODUÇÃO A maçonaria é uma das Instituições mais antigas do mundo e, desde seus primórdios, é constituída por homens

Leia mais

Supremas Instruções 11 a 19

Supremas Instruções 11 a 19 Supremas Instruções 11 a 19 KELVIN MOREIRA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB O APRESENTADOR Kelvin Moreira, ID 41381; Past MC-PSM do Capítulo Fé e Equilíbrio Nº 68/777 GCE-SP/SCODRFB; Mestre

Leia mais

Prezados Irmãos Veneráveis Membros do Colegiado do Grande Oriente de Santa Catarina GOSC..

Prezados Irmãos Veneráveis Membros do Colegiado do Grande Oriente de Santa Catarina GOSC.. Prezados Irmãos Veneráveis Membros do Colegiado do Grande Oriente de Santa Catarina GOSC.. Em 26/09/2015, por ocasião da nossa terceira reunião anual do Colegiado, no oriente de Lages, para o cumprimento

Leia mais

Grão-Mestres das Grandes Lojas do Brasil reúnem-se com Michel Temer

Grão-Mestres das Grandes Lojas do Brasil reúnem-se com Michel Temer Jornal Informativo da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso - (GLEMT) - Reg. Abim 071-J - Ano XIV - nº 76 - MAI-JUN-JUL/2016 - Cuiabá - MT Grão-Mestres das Grandes Lojas do Brasil reúnem-se com

Leia mais

Na semana em que se comemorou o DIA DO MAÇOM ocorreram duas solenidades.

Na semana em que se comemorou o DIA DO MAÇOM ocorreram duas solenidades. Na semana em que se comemorou o DIA DO MAÇOM ocorreram duas solenidades. A primeira na ORDEM DO MÉRITO PUMART DE HONRA realizada na sede da ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUSO-BRASILEIRA, no dia 26 de agosto de

Leia mais

REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art. 1º São objetivos da 6ª Conferência Municipal das Cidades: I - propor a interlocução entre autoridades e gestores

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 006/2012 CONSUNI Homologa o Regimento Interno da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal da Fronteira Sul. O Conselho Universitário CONSUNI, da Universidade Federal da

Leia mais

I DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS II DAS INSCRIÇÕES

I DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS II DAS INSCRIÇÕES EDITAL 029/2017 DE 03 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO DE INSCRIÇÃO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU - 2018.1 Especialização em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria A Faculdade Maria Milza FAMAM torna público o Edital

Leia mais

A R L S Cavaleiros da Luz, nº. 18 Jurisdicionada a GLMEES Loja Benemérita do Supremo Conselho do REAA Fundada em 15 de agosto de 1980

A R L S Cavaleiros da Luz, nº. 18 Jurisdicionada a GLMEES Loja Benemérita do Supremo Conselho do REAA Fundada em 15 de agosto de 1980 Regimento Interno da A R. L S Cavaleiros da Luz, nº.18 A R L S Cavaleiros da Luz, nº. 18 Jurisdicionada a GLMEES Loja Benemérita do Supremo Conselho do REAA Fundada em 15 de agosto de 1980 REGIMENTO INTERNO

Leia mais

C U R R Í C U L O S I M P L I F I C A D O A d i l s o n d e C a s t r o T e o d o r o

C U R R Í C U L O S I M P L I F I C A D O A d i l s o n d e C a s t r o T e o d o r o C U R R Í C U L O S I M P L I F I C A D O A d i l s o n d e C a s t r o T e o d o r o Nome: Adilson de Castro Teodoro - CIM: 112.954 - Grau 7º. Data do Nascimento: 09 / 01 / 1.938 Profissão: Representante

Leia mais

No dia 17 de outubro de 2009, no horário aprazado, foi "cortada" a fita inaugural do Templo situado na Rua

No dia 17 de outubro de 2009, no horário aprazado, foi cortada a fita inaugural do Templo situado na Rua No dia 17 de outubro de 2009, no horário aprazado, foi "cortada" a fita inaugural do Templo situado na Rua da Conquista, onde funcionará a Loja União e Verdade nº 2.622: A Loja União e Vitória nº 2.622,

Leia mais

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO AMAPÁ LOJA SIMBÓLICA RENASCENÇA AMAPAENSE N.6 RITO DE YORK AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA RENASCENÇA AMAPAENSE N.

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO AMAPÁ LOJA SIMBÓLICA RENASCENÇA AMAPAENSE N.6 RITO DE YORK AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA RENASCENÇA AMAPAENSE N. AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA RENASCENÇA AMAPAENSE N.6 I- BREVE HISTÓRIA Tudo começou no Estado do Maranhão, quando um adolescente previa a fundação de uma loja maçônica com o nome de RENASCENÇA.

Leia mais

CÓDIGO DE INFRAÇÕES DISCIPLINARES MAÇÔNICAS da G:.L:.M:.E:.R:.J:.

CÓDIGO DE INFRAÇÕES DISCIPLINARES MAÇÔNICAS da G:.L:.M:.E:.R:.J:. CÓDIGO DE INFRAÇÕES DISCIPLINARES MAÇÔNICAS da G:.L:.M:.E:.R:.J:. PARTE GERAL Título I Da responsabilidade e da co-autoria Art. 1 - O resultado de que depende a existência de infração maçônica somente

Leia mais

ASSEMBLEIA DISTRITAL DO PSD DE SANTARÉM Competência, Composição e Estatuto dos Membros da Assembleia Distrital REGULAMENTO INTERNO

ASSEMBLEIA DISTRITAL DO PSD DE SANTARÉM Competência, Composição e Estatuto dos Membros da Assembleia Distrital REGULAMENTO INTERNO ORGANIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA DISTRITAL ART.º 1 COMPETÊNCIA A Assembleia Distrital é o órgão representativo de todos os militantes integrados nas secções do distrito de Santarém. Compete à Assembleia Distrital:

Leia mais

VOUCHER DEMOLAY. Página 1

VOUCHER DEMOLAY. Página 1 VOUCHER DEMOLAY Página 1 Janeiro-2019 SUMÁRIO 1. O que é Voucher DeMolay?... 3 2. A NECESSIDADE... 4 3. COMPETÊNCIAS & AÇÕES... 5 4. RESULTADOS IMEDIATOS... 6 5. PASSO A PASSO PARA CRIAÇÃO DE VOUCHERS...

Leia mais

ANTONIO GOUVEIA MEDEIROS CIM FILIAÇÃO

ANTONIO GOUVEIA MEDEIROS CIM FILIAÇÃO CURRÍCULUM VITAE NOME: ANTONIO GOUVEIA MEDEIROS CIM 111223. FILIAÇÃO: MANOEL ANTONIO MEDEIROS HÉLIA GOUVEIA MEDEIROS NASCIMENTO: 26 DE OUTUBRO DE 1943 TUBARÃO/SC CARTEIRA DE IDENTIDADE: 285.370-1 DE 30

Leia mais

Grande Oriente do Brasil. Vade-Mecum Maçônico

Grande Oriente do Brasil. Vade-Mecum Maçônico Grande Oriente do Brasil Vade-Mecum Maçônico Incluído o Código Eleitoral Maçônico - Lei nº.153, de 08 de setembro de 2015, da E V (Publicada no Boletim Oficial do GOB nº 17, de 23 de setembro de 2015 (págs.

Leia mais

A GEMINAÇÃO DE LOJAS. Sessão Conjunta das AA RR LL SSimb Solidariedade, 28 (GLSC) e Almiro Marques, n.87 (GLRP/GLLP)

A GEMINAÇÃO DE LOJAS. Sessão Conjunta das AA RR LL SSimb Solidariedade, 28 (GLSC) e Almiro Marques, n.87 (GLRP/GLLP) A GEMINAÇÃO DE LOJAS Sessão Conjunta das AA RR LL SSimb Solidariedade, 28 (GLSC) e Almiro Marques, n.87 (GLRP/GLLP) 20.09.2017 Honrados e felizes, muito felizes, em participar desta belíssima Sessão de

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE DA GESTÃO DO GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE DA GESTÃO DO GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE DA GESTÃO 2014-2015 DO GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA Buscando sempre o crescimento e o desenvolvimento da Ordem DeMolay do Estado de Rondônia, a Gestão 2014-2015,

Leia mais

Grande Oriente do Brasil

Grande Oriente do Brasil Grande Oriente do Brasil Vade-Mecum Maçônico Incluído o Regimento de Custas do Poder Judiciário do G O B, instituído pela Lei nº 152, de 07 de julho de 2015 V. texto às págs. 406/408. ATUALIZADO EM 24/07/2015

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO CONSELHO NACIONAL MEMBROS DO CONSELHO NACIONAL

REGULAMENTO INTERNO DO CONSELHO NACIONAL MEMBROS DO CONSELHO NACIONAL (com as alterações aprovadas na reunião do Conselho Nacional de 20.06.1998) TÍTULO I MEMBROS DO CONSELHO NACIONAL ARTIGO 1º 1. Compõem o Conselho Nacional: a) Os Membros da Mesa do Congresso Nacional;

Leia mais

Filiado à ABIM sob nr. 007/JV Editoria: Ir

Filiado à ABIM sob nr. 007/JV Editoria: Ir JB NEWS Filiado à ABIM sob nr. 007/JV Editoria: Ir Jeronimo Borges Loja Templários da Nova Era nr. 91(Florianópolis) - Obreiro Loja Alferes Tiradentes nr. 20 (Florianópolis) - Membro Honorário Loja Harmonia

Leia mais

SISTEMA DE LEGISLAÇÃO DO GOB - REGIMENTO DE RECOMPENSAS LEI N 88, de 21 de setembro de 2006 da E.'. V.'. ALTERA O REGIMENTO DE RECOMPENSAS E DÁ

SISTEMA DE LEGISLAÇÃO DO GOB - REGIMENTO DE RECOMPENSAS LEI N 88, de 21 de setembro de 2006 da E.'. V.'. ALTERA O REGIMENTO DE RECOMPENSAS E DÁ SISTEMA DE LEGISLAÇÃO DO GOB - REGIMENTO DE RECOMPENSAS LEI N 88, de 21 de setembro de 2006 da E.'. V.'. ALTERA O REGIMENTO DE RECOMPENSAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LAELSO RODRIGUES, Grão-Mestre Geral

Leia mais

Estrutura do Rito York

Estrutura do Rito York Estrutura do Rito York Loja (Maçonaria Simbólica) Capítulo (Maçonaria Capitular) Conselho (Maçonaria Críptica) Comandaria (Maçonaria Templária) As Lojas são as base do Rito York As lojas também denominadas

Leia mais

GRANDE ORIENTE DO PARANÁ

GRANDE ORIENTE DO PARANÁ $(function() { $("#gallery").slidedown('slow',function(){ $('a.lightbox').lightbox({ imageloading: 'images/loading.gif', imagebtnclose: 'images/closelabel_pt.gif', imagebtnprev: 'images/prevlabel_pt.gif',

Leia mais

Federada ao GOB e Jurisdicionada ao GOSP Detentora da Cruz da Perfeição Maçônica. Reuniões: 6a. Feira 20h.

Federada ao GOB e Jurisdicionada ao GOSP Detentora da Cruz da Perfeição Maçônica.  Reuniões: 6a. Feira 20h. A G D G A D U A R G B L S ESTRELA DO RIO CLARO n 496 Federada ao GOB e Jurisdicionada ao GOSP Detentora da Cruz da Perfeição Maçônica Rua 4 n 708 - Fone (19)3524-2348 CX. POSTAL 153 CEP 13500-030 - Rio

Leia mais

GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO EGRÉGIO TRIBUNAL ELEITORAL

GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO EGRÉGIO TRIBUNAL ELEITORAL O PLENÁRIO DO DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO GRANDE ORIENTE DO BRASIL EM SESSÃO REALIZADA NO DIA 04/04/2017 Considerando as disposições da Constituição do Grande Oriente do Brasil, do Código Eleitoral,

Leia mais

Edital Nº 009 GCE , de 1º de março de 2017

Edital Nº 009 GCE , de 1º de março de 2017 Edital Nº 009 GCE 2015-2017, de 1º de março de 2017 DISPÕE E NORMATIZA ATOS ATINENTES À ELEIÇÃO E POSSE DE GRANDE MESTRE ESTADUAL E ADJUNTO DO PARÁ - GESTÃO 2017-2019. PATRICK ROBERTO GUIDO CARVALHO, Grande

Leia mais

À GL:. DO GR:. ARQ:. DO UNIV:. GRANDE ORIENTE DO BRASIL. Atualizado em 26/11/2005

À GL:. DO GR:. ARQ:. DO UNIV:. GRANDE ORIENTE DO BRASIL. Atualizado em 26/11/2005 À GL:. DO GR:. ARQ:. DO UNIV:. GRANDE ORIENTE DO BRASIL Atualizado em 26/11/2005 LEGISLAÇÃO MAÇÔNICA (*) (incluídos os Regimentos Internos dos órgãos integrantes da estrutura do G:.O:.B:.) SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO

Leia mais

INSÍGNIAS DE MESTRE MAÇOM

INSÍGNIAS DE MESTRE MAÇOM DE MESTRE MAÇOM Rituel au Grades de Maître au Rite Ecossais Ancien et Accepté 1804 Décoration de la Loge Antonio Gouveia Medeiros Habillement: Tous les Maître s, autant que possible, en noir, chapeau rabattu

Leia mais

DIRETRIZES PADRONIZAÇÃO Coordenação Ir Adalberto de Oliveira Gonçalves

DIRETRIZES PADRONIZAÇÃO Coordenação Ir Adalberto de Oliveira Gonçalves DIRETRIZES PADRONIZAÇÃO Coordenação Ir Adalberto de Oliveira Gonçalves O Orador deve irradiar a luz dos sábios ensinamentos, ajustados aos princípios do Direito e da Razão. É um cargo de enorme responsabilidade,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL PORTARIA Nº 34/2010-EEL Dispõe sobre o Regulamento de Estágio da Escola de Engenharia de Lorena. O Diretor da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO 69º ANIVERSÁRIO DO GOB-MG

COMEMORAÇÕES DO 69º ANIVERSÁRIO DO GOB-MG EDIÇÃO ESPECIAL - INFORMATIVO DO GOB-MG COMEMORAÇÕES DO 69º ANIVERSÁRIO DO GOB-MG GOB-MG transferiu simbolicamente sua sede para Or de Poços de Caldas-MG DIAS 13 e 14 DE SETEMBRO DE 2013 1/14 POÇOS DE

Leia mais

fmvz - unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - CAMPUS DE BOTUCATU DIRETORIA

fmvz - unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - CAMPUS DE BOTUCATU DIRETORIA PORTARIA DO DIRETOR Nº 24, DE 15 DE MARÇO DE 2004 Regulamento Geral de Grupos de Estudos - GE, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Campus de Botucatu. O Diretor da Faculdade de Medicina

Leia mais

Sentados no Altar do Ven.'. M.'., à partir da esquerda o Em.'. Ir.'. Eduardo Gomes dos Santos, o

Sentados no Altar do Ven.'. M.'., à partir da esquerda o Em.'. Ir.'. Eduardo Gomes dos Santos, o Na noite de 09 de maio de 2017, a A.'. R.'. L.'. S.'. COMENDADOR MACEDO SOARES Nº 2046, presidida pelo Ven.'. M.'. GIL DE MACEDO SOARES, que trabalha no Rito Brasileiro, e se reune no Palácio Maçônico

Leia mais

A Aug.'. Resp.'. Loja Simb.'. AYRTON SENNA Nº 2870, ao Or.'. do Rio de Janeiro (RJ), presidia pelo Ven.'. M.'.

A Aug.'. Resp.'. Loja Simb.'. AYRTON SENNA Nº 2870, ao Or.'. do Rio de Janeiro (RJ), presidia pelo Ven.'. M.'. A Aug.'. Resp.'. Loja Simb.'. AYRTON SENNA Nº 2870, ao Or.'. do Rio de Janeiro (RJ), presidia pelo Ven.'. M.'. ANTONIO SOARES DA SILVA, promoveu na noite de 11 de setembro de 2017, a SESSÃO MAGNA DE ELEVAÇÃO

Leia mais

SESSÃO ORDINÁRIA ADMINISTRATIVA

SESSÃO ORDINÁRIA ADMINISTRATIVA Ata 5.388 Livro LA 007 pag. 190 A G D A G D G A D U G A D U A R L S PIRATININGA - N o. 0140 A FIDELÍSSIMA Portadora da Cruz da Perfeição Maçônica Federada ao Grande Oriente do Brasil e sob os auspícios

Leia mais

GILMAR JOSÉ DA SILVA PINTO APRENDIZ MAÇOM

GILMAR JOSÉ DA SILVA PINTO APRENDIZ MAÇOM GILMAR JOSÉ DA SILVA PINTO APRENDIZ MAÇOM Landmarks: Apresentação de um estudo teórico para analise e reflexão da sua importância dentro da Ordem Maçônica. Curitiba, novembro de 2015 Tudo tem seu tempo

Leia mais

SESSÃO MAGNA DE ENTREGA DE COMENDAS.

SESSÃO MAGNA DE ENTREGA DE COMENDAS. Ata 5.449 Livro LA 008 pag.218 A G D G A D U A R L S PIRATININGA - N o. 0140 A FIDELÍSSIMA Portadora da Cruz da Perfeição Maçônica Federada ao Grande Oriente do Brasil e sob os auspícios do grande Oriente

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1.

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1. ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1.171/94 Parte 4 Prof. Denis França Código de Conduta da Alta Administração

Leia mais

URL de Acesso: ou CIM: Digite o número do CIM. Senha: Digite o número do CPF.

URL de Acesso:   ou   CIM: Digite o número do CIM. Senha: Digite o número do CPF. Manual WebControl Movimentação de Obreiros URL de Acesso: http://www.gobmt.org.br ou http://webcontrol.gobmt.org.br CIM: Digite o número do CIM. Senha: Digite o número do CPF. Caso o obreiro seja filiado

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS DE BOVINOS (GEBOV) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP-FMVA DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS DE BOVINOS (GEBOV) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP-FMVA DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS DE BOVINOS (GEBOV) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP-FMVA DOS OBJETIVOS Art. 1. Grupo de Estudo de Bovinos, da Faculdade de Medicina Veterinária

Leia mais

À GLÓRIA DO ARQUITETO DO UNIVERSO GRANDE LOJA UNIVERSAL DA MAÇONARIA AUTÔNOMA NO BRASIL GLUMS. Fide et Sapientia non armis

À GLÓRIA DO ARQUITETO DO UNIVERSO GRANDE LOJA UNIVERSAL DA MAÇONARIA AUTÔNOMA NO BRASIL GLUMS. Fide et Sapientia non armis À GLÓRIA DO ARQUITETO DO UNIVERSO GRANDE LOJA UNIVERSAL DA MAÇONARIA AUTÔNOMA NO BRASIL GLUMS Fide et Sapientia non armis LOJA MAÇÔNICA... N... E S T A T U T O T Í T U L O I DA ORGANIZAÇÃO Art. 1º - A

Leia mais

INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº / NIRE (Companhia Aberta)

INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº / NIRE (Companhia Aberta) INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº 19.378.769/0001-76 NIRE 3130009880-0 (Companhia Aberta) REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO INSTITUTO HERMES PARDINI S/A 1. OBJETO 1.1. Este Regimento Interno

Leia mais

Currículo Maçônico de Edimo Muniz Pinho

Currículo Maçônico de Edimo Muniz Pinho Currículo Maçônico de Edimo Muniz Pinho Cadastro de Identidade Maçônica CIM Nº 128241, Brasileiro, nascido em 23 de abril de 1943, na cidade de Niterói RJ, Loja Atual: Fraternidade Nº2765 Trajetória Maçônica

Leia mais

LUZ ARLS VI EMAC DO ORIENTE UNIVERSITÁRIA O SACO DE PROPOSTAS E INFORMAÇÕES & O TRONCO DE SOLIDARIEDADE de Agosto de

LUZ ARLS VI EMAC DO ORIENTE UNIVERSITÁRIA O SACO DE PROPOSTAS E INFORMAÇÕES & O TRONCO DE SOLIDARIEDADE de Agosto de VI EMAC O SACO DE PROPOSTAS E INFORMAÇÕES & O TRONCO DE SOLIDARIEDADE - 19 de Agosto de 2006 - O SACO DE PROPOSTAS E INFORMAÇÕES Sacola em que são depositadas as sugestões e as propostas que um maçom faz

Leia mais

*C9C307D5* Ofício nº (SF) Brasília, em 11 de julho de 2013.

*C9C307D5* Ofício nº (SF) Brasília, em 11 de julho de 2013. Ofício nº 1.616 (SF) Brasília, em 11 de julho de 2013. A Sua Excelência o Senhor Deputado Marcio Bittar Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Projeto de Lei do Senado à revisão. Senhor Primeiro-Secretário,

Leia mais

GLESP 19ª. REGIÃO. - Procura-se um V:.M:. - Conceitos Básicos da Maçonaria - Venerável Mestre atribuições - Gestão do Venerável - considerações finais

GLESP 19ª. REGIÃO. - Procura-se um V:.M:. - Conceitos Básicos da Maçonaria - Venerável Mestre atribuições - Gestão do Venerável - considerações finais GLESP 19ª. REGIÃO Seminários para VENERÁVEIS ELEITOS - Procura-se um V:.M:. - Conceitos Básicos da Maçonaria - Venerável Mestre atribuições - Gestão do Venerável - considerações finais PROCURA-SE UM VENERÁVEL

Leia mais