APROXIMAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DE ENFERMEIROS COM ATUAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE DO SUS-CAMPINAS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APROXIMAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DE ENFERMEIROS COM ATUAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE DO SUS-CAMPINAS."

Transcrição

1 APROXIMAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DE ENFERMEIROS COM ATUAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE DO SUS-CAMPINAS. Aparecida Sílvia Mellin 1 Silvana Chorratt Cavalheri 1 Sueli Fátima Sampaio 1 Introdução- Esta pesquisa, proposta pelo Grupo de Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva da PUC-Campinas, insere-se no campo da saúde coletiva. De acordo com Paim e Almeida Filho (1998) 2 ela pode ser entendida como campo científico em que se produz o saber a partir de conhecimentos sobre o objeto: a saúde. Várias disciplinas operam aí, realizando práticas através de diferentes agentes que atuam nas mais diversas instituições de saúde, ou mesmo fora deste espaço, em áreas e setores sociais em que há clara intervenção destes agentes. De acordo com os autores Assumir a saúde coletiva como um campo científico implica considerar alguns problemas para a reflexão. Tratase, efetivamente, de um campo novo ou de um novo paradigma dentro do campo da saúde pública? Quais os saberes que dão suporte ao campo e, conseqüentemente, às práticas dos seus atores sociais? Quais os "obstáculos epistemológicos" que dificultam o seu desenvolvimento científico? Quais os "obstáculos da práxis" face à reorganização dos processos produtivos, à sociedade da informação, à reforma do Estado e das suas novas relações com a sociedade?. Consideram que as ações de ensino, pesquisa e extensão na área partem de um marco conceitual norteado por pressupostos de que questões sociais e históricas do processo saúde e doença, do caráter social de suas práticas e de que seu objeto se localiza entre o biológico e o social (o que define a interdisciplinaridade do campo). Finalmente, que o conhecimento produzido não deriva do contato com a realidade, mas pela compreensão das leis da ciência e da capacidade de transformar as realidades sociais e de saúde. As pesquisas nesta área têm colaborado para melhor compreensão da saúde e da doença nas sociedades com todas as implicações do adoecer e morrer, individuais e coletivos, e se 1 Enfermeiras, Doutoras em Enfermagem e Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem do Centro de Ciências da Vida da PUC- Campinas, Avenida Governador Pedro de Toledo, 638/64, Bonfim, Campinas, São Paulo, sueli_sampaio@uol.com.br 2 PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. de. Saúde coletiva: uma "nova saúde pública" ou campo aberto a novos paradigmas?. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 32, n. 4, Disponível em: < Acesso em: 23 Sep 2007.

2 debruçam sobre o entendimento das ações em saúde, dentre elas o processo de trabalho, avaliando sua articulação com outras práticas sociais. Com relação à inserção do profissional de enfermagem no mundo do trabalho, especificamente no setor saúde brasileiro, tem-se observado um aumento da oferta de cargos no setor público, predominantemente após a adoção do SUS como modelo e, em particular, após a criação do Programa de Saúde da Família (PIERANTONI, 2002) 3. Campinas, local de investigação, desde a década de 1970, caracteriza-se como município pioneiro na adoção de modelos de atenção em Saúde Coletiva. A cidade é pólo de região metropolitana industrial composta por 19 municípios e atrai migrantes de várias regiões do país. Na região, vive 6,31% da população do Estado de São Paulo com 2,33 milhões de habitantes. Este fato, aliado à existência de bolsões de pobreza, sobrecarrega sua infra-estrutura urbana e de equipamentos sociais. Tem Gestão Plena dos recursos e financeiros do SUS, sendo, portanto, a Secretaria Municipal de Saúde gestora dos diversos serviços públicos, além de articuladora de serviços complementares. Pode-se situar historicamente a grande inserção de enfermeiros nos serviços municipais a partir do final da década de 1980, fato descrito no trabalho de Nascimento (2002) 4. Em 2001, houve a implantação do Projeto Paidéia de Saúde da Família 5. Para Silva e Peduzzi (2005) 6 o objeto de trabalho da enfermagem é o cuidado, entendido como conjunto de ações de acompanhamento do usuário e grupos sociais na promoção de saúde, prevenção, intervenção em quadros de adoecimento e reabilitação, considerados os processos vitais específicos, agravos à saúde ou situações de doença. Este cuidado deve ser passível de planejamento e gerência por parte do enfermeiro, a quem cabe delegar tarefas à equipe de enfermagem. As autoras consideram também que a historicidade da profissão no país é acompanhada pela divisão técnica do trabalho entre universitários e 3 PIERANTONI, C. R. Recursos Humanos e Gerência no SUS. In In NEGRI, B.; VIANA, A. L. d A. (org.). O Sistema Único de Saúde em dez anos de desafio. São Paulo: Sobravime; Cealag, (27) NASCIMENTO, E. P. L. Inserção e práticas de enfermeiras na rede básica municipal de saúde de Campinas, 1978 a Campinas, [Dissertação de Mestrado em Enfermagem - Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas]. 5 CALDAS E. L., ELLER E. P. Programa de Saúde da Família. (on-line). Disponível em: Acesso em março de SILVA, A. Marques da; PEDUZZI, M. O trabalho de enfermagem em laboratórios de análises clínicas. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 13, n. 1, Disponível em: < Acesso em: 20 Set 2007.

3 os de nível médio, em que aquele que o faz de forma parcial não é capaz de produzir sem auxílio de vários trabalhadores especializados. Toda a discussão do trabalho nesta área aborda a importância da relação profissional-paciente e profissional-equipe como fundamental para a qualidade da assistência, o que sabemos ser muito enfatizado pelos cursos de enfermagem, nos quais a questão do relacionamento interpessoal é abordada em praticamente todas as disciplinas. De acordo com Peduzzi (2006) 7 reportando-se aos estudos sobre o trabalho em saúde no Brasil e na América Latina, em sua maior parte a vertente de análise é marxista. Por esta via, os elementos constituintes do processo de trabalho são: objeto, instrumentos e agentes. Por conseguinte o agente, trabalhador, tem sido estudado em suas relações com o objeto de intervenção saúde e também em sua atuação, ocasião em que se relaciona com os instrumentos e com outros agentes, configurando a divisão do trabalho sobre, ou, para um mesmo objeto. Assim cada agente, ao executar suas atividades, transforma objeto em produto ou prestação de serviço. Neste sentido, a divisão técnica do trabalho pode, ao mesmo tempo, fragmentá-lo ou funcionar de forma complementar, caso das vivências saudáveis de equipes de saúde, a despeito da hierarquia de um tipo de trabalhador sobre outro, ou mesmo maior valor social do trabalhador com título universitário, ou ainda, de uma das profissões de nível superior sobre a outra. Objetivo- Compreender, através da aproximação do processo de trabalho dos enfermeiros, como estes profissionais articulam os saberes relativos ao seu núcleo específico (enfermagem) ao campo da saúde coletiva em Unidades Básicas de Saúde; Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Hospital Universitário, também conveniado ao Sistema Único de Saúde de Campinas-SP e também Caracterizar semelhanças e diferenças entre o trabalho nos vários locais desvelando a determinação das práticas dos enfermeiros. Metodologia- Neste estudo, procuraremos nos aproximar do processo de trabalho dos sujeitos sociais (profissionais de saúde) enfermeiros assistenciais com atividade na totalidade de Unidades Básicas municipais, CAPS e Hospital Universitário da 7 PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 35, n. 1, Disponível em < Acesso em: 20 Set 2006.

4 Universidade Confessional. A investigação obedecerá, em uma de suas etapas, no ano de 2008, aos princípios da pesquisa quantitativa em que serão utilizados questionários a serem respondidos por 50% dos enfermeiros com atuação nestes locais, como forma de caracterizar a população e seu processo de trabalho. Em uma segunda etapa, em 2009, como forma de melhor aproximação dos sujeitos e do objeto, a pesquisa será de natureza qualitativa com uso de entrevistas realizadas com enfermeiros sorteados de forma aleatória em cada local independentemente dos serviços em que estiverem atuando, seguindo os princípios da amostragem qualitativa utilizando roteiro semi-estruturado. Para tanto, serão utilizados recursos da fenomenologia interpretativa, que busca desenvolver entendimento dos seres humanos em seus compromissos e práticas. A proposta é compreender o caráter multifacetado das pessoas, sua inserção histórica e o significado de ações, respeitando sua voz. Esta vertente é muito utilizada na área da saúde e da enfermagem, como mostram vários estudos, dentre eles o de Castillo Espitia (2000) 8. Estudos qualitativos elaboram, a partir de pressupostos teóricos sobre as impressões da vivência, o escopo da pesquisa; isto é, as experiências de pessoas são organizadas de forma que seja possível analisar e interpretar determinados segmentos do real. São úteis em estudos que têm por objeto conceitos, lembranças e memórias. Possibilitam várias formas de aproximação e apreensão das representações, embora seja importante ressaltar que a maior expressão delas se dá por meio da palavra obtida também sob forma de realização de entrevistas (QUEIROZ, 1986; MINAYO, 1992) 9. Para Lozano (2001) 10, estudioso da história oral, ela é fonte privilegiada para a antropologia e permite investigar aqueles que, necessariamente, não são parte da chamada história oficial, que privilegia fontes escritas. Seu uso na história pode ser visto como um método investigativo, mais do que como simples técnica de coleta de dados. A análise dos dados quantitativos será feita 8 CASTILLO ESPITIA E. La fenomenología interpretativa como alternativa apropiada para estudiar los fenómenos humanos. Investigación y Educación en Enfermería 2000; XVIII(1): MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3 ed. São Paulo: HUCITEC/ ABRASCO, QUEIROZ, M.I. Relatos orais: do indizível ao dizível. Ciência e Cultura, v.39, p: , LOZANO, J. E. A. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In. FERREIRA, M. de M.; AMADO, J. (org.) Usos & Abusos da história oral. 4 ed. Rio de Janeiro: FGV, Capítulo

5 utilizando o programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e a dos dados qualitativos terá por base as narrativas. A compreensão da narrativa depende do entendimento do outro, do diálogo empreendido, visto que as palavras são relativas às coisas em nosso caso, questões sobre vivências profissionais dos sujeitos. A partir do conteúdo de cada questão, serão elaboradas pré-categorias de análise. Já as falas serão agrupadas de acordo com categorias emergentes seguidas da interpretação com base no referencial teórico de análise temática. Resultados Esperados- Com base em trabalhos e vivências anteriores, acreditamos haver certo distanciamento entre as postulações políticas para o SUS e o processo de trabalho depreendido dos enfermeiros. Também um distanciamento do trabalho no núcleo de saber da enfermagem, considerando, além disto, que a forma te atuar este tenha relação com as trajetórias individuais dos profissionais, sua formação e os modos de se organizar dos serviços de saúde. Conclusões- A pesquisa teve início em fevereiro de 2008 e sua apresentação, neste momento, se dá como forma de divulgação de práticas de pesquisa interdisciplinares e também pela importância do debate na busca da construção do conhecimento na área. Palavras Chave- enfermagem; enfermeiros; processo de trabalho; Unidades Básicas de Saúde; CAPS; Hospital.

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2019 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2018 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM E LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE

CARACTERIZAÇÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM E LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 000-00-00000-00-0 CARACTERIZAÇÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM E LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE Mariana de Ângelo Almeida 1 ; Laís da Silva Luca

Leia mais

RELAÇÕES DE TRABALHO E SUBJETIVIDADE EM EQUIPES INTERDISCIPLINARES DE ATENÇÃO À SAÚDE 1 ELIANE MATOS 2 DENISE PIRES 3

RELAÇÕES DE TRABALHO E SUBJETIVIDADE EM EQUIPES INTERDISCIPLINARES DE ATENÇÃO À SAÚDE 1 ELIANE MATOS 2 DENISE PIRES 3 RELAÇÕES DE TRABALHO E SUBJETIVIDADE EM EQUIPES INTERDISCIPLINARES DE ATENÇÃO À SAÚDE 1 ELIANE MATOS 2 DENISE PIRES 3 Nas últimas décadas a interdisciplinaridade vem sendo colocada como uma necessidade

Leia mais

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico.

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico. 1. Introdução A presente dissertação visa realizar uma reflexão sobre a assessoria do Serviço Social nos Conselhos Tutelares do Município do Rio de Janeiro e se origina a partir da minha experiência profissional

Leia mais

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE O Sistema Único de Saúde (SUS), resultado de uma avançada conquista social, colocou

Leia mais

Crenças dos Profissionais e Gestores de PSF sobre o Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas

Crenças dos Profissionais e Gestores de PSF sobre o Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Crenças dos Profissionais e Gestores de PSF sobre o Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Michaela Bitarello Maria Lúcia L O. Souza-Formigoni V Conferência Internacional da INEBRIA 08-10 Outubro 2008 Ribeirão

Leia mais

Desde o início da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) percebe-se a necessidade de

Desde o início da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) percebe-se a necessidade de A Concepção de Integralidade em Saúde entre os Docentes dos Cursos de Graduação na Área da Saúde de um Centro Universitário RESUMO Desde o início da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) percebe-se

Leia mais

INSERÇÃO DA TEMÁTICA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE TÉCNICOS DO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

INSERÇÃO DA TEMÁTICA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE TÉCNICOS DO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde INSERÇÃO DA TEMÁTICA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE TÉCNICOS DO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO

Leia mais

Interdisciplinaridade: pedra fundamental no ensino do cuidado em saúde- uma pesquisa social

Interdisciplinaridade: pedra fundamental no ensino do cuidado em saúde- uma pesquisa social Interdisciplinaridade: pedra fundamental no ensino do cuidado em saúde- uma pesquisa social Maria Ângela Prates Puppin 1, Vera Maria Sabóia 1 1 Universidade Federal Fluminense RESUMO Este projeto aborda

Leia mais

Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial

Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial Profª. Drª. Zenith Rosa Silvino Coordenadora do MPEA - 2010/2014 O MPEA Aprovado pelo CUV em 12/03/2003 Reconhecido pela CAPES em dezembro/2003 (31003010055P3)

Leia mais

Centro de Ciências Humanas e Letras/ Departamento de Psicologia - Probex. O processo de adoecimento não se restringe a determinações fisiológicas, ao

Centro de Ciências Humanas e Letras/ Departamento de Psicologia - Probex. O processo de adoecimento não se restringe a determinações fisiológicas, ao Saúde/doença e projeto de vida: escuta e orientação psicossocial à jovens e adultos com neoplasia de cabeça e pescoço em programa de atendimento no Hospital Universitário Resumo: LINHARES. Helen. (Bolsista)

Leia mais

COMO A SUPERVISÃO INTERDISCIPLINAR É DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE?

COMO A SUPERVISÃO INTERDISCIPLINAR É DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE? COMO A SUPERVISÃO INTERDISCIPLINAR É DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE? INTRODUÇÃO O Grupo Hospitalar Conceição oferece Programas de Residência Médica desde 1968, sendo

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PELA VISÃO DE UMA PROFISSIONAL DO SUS

POLÍTICAS PÚBLICAS PELA VISÃO DE UMA PROFISSIONAL DO SUS POLÍTICAS PÚBLICAS PELA VISÃO DE UMA PROFISSIONAL DO SUS Taize Hollas Rubia Maldaner Fiorini Ana Paula Risson Resumo INTRODUÇÃO: Este resumo foi elaborado a partir de uma entrevista realizada no dia 11

Leia mais

ARTICULAÇÃO DA GERÊNCIA E CUIDADO DE ENFERMAGEM. Profa. Dra. Ana Maria Laus

ARTICULAÇÃO DA GERÊNCIA E CUIDADO DE ENFERMAGEM. Profa. Dra. Ana Maria Laus ARTICULAÇÃO DA GERÊNCIA E CUIDADO DE ENFERMAGEM Profa. Dra. Ana Maria Laus analaus@eerp.usp.br RETOMANDO... Novo cenário do atendimento hospitalar alta complexidade - incorporação de novos processos tecnológicos

Leia mais

GERENCIANDO O CUIDADO DE ENFERMAGEM COM PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS : A PRÁXIS EM ENFERMAGEM E SUA INTERFACE COM A TECNOLOGIA EM SAÚDE

GERENCIANDO O CUIDADO DE ENFERMAGEM COM PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS : A PRÁXIS EM ENFERMAGEM E SUA INTERFACE COM A TECNOLOGIA EM SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM GERENCIANDO O CUIDADO DE ENFERMAGEM COM PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS : A PRÁXIS EM ENFERMAGEM E

Leia mais

A AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DAS EQUIPES DE ESF 1

A AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DAS EQUIPES DE ESF 1 A AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DAS EQUIPES DE ESF 1 Barbara Letícia Dudel Mayer 2, Terezinha Heck Weiller 3. 1 Trabalho desenvolvido através de Projeto de Pesquisa de Mestrado do Programa

Leia mais

Avaliação qualitativa em atenção básica à saúde

Avaliação qualitativa em atenção básica à saúde Avaliação qualitativa em atenção básica à saúde MÔNICA DE REZENDE 1 ANTENOR AMÂNCIO FILHO 2 MARIA DE FÁTIMA LOBATO TAVARES 2 A participação no VI Seminário do Projeto Integralidade do Laboratório de Pesquisas

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

DESAFIOS DA ROTINA DIÁRIA: A VISÃO DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTOMIA INTESTINAL

DESAFIOS DA ROTINA DIÁRIA: A VISÃO DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTOMIA INTESTINAL DESAFIOS DA ROTINA DIÁRIA: A VISÃO DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTOMIA INTESTINAL Dayse Carvalho do Nascimento Enfermeira, Mestre, Estomaterapeuta, coordenadora da Comissão de Curativos HUPE/UERJ, tutora

Leia mais

Transversalidade entre as Políticas de Saúde Mental e Saúde da Mulher: Uma nova abordagem da Pesquisa em Enfermagem

Transversalidade entre as Políticas de Saúde Mental e Saúde da Mulher: Uma nova abordagem da Pesquisa em Enfermagem Transversalidade entre as Políticas de Saúde Mental e Saúde da Mulher: Uma nova abordagem da Pesquisa em Enfermagem Iandra Rodrigues da Silva 1 ; Dária Catarina Silva Santos 2 ; Aline Barros de Oliveira

Leia mais

Necessidades e demandas de Saúde

Necessidades e demandas de Saúde ATENÇÃO EM SAÚDE: a Construção Cotidiana da Integralidade no Município de Catas Altas - MG Evandro de Souza Queiróz Cláudia Maria de Mattos Penna Desafio à integralidade Necessidades e demandas de Saúde

Leia mais

Saúde Mental: Interação entre o NASF e as equipes de Saúde da Família. Psic. Marcelo Richar Arua Piovanotti

Saúde Mental: Interação entre o NASF e as equipes de Saúde da Família. Psic. Marcelo Richar Arua Piovanotti Saúde Mental: Interação entre o NASF e as equipes de Saúde da Família Psic. Marcelo Richar Arua Piovanotti Uma breve contextualização... Psicólogo Clínico desde 2008 na SMS-PMF. Equipes de Saúde Mental:

Leia mais

A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: as orientações dos discursos oficiais

A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: as orientações dos discursos oficiais A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: as orientações dos discursos oficiais VIEIRA, Patrícia Santiago* FURTADO, Roberto Pereira** Palavras- chave: política de educação em saúde; educação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO 35/206 Altera o Regulamento do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade

Leia mais

PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO

PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO uma questão de promoção, proteção e recuperação dos serviços de saúde¹ LUCIANA BARBOSA ¹Texto adaptado ao que foi publicado no Jornal de Alegrete e no CRA/RS Em cenários de

Leia mais

O ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO DISTRITO FEDERAL

O ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO DISTRITO FEDERAL O ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO DISTRITO FEDERAL Acadêmica :Amanda da Silva Alves Orientador: Alexsandro Barreto Almeida Águas Claras - DF 2016 Alexsandro Barreto

Leia mais

A Saúde do Trabalhador

A Saúde do Trabalhador XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino A Saúde do Trabalhador Núcleo de Estudos e Pesquisa em saúde e Trabalho Profa. Jussara Maria Rosa

Leia mais

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2 CARACTERIZAÇÃO DA PRODUCÃO CIENTÍFICA ACERCA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula

Leia mais

PROPOSTA DE INSTALAÇÃO DE ESPAÇO PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA E PRODUÇÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES

PROPOSTA DE INSTALAÇÃO DE ESPAÇO PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA E PRODUÇÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROPOSTA DE INSTALAÇÃO DE ESPAÇO PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA E PRODUÇÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO MUNICÍPIO

Leia mais

Psicologia da saúde: Novas demandas, novos caminhos DE ONDE PARTIMOS E HORIZONTE FUTURO SÍLVIA MARIA CURY ISMAEL

Psicologia da saúde: Novas demandas, novos caminhos DE ONDE PARTIMOS E HORIZONTE FUTURO SÍLVIA MARIA CURY ISMAEL Psicologia da saúde: Novas demandas, novos caminhos DE ONDE PARTIMOS E HORIZONTE FUTURO SÍLVIA MARIA CURY ISMAEL Serviço de Psicologia do Hospital do Coração 11º Congresso da SBPH GRAMADO - RS De onde

Leia mais

Flávia de Campos Irineu

Flávia de Campos Irineu CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde INTERVENÇÃO DA MUSICOTERAPIA NA SAÚDE DOS TRABALHADORES PELA INTERFONIA COLETIVA EM UM HOSPITAL DE ITAJUBÁ/MG Flávia

Leia mais

ESTATÍSTICA APLICADA A SAÚDE I. Profs: Karen/Marco (1C)/Eleonora (2C-R) ELETIVA. Laboratório de informática

ESTATÍSTICA APLICADA A SAÚDE I. Profs: Karen/Marco (1C)/Eleonora (2C-R) ELETIVA. Laboratório de informática MANHÃ (09:00 12:00) TARDE (14:00-17:00) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA GRADE DE HORÁRIO DAS DISCIPLINAS PARA 2012-2 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA METODOLOGIA

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR C/H Avaliações e Intervenções em Processos Preventivos Linha Condições de Risco para o Adoecimento Linha

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR C/H Avaliações e Intervenções em Processos Preventivos Linha Condições de Risco para o Adoecimento Linha ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO: Atividades Curriculares Disciplinas Obrigatórias Disciplinas Eletivas Orientação de Trabalho Final Descrição CR* C/H**

Leia mais

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO A SAÚDE DO HOMEM

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO A SAÚDE DO HOMEM Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia. Ano 2, V. 2, Número Especial, jun, 2014. Faculdade Leão Sampaio Resumo Expandido ISSN 2317-434X CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA

Leia mais

Etapa 8ª Carga horária total: 30 Semestre Letivo

Etapa 8ª Carga horária total: 30 Semestre Letivo Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Professor e DRT Bruna Suruagy do Amaral Dantas 114223-0

Leia mais

População: habitantes¹ em 30,7Km². Densidade demográfica. Ocupa 4,9 % do território do ABCD e 0,01% do território Estadual

População: habitantes¹ em 30,7Km². Densidade demográfica. Ocupa 4,9 % do território do ABCD e 0,01% do território Estadual Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Diadema Kátia Cheli Kanasawa São Paulo, 21 de setembro/2012 População: 386.039 habitantes¹ em 30,7Km² Densidade demográfica 12.595hab/Km² Ocupa 4,9 % do

Leia mais

ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS *

ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS * ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS * Estela Regina Garlet 1 José Luís Guedes dos Santos 2 Maria Alice Dias da Silva

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: COMPETENCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO INTENSIVISTA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

1. Introdução. e em tratamento médico ambulatorial no município de

1. Introdução. e em tratamento médico ambulatorial no município de 1. Introdução O objetivo dessa dissertação é discutir sobre o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde (ACS), no que diz respeito ao acompanhamento às famílias de portadores de transtorno

Leia mais

UFPB PRG X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

UFPB PRG X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CCSDEMCAMT0 O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA ENFERMAGEM EM CLÍNICA I: OPINIÃO DOS DISCENTES Danielle Alves Figueiredo (1) Lecidâmia Cristina Leite Damascena () Jacira

Leia mais

Mesmo com bastante aproximação conceitual e ética e com um quadro tão favorável no que se refere ao número de assistentes sociais atuantes nas

Mesmo com bastante aproximação conceitual e ética e com um quadro tão favorável no que se refere ao número de assistentes sociais atuantes nas 13 1. Introdução Muito trabalhada e discutida pelos profissionais, docentes, pesquisadores e autores da área do Serviço Social, a área da saúde tem se apresentado como um dos leques de atuação profissional

Leia mais

INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA

INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA Maisa de Oliveira Sanday 1 Sônia Regina Leite de Almeida Prado 2 INTRODUÇÃO Apesar dos avanços na atenção a saúde

Leia mais

Ana Marise Pereira Gomes

Ana Marise Pereira Gomes CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DA FUNASA

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL Prof. Domingos de Oliveira DIRETRIZES E POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL A Política de Saúde Mental instituída no Brasil através da Lei Federal No 10.216/01, tem como premissa fundamental

Leia mais

O Desafio da Clínica na Estratégia Saúde da Família

O Desafio da Clínica na Estratégia Saúde da Família O Desafio da Clínica na Estratégia Francisca Valda da Silva II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família 01 a 03 de junho de 2004 Brasília - DF Demandas Sociais pela inversão do Modelo de Atenção

Leia mais

GESTÃO DO CUIDADO AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL, SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

GESTÃO DO CUIDADO AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL, SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude3 GESTÃO DO CUIDADO AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL, SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL RESUMO Mislene Beza Gordo Sarzana Enfermeira,

Leia mais

LEVANTAMENTO SOBRE AS AÇÕES DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA DE CONTROLE DA HANSENÍASE NO ESTADO DE SÃO PAULO*

LEVANTAMENTO SOBRE AS AÇÕES DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA DE CONTROLE DA HANSENÍASE NO ESTADO DE SÃO PAULO* LEVANTAMENTO SOBRE AS AÇÕES DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA DE CONTROLE DA HANSENÍASE NO ESTADO DE SÃO PAULO* Elisete Silva Pedrazzani** Discute-se sobre as ações de enfermagem no Programa de Controle da Hanseníase

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Coordenação do projeto: Prof. Dr. Rafael Mendonça Dias Título: Atenção Integral

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DOS INCIDENTES CRÍTICOS NA NOTIFICAÇÃO DE DOENÇAS NO ÂMBITO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

IDENTIFICAÇÃO DOS INCIDENTES CRÍTICOS NA NOTIFICAÇÃO DE DOENÇAS NO ÂMBITO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE IDENTIFICAÇÃO DOS INCIDENTES CRÍTICOS NA NOTIFICAÇÃO DE DOENÇAS NO ÂMBITO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE Maria Aparecida de Souza Melo 1. 1 Doutora e pós-doutora em Medicina Tropical e Saúde Pública e Docente

Leia mais

UNIOESTE NA COMUNIDADE

UNIOESTE NA COMUNIDADE UNIOESTE NA COMUNIDADE Área Temática: Saúde Palavras-chave: Educação, Prevenção, Câncer bucal Adriane de Castro Martinez Martins 1 (Coordenador ) Eduardo Deon Fortunato 2 Silmara Juliana Likoski 2 Roberto

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Coletiva Professor(es): Robson Jesus Rusche Carga

Leia mais

DESAFIOS NA PROMOÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: REFLEXÃO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE CAMPO

DESAFIOS NA PROMOÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: REFLEXÃO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE CAMPO DESAFIOS NA PROMOÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: REFLEXÃO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE CAMPO Kenedy Ânderson da Silva Centro Universitário Tiradentes- UNIT Kenedyanderson17@live.com Orientador:

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE Sabrina de Souza Gurgel (1); Mayara Kelly Moura Ferreira

Leia mais

Oficina de Elaboração de TCC. Prof. Edgilson Tavares. Referências. Referencial Teórico Metodologia Cronograma -

Oficina de Elaboração de TCC. Prof. Edgilson Tavares. Referências. Referencial Teórico Metodologia Cronograma - Oficina de Elaboração de TCC Referencial Teórico Metodologia Cronograma - Referências Prof. Edgilson Tavares REFERENCIAL TEÓRICO Também denominada como revisão da literatura ou bibliográfica. Apresenta

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM VIVÊNCIA CLÍNICA

CURSO DE ENFERMAGEM VIVÊNCIA CLÍNICA As atividades de vivência clínica são elementos constitutivos do processo de ensinoaprendizagem da matriz curricular do Curso de Graduação em Enfermagem e, portanto, procedimentos técnicos didático-pedagógicos

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde. Educação Permanente para Trabalhadores de Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde. Educação Permanente para Trabalhadores de Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Educação Permanente para Trabalhadores de Saúde Evelyne Nunes Ervedosa Bastos Gilmara Maria Batista Tavares Fortaleza/CE

Leia mais

A ABRANGÊNCIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DE MEDIANEIRA PR

A ABRANGÊNCIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DE MEDIANEIRA PR 1 A ABRANGÊNCIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DE MEDIANEIRA PR Josieli de Fátima Vieira Magnus 1 Michelly Laurita Wiese 1 INTRODUÇÃO: O presente artigo é uma síntese do

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP SATISFAÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP SATISFAÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP SATISFAÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM Maithê de Carvalho e Lemos, Joanir Pereira Passos RESUMO Objetivos: Identificar e classificar as expressões de satisfação

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Serviço Social. Grau Conferido: Bacharel em Serviço Social. Modalidade: Presencial. Duração: 4 (quatro) anos ou 8 (oito) períodos. Área de Conhecimento: Ciências

Leia mais

ANÁLISE DO PROCESSO DE PACTUAÇÃO DE INDICADORES PARA A ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE IGARASSU PE

ANÁLISE DO PROCESSO DE PACTUAÇÃO DE INDICADORES PARA A ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE IGARASSU PE ANÁLISE DO PROCESSO DE PACTUAÇÃO DE INDICADORES PARA A ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE IGARASSU PE Autoras: Ana Paula Nobre, Cynara Ramos, Kiwisunny Galvão Franzoi, Roseane da Silva Lemos Orientadora: Profa.

Leia mais

PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A INSERÇÃO DO SETOR DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ÀS GESTANTES EM UM HOSPITAL DO INTERIOR DA BAHIA

PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A INSERÇÃO DO SETOR DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ÀS GESTANTES EM UM HOSPITAL DO INTERIOR DA BAHIA PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A INSERÇÃO DO SETOR DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ÀS GESTANTES EM UM HOSPITAL DO INTERIOR DA BAHIA Silas Santos Carvalho 1 Universidade Estadual de Feira

Leia mais

PROJETO - Elaboração do Diagnóstico e Avaliação do Atual Estágio de Desenvolvimento das RESUMO EXECUTIVO

PROJETO - Elaboração do Diagnóstico e Avaliação do Atual Estágio de Desenvolvimento das RESUMO EXECUTIVO PROJETO - Elaboração do Diagnóstico e Avaliação do Atual Estágio de Desenvolvimento das Redes Regionais da Atenção à Saúde nas regiões priorizadas pelo Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde

Leia mais

LABORATÓRIO PARA A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DA INTEGRALIDADE NO CUIDADO AO ACIDENTADO DE TRABALHO NA REDE SUS DE PIRACICABA

LABORATÓRIO PARA A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DA INTEGRALIDADE NO CUIDADO AO ACIDENTADO DE TRABALHO NA REDE SUS DE PIRACICABA LABORATÓRIO PARA A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DA INTEGRALIDADE NO CUIDADO AO ACIDENTADO DE TRABALHO NA REDE SUS DE PIRACICABA Equipe do Laboratório de Mudança Interfronteira Rede de Saúde de Piracicaba Apresentadora:

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS Rodolfo Dias Pinto 1 Maria de Lourdes dos Santos 2 1 Bolsista do Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura

Leia mais

A avaliação de projetos pelo públicoalvo: um estudo exploratório de uma instituição universitária. Marilda Angioni

A avaliação de projetos pelo públicoalvo: um estudo exploratório de uma instituição universitária. Marilda Angioni A avaliação de projetos pelo públicoalvo: um estudo exploratório de uma instituição universitária Marilda Angioni Roteiro Avaliação Universidade Extensão Universitária Delimitação do Estudo Resultados

Leia mais

Programa de Educação Permanente em Saúde do Hospital Antonio Prudente (ICL) Rosângela Galindo de Campos

Programa de Educação Permanente em Saúde do Hospital Antonio Prudente (ICL) Rosângela Galindo de Campos Programa de Educação Permanente em Saúde do Hospital Antonio Prudente (ICL) Rosângela Galindo de Campos A oncologia tem tido grande evolução nas técnicas diagnósticas e terapêuticas, o que tem possibilitado

Leia mais

Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre O que é necessário para o profissional de Enfermagem realizar atendimento domiciliar particular

Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre O que é necessário para o profissional de Enfermagem realizar atendimento domiciliar particular PARECER TÉCNICO COREN-MA-CPE Nº 20/2015 ASSUNTO: Atendimento de Enfermagem particular em domicilio. 1. Do fato Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre O que é necessário para o profissional de

Leia mais

SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO

SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO Saúde CONTEXTUALIZANDO... Diante da gravidade do avanço

Leia mais

Juliana de Oliveira Barros

Juliana de Oliveira Barros CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde GERENCIAMENTO DE RISCOS ERGONÔMICOS: PROPOSTA PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO

Leia mais

Serviço social na área da saúde e reabilitação: aspectos teóricos e práticos

Serviço social na área da saúde e reabilitação: aspectos teóricos e práticos Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - HRAC Comunicações em Eventos - HRAC 2011-06-15 Serviço social na área da

Leia mais

PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE. Pioneiramente, Maria Cecília Ferro Donnangelo (1975, 1976), no final da década de 1960,

PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE. Pioneiramente, Maria Cecília Ferro Donnangelo (1975, 1976), no final da década de 1960, PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE GÊNESE DO CONCEITO Pioneiramente, Maria Cecília Ferro Donnangelo (1975, 1976), no final da década de 1960, iniciou estudos sobre a profissão médica, o mercado de trabalho

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA QUALIFICAÇÃO DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA QUALIFICAÇÃO DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA QUALIFICAÇÃO DO PRÉ-NATAL Viviane Alberto Acadêmica do curso de Enfermagem, ULBRA Cachoeira do Sul, RS vivialberto1@gmail.com Camila Barreto Nunes Orientadora, Professora

Leia mais

A Gestão do Cuidado e dos Serviços de Saúde

A Gestão do Cuidado e dos Serviços de Saúde A Gestão do Cuidado e dos Serviços de Saúde O processo de descentralização dos serviços de saúde, como princípio organizativo do SUS, não se limita à transferência de responsabilidades e recursos ao gestor

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

A GESTÃO COMO SUJEITO INSTITUCIONAL ATIVO NAS PRÁTICAS DE ENSINO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

A GESTÃO COMO SUJEITO INSTITUCIONAL ATIVO NAS PRÁTICAS DE ENSINO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE A GESTÃO COMO SUJEITO INSTITUCIONAL ATIVO NAS PRÁTICAS DE ENSINO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE Wilma Kelly Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas wilma.santos@progep.ufal.br Luzia Vieira Instituto Federal

Leia mais

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA GESTÃO DE PROGRAMAS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE DE CRISÓPOLIS BA RESUMO

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA GESTÃO DE PROGRAMAS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE DE CRISÓPOLIS BA RESUMO ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA GESTÃO DE PROGRAMAS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE DE CRISÓPOLIS BA Wellington Pereira Rodrigues (Discente de Enfermagem, Centro Universitário UNIAGES)* Kelly Albuquerque

Leia mais

Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS) MARCELO VIANA DA COSTA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS) MARCELO VIANA DA COSTA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS) MARCELO VIANA DA COSTA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ReBETIS A REBETIS é uma rede que envolve estudantes, docentes,

Leia mais

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5.

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5. A INSERÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA AO IDOSO EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM ÂMBITO NACIONAL Zaqueu

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

INTEGRALIDADE NO ATENDIMENTO AOS TRABALHADORES ACIDENTADOS DE TRABALHO: DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIAS PARA UMA INTERVENÇÃO COMPARTILHADA

INTEGRALIDADE NO ATENDIMENTO AOS TRABALHADORES ACIDENTADOS DE TRABALHO: DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIAS PARA UMA INTERVENÇÃO COMPARTILHADA Temático FAPESP nº 12/04721-1 INTEGRALIDADE NO ATENDIMENTO AOS TRABALHADORES ACIDENTADOS DE TRABALHO: DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIAS PARA UMA INTERVENÇÃO COMPARTILHADA 22 ª SEMPAT SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO

Leia mais

LIDERANÇA E SUPERVISÃO NA ENFERMAGEM

LIDERANÇA E SUPERVISÃO NA ENFERMAGEM LIDERANÇA E SUPERVISÃO NA ENFERMAGEM Profa.Dra. Lucieli Dias Pedreschi Chaves 1 Março, 2018 Gerência de serviços de saúde Sustenta projetos técnicos-políticos de atenção à saúde Ações instrumentais de

Leia mais

O PROFISSIONAL DE SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS EDUCATIVAS

O PROFISSIONAL DE SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS EDUCATIVAS O PROFISSIONAL DE SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS EDUCATIVAS A educação em saúde é vista como um processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa a apropriação temática pela população.

Leia mais

Tipo de Apresentação: Pôster

Tipo de Apresentação: Pôster IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO DA UNIDADE DE QUIMIOTERAPIA DO CENTRO DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA DO HOSPITAL PROFESSOR ALBERTO ANTUNES HUPAA Manuelle de Araújo Holanda manuelleholanda@hotmail.com

Leia mais

COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009

COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009 COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009 Robsmeire Calvo Melo Zurita 1 ; Alessandra Massi Puziol Alves 2 Neide Barboza Lopes 3 INTRODUÇÃO: No Brasil ainda

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR: PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA TEÓRICA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO PRÁTICA 450

Leia mais

ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA

ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA Saulo Freitas Pereira (1); Mariana Carla Oliveira Lucena (1); Danilo de Almeida Vasconcelos (3) Universidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS RESUMO

A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS RESUMO A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS Elyrose Sousa Brito Rocha Patrícia de Carvalho Nagliate RESUMO Um dos desafios

Leia mais

Plano de aula PESQUISA QUALITATIVA 23/05/2018 A EVOLUÇÃO DA PESQUISA EM ENFERMAGEM. Críticas aos dados quantitativos

Plano de aula PESQUISA QUALITATIVA 23/05/2018 A EVOLUÇÃO DA PESQUISA EM ENFERMAGEM. Críticas aos dados quantitativos Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto PESQUISA QUALITATIVA Profª Drª Maria Helena Pinto 2018 Plano de aula Objetivo geral - o aluno deverá conhecer em linhas gerais os pressupostos da pesquisa

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Resiliência. Estratégias de enfrentamento. Qualidade de Vida.

RESUMO. Palavras-chave: Resiliência. Estratégias de enfrentamento. Qualidade de Vida. RESILIÊNCIA, ENFRENTAMENTO E QUALIDADE DE VIDA NA REABILITAÇÃO DE INDIVÍDUOS SEQUELADOS POR ACIDENTE DE TRABALHO RESILIENCE, COPING AND QUALITY OF LIFE IN INDIVIDUALS SEQUELAE REHABILITATION FOR WORK ACCIDENT

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Raphael Monteiro de Oliveira 1, Cintia Silva Fassarella 2 RESUMO

Leia mais

Formação de equipe: Equidade no atendimento multiprofissional

Formação de equipe: Equidade no atendimento multiprofissional Formação de equipe: Equidade no atendimento multiprofissional Dayane O. N. Guimarães Katholeen Daiane F. Ridier Ruth R. dos Santos INTRODUÇÃO O presente trabalho irá abordar alguns tópicos a serem explanados,

Leia mais

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia Articulação da Educação Permanente em Saúde com a Epidemiologia na construção de um melhor sistema de saúde: análise das

Leia mais

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

Plano de Estudos. Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Ciências da Educação (cód.

Plano de Estudos. Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Ciências da Educação (cód. Plano de Estudos Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Ciências da (cód. 681) 1. o Ano - 1. o Semestre Seminário de Acompanhamento do Projeto de Ciências

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL ESCOLA DE DIREITO

SERVIÇO SOCIAL ESCOLA DE DIREITO ESCOLA DE DIREITO ESCOLA DE DIREITO A Escola de Direito da Universidade Positivo oferece formação baseada em valores e fundamentos que capacitam os profissionais para compreender e atuar em um cenário

Leia mais

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem Prof.ª Natale Souza Um pouco de história... A atual política de saúde mental brasileira é resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores

Leia mais

Edna Cristiane Casadei Guedes de Souza.

Edna Cristiane Casadei Guedes de Souza. CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Implementação de Grupos para a Discussão de Estratégias de Promoção e Acompanhamento periódico das Condições de

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Parâmetros para acompanhamento da implementação Na Atenção Básica - Elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos para usuários

Leia mais