RAIS ano-base Regras gerais e Preenchimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RAIS ano-base Regras gerais e Preenchimento"

Transcrição

1 Evento Presencial 27 de fevereiro de 2013 RAIS ano-base Regras gerais e Preenchimento Apresentação: Fábio Momberg

2 RAIS - ano-base 2012 Introdução A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) foi instituída pelo Decreto nº /1975 e é considerada um importante instrumento de coleta de dados para o setor do trabalho, funcionando como um verdadeiro censo anual do mercado formal de empregos, com a produção de informações referente aos vínculos de trabalho das empresas em geral.

3 RAIS - ano-base 2012 Objetivo - provimento de dados de controle da atividade trabalhista no país para a elaboração pelo governo de estatísticas das relações de trabalho; - viabilizar o pagamento do Abono Salarial Anual, que é um benefício constitucional que tem como públicoalvo os trabalhadores formais que ganham, em média até 2 salários mínimos.

4 RAIS - ano-base 2012 Atenção!!! A prestação de informações da forma incorreta, causa prejuízos ao próprio estabelecimento (fiscalização, aplicação de multa) e, em especial, aos empregados (perda do direito ao Abono do PIS).

5 RAIS - ano-base 2012 Legislação Portaria do MTE nº 05/2013: instruções para a declaração e divulgação do Manual de Orientações da RAIS ano-base 2012

6 RAIS - ano-base 2012 Quem está obrigado a entregar a RAIS Devem declarar as informações referentes a seus empregados, dentre outros: - os inscritos no CNPJ com ou sem empregados; - todos os empregadores, conforme definidos na CLT; - empresas individuais, inclusive as que não possuem empregados; (empresário individual) - cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas;

7 RAIS - ano-base empregadores urbanos pessoas físicas (autônomos e profissionais liberais) que mantiveram empregados no ano-base; - condomínios e sociedades civis; - empregadores rurais pessoas físicas que mantiveram empregados no ano-base; e - filiais, agências ou sucursais das empresas.

8 RAIS - ano-base 2012 MEI Apesar de não haver menção expressa na Portaria MTE 05/2013, o Microempreendedor Individual (MEI) que manteve empregado em 2012 também deverá entregar a RAIS.

9 RAIS - ano-base 2012 Estabelecimento inscrito no CEI Devem entregar a RAIS também os estabelecimentos identificados pelo nº de matrícula no CEI (obras, empregadores pessoas físicas, urbanas e rurais) que mantiveram empregados no ano-base 2012.

10 RAIS - ano-base 2012 Matriz e filial A empresa que possui filiais, agências ou sucursais, com ou sem empregados, ou sem movimento em 2012, deve declarar a RAIS separadamente, por estabelecimento (local de trabalho), utilizando cada CNPJ específico (subarquivo).

11 RAIS - ano-base 2012 Estabelecimento inscrito simultaneamente no CNPJ e no CEI O estabelecimento ou empregador inscrito no CNPJ e no CEI deve apresentar a declaração da RAIS pelo CNPJ. Exemplo: produtor rural pessoa física, Cartório, MEI, etc.

12 RAIS - ano-base 2012 Quem deve ser relacionado na RAIS Devem ser relacionados na RAIS ano-base 2012, dentre outros: - empregados contratados por empregadores, pessoa física ou jurídica, sob o regime da CLT, por prazo indeterminado ou determinado, inclusive a título de experiência; - trabalhadores temporários, regidos pela Lei nº 6.019/1974; - trabalhadores com contrato de trabalho por prazo determinado, regido pela Lei nº 9.601/1998;

13 RAIS - ano-base trabalhadores rurais regidos pela Lei nº 5.889/1973; - aprendiz (maior de 14 e menor de 24 anos), contratado nos termos do art. 428 da CLT e Decreto nº 5.598/2005; - dirigentes sindicais.

14 RAIS - ano-base 2012 Quem não deve ser relacionado na RAIS Não devem ser informados na RAIS ano-base 2012, dentre outros: - autônomos; - estagiários regidos pela Lei nº /2008; - empregados domésticos regidos pela Lei nº 5.859/1972, optantes ou não pelo FGTS; - cooperados.

15 RAIS - ano-base 2012 Programa para declaração e transmissão da RAIS Para o preenchimento e envio das informações da RAIS, deve ser utilizado o Programa Gerador de Declaração RAIS (GDRAIS Versão ), que deve ser obtido nos sites: ou Na geração da RAIS, podem ser incluídas inscrições CNPJ/CEI diferentes e em qualquer quantidade. O programa GDRAIS2012 providenciará a geração do arquivo de entrega com os estabelecimentos selecionados. OBS.: O programa GDRAIS2012 possui recursos próprios para a transmissão dos arquivos.

16 RAIS - ano-base 2012 RAIS Negativa - Obrigatoriedade de declaração O estabelecimento inscrito no CNPJ que não possuiu empregados ou manteve suas atividades paralisadas durante o ano-base 2012 está obrigado a entregar a RAIS Negativa, através do Programa GDRAIS2012 ou via web, informando apenas os campos que o identificam.

17 RAIS - ano-base 2012 RAIS Negativa - Dispensa de entrega - MEI, conforme 2º, do art. 2, da Portaria MTE 05/ estabelecimento e empregador pessoa física inscrito no CEI, que não possuiu empregados ou manteve suas atividades paralisadas durante 2012, segundo o Manual de Orientação da RAIS

18 RAIS - ano-base 2012 Finalidades do Programa GDRAIS2012 a) gerador da declaração da RAIS (digitação dos dados). b) analisador de arquivo RAIS (importação e validação de folha).

19 RAIS - ano-base 2012 Erros ou inconsistências na declaração O programa GDRAIS2012 gera relatórios necessários para correção de erros. (Link Verificar inconsistências ) Havendo inconsistências, será emitido Relatório de Erros ou de Avisos, conforme o caso.

20 RAIS - ano-base 2012 a) Relatório de Erros - relaciona as inconsistências que impedem a geração da declaração e que deverão ser corrigidas para que se possa gerar a mesma; b) Relatório de Avisos - relaciona as inconsistências que não impedem a geração da declaração, mas que deverão ser verificadas pelo declarante para possível correção, pois estas inconsistências podem distorcer as informações da RAIS (por ex.: remunerações incoerentes, erros de digitação, etc).

21 RAIS - ano-base 2012 Novidade para 2013: Certificação Digital

22 RAIS - ano-base 2012 Será obrigatória a utilização de certificado digital válido no padrão ICP Brasil para a transmissão da declaração da RAIS por todos os estabelecimentos que possuem a partir de 20 vínculos, exceto para a transmissão da RAIS Negativa e para os estabelecimentos que possuem menos de 20 vínculos. As declarações poderão ser transmitidas com o certificado digital de pessoa jurídica, emitido em nome do estabelecimento, ou com certificado digital do responsável pela entrega da declaração, sendo que este pode ser um CPF ou um CNPJ.

23 RAIS - ano-base 2012 Será obrigatória também a utilização de certificado digital válido padrão ICP Brasil para a transmissão da declaração da RAIS de exercícios anteriores (GDRAIS Genérico), exceto para a transmissão da RAIS Negativa.

24 RAIS - ano-base 2012 Prazo de entrega da RAIS ano-base 2012 INÍCIO - 15 de janeiro de 2013 TÉRMINO - 08 de março de 2013

25 RAIS - ano-base 2012 Como entregar A entrega da declaração é somente via internet. O envio da declaração será efetuado nas funções "Gravar Declaração" ou "Transmitir Declaração" do aplicativo GDRAIS2012. Será oferecida para todas as declarações a alternativa de transmiti-las com Certificado Digital. Quando se tratar de declaração centralizada, a RAIS das filiais poderá ser entregue via internet pela matriz, desde que os trabalhadores sejam informados sob o CNPJ da empresa a qual estiveram vinculados.

26 RAIS - ano-base 2012 Os estabelecimentos que não tiveram vínculos no ano-base 2012, tem a opção de entregarem a declaração da RAIS Negativa via web pelos sites: e

27 RAIS - ano-base 2012 Declaração de encerramento das atividades O estabelecimento que encerrou as atividades em 2012 e não entregou a declaração da RAIS deverá marcar a opção "Encerramento das Atividades", disponível no programa GDRAIS2012, e informar a data do encerramento de suas atividades, bem como a data de desligamento dos empregados.

28 RAIS - ano-base 2012 Declaração antecipada de encerramento das atividades No caso de encerramento das atividades no decorrer de 2013, o estabelecimento pode antecipar a entrega da declaração, utilizando o programa GDRAIS2012, e informar no campo data de encerramento, o dia, mês e ano equivalente à data em que está sendo declarada a RAIS (no formato DD/MM/AAAA), bem como a data de desligamento dos empregados. A RAIS do ano-base 2012 também deverá ser entregue.

29 RAIS - ano-base 2012 Recibo de entrega O Recibo de Entrega estará disponível para impressão em até 05 dias úteis após a entrega da declaração, nos endereços eletrônicos do MTE e da RAIS na opção "Impressão de Recibo". Deverá ser preservado o Protocolo de Transmissão do Arquivo, fornecido no ato da transmissão do mesmo, onde consta o nº do Controle de Recepção e Expedição de Arquivo (CREA), que, juntamente com a inscrição CNPJ/CEI, será obrigatório para emissão do Recibo de Entrega da RAIS pela internet. Para os canteiros de obras, deve-se informar também o CEI vinculado.

30 RAIS - ano-base 2012 Retificação da RAIS - Hipóteses a) retificação dos dados do estabelecimento, exceto, campos CNPJ/CEI ou CEI Vinculado: - clicar na opção "Serviços" e, em seguida, na opção "Retificação dos Dados do Estabelecimento", disponíveis nos sites do MTE e RAIS, preencher corretamente o formulário com todos os dados solicitados e, em seguida, clicar na opção "Enviar". (Site) - não será permitida a retificação de erros nos campos do CNPJ/CEI ou CEI Vinculado. O procedimento para esses casos é o de exclusão.

31 - utilizar o Programa GDRAIS2012 para fazer as devidas correções e gravar a declaração retificadora. No momento da gravação do arquivo, será solicitado o nº do CREA da declaração enviada anteriormente, referente ao estabelecimento que está sendo retificado. (Programa) - no arquivo da retificação devem ser gravados somente os empregados que foram corrigidos e, quando for o caso, os vínculos a serem incluídos. Os empregados declarados corretamente não devem constar na declaração retificadora para evitar duplicidades; - não será permitida a retificação de erros nos campos PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO. O procedimento para esses casos é o de exclusão. RAIS - ano-base 2012 b) retificação dos dados do empregado, exceto, campos PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO:

32 RAIS - ano-base 2012 Erros nos campos: a) CNPJ/CEI, CEI Vinculado: Exclusão da RAIS - HIpóteses - gerar uma nova RAIS corretamente do estabelecimento com todos os empregados e transmitir o arquivo por meio da internet ; (Programa) - excluir a declaração incorreta do estabelecimento, utilizando a opção "Serviços" e em seguida, a opção "Exclusão de Estabelecimento", disponíveis nos sites do MTE e RAIS, preencher todos os dados solicitados no formulário, inclusive, o nº do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar". (Site)

33 RAIS - ano-base 2012 b) PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO: - gerar uma nova RAIS corretamente do estabelecimento, incluindo somente o empregado que foi corrigido e transmitir o arquivo por meio da internet ; (Programa) - excluir o PIS/PASEP do empregado enviado com erro, utilizando a opção "Serviços" e, em seguida, a opção "Exclusão de Vínculos", disponíveis nos sites do MTE e RAIS, preencher todos os dados solicitados no formulário, inclusive, o nº do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar". (Site)

34 RAIS - ano-base 2012 Penalidades pela não entrega no prazo legal, omissão de informações ou declaração falsa ou inexata O empregador que não entregar a RAIS ou entregar com erros ou omissões, no prazo legal, ficará sujeito à multa prevista no art. 25 da Lei nº 7.998/1990, a ser cobrada a partir de R$ 425,64, acrescidos de R$ 106,40 por bimestre de atraso, contados até a data de entrega da RAIS respectiva ou da lavratura do auto de infração, se este ocorrer primeiro. (art. 2º da Portaria nº 14/2006, alterada pela Portaria nº 688/2009)

35 RAIS - ano-base 2012 O valor da multa resultante da aplicação, quando decorrente da lavratura de Auto de infração, será acrescido de percentuais, em relação ao valor máximo da multa prevista no art. 25 da Lei 7.998/1990, a critério da autoridade julgadora, na seguinte proporção: I - de 0% a 4% - para empresas com 0 a 25 empregados; II - de 5% a 8,0% - para empresas com 26 a 50 empregados; III - de 9% a 12%- para empresas com 51 a 100 empregados; IV - de 13% a 16,0% - para empresas com 101 a 500 empregados; e V - de 17% a 20,0% - para empresas com mais de 500 empregados.

36 RAIS - ano-base 2012 O empregador que ainda omitir informações ou prestar declaração falsa ou inexata ficará sujeito, além da multa aludida, o acréscimo de R$ 26,60 por empregado omitido ou declarado falsa ou inexatamente. (art. 3º da Portaria 14/2006) Referido valor será dobrado se o atraso na entrega ou correção do erro ou omissão ultrapassar o último dia do ano de exercício para entrega da RAIS em referência.

37 RAIS - ano-base 2012 A lavratura do auto de infração, com a aplicação ou não da multa correspondente ao atraso, não entrega da RAIS ou entrega com erros ou omissões, NÃO isenta o empregador da obrigatoriedade de prestar as informações requeridas pelo MTE.

38 RAIS - ano-base 2012 Órgão responsável para esclarecimentos gerais - MTE a) orientações sobre procedimentos técnicos de utilização do programa GDRAIS2012, poderão ser obtidas junto à Central de Atendimento do SERPRO pelo telefone ou nos endereços eletrônicos: ou - opção "Fale Conosco". b) orientações gerais quanto ao preenchimento da declaração poderão ser obtidas mediante contato com o MTE pelo e- mail: rais.sppe@mte.gov.br.

39 RAIS - ano-base 2012 Parte II - Preenchimento das informações da RAIS

40 Nova declaração a) Ano-base da declaração ; b) Tipo de declaração: - RAIS com empregados; - RAIS sem empregados. No caso de encerramento das atividades, assinalar e informar a data de encerramento. O estabelecimento sem empregados (RAIS NEGATIVA) deve informar se exerceu atividade durante o ano-base 2012, marcando a opção SIM. Caso contrário, deve ser marcada a opção NÃO.

41 Campo - Informações Cadastrais Informações referentes ao estabelecimento c) Tipo de inscrição - CNPJ ou CEI, de acordo com o tipo de inscrição do estabelecimento CNPJ - informar o nº de inscrição no CNPJ com 14 dígitos, sendo o nº básico com 8, a ordem com 4 e o DV com 2 dígitos; CEI - informar o nº da matrícula CEI com 12 dígitos. Não é permitida a utilização de qualquer outro tipo de identificador para o estabelecimento, como CPF, INCRA, etc.

42 d) Prefixo - este campo não é de preenchimento obrigatório; só deve ser preenchido quando o estabelecimento tiver que repetir o nº do CNPJ dentro do mesmo arquivo para: - fornecer as informações de seus empregados em grupos distintos; ou - para declarar a vinculação da matrícula CEI de obra ao CNPJ da empresa. O estabelecimento deverá gerar um subarquivo para cada uma das declarações, as quais serão diferenciadas pelo código de prefixo 01 para o 1º grupo ou 1ª obra, 02 para o 2º grupo ou 2ª obra, e assim por diante. Não informar o DV - Dígito Verificador do CNPJ neste campo.

43 e) CEI vinculado - preenchido somente pelo estabelecimento que possuir obra de construção civil. Informar a matrícula CEI neste campo e o CNPJ do estabelecimento no campo "Inscrição no CNPJ/CEI : 1º - declarar os trabalhadores da empresa (matriz ou filial), iniciando a declaração pela inscrição do CNPJ, prefixo 00, deixando o campo CEI vinculado em branco; 2º - declarar os trabalhadores da obra (canteiro) pelo CEI correspondente àquela obra (utilizando o prefixo 01 para a 1ª obra, 02 para 2ª obra, e assim por diante) e informar o CNPJ da empresa para caracterizar a vinculação. As empresas que possuírem CNPJ e CEI, simultaneamente, devem informar na declaração somente o CNPJ.

44 f) Razão social do estabelecimento - vigente em dezembro, conforme registro constante no CNPJ da RFB e no CEI. Endereço, Logradouro, nº, Complemento, Bairro/distrito, CEP, Município, Estado, Telefone e da empresa. g) Para uso da empresa - campo não-obrigatório, de livre utilização pela empresa.

45 Campo - "Informações Econômicas" b) Informações econômicas - informar a principal atividade econômica do estabelecimento. b.1) Atividade econômica (CNAE) - indique o grupo de atividades a que pertence a empresa e selecione o código da principal atividade econômica do estabelecimento, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). b.2) Natureza Jurídica - indique o código da natureza jurídica do estabelecimento.

46 Códigos: (entre outros) 1. Administração Pública 2. Entidades Empresariais Sociedade de Economia Mista Sociedade Anônima Aberta Sociedade Anônima Fechada Sociedade Empresária Limitada Sociedade em Conta de Participação

47 3. Entidades sem Fins Lucrativos Fundação Privada Partido Político Entidade Sindical Organização Religiosa 4. Pessoas Físicas Empresa Individual Imobiliária Contribuinte individual

48 b.3) Proprietários - informar o nº de proprietários/sócios que exercem atividades no estabelecimento. b.4) Data-base - indicar a data-base da categoria (mês do reajuste salarial) com maior nº de empregados no estabelecimento. Códigos - Exemplo: 01 - janeiro, 05 - maio, 09 - setembro, 12 - dezembro

49 b.5) Porte do estabelecimento: - Microempresa - Empresa de pequeno porte - Empresa não classificada nos itens anteriores - este campo só deve ser selecionado se o estabelecimento não se enquadrar como ME ou como EPP. b.6) Optante pelo Simples - este campo só deve ser preenchido pelos estabelecimentos que se declararam como ME e EPP e que optaram pela inscrição no SIMPLES.

50 Ao concluir o preenchimento dos campos citados, clicar no botão "OK" para gravar a declaração quando se tratar da RAIS Negativa ou para continuar com o preenchimento da RAIS com empregados. O declarante poderá, também, clicar diretamente nos botões "Vínculos" e "Novo", para continuar o preenchimento da declaração ou para exibir os nomes dos empregados informados.

51 Campo - Programa de Alimentação do Trabalhador b.7) Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) - indicar se o estabelecimento participa ou não do PAT, clicando na opção "SIM" ou "NÃO", e, na próxima tela, preencher as informações complementares do PAT; - informar o nº de trabalhadores por estabelecimento/cnpj beneficiados pelo PAT de acordo com a faixa salarial: Até 5 salários mínimos: ; Acima de 5 salários mínimos:. - para estabelecer a faixa salarial, deverá ser utilizada como base de cálculo a remuneração total do empregado, entendendo-se como remuneração a soma de salário, abonos, adicionais, gratificações, gorjetas, etc.;

52 - informar, a seguir, o percentual da(s) modalidade(s) utilizada(s) pela empresa, em relação ao nº total de beneficiados. O percentual deve ser informado na forma de nº inteiro, ou seja, sem casas decimais. Ex. 100%, 20%, 50%, etc. Serviço próprio: Refeições transportadas: Administração de cozinhas: Cesta de alimentos: Refeição-convênio: Alimentação-convênio:

53 Campo - Contribuições Sindicais (Patronais) b.8) Informações relativas às contribuições sindicais patronais Dados relativos às entidades sindicais beneficiárias das contribuições sindicais patronais pagas durante 2012 e os respectivos valores. b.8.1) CNPJ da entidade sindical beneficiária - n.º do CNPJ com 14 dígitos, sendo o nº básico com 8, a ordem com 4 e o DV com 2 dígitos. b.8.1.1) Valor total recolhido - valor total da contribuição, em reais (com centavos), pago em 2012 pela empresa à entidade sindical patronal.

54 Informações referentes ao empregado As informações de cada empregado devem constar na RAIS de todos os estabelecimentos da empresa aos quais ele esteve vinculado durante 2012, cabendo a cada estabelecimento (CNPJ específico) fornecer as informações referentes ao período em que o empregado esteve a ele vinculado, seja como "transferido", "cedido" ou na categoria de "contratado". Quando o empregado possuir mais de um contrato ou ocupação com o mesmo estabelecimento, as informações de cada vínculo devem ser declaradas separadamente e as horas semanais devem ser informadas de acordo com o contrato. No caso de empregado desligado e readmitido no decorrer de 2012, as informações referentes a cada um dos períodos deverão ser fornecidas separadamente.

55 Campo - Dados Pessoais a.1) Identificação do empregado a.2) PIS/PASEP a.3) Nome a.4) Sexo a.5) Data de nascimento

56 a.6) Raça/cor - código compatível com a cor ou raça do trabalhador: 1. Indígena. 2. Branca. 4. Preta. 6. Amarela (de origem japonesa, chinesa, coreana, etc.). 8. Parda - para a pessoa que se enquadrar como parda ou se declarar como mulata, cabocla, cafuza, mameluca ou mestiça de preto com pessoa de outra cor ou raça. 9. Não informado.

57 a.7) Pessoa com deficiência ou beneficiário reabilitado - marcar a quadrícula "SIM", se o empregado é pessoa com deficiência habilitado ou beneficiário reabilitado, definidos conforme o Decreto 3.298/1999 e Decreto 5.296/2004. Caso contrário, marcar a quadrícula "NÃO". a.7.1) Tipo de deficiência/beneficiário reabilitado - informar o tipo de deficiência do empregado ou se o mesmo é beneficiário reabilitado da Previdência Social: 1 - Física 4 - Intelectual (Mental) 2 - Auditiva 5 - Múltipla 3 - Visual 6 - Reabilitado

58 a.8) Nacionalidade 10 - Brasileiro 36 - Norte-americano (EUA) 20 - Naturalizado brasileiro 39 - Italiano 21 - Argentino 41 - Japonês 30 - Alemão 45 - Português 32 - Britânico 62 - Sul-Africano 35 - Espanhol 80 - Outros a.9) Ano de chegada - para estrangeiros, informar o ano de chegada ao Brasil. Para os brasileiros, deixar em branco.

59 a.10) Grau de instrução Entre outros: 4. Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental incompleto (antiga 5ª à 8ª série). 5. Ensino Fundamental completo. 6. Ensino Médio incompleto. 9. Educação Superior completa. a.11) CTPS e Série a.12) CPF a.13) Para uso da empresa - neste campo a empresa pode fazer anotações pertinentes ao empregado, como nº de registro ou matrícula e outros.

60 Campo - Informações da Admissão b.1) Admissão ou transferência/movimentação b.2) Data - admissão ou a data da transferência para o novo local de trabalho. b.3) Código e tipo de admissão ou transferência: 1. Admissão de empregado no primeiro emprego 2. Admissão de empregado com emprego anterior (reemprego) 3. Transferência de empregado oriundo de estabelecimento da mesma empresa ou de outra empresa sem ônus para a cedente. 4. Reintegração

61 Código e descrição - tipo de vínculo empregatício ou relação de emprego. No caso de o empregado possuir dois vínculos com o mesmo empregador, as informações devem ser prestadas separadamente. 10. Trabalhador urbano vinculado a empregador pessoa jurídica por contrato de trabalho regido pela CLT, por prazo indeterminado. 15. Trabalhador urbano vinculado a empregador pessoa física por contrato de trabalho regido pela CLT, por prazo indeterminado. 25. Trabalhador rural vinculado a empregador pessoa física por contrato de trabalho regido pela Lei nº 5.889/1973, por prazo indeterminado. 50. Trabalhador temporário, regido pela Lei n.º 6.019/ Aprendiz contratado nos termos do art. 428 da CLT, regulamentado pelo Decreto nº 5.598/ Trabalhador urbano vinculado a empregador pessoa jurídica por contrato de trabalho regido pela CLT, por tempo determinado ou obra certa.

62 b.4) Salário contratual - informar o salário básico constante no contrato de trabalho ou registrado na CTPS, resultante da última alteração salarial, podendo corresponder ao último mês trabalhado no ano-base. b.4.1) Valor - em reais (com centavos). - para empregado cujo salário é pago por comissão ou por diversas tarefas com remunerações diferentes, deve-se informar a média mensal dos salários pagos em 2012; - para empregado em cuja CTPS conste salário + comissão, informar o salário-base acrescido da média mensal de comissões pagas em 2012; - para empregado que trabalha por hora, informar o valor da hora conforme definido no contrato de trabalho.

63 b.5) Horas semanais - indicar o nº de horas normais de trabalho do empregado por semana, sem incluir horas extras. Exemplos: 8 horas por dia em semana de 5 1/2 dias = 44 8 horas por dia em semana de 5 dias = 40

64 b.6) Código e tipo de salário contratual - código do tipo de salário do empregado, de acordo com o contrato de trabalho e não com a periodicidade do pagamento: 1 - Mensal 2 - Quinzenal 3 - Semanal 4 - Diário 5 - Horário 6 - Tarefa 7 - Outros b.7) CBO

65 D) Informações do local de trabalho do empregado Este campo somente deve ser preenchido, caso o empregado preste serviços fora do município do contratante. D.1) Local de trabalho - Estado e o código do município. Para o empregado que presta serviço em mais de um município, informar o código do município da empresa contratante

66 Campo - Remuneração Mensal É imprescindível que as remunerações referentes ao período trabalhado sejam preenchidas de forma correta, para possibilitar, dentre outros objetivos, a identificação do trabalhador com direito ao abono salarial previsto no art. 239 da CF/1988. Devem ser informadas para cada empregado, exclusivamente, as remunerações referentes ao ano-base devidas em cada mês, pagas ou não.

67 Remunerações, pagas ou não, importa a competência mensal a que o empregado tem o direito de recebê-las, independentemente do momento em que o empregador tenha repassado ao empregado tais valores. Não podem ser incluídos os valores pagos referentes a exercícios anteriores, exceto quando resultantes de dissídios coletivos, pagos a trabalhadores com contrato de trabalho vigente no ano-base a ser informado. As remunerações mensais devem ser informadas em reais, com centavos, mês a mês. Janeiro R$ 1.000,00 Fevereiro R$ 1.000,00 Março R$ 1.000,00 Abril R$ 1.000,00

68 Valores que devem integrar o campo remuneração mensal - Salários, ordenados, vencimentos, soldos, honorários, vantagens, adicionais extraordinários, bonificações, gorjetas, gratificações, participações, porcentagens, comissões, corretagens. - Gratificações ajustadas, como as de balanço, produtividade, tempo de serviço e de função ou cargo de confiança. - Verbas de representações. - Adicionais por tempo de serviço, tais como quinquênios, triênios, anuênios, etc. - Prêmios contratuais ou habituais.

69 - Comissões de futuro antecipadas na rescisão e valores relativos a dissídios coletivos de exercícios anteriores. - Pagamento de diretores sem vínculo empregatício, desde que tenha havido opção pelo FGTS (Lei nº 8.036/1990). - Remuneração integral do período de férias, incluindo o 1/3 constitucional. Quando a remuneração for paga em dobro, por terem sido gozadas as férias após o período concessório, apenas 50% deste valor deve ser declarado.

70 - Aviso-prévio trabalhado. - Remuneração por horas extraordinárias ou por serviços noturnos, ainda que pagos em caráter eventual. - Adicional por serviços perigosos ou insalubres, ainda que pagos em caráter temporário. - Valores remunerados a título de quebra de caixa. - Salário-maternidade e salário-paternidade.

71 Valores que não devem ser informados como remuneração mensal Indenização adicional quando da dispensa de empregado, sem justa causa, no período de 30 dias que antecede à data de sua correção salarial (art. 9º da Lei nº 7.238/1984). - Outras indenizações, desde que expressamente previstas em lei. - Salário-família. - Férias indenizadas e respectivo 1/3 constitucional, inclusive o valor correspondente à dobra da remuneração de férias de que trata o art. 137 da CLT.

72 - Abonos de férias pela conversão de 1/3 do período a que tem direito (abono pecuniário conforme art. 143 da CLT) e decorrente de cláusula do contrato de trabalho, regulamento da empresa, documento coletivo de trabalho (art. 144 da CLT). - Ajuda de custo em parcela única, recebida exclusivamente por mudança de local de trabalho, na forma do art. 470 da CLT. - Diárias para viagens que não excedam a 50% da remuneração mensal. - A parcela paga in natura pelo PAT (alimentação fornecida).

73 - Participação nos lucros ou resultados (PLR) da empresa quando paga ou creditada de acordo com a legislação. - O abono do PIS. - O valor da multa rescisória de 40% do FGTS. - O ressarcimento de despesas pelo uso de veículo do empregado (reembolso de despesas).

74 - A multa no valor de uma remuneração mensal pelo atraso no pagamento das verbas rescisórias (art. 477, 8º da CLT). - Educação compreendendo os valores relativos a matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático. - Indenização por dispensa sem justa causa do empregado nos contratos por prazo determinado, conforme art. 479 da CLT.

75 - A parcela recebida a título de vale-transporte, na forma da legislação própria. - Previdência privada. - Assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde. - Reembolso-creche ou outra modalidade de prestação de serviço desta natureza.

76 - Seguro de vida e de acidentes pessoais º salário (campo específico) - Aviso-prévio indenizado (campo específico). - Qualquer verba indenizatória (paga em rescisão).

77 Horas extras mensais - Informar o total de horas extras trabalhadas pelo empregado durante o mês, se houver. - No caso de horas fracionadas, deve-se arredondar os valores até 30 minutos para um nº inteiro inferior, e valores que excederem os 30 minutos arredondar para um nº inteiro superior. Exemplo: 1h30min = 1h e 1h35min = 2h - No caso de empresas que trabalham com sistema de banco de horas, estas só devem ser computadas no campo se, por qualquer motivo, o trabalhador tiver recebido remuneração referente a estas horas adicionais.

78 Informação do 13º salário, aviso prévio indenizado e verbas pagas em rescisão O 13º salário, o aviso prévio indenizado e as verbas pagas em rescisão tem campos específicos para preenchimento na RAIS. Os valores informados nestes campos NÃO devem ser computados na remuneração mensal do empregado nem no mês do desligamento (rescisão).

79 13º salário - Campo específico h.5) 13º Salário - Adiantamento h.5.1) Mês de pagamento - selecionar o mês em que ocorreu o pagamento do adiantamento do 13º, ou, por opção do empregado, na ocasião das férias. h.5.2) Valor - Informar o valor em reais (com centavos). Este valor não deve ser incluído nas remunerações mensais. Nos casos em que foram feitos pagamentos a título de diferença do adiantamento, estes valores devem ser acrescidos à parcela do adiantamento. Se o adiantamento foi pago em mais de uma parcela, considerar como mês do pagamento o da última parcela.

80 h.6) 13º Salário - Parcela final h.6.1) Mês de pagamento - selecionar o mês em que ocorreu o pagamento da parcela final do 13º ou por ocasião de rescisão do contrato de trabalho. h.6.2) Valor - Informar o valor em reais (com centavos). Este valor não deve ser incluído nas remunerações mensais. Nos casos em que foram feitos pagamentos a título de diferença da parcela final, estes valores devem ser acrescidos ao valor da parcela final. Quando ocorrer rescisão, antes de ter sido efetuado o adiantamento do 13º, os valores referentes ao pagamento proporcional devem ser lançados como parcela final.

81 - Nos casos em que a empresa paga 1/12 do 13º salário a cada mês, deve ser preenchido apenas o campo do "13º salário - parcela final", com o total pago a título de 13º salário e preenchido o mês de pagamento com o Código Nos casos de rescisão, a indenização sobre o 13º salário deve ser informada neste campo.

82 Campo - Contribuições Sindicais G) Informações relativas às contribuições sindicais do empregado G.1) CNPJ da entidade sindical beneficiária G.1.1) Valor total recolhido - em reais (com centavos), pago em 2012 por empregado à entidade sindical laboral. Obs.: A informação dos valores pagos a título de contribuição associativa, assistencial e confederativa é facultativa.

83 Campo - Afastamento Informações referentes a afastamentos do trabalho Os afastamentos relacionados a doença, acidente de trabalho, licençamaternidade, prestação de serviço militar obrigatório, entre outros, devem ser declarados na RAIS ano-base 2012, devendo ser observados os códigos específicos para cada afastamento. E) Informações do afastamento/licença E.1) Afastamento/licença - motivo do afastamento do empregado no INSS. No caso do empregado afastado por mais de um motivo no ano-base, deve-se informar o motivo correspondente a cada afastamento.

84 E.2) Motivos de afastamentos do empregado durante o anobase: 10. Acidente do trabalho típico (que ocorre no exercício de atividades profissionais a serviço da empresa). 20. Acidente do trabalho de trajeto (ocorrido no trajeto residência-trabalho-residência). 30. Doença relacionada ao trabalho. 40. Doença não relacionada ao trabalho. 50. Licença-maternidade. 60. Serviço militar obrigatório. 70. Licença sem vencimento/sem remuneração.

85 E.3) Período do afastamento/licença - informar o dia e o mês do início e do fim de cada afastamento. O início do afastamento nos casos de doença ou acidente de trabalho é contado a partir da data concedida pelo INSS (16º dia). Caso haja mais de 3 afastamentos, deve-se relacionar os de maior duração. Durante o período do afastamento, o campo "remuneração mensal" não deve ser preenchido. Deve-se informar a remuneração somente nos casos em que houver pagamento por parte do empregador durante o período do afastamento. E.4) Total de dias - informar a soma de dias de todos os afastamentos do empregado durante todo o ano-base. Havendo mais de 3 afastamentos, incluir na soma os afastamentos não relacionados.

86 Para os afastamentos iniciados em ano-base anterior, a data de início a ser declarada será 1º de janeiro. Para os afastamentos que ultrapassarem o ano-base, a data do fim a ser declarada será 31 de dezembro, pois a informação prestada refere-se ao ano-base 2012.

87 Campo - Desligamento/transferência/movimentação/aposentadoria F) Informações de desligamento F.1) Desligamento ou transferência/movimentação F.2) Data - informar dia e mês em que ocorreu o desligamento ou a transferência/movimentação do empregado.

88 F.3) Código e descrição - tipo de desligamento ou transferência/movimentação/aposentadoria: 11. Rescisão de contrato de trabalho sem justa causa por iniciativa do empregador. 12. Término do contrato de trabalho. 21. Rescisão sem justa causa por iniciativa do empregado. 31. Transferência de empregado entre estabelecimentos da mesma empresa ou para outra empresa, sem ônus para a cedente.

89 60. Falecimento. 62. Falecimento decorrente de acidente do trabalho típico (que ocorre no exercício de atividades profissionais a serviço da empresa). 64. Falecimento decorrente de doença profissional. 71. Aposentadoria por tempo de contribuição, sem rescisão contratual. 72. Aposentadoria por idade, com rescisão contratual. 73. Aposentadoria por invalidez, decorrente de acidente do trabalho. 78. Aposentadoria por idade, sem rescisão contratual.

90 Transferência de empregados - movimentação entre estabelecimentos As informações de cada empregado devem constar na RAIS de todos os estabelecimentos da empresa aos quais esteve vinculado durante 2012, cabendo, a cada estabelecimento, fornecer as informações referentes ao período em que o empregado esteve a ele vinculado. O estabelecimento cedente (matriz) deverá informar as remunerações mensais do empregado até o mês em que houve pagamento por este estabelecimento. No campo "Admissão" constará a data de assinatura do contrato/ctps e no campo "Desligamento/transferência/aposentadoria" deverá ser informada a data de transferência.

91 Já o estabelecimento receptor (filial), no campo "Admissão" deve informar a data da transferência. No campo "Data de desligamento" deve-se informar a data do efetivo desligamento da empresa ou deixar em branco caso o empregado continue ativo. O campo "Remunerações mensais" apenas deverá ser preenchido com os meses dos salários pagos pelo receptor. Nos anos subsequentes, no campo "Admissão" sempre constará a data da transferência para o estabelecimento receptor do empregado.

92 Informações referentes à aposentadorias Segundo o Manual de Preenchimento da RAIS, o aposentado por tempo de contribuição, aposentado por idade e aposentadoria especial (códigos 71, 78 e 80, respectivamente), que continuam trabalhando, serão relacionados normalmente com estes códigos nos anos subsequentes. Já o empregado afastado por motivo de aposentadoria por invalidez (códigos 73, 74 e 76), em ano-base anterior, não deve ser informado na RAIS dos anos-base posteriores ao do afastamento.

93 Aviso-prévio indenizado - Informar o valor em reais (com centavos), referente à rescisão por iniciativa do empregador. Este valor não deve ser incluído no campo remunerações mensais.

94 Campo Verbas pagas na rescisão Neste campo, devem ser informadas as seguintes verbas pagas quando da rescisão do contrato de trabalho: i.1) Férias indenizadas - O valor total das férias (simples, em dobro e proporcionais), incluindo o adicional constitucional (1/3 a mais), pagas na rescisão contratual. i.2) Multa rescisória - O valor total correspondente à multa de 20% ou 40% do FGTS (rescisão de contrato por culpa recíproca ou dispensa sem justa causa). i.3) Banco de horas - O valor total correspondente ao saldo das horas extras que não foram pagas durante o contrato de trabalho. i.3.1) Quantidade de meses - O nº de meses em que houve ocorrência de horas extras (banco de horas).

95 i.4) Reajuste coletivo - O valor total correspondente à variação salarial negociado na data-base da categoria, incluindo acordos, convenção ou dissídio coletivo, tendo sido pago somente na rescisão de contrato. i.4.1) Quantidade de meses - O nº de meses a que se refere o valor que está sendo pago. i.5) Gratificações - Os valores totais decorrentes de gratificações firmadas em contrato de trabalho, regulamento da empresa, acordo ou convenção coletiva de trabalho que não foram pagas durante o contrato de trabalho. i.5.1) Quantidade de meses - O nº de meses a que se refere o valor que está sendo pago. Os valores informados nos campos acima não devem ser computados na remuneração mensal do empregado no mês do desligamento.

96 Parte III - Preenchimento - Exemplos práticos Exemplo 1: Empregado normal com salário fixo Exemplo 2: Afastamento por doença Exemplo 3: Afastamento iniciado em ano-base anterior Exemplo 4: Empregado dispensado sem justa causa Exemplo 5: Transferência de empregados - Cedente Exemplo 6: Transferência de empregados - Receptor Exemplo 7: Afastamento e concessão de aposentadoria por invalidez Exemplo 8: Afastamento e pedido de demissão Exemplo 9: RAIS Negativa Exemplo 10: Produtor rural pessoa física com empregado

97 Parte IV - procedimentos para gravação da declaração da RAIS; - inclusão das informações do responsável pela declaração; - transmissão com certificado digital; e - protocolo de entrega (CREA).

98

99

100

101

102

103

104

105

106

107

expert PDF Trial RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - Atualização Elaborado por: Valéria de Souza Telles

expert PDF Trial RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - Atualização Elaborado por: Valéria de Souza Telles Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Palestra. RAIS - Relação Anual de Informações Sociais Fevereiro Elaborado por: Valéria de Souza Telles

Palestra. RAIS - Relação Anual de Informações Sociais Fevereiro Elaborado por: Valéria de Souza Telles Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Posicionamento Consultoria de Segmentos. Análise Comparativa RAIS Ano Base 2016 x 2015

Posicionamento Consultoria de Segmentos. Análise Comparativa RAIS Ano Base 2016 x 2015 Análise Comparativa RAIS Ano Base 2016 x 2015 06/01/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Orientações para Declaração Relação Anual Informações

Leia mais

RAIS ano-base 2015 Regras gerais e preenchimento das informações

RAIS ano-base 2015 Regras gerais e preenchimento das informações Evento Presencial - Café da Manhã 25 de fevereiro de 2016 quinta-feira RAIS ano-base 2015 Regras gerais e preenchimento das informações Apresentação: Fábio Momberg Érica Nakamura Introdução A Relação Anual

Leia mais

RAIS RESPONDE. Consultoria de Segmentos. Março T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018

RAIS RESPONDE. Consultoria de Segmentos. Março T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 RAIS RESPONDE Consultoria de Segmentos Março T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 PRÓXIMOS WEBINAR TOTVS Linha RM 15/03, das 10hs as 12hs Linha Protheus 14/03, das 10hs as 12hs Linha

Leia mais

Comparativo das Principais e 2016

Comparativo das Principais e 2016 Comparativo das Principais alterações entre as RAIS ano-base 2015 e 2016 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DA RAIS ANO-BASE 2015 E 2016 RAIS 2015 - PORTARIA MTE N 2.027/2013 RAIS 2016 - PORTARIA MTPS N 269/2015 Informações

Leia mais

Fechamento Anual/ Geração da RAIS

Fechamento Anual/ Geração da RAIS Fechamento Anual/ Geração da RAIS A Relação Anual de Informações Anual (RAIS) tem por objetivo: o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no País, o fornecimento de dados para a

Leia mais

2019/2018 VICTOR LOPES

2019/2018 VICTOR LOPES Relação Anual de Informações Sociais - RAIS 2019/2018 O que é RAIS? A gestão governamental do setor do trabalho conta com o importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações

Leia mais

Fechamento Anual/ Geração da RAIS

Fechamento Anual/ Geração da RAIS Fechamento Anual/ Geração da RAIS A Relação Anual de Informações Anual (RAIS) tem por objetivo: o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no País, o fornecimento de dados para a

Leia mais

RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS - RAIS Ministério do Trabalho - MT LAYOUT PARA GERAÇÃO DO ARQUIVO DE DECLARAÇÃO - ANO BASE 2017

RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS - RAIS Ministério do Trabalho - MT LAYOUT PARA GERAÇÃO DO ARQUIVO DE DECLARAÇÃO - ANO BASE 2017 RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS - RAIS Ministério do Trabalho - MT LAYOUT PARA GERAÇÃO DO ARQUIVO DE DECLARAÇÃO - ANO BASE 2017 REGISTRO TIPO-0 007 a 020 14 Número Inscrição CNPJ/CEI do 1º estabelecimento

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Análise comparativa RAIS Ano Base 2017 x 2016

Orientações Consultoria de Segmentos Análise comparativa RAIS Ano Base 2017 x 2016 Análise comparativa RAIS Ano Base 2017 x 2016 30/01/2018 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Orientações para Declaração Relação Anual Informações

Leia mais

INFORMATIVO 06/2019 FEVEREIRO

INFORMATIVO 06/2019 FEVEREIRO INFORMATIVO 06/2019 FEVEREIRO RAIS ANO BASE 2018 INSTRUÇÕES PARA DECLARAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOCIAIS Portaria ME nº 39, de 14 de fevereiro de 2019 Foi publicada no DOU de 15 de fevereiro de 2019, a Portaria

Leia mais

INFORMATIVO 02/2018 JANEIRO

INFORMATIVO 02/2018 JANEIRO INFORMATIVO 02/2018 JANEIRO RAIS ANO BASE 2017 INSTRUÇÕES PARA DECLARAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOCIAIS Portaria MT nº 31, de 16 de janeiro de 2018 Foi publicada no DOU de 17 de janeiro de 2018, a Portaria do

Leia mais

Informativo 05/2013. RAIS ANO BASE 2012 Instruções para declaração das Informações Sociais. Portaria MTE nº 5, de 8 de janeiro de 2013

Informativo 05/2013. RAIS ANO BASE 2012 Instruções para declaração das Informações Sociais. Portaria MTE nº 5, de 8 de janeiro de 2013 Data do boletim informativo Volume 1, Edição 1 RAIS Ano Base 2012 Informativo 05/2013 RAIS ANO BASE 2012 Instruções para declaração das Informações Sociais Portaria MTE nº 5, de 8 de janeiro de 2013 Di

Leia mais

Manual RAIS 2012 Atualizada em Pág. 1

Manual RAIS 2012 Atualizada em Pág. 1 Pág. 1 O QUE É A RAIS? Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Relação Anual de Informações Sociais RAIS, as informações referentes a cada um de seus empregados,

Leia mais

RAIS. Relação Anual de Informações Sociais

RAIS. Relação Anual de Informações Sociais RAIS Relação Anual de Informações Sociais Instituída através Decreto no 76.900, de 23 de dezembro de 1975. Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), por

Leia mais

O prazo para entrega da declaração RAIS inicia-se no dia 17 de janeiro de 2017 e encerra-se no dia 17 de março de 2017, sem prorrogação.

O prazo para entrega da declaração RAIS inicia-se no dia 17 de janeiro de 2017 e encerra-se no dia 17 de março de 2017, sem prorrogação. Rio de Janeiro, 02 de janeiro de 2017. Of. Circ. Nº 003/17 Referência: Portaria nº 1.464, de 30 de dezembro de 2016 - Aprova instruções para a declaração da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS

Leia mais

: 27/01/2015 Data da revisão : 15/09/2015. Banco(s) de Dados

: 27/01/2015 Data da revisão : 15/09/2015. Banco(s) de Dados RAIS 2015 Produto : Logix versão 10.02 (Com garantia estendida) Chamado : TSCPZC Data da criação : 27/01/2015 Data da revisão : 15/09/2015 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Importante O objetivo

Leia mais

RAIS Instrutor : Márcio Henrique Quadros.

RAIS Instrutor : Márcio Henrique Quadros. Instrutor : Márcio Henrique Quadros RAIS RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS RAIS - RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS Referenciais: Portaria MTPS N 31, de 16 de Janeiro de 2018; Manual de Orientação

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE ÍNDICE INTRODUÇÃO... 008 DISPOSIÇÕES GERAIS... 009 Conceito de empregador... 009 Conceito de empregado... 009 Direitos do empregado... 010 ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO TRABALHO... 014 Assédio moral no trabalho...

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE ÍNDICE INTRODUÇÃO... 009 DISPOSIÇÕES GERAIS... 010 Conceito de empregador... 010 Conceito de empregado... 010 Direitos do empregado... 011 Comissão de representatividade... 014 Organograma da comissão

Leia mais

Apresentação: Group Folha - RAIS

Apresentação: Group Folha - RAIS Documentação RAIS Apresentação: Com o intuito de auxiliar e agilizar as rotinas anuais, a Group Software disponibiliza este documento com informações importantes para geração da RAIS. Ocorrendo dúvidas

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE ÍNDICE INTRODUÇÃO... 009 DISPOSIÇÕES GERAIS... 010 Conceito de empregador... 010 Conceito de empregado... 010 Direitos do empregado... 011 Comissão de representatividade... 014 Organograma da comissão

Leia mais

PORÉM ESTÁ SUJEITA Á MULTA.

PORÉM ESTÁ SUJEITA Á MULTA. RAIS Ano Base 2011 Prazo e Local para Entrega das Informações: Prazo: INÍCIO : 17 de Janeiro de 2012. TÉRMINO : 9 de Março de 2012 Notas: I - Após o dia 9 de Março de 2012 a entrega da declaração continua

Leia mais

Para preencher clique no campo e pressione as teclas <CTRL> + <ENTER> simultaneamente.

Para preencher clique no campo e pressione as teclas <CTRL> + <ENTER> simultaneamente. MANUAL DE INTEGRAÇÃO RAIS 2007 Considerações Importantes: 1 A partir da RAIS de 2005, foram acrescentadas informações adicionais como por exemplo a Contribuição Sindical Patronal, Contribuição Sindical

Leia mais

RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS (RAIS) - PRAZO FINAL PARA DECLARAÇÃO

RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS (RAIS) - PRAZO FINAL PARA DECLARAÇÃO Visualizar em PDF RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS (RAIS) - PRAZO FINAL PARA DECLARAÇÃO Encaminhamos para conhecimento a Portaria nº 10, de 06/01/2011, aprovando instruções para a declaração da relação

Leia mais

Dados Cadastrais Cadastro da Empresa

Dados Cadastrais Cadastro da Empresa O QUE É A RAIS? Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), as informações referentes a cada um de seus empregados,

Leia mais

TABELA DE INCIDÊNCIA DE ENCARGOS TRABALHISTAS (INSS, FGTS e IRRF)

TABELA DE INCIDÊNCIA DE ENCARGOS TRABALHISTAS (INSS, FGTS e IRRF) TABELA DE INCIDÊNCIA DE ENCARGOS TRABALHISTAS (INSS, FGTS e IRRF) ENCARGOS TRABALHISTAS INCIDÊNCIAS INSS FGTS IRRF Abono de Qualquer Natureza, salvo o de Férias. Artigo 28, I, Lei 8.212/1991 e Artigos

Leia mais

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal,

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Seguindo os moldes de atualizações passadas, segue abaixo, orientações para instalação da RAIS 2017 (ano-base 2016) e também rotinas para a geração, verificação

Leia mais

Boletim Técnico. Chamado : TGKCLZ Data da publicação : 21/01/13

Boletim Técnico. Chamado : TGKCLZ Data da publicação : 21/01/13 RAIS 2013 - Ano Calendário 2012 Produto : Microsiga Protheus Gestão de Pessoal Versão 11 Chamado : TGKCLZ Data da publicação : 21/01/13 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos O Ministério do Trabalho

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 630, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2004 Aprova instruções para declaração da Relação Anual de Informações Sociais RAIS ano-base 2004. O MINISTRO

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 10 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

Aviso Prévio indenizado OBS: o posicionamento do STJ não há a incidência de INSS sobre o aviso prévio indenizado, devendo o verificado o posicionament

Aviso Prévio indenizado OBS: o posicionamento do STJ não há a incidência de INSS sobre o aviso prévio indenizado, devendo o verificado o posicionament de qualquer natureza, salvo o de férias Sim. Art. 28, I, Lei nº e 1º, art. 457 da CLT Abono Adicionais (Insalubridade, periculosidade, noturno, de função e tempo de serviço, de transferência, Horas extras)

Leia mais

Aula 12 Constituição Formal de Empresa

Aula 12 Constituição Formal de Empresa Considerações iniciais Todas as sociedades empresariais e entidades, independente do seu objeto social e porte econômico, estão sujeitas às regras estabelecidas pelo MTE, quando tiverem pessoas físicas

Leia mais

LEIAUTE DE FOLHA DE PAGAMENTO GRRF. Manual de Especificação

LEIAUTE DE FOLHA DE PAGAMENTO GRRF. Manual de Especificação Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS GRRF LEIAUTE DE FOLHA DE PAGAMENTO GRRF Manual de Especificação 1 INTRODUÇÃO Sobre a GRRF A Lei 9491/97, de 09 de setembro de 1997, estabeleceu ao empregador o recolhimento

Leia mais

Código Nome da Natureza da Rubrica Descrição da Natureza da Rubrica Corresponde ao salário básico contratual do empregado contratado

Código Nome da Natureza da Rubrica Descrição da Natureza da Rubrica Corresponde ao salário básico contratual do empregado contratado Código Nome da Natureza da Rubrica Descrição da Natureza da Rubrica Corresponde ao salário básico contratual do empregado contratado 1000 Salário, vencimento, soldo ou subsídio de acordo com a CLT e o

Leia mais

Valor correspondente ao 13 salário incidente sobre o aviso-prévio indenizado 1401 Abono

Valor correspondente ao 13 salário incidente sobre o aviso-prévio indenizado 1401 Abono Tabela - Natureza das Rubricas de Remuneração da Folha de Pagamento Código Nome da Natureza da Rubrica Descrição da Natureza da Rubrica 5005 13 salário complementar Valor do 13 salário complementar relativo

Leia mais

O que mudou nessa versão da Folha de Pagamento?

O que mudou nessa versão da Folha de Pagamento? O QUE É A RAIS? Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Relação Anual de Informações Sociais RAIS, as informações referentes a cada um de seus empregados,

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO ANEXO I TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 01 CNPJ/CEI 02 Razão Social/Nome 03 Endereço (logradouro, nº, andar, apartamento) 04 Bairro 05 Município 06 UF 07 CEP 08 CNAE

Leia mais

Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata

Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata RUBRICAS INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR Abono de qualquer natureza, salvo o de férias Incide Art. 28, I, Lei nº e 1º, art. 457 da

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Data Desligamento e Verbas Rescisórias Rais

Orientações Consultoria de Segmentos Data Desligamento e Verbas Rescisórias Rais 17/03/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 4 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 12 5. Informações Complementares... 13 6. Referências... 14

Leia mais

INSS/FGTS/IRRF Tabela de incidências

INSS/FGTS/IRRF Tabela de incidências INSS/FGTS/IRRF Tabela de incidências Tabela de incidências Fonte: ECONET EDITORA RUBRICAS INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR 28, I, Lei n de qualquer natureza, salvo o de Sim. Arts. 3 e 7 e 1, art. férias 457 da

Leia mais

Layout CAGED Manual de Apoio

Layout CAGED Manual de Apoio Layout CAGED Manual de Apoio Índice 1. Introdução... 2 2. Estrutura Básica... 2 3. Modelo do Layout... 3 4. Layout CAGED... 4 4.1 Registro A (autorizado)... 4 4.2 Registro B (estabelecimento)... 5 4.3

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone (11) 4742-6674 Desde 1987 Legislação Consultoria Assessoria Informativos Treinamento Auditoria Pesquisa Qualidade Relatório

Leia mais

RAIS 2013 Ano Base PEGASUS Build: ou superior Data: 15/12/2012

RAIS 2013 Ano Base PEGASUS Build: ou superior Data: 15/12/2012 RAIS 2013 Ano Base 2012 --------------------------------- PEGASUS Build: 2.0.0.1253 ou superior Data: 15/12/2012 - O que é RAIS? Relação Anual de Informações Sociais - RAIS. Instituída pelo Decreto nº

Leia mais

setor do trabalho conta com o importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações Sociais - RAIS.

setor do trabalho conta com o importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações Sociais - RAIS. 1 RAIS Neste tutorial abordaremos os conceitos e aplicação da RAIS no sistema Folha de Pagamento da Tron Informática. Primeiramente precisamos saber o que é a RAIS, conforme definição do MTE: A gestão

Leia mais

PORTARIA Nº 07, DE 03 DE JANEIRO DE (DOU de 04/01/2012 Seção I pág 60)

PORTARIA Nº 07, DE 03 DE JANEIRO DE (DOU de 04/01/2012 Seção I pág 60) PORTARIA Nº 07, DE 03 DE JANEIRO DE 2012. (DOU de 04/01/2012 Seção I pág 60) Aprova instruções para a declaração da Relação Anual de Informações Sociais RAIS ano-base 2011 O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO

Leia mais

f) empregadores urbanos pessoas físicas (autônomos e profissionais liberais) que mantiveram empregados no ano-base;

f) empregadores urbanos pessoas físicas (autônomos e profissionais liberais) que mantiveram empregados no ano-base; ANEXO APRESENTAÇÃO O Ministério do Trabalho e Emprego, como já é tradição, está apresentando os procedimentos para o preenchimento da declaração da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ano-base

Leia mais

Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR

Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF INCIDÊNCIAS Abono Adicionais RUBRICAS de qualquer natureza, salvo o de férias pecuniário de férias (Insalubridade, periculosidade, noturno, de função e tempo de serviço,

Leia mais

Instruções Gerais Instruções de Impressão 1. O modelo deverá ser plano e impresso em papel A4, na cor branca, com 297 milímetros de altura e 210

Instruções Gerais Instruções de Impressão 1. O modelo deverá ser plano e impresso em papel A4, na cor branca, com 297 milímetros de altura e 210 MTE - Portaria Nº. 1.057, de 06.07.2011: Altera a portaria Nº. 1.621, de 14.07.2010, que aprovou os modelos de termos de rescisão do contrato de trabalho e termos de homologação (Com anexos). O MINISTRO

Leia mais

PORTARIA Nº 1.464, DE 30 DE DEZEMBRO DE PRAZO DE ENTREGA:

PORTARIA Nº 1.464, DE 30 DE DEZEMBRO DE PRAZO DE ENTREGA: RAIS ANO BASE 2016 As instruções para entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS ano base 2016, foram definidas pela PORTARIA Nº 1.464, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2016. PRAZO DE ENTREGA:

Leia mais

INSS/FGTS/IRRF - Tabela de incidências. INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR Não. Artigo 457, 2 da CLT. Não. Art. 28, 9, alínea "e", item 6, da Lei n 8.

INSS/FGTS/IRRF - Tabela de incidências. INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR Não. Artigo 457, 2 da CLT. Não. Art. 28, 9, alínea e, item 6, da Lei n 8. INSS/FGTS/IRRF - Tabela de incidências Abono RUBRICAS de qualquer natureza pecuniário de férias Adicionais INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR alínea "e", item 6, da Lei Não. *** Instrução Normativa RFB n 936/2009

Leia mais

LAY-OUT 2017 LAY-OUT PADRÃO PARA INFORMAR AO CAGED UTILIZANDO MEIO MAGNÉTICO 10/11/2017

LAY-OUT 2017 LAY-OUT PADRÃO PARA INFORMAR AO CAGED UTILIZANDO MEIO MAGNÉTICO 10/11/2017 LAY-OUT 2017 LAY-OUT PADRÃO PARA INFORMAR AO CAGED UTILIZANDO MEIO MAGNÉTICO 10/11/2017 Registro A (AUTORIZADO) Registro do estabelecimento responsável pela informação no meio magnético (autorizado).

Leia mais

V - para o dirigente sindical na qualidade de trabalhador avulso: a remuneração paga, devida ou creditada pela entidade sindical.

V - para o dirigente sindical na qualidade de trabalhador avulso: a remuneração paga, devida ou creditada pela entidade sindical. Art. 214. Entende-se por salário-de-contribuição: I - para o empregado e o trabalhador avulso: a remuneração auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 9 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 011/2015

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 011/2015 DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA ADM 021/2015-12/01/2015 BOLETIM 011/2015 Aprovadas as instruções para a declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base de 2014 As declarações deverão

Leia mais

Manual de Orientação da RAIS. Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2005

Manual de Orientação da RAIS. Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2005 Manual de Orientação da RAIS Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2005 BRASÍLIA 2005 Livros Grátis http://www.livrosgratis.com.br Milhares de livros grátis para download. 1976 Ministério do Trabalho

Leia mais

Ganhos eventuais = liberalidade + sem habitualidade

Ganhos eventuais = liberalidade + sem habitualidade Parcelas não integrantes do SC 3. recebidas a título da indenização de que trata o art. 479 da CLT (indenização por despedida sem justa causa do empregado nos contratos por prazo determinado); 4. recebidas

Leia mais

NOVO TRCT Portaria 2.685/2011;

NOVO TRCT Portaria 2.685/2011; SEÇÃO DE RELAÇÕES DO TRABALHO NOVO TRCT Portaria 2.685/2011; Portaria 1.621/2010; Portaria 1.057/2012 Portaria 1.057/2012 (altera e complementa a Portaria 1.621/10, que instituiu os novos modelos do TRCT)

Leia mais

I - Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho - Anexo II; II - Termo de Homologação sem ressalvas - Anexo III; e

I - Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho - Anexo II; II - Termo de Homologação sem ressalvas - Anexo III; e PORTARIA N o 1621 DE 14 DE JULHO DE 2010 Aprova modelos de Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho e Termos de Homologação. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

m) trabalhadores com Contrato de Trabalho por Prazo Determinado,

m) trabalhadores com Contrato de Trabalho por Prazo Determinado, ANEXO PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS 1. Introdução Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), as informações referentes

Leia mais

Escopo do Produto. Permite copiar e inativar eventos, além de vincular um evento ao evento padrão, obtendo as mesmas características do evento Mega;

Escopo do Produto. Permite copiar e inativar eventos, além de vincular um evento ao evento padrão, obtendo as mesmas características do evento Mega; Escopo do Produto Módulo do Mega Empresarial: RH Folha de Pagamento Última Atualização: 01/04/2016 Gerente de Produto: Pedro Oliveira Descrição do Módulo O módulo de Folha de Pagamento do Mega Empresarial

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? 1 O QUE É O ESOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,, Previdência Social e Caixa Econômica Federal

Leia mais

Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF. INSS FGTS IR Sim. Art. 28, I, Lei nº 8.212/91 e 1º, art. 457 da CLT

Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF. INSS FGTS IR Sim. Art. 28, I, Lei nº 8.212/91 e 1º, art. 457 da CLT RUBRICAS Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF Qualquer natureza, salvo o de férias INSS FGTS IR, Lei nº e 1º, art. 457 da INCIDÊNCIAS Sim. Arts. 3º e 7º Não. Abono Adicionais pecuniário de férias Não. Arts.

Leia mais

INSS/FGTS/IRRF -Tabela de Incidências

INSS/FGTS/IRRF -Tabela de Incidências INSS/FGTS/IRRF -Tabela de Incidências RUBRICAS de qualquer natureza, salvo o de férias INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR 28, I, e 1º, art. 457 da CLT Não. Abono pecuniário de férias Não. Arts. 28, 9º, e, 6 Art.

Leia mais

Entenda as SEFIP s 650 e Quando Usar e Como Preencher

Entenda as SEFIP s 650 e Quando Usar e Como Preencher Entenda as SEFIP s 650 e 660 - Quando Usar e Como Preencher Número do Artigo: 3012 Classificação: Não classificado Última Atualização: Tue, Jul 18, 2017 3:57 PM ENTENDENDO AS CARACTERÍSTICAS DE RECOLHIMENTO

Leia mais

elação Anual de Informações Sociais

elação Anual de Informações Sociais Manual de Orientação RAIS Relação Anual de Informações Sociais Ano-Base 2011 Ministério do Trabalho e Emprego Manual de Orientação RAIS Relação Anual de Informações Sociais Ano-Base 2011 Brasília, DF

Leia mais

Manual de Orientação da RAIS. Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2008

Manual de Orientação da RAIS. Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2008 Manual de Orientação da RAIS Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2008 Brasília, DF 2009 1976 Ministério do Trabalho e Emprego É permitida a reprodução parcial ou total desta obra desde que citada

Leia mais

Manual de Orientação da RAIS. Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2009

Manual de Orientação da RAIS. Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2009 Manual de Orientação da RAIS Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2009 Brasília, DF 2010 1976 Ministério do Trabalho e Emprego É permitida a reprodução parcial ou total desta obra desde que citada

Leia mais

Aprova modelos de Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e implanta o Sistema Homolognet.

Aprova modelos de Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e implanta o Sistema Homolognet. PORTARIA n.º 1.474, de 29 de JUNHO de 2010 Aprova modelos de Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e implanta o Sistema Homolognet. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições

Leia mais

Tabela 3 - Natureza de Rubricas no esocial

Tabela 3 - Natureza de Rubricas no esocial T a b e l a 3 N a t u r e z a d e R u b r i c a s e S o c i a l M O S 2. 1 P á g i n a 1 Tabela 3 - Natureza de Rubricas no esocial A tabela foi otimizada para aplicação prática: 1) Imprima a tabela 2)

Leia mais

Começaremos em instantes às 09hs

Começaremos em instantes às 09hs Começaremos em instantes... 01.02 às 09hs 01.02 às 09hs Sejam bem-vindos! Aimar Alves Especialista em Administração e Bacharel em Contabilidade pela UNIFACS. Possui mais de 15 anos de experiência em Implantação

Leia mais

Portaria MTE nº 1.621, de DOU 1 de

Portaria MTE nº 1.621, de DOU 1 de Portaria MTE nº 1.621, de 14.07.2010 - DOU 1 de 15.07.2010 Aprova modelos de Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho e Termos de Homologação. O Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, no uso das atribuições

Leia mais

Tomadores Tomadores RAIS De Serviços De Serviços 1

Tomadores Tomadores RAIS De Serviços De Serviços 1 Tomadores RAIS Tomadores De De Serviços Serviços 1 Índice 1. 1.1. 1.2. 1.3. O QUE É A RAIS... 4 Quem deve declarar... 4 Quem deve ser relacionado... 5 Quem NÃO deve ser relacionado... 7 1.4. Como informar

Leia mais

Manual de Orientação da RAIS. Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2010

Manual de Orientação da RAIS. Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2010 Manual de Orientação da RAIS Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2010 Brasília, DF 2011 1976 Ministério do Trabalho e Emprego É permitida a reprodução parcial ou total desta obra desde que citada

Leia mais

Para viabilizar essa melhoria, é necessário aplicar previamente o pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

Para viabilizar essa melhoria, é necessário aplicar previamente o pacote de atualizações (Patch) deste chamado. RAIS 2015 Ano Calendário 2014 Produto : Microsiga Protheus Gestão de Pessoal versão 11 Gestão Pública Chamado : TRMUB1 Data da publicação : 28/05/15 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos O Ministério

Leia mais

Aprova instruções para a declaração da Relação Anual de Informações Sociais RAIS ano base 2015.

Aprova instruções para a declaração da Relação Anual de Informações Sociais RAIS ano base 2015. Portaria MTPS nº 269, de 29.12.2015 DOU de 30.12.2015 Aprova instruções para a declaração da Relação Anual de Informações Sociais RAIS ano base 2015. O Ministro de Estado do Trabalho e Previdência Social,

Leia mais

RAIS ANO BASE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: Os empregadores deverão, ainda, informar na RAIS:

RAIS ANO BASE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: Os empregadores deverão, ainda, informar na RAIS: RAIS ANO BASE 2013 As instruções para entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS ano base 2013, foram definidas pela PORTARIA Nº 2.072, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2013. PRAZO DE ENTREGA:

Leia mais

1022 Tabela 03 - Natureza das s da Folha de Pagamento Férias - abono ou gratificação de férias não excedente a 20 dias 1023 Férias - abono pecuniário

1022 Tabela 03 - Natureza das s da Folha de Pagamento Férias - abono ou gratificação de férias não excedente a 20 dias 1023 Férias - abono pecuniário Tabela 02 - Financiamento da Aposent. Especial e Redução do Tempo de Contrib. Descrição 1 Não ensejador de aposentadoria especial 2 Ensejador de Aposentadoria Especial - FAE15_12% (15 anos de contribuição

Leia mais

Manual de Orientação R A I S. Relação Anual de Informações Sociais. Ano-Base 2017

Manual de Orientação R A I S. Relação Anual de Informações Sociais. Ano-Base 2017 Manual de Orientação R A I S Relação Anual de Informações Sociais Ano-Base 2017 Brasília, DF 2018 1976 Ministério do Trabalho É permitida a reprodução parcial ou total desta obra desde que citada a fonte.

Leia mais

Manual de Orientação R A I S. Relação Anual de Informações Sociais. Ano-Base 2018

Manual de Orientação R A I S. Relação Anual de Informações Sociais. Ano-Base 2018 Manual de Orientação R A I S Relação Anual de Informações Sociais Ano-Base 2018 Brasília, DF 2019 2019 Ministério da Economia É permitida a reprodução parcial ou total desta obra desde que citada a fonte.

Leia mais

CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS Objetivo: Cadastrar todos os dados e funções relacionadas aos funcionários da empresa, para que possam ser gerados os cálculos na folha de pagamento e outras obrigações. Acesse:

Leia mais

Tabela de incidências Tributárias

Tabela de incidências Tributárias Tabela de incidências Tributárias Abaixo, apresentamos uma Tabela Prática para facilitar a verificação da incidência ou não do INSS, FGTS e IR/Fonte sobre os rendimentos mais comumente pagos. Rendimentos

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL

MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL @@ @@ 2 O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial) é um instrumento de unificação da prestação de informações, que

Leia mais

PORTARIA MTE Nº 1621/2010

PORTARIA MTE Nº 1621/2010 Page 1 of 6 PORTARIA MTE Nº 1621, DE 14.07.2010 (DOU DE 15.07.2010) Aprova modelos de Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho e Termos de Homologação. O Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, no

Leia mais

SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO

SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO 02/03/2018 SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO ESOCIAL SEGUNDA FASE Este manual possui informações para as empresas que já iniciaram o envio de dados oficiais ao esocial, conforme

Leia mais

Manual de Orientação R A I S. Relação Anual de Informações Sociais Ano-Base 2015

Manual de Orientação R A I S. Relação Anual de Informações Sociais Ano-Base 2015 Manual de Orientação R A I S Relação Anual de Informações Sociais Ano-Base 2015 Brasília, DF 2015 1976 Ministério do Trabalho e Previdência Social É permitida a reprodução parcial ou total desta obra desde

Leia mais

Anexo I dos Leiautes do esocial versão Tabelas Sobreaviso e prontidão Valor correspondente a um percentual da hora normal de trabalho

Anexo I dos Leiautes do esocial versão Tabelas Sobreaviso e prontidão Valor correspondente a um percentual da hora normal de trabalho 1000 1002 Salário, vencimento, soldo ou subsídio Descanso semanal remunerado - DSR 1003 Horas extraordinárias 1004 Horas extraordinárias - Indenização de banco de horas 1005 Direito de arena 1006 Intervalos

Leia mais

Ao final deste documento, veja em Informações Adicionais como executar o programa de atualização da base de dados.

Ao final deste documento, veja em Informações Adicionais como executar o programa de atualização da base de dados. esocial Produto : RM TOTVS Folha de Pagamento Biblioteca RM 11.82.39 Processo : esocial Adequação Cadastral Layout 2.0 esocial Subprocesso : N/A Data da publicação : 03/07/2015 Importante - Programa Executor

Leia mais

OBSERVAÇÂO:- As Datas que constam nas telas dos sistemas abaixo são meramente ilustrativas, sendo que a data correta será 2016.

OBSERVAÇÂO:- As Datas que constam nas telas dos sistemas abaixo são meramente ilustrativas, sendo que a data correta será 2016. Porto Feliz, 07 de Março de 2017. OBSERVAÇÂO:- As Datas que constam nas telas dos sistemas abaixo são meramente ilustrativas, sendo que a data correta será 2016. INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA

Leia mais

PARCELAS NÃO-INTEGRANTES DO SC c) a parcela in natura recebida de acordo com o PAT, nos termos da Lei nº 6.321/76; d) Férias indenizadas e respectivo

PARCELAS NÃO-INTEGRANTES DO SC c) a parcela in natura recebida de acordo com o PAT, nos termos da Lei nº 6.321/76; d) Férias indenizadas e respectivo c) a parcela in natura recebida de acordo com o PAT, nos termos da Lei nº 6.321/76; d) Férias indenizadas e respectivo 1/3 constitucional, pagos na rescisão, inclusive a dobra de férias de que trata o

Leia mais

ANEXO A P R E S E N TA Ç Ã O

ANEXO A P R E S E N TA Ç Ã O LUIZ MARINHO Ministro de Estado do Trabalho e Emprego ANEXO A P R E S E N TA Ç Ã O O Ministério do Trabalho e Emprego inicia o processo de coleta e produção de informações da Relação Anual de Informações

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA GERAÇÃO DA RAIS 2016-ANO CALENDÁRIO 2015

PROCEDIMENTOS PARA GERAÇÃO DA RAIS 2016-ANO CALENDÁRIO 2015 Introdução PROCEDIMENTOS PARA GERAÇÃO DA RAIS 2016-ANO CALENDÁRIO 2015 Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), por meio da Relação Anual de Informações

Leia mais

Manual de Instruções da RAIS

Manual de Instruções da RAIS Manual de Instruções da RAIS Sumário PROCEDIMENTOS PARA GERAÇÃO DA RAIS 2016-ANO CALENDÁRIO 2015 3 Introdução 3 O que é RAIS? 3 Quem Deve Declarar? 4 NOTAS 4 Quem deve ser relacionado? 5 NOTAS 6 Quem não

Leia mais

RAIS RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS

RAIS RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS RAIS RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS O que é? A RAIS é um instrumento de coleta de dados utilizado pela gestão governamental do setor do trabalho, Instituída pelo Decreto nº 76.900, de 23/12/75, a

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Salário de Contribuição Parcelas Integrantes e não integrantes Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo I - os benefícios da previdência social, nos termos e limites legais, ressalvado o

Leia mais

PARCELAS NÃO-INTEGRANTES DO SC

PARCELAS NÃO-INTEGRANTES DO SC Lei 8.212/91, art. 28... 9º Não integram o salário-de-contribuição, exclusivamente: a) os benefícios do RGPS, nos termos e limites legais, com exceção do salário-materinidade; b) a ajuda de custo e o adicional

Leia mais

PORTARIA MTE Nº 10, de (DOU de )

PORTARIA MTE Nº 10, de (DOU de ) mm PORTARIA MTE Nº 10, de 06.01.2011 (DOU de 07.11.2011) Suplemento Especial nº 01/2011 2 MANUAL DA RAIS ANO-BASE 2010 Resumo: Aprova instruções para a declaração da Relação Anual de Informações Sociais

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM COMUNICADO FDE / DRA Nº 001/2014 OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS DA APM 2 0 1 4 Página 1 de 9 O objetivo deste texto é informar aos dirigentes das APMs - Associações de Pais e Mestres de Escolas Estaduais

Leia mais