REGULAMENTO 1 DOS OBJETIVOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO 1 DOS OBJETIVOS"

Transcrição

1 1 REGULAMENTO A Olimpíada Pernambucana de Química 2016 (OPEQ 2016) é um evento realizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e pela Universidade Federal de Pernambuco, e integra as atividades do Programa Nacional Olimpíadas de Química. A OPEQ 2016 consiste na resolução de provas de conhecimentos, em fase única, em três modalidades,, que correspondem às três séries do ensino médio. 1 DOS OBJETIVOS Art. 1º - A OPEQ 2016 busca incentivar o estudo da Química, estimular o desenvolvimento de jovens talentos pernambucanos, contribuir para a formação profissional de professores e professoras e para o desenvolvimento do nosso estado, especificamente dentro dos seguintes objetivos: I. incentivar na população jovem o interesse para o estudo da Química e permitir aos(às) estudantes aplicar seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico; II. estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química em Pernambuco, especialmente pela necessidade que está sendo gerada pelos investimentos econômicos nessa área, já ocorridos e em franca expansão; III. identificar jovens com talento e aptidões para o estudo desta ciência, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a tornarem-se futuros(as) profissionais químicos(as); IV. promover o entrosamento entre professores(as) de Química e estimular o enriquecimento de suas formações; V. contribuir para a formação de quadros na área de Química, com a consequente alimentação dos cursos de pós-graduação e reposição do contingente de docentes e de pesquisadores(as); VI. identificar estudantes do ensino médio com bons desempenhos em Química para representarem Pernambuco em competições nacionais e internacionais, estimulandoos(as) com premiações.

2 2 2 DO PUBLICO ALVO Art. 2º - A OPEQ 2016 destina-se a estudantes regularmente matriculados em escolas estaduais públicas e privadas do estado de Pernambuco, em níveis de escolaridade correspondentes aos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. 3 DAS INSCRIÇÕES Art. 3º - As escolas interessadas em participar da OPEQ 2016 devem indicar um(a) funcionário responsável para atuar como coordenador(a) local, preferencialmente um(a) professor(a) ou um(a) coordenador(a) pedagógico. 1º - Os cadastramentos das escolas deverão ser realizadas pelos representantes das instituições diretamente na home-page do Programa Nacional das Olimpíadas de Química, disponível em seguindo os prazos do cronograma de atividades proposto para o evento (apêndice I). 2º - Numa etapa posterior, as escolas deverão inscrever os estudantes. Cada escola poderá inscrever um total de até 15 (quinze) estudantes, sendo o máximo de 5 (cinco) estudantes por série. 3º - Os critérios para seleção dos estudantes são estabelecidos por cada escola, tendo como sugestão a realização de uma olimpíada interna. 4º - As inscrições são gratuitas, mas serão aceitas doações de recursos financeiros pelas escolas privadas, por livre iniciativa, para auxiliar a suprir parte dos custos com o processo. Art. 4º - A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da escola. Informações inverídicas, a qualquer tempo constatadas, implicará na sua exclusão do estudante do certame, inclusive tornando sem efeito qualquer premiação que porventura tenha recebido, além do seu impedimento na participação de outras etapas do Programa Nacional Olimpíadas de Química. 4 DAS PROVAS Art. 5º - As provas da OPEQ 2016 serão elaboradas por uma Comissão Pedagógica, constituída por professores e professoras com experiência na docência de química e na elaboração de questões de química para processos seletivos. 1º - Para cada série, será desenvolvida e aplicada um tipo de prova, abrangendo conteúdos curriculares específicos (apêndice 1). 2º - Cada tipo de prova constará de 20 (vinte) questões, distribuídas do seguinte modo: 17 (dezessete) questões objetivas 12 (doze) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas (A, B, C, D, E), das quais apenas 1 (uma) deve ser assinalada, e por 5 (cinco) questões de alternativas constantes - verdadeiro/falso - e 3 (três) questões discursivas, analítico-expositivas. 3º - O período de aplicação e resolução das provas será de 3 (três) horas.

3 3 5 DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS Art. 6º - Os exames serão aplicados em salas de prédios de universidades, de institutos federais e/ou de escolas públicas e privadas, distribuídos pela Região Metropolitana do Recife e pelo interior do estado, que atuarão como polos de provas. Art. 7º - Será permitido o uso de calculadoras e os(as) candidatos(as) poderão levar o caderno de provas para casa, após a realização dos exames. Art. 8º - Consultores(as) ad hoc voluntários(as), pertencentes a Instituições de Ensino Superior, não envolvidos no processo, visitarão os locais de provas para atuarem como avaliadores(as) externos(as). A imprensa também será convocada para registrar o evento e divulgar o processo. Art. 9º - As provas e seus gabaritos/respostas esperadas serão disponibilizadas na home-page da OPEQ. Parágrafo único - As provas terão um período para contestação, por meio de solicitação direta à Comissão Pedagógica, via preenchimento e envio de um formulário que será disponibilizado na home-page da OPEQ. 6 DA CORREÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Art. 10º - Os gabaritos e questões abertas serão corrigidos pela equipe de correção. Parágrafo único - As 20 questões de cada prova terão o valor de 5,00 pontos cada; as questões de V ou F terão o valor de 1,00 ponto para cada alternativa. Art. 11º - A classificação final da OPEQ será dada em ordem decrescente de nota final e os resultados serão divulgados na home-page da OPEQ. Parágrafo único - Em caso de empate no número de escore, a maior quantidade de acertos de questões abertas, seguida pela maior quantidade de acertos nas questões de dupla escolha ( V ou F ), será utilizada como critério de desempate. Art. 12º - O resultado final da OPEQ será divulgado dentro do período estabelecido no cronograma na home-page da OPEQ. 7 DA PREMIAÇÃO Art. 12º - Os candidatos e/ou candidatas com as melhores classificações serão contemplados(as) com certificados e as seguintes medalhas alusivas ao evento: I. ouro para os 3 (três) da 1ª, 3 (três) da 2ª e 3 (três) das 3 a séries; II. prata para os 5 (cinco) da 1ª, 5 (cinco) da 2ª e 5 (cinco) das 3 a séries; III. bronze os 10 (dez) da 1ª, 10 (dez) da 2ª e os 10 (dez) das 3ª séries. Parágrafo único - Os demais alunos e alunas com notas acima de 6,5 (seis e meio) receberão certificados de Menção Honrosa.

4 4 Art. 13º - A cerimônia de premiação terá data e local a serem definidos pela coordenação estadual, com divulgação na home-page da OPEQ. Art. 14º - Os 25 (vinte e cinco) estudantes melhores classificados da 1ª série e os 25 (vinte e cinco) melhores classificados da 2ª série do ensino médio estarão automaticamente selecionados para representar o estado na Olimpíada Brasileira de Química 2017 e na Olimpíada Norte-Nordeste de Química Parágrafo único - Esses estudantes poderão alcançar as olimpíadas internacionais, desde que na época ainda não tenham completado 18 anos. 8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 14º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação estadual da OPEQ.

5 5 Apêndice 1 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DA OPEQ 2016 MÊS DATA/DIA ATIVIDADE Setembro Outubro Novembro 26/09/2016 (Segunda-feira) 3/10/2016 (Segunda-feira) 4 a 11/10/2016 (Terças-feiras) Até 7/11/2016 (Sábado) 12/11/2016 (Sábado) 13/11/2016 (Domingo) Até 15/11/2016 (Terça-feira) Até 26/11/2017 (Segunda-feira) Início das inscrições das escolas no sistema do Programa Nacional Olimpíadas de Química Término das inscrições das escolas no sistema do Programa Nacional Olimpíadas de Química Período para as inscrições dos estudantes no sistema do Programa Nacional Olimpíadas de Química (máximo de 15 por escola; até 5 por série) Divulgação dos locais de prova Prova da Olimpíada Pernambucana de Química Divulgação dos gabaritos/expectativas de respostas Data limite para possíveis contestações aos gabaritos. Divulgação dos resultados. Dezembro A ser confirmada Solenidade de premiação

6 6 Apêndice 2 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Modalidade I Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade. Critérios de pureza. Fenômenos físicos e químicos. Átomo: prótons, nêutrons, elétrons. Isótopos. Isóbaros. Isótonos. Modelos atômicos: modelo mecânico-clássico e mecânico-ondulatório. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas. Tabela periódica: nomes e símbolos dos elementos; Grupos e períodos. Propriedades periódicas. Classificação dos elementos em metais, não-metais, semi-metais, gases nobres, elementos de transição. Ligações químicas: regra do octeto-dueto, ligações iônicas, covalentes, metálicas - forças intermoleculares. Polaridade de moléculas e de ligações. Fórmulas eletrônicas (Lewis) e estruturais. Geometria molecular. Reações químicas: leis ponderais. Estequiometria. Cálculos com porcentagem de pureza e rendimento. Funções inorgânicas: classificação das reações: síntese, análise, deslocamento, dupla troca, óxido-redução. Nomenclatura de ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. Propriedades químicas das principais funções inorgânicas. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, poluição do ar, poluição da água. Laboratório: noções de segurança. Vidraria e seu emprego. Técnicas básicas de separação de substâncias. Modalidade II Conteúdos da Modalidade I. Soluções: soluções verdadeiras e soluções coloidais. Solubilidade em função da temperatura. Unidades de concentração. Cálculos de diluição. Titulometria. Propriedades coligativas: tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria Soluções iônicas e moleculares. Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Entalpia: lei de entalpia de reação (formação, combustão, neutralização). Entropia. Energia livre. Gases: Lei de Boyle, Charles, Gay-Lussac. Equação de gases ideais. Transformações: isotérmicas, isobáricas. Misturas gasosas: pressão parcial, lei de Dalton. Volume molar. Lei de Graham. Cinética Química. Velocidade de reação: fatores que influem na velocidade das reações. Lei da ação das massas. Ordem de reação e molecularidade. Lei de velocidade. Energia de ativação. Catálise. Equilíbrio químico homogêneo. Constante de equilíbrio. Deslocamento de equilíbrio: princípio de Le Chatelier. Equilíbrio iônico: produto de solubilidade, hidrólise, ph e poh. Radioatividade: características das radiações: α, β, γ; raios-x. Séries radioativas, meia-vida. Efeitos biológicos das radiações. Modalidade III Conteúdos das modalidades I e II. Eletroquímica. Pilhas. Potenciais de óxido-redução. Equação de Nernst. Eletrólise: sais fundidos e soluções aquosas. Cálculos. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas. Funções orgânicas: formulação, nomenclatura (sistemática, de classe funcional, trivial), ocorrência; hidrocarbonetos, funções oxigenadas, funções nitrogenadas, funções halogenadas, funções sulfuradas e tiocompostos. Funções mistas. Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional). Propriedades físicas das substâncias orgânicas: eletronegatividade, polaridade e solubilidade; forças que atuam sobre as moléculas; ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade. Propriedades químicas das substâncias orgânicas: reatividade, reações de adição, eliminação, substituição e oxidação. Aplicações no cotidiano. Polímeros e biomoléculas.

A OQRJ será realizada anualmente em três modalidades, de acordo com a escolaridade do aluno:

A OQRJ será realizada anualmente em três modalidades, de acordo com a escolaridade do aluno: Regulamento OS PARTICIPANTES A Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ) é uma competição dedicada aos alunos do Estado do Rio de Janeiro, de escolas e instituições de ensino, regularmente matriculados.

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA OLIMPÍADA ALAGOANA DE QUÍMICA REGULAMENTO PARA 2017 CONSIDERAÇÕES GERAIS

PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA OLIMPÍADA ALAGOANA DE QUÍMICA REGULAMENTO PARA 2017 CONSIDERAÇÕES GERAIS PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA OLIMPÍADA ALAGOANA DE QUÍMICA REGULAMENTO PARA 2017 O regulamento aqui apresentado tem como objetivo instruir o funcionamento da Olímpiada Alagoana de Química (OALQ)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ nº 01/2012 XV OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ nº 01/2012 XV OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ nº 01/2012 XV OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA O Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA OLIMPÍADA ALAGOANA DE QUÍMICA REGULAMENTO GERAL CONSIDERAÇÕES GERAIS

PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA OLIMPÍADA ALAGOANA DE QUÍMICA REGULAMENTO GERAL CONSIDERAÇÕES GERAIS PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA OLIMPÍADA ALAGOANA DE QUÍMICA REGULAMENTO GERAL O regulamento apresentado trata do funcionamento geral da Olímpiada Alagoana de Química a ser realizada anualmente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ Nº 01/ ª OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ Nº 01/ ª OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ Nº 01/2018 21ª OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA O Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas

Leia mais

DISCIPLINA DE QUÍMICA

DISCIPLINA DE QUÍMICA DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª série Traduzir linguagens químicas em linguagens discursivas e linguagem discursiva em outras linguagens usadas em Química tais como gráficos, tabelas e relações matemáticas,

Leia mais

Cronograma de Aulas 1º SEMESTRE. Data Frente Aula Professor 05/03 e 12/03

Cronograma de Aulas 1º SEMESTRE. Data Frente Aula Professor 05/03 e 12/03 Faculdade de Odontologia de Araçatuba Cursinho Daca Cronograma de Aulas 1º SEMESTRE Área de Conhecimento: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Curso: Extensivo Disciplina: Química Data Frente Aula Professor

Leia mais

DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª Série Traduzir linguagens químicas em linguagens discursivas e linguagem discursiva em outras linguagens usadas em Química tais como gráficos, tabelas e relações matemáticas,

Leia mais

EDITAL N o. 01/2019. I Maratona de Química do Rio Grande do Norte

EDITAL N o. 01/2019. I Maratona de Química do Rio Grande do Norte Associação Brasileira de Química Seção Regional do Rio Grande do Norte Av. Senador Salgado Filho S/N, Lagoa Nova, Natal/RN CEP 59078-970 Campus Universitário - UFRN Instituto de Química e-mail: abq.regional.rn@gmail.com

Leia mais

Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular)

Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular) Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular) Os conteúdos conceituais de Química estão distribuídos em 5 frentes. Química Extensivo A)Meio ambiente; estrutura atômica; Classificação

Leia mais

EDITAL N o 01/2016. XIX Maratona Cearense de Química

EDITAL N o 01/2016. XIX Maratona Cearense de Química ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA REGIONAL DO CEARÁ Rua Floriano Peixoto, 2020 Bairro: José Bonifácio 60025-131 Fortaleza Ceará Brasil Fone/FAX: (85) 3226-4958 ramal 34 E-mail: abqce@ufc.br EDITAL N o 01/2016

Leia mais

Sumário. 1 Introdução: matéria e medidas 1. 2 Átomos, moléculas e íons Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas 67

Sumário. 1 Introdução: matéria e medidas 1. 2 Átomos, moléculas e íons Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas 67 Prefácio 1 Introdução: matéria e medidas 1 1.1 O estudo da química 1 1.2 Classificações da matéria 3 1.3 Propriedades da matéria 8 1.4 Unidades de medida 12 1.5 Incerteza na medida 18 1.6 Análise dimensional

Leia mais

EDITAL N o 01/2019. XXII Maratona Cearense de Química

EDITAL N o 01/2019. XXII Maratona Cearense de Química ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA REGIONAL DO CEARÁ Rua Floriano Peixoto, 2020 Bairro: José Bonifácio 60025-131 Fortaleza Ceará Brasil Fone/FAX: (85) 3226-4958 E-mail: abqce@ufc.br EDITAL N o 01/2019 XXII

Leia mais

EDITAL N o 01/2010. XIII Maratona Cearense de Química

EDITAL N o 01/2010. XIII Maratona Cearense de Química ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA REGIONAL DO CEARÁ Rua Floriano Peixoto, 2020 Bairro: José Bonifácio 60025-131 Fortaleza Ceará Brasil Fone/FAX: (85) 3226-4958 ramal 27 E-mail: abqce@ufc.br EDITAL N o 01/2010

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO Turma: 1º Ano Ensino Médio DISCIPLINA: Química 1) Ligação química. Combinação entre os átomos. Teoria do octeto. Estabilidade dos átomos. Reconhecer a importância das substâncias químicas. Conhecer

Leia mais

EDITAL N o 01/2011. XIV Maratona Cearense de Química ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA

EDITAL N o 01/2011. XIV Maratona Cearense de Química ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA REGIONAL DO CEARÁ Rua Floriano Peixoto, 2020 Bairro: José Bonifácio 60025-131 Fortaleza Ceará Brasil Fone/FAX: (85) 3226-4958 ramal 27 E-mail: abqce@ufc.br EDITAL N o 01/2011

Leia mais

I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DA UFERSA

I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DA UFERSA I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DA UFERSA 1. Da responsabilidade O Grupo de pesquisa GPAQ (Grupo de Processos e Análises Químicas) em conjunto a demais integrantes da Química do Campus da UFERSA em Pau dos Ferros,

Leia mais

QUÍMICA MATÉRIA ISOLADA / TURMA +ENEM

QUÍMICA MATÉRIA ISOLADA / TURMA +ENEM QUÍMICA MATÉRIA ISOLADA / TURMA +ENEM MÓDULO 1 Atomística Tabela Periódica Cálculos Químicos: Grandezas Químicas Cálculos Químicos: Fórmulas Químicas Ligações Químicas Química Orgânica I Estudo da Matéria

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Química Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas)

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Química Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Química Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Rubens Rodrigues Teles EMENTA Matéria

Leia mais

Química FASCÍCULO 1 Módulo 1 Introdução à química Módulo 6 A estrutura da matéria: o átomo de Bohr Módulo 2 Propriedades da matéria FASCÍCULO 2

Química FASCÍCULO 1 Módulo 1 Introdução à química Módulo 6 A estrutura da matéria: o átomo de Bohr Módulo 2 Propriedades da matéria FASCÍCULO 2 Química FASCÍCULO 1 Módulo 1 Introdução à química Um mundo químico A química e o corpo humano A química e o futuro O que é química A alquimia A química como ciência Método científico Módulo 2 Propriedades

Leia mais

OLIMPÍADA CATARINENSE DE QUÍMICA - OCQ

OLIMPÍADA CATARINENSE DE QUÍMICA - OCQ REGULAMENTO DA OLIMPÍADA 1. INTRODUÇÃO A Olimpíada Catarinense de Química - OCQ é um evento que integra o Programa Nacional de Olimpíadas de Química, realizada pela Universidade do Sul de Santa Catarina

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES Do 1ºano = 3 ª ETAPA 2018 Professora : Raquel Munhões Período da

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE INVERNO/2010

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE INVERNO/2010 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE INVERNO/2010 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Leitura e interpretação de texto 2. Argumentação 3. Recursos expressivos utilizados no texto 4. Significação de palavras

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Turma(s): 3 Ano/Semestre: 2012/1

PLANO DE ENSINO. Turma(s): 3 Ano/Semestre: 2012/1 UNIVERSIDADE DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Setor Sul do Campus Universitário - Bloco H, Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 Coroado 69077-000 Manaus, AM. Fone/Fax:

Leia mais

Química. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Química e o currículo do Estado do Rio Grande do Sul

Química. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Química e o currículo do Estado do Rio Grande do Sul Comparativos curriculares SM Química Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista Química e o currículo do Estado do Rio Grande do Sul Apresentação Professor, Devido à

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Campus Universitário -Trindade - 88040-900 - Florianópolis - SC - Brasil Fone: (048) 3721-6852 Disciplina:

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas - ICEx IV OLIMPÍADA SUL FLUMINENSE DE CIÊNCIAS - REGULAMENTO

Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas - ICEx IV OLIMPÍADA SUL FLUMINENSE DE CIÊNCIAS - REGULAMENTO IV OLIMPÍADA SUL FLUMINENSE DE CIÊNCIAS - REGULAMENTO O Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense divulga o edital para a IV Olimpíada Sul Fluminense de Ciências. 1. Dos objetivos

Leia mais

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26 Sumário CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1 Introdução 1 Os sistemas de medida 1 O Sistema Internacional de Unidades (SI) 1 A temperatura 2 Outras escalas de temperatura 3 O uso e o mau uso das unidades

Leia mais

3. Misturas, Substâncias Simples e Compostas e Processos de Separação de Misturas.

3. Misturas, Substâncias Simples e Compostas e Processos de Separação de Misturas. Conteúdo 1. Elementos, modelos atômicos e representações: modelos atômicos de Dalton, Tomson, Rutherford-Bohr. Elemento químico. Número atômico e número de massa. Prótons, elétrons e nêutrons. Distribuição

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES da 1 ª ETAPA 2018 Professora: Raquel Munhões Período da etapa: 05/02

Leia mais

1 Resolução CEPE N 2615

1 Resolução CEPE N 2615 _II n Universidade Federal de Ouro Preto 1 Resolução CEPE N 2615 Aprova aplicação de prova específica no processo de transferência para o Curso de Química Industrial. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

IV DESAFIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

IV DESAFIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA IV DESAFIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO COLÉGIO RIO BRANCO Orientações gerais 1) Das inscrições: Os estudantes deverão inscrever-se pelas suas unidades, no site do Colégio; Os estudantes deverão inscrever-se

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ QUIMICA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ QUIMICA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ QUIMICA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA EIXO-TEMÁTICO: MATÉRIA, TRASFORMAÇÕES QUÍMICAS E AMBIENTE COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDO Descrever as transformações químicas em linguagem

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Série/Período: 2ª Semestre: 1º Ano Letivo: 2017 Professor: Paulo Fernando Rodrigues Matrangolo

PLANO DE ENSINO. Série/Período: 2ª Semestre: 1º Ano Letivo: 2017 Professor: Paulo Fernando Rodrigues Matrangolo PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS ARINOS Curso: TÉCNICO EM MEIO

Leia mais

Química. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Química e o currículo do Estado de São Paulo.

Química. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Química e o currículo do Estado de São Paulo. Comparativos curriculares SM Química Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista Química e o currículo do Estado de São Paulo Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Campus Caucaia

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Campus Caucaia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Campus Caucaia I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO IFCE/ Campus Caucaia 2018 REGULAMENTO

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Projeto Pedagógico de Curso Engenharia Civil ano 2007 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO TECNOLÓGICO

Universidade Federal do Espírito Santo Projeto Pedagógico de Curso Engenharia Civil ano 2007 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO TECNOLÓGICO UFES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO TECNOLÓGICO DISCIPLINA Código Denominação Carga Horária Semestral Cr. Nat. CIV QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA CIVIL T: 45 h, L: 30 h, E: 0 h 5 OBR OBJETIVO DA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina QAM101 Química Geral

Programa Analítico de Disciplina QAM101 Química Geral 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento: I Carga

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 EIXO TECNOLÓGICO: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

Leia mais

FUNDAÇÃO OSORIO ENSINO MÉDIO ATUALIZADO EM QUÍMICA 3ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 120 h PLANEJAMENTO ANUAL

FUNDAÇÃO OSORIO ENSINO MÉDIO ATUALIZADO EM QUÍMICA 3ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 120 h PLANEJAMENTO ANUAL FUNDAÇÃO OSORIO ENSINO MÉDIO ATUALIZADO EM 019 QUÍMICA 3ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 10 h PLANEJAMENTO ANUAL 1. OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA Trabalhar a concepção de que Ciência é o processo de produção

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE VERÃO/2010

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE VERÃO/2010 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE VERÃO/2010 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Leitura e interpretação de texto 2. Argumentação 3. Recursos expressivos utilizados no texto 4. Significação de palavras

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Autorizado pela Portaria MEC nº 276, de 30 de março de 2015

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Autorizado pela Portaria MEC nº 276, de 30 de março de 2015 CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Autorizado pela Portaria MEC nº 276, de 30 de março de 2015 Componente Curricular: QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL Código: Pré-requisito: ------ Período Letivo: 2016.2 Professor:

Leia mais

REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA OBESQ 2018 SEÇÃO I: DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA OBESQ 2018 SEÇÃO I: DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA OBESQ 2018 SEÇÃO I: DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º. A Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) é uma atividade promovida

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / / ENSINO: ( x ) Fundamental ( ) Médio SÉRIE: _9º TURMA: TURNO: DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR(A): EQUIPE DE QUÍMICA Queridos alunos; Senhores

Leia mais

Avaliação da Capacidade para Frequência do Ensino Superior de Candidatos Maiores de 23 anos

Avaliação da Capacidade para Frequência do Ensino Superior de Candidatos Maiores de 23 anos Avaliação da Capacidade para Frequência do Ensino Superior de Candidatos Maiores de 23 anos 2016 QUÍMICA Conteúdos Programáticos MATERIAIS - Origem - Constituição e composição dos materiais: - Constituição

Leia mais

10º Torneio Virtual de Química

10º Torneio Virtual de Química 10º Torneio Virtual de Química 2018 1. Da organização e objetivos EDITAL O Torneio Virtual de Química ( TVQ ) é um projeto de extensão universitária desenvolvido integralmente por alunos de graduação da

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA Nome da Disciplina: QUÍMICA II Curso: Controle Ambiental Carga Horária: 80hs Total de Aulas Semanais:

Leia mais

EDITAL Nº 07/2018 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA MONITORIA

EDITAL Nº 07/2018 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA MONITORIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO COLÉGIO TÉCNICO DIVISÃO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL Nº 07/2018 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA MONITORIA O Diretor do Colégio Técnico da Universidade Rural, no uso

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ÁREA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EDITAL Nº 19/2009

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ÁREA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EDITAL Nº 19/2009 INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ÁREA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EDITAL Nº 19/2009 Programa 1- ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS A evolução da estrutura eletrônica; Espectros de linhas

Leia mais

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Química Geral Professor (nome e titulação): Kathia Regina Kunzler Bechlin/Licenciada em Química/Especialista

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 4- Funções Inorgânicas Ácidos (aplicações, características, classificação e nomenclatura).

PLANO DE ENSINO. 4- Funções Inorgânicas Ácidos (aplicações, características, classificação e nomenclatura). PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Química Geral e Orgânica Professor: Felipe Augusto Gorla Turma: 01 Período Letivo 2016.1 Ano 2016 Semestre:

Leia mais

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 Componente Curricular: Química Geral e Experimental

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 Componente Curricular: Química Geral e Experimental CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 Componente Curricular: Química Geral e Experimental Código: ENGP -170 Pré-requisito: --------------- Período

Leia mais

LICENCIATURA EM QUÍMICA QUÍMICA

LICENCIATURA EM QUÍMICA QUÍMICA Programa de Disciplina Nome: Química Geral II IQ Código: IQG 120 Categoria: Carga Horária Semanal: CARACTERÍSTICAS Número de Semanas Previstas para a Disciplina: 15 Número de Créditos da Disciplina: 4

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PROCESSO SELETIVO - QUÍMICA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PROCESSO SELETIVO - QUÍMICA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PROCESSO SELETIVO - QUÍMICA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO: MATÉRIA. VIDA E AMBIENTE CONTEÚDO COMPETÊNCIAS HABILIDADES - Aplicar conhecimentos sobre a evolução dos

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA 124 PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA Curso:Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Série: 1 º Ano Carga Horária: 120h/a (100/hr) Docente

Leia mais

Sumário. Unidade II Propriedades dos materiais 40. Introdução ao estudo da Química 14. Unidade I. Capítulo 2 Unidades de medida...

Sumário. Unidade II Propriedades dos materiais 40. Introdução ao estudo da Química 14. Unidade I. Capítulo 2 Unidades de medida... Sumário Unidade I Capítulo 1 Introdução ao estudo da Química 14 Química: objeto de estudo e aplicações... 16 1. Química: a ciência que estuda a matéria... 17 Matéria... 17 Características da matéria...

Leia mais

Curso anual de Química Prof. Alexandre Oliveira

Curso anual de Química Prof. Alexandre Oliveira Curso Anual de Química - Prof. Alexandre Oliveira Programação de Estudos Orientações Gerais: a) Assista em primeiro lugar aos vídeos da teoria referente à semana de estudo na qual você se encontra. Caso

Leia mais

Maratona ENEM Química Prof. Geovani Barros

Maratona ENEM Química Prof. Geovani Barros Maratona ENEM 2016 Química Prof. Geovani Barros Histórico *Fonte: Revista Superinteressante Química Orgânica Classificação dos átomos de carbono Classificação dos átomos de carbono As moléculas de nanoputians

Leia mais

OBJETIVOS GERAL. Específicos

OBJETIVOS GERAL. Específicos PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA Curso:Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Série: 1º Ano Carga Horária: 120h/a (100h/r) Docente Responsável:

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais 1º VESTIBULAR DE 2016 DO IFNMG

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais 1º VESTIBULAR DE 2016 DO IFNMG Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais 1º VESTIBULAR DE 2016 DO IFNMG EDITAL Nº 289 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2015 RETIFIÇÃO EDITAL

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Técnico em Manutenção e suporte em Informática FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

Disciplina: QUÍMICA Trimestre: 1º Professor(a): WAGNER MOREIRA / GEORGIA MONIQUE Série: 2º Turmas: 201, 202, 203 e 204

Disciplina: QUÍMICA Trimestre: 1º Professor(a): WAGNER MOREIRA / GEORGIA MONIQUE Série: 2º Turmas: 201, 202, 203 e 204 COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: QUÍMICA Trimestre:

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED) DISCIPLINA: PROFESSOR (A): MAF 1293 QUÍMICA GERAL Danns Pereira Barbosa Ementa Estrutura eletrônica dos átomos, propriedades periódicas,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Prática: 0. de Oliveira Cavalcante

PLANO DE ENSINO. Prática: 0. de Oliveira Cavalcante UNIVERSIDADEE DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Setor Sul do Campus Universitário - Bloco H, Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 Coroado 69077-000 Manaus, AM. Fone/Fax:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina QUI102 Química Fundamental

Programa Analítico de Disciplina QUI102 Química Fundamental Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina QUI10 Química Fundamental Departamento de Química - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 7 Teóricas Práticas

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED) DISCIPLINA: PROFESSOR (A): MAF 1293 QUÍMICA GERAL Danns Pereira Barbosa Ementa Estrutura eletrônica dos átomos, propriedades periódicas,

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Controle e Processos Industriais CURSO: Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

EDITAL N. 003/017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO DE PREPARAÇÃO PARA A OLIMPÍADA NACIONAL DE QUÍMICA - JÚNIOR

EDITAL N. 003/017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO DE PREPARAÇÃO PARA A OLIMPÍADA NACIONAL DE QUÍMICA - JÚNIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N. 003/017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO DE PREPARAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Química Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Química Geral e Inorgânica

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Química Geral e Inorgânica Curso 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004209A - Química Geral e Inorgânica Docente(s) Francielle Bortoloti Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Química Créditos 4 T:60

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO PLANO DE ENSINO SEMESTRE LETIVO 2014/1 CURSO PERÍODO BACHARELADO

Leia mais

8.1 Química Realidade e Contexto: Antônio Lembo (1999)

8.1 Química Realidade e Contexto: Antônio Lembo (1999) 8 ANEXOS Nesta seção são colocados os anexos que foram julgados pertinentes para complementar o entendimento de questões relativas à análise dos livros. A seguir apresentamos um espelho dos temas que compõem

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA INFORMAÇÕES BÁSICAS

CURSO: FARMÁCIA INFORMAÇÕES BÁSICAS Turno: Integral Currículo 2014 Período 1º Período Tipo Obrigatória Teórica 72 horas CURSO: FARMÁCIA INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Química Fundamental Carga Horária Prática ----- Habilitação /

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Técnico em Manutenção e Suporte em informática FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

Q2. Eletrosfera 02. Q3. Tabela periódica 01. Q4. Propriedades periódicas 02. Q5. Ligação covalente 01. Q6. Ligação coordenada 02

Q2. Eletrosfera 02. Q3. Tabela periódica 01. Q4. Propriedades periódicas 02. Q5. Ligação covalente 01. Q6. Ligação coordenada 02 DISCIPLINA: 1º BIMESTRE CONTEÚDOS Química Nº DE ANO/ CARGA Nº DE H/A H/A SÉRIE HOR./SEM MENSAL ANUAL 3ª 04 16 144 PREVISÃO DE AULAS p/ cada conteúdo Q1. Modelos atômicos 02 p/avaliaçõ es Q2. Eletrosfera

Leia mais

Instituto de Química da Universidade de Brasília Grupo PET Química

Instituto de Química da Universidade de Brasília Grupo PET Química Instituto de Química da Universidade de Brasília Grupo PET Química Edital nº 1 - XVI Olimpíada de Química do Distrito Federal e Entorno (OQDF) 24 de abril de 2017 O grupo PET-Química da Universidade de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14 / 10 /2010 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Sandra Zago Falone Técnico Integrado em Edificações Química Ano

Leia mais

PROVA DE INGRESSO ANO LETIVO 2018/2019 PROVA DE QUÍMICA OBJETIVOS

PROVA DE INGRESSO ANO LETIVO 2018/2019 PROVA DE QUÍMICA OBJETIVOS UNIVERSIDADE DE CABO VERDE PROVA DE INGRESSO ANO LETIVO 2018/2019 PROVA DE QUÍMICA OBJETIVOS OBJETIVOS Reconhecer o átomo de hidrogénio como átomo mais simples. Conhecer o espetro de emissão de hidrogénio.

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FRANCISCO MAZZOLA NOVA TRENTO SC PLANO DE ENSINO DE QUÍMICA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FRANCISCO MAZZOLA NOVA TRENTO SC PLANO DE ENSINO DE QUÍMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FRANCISCO MAZZOLA NOVA TRENTO SC PLANO DE ENSINO DE QUÍMICA ª e 3ª TÉCNICO EM HOSPEDAGEM ª SÉRIE,, 3, 4, 5. ª SÉRIE,, 3, 4. 3ª SÉRIE,, 3, 4. PROFESSOR ÉDIO MAZERA ANO 06 PROF.

Leia mais

QUÍMICA 1ª SÉRIE 4-QUÍMICA

QUÍMICA 1ª SÉRIE 4-QUÍMICA QUÍMICA 1ª SÉRIE 4-QUÍMICA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências da natureza e suas tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 73h OBJETIVO: Compreender e representar os códigos, símbolos e expressão

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO PLANO DE ENSINO SEMESTRE LETIVO 2013/2 CURSO CURSO SUPERIOR DE

Leia mais

Química. Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna

Química. Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna Química Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna Terças (1º semestre) Quartas (2º semestre) Disciplina 1ª aula Química 2ª aula Química Intervalo \0/ 3ª aula Microbiologia Básica 4ª aula Microbiologia Básica Programa

Leia mais

ANEXO 1 PROVA DE SELEÇÃO PARA O PPGQ-DOUTORADO UFPel 2011

ANEXO 1 PROVA DE SELEÇÃO PARA O PPGQ-DOUTORADO UFPel 2011 ANEXO 1 PROVA DE SELEÇÃO PARA O PPGQ-DOUTORADO UFPel 2011 A prova escrita consistirá de 6 (seis) questões, sendo 1 (uma) de QUÍMICA ANALÍTICA, 1 (uma) de FÍSICO-QUÍMICA, 1 (uma) de QUÍMICA ORGÂNICA, 1

Leia mais

VESTIBULAR INVERNO/2016 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE

VESTIBULAR INVERNO/2016 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE VESTIBULAR INVERNO/2016 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO 1. Disposições Gerais OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO 1.1 A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da

Leia mais

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Química Geral I Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Conteúdo 19/05/2017 Contextualização Química Química Inorgânica Química Orgânica Físico Química Química Analítica Funções Químicas Funções

Leia mais