HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA ANA ISABEL FEITOSA SIEBRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA ANA ISABEL FEITOSA SIEBRA"

Transcrição

1 HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA ANA ISABEL FEITOSA SIEBRA Jeane Isidio Amorim 1 Aluna do Curso de Pedagogia da URCA jeaneamorim@outlook.com Zuleide Fernandes de Queiroz 2 Professora do Curso de Pedagogia da URCA zuleide.queiroz@urca.br RESUMO Este trabalho é um relato da história de vida e experiências da Professora Ana Isabel Feitosa Siebra. Objetivamos conhecer a história de vida da professora bem como fazer uma análise sobre as suas experiências profissionais. O interesse pela temática se deu durante a disciplina de História da Educação Brasileira, que resgatou também a história da educação no Ceará e no Cariri Cearense. Uma disciplina que nos instiga a conhecer, todo o processo que envolve a história da educação, dentro de uma perspectiva global, na busca de compreender as influencia educacionais na nossa localidade. O conhecimento que adquiriu com este trabalho foi de grande importância como pessoa e principalmente como uma acadêmica de pedagogia. Pois quando foi mim dado esta missão me aprofundar mais em tudo que envolve este mundo educacional e vi exemplos de educadores que na sua carreira profissional, enfrentou grandes dificuldades, mais mostrou que é possível vencer através do seu esforço, dedicação, amor e respeito e ter consciência de que você está sempre aprendendo nem que seja em pequenos exemplos de vida. Palavras Chave: Educação História da Educação História de Vida INTRODUÇÃO Este trabalho é um relato da história de vida e experiências da Professora Ana Isabel Feitosa Siebra. Objetivamos conhecer a história de vida da professora bem como fazer uma analise sobre as suas experiências profissionais. O interesse pela temática se deu durante a disciplina de História da Educação Brasileira, que resgatou também a história da educação no Ceará e no Cariri Cearense. Uma disciplina que nos instiga a conhecer, todo o processo que 1 Aluna do Curso de Pedagogia da URCA, Jeaneamorim@outlook.com 2 Professora do Curso de Pedagogia da URCA, Zuleide.queiroz@urca.br

2 envolve a história da educação, dentro de uma perspectiva global, na busca de compreender as influencia educacionais na nossa localidade. A razão pela qual escolhemos a história de vida da professora Ana Isabel Feitosa Siebra, foi por conhecer a sua dedicação e o respeito, da mesma com o processo ensino aprendizagem, independente do setor em que a referida professora atua, seja na alfabetização, no ensino médio ou profissional, age com bastante dignidade, amor com todos os alunos, pais e toda a comunidade escolar. A metodologia se caracterizou por uma pesquise de base qualitativa, com a utilização da história de vida, pois como afirmam Lakatos e Marconi, a pesquisa qualitativa, preocupase em analisar e interpretar aspectos mais profundos descrevendo a contabilidade do comportamento humano. Fornece analise mais detalhada sobre as investigações, hábitos, atitudes, tendências de comportamento. (LAKATOS e MARCONI, 2008, p. 269). Sobre história de vida utilizamos dos escritos de Chizzotti, (2006), quando coloca que as histórias de vida são podem nos relatar sobre as práticas de vida e das Relações sociais do tipo objetivo ou socioestruturais, quando privilegiam as formas materiais de vida, relações de trabalho de classe e etc. ou tipo subjetivo ou sócios simbólicos quando relatam as atitudes, representações e valores individuais que refletem as relações sociais. (2006, p 102). A pesquisa foi realizada durante a Disciplina História da Educação Brasileira, ofertada no segundo semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri. Na mesma realizamos estudos acerca da história da educação do Ceará e do Cariri cearense. O estudo é parte da pesquisa maior realizada pelo Grupo de Pesquisa, que vem registrando a história da educação a partir da reconstituição histórica da história das instituições educacionais e da história de vida de professores e professoras das mais diversas localidades que compõem a região. Durante o mês de março de 2015 realizamos entrevista semiestruturada com a professora. O roteiro da entrevista foi construído em sala de aula e foi composto por questões sobre: constituição familiar, escolarização e formação docente, a profissionalização, as dificuldades em ser professor, os desafios cotidianos, a relação professor aluno, professor família, o planejamento das aulas e a importância ad educação.

3 HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA A professora Ana Maria Isabel Feitosa Siebra nasceu na Cidade de Crato - Ceará. Durante toda sua infância e ainda nos dias atuais mora na zona rural no sitio Almecegas distante da cidade 6 km, aonde vem a cidade e trabalha na sede do município. Filha de uma família numerosa, e pais trabalhadores, assim como tantas outras na época começou a estudar com seis anos de idade no mesmo sitio que residia, estudava as disciplinas de português, matemática, ciências e estudos sociais. Naquela época o material didático utilizada eram os livros e os cadernos. A Professora Ana Maria Isabel em entrevista relatou, sobre as suas dificuldades para estudar que se deu quando passou a estudar na sede do município. Mesmo com um pouco de dificuldade consegui se formar em nível superior na Faculdade agrícola. Além do nível superior fez alguns cursos de inglês. Apaixonada por leitura já leu vários livros de escritores brasileiros. Sendo moradora da zona rural viu a necessidade de se ter professores na sua localidade e aos 16 anos teve sua primeira experiência na sala de aula. No inicio foi substituir uma professora que precisou se afastar para tratamento de saúde, daí se encantou com a profissão de educadora. Sua primeira escola em que foi trabalhar foi numa escola isolada da zona rural, onde desempenhou o papel de educadora. Segundo a professora sobre o ensino, coloca que na sua época tudo era mais difícil, pois quando começou a ensinar usava somente quadro negro, giz e livros didáticos. A área de atuação da professora Ana Isabel Feitosa Siebra foi da alfabetização ao ensino médio. Em pergunta sobre a profissão docente a professora relata que participou de vários treinamentos profissionalizantes, pois acreditava que, para ser um bom educador era necessário de estar sempre procurando melhorar, se aprimorando e para poder ser uma ótima profissional, e repassar seus conhecimentos para seus alunos. Ainda Segundo a professora Ana Isabel: A educação não era só um aprendizado, para ela a educação é algo para toda a vida.

4 Atualmente a professora Ana Isabel leciona no ensino médio em aulas explicativas áudio visual também destaca que o material didático que utiliza atualmente, livros quadro e data show, facilita muito a vida do professor, diferente de alguns anos atrás. Hoje trabalha na rede particular da cidade de Crato, e buscando se atualizar no tocante a formação docente, participando de cursos voltados a sua área, por acreditar que há necessidade do profissional docente está sempre se atualizando. Na sua concepção diz que houve uma grande mudança, o professor não é valorizado e nem respeitado pelos alunos, sempre teve um bom relacionamento com seus alunos mais o que acontece nos dias atuais a maioria desinteressado, e vem tentando mostrar a importância do estudo para um futuro melhor. Na sua família o meio de subsistência era funcionário publico e agropecuária, quando ainda jovem estudava e ainda ajudava em algumas tarefas de casa, na sua concepção de sobre o trabalho nos relatou que O trabalho além da remuneração, nos proporciona também uma melhor autonomia, durante toda sua vida estudantil, foi membra do grêmio estudantil de sua escola, atualmente não participa de nenhum movimento político. TRAJETÓRIA ESTUDANTIL E PROFISSIONAL Estudou no grupo escolar Artemi Benicio Pinheiro, onde também foi sua primeira escola que atuou como professora, depois veio estudar na sede do município sendo sua primeira escola na zona urbana na escola Estado da Paraíba escola de ensino fundamental. Fez o Ensino Médio no Colégio Estadual Wilson Gonçalves, e posteriormente foi estudar no Colégio Agrícola onde cursou faculdade de economia, na época era uma extensão da (Universidade Estadual do Ceará - UECE) ela ressaltou que no seu ultimo ano nessa instituição de ensino o curso foi incorporado pela (Universidade Regional do Cariri - URCA) como curso de economia está universidade que é de grande importância para nossa região. Atualmente trabalha na auto-escola Cariri, dando aulas explicativas, e relata que hoje esta bem mais fácil ser professor pois, tem auxilio de livros, quadros e data show, bem diferente do inicio de sua carreira profissional pois só tinha o quadro negro, giz e livros didáticos.

5 CONCLUSÕES Mediante os fatos expostos veio a mostrar que toda luta que o individuo se engaja se torna vitoriosa através do seu esforço e de sua coragem é possível vencer todos os obstáculos. Com esse trabalho resgatamos a historia de vida de uma educadora que apesar de enfrentar dificuldades mostrou que é possível vencer através da educação como profissional na busca de formar cidadãos honestos, vencedores e dignos do saber, nos dando coragem para continuar trilhando os nossos caminhos, mesmo com as barreiras que temos que enfrentar. A Professora Ana Isabel Feitosa Siebra, mostrou ser uma mulher a frente do seu tempo, trabalhando e lutando pelos seus ideais, mesmo tendo passado por varias dificuldades na sua vida, contribuiu e ainda contribui com história da educação no Cariri. O conhecimento que adquiriu com este trabalho foi de grande importância como pessoa e principalmente como uma acadêmica de pedagogia. Pois quando foi mim dado esta missão me aprofundar mais em tudo que envolve este mundo educacional e vi exemplos de educadores que na sua carreira profissional, enfrentou grandes dificuldades, mais mostrou que é possível vencer através do seu esforço, dedicação, amor e respeito e ter consciência de que você esta sempre aprendendo nem que seja em pequenos exemplos de vida. No meu aprendizado acadêmico foi bastante enriquecedor, pois nos exemplos que vi me incentivaram a cada dia a lutar, fazer minha parte, se dedicar mais a este maravilhoso mundo da educação. No futuro quero fazer parte da educação cearense como profissional, hoje sou uma acadêmica de pedagogia mais daqui a alguns anos quero fazer parte da história da educação do Cariri, Cearense. A missão é difícil, árdua, mais não impossível, sou corajosa, trabalhadora e quero lutar por algo que acredito a educação. REFERÊNCIAS CHIZZOTO, Antônio. Pesquisa Qualitativa, em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientifico 23 ed. rev. E atual São Paulo: Cortez, 2007.

6 LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia Qualitativa e Quantitativa. In Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas, NETO, João Cabral de Melo. Morte e Vida Severina e outros poemas para vozes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, FGV CPDOC. O que é história original. Disponível em Acesso em 23 fev ás 23:46. Site Wikipédia, enciclopédia livre. Acessado em 02/04/2015 as 23h22

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

ESTÁGIO DOCENTE: UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESTÁGIO DOCENTE: UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA INTRODUÇÃO ESTÁGIO DOCENTE: UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Rebeca Rannieli Alves Ribeiro Sec. Est. Educação da Paraíba rebecarannieli@gmail.com A disciplina Estágio Supervisionado,

Leia mais

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA Kelma Tananda das Neves Ribeiro Colaço Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: kelmacolaco@gmail.com

Leia mais

EDUCAÇÃO DO CAMPO: O ENSINO DE MATEMÁTICA COM TURMAS MULTISERIADAS NA ZONA RURAL RIACHO SALGADO

EDUCAÇÃO DO CAMPO: O ENSINO DE MATEMÁTICA COM TURMAS MULTISERIADAS NA ZONA RURAL RIACHO SALGADO EDUCAÇÃO DO CAMPO: O ENSINO DE MATEMÁTICA COM TURMAS MULTISERIADAS NA ZONA RURAL RIACHO SALGADO Monicarla de Oliveira Silva(autora) monicarlasilva@hotmail.com Cristiano Rodrigo Gobbi(autor) gobbbi86@gmail.com

Leia mais

OBJETIVOS. Geral. Específicos. Diferenciar o conhecimento científico dos demais tipos de Conhecimentos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

OBJETIVOS. Geral. Específicos. Diferenciar o conhecimento científico dos demais tipos de Conhecimentos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Dados da Componente Curricular Nome do COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Curso: Técnico Integrado em Edificações (Ensino Médio) Série: 3ª Série Carga Horária: 67h Docente Responsável:

Leia mais

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático.

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático. MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES Josislei de Passos Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Rio Pomba. josisleipassos@gmail.com

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Letras com Habilitação em Português e Inglês Disciplina: Práticas Interdisciplinares IV Professor: Joranaide

Leia mais

Metodologia Científica. Professora: Alessandra Martins Coelho

Metodologia Científica. Professora: Alessandra Martins Coelho Metodologia Científica Professora: Alessandra Martins Coelho 14/09/2012 Apresentação do Curso Ementa O Sistema acadêmico brasileiro. O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. Modalidades

Leia mais

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO Resumo Raquel Pirangi Barros UEPB rpbfjmc@gmail.com Patrícia Cristina de Aragão Araújo UEPB cristina-aragao21@hotmail.com

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Profissionalização, Aprendizagem, Desenvolvimento.

PALAVRAS-CHAVE: Profissionalização, Aprendizagem, Desenvolvimento. ENSINANDO E APRENDENDO: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE APOIO À PROFISSIONALIZAÇÃO PARA OS EXTENSIONISTAS E PARA OS JOVENS DAS COMUNIDADES DO VALE DO MAMANGUAPE RIBEIRO 1, Deliene de Sousa MACIEL 2, Saulo

Leia mais

O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Apresentação: Pôster

O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Apresentação: Pôster O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Apresentação: Pôster Autor Principal 1 ; Rafael Silva de Araujo; Orientadora 2 ; Maristela Maria Andrade da Silva. Introdução Este

Leia mais

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO RESUMO

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO RESUMO EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO Marly Cutrim de Menezes RESUMO O estudo refere-se ao O Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo

Leia mais

O PENSAMENTO TEÓRICO NO ENSINO TÉCNICO

O PENSAMENTO TEÓRICO NO ENSINO TÉCNICO O PENSAMENTO TEÓRICO NO ENSINO TÉCNICO Fabio Pinto de Arruda Mestrando do PPGE da Universidade Federal de São Paulo RESUMO A partir do contexto de investigação da Educação Técnica Profissional de uma rede

Leia mais

AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ IFPI CAMPUS ANGICAL SOBRE A RELEVÂNCIA DA SUA FORMAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ IFPI CAMPUS ANGICAL SOBRE A RELEVÂNCIA DA SUA FORMAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ IFPI CAMPUS ANGICAL SOBRE A RELEVÂNCIA DA SUA FORMAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Pablício Carlos Rodrigues de Moura 1 ; Zacarias Carvalho

Leia mais

1- Prof. Me. Dep. Química/UERN; 2- Alunos de Licenciatura em Química, Matemática e Física.

1- Prof. Me. Dep. Química/UERN; 2- Alunos de Licenciatura em Química, Matemática e Física. PIBID- O Ensino na Área de Ciências Exatas e Naturais com Alunos 1 ano A e 2 ano D do Ensino Médio no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) Mossoró/RN. Gama, K. K. S. 2 ; Leite,

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso:Bacharelado em Administração Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisas em Código: Administração Professor: Drª Maria Cleonice de Souza Vergne e-mail:

Leia mais

A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA

A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA EIXO: 2 - Políticas de Gestão e de Avaliação SOUZA, Rosa Arlene Prasser de 1 JESUS, Eliana Claudino de 2 RESUMO Este

Leia mais

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos VIVÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA GT8 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) Izailma Nunes De LIMA izailmanunes@gmail.com

Leia mais

OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AMAZONAS

OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AMAZONAS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AMAZONAS Zilda Gláucia Elias Franco Universidade Federal do Amazonas. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo PUC/SP.

Leia mais

Programa de Disciplina CIEN003 - Metodologia da Pesquisa (ANEXO I da Resolução nº 07/2016/CONUNI de 29/07/2016)

Programa de Disciplina CIEN003 - Metodologia da Pesquisa (ANEXO I da Resolução nº 07/2016/CONUNI de 29/07/2016) Metodologia da pesquisa PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE Engenharia Agronômica CIEN003 2017.2 CARGA HORÁRIA TEÓR: 30 PRÁT: 0 HORÁRIOS: Segunda feira das 08:00 as 10:00 h CURSOS ATENDIDOS

Leia mais

Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior

Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior Natália Pimenta 1 e Maria Inês Ribas Rodrigues 2 Universidade Federal do ABC 1 natalia.pimenta@aluno.ufabc.edu.br, 2

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RONDONÓPOLIS-MT Kelly Bomfim Alves de Oliveira - PPGEdu/UFMT/CUR Adelmo Carvalho da Silva - PPGEdu/UFMT

Leia mais

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA Petrônio Cavalcante (1); José Narcélio Barbosa da Silva Júnior (2); Andréa da Costa Silva (3) (Universidade Estadual do Ceará, petronionet1@hotmail.com;

Leia mais

PERFIL DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

PERFIL DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA PERFIL DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA Lizandra Alves de Oliveira (1); Tomaz Guilherme Pereira de Sena (1); Antônio Gautier Farias Falconieri (2) Kelania Freire Martins Mesquita

Leia mais

HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE: BUSCANDO A REALIZAÇÃO DE UM SONHO

HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE: BUSCANDO A REALIZAÇÃO DE UM SONHO HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE: BUSCANDO A REALIZAÇÃO DE UM SONHO Anita Thayane Nascimento de Freitas¹; Fátima Raquel de Gois Oliveira ²; Maria Cleonice Soares ³ ¹Universidade do Estado

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE:Comunidades Quilombolas. Práticas Pedagógicas. Diretrizes Curriculares.

PALAVRAS-CHAVE:Comunidades Quilombolas. Práticas Pedagógicas. Diretrizes Curriculares. 1 COMUNIDADES QUILOMBOLAS: DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA Dalva de Araújo Menezes Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR RESUMO

Leia mais

COMUNIDADES QUILOMBOLAS: DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

COMUNIDADES QUILOMBOLAS: DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA 1 COMUNIDADES QUILOMBOLAS: DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA Dalva de Araújo Menezes Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR RESUMO

Leia mais

A PROFISSÃO COMO RECURSO PARA A INSERÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E MILITÂNCIA NO MST Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição:

A PROFISSÃO COMO RECURSO PARA A INSERÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E MILITÂNCIA NO MST Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: A PROFISSÃO COMO RECURSO PARA A INSERÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E MILITÂNCIA NO MST Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: MUSZINSKI, Luciana; PETRARCA, Fernanda Rios Luciana Muszinski

Leia mais

S E C G SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOÂN IA

S E C G SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOÂN IA PROJETO DE EXTENSÃO NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA BÁSICA Nivelamento em matemática básica PROPOSTA DE TRABALHO É uma proposta que visa levar o aluno a ter um melhor aproveitamento nas disciplinas que envolvem

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO 1

POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO 1 POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO 1 Aline Gonçalves Batista da Silva (Autor) Pedagoga, Mestranda em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Territórios pela UFPA Instituto

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Realidade da Rede Pública de Educação de Ouro Fino MG RESUMO

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Realidade da Rede Pública de Educação de Ouro Fino MG RESUMO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Realidade da Rede Pública de Educação de Ouro Fino MG Luciana Paula PELICANO 1 ; Sueli Machado Pereira de OLIVEIRA 2 RESUMO Este projeto tem por objetivo compreender

Leia mais

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO ANDRÉIA JOFRE ALVES

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO ANDRÉIA JOFRE ALVES PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO ANDRÉIA JOFRE ALVES A TERRITORIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A LUTA PELA TERRA PELO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) SÃO PAULO FEVEREIRO/2009 1

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS Clélia de Almeida Agra Albuquerque Secretaria de Estado da Educação no Estado da Paraíba cleliaagra@hotmail.com INTRODUÇÃO Os jogos

Leia mais

ISSN do Livro de Resumos:

ISSN do Livro de Resumos: PROGRAMA PIBID: O OLHAR DOS DOCENTES DAS TURMAS DAS ESCOLAS PARCEIRAS A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PIBIDIANOS. Natali Gonçalves GOMES, Priscila Flores ETCHEVERRY Bolsista de inciação à docência - PIBID. Pedagogia

Leia mais

PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL CENTRO DE PROMOÇÃO EDUCACIONAL ACERCA DO ESTATUTO CRIANÇA E ADOLESCENTE

PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL CENTRO DE PROMOÇÃO EDUCACIONAL ACERCA DO ESTATUTO CRIANÇA E ADOLESCENTE 28 PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL CENTRO DE PROMOÇÃO EDUCACIONAL ACERCA DO ESTATUTO CRIANÇA E ADOLESCENTE FEITOZA, Rosangela 1 BARROS, Ady 2 IGNÁCIO, Alba Valéria Alves 3 CRUZ, Marcelo Sérgio

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos,

Leia mais

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Maria de Lourdes do Nascimento Marques Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: lourdesmarques1327@gmail.com

Leia mais

Governo do Estado do Ceará Secretaria da Educação Básica CEJA Paulo Freire PROJETO PENAS ALTERNATIVAS

Governo do Estado do Ceará Secretaria da Educação Básica CEJA Paulo Freire PROJETO PENAS ALTERNATIVAS Governo do Estado do Ceará Secretaria da Educação Básica CEJA Paulo Freire PROJETO PENAS ALTERNATIVAS Fortaleza-CE - 2011 Penas Alternativas: Uma experiência de promoção da educação e da justiça - - -...

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

* Nascimento: 28/10/1947

* Nascimento: 28/10/1947 Lídia Furtado Vieira * Nascimento: 28/10/1947 Falecimento: 24/12/2012 Quem nos conta a história de Lídia é seu filho Vilson, que define a mãe como uma mulher guerreira, exemplo de fibra e coragem. Lídia

Leia mais

OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O SEU PAPEL FORMADOR NO PROCESSO DE AUTONOMIA DAS MULHERES DO MATO GRANDE/RN

OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O SEU PAPEL FORMADOR NO PROCESSO DE AUTONOMIA DAS MULHERES DO MATO GRANDE/RN OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O SEU PAPEL FORMADOR NO PROCESSO DE AUTONOMIA DAS MULHERES DO MATO GRANDE/RN Alex Nascimento de Sousa ¹ ; Izabelle Rodrigues Ferreira Gomes²; Carine Santos 4 ; Joana Tereza Vaz

Leia mais

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente.

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO CENTRO-OESTE RELATOS DE UM ANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (PIBIC) Jackeline Império Soares 1 Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar

Leia mais

A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DO 7º SEMESTRE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACEDI-UECE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL.

A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DO 7º SEMESTRE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACEDI-UECE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL. A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DO 7º SEMESTRE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACEDI-UECE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL. Maria Elismar da Silva Sousa 1 Gercivaldo Batista Chaves 1

Leia mais

Monitoria de Bioquímica: integração e consolidação de conteúdos

Monitoria de Bioquímica: integração e consolidação de conteúdos Monitoria de Bioquímica: integração e consolidação de conteúdos LEMOS, I. Á. B. 1 ; CHAVANTE, S. 2 ; LEITE, E. L. 3 ; F. OLIVEIRA, F. W. 4 Resumo O projeto Monitoria de Bioquímica: integração e consolidação

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Metodologia da Pesquisa Científica Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 3 Ano Carga Horária: 33 h (40 aulas) Docente Responsável: Ana Virgínia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO Professora: Dra. Elda Gomes Araújo e-mail: eldaaraujo@unifap.br Colegiado de origem: Pedagogia Disciplina: Pesquisa em Educação II Carga

Leia mais

Cachoeira do Sul, 30 de novembro de 2017

Cachoeira do Sul, 30 de novembro de 2017 Cachoeira do Sul, 30 de novembro de 2017 ACADÊMICA: Cleudia Mara Ribeiro Camargo ORIENTADORA: Prof.ª Dra. Flávia Charão Marques COORIENTADOR: Me Tutor Lucas Oliveira do Amorim 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática disciplina: 15 Créditos (T-P- (4-0-4) Carga 48 horas Aula prática: Câmpus: SA I): horária: Código da Turma: Turno: Quadrimestre:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL Cristina Valentim Lira Palavras Chave: Educação; Ensino; Tecnologia. INTRODUÇÃO Este trabalho é resultado

Leia mais

GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: A PRÁTICA DOCENTE E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTATUAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM

GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: A PRÁTICA DOCENTE E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTATUAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: A PRÁTICA DOCENTE E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTATUAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM Joemi Lima de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas e-mail:

Leia mais

ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID

ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID 2 ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID BORGES Maria Jesus da Cunha 1 MORAES Adriana

Leia mais

PARABÉNS PELOS 70 ANOS!!

PARABÉNS PELOS 70 ANOS!! SESI, ou Serviço Social da Indústria, foi criado em 1 de julho de 1946, com a finalidade de promover o bem estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador que

Leia mais

O TRABALHO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO) EM PARÁ BATINS CURRAIS-PI

O TRABALHO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO) EM PARÁ BATINS CURRAIS-PI O TRABALHO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO) EM PARÁ BATINS CURRAIS-PI Abdias Lopes Medeiros Graduando em Educação Física pelo PARFOR

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003240A - Projeto Experimental I: Orientação Docente(s) Maria Cristina Gobbi Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização Aprender Editora Todos os direitos reservados

Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização Aprender Editora Todos os direitos reservados Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização Aprender Editora Todos os direitos reservados Elaboração dos originais Daniela Miranda da Costa Macambira Mestranda em Linguística Aplicada pela

Leia mais

GESTÃO EDUCACIONAL: PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DOS GESTORES NA REDE MUNICIPAL

GESTÃO EDUCACIONAL: PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DOS GESTORES NA REDE MUNICIPAL GESTÃO EDUCACIONAL: PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DOS GESTORES NA REDE MUNICIPAL Maria de Fátima Pereira Lima Araújo Especialização em Gestão da Educação Municipal Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais

Leia mais

OFICINAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA: QUAL A MOTIVAÇÃO PARA ESTUDANTES E PROFESSORES?

OFICINAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA: QUAL A MOTIVAÇÃO PARA ESTUDANTES E PROFESSORES? OFICINAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA: QUAL A MOTIVAÇÃO PARA ESTUDANTES E PROFESSORES? Camila Pereira de Almeida (1), Caroline Silva Rodrigues (1), Maria Alves de Azerêdo (2) Universidade Federal da Paraíba,

Leia mais

CONFRONTO DE CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS ENTRE DOCENTES E DISCENTES: COMO SE DÁ O PROCESSO AVALIATIVO NO CHÃO DA ESCOLA

CONFRONTO DE CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS ENTRE DOCENTES E DISCENTES: COMO SE DÁ O PROCESSO AVALIATIVO NO CHÃO DA ESCOLA CONFRONTO DE CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS ENTRE DOCENTES E DISCENTES: COMO SE DÁ O PROCESSO AVALIATIVO NO CHÃO DA ESCOLA Apresentação: Pôster Maria Severina dos Santos 1 ; Nataly Dyana Lucena de

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso Código: DIR - 591 CH Total: 60 horas Pré-requisito: Orientação

Leia mais

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ATITUDES FRENTE O APRENDER E A ESCOLA DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO FEIJÓ, T. V. ¹, BARLETTE, V. E.

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ATITUDES FRENTE O APRENDER E A ESCOLA DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO FEIJÓ, T. V. ¹, BARLETTE, V. E. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ATITUDES FRENTE O APRENDER E A ESCOLA DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO FEIJÓ, T. V. ¹, BARLETTE, V. E. 1 ¹ Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Bagé RS Brasil RESUMO Este

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia PLANO DE ENSINO

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia PLANO DE ENSINO Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia PLANO DE ENSINO Disciplina: Psicologia Social I Curso: Psicologia Professora: Rosana Carneiro Tavares Turmas

Leia mais

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NO MUNICÍPIO DO CRATO

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NO MUNICÍPIO DO CRATO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NO MUNICÍPIO DO CRATO Bruna Cavalcante Domingos (Universidade Regional do Cariri - URCA) Maria de Fátima Antero Sousa Machado (Universidade

Leia mais

PIERRE BOURDIEU E O CONCEITO DE PODER SIMBÓLICO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO ¹

PIERRE BOURDIEU E O CONCEITO DE PODER SIMBÓLICO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO ¹ PIERRE BOURDIEU E O CONCEITO DE PODER SIMBÓLICO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO ¹ Kríscia Karina Borges (1); Leila Pereira dos Santos (2); Jefferson Fagundes Ataíde (3) 1 - Faculdade Sul-Americana (FASAM),

Leia mais

O IMPACTO DA VISITA TÉCNICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA

O IMPACTO DA VISITA TÉCNICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA O IMPACTO DA VISITA TÉCNICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA KINALSKI JÚNIOR, V. 1 ; TESTA, M. J. 2 ; NASCIMENTO, T. B. 3 ; ANDRADE NETO, M. A. 4 RESUMO Este

Leia mais

APLICAÇÃO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA

APLICAÇÃO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA APLICAÇÃO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA Raiane Evelyn Alves da Silva¹; Caio de Brito Reis¹; Diego Rabelo dos Santos¹; Paula Menezes dos Santos¹ 1 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Leia mais

DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Ana Cláudia Veríssimo Machado 1 Ana Paula de A. S. Magalhães 2 Sandra Assunção Negreiros Rodrigues 3 Pôster: GT Diálogos Abertos sobre a Educação

Leia mais

O PIBID E A REALIDADE ESCOLAR: CONHECENDO O COLÉGIO BIBIANA BITENCOURT. Palavras-chave: Pibid; Vivência; Arte e Ensino; Práticas docentes.

O PIBID E A REALIDADE ESCOLAR: CONHECENDO O COLÉGIO BIBIANA BITENCOURT. Palavras-chave: Pibid; Vivência; Arte e Ensino; Práticas docentes. O PIBID E A REALIDADE ESCOLAR: CONHECENDO O COLÉGIO BIBIANA BITENCOURT Carolina Cordeiro Siqueira 1, Emanueli Kingeriski de Campos 2, Daiane S. S. da Cunha 3, Denise Cristina Holzer 4 (PIBID-UNICENTRO).

Leia mais

A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE CONTRIBUIÇÃO E AUTO-REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TURMAS DE EJA

A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE CONTRIBUIÇÃO E AUTO-REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TURMAS DE EJA A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE CONTRIBUIÇÃO E AUTO-REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TURMAS DE EJA Catarina Edimar Sellares de Candia (PIBIC/CNPQ/UEPG), Rita de Cássia da Silva Oliveira (Orientadora),

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 76 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 07/11-COGEP

Leia mais

PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE

PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE ANGELINA M. A. SANDRIM DOS SANTOS GRACE KELLY ALVES BREJÃO PATRÍCIA PEREIRA BREJÃO CARVALHO QUILME

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA - PD UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA - PD UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA - PD PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE ENSINO E PESQUISA EM ENFERMAGEM Enfermagem ENFE0037 2017.2 CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 90H PRÁTICA: --- HORÁRIO: Terça 13:00h

Leia mais

O PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

O PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES O PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Lisete Funari Dias (Universidade Federal do Pampa) Maira Ferreira (Universidade Federal de Pelotas) Resumo: A presente

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Filipe Roza De Souza 2, Tânia Michel Pereira 3, Jeferson Júnior Scheroeder 4, Pablo José Pavan 5,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 219 Município: Santa Isabel Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Auxiliar

Leia mais

Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto

Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto Tecnologias na Aprendizagem Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto Eu na TV! Em um momento em que se fala de tecnologia educacional, e a influência

Leia mais

Rua Esmeralda, 430 Faixa Nova Camobi Santa Maria RS Fone/FAX: (55)

Rua Esmeralda, 430 Faixa Nova Camobi Santa Maria RS Fone/FAX: (55) EIXO TECNOLÓGICO: LICENCIATURA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Contabilidade

Leia mais

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor Linha Temática: Universidade e Escola Carmerina de Brito Gonçalves Email:Carmembritto10@gmail.com

Leia mais

AP: nota das atividades parciais; SUP: nota das atividades de acompanhamento do desenvolvimento do projeto; TCC: término e defesa do TCC.

AP: nota das atividades parciais; SUP: nota das atividades de acompanhamento do desenvolvimento do projeto; TCC: término e defesa do TCC. ! INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS ELETRÔNICOS Plano de Ensino Disciplina: PTC-20307 Projeto

Leia mais

PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR. Realização: Ibope

PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR. Realização: Ibope PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR Realização: Ibope A Fundação Victor Civita, que tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil, produzindo publicações, sites, material pedagógico,

Leia mais

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO O ensino de ciências na Educação Infantil (EI) tem

Leia mais

O IMPACTO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DO CEARÁ - RELATO DE CASO. ÁREA TEMÁTICA: Fundamentos da Educação

O IMPACTO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DO CEARÁ - RELATO DE CASO. ÁREA TEMÁTICA: Fundamentos da Educação O IMPACTO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DO CEARÁ - RELATO DE CASO ÁREA TEMÁTICA: Fundamentos da Educação Túlio Flávio de Vasconcellos 1 Universidade Estadual Vale do Acaraú; email:tulioflaviovasco@gmail.com

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento PESQUISAS TEÓRICA PRÁTICA UNIVERSO GERAL DAS PESQUISAS ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS - Quantitativa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR NAS SUAS PRATICAS PEDAGÓGICAS

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR NAS SUAS PRATICAS PEDAGÓGICAS A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR NAS SUAS PRATICAS PEDAGÓGICAS Maria de Fátima Medeiros Pereira; Lidiane da costa Galdino; Maria Betânia Barbosa Sousa; Valdilene Maria Ferreira. Universidade

Leia mais

O ALUNO CEGO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CAMPO DA MATEMÁTICA: A PERCEPÇÃO DE DOIS EDUCADORES.

O ALUNO CEGO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CAMPO DA MATEMÁTICA: A PERCEPÇÃO DE DOIS EDUCADORES. O ALUNO CEGO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CAMPO DA MATEMÁTICA: A PERCEPÇÃO DE DOIS EDUCADORES. Pedro Fellype da Silva Pontes Graduando em matemática UEPB fellype.pontes@gmail.com Bolsista do

Leia mais

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira A ESCOLA COMO CAMPO DE APRENDIZAGEM: ANALISANDO OS REFLEXOS DA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E CRECHE E OS IMPACTOS DESSE PROCESSO NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marcia Regina

Leia mais

DIDÁTICA E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA

DIDÁTICA E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DIDÁTICA E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA Autor (1); David Rogério Santos Silva; Coautor (2); Silvana Ferreira Lima; Orientadora (3); Cilene

Leia mais

Palavras-chaves: Avaliação Educacional; SPAECE; Gestão Pedagógica.

Palavras-chaves: Avaliação Educacional; SPAECE; Gestão Pedagógica. 00439 A GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ SPAECE. Autora: Diva Lima - UECE i Coautor: Prof. Dr. Antonio Germano

Leia mais

O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM

O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM 1 O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM INTRODUÇÃO No contexto das pesquisas em educação, a formação

Leia mais

FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO Q U E I N D I V Í D U O S Q U E R E M O S F O R M A R? Formação de lideranças e cidadãos conectados com a sociedade, éticos e protagonistas. Desenvolvimento de lideranças com a valorização

Leia mais

Coordenadores de Área

Coordenadores de Área Coordenadores de Área Língua Portuguesa Ana Maria Matemática- Fernando História Côrtes Geografia Marcos Lucena Ciências Janine Inglês Vera Lofrese Alemão Bruno Pollon Educação Física Marcio Martins Educação

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisas em Código: Administração Professor: Renivaldo Rodrigo Ferraz e-mail: renivaldo.ferraz@fasete.edu.br

Leia mais

PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DIFERENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA 1

PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DIFERENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA 1 PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DIFERENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA 1 Cristian Tássio Queiroz 2 Sandra Mara Marasini 3 Resumo: Este artigo vai falar da contribuição do programa

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Letícia Lima de Almeida 1 Magda Neves da Silva 2 Siomara Cristina Broch 3 Resumo: O propósito deste trabalho

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente

Leia mais

ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS IMPLICAÇÕES A PRÁTICA DOCENTE

ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS IMPLICAÇÕES A PRÁTICA DOCENTE ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS IMPLICAÇÕES A PRÁTICA DOCENTE João Batista Rodrigues da Silva (1); Maurílio Nogueira dos Santos

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA Ano/Semestre 2015.1 1. Identificação 1.1. Unidade Acadêmica: Centro de Ciências Agrárias

Leia mais