Fundamentos da Matemática Eduardo Araújo* Resumo. Equação do 1.º grau

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundamentos da Matemática Eduardo Araújo* Resumo. Equação do 1.º grau"

Transcrição

1 Resumo Existem fundamentos de Matemática que são imprescindíveis nas diversas formações profissionais. Médicos, arquitetos, engenheiros, administradores, gestores e tantos outros profissionais utilizam a Matemática para resolver, diariamente, problemas pessoais e profissionais. Esta aula tratará, dessa forma, dos principais conceitos de matemática básica que são fundamentais para a sua formação. Fundamentos da Matemática Eduardo Araújo* Equação do 1.º grau Chamamos de equação do 1.º grau na incógnita x toda equação que pode ser escrita na forma ax=b, sendo a e b números racionais, com a diferente de zero. Vamos entender a definição? Equação: é toda sentença composta por uma (ou mais) incógnita(s) e uma igualdade. Incógnita: é o que desejamos descobrir (em geral representada por uma letra). Grau: é dado pelo maior expoente da incógnita. O valor da incógnita, que torna uma equação verdadeira, recebe o nome de zero ou raiz da equação. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Ulbra. Especialista em Educação a Distância Senac. Graduado em Matemática Ulbra.

2 8 Matemática para Negócios e Finanças Em igualdades matemáticas, podemos adicionar, multiplicar, subtrair ou dividir elementos iguais aos dois membros dessa igualdade que a identidade se mantém. É claro, se fizermos as mesmas operações, com os mesmos valores, o resultado tem de permanecer o mesmo. Dessa forma, para resolvermos equações do primeiro grau, utilizaremos operações matemáticas de ambos os lados da igualdade até que a incógnita fique isolada. Vamos ver um exemplo: 2x + 10 = 18 Para isolarmos o termo 2x, iniciaremos subtraindo 10 unidades de cada lado da igualdade. Veja: 2x = x + 0 = 8 2x = 8 Para eliminarmos o valor 2 que multiplica nossa incógnita, dividiremos ambos os lados da igualdade por 2, e ficamos com: 2x 2 = 8 2 x = 4 Dessa forma, sempre que realizarmos as mesmas operações em ambos os membros da igualdade com os mesmos valores, a igualdade permanecerá verdadeira. Como nosso objetivo sempre é isolar a incógnita, podemos eliminar esses termos conforme nossa necessidade. Veja outro exemplo: y 3 + y 2 =15 2y+3y = y=90 5y 5 = 90 5 y=18 (nesse caso fizemos o MMC entre 3 e 2) Uma maneira simplificada de resolver equações dessa forma é passando termos semelhantes de um lado para o outro da igualdade, invertendo, sempre, a operação matemática que está sendo realizada (lembre-se: adição é o inverso de subtração e multiplicação é o inverso de divisão). Observe: Se 3x + 4 =19, qual é o valor de x que resolve essa equação? Solução: 3x = 19-4 (enviando o elemento 4 e invertendo a operação de adição) 3x = 15 (resolvendo 19-4) x = 15 3 x = 5 (enviando o elemento 3 e invertendo a operação de multiplicação)

3 Fundamentos da Matemática 9 Veja outros exemplos: Ex: -3x + 5 = -7 Solução: -3x = x = -12 x = x = +4 Testando a resposta encontrada: = = -7-7 = -7 Ok! Ex: 4-2k = 4k - 8 Solução: -2k - 4k = k = -12 k= k = +2 Como você pode perceber, resolver equações do primeiro grau é bastante simples. O método simplificado permite apenas enviar elementos de um lado a outro da igualdade, invertendo a operação que estamos realizando, até que tenhamos nossa incógnita isolada. Razão A palavra razão é derivada do latim ratio e significa divisão. Ou seja, para obtermos a razão entre dois termos quaisquer basta dividirmos um pelo outro. Imagine que, em um condomínio com 40 apartamentos, 12 sejam de 3 dormitórios, 18 sejam de 2 dormitórios e 10 de 1 dormitório. Qual será a razão entre o número de apartamentos de 3 e de 2 dormitórios? Razão entre o número de apartamentos de 3 e de 2 dormitórios 12:6 2 = 18:6 3

4 10 Matemática para Negócios e Finanças Isso quer dizer que, para cada 2 apartamentos de 3 dormitórios, há 3 apartamentos de 2 dormitórios. Razão entre o número de apartamentos de 3 dormitórios e o total de apartamentos: 12: 4 = 3 40: 4 10 Portanto, essa razão será: para cada 10 apartamentos do edifício, 3 são de 3 dormitórios. Esse conceito de razão, que nada mais é do que a divisão entre dois elementos, será fundamental para que possamos entender o conceito de proporção que veremos a seguir. Proporção Uma proporção é uma igualdade entre duas razões. Podemos dizer que 1/2 e 2/4, por exemplo, formam uma proporção, pois representam uma mesma quantidade. Então, quando falamos que duas coisas são proporcionais, estamos dizendo que elas formam uma proporção entre si. Veja um outro exemplo: 2 8 e 3 12 Propriedade: representam a mesma quantidade, pois ambas se referem a 0,25 ou 1/4. Em toda proporção o produto dos extremos é igual ao produto dos meios, ou seja: Se a b = c (ou ainda, a b = c d), sempre será verdadeiro que: d a b = c d a. d = b. c Vamos aplicar a propriedade acima nos exemplos anteriores? Se 2 8 e 3 formam uma proporção, então tem de ser igual a 8. 3, e são, pois ambos 12 geram o mesmo resultado, que é 24. Podemos, ainda, calcular o termo desconhecido em uma proporção, veja: Se x 4 = 3 2 então: 2x = x = 12 x= 12 2 =6 O conceito de razão foi importante para entendermos o de proporção. O conceito de proporção, que agora estudamos, será a base para compreendermos o conceito de regra de três, nosso próximo tema.

5 Fundamentos da Matemática 11 Regra de três A regra de três é, possivelmente, um dos conceitos básicos de Matemática mais utilizados hoje em dia. Ela trata de uma simples relação linear na qual conhecemos três elementos, relacionados entre si, e queremos descobrir o quarto elemento dessa proporção. Como você pode notar, regra de três e proporções são conceitos totalmente relacionados. Na verdade, uma regra de três nada mais é do que uma proporção, que pode ser direta ou inversa. Vamos ver como devem ficar dispostos os dados em uma regra de três: :: os dados devem ficar dispostos como em uma tabela, cujos valores de mesmo tipo ficam na mesma coluna; :: para analisarmos se a proporção é direta ou inversa, seguiremos os seguintes critérios: :: se, ao aumentarmos o valor de uma variável, a outra também aumentar seu valor (ou viceversa), a relação será direta e resolvemos o problema como em uma proporção: trata-se de uma regra de três direta; :: se, ao aumentarmos o valor de uma variável, a outra diminuir (ou vice-versa), a relação será inversa. Nesse caso, invertemos a posição dos elementos de uma das razões e resolvemos o problema como em uma proporção: trata-se de uma regra de três inversa. Para podermos aplicar as definições vistas, vamos ver alguns exemplos em que a regra de três é utilizada? Ex: Se um corretor de imóveis roda em média 60 quilômetros em 3 horas de trabalho, quanto, em média, ele deverá ter rodado em 8 horas trabalhando? Solução: Quanto mais horas de trabalho, mais quilometragem o corretor rodará, portanto, a regra é direta: km h 60 3 x 8 3x = x= = 160 km Ex: Imagine agora que, esse mesmo corretor, dirigindo a uma velocidade média de 60 km/h, consiga percorrer certa distância em 20 minutos. Caso ele tenha apenas 15 minutos, com que velocidade ele deverá dirigir? Solução: Quanto mais velocidade, menos tempo, portanto a relação é inversa. Dados do problema: Vel. t x 15

6 12 Matemática para Negócios e Finanças Invertendo uma das razões (já que a regra é inversa): 60 x = x = x = 1200 x= =80km/h Como você pode perceber, realizar cálculos com regra de três é bastante simples: basta identificarmos os elementos envolvidos, montarmos a tabela e verificarmos se a relação é direta ou inversa. No caso da direta, tratamos como uma proporção; no caso da inversa, invertemos uma das razões e tratamos, novamente, como uma proporção normal. Função do 1.º grau Veremos agora algumas noções de função do primeiro grau. Para tanto, partiremos da definição e, em seguida, entenderemos cada um de seus elementos. Chama-se função polinomial do 1.º grau qualquer função f de IR em IR, dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, em que a e b são números reais quaisquer e a 0. Na função f(x) = ax + b, a é chamado de coeficiente de x e o b é chamado termo constante. Uma função, dessa forma, pode ser entendida simplificadamente como uma relação entre dois valores. Veja alguns exemplos de funções polinomiais do 1.º grau: f(x) = 5x em que = 5 e b = 0 f(x) = -2x -7 em que = -2 e b = -7 As funções do primeiro grau são separadas em três tipos: linear, afim e constante. Veja qual a definição de cada uma delas: Função linear É um tipo de função do 1.º grau em que o termo b é nulo (y = ax). Um exemplo de função linear é a primeira das duas anteriores, (f(x) = 5x). Função afim É um tipo de função do 1.º grau na qual o termo b não é nulo (y = ax + b). Um exemplo de função afim é a segunda das anteriores f(x) = -2x - 7.

7 Fundamentos da Matemática 13 De uma maneira simplificada, podemos representar graficamente funções do primeiro grau arbitrando valores para a variável x e calculando os correspondentes valores de y. Veja: y = 3x - 6 Construindo uma tabela e arbitrando valores para x : x y = f(x) A partir dos valores arbitrados para x (falamos em arbitrados porque podem ser quaisquer valores), podemos obter os valores de y. Veja: A tabela fica com o seguinte formato: E a representação gráfica fica: x y = f(x) -2 y = 3. (-2) - 6 = -6-6 = y = 3. (-1) - 6 = -3-6 = -9 0 y = 3. (0) - 6 = 0-6 = -6 1 y = 3. (1) - 6 = 3-6 = -3 2 y = 3. (2) - 6 = 6-6 = 0 x y = f(x)

8 14 Matemática para Negócios e Finanças Podemos, ainda, arbitrar o valor zero para x e calcular y, arbitrar zero para y e calcular x, unindo esses pontos em uma reta. Veja: y = 3x - 6 Quando x = 0, teremos: Quando y = 0, teremos: y = = 3x - 6 y = x = -6 y = -6 x = 2 E, portanto, o ponto (0, -6) E, portanto, o ponto (2,0) 2-6 E, unindo estes pontos, teremos: É a mesma representação gráfica anterior, uma vez que podemos prolongar infinitamente a reta em ambas as direções.

9 Fundamentos da Matemática 15 Atividades 1. Uma secretária precisa digitar 26 páginas de um arquivo. Se, em duas horas de serviço ela digitou 8 páginas, quanto tempo deverá levar para concluir sua tarefa? 2. Para se produzir 60 kg de uma certa liga metálica são necessários 16 kg de cobre. Se você tiver disponível 20 kg de cobre, quantos kg dessa mesma liga conseguirá produzir? 3. Para produzir 20 estribos, um certo ferreiro leva, em média, 16 minutos. Continuando nesse mesmo ritmo, em 20 minutos, ele deverá produzir quantos estribos? 4. Para construir uma ponte, 16 operários trabalham durante 120 dias. Se o prazo de entrega fosse de 80 dias, quantos operários seriam necessários? 5. Em um certo supermercado, o pacote de 2 kg de açúcar custa R$ 3,24. Quanto deverá custar, no máximo, o pacote de 5 kg? 6. Em geral, uma família de três pessoas consome, por dia, 300 g de gás de cozinha. Considerando um botijão com 13 kg, podemos escrever: (obs.: 300 g = 0,3 kg): Dias consumindo gás (x) Quantidade de gás no botijão (y) 0 dia 13 kg 1 dia 12,7 kg 2 dias 12,4 kg 3 dias 12,1 kg 4 dias 11,8 kg 5 dias 11,5 kg Considerando x como a quantidade de dias consumindo gás e y a quantidade de gás no botijão, responda às questões que seguem: a) A função matemática que explica essa situação é: b) No 12.º dia de consumo, quantos kg de gás há no botijão?

10 16 Matemática para Negócios e Finanças c) Após quantos dias consumindo gás a quantidade no botijão será de 7 kg? d) A partir da instalação do botijão, aproximadamente quantos dias o gás deverá durar? Ampliando conhecimentos Os conceitos vistos nesta unidade são fundamentais para sua formação. Dessa forma, procure retomar todos os conceitos estudados e só avançar após dirimir todas as suas dúvidas. É importante entender, por exemplo, que o valor encontrado em uma equação do primeiro grau significa o único número real que, ao ser substituído na equação, torna a igualdade verdadeira e que, em uma regra de três, se a relação for direta tratamos como uma proporção e se for inversa, precisa ter a proporção invertida. Auto-avaliação 1. Caminhando a passos largos, uma pessoa leva, em média, 20 minutos para percorrer 2,5 km. Para percorrer 4 km, quanto tempo deverá levar? 2. Um automóvel, andando a uma velocidade média de 80 km/h, leva 12 minutos para percorrer uma certa distância. Se ele andasse a 60 km/h, que tempo levaria para percorrer a mesma distância? 3. Um representante comercial vendeu 520 exemplares de seu produto e com isso lucrou R$ 546,00. Se em uma nova venda do mesmo produto ele lucrou R$ 420,00, quantos exemplares ele vendeu? 4. Um médico leva, em média, 20 minutos para atender um paciente em sua clínica. Em um dia inteiro de trabalho, esse médico consegue atender, no máximo, 24 pessoas. Para aumentar sua renda, ele pretende atender 30 pessoas por dia. Dessa forma, ele precisa que suas consultas durem quanto tempo? 5. Em um hemocentro foi constatado que, para coletar 200 ml de sangue, uma máquina leva, em média, 24 minutos. Quanto tempo essa mesma máquina levará para coletar 150 ml de sangue?

11 Fundamentos da Matemática Associe cada função com sua possível representação gráfica: a) y = 4x - 4 b) y = 4x + 4 c) y = -4x - 4 d) y = -4x + 4 e) y = 4x f) y = -4x g) y = 4 h) y = -4 ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) y 4 2 y x x

12 18 Matemática para Negócios e Finanças 7. Suponha que a quantidade de gasolina média (y) em um tanque cheio de combustível com relação à quantidade de quilômetros rodados (x) de um automóvel popular seja dado pela equação: y = 35-0,0625x a) Após percorrer 200 km, quanto haverá de gasolina no tanque? b) Estando com o tanque cheio, esse automóvel conseguirá percorrer 600 km? Por quê? c) Com que quilometragem deverá acabar o combustível? Referências ARAÚJO, Eduardo Muller; BERLIKOWSK, Márcia Elisa. Matemática: 6.ª série. Canoas: Editora da Ulbra, Matemática: 8.ª série. Canoas: Editora da Ulbra, BIGODE, Antônio José Lopes. Matemática hoje é feita assim. São Paulo: FTD, DANTE, Luiz Roberto. Matemática, contexto e aplicações. Livro 1. São Paulo: Ática, 1999.

13 Fundamentos da Matemática 19 Gabarito Atividades 1. 6,5h ou 6h 30min kg estribos operários. 5. R$ 8, a) y = 13-0,3x. b) 9,4 kg. c) 20 dias. d) 43 dias. Auto-avaliação minutos minutos exemplares minutos minutos. 6. ( c ) ( e )

14 20 Matemática para Negócios e Finanças ( h ) ( a ) ( b ) ( f ) ( d ) ( g ) y 4 2 y x x a) 22,5 l. b) Não, pois ao substituirmos de x pelo valor 600, chegaríamos em uma quantidade negativa de gasolina, ou seja, faltaria gasolina. c) 560 km, que é quando o valor de y, gasolina, é zero.

SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS. Como se trata de dois números, representamos por duas letras diferentes x e y.

SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS. Como se trata de dois números, representamos por duas letras diferentes x e y. SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Equação do 1º grau com duas variáveis Ex: A soma de dois números é 10. Quais são esses números? Como se trata de dois números, representamos por duas letras

Leia mais

Inequação do Primeiro Grau

Inequação do Primeiro Grau CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2015.1 Inequação do Primeiro Grau Isabelle da Silva Araujo - Engenharia de Produção Definição Equação x Inequação Uma equação é uma igualdade entre dois

Leia mais

Regra geral para a resolução de equações do primeiro grau com mais de. uma variável

Regra geral para a resolução de equações do primeiro grau com mais de. uma variável EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Uma equação do 1 grau com duas incógnitas, é qualquer equação que possa ser reduzida à forma ax + by = c, onde x e y são incógnitas e a, b e c são números racionais,

Leia mais

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos)

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos) MATEMÁTICA FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS Fração quer dizer pedaços do mesmo tamanho. Você tem um chocolate dividido em 5 partes iguais. Dessas 5 partes você comeu 2. A fração que representa essa situação

Leia mais

Aula Inaugural Curso Alcance 2017

Aula Inaugural Curso Alcance 2017 Aula Inaugural Curso Alcance 2017 Revisão de Matemática Básica Professores: Me Carlos Eurico Galvão Rosa e Me. Márcia Mikuska Universidade Federal do Paraná Campus Jandaia do Sul cegalvao@ufpr.br 06 de

Leia mais

Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Nome : N.º Turma : Ficha Informativa - Matemática - 7º Ano

Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Nome : N.º Turma : Ficha Informativa - Matemática - 7º Ano Agrupamento de Escolas Diogo Cão Nome : N.º Turma : Equações Ficha Informativa - Matemática - 7º Ano Data: / / O que são equações? A sala de estar da Joana é retangular e tem 18 m 2 de área e m de comprimento.

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I MATEMÁTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Números reais Três noções básicas são consideradas primitivas, isto é, são aceitas sem a necessidade de definição. São elas: a) Conjunto. b) Elemento. c)

Leia mais

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 02 Licenciatura em Matemática Osasco -2010

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 02 Licenciatura em Matemática Osasco -2010 Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 0 Licenciatura em Matemática Osasco -010 Equações Polinomiais do primeiro grau Significado do termo Equação : As equações do primeiro grau são aquelas que podem

Leia mais

= =

= = PARA TREINAR! Relembrando...(números inteiros: soma e subtração) Observe os eercícios resolvidos, e a seguir resolva os demais:. + =. + 7 = Obs.: facilmente entendemos que essas epressões se. 6 7 = comportam

Leia mais

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/!

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/! Pontifícia Universidade Católica de Goiás Professor: Ms. Edson Vaz de Andrade Fundamentos de Matemática No estudo de Física frequentemente nos deparamos com a necessidade de realizar cálculos matemáticos

Leia mais

Conjuntos. Notações e Símbolos

Conjuntos. Notações e Símbolos Conjuntos A linguagem de conjuntos é interessante para designar uma coleção de objetos. Quando os estatísticos selecionam indivíduos de uma população eles usam a palavra amostra, frequentemente. Todas

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

Regra de três. suficiente para um mês. Se 16 pessoas forem embora, para quantos dias ainda haverá alimento?

Regra de três. suficiente para um mês. Se 16 pessoas forem embora, para quantos dias ainda haverá alimento? A UUL AL A 5 Regra de três Num acampamento, há 48 pessoas e alimento suficiente para um mês. Se 6 pessoas forem embora, para quantos dias ainda haverá alimento? Para pensar Observe a seguinte situação:

Leia mais

Grandezas proporcionais. Matemática 1 Aulas 13 e 14 Prof. Henrique Figo

Grandezas proporcionais. Matemática 1 Aulas 13 e 14 Prof. Henrique Figo Grandezas proporcionais Matemática 1 Aulas 13 e 14 Prof. Henrique Figo Motivação Qual desses carros gasta mais combustível para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro? Sabe-se que o carro A, movido a gasolina,

Leia mais

EQUAÇÃO DO 2º GRAU. Prof. Patricia Caldana

EQUAÇÃO DO 2º GRAU. Prof. Patricia Caldana EQUAÇÃO DO 2º GRAU Prof. Patricia Caldana Uma equação é uma expressão matemática que possui em sua composição incógnitas, coeficientes, expoentes e um sinal de igualdade. As equações são caracterizadas

Leia mais

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação Professor Alexandre M. M. P. Ferreira Sumário Definição dos conjuntos numéricos... 3 Operações com números relativos: adição, subtração,

Leia mais

O gráfico da função constante é uma reta paralela ao eixo dos x passando pelo ponto (0, c). A imagem é o conjunto Im = {c}.

O gráfico da função constante é uma reta paralela ao eixo dos x passando pelo ponto (0, c). A imagem é o conjunto Im = {c}. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Funções do 1 o Grau Prof.:

Leia mais

Matemática. Elementar II Caderno de Atividades

Matemática. Elementar II Caderno de Atividades Matemática Elementar II Caderno de Atividades Autor Leonardo Brodbeck Chaves 2009 2008 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Números inteiros adição e subtração

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Números inteiros adição e subtração Unidade 1 Números inteiros adição e subtração 1. Números positivos e números negativos Reconhecer o uso de números negativos e positivos no dia a dia. 2. Conjunto dos números inteiros 3. Módulo ou valor

Leia mais

Prof. Luiz Felix. Unidade I MATEMÁTICA APLICADA

Prof. Luiz Felix. Unidade I MATEMÁTICA APLICADA Prof. Luiz Felix Unidade I MATEMÁTICA APLICADA Sistemas de numeração A vida do homem, há milhares de anos, era muito diferente da atual. Ele não tinha necessidade de contar, uma vez que não comprava, não

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA APLICADA. Profa. Ana Carolina Bueno

Unidade I MATEMÁTICA APLICADA. Profa. Ana Carolina Bueno Unidade I MATEMÁTICA APLICADA Profa. Ana Carolina Bueno Números reais Fonte: http://infomaticando.blogspot.com.br/2012/12/numeros-irracionais.html Expressões algébricas São expressões matemáticas que apresentam

Leia mais

Função polinomial do 1 grau ou função afim

Função polinomial do 1 grau ou função afim Curso Matemática do Zero Professor Rodrigo Sacramento Matemática Função polinomial do 1 grau ou função afim Plano cartesiano O Plano Cartesiano é formado por dois eixos perpendiculares (dois eixos que

Leia mais

Inequação do Primeiro Grau

Inequação do Primeiro Grau CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.1 Inequação do Primeiro Grau Bárbara Simionatto - Engenharia Civil Definição Equação x Inequação Uma equação é uma igualdade entre dois membros e por

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Matemática Nível: Ensino Médio Tempo estimado: 5 aulas de 45 min Tema: Função do 1º Grau Subtema: Definição, Gráficos, Zero da Função, Equação do 1º Grau, Sinal

Leia mais

25 = 5 para calcular a raiz quadrada de 25, devemos encontrar um número que

25 = 5 para calcular a raiz quadrada de 25, devemos encontrar um número que RADICIAÇÃO Provavelmente até o 8 ano, você aluno só viu o conteúdo de radiciação envolvendo A RAIZ QUADRA Para relembrar: = para calcular a raiz quadrada de, devemos encontrar um número que elevado a seja,

Leia mais

SISTEMAS DE EQUAÇÕES 2x2

SISTEMAS DE EQUAÇÕES 2x2 SISTEMAS DE EQUAÇÕES x 1 Introdução Em um estacionamento, entre carros e motos, há 14 veículos Qual é o número exato de carros e motos? Se representarmos o número de carros por x e o número de motos por

Leia mais

Resolvendo sistemas. Nas aulas anteriores aprendemos a resolver

Resolvendo sistemas. Nas aulas anteriores aprendemos a resolver A UA UL LA Resolvendo sistemas Introdução Nas aulas anteriores aprendemos a resolver equações de 1º grau. Cada equação tinha uma incógnita, em geral representada pela letra x. Vimos também que qualquer

Leia mais

Material Teórico - O Plano Cartesiano e Sistemas de Equações. Sistemas de Equações do Primeiro Grau com Duas Incógnitas

Material Teórico - O Plano Cartesiano e Sistemas de Equações. Sistemas de Equações do Primeiro Grau com Duas Incógnitas Material Teórico - O Plano Cartesiano e Sistemas de Equações Sistemas de Equações do Primeiro Grau com Duas Incógnitas Sétimo Ano do Ensino Fundamental Prof Francisco Bruno Holanda Prof Antonio Caminha

Leia mais

Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais Aula baseada em resolução de exercícios.

Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais Aula baseada em resolução de exercícios. Aula Período Zero Turma 2 Data: 13/03/2013 Tópicos Regra de Três Simples Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais Aula baseada em resolução de exercícios. Regra de Três Simples A regra de três

Leia mais

Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau. Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes. Nono Ano do Ensino Funcamental

Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau. Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes. Nono Ano do Ensino Funcamental Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes Nono Ano do Ensino Funcamental Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio

Leia mais

Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia Cristina Freitas Batista Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo

Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia Cristina Freitas Batista Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE) Com esta apostila espera-se levar o aluno a: Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. Se a idade da pessoa, em dias terrestres, é igual a 45 365, então sua idade em Vênus é 45 365 73 5 anos. SOLUÇÃO PC. A cada volta do piloto mais rápido o piloto mais

Leia mais

Equação de 1º Grau. ax = -b

Equação de 1º Grau. ax = -b Introdução Equação é toda sentença matemática aberta que exprime uma relação de igualdade. A palavra equação tem o prefixo equa, que em latim quer dizer "igual". Exemplos: 2x + 8 = 0 5x - 4 = 6x + 8 3a

Leia mais

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Calculo para Tecnologia (Equação de 1o e 2o graus, Porcentagem, razão e proporção. Regra de três, Logaritmo, Funções Trigométricas ) Prof. Wagner

Leia mais

MATEMÁTICA. Polinômios. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Polinômios. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Polinômios Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Monômio, o que isso Professor Dêner? Monômios Denominamos monômio ou termo algébrico quaisquer expressões algébricas representadas por

Leia mais

FUNÇÕES CONSTANTE, DE PRIMEIRO E DE SEGUNDO GRAUS. DEFINIÇÕES:

FUNÇÕES CONSTANTE, DE PRIMEIRO E DE SEGUNDO GRAUS. DEFINIÇÕES: FUNÇÕES CONSTANTE, DE PRIMEIRO E DE SEGUNDO GRAUS. DEFINIÇÕES: FUNÇÃO CONSTANTE: Uma função é chamada constante se puder ser escrita na forma, onde a é um número real fixo. Como exemplos, podemos escrever,,.

Leia mais

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau.

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Esboço de Plano de Aula Bolsista: Rafael de Oliveira. Duração: 120 minutos. Conteúdo: Equações do 1º Grau. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Objetivo geral: Permitir

Leia mais

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS No conjunto dos números naturais operações do tipo 9-5 = 4 é possível 5 5 = 0 é possível 5 7 =? não é possível e para tornar isso possível foi criado o conjunto dos números

Leia mais

Sistemas de equações do 1 grau a duas variáveis

Sistemas de equações do 1 grau a duas variáveis Sistemas de equações do 1 grau a duas variáveis Introdução Alguns problemas de matemática são resolvidos a partir de soluções comuns a duas equações do 1º a duas variáveis. Nesse caso, diz-se que as equações

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 1 Grau. Rafael Carvalho - Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 1 Grau. Rafael Carvalho - Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 06. Função do Grau Rafael Carvalho - Engenharia Civil Equações do primeiro grau Equação é toda sentença matemática aberta que exprime uma relação de igualdade.

Leia mais

Equação do Segundo Grau

Equação do Segundo Grau Equação do Segundo Grau Denomina-se equação do 2 grau, qualquer sentença matemática que possa ser reduzida à forma ax 2 + bx + c = 0, onde x é a incógnita e a, b e c são números reais, com a 0. a, b e

Leia mais

Fundamentos de Matemática Curso: Informática Biomédica

Fundamentos de Matemática Curso: Informática Biomédica Fundamentos de Matemática Curso: Informática Biomédica Profa. Vanessa Rolnik Artioli Assunto: Funções 10/04/14 e 11/04/14 Definição de função Dados dois conjuntos A e B não vazios, uma relação f de A em

Leia mais

Inequações do 1º grau

Inequações do 1º grau A UUL AL A Inequações do 1º grau Analisando as condições de vida da população brasileira, certamente encontraremos um verdadeiro desequilíbrio, tanto na área social como na área econômica. Esse desequilíbrio

Leia mais

Com este material esperamos que você trabalhe, de acordo com a Matriz de Avaliação, o desenvolvimento das seguintes habilidades:

Com este material esperamos que você trabalhe, de acordo com a Matriz de Avaliação, o desenvolvimento das seguintes habilidades: Caro monitor, Preparamos este material para que possamos auxiliá-lo no desenvolvimento das aulas 4, 43, 45, 46 e 47. Objetivamos que o uso deste material possa elucidar os conteúdos trabalhados nas referidas

Leia mais

AULA 01 Razão, Proporção e regra de Três

AULA 01 Razão, Proporção e regra de Três Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar São Carlos Matemática Professoras Elvira e Larissa AULA 01 Razão, Proporção e regra de Três Conceitos envolvidos: Razão; Proporção; Grandezas diretamente proporcionais;

Leia mais

Sistemas de equações do 1 grau com duas incógnitas Explicação e Exercícios

Sistemas de equações do 1 grau com duas incógnitas Explicação e Exercícios Sistemas de equações do 1 grau com duas incógnitas Explicação e Exercícios Introdução Alguns problemas de matemática são resolvidos a partir de soluções comuns a duas equações do 1º a duas incógnitas.

Leia mais

Matemática. FUNÇÃO de 1 GRAU. Professor Dudan

Matemática. FUNÇÃO de 1 GRAU. Professor Dudan Matemática FUNÇÃO de 1 GRAU Professor Dudan Função de 1 Grau Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma : onde a e b são números reais

Leia mais

Matemática Régis Cortes EQUAÇÕES DE GRAUS

Matemática Régis Cortes EQUAÇÕES DE GRAUS EQUAÇÕES DE 1 0 E 2 0 GRAUS 1 EQUAÇÃO DO 1º GRAU As equações do primeiro grau são aquelas que podem ser representadas sob a forma ax+b=0,em que a e b são constantes reais, com a diferente de 0, e x é a

Leia mais

MATEMÁTICA 1 MÓDULO 3. Razões e Proporções. Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 MÓDULO 3. Razões e Proporções. Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Razões e Proporções 1. RAZÕES E PROPORÇÕES 1.1 RAZÃO: A razão entre dois números a e b é definida como sendo a fração ou. Em uma razão, a e b são ditos os

Leia mais

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau 05 1. Função polinomial do primeiro grau (a) Função constante Toda função f :R R definida como f ()=c, com c R é denominada função constante. Por eemplo:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Caxias do Estado do Maranhão CAXIAS-MA

Prefeitura Municipal de Caxias do Estado do Maranhão CAXIAS-MA Prefeitura Municipal de Caxias do Estado do Maranhão CAXIAS-MA Comum aos Cargos de Nível Fundamental: Manutenção De Infraestrutura - Limpeza Auxiliar De Cozinha Manipulador De Alimentos Concurso Público

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE Matemática Básica Módulo 01 Introdução. Hoje em dia temos a educação presencial, semi-presencial e educação a distância. A presencial é a dos cursos regulares, onde professores e alunos se encontram sempre

Leia mais

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: Professor(s): Eni e Patrícia

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: Professor(s): Eni e Patrícia Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: 2016 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos Capítulo 1 Matemática Básica Neste capítulo, faremos uma breve revisão de alguns tópicos de Matemática Básica necessários nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Os tópicos revisados neste capítulo

Leia mais

Método da substituição

Método da substituição Prof. Neto Sistemas de equações do 1 grau a duas variáveis ESTUDE A PARTE TEÓRICA E RESOLVA OS EXERCÍCIOS DO FINAL DA FOLHA NO CADERNO. Introdução Alguns problemas de matemática são resolvidos a partir

Leia mais

MATERIAL DE PROJETOS I

MATERIAL DE PROJETOS I UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO UNINOVE MATERIAL DE PROJETOS I PROF RENATA RIVAS 0. - TECNOLOGIAS ) Conjuntos Numéricos.Conjunto dos números Naturais (N) IN = { 0,,,,4,5,... } Um subconjunto importante de IN

Leia mais

Definição: Uma função de uma variável x é uma função polinomial complexa se pudermos escrevê-la na forma n

Definição: Uma função de uma variável x é uma função polinomial complexa se pudermos escrevê-la na forma n POLINÔMIO I 1. DEFINIÇÃO Polinômios de uma variável são expressões que podem ser escritas como soma finita de monômios do tipo : a t k k onde k, a podem ser números reais ou números complexos. Exemplos:

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA MATEMÁTICA 1 ANO/ 2 BIMESTRE/ 2013 (grupo 5) PLANO DE TRABALHO 1 FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1 GRAU TAREFA: 1 CURSISTA: Cátia Pereira da Silva Souza TUTORA: Leziete Cubeiro da

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática 2º Ano 4º Bimestre/2012. Plano de Trabalho 1 SISTEMAS LINEARES

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática 2º Ano 4º Bimestre/2012. Plano de Trabalho 1 SISTEMAS LINEARES FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 4º Bimestre/2012 Plano de Trabalho 1 SISTEMAS LINEARES Cursista: Izabel Leal Vieira Tutor: Paulo Alexandre Alves de Carvalho 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO........................................

Leia mais

Equações do 1º grau. A importância do estudo das equações está no fato de que elas facilitam a resolução de certos problemas.

Equações do 1º grau. A importância do estudo das equações está no fato de que elas facilitam a resolução de certos problemas. A UUL AL A Equações do 1º grau Durante nossas aulas, você aprendeu a resolver algumas equações bem simples. Na aula de hoje, aprofundaremos o estudo dessas equações. Portanto, é preciso que você saiba

Leia mais

Como é possível afirmar que a sala ficou com 5,5 m de comprimento após a ampliação?

Como é possível afirmar que a sala ficou com 5,5 m de comprimento após a ampliação? EQUAÇÕES DO º GRAU CONTEÚDOS Equações do º grau Processo resolutivo de uma equação Discriminante de uma equação AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Iniciaremos agora o estudo das equações do º grau com uma incógnita.

Leia mais

Função Afim. Definição. Gráfico

Função Afim. Definição. Gráfico Função Afim Definição Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a 0. Na função

Leia mais

EXEMPLOS Resolva as equações em : 1) Temos uma equação completa onde a =3, b = -4 e c = 1. Se utilizarmos a fórmula famosa, teremos:

EXEMPLOS Resolva as equações em : 1) Temos uma equação completa onde a =3, b = -4 e c = 1. Se utilizarmos a fórmula famosa, teremos: EQUAÇÃO DE SEGUNDO GRAU INTRODUÇÃO Equação é uma igualdade onde há algum elemento desconhecido Como exemplo, podemos escrever Esta igualdade é uma equação já conhecida por você, pois é de primeiro grau

Leia mais

AULA 01 Razão, Proporção e regra de Três

AULA 01 Razão, Proporção e regra de Três Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar São Carlos Matemática Professora Elvira e Monitores Ana Carolina, Luísa e Bruno AULA 01 Razão, Proporção e regra de Três Conceitos envolvidos: Razão; Proporção; Grandezas

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES ÁLGEBRA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL ===========================================================================================

BANCO DE QUESTÕES ÁLGEBRA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL =========================================================================================== PROFESSOR: MARCELO SOARES BANCO DE QUESTÕES ÁLGEBRA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL =========================================================================================== 01- Um azulejista usou 2000 azulejos

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo I Aula 02 EQUAÇÕES Pense no seguinte problema: Uma mulher de 25 anos é casada com um homem 5 anos mais velho que ela. Qual é a soma das idades

Leia mais

Apresentação. Bento de Jesus Caraça ( ), matemático português

Apresentação. Bento de Jesus Caraça ( ), matemático português Apresentação A matemática é geralmente considerada uma ciência a parte, desligada da realidade, vivendo na penumbra de um gabinete fechado, onde não entram ruídos do mundo exterior, nem o sol, nem os clamores

Leia mais

Fundamentos Tecnológicos

Fundamentos Tecnológicos Fundamentos Tecnológicos Regra de três simples e percentagem Início da aula 05 Arredondamento Arredondamento - Revisão 1º Caso: Se o algarismo a ser suprimido for inferior a 5, mantém-se o algarismo anterior.

Leia mais

Notas em Álgebra Linear

Notas em Álgebra Linear Notas em Álgebra Linear 1 Pedro Rafael Lopes Fernandes Definições básicas Uma equação linear, nas variáveis é uma equação que pode ser escrita na forma: onde e os coeficientes são números reais ou complexos,

Leia mais

Resolvendo expressões Vejam a expressão numérica 15 x x primeiro resolveremos a multiplicação e a divisão, em qualquer ordem.

Resolvendo expressões Vejam a expressão numérica 15 x x primeiro resolveremos a multiplicação e a divisão, em qualquer ordem. EXPRESSÃO NUMÉRICA As expressões numéricas são altamente necessárias para solucionarmos problemas cotidianos. Através do conhecimento das operações básicas da matemática, bem como da interpretação dos

Leia mais

GRANDEZAS PROPORCIONAIS

GRANDEZAS PROPORCIONAIS Hewlett-Packard GRANDEZAS PROPORCIONAIS Aulas 01 a 03 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Sumário GRANDEZAS... 1 O QUE É UMA GRANDEZA?... 1 PRELIMINAR 1... 1 PRELIMINAR 2... 1 GRANDEZAS DIRETAMENTE

Leia mais

GRANDEZAS PROPORCIONAIS

GRANDEZAS PROPORCIONAIS Hewlett-Packard GRANDEZAS PROPORCIONAIS Aulas 01 a 03 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Sumário GRANDEZAS... 1 O QUE É UMA GRANDEZA?... 1 PRELIMINAR 1... 1 PRELIMINAR 2... 1 GRANDEZAS DIRETAMENTE

Leia mais

Unidade 8 Equações e Sistemas de Equações do 1º grau. Sentenças matemáticas

Unidade 8 Equações e Sistemas de Equações do 1º grau. Sentenças matemáticas Unidade 8 Equações e Sistemas de Equações do 1º grau Sentenças matemáticas A matemática pode ser considerada uma linguagem e, como todas elas, é preciso algum tempo para dominá-la. Sentenças, em matemática,

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 1 Grau. Patricia Figuereido de Sousa - Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 1 Grau. Patricia Figuereido de Sousa - Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.2 Função do 1 Grau Patricia Figuereido de Sousa - Engenharia Civil Equações do primeiro grau Equação é toda sentença matemática aberta que exprime

Leia mais

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Números Racionais e Operações com Frações 1.INTRODUÇÃO Quando dividimos um objeto em partes iguais, uma dessas partes ou a reunião de várias delas

Leia mais

AULÃO DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA DO 7º ANO. Professores: Zélia e Edcarlos

AULÃO DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA DO 7º ANO. Professores: Zélia e Edcarlos AULÃO DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA DO 7º ANO Professores: Zélia e Edcarlos . Um ciclista percorreu 4,5 km de manhã. À tarde ele percorreu duas vezes e meia essa distância. Quantos quilômetros ele percorreu

Leia mais

Prof. a : Patrícia Caldana

Prof. a : Patrícia Caldana CONJUNTOS NUMÉRICOS Podemos caracterizar um conjunto como sendo uma reunião de elementos que possuem características semelhantes. Caso esses elementos sejam números, temos então a representação dos conjuntos

Leia mais

Estudo de Proporcionalidade, Porcentagem, Juros e Regra de Três

Estudo de Proporcionalidade, Porcentagem, Juros e Regra de Três Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva SP Curso de Licenciatura em Matemática 3º ano Prática de Ensino da Matemática III Prof. M.Sc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br Estudo de

Leia mais

ALGEBRA LINEAR 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1

ALGEBRA LINEAR 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 ALGEBRA LINEAR 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções em VETORES Um vetor é uma lista ordenada de números

Leia mais

Na compra dos dois produtos foi gasto R$ 64,00. Apesar dos produtos terem a mesma função, o de maior valor foi R$ 20 reais mais caro.

Na compra dos dois produtos foi gasto R$ 64,00. Apesar dos produtos terem a mesma função, o de maior valor foi R$ 20 reais mais caro. SISTEMA DE EQUAÇÕES CONTEÚDO Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Leia as frases: Havia no evento 00 pessoas, somando homens e mulheres. A diferença entre o

Leia mais

Garantia de aprovação escolar

Garantia de aprovação escolar 1) Uma pessoa caminha em uma pista plana com a forma de triângulo retângulo. Ao dar uma volta completa na pista com velocidade constante de caminhada, ela percorre 600 e 800 metros nos trajetos correspondentes

Leia mais

Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO)

Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO) Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO) Aluno: Anderson Ribeiro da Silva Tutor: Cláudio Rocha de Jesus Grupo: 7 Curso: 3º Ano / Ensino Médio Duração: 400min INTRODUÇÃO Sabe-se

Leia mais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Caro aluno, nesta aula iremos retomar um importante assunto, já estudado em anos anteriores: o conjunto dos números reais. Frequentemente, encontramo-nos

Leia mais

Inequação do Segundo Grau

Inequação do Segundo Grau CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2015.1 Inequação do Segundo Grau Iva Emanuelly Pereira Lima - Engenharia Civil Na aula de hoje... Introdução e Exemplos de Inequação do Segundo Grau; Solucionando

Leia mais

2. Escreva em cada caso o intervalo real representado nas retas:

2. Escreva em cada caso o intervalo real representado nas retas: ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 018 4º BIMESTRE TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Nome: Nº Turma Data Nota Disciplina: Matemática Prof. Tallyne Siqueira Valor 1. Represente na reta real os intervalos:

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU FUNÇÃO IDENTIDADE... FUNÇÃO LINEAR... FUNÇÃO AFIM... GRÁFICO DA FUNÇÃO DO º GRAU... IMAGEM... COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM... ZERO DA FUNÇÃO AFIM... 6 FUNÇÕES CRESCENTES OU DECRESCENTES... 7 SINAL DE UMA

Leia mais

Equações de 2º grau. Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: IR e

Equações de 2º grau. Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: IR e Equações de 2º grau Definições Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: ax 2 + bx + c = 0; a, b, c IR e Exemplo: x 2-5x + 6 = 0 é um equação do 2º grau com a = 1, b = -5 e

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOÃO GUALBERTO

COLÉGIO SÃO JOÃO GUALBERTO RESOLUÇÃO COMENTADA Prof.: Pedro Bittencourt Série: 1ª Turma: A Disciplina: Física Nota: Atividade: Avaliação mensal 1º bimestre Valor da Atividade: 10 Instruções Esta avaliação é individual e sem consulta.

Leia mais

As equações que pensam

As equações que pensam As equações que pensam Aula 15 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar resoluções de problemas envolvendo sistemas de duas equações e duas variáveis. Objetivos Após

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU FUNÇÃO IDENTIDADE... FUNÇÃO LINEAR... FUNÇÃO AFIM... 5 GRÁFICO DA FUNÇÃO DO º GRAU... 5 IMAGEM... COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM... ZERO DA FUNÇÃO AFIM... 7 FUNÇÕES CRESCENTES OU DECRESCENTES... 7 SINAL DE

Leia mais

PLANO DE TRABALHO I GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRECTARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO METROPOLITANA I

PLANO DE TRABALHO I GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRECTARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO METROPOLITANA I PLANO DE TRABALHO I GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRECTARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO METROPOLITANA I PROJETO SEEDUC FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL JUAREZ TÁVORA GRUPO

Leia mais

Material Teórico - Módulo Matrizes e Sistemas Lineares. Sistemas Lineares - Parte 2. Terceiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo Matrizes e Sistemas Lineares. Sistemas Lineares - Parte 2. Terceiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo Matrizes e Sistemas Lineares Sistemas Lineares - Parte 2 Terceiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof Antonio Caminha M Neto 1 A representação

Leia mais

SUBPROJETO DE MATEMÁTICA-2014 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

SUBPROJETO DE MATEMÁTICA-2014 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CERES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E APLICADAS DCEA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA (PIBID)

Leia mais

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 06 Licenciatura em Matemática Osasco ou x > 3

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 06 Licenciatura em Matemática Osasco ou x > 3 1. Inequações Uma inequação é uma expressão algébrica dada por uma desigualdade. Por exemplo: 3x 5 < 1 ou 2x+1 2 > 5x 7 3 ou x 1 2 + 2 > 3 Resolver a inequação significa encontrar os intervalos de números

Leia mais

a é sempre o coeficiente de x²; b é sempre o coeficiente de x, c é o coeficiente ou termo independente.

a é sempre o coeficiente de x²; b é sempre o coeficiente de x, c é o coeficiente ou termo independente. Definições Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: ax 2 + bx + c = 0; a, b, c Exemplo: x 2-5x + 6 = 0 é um equação do 2º grau com a = 1, b = -5 e c = 6. 6x 2 - x - 1 = 0 é

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II. Sistemas de equações do 1 grau a duas variáveis

ENSINO FUNDAMENTAL II. Sistemas de equações do 1 grau a duas variáveis ENSINO FUNDAMENTAL II ALUNO (A): Nº PROFESSOR(A):Rosylanne Gomes/ Marcelo Vale e Marcelo Bentes DISCIPLINA: matemática SÉRIE: 7 ano TURMA: TURNO: DATA: / / 2016 Sistemas de equações do 1 grau a duas variáveis

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES FRAÇÕES I- INTRODUÇÃO O símbolo a / b significa a : b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero. Chamamos: a / b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a / b

Leia mais

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores.

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Há dois casos possíveis: º) Frações com denominadores iguais OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. Exemplos:

Leia mais