7) Qual a importância da Unidade de Controle?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "7) Qual a importância da Unidade de Controle?"

Transcrição

1

2 2) 3) 4) 5) 6) 7) Qual a importância da Unidade de Controle?

3 Vamos considerar cada um dos componentes da arquitetura genérica dos computadores com maiores detalhes: Dispositivos de Entrada e Saída Caixa de Entrada e Caixa de Saída na analogia com o escritório (Figura 1). Tendo em conta a interação homem/máquina são ditos dispositivos de entrada os seguintes equipamentos: leitora de cartões, mouse, teclado, tela sensível a toque, microfone, canetas ópticas, digitalizadores etc. No caso de interação máquina/máquina teríamos placas de redes, modem etc. Estes dispositivos seriam tanto de entrada como de saída. Os dispositivos de saída podem ser os seguintes equipamentos: impressora, perfuradora de cartões, monitores de vídeo, alto-falantes, plotadores, etc.

4 Dispositivos de Armazenamento ou Memória Escaninhos e Arquivo Metálico na analogia com o escritório (Figura 1). Estes dispositivos são divididos em dois tipos: Memória Principal ou Interna e Memória Secundária ou Auxiliar ou Externa. Os programas, e os dados necessários à sua execução têm que estar carregados na memória denominada de principal para que possam ser executados pela UCP. Todo computador vem com uma certa quantidade de memória principal (interna) na forma de semicondutores ou CHIPS, juntamente com memória secundária (auxiliar ou externa) esta na forma de, por exemplo, disco ou fitas magnéticas. Estas duas formas de memória diferem tanto em características quanto em finalidades. Memória Principal Escaninhos na analogia com o escritório (Figura 1). Chamamos de memória do computador qualquer meio que a máquina utilize para armazenar ou recuperar informações. Quase todo tipo de processamento implica no armazenamento de informações, seja em caráter temporário ou permanente. Essa necessidade depende do programa e do usuário. Por exemplo, alguém pode usar um processador de texto para escrever um bilhete e imprimi-lo sem gravar o documento para uso posterior. Nesse caso, o texto ficou armazenado apenas na memória principal, pelo tempo que o usuário levou para digitá-lo e imprimi-lo. Na maioria das vezes, o usuário grava o texto na forma de um documento, em um hard disk (HD) ou disquete, para ser usado em outra ocasião. Classificamos as memórias em dois tipos distintos: memória principal e memória auxiliar. A memória principal está localizada dentro do gabinete, diretamente ligada à UCP. É fabrica em forma de chip e caracteriza-se pela alta velocidade com que pode ser acessada e pelo tamanho reduzido. A memória principal pode ser dividida em três grupos: a memória RAM, a memória ROM e a memória CACHE. Memória RAM Os programas que estão sendo executados devem residir (estar carregados), juntamente com os dados necessários a sua execução, na memória principal RAM que é aquela que é acessada diretamente pelo microprocessador. Por ser cara, devido ao material e a tecnologia utilizada na sua fabricação, a memória RAM é um recurso escasso na maioria dos sistemas. Trata-se de uma memória que permite acesso direto a qualquer uma de suas partes. Daí o nome RAM (Memória de Acesso Randômico). A memória RAM possui como características principais a alta velocidade de acesso, a possibilidade de ser lida e gravada durante o processamento e o fato de não reter a informação caso seja interrompido o fornecimento de energia, por isso dizemos que a memória RAM é volátil.

5 Memória ROM (Read Only Memory Memória Apenas para Leitura) A ROM também pode ser acessada\lida diretamente pelo microprocessador, mas seu conteúdo não é perdido quando o computador é desligado (ela não é volátil) sendo, entretanto, mais lenta do que a RAM. A ROM quando surgiu era um tipo de memória apenas de leitura (seus dados não poderiam ser alterados), destinada a armazenar informações referentes ao hardware do computador. Atualmente existem os seguintes tipos de ROM: ROM propriamente dita não pode ser programada nem alterada. Utilizada em dispositivos tais como: calculadoras, telefones celulares etc.; PROM (Programmable ROM) essa ROM pode ser programada por um equipamento especial usado em laboratórios, mas não pode ser modificada. Útil, por questões de segurança, para quem desenvolve algum tipo de hardware específico; EPROM (Erasable PROM) é uma ROM que pode ser apagada e reprogramada com um software especial. Estes procedimentos têm que ser feitos com aparelhos em laboratórios eletrônicos, como emissores de luz ultra-violeta; EEPROM (Eletrical Erasable PROM) Essa PROM pode ser apagada e reprogramada com um software especial. Normalmente as placas-mãe têm EEPROMS para armazenar o BIOS, permitindo sua atualização. O que é BIOS? Nos microcomputadores existe um CHIP muito importante chamado BIOS (Basic Input- Output System Sistema Básico de Entrada e Saída). O BIOS tem várias funções, entre as quais, a de realizar a partida do computador. Quando ligamos o computador, o BIOS realiza a contagem de memória, faz uma rápida checagem do funcionamento dos

6 computador e realiza a carga do Sistema Operacional (será visto posteriormente) que está armazenado no disco. O BIOS é um CHIP de memória ROM, constitui um circuito eletrônico com um programa gravado. Cada fabricante tem o seu CHIP BIOS específico, de acordo com os componentes do computador que produz. Entretanto, quando alguma parte do hardware é modificada, uma troca de um disco rígido (HD), por exemplo, o BIOS precisa ser atualizado com as características deste novo componente para realizar seu trabalho. Para atender a esta necessidade, atualmente, o CHIP BIOS é gravado num tipo de ROM chamado EEPROM (Eletrical Erasable Programmable ROM) que permite a atualização do BIOS. Memória CACHE Quando o computador efetua uma leitura ou uma gravação em um meio de armazenamento externo (memória secundária) qualquer, como um HD ou um drive, este acesso atrasa muito o processamento, pois estes equipamentos dependem de movimentar peças mecânicas. Por isso alguns equipamentos são dotados de uma memória que tem características de funcionamento muito peculiares e que pode acelerar o processamento da seguinte forma: O sistema operacional monitora os acessos ao HD (memória secundária), verificando quais os dados estão sendo lidos com maior freqüência e quando for solicitada a leitura de um determinado dado que já vinha sendo monitorado, o sistema operacional armazena na CACHE uma quantidade de informação maior do que aquela que foi solicitada no momento. Quando se faz uma nova solicitação de leitura desse dado, a CPU verifica primeiro se esta informação esta armazenada na memória cache. Como a memória CACHE é muito mais rápida que a memória RAM e mais ainda que um HD, economiza-se muito do tempo necessário para levar a informação ao processador.

7 Memória Secundária ou Auxiliar Arquivo Metálico na analogia com o escritório (Figura 1). Conforme foi visto, a memória principal é escassa, por isso, toda a informação desnecessária (naquele momento) para a execução de uma determinada tarefa/programa pelo computador, deve ser relegada ao armazenamento na memória externa/secundária/auxiliar, cuja capacidade pode ser quase ilimitada, mas que apresentam tempos maiores de recuperação das informações (são dispositivos mais lentos). A memória auxiliar é constituída por todos os equipamentos ligados ao computador (periféricos) que se prestam ao armazenamento de informações, tais como os discos magnéticos (rígidos (HD) ou flexíveis (disquetes)), as unidades de fitas magnéticas e os discos óticos (CD-ROM). Não são voláteis e tendo uma capacidade de armazenamento muito superior à da memória principal, proporcionalmente à quantidade de dados que grava, tem um custo muito mais baixo. Custo alto Velocidade alta Baixa capacidade Registradores (vide figura 6) Memória cache Memória principal Custo baixo Velocidade baixa Elevada capacidade Discos CD Rom Memória secundária

8

9 A CPU (Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento UCP) Calculadora e Boneco na analogia com o escritório (Figura 1) Composta pela Unidade de Aritmética e Lógica e pela Unidade de Controle, a CPU é responsável pelo processamento e controle dos programas e dados armazenados na memória principal. Seu principal elemento é o chip processador. As funções da CPU são efetuar o processamento (realizar operações lógicas e aritméticas) e gerenciar todo o tráfego de informações entre os componentes básicos do computador (memória, dispositivos de entrada e saída; unidade aritmética e lógica) veja a Figura 2. A CPU é auxiliada por vários circuitos que desempenham diversas funções. Por exemplo, quando você pressiona uma tecla, faz com que o teclado transmita o código da tecla pressionada. Este código é recebido por um circuito chamado de interface de teclado. Ao receber o código de uma tecla, a interface de teclado avisa a CPU que existe um caráter recebido. Por outro lado, quando a CPU precisa enviar uma mensagem para o usuário, precisa que a mensagem seja colocada na tela. Isto é feito com auxílio de um circuito chamado de interface de vídeo. A CPU envia para a interface de vídeo, a mensagem, seja ela em forma de texto ou figura. A interface de vídeo coloca então a mensagem na tela. A interface é um circuito eletrônico que controla a interligação entre dois dispositivos do computador.

10 O Barramento Barramento ou BUS é o nome dado ao meio de transporte dos bits entre o processador e os demais componentes do computador, ou seja, é o local físico na placa principal do computador (também chamada de placa mãe) por onde trafegam os bits que saem da memória para o processador, do processador para as outras placas instaladas no computador, etc. A largura do barramento é a quantidade de dados (bits) que a CPU pode transmitir em um determinado momento para a memória principal e os periféricos. Um barramento de 32 bits transporta 32 bits de dados por vez.

11 Velocidade do Processador O tráfego das informações, envio de dados do processador para um outro elemento (a memória principal, por exemplo), é feito eletronicamente e gasta um certo tempo T, medido em segundos (na verdade em frações de segundo). O inverso do tempo gasto nesta emissão, 1/T, é a sua freqüência, que medida em hertz (Hz). Dizer que um processador tem uma alta velocidade de emissão de dados é o mesmo que dizer que ele gasta pouco tempo na emissão de um conjunto de bits ou que possui uma alta freqüência de emissão. Podemos então afirmar que uma alta freqüência implica alta velocidade de emissão de dados. O fato de o processador de um determinado computador emitir dados com uma alta freqüência (também chamada de clock) não implica necessariamente que tal computador tenha uma alta velocidade de processamento. Vários são os fatores que influenciam a velocidade do processamento no computador além do clock do seu processador. O primeiro deles é a palavra 1 interna do processador, ou seja, quantos bits ele processa a cada vez. Se o computador tem um único processador ou mais. Se cada elemento do computador opera com a mesma freqüência e com o mesmo número simultâneo de bits (palavra) que o processador. O tamanho do barramento, etc. O conjunto de todos esses aspectos determina a velocidade de processamento de um computador. 1 Unidade de endereçamento da memória será detalhada oportunamente

12

13 Unidade de Aritmética e Lógica (UAL ou ALU) Calculadora na analogia com o escritório (Figura 1) Todos os cálculos são realizados nesta unidade. Estes cálculos podem envolver operações aritméticas como adição, subtração, multiplicação e divisão ou operações lógicas como comparação de dois valores para verificar qual é o maior. Quando um cálculo é realizado, torna-se necessário freqüentemente levar e trazer informações da memória principal à medida que os cálculos ocorrem. Unidade de Controle Boneco na analogia com o escritório (Figura 1). A unidade de controle coordena todo o trabalho do computador. É ela quem controla o fluxo de dados entre as demais unidades. A Unidade de Controle opera sob controle do Sistema Operacional (que será visto posteriormente) e das instruções contidas no programa (escrito pelo programador) que está na memória principal, ou seja, sendo executado. A unidade de controle faz com que o dispositivo de entrada leia os dados, transfira valores adequados da memória para a unidade de aritmética e lógica, onde os cálculos são executados, armazena e recupera dados e resultados intermediários guardados na memória principal e passa os resultados para o dispositivo de saída. Além disso, ela determina à unidade de aritmética e lógica quais as operações a serem realizadas e em que ordem. A Unidade de controle é a parte do processador que controla o ciclo da máquina. A simples adição de dois números requer vários ciclos. Como o computador só pode realizar uma tarefa por vez, cada operação deve ser subdividida em operações simples. Um ciclo de máquina é composto por quatro etapas: - Fetch: obtém uma instrução da Memória Principal; - Decode: traduz a instrução em comandos do computador; - Execute: processa o comando; - Store: grava o resultado do comando na memória principal;

14 Para somar dois números, o computador precisaria executar as seguintes tarefas: 1. Fetch: Obtenha o número no endereço de memória xxxxxx (vamos supor que seja o 2); 2. Decode; 3. Execute: A ALU recebe o número; 4. Store: o número 2 é armazenado em um local temporário da memória principal; 5-8. Repete as etapas anteriores para o número 3; 9. Fetch: Adicione os dois números ; 10. Decode; 11. Execute: A ALU soma os números; 12. Store: A resposta é armazenada em um local temporário; 13. Fetch: Exiba a resposta na tela ; 14. Decode 15. Execute: o resultado é exibido;

15

Componentes de um Computador Típico

Componentes de um Computador Típico Componentes de um Computador Típico Assim como em um aparelho de dvd, no qual é necessário ter o aparelho de dvd e um dvd contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

Arquitetura Genérica

Arquitetura Genérica Arquitetura Genérica Antes de tudo, vamos revisar o Modelo Simplificado do Funcionamento de um Computador. Modelo Simplificado do Funcionamento de um Computador O funcionamento de um computador pode ser

Leia mais

Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado

Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado Arquitetura de computador Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado Arquitetura de Von Neuman A arquitetura de computador proposta por Von Neumann é composta basicamente por: Computadores

Leia mais

Computador (arquitetura básica): b

Computador (arquitetura básica): b Hardware É a parte física f de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos, elétricos e magnéticos). Componentes Básicos

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Componentes Básicos de um Computador Principais Componentes do Gabinete 3 4 CPU ou UCP (Processador)

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

Memória (conceitos) MEMÓRIA VOLÁTIL

Memória (conceitos) MEMÓRIA VOLÁTIL MEMÓRIA 1 MEMÓRIA VOLÁTIL Memória (conceitos) É aquela que perde a informação armazenada quando a energia elétrica desaparece MEMÓRIA DE SEMICONDUTORES Construídas com FLIP-FLOPS (que são construídas com

Leia mais

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens.

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens. 1 Ivinhema-MS Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com NOÇOES BÁSICAS DE PERIFÉRICOS E ARQUITETURA DOS COMPUTADORES. Um sistema de informações é um conjunto de componentes

Leia mais

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação AULA 2 Prof.: Jadiel Mestre. Componentes de um Sistema de Informação Os componentes de um sistema de informação são divididos em três partes 2 1 Componentes físicos do computador Dispositivos de Entrada/Saída

Leia mais

INFORMÁTICA MEMÓRIAS. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA MEMÓRIAS. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA MEMÓRIAS de Albuquerque Ementa Conceitos de Hardware e Software Dispositivos de Entrada e Saída Processadores e Memórias Componentes das janelas Paint e WordPad Arquivos e pastas Teclas de

Leia mais

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A U E S C Memória DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A Hierarquia de Memória Em um Sistema de computação existem vários tipos de memória que interligam-se de forma bem estrutura

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Níveis de memória. Diferentes velocidades de acesso. Memória Cache. Memórias Auxiliar e Auxiliar-Backup

Níveis de memória. Diferentes velocidades de acesso. Memória Cache. Memórias Auxiliar e Auxiliar-Backup Memória Níveis de memória Diferentes velocidades de acesso Pequeno Alto(a) Cache RAM Auxiliar Auxiliar-Backup Memória Cache altíssima velocidade de acesso acelerar o processo de busca de informações na

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2)

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2) Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Sistemas Operacionais (SOP A2) Conceitos de Hardware e Software Referências: Arquitetura de Sistemas Operacionais. F. B. Machado, L. P. Maia. Editora

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador ALP Algoritmos e Programação Iniciação aos computadores. Breve Histórico da Computação. Conceito de Informática. 1 . Computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, que executa

Leia mais

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática O Computador Eng. Jorge Munguambe O que é um computador? É uma unidade Funcional programável, composta por uma ou mais unidades de processamento associadas e por equipamentos periférico, que é controlado

Leia mais

2 Arquitetura de Computadores

2 Arquitetura de Computadores 2 Arquitetura de Computadores Definição 1. Um computador é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, com capacidade de coletar, armazenar e manipular dados, além de fornecer

Leia mais

COMPUTADOR. Adão de Melo Neto

COMPUTADOR. Adão de Melo Neto COMPUTADOR Adão de Melo Neto 1 PROGRAMA É um conjunto de instruções LINGUAGEM BINÁRIA INTRODUÇÃO Os caracteres inteligíveis não são A, B, +, 0, etc., mas apenas zero(0) e um (1). É uma linguagem de comunicação

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: lsousa@id.uff.br site: http://www.ic.uff.br/~lsousa

Leia mais

Principais componentes de hardware de um computador. Processador; Entrada; Saída; Barramento; Memória.

Principais componentes de hardware de um computador. Processador; Entrada; Saída; Barramento; Memória. Aula 02 Principais componentes de hardware de um computador Processador; Entrada; Saída; Barramento; Memória. Hierarquia Memória Memória RAM Do inglês Random Access Memory (Memória de acesso aleatório

Leia mais

Memórias. IFRN -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 17/01/2013

Memórias. IFRN -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 17/01/2013 Aula 05 Memórias Memórias Em um computador, as memórias desempenham um papel tão importante quanto o da CPU. Uma CPU veloz só terá eficiência se a memória for também veloz e relativamente grande. Assim,

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Introdução à Informática Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 2 Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema de

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama Arquitetura de Hardware Professor Eduardo Stahnke Arquiteturas Grande diversidade das arquiteturas de computadores Componentes básicos do computador Os Principais

Leia mais

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE Msc. Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares Sistema de Computação Um sistema é definido como um conjunto de partes coordenadas

Leia mais

Capítulo 2 Organização Interna de um Computador

Capítulo 2 Organização Interna de um Computador Capítulo 2 Organização Interna de um Computador Vimos que um sistema de computador é um conjunto de componentes que são integrados para funcionar como um único elemento e tem por objetivo realizar manipulações

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Slide 02 22/05/2017 Introdução à Computação Prof. Cleziel Franzoni da Costa @Cleziel 1 /Cleziel cleziel@hotmail.com cleziel.wordpress.com 42 3 Hardware x Software 4 Hardware x Software 5 Hardware Todo

Leia mais

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 1 Sistemas de Computação Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes HARDWARE Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes Tópicos abordados Conceito de Hardware Periféricos de entrada Periféricos de saída Periféricos de entrada

Leia mais

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte:

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte: O Interior do Micro Observe os computadores: Fonte: http://www.laercio.com.br 1 Interior do Micro O Interior do PC Componentes 1 2 3 4 - Placa mãe - Placa de vídeo - Processador Memória 5 Disco Rígido

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS Prof.: MARCIO HOLLWEG Email: mhollweg@terra.com.br MSN: marciohollweg@hotmail.com Twitter: @mhollweg SMS: (041) 8854-3722 Site: www.marciohollweg.com.br CRONOGRAMA

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

MEMÓRIAS SEMICONDUTORAS

MEMÓRIAS SEMICONDUTORAS MEMÓRIAS SEMICONDUTORAS Em um sistema computacional subentende-se memória como qualquer dispositivo capaz de armazenar dados, mesmo temporariamente. Atualmente, os métodos de armazenamento de informação

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4. Cristina Boeres

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4. Cristina Boeres FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4 Cristina Boeres Memória! É um dos componentes de um sistema de computação! Sua função é armazenar informações que são ou serão manipuladas

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais CAP 2: Conceitos de Hardware e Software Prof. MSc. Diego R. Moraes diegorm@anhanguera.com Download de todo conteúdo da disciplina https://sites.google.com/site/diegorafaelmoraes/downloads

Leia mais

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 2 2 Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 3 Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e escrita Capacidade 2 Componente de um sistema

Leia mais

Componentes de um computador Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial MICROCONTROLADORES PROFESSOR FLÁVIO MURILO

Componentes de um computador Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial MICROCONTROLADORES PROFESSOR FLÁVIO MURILO Componentes de um computador Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial 1 Componentes dos computadores CPU; Memórias; Dispositivos de Entrada e Saída (E/S) - Input/Output

Leia mais

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry MARÇO/2016 O QUE É HARDWARE? É a parte física de um computador; Formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas,

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Entrada e Saída Slide 1 Entrada e Saída Dispositivos Externos E/S Programada Organização e Arquitetura de Computadores I Sumário E/S Dirigida por Interrupção

Leia mais

Componentes dos Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Componentes dos Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Componentes dos Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Componentes dos computadores CPU; Memórias; Dispositivos de Entrada e Saída (E/S)

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL MEMÓRIA Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são manipuladas pelo sistema para que possam ser recuperadas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESTRUTURA DO COMPUTADOR HARDWARE são os componentes físicos do computador, ou seja, a máquina propriamente dita. É composto

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Computadores

Introdução à Arquitetura de Computadores Introdução à Arquitetura de Computadores Professor Carlos Gouvêa SENAIPR - Pinhais O Computador Tipos analógico => grandezas contínuas ex: termômetro digital => pulsações elétricas (0V, +5V) ex: calculadora

Leia mais

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional Roteiro

Leia mais

Estrutura e Funcionamento do Computador

Estrutura e Funcionamento do Computador Estrutura e Funcionamento do Computador Um computador funciona com dois tipos de componentes essenciais: Hardware Software 2 Hardware São todos os componentes físicos (pode ser visto e tocado) de um computador.

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática

Conceitos Básicos de Informática Conceitos Básicos de Informática Estamos vivendo a era da Informática e, há algumas décadas, todas as tecnologias giram em torno do uso de microcomputadores. Essa realidade modificou tanto a forma de aquisição,

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 04 Introdução ao Computador Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 04 Introdução ao Computador Softwares,

Leia mais

Memória Principal. Tiago Alves de Oliveira

Memória Principal. Tiago Alves de Oliveira Memória Principal Tiago Alves de Oliveira tiago@div.cefetmg.br Memória Principal Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAMPUS SANTO ANDRÉ CELSO CANDIDO SEMESTRE 2014-1 1 CONCEITOS ASSUNTOS DESTA AULA: Funcionalidades de um computador; Hardware e Software; Componentes de um computador: o CPU

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA Nome: Iuri Pires de Cerqueira E-mail: iuripires@gmail.com QUEM SOU EU? Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá. 14

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores 1 Processamento de Dados aplicado à Geociências AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

FACULDADE LEÃO SAMPAIO FACULDADE LEÃO SAMPAIO Microcontroladores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Componentes CPU Memórias Dispositivos de Entrada/Saída (E/S) Input/Output (I/O) 2 CPU A CPU busca informações

Leia mais

Componentes de um computador típico

Componentes de um computador típico Componentes de um computador típico Assim como em um videocassete, no qual é necessário ter o aparelho de vídeo e uma fita contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

Algoritmos Computacionais

Algoritmos Computacionais UNIDADE 1 Processador e instruções Memórias Dispositivos de Entrada e Saída Software ARQUITETURA BÁSICA UCP Unidade central de processamento MEM Memória E/S Dispositivos de entrada e saída UCP UNIDADE

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Computação

1. Conceitos Básicos de Computação Introdução à Computação I IBM1006 1. Conceitos Básicos de Computação Prof. Renato Tinós Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 1.Conceitos Básicos de Computação 1.1.

Leia mais

Conceitos e Gerenciamento de Memória

Conceitos e Gerenciamento de Memória Conceitos e Gerenciamento de Memória Introdução Num sistema computacional, temos diferentes tipos de memórias, para diferentes finalidades, que se interligam de forma estruturada e que formam o subsistema

Leia mais

Microcomputadores. É época de Natal. Um pai sai em busca dos presentes, entre eles o do filho, o tão ansiado videogame.

Microcomputadores. É época de Natal. Um pai sai em busca dos presentes, entre eles o do filho, o tão ansiado videogame. A UU L AL A Microcomputadores É época de Natal. Um pai sai em busca dos presentes, entre eles o do filho, o tão ansiado videogame. Um problema A onda agora são os videogames, os CD-ROMS, equipamentos de

Leia mais

Placa Mãe (Principal)

Placa Mãe (Principal) 11011001 10010001 10101110 11101110 10000001 01010101 Olá, tudo bem?! Olá, tudo bem?! Placa Mãe (Principal) HD (Hard Disk Disco Rígido) HD - Aberto CPU Central Processing Unit CPU Central Processing Unit

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. Adriano Mauro Cansian Prof. Leandro Alves Neves UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O

Leia mais

HARDWARE Componentes do Computador

HARDWARE Componentes do Computador 2009 HARDWARE 1 HARDWARE Componentes do Computador Breve descrição dos componentes físicos do computador Maria João Bastos 07-09-2009 HARDWARE 2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO-HARDUARE... 3 2. MOTHERBOARDS ou PLACA

Leia mais

MICROCOMPUTADORES. Professor Adão de Melo Neto

MICROCOMPUTADORES. Professor Adão de Melo Neto MICROCOMPUTADORES Professor Adão de Melo Neto Sumário Organização Básica I (base) Organização Básica II (refinamento) Organização Básica III (Microcontrolador 8051) ORGANIZAÇÃO BÁSICA I Composição Unidade

Leia mais

FundamentosemInformática

FundamentosemInformática FundamentosemInformática 03 Bit e Byte 1 -Introdução Toda informação inserida no computador passa pelo Microprocessador e é jogada na memória RAM para ser utilizada enquanto seu micro trabalha. Essa informação

Leia mais

Micro-Arquiteturas de Alto Desempenho. Introdução. Ementa

Micro-Arquiteturas de Alto Desempenho. Introdução. Ementa DCC-IM/NCE UFRJ Pós-Graduação em Informática Micro-Arquiteturas de Alto Desempenho Introdução Gabriel P. Silva Ementa Revisão de Organização de Computadores Hierarquia de Memória Memória Virtual Memória

Leia mais

Programador/a de Informática

Programador/a de Informática 481040 - Programador/a de Informática UFCD - 0770 Dispositivos e periféricos Sessão 4 SUMÁRIO Memórias Primárias RAM ROM Cache Comunicam diretamente com o processador; Armazenam pequenas quantidades de

Leia mais

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Áreas de Aplicação das TIC n n n Computação l l Informática Burótica Comunicação

Leia mais

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para

Leia mais

Hardware Central de Cursos Professor Pimentel

Hardware  Central de Cursos Professor Pimentel Hardware Central de Cursos Professor Pimentel Geral Quem perguntou? X X X 1 --- 2, 3, 4, 5 O que é?... é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento,

Leia mais

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Um sistema computacional é composto basicamente de 4 componentes: hardware, sistema operacional, programas aplicativos

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software Princípios de Sistemas de Informação Infraestrutura de TI: Hardware e Software Identificar e descrever os componentes da infraestrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de

Leia mais

Sistemas Operacionais I

Sistemas Operacionais I Sistemas Operacionais I Revisão de conceitos Sistemas Operacionais I Dionisio Gava Junior Componentes básicos Componentes Básicos da Tecnologia da Informação Hardware CPU, Memória e Periféricos de E/S.

Leia mais

Fundamentos de Microinformática. Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 2

Fundamentos de Microinformática. Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 2 Fundamentos de Microinformática Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 2 Conceitos Básicos COMPUTADOR Uma máquina (conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar,

Leia mais

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 2

Leia mais

Sumário. Introdução. Revisão da Aula. Fatos Históricos Estrutura Básica Principais Componentes. Hardware: Software;

Sumário. Introdução. Revisão da Aula. Fatos Históricos Estrutura Básica Principais Componentes. Hardware: Software; Sumário Introdução Fatos Históricos Estrutura Básica Principais Componentes Hardware: Processador (UCP); Memória; e Periféricos. Software; Sistema Operacional Revisão da Aula 1 Oqueéumcomputador: Máquina

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Bloco I 11.º Ano Ficha de avaliação sumativa n.º 1 Duração: 50 min. + 50 min.

Leia mais

INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Função e Estrutura. Introdução Organização e Arquitetura. Organização e Arquitetura

INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Função e Estrutura. Introdução Organização e Arquitetura. Organização e Arquitetura Introdução Organização e Arquitetura INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Eduardo Max Amaro Amaral Arquitetura são os atributos visíveis ao programador. Conjunto de instruções, número

Leia mais

ULA (ALU) - UNIDADE DE ARITMÉTICA E LÓGICA

ULA (ALU) - UNIDADE DE ARITMÉTICA E LÓGICA FATEC SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 1 II) ELEMENTOS DE HARDWARE: DIAGRAMA DE BLOCOS DE UM COMPUTADOR 1) CPU - UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO

Leia mais

Modelo de Von Neumann. Modelo de Von Neumann. Componentes básicos de um computador. Modelo de Von Neumann ARQUITETURA DE HARDWARE

Modelo de Von Neumann. Modelo de Von Neumann. Componentes básicos de um computador. Modelo de Von Neumann ARQUITETURA DE HARDWARE Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas em memória (programas em código

Leia mais

for Information Interchange. 6 Memória:

for Information Interchange. 6 Memória: 6 Memória: 6.1 Representação de Memória: Toda a informação com a qual um sistema computacional trabalha está, em algum nível, armazenada em um sistema de memória, guardando os dados em caráter temporário

Leia mais

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS 3 QUESTÕES SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS 3 QUESTÕES APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS 2 QUESTÕES INTERNET

Leia mais

Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Microcontroladores e DSP. Memórias de Dados e de Programa

Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Microcontroladores e DSP. Memórias de Dados e de Programa 4. Memórias de Dados e de Programa Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Microcontroladores e DSP 4.1 Memórias Semicondutoras Algumas definições Célula: Dispositivo de armazenamento de 1 bit. Palavra:

Leia mais

Hardware Parte III Memória e Disco Rígido. Prof. Bruno Crestani Calegaro

Hardware Parte III Memória e Disco Rígido. Prof. Bruno Crestani Calegaro Hardware Parte III Memória e Disco Rígido Prof. Bruno Crestani Calegaro Roteiro Memória Tipos Memória Principal RAM e ROM Memória Secundária Disco Rígido (HD) e Flash Memória Todo computador precisa de

Leia mais

Hardware Conceitos Básicos. Introdução*à*Informática 14

Hardware Conceitos Básicos. Introdução*à*Informática 14 Hardware Conceitos Básicos Introdução*à*Informática 14 Hardware Conceitos Básicos Componentes principais de um computador Introdução*à*Informática 15 Hardware Conceitos Básicos CPU (Unidade Central de

Leia mais