IGREJA E CULTO. Por que me importar? AULA - 2. Os Sem-Igreja (parte 1): Abandonar a igreja e manter a fé é possível?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IGREJA E CULTO. Por que me importar? AULA - 2. Os Sem-Igreja (parte 1): Abandonar a igreja e manter a fé é possível?"

Transcrição

1 AULA - 2 Os Sem-Igreja (parte 1): Abandonar a igreja e manter a fé é possível? IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

2 EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração

3 Os Sem-Igreja ou desigrejados: Nos dias atuais tem surgido na igreja cristã evangélica um movimento denominado os desigrejados ou os Sem-igreja. Para eles, a igreja organizada e institucionalizada deixou de fazer sentido.

4 Os desigrejados abandonaram a igreja e a fé. Outros querem abandonar apenas a igreja e manter a fé. Querem ser cristãos, mas sem a igreja. Alguns desigrejados passaram a defender abertamente o fracasso total da igreja organizada.

5 Os desigrejados defendem a necessidade de um cristianismo sem igreja e a necessidade de sairmos da igreja para podermos encontrar Deus.

6 O que dizem os desigrejados: Não fui a nenhuma igreja no final de semana e preciso ser sincero com você, não senti a menor falta. Estou bem com a minha opção atual. Sinceramente, não acredito mais na proposta de ser igreja. CRISTO SIM, IGREJA NÃO.

7 Pastor, fiquei decepcionado com a estrutura das instituições eclesiásticas e missionárias.

8 Pastor estou sem igreja nos últimos anos. Não estou me reunindo em nenhuma instituição local, nem frequentando cultos, não estou filiado a nenhuma igreja. Sinceramente, desculpe dizer, não estou sentindo falta da igreja.

9 Principais argumentos que os desigrejados usam para abandonar a igreja: Cristo não deixou qualquer forma de igreja organizada e institucional.

10 Principais argumentos que os desigrejados usam para abandonar a igreja: Já nos primeiros séculos os cristãos se afastaram dos ensinos de Jesus, criaram superestrutura, inventaram ofícios e destruíram a igreja primitiva.

11 Principais argumentos que os desigrejados usam para abandonar a igreja: Os homens criaram denominações organizadas, sistemas interligados de hierarquia e processos de manutenção do sistema; criaram a disciplina e a exclusão dos dissidentes, para afastar sem critérios as pessoas da igreja e da comunhão;

12 As declarações de fé engessaram a mensagem de Jesus e impediram o livre pensamento teológico. Os desigrejados dizem que a igreja verdadeira não tem: Templos, cultos regulares aos domingos; Tesouraria, hierarquia, ofícios, ofertas, dízimos; confissões de fé, rol de membros; propriedades, escolas, seminários; e etc..

13 manter a fé é possível? A igreja tem falhas, caiu em muitos erros, pecados e escândalos; A igreja tem prestado um desserviço ao Evangelho. Precisamos sair da igreja para podermos encontrar a Deus - dizem os desigrejados.

14 Quatro razões Bíblicas pelas quais não é possível abandonar a igreja e manter a fé em Cristo:

15 s Sem-Igreja (parte 1): Abandonar a igreja e manter fé é possível? 1ª Razão: A Igreja foi fundada sobre uma Pedra, que é Cristo e sobre a tradição dos apóstolos. (Mt 16: 15-19) A igreja foi fundada sobre esta pedra, que é a verdade sobre a pessoa de Jesus ( 1Pd 2.4-8). O que se desviar desta verdade a pessoa de Cristo e sua divindade- não é igreja cristã.

16 Fica praticamente impossível nos mantermos sobre a rocha, Cristo, e sobre a tradição dos apóstolos registrada nas Escrituras, sem sermos igreja, onde somos ensinados, corrigidos, admoestados, advertidos, confirmados, e onde os que se desviam da verdade apostólica são rejeitados.

17 2ª Razão: Existe uma ligação estreita, orgânica e indissolúvel entre Jesus e sua igreja. Jesus ilustrou esta relação com a figura da videira e seus galhos (João 15).

18 Os que não permanecem na videira verdadeira (cristo) não produzem frutos "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer João

19 3ª Razão: A igreja é comparada a um rebanho de ovelhas, tendo Jesus como o bom pastor. Em João 10 Jesus afirmou ser Ele o bom pastor que conduz ao aprisco seguro o seu rebanho.

20 Em João 10 Jesus afirma que ele o bom pastor e cuida das suas ovelhas A ovelha é um animal: frágil, inseguro, vulnerável, míope e teimoso. A ovelha não pode cuidar de si mesma. Entregue ao seu próprio destino, torna-se presa fácil dos predadores. Caminhando sozinha facilmente cai no abismo e mui raramente consegue reencontrar o caminho de volta para o aprisco.

21 "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. João

22 4ª razão: Fora da igreja é impossível exercermos a disciplina instituída por Jesus, para aplicação nos irmãos faltosos. Jesus instituiu o que podemos chamar de processo disciplinar, quando ensinou aos seus discípulos de que maneira deveriam proceder no caso de um irmão que caiu em pecado (Mt ).

23 Após repetidas advertências em particular, o irmão faltoso, porém endurecido, deveria ser excluído da igreja e não deveria mais ser tratado como parte dela (Mt 18.17).

24 Os apóstolos entenderam isto muito bem (processo disciplinar instituído por Jesus). Encontramos em suas cartas dezenas de advertências às igrejas que eles organizaram para que se afastassem e excluíssem os que não quisessem se arrepender dos seus pecados e que não andassem de acordo com a verdade apostólica.

25 Um bom exemplo disto é a exclusão do irmão imoral da igreja de Corinto (1Co 5). É impossível a aplicação da disciplina numa fraternidade informal e livre que se reúne esporadicamente; Onde não existe a consciência de pertencemos a um corpo que segue conforme as regras estabelecidas por Cristo.

26 CONCLUSÃO: Não é possível deixar igreja e manter a fé em Cristo. Precisamos uns dos outros, precisamos da pregação da Palavra, da disciplina e dos sacramentos, da comunhão com os irmãos e dos cultos regulares. Ou seja, precisamos da igreja para manter nossa fé viva.

27 CONCLUSÃO: Não é possível deixar igreja e manter a fé em Cristo. Os desigrejados querem Cristo, mas não querem sua igreja. Querem a cabeça mas na querem o Corpo de Cristo. Querem o noivo, mas rejeitam sua noiva. Não podemos ter um sem o outro. Querem o Pastor das ovelhas, porém não querem estar juntos no rebanho com as outras ovelhas. Se queremos manter nossa fé viva, temos que permanecer na videira verdadeira (CRISTO), para produzirmos muitos frutos.

28 CONCLUSÃO: Não é possível deixar igreja e manter a fé em Cristo. Cristianismo sem igreja é uma outra religião, a religião individualista dos livrepensadores, eternamente em dúvida, incapazes de levar cativos seus pensamentos à obediência de Cristo.

29 MUITO OBRIGADO! PRÓXIMA AULA: Aula 3 Igreja: expressão comunitária de adoração a Deus

Escrito por Rev. Augustus Nicodemus Ter, 01 de Outubro de :05 - Última atualização Ter, 01 de Outubro de :17

Escrito por Rev. Augustus Nicodemus Ter, 01 de Outubro de :05 - Última atualização Ter, 01 de Outubro de :17 Para mim resta pouca dúvida de que a igreja institucional e organizada está hoje no centro de acirradas discussões em praticamente todos os quartéis da cristandade, e mesmo fora dela. O surgimento de milhares

Leia mais

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO A Bíblia retrata a igreja como

Leia mais

Duas verdades básicas acerca da igreja

Duas verdades básicas acerca da igreja Igreja Povo de Deus Duas verdades básicas acerca da igreja A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos da igreja

Leia mais

IGREJA E CULTO. Por que me importar?

IGREJA E CULTO. Por que me importar? AULA 9 O FUTURO GLORIOSO DA IGREJA IGREJA E CULTO Por que me importar? Igreja Presb. e Culto José Por Cordeiro que me Neto importar?» Presb. Lúcio Mafra Teixeira EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração

Leia mais

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA 7 CULTO: CRESCENDO JUNTOS NA ALEGRIA, NA COMUNHÃO E NA ADORAÇÃO A DEUS IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração

Leia mais

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA-5 Os Sem-Igreja Igreja(parte 2): O desinteresse pela igreja e o momento atual da fé evangélica no contexto da pós modernidade e do secularismo IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro

Leia mais

O QUE E A IGREJA ESQUECEU

O QUE E A IGREJA ESQUECEU Muitos que invocam o nome de Jesus não têm a menor idéia de qual seja o caminho proposto por Jesus Muitos estão na igreja mas longe de Deus O que Jesus ensinou e a Igreja esqueceu: Jesus veio para pecadores

Leia mais

A Aurora radiante do domingo de Páscoa é a imagem de Cristo Triunfante que, ao sair do sepulcro, ilumina uma nova e eterna criação.

A Aurora radiante do domingo de Páscoa é a imagem de Cristo Triunfante que, ao sair do sepulcro, ilumina uma nova e eterna criação. A Aurora radiante do domingo de Páscoa é a imagem de Cristo Triunfante que, ao sair do sepulcro, ilumina uma nova e eterna criação. Jesus não permaneceu no sepulcro. Ele ressuscitou dos mortos e está vivo

Leia mais

Recapitulando... Jesus veio para pecadores A igreja é um lugar de santos pecadores O céu existe para pecadores que aceitaram o perdão do Pai

Recapitulando... Jesus veio para pecadores A igreja é um lugar de santos pecadores O céu existe para pecadores que aceitaram o perdão do Pai Recapitulando... Jesus veio para pecadores A igreja é um lugar de santos pecadores O céu existe para pecadores que aceitaram o perdão do Pai João 10.1-18 1 Eu lhes asseguro que aquele que não entra no

Leia mais

XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de setembro de 2015

XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de setembro de 2015 XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de setembro de 2015 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Conforme os exegetas, o episódio de Cesareia de Filipe está no centro do Evangelho de São Marcos. Sendo uma catequese mistagógica,

Leia mais

Santificação dos Sacerdotes

Santificação dos Sacerdotes No dia 27 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, é celebrado o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Em preparação para a data, o Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães,

Leia mais

IGREJA. Sua Natureza

IGREJA. Sua Natureza IGREJA Sua Natureza A igreja é a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos. Wayne Grudem A igreja é o novo Israel de Deus que revela nesse tempo Sua glória Thiessen A igreja é a a assembléia dos

Leia mais

EU SOU A PORTA EU SOU O BOM PASTOR

EU SOU A PORTA EU SOU O BOM PASTOR EU SOU A PORTA EU SOU O BOM PASTOR Onde encontraremos a segurança que dinheiro nenhum pode comprar? Nas mãos de quem podemos confiar a nossa vida sem temermos o engano? Quem pode nos conduzir em segurança

Leia mais

A EBD/IPN VIRTUAL. 01 Aula 01 Tema da Aula

A EBD/IPN VIRTUAL. 01 Aula 01 Tema da Aula A EBD/IPN VIRTUAL SysEBD SISTEMA ACADÊMICO EBD/IPN Revista do Aluno (Site EBD & AppN) Plano de Curso Apresentações das Aulas Materiais de Estudo Controle de Frequência 01 Aula 01 Tema da Aula SOLA GRATIA

Leia mais

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Comunhão

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Comunhão EBD CONSOLIDAÇÃO 2016 O Ano da Comunhão AULA 3 A igreja em Jerusalém Atos 3-6 ATOS DOS APÓSTOLOS O modelo bíblico de igreja cristã Presb. José Cordeiro Neto»Diác. Luciano Tronconso MAPA DE JERUSALÉM ANTIGA

Leia mais

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação Te m a G e r a l A h i s t ó r i a d e J e s u s V i d a e M i n i s t é r i o Aula 7 : 22/Mar/2015 Te m a d a A u l a Escola Bíblica Dominical COXIPÓ lorikrama@hotmail.com Visão Geral Título Autoria Datação

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9

LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9 LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9 1. Considerando as grandes mudanças ocorridas na sociedade, como a igreja deve responder a elas à luz do ensino do NT? A resposta é se adequar

Leia mais

POR QUAIS MOTIVOS BÍBLICOS O ESCRITOR SAGRADO NOS EXORTA A NÃO ABANDONARMOS A ADORAÇÃO? NOSSA CONGREGAÇÃO?

POR QUAIS MOTIVOS BÍBLICOS O ESCRITOR SAGRADO NOS EXORTA A NÃO ABANDONARMOS A ADORAÇÃO? NOSSA CONGREGAÇÃO? RAZÕES PARA ADORAR (Hb 10.19-25) Tudo o que sobressai deste texto é a sua exortação do vers 25, não deixemos de congregar-nos, geralmente para chamar a atenção dos faltosos aos cultos. Será que o motivo

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

A DOUTRINA DA TRINDADE

A DOUTRINA DA TRINDADE A DOUTRINA DA TRINDADE A Trindade, Ensinamento doutrinal de domínio no cristianismo, diz que, o Único Deus, revela-se em três pessoas divinas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Que a mesma divindade

Leia mais

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus (At 4:13). 1. Que venhamos a conhecer a história e as

Leia mais

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante.

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Cheios do Espírito A palavra cheio é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica plenitude e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como

Leia mais

V Domingo da Páscoa. Cantai ao Senhor um cântico novo, porque o Senhor fez maravilhas! Aleluia! Aleluia!

V Domingo da Páscoa. Cantai ao Senhor um cântico novo, porque o Senhor fez maravilhas! Aleluia! Aleluia! V Domingo da Páscoa Cantai ao Senhor um cântico novo, porque o Senhor fez maravilhas! Aleluia! Aleluia! Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 9, 26-31 Naqueles dias, Saulo chegou a Jerusalém e procurava

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

LIÇÃO 7 O PERIGO DA FALSA RELIGIOSIDADE. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 O PERIGO DA FALSA RELIGIOSIDADE. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 O PERIGO DA FALSA RELIGIOSIDADE Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UM PERIGO IMINENTE A falsa religiosidade é um perigo iminente no meio daqueles que professam a fé cristã, porque,

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA I - O QUE É ORAÇÃO? Biblicamente falando, oração é a comunhão expressa do ser criado para com o seu Criador, como a manifestação de dependência carinhosa do filho ao seu

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

uns aos OUTROS APRENDENDO O PRIVILÉGIO DE VIVER EM UNIÃO

uns aos OUTROS APRENDENDO O PRIVILÉGIO DE VIVER EM UNIÃO uns aos OUTROS APRENDENDO O PRIVILÉGIO DE VIVER EM UNIÃO uns aos Temos comunhão uns com os outros OUTROS OBJETIVO: Assinalar as bênçãos e a importância da comunhão nos relacionamentos edificados na igreja.

Leia mais

VIÁTICO. Ritos iniciais

VIÁTICO. Ritos iniciais VIÁTICO Ritos iniciais Ao aproximar-se do doente, o ministro, revestido como convém a este ministério, saúda com afabilidade o doente e as pessoas presentes, empregando, se for oportuno, esta saudação:

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

RESUMO DAS LIÇÕES DO TRIMESTRE

RESUMO DAS LIÇÕES DO TRIMESTRE RESUMO DAS LIÇÕES DO TRIMESTRE Esta série de lições da Escola Bíblica foi baseiada em três cartas do apóstolo João, que fazem parte do Novo Testamento, escritas entre 85-90 d.c. Nelas, ele apresenta as

Leia mais

Evangelho Quadrangular SEEC PARANÁ

Evangelho Quadrangular SEEC PARANÁ Evangelho Quadrangular SEEC PARANÁ A Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular foi fundada pela evangelista Aimee Semple Mcpherson em 1 de janeiro de 1923 em Los Angeles. 3 BIOGRAFIA Aimee Semple

Leia mais

Sugestão Litúrgica. Dia da pastora e do pastor metodista e Domingo de Ramos

Sugestão Litúrgica. Dia da pastora e do pastor metodista e Domingo de Ramos Sugestão Litúrgica Dia da pastora e do pastor metodista e Domingo de Ramos Prelúdio (solo instrumental: Amigo de Deus. Disponível em https://www.cifraclub.com.br/adhemar-decampos/amigo-de-deus/) Acolhida

Leia mais

SACRÁRIO - PÓLO DE ATRACÇÃO -

SACRÁRIO - PÓLO DE ATRACÇÃO - Santuário Alexandrina de Balasar SACRÁRIO - PÓLO DE ATRACÇÃO - O 50º Congresso Eucarístico relaizado na Irlanda, voltou a chamar a atenção do mundo católico para a presença de Jesus no sacrário, para o

Leia mais

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO?

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? A decisão de converter-se ao cristianismo é um ato individual. Ninguém pode fazer essa decisão em seu lugar, nem o próprio Deus. É uma decisão de abandonar

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA Catequese com adultos Chave de Bronze

A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA Catequese com adultos Chave de Bronze A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA 12-11-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Semana Passada Transmitir 1.enviar de um lugar a outro 2. fazer chegar a; conduzir; transportar 3. transferir para

Leia mais

Carta aos Filipenses. Carta aos Filipenses:

Carta aos Filipenses. Carta aos Filipenses: : Filipos: cidade na Macedônia que recebeu seu nome de Filipe II, pai de Alexandre o Grande, que a conquistou no 4 século a.c. Tornou-se colônia romana no 2 século a.c. A segunda das chamadas Cartas da

Leia mais

Pessoas que se dizem cristãs, mas que não possuem qualquer vínculo com uma comunidade cristã.

Pessoas que se dizem cristãs, mas que não possuem qualquer vínculo com uma comunidade cristã. Pessoas que se dizem cristãs, mas que não possuem qualquer vínculo com uma comunidade cristã. 57% Frequentam ao menos uma vez por mês Frequentam muito raramente 43% Nunca frequentaram uma igreja Já

Leia mais

9 Deixe de acreditar em mentiras

9 Deixe de acreditar em mentiras 9 Deixe de acreditar em mentiras Você fala com você mesmo? Você já prestou atenção nas vozes que falam na sua cabeça? 3 As conversas com você mesmo produzem [ ] ENCORAJAMENTO [ ] DESÂNIMO [ ] MOTIVAÇÃO

Leia mais

Lição 3 O testemunho apostólico

Lição 3 O testemunho apostólico Lição 3 O testemunho apostólico Texto bíblico: Gálatas 1.11-24 Texto áureo: 2Timóteo 1.8 Neste estudo, abordaremos um depoimento pessoal de Paulo, o apóstolo dos gentios (Ef 3.8; 1Tm 2.7). Interessa-nos,

Leia mais

Um pastor e um rebanho. João 10:1-11. Um corpo. 1 Coríntios 12: templo. 1 Coríntios 3: edifício e um lar.

Um pastor e um rebanho. João 10:1-11. Um corpo. 1 Coríntios 12: templo. 1 Coríntios 3: edifício e um lar. Lição 6 para 10 de novembro de 2018 Na Bíblia são usados muitos tipos de imagens como água (João 7:38), vento (João 3:8), coluna (1 Timóteo 3:15). De acordo ao contexto, estas são imagens de verdades espirituais

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 13 Sobre a Santa Ceia do SENHOR CAPÍTULO 13 Introdução Significado da Ceia do SENHOR CRISTO NOSSA PÁSCOA Os elementos da Ceia do SENHOR Página

Leia mais

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018 CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018 AULA DE HOJE Estrutura do Curso Destaques da Aula Anterior Resumo das leituras Questão do dia

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Cristo e a sua Igreja

Cristo e a sua Igreja Cristo e a sua Igreja Há só uma fé, a fé que foi entregue aos santos (Jd 1:3; Fl 1:27). Através dessa fé, que é dom de Deus, há um só batismo: o batismo na morte de Cristo (Rm 6:4; Cl 2:12). A Igreja de

Leia mais

Leia mais uma explicação do pastor Juanribe Pagliarin sobre uma das passagens descritas nos Evangelhos.

Leia mais uma explicação do pastor Juanribe Pagliarin sobre uma das passagens descritas nos Evangelhos. Leia mais uma explicação do pastor Juanribe Pagliarin sobre uma das passagens descritas nos Evangelhos. - EU SOU a Videira Verdadeira e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, Ele a

Leia mais

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Grade Curricular História da Igreja Formação do Estado de Israel e suas guerras Bibliologia Teologia Sistemática Básica - Doutrinas Bíblicas

Leia mais

Ser e estar na igreja

Ser e estar na igreja Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA REVISTA PALAVRA VIVA Apoio didático Lição 3 Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram,

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ AS PARABOLAS: A OVELHA PERDIDA Volume 14 Escola: Nome: Professor (a): Data: / / EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS. 11 NUMERE AS OVELHINHAS

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (1ª Mensagem)

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (1ª Mensagem) Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (1ª Mensagem) Imagine um homem com seus noventa e poucos anos, por quem você tem um profundo respeito, cujos ensinamentos estão carregados

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para

Leia mais

De 16 a 22 de Julho de 2017 Ano 46 Número 245

De 16 a 22 de Julho de 2017 Ano 46 Número 245 De 16 a 22 de Julho de 2017 Ano 46 Número 245 O QUE ESTAMOS FAZENDO COM O EVANGELHO DE CRISTO? Pr Oswaldo Jacob Atos 20.24; 1 Coríntios 9.16; Romanos 1.16 A proclamação do evangelho é inseparável do chamado

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 3 º ANO Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças

Leia mais

Uma comunidade que cresce e se multiplica em cada um dos seus membros

Uma comunidade que cresce e se multiplica em cada um dos seus membros Recife, 29 e 30 de março 2013 Jorge Himitian O LEGADO DE JESUS Sua última conversa com seus discípulos antes de sua morte ( João capítulos 13, 14, 15, 16 e 17 ) MENSAGEM 2 - QUANTIDADE - João 15 Uma comunidade

Leia mais

INTRODUÇÃO À CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 10 de abril de 2015.

INTRODUÇÃO À CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 10 de abril de 2015. INTRODUÇÃO À CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 10 de abril de 2015. Efésios 1.1-2: 1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

Igreja Evangélica em Silvalde - pag. 1

Igreja Evangélica em Silvalde - pag. 1 Igreja Evangélica em Silvalde - pag. 1 O Baptismo "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente". Hebreus 13 A PALAVRA "BAPTISMO" D e acordo com eruditos da língua grega, a palavra "baptizar" significa

Leia mais

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018 CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018 AULA DE HOJE Estrutura do Curso Destaques da Aula Anterior Resumo das leituras Questão do dia

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 4 Família Espiritual Texto Básico: Romanos 8.1-17 O próprio Espírito testifica com nosso espírito, que somos filhos de Deus. Romanos 8.16 A partir desse ponto, Jesus passa

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA Jörg Garbers Ms. de Teologia CONTEXTO POLÍTICO Império romano A organização era muito eficaz. Roma era a capital e o centro. Todo

Leia mais

PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8:1)

PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8:1) Nenhuma condenação A humanidade perdeu a liberdade por estar cativa da condição proveniente da punição imposta a ofensa de Adão. Ele não ficou cativo quanto à sua vontade (livre arbítrio), e sim com relação

Leia mais

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Luiz Vergílio da Rosa Bispo da 2ª Região Eclesiástica

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Luiz Vergílio da Rosa Bispo da 2ª Região Eclesiástica Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral Palavra do Bispo Luiz Vergílio da Rosa Bispo da 2ª Região Eclesiástica julho de 2016 Teresópolis RJ Bispo Luís: Presidente, irmãos e irmãs,

Leia mais

A História do Culto Cristão

A História do Culto Cristão A História do Culto Cristão Uma Breve análise da adoração cristã à luz do seu desenvolvimento litúrgico no decorrer dos séculos Rev. Mauro Renato Rio, 25 de Julho de 2008 Igreja Presbiteriana de Vila Califórnia

Leia mais

História e Ministério

História e Ministério História e Ministério 1 - Ministério e propósito 2 - Resumo da história da Igreja 3 - Responsabilidades espirituais e oficiais 4 - Documentos relevantes 1. MINISTERIO E PROPÓSITO O Ministério da Igreja

Leia mais

POR QUE EVANGELIZAR? O amor de Deus A ordem de Jesus. O Dom do Espírito Santo. O clímax da história. A responsabilidade da Igreja.

POR QUE EVANGELIZAR? O amor de Deus A ordem de Jesus. O Dom do Espírito Santo. O clímax da história. A responsabilidade da Igreja. POR QUE EVANGELIZAR? Existem oito razões para incomodar as pessoas com a pregação do evangelho: 1. O amor de Deus. Evangelismo é um ato de amor (João 3:16, Mt. 5:45-44). 2. A ordem de Jesus. Evangelizar

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 Análise do Unitatis Redintegratio Trata-se de um novo modo de compreender o Cristianismo como um todo;

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR Marcos 8:35 Na semana passada aprendemos um pouco mais sobre Salvação, que nada mais é que a própria pessoa de Jesus Cristo agindo em nosso interior, transformando

Leia mais

Prova: Ministérios Pastorais SBC 104

Prova: Ministérios Pastorais SBC 104 nome: número de estudante: Prova: Ministérios Pastorais SBC 104 1. O principal objetivo do pastoreio é o rebanho a. Disciplinar b. Alimentar c. Liderar d. Ignorar 2. Pastores são chamados a serem que atuam

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

ESPANHA RELATÓRIO MISSIONÁRIO PR. GABRIEL E KELLY ESPANHA, ABRIL DE 2019 MEDITAÇÃO UM POUCO DO QUE PASSOU POR AQUI

ESPANHA RELATÓRIO MISSIONÁRIO PR. GABRIEL E KELLY ESPANHA, ABRIL DE 2019 MEDITAÇÃO UM POUCO DO QUE PASSOU POR AQUI , ABRIL DE 2019 MEDITAÇÃO Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre

Leia mais

3º Domingo da Quaresma

3º Domingo da Quaresma 3º Domingo da Quaresma Homilia meditada para a Família Salesiana P. J. Rocha Monteiro, sdb Destruí este templo e em três dias o levantarei. Jo 2,19 Jo 2,13-25 1. Introdução No Evangelho de hoje, Jesus

Leia mais

Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1

Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1 2 Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1 Precisamos ver a igreja dentro do modelo de Deus 1 Co 14:26-32 Hc 3:1-2 Jl 2:28-29 Hc 1:5 Que fazer pois quando vos reunis? A pergunta é feita a todos

Leia mais

Ressuscitou o Bom Pastor, que deu a vida pelas ovelhas e quis morrer pelo rebanho! Aleluia!

Ressuscitou o Bom Pastor, que deu a vida pelas ovelhas e quis morrer pelo rebanho! Aleluia! Ressuscitou o Bom Pastor, que deu a vida pelas ovelhas e quis morrer pelo rebanho! Aleluia! Meu caro Leitor, gostaria de compartilhar estas meditações que fiz na minha oração sobre a belíssima alegoria

Leia mais

Assessoria de Educação. Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã

Assessoria de Educação. Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã Assessoria de Educação Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã Agenda O que é a EBD? Considerações sobre o Ensino Algumas recomendações para os professores

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MINISTÉRIO TRÍPLICE DE JESUS Jesus Cristo em seu ministério tríplice pregou, curou e ensinou, mas o ensino foi a atividade mais

Leia mais

Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!).

Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!). Lição 3 para 20 de outubro de 2018 Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!). Esta oração é conhecida como a oração sumo

Leia mais

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO 1 - Só existirá uma nova vinda de Cristo. Esta segunda vinda será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente à terra, a mesma pessoa que deixou os apóstolos na ascensão

Leia mais

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES. 2ª FEIRA 6 de maio

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES. 2ª FEIRA 6 de maio 2ª FEIRA 6 de maio Bom dia a todos! Esta semana dedicá-la-emos à oração pelas vocações. É um verdadeiro desafio para que todos, particularmente nós cristãos, possamos refletir sobre a incontornável dimensão

Leia mais

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES. 2ª FEIRA 6 de maio

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES. 2ª FEIRA 6 de maio 2ª FEIRA 6 de maio Bom dia a todos! Esta semana dedicá-la-emos à oração pelas vocações. É um verdadeiro desafio para que todos, particularmente nós cristãos, possamos refletir sobre a incontornável dimensão

Leia mais

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

Quem diz estar na luz, mas odeia seu irmão, continua nas trevas. 1Jo 2.9

Quem diz estar na luz, mas odeia seu irmão, continua nas trevas. 1Jo 2.9 Introdução Quem diz estar na luz, mas odeia seu irmão, continua nas trevas. 1Jo 2.9 Quem ama sei irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. 1Jo 2.10 Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda

Leia mais

Formas de fazer discípulos. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo.

Formas de fazer discípulos. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo. Formas de fazer discípulos E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo. (At 5:42) OBJETIVO Instruir o estudante da Bíblia a adotar estas duas formas de

Leia mais

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello COMUNHÃO CULTO PERDÃO PREGAÇÃO ADORAÇÃO AMOR ORAÇÃO MINISTÉRIO A comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello Leitura

Leia mais

TEMOS QUE CRIAR ENRAIZAMENTO AOS PRINCÍPIOS.

TEMOS QUE CRIAR ENRAIZAMENTO AOS PRINCÍPIOS. Em João 6:66 vemos que um grupo de discípulos abandonam a Jesus. Todavia, o que me deixa curioso, é como alguém, sendo verdadeiramente convertido, consegue abandonar a Cristo? Ou pior; como aqueles discípulos

Leia mais

A mente de Cristo. A sua formação em nós 1 Co.2:1-16

A mente de Cristo. A sua formação em nós 1 Co.2:1-16 A mente de Cristo A mente de Cristo A sua formação em nós 1 Co.2:1-16 Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério

Leia mais

domingo, 10 de novembro de 13

domingo, 10 de novembro de 13 A n é s i o R o d r i g u e s João 14:26,27 Livres da religião do medo e das maldições João 14:26,27 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas João

Leia mais